manual samsung laser impress or a ml1860 7423385

Upload: cbeuter

Post on 14-Jul-2015

7.357 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ML-1860 Series ML-1865 Series

Impressora a laser monocromticaManual do Usurio

imagine as possibilidadesObrigado por adquirir um produto da Samsung.

Direitos autorais 2010 Samsung Electronics Co., Ltd. Todos os direitos reservados. Este manual do usurio fornecido com fins meramente informativos. Todas as informaes aqui includas esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio. A Samsung Electronics no se responsabiliza por nenhum dano, direto ou indireto, causado por ou relacionado utilizao desse manual do usurio. Samsung e o logotipo Samsung so marcas comerciais da Samsung Electronics Co., Ltd. PCL e PCL 6 so marcas comerciais da Hewlett-Packard Company. Microsoft, Internet Explorer, Windows, Windows Vista, Windows 7 e Windows 2008 Server R2 so marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation. PostScript 3 uma marca comercial da Adobe System, Inc. UFST e MicroType so marcas registradas da Monotype Imaging Inc. TrueType, Mac e Mac OS so marcas comerciais da Apple Inc. registradas nos EUA e em outros pases. LaserWriter uma marca comercial da Apple Inc. Todos os outros nomes de marcas ou produtos so marcas comerciais das suas respectivas empresas ou organizaes.

Consulte o arquivo LICENSE.txt no CD-ROM fornecido, para obter informaes sobre a licena de cdigo aberto. REV. 1.04

Direitos autorais_ 2

Informaes de seguranaEstes avisos e precaues foram includos para ajudar a evitar possveis ferimentos em voc e em outras pessoas e tambm para impedir quaisquer danos potenciais ao seu equipamento. Certifique-se de ler e entender todas essas instrues antes de usar o equipamento. Faa uso de bom senso ao operar qualquer dispositivo eltrico e sempre que for usar seu equipamento. Alm disso, siga todas as instrues existentes no equipamento e na documentao que o acompanha. Aps ler esta seo, mantenha-a em um local seguro para referncia futura.

Importante smbolos de seguranaEsta seo explica o significado de todos os cones e sinais deste manual do usurio. Os smbolos de segurana so apresentados na ordem de grau de perigo.

Explicao de todos os cones e sinais usados no manual do usurio:Aviso Cuidado No tente. No desmonte. No toque. Desconecte o cabo de alimentao da parede. Certifique-se de que o equipamento esteja aterrado para evitar choques eltricos. Entre em contato com a assistncia tcnica para obter ajuda. Siga as instrues literalmente. Prticas perigosas ou inseguras que podem causar ferimentos graves ou morte. Prticas perigosas ou inseguras que podem causar ferimentos leves ou danos a equipamentos e objetos.

Ambiente de operaoAvisoNo utilize o equipamento se o cabo de alimentao estiver danificado ou se a tomada eltrica no estiver aterrada. Isso poderia causar choques eltricos ou um incndio. No dobre nem coloque objetos pesados sobre o cabo de alimentao. Pisar em ou permitir que o cabo de alimentao seja esmagado por um objeto pesado poderia causar choques eltricos ou um incndio.

Informaes de segurana_ 3

No coloque objetos sobre o equipamento (gua, pequenos metais ou objetos pesados, velas, cigarros acesos, etc). Isso poderia causar choques eltricos ou um incndio. Se o equipamento superaquecer, liberar fumaa, fizer rudos estranhos ou gerar odores diferentes, desligue imediatamente a chave liga/desliga e desconecte o equipamento. Isso poderia causar choques eltricos ou um

No puxe o cabo para desconect-lo da tomada. No manuseie o plugue com as mos molhadas. Isso poderia causar choques eltricos ou um incndio.

incndio.

CuidadoDurante tempestades eltricas ou em perodos de inatividade, desconecte o plugue da tomada eltrica. Isso poderia causar choques eltricos ou um incndio. Tome cuidado. A rea de sada de papel aquece com o uso. Voc poderia se queimar. Se no for possvel inserir o plugue na tomada com facilidade, no tente for-lo. Entre em contato com um eletricista para trocar a tomada. Caso contrrio, haver o risco de choques eltricos. No permita que animais domsticos mastiguem os cabos de alimentao, de telefone e de interface com o computador. Isso poderia causar choques eltricos, incndios e/ou ferimentos em seus animais. Se o equipamento no funcionar corretamente aps essas instrues terem sido seguidas, desconecte-o completamente e solicite auxlio de profissionais de assistncia tcnica qualificados. Caso contrrio, isso poderia causar choques eltricos ou um incndio.

Se o equipamento sofreu uma queda ou o gabinete parecer danificado, desconecte-o completamente e solicite auxlio de profissionais de assistncia tcnica qualificados. Caso contrrio, isso poderia causar choques eltricos ou um incndio.

Se o equipamento apresentar alteraes repentinas e visveis no desempenho, desconecte-o completamente e solicite auxlio de profissionais de assistncia tcnica qualificados. Caso contrrio, isso poderia causar choques eltricos ou um incndio.

Mtodo de operaoCuidadoNo force a sada do papel durante a impresso. Isso poderia danificar o equipamento. A rea de sada de papel poder ficar quente quando grandes quantidades de papel forem impressas. No permita que ela seja tocada por crianas. Voc poderia se queimar. Ao remover folhas obstrudas, no use pinas ou objetos de metal afiados. Fazer isso pode danificar o equipamento.

Cuidado para no colocar as mos entre o equipamento e a bandeja de papel. Voc poder se ferir.

Informaes de segurana_ 4

No bloqueie nem insira objetos na abertura de ventilao. Isso poderia resultar na elevao da temperatura dos componentes e causar danos ou um incndio. Cuidado ao substituir o papel ou remover obstrues. Folhas de papel novas possuem bordas afiadas e podem causar cortes.

No permita o acmulo de uma grande quantidade de papel na bandeja de sada. Fazer isso pode danificar o equipamento. O dispositivo de interrupo de energia do equipamento o cabo de alimentao. Para desligar a fonte de alimentao, remova o cabo da tomada eltrica.

Instalao e deslocamentoAvisoNo coloque o equipamento em reas com poeira, umidade ou vazamentos de gua. Isso poderia causar choques eltricos ou um incndio.

CuidadoAntes de mover o equipamento, desligue-o e desconecte todos os cabos. Em seguida, levante o equipamento: Se o equipamento pesar menos de 20 kg, erga-o com 1 pessoa. Se o equipamento pesar 20 kg, erga-o com 2 pessoas. Se o equipamento pesar mais de 40 kg, erga-o com 4 pessoas ou mais. O equipamento poderia cair, causando ferimentos ou danos. No coloque o equipamento em uma superfcie instvel. O equipamento poderia cair, causando ferimentos ou danos. No cubra o equipamento nem o coloque em um local com pouca circulao de ar, como em um armrio. Se o equipamento no receber ventilao adequada, isso poder causar um incndio.

Certifique-se de ligar o cabo de alimentao em uma tomada eltrica aterrada. Caso contrrio, isso poderia causar choques eltricos ou um incndio. No sobrecarregue tomadas ou cabos de extenso. Isso poderia diminuir o desempenho e causar choques eltricos ou um incndio.

O equipamento deve ser conectado ao nvel de potncia especificado na etiqueta. Se no tiver certeza e desejar verificar o nvel que est usando, entre em contato com a empresa de fornecimento de energia eltrica. Se necessrio, use somente cabos telefnicos No.26 AWGa ou superiores. Caso contrrio, o equipamento poder sofrer danos.

Para uma operao segura, use o cabo de alimentao fornecido com o seu equipamento. Se estiver usando um cabo com mais de 2 metros de comprimento em um equipamento de 140 V, seu dimetro dever ser 16 AWG ou superior. Caso contrrio, o equipamento poder sofrer danos e causar choques eltricos ou um incndio.

a. AWG: American Wire Gauge

Informaes de segurana_ 5

Manuteno e verificaoCuidadoDesconecte o produto da tomada antes de limpar seu interior. No limpe o equipamento com benzina, redutores ou lcool. No borrife gua diretamente em seu interior. Isso poderia causar choques eltricos ou um Mantenha os produtos de limpeza longe do alcance de crianas. As crianas poderiam se ferir.

incndio.

No use o equipamento enquanto trabalha em sua parte interna para substituir suprimentos ou limp-lo. Voc poderia se ferir.

No desmonte, faa reparos ou remonte o equipamento sozinho. Fazer isso pode danificar o equipamento. Entre em contato com um tcnico certificado sempre que o equipamento precisar de reparos. Para limpar e operar o equipamento, siga estritamente as instrues do manual do usurio que o acompanha. Caso contrrio, voc poder danific-lo.

Mantenha o cabo de alimentao e a superfcie de contato do plugue sempre limpa e longe de gua. Caso contrrio, isso poderia causar choques eltricos ou um incndio. Nunca remova tampas ou protees presas com parafusos. O equipamento deve ser reparado somente por tcnicos autorizados da Samsung.

Uso de suprimentosCuidadoNo desmonte o cartucho de toner. O p de toner pode ser perigoso se inalado ou ingerido. Ao armazenar suprimentos como cartuchos de toner, mantenha-os longe do alcance de crianas. O p de toner pode ser perigoso se inalado ou ingerido. O uso de suprimentos reciclados, como toner, poder danificar o equipamento. No caso de danos causados pelo uso de suprimentos reciclados, uma taxa de servio ser cobrada.

No queime nenhum dos suprimentos, como o cartucho de toner ou a unidade de fuso. Isso poderia causar uma exploso ou um incndio fora de controle.

Ao substituir o cartucho de toner ou remover o papel obstrudo, tome cuidado para que o p de toner no toque seu corpo ou suas roupas. O p de toner pode ser perigoso se inalado ou ingerido.

Se o p de toner sujar sua roupa, no use gua quente para lav-la. A gua quente fixa o toner no tecido. Use gua fria.

Informaes de segurana_ 6

Informaes de regulamentaoEste equipamento foi desenvolvido para ambientes de trabalho normais e certificado para atender a vrias regulamentaes.

Declarao de segurana de equipamentos a laserA impressora certificada nos Estados Unidos de acordo com os requisitos do DHHS 21 CFR, captulo 1, subcaptulo J para produtos a laser Classe I(1) e, em outros pases, certificada como produto a laser Classe I de acordo com os requisitos da norma IEC 60825-1. Os produtos a laser Classe I no so considerados perigosos. O sistema a laser e a impressora foram projetados de modo que no haja exposio radiao de laser superior ao nvel Classe I durante o funcionamento normal, manuteno pelo usurio ou em condies de servio determinadas. Comprimento de onda: 800 nm Divergncia do feixe - Paralela: 11 graus - Perpendicular: 35 graus Potncia ou energia mxima na sada: 12 mW

AVISONunca utilize nem efetue manuteno na impressora sem a tampa de proteo do conjunto Laser/Scanner. O feixe refletido, embora invisvel, pode causar leses oculares. Ao utilizar este equipamento, siga sempre estas precaues bsicas de segurana para reduzir o risco de incndios, choques eltricos ou leses corporais:

Segurana do oznioDurante o funcionamento normal, este equipamento produz oznio. O oznio produzido no representa perigo para o operador. No entanto, aconselhvel utilizar o equipamento em uma rea com boa ventilao. Se voc precisar obter mais informaes sobre o oznio, entre em contato com o revendedor Samsung mais prximo.

