manual do candidato - vestibularfsa.com · manual do candidato. ... empresas ligadas ao saneamento,...

31
MANUAL DO CANDIDATO

Upload: vuthien

Post on 24-Jan-2019

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Manual doCandidato

A Fundação Santo André é uma instituição pública municipal de direito privado e sem

fins lucrativos. Desde sua criação, na década de 1960, demarcou uma forte presença na

cidade de Santo André e região do ABC paulista, constituindo-se num patrimônio cultural

e histórico regional. Tem como referência o ensino e a formação cidadã de inúmeros

profissionais nas mais diversas áreas de atuação do campo do trabalho e da pesquisa.

Primando pela qualidade, nosso corpo docente é composto por mais de 85% de

mestres e doutores com grande experiência que se traduz em sala de aula. E a cada

ano vamos inovando nosso ensino promovendo mais e melhores práticas integradoras

voltadas para uma aprendizagem ativa.

Ao longo de nossa existência formamos mais de 100.000 alunos, profissionais

reconhecidos pelo mercado e que trazem orgulho à nossa comunidade. Desenvolvemos

diversos programas de Iniciação Científica, Extensão Acadêmica, Projetos Institucionais,

Semanas de Cursos e outras atividades extracurriculares que os alunos podem participar

e onde encontrarão um ambiente acadêmico acolhedor e propício ao seu desenvolvimento

profissional.

Aqui, como membro da comunidade discente da FSA, você conta com um atendimento

moderno e ágil para acessar suas notas, internet e serviços acadêmicos diversos: portal

mobile, secretaria digital, wi-fi pelo campus, biblioteca virtual e muito mais.

O Centro Universitário Fundação Santo André conta ainda com um espaço físico

privilegiado que proporciona à nossa comunidade um ambiente agradável, propício ao

estudo, em contato permanente com a natureza.

Temos orgulho de ser FSA e convidamos você a também fazer parte desta grande

história.

Seja bem-vindo.

Palavra da Reitoria Centro Universitário Fundação Santo André

palavra da reitoria

BOLSA PREFEITURAO Centro Universitário Fundação Santo André, em

parceria com a Prefeitura de Santo André oferece

bolsas de estudo. Acesse o site da Fundação para

mais informações.

FIESPara saber mais sobre o

financiamento acesse:

http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

CONVÊNIOSAssociados, funcionários, estagiários e aprendizes do

PARCEIRO, bem como seus dependentes possuem desconto

de 10% de TODAS as mensalidades dos Cursos de Graduação

oferecidos pela FSA. Para saber mais sobre as regras da

PARCEIRA, acesse o site da Fundação e confira a lista de

empresas, associações e sindicatos parceiros.

Cursos ofereCidos bolsas e inCentivos

ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO) 8 semestres

O curso de Administração da FSA capacita o aluno por meio de técnicas e habilidades necessárias à gestão empresarial, tendo em vista características empreendedoras, humanistas, éticas e de responsabilidade social. Tudo isso, sempre aliado à utilização de estratégias de análise do meio ambiente, das condições socioeconômicas e mercadológicas, nas quais as empresas se inserem. O curso oferece as seguintes linhas de formação: Gestão em Administração Financeira; Gestão em Administração Mercadológica; Gestão em Negócios Digitais; Gestão em Recursos Humanos; Gestão em Negócios Internacionais e Gestão em Negócios da Saúde.

ARQUITETURA E URBANISMO (BACHARELADO) 10 semestres

O Curso de Arquitetura da FSA tem, como característica principal, uma formação que propicia ao egresso uma sólida construção do conhecimento nessa área, capaz de unir os saberes artísticos e técnicos necessários ao exercício da profissão. Além de projetos arquitetônicos e urbanísticos, este profissional é requisitado para desenvolver atividades específicas de projetos de espaços interiores e exteriores.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS(BACHARELADO E LICENCIATURA)8 semestres

O curso de Ciências Biológicas da FSA prepara o profissional para atuarem ciências da vida: das moléculas às células, dos organismos aos ecossistemas. O Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André forma um profissional competente, com capacidade para realizar pesquisascientíficas em diferentes áreas como a Genética, a Zoologia, a Botânica, a Ecologia, a Microbiologia, a Bioquímica, entre outras. Também prepara o profissional para atuar como docente em ciências da vida: das moléculas às células, dos organismos aos ecossistemas. O licenciado pode atuar como docente na Educação Básica, desenvolver materiais didáticos, paradidáticos e em setores que são necessários a articulação do conhecimento de Biologia.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS (BACHARELADO) 8 semestres

O curso de Ciências Contábeis e Atuariais da FSA é um dos mais tradicionais da região do ABC, sempre formando excelentes profissionais. O contabilista pode atuar em auditoria, perícia, controladoria, custos, governo, escritórios e departamentos das empresas. O formando será capacitado para trabalhar nas esferas pública e privada. Ele poderá atuar, também, como profissional liberal, abrindo empresas de auditoria ou escritório de prestação de serviços técnicos de contabilidade e consultorias nacionais e internacionais.

CIÊNCIAS ECONÔMICAS (BACHARELADO) 8 semestres

O Curso de Ciências Econômicas da FSA oferece uma formação abrangente, aprofundando a análise do ambiente, tanto interno quanto externo, das organizações. Entre as principais áreas de atuação dos economistas, encontram-se: planejamento; análise de mercado; finanças e mercado de capitais; análise macroeconômica e análise econômica empresarial.

CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO E LICENCIATURA) 10 semestres

O Curso de Ciências Sociais da FSA está estruturado na articulação entre teoria e prática, reflexão e ação, pesquisa e ensino. Ele forma, simultaneamente, o bacharel (cientista social) e o licenciado (professor). O bacharel em Ciências Sociais tem amplo campo de trabalho, podendo exercer a função de Sociólogo (profissão regulamentada), Cientista Político e Antropólogo.

