manual do candidato ufrj - uoldownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007....

52

Upload: others

Post on 19-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

1CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Page 2: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

2 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

As novidades do Concurso 2008, 01O concurso passo a passo, 04Quem pode se inscrever, 04Preenchimento do Requerimento de Inscrição, 04A confirmação da inscrição, 09As provas, 09Documentação necessária, 10Como sua prova é avaliada, 10Vista de prova, 10Pedido de revisão, 10Nota final, 10Classificação, 10A matrícula na UFRJ, 10As reclassificações, 11Remanejamento, 11A inscrição em disciplinas, 11O que é o Edital de Vagas, 11Teste de Habilidade Específica (THE) - Conteúdos e Instruções, 12Códigos das escolas, 18Código das regiões de prova, 22Questionário de Informações socioculturais, 23Os programas, 27Edital do Concurso, 37Quadro de opções, 43

SU

RIO

Coordenação do Concurso de Acessoaos Cursos de Graduação - UFRJ

Endereço:Av. Athos da Silveira Ramos, s/no - CCMN - Bloco D - CidadeUniversitária - Campus da Ilha do Fundão - Rio de JaneiroCEP 21949-900

Fale conosco:e-mail: [email protected].: (21) 2598-9430

Mantenha-se informado:www.vestibular.ufrj.br

Page 3: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

3CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

AS NOVIDADES DO CONCURSO 2008

1 – A PROVA DE FILOSOFIA PARA DIREITO, CIÊNCIAS SOCIAIS, FILOSOFIA, HISTÓRIA EMÚSICA / A CRIAÇÃO DO GRUPO 6No Concurso 2008, haverá prova de Filosofia para os cursos de Direito, História, Ciências Sociais, Filosofia epara todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses cursos, que optaram por ter a prova deFilosofia, foi criado o Grupo 6. A prova de Filosofia será uma das cinco não específicas para o Grupo 6. As outras provasnão específicas para o Grupo 6 são: Biologia, Matemática, Física e Química. Cada uma das cinco provas nãoespecíficas terá quatro questões, de modo que ao todo teremos vinte questões de conhecimentos não específicos, comopara todos os outros Grupos, que têm quatro provas não específicas, cada uma com cinco questões.

2 – O CURSO DE ENGENHARIA E SUAS SUB-OPÇÕESNo Concurso 2008, os doze cursos oferecidos pela Escola Politécnica( Engenharia Ambiental, Civil, de Computaçãoe Informação, de Controle e Automação, Eletrônica e de Computação, Elétrica, de Materiais, Mecânica, Metalúrgica,Naval e Oceânica, de Petróleo e de Produção ) passam a ser sub-opções do curso “Engenharia”.

Isso significa que se você pretende concorrer às vagas de um ou vários desses cursos, deverá indicar, em suainscrição, o desejo de concorrer ao curso de Engenharia ( note que você poderá indicar ainda outros dois cursosdo Grupo 2) e, em seguida, indicar a quais sub-opções deseja concorrer, e em que ordem de preferência.

Mas atenção: a classificação nas sub-opções de Engenharia será feita exclusivamente pela ordemdecrescente das notas finais. Isso significa que quem tem a maior nota final tem preferência na ocupação dasvagas, independentemente da ordem de preferência das sub-opções.

Exemplo: Imaginemos dois candidatos que indicaram Engenharia como primeira opção e que tenham indicado asseguintes escolhas de sub-opções:

Candidato A: nota final: 44,2. Sub-opções: 1 – Petróleo, 2 – Civil, 3 – Ambiental.Candidato B: nota final: 44,1. Sub-opções: 1 – Civil, 2 – Naval.

Se ainda houver vagas em Petróleo, ou seja, se o número de candidatos que estão à frente do candidato A na listade notas finais e que indicaram Petróleo como alguma sub-opção for menor do que o número de vagas de Petróleo,o candidato A será classificado para Engenharia de Petróleo. Se não houver mais vagas em Petróleo, o candidatoA ficará com a próxima vaga de Civil (se ainda houver), mesmo tendo o candidato B indicado Civil com primeirasub-opção.

A conseqüência dessa mudança, naturalmente, será o aumento na concorrência por todas as vagas de Engenharia.

Atenção: você só deve indicar as sub-opções que realmente interessam a você. Lembre-se de que você podeainda indicar outros dois cursos do grupo 2, de modo que quanto mais sub-opções de Engenharia você indicar,menores serão suas chances de entrar para um desses dois cursos.

Page 4: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

4 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Vamos exemplificar: imagine que você queira fazer um curso ligado à área da computação. Estudando a oferta decursos, você nota que seu maior interesse é fazer Engenharia de Computação e Informação, mas você achainteressantes também o curso de Engenharia Eletrônica e de Computação e o de Ciência da Computação, quenão é sub-opção de Engenharia. Se esse é seu interesse, sua inscrição deve indicar:

1a opção: Engenharia.Sub-opções 1a: Engenharia de Computação e Informação; 2a: Engenharia Eletrônica e de Computação.

2a opção: Ciência da Computação.

Se você indicar outras sub-opções de Engenharia, elas terão preferência em relação à Ciência da Computação,ou seja, sua chance de conseguir uma vaga em Ciência da Computação diminuirá.

Leia mais nesse Manual do Candidato. Leia atentamente o Edital do Concurso e estude bem o Quadro de Vagasanexo ao Edital para escolher bem suas opções e evitar erros na inscrição. Veja ainda, na revista Opção, asprincipais informações sobre os cursos de seu interesse. Recomendamos fortemente que você se informe sobreos cursos de seu interesse e também sobre outros que a UFRJ oferece e sobre os quais você não tem aindamuitas informações. Leia a revista Opção. Consulte também a página www.ufrj.br e conheça mais de pertotodos os nossos cursos de graduação e de pós-graduação.

3 – A SEPARAÇÃO DAS ENTRADAS PARA OS CURSOS DA ESCOLA DE QUÍMICANo Concurso 2008, os quatro cursos do grupo 2 oferecidos pela Escola de Química – Engenharia Química, deAlimentos, de Bioprocessos e Química Industrial – têm entradas separadas.

Vamos dar alguns exemplos de possíveis escolhas:

1 – Digamos que você queira Engenharia de Alimentos, mas os cursos de Engenharia Química e de Bioprocessostambém o atraiam. Você deve então indicar:

1a opção: Engenharia de Alimentos.2a opção: Engenharia Química.3a opção: Engenharia de Bioprocessos.

2 – Digamos que você queira Química Industrial e que os cursos de Licenciatura em Química e Química comAtribuição Tecnológica também sejam de seu interesse. Como são todos do grupo 2, você pode fazer essasescolhas e indicar, em sua inscrição:

1a opção: Química Industrial.2a opção: Licenciatura em Química.3a opção: Química com Atribuição Tecnológica.

Leia mais nesse Manual do Candidato. Leia atentamente o Edital do Concurso e estude bem o Quadro de Vagasanexo ao Edital.

Page 5: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

5CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

4 – A CRIAÇÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA E DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MACAÉA partir desse concurso, a UFRJ passa a oferecer cursos de Farmácia (50 vagas) e de Licenciatura em Química(50 vagas ) em Macaé. Com esses novos cursos, a UFRJ dá mais um passo importante em seu projeto deoferecer, à população do Estado do Rio de Janeiro, a oportunidade de obter formação profissional em nível superiorde excelente qualidade. Os cursos de Farmácia e de Licenciatura em Química juntam-se então, a partir de 2008,ao pioneiro curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de Macaé; a partir dessa reunião, está criado, emMacaé, um novo espaço de convivência universitária para professores, alunos e funcionários dos três cursos.

5 – O AUMENTO NO NÚMERO DE VAGAS EM CURSOS DA ESCOLA POLITÉCNICA, DAFACULDADE DE LETRAS E DO SERVIÇO SOCIAL – 100 NOVAS VAGAS!Esse ano, além da criação dos cursos de Farmácia e de Licenciatura em Química em Macaé, a UFRJ oferece100 novas vagas nos seguintes cursos:

Engenharia Ambiental – 15 novas vagasEngenharia de Petróleo – 5 novas vagasLetras / Português – Alemão – 5 novas vagasLetras / Português – Espanhol – 30 novas vagasLetras / Português – Italiano – 15 novas vagasServiço Social - Noturno – 30 novas vagas

6 – PEDIDOS DE REVISÃO DE ATÉ 3 PROVASOutra boa novidade do Concurso 2008: você poderá pedir revisão de até três provas. Até o concurso do anopassado, você podia pedir revisão de no máximo duas provas. Essa medida, combinada com os ajustesrealizados a partir do Concurso passado nos critérios de indicação de discrepância de notas, aumentará aindamais a confiabilidade dos critérios de avaliação das provas.

7 – O FIM DA ESCOLHA DE SEMESTRENesse Concurso, o candidato não mais poderá indicar sua preferência de semestre, no caso de cursos queoferecem vagas no primeiro e no segundo semestres. Os candidatos com maior pontuação final ocuparão asvagas do 1o semestre. Essa importante mudança evitará que algumas vagas fiquem desocupadas devido aremanejamentos e reclassificações ensejadas por mudanças de semestre.

Page 6: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

6 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Quem pode se inscrever?As 6.825 vagas estão sendo oferecidas para quem estácursando, em 2007, a última série ou já possui certificadode conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Preenchimento do Requerimento de InscriçãoPreencher o requerimento de inscrição é muito simples.Para sua melhor orientação, damos a seguir algumasdicas adicionais às que você encontra no própriorequerimento. Destacamos a seguir apenas os camposcujos preenchimentos podem gerar dúvidas.

Campos 1 a 16: IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Campo 1: Nome do CandidatoDeixe uma quadrícula em branco separando nome,sobrenome, preposições etc. Se o número de quadrículasfor insuficiente, abrevie o penúltimo nome. Se ainda fornecessário, abrevie o antepenúltimo e assim por diante. Sónão abrevie o primeiro e o último nomes.

Campo 2: Número da Carteira de IdentidadeSe você não possui cédula/carteira de identidade, podeindicar outro documento oficial que tenha foto, como, porexemplo, a carteira de trabalho, de motorista oupassaporte. O documento usado na inscrição deveráser apresentado ao fiscal nos dias de prova. Caso vocêperca este documento, providencie imediatamente umasegunda via. Você não poderá fazer as provas semo seu documento de identidade.

Campo 3: Órgão EmissorNas quadrículas destinadas ao Órgão Emissor, use a siglaou abreviatura. Ex: Instituto Félix Pacheco = IFP.

Campo 6: Idade em 31/12/2007Informe a idade que você terá em 31/12/2007, mesmoque você venha a fazer aniversário logo depois.

O CONCURSO PASSO A PASSOPrezado CandidatoEste Manual contém informações que podem auxiliá-lono preenchimento do Requerimento de Inscrição assimcomo em todas as etapas do Concurso. Siga asinstruções passo a passo e leia atentamente o Edital doConcurso (p. 37), no qual se encontram as normas queo regulamentam. Caso você necessite de algumesclarecimento, consulte o site www.vestibular.ufrj.br,ligue para (21) 2598-9430 ou envie um e-mail [email protected].

São dois dias de provas. No primeiro dia você faráprovas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, deRedação e das disciplinas não específicas para o cursoque você escolheu. No segundo dia, as três provasespecíficas. Não se preocupe: as provas serãoelaboradas de modo a permitir que você as resolvacom calma.

As inscriçõesAs inscrições estarão abertas no período de 01 deagosto a 31 de agosto de 2007, e devem ser feitasvia internet.

Nossa recomendação é para que você não deixe paraa última hora o envio de sua inscrição. Leia atentamenteo edital do concurso, escolha suas opções de curso,planeje bem como você vai apontar suas escolhas.Consulte o Quadro de Vagas, faça uma simulaçãoem rascunho de sua inscrição. O melhor é imprimiruma ficha e preenchê-la manualmente. Cuidado: épossível que você precise de até 30 minutospreenchendo seu requerimento. Gaste algum tempo,mas faça tudo com calma. Só comece de fato a fazersua inscrição depois de ter feito todo oplanejamento. Não esqueça de responder aoquestionário sociocultural, essas informações são muitoimportantes para a UFRJ.

Se você realmente não tem acesso à Internet, não háproblemas: haverá postos informatizados em diversoslocais. Dirija-se a um desses postos, lá haverá umcomputador a sua disposição e um monitor para orientá-lo.Mas atenção: o atendimento pode se tornar lento, é possívelque em algum posto você enfrente fila.

Não deixe para os últimos dias o envio de seurequerimento de inscrição nem a eventual ida aos postosinformatizados. Lembre: imprevistos podem acontecer,a rede pode ficar pesada e lenta, a conexão pode cair.Mande logo sua inscrição, evi te dif iculdadesabsolutamente desnecessárias. Note, ainda, que vocêpode mandar sua inscrição logo na primeira semana edeixar para pagar a taxa mais tarde. Mas não perca oprazo de pagamento. Só serão efetivadas as inscriçõesque forem pagas até o último dia de inscrição.

Page 7: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

7CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Campo 15: CPFPreencha com o número do seu CPF. Não utilizeCPF dos seus responsáveis.

Campos 17 a 22: ENDEREÇO DO CANDIDATOAtenção: Este endereço será utilizado para todacorrespondência emitida pela Comissão doConcurso. Caso você queira fazer qualqueralteração depois de enviado o Requerimento deInscrição, entre em contato com a Comissão doConcurso através do telefone (21) 2598-9430 oupelo e-mail [email protected].

Campo 22: CEPEscreva o número do CEP (Código deEndereçamento Postal) correspondente a seu endereço.Se você não souber, consulte o guia postal em umadas agências da Empresa Brasileira de Correios eTelégrafos (ECT) ou www.correios.com.br. Sem o CEPcorreto, a entrega da correspondência pode ficarcomprometida.

Campos 23 a 26: PORTADORES DE DEFICIÊNCIASe você é portador de alguma deficiência que necessitede cuidados especiais preencha o campo adequado asua necessidade.

Se você necessita de condições especiais parafazer as provas ou se apresentar, nos dias queantecedem a realização das provas, qualquerdoença infecto-contagiosa ou outra necessidadeemergencial entre em contato com a Comissão doConcurso. A Comissão providenciará, na medida dopossível, as condições especiais para que você possafazer suas provas no próprio local informado pelo Cartãode Confirmação do Candidato (CCI). A UFRJ nãoaplica provas fora dos locais informados no CCI.

Campos 27 a 29: HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

Campo 27: Escola onde cursou a maior parte doEnsino MédioAqui você indicará o código da escola onde cursou amaior parte do Ensino Médio ou curso equivalente.Utilize a tabela de Código das Escolas (p. 18 a 22).Se sua escola não constar da lista, verifique, no quadrono final da tabela, o código que você deve usar.

Campo 28: Ano de conclusão do Ensino MédioEscreva o ano completo em que você concluiu ouconcluirá o Ensino Médio.

Campo 29: Escola onde concluiu ou concluirá oEnsino MédioIndique o código da escola onde concluiu ou concluiráo Ensino Médio ou curso equivalente. Utilize a tabelade Código das Escolas (p. 18 a 22). Se sua escolanão constar nesta lista, verifique, no quadro no final databela, o código que você deve usar.

Campo 30: Língua EstrangeiraInforme qual prova de língua estrangeira você desejarealizar, utilizando os seguintes códigos: ING, paraInglês; FRA, para Francês ou ESP para Espanhol.Se você não fizer essa opção, fará a prova de inglês.

Campo 31: Região de ProvaVocê marcará neste campo o código correspondente àregião onde deseja realizar suas provas - veja naTabela de Código das Regiões de Provas (p.22). AComissão do Concurso tem como critério tentar alocaro candidato na região indicada neste campo ou,quando não é possível, na região mais próxima àde sua escolha.

Campos 32 , 33, 34 e 35: A ESCOLHA DO CURSO

ATENÇÃO: O preenchimento dos campos 32, 33, 34e 35 suscita dúvidas em alguns candidatos. Leiaatentamente as instruções e observe os exemplosapresentados a seguir antes de preenchê-los. Vocêpode concorrer a vagas de até três cursos diferentes,desde que todos sejam de um mesmo grupo. Leiao Edital, é importante conhecer todas as normas queregem o Concurso. Escolha seu curso com cuidado,pense bem se de fato você aceita vaga em outro curso.Nossa recomendação firme é: se candidate a vagasque você deseja de fato.

E atenção: o primeiro critério de classificação é aopção, de modo que você só conseguiráclassificação em sua segunda ou terceira opçãode curso se não houver candidatos aprovadosem número suficiente, em primeira opção, parapreencher as vagas.

Campo 32 – Opções Prioritárias (sigla e nome)Nesse campo você deve indicar as siglas e os nomesdos cursos para os quais você pretende concorrer. Escreva

Page 8: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

8 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

as siglas e nomes dos cursos escolhidos com muitocuidado. Para isso, consulte o Quadro de Opções (p. 43a 47), no qual eles estão relacionados com seus respectivoscódigos e organizados por Grupos.

Campo 33: Código das sub-opções de Engenhariae de TurnoSe você é candidato a Engenharia, preencha essecampo indicando a ordem de suas preferências desub-opções. Mas atenção: indique apenas as sub-opções que realmente interessam a você.

Se você é candidato a curso que oferece opção deturno, preencha esse campo indicando sua ordem depreferência de turno.

Se você é candidato a qualquer outro curso, preenchaesse campo indicando a única opção possível.

Importante: você só irá concorrer às opções deturno que você indicar.Os campos 32 e 33 se repetem três vezes norequerimento para permitir que você indique suas trêsopções de curso.

Exemplos de preenchimento dos campos 32 e 33:

EXEMPLO - Se sua ordem de preferência éFisioterapia, Ciências Biológicas Modalidade Médicae Farmácia. O preenchimento dos campos 32 e 33ficará assim:

32- 1o Curso Prioritário FITE - Fisioterapia33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso 1a – 160 – M/T

32- 2o Curso Prioritário CBME - Ciências Biológicas Modalidade Médica33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 2o curso 1a – 102 – MT

32- 3o Curso Prioritário FARM - Farmácia33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 3o curso 1a – 150 – MT

EXEMPLO – Sua ordem de preferência de cursosé Engenharia, Física ou Física Médica e EngenhariaQuímica.

Em Engenharia, a ordem de suas preferências desub-opção é: Engenharia Ambiental, EngenhariaCivil, Engenharia de Computação e Informação,Engenharia de Controle e Automação.O preenchimento dos campos 32 e 33 ficará assim:

32 - 1o Curso PrioritárioENGE - Engenharia33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso

1a – 203 – MT2a – 206 – MT3a – 209 – MT4a – 212 – MT

32 - 2o Curso PrioritárioFISB - Física ou Física Médica33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 2o curso

1a – 246 – MT

32 - 3o Curso PrioritárioEQEQ – Engenharia Química33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 3o curso

1a – 242 – M/TEXEMPLO - Sua ordem de preferência de cursosé Direito, História e Ciências Sociais.Em Direito, sua ordem de preferência de turnosé: manhã (M), tarde (T), noite (N).Em História, sua ordem de preferência de turnosé: manhã e tarde (MT), noite (N).O preenchimento dos campos 32 e 33 ficará assim:32 - 1o Curso Prioritário DIRE - Direito33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso

1a – 662 – M2a – 664 – T3a – 666 – N

32- 2o Curso Prioritário HIST - História

Page 9: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

9CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 2o curso

1a – 670 – MT2a – 672 – N

32 - 3o Curso Prioritário CSOC – Ciências Sociais33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 3o curso

1a – 660 – MTOs cursos descritos na tabela abaixo exigem um Testede verificação de Habilidade Específica, a ser realizadoantes das provas. Leia o texto a seguir e consulte atabela abaixo; o Edital do Concurso também forneceinformações adicionais sobre o THE.

Se você é candidato, nas opções prioritárias, a cursosque exijam THE, pode indicar até três opções de cursosalternativas, todas de um mesmo grupo e que nãoexijam THE, para o caso de você não ser aprovado noTHE. Os campos 34 e 35 devem ser preenchidos deforma similar à dos campos 32 e 33.Se você for aprovado no THE essas opçõesalternativas serão anuladas. Se você não for aprovadono THE essas opções alternativas passam a valer,

automaticamente, como prioritárias.

EXEMPLO de preenchimento dos campos 32 e 33:cursos com THE

32 - 1o Curso PrioritárioARUR – Arquitetura e Urbanismo33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso

1a – 300 – MT

32 - 2o Curso PrioritárioCOIN – Composição de Interior33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 2o curso

1a – 320 – MT

32 - 3o Curso PrioritárioCOPA – Composição Paisagística33 – Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 3o curso

1a – 330 – MT

Campos 34 e 35: Opções Alternativas e Códigodas sub-opções de Engenharia e de Turno

Estes campos só devem ser preenchidos peloscandidatos que desejam concorrer a cursos queexijam Teste de verificação de Habilidade Específica.