Informaes de regulamentao_ 7

Economia de energiaEsta impressora possui tecnologia avanada de economia de energia para reduzir o consumo de eletricidade quando no se encontra em uso. Quando a impressora no recebe dados durante um perodo prolongado, o consumo de energia reduzido automaticamente. ENERGY STAR e a marca ENERGY STAR so marcas registradas nos EUA. Para obter mais informaes sobre o programa ENERGY STAR consulte http://www.energystar.gov.

ReciclagemRecicle ou descarte a embalagem deste produto de forma responsvel e respeitando o meio ambiente.

Somente para a China

Descarte correto do produto (Descarte de equipamentos eltricos e eletrnicos)(Aplicvel Unio Europeia e a outros pases europeus com sistemas de coleta diferenciada)Esta marca mostrada no produto, em acessrios ou na literatura, indica que o produto e os acessrios eletrnicos (ex.: carregador, fone de ouvido, cabo USB) no devem ser descartados juntamente com lixo domstico no fim de suas respectivas vidas teis. Para impedir possveis danos ao ambiente ou sade humana resultantes do descarte de lixo sem controle, separe este produto de outros tipos de lixo e recicle-o de maneira responsvel para proporcionar a reutilizao sustentvel de recursos materiais. Os usurios domsticos devem entrar em contato com as lojas onde adquiriram o produto ou com o rgo de governo local para obter informaes detalhadas sobre como encaminhar o equipamento para a reciclagem de forma segura para o meio ambiente. Os usurios comerciais devem entrar em contato com seus fornecedores e verificar os termos e as condies do contrato de compra. Este produto no deve ser descartado junto com outros tipos de lixo comercial.

Emisses de radiofrequnciaInformaes da FCC para os usuriosEste dispositivo est em conformidade com a Parte 15 dos Regulamentos da FCC. A operao est sujeita a estas duas condies: O dispositivo no pode causar interferncias nocivas. O dispositivo deve aceitar qualquer tipo de interferncia recebida, mesmo aquela que pode afetar sua operao. Este equipamento foi testado, tendo sido comprovado que est em conformidade com os limites para os dispositivos digitais Classe B, de acordo com a Parte 15 dos Regulamentos da FCC. Esses limites foram estipulados a fim de proporcionar uma proteo razovel contra interferncia nociva em instalaes residenciais. Este equipamento gera, utiliza e pode irradiar energia de radiofrequncia. Se no for instalado e utilizado de acordo com as instrues, ele poder causar interferncia prejudicial s comunicaes de rdio. No entanto, no

Informaes de regulamentao_ 8

existe qualquer garantia de que no haver interferncia em determinadas instalaes. Se este equipamento causar interferncia prejudicial recepo de rdio ou televiso, o que pode ser determinado desligando-o e ligando-o novamente, recomenda-se tentar resolver o problema atravs de uma ou mais das seguintes medidas: Reoriente ou reposicione a antena receptora. Aumente a distncia entre o equipamento e o receptor. Conecte o equipamento a uma tomada pertencente a um circuito eltrico diferente daquele ao qual o receptor est ligado. Consulte o revendedor ou um tcnico de rdio/TV experiente para obter ajuda. Quaisquer alteraes ou modificaes que no sejam expressamente aprovadas pelo fabricante responsvel pela conformidade podero anular a autorizao do usurio para utilizar o equipamento.

Regulamentaes canadenses sobre interferncia de rdioEste equipamento digital no excede os limites da Classe B para emisses de rudo de rdio de aparelhos digitais, conforme estabelecido no padro para equipamentos que causam interferncia intitulado "Digital Apparatus", ICES-003 da Industry and Science Canada. Cet appareil numrique respecte les limites de bruits radiolectriques applicables aux appareils numriques de Classe B prescrites dans la norme sur le matriel brouilleur: Appareils Numriques , ICES-003 dicte par lIndustrie et Sciences Canada.

Somente para a Rssia

Yalnzca Trkiye

Somente para a Alemanha

Substituindo o plugue (somente para o Reino Unido)ImportanteO cabo de alimentao deste equipamento possui um plugue de 13 A (BS 1363) equipado com um fusvel de 13 A. Ao substituir ou examinar o fusvel, recoloque o fusvel de 13 A correto. A cobertura do fusvel dever ser substituda. Caso tenha perdido a cobertura, no utilize o plugue at adquirir uma nova cobertura. Entre em contato com o local em que o equipamento foi comprado. O plugue de 13 A o tipo mais usado no Reino Unido e adequado ao equipamento. No entanto, talvez alguns prdios (em especial, os mais antigos) no possuam tomadas de 13 A padro. Nesse caso, ser necessrio adquirir um adaptador adequado. No remova o plugue do cabo. Se voc cortar o plugue moldado, descarte-o imediatamente. No possvel reconect-lo e voc poder receber um choque se lig-lo na tomada.

Informaes de regulamentao_ 9

Aviso importante:Este equipamento dever ser aterrado. Os fios da alimentao possuem o seguinte cdigo de cores: Verde e amarelo: Terra. Azul: Neutro. Marrom: Fase. Se os fios do cabo de alimentao no coincidirem com as cores marcadas no plugue, faa o seguinte: Conecte o fio verde e amarelo ao pino marcado pela letra "E", marcado pelo smbolo de aterramento ou colorido em verde e amarelo ou em verde. O fio azul deve ser conectado ao pino marcado pela letra "N" ou colorido em preto. O fio marrom deve ser conectado ao pino marcado pela letra "L" ou colorido em vermelho. Um fusvel de 13 A necessrio no plugue, no adaptador ou na placa de distribuio.

Declarao de conformidade (pases europeus)Aprovaes e certificaesA marca CE aplicada a este produto simboliza a Samsung Electronics Co., Ltd. Declarao de conformidade com as seguintes diretivas 93/ 68/EEC, de acordo com as datas indicadas:

A Samsung Electronics declara que este produto est em conformidade com os requisitos essenciais e outras clusulas relevantes de: ML-1860 Series/ML-1865 Series: Diretiva de baixa tenso (2006/95/CE) e diretiva da EMC (2004/108/CE). A declarao de conformidade pode ser consultada no site www.samsung.com/printer, em Suporte > Download geral e digite o nome da sua impressora (MFP) para procurar o EuDoC correspondente. 1 de janeiro de 1995: Diretiva do conselho 2006/95/CE aproximao das leis dos estados-membros no que diz respeito a equipamentos de baixa tenso. 1 de janeiro de 1996: Diretiva do conselho 2004/108/CE (92/31/CEE) aproximao das leis dos estados-membros no que diz respeito compatibilidade eletromagntica. 9 de maro de 1999: Diretiva do conselho 1999/5/CE sobre equipamentos de rdio e equipamentos de terminal de telecomunicaes e o reconhecimento mtuo da conformidade. Uma declarao completa com a definio das diretivas relevantes e os padres referenciados pode ser obtida junto ao seu representante da Samsung Electronics Co., Ltd.

Certificao da CECertificao de acordo com a Diretiva 1999/5/CEE sobre equipamentos de rdio e equipamento de terminal de telecomunicaes (FAX). Este produto da Samsung foi certificado pela Samsung para a ligao de terminal nico rede telefnica pblica comutada analgica (PSTN) em toda a Europa, de acordo com a Diretiva 1999/5/CE. O produto foi concebido para funcionar com as PSTNs nacionais e com os sistemas PABX compatveis dos pases europeus: Em caso de problemas, contate primeiramente o Euro QA Lab da Samsung Electronics Co., Ltd. Este produto foi testado em relao norma TBR21. Para auxiliar a utilizao e a aplicao de equipamentos de terminal que respeitem essa norma, o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicaes (ETSI) emitiu um documento regulador (EG 201 121) que contm notas e requisitos adicionais para garantir a compatibilidade dos terminais TBR21com as redes. O produto foi projetado de acordo com todas as notas reguladoras do referido documento, respeitando-as integralmente.

Informaes de regulamentao_ 10

Somente para a China

Informaes de regulamentao_ 11

Sobre este manual do usurioEste manual do usurio oferece informaes bsicas sobre o equipamento, alm de explicaes detalhadas sobre cada etapa da utilizao prtica. Ele um recurso importante para que usurios iniciantes e profissionais instalem e utilizem o equipamento corretamente. Leia as informaes de segurana antes de usar o equipamento. Se houver um problema ao utilizar o equipamento, consulte o captulo sobre solues de problemas. (Consulte "Soluo de problemas" na pgina 49.) Os termos utilizados neste manual do usurio so explicados no captulo de glossrio. (Consulte "Glossrio" na pgina 68.) As ilustraes neste manual do usurio podem diferir do equipamento dependendo das opes ou do modelo. Os procedimentos neste manual do usurio so baseados principalmente no Windows XP.

ConvenesAlguns termos equivalentes so utilizados no manual, conforme descrito abaixo: Documento sinnimo de original. Papel sinnimo de mdia ou material de impresso. Equipamento indica uma impressora ou multifuncional. A tabela a seguir apresenta as convenes deste manual: Convenes Negrito Observao Cuidado Descrio Para textos no visor ou nomes de botes do equipamento. Fornece informaes adicionais ou detalhadas sobre funes e recursos do equipamento. Contm informaes que voc pode usar para proteger o equipamento contra possveis danos mecnicos ou mal funcionamento. Fornece informaes adicionais sobre determinadas palavras ou frases. Indica informaes detalhadas adicionais. Cancelar O formato da data pode variar de acordo com o pas. No toque na superfcie do tambor localizada no cartucho de toner ou na unidade de imagem. a. pginas por minuto. (Consulte "Encontrando mais informaes" na pgina 13.) Exemplo

Nota de rodap ("Referncia cruzada")

Sobre este manual do usurio_ 12

Encontrando mais informaesVoc pode encontrar informaes sobre a configurao e a utilizao do equipamento nos seguintes recursos impressos ou online. Nome do material Manual de Instalao Rpida Descrio Este manual fornece informaes sobre a configurao do seu equipamento. Ele fornecido na caixa com a impressora.

Manual do Usurio

Este manual fornece instrues passo a passo sobre como utilizar todos os recursos do seu equipamento e contm informaes sobre manuteno, soluo de problemas e substituio de suprimentos.

Ajuda do driver do equipamento Site da Samsung Software para download

Esta ajuda fornece informaes sobre o driver de impresso e instrues para configurao das opes de impresso. (Consulte "Utilizando a ajuda" na pgina 35.) Se tiver acesso Internet, voc poder obter ajuda, suporte, drivers do equipamento, manuais e outras informaes no site da Samsung, www.samsungprinter.com. Voc pode baixar softwares teis no site da Samsung. Samsung AnyWeb Print: ajuda os usurios a capturar facilmente telas de sites no Windows Internet Explorer facilmente, Windows Firefox e Macintosh Safari. (http://solution.samsungprinter.com/personal/anywebprint)

Sobre este manual do usurio_ 13

Recursos do seu novo produtoSeu novo equipamento possui vrios recursos especiais que aprimoram a qualidade dos documentos impressos.

