manual programador gprs universal

18
Software Programador Rev 0.2 Módulo GPRS Universal

Upload: cicero-milan

Post on 26-Jul-2015

473 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual Programador GPRS Universal

Software Programador

Rev 0.2

Módulo GPRSUniversal

Page 2: Manual Programador GPRS Universal

Indice:

Introdução..........................................................................................

Características...................................................................................Conhecendo o Software de Programação............................................... 1 - Conta, IP’s e Portas...................................................................

2 - SIMCARD................................................................................... 3 - Tempos e Reporte...................................................................... 4 - Eventos Locais...........................................................................

5 - Call Back IP................................................................................

6 - Programação..............................................................................

Cabo de comunicação.......................................................................

01

01

0202

04

06

09

11

13

15

Page 3: Manual Programador GPRS Universal

Manual do software programador GPRS Universal ECP

» Características:

- Permite configurar todas as funções do GPRS Universal;- Compatível com sistema operacional Windows;- Conecta através de cabo de comunicação serial e;- Comunicação TCP/IP (Internet);- Interface limpa e de fácil utilização;

Página 01

» Introdução: A configuração do módulo GPRS Universal deve ser realizada através do software Programador GPRS Universal, fornecido gratuitamente pela ECP no site www.ecp.com.br, que deve ser devidamente instalado em um computador com porta serial disponível. O software de programação possibilita salvar as programações de cada módulo configurado através do nome (pagina 2). Desta forma, é possível definir toda a configuração doproduto, salvá-la e enviá-la para o módulo quando desejado.

Page 4: Manual Programador GPRS Universal

Página 02

» Conhecendo o Software de Programação:

1 - Conta, IP’s e Portas:

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 5: Manual Programador GPRS Universal

1) Conta, IP’s e Portas:

• Conta: Este campo armazena os 4 dígitos da conta do cliente, que será sua identificaçãojunto à central de monitoramento. Quando existir um painel de alarme monitorado conectadoao GPRS e o número da conta estiver definido como “0000” (zero), o módulo captura o númerode conta utilizado por esta central automaticamente durante o primeiro evento transmitido por ela,memorizando-o e passando a utilizá-lo em todas as futuras comunicações.

• IP Principal: Este campo armazena o endereço de IP Principal e sua respectiva porta, ondedeve estar instalado o software Receptor IP. Serão transmitidos para este IP todos os eventosgerados pelo módulo GPRS ou pelo painel de alarme conectado a ele, assim como requisiçõespara a programação remota (Call Back IP). Deve ser preenchido de acordo como o exemplo.

• Nome: Armazena o nome do cliente, que será utilizado para identificar o arquivo em disco.

• IP Backup: Este campo armazena o endereço IP Backup e sua respectiva porta, onde deveestar instalado e devidamente configurado o software Receptor IP. Caso não consiga conexãocom o endereço IP Principal, o módulo alternará tentativas entre os IP’s Principal e Backup.Caso o IP Backup não seja utilizado, deixe-o vazio (IP e Porta). Ver exemplo do IP Principal.

• Call Back IP: Esta porta destina-se a conexão remota exclusiva para o Call Back IP e deveser diferente da porta definida nos IP’s Principal e de Backup.

Página 03

CUIDADO:

Quando estiver utilizando um módulo GPRS de forma independente (desconectadodo painel de alarme monitorado), nunca programe este número de conta como “0000” (zero), pois todos os eventos locais serão enviados ao monitoramento como cliente “0000”.

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 6: Manual Programador GPRS Universal

2 - SIMCARD

Página 04

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 7: Manual Programador GPRS Universal

Página 05

2) SIMCARD:

Na página “SIMCARD” devem ser informados os dados relativos ao Chip utilizado no móduloGPRS, conforme segue:

- País de operação;- Nome e APN da Operadora;- Login e Senha;- Número do PIN: código de 4 dígitos de validação do SIMCARD.

CUIDADO:

Verifique com atenção o número do PIN junto ao cartão recebido com oSIMCARD, pois sua digitação errada pode ocasionar o bloqueio do chip !

Algumas operadoras não utilizam códigos de validação (PIN) em seus Chips. Caso estenão seja necessário, deixe o campo “Número do PIN” em branco. Para maiores informações sobre as configurações do Chip, entre em contato com a operadora.