DIREITO (BACHARELADO) 10 semestres

O Curso de Direito da FSA oferece conteúdos essenciais para a sólida formação de um profissional dessa área. O graduado em Direito estará habilitado para atuar como Procurador Público, Magistrado, Advogado nas áreas Civil, Penal, Trabalhista, Tributária, Previdenciária e as demais do Direito Público e Privado.

ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO) 10 semestres

O curso de Engenharia Civil da FSA tem como objetivo a formação de profissionais competentes para um mercado de trabalho que está sempre em constante transformação. O Engenheiro Civil é um profissional que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Realiza atividades de supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO) 10 semestres

O curso de Engenharia de Computação da FSA tem como objetivo preparar profissionais competentes no desenvolvimento de softwares, no dimensionamento da infraestrutura de Tecnologia da Informação, assim como na interligação do computador com o ambiente ao seu redor, proporcionando soluções customizadas em função das necessidades do cliente. O curso capacita o formando para atuar nesse amplo mercado, nas áreas de desenvolvimento, suporte, comercial, entre outras.

ENGENHARIA ELETRÔNICA (BACHARELADO) 10 semestres (ênfase em Eletrônica Industrial)

O curso de Engenharia Eletrônica da FSA forma profissionais que irão desenvolver equipamentos eletrônicos, em geral e, especialmente, de aplicações na indústria. O futuro profissional estará apto a planejar e implantar sistemas eletrônicos de aplicações industriais e de automação eletrônica, além de sistemas eletrônicos de controle e comunicação em ambiente industrial.

ENGENHARIA DE ENERGIA (BACHARELADO) (NOVO) 10 semestres

O Curso de Engenheira de Energia da FSA forma profissionais capacitados para o planejamento, análise e desenvolvimento de sistemas de geração, transmissão, distribuição e utilização de energia. O futuro profissional é capacitado para atuar em áreas relacionadas tanto à novas fontes de energia como programas de eficiência energética.

ENGENHARIA DE MATERIAIS (BACHARELADO) 10 semestres

O curso de Engenharia de Materiais da FSA forma profissionais voltados para pesquisa e a produção de materiais, tais como: resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas. A sólida formação acadêmica e profissional amplia as perspectivas de trabalho em indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas, e também naquelas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de materiais.

ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO) 10 semestres (ênfase em Mecatrônica)

O curso de Engenharia Mecânica da FSA tem ênfase em Mecatrônica e oferece a oportunidade de desenvolvimento na área desde o primeiro dia de aula, aliando conhecimentos científicos e tecnológicos à engenharia por meio de projetos que serão desenvolvidos ao longo de toda a graduação. A formação em projetos de construção de máquinas, automação de processos, robótica e máquinas de fluxo (bombas, refrigeradores), dentre outros, amplia os horizontes dos futuros engenheiros para a atuação em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho, destacando-se nas empresas do ramo automobilístico, metal-mecânico, robótico e de automação.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (BACHARELADO) 10 semestres

O curso de Engenharia de Produção da FSA oferece uma formação que propicia interação com outras áreas do conhecimento. Além da Engenharia básica e avançada, são necessários, oferece ao futuro profissional, conteúdos na área de contabilidade, economia, administração e do meio ambiente. O futuro profissional atua com o projeto, o aperfeiçoamento e a implantação de sistemas de produção para a indústria de bens manufaturados e para a prestação de serviços, integrando de forma sustentável pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia.

ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO) (NOVO) 10 semestres

O curso de Engenharia Química da FSA forma engenheiros para atuar com os processos industriais que recorrem a transformações físico-químicas. O futuro profissional é capacitado em técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas para sua transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos ao ambiente. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. O curso da FSA tem ainda o diferencial de uma formação mais ampla com conteúdo voltado à parte ambiental e sustentabilidade formando um profissional mais completo ao mercado.

ENGENHARIA AMBIENTAL (BACHARELADO) 10 semestres

O curso de Engenharia Ambiental forma profissionais capazes de avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas pelas atividades do homem, considerando sua magnitude, duração, reversibilidade e natureza. O aluno se qualifica para avaliar, prevenir e controlar a poluição e degradação do solo, ar e água. No mercado de trabalho o engenheiro ambiental ou sanitário atua em órgãos ambientais governamentais, empresas ligadas ao saneamento, consultorias, setores de meio ambiente de indústrias, ONGs e laboratórios de pesquisa.

GEOGRAFIA (BACHARELADO E LICENCIATURA) 10 semestres

O Curso de Geografia da FSA habilita o profissional ao exercício da Licenciatura e Bacharelado ao longo de sua formação. No magistério, o licenciado pode atuar como docente do Ensino Fundamental II, Médio e Superior. O bacharel pode ser cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e pode também atuar nas seguintes áreas: Geoprocessamentos e suas aplicações em projetos ambientais; Planejamento Territorial, aplicado à gestão municipal, estadual e federal, por meio de planos diretores, zoneamento e planejamento urbano, entre outras atribuições.

GESTÃO FINANCEIRA (TECNÓLOGO) 4 semestres

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da FSA tem a duração de dois anos e forma profissionais com sólida bagagem teórica e prática para atuarem como especialistas em metodologias e técnicas de Planejamento, Controle e Análise Financeira em organizações produtivas de bens ou serviços. O profissional pode também aderir à carreira de consultoria em Processos Financeiros, Implantação de Sistemas e Tecnologias da Informação, específicos para a área, ou como Gestor de Finanças. Concluído o curso, o aluno poderá cursar o MBA em Gestão de Finanças e Controladoria ou Gestão Empresarial, oferecidos pelo Centro de Pós-Graduação da FSA.