Recursos especiaisImpresso com qualidade e velocidade excelentes Voc pode imprimir com uma resoluo de at 1.200 x 1.200 ppp de sada efetiva. Seu equipamento imprime em papis tamanho A4 a at 18 ppm e em papis tamanho Carta a at 19 ppm.

Impresso em vrios tipos diferentes de material A bandeja para 150 folhas oferece suporte a papel comum de vrios tamanhos, papis timbrados, envelopes, etiquetas, materiais de tamanho personalizado, cartes postais e papel de gramatura elevada.

Criao de documentos profissionais Impresso de marcas dgua. Voc pode personalizar seus documentos utilizando palavras, como, por exemplo, "Confidencial". (Consulte "Utilizao de marcas dgua" na pgina 36.) Impresso de psteres. O texto e as figuras de cada pgina do documento so ampliados e impressos em vrias folhas de papel que podem ser coladas para formar um pster. (Consulte "Impresso de psteres" na pgina 35.) Tambm possvel utilizar formulrios pr-impressos e timbres em papel comum. (Consulte "Utilizao de sobreposies" na pgina 37.)

Economia de tempo e dinheiro Para economizar papel, voc pode imprimir vrias pginas em uma nica folha. (Consulte "Imprimindo vrias pginas em uma nica folha de papel" na pgina 35.) Este equipamento economiza eletricidade automaticamente ao reduzir substancialmente o consumo de energia quando no est em uso. Para economizar papel, voc pode imprimir nos dois lados do papel (manual). (Consulte "Impresso em ambos os lados do papel (manual)" na pgina 36.)

Impresso em vrios ambientes Voc pode imprimir com o Windows e tambm com os sistemas operacionais Linux e Macintosh. O seu equipamento possui uma interface USB.

Recursos do seu novo produto_ 14

Recursos por modelosO equipamento foi desenvolvido para oferecer suporte a todas as suas necessidades de documentos, desde impresso a solues de rede mais avanadas para sua empresa. Os recursos por modelo incluem: RECURSOS USB 2.0 de alta velocidade Impresso em frente e verso (duplex manual) (: Includo) ML-1860 Series ML-1865 Series

Recursos do seu novo produto_ 15

1.

IntroduoDescrio geral do equipamento Descrio do painel de controle Compreendendo o LED de status

Este captulo oferece uma viso geral sobre o seu equipamento.Este captulo inclui:

Descrio geral do equipamentoVista frontal

Dependendo do seu modelo, esta ilustrao poder no corresponder ao seu equipamento.1 2 3 4

Painel de controle Tampa superior Cartucho de toner Bandeja

5 6 7 8

Guia de comprimento de papel Guias de largura de papel Suporte de sada Bandeja de sada (face voltada para baixo)

Introduo_ 16

Vista posterior

Dependendo do seu modelo, esta ilustrao poder no corresponder ao seu equipamento.1 2

Porta USB Receptculo do cabo de alimentao

Introduo_ 17

Descrio do painel de controleEste painel de controle pode variar de acordo com o modelo, e pode ser diferente do seu.

1 2 3 4

Obstruo Online/Erro Imprimir tela Liga/Desliga

Mostra o status das obstrues de papel em seu equipamento (consulte "Compreendendo o LED de status" na pgina 19). Mostra o status do seu equipamento (consulte "Compreendendo o LED de status" na pgina 19). Imprime a tela exibida no monitor. (Consulte "Boto (Imprimir tela)" na pgina 19.) Voc pode ligar ou desligar o equipamento com este boto. (Consulte "Boto (Liga/Desliga)" na pgina 19.)

Introduo_ 18

Compreendendo o LED de statusA cor do LED de indica o status atual do equipamento. LED Obstru ) o( On-line /Erro ( ) Estado Laranja Liga Descrio Ocorreu um encravamento de papel. (Consulte "Eliminando obstrues de papel" na pgina 50.) Liga Intermit ente O equipamento est offline. O equipamento encontra-se no modo de economia de energia. O equipamento est on-line e pode receber dados do computador. Quando o LED pisca lentamente, o equipamento est recebendo dados do computador. Quando o LED pisca rapidamente, o equipamento est imprimindo dados. A tampa est aberta. Feche a tampa. No h papel no tabuleiro. Coloque papel no tabuleiro. O equipamento parou devido a um erro grave. Problemas no sistema. Se esse problema ocorrer, entre em contato com a assistncia tcnica. Um cartucho de toner est quase atingindo a sua durao estimada.a. recomendvel substituir o cartucho de toner. (Consulte "Substituindo o cartucho de toner" na pgina 61.) Ocorreu um pequeno erro e o equipamento aguarda que o erro seja resolvido. Quando o problema resolvido, o equipamento continua a imprimir. H uma pequena quantidade de toner no cartucho. A durao estimada do cartuchoa de toner est prxima. Prepare um cartucho novo para reposio. Voc pode melhorar temporariamente a qualidade de impresso ao redistribuir o toner (consulte "Redistribuio do toner" na pgina 49). O equipamento est imprimindo no modo de alimentao manual ou duplex manual. O equipamento est cancelando um trabalho de impresso.

a. A vida til estimada do cartucho significa a durao esperada ou estimada do cartucho, que indica a capacidade mdia de impresses e designada de acordo com o padro ISO/IEC 19752. O nmero de pginas pode ser afetado pelo ambiente de operao, pelo intervalo de impresso e pelo tipo e tamanho de papel. Pode haver uma pequena quantidade de toner restante no cartucho, mesmo quando o LED vermelho acender e a impressora parar de imprimir. A Samsung no recomenda usar cartuchos de toner no originais da Samsung, como cartuchos recarregados ou remanufaturados. A Samsung no pode garantir a qualidade de cartuchos que no sejam originais da marca Samsung. O servio ou reparo necessrio em funo da utilizao de cartucho de toner no genuno da Samsung no ser coberto pela garantia do equipamento. Todos os erros de impresso sero mostrados na janela do programa Status da Impressora (Windows) ou Smart Panel (Linux, Mac OS X). Se o problema persistir, entre em contato com a assistncia tcnica.

Desliga Verde

Botes teisBoto (Imprimir tela) Ao pressionar Funo Imprimindo a janela ativa Imprimindo a tela inteira do monitor Imprimindo uma folha de configurao , voc pode: Descrio Pressione este boto e o LED verde comear a piscar. Quando o LED verde parar de piscar, solte o boto. Pressione este boto e o LED verde comear a piscar. Solte o boto enquanto o relgio estiver piscando. No modo online, pressione e mantenha este boto pressionado por 10 segundos at que o LED verde pisque lentamente. Solte-o em seguida. (Consulte "Imprimindo uma folha de configurao" na pgina 21.) No modo on-line, pressione e mantenha este boto pressionado por 15 segundos at que o LED verde pisque rapidamente. Solte-o em seguida. Pressione este boto toda vez que colocar uma folha de papel na bandeja se tiver selecionado Alimentador manual como Origem no driver de impresso.

Vermelh o

Liga

Intermit ente

Relatrio de informaes de suprimentos Impresso manual

A opo Imprimir tela pode ser usada somente no Windows e no Macintosh. Quando a janela ativa/tela do monitor inteira impressa com o boto de impresso de tela, a mquina poder usar mais toner dependendo do que impresso. Voc poder usar esta funo somente se o programa Samsung Easy Printer Manager ou Smart Panel estiver instalado.

Boto (Liga/Desliga) Ao pressionar , voc pode:

Introduo_ 19

Funo Ligar/desligar Cancelar um trabalho de impresso

Descrio Pressione esse boto para ligar ou desligar o equipamento. Durante a impresso, pressione este boto uma vez. O trabalho de impresso ser removido do equipamento e do computador e, em seguida, o equipamento retornar ao modo online. Isto pode demorar algum tempo dependendo do tamanho do trabalho de impresso. Se voc pressionar este boto por mais de 2 segundos, a alimentao desligada.

Ligando o equipamento1. Conecte o cabo de alimentao. 2. Pressione no painel de controle.

Para desligar, mantenha esse boto pressionado por 2 segundos.

Introduo_ 20

2.

Primeiros passosConfigurando o hardware Imprimindo uma folha de configurao Software fornecido Requisitos do sistema Instalando o driver do equipamento conectado via USB Compartilhando o seu equipamento localmente

Este captulo contm instrues passo a passo sobre como configurar o equipamento conectado via USB e o software.Este captulo inclui:

Configurando o hardwareEsta seo mostra as etapas de configurao do hardware, conforme explicadas no Manual de Instalao Rpida. Certifique-se de ler o Manual de Instalao Rpida e de executar as etapas abaixo:

7. Ligue o equipamento. (Consulte "Ligando o equipamento" na pgina 20.) Este equipamento no funcionar quando a alimentao principal falhar.

Local1. Selecione um local estvel. Selecione um local nivelado, estvel e com espao adequado para a circulao de ar. Deixe espao livre suficiente para a abertura das tampas e bandejas. O local deve ser bem ventilado e no pode ser exposto luz solar direta ou a fontes de calor, frio e umidade. Evite colocar o equipamento prximo s bordas da mesa.

Imprimindo uma folha de configuraoImprima uma pgina de configurao para ter certeza de que o equipamento est funcionando corretamente. Para imprimir uma pgina de configurao: No modo online, pressione e mantenha pressionado o boto por cerca de 10 segundos at o LED de status comear a piscar lentamente. Em seguida, solte-o.

Software fornecidoAps instalar e conectar o equipamento ao seu computador, voc dever instalar o software da impressora. Se voc usurio do sistema operacional Windows ou Macintosh, instale o software do CD fornecido. Se for usurio do sistema operacional Linux, baixe o software do site da Samsung (www.samsung.com/printer) e instale. O software do equipamento poder ser atualizado ocasionalmente se houver novos lanamentos de sistemas operacionais, etc. Se necessrio, baixe a verso mais recente do site da Samsung (www.samsung.com/printer). O recurso de impresso adequado para altitudes inferiores a 1.000 m. Coloque o equipamento em uma superfcie plana e estvel com uma inclinao mxima de 2 mm. Caso contrrio, a qualidade da impresso poder ser afetada. Sistema operacio nal Windows

Contedo Driver de impresso: utilize este driver para aproveitar ao mximo os recursos do equipamento. Easy Printer Manager: este programa combina configuraes de dispositivos, ambientes de impresso, configuraes/aes e lanamento. Todos esses recursos formam um portal que permitem que voc use seu equipamento Samsung de forma muito conveniente. Status da impressora: este programa monitora e informa voc sobre o status do equipamento. Driver de impresso: utilize este driver para aproveitar ao mximo os recursos do equipamento. Smart Panel: este programa permite monitorar o status do equipamento.

