manual do proprietÁrio - alva...

38
MANUAL DO PROPRIETÁRIO

Upload: others

Post on 18-Feb-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO...........................................................................................032 - IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO.................................................033 - PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS - PEDIDOS DE LIGAÇÕES..............................034 - DEFINIÇÕES TÉCNICAS.............................................................................055 - RESPONSABILIDADES...............................................................................075.1 - RESPONSABILIDADES DO PROPRIETÁRIO.............................................075.2 - RESPONSABILIDADES TÉCNICAS...........................................................076 - GARANTIAS - PÓS ENTREGA....................................................................087 - PERDA DE GARANTIA - PÓS ENTREGA....................................................108. - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE - SAC........................................109 - SOLICITAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA..................................................1110 - CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA UNIDADE.....................................1110.1 - ESTRUTURA / PAREDES DE ALVENARIA..............................................1210.2 - PINTURAS............................................................................................1310.3 - REVESTIMENTOS DE AZULEJOS E CERÂMICAS...................................1410.4 - ESQUADRIAS METÁLICAS...................................................................1510.5 - VIDROS...............................................................................................1610.6 - LOUÇAS, METAIS E INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS......................1710.7 - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS....................................................................2010.8 - I NSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO..................................................2511 - REFORMA E AMPLIAÇÃO........................................................................2612 - DICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA.....2613 - DICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA..........................2714 - DICAS PARA TRATAMENTO DO LIXO......................................................2715 - RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMUNITÁRIOS NO ENTORNO DO RESIDEN-CIAL ..............................................................................................................2816 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS....................................................................2917 – PROJETOS APARTAMENTOS...................................................................30

livro.indd 1 05/11/2014 09:51:21

livro.indd 2 05/11/2014 09:51:21

3

1 - INTRODUÇÃO

Caro Proprietário, Parabéns!

Você acaba de adquirir um imóvel e realizar o sonho da maioria dos brasileiros que é ter a sua própria moradia. Trata-se de uma residência moderna, construída baseado em normas técnicas aplicáveis a legislação brasileira que está sendo entregue com detalhes que compõem o projeto arquitetônico.

O imóvel foi constituído com materiais heterogêneos, que estão sujeitos ao desgaste, mesmo com o uso normal. Mas, se além de ser usado adequadamente, receber uma boa manutenção, terão conservação de sua beleza e aumento de tempo de vida útil, evitando transtornos com despesas extras e/ou perda das garantias.

O presente Manual do Proprietário foi elaborado para orientá-lo sobre a melhor utilização e conservação do seu imóvel, contribuindo assim para a redução de falhas decorrentes de uso inadequado e para o aumento da durabilidade do mesmo.

Este manual atende ao dispositivo legal da NBR 14037/98, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e também pretende fornecer informações técnicas sobre o funcionamento, manejo e manutenção do imóvel, e capacitá-lo a efetuar pequenos reparos.

Mantenha este manual sempre à mão, consultando-o sempre que for necessário.

2 – IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

o Empreendimento: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORRES DO IMPERIAL Io Endereço: Rua Projetada A, 365 – Cuiabá / MT;o Tipologia: Apartamento Residenciais;o Quantidade de Unidades Habitacionais: 96 unidades;o Área do Terreno: 7.135,68 o Área Edificada: 32 unidades modelo 53m² e 64 unidades modelo 73m². o Área edificada total de 7.400,32m²;o Construtora: Melim Construções e Incorporações LTDA (ALVA CONSTRUTORA)

3 – PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS – PEDIDOS DE LIGAÇÕES

Logo que receber as chaves de sua unidade, providencie junto às concessionárias os pedidos de ligações individuais, conforme as orientações abaixo:

livro.indd 3 05/11/2014 09:51:21

4

Ligações de Água:

O condomínio Torres Imperial I conta com um sistema de água integrada, onde não existe divisão por torre ou até mesmo por apartamento, sendo assim, é gerada apenas uma única conta para o condomínio. Portanto, não há necessidade de pedir ligação individual de água.

o CAB – Companhia de Abastecimento Endereço: Av. Vereador Juliano da Costa Marquês, 3196 Carumbé. Telefone: 0800 646 6115 Atendimento: Segunda à sexta-feira das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas;

Ligação de Energia Elétrica

Os medidores individuais de energia estão localizados no pavimento térreo de cada torre em áreas exclusiva nos fundos de cada prédio.

A solicitação de ligação de energia elétrica da unidade deverá ser providenciada nas Agências da Concessionária Centrais Elétricas Matogrossenses S.A – Cemat - ENERGISA, podendo buscar informações através do telefone 0800 646 4196; para tanto, o proprietário deverá fornecer:

o Nome completo, CPF e RG do proprietário;o Endereço Completo da unidade consumidora, número do Apartamento e nome

da Torres;o Tipo do padrão (neste caso Bifásico tipo B1) e relação de quantidade de

lâmpadas e aparelhos elétricos tais como, chuveiro, geladeira, freezer, fogão, ar condicionado, ferro elétrico, computador, televisores, aparelhos de som, aspirador de pó, lava-louças, lava-roupas, forno elétrico ou microondas e eletrodomésticos em geral com suas respectivas potências.

o A instalação do medidor é por conta da concessionária Concessionária Local: Grupo ENERGISA- Cemat Endereço: Rua. Manoel dos Santos Coimbra, 184 - Bandeirantes Telefone: (65) 3316-5560 Site: www.cemat.com.br

livro.indd 4 05/11/2014 09:51:21

5

Ligação de Telefone

Foi previsto pontos para telefone que está localizado na sala e em cada quarto e um ponto de interfone na Cozinha. Existe um DG nos térreos dos Blocos e DGS nos andares que distribuem nos apartamentos

Para a solicitação de transferência ou linha nova, o adquirente deve entrar em contato com uma agência concessionária de telefone mais próxima e solicitar a ligação tendo em mãos: CPF, RG e endereço completo.

Sistema de Antena Coletiva de Televisão Circuito Aberto

Existe um ponto executado na sala para instalação da antena de televisão coletiva circuito aberto e um ponto em cada quarto. Com DGS localizados nos corredores dos andares de cada torre ligados a prumada que dá acesso a Antena na pare externa da cobertura do prédio. Existem tubulações secas com guias para instalações de Sistema de Antena de televisão Circuito Fechado (Responsabilidade de Instalação do Condômino) que permite a colocação de antenas na parte externa do prédio no telhado. O Proprietário deverá providenciar a instalação tomando cuidados especiais para que não ocorra quebra ou escorregamento de telhas e avarias nas instalações das prumadas.