GESTÃO DA QUALIDADE (TECNÓLOGO) 4 semestres

O Curso Superior de Tecnologia em Qualidade da FSA tem a duração de dois anos e forma profissionais com sólida bagagem teórica e prática para atuarem como especialistas em Planejamento, Controle e Auditoria da Qualidade em organizações produtivas de bens ou serviços. O profissional desta área pode também aderir à carreira de Consultoria em Processos da Qualidade para atuar no procedimento de Certificação da Qualidade (ISO, TS, QS, 14000), Implantação de Sistemas e Tecnologias da Informação, específicos para a área, ou como Gestor da Qualidade. Concluído o curso, o aluno poderá cursar o MBA em Gestão Ambiental ou Gestão Empresarial, oferecidos pelo Centro de Pós-Graduação da FSA.

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS (TECNÓLOGO) 4 semestres

O Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da FSA tem a duração de dois anos e forma profissionais com sólida bagagem teórica e prática para atuarem como especialistas em Rotinas Trabalhistas, Cargos e Salários, Recrutamento e Seleção, Planejamento de Programas de Educação e Treinamento, Programas Motivacionais, Análise de Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho e Programas de Benefícios em organizações produtivas de bens ou serviços. O profissional pode também aderir à carreira de consultoria em Processos de Recursos Humanos, Implantação de Sistemas e Tecnologias da Informação, específicos para a área, ou como Gestor de Recursos Humanos. Concluído o curso, o aluno poderá cursar o MBA em Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial ou Gestão Ambiental, oferecidos pelo Centro de Pós-Graduação da FSA.

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TECNÓLOGO) 4 semestres

O curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da FSA promove a formação de profissionais com foco em serviços e governança na área de TI. Os futuros profissionais serão capazes de gerenciar, por meio de técnicas, modelos e processos, os recursos de Tecnologia da Informação (TI) das organizações prestadoras de serviços, considerando os conceitos modernos da Ciência de Serviços.

HISTÓRIA (BACHARELADO E LICENCIATURA) 8 semestres

O Curso de Licenciatura e Bacharelado em História da FSA forma pesquisadores e professores. Esta área combina a formação teórica com a prática, capacitando o graduado para o trabalho de Historiador em todas as suas dimensões. Uma outra área que tem crescido no oferecimento de empregos para os formados está ligada à preservação do patrimônio histórico e cultural. O mercado editorial representa também uma excelente oportunidade de trabalho a este profissional, que pode exercer suas funções, tanto prestando assessoria, quanto elaborando materiais didáticos e paradidáticos.

JOGOS DIGITAIS (TECNÓLOGO) (NOVO) 4 semestres

O curso de Tecnologia em Jogos Digitais forma profissionais para o desenvolvimento de jogos digitais para diferentes mídias, como computador, videogame, celular ou internet. O aluno desenvolve habilidades em programação, design e arte, para produzir jogos de entretenimento, propaganda, treinamento e capacitação, educativos, dentre outros.

LETRAS (LICENCIATURA) 8 semestres

O curso de Letras da FSA desenvolve a proficiência linguística e a consciência de cidadania do graduando, de forma que ao atuar possa ser um elemento multiplicador destas qualidades, profissional e socialmente. Ao longo de sua formação, o aluno desenvolve a capacidade de compreender a língua em sua estrutura e em seu uso, como instrumento essencial de comunicação, de expressão artística e de interação social. Além do magistério, hoje a atuação do profissional de Letras pode ser vista nos setores da comunicação, empresarial, indústria literária, e outras funções que requerem as habilidades de um profissional gabaritado.

LOGÍSTICA (TECNÓLOGO) 4 semestres

O Curso Superior de Tecnologia em Logística da FSA tem a duração de dois anos e forma profissionais com sólida bagagem teórica e prática para atuarem como especialistas em Planejamento e Controle de materiais e produção, armazéns, administração de frotas e centros de distribuição nos processos logísticos das organizações produtivas de bens ou serviços. O profissional desta área pode também aderir à carreira de Consultoria em Processos Logísticos, Implantação de Sistemas e Tecnologias da Informação, específicos para a área, ou como Gestor de Negócios Logísticos. Concluído o curso, o aluno poderá cursar o MBA em SCM (Supply Chain Management) no Centro de Pós-Graduação da FSA.

MARKETING (TECNÓLOGO) 4 semestres

O curso de Tecnologia em Marketing buscar formar profissionais que atuem nas áreas relacionadas à gestão do marketing de organizações sendo capazes de agregar valor a marcas e empresas, trazendo resultados positivos na venda de produtos e serviços, no complexo ambiente competitivo. Oferece teoria e prática equilibrada que permitam ao aluno desenvolver planos estratégicos para organizações públicas e privadas no âmbito da gestão de marketing e comunicação, elaboração de plano de marketing e o desenvolvimento de pesquisas de mercado além de elaborar estudos de viabilidade econômico-financeira.

MATEMÁTICA (LICENCIATURA) 8 semestres

O curso de Licenciatura em Matemática da FSA prepara o aluno para conhecer a relação entre os vários campos de uso desta ciência, formando professores de Matemática e Desenho Geométrico para os ensinos Fundamental e Médio, num horizonte que se estende desde o Ensino Fundamental. O Licenciado em Matemática, além de atuar como docente na Educação Básica, pode desenvolver materiais didáticos, paradidáticos e trabalhar em setores que utilizam matemática financeira, modelagem matemática, informática e estatística. O curso possui Laboratório de Educação Matemática.

PSICOLOGIA (BACHARELADO) 10 semestres

O curso de Psicologia da FSA tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades para a formação de profissionais qualificados nas principais abordagens teórico-metodológicas e modelos explicativos da Psicologia, enquanto ciência e profissão, para assegurar a atuação do profissional em diferentes contextos sociais. Quem se forma em Psicologia pode trabalhar na área da saúde e processos clínicos, em espaços institucionais públicos e privados, entidades assistenciais e de defesa de direitos humanos e sociais, no campo organizacional e do trabalho e na docência.

