manual final 2015

42
UNIPAMPA - Campus São Gabriel Manual do Aluno 2015

Upload: direcao-campus-sg

Post on 08-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Manual final 2015

UNIPAMPA - Campus São GabrielManual do Aluno 2015

Page 2: Manual final 2015

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Seja bem-vindo à UNIPAMPA! O Campus São Gabriel da UNIPAMPA deseja

boas vindas aos calouros de 2014! Esperamos que sejamos melhores anos de suas vidas!

Page 3: Manual final 2015

AOS ACADÊMICOS

Universidade é um espaço de produção de conhecimento, onde alunos,professores e técnicos interagem de forma a construir um novo espaço social. Nessa

perspectiva, o Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa abre suas portas

e dá boas vindas aos novos acadêmicos desta universidade em construção.Nosso campus oferta cursos direcionados às áreas ambiental e tecnológica, porém

disponibiliza espaços para a produção de conhecimento em diferentes áreas,principalmente através da pesquisa e extensão, graças à ampla formação profissional e

acadêmica dos professores que compõem nosso corpo docente. Assim, você terá a

possibilidade de construir sua carreira profissional dentro da Universidade Federal doPampa, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, trocando informações com

docentes, técnicos e demais estudantes do Campus e descobrindo seus caminhos.

Como uma universidade jovem e em pleno processo de construção, teremos aoportunidade ímpar de construir um espaço de produção de conhecimento centrado

naquilo que acreditamos. E neste espaço, você é peça fundamental e atuante. Valorize

seu direito de participar e opinar, mas honre seu dever de respeitar e escutar. Um espaçodemocrático se constrói com respeito e participação mútua.

Nesta perspectiva de trabalho integrado e democrático de construção deconhecimento universal, a direção do Campus São Gabriel da Universidade Federal do

Pampa lhe deseja boas vindas e faz o convite para que você seja um agente ativo na

construção do seu futuro.São Gabriel, junho de 2013.

Prof. Valdir Marcos Stefenon – Diretor do Campus São Gabriel

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

São Gabriel, Março de 2015

Page 4: Manual final 2015

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) faz parte do programa de expensão das Universidades Federais do Brasil. No ano de 2006, um Acordo de Cooperação Técnica foi firmado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal da Pelotas (UFPel), previu a ampliação do Ensino Superior na metade sul do Rio Grande do Sul. A UNIPAMPA foi criada pelo governo federal para minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, poisa educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ter um agente da definitivai n c o rp o r a ç ã o d a r e g i ã o a o m a p a d o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A expansão da educação pública superior, com a criação da Universidade Federal do Pampa, além de concretizar um antigo sonhoda população, permitirá que a juventude, ávida por conhecimento, permaneça em sua terra de origem e adquira as informações necessárias para impulsionar o progresso da sua região, no momento em que se forma mão de obra qualificada, e aumenta-se a autoestima de seus habitantes, tendo, como consequência, o surgimento de novas famílias, cujos filhos vislumbrarão opções para que se desenvolvam sociedades cul tura l e economicamente independentes.

Page 5: Manual final 2015

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

A Administração Superior da Universidade Federal do Pampa é composta pelo Gabinete da Reitoria, Gabinete do Vice-Reitor, Comissões Super io res , Conse lho Curador, Conselho Universitário, Pró-Reitoria da Extensão, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-Reitoria de Administração e Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação.

A Instituição possui 63 cursos de graduação, 23 especializações, 09 de mestrado e 01 doutorado, abrangendo 8093 alunos de graduação e 581 de pós-graduação dispondo de uma equipede 674 docentes, 549 técnicos administrativos e 315 terceirizados nos seus 10 campi: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, SãoGabriel e Uruguaiana. Além destes cursos, novos programas de pós-graduação estão sendo criados, em nível de especialização, mestrado e doutorado e novos técnicos e docentes estão sendo concursados, transformando a UNIPAMPA emuma Universidade em plena expansão.

Page 6: Manual final 2015

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

O Município de São Gabriel está localizado na região fronteira oeste do Rio Grande do Sul e faz parte da faixa de fronteira com o Uruguai e Argentina. A cidade é banhada pelo curso do rio Vacacaí que nasce na região de Palma, próximo à Lavras do Sul. O município tem uma paisagem típica da região do Pampa, com campos situados em coxilha de baixo declínio, possibilitando a visualização do horizonte, o que encanta os moradores e turistas da cidade.

O clima é do tipo subtropical de baixa altitude. As estações são bem definidas, com verões quentes e úmidos. O outono é marcado pela chegada de forma moderada e se torna rigoroso algumas semanas antes da entrada oficial. A estação do inverno registra temperaturas baixas com fortes geadas, acompanhado por um forte vento chamado minuano, que é de origem polar. Também tem um vento frio e violento que vem da região do pampa argentino e que aumenta a sensação de frio consideravelmente. A estação da primavera possui finalmente um clima equilibrado e agradável. E durante a estação do verão a cidade é bastante movimentada, principalmente à noite, o que levanta de maneira considerada o comércio local. A população costuma procurar balneários da cidade ou então nas cidades praia do litoral sul e norte.

Page 7: Manual final 2015

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Há na vizinha cidade de Rosário do Sul uma bela praia de água doce chamada Praia das Areias Brancas. Durante a noite a praça principal, que fica próxima ao calçadão da cidade, recebe muitas pessoas e veículos, sendo o principal ponto deencontro social da cidade.