2. 3. 4. 5. 6. Desembale o equipamento e verifique todos os itens inclusos. Remova a fita adesiva de embalagem do equipamento. Instale o cartucho de toner. Coloque papel. (Consulte.) Verifique se todos os cabos esto conectados ao equipamento. Macintosh

Primeiros passos_ 21

Sistema operacio nal Linux

MacintoshContedo Unified Linux Driver: utilize este driver para aproveitar ao mximo os recursos do equipamento. Smart Panel: este programa permite monitorar o status do equipamento e emite alertas no caso de erros durante a impresso. SISTEMA OPERACIO NAL Mac OS X 10.3 a 10.4 Requisitos (recomendao) Espao livre em disco rgido 1 GB

CPU

Memria RAM

Requisitos do sistemaAntes de comear, verifique se o seu sistema atende aos seguintes requisitos:

Processadores Intel PowerPC G4/G5

128 MB para um PowerPC com base em Mac (512 MB) 512 MB para Mac com base em Intel (1 GB)

WindowsO seu equipamento oferece suporte aos seguintes sistemas operacionais Windows. Requisitos (recomendados) SISTEMA OPERACIONA L Windows 2000 Windows XP Windows Server 2003 Windows Server 2008 Windows Vista Windows 7 Memria RAM 64 MB (128 MB) 128 MB (256 MB) 128 MB (512 MB) 512 MB (2.048 MB) 512 MB (1.024 MB) 1 GB (2 GB) Espao livre em disco rgido 600 MB

Mac OS X 10.5

Processadores Intel 867 MHz ou Power PC G4/G5 mais rpido Processadores Intel

512 MB (1 GB)

1 GB

CPU

Mac OS X 10.6

1 GB (2 GB)

1 GB

LinuxItem Sistema operacional Requisitos RedHat Enterprise Linux WS 4, 5 Fedora 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 SuSE Linux 10.0, 10.1 OpenSuSE 10.2, 10.3, 11.0, 11.1, 11.2 Mandriva 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2009.1 Ubuntu 5.04, 5.10, 6.06, 6.10, 7.04, 7.10, 8.04, 8.10, 9.04, 9.10, 10.04 SuSE Linux Enterprise Desktop 10, 11 Debian 4.0, 5.0 Pentium IV 2,4 GHz (Intel Core2) 512 MB (1.024 MB) 1 GB (2 GB)

Intel Pentium II 400 MHz (Pentium III 933 MHz) Intel Pentium III 933 MHz (Pentium IV 1 GHz) Intel Pentium III 933 MHz (Pentium IV 1 GHz) Intel Pentium IV 1 GHz (Pentium IV 2 GHz) Intel Pentium IV 3 GHz Processador Intel Pentium IV 1 GHz de 32 ou 64 bits ou superior

1,5 GB 1,25 GB a 2 GB 10 GB 15 GB

CPU 16 GB Memria RAM Espao livre em disco rgido

Suporte a grficos DirectX 9 com 128 MB de memria (para ativar o tema Aero). Unidade de DVD-R/W 512 MB (2.048 MB) 10 GB

Windows Server 2008 R2

Processadores Intel Pentium IV 1 GHz (x86) ou 1,4 GHz (x64) (2 GHz ou mais rpido)

Instalando o driver do equipamento conectado via USBUm equipamento conectado localmente consiste em um equipamento conectado diretamente ao seu computador atravs de um cabo USB. Utilize apenas cabos USB com comprimento mximo de 3 m.

O Internet Explorer 5.0 ou superior o requisito mnimo para todos os sistemas operacionais Windows. O Windows Terminal Services compatvel com este equipamento.

WindowsVoc pode instalar o software do equipamento utilizando o mtodo tpico ou personalizado. As etapas a seguir so recomendadas para a maioria dos usurios que utilizam equipamentos conectados diretamente aos seus computadores. Todos os componentes necessrios para o funcionamento do equipamento sero instalados.

Primeiros passos_ 22

1. Certifique-se de que o equipamento esteja conectado ao computador e ligado. Se janela "Assistente para Adicionar Novo Hardware" for exibida durante o procedimento de instalao, clique em Cancelar para fech-la. 2. Insira o CD do software fornecido na unidade de CD-ROM. O CD do software dever ser executado automaticamente e uma janela de instalao ser exibida. Se a janela no for exibida, clique em Iniciar e, em seguida, em Executar. Digite X:\Setup.exe, substituindo "X" pela letra que representa a sua unidade de CD-ROM. Clique em OK. Se voc utiliza o Windows Vista, Windows 7 e Windows 2008 Server R2, clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessrios > Executar. Digite X:\Setup.exe, substituindo "X" pela letra que representa a sua unidade de CD-ROM e clique em OK. Se a janela Reproduo Automtica for exibida no Windows Vista, Windows 7 e Windows 2008 Server R2, clique em Executar Setup.exe no campo Instalar ou executar programa e clique em Continuar ou em Sim na janela Controle de Conta de Usurio. 3. Selecione Instalar agora.

O software procura o equipamento. Se o equipamento no estiver conectado ao computador, a janela a seguir ser exibida.

Se necessrio, selecione um idioma na lista suspensa. A Instalao avanada possui uma opo, Instalao personalizada. A Instalao personalizada permite que voc selecione a conexo do equipamento e escolha um componente individual para instalar. Siga as instrues na janela. 4. Leia o Contrato de Licena e selecione Aceito os termos do contrato de licena. Em seguida, clique em Avanar.

Aps conectar o equipamento, clique em Avanar. Certifique-se de que deseja instalar o software sem conectar a impressora rede nem localmente. - Marque essa opo para instalar o software sem um equipamento conectado. Nesse caso, a janela para imprimir uma pgina de teste ser ignorada. Pesquisar novamente - Pressione este boto para procurar o equipamento conectado. - Quando voc pressiona esse boto, a janela de aviso de firewall exibida. Desative o firewall e clique em Pesquisar novamente. No sistema operacional Windows, clique em Iniciar > Painel de Controle > Firewall do Windows e desative essa opo. Em seguida, clique em Avanar na janela Notificao do firewall. Desative o firewall do programa de terceiros e do sistema operacional. Consulte o manual fornecido por programas individuais. Ajuda - Este boto de ajuda fornece informaes detalhadas sobre como conectar o equipamento. 5. Os equipamentos procurados sero exibidos na tela. Selecione o que quer utilizar e clique em Avanar. Se o software pesquisou apenas um equipamento, a janela de confirmao ser exibida. 6. Na janela exibida aps a concluso da instalao, selecione se uma pgina de teste ser impressa. Se desejar imprimir uma pgina de teste, clique em Imprimir uma pgina de teste. Caso contrrio, clique em Avanar e v para a etapa 8. 7. Se a pgina de teste for impressa corretamente, clique em Sim. Caso contrrio, clique em No para imprimi-la novamente. 8. Se voc desejar registrar o seu equipamento no site da Samsung, clique em Registro on-line. 9. Clique em Concluir. Se o driver da impressora no funcionar corretamente, siga as etapas abaixo para desinstalar ou reinstalar o driver.

Primeiros passos_ 23

a) Certifique-se de que o equipamento esteja conectado ao seu computador e ligado. b) No menu Iniciar, selecione Programas ou Todos os programas > Samsung Printers > nome do seu driver de impresso > Desinstalar. c) Selecione a opo necessria e siga as instrues na janela. d) Aps desinstalar o driver de impresso, reinstale-o (consulte "Instalando o driver do equipamento conectado via USB" na pgina 23).

MacintoshO CD do software que acompanha seu equipamento inclui o arquivo PPD que permite utilizar o driver CUPS ou Apple LaserWriter (disponvel somente quando um equipamento com suporte ao driver PostScript usado) para imprimir de um computador Macintosh. 1. Certifique-se de que o equipamento esteja conectado ao seu computador e ligado. 2. Insira o CD do software fornecido na unidade de CD-ROM. 3. Clique duas vezes no cone do CD-ROM exibido na rea de trabalho do Mac OS. 4. Clique duas vezes na pasta MAC_Installer. 5. Clique duas vezes no cone Installer OS X. 6. Digite a senha e clique em OK. 7. A janela Samsung Installer aberta. Clique em Continue. 8. Leia o contrato de licena e clique em Continue. 9. Clique em Agree para aceitar os termos do contrato de licena. 10. Selecione Easy Install e clique em Install. A opo Easy Install recomendada para a maioria dos usurios. Todos os componentes necessrios para o funcionamento do equipamento sero instalados. Se voc selecionar Custom Install, ser possvel escolher componentes individuais para instalao. 11. Quando a mensagem informando que todos os aplicativos sero fechados for exibida no seu computador, clique em Continue. 12. Aps a concluso da instalao, clique em Quit. 13. Abra a pasta Applications > Utilities > Print Setup Utility. No Mac OS X 10.5 a 10.6, abra a pasta Applications > System Preferences e clique em Print & Fax. 14. Clique em Add em Printer List. No Mac OS X 10.5 a 10.6, clique no cone "+"; uma janela ser exibida. 15. No Mac OS X 10.3, selecione a guia USB. No Mac OS X 10.4, clique em Default Browser e localize a conexo USB. No Mac OS X 10.5 a 10.6, clique em Default e localize a conexo USB. 16. No Mac OS X 10.3, se a seleo automtica no funcionar corretamente, selecione Samsung em Printer Model e o nome do seu equipamento em Model Name. No Mac OS X 10.4, se a seleo automtica no funcionar corretamente, selecione Samsung em Print Using e o nome do seu equipamento em Model. No Mac OS X 10.5 a 10.6, se Auto Select no funcionar corretamente, selecione Select a driver to use... e o nome do seu equipamento em Print Using. O seu equipamento ser exibido em Printer List e configurado como o equipamento padro. 17. Clique em Add.

Se o driver de impresso no funcionar corretamente, desinstale e reinstale o driver. Siga as etapas abaixo para desinstalar o driver para Mac OS. a) Certifique-se de que o equipamento esteja conectado ao seu computador e ligado. b) Insira o CD do software fornecido na unidade de CD-ROM. c) Clique duas vezes no cone do CD-ROM exibido na rea de trabalho do Macintosh. d) Clique duas vezes na pasta MAC_Installer. e) Clique duas vezes no cone Installer OS X. f) Digite a senha e clique em OK. g) A janela Samsung Installer aberta. Clique em Continue. h) Selecione Uninstall e clique em Uninstall. i) Quando a mensagem informando que todos os aplicativos sero fechados for exibida no seu computador, clique em Continue. j) Quando a desinstalao for concluda, clique em Quit.

LinuxVoc precisa baixar os pacotes de software do Linux no site da Samsung para instalar o software da impressora. Siga as etapas abaixo para instalar o software.

Instalando o Unified Linux Driver1. Certifique-se de que o equipamento esteja conectado ao seu computador e ligado. 2. Quando a janela Administrator Login for exibida, digite root no campo Login e informe a senha do sistema. Voc deve fazer login como superusurio (root) para instalar o software do equipamento. Caso no seja um superusurio, pea ajuda ao administrador do sistema. 3. No site da Samsung, baixe o pacote do Unified Linux Driver para seu computador. 4. Clique com o boto direito do mouse no pacote Unified Linux Driver e extraia os arquivos. 5. Clique duas vezes em cdroot > autorun. 6. Quando a tela de boas-vindas for exibida, clique em Next.