Exemplos de preenchimento dos campos 32 e 33:cursos com THE

32 - 1o Curso PrioritárioARUR – Arquitetura e Urbanismo33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso

1a - 300 – MT

32 - 2o Curso PrioritárioCOIN – Composição de Interior33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 2o curso

1a - 320 – MT

32 - 3o Curso PrioritárioCOPA – Composição Paisagística33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 3o curso 1a – 330 – MT

Cursos / Habilitações ObservaçõesArquitetura e UrbanismoDesenho Industrial/Prog. VisualDesenho Industrial/Proj. ProdutoArtes Cênicas/Cenografia Cursos comArtes Cênicas/Indumentária o mesmo THEComposição de InteriorComposição Paisagística

EsculturaGravura Cursos comPintura o mesmo THELic. em Educação Artística /Artes PlásticasLic. em Educação Artística /DesenhoDança THE específicoDireção Teatral THE específicoBacharelado em Música THE com mesmaLicenciatura em Música prova teórica e com

prova prática específicado instrumento

Page 10: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

10 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Exemplos de preenchimento dos campos 34 e 3534 - 1o Curso AlternativoEFBA – Bacharelado em Educação Física35 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso alternativo

1a – 120 – N2a – 122 – MT

34 - 2o Curso AlternativoFARM - Farmácia35 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 2o curso alternativo

1a – 150 – MT

34 - 3o Curso AlternativoMEDI - Medicina35 – Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 3o curso alternativo

1a – 180 - MTSe você é candidato, prioritariamente, ao curso deDança, de Direção Teatral ou de Bacharelado emMúsica só poderá indicar o curso escolhido como opçãoprincipal.

Como opções alternativas você pode indicar até trêsopções de um mesmo grupo, sem THE.

EXEMPLO:Opção prioritária: Dança.

Opções alternativas: 1a: Engenharia; 2a: Ciência daComputação; 3a: Matemática Aplicada.Sub-opções de Engenharia: 1a: Engenharia Eletrônicae de Computação; 2a: Engenharia Ambiental

O preenchimento ficará:

32- 1o Curso PrioritárioEDAN - Dança33 – Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso

1a – 530 - N

34- 1o Curso AlternativoENGE - Engenharia

35 – Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso

1a – 203 – MT2a – 206 – MT3a – 209 – MT4a – 212 – MT

34- 2o Curso AlternativoINFO – Ciência da Computação35 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 2o curso

1a – 260 - MT

34 - 3o Curso AlternativoMATA – Matemática Aplicada

35 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 3o curso

1a – 256 - MTSe você é candidato a algum instrumento ou canto docurso de Bacharelado em Música, pode indicar apenasLicenciatura em Música como segunda opção prioritária.

EXEMPLO:Opção prioritária: Bacharelado em Música/violão.Opções alternativas: 1a: Fisioterapia; 2a: Fonoaudiologia

O preenchimento ficará:

32 - 1o Curso PrioritárioBLAO - Bacharelado em Música - Violão33 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso

1a – 619 - MT32 - 2o Curso Prioritário

LIMU - Licenciatura em Música

34 - 1o Curso AlternativoFITE - Fisioterapia

35 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 1o curso

1a – 160 – M/T

34 - 2o Curso AlternativoFONO - Fonoaudiologia

35 - Código das sub-opções de Engenharia e deTurno do 2o curso

1a – 170 – M/TSe você é candidato, prioritariamente, a qualquer outrocurso que exija THE, poderá indicar até três opçõesprioritárias, desde que tenham o mesmo THE, e trêsopções alternativas.

Page 11: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

11CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Atenção: Se você não indicar opção de cursoalternativa e não for aprovado no Teste verificaçãode Habilidade Específica, estará automaticamenteeliminado do Concurso (ver Edital).Se você já foi considerado apto em Teste de HabilidadeEspecífica em Concurso de Seleção da UFRJ realizadonos dois últimos concursos (2006 e 2007), para o mesmocurso/habilitação ou curso/habilitação com a mesmaavaliação, não precisará fazer o THE. Você deveráconsultar os dados no sistema em www.vestibular.ufrj.bre informar, no requerimento de inscrição, seu número deinscrição no concurso em que foi aprovado.

ALGUMAS DÚVIDAS FREQÜENTES

Posso pôr como opções Medicina, Farmácia eEngenharia?Não, pois são cursos de grupos diferentes.

Posso indicar como opções prioritárias ServiçoSocial, Direção Teatral e Psicologia?Não, pois a opção Direção Teatral exige THE. Nessecaso, ela tem de aparecer como única opção prioritária.Serviço Social e Psicologia devem constar comoopções alternativas.

Se eu só quiser concorrer a vagas de um curso,como Medicina por exemplo, é recomendávelindicar outras opções para o caso de não obterclassificação para Medicina?Não, indique apenas opções que você realmente desejae que sejam de um mesmo grupo.

A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

O Cartão de Confirmação da Inscrição (CCI) é umdocumento importante, pois nele estão contidos osseus dados pessoais, suas opções no Concurso e olocal de realização das provas. O CCI será enviadoa todos os candidatos a partir de 27 de outubro de2007, para o endereço indicado no Requerimento deInscrição. Você tem até o dia 1 de novembro de 2007para fazer as possíveis correções, apresentando ocomprovante de pagamento da taxa à Comissão doConcurso, de 9:00 às 17:00h.

Após esse período, nenhuma solicitação de alteraçãoserá aceita, prevalecendo as informações registradasno CCI.

AS PROVAS

Descanse bem no dia que antecede a prova e organizeo material que irá utilizar com antecedência.

A tabela a seguir indica as provas que você vai fazer,com a distribuição das disciplinas de acordo com ogrupo (ver Quadro de Opções, p. 43 a 47) ao qual suasopções de curso pertencem.

As provas terão início às 9h e duração de 5 horas. Vocêdeve chegar ao local de prova às 8h, os portões serãofechados às 9h. Lembre-se de que, aos domingos, osônibus circulam com menor freqüência e nem sempre olocal de prova é próximo a sua residência. Procurechegar no horário para evi tar possíveisconstrangimentos. Faça sua prova a caneta, azul oupreta, para facilitar a correção. Evite fazer a prova a

GRUPO 1O DIA 11/11/2007 2O DIA 25/11/20071 Líng. Portuguesa/Lit. Brasileira Biologia

Redação FísicaMatemática QuímicaGeografiaHistóriaLíngua Estrangeira

2 Líng. Portuguesa/Lit. Brasileira MatemáticaRedação FísicaBiologia QuímicaGeografiaHistóriaLíngua Estrangeira

3 Líng. Portuguesa/Lit. Brasileira MatemáticaRedação FísicaBiologia HistóriaGeografiaQuímicaLíngua Estrangeira

4 Líng. Portuguesa/Lit. Brasileira MatemáticaRedação GeografiaBiologia HistóriaFísicaQuímicaLíngua Estrangeira

5 Lingua Portuguesa/Lit. Brasileira Língua EstrangeiraRedação GeografiaBiologia HistóriaMatemáticaFísicaQuímica

6 Lingua Portuguesa/Lit. Brasileira Língua EstrangeiraRedação GeografiaBiologia HistóriaMatemáticaFísicaQuímicaFilosofia

Page 12: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

12 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

lápis. Não será permitido o uso de calculadora, réguas,esquadros e qualquer tipo de aparelhos eletrônicos oudispositivos de comunicação.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIAApresente o mesmo documento de identidade originalinformado no Requerimento de Inscrição para realizar aprova, juntamente com seu Comprovante de Confirmaçãode Inscrição - CCI (não obrigatório), para facilitar a sualocalização.

COMO SUA PROVA É AVALIADA

Uma grande vantagem da prova de respostas livres épermitir que uma questão receba pontuaçãointermediária; se você desenvolver a resposta de umaquestão até determinado ponto, recebe uma pontuaçãoproporcional. Todas as provas receberão notas de 0,00a 10,00 pontos, inclusive a de Redação.As provas não específicas e específ icas sãodissertativas. Preste atenção aos verbos quecomandam a resposta (cite, indique, analise). Suaresposta estará mais precisa se você atender a essecomando.Os professores que irão corrigir as provas participam,inicialmente, de um intenso treinamento, no qual, apartir das respostas apresentadas pela banca queelaborou a prova, as diversas alternativas de respostassão levantadas e debatidas até que o critério de correçãoseja especificado de comum acordo por todos osavaliadores. Este critério será então seguido por todosos avaliadores. Esse procedimento reduz enormementeos efeitos de avaliações subjetivas. Sua prova serácorrigida por dois avaliadores, em dias diferentes,questão a questão. Os valores serão marcados emcartões distintos, que serão lidos eletronicamente.Nenhuma marcação será feita na sua prova, de modoque o segundo avaliador desconhece o valor atribuídopelo primeiro. A nota de cada prova será a médiaaritmética das notas atribuídas por cada avaliador. Sehouver divergência significativa entre as notas atribuídaspelos dois avaliadores, a prova será recorrigida, agorapor dois avaliadores que, em conjunto e conhecendoas notas dadas inicialmente, atribuirão a nova nota decada questão. Esta será então a sua nota.

VISTA DE PROVA

Você poderá pedir vista de quantas provas desejar. Seráagendado um horário para que você faça a vista de prova.

Você receberá uma cópia da sua prova (sem qualquer tipode anotação feita pelos avaliadores) e terá até 40 minutospara lê-la. Ao final você devolverá a cópia.

PEDIDO DE REVISÃO

Com exceção do Teste de Habilidade Específica, oscandidatos que discordarem da nota de sua provapoderão pedir revisão, preenchendo formulário própriofornecido pela Comissão do Concurso. A prova serárevista por dois professores. Após a revisão, as notasatribuídas pelas bancas passarão a ser definitivas, nãosendo admitido nenhum tipo de recurso (v. Edital).

Atenção: você pode pedir revisão de, no máximo,3 (três) disciplinas.

NOTA FINAL

A nota final de cada candidato será a soma de seisnotas: a nota de Língua Portuguesa e LiteraturaBrasileira, a de Redação, a de cada uma das trêsprovas específicas e a média aritmética das notas dasprovas não específicas, truncada na segunda casadecimal. Por exemplo, um candidato que estejaconcorrendo a uma vaga do curso de Medicina, comas seguintes notas:

Primeiro dia: Língua Portuguesa e LiteraturaBrasileira: 7,0; Redação: 8,0; História: 7,5; Geografia:6,0; Matemática: 8,0 e Língua Estrangeira: 9,0.

Segundo dia: Biologia: 8,5; Física: 4,0 e Química:6,5.

Média das não específicas: 7,63.

Nota final = 7,0 + 8,0 + 7,63 + 8,5 + 4,0 + 6,5 = 41,63

CLASSIFICAÇÃO

No preenchimento das vagas, os candidatos habilitadosserão classificados de acordo com os critériosestabelecidos no Edital (consulte-o, é importantevocê conhecer essas normas )

A MATRÍCULA NA UFRJ

A matrícula será realizada na Ilha do Fundão, nos dias12 a 14 de fevereiro de 2008. Você deve providenciaros documentos necessários à matrícula comantecedência. Veja a relação dos documentos no Edital.Lembre que você precisará do seu próprio CPF.

Page 13: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

13CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

O candidato que apresentar documento equivalente aoEnsino Médio deve apresentar parecer de equivalênciade estudos da Secretaria da Educação do Estado doRio de Janeiro ou de qualquer outro Estado da União.O candidato que não apresentar o Histórico Escolarcompleto do Ensino Médio, o Certificado de Conclusãodo Ensino Médio ou um documento similar de cursoequivalente perderá o direito à matrícula na UFRJ.

Também será eliminado o candidato que não seapresentar ou que não se fizer representar à UFRJno dia da matrícula.O candidato classificado para o curso de EducaçãoFísica deverá apresentar, além dos documentos,atestado médico declarando que se encontra em perfeitascondições de saúde física e apto à prática de atividadesfísicas sistemáticas.

Lembre: se você não apresentar o Certificado deConclusão do Ensino Médio, perde o direito àmatrícula na UFRJ.Atenção: Se você também está classificado paraoutra instituição pública, defina-se por uma delase abra a vaga para outro candidato que estáaguardando futuras reclassificações. Lembre-sede que você pode estar tirando a oportunidadede outro colega.

AS RECLASSIFICAÇÕES

O candidato classificado que não efetivar a matrícula eque não fizer inscrição em disciplinas será eliminado. AComissão Executiva do Concurso promoverá 3 (três)reclassificações para o preenchimento das vagas nãoocupadas, no primeiro período letivo. Veja regras noEdital.

Acompanhe as reclassificações, todas as etapasdo concurso e mantenha seus dados atualizados.

REMANEJAMENTOAs reclassificações podem acarretar remanejamentode candidatos, já matriculados, de uma para outra opçãode curso, de turno ou de semestre de início das aulas.Veja Edital.

Caso você tenha sido classificado, mas não para asua primeira opção, é necessário que você efetive

sua matrícula para continuar concorrendo à opçãodesejada.

O candidato classificado que não desejar participardo remanejamento deverá declará-lo impre-terivelmente no ato da matrícula, preenchendo oTermo de Desistência de Remanejamento emformulár io próprio, passando à condição declassificado sem direito a qualquer mudança.

ATENÇÃO: Os candidatos remanejados serãoautomaticamente transferidos de curso, turno ousemestre, não cabendo nenhum recurso.

O candidato que mudar de curso, turno ou semestre eque não comparecer à convocação para uma novamatrícula perderá o direito a remanejamento.

A INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

No ato da matrícula, o candidato será informado da data elocal da inscrição em disciplinas. O candidato que nãocomparecer ou não se fizer representar à inscriçãoem disciplinas terá sua matrícula cancelada.

Para a inscrição em disciplinas, o candidato deverá levaro comprovante de matrícula e o documento de identidade.ATENÇÃO - Lembre-se: sua vaga só estarágarantida após a sua inscrição em disciplinas!

O QUE É O EDITAL DE VAGAS?

Persistindo a ocorrência de vagas não ocupadas emqualquer curso, a Comissão do Concurso ofereceráessas vagas por meio de Edital de Vagas, a serpublicado no Diário Oficial da União e divulgado napágina do Concurso (www.vestibular.ufrj.br). Vocêpoderá concorrer ao Edital de Vagas se não tiver sidoeliminado do Concurso, nem classificado em uma desuas opções. Você só poderá se inscrever, no Editalde Vagas, para um curso que seja do mesmo grupo decurso para o qual você concorreu.O processo de avaliação entre os candidatos inscritosno Edital de Vagas será o mesmo utilizado para aclassificação no Concurso.

O candidato classificado no Edital de Vagas quenão comparecer ao ato da matrícula será eliminadodo concurso, não mais concorrendo às etapas denova classificação.

Page 14: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

14 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA (THE)

CONTEÚDO E INSTRUÇÕES PARA O THE

Os THE objetivam revelar o potencial, a criatividade e a capacidade do candidato em lidar com conceitos econhecimentos básicos considerados pré-requisitos ao aprendizado das disciplinas do curso e essenciais aopróprio desempenho profissional. Deseja-se, com esses testes, avaliar o grau de percepção e elaboração do candidatosobre espaço e volume, formas e proporções, movimentos e expressões, interpretação e representação, sons epropriedades musicais.Observações importantes:- As provas do THE serão aplicadas no Rio de Janeiro, mesmo para os candidatos de outros Estados.- O candidato apto em THE realizado pela UFRJ nos dois últimos anos, para o mesmo curso ou curso de mesmaavaliação, será isento do THE 2008. Para obter essa isenção você deve preencher corretamente o campo 37 doRequerimento de Inscrição. O candidato à Licenciatura em Música só será isento do teste para 2008 se tiver sidoaprovado no THE do ano de 2006 ou de 2007 do mesmo instrumento.

1 - ARQUITETURA E URBANISMO, DESENHOINDUSTRIAL, ARTES CÊNICAS (CENOGRAFIA EINDUMENTÁRIA), COMPOSIÇÃO DE INTERIORE COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA.

HABILIDADES OBSERVADAS NA PROVA PRÁTICA:1 - Percepção visual: capacidade de observação deforma, luz, volumes;2 - Capacidade de composição: organização das formase volumes, equilíbrio, proporção, modulação, simetria;3 - Manualidade: habilidade quanto aos meios derepresentação;4 - Lógica de raciocínio, clareza e concisão de solução;5 - Raciocínio espacial: ocupação do espaço deexpressão e proporção.

- Os candidatos devem levar lápis ou lapiseira 6B (macio),lápis de cera ou hidrocor ou lápis de cor, borracha, pastel(bastão), lâmina para corte de papel e cola.

- Não será permitido o uso de compassos, esquadros,transferidores e similares.

2 - DANÇAO teste consistirá de uma composição de movimentos,proposta, no ato, pela banca avaliadora da Escola deEducação Física e Desportos, de uma prova deimprovisação e de uma entrevista. O candidato deveráreproduzir a proposta de movimentos no tempo mínimode 30 segundos e no máximo de 40 segundos, emespaço útil de 12 x 10m.

Obs.: O candidato deve trajar indumentáriaadequada à aula prática de dança.

3 - DIREÇÃO TEATRAL

A) PROVA ESCRITA:O candidato deve responder por escrito a questõessobre um texto teatral a sua escolha dentre os textosindicados pela Banca:

- “Júlio César”, de William Shakespeare;- “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, de LuigiPirandello;- “O Santo e a Porca”, de Ariana Suassuna.

Os textos podem ser encontrados em bibliotecaspúblicas, sebos e livrarias.

O candidato deverá responder, ainda, a uma segundaquestão sobre um espetáculo teatral indicado pela Bancadentre aqueles que estiverem em cartaz na cidade doRio de Janeiro, durante a semana do THE.

Os candidatos devem telefonar para (21) 2598-9430ou comparecer entre os dias 03 e 06 de setembro de2007, no horário de 10h às 12h ou de 13h às 16h, àEscola de Comunicação da UFRJ (Campus da PraiaVermelha), para tomar conhecimento do espetáculoindicado pela Banca.

B) PROVA PRÁTICA:O candidato deverá apresentar por escrito e expororalmente sua proposta de direção para uma cena oufragmento pertencente a um dos textos (exceção feitaao texto escolhido para a prova escrita). A proposta de

Page 15: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

15CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

direção deverá revelar o potencial do candidato emtermos de linguagem cênica, contemplando osseguintes itens:

- síntese da trama pelo autor; sinopse do personagemprincipal; conflito dramático; lugar da ação; composiçãoespacial; caracterização dos personagens.

4 - ESCULTURA, GRAVURA, PINTURA ELICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA(ARTES PLÁSTICAS E DESENHO)1. Capacidade de observação e interpretação: linha,forma, cor, luz, volume e textura;2. Capacidade de composição: organização das formas,volumes, equilíbrio, ritmo e proporções;3. Meios de expressão plástica: adequação aos materiais;4. Raciocínio espacial e sensibilidade criativa.Os candidatos deverão levar o seguinte material: lápisde desenho (grafite 2 a 6B e/ou crayon e/ou lápis de core fusain), pastel seco/oleoso e/ou hidrocor e/ou guachee/ou aquarela e borracha.

5 - BACHARELADO EM MÚSICA E LICENCIATURAEM MÚSICAPARTE 1: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAPara todos os candidatos ao Bacharelado emMúsica e à Licenciatura em Música.PROVA 1 - ESCRITA1.1 Ditado de intervalos simples e/ou compostosharmônicos e/ou melódicos.1.2. Ditado melódico unitônico, grafado na clave de solou na clave de fá na quarta linha.1.3 Questões sobre: compassos, síncopes,contratempos, quiálteras, intervalos, escalas maiores,escalas menores em suas diversas formas, acordes de3 e 4 sons: classificação quanto à natureza e à função.PROVA 2 - ORAL2.1 Solfejo unifônico, grafado na clave de sol ou naclave de fá na quarta linha.2.2 Leitura rítmicaobs: 1 - os itens 1.2, 2.1 e 2.2 poderão estar emcompassos simples ou compostos, com divisão dotempo em até seis partes, grafados na clave de sol ouna clave de fá na quarta linha.2 - todas as questões da Prova 1 serão executadas nopiano.3 - não será permitido o uso de diapasão em nenhumadas provas.

PROVA 3 - CONHECIMENTOS TEÓRICOSSerão avaliados conhecimentos relativos aos seguintesassuntos: notação musical; acordes de 3 e 4 sons erespectiva cifragem graduada; intervalos; tonalidade;modulação a tons vizinhos.

PARTE 2: PROVA INSTRUMENTAL OU CANTO

2.1 - BACHARELADO EM MÚSICA

2.1.1 - INSTRUMENTOS DE TECLADO

ATENÇÃO: o candidato a órgão fará o THE nopiano.

Habilitação em Pianoa) Um Prelúdio e Fuga de J.S. BACHb) Um movimento vivo de sonata clássicac) Uma peça de livre escolha (nacional ou estrangeira)d) Leitura à primeira vista

Habilitação em Órgão (execução ao piano)a) Um Prelúdio e Fuga de J.S. BACHb) Um movimento vivo de sonata clássicac) Uma peça de livre escolha (nacional ou estrangeira)d) Leitura à primeira vista

Habilitação em Cravoa) Uma invenção a três vozes ou um prelúdio e fuga do Cravo bem Temperado, de J. S. Bachb) Uma obra da escola francesac) Uma obra da escola italiana

2.1.2 - INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO

Caixa claraa) Leitura a primeira vista.b) Estudo No 1 do álbum “The Solo Snare Drummer”,de Vic Firth.c) Uma peça de livre escolha do candidato.

Barrafônicos (marimba, xilofone, vibrafone):a) Leitura à primeira vistab) Escalas maiores e menores (duas oitavas), parasorteio no momento do exame.c) Peça de livre escolha do candidato.

Page 16: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

16 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Tímpanosa) Leitura à primeira vista.b) Estudos para 2 tímpanos, de No 34, 45 e 48, extraídosdo Álbum “Modern Method for Tympani” de SaulGoodman, para sorteio no momento do exame.c) Peça de livre escolha do candidato.