A economia do município é baseada na pecuária e agricultura, com predominância da cultura de arroz e soja. Possui também atividades de comércio diversificado de produtos e serviços. Nos últimos tempos tem se destacado pelo potencial turístico, sendo considerada a BR 290 como a Estrada do Mercosul, atende principalmente aos turistas argentinos que viajam anualmente em direção às praias do Sul (RS e SC). Atualmente a cidade possui cerca de 60 mil habitantes. Quanto às condições para receberpessoas de fora da cidade, o município conta com várias pousadas e hotéis, possui transporte público coletivo que atende vários pontos da cidade, com trajeto até a universidade e os bairros mais distantes do centro.

São Gabriel conta com um número razoável de lancherias, bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos que fornecem viandas, com preços acessíveis considerando o padrão regional.

Page 8: Manual final 2015

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Como atrativos para lazer, os moradorese turistas tem ao seu dispor passeios guiados em pontos históricos como o Museu Gaúcho da F.E.B (Força Expedicionária Brasileira); Museu da igreja do Rosário de Nossa Senhora do Bom Fim; Sanga da Bica - memorial Indígena da morte de Sepé Tiarajú; Cemitério municipal, onde estão sepultados os barões da cidade, a Guapa (santa popular), a cigana Anita e o primeiro governador de Brasília; O casarão da Praça Fernando Abbott em que abriga o Conservatório Municipal de Música, a BibliotecaPública e Espaço Cultural, local em que se hospedou D. Pedro II em viagem pelo Rio Grande do Sul durante a guerra do Paraguai.

São Gabriel é conhecida como o último reduto dos carreteiros. A carreta puxada a boi de canga utilizada por pequenos agricultores é o meio de transporte mais antigo do mundo, havendo registros dos sumerianos. No distrito de Catuçaba, nas comunidades de Vista Alegre e Lagões, na zona rural do município, existem muitas famílias de carreteiros, sendo este o último núcleo de carreteiros do país. A família mais tradicional de carreteiros é a de Langerdoff, que curiosamente também é a família mais numerosa da cidade dentre as fa-mílias descendentes. A c idade completou 167 anos de emancipação política em 2013, é bastante hospitaleira e procura o convívio salutar com as pessoas, sejam oriundas do RS, do país ou do estrangeiro.

Page 9: Manual final 2015

.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

O Campus São Gabriel é composto de 05 cursos de graduação, 02 de especialização e 01 de mestrado. É chamado de Campus Verde ou Ambiental, pois trata da área da vida: Biologia, Biotecnologia, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. Com os cursos, desenvolvemos diversas ações e projetos em parceria com órgãos de governo, escolas, empresas e instituições que nos procuram com demandas próprias e aquelas em que buscamos para pesquisa e desenvolvimento do ensino e extensão .

Page 10: Manual final 2015

O curso de Bacharelado em Biotecno-logia da UNIPAMPA, sediado no CampusSão Gabriel, tem como foco principal aformação de biotecnologistas para atuarnas áreas de empreendedorismo e pro-dução de produtos e processos biotec-nológicos. O curso é turno integral, comduração mínima de 4 anos.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 11: Manual final 2015

O curso confere o título de bacharel em Ciências Biológicas, amparado na Legislação Nacional e no Conselho Federal de Biologia. É a ciência que estuda todas as formas de vida, passando pela flora, pela fauna e até pelo desenvolvimento humano. O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Ele analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente.

O curso tem seu funcionamento em período integral (matutino e vespertino).

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 12: Manual final 2015

O curso confe re o t í tu lo delicenciado em Ciências Biológicas,amparado na Legislação Nacional eno Conselho Federal de Biologia. Ocurso tem seu funcionamento emperíodo integral (matutino e vespertino)e prepara o profissional muito mais espe- cificamente para o magistério, forne-cendo-lhe ferramentas que lhe garantamensinar a teoria e a prática das CiênciasBiológicas e, ao mesmo tempo, propicia aformação de profissionais capazes deatuar na pesquisa aplicada.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 13: Manual final 2015

O cu rso de Bacharelado emEngenharia Florestal da UNIPAMPAtem a duração de 10 semestres em turnointegral. A Engenharia Florestal é oramo da engenharia voltado para oestudo e uso sustentável de recursosflorestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais eplaneja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 14: Manual final 2015

O curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da UNIPAMPA tem duração de 9 semestres em período noturno. Durante o curso, o acadêmico receberá informações sobre flora, fauna, conservação da natureza, ecologia,estando apto a para gerir atividades de manejo dos ambientes. O conhecimento básico de administração, economia e sociologia capacitam o gestor ambiental a coordenar equipes e pessoal em departamentos ou setores ligados ao meio ambiente.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 15: Manual final 2015

DIREÇÃO DO CAMPUS

A direção da Unidade Universitária, integrada por Diretor, Coordenador

Acadêmico e Coordenador Administrativo, é o órgão executivo que coordena e

superintende todas as atividades do Campus.

Valdir Stefenon - Diretor

Luciana Benetti - Coordenadora acadêmica

Luis Eduardo Vieira - Coordenador Administrativo

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 16: Manual final 2015

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA

O setor Administrativo tem a finalidade de realizar o apoio às atividades acadêmicas realizadas no campus. Atualmente o Administrativo do campus São Gabriel conta com 12 servidores e tem sob sua responsabilidade a Gestão de Compras, Patrimônio e Almoxarifado, Diárias e Passagens, Frota e Logística, Gestão de Pessoal e Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A coordenação do setor é do servidor Luis Eduardo Vieira e demais informações, como quem são os responsáveis pelos setores, podem ser encontradas na página do campus.