7. Quando a instalao estiver concluda, clique em Finish. Para a sua comodidade, o programa de instalao adicionou o cone Unified Driver Configurator rea de trabalho e o grupo Unified Driver ao menu do sistema. Caso voc encontre dificuldades, consulte a ajuda online disponvel no menu do sistema ou nos aplicativos para Windows do pacote de drivers, como o Unified Driver Configurator. Se o driver de impresso no funcionar corretamente, desinstale e reinstale o driver.

Primeiros passos_ 24

Siga as etapas abaixo para desinstalar o driver para Linux. a) Certifique-se de que o equipamento esteja conectado ao seu computador e ligado. b) Quando a janela Administrator Login for exibida, digite "root" no campo Login e insira a senha do sistema. necessrio fazer login como superusurio (root) para desinstalar o driver de impresso. Caso no seja um superusurio, pea ajuda ao administrador do sistema. c) Clique no cone na parte inferior da rea de trabalho. Quando a tela do terminal for exibida, digite: [root@localhost root]#cd /opt/Samsung/mfp/uninstall/ [root@localhost uninstall]#./uninstall.sh d) Clique em Uninstall. e) Clique em Next. f) Clique em Finish.

WindowsConfigurando um computador host1. Instale o driver de impresso (consulte "Instalando o driver do equipamento conectado via USB" na pgina 22). 2. Clique no menu Iniciar do Windows. 3. No Windows 2000, selecione Configuraes > Impressoras. Para Windows XP/2003, selecione Impressoras e Aparelhos de Fax. No Windows 2008/Vista, selecione Painel de Controle > Hardware e Sons > Impressoras. No Windows 7, selecione Painel de Controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras. No Windows Server 2008 R2, selecione Painel de Controle > Hardware > Dispositivos e Impressoras. 4. Clique com o boto direito do mouse no cone da impressora. 5. No Windows XP/2003/2008/Vista, pressione Propriedades. No Windows 7 e Windows Server 2008 R2, nos menus de contexto, selecione Propriedades da Impressora. Se o item Preferncias de Impresso exibir a marca , voc poder selecionar outros drivers de impresso conectados impressora selecionada. 6. 7. 8. 9. Selecione a guia Compartilhamento. Selecione Alterar Opes de Compartilhamento. Marque a caixa de seleo Compartilhar esta impressora. Preencha o campo Nome do compartilhamento. Clique em OK.

Instalando o Smart Panel1. Certifique-se de que o equipamento esteja conectado ao seu computador e ligado. 2. Quando a janela Administrator Login for exibida, digite root no campo Login e informe a senha do sistema. Voc deve fazer login como superusurio (root) para instalar o software do equipamento. Caso no seja um superusurio, pea ajuda ao administrador do sistema. 3. No site da Samsung, baixe o pacote Smart Panel para o seu computador. 4. Clique com o boto direito do mouse no pacote do Smart Panel e extraia os arquivos. 5. Clique duas vezes em cdroot > Linux > smartpanel > install.sh.

Configurando um computador cliente1. Instale o driver de impresso (consulte "Instalando o driver do equipamento conectado via USB" na pgina 22). 2. Clique no menu Iniciar do Windows. 3. Selecione Todos os Programas > Acessrios > Windows Explorer. 4. Insira o endereo IP do computador host na barra de endereos e pressione Enter no seu teclado.

Compartilhando o seu equipamento localmenteSiga as etapas abaixo para configurar os computadores para compartilhar os equipamentos locais. Se o computador host estiver diretamente conectado ao equipamento via cabo USB e tambm estiver conectado ao ambiente de rede local, o computador cliente conectado rede local poder usar o equipamento compartilhado para imprimir via computador host.

Caso o computador host exija Nome de usurio e Senha, preencha a ID de usurio e a senha da conta do computador host. 5. Clique com o boto direito do mouse no cone da impressora que deseja compartilhar e selecione Conectar. 6. Se uma mensagem de concluso da configurao for exibida, clique em OK. 7. Abra o arquivo que deseja imprimir e inicie a impresso.

1

Computador host Computadores clientes

Um computador que est diretamente conectado ao equipamento via USB. Computadores que usam o equipamento compartilhado atravs do computador host.

MacintoshAs etapas a seguir destinam-se ao Mac OS X 10.5 a 10.6. Consulte a Ajuda do Mac para obter instrues para outras verses do sistema operacional.

2

Configurando um computador host1. Instale o driver de impresso. (Consulte "Macintosh" na pgina 24.) 2. Abra a pasta Applications > System Preferences e clique em Print & Fax. 3. Selecione a impressora a ser compartilhada em Printers list.

Primeiros passos_ 25

4. Selecione Share this printer.

Configurando um computador cliente1. Instale o driver de impresso. (Consulte "Macintosh" na pgina 24.) 2. Abra a pasta Applications > System Preferences e clique em Print & Fax. 3. Clique no cone "+". Uma janela de exibio mostrando o nome da sua impressora compartilhada ser exibida. 4. Selecione seu equipamento e clique em Add.

Primeiros passos_ 26

3.

Configurao bsica

Aps a concluso da instalao, talvez voc deseje definir as configuraes padro do equipamento. Consulte a seo a seguir se desejar definir ou alterar valores. Este captulo contm instrues passo a passo sobre como configurar o equipamento.Este captulo inclui: Configurando a bandeja e o papel padro 5. V para o painel Paper. 6. Defina o tipo como o papel disponvel na bandeja da qual deseja imprimir. 7. Clique em Print para imprimir.

Configurando a bandeja e o papel padroVoc pode selecionar a bandeja e o papel que deseja continuar utilizando para trabalhos de impresso.

Do seu computadorWindows1. Clique no menu Iniciar do Windows. 2. No Windows 2000, selecione Configuraes > Impressoras. No Windows XP/2003, selecione Impressoras e Aparelhos de Fax. No Windows 2008/Vista, selecione Painel de Controle > Hardware e Sons > Impressoras. No Windows 7, selecione Painel de Controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras. No Windows Server 2008 R2, selecione Painel de Controle > Hardware > Dispositivos e Impressoras. 3. Clique com o boto direito do mouse no seu equipamento. 4. No Windows 2003/XP/2008/Vista, pressione Preferncias de impresso. No Windows 7 e Windows Server 2008 R2, nos menus de contexto, selecione Preferncias de impresso. Se o item Preferncias de Impresso possuir a marca , voc poder selecionar outros drivers de impresso conectados impressora selecionada. 5. Clique na guia Papel. 6. Selecione a bandeja e suas opes, como o tamanho e o tipo do papel. 7. Pressione OK. Se voc desejar utilizar papis de tamanhos especiais, como cupons fiscais, selecione Editar... na guia Papel das Preferncias de Impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.)

Linux1. Abra Terminal Program. 2. A tela do terminal ser exibida. Digite: [root@localhost root]# lpr 3. Selecione Printer e clique em Properties 4. Clique na guia Advanced. 5. Selecione a bandeja (origem) e suas opes, como tipo e tamanho de papel. 6. Pressione OK.

Utilizando o recurso de economia de energiaQuando o equipamento no for usado por algum tempo, utilize este recurso para economizar energia. 1. Instale o driver (consulte "Instalando o driver do equipamento conectado via USB" na pgina 22). 2. Selecione Iniciar > Programas ou Todos os Programas > Samsung Printers > Samsung Easy Printer Manager > Samsung Easy Printer Manager. 3. Selecione Configuraes do dispositivo > Equipamento > Economia de energia. 4. Selecione uma hora desejada na lista suspensa. 5. Clique em Salvar.

MacintoshO Mac OS no oferece suporte a esta funo. Os usurios de Mac OS precisaro alterar a configurao padro manualmente cada vez que desejarem imprimir usando outras configuraes. 1. Abra um aplicativo do Macintosh e selecione o arquivo que deseja imprimir. 2. Abra o menu File e clique em Print. 3. V para o painel Paper Feed. 4. Defina a bandeja adequada da qual deseja imprimir.

Configurao bsica_ 27

4.

Materiais e bandejasSelecionando materiais de impresso Alterando o tamanho da bandeja Colocando papel na bandeja Imprimindo em materiais especiais Alterando o tamanho da bandeja

Este captulo contm instrues sobre a colocao de materiais de impresso no equipamento.Este captulo inclui:

Selecionando materiais de impressoVoc pode imprimir em uma grande variedade de materiais de impresso, tais como papel comum, envelopes, etiquetas e transparncias. Use sempre materiais de impresso que atendam s diretrizes de utilizao do seu equipamento e da bandeja apropriada.

Utilize somente os materiais de impresso especificados. (Consulte "Especificaes dos materiais de impresso" na pgina 65.)

O uso de materiais de impresso inflamveis ou a presena de materiais estranhos na impressora pode levar ao superaquecimento da unidade e, em casos raros, causar incndios.

Diretrizes de seleo de materiais de impressoA impresso em materiais que no atendam s diretrizes descritas neste manual do usurio poder causar os seguintes problemas: Baixa qualidade de impresso. Aumento do nmero de obstrues de papel. Desgaste prematuro do equipamento. Dano permanente unidade de fuso, no coberto pela garantia. Propriedades como gramatura, composio, granulao e teor de umidade so fatores importantes que afetam o desempenho do equipamento e a qualidade da sada. Ao escolher materiais de impresso, considere o seguinte: O tipo, o tamanho e a gramatura do material de impresso para o seu equipamento so descritos nas especificaes de materiais de impresso. (Consulte "Especificaes dos materiais de impresso" na pgina 65.) Resultado desejado: o material de impresso escolhido deve ser adequado ao projeto. Alvura: alguns tipos de material de impresso so mais brancos do que outros e produzem imagens mais acentuadas e vibrantes. Textura da superfcie: a suavidade do material afeta a nitidez da impresso no papel. Alguns tipos de materiais de impresso podem atender a todas as diretrizes desta seo e ainda assim no produzir resultados satisfatrios. Isso pode ser o resultado da caracterstica das folhas, de manuseio inadequado, nveis inaceitveis de temperatura e umidade ou outras variveis que no podem ser controladas. Antes de comprar grandes quantidades de materiais de impresso, certifique-se de que eles atendam s especificaes neste manual do usurio e aos seus requisitos de impresso. A utilizao de materiais de impresso incompatveis com as especificaes pode causar problemas e exigir reparos. Esses reparos no so cobertos pela garantia ou pelos contratos de servio. A quantidade de papel na bandeja pode variar de acordo com o tipo de material utilizado. (Consulte "Especificaes dos materiais de impresso" na pgina 65.) O uso de materiais de impresso inflamveis pode causar incndios.

