manual reiki ii

50
DESPERTAR O GUIA INTERIOR INTRODUÇÃO Este nível preconiza uma nova sintonização energética, para que o iniciado possa utilizar com sucesso, novos conhecimentos nomeadamente através da inclusão de três símbolos sagrados. Com esta sintonização, abrem-se novos horizontes para o Reikiano, que vê as suas faculdades psíquicas e poder de canalização aumentarem, despertando e acordando o Guia Interior. O Nível II opera principalmente, nos planos emocional e mental, enquanto a “cura” no Nível I, foca principalmente o corpo físico. A actuação da energia passará a correr primeiramente nos corpos subtis da pessoa envolvida. Compreenda-se que a Energia Vital do Universo, não trabalha apenas sobre um plano de uma maneira linear, mas busca a causa do problema, onde ela estiver, sanando o indivíduo. Neste nível exercitamo-nos para ter acesso ao inconsciente da pessoa a ser tratada. Entramos numa nova dimensão de cura, que permite-nos transformar condutas negativas em novos comportamentos construtivos – depressões com origem emocionais; desordens mentais; desestruturações; obsessões; fobias, vícios; esgotamentos nervosos; tendências adquiridas no ventre da mãe ou em vidas passadas, passam a ser transformadas. Para além de proporcionar um aumento no poder de canalização, o elemento principal deste nível é a cura à distância, de pessoas ausentes, ficando o iniciado apto a enviar a Energia Reiki no tempo e no espaço. No tempo porque se pode enviar a energia para o passado ou para o futuro, no espaço porque a mesma, pode ser enviada para qualquer parte do planeta ou universo. 1

Upload: maria-santos

Post on 02-Jan-2016

261 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

DESPERTAR O GUIA INTERIOR

INTRODUÇÃO

Este nível preconiza uma nova sintonização energética, para que o iniciado possa utilizar com sucesso, novos conhecimentos nomeadamente através da inclusão de três símbolos sagrados.

Com esta sintonização, abrem-se novos horizontes para o Reikiano, que vê as suas faculdades psíquicas e poder de canalização aumentarem, despertando e acordando o Guia Interior.

O Nível II opera principalmente, nos planos emocional e mental, enquanto a “cura” no Nível I, foca principalmente o corpo físico. A actuação da energia passará a correr primeiramente nos corpos subtis da pessoa envolvida. Compreenda-se que a Energia Vital do Universo, não trabalha apenas sobre um plano de uma maneira linear, mas busca a causa do problema, onde ela estiver, sanando o indivíduo.

Neste nível exercitamo-nos para ter acesso ao inconsciente da pessoa a ser tratada. Entramos numa nova dimensão de cura, que permite-nos transformar condutas negativas em novos comportamentos construtivos – depressões com origem emocionais; desordens mentais; desestruturações; obsessões; fobias, vícios; esgotamentos nervosos; tendências adquiridas no ventre da mãe ou em vidas passadas, passam a ser transformadas.

Para além de proporcionar um aumento no poder de canalização, o elemento principal deste nível é a cura à distância, de pessoas ausentes, ficando o iniciado apto a enviar a Energia Reiki no tempo e no espaço.

No tempo porque se pode enviar a energia para o passado ou para o futuro, no espaço porque a mesma, pode ser enviada para qualquer parte do planeta ou universo.

Por fim, este patamar chama-nos a atenção para o facto de que devemos assumir inteira responsabilidade com o nosso despertar e o despertar da humanidade. Quando amamos a nós mesmos incondicionalmente e estamos aptos a oferecer esse amor aos outros, sem julgar se merecem ou não, mantemos os nossos corpos recarregados e vitalizados com energia da vida.

No momento em que aceitamos a existência do nosso Guia Interior, e que aceitamos a interminável experiência de crescimento que vivemos,

1

reconheceremos a inesgotável fonte de sabedoria, clareza e força que existe dentro de nós.

A Energia Universal flui através de nós e liga-nos a tudo o que existe e é através da Intenção que toda a realidade é criada.

A base da tua vida é a Liberdade.O objectivo da tua vida é a Alegria.

O resultado da tua vida é o Crescimento.

Sejam Bem-vindos!

Só por hoje, sê grato pelas múltiplas bênçãos que recebes;Só por hoje, respeita o teu semelhante e tudo o que vive;

Só por hoje, faz honestamente o teu trabalho;Só por hoje, não te zangues nem critiques;

Só por hoje, não te preocupes;

E! - Só por hoje, não julgues!

KARMA

Pense nos talentos com que nasceu e nas coisas boas que lhe aconteceram na vida. Agora pense nas chamadas limitações e nos desafios que têm surgido no seu caminho. Ambos têm a ver com o seu karma. O karma diz-nos simplesmente que o que nos acontece no presente é o resultado de causas que nós próprios pusemos em movimento no passado - há dez minutos ou há dez vidas atrás. Todos nós crescemos a aprender sobre o karma.

Na essência, o karma diz-nos que o que quer que façamos voltará, em círculo, para a nossa porta, em qualquer momento, em qualquer lugar. O karma e a reencarnação andam de mãos dadas. Enquanto karma significa contabilidade e pagamento, reencarnação é, simplesmente, outra palavra para oportunidade. A reencarnação proporciona-nos outra oportunidade de resolvermos as dívidas kármicas que contraímos com os outros e de recolhermos as bênçãos que enviámos.

2

O karma e a reencarnação também nos ajudam a encontrar um sentido para as perguntas importantes da vida. Porquê eu? Porque não eu? Porque que é que a minha filha/filho nasceu com esta ou aquela doença, quando os irmãos e as irmãs são saudáveis e robustos? Porque é que eu tenho sido abençoado com promoção atrás de promoção, enquanto o meu irmão não consegue aguentar-se no emprego - apesar de ambos termos tido as mesmas oportunidades de progredir? Porquê que todos os meus relacionamentos se transformam numa luta de tracção - porquê que eu não posso viver com ele e não consigo viver sem ele? Porquê que, quando acabo de conseguir o emprego atrás do qual andei um ano, tenho de sair da cidade para tomar conta dos meus pais doentes. Porque sobrevivi a um acidente de automóvel, em que morreram todos os meus amigos que iam no carro?

A vida está cheia de paradoxos e perguntas como estas. Como um Mestre Zen dizia, «cada paradoxo foi concebido para nos fazer mergulhar mais fundo, entrar em contacto com o conhecimento da nossa alma interior e resolver o enigma kármico».O karma entra onde a regra de ouro sai. Faz aos outros aquilo que gostarias que eles te fizessem a ti - porque, um dia, o mesmo te será feito a ti. A palavra sânscrita karma significa «acto», «acção», «palavra» ou «feito». A lei do karma, como é tradicionalmente ensinada, diz que os nossos pensamentos, palavras e actos - positivos e negativos - criam uma cadeia de causa e efeito e que experimentaremos pessoalmente os efeitos de cada causa que tivermos posto em movimento. O karma é, portanto, o nosso maior benfeitor, ao fazer com que volte para nós o bem que tiver feito aos outros. É, também, o nosso maior mestre, ao permitir-nos aprender com os nossos erros.

Como a lei do karma nos traz de volta tudo o que enviámos sob a forma de pensamento, palavra ou acção, há quem pense nela como uma punição.Não é assim. A lei do karma é a lei do amor. Não há maior amor do que ter a oportunidade de compreender as consequências da nossa acção - ou da nossa inacção - para que a nossa alma possa progredir. O karma ensina-nos a amar, como nenhum outro processo consegue fazê-lo. Ele dá-nos esperança.

O que quer que sejamos ou não seja-mos, nós merecemo-lo - o bom, o mau e o incómodo. Esta é a natureza do karma. O que quer que sejamos ou não seja-mos, podemos mudá-lo. Também isto é a natureza do karma. Isso acontece porque karma não é destino.

O karma pode ajudar-nos a compreender como chegámos aonde nos encontramos - as circunstâncias da nossa vida, os acontecimentos que

3

tomam forma à nossa volta, as pessoas que parecemos atrair. Mas não nos diz como iremos responder a essas circunstâncias, acontecimentos e pessoas. Isso está inteiramente nas nossas mãos e é isso que determina o nosso destino. Exercemos o nosso livre-arbítrio para criar karma. Podemos exercer o livre-arbítrio para o transformar. Os únicos limites ao nosso progresso são os que nós próprios estabelecemos. Se o nosso karma determina uma morte precoce, é possível, por exemplo, conseguir um prolongamento da vida por uma mudança no coração. Quando servimos a vida de todo o coração, a vida ser-nos-á dada de volta. Nada é definitivo até que nós o tornemos definitivo e nada é predestinado até que nós o tornemos o nosso destino.

A maior armadilha é a tentação de evitar o nosso karma. Vida após vida podemos tropeçar num determinado desafio, mas, como não percebemos que se trata de uma oportunidade disfarçada, corremos na direcção oposta para evitar o encontro kármico. Ou então, reagimos do mesmo modo como reagimos da primeira vez com que nos deparamos com o karma - com raiva, impaciência ou criticismo - o que faz com que fiquemos ainda mais enredados. Quando começamos a ver as coisas da perspectiva do karma, compreendemos que, a menos que abracemos os testes kármicos que se nos deparam - o «acto», «acção», «palavra» ou «feito», tornar-se-ão cíclicos - tendendo a reencarnarmos com os mesmos indivíduos ou nas mesmas circunstâncias, até nos decidirmos a passar esses testes.

