manual fap 2011

30
  PROCESSO SELETIVO F AP VESTIBULAR VOCACIONAL/ 2011 MANUAL DO CANDIDATO  A TENÇÃO VESTIBULANDO! Este manual contém o Edital n o  027/2010, de 14/07/2010- DG/FAP e informações necessárias para a participação do candidato no Processo Seletivo Vocacional 2011 – FAP. É, também, material de consulta para posterior matrícula dos aprovados no Processo Seletivo. Lê-lo integralmente e tê-lo sempre a mão é importante e de interesse do candidato. Esperamos que você tenha sucesso nessa nova fase de sua vida. Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE

Upload: arthur-borges-campos

Post on 07-Jul-2015

204 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 1/30

 

 

PROCESSO SELETIVO FAPVESTIBULAR VOCACIONAL/ 2011

MANUAL DO CANDIDATO

 ATENÇÃO VESTIBULANDO!

Este manual contém o Edital no 027/2010, de 14/07/2010-DG/FAP e informações necessárias para a participação docandidato no Processo Seletivo Vocacional 2011 – FAP.É, também, material de consulta para posterior matrículados aprovados no Processo Seletivo.Lê-lo integralmente e tê-lo sempre a mão é importante e deinteresse do candidato.

Esperamos que você tenha sucesso nessa nova fase de suavida.

Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE 

Page 2: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 2/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 2 

Sumário

1. EDITAL 27/10 – DG/FAPContendo normas gerais que regulam o Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP ...................................... Página 3

2. CALENDÁRIO Descrição das principais datas e etapas integrantes do Processo Seletivo Vocacional – FAP/2011 .................................... Página 13

3. ORIENTAÇÕES GERAISOrientações comuns a todos os candidatos de todos os cursos, instruções e conteúdos da 1ª fase – Prova de ConhecimentoComum (PCC) com relação a Redação, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e Literatura Brasileira ..................... Página 14

4. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICASOrientações e instruções específicas a cada área de cada curso,contendo informações sobre os cursos, os conteúdos das Provas de Conhecimento Artístico-Cultural (CAC) da 1ª fase e para o Teste de Habilidade Específica (THE) da 2ª fase ................ Página 15 

Page 3: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 3/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 3 

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁSECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ

Reconhecida pelo Decreto Governamental no 70.906 de 01/08/72 e Portaria no 1.062 de 13/11/90, Ministério da Educação

CURITIBA - PARANÁ

EDITAL No 27/2010 – DG/FAP A Diretora da Faculdade de Artes do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando: 

• o Processo Seletivo Vocacional 2011; • o Regimento Interno da FAP em seu TÍTULO IV, Capítulo II; • a Portaria Ministerial no 837, de 31/08/1990; • a legislação vigente; 

RESOLVETornar público as normas do Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP, e faz saber aos interessados que

estarão abertas as inscrições para o referido Processo, destinado à classificação dos candidatos às vagas oferecidas

para o ingresso nos cursos da Faculdade de Artes do Paraná, em obediência às seguintes condições: 

1. INSCRIÇÕES

Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital e no Manual doCandidato, não podendo delas alegar desconhecimento. 

Os candidatos poderão imprimir o Manual do Candidato, diretamente a partir do  site do processo seletivowww.fap.pr.gov.br, ficando a Comissão Permanente do Vestibular da FAP (COPEVE) desobrigada da entrega dequalquer manual impresso. 

Recomenda-se aos candidatos que, ao se inscreverem, já providenciem os documentos necessários àmatrícula, no caso de sua aprovação (item 9.1). 

O Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP destina-se aos candidatos que concluíram ou estejam cursando oúltimo ano do Ensino Médio ou equivalente, obrigatoriamente reconhecidos pelo MEC, e que venham comprovar aconclusão destes cursos no ato da matrícula, sob pena de perder o direito à vaga. 

Toda e qualquer inscrição terá caráter condicional e poderá ser invalidada a qualquer tempo se for constatadairregularidade nas informações apresentadas.

1.1. PRAZO

As inscrições ao Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP deverão ser realizadas, exclusivamente via Internet,no período de 05/agosto/2010 a 16/setembro/2010, por meio do  site do processo seletivo, www.fap.pr.gov.br, noqual o candidato deverá clicar o link “vestibular” e seguir as orientações disponíveis e, após ler o Edital, preencher,atentamente, os campos solicitados para efetivação da inscrição. Concretizada esta etapa, é necessário gerar eimprimir o boleto bancário (para pagamento da taxa de inscrição). 

Caso ocorram problemas técnicos no servidor de Internet que atende o site do processo seletivo(provedor que atende a FUNTEF-PR e a FAP), no último dia de inscrição, o período de inscrição será prorrogadopor mais um dia.

Page 4: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 4/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 4 

1.2. TAXA

O valor da taxa para inscrição ao Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP será de R$ 90,00 (noventareais) e poderá ser paga em qualquer agência bancária até o dia 20/setembro/2010, em horário bancário. 

Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso de cancelamento do processo seletivo e nos casosem que o candidato tenha efetuado o pagamento do boleto após a data limite. Nestes casos, o candidato deverá entrarcom um requerimento solicitando o ressarcimento, na sede da COPPS – no endereço da Avenida Silva Jardim, no 760(sede da UTFPR). 

Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato carente que comprove essa condição, segundo

critérios pré-determinados pela Comissão Executora do Processo Seletivo 2011. Para tanto, ele deverá solicitar aisenção, no endereço da Avenida Silva Jardim, no 760 (sede da UTFPR). As solicitações de isenção deverão serretiradas nos dias 05 a 09/agosto/2010, das 9h00min às 12h00min e das 14h30min às 17h00min. O resultado dospedidos será divulgado no dia 30/agosto/2010 até às 17h00min conforme orientações entregues quando dasolicitação. 

1.3. PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

O boleto para pagamento deverá ser impresso pelo candidato, após o preenchimento correto do formulário deinscrição, no site do processo seletivo www.fap.pr.gov.br. 

ATENÇÃO: A inscrição só será efetivada após o pagamento do boleto bancário no prazo estipulado no

item 1.2, sendo inválida qualquer outra forma de pagamento. Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá guardar o comprovante durante todo o processoseletivo, até o término da segunda fase. 

O candidato deverá, após 2 (dois) dias úteis decorridos da efetivação do pagamento, acessar o site do processoseletivo, usando o código de acesso que consta no seu Boleto Bancário, e verificar a efetivação do pagamento desua inscrição. 

1.4. ESCOLHA DO CURSO

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher somente uma única opção de curso entre os oferecidos pelaFAP e constantes da relação do item 2 deste Edital. 

Os candidatos dos cursos, 20, 50 e 60 na área de música, deverão no ato da inscrição fazer também aescolha do instrumento musical que será usado na segunda fase. 

Caso o candidato faça mais de uma inscrição e efetue o pagamento das taxas referentes a elas, seráconsiderada como válida apenas a última inscrição, assim considerada aquela que recebeu o número de protocolomais alto. 

1.5. ALTERAÇÃO DE DADOS

Não serão permitidas alterações de dados .São de total responsabilidade do candidato ou de seu representante os dados preenchidos no formulário de

inscrição. 

1.6. LOCAL DE PROVA E CARTÃO DE INSCRIÇÃO A homologação das inscrições será publicada em Edital no dia 28 de setembro de 2010 na sede da Faculdade

de Artes do Paraná e no site da FAP, no endereço www.fap.pr.gov.br. Todos os candidatos de todos os cursos deverão, a partir do dia 07/outubro/2010, acessar novamente o site do

processo seletivo, usando o código de acesso que consta em seu boleto bancário e imprimir o Cartão de Inscrição,para tomar ciência do local e da sala onde fará a Prova de Conhecimento Comum (PCC), correspondente a primeirafase. A posse desse cartão é necessária para facilitar o acesso ao local de provas. 

Todos os candidatos aprovados para a segunda fase (candidatos dos cursos das áreas de Dança, Música eTeatro), a partir do dia 04/novembro/2010, deverão acessar o  site do processo seletivo, usando o código de acessoque consta em seu boleto bancário, imprimir o Cartão de Inscrição para a segunda fase e tomar ciência da data, do

local, e do horário onde farão os Testes de Habilidade Específica (THE). NÃO SERÁ PERMITIDO REALIZAR A PROVA ESCRITA OU O TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA EM LOCAL

DIFERENTE DAQUELE CONSTANTE NO CARTÃO DE INSCRIÇÃO.

Page 5: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 5/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 5 

1.7. BANCAS ESPECIAIS 

Candidatos portadores de necessidades especiais, gestantes, lactantes, acidentados, portadores de moléstiascontagiosas, entre outros casos que impeçam a realização da prova em condições normais, deverão no ato dainscrição assinalar em campo próprio esta condição. Na ocasião deverá descrever, resumidamente, a situaçãoespecial, assim como número de telefone para que a Comissão possa estabelecer contato e determinar a forma deatendimento diferenciado. A Comissão reserva-se o direito de exigir a apresentação, por parte do candidato, deatestado médico, se for o caso. 

Situações emergenciais ou motivadas por acidentes deverão ser comunicadas, com a maior antecedênciapossível, à Comissão Executora do Processo Seletivo, visando o atendimento adequado, na Avenida Silva Jardim, no 760 (sede da UTFPR, na Comissão Permanente de Processos Seletivos - COPPS). 

Nesses casos, as Bancas Especiais somente serão disponibilizadas nos locais (edificações) onde estarãosendo aplicadas as provas. 

O candidato que não cumprir esta exigência dentro do prazo estipulado, não terá direito a banca especial.