2.1.3 - INSTRUMENTOS DE ARCO E CORDASDEDILHADAS

Habilitação em Violinoa) um estudo de livre escolha do candidato, selecionadoentre: R. Kreutzer: 28,29 30, 31, 35; ou F. Fiorillo: 9,11, 13, 15, 16;b) um movimento allegro de concerto clássico, comcadência;c) uma peça de autor brasileiro, de livre escolha docandidato;d) uma peça de leitura à primeira vista.Obs: o candidato deve trazer seu pianista acompanhador.

Habilitação em Violaa) um estudo de livre escolha do candidato, selecionadoentre: R. Kreutzer: Estudo nº 12; ou F. Fiorillo: Estudo nº5;b) FA Hoffmeister: Primeiro Movimento, com cadência,do Concerto em Ré Maior;c) uma peça de autor brasileiro, de livre escolha docandidato;d) uma peça de leitura à primeira vista.Obs: o candidato deverá trazer o seu pianistaacompanhador.

Habilitação em Violonceloa) um estudo de livre escolha do candidato, selecionadoentre Duport: 2, 4, 7, 8, 11, 14 (Edição Peters);b) primeiro movimento de um concerto clássico, comcadência;c) uma peça de autor brasileiro, de livre escolha docandidato;d) uma peça de leitura à primeira vista.Obs: o candidato deverá trazer o seu pianistaacompanhador.

Habilitação em Contrabaixo Acústicoa) um estudo livre escolha do candidato, selecionado entreStorch-Harbe (Volume II, Edição I.M.C.): 16, 17, 18;b) um movimento de Concerto Clássico, original para oinstrumento;c) uma peça de autor brasileiro, de livre escolha docandidato;d) uma peça de leitura à primeira vista.

Obs: o candidato deverá trazer o seu pianistaacompanhador.

Habilitação em Violãoa) Uma peça ou movimento de Suíte de J.S. BACHb) Uma obra de Heitor VILLA-LOBOSc) Uma peça de autor brasileirod) Leitura à primeira vista.

Habilitação em Harpaa) um estudo livre escolha do candidato, selecionadoentre C. Bochsa, op. 32: Estudos dedicados a Cramere C. Bochsa, op. 62: Estudos;b) Primeiro Movimento de uma das sete sonatinas deNaderman;c) Uma peça de autor brasileiro, de livre escolha docandidato;d) Uma peça de leitura à primeira vista.

2.1.4 - CANTO

Obs.: cada candidato deverá trazer o seu pianistaacompanhador.

Cada candidato deverá apresentar um laudo médicootorrinolaringoscópico, no ato da prova, que comprovecondições para o estudo do canto.

A Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursosde Graduação da UFRJ disponibilizará, no HospitalUniversitário, exame laringoscópico para os candidatos.O candidato que quiser usar esse serviço deve, logoapós a inscrição, entrar em contato com a Coordenaçãodo Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação,pelo telefone (21) 2598-9430, de segunda a sexta, nohorário de 9:00 às 17:00 horas, para agendar o exame.

a) Um Vocalise a escolha do candidato, escolhido dentreos números 1, 4, 5, 10 ou 20 do Panofka Op. 81b) Uma peça de autor pré-clássico ou clássico de livreescolha.c) Uma peça de autor romântico de livre escolha.d) Uma peça de autor moderno ou contemporâneo delivre escolha.e) Uma peça de autor brasileiro, cantada em vernáculo,de livre escolha.f) Leitura à primeira vista.

2.1.5. - COMPOSIÇÃO

Prova no Instrumento:- Leitura à primeira vista no instrumento escolhido;

Page 17: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

17CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

- Execução de uma peça de livre escolha no instrumentoescolhido;- Execução de uma peça de livre escolha de BelaBartók da Série “Mikrokosmos” ao Piano (Volume IIIem diante).

Prova Escrita:A Banca fornecerá elementos musicais para a criaçãode um exercício musical escrito (tempo máximo daprova: 90 minutos).

2.1.6 - REGÊNCIA (CORAL E ORQUESTRAL)

a) Leitura à primeira vista em instrumento ou canto delivre escolha do candidato.b) Execução em instrumento ou canto à escolha docandidato, do programa correspondente ao canto ou aoinstrumento escolhido.c) Execução ao piano de uma peça do ciclo“MIKROKOSMOS”, volume 2 de Bela Bartok, Ed.Boosey Hawkes, ou uma peça do livro de AnaMagdalena Bach (os candidatos que optarem pela provainstrumental em piano estarão dispensados da provadeste item).

2.1.7 - INSTRUMENTOS DE SOPRO

Habilitação em Flauta

1- Uma Sonata de J.S. BACH (ou a ele atribuída), comacompanhamento de piano, a ser escolhida pelo candidatodentre as seguintes:Em mi bemol maior, BWV 1031Em lá maior, BWV 1032Em mi menor, BWV 1034Em mi maior, BWV 1035Em sol menor, BWV 1020

2 - Sonatina em ré maior para flauta e piano, de RadamésGNATTALI (Ed. Irmãos Vitale)

3 - Um estudo sobre obras de J. S. BACH, do álbum“24 Flute Concert Studies from J.S. BACH Works”,Ed. Southern Music Company, San Antonio, Texas, aser escolhido pelo candidato entre os seguintes:N° 3 - CouranteN° 4 - PréludeN° 5 - Allegro AssaiN° 18 - Gigue

4 - Dois trechos orquestrais, a saber:4.1 - J. BRAHMS – Sinfonia n° 4, em mi menor, op. 98,

4° movimento, 1ª flauta, compassos 97 a 105inclusive;

4.2 - Antonin DVORAK – Sinfonia n° 9, em mi menor,op. 95, “do novo mundo”, 4° movimento, 1ª flauta,compassos 50 a 54 inclusive.

5 - Escalas e arpejos maiores e menores, a seremescolhidos pela Banca Examinadora.

6 - Leitura à primeira vista.

Habilitação em Oboé

1- 1o e 2o movimentos da Sonata de G. Ph.TELEMANN, em lá menor, para oboé e piano.

2 - 1o movimento da Sonata para oboé e piano de BrenoBLAUTH (Ed. Novas Metas Ltda., São Paulo – Brasil).

3 - Um estudo do método Clementi SALVIANI,“Estudos para Oboé”, Volume IV (Ed. Ricordi), à escolhado Candidato

4 - Trecho orquestral:4.1- 2

o movimento da Sinfonia no 1 de George BIZET,1° oboé. (Ed. Edwin F. Kalmus).

5 - Escalas e arpejos maiores e menores, a seremescolhidos pela Banca Examinadora.

6 - Leitura à primeira vista.

Habilitação em Clarineta

1- Terceiro Movimento da Sonata para clarineta e pianode Francis POULENC (Ed. Chester / Novello).2 - Osvaldo LACERDA - Melodia, para clarineta solo

3 - Um dos Cinco Grandes Estudos Característicos,do Método de H. KLOSÉ, à escolha do candidato.4 - Trechos orquestrais, a saber:Ludwig van BEETHOVEN - Sinfonia n° 6, op. 68,“Pastoral”, 1ª clarineta:4.1 - 1o movimento - do compasso 474 ao fim do

movimento4.2 - 2o movimento - compassos 68 a 77 inclusive4.3 - 3o movimento - compassos 122 a 133 inclusive5- Escalas e arpejos maiores e menores, a seremescolhidos pela Banca Examinadora.6- Leitura à primeira vista.

Page 18: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

18 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Habilitação em Fagote1- Primeiro movimento do Concerto em Si bemol Maiorde W. A. MOZART, com acompanhamento de piano(Ed. Universal).2- 2º Estudo (Modinha) dos Três Estudos para Fagotecom acompanhamento de piano, de José SIQUEIRA(Ed. DVM).3 - Um estudo do método L. MILDE (Estudos paraFagote), 1º volume, qualquer edição, à escolha docandidato.4 - Trecho orquestral:4.1 - Trecho à escolha do Candidato de qualquer

das Sinfonias de L. V. BEETHOVEN contidono método Stadio (Ed. Ricordi).

5 - Escalas e arpejos maiores e menores, a seremescolhidos pela Banca Examinadora.

6 - Leitura à primeira vista.

Habilitação em Saxofone1 - J. S. BACH - Primeira Suíte para violoncelo,

transcrita por Ramon Ricker (válido para toda afamília de saxofones)

2 - Uma obra brasileira, à escolha do candidato, dentreas seguintes:

2.1 - Concertino de Radamés GNATTALI (paracandidatos com Sax Alto).

2.2 - Fantasia de Heitor VILLA-LOBOS (paracandidatos com Sax Soprano ou Sax Tenor).

2.3 - Três Canções Populares de Nestor de HollandaCAVALCANTI (para candidatos com SaxBaritono).

3 - Estudo em Dó Maior de HEINZE (Pag. 2 e 3) -Selected Studies by H. Voxman, RUBANK (válidopara toda a família de saxofones).4 - Trechos orquestrais:4.1 - Para Sax soprano:4.1.1 -Heitor VILLA-LOBOS - Uirapurú - Poema

Sinfônico - Cadência para sax soprano.4.1.2 -Maurice RAVEL – Bolero – Solo para Sax

Soprano.4.2 - Para Sax alto:4.2.1- Modest MUSSORGSKY/orq.de Maurice

RAVEL – Quadros de uma exposição – “Ilvecchio castello” – solo.

4.2.2- Georges BIZET/arr. Fri tz HOFFMAN -L’arlésienne, I Suíte orquestral - solos da aberturapara sax alto.

4.3 - Para Sax tenor:4.3.1- Charles E. IVES - Sinfonia n° 4 - solo do II

Movimento. para sax tenor.4.3.2 - Maurice RAVEL – Bolero – Solo para Sax Tenor.4.4 - Para Sax barítono:4.4.1- Richard STRAUSS - Sinfonia Doméstica -

Op. 53 (solos de Barítono I e II).4.4.2- Charles E. IVES - The New River para coro e

orquestra (1912) - (solos de barítono).5 - Escalas e arpejos maiores e menores, a serem

escolhidos pela Banca Examinadora.6 - Leitura à primeira vista.

Habilitação em Trompa1 - W.A. MOZART – Concerto nº 3 em Mi Bemol - 1ºmovimento, com acompanhamento de piano.2 - Osvaldo LACERDA - Canção e Dança para trompae piano.3 - Maxime-ALPHONSE - Exercício nº 59 do Livro I.4 - Trechos orquestrais:De Johannes BRAHMS:4.1 - Sinfonia no 03, em Fá Maior, op. 90. 3°

movimento, Poco Allegretto,.compassos 98 -110 inclusive. Trompa I em Dó.

4.2 - Variações sobre um tema de Haydn, op. 56ª,Variação 6: Vivace. Trompa I em Si bemolgrave.

5 - Escalas e arpejos maiores e menores, a seremescolhidos pela Banca Examinadora.6 - Leitura à primeira vista.

Habilitação em Trombone1 - Execução de uma das seguintes obras, comacompanhamento de piano, à escolha do candidatodentre as seguintes:1.1 - P.V. DE LA NUX. Solo de Concours. Alphonse

Leduc & Cia, Paris, 1961, para candidatos comTrombone tenor.

1.2 - A. LEBEDEV. Concerto para trombone baixo,1º movimento, New York, Allen Ostrander,1980, para candidatos com Trombone baixo.

Page 19: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

19CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

2- Execução de uma obra de autor brasileiro, comacompanhamento de piano, à escolha do candidatoentre as seguintes:2.1 - Abdon LYRA. Fantasia para Trombone Tenor e

Piano (inédita), para candidatos com Trombonetenor.

2.2 - Gilberto GAGLIARDI. Peça Concertante(inédita), para candidatos com Trombone baixo.

3 - Execução de um estudo, à escolha do candidato,dentre os seguintes:3.1 - Johannes ROCHUT. Melodic Etudes for

Trombone, volume I, estudo nº 03, New York,Carl Fischer, 1970, para candidatos comTrombone tenor.

3.2 - Allen OSTRANDER. Melodious Etudes forBass Trombone, estudo nº 05, New York, CarlFischer, 1970, para candidatos com Trombonebaixo.

4 - Trechos orquestrais:4.1 - Para Trombone tenor:4.1.1 -Antonin DVORAK, Sinfonia nº 08 em Sol Maior,

1º movimento, do 1º compasso ao 18ºcompasso e, na letra E, do compasso 101 aocompasso 114 inclusive.

4.2 - Para Trombone baixo:4.2.1 - Johannes BRAHMS, Sinfonia nº 01, 4º

movimento, letra C - do compasso 47 até ocompasso 61.

5 - Escalas e arpejos maiores e menores, a seremescolhidos pela Banca Examinadora.6 - Leitura à primeira vista.

Habilitação em Tuba1 - A. LEBEDEV. Concerto para trombone baixo,1º movimento, New York, Allen Ostrander, 1980, comacompanhamento de piano.2 - Sérgio DI SABBATO. Concertino para Tuba, comacompanhamento de piano.3 - Allen OSTRANDER. Melodious Etudes for BassTrombone, estudo nº 05, New York, Carl Fischer,1970.4 - Trechos orquestrais:4.1 - Richard WAGNER, Abertura da ópera

“Tannhäuser”, letra A - do 2º compasso ao 17ºinclusive

5 - Escalas e arpejos maiores e menores, a seremescolhidos pela Banca Examinadora.6 - Leitura à primeira vista.

Obs.: Todos os candidatos deverão trazer pianistaacompanhador

2.2 - LICENCIATURA EM MÚSICAI - Execução em instrumento ou canto, à escolha docandidato, de peça ou peças de livre escolha, comduração mínima de 05 minutos e máxima de 10 minutos.II - Leitura à primeira vista.

OBSERVAÇÃO GERAL:Todos os candidatos responsabilizar-se-ão pelosrespectivos acompanhadores.- No local, estarão à disposição dos candidatos osseguintes instrumentos: Piano, Harpa, Violoncelo eContrabaixo. Os demais instrumentos ficarão sob aresponsabilidade dos candidatos.- Os candidatos deverão levar prancheta.Locais onde as peças podem ser encontradas:Setor de Partituras da Biblioteca da Escola de Músicada UFRJ, na Rua do Passeio, 98 – aberto diariamentede 9:00 às 12:00h.

Setor de Música da Biblioteca Nacional, no PalácioGustavo Capanema, na Rua da Imprensa, 16, 3o andar,aberto diariamente de 10:00 às 17:00h.

Obs:1 - As peças a serem lidas de primeira vista peloscandidatos serão fornecidas no momento do teste eposteriormente encaminhadas à PR-1.

Page 20: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

20 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Município do Rio de JaneiroCÓDIGOS DAS ESCOLAS

Escolas FederaisCelso Suckow da Fonseca - CEFET ................. 1000Colégio Brigadeiro Newton Braga ....................... 1003Colégio de Aplicação da UFRJ ........................... 1006Colégio Militar do Rio de Janeiro ........................ 1009Colégio Pedro II .................................................... 1012ENCE - Esc. Nacional de Ciências e Estatística ... 1015Escola Técnica Federal de Química ................... 1018Fundação Osório ................................................. 1021Esc. Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ) .. 1023 Escolas EstaduaisCândido de Melo Leitão ....................................... 2000CIEP Tarso de Castro .......................................... 2003Col. de Aplicação da UERJ ................................ 2007Col. Est. Amaro Cavalcanti ................................. 2009Col. Est. André Maurois ...................................... 2012Col. Est. Antônio Prado Júnior ............................ 2015Col. Est. Bahia ..................................................... 2018Col. Est. Barão do Rio Branco ............................ 2021Col. Est. Brigadeiro Schorcht .............................. 2024Col. Est. Carmela Dutra ....................................... 2027Col. Est. Celestino da Silva ................................ 2030Col. Est. Central do Brasil ................................... 2033Col. Est. Collecchio ............................................. 2036Col. Est. Dr. Albert Sabin .................................... 2039Col. Est. Eça de Queiros .................................... 2042Col. Est. Eng. Bernardo Sayão ........................... 2045Col. Est. Francisco Campos ............................... 2048Col. Est. Francisco Jobim ................................... 2051Col. Est. Freire Alemão ....................................... 2054Col. Est. Gomes Freire de Andrade ................... 2057Col. Est. Heitor Lira .............................................. 2060Col. Est. Ignácio Azevedo do Amaral ................. 2063Col. Est. Infante Dom Henrique ........................... 2066Col. Est. João Alfredo .......................................... 2069Col. Est. Júlia Kubitschek ................................... 2072Col. Est. Leopoldina da Silveira .......................... 2075Col. Est. Mal. João Baptista de Mattos ............... 2078Col. Est. Manuel Bandeira ................................... 2081Col. Est. Maria de Lourdes de S. Pereira ........... 2084Col. Est. México .................................................. 2087Col. Est. Olavo Bilac ........................................... 2090Col. Est. Olinto da Gama Botelho ........................ 2093Col. Est. Paulo de Frontin ................................... 2096Col. Est. Pedro Álvares Cabral ........................... 2099Col. Est. Pref. Mendes de Morais ....................... 2102Col. Est. Prof. Antônio Raja Gabaglia ................. 2105Col. Est. Prof. Clóvis Monteiro ........................... 2108Col. Est. Prof. Daltro Santos ................................. 2111Col. Est. Prof. Ernesto Faria ................................ 2114

Col. Est. Prof. Joel Oliveira .................................. 2117Col. Est. Prof. José Accioli ................................. 2120Col. Est. República do Peru ................................ 2123Col. Est. Sobral Pinto ........................................... 2126Col. Est. Souza Aguiar ........................................ 2129Col. Est. Taciel Cylleno ...................................... 2132Col. Est. Tomas Antônio Gonzaga ...................... 2135Col. Est. Visconde de Cairu ................................ 2138Col. Est. Washington Luiz ................................... 2141Esc. Téc. Est. Ferreira Viana ............................. 2144Esc. Téc. Est. Juscelino Kubitschek .................. 2147Esc. Téc. Est. República .................................... 2150Esc. Téc. Est. Visconde de Mauá ...................... 2153Inst. Educ. Sarah Kubitschek .............................. 2156Inst. Superior de Educação ................................. 2159 Escolas ParticularesABEU Col. da Ilha ................................................ 3000C. de Educ. e Cultura - CEDUC ......................... 3003C. de Ens. Eurípedes Barsanulfo ........................ 3006C. de Téc. da Ind. Quím. e Têxtil Senai ............ 3009C. Educ. Anísio Teixeira - CEAT ........................ 3012C. Educ. Carvalho de Mendonça ....................... 3015C. Educ. da Lagoa - CEL .................................... 3018C. Educ. da Lagoa - CEL - Créditos ................... 3021C. Educ. e Cultura - CEC ................................... 3024C. Educ. Luiz de Camões ................................... 3027C. Educ. Novo Mundo ........................................ 3030C. Educ. Santa Mônica ........................................ 3033Col. 1º de Maio .................................................... 3036Col. Ação1 ............................................................ 3039Col. Acadêmico .................................................... 3042Col. ADN .............................................................. 3045Col. Afonso Celso ................................................ 3048Col. Alfa - Recreio ............................................... 3051Col. Américo de Oliveira ..................................... 3054Col. Andrews ....................................................... 3057Col. Anglo Americano .......................................... 3060Col. Antônio de Pádua ......................................... 3063Col. Aplic. Dr. Paulo Gissoni ............................... 3066Col. Arte e Instrução ............................................ 3069Col. Atenas ........................................................... 3072Col. Ateneu do Rio de Janeiro ............................ 3075Col. Bahiense ....................................................... 3078Col. Barão de Lucena .......................................... 3081Col. Barilan ........................................................... 3084Col. Batista Brasileiro ........................................... 3087Col. Batista Shepard ............................................ 3090Col. Belisário dos Santos .................................... 3093Col. Brasileiro de São Cristóvão ......................... 3096Col. Campo Grande ............................................. 3099Col. Cardeal Leme ............................................... 3102Col. Castelo Branco ............................................. 3105Col. Cenecista Capitão Lemos Cunha ............... 3108Col. Cidade (Unidade Ipanema) .......................... 3109Col. Cruzeiro ......................................................... 3111

Page 21: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

21CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Col. Cunha Melo ................................................... 3114Col. Curso Desafio ................................................ 3115Col. Curso Grau .................................................... 3117Col. Curso Intellectus ........................................... 3120Col. Curso Lider ................................................... 3123Col. Curso Ponto de Ensino ................................ 3126Col. Curso Sonnart .............................................. 3129Col. Curso Vetor .................................................. 3132Col. da Cia de Santa Tereza de Jesus ............... 3135Col. da Companhia de Maria .............................. 3138Col. da Mabe ........................................................ 3141Col. de Aplic. Emmanuel Leontsinis ................... 3144Col. de Integração Comunitária ........................... 3147Col. de São Bento ................................................ 3150Col. Divina Providência ....................................... 3153Col. do Inst. Menino Jesus ................................. 3156Col. dos Santos Anjos ......................................... 3159Col. Duque de Bragança ...................................... 3162Col. e Esc. Téc. do IBPI ..................................... 3165Col. Educo ............................................................ 3168Col. Formação ..................................................... 3171Col. Franco Brasileiro .......................................... 3174Col. Gap ............................................................... 3177Col. Gaudium Et Spes Ltda ................................. 3180Col. Gênesis ........................................................ 3183Col. Graham Bell ................................................. 3186Col. Guanabara .................................................... 3189Col. Hélio Alonso ................................................. 3192Col. Horizonte ....................................................... 3195Col. Imaculado Coração de Maria ...................... 3198Col. Impacto ......................................................... 3201Col. Integral .......................................................... 3204Col. Israelita Bras. A. Liessin .............................. 3207Col. Itu .................................................................. 3210Col. Iza Prates ..................................................... 3213Col. Jgs ................................................................ 3216Col. Laranjeiras .................................................... 3219Col. Legrand ......................................................... 3222Col. Lemos de Castro .......................................... 3225Col. London .......................................................... 3228Col. Luso Carioca ................................................ 3231Col. Mallet Soares ............................................... 3234Col. Maria José Imperial ..................................... 3237Col. Marista São José ......................................... 3240Col. Marte - ME ................................................... 3243Col. Martins .......................................................... 3246Col. Master ........................................................... 3249Col. Meira Lima ................................................... 3252Col. Metropolitano ................................................ 3255Col. Miguel Couto ................................................ 3258Col. MV1 .............................................................. 3261Col. Nossa Senhora da Misericórdia .................. 3264Col. Nossa Senhora da Piedade ......................... 3267Col. Nossa Senhora de Lourdes ......................... 3270Col. Nossa Senhora do Brasil ............................. 3273