Ligação de Gás

O sistema de instalação de gás de sua unidade habitacional é individual, tipo “tubulação embutida”, com central de gás engarrafado na área externa do pavimento térreo próximo a lixeira, e possuem duas baterias de dois botijões do tipo P-90 (90kg).

o A instalação do medidor de gás é por conta do CONDÔMINO Empresa: Maxi’gás Endereço: Rua. Afonso Pena, 1115, Bairro Quilombo Telefone: (65) 3621.2010 / 3634.6002 Email: [email protected]

4 – DEFINIÇÕES TÉCNICAS

Com a finalidade de facilitar o entendimento deste Manual, esclarecemos o significado das nomenclaturas utilizadas: ABNT NBR 5674 – É a Norma Brasileira número 5674, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regulamenta e fixa os procedimentos

livro.indd 5 05/11/2014 09:51:21

6

de orientação para organização de um sistema de manutenção de edificações.ÁREA PRIVATIVA – A área do apartamento é de uso exclusivo de cada morador.

CÓDIGO DO CONSUMIDOR – É a Lei 8078/90 que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

HABITE-SE – Documento público expedido pela Prefeitura do município onde se localiza a construção, confirmando a conclusão da obra nas condições do projeto aprovado.

MANUTENÇÃO – Conjunto de atividades realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes para atender às necessidades e segurança de seus usuários de acordo com os padrões aceitáveis de uso, de modo a preservar a utilidade de sua funcionalidade.

MANUTENÇÃO NÃO PLANEJADA – Nos termos da NBR 5674, caracteriza-se pelos serviços não previstos na manutenção preventiva, incluindo a manutenção de emergência, caracterizada por serviços que exigem intervenção imediata para permitir a continuidade do uso das edificações e evitar riscos ou prejuízos pessoais e patrimoniais aos seus usuários.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA – Nos termos da NBR 5674, a Manutenção Rotineira é caracterizada pela realização de serviços constantes e simples, executados pela equipe de Manutenção Local, e a Manutenção Planejada, cuja realização é organizada antecipadamente, tendo por referência solicitações dos adquirentes, estimativas de durabilidade esperada dos componentes das edificações em uso ou relatórios de vistorias técnicas (inspeções) periódicas sobre o estado da edificação.

PRAZO DE GARANTIA – período em que o construtor responde pela adequação do produto quanto ao seu desempenho, dentro do uso que normalmente dele se espera.

SOLIDEZ DA CONSTRUÇÃO, SEGURANÇA E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS E SOLO – São itens relacionados à solidez da edificação, e que possam comprometer a sua segurança, nele incluídos peças e componentes da estrutura tais como: lajes, vigas, estruturas de fundação, contenções e arrimos.

VIDA ÚTIL – período de tempo que decorre desde a data do término da construção até a data em que se verifica uma situação de depreciação e decadência de suas características funcionais, de segurança,

livro.indd 6 05/11/2014 09:51:21

7

de higiene ou de conforto, tornando economicamente inviáveis os encargos de manutenção.

5 - RESPONSABILIDADES

O imóvel foi construído de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, observando as disposições do projeto aprovado pela Prefeitura do Município, e as determinações preceituadas pela Prefeitura, Concessionárias de Água, de Energia Elétrica, de Telefonia, e demais entidades que pela lei devem ser acatadas.

A Construtora é responsável pela solidez e segurança da edificação.

Segundo as Normas Brasileiras, são de responsabilidade da construtora:

o Fornecer o Manual do Proprietário do empreendimento e prestar as informações necessárias nos seus casos omissos ou duvidosos;

o Corrigir defeitos visíveis verificados na vistoria do empreendimento (vícios aparentes);

o Responder pelos vícios ocultos;o Responder pelos defeitos da construção pelo prazo legal.

5.1 - RESPONSABILIDADES DO PROPRIETÁRIO

Após a entrega das chaves o adquirente é responsável:

o Pela conservação de sua unidade, pois sua vida útil depende diretamente disto;o Pelos limites de sua unidade com outras no que lhe convier;o Pelas partes comuns do empreendimento, zelando também por sua vida útil;o Pelo cumprimento às regras de boa vizinhança;o Pelo cumprimento de decisões coletivas e de seus regulamentos;o Pela execução efetiva das Manutenções Preventivas e Corretivas, de sua

responsabilidade, nos intervalos de tempo recomendados neste manual.

5.2 – RESPONSABILIDADES TÉCNICAS

Construção: Melim Construções e Incorporações Ltda.

livro.indd 7 05/11/2014 09:51:21

8

Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça - n° 2254CNPJ: 13.532.079/0001-43

Engenheiro ResidenteEng.º Jorge Cardus FigueiredoCREA – 05029/D - MT

Responsável Técnico Elaboração Projetos Arquitetônico e complementares:Arq. Karina Volkmann Ultramarari SantosCAU - 90708-1

Responsável Técnico Elaboração de Projetos de Rede Elétrica, Hidrosanitário, Água Pluviais, Drenagem e Incêndio:

Eng.° Rogers de Oliveira ZoccoliCREA - 120466387-4/RN

6 – GARANTIAS – PÓS ENTREGA

A Melim Construções e Incorporações Ltda, construiu o Residencial Torres Imperial I, seguindo as orientações das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), utilizando materiais e serviços adquiridos de fornecedores devidamente qualificados, com os materiais utilizados na obra submetidos pelos fabricantes aos testes necessários para garantia de uma boa performance durante a vida útil especificada.

Constitui condição de garantia do imóvel, a correta manutenção preventiva da unidade. Nos termos da NBR 5674, da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do Manual do Proprietário, o Adquirente é responsável pela manutenção preventiva da sua unidade.

Findam na vistoria de entrega da obra ao Comprador:

o Vícios aparentes.

Findam a qualquer tempo desde que se verifique:

o Inobservância de qualquer uma das recomendações deste manual;o Execução de serviços de manutenção por profissional não habilitado;o Alteração do projeto original.

livro.indd 8 05/11/2014 09:51:21

9

A Construtora não é responsável por:

o Conseqüências eventuais da não ocupação do imóvel, tais como mofo, poeira, etc.;o Danos causados pelo uso inadequado do imóvel ou por alterações feitas no projeto

original, mesmo que ainda vigente o prazo de garantia legal;o Danos causados pelo desgaste natural dos materiais em função do uso;o Substituição ou reparo de peças que sofram desgaste natural pelo uso, utilização

inadequada ou prolongado desuso;o Acidentes oriundos de caso fortuito ou força maior;o Assistência decorrente de mau uso, de acidentes de qualquer natureza, ou causado

por instalações e serviços executados por terceiros.

Para melhor orientação no momento da constatação de algum problema no imóvel, descrevemos os tipos de defeitos e os seus respectivos prazos de garantia previstos por lei.