2. VAGAS POR CURSO 

A Faculdade de Artes do Paraná oferta 290 (duzentos e noventa) vagas no Processo Seletivo Vocacional 2011,assim distribuídas: 

Área: MÚSICA Código do Curso  Curso Período Vagas Início das aulas

20 Musicoterapia Manhã 30 Ano letivo - 2011 50 Bacharelado em Música Popular Tarde 20 Ano letivo - 2011 60 Licenciatura em Música Tarde 30 Ano letivo - 2011 

Área: ARTES VISUAIS Código do Curso Curso Período Vagas Início das aulas

70 Licenciatura em Artes Visuais Manhã 30 Ano letivo - 201180 Licenciatura em Artes Visuais Noite 30 Ano letivo - 2011

Área: TEATRO Código do Curso Curso Período Vagas Início das aulas

42 Bacharelado em Artes Cênicas Tarde 40  Ano letivo -2011 90 Licenciatura em Teatro Noite 40 Ano letivo -2011 

Área: DANÇA Código do Curso  Curso Período Vagas Início das aulas

30 Bacharelado/Licenciatura –Dança Integral 30 Ano letivo -2011

Área: CINEMA E VÍDEO Código do Curso Curso Período Vagas Início das aulas

10 Bacharelado em Cinema e Vídeo Tarde 30 1o Semestre-2011 10 Bacharelado em Cinema e Vídeo Tarde 30 2o Semestre-2011 

3. PROVAS

As provas do Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP serão realizadas em uma única fase para os cursos deLicenciatura em Artes Visuais e de Bacharelado em Cinema e Vídeo (1o semestre e 2o semestre de 2011), e emduas fases para os cursos das áreas de Dança, Música e Teatro. 

3.1 DATAS E HORÁRIOS DAS PROVAS O candidato estará obrigado a apresentar, em todas as etapas do processo seletivo o documento de identidade

na sua forma original ou em fotocópia autenticada, assim considerados aqueles previstos no item 9.1, sob pena de sereliminado do Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP.

Page 6: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 6/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 6 

3.1.1 PRIMEIRA FASE: 

A Prova de Conhecimento Comum (PCC) será aplicada no dia 17/outubro/2010, para todos os candidatos detodos os cursos, no local a ser definido no cartão de inscrição (item 1.6). O portão será aberto para a entrada doscandidatos às 13h00min e fechará às 13h45min, após o qual, não será permitida a entrada de nenhum candidato. 

A hora efetiva de início da prova ocorrerá às 14h00min e terminará às 17h30min, já computados os tempospara o preenchimento da folha de respostas e da folha de redação. 

O candidato que sair do local da prova, antes de haver decorrido 1 (uma) hora do início da mesma, seráautomaticamente desclassificado. 

Os horários citados neste Edital serão estabelecidos com base na Hora Oficial de Brasília. 

3.1.2 SEGUNDA FASE: 

Os Testes de Habilidade Específica (THE) ocorrerão no período de 08 a 13 de novembro de 2010, em local, datae horário a serem definidos conforme o item 1.6. 

Os conteúdos relativos aos THE serão divulgados no dia 04 de novembro de 2010. 

3.2. SISTEMA DE PROVAS

A primeira fase corresponderá à realização das Provas de Conhecimento Comum (PCC), de caráter eliminatório

e classificatório, versando sobre os seguintes conteúdos: Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, LínguaEstrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) e Conhecimentos Artístico-Culturais. A segunda fase corresponderá à realização dos Testes de Habilidade Específica (THE), de caráter eliminatório e

classificatório, versando sobre conteúdo da área do curso escolhido pelo candidato. Os programas dos testes e provas constarão no Manual do Candidato.

3.2.1 PRIMEIRA FASE: 

As provas da primeira fase terão a seguinte composição: 

Área    C    ó    d    i   g   o

Curso

Número de Questões

    R   e    d   a   ç   ã   o

 

    L    í   n   g   u   a    P   o   r   t   u   g   u   e   s   a

 

    L    i   t   e   r   a   t   u   r   a    B   r   a   s    i    l   e    i   r   a

 

    L    í   n   g   u   a    E   s   t   r   a   n   g   e    i   r   a    M   o    d   e   r   n

   a

     C    A    C

   T   o   t   a   l   p   o   r   p   r   o   v   a

 

Música

20 Musicoterapia 1 10 10 10 10 41 

50 Bacharelado em Música Popular 1 10 10 10 10 41 60 Licenciatura em Música 1 10 10 10 10 41 

Artes Visuais70 Licenciatura em Artes Visuais 1 10 10 10 20 51 

80 Licenciatura em Artes Visuais 1 10 10 10 20 51 

Teatro42 Bacharelado em Artes Cênicas 1 10 10 10 10 41

90 Licenciatura em Teatro 1 10 10 10 10 41 

Dança 30 Bacharelado/Licenciatura em Dança 1 10 10 10 10 41 

Cinema e Vídeo 10 Bacharelado em Cinema e Vídeo 1 10 10 10 20 51 10 Bacharelado em Cinema e Vídeo 1 10 10 10 20 51 

As provas da primeira fase, exceto a de Redação, compreenderão itens de múltipla escolha, com 5 (cinco)alternativas cada, das quais somente uma é correta. 

Page 7: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 7/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 7 

A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com tema diversificado por área, que deverá serrespondida com um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 20 (vinte) linhas, e terá seu julgamento realizado pordocentes de Língua Portuguesa com larga experiência na área, sendo considerados, na correção, entre outros, osseguintes aspectos: 

I) adequação ao tema; II) coesão; III) coerência; IV) norma culta.

3.2.1.1 FOLHA DE REDAÇÃO 

Nesta folha estarão previamente registrados os dados do candidato, que deverão ser conferidos por ele. A Prova de Redação deverá ser redigida (a caneta tinta azul-escura) em sua forma final, na Folha de Redação,

utilizando a norma escrita culta. Em hipótese alguma será corrigida no espaço reservado ao rascunho.ATENÇÃO: A duração máxima, de 3h30min (três horas e trinta minutos), conforme item 3.1.1, inclui a

resolução da prova e o preenchimento da folha de redação. Não será concedido tempo extra para o preenchimento damesma.

3.2.1.2 FOLHA DE RESPOSTAS 

Concluída a resolução da prova o candidato deverá solicitar ao Fiscal de Sala sua folha de respostas definitiva.Nesta folha estarão previamente registrados os dados do candidato e da prova, que deverão ser conferidos por ele. 

Deverá, o candidato, assinalar, na folha de respostas, qual a sua opção pela Língua Estrangeira Moderna(Inglês ou Espanhol). Não optando, sua prova será corrigida como sendo a opção por Inglês. 

Para o correto preenchimento da folha de respostas, o candidato deverá observar o seguinte:a) preencher, em cada questão, a alternativa que julgar correta;b) na folha de respostas não poderá haver rasuras nem dobras; c) não será permitido o uso de corretivo. Em nenhuma hipótese o candidato receberá uma 2a via da folha definitiva de respostas, em consequência

de manuseio incorreto de sua parte. ATENÇÃO: A duração máxima, de 3h30min (três horas e trinta minutos) conforme item 3.1.1, inclui a resolução

da prova e o preenchimento da folha de respostas. Não será concedido tempo extra para o preenchimento da mesma. CONSIDERA-SE QUE A FOLHA DE RESPOSTAS CONTÉM DE FATO AS RESPOSTAS DA PROVA E QUE,SEM ELA, NÃO HÁ PROVA.

3.2.1.3. MATERIAL 

Cada candidato deverá trazer, por ocasião da realização das provas:a) documento oficial de identificação com foto (item 9.1); b) cartão da inscrição; c) lápis;d) borracha;e) caneta esferográfica, tinta azul-escura. 

É muito importante usar esse tipo de caneta para preencher a folha de respostas. Outro tipo de caneta ( cor datinta) pode prejudicar o candidato, pois a leitora óptica pode não reconhecer marcações com outro tipo de caneta outinta. 

3.2.1.4. GABARITO 

O gabarito da prova da primeira fase, exceto a de Redação, será publicado no  site do processo seletivo nomesmo dia da prova. Após a publicação do gabarito, os candidatos terão até 72 (setenta e duas) horas para protocolar,na Comissão Executiva do Processo Seletivo (Comissão Permanente de Processos Seletivos, Avenida Silva Jardim, n o 760), qualquer contestação em relação ao mesmo, desde que fundamentada corretamente. 

Em caso de questão(ões) anulada(s), somente serão computadas, para classificação, as questões válidas.A contestação do gabarito restringe-se, exclusivamente, às provas objetivas, não sendo este procedimento

estendido, sob hipótese nenhuma, às provas discursivas e aos Testes de Habilidade Específica (THE). Devido à natureza do Processo Seletivo, em nenhuma hipótese será concedida revisão de provas, notas e/ou

recontagem de escores para qualquer uma das Provas de Conhecimento Comum (PCC) e/ou dos Testes de HabilidadeEspecífica (THE).

Não se acolherá recurso contra qualquer decisão da Comissão Executiva do Processo Seletivo e daComissão Permanente do Vestibular da FAP (COPEVE).

Page 8: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 8/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 8 

4. PROGRAMAS 

Os programas das disciplinas serão os constantes do Manual do Candidato, disponível no  site do processoseletivo.

5. DISCIPLINA E SEGURANÇA 

A Comissão Executiva do Processo Seletivo terá amplos poderes para orientação e montagem das provas e doesquema de segurança, fiscalização, correção e publicação dos resultados. 

Durante todas as fases do processo seletivo serão preenchidas as folhas de identificação para futuro confrontocom a lista dos aprovados. Caso o candidato não preencha a folha de identificação será desclassificado do processoseletivo. 