Horário de atendimento: 8h às 12h – 13h30min às 17h30min

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

A Coordenação Acadêmica é a instância responsável pelo planejamento, o desenvolvimento e a avaliação das atividades acadêmicas do Campus. Integram a Coordenação Acadêmica: Secretaria Acadêmica, Núcleo de Desenvolvimento Educacional, Comissões de Ensino, Pesquias e Extensão (locais), Coordenações de Curso, Biblioteca, Laboratórios e outras dependências dedicadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A atual coordenação está sob responsabilidade da Prof.ª Luciana Benetti.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 17: Manual final 2015

A biblioteca tem como principal objetivo contribuir para a complementação do ensino e desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão desenvolv idos pelos docentes, d iscentes, f u n c i o n á r i o s e c o m u n i d a d e e m g e r a l , proporcionando uma infraestrutura de informações que propicie o aprimoramento técnico e intelectual de seus usuários. A biblioteca oferece os serviços de referência, ou seja, empréstimo, devolução, renovação, reserva e auxílio nas pesquisas de livros, periódicos, acervo de referência, Cds, DVDs. Além disso, disponibiliza empréstimos entre bibliotecas, em que o aluno pode solicitar livros de outros campi da instituição, bem como o acesso ao Portal Capes e aos ebooks da Springer.

- As consultas, renovações e reservas de títulos podem ser realizadas via Biblioteca Web, através, do endereço: http://bibweb.unipampa.edu.br.

- O acervo é atualizado mediante compra e doação. As sugestões de compras são apresentadas pelos professores (coordenadores) baseadas na bibliografia de cada curso, por discentes e por técnicos no endereço: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/sisbi/sugestao-de-livros/

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 18: Manual final 2015

A Secretaria Acadêmica do Campustem por finalidade controlar e realizar os registros acadêmicos do aluno desdeseu ingresso na universidade até suaformatura. É responsável pelas matrícu-las, lançamento de dados no sistema,expedição de documentos, tais como histórico escolar, atestados em geral,programas de disciplinas, comprovantes de matrícula, relatórios acadêmicos, etc. O alunopode solicitar documentos através da página do Campus.

- O requerimento para recuperação de avalia-ção deve ser preenchido em até 72h úteis após a prova, na Secretaria Acadêmica, acompa-nhado do respectivo comprovante (atestado mé-dico com CID, atestado da empresa onde trabalha,etc);

Horário de Atendimento: Das 8h às 12h e das13h30min às 21h30min.

Informações na página do Campus: http://porteiras.unipampa.edu.br/saogabriel/index.php?option=com_content&view=article$id=387&itemid=111Contato: [email protected]

- A solicitação de matrícula deve ser so-licitada no portal do aluno, no período esti- pulado no calendário acadêmico da Uni-versidade (o calendário encontra-se no site

ou fixado na Secretaria Aca-www.unipampa.edu.brdêmica do Campus);

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 19: Manual final 2015

- Disciplinas de outros cursos podem ser solicitadas no período de ajuste presencial;

- Ajuste presencial é somente para alunos que não conseguiram atender suas solicitações na matrícula via web, nem no ajuste via web;

- Documentos em geral podem ser solicitados no site do Campus São Gabriel. O prazo para entrega é de até 48h;

- O aluno pode fazer o trancamento total do semestre no máximo 4 vezes ao longo do curso; podem ser trancamentos intercalados e/ou somente 2 trancamentos de semestres consecutivos;

- Não é permitido trancamento total para alunos ingressantes (calouros).

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 20: Manual final 2015

- Laboratório de Proteômica Aplicada- Laboratório de Microscopia, Histologia eBiologia Celular- Laboratório de Química e Bioquímica- Laboratório de Microbiologia- Laboratório de Física- Laboratório de Biofísica

- Laboratório de Anatomia Humana- Laboratório de Botânica- Laboratório de Zoologia- Laboratório de Biotecnologia- Laboratório de Produtos Florestais- Laboratório de Informática

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 21: Manual final 2015

- Centro Interdisciplinar de Pesquisas emBiotecnologia - CIPBiotec - Laboratório de Neurologia e Toxicologiade Compostos Naturais- Laboratório de Cultura Celular Animal- Laboratório de Extração e Análise deÁcidos Nucleicos- Laboratório de Diversidade GenéticaAnimal

- Laboratório de Compostos Orgânicos- Laboratório Analítico Multiusuário- Núcleo de Cultura de Tecidos Vegetais(NCTV)- Núcleo de Estudos de VegetaçãoAntártica (NEVA)- Laboratório de Sinalização Celular

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 22: Manual final 2015

- Laboratório de Biometria e InventárioFlorestal- Laboratório de Paleobiologia- Laboratório de Estudos da BiodiversidadePampeana (LEBIP)- Laboratório de Proteômica Aplicada (LPA)- Casas de Vegetação- Biotério- Herbário

- Laboratório de Saneamento e RecursosHídricos- Laboratório de Controle Biológico eProteção de Plantas- Laboratório Interdisciplinar de Formaçãode Educadores (LIFE)- Laboratório Interdisciplinar de Pesquisasem Ciências Ambientais (LICA)- Laboratório de Solos e Ecologia Florestal(LabSEF)