Auto-reflexões kármicas:

- Consigo identificar alguma circunstância kármica na minha vida?- As minhas reacções são adequadas às circunstâncias, ou estou a reagir em excesso?- O que fez com que eu reagisse da forma com o fiz?- Tenho algum acontecimento ou acção cíclicos na minha vida?- O que devo aprender com esta situação?- O que estão o sofrimento ou o desconforto a tentar ensinar-me?- O que devo dar?- Há alguém a quem deva perdoar, incluindo eu próprio?- Que habito meu fez com que acontecesse este incidente?- Em que medida sou responsável?- Há alguma coisa a meu respeito que eu esteja a evitar encarar?- Onde permiti eu que a minha energia e a minha atenção ficassem presas em padrões de hábitos negativos?

OS SÍMBOLOS DO NÍVEL II

4

Mikao Usui, através da pesquisa de antigos sutras (escritos/ensinamentos) budistas, encontrou os símbolos que haviam sido escritos por um discípulo anónimo de Buda, há cerca de 2500 anos. Conhecedor destes símbolos e após jejum no Monte Kurama, foi-lhe dado a conhecer divinamente, a forma de os utilizar.

Os símbolos são a essência do reiki. São sagrados e extremamente poderosos.

Segundo algumas pesquisas e informações, houve uma época em que eram conhecidos mais ou menos 300 símbolos de Reiki, sendo 22 assiduamente utilizados. Hoje são conhecidos somente 5, embora estes completam um sistema unificado. Destes 5, 3 (dos símbolos reikianos) + 1 (símbolo tibetano – neste curso) são ensinados aos praticantes do Nível II e 2 reservados ao Nível III do Reiki Essencial, o grau de Mestre.

Crê-se também que as informações conhecidas sobre os símbolos não são plenas e absolutas, existindo outras informações sobre as suas possíveis utilizações que permanecem desconhecidas, havendo por conseguinte, muito campo para pesquisas.

Os objectivos com que se enviam ou aplicam os símbolos do Nível II são infinitos: curar – proteger – atrair – aumentar – apaziguar – unir – harmonizar, são somente alguns desses objectivos.

COMO APLICAR E ACTIVAR OS SÍMBOLOS

Os símbolos devem de ser desenhados com a mão ligeiramente em côncavo e com os dedos unidos para que se proporcione uma maior concentração de energia.Podem ainda ser desenhados energicamente através da visão, com o Chacra do 3ºOlho, ou depois de alguma prática, imprimindo-os visualmente por inteiro numa pessoa, objecto ou local.A activação total dos símbolos dá-se através da entoação do mantra (som energético) e do yantra (desenho energético) de cada símbolo.

Assim quando desenhar energicamente, por exemplo o Cho-Ku-Rei, enquanto desenha o yantra diga, ainda que mentalmente, o mantra 3 vezes (Cho-Ku-Rei; Cho-Ku-Rei; Cho-Ku-Rei).

5

ACTIVAÇÃO COM O ÁPEX DA LÍNGUA

Podem ser desenhados no céu-da-boca, com a ápex, para potencializar o seu circuito energético.

Ao activar os símbolos, encoste a ponta da língua ao céu-da-boca, logo por trás dos dentes da frente. Esta posição liga os dois canais energéticos mais importantes do corpo: Kundalini e Hara, aumentando a potência com que os símbolos são transmitidos.

Não esqueça que enquanto os desenha deve dizer os mantras 3 vezes.

CHO-KU-REI – CKR

Significado - “Deus está aqui”

Elemento - TerraO primeiro símbolo é o Cho-Ku-Rei, que serve para aumentar o poder da Energia do Reiki. Este símbolo é conhecido como o “Interruptor de Luz”.

Cho-Ku-Rei (CKR) Tradicional – Desenhado no sentido anti-horário, potencializa e aumenta o fluxo da Energia durante um tratamento de Reiki. Desenhe o símbolo energicamente com o Chacra do Terceiro 3º Olho, nas palmas da mão ou nas costas das mãos, entoando se preferir mentalmente o respectivo mantra 3 vezes.

Cho-Ku-Rei (CKR) Essencial - Desenhado no sentido horário, extrai energias dissonantes, durante um tratamento de Reiki. Desenhe o símbolo energicamente com o Chacra do Terceiro 3ºOlho, nas palmas da mão ou nas costas das mãos, entoando (se preferir mentalmente) o respectivo mantra 3 vezes.

APLICAÇÕES DO CHO-KU-REI

EXTRACÇÃO DE ENERGIAS DISSONANTES

Para a extracção de energias dissonantes localizadas, como por exemplo: tumores, inflamações, dores diversas, (…); desenhamos Cho-Ku-Rei no

6

sentido horário imaginando uma espiral em forma de aspirador, sugando a energia e enviando-a para a Terra, que tem o poder de transformar essa energia. Faça-o as vezes que a sua intuição lhe indicar.

ALIMENTOS E ÁGUA

Geralmente comemos fora de casa, não sabemos se a comida é feita com amor. Por exemplo, quando a pessoa que faz a comida está de mau humor, triste, deprimida ou ansiosa, produz vibrações dissonantes que podem ficar retidas na comida.

Por isso quando comer fora de casa ou sempre que a sua intuição o alertar, desenhe o Cho-Ku-Rei energicamente com o Chacra da Terceira Visão ou directamente com a sua mão dominante sobre os alimentos para os limpar de quaisquer energias dissonantes.

Faça o mesmo com a água corrente; não só com aquela que bebe mas também com a que dá às suas plantas e aos seus animais.

Se tem um jardim, enquanto está a regá-lo por exemplo com uma mangueira, desenhe Cho-Ku-Rei energicamente nas suas mãos, com intenção de permitir que o Reiki flua para a água que sai, enquanto segura na mangueira. Depois aprecie o resultado no seu jardim e não se esqueça de agradecer.

MEDICAMENTOS

Conforme salientado no Nível I, o reiki se aplicado sobre os medicamentos, reduz os seus efeitos secundários e potencia a parte do medicamento que o organismo da pessoa que o vai tomar necessita.

Se toma medicamentos ou tem alguém em casa que os toma, para além da aplicação normal (imposição das mãos) de Reiki, aplique agora também o Símbolo da Potencialização - Cho-Ku-Rei – sobre os medicamentos.

Pode efectuar o mesmo procedimento para os medicamentos homeopáticos para intensificar as suas propriedades curativas ou com qualquer outro remédio, como por exemplo com os Florais do Dr. Edward Bach.

LIMPEZA ENERGÉTICA

7

A nossa energia espalha-se por onde passamos. Muitas vezes, esses resíduos concentram-se de uma forma mais ou menos densa, conforme o nosso estado anímico, conforme o nosso humor.

Sempre que sentir alguma energia dissonante, como por exemplo:

Quando se vai sentar numa cadeira, ou um banco de autocarro desocupado por outra pessoa;

Quando se vai deitar numa cama de um hotel; Quando vai utilizar um objecto que outra

pessoa utilizou por exemplo uma toalha para limpar as mãos;

Quando se entra numa sala de reuniões, numa sala de aula ou mesmo em sua casa ou casa de alguém;

Desenhe energicamente o Cho-Ku-Rei com o Chacra do 3º Olho ou com a mão dominante.

Em alternativa, imprima directamente e por inteiro o símbolo no objecto ou na sala, sem nunca esquecer de dizer, ainda que mentalmente, o mantra 3 vezes.

ATRACÇÃO DE ABUNDÂNCIA

A abundância é atraída quando conseguimos estar em constante estado de gratidão. Contudo se você é daquelas pessoas que não consegue manter esse estado, o CKR pode ajudá-lo a atrair a abundância até si.Desde que aquilo que tenta atrair até si, não afecte negativamente outra pessoa, peça o que desejar aplicando este símbolo.

Se por exemplo, gosta de ver o seu frigorifico e dispensa repletos de comida, e a sua situação financeira não permite que isso aconteça, visualize-os cheios de comida, visualize-se com um ar feliz a olhar para eles, visualize-se a tocar e a usufruir desses alimentos e envie o Cho-Ku-Rei para essas imagens.

Faça esta pequena meditação todos os dias, durante cerca de 5 minutos, por exemplo enquanto faz um auto-tratamento ou heterotratamento, se estiver a atrair abundância para outra pessoa, e aprecie como a energia do Amor Incondicional, através do Reiki torna reais as imagens que formou na sua mente.

8

SEI-HE-KI - SHK

Significado - “Homem e Deus tornam-se um”

Elemento – Água

Este símbolo é destinado tradicionalmente para a cura emocional, sendo também muito utilizado como instrumento de proteção, harmonia e mudanças de hábitos.

APLICAÇÕES DO SEI-HE-KI

MUDANÇAS DE HÁBITOS

Embora existam métodos específicos para trabalhar este tipo de problemas, conforme descrito mais à frente, podemos utilizar o Sei-He-Ki para duma forma muito simples tentar quebrar hábitos negativos como por exemplo:

Fumar;

Roer as unhas;

Beber álcool em excesso;

Consumo de drogas.

Para mudar estes (ou outros) hábitos negativos, quando sentir determinado desejo, visualize o Sei-He-Ki no seu Chacra do 3º Olho e desenho-o sobre o objecto (no caso do tabaco) ou desenhe-o por exemplo no copo com o álcool que se presta a consumir.

No caso de querer trabalhar comportamentos indesejáveis como...

Agressividade verbal;

Passividade excessiva;

Dependência;

9

Amor doentio.