O candidato que sair do local das provas antes de ter decorrido 1 (uma) hora do início da mesma seráautomaticamente desclassificado, no caso da primeira fase. 

Dos aprovados serão confrontadas as folhas de identificação ao longo do curso. Constatado a suposição daocorrência do crime de falsidade ideológica, o candidato perderá a vaga e serão tomadas as medidas cabíveis policiaise judiciais para a responsabilização pelo referido crime. 

Durante a realização das provas, o candidato que infringir as normas do Processo Seletivo, dentro ou fora dassalas, comprometendo o andamento dos trabalhos, será advertido e, em caso de reincidência, eliminado do ProcessoSeletivo. 

Qualquer informação solicitada por telefone, e-mail ou fac-símile não se reveste de caráter oficial. Também, caso haja dificuldades na identificação do candidato durante o início das provas, a Comissão sereserva no direito de coletar a impressão digital do candidato, como forma de identificação.

6. NOTAS, PESOS E CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6.1 PESOS

Para os cursos das áreas de Músicas, Dança e Teatro, a média final de cada candidato aprovado, denominadaMF, corresponderá à nota obtida pela média aritmética ponderada entre a nota final das Provas de ConhecimentoComum (NFC) por ele obtida, a qual terá peso 3 (três), e nota final do Teste de Habilidade Específica (NFT) por eleobtida, a qual terá peso 7 (sete): 

MF = (NFC x 0,3) + (NFT x 0,7) Para os cursos das áreas de Artes Visuais e Cinema e Vídeo, a média final de cada candidato aprovado,

denominada MF, corresponderá à nota final das Provas de Conhecimento Comum (NFC). A média final (MF) será utilizada para efeitos de classificação final do candidato, no curso por ele solicitado no

ato da inscrição.

6.1.1. PRIMEIRA FASE 

A prova de Redação terá sua nota variando de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, com peso 2 (dois). A prova de Língua Portuguesa terá sua nota variando de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, com peso 3 (três). A prova de Literatura Brasileira terá sua nota variando de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, com peso 1 (um).  A prova de Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) terá sua nota variando de 0 (zero) a 10 (dez)

pontos, com peso 1 (um). A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais (C.A.C.) terá sua nota variando de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, compeso 3 (três). 

A nota final das Provas de Conhecimento Comum, denominada NFC, será a média aritmética ponderada dasnotas atribuídas às provas:

NFC = (Red x 0,2) + (L. Port. x 0,3) + (Lit. Bras. x 0,1) + (LEM x 0,1) + (C.A.C. x 0,3)

6.1.2. SEGUNDA FASE 

Será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos em cada uma das avaliações que compõem os Testes deHabilidade Específica (THE). A nota final do candidato, denominada NFT, será estabelecida para os seguintes cursos:

Bacharelado em Música Popular Brasileira; Bacharelado em Musicoterapia; Bacharelado/Licenciatura em Dança;Bacharelado em Artes Cênicas Direção/Interpretação; Licenciatura em Música; Licenciatura em Teatro; tendo suaforma de avaliação definida no Manual do Candidato. 

Os procedimentos e os critérios para elaboração, avaliação e correção das Provas de Conhecimento Comum(PCC) e Testes de Habilidade Específica (THE) são de competência e responsabilidade exclusiva de Bancas Especiaise/ou Avaliadores.

Page 9: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 9/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 9 

6.2. CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Na ocorrência de candidatos com médias finais (MF) iguais, o critério de desempate adotado, para fins declassificação, será a aplicação dos seguintes diferenciadores, na ordem apresentada:

a) a maior média do THE (NFT) quando houver; b) a maior nota na prova de Língua Portuguesa;c) a maior nota na prova de Redação;d) se persistir o empate, dar-se-á preferência ao candidato mais idoso, considerando para contagem da idade o

ano, mês e dia de nascimento.

7. CLASSIFICAÇÃO 

As vagas disponíveis nos cursos oferecidos pela FAP serão preenchidas pelos candidatos classificados com asmaiores médias finais (MF) obtidas conforme o disposto no item 6 até o limite de vagas ofertado em cada curso. 

Para o preenchimento das vagas do curso de Cinema e Vídeo serão convocados, pela ordem de classificação ossessenta primeiros classificados. No caso de não preenchimento do total de vagas serão convocados, ainda pelaordem de classificação, através de chamadas complementares novos candidatos. Quando completada a matrícula,com a ocupação das sessenta vagas, os trinta primeiros classificados e matriculados, ocuparão as trinta vagasofertadas para o primeiro semestre, e os demais ocuparão as vagas ofertadas para o segundo semestre. 

É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as chamadas não podendo alegar

desconhecimento da publicação das mesmas. Serão considerados aprovados nas Provas de Conhecimento Comum (PCC) os candidatos classificados nasquantidades especificadas abaixo: 

   M    Ú   S   I   C   A

 

Códigodo Curso

Curso Período Vagas Classificados

20Musicoterapia Manhã 30

Os primeiros 90 classificados mais os candidatos coma mesma nota do 90º classificado. 

50Bacharelado emMúsica Popular Tarde 20 Os primeiros 60 classificados mais os candidatos com

a mesma nota do 60º classificado. 

60Licenciatura em

Música Tarde 30Os primeiros 90 classificados mais os candidatos com

a mesma nota do 90º classificado. 

   A   R   T   E   S   V   I   S   U   A   I   S

 

Códigodo Curso Curso Período Vagas Classificados

70Licenciatura em

Artes Visuais Manhã 30Os primeiros 100 classificados mais os candidatos

com a mesma nota do 100º classificado. 

80Licenciatura em

Artes Visuais Noite 30 Os primeiros 100 classificados mais os candidatoscom a mesma nota do 100º classificado. 

   T   E   A   T   R   O

 

Códigodo Curso Curso Período Vagas Classificados

42

Bacharelado em

Artes Cênicas Tarde 40

Os primeiros 120 classificados mais os candidatos

com a mesma nota do 120º classificado. 90

Licenciatura emTeatro Noite 40

Os primeiros 120 classificados mais os candidatoscom a mesma nota do 120º classificado. 

   D   A   N   Ç   A

 

Códigodo Curso Curso Período Vagas Classificados

30Bacharelado/ 

Licenciatura - Dança Integral 30Os primeiros 90 classificados mais os candidatos com

a mesma nota do 90º classificado. 

   C   I   N   E   M   A   E

   V    Í   D   E   O

 

Códigodo Curso Curso Período Vagas Classificados

10 Bacharelado emCinema e Vídeo Tarde 30

Os primeiros 200 classificados mais os candidatoscom a mesma nota do 200º classificado. 

10Bacharelado emCinema e Vídeo Tarde 30

Estará desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 3,0 (três vírgula zero) em qualquer uma das Provasde Conhecimento Comum (PCC), como também em qualquer uma das avaliações da segunda fase (THE). 

Page 10: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 10/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 10 

Os alunos dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Cinema e Vídeo não prestarão o Testede Habilidade Específica e terão sua média Final MF definida na PCC, como definido no item 6.1.

8. RESULTADO

O resultado do processo seletivo será disponibilizado até o dia 13/dezembro/2010. O resultado da prova de conhecimento comum, 1ª fase do processo seletivo 2011, será divulgado em 04

de novembro de 2010.

O candidato poderá consultar seu escore e classificação no  site do processo seletivo, a partir do dia seguinte àdivulgação do resultado final. Caberá à Direção da FAP homologar os resultados do Processo Seletivo Vocacional 2011 – FAP e em seguida

divulgar a lista dos classificados através de edital afixado nas dependências da FAP e no  site do processo seletivo.Qualquer lista contendo o nome dos classificados no Processo Seletivo Vocacional 2011, divulgada de forma diversanão será reconhecida pela FAP, tendo a mesma caráter meramente informativo. 

Não se considera omissão da FAP a ausência de divulgação da lista contendo o nome dos classificados emqualquer outro meio de comunicação que não os mencionados no parágrafo anterior. 

Os resultados do Processo Seletivo Vocacional serão válidos única e exclusivamente para esse ProcessoSeletivo, independentemente da data de início das aulas.

9. MATRÍCULANo ato da matrícula, o candidato classificado, obrigatoriamente, deverá apresentar-se à Secretaria Acadêmica

da FAP, no horário e data previamente estabelecido no Manual do Candidato,   de posse de todos os documentoselencados no item 9.1. 

Em caso de impossibilidade de comparecimento do candidato classificado à FAP, para realizar sua matrícula,será permitido que se faça representar, no horário previamente estabelecido no Manual do Candidato, de posse detodos os documentos elencados no item 9.1, por procurador, desde que este se apresente munido de InstrumentoProcuratório com poderes específicos para matricular o outorgante na Faculdade de Artes do Paraná. Suas decisõesserão aceitas como do candidato. 

Caso o candidato tenha sido classificado em chamada complementar, conforme estabelecido nos itens 7 e 10deste Edital, deverá apresentar-se à Secretaria Acadêmica da FAP no dia e horário previstos em Edital afixado nas

dependências da FAP e no endereço www.fap.pr.gov.br, de posse de todos os documentos relacionados no item 9.1. Perderá o direito a vaga o candidato classificado que:I) não comparecer no local, data e horário estabelecidos pela Secretaria Acadêmica da FAP e que se

encontram expressos no Manual do Candidato ou no Edital se for o caso, exceto quando representado porprocurador; 

II) não apresentar qualquer um dos documentos solicitados neste Edital e que são obrigatórios para aefetivação da matrícula; 

III) por qualquer razão, não efetivar a sua matrícula nas datas e horários previamente estabelecidos no Manualdo Candidato; 

IV) tenha utilizado documentos ou informações falsas em qualquer das fases do Processo Seletivo; V) tenha utilizado meios ilícitos na realização do Processo Seletivo Vocacional 2011, mesmo que o

conhecimento do fato seja superveniente à matrícula. VI) não efetue a matrícula nas datas determinadas, inclusive os candidatos que são classificados para osegundo semestre de 2011. 

