manual para rede sociais - criativaonline.com.br · c o a c corvos de amargosa airsoft clube manual...

8
C O A C CORVOS DE AMARGOSA AIRSOFT CLUBE Manual Básico Edição: Marcos Braga Revisão: Caio Lomanto, Fábio Argolo e Luís Miguel Esporte Caro? Conheça o Esporte Esporte Caro? Como iniciar O que não fazer? Conheça o Esporte Quais equipamentos e acessórios comprar para não despediçar dinheiro Quais equipamentos e acessórios comprar para não despediçar dinheiro Dicas importantes Regras e como começar bem no Airsoft. Dicas importantes. Regras e como começar bem no Airsoft. Como andar legal no esporte, O que é permitido e as Proibições Como andar legal no esporte. O que é permitido e as proibições. A Legislação do Brasil. A honra e a honestidade na prática do Airsoft. S

Upload: trantu

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

C O A CCORVOS DE AMARGOSA AIRSOFT CLUBE

Manual BásicoEdição: Marcos BragaRevisão: Caio Lomanto, Fábio Argolo e Luís Miguel

Esporte Caro?

Conheça o Esporte

Esporte Caro?

Como iniciar

O que não fazer?

Conheça o Esporte

Quais equipamentos e acessórios comprarpara não despediçar dinheiro

Quais equipamentos e acessórios comprar para não despediçar dinheiro

Dicas importantesRegras e como começar bem no Airsoft.

Dicas importantes.Regras e como começar bem no Airsoft.

Como andar legal no esporte,O que é permitido e as Proibições

Como andar legal no esporte.O que é permitido e as proibições.

A Legislação do Brasil.A honra e a honestidade na prática do Airsoft.

S

2

O Airsoft é um esporte que faz muito uso de simulações militares, tendo como objetivo simular da maneira mais realista possível, um combate armado real.Nos jogos são utilizadas réplicas fieis de armas de fogo que, apesar da semelhança, são impossíveis de serem convertidas em uma arma de fogo real. A munição usada no Airsoft são pequenas bolinhas plásticas de 6mm de diâmetro, chamadas de “BBs” . O espor te deve ser pra t icado obrigatoriamente por maiores de 18 anos, devido ao cumprimento das leis vigentes no Brasil.O Airsoft requer do praticante o zelo por princípios como honra, humildade e companheirismo. Uma vez que a munição não possui tinta, é necessário que o jogador atingido seja honesto e se acuse como "morto", sempre que for atingido pelo oponente.

Os jogos são compostos por duas ou mais equipes, dependendo da modalidade de jogo praticada no momento. Não necessariamente deve conter o mesmo número de operadores por equipe, vencendo aquela que conseguir cumprir seu(s) objetivo(s) primeiro. Portanto, podem ser praticados com uma infinidade de objetivos diferentes, desde jogos mais simples aos mais complexos, sendo comum a prática das seguintes modalidades: captura de bandeira, invasão de base, resgate de refém, mata-mata, proteção à autoridade, implantação de explosivos, acompanhamento de VIP e etc.

Apesar de ser um esporte recentemente praticado na nossa região, O Airsoft surgiu no Japão nos anos 70 e vem sendo praticado no Brasil desde 2003.

Algumas características que diferenciam os dois esportes:Ÿ No Airsoft o preço da munição é mais barato e utiliza-se armas de pressão

que são réplicas de armas de fogo reais, exigindo-se a ponta laranja ou vermelho vivo. No paintball as armas usadas (marcadores) possuem um visual menos realista, principalmente pela presença do cilindro de gás e do alimentador de bolinhas de tintas, que tiram a semelhança destas com armas de fogo real.

Ÿ No Airsoft os tiros não machucam tanto quanto no paintball, devido ao diâmetro e peso das bbs que são bem menores.

Ÿ No Airsoft busca-se a realidade nas armas, loadout e comportamento tático dos jogadores, já no paintball não existe tanto esta preocupação.