No caso dos comportamentos, quando der por si a assumir determinada postura ou comportamento social, por si indesejável, visualize o Sei-He-Ki no seu Chacra do 3º Olho e desenhe-o (visualize-o ou imagine-o) sobre o seu Chacra do Coração.

LIMPEZA ENERGÉTICA

Conforme já descrito no capítulo dedicado ao Cho-Ku-Rei, podemos purificar com a Energia do Reiki energias dissonantes de um espaço ou de um objecto.

Sempre que sentir que a actuação do Cho-Ku-Rei não foi suficiente, devido a uma acumulação demasiado densa de energia, repita o processo da seguinte forma:

No caso de uma espaço, desenhe energicamente em primeiro lugar o Sei-He-Ki seguido do Cho-Ku-Rei, em cada janela e em cada canto do espaço.

No caso de um objecto, desenhe os símbolos na mesma sequência (SHK e CKR) directamente sobre o objectivo.

INTERACÇÃO SOCIAL

Por vezes na nossa interacção social deparamo-nos com pessoas desarmonizadas mental e emocionalmente, as quais tentam a qualquer custo que nós entremos na sua vibração.

Em casos de conversas difíceis e discussões com este género de pessoas, devemos antes de mais manter a nossa vibração de paz e nunca entrar na vibração do outro. Transparecendo a nossa serenidade e mantendo intacta a nossa vibração, obrigamos o outro a sintonizar-se com essa nossa vibração, pois ela é mais elevada.

Para ajudar a que esse ajuste vibracional ocorra, podemos desenhar energicamente com o nosso Chacra do 3º Olho - Sei-He-Ki – no Chacra do 3º Olho da(s) pessoa(s) exaltada(s).

Para casos muito complicados, desenhe a seguir ao SHK, o CKR.

PROTECÇÃO

10

Se você é daquelas pessoas que tem muitos medos, o SHK é o símbolo ideal para si. Pode utiliza-lo para proteger o seu carro, a sua carteira, as suas malas durante uma viagem, enfim... em tudo onde sinta necessidade de protecção. De preferencia desenhe SHK seguido de CKR, para potenciar a protecção.

Para tal desenhe o(s) símbolo(s) num papel e coloque-o na sua carteira, no seu carro, nas suas malas, etc.

Por exemplo, para desviar os intentos de um assaltante, pode desenhar-lhe mentalmente o SHK no Chacra do 3º Olho para lhe transmitir harmonia. Em casos mais complicados, envie também a energia do CKR para o mesmo Chacra.

Se sente necessidade de protecção ao nível do Chacra do Plexo Solar, que é o local onde se efectuam as trocas de energia com aqueles que nos rodeiam, na nossa interacção social, desenhe o SHK nesse Chacra. Se pretender intensificar a protecção desenhe CKR por cima do SHK.

LIGAÇÃO À TERRA

Por vezes sentimo-nos “mais lá do que cá”. Por exemplo, se acabamos de fazer uma meditação ou auto-tratamento de Reiki e de repente temos de ir conduzir devido a um motivo imprevisto, podemos não nos sentirmos nas nossas capacidades plenas para efectuar tal tarefa.Podemos então utilizar o SHK, para nos centrarmos e ligarmos à Terra. Para tal, desenha-se o SHK, seguido de CKR, nas plantas dos pés. Se sentir necessidade de reforço, desenhe novamente CKR.

HON-SHA-ZE-SHO-NEN - HSZSN

Significado - “A divindade em mim, alcança a divindade em ti, para promover luz e paz”.

Elemento – Fogo

A primeira utilidade deste símbolo é a cura à distancia. É o HSZSN que permite o envio de energia no tempo (para o passado ou futuro) e no espaço (para qualquer parte do planeta, e porque não do universo).

11

É também utilizado na cura directa, onde trabalha a um nível mental.

Por vezes, também se traduz HSZSN como: “Sem passado, presente ou futuro”

APLICAÇÕES DO HON-SHA-ZE-SHO-NEN

ALÍVIO DE DORES NAS COSTAS

Este símbolo assemelha-se ao corpo humano, e devido a esta semelhança, muitas pessoas têm-no utilizado nessa zona do corpo com excelentes resultados no alívio de tensão e dores na zona das costas.

Para tal, desenha-se energicamente o símbolo começando na zona dos ombros e finaliza-se na zona das nádegas.

Para desenhar nas suas próprias costas, feche os seus olhos e imagine-se a si próprio a desenhá-lo lá. Aprecie os resultados.

MATAR SAUDADES

Para matar saudades de alguém que está longe de nós, no plano físico ou não, proceda da seguinte forma:

1) Sente-se em estado meditativo, feche os olhos e ligue-se à Fonte.2) Desenhe energicamente no seu chacra do 3º Olho

o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen.3) Imagine que a pessoa, pela qual sente saudades, está à sua frente.4) Desenhe energicamente no Chacra do 3º Olho

dessa pessoa, o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen. 5) Imagine um Fio de Prata unindo os dois símbolos

em ambos os Chacras do 3º Olho e permita que as saudades se esvaneçam.

Usufrua do momento o mais que puder. Se as lágrimas aflorarem, não as reprima.

Repita o processo sempre que as saudades vierem à tona e constate nos dias que se seguem os resultados.PROCURA INTUITIVA

12

Para procurar intuitivamente objectos ou animais perdidos, o processo é muito semelhante ao descrito para matar saudades:1) Sente-se em estado meditativo, feche os olhos e ligue-se à Fonte.2) Desenhe energicamente no seu chacra do 3º Olho o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen.3) Imagine que o objecto ou animal que pretende encontrar, está à sua frente.4) Desenhe energicamente o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen nesse objecto ou animal.5) Imagine um Fio de Prata unindo os dois símbolos e permita que a intuição lhe dê uma resposta. Seja paciente.

Se a resposta não lhe for dada logo, pode ocorrer nos minutos ou horas seguintes; mantenha-se aberto à sua intuição.

REGRESSÃO COM REIKI

Uma das aplicações mais importantes do HSZSN é na cura kármica.

Usando este símbolo numa sessão de cura, traumas da vida actual podem ser eliminados, mudando-se literalmente o futuro.

O Hon-Sha-Ze-Sho-Nen também permite o acesso aos registos Akáshicos – os registos da existência da Alma – e quando utilizado em sessões de Regressão com Reiki, padrões de vidas passadas podem ser descobertos e eliminados, bem como dívidas kármicas resolvidas.

Este tipo de tratamento proporciona um efeito de dominó mudando o passado, o presente e o futuro também se alteram.

LEMBRAR OS SONHOS

Com a ajuda do HSZSN, podemos abrir a porta do inconsciente e converter os sonhos em experiências de lucidez, claridade e exploração do infinito metafísico.

Arranje um pedaço de papel azul. (Um quarto ou um oitavo de folha A4 é suficiente).

Desenhe nesse pedaço de papel, com um lápis, giz, (...) branco, o HSZSN.

13

Com a sinergia dos símbolos do Nível II, aplique-lhe Reiki diariamente durante cerca de 5 minutos, enquanto repete as seguintes afirmações...

Os meus sonhos são repletos de luz.Estou consciente enquanto sonho

Quando se for deitar, coloque o pedaço de papel azul, com o HSZSN desenhado em branco, debaixo da sua almofada ou na cabeceira da sua cama.

Já na cama e pronto para dormir, faça uma meditação breve, mentalizando ou desenhando energicamente o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen, nos chacras da Garganta e 3º Olho enquanto repete as afirmações mentalmente...

Os meus sonhos são repletos de luz.Estou consciente enquanto sonho

Deixar-se dormir com a visualização do Hon-Sha-Ze-Sho-Nen nos chacras da Garganta e 3º Olho.

Constatará que se lembra dos seus sonhos duma forma muito viva, com muitos pormenores, como se fossem reais. E não serão?

CURA À DISTÂNCIA

A maioria das técnicas de cura à distância começa com a representação da pessoa a ser curada. Caso não tenha uma foto dessa pessoa, pode utilizar um objecto que a represente, pode utilizar um objecto que a represente. Pode ainda representá-la mentalmente através da visualização.

Não é necessário dispor de muito tempo, mas é conveniente instalar-se num local silencioso e tranquilo onde não seja perturbado, e assim, iniciar a sua meditação. Meditação, neste contexto, não significa transe profundo, mas sim, um ligeiro estado de concentração.

Quando se acostumar a visualizar, poderá fazê-lo em qualquer lugar, mas se se está a iniciar no método, então reserve algum tempo para si e escolha um local aprazível para meditar.

14

AMBIENTE

Pode ser uma sala tranquila onde não seja perturbado. Feche a porta, tire o telefone do repouso, desligue o telemóvel, diminua a luz e se gostar ponha uma música muito suave e baixinha. O costume de acender uma vela é também bom e cria sempre um ambiente muito agradável, ideal ao estado de meditação.

Sente-se tranquilamente, respire fundo algumas vezes ou se preferir faça uma auto-indução para relaxamento, afaste pensamentos impertinentes e inunde-se de paz e harmonia. Olhe então para a chama da vela e imagine a pessoa que deseja curar.

INICIAR A SESSÃO

Deve de seguida obter a permissão da pessoa que quer tratar, questionando a alma daquela se permite que lhe seja enviada a energia de cura e amor incondicional. O mesmo processo deve de ser respeitado, no caso de uma mulher grávida, questionando o Ser que está dentro dela.

Caso, alguém lhe tenha pedido para enviar Reiki para outra pessoa que você não conheça, então deve possuir, o nome e morada dessa pessoa para que a energia seja bem direccionada.