Perderá o direito à matrícula, mesmo que tenha sido regularmente classificado, o candidato que já estivermatriculado em qualquer outro Curso de Graduação da Faculdade de Artes do Paraná, de acordo com o Decreto no 99.490, de 30 de agosto de 1990, salvo se o candidato formalizar, até o ato da matrícula, o pedido de desistência davaga do curso em que estiver matriculado, independentemente de qual curso seja. 

Perderá direito a vaga o candidato que após efetuar sua Matrícula em data pré determinada pelo Editalnº27/2010 de 14/07/2010-DG-FAP, não efetuar a confirmação de matrícula e atualização de endereço, na primeirasemana do início do ano letivo 2011, via internet, conforme edital que será publicado pela Secretaria Acadêmica nositio (www.fap.pr.gov.br).

9.1. DOCUMENTAÇÃO 

O candidato classificado no Processo Seletivo Vocacional 2011 deverá apresentar-se, no ato da matrícula,portando toda a documentação elencada neste item, sob pena de perder o direito à vaga. 

São documentos obrigatórios para a matrícula:

Page 11: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 11/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 11 

a) duas vias do Histórico Escolar do Ensino Médio, sendo uma original e uma fotocópia legível; b) se o candidato for portador de Diploma de Curso Técnico Profissionalizante ou Superior, deverá apresentar

duas fotocópias deste documento frente e verso, autenticadas e legíveis. Neste caso o candidato estarádispensado da apresentação do Histórico Escolar; 

c) duas fotocópias legíveis e autenticadas da frente e verso, do documento de identidade; d) uma fotocópia legível e autenticada da frente e verso do CPF; e) duas fotocópias legíveis e autenticadas da frente e verso da Certidão de Nascimento ou Casamento;f) duas fotocópias legíveis e autenticadas da frente e verso do comprovante de quitação com o Serviço Militar

para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos e menores de 45 anos; g) duas fotocópias legíveis e autenticadas da frente e verso do Título de Eleitor; h) uma foto 3x4, colorida e com data entre 2007 e 2010. 

São considerados documentos de identidade civil:– Carteira de Identidade tipo RG, expedida pela Secretaria de Segurança Pública; – Carteira de Identidade Profissional validada por lei como sendo identidade civil para todos os fins legais,

expedida por órgão representante de classe oficial (por exemplo: OAB, CRM, CREA, CRQ, etc.);  – Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); – Carteira de Motorista no modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei no 9.503/97; – Passaporte, desde que esteja dentro do prazo de validade na data da matrícula. São considerados documentos de identidade militar, desde que estiverem dentro do prazo de validade na data

da matrícula: – Carteira de Identidade das Forças Armadas; – Carteira de Identidade da Polícia Militar. É considerado documento de identidade para estrangeiros, a cédula de identidade para estrangeiro emitida pelo

órgão competente, desde que esteja dentro do prazo de validade na data da matrícula. Para fins de matrícula, NÃO serão aceitos como documento de identidade: – Carteira de Motorista em modelo diverso do aprovado pelo artigo 159 da Lei no 9.503/1997; – Carteira de Estudante e/ou qualquer outro documento que não esteja previsto no item 9.1. OBSERVAÇÕES:As fotocópias dos documentos descritos nas letras “b”, “c”, “d”, “e”, “f”, “g” deste item poderão ser

autenticadas pela Secretaria Acadêmica da FAP. Esta forma de autenticação somente se procederá se o candidatoapresentar, no ato da entrega, a via original e a fotocópia simples do documento.

10. DIVULGAÇÃO DAS CHAMADAS 

Na hipótese de não haver o preenchimento total das vagas após a matrícula, a FAP procederá tantas chamadascomplementares quantas forem necessárias para preencher as vagas ofertadas neste Processo Seletivo. 

Serão consideradas vagas restantes aquelas abertas em virtude da não efetivação da matrícula.As chamadas complementares de que trata este item serão feitas através de editais afixados nas dependências

da FAP e no site do processo seletivo, nas datas e prazos previstos no Manual do Candidato. Para preenchimento das vagas restantes, casos elas venham a existir, utilizar-se-á o critério de maior média

final (MF), respeitado o disposto no item 6. Caso as vagas restantes não sejam totalmente preenchidas dentro dos prazos especificados no Manual do

Candidato, a COPEVE (Comissão Permanente do Vestibular da FAP), no intuito de atender o interesse público, reserva-se o direito de proceder a chamadas complementares após as datas previstas no referido Manual. A FAP não se obriga a enviar nenhum comunicado para o candidato classificado em chamada complementar,

independentemente da data em que for disponibilizada a informação no  site do processo seletivo e da divulgação doEdital, cabendo, exclusivamente ao candidato, o acompanhamento das listas que serão divulgadas. 

As vagas resultantes da falta de efetivação de matrícula, caso elas venham a existir, serão preenchidasconforme a classificação do processo seletivo a que se referem. É responsabilidade do candidato acompanhartodas as chamadas, não podendo alegar desconhecimento da publicação das mesmas.

11. VALIDADE 

O presente Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP terá validade para o ano letivo de 2011. Os documentos relativos ao Processo Seletivo Vocacional 2011 - FAP serão guardados por 6 (seis) meses após

a divulgação do resultado da MF (programado até 13/dezembro/2010), sendo destruídos após este prazo.

Page 12: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 12/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 12 

12. DISPOSIÇÕES GERAIS 

O candidato aceita de forma irrestrita e irrevogável todas as condições contidas neste Edital e no Manual doCandidato, que constituem as normas que regem o Processo Seletivo Vocacional da FAP, não podendo delas alegardesconhecimento.

Os casos omissos deste Edital serão deliberados pela Comissão Permanente do Vestibular da FAP (COPEVE) e,em última instância, pelo Conselho Superior da FAP. 

Este Edital entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Curitiba, 14 de julho de 2010. 

Eulide Jazar Weibel Diretora em Exercício - 

 Portaria nº109/2010-DG - FAP  

Page 13: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 13/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 13 

CALENDÁRIOEVENTO DATA LOCAL

INSCRIÇÃO ao Processo SeletivoVocacional 2011 

De 05 de agosto a 16 desetembro de 2010

Site www.fap.pr.gov.br, link

 

vestibular

PAGAMENTO da Taxa de Inscrição  Até 20 de setembro de 2010 Qualquer agência bancária oucasas loterias, no horário bancário.

Pedido de ISENÇÃO DE TAXA deinscrição 

Dias 05, 06 e 09 de agosto de2010, na COPPS

COPPS, Av. Silva Jardim, 760

RESULTADO dos pedidos de ISENÇÃO 

Dia 30 de agosto de 2010Conforme orientação por ocasião

da solicitação.

 

Solicitação de BANCA ESPECIAL para candidatos portadores de

necessidades especiais 

Até o dia 16 de setembro de

2010, no ato da inscrição

Site www.fap.pr.gov.br, link

 

vestibularEdital de HOMOLOGAÇÃO DAS

INSCRIÇÕES Dia 28 de setembro de 2010

Site www.fap.pr.gov.br, linkvestibular e sede da FAP.

 

Edital de ENSALAMENTO para asProvas de Conhecimento Comum

(PCC) Dia 07 de outubro de 2010

Site www.fap.pr.gov.br, link

 

vestibular.

PROVA DE CONHECIMENTOSCOMUNS (PCC) Dia 17 de outubro de 2010

Das 14 às 17h30, conformeEnsalamento.

Publicação da lista de PEÇAS DESUFICIÊNCIA para os cursos daÁrea de Música – Instrumentos e

Solfejo; e textos para o TESTE DECRIAÇÃO DE CENA da área de

Teatro 

Dia 20 de outubro de 2010Site www.fap.pr.gov.br, link

 

vestibular.

RESULTADO da prova deConhecimentos Comuns 

Dia 04 de novembro de 2010Site www.fap.pr.gov.br, link

vestibular e sede da FAP.

 

Edital de ENSALAMENTO

 para osTestes de Habilidade Específica (THE)  Dia 04 de novembro de 2010

Site www.fap.pr.gov.br, link

 

vestibular e sede da FAP.

TESTES DE HABILIDADEESPECÍFICA (THE)

De 08 a 13 de novembro de2010.

Conforme Ensalamento publicadoem 04 de novembro de 2010, em

www.fap.pr.gov.br.

RESULTADO FINAL do ProcessoSeletivo 

Dia 13 de dezembro de 2010Site www.fap.pr.gov.br, link

 

vestibular e sede da FAP.

MATRÍCULA para os aprovados Dias 15, 16 e 17 de dezembro

de 2010Sede da FAP.

Page 14: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 14/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 14 

Orientações Gerais

• INSCRIÇÕES: de 05 de agosto a 16 de setembro de 2010, em www.fap.pr.gov.br.

 

• TAXA DE INSCRIÇÃO: no valor de R$ 90,00 (noventa reais) poderá ser paga, através de boleto bancário, atéo dia 20 de setembro de 2010, em qualquer agência bancária.

• PEDIDO DE ISENÇÃO: nos dias 5, 6 e 9 de agosto, solicitar na sede da UTFPR (Av. Silva Jardim, 760), no

horário de 09h às 12h e das 14h30min às 17h.