Col. Nossa Senhora do Rosário ......................... 3276Col. Nota Dez ....................................................... 3279Col. Notre Dame .................................................. 3282Col. Olavo Bilac ................................................... 3285Col. Operón .......................................................... 3288Col. Padre Antônio Vieira ..................................... 3291Col. Palas ............................................................. 3294Col. Paranapuã ..................................................... 3297Col. Pasquale Costantino .................................... 3300Col. Paula Barros ................................................. 3303Col. Peixoto .......................................................... 3306Col. Pentágono ..................................................... 3309Col. Perspectiva .................................................. 3312Col. PH ................................................................. 3315Col. Piedade ......................................................... 3318Col. Pinheiro Guimarães ...................................... 3321Col. Pio XII ............................................................ 3324Col. Plank Einstein ............................................... 3327Col. Primus .......................................................... 3330Col. Princesa Isabel Redentora ........................... 3333Col. Prioridade Hum ............................................. 3336Col. Prof. Casanova ............................................ 3339Col. Qualidade Integral de Ensino ....................... 3342Col. Recanto ........................................................ 3345Col. Rei do Arraial do Tijuco ............................... 3348Col. Republicano ................................................. 3351Col. Rio de Janeiro .............................................. 3354Col. Sagrado Coração de Maria .......................... 3357Col. Saint John ..................................................... 3360Col. Saint Patrick’s ............................................... 3363Col. Salesiano ...................................................... 3366Col. Santa Edwiges ............................................. 3369Col. Santa Marcelina ............................................ 3372Col. Santa Mônica ............................................... 3375Col. Santa Rosa de Lima ..................................... 3378Col. Santa Úrsula ................................................. 3381Col. Santo Agostinho ............................................ 3384Col. Santo Amaro ................................................. 3387Col. Santo Antônio Maria Zaccaria ..................... 3390Col. Santo Inácio .................................................. 3393Col. São Fabiano ................................................. 3396Col. São Paulo ..................................................... 3399Col. São Pedro de Alcântara ............................... 3402Col. São Sebastião da Ilha .................................. 3405Col. São Vicente de Paulo ................................... 3408Col. Seme ............................................................. 3411Col. Servita Nossa Sra. Rainha dos Corações . 3414Col. Sion ............................................................... 3417Col. Souza Leão .................................................. 3420Col. Souza Marques ............................................ 3423Col. Suiço Brasileiro ............................................ 3426Col. Talmud Torah Hertzlia .................................. 3429Col. Terceiro Milênio ............................................ 3432Col. Teresiano ...................................................... 3435Col. Van Gogh ...................................................... 3438

Page 22: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

22 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Col. Veiga de Almeida ......................................... 3441Col. Vinicius ......................................................... 3444Col. Virgem de Fátima ......................................... 3447Col. Wakigawa ..................................................... 3450Col. Walter Barros ................................................ 3453Educ. Thales de Mileto ........................................ 3456Esc. Alemã Corcovado ....................................... 3459Esc. Americana do RJ ........................................ 3462Esc. Bretanha ....................................................... 3465Esc. Dinâmica de Educação e Lazer - EDEL ..... 3466Esc. Dinâmica do Ensino Moderno - Edem ........ 3468Esc. Dinamis ........................................................ 3471Esc. Educ. Comunitária ....................................... 3474Esc. Integ. do Leme ............................................. 3477Esc. Israelita Bras.Eliezer Steinbarg - Max Nordau .... 3480Esc. Mater / Col. São Conrado ........................... 3483Esc. Modelar Cambaúba ..................................... 3486Esc. Parque .......................................................... 3489Esc. Senador Correia .......................................... 3492Esc. Téc. de Com. Cândido Mendes ................. 3495Esc. Téc. de Com. João Daudt de Oliveira ....... 3498Esc. Téc. de Com. Santa Cruz .......................... 3501Esc. Téc. Rezende Rammel .............................. 3504GPI - Copacabana ............................................... 3507Grupo Integr. Magdalena Kahn - GIMK ............... 3510Inst. Braga Carneiro ............................................. 3513Inst. Cylleno ......................................................... 3516Inst. de Téc. Ort ................................................... 3519Inst. Educ. Imaculada Conceição ........................ 3522Inst. Educ. Maximus ............................................ 3523Inst. Educ. Stella Maris ........................................ 3525Inst. Guanabara Ltda / Col. Itamarati ................... 3528Inst. Lafayette (Fundação Bradesco) .................. 3531Inst. Metodista Bennett ......................................... 3534Inst. Nícia Macieira .............................................. 3537Inst. Nossa Senhora da Piedade ......................... 3538Inst. Nossa Senhora das Dores .......................... 3540Inst. Padre Leonardo Carrescia ........................... 3543Inst. Pio XI ............................................................ 3546Inst. Santa Rita ..................................................... 3549Inst. São Francisco de Sales .............................. 3552Inst. Tamandaré ................................................... 3555Inst. Téc. Santa Rita de Cássia .......................... 3558Liceu de Artes e Ofícios ...................................... 3561MOPI – Moderna Org. Pedagógica Integrada ..... 3564River ..................................................................... 3567SINTUFRJ ............................................................ 3570Sistema Elite de Ensino ....................................... 3571Soc. Educ. Mercúrio Ltda .................................... 3573Soc. Educ. Monteiro Lobato ................................ 3576Unidade Educ. Gama e Souza ........................... 3579Unidade Integ. G. de Menezes ........................... 3582 Outros MunicípiosAngra dos ReisCol. Est. Dr. Artur Vargas .................................... 5000

Col. Est. Roberto Montenegro ............................. 5003Col. Naval ............................................................ 4000AraruamaCol. Araruama ...................................................... 6000Centro Educacional Pré-Universitário ................. 6001Col. Est. Edmundo Silva ..................................... 5006Barra do PiraíC. de Estudos Integrados - CEI ........................... 6003C. Educ. Miretta Baronto ..................................... 6006Col. Comercial Cândido Mendes ........................ 6009Col. Est. Nilo Peçanha ........................................ 5009Inst. Educ. Nossa Senhora Medianeira .............. 6012Barra MansaCol. Est. Baldomero Barbará ............................... 5012Col. Verbo Divino ................................................. 6015Belford RoxoC. Educ. Mod. Belford Roxo ............................... 6018Col. Est. Gustavo Barroso .................................. 5015Col. Est. Sargento Wolff ....................................... 5018Bom Jesus de ItabapoanaCol. Est. Padre Mello ........................................... 5024Col. Nossa Senhora de Natividade Rede MV1 .. 6021Col. Téc. Agríc. Ildefonso Bastos Borges ........... 4003Cabo FrioC. Educ. Alexis Novelino ................................... 6024Col. Est. Miguel Couto ......................................... 5027Col. Mun. Rui Barbosa ........................................ 5030Inst. Santa Rosa ................................................... 6027Campos dos GoytacazesAlpha Colégio e Vestibular (Campos) ................. 6030C. Educ. Nossa Senhora de Auxiliadora ........... 6033Col. Est. Cel. João Batista de Paula Barroso .... 5033Col. Est. Nilo Peçanha ........................................ 5036Col. Esc. Santo Antônio - CESA ......................... 6036Esc. Téc. Est. João Barcelos Martins ................ 5039Esc. Téc. Federal de Campos ........................... 4006Inst. Dom Bosco ................................................... 6039Inst. Educ. Prof. Aldo Muylaert ........................... 5042Inst. Redenção ..................................................... 6042Liceu de Humanidades de Campos .................... 5045CordeiroCol. Est. Antônio Pecly ........................................ 5048Duque de CaxiasC. Educ. São José .............................................. 6045Col. Alfa ................................................................ 6048Col. Antares .......................................................... 6051Col. Duque de Caxias ......................................... 6054Col. Est. Duque de Caxias ................................. 6057Col. Est. Padre Anchieta ..................................... 5051Col. Futuro ............................................................ 6060Curso Vetor .......................................................... 6063Educ. Cruzeiro do Sul .......................................... 6066Inst. Educ. Gov. Roberto da Silveira .................. 5054ItaboraíCol. Aprovação .................................................... 6069Col. Cenecista Alberto Torres ............................. 6072

Page 23: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

23CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Col. Est. Visconde de Itaboraí ............................. 5057ItaguaíCol. Est. Barão de Tefé ........................................ 5060Col. Fernando Costa ............................................ 6075Col. Téc. da UFRRJ ........................................... 4009ItaipuCol. Gaia .............................................................. 6078ItaperunaCol. Est. 10 de Maio ............................................ 5063Col. Exame .......................................................... 6081MacaéCol. Castelo .......................................................... 6084Col. Est. Luiz Reid ............................................... 5066Esc. Est. Matias Neto .......................................... 5069MagéC. Educ. Mageense ............................................. 6087Inst. Educ. Prof. Carlos Camacho ...................... 6090MaricáC. Educ. Farias Ribeiro ....................................... 6093Col. Est. Dr. João Gomes de Mattos Sobrinho .. 5072Col. Est. Elisário Matta ........................................ 5075Col. Hamilton Moreira da Silva ............................ 6096Miguel PereiraC. de Est. e Pesq. Educacionais ........................ 6099Col. Cenecista Prof. Miguel Pereira .................... 6102Col. Cenecista Profa. Adalice Soares ................. 6105Col. Est. Dr. Antônio Fernandes .......................... 5081Col. Objetivo Nathanael ....................................... 6108NilópolisC. Educ. Nilopolitano ............................................ 6111C. Téc. Congregacional ....................................... 6114Col. Est. Aydano de Almeida .............................. 5084Col. Est. Prof. Mário Campos ............................. 5087Col. Santa Rita ...................................................... 6117Filgueiras Centro Téc. Educacional .................... 6120Inst. Educ. Carlos Pasquale ................................ 6123Inst. Prof. Alfredo Filgueiras ................................. 6126NiteróiAssoc. Educ. de Niterói ....................................... 6129C. Educ. de Niterói .............................................. 6132C. Educ. Maria Ernestina Bonasegna - CEMEB .... 6135Col. Argumento ..................................................... 6138Col. Correa D‘Ávila .............................................. 6141Col. Est. Aurelino Leal ......................................... 5090Col. Est. Joaquim Távora ................................... 5093Col. Est. José Bonifácio ...................................... 5096Col. Gomes Pereira ............................................. 6144Col. Grafite ............................................................ 6147Col. Inst. São José .............................................. 6150Col. Itapuca .......................................................... 6153Col. Jogaib ........................................................... 6156Col. Laplace ......................................................... 6157Col. M3 ................................................................. 6159Col. Marilia Mattoso ............................................. 6162Col. MV1 - Icaraí .................................................. 6165Col. Nossa Senhora da Assunção ...................... 6168

Col. Nossa Senhora das Mercês - Niterói .......... 6171Col. Pio XI ............................................................ 6174Col. Plínio Leite .................................................... 6177Col. Prof. Wanderley Costa ................................. 6180Col. Projeção ........................................................ 6183Col. Rei ................................................................ 6186Col. Salesiano Santa Rosa ................................. 6189Col. Santa Bernadete ........................................... 6192Col. São Vicente de Paulo ................................... 6198Curso Riachuelo .................................................. 5099Esc. Particular Santa Marta ................................. 5102Esc. Téc. Est. Henrique Lage ............................. 6201Facto Colégio e Curso ......................................... 6204Grupo Nit de Ensino ............................................. 6205Inst. Abel ............................................................... 6207Inst. Dom Bosco ................................................... 6210Inst. Educ. Prof. Ismael Coutinho ........................ 5105Inst. Gay Lussac ................................................. 6213Inst. São Marcos .................................................. 6215Liceu Nilo Peçanha .............................................. 5109Nova FriburgoAssoc. Educ. Cefel .............................................. 6216C. Educ. União ..................................................... 6219Col. Anchieta ........................................................ 6222Col. Nossa Senhora das Dores .......................... 6225Col. Nossa Senhora das Mercês ........................ 6228Externato Santa Ignez .......................................... 6231Inst. Est. de Nova Friburgo ................................. 5108Inst. Pátria Cultura ................................................ 6234Nova IguaçuC. Educ. de Nova Iguaçu .................................... 6237C. Educ. José do Patrocínio ............................... 6240C. Educ. Logos .................................................... 6243Col. Data Center ................................................... 6246Col. EME .............................................................. 6249Col. Equipe Grau ................................................. 6252Col. Est. Pres. Castelo Branco ............................ 5111Col. Est. Pres. Kennedy ....................................... 5114Col. Gonçalves Dias ............................................ 6255Col. Leopoldo ....................................................... 6258Col. Novo Horizonte Ltda .................................... 6261Col. Renovação ................................................... 6264Col. Saint Peter .................................................... 6267Esc. Est. Dr. Mário Guimarães ............................ 5117Esc. Téc. Belford Roxo ....................................... 6270Inst. Brasil ............................................................. 6273Inst. Educ. Rangel Pestana ................................. 5120Inst. Educ. Santo Antônio ..................................... 6276Inst. Iguaçuano de Ensino ................................... 6279ParatiCol. Est. Eng. Mário Moura Brasil do Amaral .... 5123PetrópolisC. Educ. Opção ................................................... 6282Col. de Aplic. da UCP ......................................... 6285Col. Est. Dom Pedro II ......................................... 5126

Page 24: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

24 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Federal Estadual/Municipal ParticularMunicípio do RJ 1999 2999 3999Demais municípios do RJ 4999 5999 6999Outros Estados 7999 8999 9999Fora do Brasil 0099 0099 0999

Caso sua escola não esteja relacionada, use um dos códigos abaixo:

Códigos das Regiões de ProvaMunicípio do Rio de Janeiro

Centro - 10Zona Sul - 15Barra da Tijuca - 20Tijuca / Maracanã - 25Ilha do Fundão / Bonsucesso - 30Jacarepaguá - 45Campinho / Madureira - 50Campo Grande - 55

Outros Municípios do RJDuque de Caxias - 60Nova Iguaçu / Belford Roxo - 65Niterói - 70São Gonçalo - 75Petrópolis - 80Cabo Frio - 85Nova Friburgo - 90Volta Redonda - 95Campos - 97Macaé - 99

C. Educ. Mauricio Barroso .................................. 6280Col. São José ...................................................... 6288Col. São José de Petrópolis ................................ 6291Educ. Prof. Associados ....................................... 6294Esc. Ipiranga s/c Ltda .......................................... 6297Fenice Empreend. Educ. s/c Ltda ...................... 6300Inst. Carlos A. Werneck ....................................... 6303Inst. Educ. Prof. Alaôr .......................................... 6306Inst. Petropolitano Adventista de Ensino ............. 6309QueimadosCol. Est. São Cristóvão ....................................... 5129ResendeCol. Agulhas Negras ............................................ 6312Col. Dom Bosco ................................................... 6315Col. Est. Pedro Braille Neto ................................. 5132Col. Santa Ângela ................................................ 6318Rio BonitoCol. e Vestibular Equipe1 .................................... 6321Col. Est. Desemb. José Augusto C. Rocha Júnior .... 5135Col. Rio Bonito ..................................................... 6324Rio das OstrasCol. Castelo - Rio das Ostras ............................. 6327São GonçaloCol. Alcântara ....................................................... 6330Col. de Aplic. Dom Helder Câmara ..................... 6333Col. Est. Monsenhor Barenco Coelho ................ 5138Col. Laplace de São Gonçalo ............................. 6336Col. MV1 - São Gonçalo ...................................... 6339Col. Nossa Senhora da Paz ............................... 6342Col. Paraíso .......................................................... 6345Col. Rui Barbosa ................................................. 6348Col. Santa Catarina .............................................. 6351Col. Santa Terezinha ............................................ 6354Col. São Gonçalo ................................................. 6357

Inst. de Ensino College ........................................ 6360Inst. Educ. Clélia Nanci ....................................... 5141Sistema Elite de Ensino ....................................... 6366São João de MeritiCol. Est. Prof. Murilo Braga ................................. 5144Col. Santa Maria .................................................. 6369TeresópolisC. de Ens. Moderno ............................................ 6372C. Educ. Serra dos Órgãos ................................. 6375Col. Est. Edmundo Bittencourt ............................. 5147Col. Est. Euclydes da Cunha ............................. 5150Col. São Paulo ..................................................... 6378Esc. George March Ltda ...................................... 6381Projeto de Professores - Único ........................... 6384Trajano de MoraesCol. Est. Maria Marina Pinto Silva ...................... 5153Três RiosCol. Ruy Barbosa ................................................ 6390Inst. Educ. de Três Rios ..................................... 5159ValençaCol. Est. Theodorico Fonseca ............................ 5162Col. Sagrado Coração de Jesus ......................... 6393VassourasInst. Educ. Thiago Costa ..................................... 5165Volta RedondaColégio ACAE ...................................................... 6399Col. do Inst. Batista Americano ........................... 6402Col. Macedo Soares ............................................ 6405Col. Nossa Senhora do Rosário ......................... 6408Col. Novo .............................................................. 6411Curso Garra Assess. Educ. Ltda ........................ 6414Esc. Mun. Getúlio Vargas .................................... 5168Esc. Téc. Pandiá Calógeras ............................... 6417Inst. Educ. Prof. Manuel Marinho ........................ 5171

Page 25: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

25CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

1 - Local onde fez a maior parte do ensinomédio:Na cidade do Rio de Janeiro ...................................... AEm outra cidade do Estado do RJ .............................. BNa Região Sudeste (exceto RJ) ................................. CNa Região Sul ............................................................. DNa Região Norte e Centro-Oeste ................................ ENa Região Nordeste .................................................... FEm outro país .............................................................. G

2 - Você freqüentou o ensino fundamental:Todo em escola pública ............................................... ATodo em escola particular ............................................ BMaior parte em escola pública .................................... CMaior parte em escola particular ................................. D

3 - Que curso de ensino médio você fez?Atual curso de ensino médio ....................................... ATécnico ........................................................................ BMagistério do Ensino Fundamental(“Curso Normal”) ........................................................ CSupletivo ...................................................................... DOutro ............................................................................. E

4 - Você freqüentou o ensino médio:Todo em escola pública ............................................... ATodo em escola particular ............................................ BMaior parte em escola pública .................................... CMaior parte em escola particular ................................. D

5 - Em que turno você cursou a maior parte doensino médio?Manhã .......................................................................... ATarde ............................................................................ BNoite ............................................................................ CIntegral (manhã e tarde) ............................................... D

6 - Você mudou de colégio na última série do ensi-no médio?Não .............................................................................. ASim, para uma escola mais conceituada ................... BSim, por razões de localização ................................... CSim, por razões de ordem financeira .......................... DSim, por outras razões ................................................. E

7 - Você freqüentou “cursinho” ?Não .............................................................................. ASim, por um semestre ................................................. BSim, por um ano .......................................................... CSim, por mais de um ano ............................................ D

8 - Ano de conclusão do curso de ensino médio:2007 ............................................................................. A2006 ............................................................................. B2005 ............................................................................ C2004 ............................................................................ D2003 ou antes ............................................................... E

9 - Você pretende se candidatar:Somente a este concurso de seleção ......................... AA outros vestibulares, com a mesma opçãode curso ....................................................................... BA outros vestibulares, com outra opçãode curso ....................................................................... C

10 - Você já prestou algum exame vestibular?Não .............................................................................. ASim, mas não obtive classificação no cursodesejado ...................................................................... BSim, fui classificado para o cursodesejado, mas não para a instituição desejada ......... CSim, mas mudei de idéia quanto ao curso ................. DSim, mas não pude arcar com as despesas .............. ESim, outra situação ....................................................... F

QUESTIONÁRIO DE INFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS

Este questionário segue a recomendação do Programa Nacional dos Direitos Humanos, a fim de avaliaraté que ponto a democratização do acesso ao ensino superior vem contemplando diferentes segmentosde classe da população brasileira. Pedimos que você responda às perguntas relativas a suas caracte-rísticas pessoais e a sua formação educacional. Registre a letra que corresponde a sua resposta, emcada item, na quadrícula correspondente do quadro "Informações Socioculturais" no Requerimento deInscrição. As informações solicitadas destinam-se, exclusivamente, à pesquisa de aspectos socioculturais.Agradecemos a sua colaboração.