Se, por exemplo, enviar energia para alguém que lhe pediu, então fará sentido o pedido de permissão, dado que foi inerentemente concedido.

Então, espere a resposta. Pode ser que ouça um “sim” ou um “não” mental, a pessoa pode voltar-se para si (sinal afirmativo) ou pode visualizá-la a ir-se embora ou a virar-lhe as costas (sinal negativo). Deverá respeitar a sua vontade, isto é, se receber permissão, durante o estado de meditação, então proceda, caso contrário, desista calmamente dos seus intentos, com amor e termine a sessão.

Caso a resposta ao seu pedido de permissão não seja claro, ainda assim, transmita a energia com a intenção de que esta actue somente se for aceite de boa vontade. Concentre-se então com a intenção de redireccionar a energia de cura para o planeta ou para outra pessoa que saiba que dela

15

necessite, caso a pessoa a recuse. Desta forma a energia pode ser reciclada positivamente sem violar o livre-arbítrio de ninguém.

Forçar alguém é literalmente antiético na cura. Pessoas e animais têm o direito de se apegar às próprias doenças, se assim o desejarem ainda que inconscientemente.

MÉTODOS DE CURA À DISTÂNCIA

Para a cura à distância podem utilizar-se diversos métodos. Seguidamente, apresentam-se alguns desses métodos; experimente cada um deles e escolha aquele que mais lhe agrade para as suas sessões de cura à distância.

MÉTODO DA VISUALIZAÇÃO

Depois de receber a permissão, envie em primeiro lugar, luz à pessoa.Todas as cores são positivas desde que sejam visualizadas brilhantes e vivas; inclusive o preto, por exemplo do céu nocturno, pode ser usado positivamente, existindo muitas razões pelas quais as pessoas podem necessitar desta cor que pode ter efeito confortante, estabilizante e protector. Algumas cores que surgem na cura à distância não são terrenas, sendo difícil a sua descrição; normalmente aparecem quando se usa o Reiki II e talvez seja esta a principal razão pela qual se deva deixar que a cor a enviar surja na nossa mente ao invés de escolher uma antecipadamente.

Então deixa a cor preencher a aura da pessoa e envie os símbolos do Reiki visualizando-os.

Envie primeiro o HSZSN, que é o símbolo que guia o Reiki no tempo e no espaço, depois o CKR para aumentar a intensidade da energia de cura e por fim o SHK para tratar o aspecto mental/emocional da doença.Depois de enviar os símbolos, faça uma pausa.

Poderá receber uma mensagem dos Anjos ou dos seus Guias Espirituais, ou ainda do receptor, com instruções para que se faça algo mais. Por exemplo:

16

“Preencha a aura da pessoa com luz dourada” – pode ser uma dessas possíveis mensagens. Esteja atento.

As mensagens dos Guias são sempre vivas e repletas de amor; recuse qualquer outro tipo de mensagem.

Visualize a pessoa com aspecto de quem está bem e completamente recuperada em função do problema que a atormenta durante cerca de 5 minutos.

Conclua a meditação.

Depois de terminar a sessão, ocupe-se de outras e esqueça o receptor para que a energia possa ser libertada na direcção deste.

Este processo simples tem efeitos profundos e pode ser tão efectivo quanto uma sessão com imposição directa das mãos.

MÉTODO SHIVA

Neste método, imagine que está ao lado da pessoa que necessita da energia, a realizar uma sessão de cura directa.

Para tal, desenhe energicamente no ar diante de si, os três símbolos: Hon-Sha-Ze-Sho-Nen, Sei-He-Ki e Cho-Ku-Rei.

Mentalize a intenção de se integrar com os símbolos e de se deslocar energicamente até junto da pessoa que pretende tratar.

Para acelerar a sessão de tratamento, visualize então pares extras de braços em si, como nas estátuas de Shiva, para que todas as posições do Reiki sejam feitas em simultâneo durante 5 a 7 minutos. Faça o alisamento da aura também.

Este método também pode ser utilizado no auto-reiki.

Para terminar, desenhe no ar diante de si o HSZSN, com intenção de o trazer energicamente de volta.

Este é um método que exige um esforço de concentração um pouco alto mas que pode proporcionar sessões altamente eficazes e gratificantes.

17

MÉTODO DA CONCHA

Este provavelmente o método mais simples para enviar Reiki à distancia.

Imagine a pessoa, o animal ou mesmo o planeta encolhidos de forma a caberem na palma da sua mão dominante.

Desenhe com a mão dominante: Hon-Sha-Ze-Sho-Nen, Sei-He-Ki e Cho-Ku-Rei.

Coloque a mão dominante sobre a mão dominante, conservando a imagem do destinatário da Energia Reiki, entre as duas mãos que ficam em forma de concha.

Em alternativa à visualização, pode usar uma foto da pessoa que pretende curar e colocá-la entre as suas mãos, transmitindo-lhe da mesma forma, os símbolos e a cura.

Pode ainda utilizar um objecto, como por exemplo um cristal, que simbolize ou represente o destinatário para o qual pretende direccionar Energia Reiki.

FREQUÊNCIA DAS SESSÕES

Determine a frequência das sessões de cura à distância a partir da gravidade do caso.

Para algo tão simples como uma dor de ouvido ou de cabeça, talvez baste uma sessão; para doenças mais sérias, repita a sessão de cura ainda que por intervalos de minutos, levando sempre em conta a fase do esquecimento e consequente libertação da energia para o receptor.Geralmente, uma ou duas vezes por dia são o suficiente para os estados que não inspiram cuidados extremos.

Pode ainda utilizar um dos métodos de manifestação de objectivos para enviar energia a determinada pessoa, como por exemplo o Triângulo de Manifestação ou o Caderninho do Reiki, conforme descrito mais à frente.

18

ACTIVAÇÃO DA SINERGIA DOS SíMBOLOS

Entendemos sinergia como uma associação ou união de diversas energias com vista à execução de determinada função.

Em termos práticos e tendo como pano de fundo o Reiki, podemos utilizar os símbolos deste nível como uma sinergia, integrando todos os símbolos simultaneamente e assim fazer a energia actuar de uma forma conjunta, segundo as diferentes manifestações da mesma.

Dado que o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen funciona a um nível mental, o Sei-He-Ki a um nível emocional e o Cho-Ku-Rei a um nível físico, podemos por exemplo antes de iniciar um auto ou heterotratamento, desenhar energicamente cada símbolo em cada dedo das mãos e respectivas palmas, ao mesmo tempo que unimos a energia da Terra (Mãe) e do Céu (Pai), com intenção que os mesmos actuem em conjunto, usufruindo das suas características e potencialidades específicas.

Iniciamos então…1- Enraizar levando as raízes ao núcleo da terra.2- A seguir activamos os símbolos energicamente em cada ponta dos

dedos de cada mão e respectivas palmas.3- Fazemos subir a energia do núcleo da Terra, pelo nosso lado esquerdo,

usando para esse propósito a raiz esquerda. 4- Ao chegar ao nível do ombro desce até à mão, e depois então segue o

seu percurso normal, cervical, cabeça até ao Chacra Coroa.5- Saindo pelo lado esquerdo do Chacra Coroa, fazemos a energia subir

até à bola de Luz, que está a 9 metros por cima de nós.6- Chegando à bola de Luz a energia da Terra mistura-se com a energia do

céu, descendo e entrando, pelo lado direito do Chacra Coroa em direcção à raiz, não esquecer que ao nível do ombro a energia desce até à mão, e depois continua a descida até ao núcleo da Terra, onde as energias se vão misturar.

Durante o auto ou heterotratamento, a energia de cada símbolo dirigir-se-á para onde for necessária.

UTILIZAÇÕES ESPECIFICAS DOS SÍMBOLOS

HARMONIZAÇÃO

19

Pode utilizar os símbolos na sua força conjunta, para harmonização de um espaço ou de um local específico de um espaço.

Os símbolos podem ser desenhados junto uns dos outros ou sobrepostos.

É conveniente verificar periodicamente os seus traços uma vez que eles gastam-se, especialmente se aplicados num local bastante desarmonizado energicamente.

NUMA SALA

Para harmonizar uma sala, desenhe os 3 símbolos com um giz branco numa parede branca, para que a energia dessa sala se harmonize.Se é um local onde há geralmente discussões, constatará que as mesmas se começarão a dissipar.

NUM LOCAL ESPECÍFICO

No caso de locais específicos, como por exemplo, à mesa da refeição, podem mesmo ser desenhados por debaixo da mesa com a intenção de harmonizar a hora da refeição.

A hora da refeição é de extrema importância para a nossa saúde e deve ser um momento de paz e tranquilidade. É o momento em que estamos a fortalecer o nosso corpo físico com substâncias fundamentais à nossa sobrevivência e quer em termos físicos quer em termos energéticos não é salutar comer enquanto se discute.

As vibrações que advêm dessas discussões são integradas juntamente com os alimentos que ingerimos, no nosso corpo físico, onde para além do mau estar proporcionado pelo desequilíbrio nervoso, provocado pela situação, provocam-se também distúrbios energéticos devido à energia dissonante absorvida pelos alimentos.

LIMPEZA DE CRISTAIS

Se você é daquelas pessoas que se sente atraída por cristais, sabe que essas bonitas pedras absorvem energias dissonantes. Muitas delas, chegam mesmo a sacrificar-se por nós partindo-se. (Quando isso acontecer, devolva o cristal à

20

Terra, enterrando-o num local bonito, por exemplo, num jardim).Eliminar os seus cristais dessas energias dissonantes é muito simples com o Reiki:

1) Segure o cristal com a mão não dominante.