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 23: Manual final 2015

Página do NuDE no site do Campus: http://porteiras.unipampa.edu.br/saogabriel/index.php?option=com_content&view=article&id=444&itemid=144

Página do NuDE no Facebook http://www.facebook.com/pages/N%C3%BAcleo-de-Desenvolvimento-Educacional/147438685352140

O Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) do Campus Sçao Gabriel é responsável pela Assistência Estudantil e o Apoio Pedagógico. Sua equipe multiprofissional atua no enfrentamento da evasão/retensão do aluno e no incentivo a sua formação no sentido cultural, social e pedagócio. Também atua no atendimento a docentes e discentes do Campus na área do desenvolvimento educacional, visando a qualidade do trabalho pedagógico de maneira abrangente.

O NuDE trabalha construindo e apoiando projetos de ensino, pesquisa e extensão e também através das demandas que se apresentam no cotidiano do campus na busca por alternativas que favoreçam os processos de ensino-aprendizagem.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 24: Manual final 2015

A UNIPAMPA, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC - desenvolve programas de assistência estudantil, visando minimizar as desigualdades entre os estudantes. Ações estas relacionadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto 7234/2010) e organizadas dentro da política institucional para a área. Dúvidas, envie email para a ou procure [email protected] NuDe da sua unidade. Os editais das seleções são publicados no portal da unipampa e no site da praec.

Informações: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/praec/

Nas unidades acadêmicas o NuDE é responsável pela execução dos programas e atendimento aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica a fim de promover condições para permanecerem na universidade.

Alguns dos programas geridos pela PRAEC estão ligados ao Plano de Permanência, que é composto basicamente pelos programas de Alimentação subsidiada Talheres do Pampa (RU), de Moradia Estudantil João-de-Barro e Programa de Apoio ao Transporte. Saiba mais sobre os programas componenets do Plano de Permanência e as modalidades existentes no campus São Gabriel.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 25: Manual final 2015

É o programa responsável pela condução das moradias estudantis da Unipampa e pela concessão do auxílio-moradia aos alunos não contemplados com a vaga na moradia. O que temos no campus: Modalidade Auxílio Moradia - Auxílio financeiro de repasse mensal aos alunos selecionados em edital específico, nos campi onde não esteja em funcionamento a Moradia Estudantil (casa/vaga) e/ou em situação de ocupação total das vagas.

O PDA é um programa voltado para a iniciação do aluno matriculado em uma área de atividade: ensino, pesquisa, extensão e práticas integradas. Para participar o aluno não pode ter qualquer vínculo empregatício.

O programa é direcionado aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que vêm de cidades distantes dos campi da instituição, de modo a apoiar a chegada dos estudantes à comunidade acadêmica da UNIPAMPA. O benefício consiste em uma única parcela, para auxiliar nas despesas do aluno com transporte de mudança, hospedagem ou aluguel, entre outras relacionadas com a instalação.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 26: Manual final 2015

Na página do NuDE do Campus São Gabriel são divulgados locais de moradias, documentos importantes e outras informações pertinentes. Acesse para saber mais sobre hotéis e pousadas, i m ob i l i á r i a s , re s t a u ra n t es , r e p úb l i ca s e apartamentos para dividir.

O programa oferece alimentação de qualidade aos alunos regularmente matr icu lados na Unipampa, exceto para alunos em trancamento total da matrícula.

Modalidade no Campus São Gabriel: O campus já conta com o Restaurante Universitário que atende à comunidade acadêmica desde o dia 19 de fevereiro de 2014 e é uma conquista para todos no Campus de São Gabriel, já que evitará o deslocamento dos estudantes até o centro da cidade entre os turnos de estudo.

Valor das refeições: - Aluno PBP - Gratuito- Aluno não contemplado pelo PBP - R$ 2,41- Servidores e funcionários terceirizados - R$ 8,05

Para frequentar o RU é necessário que o aluno apresente o cartão de identificação estudantil. Alunos que não possuem o cartão devem apresentar o número da matrícula na Universidade. Servidores também podem acessar o RU, comprovando o vínculo com a instituição por meio do cartão ou número do SIAPE.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 27: Manual final 2015

Passagem: R$2,40Passagem para estudante com carteirinha: R$ 1,20.

Local para obter a carteirinha estudantil e fichas de ônibus: Na empresa Coleurbanus, responsável pelo transporte público na cidade, com escritório situado na Galeria Wallauer, sala 117, na rua Tristão Pinto - centro. Telefone: (55) 3232-5820http://www.saogabriel.rs.gov.br/2013/comunidade/horárioOnibus.html

Praça Dr. Fernando Abbott (Em Frente a Secretaria de Turismo), Itinerário de segunda à Sábado: Rua Plácido De Castro (13ª Cia Com), Rua Mascarenhas de Moraes, Rua Celestino Cavalheiro, Rua Coronel Soares, Rua Barão do Cambay (Urcamp Campus I), Rua Gabriel Meyer (Frente Rodoviária), Av. Antônio Trilha (Urcamp Campus III), Br 290 Via Unipampa. Retorno: Br 290, Rua Antônio Moreira, Rua Sebastião Menna Barreto (Aessul), Rua Francisco Chagas (Escola João Pedro Nunes – Poli), Esquina 9º RCB, Rua Francisco Hermenegildo (Santa Casa), Rua Celestino Cavalheiro, Rua Duque de Caxias (Frente Prefeitura Municipal), Praça Dr. Fernando Abott.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 28: Manual final 2015