Tamanhos de material aceitos em cada modoModo Impresso simplex Tamanho Para obter detalhes sobre o tamanho do papel, consulte "Especificaes dos materiais de impresso" na pgina 65. Carta, A4, Legal, US Folio, Oficio Tipo Para obter detalhes sobre o tipo de papel, consulte "Especificaes dos materiais de impresso" na pgina 65. Normal, Colorido, Pr-impresso, Reciclado, No calandrado, Arquivamento Origem Bandeja

Impresso duplex (manual)a

Alimentao manual da bandeja

a. Somente 75 a 90 g/m2 (no calandrado) (consulte "Especificaes dos materiais de impresso" na pgina 65).

Alterando o tamanho da bandejaA bandeja predefinida para Carta ou A4, dependendo do pas. Para alterar o tamanho, ser necessrio ajustar as guias de papel.

1 Guia de largura de papel 2 Bandeja 3 Guia de comprimento de papel

Materiais e bandejas_ 28

1. Abra a tampa frontal, pressione a guia de comprimento de papel e puxe-a para fora para estender a bandeja.

Se a guia de largura de papel no for ajustada, obstrues podero ocorrer.

Colocando papel na bandejaBandejaComo o equipamento muito leve, ele poder se mover quando voc abrir ou fechar a bandeja ou instalar e remover o cartucho de toner. Cuidado para no mover o equipamento ao executar estas tarefas. 2. Flexione ou assopre a borda da pilha de papel para separar as pginas antes de coloc-las no equipamento. Coloque papel na bandeja. 1. Abra a tampa frontal, pressione a guia de comprimento de papel e puxe-a para fora para estender a bandeja. Em seguida, ajuste o tamanho da bandeja ao tamanho do material que est sendo colocado. (Consulte "Alterando o tamanho da bandeja" na pgina 28.) 2. Flexione ou ventile a borda da pilha de papel para separar as pginas antes de coloc-las no equipamento.

3. Coloque o papel com o lado a ser impresso voltado para cima. 3. Coloque o papel com o lado a ser impresso voltado para cima. Certifique-se de que os quatro cantos estejam nivelados na bandeja.

No sobrecarregue a bandeja de papel. Caso contrrio, poder haver uma obstruo de papel. 4. Pressione a guia de comprimento de papel para ajust-la borda traseira da pilha de papel. Em seguida, pressione as guias de largura de papel para ajust-las s laterais da pilha.

Ao imprimir um documento, configure o tipo e o tamanho do papel para a bandeja. Para obter informaes sobre a configurao do tipo e do tamanho do papel no painel de controle (consulte "Configurando a bandeja e o papel padro" na pgina 27). Se houver problemas na alimentao de papel, verifique se o papel atende s especificaes de material. Em seguida, experimente colocar uma folha de cada vez na bandeja (consulte "Especificaes dos materiais de impresso" na pgina 65, "Imprimindo em materiais especiais" na pgina 30). As configuraes feitas no driver do equipamento tm prioridade sobre as configuraes do painel de controle.

Alimentao manual na bandejaA bandeja pode acomodar diversos tamanhos e tipos de materiais de impresso, como postais, cartes e envelopes. Ela muito til para imprimir uma nica pgina de papel timbrado ou colorido. No empurre a guia de largura de papel ao ponto de o papel ficar ondulado. No use papel com mais de 6 mm de ondulaes.

Dicas sobre o uso do mtodo de alimentao manual Se voc selecionar Papel > Origem > Alimentador manual em seu driver de impresso, ser necessrio pressionar voc imprimir uma pgina. toda vez que

Materiais e bandejas_ 29

Coloque apenas um tipo, um tamanho e uma gramatura de material de impresso de cada vez na bandeja. Para evitar obstrues de papel, no adicione materiais ao imprimir. Os materiais devem ser colocados com a face voltada para cima e com a borda superior entrando primeiro na bandeja. Coloque os materiais no centro da bandeja. Para evitar obstrues e problemas de qualidade de impresso, utilize sempre os materiais recomendados. (Consulte "Especificaes dos materiais de impresso" na pgina 65.) Remova todas as ondulaes de postais, envelopes e etiquetas antes de coloc-los na bandeja. 1. Coloque o papel na bandeja.

impresso" na pgina 65.) Alimentao manual na bandejaa

Tipos Papel normal Grosso Fino Algodo Em cores Pr-impresso Reciclado Envelope Transparncia Etiquetas Cartolina Papel no calandrado Papel de arquivo

Bandeja

2. 3. 4. 5. 6.

Ao imprimir em materiais especiais, voc deve seguir as diretrizes de colocao. (Consulte "Imprimindo em materiais especiais" na pgina 30.) Quando o papel no for alimentado corretamente durante a impresso, empurre-o gentilmente com as mos at ele comear a ser alimentado automaticamente. Pressione as guias de largura de papel da bandeja e ajuste-as de acordo com a largura do papel. No force muito ou o papel poder dobrar e ocasionar obstrues ou um desalinhamento. Abra o suporte de sada. Para imprimir a partir de um aplicativo, abra o aplicativo e acesse o menu de impresso. Abra Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) Clique na guia Papel em Preferncias de Impresso e selecione um tipo de papel apropriado. Por exemplo, se voc desejar usar etiquetas, defina o tipo do papel como Etiquetas.

a. Coloque uma folha de cada vez. (: compatvel, em branco: sem suporte) Os tipos de materiais a seguir so mostrados nas Preferncias de Impresso. Esta opo de tipo de papel permite definir o tipo do papel que ser colocado na bandeja. A seleo do material apropriado proporcionar a melhor qualidade de impresso. A seleo incorreta do material poder ocasionar uma m qualidade de impresso. Papel normal: papel comum. Selecione este tipo se estiver imprimindo em papis de 60 a 120 g/m2. Grosso: Papel grosso de 90 a 163 g/m2. Fino: Papel fino de 60 a 70 g/m2. Algodo: Papel comum de 75 a 90 g/m2. Cor: Papel colorido de 75 a 90 g/m2. Pr-impresso: Papel pr-impresso/timbrado de 75 a 90 g/m2. Reciclado: Papel reciclado de 60 a 90 g/m2. Quando papis reciclados so usados, pode haver ondulaes nas impresses e/ou obstrues devido ao excesso de ondulaes. Cartolina: Cartolina de 105 a 163 g/m2. Envelope: Envelopes de 75 a 90 g/m2. Transparncia: Papel de transparncia de 138 a 146 g/m2. Etiquetas: Etiquetas de 120 a 150 g/m2. Papel no calandrado: Papel no calandrado de 105 a 120 g/m2. Papel de arquivo: 70 a 90 g/m2. Se for necessrio armazenar as impresses por um longo perodo de tempo, como em arquivos.

7. Selecione Alimentador manual na origem do papel e, em seguida, pressione OK. 8. Inicie a impresso. Se voc estiver imprimindo vrias pginas, coloque a prxima folha aps a impresso da primeira pgina e pressione o boto . Repita essa etapa para cada pgina que ser impressa.

Imprimindo em materiais especiaisA tabela abaixo mostra os materiais especiais disponveis para impresso. Ao imprimir em materiais especiais, recomendamos alimentar um papel de cada vez. Verifique a capacidade mxima da bandeja para cada tipo de material. (Consulte "Especificaes dos materiais de

Materiais e bandejas_ 30

EnvelopesA impresso bem-sucedida em envelopes depende da sua qualidade. Para imprimir em um envelope, a rea do selo dever estar no lado esquerdo e o final do envelope com a rea do selo dever entrar primeiro na impressora no centro da bandeja.

TransparnciasPara no danificar o equipamento, utilize somente transparncias recomendadas para impressoras a laser.

Ao selecionar envelopes, considere os seguintes fatores: - Gramatura: A gramatura do envelope no deve exceder 90 g/m2. Caso contrrio, obstrues podero ocorrer. - Estrutura: Antes da impresso, os envelopes devero estar nivelados, com menos de 6 mm de ondulaes, e no podero conter ar. - Condio: os envelopes no podem conter rugas, cortes ou outros danos. - Temperatura: utilize envelopes compatveis com a temperatura e a presso do equipamento durante a operao. Utilize somente envelopes de boa qualidade, com dobras e vincos bem definidos. No utilize envelopes com selos. No utilize envelopes com grampos, fechos, aberturas, revestimentos, lacres adesivos ou outros materiais sintticos. No utilize envelopes danificados ou mal confeccionados. Certifique-se de que a juno em ambas as extremidades do envelope se estenda at o canto do envelope.

As transparncias utilizadas neste equipamento devem ser compatveis com a sua temperatura de fuso. Coloque as transparncias sobre uma superfcie plana depois de remov-las do equipamento. No deixe transparncias sem uso na bandeja de papel por perodos prolongados. O acmulo de poeira e resduos pode causar manchas na impresso. Para evitar manchas causadas pelo contato com os dedos, manipule as transparncias com cuidado. Para evitar esmaecimento, no exponha as transparncias impressas luz solar por muito tempo. Verifique se as transparncias no esto dobradas, enrugadas ou possuem bordas rasgadas. No use transparncias que estejam descolando da folha posterior. Para evitar que as transparncias colem umas nas outras, no deixe que as folhas impressas sejam empilhadas ao sarem da impressora.

EtiquetasPara no danificar o equipamento, utilize somente etiquetas recomendadas para impressoras a laser.

1 Aceitvel 2 No aceitvel Envelopes com faixas adesivas ou com mais de uma aba dobrada sobre o lacre devem utilizar adesivos compatveis com a temperatura de fuso do equipamento, cerca de 170 C, por 0,1 segundo. As abas e faixas adicionais podem causar rugas, dobras ou obstrues e at mesmo danificar a unidade de fuso. Para obter a melhor qualidade de impresso, posicione as margens com no mnimo 15 mm de distncia das bordas do envelope. Evite imprimir sobre a rea onde as junes do envelope se encontram.

Ao selecionar etiquetas, considere os seguintes fatores: - Adesivos: O material adesivo deve permanecer estvel temperatura de fuso do equipamento (cerca de 170 C). - Disposio: utilize somente etiquetas sem o fundo exposto entre elas. As etiquetas podero se destacar das folhas e causar obstrues graves. - Ondulaes: Antes da impresso, as etiquetas devem permanecer em local plano e no apresentar mais do que 13 mm de ondulaes em qualquer direo. - Condio: no utilize etiquetas com rugas, bolhas ou outros sinais

Materiais e bandejas_ 31

de separao. Verifique se no h material adesivo exposto entre as etiquetas. As reas expostas podem causar o descolamento das etiquetas durante a impresso, ocasionando obstrues. Os adesivos expostos tambm podem causar danos aos componentes do equipamento. No alimente uma folha de etiquetas na impressora mais de uma vez. A camada adesiva foi desenvolvida para passar apenas uma vez pelo equipamento. No utilize etiquetas que estejam se soltando da folha ou que apresentem rugas, bolhas ou outras imperfeies.

Utilizando o suporte de sadaA superfcie da bandeja de sada poder aquecer se voc imprimir um grande nmero de pginas de uma vez. Cuidado para no tocar na superfcie e no permita a presena de crianas nas proximidades. A pilha de pginas impressas na bandeja de sada e o suporte de sada ajudaro no alinhamento das pginas impressas. A impresso enviada bandeja de sada por padro.