2) Desenhe com a mão dominante o SHK seguido de CKR enquanto afirma a sua intenção, por exemplo: “Desejo que sejas purificado”.

Quando a sua intuição lhe indicar ou quando o cristal lhe pedir, mergulhe-o de um dia para o outro, em agua e sal marinho. De seguida, deixe-o secar à luz do sol, por um dia e uma noite ao luar de quarto crescente ou Lua cheia.

DEIXAR DE FUMAR

Este método é mais utilizado para as pessoas que não sejam iniciadas em Reiki e que pretendam deixar de fumar, podendo no entanto ser adaptado para o próprio.

Desenhe o HSZSN e o SHK num pedaço de papel, juntamente com o nome completo da pessoa a ser tratada e acrescente a seguinte afirmação:

O hábito de fumar, torna-se cada vez mais desagradável para mim!

Terá de seguida de enviar Reiki para o papel. Ligue-se então à Energia.

Utilize a sinergia dos símbolos do Nível II nas suas mãos.

Utilizando o método concha desenhe também energicamente os 3 símbolos (HSZSN – SHK – CKR) no pedaço de papel, já com a afirmação escrita, e permita que o Reiki flua para esse papel durante cerca de 5 minutos.

Peça então à pessoa que pretende deixar de fumar, para colocar o papel junto ou dentro do maço de tabaco que está a utilizar e para não esquecer de o colocar nos que utiliza de seguida.

Oriente a pessoa para que sempre que lhe apeteça fumar um cigarro, leia (ou mentalize, caso tenha decorado) a afirmação do papel e olhe por alguns

21

segundos para os dois símbolos lá desenhados, Hon-Sha-Ze-Sho-Nen e Sei-He-Ki.

Permita que a energia do Reiki actue.

O ideal serie que nos dias seguintes, energizasse o papel com mais 5 minutos de Reiki por dia. Caso não seja possível, sempre que encontrar a pessoa, energize o papel com mais 5 ou 10 minutos de Reiki.

Em alternativa, utilize o HSZSN e envie reiki à distância para o papel.

Alguns tratamentos locais à pessoa que pretende deixar de fumar, pode facilitar o processo de cura de um dos vícios mais graves para a saúde que o ser humano adquire.

CONSEGUIR UM EMPREGO

Conseguir um emprego sempre foi, e continua a ser, um processo complicado devido a todas as condicionantes que implica bem como do desgaste psicológico que acarreta.

O Reiki pode ter um papel importante na descomplicação do processo. Muitas vezes as nossas dificuldades têm origem em bloqueios energéticos que nos impedem de alcançar determinados objectivos, tendo esses bloqueios origem nas mais diversas causas da vida presente ou de vidas passadas.

O Reiki pode dissolver os referidos bloqueios que nos impedem de alcançar os nossos objectivos e clarear o nosso caminho no sentido de termos uma vivência com menos obstáculos.

Escreva então numa folha de papel…

Sou capaz de trabalhar e oferecer uma actividade útil ao mundo. Com o poder do Amor do Reiki, obtenho um emprego consonante com as minhas

necessidades e para o meu bem supremo.

Para outra pessoa, escrever o mesmo texto com máximo de dados, identificativos da pessoa, possível…

A Maria Manuela Campos Carmo Ferreira, nascida a, moradora em, é capaz de trabalhar e oferecer uma actividade útil ao mundo. Com o poder do

Amor do Reiki, obtém um emprego consonante com as suas necessidades e

22

para o seu bem supremo.

Ligue-se à Fonte.

Crie a Sinergia do Nível II nas mãos.

Segurando o papel na mão dominante, desenhe energicamente sobre o papel, com a mão dominante: Hon-Sha-Ze-Sho-Nen - Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei.

Utilizando o Método Concha, permita que o Reiki flua para esse pedaço de papel durante 5 a 10 minutos. Se pretender junte o Método de Visualização a este método e veja-se (ou a pessoa) a trabalhar ou a chegar a casa feliz depois de um dia de trabalho, a receber o vencimento no final do mês, feliz.

Termine desenhando novamente sobre o pedaço de papel os mesmos símbolos na mesma sequência: Hon-Sha-Ze-Sho-Nen - Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei.

Utilizando o mesmo papel, repita o processo até que o objectivo se concretize. Permita que o Reiki actue e dissolva os bloqueios associados a esse problema e depois… aguarde as surpresas.

Agradeça ao Amor Incondicional do Reiki mesmo antes de conseguir o seu objectivo.

AUTO-CURA EMOCIONAL

Este é um método para promover a cura emocional que implica a utilização da sinergia dos símbolos do Reiki II: Hon-Sha-Ze-Sho-Nen - Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei.

Se ainda não decorou os mantras e os yantras dos símbolos, desenhe-os num papel e coloque-o junto de si para ter um auxiliar de memória. Para começar, sente-se confortavelmente e relaxe o corpo e a mente. Respire profunda e pausadamente. Relaxe todos os músculos. Feche os olhos.

Facultativamente, ligue-se à Energia com a sua oração habitual.

Traga à sua memória um problema emocional que queira curar.

Concentre-se nos sentimentos que esse problema lhe proporcionou e nos que ainda lhe proporciona.

Desenhe Cho-Ku-Rei…

23

1. À sua frente no ar;

2. Nas palmas das mãos;

3. Sobre o chacra da Coroa, no topo da cabeça.

Repita os 3 passos com o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen.

Desenhe à sua frente no ar Sei-He-Ki.

Traga novamente à sua memória o problema emocional que pretende curar e concentre-se mais uma vez nos sentimentos que esse problema lhe proporcionou e nos que ainda lhe proporciona.

Permita que a mente reveja o acontecimento como um filme mental.

Desenhe Sei-He-Ki mentalmente sobre essas imagens mentais. Imagine o símbolo em 3 dimensões a envolver cada imagem, curando-a. Fique atento às sensações do seu corpo.

Desenhe o Sei-He-Ki em ambas as mãos e coloque-as onde a sua intuição lhe indicar. Permita que a Energia de Amor Incondicional flua para si e que os bloqueios energéticos a essa situação sejam libertados.

Permita que as suas emoções sejam curadas.

Se desejar chorar, não reprima as lágrimas. Sinta que com elas, o problema emocional sai da sua mente e do seu corpo.

Perdoe mentalmente a pessoa que lhe causou esse problema emocional. Se foi você o causador, conceda o perdão a si próprio.

Coloque agora as mãos no Chacra do Coração e sinta-o a encher-se de Amor Incondicional.

Medite na Harmonia e Amor Incondicional do Sei-He-Ki e permita que o reiki flua para o seu Chacra Cardíaco o tempo que achar necessário.

Sinta o Reiki a fluir para todo o seu corpo preenchendo-o completamente de Amor Incondicional e Harmonia. Sinta a bênção que é estar preenchido com essa Energia. Caso se sinta a adormecer, deixe-se dormir e permita que a sua mente e o seu corpo se curem completamente.

24

Finalize desenhando o Cho-Ku-Rei no ar diante de si. Agradeça à Fonte.

Faça esta meditação 1 vez por dia, durante os dias que desejar, até se sentir completamente curado.

Aprecie os resultados e fique atento às mudanças que vão ocorrer dessa cura.

MNEMÓNICA DA AUTO-CURA EMOCIONAL KÁRMICA

1. Relaxe e feche os olhos. Ligue-se à Energia.

2. Concentre-se no problema e nos sentimentos que proporciona.

3. Desenhe CKR no ar, nas mãos e no Chacra da Coroa.

4. Repita com HSZSN.

5. Desenhe o SHK no ar.

6. Concentre-se no problema e nos sentimentos que proporcionou e proporciona, permitindo que se crie um filme mental do ocorrido.

7. Desenhe SHK em 3D mentalmente a envolver as imagens. Atente nas sensações do seu corpo.

8. Desenhe o SHK em ambas as mãos e permita que o Reiki flua por elas para o local do corpo indicado pela sua intuição.

9. Se chorar, sinta que o problema emocional sai com as lágrimas.

10. Perdoe e coloque as mãos no Chacra do Coração.

11. Medite no Amor Incondicional e Harmonia do SHK o tempo que achar necessário.

12. Desenhe o CKR no ar e agradeça à Fonte.

25

CURA KÁRMICA

1) Sente-se em estado meditativo, feche os olhos e ligue-se à Fonte.2) Diga ou pense no nome e sobrenome da pessoa que está a ser tratada

ou o próprio.3) Desenhe energicamente o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen activando-o – não

esquecendo de verbalizar o seu mantra, podendo fazê-lo mentalmente.4) No tratamento à distância - diga ou pense no nome e sobrenome da

pessoa e visualize o seu rosto.5) Faça a si mesmo a pergunta: “Se existisse uma linha que partisse do

lugar em que me encontro e me mostrasse simbolicamente toda a vida - da pessoa a ser tratada ou do próprio, onde estaria ela?” A linha não tem início – nem fim. Não estabeleça limites. O processo da vida é infinito, porque tem origem divina. Sem começo - nem fim.

6) Peça que lhe seja mostrado na linha da vida - um trauma não curado ou um conceito kármico. A aparência na linha da vida do trauma ou karma, pode ser de uma mancha escura, uma cruz, um circulo ou qualquer outra forma/símbolo. Deve tratar-se de um trauma cuja cura no momento pareça significativa, eficiente e, totalmente isenta de riscos em relação à evolução da cura ou do caminho/aprendizagem da pessoa.