Linha Unipampa / Centro, domingos e feriados não circula.Obs:

- Outros horários no site: http://www.saogabriel.rs.gov.br/2013/comunidade/horarioOnibus.html

Linha 2 - Vila Maria / Bairro IndependênciaLinha 3 - Bom Fim - Cidade NovaLinha 4 - Bom Fim - Cidade NovaLinha 5 - Menino Jesus - GabrielenseLinha 6 - Menino Jesus - Gabrielense

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 29: Manual final 2015

Avenida Antônio Trilha (Trevo Br 290), Rua Barão de São Gabriel, Rua General Mallet, Itinerário: Rua Duque de Caxias (Praça Fernando Abbott), Rua Plácido de Castro, Rua Coronel Soares, Rua Tristão Pinto, Rua Antônio Mercado, Rua 07 de Setembro, Rua Paraná, Rua Ceará, Avenida Francisco Chagas até esquina Aessul, Rua Sebastião Menna Barreto, Rua Antônio Moreira, Br 290 Via Unipampa. Retorno: Br 290 Entrada Trevo, Avenida Antônio Trilha, e assim sucessivamente.

Horário das 12.30 vai à Urcamp Campus II Antes de Chegar à Unipampa. Sábados, Domingos e Feriados a Linha Unipampa Bairros não circula.Atenção:

Horário das 07:35: Entra na RS 630 até a Entrada do Bairro Santa Isabel e retorna a Avenida Antonio Trilha, Rua Maurício Cardoso (Esc. Sueni), Rodoviária e segue o itinerário normal.Horário das 12:10: Entra nas seguintes Ruas do Bairro Menino Jesus, Rua 1º de Janeiro, Rua Nadir Teixeira, Rua Regina Altíssimo e segue o itinerário normal.

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 30: Manual final 2015

GABINETE DA REITORIA Caixa Postal 07

CEP 96.400-970 BAGÉ/RS Telefone: 53 3240 5400 Endereço eletrônico: [email protected]

PORTARIA Nº 1487, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014

A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA,

no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO os termos do Processo protocolado

sob o número 23100.001952/2013-41, RESOLVE: ESTABELECER, na forma a seguir, o Calendário

Acadêmico para o ano letivo de 2015:

1º SEMESTRE LETIVO

JANEIRO a MARÇO/2015

Período de inscrições e matrículas pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2015.

Janeiro/2015

12/01 a 20/01 Período de oferta de componentes curriculares para o primeiro semestre letivo 2015/1, pela coordenação acadêmica

1.

21/01 a 30/01 Período de digitação da oferta de componentes curriculares para o primeiro semestre letivo 2015/1, no SIE, pela secretaria acadêmica

2.

Fevereiro/2015

09/02 a 13/02 Período de solicitação de mobilidade acadêmica intrainstitucional para o semestre letivo 2015/1, na secretaria acadêmica.

1 Conforme aprovado no Calendário Acadêmico 2014, com alteração da CSE em 09/10/ 2014.

2 Conforme aprovado no Calendário Acadêmico 2014.

Page 31: Manual final 2015

Portaria 1487, de 05 de novembro de 2014

2

10/02 e 13/02 Período de solicitação de aproveitamento de estudos com dispensa de componentes curriculares para o semestre letivo 2015/1, na secretaria acadêmica

3.

10/02 a 13/02 Período de solicitação de aproveitamento de componentes curriculares para ingressantes do Processo Seletivo Complementar (Edital 2015/1) na secretaria acadêmica.

10/02 a 13/02 Período de solicitação de matrícula de oferta especial de componente curricular (2015/1) por prováveis formandos junto à coordenação de curso.

11/02 Data limite para divulgação da oferta de componentes curriculares 2015/1 no site do Campus

4.

11/02 Data da finalização do período de lançamento de notas 2014/2, no Portal do Professor - GURI

5.

12/02 a 25/02 Período de solicitação de matrícula via web pelos acadêmicos (exceto ingressantes) para o semestre 2015/1.

12/02 a 22/03 Período de solicitação de trancamento total de matrícula via web (exceto acadêmicos ingressantes) para o semestre 2015/1.

12/02 a 25/03 Período de análise dos pedidos e lançamento dos trancamentos de matrícula no SIE.

26/02 Processamento das solicitações de matrícula 2015/1, pela Pró-Reitoria de Graduação.

27/02 a 05/03 Período de solicitação de ajuste de matrícula 2015/1 via web pelos acadêmicos (exceto ingressantes).

Março/2015

06/03 Data limite para divulgação dos resultados dos pedidos de mobilidade acadêmica intrainstitucional para o semestre letivo 2015/1, pela secretaria acadêmica.

06/03 Resultado dos pedidos de oferta especial de componente curricular para prováveis formandos na secretaria acadêmica.

3 Conforme aprovado no Calendário Acadêmico 2014. 4 Conforme aprovado no Calendário Acadêmico 2014. 5 Conforme aprovado no Calendário Acadêmico 2014.

Page 32: Manual final 2015

Portaria 1487, de 05 de novembro de 2014

3

06/03 Processamento das solicitações de ajuste matrículas 2015/1, pela Pró-Reitoria de Graduação.