Page 26: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

26 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

17 - Nível de instrução de seu pai:Nenhum ano de estudo ............................................... AMenos que a 4a série do ensino fundamental ............. B4a série completa do ensino fundamental .................... CMais que a 4a série e menos que a 8a série do ensino fundamental ..................................................... DEnsino fundamental completo ....................................... EEnsino médio incompleto ............................................. FEnsino médio completo ............................................... GSuperior incompleto ..................................................... HSuperior completo .......................................................... I

18 - Nível de instrução de sua mãe:Nenhum ano de estudo ............................................... AMenos que a 4a série do ensino fundamental ............. B4a série completa do ensino fundamental .................... CMais que a 4a série e menos que a 8a série doensino fundamental ...................................................... DEnsino fundamental completo ....................................... EEnsino médio incompleto ............................................. FEnsino médio completo ............................................... GSuperior incompleto ..................................................... HSuperior completo .......................................................... I

19 - Situação financeira de seu pai:Está empregado .......................................................... AEstá desempregado .................................................... BÉ aposentado ............................................................... CVive de renda .............................................................. DÉ falecido ...................................................................... ENão tenho informação .................................................. F

20 - Situação financeira de sua mãe:É dona de casa ........................................................... AEstá empregada .......................................................... BEstá desempregada .................................................... CÉ aposentada ............................................................... DVive de renda ............................................................... EÉ falecida ...................................................................... FNão tenho informação ................................................. G

21- Ocupação principal de seu pai:Empresário .................................................................. AProprietário ................................................................... BExecutivo .................................................................... COcupação que exige instrução de nível superior ....... DOcupação que exige instrução de nível médio ........... EOcupação manual ........................................................ FTrabalhador rural .......................................................... G

11 - Em relação aos programas para as provasdeste concurso:Você não sabe que os programas existem ................ AVocê apenas ouviu falar deles .................................... BVocê os leu, mas não estuda por eles ........................ CVocê estuda por eles ................................................... D

12 - Se você pudesse escolher o turno em que iráestudar, daria preferência ao:Turno da noite .............................................................. ADiurno, mas aceitaria freqüentar o curso à noite ......... BDiurno sem aceitar freqüentar o curso à noite ......... C

13 - Como você se posiciona frente aos cursosoferecidos pela UFRJ?Somente me interesso pelo curso em que estoume inscrevendo ........................................................... AAceitaria vaga em determinado curso damesma área ................................................................. BAceitaria vaga em qualquer curso da mesma área .... CAceitaria vaga em determinado curso de outra área .. DAceitaria vaga em qualquer curso de qualquer área ... E

14 - Fator principal para sua escolha de curso:Mercado de trabalho .................................................... APrestígio social da profissão ........................................ BAdequação às aptidões pessoais ............................... CBaixa concorrência pelas vagas ................................ DAmplas possibilidades salariais ................................... E

15 - Fator que mais influenciou sua opção pelaUFRJ:É a única que oferece o curso pretendido .................. AÉ a que oferece o melhor curso pretendido ................ BÉ a que oferece horário mais adequado .................... CÉ pouco procurada; é mais fácil a classificação ........ DÉ a de mais fácil acesso .............................................. EÉ para onde deve ir a maioria dos meus amigos ....... F

16 - O que você mais espera de um cursouniversitário?Cultura geral ampla ..................................................... AFormação voltada para o mercado de trabalho .......... BFormação teórica voltada para a pesquisa ................. CFormação acadêmica para melhorar aatividade prática ........................................................... DConhecimentos que permitam compreender melhor omundo em que vivemos .............................................. EConhecimentos que melhorem meu nívelde instrução .................................................................. F

Page 27: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

27CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

22 - Ocupação principal de sua mãe:Empresária .................................................................. AProprietária ................................................................... BExecutiva .................................................................... COcupação que exige instrução de nível superior ...... DOcupação que exige instrução de nível médio ........... EOcupação manual ........................................................ FTrabalhadora rural ........................................................ G

23 - Renda mensal total de sua família:Atenção: some todos os salários brutos dos mem-bros de sua família que trabalham e que estejammorando em sua casa. Inclua o seu salário, casovocê trabalhe. Se for casado, refira-se à sua própriafamília.Até 1 salário mínimo (SM) .......................................... ADe 1 até 3 SM ............................................................. BDe 3 até 5 SM ............................................................. CDe 5 até 10 SM ........................................................... DDe 10 até 20 SM .......................................................... EDe 20 até 30 SM .......................................................... FMais de 30 salários mínimos ...................................... G

24 - Qual a sua participação na vida econômicada família ?Você não trabalha e seus gastos são financiados ...... AVocê trabalha, mas recebe ajuda financeira ............... BVocê trabalha e é responsável pelo seu sustento ...... CVocê trabalha e contribui para o sustento da família ... DVocê trabalha e é responsável pelo sustentoda família ....................................................................... E

25 - Pretende trabalhar durante o curso superior?Não .............................................................................. ASim, apenas em estágio para treinamento .................. BSim, mas apenas nos últimos anos de estudo ........... CSim, desde o primeiro ano, em tempo parcial ............ DSim, desde o primeiro ano, em tempo integral ............ E

26 - De quantas pessoas é composta a sua família?Vivo só ........................................................................ ADuas ............................................................................ BTrês .............................................................................. CQuatro .......................................................................... DCinco ............................................................................ ESeis ou mais ................................................................ F

27 - Somando-se o número de salas com o nú-mero de quartos da casa de sua família (nãoincluindo as dependências de empregados), onúmero total é:1 ou 2 ........................................................................... A3 ................................................................................... B4 ................................................................................... C5 ................................................................................... DMais de 5 ...................................................................... E

28 - A casa em que reside sua família:É própria, já quitada .................................................... AÉ própria, não acabou de pagar .................................. BÉ alugada ..................................................................... CTem outra forma de ocupação ..................................... D

29 - Sua família possui sítio, casa de praia ou fazen-da onde passa fins de semana ou férias?Sim .............................................................................. ANão .............................................................................. B

30 - Sua família:Não tem automóvel ..................................................... ATem um automóvel ...................................................... BTem dois automóveis ................................................... CTem mais de dois automóveis .................................... D

31 - Quantos livros você acha que tem em sua casa?Nenhum ....................................................................... AAté 20 livros ................................................................ BDe 21 a 50 livros ......................................................... CDe 51 a 100 livros ....................................................... DDe 101 a 200 livros ...................................................... EDe 201 a 500 livros ...................................................... FMais de 500 livros ...................................................... G

32 - Quantos livros, em média, você lê por ano?Nenhum ....................................................................... A1 a 2 ............................................................................. B3 a 5 ............................................................................. C6 a 10 ........................................................................... D11 ou mais .................................................................... E

33 - Você domina uma língua estrangeira?Sim, fluentemente ........................................................ ASim, razoavelmente .................................................... BNão, mas gostaria de aprender ................................... CNão e não sinto necessidade de aprender ................ D

Page 28: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

28 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

34 - Qual o seu principal meio de informação?Jornal ........................................................................... ATelevisão ...................................................................... BInternet ......................................................................... CRádio ............................................................................ DRevista ......................................................................... EOutras pessoas ............................................................ FNão tenho me mantido informado ............................... G

35 - Você lê jornal?Não .............................................................................. ASim, ocasionalmente ................................................... BSim, todos os domingos ............................................. CSim, diariamente .......................................................... D

36 - Que seção do jornal você prefere ?Política ......................................................................... AEconomia .................................................................... BEsportes ...................................................................... CCultura ......................................................................... DNotícias Internacionais ................................................. ENotícias Locais ............................................................. FQuadrinhos .................................................................. GCiência ........................................................................ HInformática ..................................................................... IOutros Assuntos ........................................................... J

37 - Você freqüenta cursos extracurriculares?(Marque o que ocupa o maior número de horas)Não .............................................................................. ASim, Línguas Estrangeiras .......................................... BSim, Ginástica/Balé/Esportes .................................... CSim, Música/Artes ...................................................... DSim, outros ................................................................... E

38 - Você tem acesso a microcomputador?Não .............................................................................. ASim, em casa .............................................................. BSim, em outros locais ................................................. C

39 - Você usa microcomputador principalmente para:Não uso ....................................................................... ATrabalhos escolares .................................................... BJogos ........................................................................... CFins profissionais ......................................................... DOutros ........................................................................... E

40 - Você tem acesso à Internet?Não .............................................................................. ASim, apenas em casa ................................................. BSim, apenas no trabalho .............................................. CSim, em mais de um local .......................................... D

41 - Como você reconhece a sua cor ou raça?Branca ......................................................................... APreta ............................................................................ BAmarela ....................................................................... CParda ........................................................................... DIndígena ........................................................................ E

Page 29: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

29CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

As questões das provas do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação 2008 são feitas tomandopor base os programas a seguir. As nossas provas procuram avaliar suas aptidões e o seu potencialpara ingressar num curso superior. Elas privilegiam o raciocínio à memorização de fórmulas e defini-ções. O que é mais valorizado é a sua capacidade de organizar idéias, de estabelecer relações, decriticar e de interpretar dados e fatos.

Saiba o que estudar, conhecendo os programas!

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRAA prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira en-volverá leitura, interpretação e produção de textos. Seráavaliada a sua capacidade de compreender um texto, dediscorrer sobre sua organização interna e de relacioná-locom outros textos nos aspectos gramaticais, estilísticose temáticos.

PARTE 1 - COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃODE TEXTO, LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO.

Esta atividade supõe não só a apreensão do significadotextual, mas também das técnicas empregadas na cons-trução desse significado. Gramática da Frase e Gramá-tica do Texto.

PARTE 2 - LÍNGUA PORTUGUESA

O programa de Língua Portuguesa tem por base os subsí-dios para conteúdos programáticos de Língua Portuguesa eLiteratura Brasileira, publicados pela Secretaria de Estadode Educação e Cultura, Estado do Rio de Janeiro.

Língua Falada e EscritaUso informal e formal da língua. O Português culto. Usoda língua e adequação ao contexto.

Noções de Fonética e FonologiaRelação fonema / grafema.Acentuação tônica e gráfica.

MorfossintaxeEstrutura e formação de palavras; classes de palavras;flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura dafrase; classes de palavras e funções sintáticas; períodosimples e período composto; coordenação e subordina-ção, regência nominal e verbal; concordância nominal everbal; colocação dos termos na frase; pontuação.

Teoria da ComunicaçãoElementos da comunicação; noções de ruído e redun-dância; funções da linguagem.

Noções de SemânticaSinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; deno-tação e conotação. Linguagem figurada.

O sistema Ortográfico Vigente

PARTE 3: LITERATURA BRASILEIRACriação estética; linguagem literária e não-literária; gêne-ro literário.

O processo literário brasileiroMomentos do processo literário brasileiro em cone-xão com a história e a cultura brasileira; o fenôme-no literário brasileiro no quadro da cultura e da lite-ratura internacional: a expressão literária das atitu-des do homem em face do mundo; tradição emodernidade dos procedimentos de expressão lite-rária cultos ou populares e do tratamento dado aostemas; classificação de textos em dada época lite-rária em função de suas características temáticas eexpressionais.

O Romantismo no BrasilRenovação e permanência de temas e de meios deexpressão da poesia romântica relativamente à do Bar-roco e à do Arcadismo; características temáticas eexpressionais da poesia, da ficção e do teatro românti-co; autores e obras representativos do Romantismo noBrasil; afinidades e diferenças entre o Romantismo e oRealismo-Naturalismo; elementos de oposição, trans-formação e permanência no confronto entre a poesia doParnasianismo, a do Simbolismo e a do Romantismo.

O Modernismo no BrasilO Modernismo brasileiro no contexto da cultura doséculo XX; o Modernismo comparado às épocas lite-

OS PROGRAMAS

Page 30: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

30 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

rárias passadas; elementos de permanência, oposi-ção e transformação; principais autores e obras; ca-racterísticas renovadoras na ficção; a poesia brasilei-ra modernista: principais tendências; a poesia de 1945;tendências pós-45.

REDAÇÃOO texto a ser elaborado pelo candidato é de tipodissertativo, sendo considerados, em sua avaliação,os seguintes elementos:a - a adequação ao tema proposto, ao tipo de textosolicitado e à modalidade escrita em padrão;b- a coerência/coesão reveladas na organização macro-estrutural do texto, na concatenação de suas partes, nacapacidade de adequar repetições e novidades, no de-senvolvimento linear da dissertação, no uso correto deconexões, na adequação vocabular e na congruênciados elementos no tipo de mundo representado;c- a argumentação, presente na capacidade de selecio-nar argumentos e organizá-los de modo a deles extrairconclusões e, sobretudo, não apresentar elemento se-mântico que contradiga um conteúdo expresso ou su-bentendido anteriormente.

LÍNGUA ESTRANGEIRAA prova de língua estrangeira exigirá do candidato acompreensão de textos escritos, mostrando compe-tência de leitura com conhecimentos de estratégias(ex.: compreensão do sentido global do texto, locali-zação de determinada idéia no texto, palavrascognatas) e conhecimento do vocabulário mais cor-rente em textos preferencialmente não literários, comdiferentes manifestações da chamada “língua-padrão”,sem cair nos extremos da linguagem erudita e dalinguagem popular. Quanto à gramática, será exigidoconhecimento em nível funcional, ou seja, como aces-sório à compreensão dos textos.A seleção do material obedecerá a critérios que privi-legiem o texto autêntico, não traduzido nem adapta-do, e sim proveniente de publicações atuais em li-vros, revistas e jornais.

HISTÓRIAA prova de História exige do candidato a articulaçãoentre História Geral, História da América e História doBrasil, as duas últimas podendo ser o ponto de partidadas correlações.Por princípio, a prova de História procura reduzir a tradi-cional visão “europocêntrica”, equilibrando-a com a va-

lorização dos processos históricos latino-americanos,nestes se incluindo, respeitadas suas especificidades, obrasileiro, bem como admitindo uma inserção maior dosprocessos asiático e africano.Considerando as linhas básicas do programa apresenta-do, o candidato deve ser capaz de:a - relacionar sempre as manifestações sócio-econô-micas, político-jurídico-administrativas e ideológico-culturais;b - analisar os fenômenos históricos a partir de umaperspectiva abrangente e articulada e não como fatosisolados de caráter meramente factual;c - interpretar mapas, tabelas, organogramas e textoshistóricos, inclusive de fontes primárias, estabelecendorelação com as condições históricas às quais se refe-rem ou nas quais foram gerados;d - ponderar os ritmos diferentes entre as mudançassociais e as culturais.

PARTE 1 - O MUNDO OCIDENTAL DURANTE AÉPOCA MODERNA (SÉC. XV - SÉC. XVIII)

A Expansão Marítima e ComercialA crise do feudalismo a partir do século XIII e a expansãomarítima e comercial; a “revolução comercial” e as con-quistas ibéricas ultramarinas.

O Estado Moderno e o AbsolutismoCaracterização geral.

O Estado Moderno e o MercantilismoPráticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e o antigosistema colonial.

A Colonização Européia na AméricaA colonização espanhola, a colonização inglesa e a colo-nização francesa.

O Brasil-Colônia, a EconomiaA grande lavoura, as atividades extrativas, a pecuária; asociedade: a escravidão negra, a escravidão indígena, ohomem livre pobre; a ação da Igreja; a catequese, asmissões jesuíticas, o Santo Ofício; a ação político-admi-nistrativa: capitanias, governo-geral e municípios; a ex-pansão territorial e a fixação dos limites.

As Manifestações CulturaisHumanismo e Renascimento/críticas ao pensamento me-dieval; as Reformas religiosas do séc. XVI; a RevoluçãoCientífica do séc. XVII; a “Ilustração”.

Page 31: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

31CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

PARTE 2 - A FORMAÇÃO DO MUNDO OCIDEN-TAL CONTEMPORÂNEO (1760/80 - 1870/80)

As Transformações EconômicasA Revolução Industrial inglesa e suas pré-condições; acrítica ao Mercantilismo: a Fisiocracia e o Liberalismo;o capitalismo industrial na Europa: os exemplos daFrança e da Alemanha.

As Revoluções LiberaisA crítica ao absolutismo e a crise do Antigo Regime; aindependência das 13 colônias; a Revolução Francesa:as diversas visões; Restauração e Revolução: liberalis-mo e nacionalismo; os movimentos revolucionários de1820, 1830 e 1848; Realismo e Nacionalismo: de 1850 a1870; as Unificações.

A Crise do Antigo Sistema Colonial IbéricoO processo de independência da América espanhola: osexemplos do Prata, da Nova Espanha e do Peru; oprocesso de independência do Brasil: o contextosociocultural e as conjurações do século XVIII; a Corteportuguesa no Brasil: o Reino Unido e a RevoluçãoRepublicana de 1817; a Revolução Liberal do Porto de1820 e a Independência de 1822.

A América após a IndependênciaA economia latino-americana e a sua inserção no qua-dro internacional; a Hispano-América: o caudilhismo ea formação dos Estados Nacionais; os EUA: a formaçãoda economia capitalista; a expansão territorial e a Guerrada Secessão.

Brasil: da independência ao apogeu do sistemamonárquicoO Primeiro Reinado, a Constituição de 1824 e a criseregencial; a consolidação da monarquia e a unidadeterritorial. O Ato Adicional de 1834; a economia primário-exportadora escravista e as suas “modernizações”; oquadro cultural; as relações internacionais: a Inglaterra eas questões platinas.

PARTE 3 - O APOGEU E A CRISE DA SOCIEDADELIBERAL (1870/80-1939/45)

O auge da hegemonia européia e a expansão norte-americanaAs transformações econômicas; a concentração capita-lista; a expansão imperialista: a dominação da AméricaLatina e da Ásia; a partilha da África.

O apogeu liberalA democracia liberal: principais idéias e instituições; acrítica ao liberalismo: o anarquismo, o socialismo e adoutrina social da Igreja; as relações internacionais: equi-líbrio europeu e sistemas de aliança.

Brasil: da crise monárquica à república oligárquica(1870 - 1930)As transformações econômicas: o declínio da escravi-dão e a expansão do trabalho livre; o setor exportador, apolítica financeira e o setor industrial. A sociedade: aurbanização e o crescimento da classe média; a questãooperária. A crise da monarquia: o predomínio oligárquicoe o coronelismo. A constituição de 1891. O quadro cultu-ral. A política externa.

A Crise da Sociedade LiberalAs guerras mundiais e as relações internacionais: a re-volução bolchevique de 1917; os movimentos e os regi-mes fascistas; a crise econômica de 1929 e a “GrandeDepressão”.

A Hispano-AméricaA crise do estado oligárquico, os exemplos do México eda Argentina.

Brasil: da crise da República Oligárquica aoAutoritarismo Varguista (1930/1945)A crise dos anos vinte e a Reforma Constitucional de1926; a revolução da Aliança Liberal em 1930 e aConstituição de 1934; o impacto da “Grande Depres-são” no setor exportador e a política de industrializa-ção; a implantação e a desagregação do Estado Auto-ritário: o Estado Novo e a Constituição de 1937; apolítica externa; o quadro cultural; as políticaseducacionais.

PARTE 4 - O MUNDO CONTEMPORÂNEO: ASSOCIEDADES ATUAIS (PÓS-1945)

A Crise da Hegemonia EuropéiaA “guerra fria”; a “bipolarização” EUA x URSS. Areconstrução da Europa Ocidental.

Sociedades Capitalistas ContemporâneasEUA, União Européia e Japão.

Construção e Crise do SocialismoURSS, China e Europa Oriental.

Sociedades Afro-Asiáticas ContemporâneasDescolonização e neocolonialismo; as crises do Oriente

Page 32: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

32 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Médio; a questão islâmica; o “apartheid”.

Hispano-AméricaA economia latino-americana e as transformações nocapitalismo internacional; o Estado Populista; as ditadu-ras militares e os problemas da transição democrática: aexperiência chilena (1970/1973); as Revoluções: Cubae Nicarágua.

Brasil: da República Populista à “Nova República”(pós-1945)A redemocratização e a Constituição de 1946; asalternativas políticas e econômicas na RepúblicaPopulista; o movimento de março-abril de 1964 e oautoritarismo modernizador dos Governos Militares.A Constituição de 1967 e suas emendas; a legisla-ção autoritária; a resistência e a repressão. Adistensão, a abertura e a “transição democrática”. A“Nova República”. A política externa, o quadro eco-nômico, a vida cultural e as políticas educacionaisdo período.

FÍSICAO objetivo da prova de Física é testar o candidato quantoà compreensão das suas leis fundamentais e às aplica-ções dessas leis em diversas situações do cotidiano,com obtenção de resultados quantitativos.

PARTE 1 - GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS ERELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS

• Identificação das grandezas relevantes e mensuráveise sua natureza escalar ou vetorial. Operações sobreessas grandezas.• Medidas dessas grandezas e suas limitações; ordensde grandeza; algarismos significativos.• Sistemas coerentes de unidades. Sistema interna-cional.• Inter-relações entre grandezas: Leis Físicas.• Dimensões das grandezas físicas - análise dimensional.

PARTE 2 - MECÂNICA DA PARTÍCULA

• Conceito de partícula.• Cinemática escalar e vetorial.• Conceitos (intuitivos) de massa (aceitar-se-á, sem dis-cussão, a identidade entre massa inercial e massa gravi-tacional) e de força.• Referencial inercial: forças que agem sobre uma partí-cula; composição de forças.

• Leis de Newton; conservação do momento linear reco-nhecendo seu caráter vetorial; colisões unidimensionais.• Interação gravitacional; Lei de força; queda dos corpose movimento dos projéteis em um campo gravitacionaluniforme; movimento dos planetas e dos satélites emórbitas circulares.• Trabalho de uma força F constante. Energia cinética.Teorema do trabalho-energia. Conceito de forçaconservativa e energia potencial associada. Aplicaçõesno caso de forças elástica e gravitacional.• Energia mecânica e sua conservação em sistemasonde só forças conservativas realizam trabalho. Potên-cia de uma força (P = F.v).