7) Observe então onde surgiu a marca que designa o trauma ou karma.8) Desloque-se para a zona da linha, onde surgiu a marca.9) Envie energia para esse mesmo ponto, desenhando e energicamente

HSZSN, seguido de CKR e SHK. Se sentir vontade pode repetir os símbolos sempre que sua intuição assim indicar.

10) Termine quando sentir que o bloqueio foi desfeito. Pode repetir o tratamento a vezes que achar necessárias.

Atenção! Nunca pise a linha da vida.

Esta técnica pode ser utilizada para tratamentos de situações futuras, bastando para isso, colocar a intenção que vamos tratar possíveis acontecimentos negativos no futuro da pessoa ou próprio. Use a sua intuição.

PROJECÇÃO ASTRAL COM REIKI

Permita-se viajar para os locais que deseja visitar ou

26

conhecer ou até mesmo viajar até uma vida passada sua.

Este método é também eficaz, na compreensão de algum bloqueio kármico relacionado com alguma vida passada ou algum momento pertencente ao passado da sua vida actual.

Pode através deste método visualizar e compreender a origem do conceito kármico – vida passada ou presente - e o bloqueio emocional, mental ou físico.

Após localização da origem do bloqueio, pode dar inicio imediato à sua cura, usando qualquer uma das técnicas acima descritas.

1. Relaxe e feche os olhos. Ligue-se à Energia.

2. Faça a sua protecção, da bolha, com cor dourada - Obrigatório.

3. Mentalize intencionalmente o local onde deseja ir ou peça que lhe seja mostrado a origem do seu incómodo/problema.

4. Coloque os símbolos de CKR e SHK (em dourado), dentro da sua bolha de protecção.

5. Desenhe HSZSN à sua frente, no ar.

6. Abra o símbolo a meio e entre para dentro do portal que ele abriu.

7. Muito importante - Feche o símbolo atrás de si. (Nunca deixem nenhum portal aberto.)

8. Está neste momento dentro do Plano Astral; desenhe, novamente, HSZSN à sua frente no ar.

9. Saia para a nova dimensão/realidade que desejou ir/visualizar.

10. Assim que sair feche o portal - Obrigatório.

11. Concentre-se no problema e nos sentimentos que proporciona.

12. No caso de estar a tentar localizar a origem de um problema, esteja atento a tudo o que lhe possa fornecer informação.

13. Quando se der por satisfeito; Desenhe HSZSN à sua frente, no ar.

27

14. Abra o símbolo a meio e entre para dentro do portal que ele abriu.

15. Encontra-se novamente no Plano Astral.

16. Desenhe HSZSN à sua frente e saia, regressando, para a sua dimensão real, do seu aqui e agora.

17. Feche o portal atrás de si - Obrigatório.

Lembre-se de que tudo o que viu e sentiu, foi para lhe proporcionar informação e compreensão necessária, para poder resolver bloqueios kármicos, que o afectam ao nível mental, emocional e físico.

Não é para voltar a reviver situações passadas e ficarmos novamente agarrados ao mesmo sentimento/bloqueio.

O Perdão e Aceitação - são o segredo e a base de todo e qualquer desbloqueio.

TRATAMENTOS RÁPIDOS

Com o aumento da quantidade de energia que flui pelo Reikiano a partir do Nível II, torna-se possível a execução de tratamentos rápidos em situações específicas. Podemos assim fazer um equilíbrio dos 7 Chacras principais em 15 minutos, um tratamento rápido em 10 minutos e um método para alívio de tensão emocional que pode durar cerca de 5 minutos.

EQUILÍBRIO DOS 7 CHACRAS

Este tratamento centra, equilibra e recarrega uma pessoa (ou você mesmo) de uma forma simples e rápida.

Pode também ser usado como uma demonstração da actuação da energia, para pessoas desconhecedoras da eficácia do Reiki.

A pessoa (ou você) pode estar sentada numa cadeira ou deitada.

Ligue-se à Fonte e active a Sinergia dos símbolos do Nível II.

28

1- Coloque a mão no Chacra da Coroa e outra no Chacra do 3º Olho.

2- Desenhe mentalmente o SHK e o CKR nas costas ou nas palmas das suas mãos mantendo-as nessas posições cerca de 5 minutos.

3- Mude a sua mão para o Chacra da garganta e a outra para o Chacra do Coração.

4- Visualize de novo os símbolos e mantenha essas posições por mais 5 minutos.

5- Mude uma mão para o Chacra do plexo Solar e a outra para o espaço entre o Chacra Sexual e o Chacra da Raiz com intenção de que a Energia se dirija para ambos os Chacras.

6- Visualize de novo os símbolos nas palmas ou costas das mãos mantendo-as nessa posição por mais 5 minutos.

7- Facultativamente, termine com um alisamento da aura.

TRATAMENTO RÁPIDO

Quando tiver somente 10 minutos para um tratamento, esta é a solução.

Coloque as mãos numa das 3 posições da cabeça e afirme mentalmente:

Esta posição corresponde agora às 4 posições da (minha) cabeça e pescoço.

Desenhe energicamente com o Chacra do 3o Olho, o Sei-He-Ki Cho-Ku-Rei nas costas das suas mãos ou nas palmas das suas mãos e permita que o Reiki flua durante 5 minutos.

Faça o mesmo em relação ao tronco. Por exemplo: coloque uma mão no Chacra do Coração e outra no Chacra do Plexo Solar e afirme mentalmente:

Esta posição corresponde agora às 4 posições da (minha) tronco.

Volte a visualizar os símbolos nas suas mãos e deixe o Reiki fluir por mais 5 minutos.

Agradeça sempre.

29

ALÍVIO DE TENSÃO EMOCIONAL

Este tratamento deve aplicar-se em situações de emergência como por exemplo: pânico ou stress excessivo e faz-se em 5 minutos.

Peça ao receptor para fechar os olhos e respirar lenta e profundamente.Coloca-se uma mão no Chacra do 3o Olho e a outra na parte anterior dor cabeça, por cima da nuca.

Visualiza-se o SHK a entrar pelo Chacra da Coroa do receptor e a entrar no corpo do mesmo, ao longo dos sete Chacras principais. Faz-se esta visualização 3 vezes.

De seguida, visualiza-se o CKR a entrar como um raio, também pelo Chacra da Coroa e a percorrer o mesmo caminho.

Repete-se a visualização dos símbolos, as vezes que se achar necessário, durante o tratamento.

Agradeça sempre.

MANIFESTAÇÃO DE OBJECTIVOS

Existem vários métodos para manifestação de objectivos com a ajuda do Reiki e dos seus símbolos.

Estas práticas de manifestação podem mudar a vida duma pessoa e deve-se ter sempre em mente as questões éticas que podem acarretar. Deve-se assim ter sempre atenção que o pedido deve ser feito para o bem supremo da pessoa em questão.

Quando utilizar um destes métodos deverá, logo que o objectivo é atingido, dar graças à Luz do Reiki pelo cumprimento desse objectivo.

ESPELHO DE REIKI

O espelho de reiki pode-nos ajudar a modificar determinados hábitos, atitudes ou comportamentos que gostaríamos de transformar.

Começar com uma breve meditação e relaxamento. Ligue-se à Fonte.

30

1. Mentalize o HSZSN diante de si. Imagine saindo dele, uma imagem igual a si, como se se estivesse a ver num espelho.

2. Visualize o comportamento ou hábito que quer modificar em si.

3. Envie o SHK sobre a imagem do Espelho de Reiki, Imagine o SHK em 3 dimensões a envolver a imagem até que esta se transforme em luz arco-íris.

4. Imagine que a luz arco-íris forma um remoinho e toma a figura do comportamento desejado ou uma realização positiva. Uma imagem sua sem o hábito que pretende eliminar.

5. Envie o CKR sobre essa imagem já transformada.

6. Absorva a energia dessa imagem para dentro de si através da inalação. Inspire-a profundamente.

Faça uma meditação as vezes que achar necessário.

Utilize também este método para substituir qualquer objecto de apego que seja prejudicial para si, por outro objecto ou actividade que lhe traga mais benefícios.

VISUALIZAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO

Comece por sentar, relaxar e respirar lenta e profundamente.

Em voz alta ou para si mesmo, diga a sua meta, o objectivo que pretende alcançar.

Faça a declaração de tal forma que somente uma interpretação possa ser feita, isto é, não diga o seu objectivo de forma a que possam haver outras interpretações mas sim duma forma clara, de forma a que só uma interpretação seja possível, como por exemplo...

Pretendo fazer o Exame de Condução, que vai ter lugar no dia 00 do Mês de 0000 em Lisboa, com sucesso!

Facultativamente, ligue-se à Energia com a sua oração habitual.

Desenhe os símbolos nas palmas das mãos na seguinte ordem:

31

Hon-Sha-Ze-Sho-Nen - Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei

Na sua mente, crie um filme mental da meta ou objectivo já realizado ou a ser realizado. (Neste momento, veja-se a ser cumprimentado pelo seu instrutor, pelos seus familiares, pelos amigos, graças ao sucesso do seu exame).

Desenhe mentalmente os símbolos do Reiki nessa gravura mental, começando e finalizando com o Símbolo do Poder...

Cho-Ku-Rei - Hon-Sha-Ze-Sho-Nen - Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei

Quando terminar diga em voz alta ou mentalmente...