O Núcleo Específico do curso é organizado em 3 (três) ênfases: 1. Saúde e processos clínicos; 2. Psicologia e processos de prevenção e promoção de saúde; 3. Psicologia e processos de gestão. O curso proporciona aos alunos o Estágio Supervisionado no Serviço – Escola de Psicologia da própria FSA na área de Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos, Orientação Profissional, além de Triagem e Avaliação Psicológica. Também, possibilita o estágio clínico em Ambulatórios da Faculdade de Medicina do ABC, em especial, nas áreas de Hebiatria, Psiquiatria com tratativas de ampliação para a área de Dermatologia. O Estágio de enfoque psicossocial é desenvolvido em parceria com Instituições Públicas do Município de Santo André junto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS; CREAS; Centro POP), além da parceria com o Tribunal de Justiça da Comarca de São Caetano do Sul e Indústrias da região.

PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 8 semestres

O Curso de Pedagogia da FSA integra ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de formar educadores licenciados para atuarem no ensino. O pedagogo pode atuar também na organização e gestão de sistemas e de unidades escolares e na produção e difusão do conhecimento em diferentes áreas da educação, formal e não-formal, sendo, sempre, a docência a base de sua identidade profissional.

QUÍMICA (BACHARELADO) 8 semestres

O químico estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. Analisa substâncias e compostos, identifica suas características físico-químicas, como dureza ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, pesquisa, por exemplo, novos materiais, supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Além disso, esse profissional elabora projetos de instalações industriais e faz a manutenção de equipamentosO curso de Química da FSA prepara profissionais de Química são habilitados para atuar em diversas áreas como indústria, pesquisa e ensino. O curso habilita o egresso ao registro no Conselho Regional de Química (CRQ), para o exercício da função de acordo com a legislação.

QUÍMICA (LICENCIATURA) 8 semestres

O curso de Licenciatura em Química da FSA prepara profissionais para atuar como docente na área de Química no Ensino Médio.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS (BACHARELADO) 8 semestres

O Curso de Relações Internacionais da FSA apresenta um caráter multidisciplinar e abrangente, que se apoia nas seguintes áreas do conhecimento: História, Política, Economia e Direito. O curso fornece ao formando uma sólida formação teórica, histórica e conceitual, que permite a ele o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas para participar de debates e da formulação de políticas voltadas à inserção dos agentes públicos. O Internacionalista está habilitado a atuar em diferentes setores, tais como: articulação internacional, formulando e executando estratégias de negociação internacional nos campos econômico, financeiro, político, social e cultural; análise de conjuntura política e econômica mundial para empresas públicas e privadas, entre outras atividades.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (BACHARELADO) 8 semestres

O Curso de Sistemas de Informação da FSA prepara profissionais para atender às necessidades de informatização dos processos administrativos e operacionais de uma empresa. Este profissional tem a responsabilidade de planejar e programar soluções de tecnologia da informação, atuando na área de análise e projetos com o uso de computadores, na manutenção e atualização de sistemas e na racionalização e automação das rotinas administrativas das organizações.

TECNOLOGIA EM COMéRCIO ExTERIOR (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

O profissional de Comércio Exterior lida com a compra e a venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Ele acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, e eventuais conflitos diplomáticos, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. Também se mantém informado sobre as tendências de consumo em diferentes partes do globo.

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Gestão Comercial a articulação e decisão sobre as vendas em negócios diversos, bem como a realização de estudos econômicos, financeira e tributária. O profissional elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado. Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes. Gerencia sistemas de informações comerciais. Define métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente.

TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Negócios Imobiliários a identificação oportunidades comerciais para o crescimento regional e o planejamento, operação e controle da comercialização de bens imóveis. O futuro profissional é capacitado para o gerenciamento de empresas prestadoras de serviços na área de gestão de negócios imobiliários além da avaliação e emissão de parecer técnico em sua área de formação.

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a analise, projeção, desenvolvimento, implantação e mantimento de sistemas computacionais de informação. O futuro profissional avalia, seleciona, especifica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Coordena equipes de produção de softwares, realiza vistoria, perícia, avaliações, e emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Banco de Dados o projeto, implementação, documentação, e gerenciamento de bancos de dados centralizados ou distribuídos. Além disso, são estudadas a avaliação e seleção de sistemas de gerenciamento de banco de dados. O futuro profissional propõe medidas para a melhoria do acesso, elabora o planejamento da segurança e integridade, desenvolve métodos para uso dos dados no apoio à tomada de decisões gerenciais.

TECNOLOGIA EM ANÁLISE REDES DE COMPUTADORES (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Redes de Computadores o projeto, implantação, gerenciamento e integração de redes de computadores. São estudadas a identificação, elaboração de especificações e avaliação de soluções para segurança de redes de computadores. O futuro profissional desenvolve e documenta projetos em redes de pequeno, médio e grande portes, avalia o desempenho da rede e propõe medidas para melhoria da qualidade de serviço.

TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Segurança da Informação análise, desenvolvimento, gerenciamento, implantação, integração e avaliação de soluções para a garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos recursos de Tecnologia da Informação. Gerenciamento, aplicação, administração e configuração de ambientes corporativos com requisitos de segurança. Projeção e gerenciamento de redes de computadores seguras. Realização de auditorias. Planejamento de contingências e recuperação das informações em caso de sinistros.

TECNOLOGIA EM ANÁLISE SISTEMAS PARA INTERNET (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet o planejamento, desenvolvimento, implantação, avaliação e análise das páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet. O futuro profissional avalia, especifica, seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações. Elabora e estabelecimento de diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo.

TECNOLOGIA EM GESTÃO PúBLICA (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

O Tecnológo em Gestão Pública diagnostica o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública. Atua no desenvolvimento e aplicação de inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública. Aplica metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional. Planeja e implanta ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão.

TECNOLOGIA EM ANÁLISE SERVIÇOS PENAIS (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

O Tecnólogo em Serviços Penais cuida do gerenciamento de serviços penitenciários e formulação e implementação de políticas públicas que minimizem os riscos do confinamento. Elabora estratégias de prevenção e articulação com serviços externos de assistência social. Planeja condições necessárias para a reintegração social do preso e suas famílias. Vistoria, realiza perícia, avaliação, emissão de laudo e parecer técnico em sua área de formação.