10/03 Resultado dos pedidos de aproveitamento de estudos e dispensa de componentes curriculares para o semestre letivo 2015/1, na secretaria acadêmica

6.

10/03 Resultado dos pedidos de aproveitamento de estudos e dispensa de componentes curriculares para ingressantes do Processo Seletivo Complementar (Edital 2015/1).

09/03 a 11/03 Ajuste de matrícula presencial 2015/1, se necessário, na secretaria acadêmica.

12/03 Matrícula dos acadêmicos do Processo de Reopção (conforme Edital 2015/1), na secretaria acadêmica.

12/03 Matrícula da oferta especial de componente curricular (2015/1) para prováveis formandos, na secretaria acadêmica.

12/03 Início das aulas do primeiro semestre letivo 2015.

12/03 Matrícula dos discentes em mobilidade intrainstitucional (2015/1), na secretaria acadêmica do Campus de oferta dos componentes curriculares.

12/03 a 28/03 Período para apresentação do plano de ensino do componente curricular junto aos acadêmicos.

13/03 Período de matrícula dos acadêmicos do Processo Seletivo Complementar (conforme Edital 2015/1), na secretaria acadêmica.

16/03 Matrícula dos acadêmicos no Regime Especial de Graduação.

23/03 Data limite para solicitação de reestabelecimento de vínculo para acadêmico não calouro que não tenha efetuado matrícula no semestre 2015/1 (para matrícula no semestre 2015/2), junto à secretaria acadêmica.

26/03 Finalização do processo de matrícula (exceto SiSU).

27/03 Data limite para solicitação de trancamento parcial de matrícula, para alunos matriculados no primeiro semestre letivo 2015, na secretaria acadêmica.

6 Conforme aprovado no Calendário Acadêmico 2014, com alteração da CSE em 09/10/ 2014.

Page 33: Manual final 2015

Portaria 1487, de 05 de novembro de 2014

4

30/03 Data limite para aprovação do plano de ensino pelas Comissões de Curso.

31/03 Lançamento dos abandonos 2015/1 no SIE, para alunos que não fizeram matrícula ou trancamento e que não estejam em mobilidade acadêmica ou em licença médica.

31/03 Data limite para a postagem do plano de ensino dos componentes curriculares no Portal do Professor – GURI.

Abril/2015

06/04 Resultado dos pedidos de reestabelecimento de vínculo para os acadêmicos que tenham feito esta solicitação para matrícula em 2015/2.

07/04 a 08/04 Período de lançamento do reestabelecimento de vínculo pela Secretaria Acadêmica, no SIE.

17/04 a 08/05 Período do Edital de Reopção para o segundo semestre letivo 2015 (Edital 2015/2).

30/04

Data limite para envio à COORDEG/PROGRAD de propostas de alterações curriculares que impliquem em modificação de nomenclatura, nº de vagas, turno, tempo de integralização de curso de graduação, com implementação em 2016.

Maio/2015

08/05 a 01/06 Período do Edital do Processo Seletivo Complementar para o segundo semestre letivo 2015 (Edital 2015/2).

Junho/2015

01/06 a 30/06 Período de recebimento de pedidos de mobilidade acadêmica interinstitucional, de acadêmicos externos à UNIPAMPA, para o semestre 2015/2.

08/06 a 12/06 Período de solicitação de aproveitamento de atividades complementares de graduação (ACG), na secretaria acadêmica.

15/06 ao 03/07 Período de oferta de componentes curriculares para o semestre letivo 2015/2, pela coordenação acadêmica.

29/06 a 03/07 Período de solicitação de aproveitamento de componentes curriculares para ingressantes da Reopção e do Processo Seletivo Complementar (conforme Edital 2015/1) na secretaria acadêmica.

Page 34: Manual final 2015

Portaria 1487, de 05 de novembro de 2014

5

Julho/2015

06/07 a 17/07 Período de digitação da oferta de componentes curriculares para o semestre letivo 2015/2, no SIE, pela secretaria acadêmica.

06/07 Resultado dos pedidos de aproveitamento das atividades complementares de graduação (ACG), na secretaria acadêmica.

13/07 a 17/07 Período de solicitação de mobilidade acadêmica intrainstitucional para o semestre letivo 2015/2, na secretaria acadêmica.

13/07 a 26/07 Período de lançamento das notas do semestre 2015/1, no Portal do Professor - GURI.

13/07 a 26/07 Período de finalização dos Diários de Classe 2015/1, no Portal do Professor - GURI.

19/07 Data limite para divulgação da oferta de componentes curriculares 2015/2 no site do Campus.

20/07 Resultado dos pedidos de aproveitamento de estudos e dispensa de componentes curriculares para ingressantes do Processo Seletivo Complementar e do Processo de Reopção (Editais 2015/1).

22/07 Término das aulas do primeiro semestre letivo 2015.

23/07 a 11/08

Intervalo entre os semestres letivos.

2º SEMESTRE LETIVO

23/07 a 30/07 Período de solicitação de matrícula via web pelos acadêmicos (exceto ingressantes), para o semestre 2015/2.

23/07 a 26/08 Período de solicitação de trancamento total de matrícula via web pelos acadêmicos (exceto ingressantes) para o semestre 2015/2.

23/07 a 28/08 Período de análise dos pedidos e lançamento dos trancamentos de matrícula no SIE.

26/07 Data de finalização do período de lançamento de notas 2015/1 no Portal do Professor - GURI.