Vícios aparentes ou Visíveis.

Vícios aparentes são aqueles de fácil constatação, detectados quando da vistoria para recebimento do imóvel pela Banco. O prazo para reclamação destes defeitos é de 90 (noventa) dias a partir da data do recebimento do imóvel.

Vícios Ocultos ou Invisíveis.

Vícios ocultos são aqueles não detectáveis no momento da entrega da unidade construída e que podem surgir durante a utilização regular do imóvel. O prazo para reclamação deste tipo de defeito é de 180 (cento e oitenta) dias a partir da data do recebimento do imóvel.

Solidez e Segurança da Obra.

A Construtora responderá pelo prazo de 5 (cinco) anos a contar da data de expedição do “habite-se”, pela solidez e segurança da edificação. Portanto, defeitos que venham a ocorrer em peças estruturais e que possam comprometer sua segurança deverão no prazo de cinco anos serem corrigidos pela empresa.

o A Construtora está fornecendo este Manual do Proprietário, bem como o esclarecimento para o seu uso correto e dos prazos de garantia e manutenções a

livro.indd 9 05/11/2014 09:51:21

10

serem feitas na unidade;o A Construtora se obriga a prestar, dentro dos prazos de garantia, o serviço de

Assistência Técnica, reparando, sem ônus, os vícios ocultos dos serviços;o O adquirente é responsável pela manutenção preventiva de sua unidade,

obrigando-se a permitir o acesso do profissional destacado pela Construtora, para proceder às vistorias técnicas necessárias, sob pena de perda de garantia;

o Constatando-se, na visita de avaliação dos serviços solicitados, que os mesmos não estão enquadrados nas condições da garantia, não caberá a Construtora a execução dos serviços para eventuais reparos.

7 - PERDA DE GARANTIA – PÓS ENTREGA

Após a entrega, a empresa construtora poderá efetuar vistorias técnicas com periodicidade pré-definida nas unidades selecionadas por amostragem, a fim de verificar a efetiva realização das manutenções e o uso correto do imóvel, bem como avaliar os sistemas quanto ao desempenho dos materiais. Este procedimento é opcional da empresa e de caráter “não obrigatório”.

A garantia anteriormente descrita ficará automaticamente cancelada caso ocorra as seguintes situações:

o Se durante o prazo de vigência da garantia não for observado o que dispõe o presente Manual do Proprietário e a NBR 5674;

o Manutenção da Edificação, no que diz respeito à manutenção preventiva correta, para imóveis habitados ou não;

o Se for executada reforma no imóvel ou descaracterizações dos sistemas com fornecimento de materiais e serviços pelo próprio adquirente;

o Se houver danos por mau uso, não respeitando os limites admissíveis de sobrecargas nas instalações e estruturas;

o Se o adquirente não permitir o acesso ao profissional destacado pela Construtora, nas dependências de sua unidade, para proceder à vistoria técnica;

o Se forem identificadas irregularidades na vistoria técnica e as devidas providências propostas não forem tomadas por parte do adquirente.

8. SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE – SAC

A Melim Construções e Incorporações Ltda, coloca à sua disposição o Serviço de

livro.indd 10 05/11/2014 09:51:21

11

Atendimento ao Cliente, através do número telefônico (65) 3054-7177, com o objetivo de oferecer maior facilidade aos clientes na operação, uso e manutenção do seu imóvel, compreendendo os seguintes serviços:

o Esclarecimentos de dúvidas sobre os prazos e condições de validade das garantias dos sistemas;

o Esclarecimentos sobre a vistoria técnica, caso sejam realizadas;o Orientações de operação, uso e manutenção do seu imóvel;o Recebimento de pedidos e execução de assistência técnica, quando procedentes;o Retorno sobre as solicitações de assistência técnica recebidos;o Recebimento de quaisquer reclamações dos serviços prestados pela Alva

Construções Ltda durante a fase de pós entrega do imóvel.

9 – SOLICITAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A solicitação de assistência técnica na ocorrência de defeitos nos sistemas dentro dos prazos de vigência poderá ser feita das seguintes formas:

o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, através do número (65) 3054-7177;o Por e-mail através do endereço eletrônico: [email protected] Pessoalmente no escritório da Melim Construções e Incorporações Ltda, situada na

Av. Historiador Rubens de Mendonça – 2254 - Cuiabá/MT.O autor da solicitação deve fornecer alguns dados, tais como, nome do adquirente,

empreendimento, identificação da unidade habitacional, número da torre, telefone para contato e descrição do defeito apresentado.Cabe ao adquirente solicitar reparos, sempre que os defeitos se enquadrem estritamente dentro dos itens de garantias, com seus respectivos prazos.

10 - CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA UNIDADE

Para que você possa utilizar o seu imóvel de forma correta, estendendo ao máximo a sua vida útil, descrevemos de forma genérica os principais sistemas que o compõem, contendo as informações e orientações como:

o Descrição construtiva do sistema;o Orientação quanto aos cuidados de uso;o Procedimentos de manutenção preventiva;o Fatores que acarretam a perda da garantia.

Para que o imóvel permaneça em boas condições de uso por um período prolongado

livro.indd 11 05/11/2014 09:51:21

12

de tempo, são necessárias manutenção, limpeza e conservação em algumas partes da edificação, conforme recomendações a seguir:

10.1 – ESTRUTURA / PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL

Todas as paredes de sua unidade são de alvenaria de tijolos cerâmicos estrutural (Bloco), nas dimensões indicadas nos projetos.

A estrutura do edifício é constituída por elementos que visam garantir a estabilidade e segurança da construção. Foi projetada e executada dentro das Normas Brasileiras, e durante sua execução os materiais componentes são submetidos a um controle tecnológico, garantindo assim, a conformidade com o projeto.A unidade foi construída sobre fundação do tipo Radier.

As paredes têm como finalidade a estrutura e vedação da edificação. Em seus elementos de vedação, estão embutidas as tubulações hidráulicas, sanitárias e elétricas.

Uma vez que as paredes são estruturais, não podem ser retiradas, total ou parcialmente, sob risco de abalar a estabilidade da edificação.

Obs.: Os materiais utilizados na estrutura, alvenaria e revestimento das paredes são de naturezas diversas, possuindo diferentes coeficientes de elasticidade, de resistência e dilatação térmica. Sendo assim, diante de variações bruscas da temperatura ambiente, da acomodação natural da estrutura causada pela ocupação gradativa do edifício, bem como, quando submetidos às cargas específicas, podem se comportar de forma diferente, o que poderá eventualmente acarretar o aparecimento de fissuras (pequenas rupturas) localizadas no revestimento das paredes, fato este que NÃO compromete de forma alguma a segurança da edificação.