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 8: Manual Programador GPRS Universal

3 - Tempos e Reporte

Página 06

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 9: Manual Programador GPRS Universal

Página 07

3) Tempos e Reporte:

As seguintes opções de configuração estão disponíveis nesta página:

• Tempo para Acusar Falha no GPRS: Neste campo é definido o tempo em que o módulo deveaguardar para acusar falha em caso de perda de conexão GPRS. Os valores válidos são entre 0 e900 segundos. Após decorrido este tempo, o módulo ativará a saída “Falha GPRS” (+12V). Se estetempo estiver definido como 0 (zero), a falha não será sinalizada e a comunicação passará a serrealizada automaticamente via linha telefônica.

• Tempo para Reportar Falha na Linha Telefônica: Neste campo deve ser definido o tempoem que o módulo aguardará após a detecção de falha na linha telefônica (por curto-circuito oucorte) para reportar o evento ao monitoramento. São válidos valores entre 0 e 900 segundos equando definido como 0 (zero), o módulo não reporta esta falha.

• Tempo para Envio de Keep Alive: O Keep Alive é o sinal que o módulo GPRS transmite aomonitoramento para informar que está conectado. Quando não receber este sinal dentro do tempo definido neste campo, o software Receptor IPgera um evento para alertar os monitores. O tempo pode ser configurado entre 1 e 180 minutos,com incrementos de 15 segundos.

Apesar do sinal de Keep Alive ser de apenas um byte, para efetuar a sua transmissão, sãoenviados bytes adicionais que fazem parte do protocolo de comunicação TCP/IP, que tambémsão cobrados pelas operadoras.Tempos pequenos de Keep Alive (exemplo: 1 minuto) fazem com que ocorra a transmissãode mais informações, ocasionando um maior volume de dados no final do mês.Por outro lado, tempos maiores (exemplo: 5 minutos) ocasionam um menor consumo dedados, mas pode haver perda de conexão GPRS por time-out (tempo de desconexão que édefinido pela operadora). Considere estas informações para definir o tempo mais adequado.

ATENÇÃOATENÇÃO

Nota Importante sobre Keep Alive:

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 10: Manual Programador GPRS Universal

• Enviar Teste Periódico do Alarme pela Linha Telefônica: Quando habilitada, esta funçãofaz com que o evento de “Teste Periódico” enviado pelo alarme seja transmitido por meio de linhatelefônica.

• Bip quando houver falha na conexão GPRS: Quando esta função estiver habilitada, casohaja falha de conexão com a rede GPRS, o módulo sinalizará periodicamente com 3 bips curtos.

• Bip enquanto RL1 estiver acionado: Quando esta função estiver habilitada, caso haja oacionamento do RL1, o módulo emitirá 2 bips curtos entre 1 e 2 minutos.

OBSERVAÇÃO:

As duas funções “BIP” habilitadas simultaneamente faz com que o móduloemita 2 bip’s curtos, seguido de uma breve pausa e mais 3 bip’s curtos.

Página 08

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 11: Manual Programador GPRS Universal

4 - Eventos Locais

Página 09

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 12: Manual Programador GPRS Universal

Página 10

• Tempo de Atraso: Tempo em que a entrada deverá permanecer ativada (recebendo +12V)para que o módulo considere um acionamento, gerando um evento.

• Setor: Armazena o número do setor a ser enviado com o evento;

4) Eventos Locais:

Nesta página são configuradas as funções das entradas programáveis do módulo GPRS. Quando estas entradas E1 e E2 são ativadas (com uma tensão de aproximadamente +12V),o módulo envia um evento ao monitoramento. Quando a tensão +12V é interrompida, ocorre anormalização destas entradas e será transmitido um evento de restauração ao monitoramento. A entrada E3 possui seu estado invertido, ou seja: é ativada quando se retira a tensão +12V e é restaurada quando esta tensão é novamente aplicada. O evento reportado na ativação decada entrada programável pode ser personalizado através dos seguintes campos:

• Evento: Código de evento com o padrão do protocolo internacional Contact-ID; • Contact-ID: Este campo exibirá o código numérico correspondente ao evento selecionadono campo anterior (Evento);

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 13: Manual Programador GPRS Universal

5 - Call Back IP

Página 11

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 14: Manual Programador GPRS Universal

• Ações ao receber chamada telefônica no SIMCARD: Selecione a opção desejada. - Nada a fazer; - Inverte o Estado do Relé 1; - Enviar Evento Pânico para a Central (setor 99); - Enviar Evento Pânico para a Central (setor 99) e Inverter o Estado do Relé 2; - Enviar Evento Pânico para a Central e Pulsar o Relé 2 pelo Tempo Determinado; - Pulsar o Relé 2 pelo Tempo Definido; - Inverter o Estado do Relé 2.