• ENSALAMENTO: será divulgado a partir de 07 de outubro de 2010, no site www.fap.pr.gov.br.

 

• PRIMEIRA FASE: Prova de Conhecimento Comum – Dia 17 de outubro de 2010, para todos os candidatos,de todos os cursos. Os portões de acesso ao local de prova serão fechados às 13h45min, horário oficial de Brasília.

CONTEÚDOS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão detextos e de expressão escrita na língua padrão.

2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,

morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta. Bibliografia sugerida:  AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.

  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileiraabordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida:

 BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve

ser assinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5. Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o

conhecimento do candidato em história da arte universal e brasileira, na área escolhida pelo candidato, conformeinformações nas orientações específicas nas páginas seguintes. A prova conterá questões objetivas referentes a áreade conhecimentos do curso pretendido, com 5 (cinco) alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

RESULTADO: O resultado da Prova de Conhecimento Comum será divulgado no dia 04 de novembro de2010. Para os cursos das áreas de Cinema e Vídeo e Artes Visuais, será divulgada a relação de aprovados econvocados para realizarem a respectiva matrícula no curso desejado. Para os cursos das áreas de Música, Teatro eDança, será divulgada a relação dos candidatos convocados para a segunda fase, assim como o ensalamento ecalendário de aplicação dos Testes de Habilidade Específica (THE).

• SEGUNDA FASE: Testes de Habilidade Específica – de caráter eliminatório e classificatório, esta avaliaçãoversará sobre conteúdos referentes à área do curso escolhido pelo candidato. Será aplicada no período de 08 a 13 denovembro de 2010, obedecendo calendário e organização a serem divulgados no dia 04 de novembro de 2010,juntamente com a relação dos candidatos aptos para esta segunda fase do Processo Seletivo Vocacional – FAP/2011.Demais informações do THE estão disponíveis nas orientações específicas de cada curso nas páginas seguintes.

Page 15: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 15/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 15 

Orientações Específicas

ÁREA: MÚSICA

CURSO: MUSICOTERAPIA (Código 20) 

O curso de Musicoterapia está devidamente reconhecido pela Portaria Ministerial no 393/86, publicado no DOUde 10/06/1986. O Curso de Musicoterapia tem por objetivo formar o profissional Musicoterapeuta; sabendo-se que aMusicoterapia é um campo da ciência que se utiliza do som, da música e de seus elementos (ritmo, melodia eharmonia) e da expressão e movimentos, aplicados com fins terapêuticos na prevenção e na reabilitação de todos osindivíduos que dela necessitam, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, desde a infância até a terceiraidade. Durante o Curso, o aluno estudará disciplinas referentes ao conhecimento humano, disciplinas específicas damúsica, abordagens teóricas da Musicoterapia com seus métodos e suas técnicas. O trabalho do musicoterapeutapode ser realizado de forma grupal ou individual, podendo ser desenvolvido em clínicas especializadas oumultidisciplinares,em consultórios particulares, em hospitais (gerais, psiquiátricos e de especialidades), eminstituições públicas ou privadas, em escolas especiais e empresas.

O profissional formado poderá atuar como clínico, pesquisador ou supervisor.

VAGAS: 30Duração: 4 anos – Horário: Manhã e tarde.OBS.: O Estágio obrigatório é parte do curso e tem seu início a partir do 2º ano. Conforme o disposto nas Leis

que regem os Estágios Obrigatórios, será cumprido em período distinto do período letivo.

SÁBADO É CONSIDERADO DIA LETIVO.

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTO COMUM.

PROGRAMAS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão detextos e de expressão escrita na língua padrão.

2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.

  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileiraabordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.

4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve serassinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5. Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o

conhecimento do candidato em história da arte universal e brasileira, na área escolhida pelo candidato. A provaconterá 10 (dez) questões objetivas referentes a área de conhecimentos do curso pretendido, com 05 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

Page 16: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 16/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 16 

Bibliografia indicada:TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: 34, 1998.BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

A bibliografia indicada está disponível na biblioteca da FAP somente para consulta local, não sendopossível a retirada de qualquer obra.

2

a

FASE – TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THE2.1. INSTRUÇÕES GERAIS

• MATERIAL DE USO EM PROVAÉ expressamente proibido usar relógio, telefone celular, bip e aparelhos eletrônicos em geral, livros, dicionários,

apontamentos e outros tipos de material de pesquisa ou consulta, bem como será vedado o empréstimo de materialentre os candidatos, durante a realização do Teste de Habilidade Específica.

• DOCUMENTAÇÃOPara participar do Teste de Habilidade Específica, o candidato deverá apresentar um documento de identidade,

na sua forma original ou em fotocópia autenticada, assim considerados aqueles previstos no item 9.1 do Edital nº027/2010 – DG/FAP, no ato da assinatura da lista de presença, sob pena de ser eliminado do Processo Seletivo.

• HORÁRIO DE FECHAMENTO DOS PORTÕES PARA O THE:Acerte seu relógio pelo Observatório Nacional «http://pcdsh01.on.br/ispy.asp» (link no sítio FAP) ou pelo serviço

Hora Certa 130 de telefonia fixa.

ATENÇÃO: NÃO SERÁ PERMITIDO O INGRESSO DE NENHUM CANDIDATO APÓS O FECHAMENTO DOSPORTÕES, INDEPENDENTEMENTE DO MOTIVO.

Verificar dados e horários específicos para cada curso, dados a serem publicados no edital de ensalamento.• TURNO DA MANHÃ: 08h30min• TURNO DA TARDE: 13h30min• TURNO DA NOITE: 18h30min

2.2. PROGRAMA DO TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THEEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de 2010,

conforme edital de ensalamento publicado em 04 de novembro de 2010, disponível em www.fap.pr.gov.br e na sededa FAP.

1. TEORIA MUSICALA prova terá por objetivo verificar, através de teste escrito, os conhecimentos do candidato sobre os elementos

da linguagem e estrutura da música.Conteúdos: escrita musical em claves de sol, fá e dó; Compassos simples e compostos; Síncopa e

contratempo; escalas maiores e menores; Intervalos; tonalidades; acordes (tríades).

Referências bibliográficas:MED, Bohumil. Teoria da Música. 3. ed. Brasília: MusiMed,1986.BENNETT, Roy. Elementos Básicos da Música 2ª Ed. São Paulo:Novas Metas, 1986.

2. PRÁTICA MUSICAL E LEITURAEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de 2010,

conforme edital de ensalamento do THE.2.1. Prova de execução instrumental/vocal – execução no instrumento musical ou canto (conforme escolha do

candidato na Inscrição) da peça de confronto, a ser divulgada no dia 20 de outubro de 2010 em Edital na sede da FAP

e no site Internet da FAP, no endereço www.fap.pr.gov.br.2.2. Prova de Solfejo - solfejo de trecho rítmico melódico na Clave de Sol de partitura a ser divulgada no dia 20de outubro de 2010 em Edital na FAP e no site Internet da FAP, no endereço www.fap.pr.gov.br.

2.3. Prova de leitura à primeira vista – leitura à primeira vista com o instrumento musical ou canto, de umapartitura fornecida no momento da sua prova.

Page 17: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 17/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 17 

ATENÇÃO:1) O candidato deverá, obrigatoriamente, trazer seu instrumento musical (exceto o piano) para a realização da

sua prova. Caso o candidato não se apresente munido do seu instrumento musical, será atribuída nota 0,0 (zero) àavaliação.

2) Não será permitido o uso de acompanhamento automático para teclado eletrônico.3) A peça deverá ser apresentada unicamente pelo candidato, não sendo permitido nenhum tipo de

acompanhamento instrumental para os candidatos de canto ou instrumento melódico.4) Os candidatos de guitarra elétrica e baixo elétrico deverão, necessariamente, trazer seus cabos. A FAP

fornecerá apenas os amplificadores.5) Os candidatos de bateria terão à sua disposição um set básico para a realização da peça, e deverão trazer asbaquetas.

Page 18: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 18/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 18 

CURSO: BACHARELADO EM MÚSICA POPULAR (Código 50) O curso de Bacharelado em Música Popular busca aprimorar a formação do músico popular, preparando-o para

atuar como pesquisador, instrumentista, cantor, compositor e arranjador em shows e em diferentes produçõesartísticas, tais como: produção e gravação de CDs e trilhas sonoras.

VAGAS: 20Duração: 4 anos – Horário: Tarde

SÁBADO É CONSIDERADO DIA LETIVO.

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTO COMUM

PROGRAMAS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão detextos e de expressão escrita na língua padrão.

2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)

alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta. Bibliografia sugerida:  AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.

  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileiraabordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.

CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve ser

assinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5. Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o

conhecimento do candidato em história da arte universal e brasileira, na área escolhida pelo candidato. A provaconterá 10 (dez) questões objetivas referentes a área de conhecimentos do curso pretendido, com 05 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

Bibliografia indicada:TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: 34, 1998. BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. A bibliografia indicada está disponível na biblioteca da FAP somente para consulta local, não sendo

possível a retirada de qualquer obra.

2a FASE – TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THE

2.1. INSTRUÇÕES GERAIS• MATERIAL DE USO EM PROVA

É expressamente proibido usar relógio, telefone celular, bip e aparelhos eletrônicos em geral, livros, dicionários,apontamentos e outros tipos de material de pesquisa ou consulta, bem como será vedado o empréstimo de materialentre os candidatos, durante a realização do Teste de Habilidade Específica.