A s a r m a s d e a i r s o f t s ã o enquadradas como ARMAS DE PRESSÃO, de acordo com os decretos e portarias do Exército Brasileiro (R-105 e portaria COLOG 02 de 2010), sendo que atualizações normativas recentes passaram a permitir o uso de armas de airsoft a gás sem CR (Certificado de registro junto ao Exército Brasileiro) pela COLOG 56 de 2017.

18 Menores de 18 anos de idade.

Requer honra e honestidade.

Esporte legal e regulamentado.a

-

Não Confunda Airsoft com PaintBall

Conhecendo o AIRSOFT

3

O Airsoft é um esporte com múltiplas linhas de prática, que se diferenciam pelas espécies de regras aplicadas ao evento organizado, inclusive havendo casos de mesclagem dentre elas. Abaixo listamos algumas das modalidades mais conhecidas:

For Fun ou Mata-Mata: Ideal para os iniciantes experimentarem a adrenalina de um jogo. For Fun é uma modalidade que busca apenas o entretenimento, sem muitas exigências táticas dos jogadores e equipes. São conhecidos como “operadores de final de semana”.MilSim ou Simulação Militar: Atrai jogadores intermediários e avançados, exigindo destes táticas operacionais e estratégias militares, tendo como característica o “Respawn” (local no campo para o operador 'reviver' e voltar ao jogo após ser eliminado) e já impõe cont ro le de munições e a lgumas especialidades.

S.A.R ou Simulação de Ação Real: Voltado para praticantes avançados e com mais experiência. Amplamente conhecido por aproximar o máximo possível o jogador de um combate real, com estratégias, habilidades, regras e capacidade de comunicação, dificuldade de cenários e limitação de recursos bem definidas e idênticas à realidade. Uma característica marcante é o uso de várias classes de operadores que atuam em campo com múltiplas funções, como Médicos, Engenheiros, Navegadores, Comunicador, etc. Nessa modalidade, os magazines utilizados nas armas são os RealCap e Lowcap, que proporcionam uma maior restrição na quantidade de munição (BBs) que suportam.

PMA – Pro Military Airsoft : É um conjunto de regras utilizadas em vários países e adaptadas para o cenário brasileiro. Assim como no SAR, as especialidades ganham destaques, principalmente os médicos que utilizam fichas médicas ou aplicativo para determinar a gravidade dos ferimentos. Nesta modalidade utiliza-se do hospital de campanha e base/paiol para remuniciamento.

O melhor operador no Airsoft é aquele que tem a honra como a maior das qualidades. Acusar a sua eliminação é legitimar uma prática limpa e honesta do jogo. Isso proporciona dinamismo e um bem estar peculiar para a fluidez dos combates. Humildade para reconhecer que foi eliminado, é o mesmo que reconhecer que o seu oponente foi melhor naquele momento do jogo.

O guerreiro Imortal - HighLander

Abuse do uso de HONRA e HONESTIDADE.

Mais informações recomendamos: www.qgairsoft.com.br/blog e diversos youtubers como Luiz Rider, Manada Airsoft, GSG9, Airsoft da Depressão e outros.

Independente da modalidade, o Airsoft é um esporte de honra! Devido ao fato de não haver juiz, o respeito ao grupo e aos adversários é fundamental. No entanto, como nem todo mundo é honesto e não leva a questão da integridade a sério, existem os chamados highlanders. São aqueles operadores que são desonestos com as regras do esporte e, consequentemente, com sua equipe e o resto dos praticantes. Quando atingidos ou rendidos, eles acabam omitindo o fato, extinguindo todo o fair play do esporte. Os highlanders são excluídos dos jogos quando descobertos.

Como Jogar AIRSOFT?

4

4

O item mais importante no Airsoft são os Óculos de Proteção, nunca retire os seus óculos durante uma partida, caso houver a necessidade extrema, coloque o rosto bem próximo ao chão e olhe para baixo, ou dirija-se para a Safe Zone do campo.