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar o gerenciamento de processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos, recursos materiais e financeiros em saúde. Além disso, o profissional é capacitado na organização de fluxos de trabalho e informações, estabelecimento de mecanismos de controle de compras e custos, estruturação de áreas de apoio e logística hospitalar. Supervisiona contratos e convênios e cuida do gerenciamento da qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de organizações de saúde.

TECNOLOGIA EM ANÁLISE SEGURANÇA DO TRABALHO (TECNOLOGIA) (NOVO) 6 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho a implantação, gerenciamento e controle dos sistemas de segurança laboral. Além disso, o profissional é capacitado na fiscalização e avaliação das condições de trabalho, coordenação de equipes multidisciplinares em atividades preventivas, vistoria, realização de perícia, avaliação, emissão de laudo e parecer técnico em sua área de formação.

TECNOLOGIA EM INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA JUDICIAL (TECNOLOGIA) (NOVO) 6 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Investigação e Perícia Judicial a avaliação de estratégias alternativas na área de inteligência e investigação. Além disso, o profissional é capacitado no desenvolvimento e implementação de políticas de prevenção a fraudes de cunho documental e virtual, identificação de crimes, preservação de local onde um crime tenha ocorrido, investigação dos crimes cometidos por intermédio de computadores e de sistemas eletrônicos, identificação de armas de fogo e munições, elaboração de retrato falado, identificação de fraudes no setor empresarial privado e emprega as devidas correções e medidas preventivas. Interpretação e identificação de fraudes documentais. Curso de oferta exclusiva para profissionais da carreira de segurança pública.

TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRÂNSITO (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Segurança no Trânsito o planejamento, analise, fiscalização e execução dos serviços definidos pelo Sistema Nacional de Trânsito no âmbito federal, estadual e municipal. O futuro profissional é capacitado também na coordenação de equipes de trabalho. Curso de oferta exclusiva para profissionais da carreira de segurança pública.

TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PúBLICA (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Segurança Pública o planejamento, formulação, implantação, gerenciamento de ações preventivas no âmbito segurança pública. Além disso, o profissional é capacitado na orientação e intervenção em situações de manutenção da ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada o gerenciamento de atividades de preservação e organização da segurança em ambientes privado. Além disso, o profissional é capacitado no planejamento, operação e controle do gerenciamento da segurança privada e patrimonial, implantação, fiscalização e supervisionamento de planos de segurança e prevenção de acidentes. Diagnostico de situações de riscos de segurança.

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL (TECNOLOGIA) (NOVO) 5 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental o planejamento, gerenciamento e execução de atividades de diagnóstico, proposição de medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas. Além disso, o profissional é capacitado na coordenação de equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental, elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental.

TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL (TECNOLOGIA) (NOVO) 6 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial o projeto de circuitos eletrônicos, planejamento e supervisão da instalação de sistemas e dispositivos eletrônicos utilizados na indústria, supervisão da manutenção de sistemas e dispositivos eletrônicos, controle da qualidade de produção de máquinas e dispositivos eletrônicos.

TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (TECNOLOGIA) (NOVO) 6 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Automação Industrial o projeto e gerenciamento da instalação e o uso de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais. Além disso, o profissional é capacitado na supervisão da implantação e operação de redes industriais, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores presentes nos processos.

TECNOLOGIA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (TECNOLOGIA) (NOVO) 5 semestres

São abordados durante o curso de Tecnologia em Energias Renováveis o projeto, instalação e operação de sistemas residenciais, comerciais e industriais baseados em energias renováveis: eólica, solar, hidráulica, biomassa, biogás, geotérmica, das marés, das ondas, etc. Além disso, o profissional é capacitado na realização de pesquisa aplicada na área de energias renováveis, gerenciamento equipes técnicas de projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de energias renováveis, otimização de sistemas, tendo em vista a redução dos impactos ambientais e a sustentabilidade.

NUTRIÇÃO (BACHARELADO) (NOVO) 10 semestres

São abordados durante o curso de Bacharelado em Nutrição a investigação e controle da relação do homem com o alimento para preservar sua saúde. Além disso, o profissional é capacitado na certificação da qualidade do que vai ser consumido, seleção de fornecedores, controle das matérias-primas e supervisão da preparação dos alimentos, atentando para a higiene nos processos de estocagem e cozimento e para o estado de conservação dos ingredientes.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA (BACHARELADO) (NOVO) 8 semestres

São abordados durante o curso de Publicidade e Propaganda na FSA a utilização da criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. O futuro profissional é capacitado na construção da imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público-alvo específico e seus profissionais e têm um campo de trabalho bastante amplo, que vai além das agências de Publicidade e Propaganda.

TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

O curso de Tecnologia em Designer Gráfico na FSA permite ao aluno projetar a programação visual em meios físico e digital, desenvolver linguagens visuais, supervisionar a funcionalidade e usabilidade dos projetos adaptados aos diversos tipos de processos e produção gráfica, produzir criações integradas aos sistemas de comunicação e da arte, elaborar portfólios, com uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

JORNALISMO (BACHARELADO) (NOVO) 8 semestres

O curso de Jornalismo na FSA capacita para a investigação e divulgação dos fatos e informações de interesse público, edição de reportagens, fazer entrevistas e escrever artigos, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. O futuro profissional busca de informações e foca divulgação por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, Tv e internet. É o profissional da notícia.

RÁDIO, TV E INTERNET (BACHARELADO) (NOVO) 8 semestres

Durante o curso de Rádio, TV e Internet na FSA o futuro profissional irá aprender sobre a produção de programação da emissora e acompanhamento de seu desenvolvimento, gerenciamento de equipes de produção e gravação, orientação de montagem de cenários e contratar mão-de-obra. O profissional pode, ainda, trabalhar à frente de microfones e câmeras em rádios, TVs e produtoras de vídeo fazendo locuções, comentários ou apresentação.