Cartolina/Papel de tamanho personalizadoCartes postais, cartes e outros materiais de tamanho personalizado podem ser impressos com este equipamento.

No imprima em materiais com menos de 76 mm de largura ou 183 mm de comprimento. Nos aplicativos de software, defina as margens a pelo menos 6,4 mm de distncia das bordas do material.

Papel timbrado/pr-impressoUma face Face voltada para cima Frente e verso Face voltada para baixo

Os papis timbrados/pr-impressos devem conter tinta resistente ao calor, que no derreta, vaporize ou emita substncias perigosas quando submetida temperatura de fuso do equipamento (cerca de 170 C) durante 0,1 segundo. A tinta ou o timbre do papel no devem ser inflamveis ou causar danos aos cilindros do equipamento. Os formulrios e os papis timbrados devem ser isolados com uma pelcula prova de umidade para evitar alteraes durante o armazenamento. Antes de colocar papel timbrado/pr-impresso, verifique se a tinta do papel est seca. Durante o processo de fuso, a tinta mida pode se soltar do papel pr-impresso, reduzindo a qualidade de impresso.

Materiais e bandejas_ 32

5.

ImpressoRecursos do driver de impresso Impresso bsica Abrindo as preferncias de impresso Utilizando a ajuda Usando recursos de impresso especiais Os procedimentos neste captulo baseiam-se principalmente no Windows XP. Alterando as configuraes de impresso padro Definindo o seu equipamento como a impressora padro Imprimindo em arquivos (PRN) Imprimindo no Macintosh Imprimindo no Linux Usurio pode variar em funo do equipamento utilizado. Entretanto, a composio da janela Preferncias de impresso semelhante. Verifique os sistemas operacionais compatveis com o seu equipamento. Consulte a seo sobre compatibilidade de sistemas operacionais nas Especificaes da impressora. (Consulte "Requisitos do sistema" na pgina 22.) Quando voc seleciona uma opo em Preferncias de Impresso, uma marca de aviso, ou pode ser exibida. Um

Este captulo explica as tarefas mais comuns de impresso.Este captulo inclui:

Recursos do driver de impressoOs drivers de impresso oferecem suporte aos seguintes recursos padro: Seleo de orientao, tamanho, origem e tipo de papel. Nmero de cpias. Alm disso, vrios recursos de impresso especiais podem ser utilizados. A tabela a seguir mostra uma viso geral dos recursos oferecidos pelo seu driver de impresso: Alguns modelos ou sistemas operacionais podem no oferecer suporte a determinados recursos da tabela a seguir.

ponto de exclamao ( ) significa que voc pode selecionar a opo atual, embora no seja recomendado. Um ( ) significa que essa opo no pode ser selecionada devido s configuraes do equipamento ou ao ambiente. O procedimento a seguir descreve as etapas genricas necessrias para imprimir a partir de vrios aplicativos do Windows. Impresso bsica no Macintosh. (Consulte "Imprimindo no Macintosh" na pgina 39.) Impresso bsica no Linux. (Consulte "Imprimindo no Linux" na pgina 40.) A janela Preferncias de impresso a seguir refere-se ao Bloco de Notas do Windows XP. A sua janela Preferncias de impresso poder ser diferente em funo do sistema operacional ou do aplicativo usado. 1. Abra o documento que deseja imprimir. 2. Selecione Imprimir no menu Arquivo. A janela Imprimir exibida. 3. Selecione a impressora na lista Selecionar Impressora.

Driver de impressoRecurso Opo de qualidade de impresso Impresso de psteres Vrias pginas por lado Impresso de folhetos (manual) Impresso ajustada pgina Impresso reduzida e ampliada Origem diferente para a primeira pgina Marca dgua Sobreposio Impresso em frente e verso (manual) (: com suporte) Windows

Impresso bsicaO seu equipamento permite imprimir a partir de vrios aplicativos do Windows, Macintosh ou Linux. As etapas especficas para a impresso de documentos podem variar de acordo com o aplicativo utilizado. A janela Preferncias de impresso exibida neste Manual do Voc pode selecionar as configuraes bsicas de impresso, incluindo o nmero de cpias e o intervalo de impresso, na janela Imprimir. Para aproveitar os recursos da impressora fornecidos pelo driver, clique em Propriedades ou em Preferncias na janela Imprimir

Impresso_ 33

do aplicativo para alterar as configuraes de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 4. Para iniciar o trabalho de impresso, clique em OK ou Imprimir na janela Imprimir. O Samsung AnyWeb Print ir economizar seu tempo na captura ou impresso de imagens de telas. No Windows, clique em Iniciar > Todos os programas > Samsung Printers > Samsung AnyWeb Print para vincular o site onde a ferramenta est disponvel para download. No Macintosh, clique em Aplicativo > Samsung > Samsung AnyWeb Print.

4. Clique em Propriedades ou em Preferncias.

Cancelando trabalhos de impressoSe o trabalho de impresso estiver aguardando em uma fila de impresso ou no spooler, cancele-o da seguinte forma: 1. Clique no menu Iniciar do Windows. 2. No Windows 2000, selecione Configuraes > Impressoras. No Windows XP/2003, selecione Impressoras e Aparelhos de Fax. No Windows 2008/Vista, selecione Painel de Controle > Hardware e Sons > Impressoras. No Windows 7, selecione Painel de Controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras. No Windows Server 2008 R2, selecione Painel de Controle > Hardware > Dispositivos e Impressoras. 3. No Windows 2000, XP, 2003, 2008 e Vista, clique duas vezes em seu equipamento. No Windows 7 e Windows Server 2008 R2, clique com o boto direito do mouse no cone da sua impressora > menus de contexto > Ver o que est sendo impresso. Se o item Ver o que est sendo impresso exibir a marca , voc poder selecionar outros drivers de impresso conectados impressora selecionada. 4. No menu Documento, selecione Cancelar. Voc tambm pode acessar esta janela clicando duas vezes no cone do equipamento ( ) na barra de tarefas do Windows. Voc tambm pode cancelar o trabalho atual pressionando painel de controle. no

Utilizando uma configurao favoritaA opo Predefinies, disponvel em todas as guias de preferncias, com exceo da guia Samsung, permite salvar as preferncias atuais para uso futuro. Para salvar um item Predefinies: 1. Altere as configuraes necessrias em cada guia. 2. Digite um nome para o item na caixa de entrada Predefinies.

Abrindo as preferncias de impressoVoc pode visualizar as configuraes que selecionou no campo superior direito das Preferncias de impresso. 1. Abra o documento que deseja imprimir. 2. Selecione Imprimir no menu Arquivo. A janela Imprimir exibida. 3. Selecione seu equipamento em Selecionar Impressora.

3. Clique em Adicionar. Quando voc salvar as Predefinies, todas as configuraes atuais do driver sero salvas. Se voc clicar em Adicionar, o boto Adicionar mudar para o boto Atualizar. Selecione mais opes e clique em Atualizar. Configuraes sero adicionadas s Predefinies feitas. Para utilizar uma configurao salva anteriormente, selecione-a na lista suspensa Predefinies. O equipamento est agora configurado para imprimir de acordo com as configuraes selecionadas. Para excluir uma configurao salva, selecione-a na lista suspensa Predefinies e clique em Excluir. Voc tambm pode restaurar as configuraes padro do driver de impresso ao selecionar Predefinio padro na lista suspensa Predefinies.

Impresso_ 34

Utilizando a ajudaClique no ponto de interrogao no canto superior direito da janela e clique no tpico sobre o qual deseja obter mais informaes. Uma janela pop-up ser exibida com as informaes sobre os recursos da opo que so oferecidos pelo driver.

Impresso de psteresEste recurso permite imprimir documentos de uma nica pgina em 4, 9 ou 16 folhas de papel para que voc possa col-las e formar um pster.

Para procurar informaes usando palavras-chave, clique na guia Samsung na janela Preferncias de impresso e, em seguida, insira uma palavra-chave na linha de entrada da opo Ajuda. Para obter informaes sobre suprimentos, atualizaes de driver, registro e assim por diante, clique nos botes apropriados.

Usando recursos de impresso especiaisOs recursos de impresso especiais incluem: "Imprimindo vrias pginas em uma nica folha de papel" na pgina 35 "Impresso de psteres" na pgina 35 "Impresso de folhetos (manual)" na pgina 35 "Impresso em ambos os lados do papel (manual)" na pgina 36 "Porcentagem do tamanho de um documento" na pgina 36 "Ajuste de documentos ao tamanho de papel selecionado" na pgina 36 "Utilizao de marcas dgua" na pgina 36 "Utilizao de sobreposies" na pgina 37 "Opes de qualidade de impresso" na pgina 38

1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Bsico e selecione Impresso de psteres na lista suspensa Tipo. 3. Selecione o layout de pgina desejado. Layouts disponveis: Pster 2 x 2: o documento ser ampliado e dividido em 4 pginas. Pster 3 x 3: o documento ser ampliado e dividido em 9 pginas. Pster 4 x 4: o documento ser ampliado e dividido em 16 pginas. 4. Selecione o valor de Sobreposio do pster. Especifique o valor de Sobreposio do pster em milmetros ou polegadas ao selecionar o boto de opo no canto superior direito da guia Bsico para facilitar a colagem das folhas entre si.

Imprimindo vrias pginas em uma nica folha de papelVoc pode selecionar o nmero de pginas que sero impressas em uma nica folha de papel. Quando mais de uma pgina impressa por folha, o tamanho das pginas reduzido e elas so organizadas na ordem especificada por voc. possvel imprimir at 16 pginas em uma folha. 1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Bsico e selecione Vrias pginas por lado na lista suspensa Tipo. 3. Selecione o nmero de pginas que deseja imprimir por folha (2, 4, 6, 9 ou 16) na lista suspensa Pginas por lado. 4. Selecione a ordem das pginas na lista suspensa Ordem das pginas, se necessrio. 5. Marque a caixa Imprimir borda da pgina para imprimir uma margem em torno de cada pgina na folha. 6. Clique na guia Papel e selecione o Tamanho, a Origem e o Tipo. 7. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir.

5. Clique na guia Papel e selecione o Tamanho, a Origem e o Tipo. 6. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir. 7. Voc pode montar o pster juntando e colando as folhas.

Impresso de folhetos (manual)Este recurso imprime documentos nos dois lados das folhas de papel e organiza as pginas para que o papel possa ser dobrado ao meio para formar um livreto aps ser impresso. Se desejar produzir um livreto, voc dever imprimir em materiais nos tamanhos Carta, Legal, A4, Flio EUA ou Ofcio.9

8

1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Bsico e selecione Impresso de livretos na lista suspensa Tipo. 3. Clique na guia Papel e selecione o Tamanho, a Origem e o Tipo. A opo Impresso de livretos no est disponvel para todos os tamanhos de papel. Para identificar os tamanhos de papel disponveis para este recurso, selecione os tamanhos de papel disponveis na opo Tamanho da guia Papel. Se voc selecionar um tamanho de papel no disponvel, essa

Impresso_ 35

opo ser automaticamente cancelada. Selecione somente os ou ). papis disponveis (papel sem marca 4. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir. 5. Depois de imprimir, dobre e grampeie as pginas.