Para transporte das armas de Airsoft é necessário que estas estejam bem acondicionadas, de preferência em cases ou caixas, desmuniciadas e sem magazine. A nota fiscal é imprescindível, de modo que recomendamos também portar uma cópia do R105 e COLOG 02. Esses documentos são suficientes para construir um argumento legalmente fundamentado, em caso de averiguação de um agente de segurança, principalmente se houver desinformação por parte deste. Nem todos conhecem as normas.

Jamais retire a ponta laranja da sua arma, havendo risco de prisão e outras consequências graves. É recomendável que a ponta seja de cor laranja fluorescente ou vermelho vivo, com tamanho mínimo de dois centímetros de pintura visível.

1- Jamais aponte para algo ou alguém que não esteja no campo de jogo.2- Arma de Airsoft não é brinquedo, ela machuca e é expressamente proibido para menores de 18 anos. 3- Jamais use armas de Airsoft fora dos locais de prática.4- Manuseie a sua AEG com cuidado. Na safezone, retire o magazine e deixe-a travada, com a chave seletora na posição safe.5- Nunca olhe para parte interna do cano, quase sempre fica uma bolinha no HopUp.6- Evite o dedo no gatilho o tempo todo. A maioria dos disparos acidentais se dão por este motivo.

Mais DICASNo transporte da Arma de Airsoft, é recomendável que esta fique

sempre no porta malas. Em caso de blitz policial, como dito anteriormente, avise aos policiais que você é praticante e apresente notas fiscais e documentos na abordagem.

Ao comprar um óculos de proteção, certifique-se de que o mesmo possua Certificado de Aprovação (CA) contra impactos. Realize testes com ele para verificar a eficácia em curta distância.

Numa eventual hipótese de abordagem policial no meio de um jogo, estando o operador totalmente paramentado, deve-se agir da forma mais cautelosa possível. Nunca esboçar reação brusca, a fim de evitar qualquer contra ataque do agente de segurança com armas letais.

Nunca vá fardado ou paramentado para o campo de jogo. Você pode ser confundido com um agente de segurança ou mesmo com um criminoso.

Acesse, informe-se e filie-se: www.fbda.org.br

1 2 3 4 5 6

Dicas para Novos Operadores

Não reaproveite as bolinhas já disparadas, por risco de danificar as partes internas da armas.i

*Imagem da bolinha nova e após ser disparadas

6

a

No Airsoft, o conjunto composto por diversos itens de vestimentas e acessórios é conhecido por loadout, sendo ele constituído por: calça, gandola, bota, colete, luvas, chapéu, mascára, óculos, shemag, etc. Estas são peças importantes para proporcionar proteção e camuflagem, já que são produzidas em tecidos camuflados e resistentes, dando destaque ao visual do operador. Alguns operadores chegam a estudar a fundo figurinos de batalhas épicas e operações militares, para não fazerem feio na caracterização.

O fardamento no Airsoft tem que transmitir conforto e segurança, qualquer incomodo ou distração é refletido no desempenho do operador. Vestimentas frágeis ou de péssima qualidade trará riscos de lesões (impacto da bolinha, arames, pregos, pontas, vidro, etc).

i

Proibido o uso de fardas oficiais, crime passível de prisão.

Nunca vá fardado para o game ou evento.

O tecido indicado para o fardamento é o RipStop, devido a sua resistência.

Compre o fardamento com acamuflagem baseada na vegetação de sua região.

Para compra acesse: www.airtudo.com.br e www.lojacasafaz.com.br

SHEMAG

MOCHILA DEHIDRATAÇÃO

CAPACETEÓCULOS

MÁSCARA

BANDOLEIRA

COLETE

CINTO TÁTICO

COLDRE

LUVAS

GANDOLACALÇA

COTUVELEIRASJOELHEIRAS

BOTAS

ESSENCIAL x ÚTILR$30,00 R$200,00

R$20,00

R$80,00

R$200,00

R$50,00

R$80,00

R$80,00R$100,00

*Valores médios, com base nos itens acessíveis e funcionais encontrados no mercado.