TECNOLOGIA EM

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

Durante o curso de Produção Audiovisual na FSA o aluno aprende à produzir e captar imagens em movimento, operar câmeras e equipamentos de cinema e vídeo, planejar e produzir materiais audiovisuais cinematográficos, televisivos e digitais, com teor artístico, jornalístico documental e publicitário, interpretar visualmente os roteiros, operar a iluminação, sonorização e edição, gerenciar os setores técnicos da área, coordenar as equipes de produção audiovisual, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

TECNOLOGIA EM MÍDIAS DIGITAIS (PRODUÇÃO MULTIMÍDIA) (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

Projeta, elabora, implanta e avalia conteúdos nas mídias digitais. Supervisiona as interações geradas no meio digital que geram dados analíticos quantitativos e qualitativos para análise. Produz e gerencia recursos de texto, imagem e som para relações interativas em mídias sociais digitais e redes sociais. Desenvolve ambientes e instalações de hipermídia interativa. Agrega as inovações tecnológicas ao processo de produção de conteúdo digital. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE (TECNOLOGIA) (NOVO) 4 semestres

O curso de Marketing Digital e E-Commerce na FSA tem objetivo em capacitar o aluno para atuar na criação de projetos e gestão de processos de marketing digital e comércio eletrônico, compreendendo a rotina das operações de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumidor, visando à criação de estratégias e à implementação de ações de marketing.

SERVIÇO SOCIAL (BACHARELADO) (NOVO) 8 semestres

O curso de Serviço Social na FSA tem por objetivo a formação de Assistentes Sociais qualificados para produzir e difundir conhecimento e intervenção em áreas governamentais, organizações não governamentais (ONGs) e empresas privadas. Os campos de atuação profissional são bem amplos e há oportunidades em diversos setores, tais como: assistência social, saúde, educação, previdência social, direitos humanos, habitação. Com trabalhos junto a famílias, crianças, adolescentes e populações vulneráveis.

PARA O VESTIBULAR 2019, O CONTEúDO DA PROVA SERÁ BASEADO EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS PELO CANDIDATO AO LONGO DO ENSINO MéDIO E QUE ESTÃO

RELACIONADAS, POR ÁREA, A SEGUIR.

AS COMPETÊNCIAS AVALIADAS

CompetênciasI. Dominar linguagens: dominar a norma padrão da Língua Portuguesa e fazer uso da

língua inglesa e das linguagens matemática, artística e científica.

II. Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do

conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-

geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e

informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-

problema.

IV. Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes

formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação

consistente.

V. Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para

elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores

humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Habilidades por ÁreaLinguagens e Códigos:

H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos

de caracterização dos sistemas de comunicação.

H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e

informação para resolver problemas sociais.

CoMpetênCias e Habilidades

H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação,

considerando a função social desses sistemas.

H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos

sistemas de comunicação e informação.

H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em língua inglesa ao seu tema.

H6 - Utilizar os conhecimentos da língua inglesa e de seus mecanismos como meio de

ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

H7 – Relacionar um texto em língua inglesa, as estruturas linguísticas, sua função e seu

uso social.

H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em língua inglesa como

representação da diversidade cultural e linguística.

H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de

necessidades cotidianas de um grupo social.

H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das

necessidades cinestésicas.

H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando

os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em

seus meios culturais.

H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes

culturas, padrões de beleza e preconceitos.

H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos

que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando

aspectos do contexto histórico, social e político.

H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de

construção do texto literário.

H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes

no patrimônio literário nacional.

H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a

organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas

de interlocução.

H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da

memória e da identidade nacional.

H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais

utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público

alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento

do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam

as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.

H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes

situações de comunicação.

H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação

e informação.

H29 - Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e

informação.

H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das

sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Matemática:H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos

números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.

H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.

H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos

sobre afirmações quantitativas.

H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço

tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

H7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.

H8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço

e forma.

H9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos

propostos como solução de problemas do cotidiano.

H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.

H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.

H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.

H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos

relacionados a grandezas e medidas.

H15 - Identificar a relação de dependência entre grandezas.

H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou

inversamente proporcionais.

H17 - Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a

construção de argumentação.

H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.

H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.

H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção

de argumentação.

H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a

construção de argumentos.

H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados

expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em

gráficos.

H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e

probabilidade.

H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a

construção de argumentação.

H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de

estatística e probabilidade.

Ciências da NaturezaH1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou

oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.

H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro,

com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso

comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida

humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.

H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de

aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.

H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de

materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a

qualidade de vida.

H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou

reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos

biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a

vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.

H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino

dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia,

considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.

H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou

econômicas, considerando interesses contraditórios.

H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a

manifestação de características dos seres vivos.

H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como

manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre

outros.

H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos

biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.

H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos

ou na organização taxonômica dos seres vivos.

H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e

representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo,

gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas

ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam

para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias,

objetos ou corpos celestes.

H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou

tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.

H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria

em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações

biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.

H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes

específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias

ou transformações químicas.

H25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou

implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.

H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no

consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de

energia envolvidas nesses processos.

H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos

químicos, observando riscos ou benefícios.

H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida

ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes

brasileiros.

H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando

implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos

industriais.

H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que

visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Ciências HumanasH1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de

aspectos da cultura.

H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado

aspecto da cultura.

H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio

cultural e artístico em diferentes sociedades.

H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços

geográficos.

H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as

nações.

H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos

populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e

socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância

da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou

rupturas em processos de disputa pelo poder.

H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,

sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais,

políticas e econômicas.

H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais

ao longo da história.

H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do

trabalho e/ou da vida social.

H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de

territorialização da produção.

