manual exportação lm autocad

4
Descritivo do Lisp LM LM é um lisp desenvolvido com o objetivo de exportar lista de materiais, quadro de marcas ou qualquer tabela (em texto) do AutoCAD para o Excel. Com um simples comando todo o conteúdo da tabela é transferido para o Excel. [email protected]

Upload: rafael-almeida-morais

Post on 29-Dec-2015

11 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual Exportação Lm Autocad

Descritivo do Lisp LM

LM é um lisp desenvolvido com o objetivo de exportar lista de materiais, quadro de marcas ou qualquer tabela (em texto) do AutoCAD para o Excel.

Com um simples comando todo o conteúdo da tabela é transferido para o Excel.

[email protected]

Page 2: Manual Exportação Lm Autocad

EXPORTAÇÃO LM AUTOCAD EXCEL

Este manual irá lhe instruir como proceder para carregar o Lisp “LM” e exportar as Listas de Materiais ou qualquer outra tabela (que não esteja atributada) do AutoCAD para o formato .CSV (Excel).

Para carregar o Lisp siga os passos abaixo.

Nota: Se o Lisp já foi carregado e executado alguma vez (acompanhado por este manual favor pular para o passo 4.

1. No Autocad execute o comando: APPLOAD.

2. Clique no botão Contents para adicionar o Lisp “LM.VLX” ao seu AutoCAD (uma vez adicionado, o Lisp será carregado automaticamente em todos os arquivos que forem abertos no AutoCAD).

3. Clique no botão Add..., localize o Lisp “LM.VLX” e clique em Ok. Feche a janela clicando no botão Close.

4. Abra o arquivo.DWG que contenha a Lista de Materiais (ou a tabela) a ser exportada.

[email protected]

Page 3: Manual Exportação Lm Autocad

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A LISTA DE MATERIAIS

a) Caso a Lista de Materiais for atributada use o comando BURST (nativo do AutoCAD) para transformá-la em texto.

b) Se a Lista de Materiais for muito grande e para adaptação no formato teve que ser dividida em duas ou mais listas, você deverá emendá-la transformando-as em uma só.

c) Normalmente no idioma Português o Excel entende o caractere “,” (vírgula) como o separador de decimais. Se na Lista de Materiais do AutoCAD foi usado o “.” (ponto) que é o único caractere que o AutoCAD entende como separador de decimais você pode trocá-lo usando o comando “FIND” (nativo do AutoCAD). Lembrando que isso também pode ser feito no Excel (usando o comando “Localizar e Substituir”) após o “passo 7” deste tutorial.

5. Execute o comando LM.

6. Selecione a Lista de Materiais e pressione Enter.

Nota: Um detalhe importante ao executar este passo é que a Lista de Materiais deverá estar sendo totalmente visualizada no momento da seleção.

7. Será criado um arquivo com o mesmo nome do arquivo.DWG aberto com o sufixo “LM” e com a extensão .CSV na mesma pasta que o arquivo.DWG está salvo.

8. Abra o “Arquivo LM.CSV” gerado e faça os ajustes necessários para organização da Lista de Materiais.

[email protected]

Page 4: Manual Exportação Lm Autocad

JUNTANDO VÁRIOS ARQUIVOS .CSV EM UM SÓ

Após exportar todas as Listas de Materiais desejadas, considerando que todas estejam na mesma pasta, copie o arquivo “join_csv.bat” para a mesma pasta que estão localizados todos os arquivos (.CSV) que você deseja juntar em um só.

Ao executar o arquivo “join_csv.bat” será criando um novo arquivo chamado “NovaLista.CSV” contendo todas as Listas localizadas nesta pasta.

Caso seja necessário executar novamente o arquivo “join_csv.bat” lembre-se de apagar o arquivo “NovaLista.CSV” para não correr o risco de duplicar itens no seu arquivo final.

[email protected]