• DOCUMENTAÇÃOPara participar do Teste de Habilidade Específica, o candidato deverá apresentar um documento de identidade,

Page 19: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 19/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 19 

na sua forma original ou em fotocópia autenticada, assim considerados aqueles previstos no item 9.1 do Edital nº027/2010 – DG/FAP, no ato da assinatura da lista de presença, sob pena de ser eliminado do Processo Seletivo.

• HORÁRIO DE FECHAMENTO DOS PORTÕES PARA O THE:Acerte seu relógio pelo Observatório Nacional «http://pcdsh01.on.br/ispy.asp» (link no sítio FAP) ou pelo serviço

Hora Certa 130 de telefonia fixa.

ATENÇÃO: NÃO SERÁ PERMITIDO O INGRESSO DE NENHUM CANDIDATO APÓS O FECHAMENTO DOS

PORTÕES, INDEPENDENTEMENTE DO MOTIVO.Verificar dados e horários específicos para cada curso, dados a serem publicados no edital de ensalamento.• TURNO DA MANHÃ: 08h30min• TURNO DA TARDE: 13h30min• TURNO DA NOITE: 18h30min

2.2. PROGRAMA DO TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THEEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de 2010,

conforme edital de ensalamento publicado em 04 de novembro de 2010, disponível em www.fap.pr.gov.br e na sededa FAP.

1. TEORIA MUSICALA prova terá por objetivo verificar, através de teste escrito, os conhecimentos do candidato sobre os elementos

da linguagem e estrutura da música.Conteúdos: escrita musical em claves de sol, fá e dó; compassos simples e compostos; síncopa e contratempo;

escalas maiores e menores; intervalos; tonalidades; acordes (tríades).Referências bibliográficas:MED, Bohumil. Teoria da Música. 3. ed. Brasília: MusiMed,1986.BENNETT, Roy. Elementos Básicos da Música 2ª Ed.São Paulo:Novas Metas, 1986.

2. PRÁTICA MUSICAL E LEITURAEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de

2010,conforme edital de ensalamento do THE, publicado em 04 de novembro de 2010.2.1. Prova de execução instrumental/vocal – execução no instrumento musical ou canto (conforme escolha do

candidato na Inscrição) da peça de confronto, a ser divulgada no dia 20 de outubro de 2010 em Edital na FAP e no siteInternet da FAP, no endereço www.fap.pr.gov.br.

2.2. Prova de Solfejo - solfejo de trecho rítmico melódico na clave de sol de partitura a ser divulgada no dia 20de outubro de 2010 em Edital na FAP e no site Internet da FAP, no endereço www.fap.pr.gov.br.

2.3. Prova de leitura à primeira vista – leitura à primeira vista com o instrumento musical ou canto, de umapartitura fornecida no momento da prova.

ATENÇÃO:1) O candidato deverá, obrigatoriamente, trazer seu instrumento musical (exceto o piano) para a realização da

sua prova. Caso o candidato não se apresente munido do seu instrumento musical, será atribuída nota 0,0 (zero) à

avaliação.2) Não será permitido o uso de acompanhamento automático para teclado eletrônico.3) A peça deverá ser apresentada unicamente pelo candidato, não sendo permitido nenhum tipo de

acompanhamento instrumental para os candidatos de canto ou instrumento melódico.4) Os candidatos de guitarra elétrica e baixo elétrico deverão, necessariamente, trazer seus cabos. A FAP

fornecerá apenas os amplificadores.5) Os candidatos de bateria terão à sua disposição um set básico para a realização da peça, e deverão trazer as

baquetas.

Page 20: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 20/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 20 

CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA (Código 60)O curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Artes do Paraná forma o profissional para atuar no ensino

da música nas escolas de ensino regular: infantil, fundamental e médio, tanto quanto nas escolas específicas e/ououtros espaços culturais e sociais.

OBS.: O estágio obrigatório é parte do curso, conforme o determinado em Lei. Será cumprido em períododistinto do período letivo.

VAGAS: 30

Duração: 4 anos – Horário: Tarde.

SÁBADO É CONSIDERADO DIA LETIVO.

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTO COMUM

PROGRAMAS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão detextos e de expressão escrita na língua padrão.

2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida:  AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.

  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileiraabordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.

4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve serassinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5. Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o conhecimento

do candidato em história da arte universal e brasileira, na área escolhida pelo candidato. A prova conterá 10 (dez)questões objetivas referentes a área de conhecimentos do curso pretendido, com 05 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

Bibliografia indicada:TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: 34, 1998.BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.A bibliografia indicada está disponível na biblioteca da FAP somente para consulta local, não sendo

possível a retirada de qualquer obra.

2a FASE – TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THE

2.1. INSTRUÇÕES GERAIS

• MATERIAL DE USO EM PROVAÉ expressamente proibido usar relógio, telefone celular, bip e aparelhos eletrônicos em geral, livros, dicionários,

apontamentos e outros tipos de material de pesquisa ou consulta, bem como será vedado o empréstimo de materialentre os candidatos, durante a realização do Teste de Habilidade Específica.

Page 21: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 21/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 21 

• DOCUMENTAÇÃOPara participar do Teste de Habilidade Específica, o candidato deverá apresentar um documento de identidade,

na sua forma original ou em fotocópia autenticada, assim considerados aqueles previstos no item 9.1 do Edital nº027/2010 – DG/FAP, no ato da assinatura da lista de presença, sob pena de ser eliminado do Processo Seletivo.

• HORÁRIO DE FECHAMENTO DOS PORTÕES PARA O THE:Acerte seu relógio pelo Observatório Nacional «http://pcdsh01.on.br/ispy.asp» (link no sítio FAP) ou pelo serviço

Hora Certa 130 de telefonia fixa.

ATENÇÃO: NÃO SERÁ PERMITIDO O INGRESSO DE NENHUM CANDIDATO APÓS O FECHAMENTO DOSPORTÕES, INDEPENDENTEMENTE DO MOTIVO.

Verificar dados e horários específicos para cada curso, dados a serem publicados no edital de ensalamento.• TURNO DA MANHÃ: 08h30min• TURNO DA TARDE: 13h30min• TURNO DA NOITE: 18h30min

2.2. PROGRAMA DO TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THEEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de 2010,

conforme edital de ensalamento publicado em 04 de novembro de 2010, disponível em www.fap.pr.gov.br e na sededa FAP.

1. TEORIA MUSICALA prova terá por objetivo verificar, através de teste escrito, os conhecimentos do candidato sobre os elementos

da linguagem e estrutura da música.Conteúdos: escrita musical em claves de sol, fá e dó; compassos simples e compostos; síncopa e

contratempo; escalas maiores e menores; intervalos; tonalidades; acordes (tríades).

Referências bibliográficas:MED, Bohumil. Teoria da Música. 3. ed. Brasília: MusiMed,1986.BENNETT, Roy. Elementos Básicos da Música 2ª Ed.São Paulo:Novas Metas, 1986.

2. PRÁTICA MUSICAL E LEITURAEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de 2010,

conforme edital ensalamento do THE, divulgado em 04 de novembro de 2010.2.1. Prova de execução instrumental/vocal – execução no instrumento musical ou canto (conforme escolha do

candidato na Inscrição) da peça de confronto, a ser divulgada no dia 20 de outubro de 2010 em Edital na FAP e no siteInternet da FAP, no endereço www.fap.pr.gov.br.

2.2. Prova de Solfejo - solfejo de trecho rítmico melódico na clave de sol, de partitura a ser divulgada no dia 20de outubro de 2010 em Edital na FAP e no site Internet da FAP, no endereço www.fap.pr.gov.br.

2.3 Prova de leitura à primeira vista – leitura à primeira vista com o instrumento musical ou canto,de umapartitura fornecida no momento da prova.

ATENÇÃO:1) O candidato deverá, obrigatoriamente, trazer seu instrumento musical (exceto o piano) para a realização da

sua prova. Caso o candidato não se apresente munido do seu instrumento musical, será atribuída nota 0,0 (zero) àavaliação.

2) Não será permitido o uso de acompanhamento automático para teclado eletrônico.3) A peça deverá ser apresentada unicamente pelo candidato, não sendo permitido nenhum tipo de

acompanhamento instrumental para os candidatos de canto ou instrumento melódico.4) Os candidatos de guitarra elétrica e baixo elétrico deverão, necessariamente, trazer seus cabos. A FAP

fornecerá apenas os amplificadores.5) Os candidatos de bateria terão à sua disposição um set básico para a realização da peça, e deverão trazer as

baquetas.

Page 22: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 22/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 22 

ÁREA: ARTES VISUAIS

CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

Manhã (Código 70) / Noite (Código 80)

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais tem por objetivo a formação superior em Artes Visuais para docêncianas séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e no ensino não-formal, além de possibilitar a atuaçãoprofissional em ações educativas e culturais e no contexto acadêmico, crítico e poético.

• VAGAS: 30 – Manhã• VAGAS: 30 – NoiteDuração: 4 anos

SÁBADO É CONSIDERADO DIA LETIVO.OBS.: O Estágio curricular obrigatório é regulamentado pelas Leis nº 6.494 de 07/12/1977 e nº 8.859 de

23/03/1994 e demais pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE). Será cumprido em período distinto doperíodo letivo.

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTO COMUM

PROGRAMAS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão detextos e de expressão escrita na língua padrão.

2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida:  AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.

FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.

  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileiraabordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.