H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas

implicações socioespaciais.

H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as

H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas

novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas

legislações ou nas políticas públicas.

H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.

H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as

relações da vida humana com a paisagem.

H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando

em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes

contextos histórico-geográficos.

H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,

relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas

diferentes escalas.

ADITAMENTO NO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRé VESTIBULAR 2019 – 1º semestre REFERENTE AO PROGRAMA DE BOLSAS INTEGRAISPARA ALUNOS CARENTES DA FSA – PROFSA

A Fundação Santo André torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo do Centro Universitário Fundação Santo André para o Programa de Bolsas Integrais para Alunos Carentes da FSA – PROFSA, referido neste edital como “Bolsa Social FSA”, para o ano de 2019, de acordo com seus Regimentos e anexos, incluindo os itens pertinentes a esse programa.

I – Disposições Gerais

1.1 – São válidos todos os itens pertinentes no Edital Vestibular 2019 – 1º semestre.

II – Inscrição

2.1 – Permanecem vigentes os itens do Edital do Vestibular 2019 – 1º semestre, referente à inscrição, com as seguintes alterações:

2.2 – Somente estará apto à inscrição junto ao Programa de Bolsas Integrais para Alunos Carentes da FSA – PROFSA candidato que atenda aos seguintes critérios:

2.2.1 – Ser brasileiro;2.2.2 – Possuir renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de 1,5 salários mínimos.

III. Exame

3.1 – O candidato será selecionado unicamente pelo aproveitamento de sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, e pelo perfil socioeconômico dos candidatos, comprovada por documentação oficial.

IV. Classificação e convocação para a matrícula

4.1 - Permanecem vigentes os itens do Edital do Vestibular 2019 – 1º semestre, referente à Classificação e empate relativas ao uso do ENEM.

4.2 - A referida chamada é uma expectativa de bolsa e não se confunde com a concessão da bolsa, visto a necessidade de comprovação da documentação pertinente.

4.3 - O candidato deverá entregar todos os documentos relacionados na lista de documentos necessários para matrícula na data solicitada neste edital. A não entrega acarretará a desclassificação do candidato.

V. Matrícula

5.1 – Permanecem vigentes os itens do Edital do Vestibular 2019 – 1º semestre, referente à Matrícula, com as seguintes alterações:

5.1.1 – No caso de recusa, desistência, o aluno terá sua bolsa cancelada, e esta será concedida ao próximo candidato, de acordo com a classificação geral dos candidatos às vagas sociais;

5.1.2 – Na relação de documentos para matrícula, estabelecidos no item 17 do Edital do Vestibular 2019 – 1º semestre, devem ser acrescidos os documentos constantes do Anexo deste Edital, devendo entrega-los no dia de convocação específica dos candidatos às vagas sociais;

5.1.3 – Todos os itens da relação de documentos são obrigatórios e a falta da documentação acarretará no indeferimento da solicitação da bolsa.

5.1.4 – Caso a quantidade de Bolsas Integrais não seja suficiente para atender a candidatos inscritos em um determinado curso, as vagas sociais remanescentes serão remanejadas para outros cursos da FSA, a critério da administração central da Instituição.

VI. Disposições finais

6.1 – Permanecem vigentes os itens do Edital do Vestibular 2019 – 1º semestre, referente às Disposições finais, com as seguintes alterações:

6.2 – A Bolsa Social FSA terá validade de 1 (um) período letivo, podendo ser renovada periodicamente até a conclusão do curso, desde que:

6.2.1 – Os alunos beneficiados pela Bolsa Social FSA deverão fornecer informações atualizadas, de acordo com as requisições feitas pela comissão responsável.

6.3 – A Bolsa Social FSA será cancelada, a qualquer momento, verificada qualquer das seguintes condições:

6.3.1 - Não cumprir os requisitos para renovação de bolsa;6.3.2. - Não apresentar os documentos solicitados no prazo determinado;6.3.3. - Ser reprovado em qualquer disciplina do curso escolhido;6.3.4 - Trancar o curso mais de uma vez durante a extensão da graduação.6.3.5 - Desrespeitar as normas de conduta e disciplina definidas nos Estatutos e Regimentos das mantidas

da FSA.6.4 - Será reservada 1 (uma) bolsa para concorrência entre candidatos com deficiência;6.4.1 - No ato da inscrição, o candidato deverá selecionar a(s) deficiência(s) e informar se possui alguma

necessidade especial e os meios necessários para viabilizar a realização da prova;6.4.2 - Ao candidato com deficiência aprovado será garantida a preferência na ordem de escolha dos

cursos, podendo optar por qualquer curso ofertado e que seja aberto conforme deliberação dos conselhos superiores da Fundação Santo André;

6.4.3 - O candidato deverá entregar o laudo médico e outros documentos necessários para comprovar a sua deficiência junto com a entrega dos demais documentos;

6.4.3.1 - Caso não entregue a documentação necessária no prazo indicado, será desclassificado da condição de deficiente.

6.5 - À Fundação Santo André é reservado o direito de não conceder bolsa de estudo para o curso/habilitação em que não houver formação de turma inicial.

6.6 - O nº de bolsas depende da quantidade de alunos matriculados de cada curso para determinar a abertura de turma inicial.

6.7 - É de exclusiva responsabilidade do CANDIDATO a observância dos prazos estabelecidos no presente Edital, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página da Fundação Santo André na internet.

6.8 - Neste Programa de Bolsa Social Fundação Santo André poderão participar apenas calouros, desde que haja formação de turma.

6.9 - O candidato deverá observar que nem sempre haverá oferta de um determinado curso. Assim, o candidato deverá verificar se o curso escolhido possui turma com abertura autorizada para o ano de 2019.