3. Insira a escala na caixa de entrada Porcentagem. Voc tambm pode clicar nas setas para cima/para baixo para selecionar a escala. 4. Selecione o Tamanho, a Origem e o Tipo nas Opes de papel. 5. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir.

Impresso em ambos os lados do papel (manual)Voc pode imprimir em ambos os lados do papel (duplex). Antes de imprimir, decida qual ser a orientao do documento. Este recurso pode ser usado com papis nos tamanhos Carta, Legal, A4, Flio ou Ofcio. (Consulte.) Recomenda-se no imprimir em ambos os lados de materiais especiais, como etiquetas, envelopes ou papel grosso. Fazer isso poder causar obstrues ou danificar o equipamento. 1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Avanado. 3. Na seo Impresso em frente e verso (manual), selecione a opo de encadernao desejada. Nenhuma Borda longa: esta opo corresponde ao layout convencional usado na encadernao de livros.

Ajuste de documentos ao tamanho de papel selecionadoEste recurso permite ajustar as dimenses do trabalho de impresso para qualquer tamanho de papel selecionado, independentemente do tamanho do documento. Isso pode ser til para verificar detalhes em documentos pequenos.

A

1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Papel. 3. Selecione o tamanho de papel desejado em Ajustar pgina. 4. Selecione o Tamanho, a Origem e o Tipo nas Opes de papel. 5. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir.

Borda curta: esta opo corresponde ao layout convencional usado em calendrios.

Utilizao de marcas dguaA opo de marcas dgua permite imprimir texto sobre um documento existente. Por exemplo, voc pode optar por incluir as palavras "RASCUNHO" ou "CONFIDENCIAL" em letras grandes de cor cinza no sentido diagonal ao longo da primeira pgina ou em todas as pginas de um documento.

4. Clique na guia Papel e selecione o Tamanho, a Origem e o Tipo. 5. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir. Se o seu equipamento no possuir uma unidade duplex, o trabalho de impresso dever ser concludo manualmente. O equipamento imprime pginas alternadas do documento primeiro. Em seguida, uma mensagem exibida no seu computador. Siga as instrues exibidas na tela para concluir o trabalho de impresso. Seu equipamento possui vrias marcas dgua predefinidas. Elas podem ser modificadas, ou voc tambm pode adicionar novas marcas dgua lista.

Usando uma marca dgua existente1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Avanado e selecione a marca dgua desejada na lista Marca dgua. A marca dgua selecionada ser exibida na imagem de visualizao. 3. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela.

Porcentagem do tamanho de um documento possvel digitar o percentual desejado para alterar o tamanho de um documento para que ele parea maior ou menor na pgina impressa.

Criando marcas dgua1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Papel. 1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Na guia Avanado, selecione Editar... na lista suspensa Marca dgua. A janela Editar marcas dgua exibida.

Impresso_ 36

3. Digite uma mensagem de texto na caixa Mensagem da marca dgua. Voc pode inserir at 256 caracteres. A mensagem ser exibida na janela de visualizao. Quando a caixa de seleo Somente na primeira pgina for marcada, a marca dgua ser impressa somente na primeira pgina. 4. Selecione as opes de marca dgua. Voc pode selecionar o nome, o estilo e o tamanho da fonte, bem como o nvel de sombreamento, na seo Atributos da fonte e definir o ngulo da marca dgua na seo ngulo da mensagem. 5. Clique em Adicionar para acrescentar uma nova marca dgua lista Marcas dgua atuais. 6. Aps concluir, clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir. Para parar a impresso da marca dgua, selecione Nenhuma na lista suspensa Marca dgua.

Editando marcas dgua1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Avanado e selecione Editar... na lista suspensa Marca dgua. A janela Editar marcas dgua exibida. 3. Selecione a marca dgua que deseja editar na lista Marcas dgua atuais e altere a mensagem e as opes da marca dgua. 4. Clique em Atualizar para salvar as alteraes. 5. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir.

1. Crie ou abra um documento com o contedo a ser usado na nova sobreposio de pgina. Posicione os itens na posio exata em que deseja que eles sejam mostrados ao serem adicionados ao original. 2. Para salvar o documento como uma sobreposio, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 3. Clique na guia Avanado e selecione Editar... na lista suspensa Texto. A janela Editar sobreposio ser exibida. 4. Na janela Editar sobreposio, clique em Criar. 5. Na janela Salvar como, digite um nome com at oito caracteres na caixa Nome do arquivo. Se necessrio, selecione o caminho de destino. (O caminho padro C:\Formover). 6. Clique em Salvar. O nome exibido na Lista de sobreposies. 7. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir. 8. O arquivo no ser impresso. Em vez disso, ele ser armazenado no disco rgido do computador. O tamanho do documento de sobreposio deve ser o mesmo do documento que ser impresso. No crie sobreposies que contenham marcas dgua.

Utilizando sobreposiesDepois de criada, a sobreposio estar pronta para ser impressa com o documento. Para imprimir uma sobreposio em seu documento: 1. Crie ou abra o documento que deseja imprimir. 2. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 3. Clique na guia Avanado. 4. Selecione a sobreposio desejada na lista suspensa Texto. 5. Se o arquivo de sobreposio desejado no for mostrado na lista suspensa Texto, selecione Editar... na lista e clique em Carregar. Selecione o arquivo de sobreposio que deseja usar. Se o arquivo de sobreposio estiver armazenado em uma origem externa, voc tambm poder carreg-lo quando acessar a janela Abrir. Aps selecionar o arquivo, clique em Abrir. O arquivo surge na caixa Lista de sobreposies e est disponvel para impresso. Selecione a sobreposio na caixa Lista de sobreposies. 6. Se necessrio, marque Confirmar sobreposio de pgina ao imprimir. Se essa caixa for marcada, uma janela de mensagem solicitando a confirmao de que voc deseja imprimir uma sobreposio no documento ser exibida sempre que um documento for enviado para impresso. Se esta caixa no estiver marcada e uma sobreposio for selecionada, ela ser impressa automaticamente com o documento. 7. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir. A sobreposio selecionada impressa em seu documento. A resoluo do documento de sobreposio deve corresponder resoluo do trabalho de impresso original.

Excluindo marcas dgua1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Avanado e selecione Editar... na lista suspensa Marca dgua. A janela Editar marcas dgua exibida. 3. Selecione a marca dgua que deseja excluir na lista Marcas dgua atuais e clique em Excluir. 4. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir.

Utilizao de sobreposiesUma sobreposio um tipo de contedo que voc pode armazenar em seu disco rgido para sobrepor aos documentos que deseja imprimir. As sobreposies costumam ser utilizadas para substituir papis timbrados. Em vez de utilizar papis timbrados pr-impressos, voc pode criar uma sobreposio que contm as mesmas informaes do timbre. Para imprimir uma carta com o timbre de sua empresa, no necessrio colocar papis timbrados pr-impressos no equipamento. Basta imprimir a sobreposio adequada com o seu documento.

Excluindo sobreposies Criando uma nova sobreposioPara utilizar uma sobreposio de pgina, crie um novo arquivo de sobreposio que contenha seu contedo. Voc pode excluir as sobreposies de pgina que no esto mais sendo utilizadas. 1. Na janela Preferncias de impresso, clique na guia Avanado. 2. Selecione Editar... na lista suspensa Sobreposio. 3. Na caixa Lista de sobreposies, selecione a sobreposio que deseja excluir.

Impresso_ 37

4. Clique em Excluir. 5. Quando a janela de mensagem de confirmao for exibida, clique em Sim. 6. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir.

No Windows 7 e Windows Server 2008 R2, nos menus de contexto, selecione Preferncias de Impresso. Se o item Preferncias de Impresso exibir uma marca , voc poder selecionar outros drivers de impresso associados impressora selecionada. 5. Altere as configuraes em cada guia. 6. Clique em OK. Para alterar as configuraes para cada trabalho de impresso, acesse as Preferncias de impresso.

Opes de qualidade de impressoUtilize as opes grficas a seguir para ajustar a qualidade de impresso s suas necessidades especficas. 1. Para alterar as configuraes de impresso do aplicativo, acesse as Preferncias de impresso. (Consulte "Abrindo as preferncias de impresso" na pgina 34.) 2. Clique na guia Grficos. As opes que podem ser selecionadas variam de acordo com o modelo da impressora. Consulte a ajuda para obter informaes sobre cada opo fornecida nas Preferncias de impresso. Fonte/texto: selecione Escurecer texto para imprimir textos mais escuros do que em um documento normal. Use Todo o texto em preto para imprimir em preto slido, independentemente da cor exibida na tela. Controlador grfico: Borda fina permite que voc enfatize as bordas do texto e linhas finas para melhorar a legibilidade. Economia de toner: essa opo prolonga a vida til do cartucho de toner e reduz o custo por pgina sem causar diminuio significativa da qualidade de impresso. - Configurao da impressora: se voc selecionar esta opo, a configurao feita no equipamento ter precedncia sobre o driver (em alguns modelos, no possvel alterar a configurao no equipamento. Nesse caso, a configurao padro Desativado). - Ativada: selecione essa opo para que a impressora utilize menos toner em cada pgina. - Desligado: selecione esta opo se no desejar economizar toner ao imprimir documentos. Intensidade: a opo ajusta a densidade do toner em sadas de impresso. Os valores so Normal, Claro e Escuro. 3. Clique em OK ou em Imprimir at sair da janela Imprimir.

Definindo o seu equipamento como a impressora padro1. Clique no menu Iniciar do Windows. 2. No Windows 2000, selecione Configuraes > Impressoras. No Windows XP/2003, selecione Impressoras e Aparelhos de Fax. No Windows 2008/Vista, selecione Painel de Controle > Hardware e Sons > Impressoras. No Windows 7, selecione Painel de Controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras. No Windows Server 2008 R2, selecione Painel de Controle > Hardware > Dispositivos e Impressoras. 3. Selecione o seu equipamento. 4. Clique com o boto direito do mouse no equipamento e selecione Definir como Impressora Padro. No Windows 7 e Windows Server 2008 R2 Se o item Definir como Impressora Padro possuir uma marca , voc poder selecionar outros drivers de impresso conectados impressora selecionada.

Imprimindo em arquivos (PRN)Algumas vezes necessrio salvar os dados de impresso na forma de um arquivo. Para salvar um trabalho de impresso como um arquivo: 1. Marque a caixa Imprimir em arquivo na janela Imprimir.

Alterando as configuraes de impresso padroA maioria dos aplicativos do Windows substitui as configuraes especificadas no driver de impresso. Altere primeiro todas as configuraes de impresso disponveis no software. Em seguida, altere as demais configuraes utilizando o driver de impresso. 1. Clique no menu Iniciar do Windows. 2. No Windows 2000, selecione Configuraes