No caso de paredes internas, são consideradas aceitáveis e normais, as fissuras não perceptíveis à distância de pelo menos 1 metro. Com relação às paredes externas, as eventuais fissuras que surgirem e não provocarem infiltração para o interior da edificação, são consideradas aceitáveis e normais.

A condensação é um fenômeno comum em edificações recém construídas e é causada pelo contato do ar quente interno com uma superfície fria como paredes e vidros. Esse fenômeno pode levar a crer que a água fria infiltrou-se através das janelas ou paredes. Lembramos que na construção muita água foi usada para assentamento dos blocos e dos revestimentos e que esta água sai das paredes por evaporação. Para acelerar esse processo de secagem, recomenda-se deixar janelas abertas durante dias secos e claros, fechando-os em dias úmidos ou chuvosos.

livro.indd 12 05/11/2014 09:51:21

13

Nota: As fissuras em paredes externas que não geram infiltração são consideradas normais, aceitáveis e deverão ser tratadas pelo adquirente quando do processo de manutenção preventiva da edificação. Manutenção Preventiva:

Procure manter os ambientes bem ventilados. Nos períodos de inverno ou de chuva, pode ocorrer o surgimento de mofo nas paredes decorrente de condensação de água por deficiente ventilação, principalmente em ambientes fechados (armários, atrás de cortinas e móveis em geral).Combata o mofo com o uso de detergente, formol ou água sanitária dissolvidos em água.

Recomendações:

a) Não retirar parcial ou totalmente qualquer parede, pois elas fazem parte da estrutura do imóvel.

b) Havendo necessidade de perfuração de alvenaria para a colocação de armários, suportes, etc, ter a máxima atenção para não atingir as tubulações embutidas. No quadro de distribuição de luz (Q.D.L.) e em todos os pontos elétricos, nunca fure na projeção vertical dos mesmos.

c) Para a colocação do elemento de sustentação na parede, não use prego e martelo, e sim furadeira e buchas especiais.

d) Para evitar o bolor, ventilar permanentemente os ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros. Se ainda assim aparecer mancha, limpar imediatamente com água sanitária, evitando a proliferação de fungos;

Perda de Garantia:

o Se forem retirados quaisquer elementos estruturais (exemplo: pilares, vigas, lajes, alvenarias, etc.).

o Se forem alterados quaisquer elementos de vedação com relação ao projeto original.

o Se forem identificadas sobrecargas nas estruturas e paredes além dos limites normais de utilização previstos.

o Se não forem tomados os cuidados de uso ou não for feita a manutenção preventiva necessária.

10.2 - PINTURAS

livro.indd 13 05/11/2014 09:51:21

14

Como o clima da nossa região é quente e sujeito a altas umidades relativas do ar, é recomendável que os ambientes sejam sempre ventilados, para evitar o aparecimento de fungos ou bolores nas superfícies pintadas.Manutenção Preventiva:

Tanto as áreas internas como a fachada da edificação, devem ser pintadas a cada 2 anos, evitando assim o envelhecimento, a perda de brilho, o descascamento, e que eventuais fissuras possam causar infiltrações.

Recomendações:

a) Toda vez que for realizada uma re-pintura após a entrega da edificação, deverá ser feito um tratamento das fissuras evitando assim infiltrações futuras de água;

b) Na limpeza das paredes, usar apenas um pano ligeiramente umedecido com sabão neutro e deixar secar por evaporação, nunca usar álcool sobre tinta plástica (látex pva);

c) Não esfregar as paredes, o que pode provocar manchas na pintura;d) Com o tempo, a pintura escurece um pouco, devido à exposição constante à luz e à

poluição. Não fazer retoques em pontos isolados; em caso de necessidade, pintar toda a parede ou todo o cômodo;

e) Para evitar a ferrugem, efetuar a manutenção da pintura nas esquadrias de ferro (portões, grelhas, gradis, etc.) quando efetuar manutenção das pinturas de paredes.

Perda de Garantia:

No caso de NÃO ser realizada a re-pintura da fachada a cada 2 anos, conforme previsto na Manutenção Preventiva.

10.3 - REVESTIMENTOS DE AZULEJOS E CERÂMICAS

Todos os azulejos e cerâmicas utilizadas em nossas construções são adquiridos de fabricantes idôneos. Apesar disso, poderão sair de linha com o decorrer do tempo e da necessidade do fabricante. Portanto antes de proceder a qualquer remoção parcial de revestimentos cerâmicos/azulejos, certifique-se de que os mesmos ainda serão encontrados para reposição.

Recomendações:

a) Deverão ser limpos com pano úmido ou esponjas;

livro.indd 14 05/11/2014 09:51:21

15

b) Evite o uso de detergentes agressivos, ácido ou soda cáustica, que atacam o esmalte das peças e o rejuntamento;

c) A limpeza e lavagem desses revestimentos poderão ser feita com sabão em pó neutro e nunca utilizar escovas e vassoura piaçava, pois ela pode arrancar o rejuntamento;

d) Semestralmente, o rejuntamento entre peças cerâmicas deve ser verificado, para evitar eventuais infiltrações;

e) Em caso de identificar fissuras no rejunte, refazer o rejuntamento, raspando o rejunte antigo e aplicando o novo.

10.4 - ESQUADRIAS METÁLICAS

O conjunto de esquadrias metálicas de sua unidade habitacional é composto de portas, venezianas e basculantes, adquiridos de fornecedor especializado, os quais foram instalados em estrita obediência às instruções do fabricante.

Manutenção Preventiva:

Procure manter as esquadrias sempre lubrificadas, e com seus roletes e dobradiças devidamente ajustadas, a fim de manter o alinhamento e o perfeito deslizar das mesmas;Fazer manutenção da pintura periodicamente, proporcionando maior durabilidade da janela;Fazer limpeza periódica das portas, janelas e basculantes;Verificar condições das borrachas ou massas de vedação.