4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve ser

assinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5. Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o conhecimento

do candidato em história da arte universal e brasileira, política cultural brasileira e a cultura geral contemporânea, naárea escolhida pelo candidato. A prova conterá 20 (vinte) questões objetivas referentes a área de conhecimentos docurso pretendido, com 05 (cinco) alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:OBRIGATÓRIAGOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2000.GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das

cores. São Paulo: Annablume, 2000.JANSON, Horst Woldemar; JANSON, Anthony F. Iniciação à história da arte. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,

1996. STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.A bibliografia indicada está disponível na biblioteca da FAP somente para consulta local, não sendo

possível a retirada de qualquer obra. Os candidatos para os cursos de Licenciatura em Artes Visuais eBacharelado em Cinema e Vídeo não prestarão o Teste de Habilidade Específica.

Page 23: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 23/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 23 

ÁREA: TEATROCURSO: BACHARELADO EM ARTES CÊNICAS (Código 42)

O BACHAREL EM ARTES CÊNICAS deve ser um artista-pesquisador, capaz de desenvolver seu trabalho criativonum processo de continua investigação, consciente de sua identidade artística e articulado ao seu contexto sócio-cultural. O CURSO DE BACHARELADO EM ARTES CÊNICAS objetiva a formação de um aluno que contribua no

direcionamento de seu perfil acadêmico e artístico, a partir da participação em projetos de pesquisa e práticas darealização cênica.

VAGAS: 40 – TardeDuração: 4 anos

SÁBADO É CONSIDERADO DIA LETIVO.

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTO COMUM

1 PROGRAMAS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão de

textos e de expressão escrita na língua padrão.2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.

  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileiraabordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentre

as quais apenas uma estará correta. Bibliografia sugerida: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.

4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve serassinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5.Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o conhecimento

do candidato em história do teatro, aspectos da encenação, aspectos de direção teatral e trabalho de atores, formaçãodo ator e pedagogia do teatro. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas referentes a área de conhecimentos docurso pretendido, com 05 (cinco) alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

Bibliografia:DÓRIA, Lilian Maria Fleury Teixeira. Linguagem do Teatro. Curitiba : IBPEX, 2009KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001. (Coleção Debates, 189) Capítulo I.ROUBINE, Jean-Jacques. A Arte do Ator. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002. ____________ A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.Capítulo I.

A bibliografia indicada está disponível na biblioteca da FAP somente para consulta local, não sendopossível a retirada de qualquer obra.

2a FASE – TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THEEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de 2010,

conforme edital de ensalamento publicado em 04 de novembro de 2010, disponível em www.fap.pr.gov.br e na sededa FAP.

Page 24: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 24/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 24 

2.1. INSTRUÇÕES GERAIS• MATERIAL DE USO EM PROVAÉ expressamente proibido usar relógio, telefone celular, bip e aparelhos eletrônicos em geral, livros, dicionários,

apontamentos e outros tipos de material de pesquisa ou consulta, bem como será vedado o empréstimo de materialentre os candidatos, durante a realização do Teste de Habilidade Específica (THE).

2.2. PROGRAMATESTE DE CRIAÇÃO DE CENA: Esta prova consistirá na apresentação de uma cena a partir de um dos textos

eletrônicos que serão disponibilizados quando da publicação de edital específico, no dia 04 de novembro de 2010, nasede da FAP e no site internet www.fap.pr.gov.br. O candidato deverá escolher um dos textos disponíveis e prepararuma cena que será apresentada para uma banca examinadora.

Duração da cena: de 5 A 7 MINUTOS.Nessa prova não será permitido o uso de figurino, adereços, maquiagem e objetos de cena.Avaliação: Os critérios de avaliação da Prova de Palco são: a expressividade do candidato, considerando a sua

capacidade de trabalhar a relação entre o texto e a cena criada, a precisão dos gestos, os movimentos e a sua relaçãocom o espaço; a capacidade de improvisação; a potência vocal e o trabalho de respiração; a dicção, entonação, apontuação, a memorização do texto.

TESTE DE AULA PRÁTICA: Os candidatos participarão de uma aula prática, ministrada por um professor eserão avaliados por uma banca.

Avaliação: Os critérios de avaliação da Aula Prática são:1 - disponibilidade para jogar cenicamente;2 - expressividade e prontidão corporal e vocal;3 - interação com outros participantes;Para a Aula Prática os candidatos deverão trazer roupas que permitam flexibilidade para exercícios corporais.

Será exigido que os candidatos fiquem descalços ou com sapatilhas apropriadas para o trabalho corporal. Algunsexercícios serão individuais, outros em grupos pequenos e outros envolvendo todos os candidatos da oficina.

TESTE DE PROPOSTA CÊNICA: Texto escrito de no mínimo 20 linhas. Os candidatos deverão fazer umaproposta cênica de um dos textos disponíveis no site da FAP, www.fap.pr.gov.br., podendo o candidato dar ênfase aalgum elemento específico da encenação, tais como, atuação, direção, iluminação, maquiagem, figurino, cenário,

sonoplastia. O texto será sorteado no dia da prova, por um dos candidatos, na sala onde será realizada cada uma dasprovas.

Duração da Prova: 2 horasAvaliação: Será avaliada a capacidade do candidato de fazer uma proposta de encenação a partir do texto

sorteado, sendo observada sua capacidade de articular informação e contexto, criação e reflexão.Para a Proposta Cênica os candidatos deverão trazer canetas, lápis, borracha, apontador.O candidato que sair do local da prova, antes de haver decorrido 1 (uma) hora do início da mesma, será

automaticamente desclassificado.Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que possam sair juntos, assim que o último

candidato entregar sua prova ao monitor.

O local das Provas do Teste de Habilidade Específica (THE) será informado no Edital de ensalamento que serádivulgado no dia 04 de novembro de 2010, na sede da FAP e pelo site www.fap.pr.gov.br.• TURNO DA TARDE – 12h00min• TURNO DA NOITE – 18h00min

PESOS PARA A COMPOSIÇÃO DO RESULTADO: Teste de criação de cena (3) – teste de aula prática (4) –teste de proposta cênica (3).

Page 25: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 25/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 25 

CURSO: LICENCIATURA EM TEATRO (CÓDIGO 90)

O curso de Licenciatura em Teatro visa formar o professor na área específica de teatro a partir deconhecimentos fundamentais desta linguagem. O conhecimento de teorias e práticas de linguagem teatral e deprincípios da educação, alicerçam o curso. Tem como meta proporcionar ao aluno uma reflexão crítica sobre aatividade teatral e pedagógica.

O campo de atuação do professor de teatro abrange escolas formais de Ensino Fundamental e Médio, bemcomo a educação informal por meio de oficinas e cursos específicos da área. Ele poderá também atuar em espaços

culturais oficiais, tais como: secretarias de cultura, museus, centros recreativos, fundações culturais, projetos sociais,além da iniciativa privada.

VAGAS: 40Duração: 4 anos – Horário: NoiteOBS: Conforme o disposto na Lei que regulamenta os estágios obrigatórios nos cursos de licenciatura, estes

serão cumpridos em período distinto do período letivo.

SÁBADO É CONSIDERADO DIA LETIVO.

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTO COMUM

PROGRAMAS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão detextos e de expressão escrita na língua padrão.

2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileira

abordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.

4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve serassinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5. Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o conhecimento

do candidato em história do teatro, aspectos da encenação, aspectos de direção teatral e trabalho de atores, formaçãodo ator e pedagogia do teatro. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas referentes a área de conhecimentos docurso pretendido, com 05 (cinco) alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:DÓRIA, Lilian Maria Fleury Teixeira. Linguagem do Teatro. Curitiba : IBPEX, 2009KOUDELA, Ingrid D. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001ROUBINE, Jean-Jacques. A Arte do Ator. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002.____________ A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.Capítulo I.

A bibliografia indicada está disponível na biblioteca da FAP somente para consulta local, não sendopossível a retirada de qualquer obra.

Page 26: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 26/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 26 

2a FASE – TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THEEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de 2010,

conforme edital de ensalamento publicado em 04 de novembro de 2010, disponível em www.fap.pr.gov.br e na sededa FAP.

2.1. INSTRUÇÕES GERAIS• MATERIAL DE USO EM PROVAÉ expressamente proibido usar relógio, telefone celular, bip e aparelhos eletrônicos em geral, livros, dicionários,

apontamentos e outros tipos de material de pesquisa ou consulta, bem como será vedado o empréstimo de materialentre os candidatos, durante a realização do Teste de Habilidade Específica (THE).

2.2. PROGRAMATESTE DE CRIAÇÃO DE CENA: Esta prova consistirá na apresentação de uma cena a partir de um dos textos

eletrônicos que serão disponibilizados quando da publicação de edital específico, no dia 04 de novembro de 2010 nasede da FAP e no site internet www.fap.pr.gov.br. O candidato deverá escolher um dos textos disponíveis e prepararuma cena que será apresentada para uma banca examinadora.

Duração da cena: de 5 A 7 MINUTOS.Nessa prova não será permitido o uso de figurino, adereços, maquiagem e objetos de cena.Avaliação: Os critérios de avaliação da Prova de Palco são: a expressividade do candidato, considerando a sua

capacidade de trabalhar a relação entre o texto e a cena criada, a precisão dos gestos, os movimentos e a sua relaçãocom o espaço; a capacidade de improvisação; a potência vocal e o trabalho de respiração; a dicção, entonação, apontuação e a memorização do texto.

TESTE DE AULA PRÁTICA: Os candidatos participarão de uma aula prática, ministrada por um professor eserão avaliados por uma banca.

Avaliação: Os critérios de avaliação da Aula Prática são:1 - disponibilidade para jogar cenicamente;2 - expressividade e prontidão corporal e vocal;3 - interação com outros participantes.Para a Aula Prática os candidatos deverão trazer roupas que permitam flexibilidade para exercícios corporais.