Se este objectivo for possível para o meu Bem Supremo, que assim seja na realidade!

Termine desenhando de novo os símbolos do Reiki mais uma vez na gravura mental, selando-a com o Símbolo do Poder...

Hon-Sha-Ze-Sho-Nen - Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei

O processo está concluído e a meta ou objectivo que mentalizou, e que pretende se concretize, começa a partir desse momento a manifestar-se.

Se a sua intuição pedir, faça esta visualização as vezes que forem necessárias nos dias seguintes, ou quando assim intuir, até que o objectivo seja atingido.

Permita que o reiki o surpreenda.

TRIÂNGULO DO REIKI

Outra técnica de transformação é a do triângulo do Reiki. É uma boa escolha para aqueles que não se sentem à vontade com técnicas de visualização. Também porque envolve a escrita, é mais concreta e pode ajudar na focalização daquilo que verdadeiramente se deseja.

1. O primeiro passo consiste em desenhar um triângulo.

32

2. No canto inferior esquerdo do triângulo, escreva o nome da pessoa em causa (o seu nome ou de outra pessoa).

3. No canto inferior direito do triângulo escreva a situação actual e que atormenta a pessoa por exemplo:

Preocupação com o exame de Matemática no próximo dia 21

4. Por fim, no topo do triângulo escreva aquilo que quer que aconteça e deverá ser sempre a melhor solução possível à situação, para o bem supremo da pessoa.

Exame de Matemática, no próximo dia 21, concluído e com avaliação positiva para o seu bem supremo.

5. Depois de desenhar o seu triângulo, escrever o nome, situação e solução, desenhe o símbolo de Poder (CKR), em cada um dos três vértices do triângulo.

6. Desenhe novamente CKR sobre o triângulo inteiro.

7. Envie Reiki para o Triângulo durante cerca de 5 minutos, com intenção que a meta de escrita se manifeste.

Envie Reiki ao triângulo, sempre que a sua intuição lhe pedir e até que o objectivo seja alcançado. Se quiser pode enviar Reiki à distância com ajuda do HSZSN para o seu triângulo de manifestação.

É indiferente, escrever o nome, situação actual e solução, fora, dentro ou sobre os vértices do triângulo. O importante é a intenção com que se efectua o processo.

Não esqueça que aquilo que escreve deve ser bem claro e especifico, sem ambiguidades.

CADERNO DO REIKI Há pessoas que pedem ao Cosmos através de orações, através da fé religiosa fazendo promessas ou oferendas e alcançam os seus objectivos.

Nesta técnica descreve-se num caderno tudo o que se deseja curar, alterar, obter, fazer, concluir, conseguir, saber, compreender e libertar. Pode-se também colocar fotografias, nomes e moradas de pessoas queridas, a quem vamos dirigir a energia.

33

Para facilitar o manuseio do caderno, sugere-se a divisão do mesmo em assuntos específicos (saúde, finanças, espiritualidade, etc.). Desenhe em seguida os três símbolos... HSZSN, SHK, CKR escrevendo-se ao lado destes, os respectivos mantras (3 vezes cada) na contracapa e na última capa do caderno.

De seguida, coloque o caderninho do Reiki sobre uma mão (que deve de estar em forma de concha e com os dedos unidos) e com outra mão desenhe os símbolos na sequência: Hon-Sha-Ze-Sho-Nen – Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei, sobre a capa. Aplique 5 minutos de energia no caderno que deve de estar entre as mãos e repita a operação na última capa. O caderno continua assim energizado por cerca de 24hrs.

O caderninho de Reiki deverá ser reenergizado todos os dias, para que os símbolos activem o direccionamento da energia Reiki a todos os pedidos que estiverem escritos no caderno. Esta energitização diária, pode ser feita em apenas 5 minutos sobre um dos lados, sem a necessidade de virar o caderninho como na activação inicial.

CAIXINHA DO REIKI A caixinha do Reiki é usado inicialmente quando não possuímos informação suficiente sobre a pessoa à qual vamos direccionar energia e é também, uma forma de auxiliar um grande número de pessoas com as quais possuímos uma relação menos estreita.

No fundo da caixinha do Reiki, internamente, desenhe os símbolos na sequência: Hon-Sha-Ze-Sho-Nen – Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei, cada qual com o seu respectivo mantra 3 vezes. Não é necessário desenhar os símbolos na tampa da caixa.

Dentro da caixinha, coloca-se então os pedidos de diversas pessoas ás quais desejamos direccionar a energia do amor incondicional. Pode-se colocar também fotografias mensagens de correio electrónico, pedaços de tecido, etc.

Por fim, aplique cerca de 5 minutos de Reiki e reenergize a energia dos símbolos a cada 24hrs por mais 5 minutos.

34

REIKI E OS ANJOS

Os Anjos (Seres de Luz), estão presentes a partir do momento que a pessoa vai receber a iniciação do primeiro nível, diz “sim” a essa mesma iniciação, para si próprio.

Contudo, a maioria dos iniciados, somente se consciencializa da sua presença, quando recebe a sintonização do 2º Nível.

Depois de usar o Reiki II por alguns meses, os iniciados trabalham com os anjos conscientemente em todas as curas.

Trabalhar com consciência desta orientação superior dá um prazer imenso.

Enquanto a orientação dos Anjos não se torna consciente, o iniciado apercebe-se de intuições elevadas, não entende como teve determinado “pensamento”, não sendo esse “pensamento” uma chave de informações para a cura que está a praticar no momento, para futuras ocasiões ou mesmo para o seu auto-tratamento.

Os Anjos, decerto desejam que você adquira estes conhecimentos e que fique mais consciente da presença desses Seres de Luz, podendo desta forma usufruir mais efectivamente da sua ajuda, quando tudo ao mínimo sinal de receio da sua parte, os Anjos fingem que não existem. Não deixam ainda assim de o ajudar.

Se tiver muita curiosidade e se fizer algum esforço para estreitar as relações com estes seres de Amor Incondicional, não esteja à espera de ver Anjos com asas, conforme a figura acima. Em vez disso, espere sentir uma vibração de amor e paz muito intensa e confortante.

A RESPONSABILIDADE DO NÍVEL II

OS CURADORES DA TERRA

35

Como praticantes do Reiki II, você faz parte do grupo de curadores da Terra, vindo a habilidade acompanhada da responsabilidade.

No Reiki I, você desenvolveu a capacidade de curar a si mesmo e ao outros, com Reiki II você desenvolve a capacidade por meio do processo de libertação e iluminação mental e emocional de ajudar tudo o que o rodeia sem barreiras de tempo ou espaço, inclusivamente o nosso planeta.

Como curador da Terra, acrescente então outro principio aos 6 princípios do Nível I:

Pelo menos hoje, enviarei 5 minutos de Reiki para a Terra

Para os seus rios, para as florestas, para a camada de ozono, para um povo em sofrimento, para os oceanos, para os políticos que tomam grandes decisões, para os cientistas que buscam a cura para as doenças, para espécies em via de extinção.

ENVIAR REIKI PARA A TERRA

Facultativamente, ligue-se à Fonte.

Active a sinergia dos símbolos do nível II.

Utilizando o método de concha, ou outra, coloque entre as suas mãos um objecto esférico que represente a terra.

Segurando esse objecto com a mão não dominante, desenhe com a mão dominante, os 3 símbolos do Reiki II, da seguinte ordem...

Hon-Sha-Ze-Sho-Nen – Sei-He-Ki – Cho-Ku-Rei

Permita que o Reiki flua por si, pelas suas mãos, para o objecto que simboliza a Terra, o tempo que quiser, no mínimo 5 minutos.

Se preferir utilize um globo terrestre e transmita energia impondo-lhe as mãos como se de uma pessoa se tratasse.

Sinta como é gratificante enviar Reiki para a Terra e deixe-se surpreender com o resto que o Universo lhe proporcionará.

36

Permita que, depois de enviar Reiki para a Terra o Universo o abençoe com uma chuva de Luz e Amor Incondicional. Feche os seus olhos, abra o coração e desfrute.

A RESPONSABILIDADE DO NÍVEL II

Com a sintonização do Reiki II, deixamos de ser somente canais de energia, passando a nossa intenção a ter papel de especial relevância, não só na cura da Terra mas na cura dos nossos familiares, amigos, conhecidos ou desconhecidos.

No caso da cura da Terra podemos e devemos enviar Reiki sempre que quisermos, contudo, para o envio dos seres humanos, devemos ter sempre presente que não devemos interferir no seu livre-arbítrio, na vontade da sua alma, naquilo que esta pretende experienciar e como tal respeitar esta vontade, sem julgar.

Devemos assim, cuidar os nossos pensamentos, pois tanto estes como as nossas intenções de cura, devem ser sempre focalizadas na melhoria, quer

do nosso bem supremo, quer do bem supremo da pessoa à qual direccionamos a Energia de Cura e Amor Incondicional, o Reiki.

Acima de tudo, devemos fazer do Reiki uma prática familiar de amor incondicional, compaixão, luz e transcendência do ego, num caminho de transformação e evolução espiritual e humana incessante que é na verdade o significado da realização da alma:

Mais além, mais além de tudo, até à outra margem, a margem da Libertação, da Iluminação.

OS SETE CHACRAS PRINCIPAIS

37

CHACRA RAIZ OU BASE: VERMELHO

Nome Sânscrito: MULADHARA

Funções físicas: Este chakra está localizado na região do cócix na base da coluna. Está ligado às funções do sistema circulatório, sistema reprodutivo, e ainda ás funções das extremidades inferiores. É o centro da nossa força vital básica. Influência os testículos e os ovários, as pernas, pés e a região pélvica.