O tempo definido poderá ser informado em “Segundos” ou “Minutos”, de acordo com a seleçãode unidade desejada, com valores entre 1 e 120.

• Não aceitar “Ação por Chamada” via ligação telefônica, apenas via monitoramento: Quando habilitada, o módulo atenderá somente chamadas via software Receptor IP.

5) Call Back IP:

Nesta página são definidas as ações relativas ao comportamento do módulo quando receberuma chamada telefônica no número do SIMCARD instalado:

• Conectar-se ao IP de Configuração Remota: Quando esta função está habilitada e omódulo recebe uma chamada telefônica em seu número de celular, este realiza a conexão viaGPRS com a central de monitoramento (IP’s Principal ou Secundário, porta Call Back IP). Ocampo “Senha para configuração remota” de até 8 caracteres, armazena a senha que seráverificada durante a autenticação da conexão. O valor de fábrica é “abcdefgh” e este campoé sensível a maiúsculas e minúsculas ( “abcdefgh” não corresponde a “ABCDEFGH”).

OBSERVAÇÃO:

A função “Call Back IP” por chamada estará disponível apenas quando o Chip utilizado estiver habilitado para receber chamadas. Verifique com sua operadora.

Página 12

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 15: Manual Programador GPRS Universal

6 - Prog.

Página 13

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 16: Manual Programador GPRS Universal

Página 14

2) Comando de Software: a programação pode ser executada através software Receptor IP pormeio do comando “Callback IP”, botão existente na seção “Módulos Liberados” (consulte o manualdo software Receptor IP para maiores detalhes). Este comando faz o envio de uma solicitação aomódulo, via rede GPRS, para que ele se conecte ao Receptor IP.

Quando receber uma ou mais conexões, o Receptor IP as exibirá no campo “Contas Conectadas”.Clique sobre a conta desejada e execute a operação “Ler” se deseja obter a programação atual domódulo ou “Gravar” se deseja enviar a programação definida no software para o módulo.

Clique sobre o botão “Aguardar Conexão” para colocar o Receptor IP em espera.

Para realizar a programação por conexão Call Back IP, o software Receptor IP deve estarinstalado em um computador devidamente configurado para acessar a Internet.

6) Programação:

Esta janela executa a conexão do software programador com o módulo GPRS para enviar oureceber sua programação.

Existem duas maneiras de acessar a programação do módulo GPRS: via Serial ou Call Back IP (Software Receptor IP). Porém, a primeira programação de um módulo deve ser efetuada porvia Serial.

• Programação via Serial: Este modo de programação é realizada conectando-se o móduloGPRS à porta serial do computador, através de um cabo serial RS-232. Selecione a Porta Seriala ser utilizada e clique sobre o botão desejado.

• Botão “Ler”: Obtém a programação gravada no módulo GPRS e exibe-a no software.

• Programação via Call Back IP: Existem duas maneiras de realizar este tipo de programação:

1) Chamada telefônica: quando o Chip estiver habilitado para receber chamadas de voz, bastaefetuar uma chamada telefônica para o número correspondente para que o módulo se conecte aosoftware Receptor IP via rede GPRS.

• Botão “Gravar”: Envia a programação definida no software para o módulo GPRS.

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 17: Manual Programador GPRS Universal

Página 15

» Cabo de comunicação:

Este cabo serial RS232 é utilizado para fazer a programação do módulo GPRS Universal localmente como já foi dito na pagina 14. Este cabo pode ser fornecido pela ECP ou pode ser confeccionado de acordo com o esquema abaixo.

Manual do software programador GPRS Universal ECP

Page 18: Manual Programador GPRS Universal