Será exigido que os candidatos fiquem descalços ou com sapatilhas apropriadas para o trabalho corporal. Alguns

exercícios serão individuais, outros em grupos pequenos e outros envolvendo todos os candidatos da oficina.

TESTE ESCRITO: Os candidatos deverão elaborar um texto dissertativo sobre o ensino do teatro, a partir dabibliografia indicada.

Duração da Prova: 2 horasAvaliação: Será avaliada a capacidade do candidato de elaborar um texto sobre a relação teatro e educação, a

partir da bibliografia indicada, no qual será observada a reflexão frente ao contexto apresentado.Para o teste escrito os candidatos deverão trazer canetas, lápis, borracha, apontador.O candidato que sair do local da prova, antes de haver decorrido 1 (uma) hora do início da mesma, será

automaticamente desclassificado.Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que possam sair juntos, assim que o último

candidato entregar sua prova ao fiscal de sala.Bibliografia Indicada:KOUDELA, Ingrid D. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001.ROUBINE, Jean-Jacques. A Arte do Ator. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002.

O local das Provas do Teste de Habilidade Específica (THE) será informado no Edital de ensalamento que serádivulgado no dia 04 de novembro de 2010, na sede da FAP e pelo site www.fap.pr.gov.br.

• TURNO DA TARDE – 12h00min• TURNO DA NOITE – 18h00min

PESOS PARA A COMPOSIÇÃO DO RESULTADO: Teste de criação de cena (3) – teste de aula prática (4) –

teste de proposta cênica (3).

Page 27: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 27/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 27 

ÁREA: DANÇACURSO: BACHARELADO E LICENCIATURA (CÓDIGO 30)

Partindo do entendimento da dança como área de conhecimento o projeto de curso foi pensado no sentido depromover uma reflexão sobre o corpo e a sua dança, considerando aspectos artísticos, culturais, políticos ecomunicacionais, com vistas ao desenvolvimento de competências que levem o aluno a atuarem com eficiência,criatividade e responsabilidade na prática e ensino da dança. O curso é composto por disciplinas, obrigatórias eoptativas, que desenvolvem diferentes abordagens e técnicas, a pesquisa, a criação e a reflexão, além daquelasrelacionadas ao ensino da dança.

O egresso poderá atuar como artista junto a produções cênicas, como produtor cultural, seguir carreira comoprofessor em cursos livres, profissionalizantes, no ensino formal ou especial e instituições de ensino superior.

VAGAS: 30Duração: 4 anos – Período: Integral

SÁBADO É CONSIDERADO DIA LETIVO.

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTO COMUM

PROGRAMAS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão detextos e de expressão escrita na língua padrão.

2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.

DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileiraabordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.

4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve serassinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentre

as quais apenas uma estará correta. Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5. Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o conhecimento

do candidato em história da arte universal e brasileira, política cultural brasileira e a cultura geral contemporânea, naárea escolhida pelo candidato. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas referentes a área de conhecimentos docurso pretendido, com 05 (cinco) alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

Bibliografia sugerida:LANGENDONCK, Rosana e RENGEL, Lenira. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação em artes cênicas. São

Paulo: Annablume, 2002.HERCOLES, Rosa. Dança como produção de conhecimento. Disponível em: http://idanca.net/lang/pt-

br/2008/02/21/epistemologia-emmovimento/5229 MOMMENSOHN, Maria & PETRELLA, Paulo. Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento . São Paulo,

Summus, 2006.PAIXÃO, Paulo. Alguém esteve no palco antes de você. Disponível em: http://idanca.net/lang/pt-

br/2007/02/01/danca-contemporanea-colonialismo-brasil-europa-discurso-representacao/3879 VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

Page 28: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 28/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 28 

2ª FASE: TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA – THEEste conjunto de provas realizar-se-á no mesmo dia e horário, no período de 08 a 13 de novembro de 2010,

conforme edital de ensalamento publicado em 04 de novembro de 2010, disponível em www.fap.pr.gov.br e na sededa FAP.

• PROGRAMA – A prova consistirá de 3 (três) etapas:

1. Apresentação artística:

Apresentação de um trabalho coreográfico de autoria própria, em sua linguagem específica, com no máximo(três) minutos. O objetivo é avaliar o potencial criativo e a coerência das escolhas adotadas. As apresentações serãoindividuais perante banca examinadora. É facultado o uso de música, figurino, adereços, maquiagem e objetos decenas, sendo todos de inteira responsabilidade do candidato.

2. Entrevista:O candidato será submetido a entrevista individual com questões orais sobre o trabalho apresentado, assim

como de questões relativas a área da dança, referenciadas na bibliografia sugerida, sua experiência e aspirações paracom o curso.

3. Aula prática de dança:Aula de dança estruturada não em técnicas específicas, mas em conceitos relacionados a percepção, a

exploração dos fatores do movimento – espaço, tempo, peso e fluência – e a improvisação em dança. Serãoanalisadas as habilidades corporais, criativas e de compreensão dos conteúdos acima citados.

ATENÇÃO: Para realizar a prova prática o candidato deverá, obrigatoriamente, estar trajando roupa adequada aoexercício físico.

PESOS PARA A COMPOSIÇÃO DO RESULTADO: Apresentação Artística (3,5) – Entrevista (3,0) – Aula dedança (3,5).

Page 29: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 29/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 29 

ÁREA: CINEMA E VÍDEOCURSO: BACHARELADO CINEMA E VÍDEO (CÓDIGO 10 )

O Curso Superior de Cinema instituído através do Decreto n o 4996 - 22/06/2005 do Governo do Estado doParaná, autorizado pelo Parecer no 379/05 do Conselho Estadual de Educação do Paraná e homologado pela Resoluçãono 017/2005 - SETI, tem por objetivo formar o Profissional para desenvolver atividades nas diferentes áreas derealização audiovisual, seja em cinema, vídeo ou TV. O egresso deverá possuir domínio sobre técnicas de narrativa,montagem e produção de obras audiovisuais. Com formação teórica, técnica e prática, o curso proporciona uma visãoampla da linguagem através de um olhar crítico e criativo da execução da obra, situando a profissão na realidadeeconômica, política e social e fazendo com que esse olhar gere produtos de ação transformadora. O curso visaproporcionar ao aluno uma formação de realizador, gestor, pesquisador e crítico do audiovisual que o prepare paraatividades profissionais em produtoras de cinema, canais de TV e na realização de eventos ligados a cinema e vídeo. Orealizador audiovisual terá elementos para criação da obra com uma linha estética definida, com base sólida emconceitos teóricos, assim como organizar o processo de redação, produção e pós-produção do produto audiovisual.

VAGAS:• 30 vagas – Para o 1o Semestre de 2011• 30 vagas – Para o 2o Semestre de 2011

SÁBADO É CONSIDERADO DIA LETIVO.

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTO COMUM

PROGRAMAS:1. Redação: A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com o mínimo de 15 (quinze) e o

máximo de 20 (vinte) linhas para a resposta, a partir de um tema dado. Ela testará a capacidade de compreensão detextos e de expressão escrita na língua padrão.

2.   Língua Portuguesa: A prova de Língua Portuguesa avaliará o conhecimento gramatical, sintático,morfológico e semântico do aluno do Ensino Médio. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco)

alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta. Bibliografia sugerida: AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2009.FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. SP: Ática, 2000.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Objetiva.

  3. Literatura Brasileira: A prova de Literatura Brasileira avaliará o conhecimento de literatura brasileiraabordando autores do século XX. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1997.

CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. RJ: Ouro sobre Azul, 2007. NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira. RJ: Relume Dumará, 2007.4. Língua Estrangeira Moderna: Opções: Inglês ou Espanhol. A opção será feita no ato da prova, e deve ser

assinalada no cartão resposta. A Prova de Língua Estrangeira Moderna avaliará a capacidade do candidato dedecodificar e interpretar textos. A prova conterá 10 (dez) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada, dentreas quais apenas uma estará correta.

 Bibliografia sugerida: Gramática básica da língua em questão e livros de textos básicos.5. Conhecimentos Artístico-Culturais: A prova de Conhecimentos Artístico-Culturais avaliará o conhecimento

do candidato em história da arte universal e brasileira, política cultural brasileira e a cultura geral contemporânea, naárea escolhida pelo candidato. A prova conterá 20 (vinte) questões objetivas referentes a área de conhecimentos docurso pretendido, com 5 (cinco) alternativas cada, dentre as quais apenas uma estará correta.

FILMESHiroshima mon Amour, (1959, França), Alain Resnais.Ladrões de Bicicleta, (1948, Itália), Vittorio de Sicca.Terra em Transe, (1968,Brasil ), Glauber Rocha.Santiago, (2007, Brasil), João Moreira Salles.Leonera, (2008, Argentina), Pablo Trapero

Page 30: Manual FAP 2011

5/9/2018 Manual FAP 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/manual-fap-2011 30/30

 

Manual do Candidato • Processo Seletivo Vocacional FAP/2011 • Página | 30 

LIVROS ANDREW, J. Dudley - As Principais Teorias Do Cinema - Uma Introdução, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1989MASCARELLO, Fernando (org.) – História do Cinema Mundial. Campinas, Papirus, 2006.MERTEN, Luiz Carlos. Cinema : entre a realidade e o artifício : diretores, escolas, tendências.Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003.NICHOLS, Bill – Introdução ao documentário. SP> Ed. Papirus, 2005GOMES, Paulo Emilio Salles – Cinema Trajetória no Subdesenvolvimento. São Paulo ,Paz e Terra, 1997MALEIRO, Alessandra Cinema no mundo: América Latina, São Paulo, Ed. Escrituras, 2006