PARTE 3 - SISTEMAS DE MUITAS PARTÍCULAS(SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASES)

• Centro de massa de um sólido.• Estática do sólido; momento de uma força; momentoresultante; condições de equilíbrio de um corpo rígido.• Massa específica; densidade.• Conceito de pressão.• Líquidos em equilíbrio no campo gravitacional uniforme:Lei de Stevin. Princípios de Pascal e de Arquimedes.• Equilíbrio dos corpos flutuantes.• Estática dos gases perfeitos. Processos quasi-estáti-cos ou reversíveis (isotérmico, isobárico, isométrico).Equação de estado dos gases perfeitos.• Atmosfera terrestre-pressão atmosférica.• Equilíbrios térmicos e lei zero da termodinâmica.• Conceito macroscópico de temperatura; escalas Celsiuse Kelvin e escalas arbitrárias.• Dilatação térmica dos líquidos e sólidos.• Calor específico; calorimetria; mudanças de estadosfísicos; calor latente de mudanças de estado e influênciada pressão na mudança de estado.• Transformação de energia mecânica em energia térmi-ca pelas forças de atrito (tratamento fenomenológico emacroscópico).• Princípio geral da conservação de energia. 1o Princípioda Termodinâmica. Calor e trabalhos envolvidos nosprocessos termodinâmicos. Energia interna de um gásperfeito. Análise energética dos processos isobárico,isotérmico, isométrico e adiabático.

PARTE 4 - FENÔMENOS ONDULATÓRIOS -ÓTICA

• Conceito de onda.

Page 33: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

33CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

• Classificação quanto à natureza e quanto àvibração.• Propagação de uma onda periódica num meio nãodispersivo; elementos da onda e equação funda-mental (v=lf).• Propagação de um pulso em um meio não dispersivounidimensional; reflexão, refração e superposição.• Princípio da superposição. Aplicações com ondas se-noidais. Ondas estacionárias.• Ondas em mais dimensões (como, por exemplo, on-das na superfície de um líquido, aplicações simples comondas sonoras), reflexão e refração de ondas planas.• Difração (abordagem qualitativa).• Modelo ondulatório da luz, luz branca; dispersão; luzmonocromática; Velocidade de propagação. Índice derefração de um meio.• Ótica geométrica; hipóteses fundamentais; raio lumino-so - Leis de reflexão e da refração; reflexão total; objetose imagens reais e virtuais em espelhos planos e esféri-cos e em lentes delgadas (aproximadamente de Gauss).• Instrumentos óticos simples (lupa, luneta, micros-cópio e telescópio), e a ótica do olho humano.

PARTE 5 - ELETRICIDADE E MAGNETISMO• Constituição da matéria - Elétron, próton, nêutron.• Condutores e isolantes.• Processos de eletrização.• Lei de Coulomb.• Campo e potencial elétrico; conceitos fundamentais.• Campo e potencial associados a uma carga puntiforme- Princípio da superposição.• Campo uniforme; superfícies equipotenciais de um campouniforme; diferença de potencial entre dois pontos do cam-po; movimento de uma carga em um campo uniforme.• Geradores; corrente elétrica; resistores lineares: Leide Ohm; associações de resistores em série e emparalelo; energia e potência; efeito Joule; Lei de Joule.• Circuitos elementares (amperímetro e voltímetroideais).• Força magnética sobre uma carga pontual. Campomagnético. Campo magnético de um ímã. Campo ter-restre e bússola.• Lei de Ampère, Lei de Indução de Faraday (visãofenomenológica).

BIOLOGIAA prova de Biologia buscará avaliar conhecimentosbásicos e o entendimento de princípio e conceitos

fundamentais. Espera-se do candidato uma visão in-tegrada da Biologia e a compreensão adequada dométodo científico.As questões serão genéricas e poderão fazer uso daleitura e interpretação de textos, da resolução de proble-mas, ou da análise de experimentos simples. Os enun-ciados poderão solicitar a interpretação ou a confecçãode gráficos ou tabelas simples. O candidato será estimu-lado a fazer uso da lógica e da integração de idéias semdepender de memorização.

PARTE 1 - A CÉLULA

Espera-se que o candidato reconheça a inter-relação dasfunções celulares, valorizando os aspectos gerais, rela-cionando-os à evolução das estruturas celulares, identifi-cando a importância funcional das substâncias químicaspara a manutenção da homeostase celular.• A célula procariota e eucariota: componentes mor-fológicos; principais funções das estruturas celulares.• Reprodução celular: mitose e meiose.

PARTE 2 - OS SERES VIVOS

Espera-se que o candidato tenha uma visão geral dasprincipais características e da organização dos reinosda natureza, identificando as diversas funções vitaisque estes seres executam e que viabilizam sua exis-tência e seu agrupamento.• A variedade de seres vivos - sistemas de classificação:regras de nomenclatura; conceito de espécie; categoriastaxonômicas.• Caracterização dos principais grupos vegetais eanimais.• Tipos de reprodução.• Desenvolvimento embrionário.• Reprodução humana.• Conceito estrutural e funcional dos tecidos.• Características principais dos tecidos animais.• Características principais dos tecidos vegetais.• As funções vitais nos animais e vegetais: nutrição;digestão, respiração: circulação e transporte; excreção.• Sistemas de proteção, sustentação e locomoção.• Sistemas de integração.

PARTE 3 - ESTUDO DE POPULAÇÕES

Espera-se que o candidato identifique os diversos meca-nismos de herança genética, interpretando suas variá-

Page 34: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

34 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

veis e reconhecendo sua importância no processoevolutivo. Espera-se, ainda, que reconheça os mecanis-mos evolutivos como forma de se explicar a diversidadedo mundo vivo.Analisando situações propostas a partir da realidade, es-pera-se que o candidato identifique o papel de cada servivo, na manutenção do equilíbrio do ecossistema, as-sim como as conseqüências da quebra desse equilíbrio.• Genética.• Conceito geral da herança.• Mendelismo e Neomendelismo.• Fundamentos de citogenética: os cromossomas, osgenes como unidade hereditária do ser vivo: o “crossingover” e sua importância genética: mutações gênicas,anomalias cromossômicas.• Evolução.• A origem da vida.• Principais teorias do processo evolutivo.• Mecanismos evolutivos.• Evolução do homem.• Ecologia• Relações tróficas entre os seres vivos.• O ecossistema e seus componentes.• Ciclos biogeoquímicos.• Os principais biomas.• O desequilíbrio ecológico e suas causas.

PARTE 4 - SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTOBÁSICO

Espera-se que o candidato tenha um conhecimento atua-lizado da situação da saúde brasileira. E ainda, que iden-tifique a inter-relação político-econômica e social dos con-ceitos de saúde, higiene e saneamento básico, valoriza-da dentro da idéia de que a ação de saúde deve, prefe-rencialmente, evitar a doença (ação preventiva - contí-nua) e, eventualmente, restituir a saúde (ação curativa -circunstancial).• Princípios básicos de saúde.• Principais doenças do homem: doenças carenciais;doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; prin-cipais endemias no Brasil.• As defesas do organismo.

MATEMÁTICAA prova de Matemática tem os seguintes objetivos: ava-liar a capacidade do candidato de interpretar enunciadoslógicos e gráficos, de expressar seu raciocínio, seja em

linguagem matemática ou em linguagem corrente, e deutilizar a Matemática como instrumento de interpretação,análise e solução de problemas reais.Especificamente, acrescente-se aos objetivos descritosa avaliação criteriosa dos conhecimentos mínimos indis-pensáveis ao bom desempenho dos alunos em cursosque se apóiam numa sólida formação matemática.

PARTE 1 - ARITMÉTICA, ÁLGEBRA E ANÁLISE

• Noções de Lógica. Noção intuitiva de conjunto. Opera-ções com conjuntos.• Sistemas de numeração. Números naturais, inteiros, raci-onais e reais: propriedades, operações, ordem, valor abso-luto e proporcionalidade. Números complexos: formastrigonométrica e algébrica, representação e operações.• Funções: gráficos e operações. Inversa de uma fun-ção. Estudo das seguintes funções reais: 1o grau, 2o

grau, módulo, exponencial e logarítmica.• Equações e inequações de 1o e 2o graus. Sistemas deequações e inequações de 1o e 2o graus.• Seqüência: noção intuitiva de seqüência e de limite deuma seqüência. Progressões aritméticas e geométricas.Juros simples e compostos.• Polinômios, Relações entre coeficientes e raízes.Teorema Fundamental da Álgebra.• Análise combinatória. Binômio de Newton. Noções deprobabilidade.

PARTE 2 - GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA

• Geometria plana - Figuras planas: caracterização e pro-priedades. Teorema de Tales. Semelhança de triângulos epolígonos. Relações métricas em triângulos, polígonos re-gulares e círculos. Perímetros e áreas de figuras planas.• Geometria espacial - Posições relativas de retas eplanos. Poliedros, prismas, pirâmides, cilindros, cones eesferas: áreas e volumes. Sólidos semelhantes. Tron-cos. Inscrição e circunscrição de sólidos. Superfícies esólidos de revolução.• Trigonometria - Arcos e ângulos, relações entre arcos.Funções trigonométricas.• Sistemas de Medida.

PARTE 3 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANA-LÍTICA NO PLANO E NO ESPAÇO.

• Operações com vetores de R2 e R3.• Reta e circunferência no R2.

Page 35: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

35CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

• Elipse, hipérbole e parábola no R2: equações cartesianas,representação gráfica e identificação dos elementos.• Reta, plano e esfera no R3: equações e identificação doselementos.• Matrizes: operações. Inversa de uma matriz.• Transformações lineares simples do R2 e R3.• Determinantes de matrizes 2x2 e 3x3.• Sistemas de equações.

QUÍMICAA prova de Química exigirá do candidato uma visãointerpretativa e analítica da Química buscando avaliar osseus conhecimentos básicos no nível necessário para oprosseguimento dos estudos em qualquer carreira de nívelsuperior.O candidato deverá ser capaz de interpretar e elaborartextos e expressões com simbologia química, bem comotabelas e gráficos fazendo relações e extraindo conclu-sões, assim como resolver problemas numéricos envol-vendo os aspectos quantitativos das transformações damatéria.As questões poderão envolver, também, situações quereflitam a presença da química nas atividades humanas,destacando-se a aplicação de princípios básicos e restri-tos a casos simples, sem necessidade de aprofundamentode caráter científico ou tecnológico, tais como:• indústria química de base: fabricação de cloro, hidróxidode sódio, ácido sulfúrico, amoníaco, ácido nítrico e sabões;• petróleo e petroquímica: combustíveis, solventes eexplosivos;• extração mineral e metalurgia;• química da vida: açúcares, proteínas, lipídios, enzimas,ácidos nucléicos, ADN e ARN;• polímeros: polietileno, poliestireno e poliamidas;• principais minerais formadores da crosta terrestre;• datação pelo U(238) e C(14), acidentes nucleares e ascontaminações radioativas;• emulsões, colóides e micelas: leite, maionese e açãodetergente;• pilhas: pilha seca, pilha alcalina e a bateria deautomóvel;• produção de álcool e bebidas alcoólicas;• tratamento de água;• química de radicais livres: a destruição da camada deozônio.

Aspectos macroscópicosIdentificar as diferenças existentes entre substância pura

e misturas homogêneas e heterogêneas. Conceituar rea-ção química, equação química, reagentes e produtos.Compreender e aplicar as Leis Ponderais de Lavoisier eProust. Equação geral dos gases.

Teoria atômicaCompreender a teoria atômica de Dalton e o modeloatômico de Bohr. Conceituar as partículas elementa-res: próton, nêutron e elétron. Conceituar númeroatômico, número de massa, elemento químico,isótopos, massa atômica e massa molecular. Confi-guração eletrônica dos elementos.

Classificação periódicaReconhecer os princípios de ordenação e localizaçãodos elementos. Conceituar períodos, grupos e sub-grupos. Identificar metais alcalinos, alcalinos terrosos,halogênios, calcogênios e gases nobres. Relacionar aconfiguração eletrônica do átomo com a posição de seuelemento na classificação periódica. Caracterizar metais,ametais, semimetais, gases nobres, identificar elementosrepresentativos e elementos de transição. Conceituar aspropriedades periódicas (raio atômico, energia deionização e eletronegatividade) e interpretar os fatoresque interferem na variação destas propriedades. Compa-rar raio atômico e raio iônico.

A ligação química: Reconhecer e caracterizar a ligaçãoiônica. Teoria de Lewis para a ligação covalente emcompostos orgânicos e inorgânicos. Teoria de Lewis apli-cada aos compostos de coordenação. Teoria da repulsãodos pares de elétrons de valência para previsão da geo-metria molecular de compostos orgânicos e inorgânicos.Eletronegatividade, caráter iônico contra caráter covalentedas ligações químicas e a polaridade dos compostosorgânicos e inorgânicos.

Estados de oxidação: Conceituar e determinar o núme-ro de oxidação dos elementos a partir da localização doselementos representativos na Tabela Periódica e daestequiometria dos seus compostos. Distinguir carga for-mal e carga real.

Ácidos e bases: Teorias ácido-base de Arrhenius,Bronsted-Lowry e de Lewis. Reações de neutralização.Caráter ácido e básico de compostos inorgânicos e orgâ-nicos (acidez relativa de álcoois, ácidos carboxílicos,ácido carbônico, fenóis e basicidade de aminas). No-menclatura IUPAC e vulgar de ácidos, bases,sais e óxidos.

Page 36: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

36 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Cálculos estequiométricos: Definir mol e constante deAvogrado, bem como resolver problemas simples queenvolvem tais definições. Equilíbrio de equações: méto-do das tentativas e do íon-elétron.

Soluções, propriedades coligativas e forçasintermoleculares: Conceituar solução, solvente, soluto,fase, solução saturada e insaturada. Unidade de concen-tração (molaridade e concentração comum - g/l). Forçasintermoleculares: interações dipolo-dipolo permanente,dipolo-dipolo induzido (Forças de London) e ligação hi-drogênio. Efeito das forças intermoleculares nas constan-tes físicas dos compostos orgânicos e inorgânicos (pontode fusão e ebulição). O processo de dissolução e asolubilidade dos compostos orgânicos e inorgânicos. In-fluência da cadeia carbônica na solubilidade dos com-postos orgânicos e ponto de fusão e ponto de ebuliçãodos compostos orgânicos. Efeito da concentração desoluto sobre o ponto de fusão, ebulição, pressão de va-por e osmótica dos solventes. Misturas refrigerantes.

Sistemas coloidais: Conceituação e exemplificação desistemas coloidais. Tipos de colóides quanto às fases ecargas. Formação e destruição de colóides. Peptização epectização.

Termoquímica: Conceituar entalpia, energia de liga-ção, calor de reação, calor de formação, calor de com-bustão.

Equilíbrio químico: Conceituar equilíbrio químico econstante de equilíbrio. Explicar os fatores que influenci-am o equilíbrio de uma reação (princípio de Le Chatelier).Constante de auto-ionização da água, pH e pOH. Cons-tante de acidez e basicidade: pKa e pKb. Conceituaçãode solução tampão.

Cinética química: Conceituar velocidade de reação, leide velocidade, ordem de reação e molecularidade. Ana-lisar os fatores que alteram a velocidade das reaçõesquímicas (concentração das substâncias, pressão, tem-peratura, estado de agregação, catalisadores). Teoria dascolisões e energia de ativação. Relação entre lei de ve-locidade e mecanismo de reação (conceito de etapa len-ta). Velocidade inicial e a determinação da ordem dosreagentes. Conceito de meia-vida para cinéticas de pri-meira ordem. Cinética de desintegração nuclear.

Eletroquímica: Conceituar célula eletroquímica, célulaeletrolítica e seus componentes. Analisar potencial deredução de meia pilha na previsão da espontaneidade dereações. Cálculo da fem padrão das células eletro-químicas.

Estrutura dos compostos de carbono: Cadeias decarbono: caracterizar e representar a estrutura através denotação em bastão. Reconhecimento, caracterização, es-trutura eletrônica (estrutura de Lewis) e representaçãoespacial (notação em bastão) de estruturas saturadas einsaturadas, lineares, ramificadas e cíclicas (incluindoaromáticos). Conceituação de grupamento funcional. Re-conhecimento, representação (notação em bastão) e no-menclatura (IUPAC) dos grupos monovalentes alifáticossaturados, aromáticos (fenila e benzila) e das seguintesfunções: hidrocarbonetos, derivados halogenados, álco-ois, éteres, aldeídos, cetonas, fenóis, ácidos carboxílicos,ésteres, amidas e aminas. Nomenclatura vulgar de com-postos de uso corrente.

Isomeria na Química Orgânica:Caracterizar e representar isômeros constitucionais eestereoisômeros. Diastereoisômeros (isômeros geomé-tricos) e enantiômeros. Conceito de quiralidade. Rela-ção entre quiralidade e plano de simetria. Quiralidadede compostos orgânicos e atividade óptica. Compostosorgânicos com 1 (um) elemento quiral.Ocorrência e obtenção de compostos orgânicosmonofuncionais e suas propriedades principais:Ocorrência natural e sintética, estrutura e relações entrepropriedades físicas e químicas (reações) das seguintesfunções: alcanos (combustão), alquenos (polimerizaçãoe hidrogenação de óleos vegetais), aromáticos (nitração,sulfonação e substituição de Friedel-Crafts), álcoois (oxi-dação, esterificação e obtenção de poliésteres), aldeídose cetonas (redução, formação de acetais e cetais emmonossacarídeos), ácidos carboxílicos (neutralização eesterificação), ésteres (hidrólise e saponificação), aminas(obtenção de sais quaternários de amônio e formação daligação peptídica).

GEOGRAFIAA prova de Geografia solicita que o candidato, a partir dosconceitos básicos da disciplina compatíveis com o níveldo 2o grau, demonstre sua capacidade de interpretar, ana-lisar e se colocar criticamente diante de determinadassituações e problemas.

Page 37: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

37CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

O candidato deve:a - reconhecer que o espaço geográfico é a manifestaçãodas relações sociais que se processam sobre determina-das superfícies;b - compreender o quadro natural a partir de sua dinâmicae sua sensibilidade à ação social;c - analisar os processos sócio-econômicos que explicama organização de um dado conjunto espacial;d - reconhecer diversidade sócio-econômica brasileirae suas manifestações espaciais como resultado de umdesenvolvimento desigual, porém complementar;e - analisar as especificidades das regiões brasileirasenfatizando as relações, as articulações e os fluxos exis-tentes entre o regional e o geral;f - localizar dados do quadro natural, social e econômicono espaço e no tempo;g - interpretar textos, tabelas, mapas, gráficos e equiva-lentes, fazendo comparações, relações, ou extraindoconclusões.

PARTE 1 - O ESPAÇO DA NATUREZA E O ESPA-ÇO DAS RELAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS

Natureza e Sociedade1- A dinâmica da natureza e seu significado para associedades: a formação e a instabilidade da superfícieterrestre; a inter-relação entre os diversos elementos danatureza; gênese, evolução e transformação do relevoterrestre e a ação antrópica na evolução do modeladoterrestre; os grandes ecossistemas terrestres e suas for-mas de apropriação pelas sociedades, as águas oceâni-cas e continentais; sua importância econômica egeopolítica.2- A questão ambiental: as noções de meio-ambiente,ecossistema e equilíbrio ecológico; os principais recursosnaturais, sua distribuição espacial e as conseqüênciaseconômicas e geopolíticas de sua exploração; a poluição,os desequilíbrios ambientais e suas conseqüências nosgrandes ecossistemas mundiais e nas sociedades con-temporâneas; políticas ambientais auto-sustentáveis.

O Espaço das Relações Sócio-econômicas1 - O processo de urbanização e o espaço urbano-indus-trial: o papel da acumulação de capital e do Estado naorganização do espaço urbano-industrial; o desenvolvi-mento industrial desigual e suas repercussões no espaçomundial; os diferentes processos de industrialização; osfatores de localização industrial e sua relação com as

cidades; o espaço da circulação e o papel do setor terciárionas cidades; a rede de transportes e comunicações arti-culando diferentes escalas espaciais; o processo de ur-banização e sua distribuição espacial; redes e hierarqui-as, metropolização e “macrocefalia” urbana; a estruturainterna das cidades e os problemas urbanos (abasteci-mento, saneamento e saúde, habitação, etc.).2- O espaço agrário e as relações sócio-econômicascom o espaço urbano-industrial: a industrialização e amodernização da agricultura; a concentração da propri-edade da terra; as relações cidade-campo e o êxodorural; o espaço agrário e as diferentes formas de organi-zação da produção.3- As questões demográficas: a divisão territorial do tra-balho e os movimentos da população; classes sociais eo crescimento da população: variações no tempo e noespaço; estrutura etária e por sexo; a ordem econômica,a distribuição da população e noção de “super-povoa-mento”; as teorias demográficas e a questão do controleda natalidade; diversidade e questões étnico-culturais.

A Transformação do Espaço Mundial e a Formaçãodos Grandes Blocos do Poder1- A transformação do espaço mundial: o espaço docapitalismo industrial, as disputas interimperialistas e adivisão internacional do trabalho; a transformação doespaço socialista e a formação dos grandes blocos depoder; o papel do Estado na economia e na sociedadedos países contemporâneos. Os blocos político-econô-micos e suas especificidades. Questões regionais.2- A geopolítica mundial (noções gerais): o papel dasgrandes organizações político-econômicas internacionais;os conflitos geopolíticos recentes, sua inter-relação eespecificidades; os conflitos étnicos atuais e a questãodas nacionalidades.