Recomendações:

o Fazer limpeza periódica, com uma flanela para retirada da poeira, detritos ou objetos depositados no trilho das janelas e quando necessário lavar com água e sabão ou detergente neutro. Nos cantos de difícil acesso, usar pincel ou escova de dente de cerdas macias.

o Lavar com água e sabão ou detergente diluído com água. Uma pequena quantidade de álcool (de 5 a 10% de álcool) na água será de grande auxílio.

o Para remover respingos de tinta a óleo, graxa ou massa de vedação, passar um solvente do tipo Varsol ou querosene;

o Jamais usar Thinner; Para respingos de cimento, gesso, ácido ou tinta, remover imediatamente com um pano úmido e, logo após, passar uma flanela seca;

o Não usar produtos químicos, tais como ácidos, alvejantes ou solventes, que agridem a camada de proteção contra corrosão;

livro.indd 15 05/11/2014 09:51:22

16

o As esquadrias de metálicas são pintadas com esmalte sintético, portanto nunca utilize qualquer tipo de palha de aço para limpeza.

o Para remover fuligem, limpar com água morna;o Não remover, em caso algum, as borrachas ou massas de vedação para evitar

infiltrações indesejáveis.o As janelas devem correr suavemente, não devendo ser forçadas. Não forçar os

trincos.o Ao abrir e fechar as venezianas procure sempre posicionar a mão sobre o trinco

que se encontra no meio da folha, assim impedirá que a mesma desalinhe ao abrir ou fechar;

o Abrir a esquadria basculante somente pela alavanca;o Não apoiar escadas, móveis ou outros objetos na superfície das esquadrias e evitar

pancadas sobre as mesmas.o As portas, batentes e ferragens não são apropriadas para receber aparelhos de

ginástica ou equipamentos que causem esforços adicionais;o As guias (corrediças) devem ser limpas e lubrificadas periodicamente;

Perda de Garantia:

o Se forem danificados e ou retirados qualquer peça do sistema de deslocamento das mesmas;

o Se não forem efetuados os devidos cuidados com a manutenção preventiva das mesmas;

o Se for verificado qualquer tipo de dano por mau uso das esquadrias.

10.5 - VIDROS

Os vidros possuem espessura compatível com a resistência para seu uso normal, nos vãos que foram fixados.

Recomendações:

a) Evite batida nos caixilhos e pancadas por meios mecânicos.b) Utilize para limpeza pano umedecido com álcool ou limpa vidros específico.c) Nunca raspe ou lixe os vidros.d)

livro.indd 16 05/11/2014 09:51:22

17

10.6 - LOUÇAS, METAIS E INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

As Instalações Hidro sanitárias são constituídas pelas seguintes partes:

Água Fria:

o Cisterna com capacidade para 70.000 litros.o Reservatório Superior de cada prédio: Caixa d’água com capacidade para 8.000

litros.o Prumadas de água (fria): são constituídas por tubulações principais que trazem a

água do reservatório superior.o Ramais de distribuição de água (fria): alimentadores dos diversos pontos, nos

cômodos apropriados.o Pontos de água (fria): pontos que alimentam os lavatórios, os vasos sanitários, os

chuveiros, as pias e os tanques.o A água que abastece o imóvel é acumulada em um reservatório que atende cada

unidade e que foi dimensionado em função do consumo de água estimado por pessoa no período de um dia.

o Na Planta Hidráulica apresentada neste manual estão indicadas as paredes por onde passam as tubulações, para orientar o adquirente no caso de furação, manutenção ou reparos.

o A água que abastece as unidades através das tubulações é controlada pelos registros.

o Em caso de vazamentos, emergência ou necessidade de reparo na rede, o registro correspondente ao ponto deve ser fechado.

Esgoto:

o Pontos de esgoto de águas servidas: pontos por onde são liberados os esgotos dos pontos que alimentam os lavatórios, os vasos sanitários, os chuveiros, as pias e os tanques, além dos ralos secos e sifonados;

o Prumadas coletoras principais de esgoto: por onde escoam as águas servidas para as saídas do apartamento;

o De cada um dos aparelhos do banheiro (com exceção da bacia sanitária), sai um ramal ligado a um ralo ou caixa sifonada que, mantendo um nível de água no seu fundo, forma um selo hidráulico, impedindo a entrada de insetos e o refluxo do mau cheiro

livro.indd 17 05/11/2014 09:51:22

18

para dentro dos ambientes. Estes ralos ligam-se aos ramais de esgoto, que funcionam de modo inverso das colunas de água, pois, ao invés de distribuírem fluídos, recolhe e leva para os coletores gerais, os quais são conduzidos para o sistema de coleta de esgotos do residencial. A bacia sanitária possui sifão próprio e está ligada diretamente ao esgoto, sem prévia passagem pelo ralo ou pela caixa sifonada.

Ralos e Caixas Sifonadas:

o Todos os ralos e caixas sifonadas possuem grelhas de proteção para evitar que detritos maiores caiam em seu interior ocasionando entupimento;

o Ralos sifonados, caixas sifonadas e sifões têm “fecho hidráulico”, que consiste numa pequena cortina de água, que evita o retorno do mau cheiro.

Manutenção Preventiva das Instalações Hidro Sanitárias:

o Não jogar objetos sólidos nas bacias sanitárias, ralos e caixas de passagem, para não causar danos e entupimento das tubulações de esgoto;

o Limpe periodicamente os ralos sifonados, caixas sifonadas e sifões das louças, tanques e pias do seu imóvel, retirando todo e qualquer material causador de entupimento (piaçava, panos, fósforos, cabelos, etc.) e jogando água a fim de se manter o fecho hídrico nos ralos sifonados evitando assim o mau cheiro proveniente do esgoto;

o Limpe e verifique a regulagem do mecanismo da caixa de descarga periodicamente. Verifique estanqueidade dos registros de gaveta, evitando vazamento. Antes de efetuar qualquer reparo, verifique o fechamento do registro principal da unidade;

o As caixas de gordura devem ser limpas uma vez a cada 6 meses, devendo os resíduos retirados serem acondicionados em sacos plásticos e encaminhados para o abrigo de resíduos.

Recomendações:

o Verificar os dois lados da parede a ser furada / reparada. Consultar as Plantas contidas neste manual antes de iniciar a furação/reparo;

o Limpe os metais sanitários, ralos das pias e lavatórios, louças, com água e sabão neutro e pano macio, NUNCA com esponja ou palha de aço e produtos abrasivos. NUNCA utilize na limpeza ou desentupimento, hastes, ácidos ou produtos cáusticos, acetona concentrada e substâncias que produzam ou estejam em alta temperatura;

livro.indd 18 05/11/2014 09:51:22

19

o Em caso de necessidade, troque os acabamentos dos registros pelo mesmo modelo ou por outro do mesmo fabricante, evitando assim a troca da base (miolo);

o Caso os tubos flexíveis (engates), que conectam as instalações hidráulicas às louças forem danificados, causando vazamentos, substitua-os tomando o cuidado de fechar o registro geral de água antes da troca e aplicar a fita “veda-rosca”;

o Para evitar entupimento nos vasos sanitários não jogue objetos, tais como: absorventes higiênicos, fraldas descartáveis, plásticos, algodão, cotonetes, preservativos, grampos, etc;

o Os ralos e sifões devem ser limpos periodicamente. Quando estes estiverem muito tempo sem uso, jogar água para ativar o fecho hídrico, evitando assim retorno de gases da rede de esgoto;