27/07 e 28/07 Período de solicitação de aproveitamento de estudos com dispensa de componentes curriculares para o semestre letivo 2015/2, na secretaria acadêmica.

Page 35: Manual final 2015

Portaria 1487, de 05 de novembro de 2014

6

27/07 a 31/07 Período de solicitação de matrícula de oferta especial de componente curricular (2015/2) para prováveis formandos na secretaria acadêmica.

31/07 Processamento das solicitações de matrícula 2015/2 pela Pró-Reitoria de Graduação.

31/07 Data limite para divulgação dos resultados dos pedidos de mobilidade acadêmica intrainstitucional para o semestre letivo 2015/2, pela secretaria acadêmica.

Agosto/2015

01/08 a 04/08 Período de solicitação de ajuste de matrícula 2015/2 via web pelos acadêmicos (exceto ingressantes).

05/08 Processamento das solicitações de ajuste de matrícula 2015/2, pela Pró-Reitoria de Graduação.

05/08 Resultado dos pedidos de aproveitamento de estudos e dispensa de componentes curriculares para o semestre letivo 2015/2, na secretaria acadêmica.

05/08 Resultado dos pedidos de oferta especial de componente curricular para prováveis formandos na secretaria acadêmica.

10/08 Matrícula da oferta especial de componente curricular (2015/2) para prováveis formandos na secretaria acadêmica.

10/08 a 12/08 Ajuste de matrícula presencial 2015/2, se necessário, na secretaria acadêmica.

12/08 Início das aulas do segundo semestre letivo 2015.

12/08 Matrícula dos discentes em mobilidade intrainstitucional (2015/2), na secretaria acadêmica do Campus de oferta dos componentes curriculares.

12/08 a 28/08 Período para apresentação do plano de ensino do componente curricular junto aos acadêmicos pelo docente.

13/08 Matrícula dos acadêmicos do Processo de Reopção (Edital 2015/2).

14/08 Matrícula dos acadêmicos do Processo Seletivo Complementar (Edital 2015/2).

17/08 Matrícula dos acadêmicos no Regime Especial de Graduação.

26/08 Data limite para solicitação de reestabelecimento de vínculo para acadêmico

Page 36: Manual final 2015

Portaria 1487, de 05 de novembro de 2014

7

não calouro, que não tenha efetuado a matrícula em 2015/2 (para matrícula no semestre de 2016/1), na secretaria acadêmica.

27/08 Finalização do processo de matrícula (exceto SiSU).

28/08 Data limite para trancamento parcial de matrícula, para alunos matriculados no semestre letivo 2015/2.

28/08 Data limite para aprovação dos planos de ensino pelas Comissões de Curso.

28/08 Lançamento dos abandonos 2015/2 no SIE, para alunos que não fizeram matrícula ou trancamento e que não estejam em mobilidade acadêmica ou em licença médica.

31/08 Resultado dos pedidos de reestabelecimento de vínculo para os acadêmicos que tenham feito esta solicitação para matrícula em 2016/1.

31/08 Data limite para a postagem do plano de ensino do componente curricular, no Portal do Professor – GURI, pelo docente.

Setembro/2015

01/09 e 02/09 Período de lançamento dos reestabelecimento de vínculo pela Secretaria Acadêmica, no SIE.

03/09 a 30/09 Período do Edital de Reopção para o primeiro semestre letivo 2016 (Edital 2015/2).

Outubro/2015

01/10 a 30/10 Período do Edital do Processo Seletivo Complementar para o primeiro semestre letivo 2016 (Edital 2015/2).

Novembro/2015

03/11 a 30/11 Período de recebimento de pedidos de mobilidade acadêmica interinstitucional, de acadêmicos externos à UNIPAMPA, para o semestre 2016/1.

16/11 a 20/11 Período de solicitação de aproveitamento das atividades complementares de graduação (ACG), na secretaria acadêmica.

16/11 a 27/11 Período de oferta de componentes curriculares para o semestre letivo 2016/1, pela coordenação acadêmica.

Dezembro/2015

01/12 a 12/12 Período de digitação da oferta de componentes curriculares para o semestre

Page 37: Manual final 2015

Portaria 1487, de 05 de novembro de 2014

8

letivo 2016/1, no SIE, pela secretaria acadêmica.

07/12 a 23/12 Período de lançamento de notas 2015/2, no Portal do Professor - GURI, pelo docente.

07/12 a 23/12 Período de finalização dos Diários de Classe 2015/2 no Portal do Professor – GURI, pelo docente.

14/12 Resultado dos pedidos de aproveitamento das atividades complementares de graduação (ACG), na secretaria acadêmica.

15/12 Data limite para divulgação da oferta 2016/1 no site do Campus.

19/12 Término das aulas do segundo semestre letivo 2015.

23/12 Data da finalização do período de lançamento de notas 2015/2, no Portal do Professor – GURI, pelo docente.

24/12/2015 Início do recesso de final de ano.

Janeiro/2016

03/01/2016

Término do recesso de final de ano.

04/01/2016 a

29/02/2016 Período de férias acadêmicas.