Um Loadout Básico fica em torno de R$500,00

R$40,00

R$40,00

R$30,00

R$200,00

Recomendamos o uso de fardas com tecidos Ripstop, que oferece resistência a maioria dos agentes agressores encontrados no campo de batalha (espinhos, animais peçonhentos, quedas, urticárias, etc).

Quanto a camuflagem a ser usada, recomenda-se a aquisição do padrão adotado por uma equipe, caso você tenha interesse em participar de uma. Caso contrário, utilize elementos técnicos para adquirir uma camuflagem que seja mais adaptada à geografia do local que você pratica, considerando o tipo de vegetação, tonalidade do relevo, etc.

O fardamento mais usado no Airsoft é o Multicam. Para compra de fardamentos e demais itens pesquisem as lojas Casafaz, Airtudo, Uai Fardas, Bravo 21 e Casa Outdoor.

É estritamente proibido o uso de fardas do Exército, Marinha ou Aeronáutica em jogos. Além de ser crime utilizar fardas das Forças Armadas Brasileiras, dificilmente algum campo ou time irá lhe aceitar para jogar caso esteja usando esse tipo de fardamento.

Nunca vá fardado e completamente paramentado para o campo de jogo ou evento. Você pode ser confundido com um agente de segurança ou mesmo com um criminoso.

Como ir Vestido?

5

A maioria das pessoas que começam no Airsoft cometem o erro de comprar “arma spring” (com exceção das snipers) e “arma toy” (de plástico). É dificil competir com este tipo de armamento. Além de serem frágeis e diminuírem o equilibrio no combate, elas possuem componentes internos (gearbox e engrenagens) fabricadas em plástico, oferecendo baixa qualidade e durabilidade. Custam de R$100,00 à R$500,00, e seu preço baixo não compensam, pois acabam não resistindo muito ao uso contínuo.

As Armas Elétricas (AEG - alimentadas por baterias) e GBBs (Armas a Gás) são as recomendadas para entrada no Airsoft, sendo que as GBBs requerem cuidados especiais e um maior aporte financeiro para aquisição e manutenção.

Uma boa arma de Airsoft pode custar por volta de R$1.000,00 a R$5.000,00, variando de acordo às marcas e aos materiais utilizados em sua construção. Os fabricantes mais famosos são: ARES, G&G, Krytac, Sistema, APS, Classic Army, KWA, ICS, Echo1, VFC, WE, TokyoMarui, entre outras. As chinesas feitas pela Cyma, A&K, Well, JG são consideradas as mais baratas para entrada.

Pesquise e use as informações disponíveis na internet e comparare as especificações de cada uma.

Antes de comprar uma AEGpegue uma emprestada ou aluge,tenha sua primeira experiência.

Nunca compre uma arma de Airsoft baseando-se apenas no FPS, pois esta é apenas a velocidade de saída das bolinhas. Procure as que tenham alcance razoável, considerando um bom conjunto de gearbox, hopup e cano de precisão. Uma arma que atinja acima dos 50m com precisão é tida como ótima.Quanto a compra de armas e equipamentos, recomendamos a aquisição em lojas especializadas como lojacasafaz.com.br, airtudo.com.br, ventureshop.com.br, lojadacarabina.com.br, dentre outras. Procure orientação de um operador experiente com a compra de materiais de airsoft na internet.

Deixar a sua AEG personalizada é algo muito comum no Airsoft, esses upgrades podem acontecer tanto na parte externa e visível, quanto na parte interna. Mudar peças originais como airnozle, hop-up, cano, mola, motor e outros, substituindo por peças “tunadas” dão ganho de potência e precisão nas armas, mas não abordaremos isto neste manual básico.

Colocar acessórios nas partes externas da AEG como: lanterna, laser, RedDot, luneta, Anpeq, Acog, tracer, silenciador, ou até alterar a coronha, magazine, alça/massa, handgrip, handguard, flash-hider, vai deixar a arma com um visual muito bonito e único.

Upgrade internos e Customização

Desaconselhamos o manuseio de partes internas sem o devido conhecimento, procure um armeiro de confiança.

Para uma boa customização a AEG precisa ter TRILHOS.