o Para desentupir pia ou lavatório, normalmente basta desmontar e efetuar a limpeza do sifão. Evite produtos à base de soda cáustica, arames ou outras ferramentas não apropriadas. Em casos graves consulte um profissional especializado;

o Não use muita força para fechar as torneiras e registros, pois poderão danificar os vedantes e causar vazamentos;

o A caixa de gordura que fica do lado externo ao lado da calçada coleta o esgoto da pia da cozinha, e deve ser limpa considerando o seu uso normal, no mínimo 1 vez a cada 6 meses para evitar entupimentos. Após a limpeza, a tampa de concreto deve ser lacrada com argamassa para evitar mau cheiro e entrada de insetos, tais como baratas;

o NUNCA jogue gordura ou resíduo sólido de qualquer natureza nos ralos das pias e dos lavatórios. Jogue-os diretamente no lixo ou local pré-determinado para este fim;

o NUNCA suba ou se apóie nas louças (bacia sanitária e lavatório) e bancadas de pia e tanque, pois podem se soltar ou quebrar causando ferimentos graves. Cuidados especiais com crianças;

o NÃO permitir sobrecarga sobre a bancada de pia;o JAMAIS deverão ser retirados elementos de apoio (mão francesa, coluna do tanque,

parafusos etc.), podendo sua falta ocasionar quebra ou queda da peça ou bancada;o Ao instalar filtros, torneiras, etc., NÃO os atarraxe com excesso de força, pois pode

danificar, rachar ou quebrar a saída da tubulação provocando vazamentos. Lembre-se de utilizar fita “veda-rosca”;

o Mantenha os registros fechados no caso de ausência prolongada do imóvel;o A falta de uso prolongado dos mecanismos de descarga pode acarretar danos como

ressecamento de alguns componentes e acúmulo de sujeira, causando vazamentos

livro.indd 19 05/11/2014 09:51:22

20

ou mau funcionamento. Caso esses problemas sejam detectados NÃO mexer nas peças e acionar a assistência técnica do fabricante;

o Manter os registros de parede totalmente abertos ou totalmente fechados, para eventuais reparos na instalação hidráulica;

o Não usar torneiras e registros para pendurar cabide;o Limpar ralos e sifões a cada três meses, para evitar o mau cheiro da rede de esgoto

e baratas, principalmente no verão;o Evitar o uso excessivo de sabão em pó nas máquinas de lavar roupa, pois os resíduos

destas depositam-se na tubulação, causando futuros entupimentos;

10.7 - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Cada unidade do residencial possui um quadro de distribuição de luz (Q.D.L), onde estão colocados disjuntores, que são chaves de segurança dos diversos circuitos do imóvel.

A alimentação elétrica do seu Q.D.L. é feita com 3 fios (2 fases e 1 neutro), permitindo as voltagens de 110 e 220 v. A unidade habitacional é servida por 4 circuitos, sendo : de

A colocação de lustres ou qualquer manuseio com as instalações elétricas somente deve ser feita por profissional especializado.

Algumas denominações:

o CIRCUITO é um conjunto de pontos de energia, tomadas especiais, pontos de iluminação e interruptores, cuja fiação encontra-se interligada. Estes circuitos podem ser analisados junto ao projeto de Instalações Elétricas constantes deste manual;

o QUADRO ELÉTRICO, na cozinha, encontra-se o quadro de luz que controla toda a energia elétrica da unidade e é constituído de vários circuitos, protegidos por disjuntores. Cada disjuntor atende aos pontos específicos indicados no próprio quadro;

o DISJUNTORES são chaves que se desligam automaticamente quando existe algum problema no circuito ou sobrecarga momentânea. Neste último caso, pode-se ligá-lo novamente, porém, se o disjuntor se desligar sistematicamente, o problema poderá ser mais sério, sendo necessário chamar um eletricista;

Os disjuntores têm ainda a função de segurança dos circuitos elétricos contra as correntes de fuga provocadas por aparelhos eletrodomésticos ou instalação elétrica em

livro.indd 20 05/11/2014 09:51:22

21

más condições de conservação;Todas as unidades são providas de um disjuntor geral, localizado na caixa instalada no padrão de entrada de energia. Sempre que forem realizadas manutenções no quadro ou no caso de dúvidas, desligue-o antes de iniciar os reparos.

o POTÊNCIA: A potência elétrica de um circuito representa o trabalho que este circuito absorve ou produz na unidade de tempo. A unidade da potência elétrica é medida em WATTS (W).

o VOLTAGEM: É a tensão que a concessionária fornece na linha. No caso de um circuito bifásico, a voltagem é de 127 / 220VOLTS (V).

o AMPERAGEM: É a soma de tensão em Watts de um circuito, da corrente que atravessa nos dois bornes do circuito e é dado em Ampéres. É o que limita os disjuntores no QDL.

Potência sobre voltagem é igual a amperagem do circuito. Portanto, o conjunto de equipamentos utilizados em um mesmo circuito não pode extrapolar a amperagem do seu disjuntor. Além disto é necessário que este disjuntor sempre trabalhe com uma folga de segurança, portanto a carga de um circuito deve sempre ter um percentual de segurança até chegar ao máximo suportado pelo disjuntor. Qualquer alteração no sistema deve ser feita por profissional habilitado.

Manutenção Preventiva:

o A manutenção deve ser executada com os disjuntores desligados, Sempre que forem realizadas manutenções no quadro ou no caso de dúvidas, desligue o disjuntor geral antes de iniciar os reparos;

o Permitir que somente profissionais habilitados tenham acesso às instalações e o equipamentos. Isso evitará curto circuito, choque, etc.;o Quando verificado qualquer problema elétrico, utilizar sapatos com sola de borracha e

nunca segurar dois fios ao mesmo tempo;o Sempre que for executada manutenção nas instalações, como troca de lâmpadas, limpeza

e re-apertos dos componentes, desligar os disjuntores correspondentes;o Efetuar limpeza nas partes externas das instalações elétricas (espelho, tampas de quadros,

etc.) somente com pano ligeiramente úmido;o Reapertar a cada 6 meses todas as conexões do Quadro de Distribuição;o Reapertar anualmente todas as conexões (tomadas, interruptores, pontos de luz);

livro.indd 21 05/11/2014 09:51:22

22

o Verificar o estado dos contatos elétricos e soquetes para lâmpadas, substituindo as peças que apresentem desgaste, quando necessário (tomadas, interruptores, pontos de luz).

Quadro de Distribuição de Luz (Q.D.L.) Periodicidade-uma vez por ano:

o Reapertar todas as conexões;o Substituir os disjuntores com problemas ao religar;o Rever estado de isolamento das emendas de fios;o Eliminar pontos com fios que apresentarem sinal de superaquecimento.