Funções metafísicas: Este centro está ligado ao centro de percepção interna que controla as nossas energias dos estímulos vitais. Devidamente estimulado, pode despertar o conhecimento de aptidões de vidas passadas e acalmar receios.

ESTADOS EMOCIONAIS / MENTAIS QUE PROVOCAM DISFUNÇÕES

HIPERACTIVIDADE DO CHAKRA Fisicamente agressivo, beligerante, impulsivo, incapacidade de reconhecer os limites, obsessivamente sexual, hiper-activo, temerário.

HIPOACTIVIDADE DO CHAKRA Manipulador, excessivamente prudente, pujante de força, possessivo, inseguro, ansioso por excitação e mudança mas com recusa de intervir, exaustão sem energia para fazer o que queremos. Inacção; agressão; beligerância.

CHAKRA SEXUAL, PÉLVICO OU DA ALMA: LARANJA

Nome Sânscrito: SWADHISHTHANA

Funções físicas: Este centro está parcialmente ligado à função das glândulas supra-renais. Tem também uma grande influência no sistema reprodutivo e em todo o sistema muscular. Afecta o sistema de eliminação do corpo, as actividades do baço, bexiga, pâncreas e rins. É um importante centro de desintoxicação do corpo.

Funções metafísicas: Este centro influência as sensações e as emoções, desejo, prazer e sexualidade. Está ligado ao conhecimento da criatividade. Controla muitas manifestações da personalidade. Pode ser estimulado com cor para estabelecer a comunicação com as energias e entidades do plano astral superior.

38

ESTADOS EMOCIONAIS / MENTAIS QUE PROVOCAM DISFUNÇÕES

HIPERACTIVIDADE DO CHAKRA ESPLÉNICO / SEXUALEgoísta, arrogante, voluptuoso, excessivamente orgulhoso ou presunçoso, emocionalmente susceptível e ganancioso.

HIPOACTIVIDADE DO CHAKRA ESPLÉNICO / SEXUALDesconfiado, introvertido, incapaz de manifestar emoções, preocupado com a opinião dos outros, anti-social, e segue a multidão.

CHAKRA DO PLEXO SOLAR: AMARELO

Nome Sânscrito: MANIPURA

Funções físicas: Este chakra está ligado à região do plexo solar do corpo. Isto inclui o sistema digestivo, as glândulas supra-renais, o estômago, o fígado e a vesícula biliar. Auxilia o corpo na assimilação dos alimentos. Está também ligado às funções do hemisfério esquerdo do cérebro. Muitas doenças incapacitantes, úlceras, problemas intestinais e doenças psicossomáticas são atenuadas quando trabalhamos com este centro.

Funções metafísicas: Este centro está ligado ao nível de conhecimento que nos torna clarividentes – a capacidade de interpretarmos os sentimentos e as emoções dos outros. É um centro de empatia e impressões psíquicas gerais. Quando estimulado, desperta o conhecimento e talentos e capacidade de outros espíritos. Ajuda-nos a harmonizar com os princípios fundamentais da natureza.

ESTADOS EMOCIONAIS / MENTAIS QUE PROVOCAM DISFUNÇÕES

HIPERACTIVIDADE DO CHAKRA DO PLEXO SOLARCriterioso e crítico, fanfarrão, absolutista no comportamento, sempre a fazer planos sem os expressar, teimoso, necessidade de mudanças constantes / diversidade.

HIPOACTIVIDADE DO CHAKRA DO PLEXO SOLARSentimento de rejeição, distância, sentimento de isolamento, insegurança, problemas psicossomáticos.

39

CHAKRA CARDÍACO OU DO CORAÇÃO: VERDE

Nome Sânscrito: ANAHATA

Funções físicas: Este centro é influente na função da glândula timo e de todo o sistema imunológico do corpo. Está ligado ao coração e às actividades pulmonares, juntamente com o sistema circulatório. Actua sobre a assimilação dos alimentos. Tem uma poderosa influência nas doenças infantis e no desenvolvimento de um sistema imunológico forte. Está também ligado ao trabalho de regeneração de tecidos.

Funções metafísicas: Este centro medeia e equilibra as actividades dos outros chakras. Se está desequilibrado os outros estarão desequilibrados. Está ligado ao nível do nosso conhecimento que desperta a compaixão e as nossas capacidade curativas inatas. Quando devidamente estimulado com cor pode descobrir o talento para ver as forças mais profundas nas plantas e animais, assim como o conhecimento dos sentimentos e verdadeiras intenções dos outros.

ESTADOS EMOCIONAIS / MENTAIS QUE PROVOCAM DISFUNÇÕES

HIPERACTIVIDADE DO CHAKRA CARDÍACOZangado, invejoso, culpabilizante para os outros, avaro e mesquinho, atrevido, cilindra os outros e procura desfrutar das vantagens obtidas.

HIPOACTIVIDADE DO CHAKRA CARDÍACONecessita de confirmação constante do seu valor próprio, inseguro, falta de vontade própria, possessivo, sem confiança nem capacidade para se sentir amado, falta de compaixão.

CHAKRA DA GARGANTA OU LARÍNGEO: AZUL

Nome Sânscrito: VISHUDDA

Funções físicas: Os chakra laríngeo está ligado às funções da garganta, esófago, boca, dentes, tiróide e as glândulas paratiróides. Actua fortemente sobre o sistema respiratório, as funções dos brônquios e todo o aparelho vocal.

Funções metafísicas: Este chakra está ligado às funções do hemisfério direito do cérebro e ás funções criativas da mente. Pode ser estimulado pela cor

40

para despertar clariaudição e para nos ajudar a sentir exuberantes. Pode ser estimulado ao ponto de sondar os pensamentos dos outros (telepatia), e pode despertar o nível de conhecimento que mergulha nos verdadeiros princípios do fenómeno natural.

ESTADOS EMOCIONAIS / MENTAIS QUE PROVOCAM DISFUNÇÕES

HIPERACTIVIDADE DO CHAKRA LARÍNGEO / GARGANTAInsolente, dogmático, fanático, impulsivo, fala negativamente, asperamente, tradicionalista, hiperactivo.

HIPOACTIVIDADE DO CHAKRA LARíNGEO / GARGANTARende-se aos outros, resiste á mudança, melancólico, reacções lentas, teimoso.

CHAKRA DO 3º OLHOU OU FRONTAL: ÍNDIGO

OU ROXO

Nome Sânscrito: AJNA

Funções físicas: O centro frontal influência as funções da pituitária e de todo o sistema endócrino. Tem também ligações ao sistema imunológico. Actua sobre as sinapses do cérebro e é a chave para o funcionamento equilibrado dos hemisférios cerebrais. Actua sobre sinusites, olhos, ouvidos e o rosto em geral.

Funções metafísicas: Este é o centro que actua sobre a clarividência e todo o magnetismo do corpo (os aspectos femininos das nossas energias). Está ligado ao nível do subconsciente que controla as percepções intuitivas, imaginação criadora e a visualização.

ESTADOS EMOCIONAIS / MENTAIS QUE PROVOCAM DISFUNÇÕES

HIPERACTIVIDADE DO CHAKRA 3º OLHOAtormentado, receoso, hiper-sensível, impaciente, deprecia o comportamento dos outros, «distanciado».

HIPOACTIVIDADE DO CHAKRA 3º OLHODúbio, invejoso dos talentos alheios, esquecido, supersticioso, receoso, preocupado.

41

CHAKRA CORONÁRIO OU COROA: VIOLETA

Nome Sânscrito: SAHASRARA

Funções físicas: Este centro afecta as funções de todo o sistema nervoso e de toda a estrutura óssea do corpo. Influência a glândula pineal e as sinapses eléctricas no corpo. Está ligada à própria função da medula oblongata.

Funções metafísicas: Este chakra é um elo de ligação ao nível do subconsciente que envolve a nossa essência espiritual. É um centro que nos ajuda a sintonizar com as mais elevadas forças do universo, e tem uma poderosa influência na depuração dos nossos campos de energia mais subtis. Este centro é um elo entre vidas passadas e os seus efeitos sobre nós no presente.

ESTADOS EMOCIONAIS / MENTAIS QUE PROVOCAM DISFUNÇÕES

HIPERACTIVIDADE DO CHAKRA CORONÁRIO / COROAImaginação extremamente erótica, necessita de sentir-se popular e indispensável, necessidade de simpatia, hipoactividade.

HIPOACTIVIDADE DO CHAKRA CORONÁRIO / COROASente-se incompreendido, desacreditado, negativista, imagem negativa de si próprio, falta de ternura.

MANTRAS

MANTRA DO CHACRA RAIZ OU BASE: “LAM”MANTRA DO CHACRA SEXUAL, PÉLVICO OU DA ALMA: “VAM”MANTRA DO CHACRA PLEXO SOLAR: “RAM”MANTRA DO CHACRA CARDÍACO OU CORAÇÃO: “YAM”MANTRA DO CHACRA DA GARGANTA OU LARÍNGEO: “HAM”MANTRA DO CHACRA DO 3º OLHO OU FRONTAL: “OM”MANTRA DO CHACRA CORONÁRIO OU COROA: “AUM”

BIBLIOGRAFIA

42

Diane Stein, Reiki EssencialMartin Brofman, Tudo Pode Ser Curado - Sistema Corpo EspelhoJohnny de’ Carli - Reiki Universal

43