Cuidado na grafitagem ou pinturas, Utilize fitas de Camuflagem, que são baratas e práticas.

Flash-hide

Handgrip

Handguard

Lantena

TrilhosAlça Red DotCoronha

Magazine

Massai

a

Uma arma de entradarazoável custa em média R$1.300,00

Os modelos de armas mais utilizados derivam do padrão M4 e do padrão AK.

???

Para customização e compra de Acessórios: www.airtudo.com.br

Armas, o que comprar?

Por serem baratas e de fácil aquisição, muitas “armas spring”, principalmente pistolas, acabam sendo usadas por criminosos para cometimento de roubos. A simples retirada da ponta laranja já dificulta sua identificação em situações como essas.

Considerações FinaisEstas são orientações básicas para um iniciante no esporte. Uma gama riquíssima de informações

está disponível em sites e vídeos na internet, cabendo ao operador ser criterioso e buscar conhecimento em fontes seguras. Como zelamos pela segurança de todos, nós do Coac temos o dever de passar essas informações aos iniciantes no esporte, lembrando que o nosso papel, neste momento, é puramente didático e voltado à orientação.

Essa leitura inicial não legitima ao iniciante o status de operador do Coac, porém, é o início de uma caminhada que pode culminar neste objetivo. Lembramos que estamos sempre atentos à conduta de todos, seja em campo ou fora dele, de modo que evitamos iniciar pessoas de má índole no esporte.

Estamos e estaremos sempre à disposição para atendê-lo no que for necessário. Procure nossos perfis nas redes sociais – Facebook e Instagram - e mantenha-se atualizado acerca das nossas atividades, bem como utilize estes canais para entrar em contato conosco.

Até breve e bons jogos!

Termos Utilizados

Acesse: www.fb.me/coacamargosa

BBs´(Bullet Ball's) - Bolinhas de plástico utilizadas como munição, a pronúncia é ‘bibis’.Magazine - Carregadores de munição, divididos em 4 modelos: Hicap (maior capacidade de portar munições, acima de 200), Midcap (entre 70 a 120 Bbs), Lowcap e Realcap (geralmente mesma capacidade de um carregador real – 34 Bbs).Respawn - É o local onde o jogador morto pode voltar ao combate.AEG (Air Eletric Gun) - Rifle de Airsoft.AEP (Air Eletric Pistol) - Pistola de Airsoft.Arma Spring - Arma de Airsoft por ação de mola e tiro a tiro.Arma Toy - Arma de Airsoft toda em plástico inclusive as engrenagens.GBB (Gas Blow Back) - Armas a gás.FPS (Feets per second) - Termo utilizado para medir velocidade de saída das bolinhas.Ripstop - Tecido militar muito resistente.Loadout - Conjunto composto pelas vestimentas e acessórios.Safe Zone - Zona segura, sempre determinada no inicio de cada jogo.

Parceiros

Sobre o COAC

O Coac agradece aos amigos e parceiros que ajudaram na batalha de montar uma equipe forte e organizada, dentre eles destacamos: BlackWeapon, GSAC, FBDA, Fox Arts, SuperGás Bras, Colégio CETEP, Fernandinho Melo, Arena Serviços e Prefeitura Municipal de Amargosa.

O Coac foi fundado pelo operador Mário Sérgio em Junho de 2015, contando com apenas 4 integrantes na época. Com o passar do tempo houve a integração de novos membros que elevaram o patamar do grupo, como é o caso de Luís Miguel, responsável por trazer informações técnicas e cursos, firmando parcerias com equipes do Centro-Sul Baiano. Por parte dele também houve o incentivo à filiação de membros e equipe à FDBA (Federação Baiana Desportiva de Airsoft). Hoje o COAC conta com 17 operadores ativos e com níveis diferenciados. Os jogos acontecem todos os finais de semana.

instagran: c.o.a.c

7

Manual Iniciante COAC

Parceiros:

Apoio:

Revisão: Caio Lomanto, Fábio Argolo e Luís Miguel Edição: Marcos Braga

LEELINO GAS