Tomadas, interruptores e pontos de luz–Periodicidade-a cada dois anos:

o Reapertar todas as conexões;o Verificar estado dos contatos elétricos, substituindo as peças que apresentarem

desgaste.

Chuveiro elétrico – Periodicidade - a cada 6 meses:

o Deverá ser utilizados somente chuveiros elétricos com resistência blindada (tendo em vista que a instalações internas do apartamento é protegida com IDR-Interruptor Diferencial Residual)

o Reapertar todas as conexões elétricas; o Verificar estado do aterramento da carcaça do chuveiro. Caso o aparelho fique

desligado por mais de 60 dias, deve ser drenado e limpo antes de ser novamente usado.

Perda de Garantia:

o Se for evidenciada a substituição de disjuntores por outros de capacidade diferente, especialmente de maior amperagem;

o Se for evidenciada sobrecarga nos circuitos devido à ligação de vários equipamentos no mesmo circuito;

o Se for verificada a não utilização de proteção individual para equipamentos sensíveis;

o Se não forem tomados os cuidados de uso ou não for feita a manutenção preventiva necessária.

livro.indd 22 05/11/2014 09:51:22

23

Recomendações:

a) Os disjuntores são acionados pela simples movimentação de suas alavancas;b) Evitar o uso de “benjamim”, conexões tipo “T” ou cabos de extensão com diâmetro dos

fios inferiores a 1,5 mm, o que poderá ocasionar superaquecimento da rede provocando sobrecargas;

c) Utilizar proteção individual (ex: estabilizadores e outros) para equipamentos mais sensíveis (como computadores, home-theater);

d) Só instalar lâmpadas compatíveis com a tensão do projeto (no caso de circuitos de 127 volts, utilizar preferencialmente lâmpadas de 127 volts a fim de prolongar a vida útil da mesma);

e) Em caso de sobrecarga em um circuito, o disjuntor desarmará, e ele só deverá ser ligado novamente após o desligamento do

f) equipamento que provocou a sobrecarga da rede de energia (tomada). Caso o circuito torne a desligar, chamar um técnico especializado para verificar o problema;

g) Em caso de necessidade de corte de energia, sobretudo havendo dúvida sobre o disjuntor específico, desligar o disjuntor geral;

h) Ao adquirir um aparelho elétrico, verificar se o local definido para a sua instalação está adequado, conforme a especificação do fabricante e do projeto;

i) Procure não manusear aparelhos elétricos em contato com água, pois pode ocasionar acidentes fatais;

j) Ao se ausentar de casa por período prolongado, férias por exemplo, é recomendável desligar o disjuntor geral que fica no padrão externo de energia. Não sendo possível, desligue os disjuntores cujos circuitos não estiverem em uso;

k) Ao efetuar limpeza nas partes externas das instalações elétricas (espelhos tampas de quadros, etc), usar apenas pano ligeiramente úmido;

l) Cuidado especial deve ser tomado quando da colocação de chuveiros, lustres, apliques ou similares, pois o corte indevido ou emenda inadequada de fios pode provocar a interrupção de energia elétrica em partes do imóvel, queda de disjuntores ou choques elétricos. Para estes serviços, procure um técnico em eletricidade. Não confie em leigos;

m) Jamais trocar os disjuntores por outros de maior capacidade, pois podem passar pelo disjuntor sobrecargas para os aparelhos que não atinjam a sensibilidade do disjuntor, e este não desarmar, o que pode provocar danos na instalação e risco de incêndio.

livro.indd 23 05/11/2014 09:51:22

24

livro.indd 24 05/11/2014 09:51:22

25

10.8 - INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO

Os apartamentos são dotados de pontos para instalações de ar condicionado do tipo “janela” em todos os quartos, com capacidade de 9.000 Btu´s com potência máxima de 950W. É PROIBIDO a instalação de ar condicionado Split.

QUADRO GERAL DE MANUTENÇÃO

Para que o imóvel permaneça em boas condições de uso por um período prolongado de tempo, são necessárias manutenção, limpeza e conservação em algumas partes da edificação, conforme recomendações a seguir:

Serviços 3 meses 6 meses 1 ano 2 anos

Limpeza do ralo e do corpo inferior dos sifões X

Limpeza dos gradis de ferro X

Lubrificação das dobradiças das portas X

Verificar rejuntamento de pisos cerâmicos e azulejos X

Verificar rejuntamento das peças sanitárias X

Manutenção das fechaduras das portas X

Pintura interna com tratamento de eventuais fissuras X

Pintura de esquadrias metálicas X

Pintura externa com calafetação de e ventuais fissuras X

Manutenção e limpeza das janelas X

Ajuste e reaperto do Quadro de circuitos elétricos X

Tomadas, interruptores e pontos de luz X

Torneiras e registros X

Verificação das telhas X

Verificação do madeiramento do telhado X

Limpeza de ralos e condutores de águas pluviais X

Limpeza da caixa d’água X

livro.indd 25 05/11/2014 09:51:22

26

11 – REFORMA E AMPLIAÇÃOQualquer reforma deve ser executada por profissional habilitado com orientação

de profissional qualificado, o “Responsável Técnico”, NÃO é permitido nenhuma mudança de parede (terminantemente proibido mudança de parede), pois o sistema construtivo é de alvenaria estrutural.

É PROIBIDA a ampliação do apartamento

Em caso de execução de reforma no seu imóvel, tome os seguintes cuidados:

O imóvel foi construído a partir de projetos elaborados por empresas especializadas, obedecendo a Legislação Brasileira de Normas Técnicas. A Construtora não assume responsabilidade sobre mudanças (reformas), e esses procedimentos acarretam perda da garantia;

Alterações das características originais do imóvel podem afetar o seu desempenho estrutural, térmico, acústico, etc, bem como nas unidades vizinhas e, portanto, devem ser feitas sob orientação de profissionais / empresas qualificadas para tal fim.

Consulte sempre o profissional da área para avaliar as implicações nas condições de estabilidade, segurança, salubridade e conforto, decorrentes de modificações efetuadas. Caso sejam executadas reformas em seu imóvel, como por exemplo, a execução de muro de fechamento, tome os seguintes cuidados: Consulte sempre o pessoal técnico habilitado para avaliar as implicações da construção do muro de fechamento.

12 - DICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Chuveiro elétrico:

o Procure deixar o seu chuveiro ligado somente o tempo necessário para o banho, pois o chuveiro representa de 25 a 35% do valor de sua conta.

Lâmpadas:

o Evite acender qualquer lâmpada durante o dia, acostumando-se a usar mais a iluminação natural;

o Apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados;o Nos banheiros, cozinha, lavanderia e garagem instalem se possível, lâmpadas

fluorescentes, elas iluminam melhor duram mais e gastam menos energia.

livro.indd 26 05/11/2014 09:51:22

27

Geladeira:

o Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos e roupas;o Procure degelar e limpar a geladeira com freqüência;o Atente-se para manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.