PARTE 2 - A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇOBRASILEIRO

Natureza e Sociedade no Brasil1- A dinâmica da natureza e seu significado na organiza-ção do espaço brasileiro: a inter-relação entre os diver-sos elementos formadores da natureza no espaço brasi-leiro; gênese e evolução do relevo brasileiro e o papel daação antrópica na sua transformação; os ecossistemasbrasileiros e suas formas de apropriação econômico-sociais; os recursos hídricos e a plataforma continentalbrasileira: sua importância econômica e geopolítica.

Page 38: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

38 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

2- A questão ambiental no Brasil: os recursos natu-rais brasileiros, sua distribuição territorial, formasde exploração e problemas ambientais; a criseambiental no espaço urbano; a crise ambiental noespaço agrário; desenvolvimento econômico e polí-ticas ambientais; os desequilíbrios dos ecossistemasbrasileiros decorrentes da ação antrópica.

Industrialização e Dependência EconômicaA integração ao processo de internacionalização da eco-nomia: industrialização dependente e o aprofundamentodas desigualdades sociais; o endividamento externo e abalança comercial; os fatores responsáveis pela locali-zação industrial: concentração espacial e financeira daeconomia industrial; o processo de industrialização esuas conseqüências na organização do território; a in-dustrialização e o aproveitamento dos recursos natu-rais; problemas e alternativas; a modernizaçãotecnológica e a reconversão do setor industrial.

O Espaço UrbanoIndustrialização, urbanização e marginalização: um pro-cesso combinado; as redes urbanas e o processo demetropolização; a estrutura interna das cidades brasi-leiras e a segregação sócio-espacial; transporte e or-ganização do espaço: conexão entre locais de produ-ção e consumo, trabalho e moradia; o papel do setorde serviços na urbanização brasileira e a questão doabastecimento urbano; as cidades brasileiras e seusproblemas sociais, econômicos e culturais; as políti-cas públicas e a questão da reforma urbana.

O Espaço AgrárioAs relações entre indústria e agricultura; o desenvolvi-mento das relações de produção capitalista no campo esuas conseqüências; a transformação da estruturafundiária e das relações de trabalho no campo; as dife-rentes formas de organização da produção agrária; autilização do espaço agrário nos diferentes ecossistemasbrasileiros; a dinâmica das fronteiras agrícolas e a ques-tão da reforma agrária; o processo de modernização ereorganização territorial da agricultura brasileira.

A População BrasileiraA estrutura social e a divisão do trabalho; o crescimentoe a distribuição da população nas diferentes classessociais e nos diversos espaços do país; os movimen-tos migratórios internos: aspectos sociais; a estrutura

etária, étnica e as condições sociais; as questõespopulacionais de segregação racial, controle da natali-dade e planejamento familiar.

O Estado, o Planejamento e os Espaços RegionaisA ação do Estado e o planejamento sócio-econômi-co: instituições, medidas e políticas de intervençãono espaço; a reprodução da dependência a nívelinterno, a divisão inter-regional do trabalho; a unidadee a diversidade do espaço nacional: a Amazônia, oNordeste e o Centro-Sul.

FILOSOFIAO objetivo da prova de filosofia, nesse primeiro ano deimplementação, será basicamente avaliar a capacidadedo candidato de compreender textos com acomplexidade de um texto filosófico e de se expressarde modo argumentativo e claro. Assim, as questõesserão voltadas para a interpretação de textos filosóficos,na medida em que os candidatos poderão, assim, semgrande conhecimento da história da filosofia, demonstrarsua capacidade de raciocínio lógico bem como algumafamiliaridade com o vocabulário filosófico.

Conceituação de Filosofia: A gênese e o conceito deFilosofia. Mito e Filosofia. Discurso narrativo, discursopoético e discurso predicativo. A controvérsia entrefilosofia e sofística.

Noções de Lógica: Distinção entre premissas econclusão. Distinção entre raciocínio dedutivo e indutivo.

O problema do conhecimento na filosofia:racionalismo, empirismo e ceticismo.

Estética: A distinção grega entre filosofia e arte (dialéticae retórica). O problema da criação contraposto ao doconhecimento. A questão da problemáticauniversalidade do belo.

Filosofia Prática: Ética: Liberdade e determinismo. Aquestão do bem e do mal. Vontade e responsabilidade.O problema do dever e o princípio da felicidade.

Política: Estado, sociedade e poder. Cidadania.Regimes e formas de governo. Público e Privado.

Page 39: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

39CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROEdital no 42, de 11 de julho de 2007 - Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação 2008

O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nouso de suas atribuições legais, torna público o presenteEdital, conforme aprovado pelo Conselho de Ensino deGraduação em sessão de 04 de julho de 2007 contendotodas as normas, rotinas e procedimentos necessáriosà realização do Concurso de Acesso aos Cursos deGraduação, no ano de 2008.

TÍTULO I - DO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOSDE GRADUAÇÃO DA UFRJArt. 1. O Concurso de Acesso aos Cursos de Graduaçãoda UFRJ tem por objetivo selecionar alunos para oscursos de graduação da UFRJ, aferindo osconhecimentos em nível de Educação Básica – EnsinoFundamental e Ensino Médio – dos candidatos eavaliando seu potencial intelectual para lidar comconceitos e produzir conhecimentos em nível de EnsinoSuperior.Art. 2. O Concurso de que trata o presente Edital é deinteira responsabilidade da Coordenação do Concursode Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ, a quemcabe planejar, realizar e divulgar todos os atos a elerelat ivos.Art. 3. As 6.825 vagas para o ano de 2008 estãodistribuídas por 6 (seis) grupos de cursos conforme oQuadro de Opções anexo ao presente Edital.Art. 4. Podem concorrer às vagas definidas no Quadrode Opções apenas os candidatos que tiverem concluídoou estiverem regularmente matriculados na 3a série doEnsino Médio ou equivalente, com previsão de conclusãono ano letivo de 2007.

TÍTULO II - DA INSCRIÇÃO NO CONCURSO DEACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRJArt. 5. As inscrições no Concurso de Acesso aos Cursosde Graduação da UFRJ estarão abertas no período de01 a 31 de agosto de 2007 e deverão ser efetuadas, viaInternet, da seguinte forma:a) o candidato deverá acessar o endereço eletrônicowww.vestibular.ufrj.br no período compreendido entreas 10h do dia 01 de agosto de 2007 e as 20h do dia 31de agosto de 2007, considerando-se o horário de Brasília,e seguir as orientações ali contidas;b) efetuar o pagamento, obrigatoriamente por meio dedébito em conta (somente para correntistas do Banco doBrasil) ou boleto bancário, obtido no endereço eletrônicowww.vestibular.ufrj.br, pagável em qualquer agênciabancária, em espécie ou por meio de qualquer serviçode pagamento via Internet. O pagamento por meio destaforma poderá ser feito após a geração e impressão doboleto bancário (opção disponível após o preenchimento

e envio do Requerimento de Inscrição). O boleto bancárioa ser utilizado para efetuar o pagamento da taxa deinscrição deve ser o correspondente ao Requerimentode Inscrição enviado.§ 1º. A taxa de inscrição é de R$ 95,00 (noventa e cincoreais).§ 2º. O pagamento da taxa de inscrição efetuado deforma diferente da estabelecida neste artigo não seráconsiderado.§ 3º. Não será permitida a transferência do valor pagocomo taxa de inscrição para outra pessoa, assim comoa transferência da inscrição para pessoa diferente daquelaque a realizou.§ 4º. O pagamento da taxa de inscrição deverá serefetuado até o último dia de inscrição.§ 5º. A inscrição cujo pagamento não for creditado até odia útil posterior ao último dia de inscrição, conforme oprazo estabelecido neste artigo, não será aceita.§ 6º. A inscrição apenas será aceita após ter sidoinformada pela rede bancária a confirmação dopagamento do valor da taxa de inscrição.§ 7º. A UFRJ não se responsabiliza por pedidos deinscrição não recebidos por fatores de ordem técnicaque prejudiquem os computadores ou impossibilitem atransferência dos dados, falhas de comunicação oucongestionamento das linhas de comunicação.§ 8º. O candidato deve guardar em seu poder o recibo/comprovante de pagamento da taxa de inscrição.§ 9º. Em hipótese alguma será devolvida a taxa deinscrição.Art. 6. Os candidatos que obtiveram isenção de taxa deinscrição, deverão efetuar sua inscrição no prazoestabelecido no art. 5 e na forma definida na alínea “a”do mesmo artigo.Art. 7. Os candidatos que desejarem o Manual doCandidato e/ou a Revista Opção poderão retirar umexemplar nos endereços abaixo re lac ionados, noperíodo de inscrição, bastando apresentar o comprovantede pagamento ou, no caso de candidatos isentos,informar seu número de inscrição:CCMN – Av. Athos da Silveira Ramos, S/N , CCMN –Bloco D – Cidade Universitária – Ilha do FundãoCFCH – Av. Pasteur, 250, Fundos - BotafogoIFCS – Largo de São Francisco de Paula 1 - CentroHorário: das 9h às 17hParágrafo Único. O Manual do Candidato e a RevistaOpção es tão disponíveis no endereço eletrônicowww.vestibular.ufrj.br.Art. 8. No ato da inscrição, o candidato poderá escolheraté 3 (três) opções de curso prioritárias, todas de um

Page 40: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

40 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

mesmo grupo, por ordem de preferência. As opçõesdisponíveis estão relacionadas no Quadro de Opçõesanexo ao presente Edital.§ 1º. A opção Engenharia, do grupo 2, oferece 12(doze) sub-opções: Engenharia Ambiental, EngenhariaCivil , Engenharia de Computação e Informação,Engenharia de Controle e Automação, EngenhariaEletrônica e de Computação, Engenharia Elétrica,Engenhar ia de Materiais , Engenharia Mecânica,Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval e Oceânica,Engenharia de Petróleo e Engenharia de Produção.§ 2º.O candidato a Engenharia pode indicar de 01 (uma)a 12 (doze) sub-opções, de acordo com sua ordem depreferência.§ 3º. O candidato a Engenharia concorre na opção,apenas às vagas das sub-opções por ele indicadas.§ 4º. O candidato a Engenharia que não indicar suaspreferências de sub-opções será alocado apenas nasub-opção que apresentar maior número de candidatos.§ 5º. Nas opções que oferecem mais de uma escolhade turno, o candidato deverá indicar de uma a todas aspossibilidades de escolha, por ordem de preferência, econcorrerá apenas às possibilidades de escolha deturno que indicar em sua ordem de preferência.§ 6º. Para o caso de opções com mais de umapossibilidade de turno, o candidato que não indicarsuas opções será alocado apenas no turno queapresentar o maior número de candidatos.§ 7º. Depois de efetivada a inscrição, em conformidadecom o presente artigo, as opções não poderão sermodificadas.Art. 9. O candidato indicará, no Requerimento deInscrição, sua opção de Língua Estrangeira: Espanhol,Francês ou Inglês.Parágrafo Único. O candidato que não indicar sua opçãode Língua Estrangeira fará a prova de Língua Inglesa.Art. 10. Se um candidato apresentar dois ou maisRequerimentos de Inscrição será considerado válido omais recente.Art. 11. Serão de inteira responsabilidade do candidatoas informações prestadas no Requerimento de Inscriçãobem como o pagamento da taxa de inscrição, emobservância às normas e condições estabelecidasneste Edital e em seu Anexo e nas instruções contidasno Manual do Candidato, sobre as quais não poderáalegar desconhecimento.

TÍTULO I I I – DO TESTE DE VERIFICAÇÃO DEHABILIDADE ESPECÍFICAArt. 12. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, ArtesCênicas (Cenografia e Indumentária), Composição deInterior, Composição Paisagística, Desenho Industrial(Programação Visual e Projeto do Produto), Escultura,

Gravura, Pintura, Dança, Direção Teatral, Licenciaturaem Educação Artística (Artes Plásticas e Desenho),Bacharelados em Música (vide Anexo – Quadro deOpções) e Licenciatura em Música exigem que ocandidato seja previamente submetido a Teste deVerificação de Habilidade Específica (THE).§ 1º. O candidato que optar por cursos relacionados no“caput” deste artigo poderá indicar, no Requerimentode Inscrição, opções de cursos alternativas que nãoexijam a realização de THE, de acordo com a normaindicada no art. 8. Se o candidato não for consideradoapto no THE ou a ele não comparecer, estas opçõesal ternat ivas subs tit uirão, automaticamente, asprioritárias. Se for considerado apto no THE, as opçõesalternativas serão invalidadas.§ 2º. O candidato que, no Requerimento de Inscrição,não registrar as opções de cursos alternativas e quenão for considerado apto no THE, ou a ele nãocomparecer, será eliminado do Concurso.§ 3º. Os programas dos THE são os definidos pelaCoordenação do Concurso de Acesso aos Cursos deGraduação da UFRJ, em conjunto com as respectivasCoordenações de Curso, e estão apresentados noManual do Candidato.§ 4º. Os THE serão realizados nos dias 29 de setembrode 2007 e 30 de setembro de 2007, em locais a seremdivulgados no endereço eletrônicowww.vestibular.ufrj.br a partir do dia 18 de setembrode 2007.§ 5º. O candidato poderá ind icar, como opçõesprioritárias, até três opções de curso que exijam omesmo THE.§ 6º. O candidato não poderá optar por cursos queexijam diferentes THE.§ 7º. O candidato que optar por curso que exija THEnão poderá indicar, como outras opções prioritárias,cursos que não exijam THE.§ 8º. O candidato considerado apto em THE realizadopela UFRJ, nos dois últ imos anos, para o mesmocurso ou curso de mesma avaliação, será isento doTHE para o ano 2008.§ 9º. É vedado ao candidato prestar o THE fora dolocal, data e horário pré-determinados pela Coordenaçãodo Concurso.

TÍTULO IV – DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃOArt. 13. O Comprovante de Confirmação de Inscrição(CCI) será enviado, pelos Correios (ECT), ao endereçodeclarado pelo candidato no Requerimento de Inscrição;o CCI contém informações referentes a data, horário,tempo de duração e local de realização das provas(nome do estabelecimento, endereço e sala), opçõesde curso para as quais o candidato concorre (nome,

Page 41: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

41CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

sigla , sub-opção, código e turno), assim comoorientações para realização das provas.§ 1º. O candidato poderá obter as informaçõesmencionadas no caput deste artigo, a partir do dia 24de outubro de 2007, por meio do endereço eletrônicowww.vestibular.ufrj.br ou pelo Disque Vestibular UFRJ(21 2598-9430), no horário das 9h às 17h.§ 2º. O candidato tem o dever de buscar as informaçõesrelacionadas no caput deste artigo, independente dorecebimento do CCI.§ 3º. Não será emit ida 2a via do CCI, podendo ocandidato efetuar a impressão da tela obtida na consultapela Internet.§ 4º. Caso o candidato constate divergências entre oCCI e o Requerimento de Inscrição, respeitado oparágrafo Art. 8, deverá entrar em contato com oDisque Vestibular UFRJ (21 2598-9430), no horáriodas 9h às 17h, impreterivelmente até o dia 01 denovembro de 2007, para as possíveis correções.I) Havendo divergências entre o CCI e o Requerimentode Inscrição, prevalecerão as informações constantesno Requerimento de Inscrição.II) Após a data determinada neste parágrafo serãoconsiderados corretos os dados constantes no CCI enão será permitida nenhuma alteração.§ 5º. Não é necessária a apresentação, no dia derealização das provas, do CCI e qualquer documentoque comprove a local ização do candidato noestabelecimento de realização de prova, bastando queo mesmo se dirija ao local designado.

TÍTULO V – DAS PROVASArt. 14. O Concurso de Acesso aos Cursos deGraduação da UFRJ constará de provas discursivas,assim distribuídas:I) no 1o dia de provas o candidato fará as provas deLíngua Portuguesa e Literatura Brasileira, de Redaçãoe das disciplinas não específicas para o grupo escolhidoII) no 2o dia , fará as provas das três d iscipl inasespecíficas para o grupo escolhido.

§ 1º. As provas não específicas de cada grupo são asseguintes: Grupo 1: Matemática, Geografia, História eLíngua Estrangeira; Grupo 2: Biologia, Geografia, Históriae Língua Estrangeira; Grupo 3: Biologia, Geografia,Química e Língua Estrangeira; Grupo 4: Biologia, Física,Química e Língua Estrangeira; Grupo 5: Biologia,Matemática, Física e Química; e Grupo 6: Biologia,Matemática, Física, Química e Filosofia.§ 2º. As provas específicas de cada grupo são as seguintes:Grupo 1: Biologia, Física e Química; Grupo 2: Matemática,Física e Química; Grupo 3: Matemática, Física e História;Grupo 4: Matemática, Geografia e História; Grupo 5: Língua

Estrangeira, Geografia e História, Grupo 6: LínguaEstrangeira, Geografia e História.

Art. 15. As questões das provas do Concurso de Acessoaos Cursos de Graduação da UFRJ estarão baseadasnos conteúdos dos programas relacionados no Manualdo Candidato.Art. 16. Todas as provas do Concurso de Acesso aosCursos de Graduação da UFRJ receberão notas de0,00 (zero) a 10,00 (dez) pontos.Art. 17. O candidato deverá comparecer ao localdesignado para prestar as provas a partir das 8h munidode caneta esferográfica de tinta indelével preta ou azule de documento oficial e original de identidade, contendofotografia e assinatura.Todas as provas terão duração de 5 (cinco) horas.Os portões de acesso ao local de prova serãofechados às 9h.Art. 18. Será exigida a apresentação do documentooriginal, não sendo aceitas fotocópias, ainda queautenticadas. Serão considerados documentos oficiaisde identidade: carteiras expedidas pelos ComandosMilitares (ex-Ministérios Militares), pelas Secretarias

GRUPO 1O DIA 11/11/2007 2O DIA 25/11/20071 Líng. Portuguesa/Lit. Brasileira Biologia

Redação FísicaMatemática QuímicaGeografiaHistóriaLíngua Estrangeira

2 Líng. Portuguesa/Lit. Brasileira MatemáticaRedação FísicaBiologia QuímicaGeografiaHistóriaLíngua Estrangeira

3 Líng. Portuguesa/Lit. Brasileira MatemáticaRedação FísicaBiologia HistóriaGeografiaQuímicaLíngua Estrangeira

4 Líng. Portuguesa/Lit. Brasileira MatemáticaRedação GeografiaBiologia HistóriaFísicaQuímicaLíngua Estrangeira

5 Lingua Portuguesa/Lit. Brasileira Língua EstrangeiraRedação GeografiaBiologia HistóriaMatemáticaFísicaQuímica

6 Lingua Portuguesa/Lit. Brasileira Língua EstrangeiraRedação GeografiaBiologia HistóriaMatemáticaFísicaQuímicaFilosofia

Page 42: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

42 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

de Segurança, pelos Corpos de Bombeiros, pelasPolícias Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercícioprofissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte; carteirasfuncionais do Ministério Público e Magistratura; carteirasexpedidas por órgão público que, por Lei Federal, valemcomo identidade; e Carteira Nacional de Habilitação(somente o modelo novo, com foto).§ 1º. Os documentos deverão estar em per feitascondições, de forma a perm it i r, com clareza, aident if icação do candidato e a ver if icação de suaassinatura.§ 2º. Será submetido a identificação especial o candidatoque não apresentar documento oficial ou que apresentardocumento que gere dúvidas quanto a sua fisionomiaou assinatura.Art. 19. Não haverá, sob pretexto algum, segundachamada para as provas.Art. 20. É vedado ao candidato prestar as provas forado local , data e horário pré-determ inados pelaCoordenação do Concurso.Art. 21. Não será permitido ao candidato entrar no localde realização das provas após o horário previsto para ofechamento dos portões.Art. 22. Não será permitido ao candidato entrar na sala deprova com aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular,qualquer tipo de relógio com mostrador digital, walkman,agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador,máquina fotográfica, filmadora, etc.). Caso o candidato levealgum aparelho eletrônico, este deverá ser entregue àCoordenação e somente será devolvido ao final da prova.§ 1º. A Coordenação do Concurso não se responsabilizarápor perdas ou extravios de objetos e/ou equipamentoseletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nempor danos neles causados.§ 2º. O descumprimento do descrito no caput desteartigo implicará na eliminação do candidato, constituindotentativa de fraude.Art. 23. Por motivo de segurança os procedimentos aseguir serão adotados pela UFRJ:I) Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamentoda fiscalização;II) no ato da aplicação das provas haverá coleta daimpressão digital de cada candidato;III) haverá detectores de metais na porta dos banheiros;IV) não será permitido ao candidato levar o Caderno dePerguntas;V) será vedado ao candidato copiar os assinalamentosfeitos em seus Cadernos de Provas;VI) os três últimos candidatos deverão permanecer nasala de prova e somente poderão sair juntos do recinto,após a aposição em Ata de suas respectivas assinaturas; Art. 24. Será eliminado do Concurso o candidato que:

I) durante a realização da prova for surpreendido emcomunicação com outro candidato ou pessoa nãoautorizada;II) utilizar-se de livros, códigos, impressos, máquinascalcu ladoras e similares, portar pagers, tele fonescelulares mesmo que desligados, e outros equipamentoseletrônicos, ou fazer uso de qualquer tipo de consultadurante o período de realização de sua prova, seja nasala de prova seja nas dependências do seu local deprova;III) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ouinexata;IV) for surpreendido copiando assinalamentos feitos emseus Cadernos de Provas;V) desrespeitar membro da equipe de fiscalização, assimcomo proceder de forma a perturbar a ordem e atranqüilidade necessárias à realização da prova;VI) não atender às determinações do presente Edital ede seu Anexo;VII) quando, após a prova, for constatado - por meioeletrônico, estatístico, visual ou grafológico - ter ocandidato se utilizado de processos ilícitos.