Feriados Nacionais e Pontos Facultativos (*) Feriados 1º semestre letivo 17/02/2015 – Carnaval (terça-feira) 03/04/2015 – Sexta-feira Santa (sexta-feira) 05/04/2015 – Páscoa (domingo) 21/04/2015 – Tiradentes (terça-feira) 01/05/2015 – Dia do Trabalhador (sexta-feira) 04/06/2015 - Corpus Christi (quinta-feira) Obs.: Não serão dias letivos: (a) 04/04/2015 (sábado após feriado de Sexta-feira Santa); (b) 02/05/2015 (sábado após feriado do Dia do Trabalhador). Feriados 2º semestre letivo 07/09/2015 – Independência do Brasil (segunda-feira) 12/10/2015 – Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira) 28/10/2015 – Dia do Servidor Público (quarta-feira)

Page 38: Manual final 2015

Portaria 1487, de 05 de novembro de 2014

9

02/11/2015 – Dia de Finados (segunda-feira) 15/11/2015 – Proclamação da República (domingo) 25/12/2015 – Natal (sexta-feira) 01/01/2015 – Confraternização Universal (sexta-feira) Feriado Estadual 20/09/2015 – Data Magna do Estado - Dia do Gaúcho / Revolução Farroupilha (domingo). Feriados Municipais 20/01/2015 (terça-feira) e 24/05/2015 (domingo) – Bagé 02/02/2015 (segunda-feira) e 23/11/2015 (segunda-feira) – Jaguarão 17/03/2015 (terça-feira) e 06/12/2015 (domingo) – Itaqui 04/04/2015 (sábado não letivo) – São Gabriel 26/07/2015 (domingo) – Uruguaiana 30/07/2015 (quinta-feira) – Santana do Livramento 15/08/2015 (sábado) e 25/10/2015 (domingo)– Caçapava do Sul 10/10/2015 (sábado) – São Borja 30/10/2015 (sexta-feira) – Dom Pedrito 08/12/2015 (terça-feira) – Alegrete

Ulrika Arns Reitora

Page 39: Manual final 2015

Hospitais e ClínicasCauzzo Serviços Assistenciais: (55) 3232-1113Santa Casa de Caridade: (55) 3232-6555

Hoteis e PousadasHotel Batovi: Br 290 km 418 | (55) 3232-1342Hotel Obino: Rua Duque de Caxias, 202. | (55) 3232-6555Pousada Martin Fierro: Rua Barão de São Gabriel,1095. | (55) 3232-5922Hotel Paddle: Rua Cel. Sezefredo, 482 | (55) 3232-4205Hotel São Luiz: Rua Carlos Antunes, 62. | (55) 3232-7100Pousada Olena: Rua Plácido de Castro, 354I (55) 3232-2815

Pontos de TáxiPraça Dr. Fernando Abbott: (55) 3232-1337Estação rodoviária: (55) 3232-11639º RBC: (55) 3232-2089Harmonia: (55) 3232-3485Igreja Matriz: (55) 3232-1363Santa Casa: (55) 3232-5088

Utilidade PúblicaBrigada Militar: 190 | (55) 3232-5399Corpo de Bombeiros: 193 | (55) 3232-5930Estação Rodoviária: (55) 3232-5222Fórum: (55) 3232-6868Polícia Civil: (55) 3232-6166

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 40: Manual final 2015

AOS ACADÊMICOS

Prezado calouro,

Inicialmente, parabéns pela aprovação!! Seja muito bem vindo à Universidade

Federal do Pampa – Campus de São Gabriel, Instituição de Ensino Superior na qual vocêterá a oportunidade de aprender, enfrentar desafios, inovar, criar e acima de tudo, ser um

profissional capacitado para agir com dignidade e respeito aos seres humanos e ao meio

ambiente, sempre visando à sustentabilidade.

Ressalto, também, a importância de considerar que você faz parte de um pequeno

grupo de brasileiros que tem o privilégio de estudar em uma universidade pública e

gratuita, onde a formação está baseada no tripé – ensino, pesquisa e extensão.

Portanto, mantenha o foco em seu objetivo, centralize sua força para lutar por um

mundo melhor e, utilize a fé para vencer os obstáculos e dificuldades.

Boa Sorte.

São Gabriel, Junho de 2013

Profª. Luciana Borba Benetti – Coordenadora Acadêmica do Campus São Gabriel

São Gabriel, Setembro de 2014

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 41: Manual final 2015

TELEFONES

Sede administrativa: (55) 3232-6075

Campus: (55) 3232-1444

Secretaria Acadêmica: (55) 3421-8460

Coordenação Administrativa: (55) 3421-8462

Biblioteca: (55) 3421-8463

Ramais de docentes e técnicos:

http://porteiras.unipampa.edu.br/saogabriel/index.php?option=com_content&view=article&i

d=471&Itemid=60

ENDEREÇO:

Sede administrativaAv. Antonio Trilha, 1847

São Gabriel - RS97300-000

Campus - Rua Aluízio Barros Macedo,Br 290, km 423 Bairro Piraí

São Gabriel - RS

97300-000

E-mail: [email protected]

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel

Page 42: Manual final 2015

LINKS ÚTEIS

http://www.unipampa.edu.br/saogabriel

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/biotecnologia/

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/bachareladoemcienciasbiologicas/

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasbiologicas/

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariaflorestal/

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/gestaoambiental/http://www.facebook.com/unipampasg

Redação:Carlos GarciaTatiane MacielPatrícia ZaupaRafael RodriguesVinicius Vivian

Layout / diagramação:Melise Peruchini

Manual do Estudante - 2014

UnipampaCampus São Gabriel

Manual do Estudante 2015 - Unipampa Campus São Gabriel