Ferro elétrico:

o Procure acumular o maior número de peças de roupa para ligar o ferro o mínimo de vezes, o aquecimento do ferro também consome muita energia;

o Sempre que seja necessário interromper o serviço, não se esqueça de desligar o ferro, pois assim você poupará energia e ainda evitará o risco de acidentes.

13 - DICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA

o Fique sempre atento a vazamentos em sua casa, caixas d’água, descargas e torneiras pingando são sinais de prejuízo no futuro;

o Na hora do banho, desligue o chuveiro quando for passar o xampu ou quando estiver ensaboando;

o Quando estiver escovando os dentes deixe a torneira da pia fechada;o Antes de lavar a calçada procure sempre retirar a sujeira mais grossa com uma

vassoura;o Para molhar o jardim, use regador em vez de mangueira, pois esta última gasta

muito mais água.

14 - DICAS PARA TRATAMENTO DO LIXO

Tipos de materiais a serem separados para coleta seletiva

Alumínio – Latas de cervejas, refrigerantes, panelas, etcLatas – Chocolates, conservantes, óleos, tinta, etcCaixas – Leite, chocolate, sucos, extrato de tomate, etcPlástico – Sacolas de mercado, sacos de arroz, feijão, açúcar, etc,Plástico PET – Garrafas de refrigerante, água, vinagre, vinho, etcPlásticos PEAD – Amaciantes, Shampoo, detergente, etc.Plásticos PP –Baldes, bacias, cadeiras, potes de margarina, chocolate, iogurte,etcFerro, Papelão, Papel branco, vidro, jornal e revista.

livro.indd 27 05/11/2014 09:51:22

28

Lixo úmido e não-reciclável:

o Rejeitos: papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes femininos, papéis engordurados, lenços de papel, estopas, curativos, porcelanas, vidros de janelas, espelhos, papéis de fax e carbono.

Lixo orgânico reciclável para adubo:

o Sobras de alimentos, cascas de frutas e verduras, podas de árvores, etc.o

15 - RELAÇÕES DE EQUIPAMENTOS COMUNITÁRIOS NO ENTORNO DO RESIDENCIAL TORRES DO IMPERIAL I

Universidade Federal de Mato GrossoAv. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 Bairro Boa EsperançaTelefone: (65) 3615-8000

Unidade de Saúde da Família Rua 2300, s/nBairro Jardim Imperial Telefone: 3617 1661

Escola MunicipalRua 1900 – 30Bairro: Jardim ImperialTelefone: (65) 3663-1634

livro.indd 28 05/11/2014 09:51:22

29

16 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ÍTEM DESCRIÇÃO DO MATERIAL MARCA LOCAL DE APLICAÇÃO

1 PISOS, AZULEJOS E REJUNTAMENTO

1.1 Piso Cerâmico Esmaltado 45 x 45cm PEI-4 Passione Gray ref.: 45454

Cepar Apartamento

1.2

Azulejo Cepar 32x45 cm Empoli White ref.: 50428

Cepar Banheiro e cozinha parede da pia e tanque

1.3 Argamassa AC 1 Quartzolit Pisos, azulejos cozinha e bwc

1.3 Rejunte flexível cinza plana Quartzolit Pisos , azulejos cozinha e bwc

2 MATERIAIS HIDRO-SANITÁRIOS

2.1 Bacia de Louça Branca cx. Acoplada Aspen Deca Banheiro

2.2 Cuba oval de embur L37 Gelo Deca Banheiro

2.3 Engate Flexível PVC 40 cm ½” Censi Lavatório

2.4 Torneira Metálica de bancada para lavatório Docol Lavatório do Banheiro

2.5 Torneira Metálica de parede para tanque Docol Tanque de Lavar Roupa

2.6 Torneira Metálica de parede para pia da cozinha Docol Pia da Cozinha

2.7 Registro de Pressão c/ canopla25x ¾” ref.: 4416/202 Deca Registro do Chuveiro

2.8 Cuba metálica da pia da cozinha 40x34x14cm Ref.: 94085506

Tramonna Cozinha

2.15 Tanque de lav ar roupas 0,60 x 0, 54 cm Mármore Sintéco

Resitec Área de Serviço

4 MATERIAIS ELÉTRICOS

4.1 Disjuntor Uni 16 A Soprano Quadro de Distribuição

4.2 Disjuntor Bip 25 A Soprano Quadro de Distribuição

4.3 Interruptor 1 tecla com tomada linha Brava Iriel Lavanderia

4.4 Interruptor 2 teclas com tomada linha Brava Iriel Banheiro

4.5 Interruptor tecla simples linha Brava Iriel Demais cômodos

4.6 Espelho cego 4x2 PVC linha Brava Iriel Chuveiro

4.7 Tomada Universal Simples linha Brava Iriel Todos os cômodos

4.8 Quadro de Distribuição de embur Cemar Cozinha

5 ESQUADRIAS

5.1 Veneziana de correr 1,50x1,00 e 1,00x1,00m Ebel Dormitórios

5.2 Porta de correr 1,60x2,10m

Ebel

Sala

6 PINTURA

6.1 Látex Acrílico Branco Neve p/ Gesso Coral Paredes internas

6.2 Textura Desenho F060 Azul Lago e Az. Tai Coral Torres 1 e 3

6.3 Textura Desenho F060 Vida na Fazenda e Planície Serenge

Coral Torres 2 e 4

6.4 Esmalte Sintéco cor branco Coral Esquadrias Metálicas

6.5 Massa Corrida Pva Coral Paredes internas

6.6 Selador Acrílico F 060 Coral Paredes externas

livro.indd 29 05/11/2014 09:51:23

30

17 – PROJETOS APARTAMENTO

BANHEIRO AP 2 QUARTOS

BANHEIRO SOCIAL – AP 3 QUARTOS

livro.indd 30 05/11/2014 09:51:23

31

BANHEIRO SUITE AP 3 QUARTOS

livro.indd 31 05/11/2014 09:51:24

32

COZINHA 1° PAVIMENTO (TÉRREO)

livro.indd 32 05/11/2014 09:51:25

33

COZINHA DO 2° AO 4° PAVIMENTO

Na dúvida, procure a orientação de um técnico.

livro.indd 33 05/11/2014 09:51:25

34

ANOTAÇÕES

livro.indd 34 05/11/2014 09:51:25

35

ANOTAÇÕES

livro.indd 35 05/11/2014 09:51:25

36

ANOTAÇÕES

livro.indd 36 05/11/2014 09:51:25