TITULO VI – DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO ENOTA FINALArt. 25. Os critérios de correção e julgamento das provasserão defin idos pelas bancas examinadoras , nãocabendo contestação.Art. 26. Será considerado reprovado no Concurso deAcesso aos Cursos de Graduação da UFRJ o candidatoque tiver faltado a alguma prova ou que tiver obtido notazero na prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileiraou na de Redação, ou em qualquer prova específica ou,ainda, em todas as provas não específicas. Os demaiscandidatos serão considerados aprovados e, portanto,habilitados à classificação para o preenchimento dasvagas oferecidas.Art. 27. A nota final de cada candidato será a soma deseis notas: a nota de Língua Portuguesa e LiteraturaBrasileira, a de Redação, a de cada uma das três provasespecíficas e a média aritmética das notas das provasnão específicas, truncada na segunda casa decimal.

TÍTULO VII - DA VISTA DE PROVAArt. 28. Exceção feita ao THE, o candidato poderá solicitarvista de prova.§ 1º. O candidato poderá solicitar vista de quantas provasdesejar.§ 2º. O candidato deverá dirigir-se à Coordenação doConcurso, nas datas indicadas no Manual do Candidato,e solicitar a vista de prova, que será realizada na datae horário marcados pela Coordenação do Concurso.§ 3º. Na vista de prova, o candidato terá acesso a umacópia da(s) prova(s) por ele realizada(s).

Page 43: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

43CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

§ 4º. O candidato fará a leitura da prova e não poderáusar caneta, lápis, papel, máquina de calcular, máquinafotográfica, telefone celular, filmadora ou similar.§ 5º. A vista de prova só poderá ser realizada pelopróprio candidato, munido de documento de identidadeoriginal, não sendo aceito qualquer tipo de fotocópia.§ 6º. Cada candidato terá até 40 minutos para realizara vista da(s) prova(s) solicitada(s).§ 7º. O candidato devolverá todas as cópias de suasprovas.

TÍTULO VIII - DA REVISÃO DE PROVAArt. 29. Exceção feita ao resultado do THE, o candidatopoderá solicitar revisão de prova.§ 1º. O candidato poderá solicitar revisão de, no máximo,3 (três) provas.§ 2º. A revisão só poderá ser solicitada pelo própriocandidato ou por representante expressamenteautorizado pelo candidato.§ 3º. Após a revisão de prova, as notas de revisãoatribuídas pelas bancas examinadoras serão as notasdefinitivas dos candidatos.§ 4º. A revisão de prova será realizada conformeorientação e prazos estabelecidos, pela Coordenaçãodo Concurso, no Manual do Candidato.

TÍTULO IX - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOSArt. 30. Os resultados do Concurso serão divulgadosno endereço eletrônico www.vestibular.ufrj.br, no dia01 de fevereiro de 2008, na Coordenação do Concursoe nos outros locais divulgados no Manual do Candidato.

TITULO X - DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOSE DO PREENCHIMENTO DAS VAGASArt . 31. As vagas oferecidas no Concurso serãoocupadas, em cada opção de curso e turno, peloscandidatos aprovados e class if icados até opreenchimento das vagas discriminadas no Quadro deOpções, anexo ao presente Edital.§ 1o. O primeiro critério de classificação será a opçãode curso e o segundo, a nota final, obedecidas aspreferências de turno.§ 2º. No caso dos cursos que oferecem entrada nosdois semestres, os candidatos serão classificados paraa totalidade das vagas, ocupando primeiramente asvagas do primeiro semestre e depois as do segundosemestre, em ordem decrescente de suas notas finais.§ 3o. Para os cursos em que há exigência de mínimode pontos, serão inicia lmente class if icados oscandidatos que obtiverem pontuação igual ou superiorao mínimo estabelecido, de acordo com o critérioindicado no § 1º. Em seguida serão classificados oscandidatos que não atingiram o mínimo estabelecido,

primeiro pela nota f inal e, segundo, pela opção,obedecidas as preferências de turno.§ 4o. Os cursos que exigem mínimo de pontos estãoindicados no Quadro de Opções anexo ao presenteEdital. O mínimo de pontos exigido pode referir-se aototal de pontos obtidos pelo candidato (“geral”, no quadrode opções) ou à soma das notas nas três provasespecíficas (“específicas” no quadro de opções).§ 5º. A classificação nas sub-opções de Engenhariaserá feita exclusivamente pela ordem decrescente denotas finais, na opção de Engenharia.Art. 32. Os critérios para desempate na classificaçãofinal são os seguintes:1º. A maior soma das notas das provas específicas;2º. A maior soma das notas das provas de LínguaPortuguesa/Literatura Brasileira e Redação;3º. A idade dos candidatos, com preferência para omais idoso.Parágrafo Único. Preenchidas todas as vagas e tendosido utilizados os critérios de desempate, o candidatocuja nota final for igual à do candidato que ocupa aúltima vaga não terá direito à matrícula.

TÍTULO XI - DA MATRÍCULA NA UNIVERSIDADE, DASRECLASSIFICAÇÕES E DO EDITAL DE VAGASArt. 33. Divulgadas as listas de candidatos classificadosnos diversos cursos, estes deverão comparecer aoato de matrícula na UFRJ nos dias 12 a 14 de fevereirode 2008 e à inscrição em disciplinas, em datas queserão in formadas no ato da matrí cula. O nãocomparecimento implicará na eliminação do candidato.§ 1º O candidato que não puder comparecer aos atosreferidos no “caput” anterior poderá se fazer representar,por representante munido de instrumento particular comreconhecimento de firma.§ 2º O não comparecimento do candidato, ou de seurepresentante, no ato da matrícula e/ou na inscriçãoem disciplinas no local, data e horário estipulados,implicará na eliminação automática do candidato.§ 3º A vaga originada pelo não comparecimento docandidato será automaticamente ocupada por outrocandidato, sempre obedecendo aos critérios dos artigos31 e 32 deste Edital.§ 4º Os documentos necessários à realização damatricula na UFRJ, a serem exibidos em original, comrestituição ao interessado, são os seguintes:a) Cédula de Identidade válida em território nacional;b) Certificado de Conclusão do Ensino Médio;c) Título de Eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos;d) Para candidatos do sexo masculino, maiores de 18(dezoito) anos, comprovação de estar em dia com asobrigações militares;e) Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato;

Page 44: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

44 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

f) Comprovante de Residência (conta de água, luz,telefone ou IPTU).§ 5º. Os documentos necessários à realização damatrícula na UFRJ, a serem entregues, sem restituiçãoao interessado, são os seguintes:a) Cópia autenticada do Histórico Escolar completo doEnsino Médio ou de curso equivalente;b) Dois retratos 3x4 recentes.§ 6º . O candidato que, no ato da matrícula, nãoapresentar o Histórico Escolar completo do Ensino Médioou documento similar de curso equivalente perderá odireito à matrícula na UFRJ.§ 7º.O candidato classificado para os cursos da Escolade Educação Física e Desportos deverá apresentar, noato da insc rição em disc ipl ina, a tes tado médicodeclarando que o mesmo se encontra em perfeitascondições de saúde física e apto à prática de atividadesfísicas sistemáticas§ 8º. O candidato que tenha realizado es tudosequivalentes ao Ensino Médio no exterior, no todo ouem parte, deverá apresentar parecer de equivalênciade estudos da Secretaria Estadual de Educação doEstado do Rio de Janeiro ou de qualquer outro Estadoda União. Os documentos em língua est rangeiradeverão estar visados pela autoridade consular brasileirano país de origem e acompanhados da respectivatradução oficial.Art. 34. Ocorrendo desistências de matrícula na UFRJ,a Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos deGraduação da UFRJ promoverá remanejamento decandidatos, o que poderá acarretar mudança decandidatos de uma para outra opção de curso, turno ouainda da condição de não classif icados para a declassificados, de acordo com o disposto nos Artigos26, 31 e 32 e seus Parágrafos.§ 1º. Aos remanejados aplicar-se-á o disposto no art.33 e seus Parágrafos.§ 2º. Os candidatos classificados que não desejaremqualquer mudança de curso ou turno, deverão declará-lo no ato da matrícula, preenchendo o termo dedesistência de remanejamento, em formulário próprio,passando à condição de classificado sem direito aqualquer mudança;§ 3º. O candidato que for remanejado de curso ou turnoe que não comparecer à convocação para a novamatrícula perderá o direito de ser remanejado.§ 4º. A Coordenação do Concurso de Acesso aosCursos de Graduação da UFRJ promoverá 3 (três)reclassificações, para o preenchimento das vagas nãoocupadas no primeiro semestre let ivo que serãodivulgadas nas seguintes datas:1ª Reclassificação – divulgação em 20 de fevereiro de2008, com matrícula em 27 de fevereiro de 2008.

2ª Reclassificação – divulgação em 05 de março de2008, com matrícula em 07 de março de 2008.3ª Reclassificação – divulgação em 14 de março de2008, com matrícula em 17 de março de 2008.§ 5º. A Coordenação do Concurso de Acesso aosCursos de Graduação da UFRJ promoverá 2 (duasreclassificações para o segundo semestre, cujas datasserão divulgadas no mês de junho de 2008, no endereçoeletrônico www.vestibular.ufrj.brArt. 35. Persistindo a ocorrência de vagas não ocupadasem qualquer curso, pela inexistência de candidatosaptos, a Coordenação do Concurso de Acesso aosCursos de Graduação da UFRJ oferecerá vagas pormeio de Edital de Vagas, a ser publicado no DiárioOf icial da União e no endereço eletrônicowww.vestibular.ufrj.br§ 1º. Só poderá concorrer às vagas oferecidas noEdital de que trata o “caput” deste Artigo o candidatoaprovado e ainda não matriculado na UFRJ, desdeque esteja apto a algum curso pertencente ao mesmogrupo das vagas oferecidas.§ 2º. O candidato classificado no Edital de Vagas que nãocomparecer ao ato da matrícula será eliminado do Concurso.

TÍTULO XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAISArt. 36. Será eliminado, a qualquer época, mesmodepois da matr ícu la, o candidato que realizar oConcurso de Acesso aos Cursos de Graduação daUFRJ usando documentos ou informações falsas, utilizarquaisquer outros meios ilícitos ou desrespeitar asnormas deste Edital.Art. 37. A Coordenação do Concurso de Acesso aosCursos de Graduação da UFRJ fará divulgar normascomplementares e avisos oficiais no Diário Oficial da União,no endereço eletrônico www.vestibular.ufrj.br e naCoordenação do Concurso, sempre que necessário.Ar t. 38. O Concurso de Acesso aos Cursos deGraduação da UFRJ, de que trata o presente Edital,terá efeitos somente para matrículas no ano de 2008,salvo o caso específico do THE, conforme art. 12 § 8º.Art. 39. Os casos omissos e as situações não previstasno presente Edital serão avaliados pela Coordenaçãodo Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação daUFRJ e encaminhados para solução ao Conselho deEnsino de Graduação da Universidade Federal do Riode Janeiro.Art. 40. Para dirimir todas as questões oriundas dopresente Edital, é competente o Foro da Justiça Federalna cidade do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 11 de julho de 2007Prof. Aloisio Teixeira

Reitor

Page 45: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

45CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

QUADRO DE OPÇÕESM = manhã, T = tarde, N = noite, MT = manhã e tarde, M/T = manhã ou tarde

TN = tarde e noite, M/T/N = manhã ou tarde ou noite

GRUPO 1 QUADRO DE OPÇÕES

Nome Sigla Código Turno 1o 2o

Ciências Biológicas ou Licenciatura CBIO 100 MT 60 60em Ciências BiológicasCiências Biológicas CBME 102 MT 42 0Modalidade MédicaCiências Biológicas CBBI 103 MT 30 0Modalidade BiofísicaCiências Biológicas Modalidade CBIM 104 MT 40 0Microbiologia e ImunologiaLicenciatura em Ciências Biológicas CBLI 110 N 48 0Licenciatura em Ciências CBLM 111 TN 25 25Biológicas/MacaéBacharelado em Educação Física EFBA 120 N 50 50

122 MT 40 40Licenciatura em Educação Física EFLI 130 MT 100 100Enfermagem e Obstetrícia ENFE 140 MT 72 72Farmácia FARM 150 MT 72 72Farmácia / Macaé FAMM 155 TN 25 25Fisioterapia FITE 160 M/T 40 40Fonoaudiologia FONO 170 M/T 40 40Medicina MEDI 180 MT 96 96Nutrição NUTR 190 MT 40 40Odontologia ODON 195 MT 40 40

Vagas por SemestreCurso

Page 46: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

46 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

* - Veja no quadro abaixo todas as sub-opções para o Curso de Engenharia** - Os alunos classificados para Matemática (MATB), farão sua opção pela Licenciatura ou pelo Bacharelado no ato da matrícula.

Nome Sigla Código Turno 1o 2o

ENGENHARIA ENGE * 495 295

Vagas por SemestreCurso

Ambiental 203 MT 40 0Civil 206 MT 70 70Computação e Informação 209 MT 25 0Controle e Automação 212 MT 25 0Eletrônica e de Computação 215 MT 45 45Elétrica 218 MT 45 45Materiais 221 MT 40 0Mecânica 224 MT 60 60Metalúrgica 227 MT 40 0Naval e Oceânica 230 MT 35 35Petróleo 233 MT 30 0Produção 236 MT 40 40

QUADRO DE SUB-OPÇÕES CURSO ENGENHARIA*

QUADRO DE OPÇÕES Curso Vagas por Semestre Mínimo de

Nome Sigla Código Turno 1o 2o PontosGeral Específicas

Astronomia ASTR 200 MT 30 0 - 8Engenharia de Alimentos EQEA 238 M/T 20 20 - 9Engenharia de Bioprocessos EQEB 240 M/T 20 20 - 9Engenharia Química EQEQ 242 M/T 50 50 - 9Engenharia* ENGE * * 495 295 - -Química Industrial EQIN 244 M/T 20 20 - 9Física ou Física Médica FISB 246 MT 90 0 - 12Licenciatura em Física FISL 248 N 40 30 - 6Geologia GEOL 250 MT 50 0 - -Ciências Atuariais ou Estatística CATE 252 MT 50 0 - 15Matemática– Bacharelado/Licenciatura** MATB 254 MT 60 0 - 15Matemática Aplicada MATA 256 MT 20 0 - 15Licenciatura em Matemática MATL 258 N 60 0 - 7,5Ciência da Computação INFO 260 MT 60 60 - 15Meteorologia MGIA 262 MT 30 0 - -Química com Atribuição Tecnológica QUIM 264 MT 50 0 15 -Licenciatura em Química QUIL 266 N 40 0 15 -Licenciatura em Química / Macaé LQUM 268 TN 25 25 15 -

GRUPO 2

*

*

Page 47: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

47CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

QUADRO DE OPÇÕES Curso Vagas por Semestre

Nome Sigla Código Turno 1o 2o

Administração ADMN 400 TN 80 80Ciências Contábeis CCON 410 TN 75 75Ciências Econômicas CECO 420 MT 80 80Geografia - Bacharelado GFBA 430 MT 45 0Geografia - Licenciatura GFLI 440 N 0 45

GRUPO 4

QUADRO DE OPÇÕES Curso Vagas por Semestre Mínimo de

Nome Sigla Código Turno 1o 2o Pontos Geral Específicas

Arquitetura e Urbanismo ARUR 300 MT 120 120 20 -Artes Cênicas / Cenografia ARCC 310 MT 15 10 - -Artes Cênicas / Indumentária ARCI 312 MT 10 10 - -Composição de Interior COIN 320 MT 15 10 - -Composição Paisagística COPA 330 MT 10 10 - -Desenho Industrial / Programação Visual DEIV 340 MT 25 25 - -Desenho Industrial / Projeto de Produto DEIP 342 MT 25 25 - -

GRUPO 3

Page 48: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

48 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

QUADRO DE OPÇÕES Curso Vagas por Semestre

Nome Sigla Código Turno 1o 2o

Escultura ESCU 500 MT 15 10Gravura GRAV 505 MT 15 10Pintura PINT 510 MT 25 25Biblioteconomia e Gestão de BIGI 515 T 30 0Unidades de InformaçãoComunicação Social / Jornalismo,Produção Editorial, Publicidade e COMS 525 M/T/N 101 101Propaganda, RadialismoDança EDAN 530 N 40 0Direção Teatral DTEA 535 TN 15 0Letras / Português-Alemão LETA 560 M/T 20 15Letras / Português-Árabe LETB 562 M/T 15 0Letras / Português-Espanhol LETE 563 M/T 30 30Letras / Português-Francês LETF 565 M/T 30 30Letras / Português-Grego LETG 567 M/T 10 10Letras / Português-Hebraico LETH 569 M/T 15 0Letras / Português-Inglês LETI 570 M/T 60 60Letras / Português-Italiano LETN 572 M/T 20 20Letras / Português-Japonês LETJ 574 M/T 16 0Letras / Português-Latim LETL 575 M/T 25 25Letras / Português-Literatura LETT 577 M/T 75 75Letras / Português-Russo LETR 579 M/T 15 0Licenciatura em Educação Artística / LEAA 580 MT 20 20Artes PlásticasLicenciatura em Educação Artística/ LEAD 582 MT 18 18DesenhoPedagogia PEDA 585 T 50 0

586 N 0 50Psicologia PSIC 590 MT 80 80Serviço Social SESO 595 MT 45 45

597 N 45 45

GRUPO 5

Page 49: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

49CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

QUADRO DE OPÇÕES Curso Vagas por Semestre

Nome Sigla Código Turno 1o 2o

Bacharelado em Música / Canto BCAN 600 MT 8 0Bacharelado em Música / Clarineta BCLA 601 MT 6 0Bacharelado em Música / Composição BCOM 602 MT 8 0Bacharelado em Música / Contrabaixo BCON 603 MT 4 0Bacharelado em Música / Cravo BCRA 604 MT 1 0Bacharelado em Música / Fagote BFAG 605 MT 4 0Bacharelado em Música / Flauta BFLA 606 MT 5 0Bacharelado em Música / Harpa BHAR 607 MT 4 0Bac. em Música / Instrumento BPER 608 MT 1 0de PercussãoBacharelado em Música / Oboé BOBO 609 MT 4 0Bacharelado em Música / Órgão BORG 610 MT 3 0Bacharelado em Música / Piano BPIA 611 MT 10 0Bac. em Música / Regência BRCO 612 MT 10 0(Coral e Orquestral)Bacharelado em Música / Saxofone BSAX 613 MT 6 0Bacharelado em Música / Trombone BBON 614 MT 5 0Bacharelado em Música / Trompa BOMP 615 MT 6 0Bacharelado em Música / Tuba BTUB 617 MT 3 0Bacharelado em Música / Viola BOLA 618 MT 2 0Bacharelado em Música / Violão BLAO 619 MT 8 0Bacharelado em Música / Violino BLIN 620 MT 3 0Bacharelado em Música / Violoncelo BCEL 621 MT 3 0Licenciatura em Música LIMU 650 MT 52 0Ciências Sociais CSOC 660 MT 60 60

662 M 90 90Direito DIRE 664 T 75 75

666 N 90 90Filosofia FILO 668 MT 40 40História HIST 670 MT 45 45

672 N 45 45

GRUPO 6

Page 50: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

50 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

Page 51: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATO UFRJ

51CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008

DATAS IMPORTANTES

Inscrição no Concurso .............................................................. 01 a 31 de agostoDivulgação dos locais e escala do THE .................... A partir de 18 de setembroTeste de Habilidade Específica (THE) ................................ 29 e 30 de setembroDivulgação dos resultados do THE ................................................. 11 de outubroEnvio do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) ... A partir de 24 de outubroCorreção do CCI ..................................................................... até 01 de novembro1º dia de prova ................................................................................ 11 de novembro2º dia de prova ................................................................................ 25 de novembro

Divulgação das notas ......................................................................... 08 de janeiroPedidos de vista de prova .................................................................. 09 de janeiroPedidos de revisão ..................................................................... 15 e 16 de janeiroDivulgação das listas de classificação ......................................... 01 de fevereiroMatrícula na UFRJ ................................................................. 12 a 14 de fevereiroDivulgação da 1ª reclassificação ................................................. 20 de fevereiroDivulgação da 2ª reclassificação ..................................................... 05 de marçoDivulgação da 3ª reclassificação ..................................................... 14 de março

LOCAIS DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS• CCMN — Av. Athos da Silveira Ramos, s/no, Bloco D, Campus da Ilha do Fundão• IFCS – Largo de São Francisco de Paula, no 1, Centro• CFCH — Av. Pasteur 250, fundos, Botafogo• Página do Concurso: www.vestibular.ufrj.br

2007

2008

Page 52: MANUAL DO CANDIDATO UFRJ - UOLdownload.uol.com.br/vestibular/outros/manual_ufrj_2008.pdf · 2007. 9. 27. · para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música. Para reunir esses

MANUAL DO CANDIDATOUFRJ

52 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008