OBSERVAÇÃO: Para informações complementares sobre os cursos/turnos, vide Edital do Vestibular 2019 1º semestre, disponível na página da Fundação Santo André. Para mais informações sobre o Programa de Bolsas Integrais para Alunos Carentes da FSA – PROFSA, vide Resolução do Conselho Diretor nº 035/2017. O Programa de Bolsas Integrais para Alunos Carentes da FSA – PROFSA está condicionado ao acordo firmado no processo nº 1000103-77.2017.5.02.0433.

EDITAL PROCESSO SELETIVO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRé

VESTIBULAR AGENDADO 2019 – 1º semestre A Fundação Santo André torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo – Vestibular

Agendado 2019 -1º semestre – do Centro Universitário Fundação Santo André para o ano de 2019, de acordo com seus Regimentos e anexos.

I. Disposições Gerais

O Processo Seletivo Unificado do Centro Universitário Fundação Santo André – Vestibular Agendado 2019 - 1º semestre tem por objetivo selecionar candidatos para cursos de Ensino Superior, no Centro Universitário Fundação Santo André, por meio de prova escrita, composta de uma redação, de caráter eliminatório e classificatório.

1. O Vestibular Agendado 2019 - 1º semestre destina-se a candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e aos diplomados em nível superior.

2. O candidato poderá apresentar a(s) nota(s) obtida(s) no ENEM, para cálculo da nota de classificação do Processo Seletivo Vestibular 2019 Agendado - 1º semestre (vide item 12.1). Nessa situação, o candidato será dispensado da realização da prova dissertativa e terá sua classificação de acordo com a nota do ENEM.

3. Para o candidato que não apresentar a nota obtida no ENEM, a realização da prova escrita é obrigatória.

4. A prova escrita será facultativo aos portadores de diploma em nível superior, ficando a matrícula condicionada à existência de vagas, conforme disposto no item 18 deste edital.

II. Inscrição

5. As inscrições para o Vestibular Agendado 2019 - 1º semestre estarão abertas no período de 01 de setembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019, e deverão ser feitas exclusivamente via Internet.

5.1. Para o candidato realizar a inscrição para o Vestibular Agendado 2019 1º semestre, deverá: a) acessar o site www.fsa.br/vestibular e cadastrar-se usando o número de Cadastro de Pessoa

Física (CPF); b) preencher o Formulário de Inscrição; c) efetuar sua inscrição escolhendo o dia e horário da prova, dentre as datas e horários disponíveis

na página de inscrição;5.2. O candidato que utilizar nota obtida no ENEM, deverá escolher no formulário a forma de

inscrição ENEM, preencher número de inscrição e o ano de referência do ENEM e enviar comprovante para o e-mail [email protected]. É de inteira responsabilidade do candidato a informação correta.

5.2.1 Todos os candidatos terão isenção da taxa de inscrição. 5.2.2 Não será aceita inclusão ou alteração do número de inscrição e da(s) nota(s) do ENEM após

o término das inscrições. 6. O candidato portador de necessidade especial (visual, física, auditiva e múltipla) deverá, no

ato da inscrição, indicar o tipo de necessidade e/ou os recursos (material e humano) de que necessita para a realização da prova.

7. São de exclusiva responsabilidade do candidato as informações registradas na ficha de inscrição, sob as penas da lei.

8. Ao se inscrever no Vestibular Agendado 2019 - 1º semestre, o candidato aceita, de forma

edital 2019

irrestrita, as condições contidas neste Edital, que constituem parte das normas que regem o Processo Seletivo, não podendo delas alegar desconhecimento.

III. Exame 9. As provas serão realizadas no Prédio da FAFIL, localizado no campus, Av. Príncipe de Gales,

número 821 – V. Príncipe de Gales, Santo André/SP. 9.1. O candidato deve se apresentar obrigatoriamente 30 minutos antes do início do Vestibular

Agendado munido do RG original ou de outro documento oficial com foto comprobatório de identidade e comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento.

9.2. O candidato deverá, obrigatoriamente, desligar telefones celulares e/ou qualquer aparelho de comunicação assim que adentrar no local do exame.

9.3. O Exame será elaborado tendo por base as informações, conceitos e conhecimentos trabalhados no Ensino Médio, avaliados por meio de uma Prova de Redação (dissertação a partir de um tema).

9.4. O Exame terá uma hora de duração e o candidato somente poderá se retirar após 30 minutos do início da prova.

9.5. Os exames serão realizados no período de 04/09/2018 à 31/01/2019 e as datas e horários serão disponibilizados na página de inscrição do site.

10. Não serão admitidas solicitações de revisão, vistas ou recontagem de nota do exame. IV. Classificação e convocação para a matrícula

11. A classificação do candidato será feita na ordem decrescente dos pontos obtidos na prova que terão valor máximo de 100 pontos, considerando a disponibilidade de vagas;

11.1. O Cálculo da nota para a Classificação do Processo Seletivo Vestibular Agendado 2019-1º semestre com a utilização da(s) nota(s) do ENEM será da seguinte forma:

12.1.1. Para uso da nota do ENEM até 2008: Nota para classificação do Vestibular 2018 = Nota da Prova Objetiva do ENEM até 2008 12.1.2. Para a utilização da(s) nota(s) do ENEM de 2009 em diante:

12. No caso de empate entre candidatos serão utilizados os seguintes critérios: 12.1. candidato com necessidade especial; 12.2. candidato com idade maior; 12.3. candidato oriundo da escola pública. 13. Estará desclassificado o candidato que obtiver nota zero na prova. 14. A classificação obtida no Processo Seletivo será válida somente para matrícula no primeiro

semestre do ano letivo de 2019. 14.1. A lista dos classificados, com a divulgação nominal dos candidatos estará disponível no

máximo em 24 horas da realização da prova e publicada no site www.fsa.br.

14.2. No momento da publicação da lista serão informados os dias e horários das matrículas.

V. Matrícula 15. Os candidatos convocados deverão realizar a matrícula na Secretaria Geral de Atendimento

das 10h às 21h30min, de 2ª a 6ª feira. 15.1. O candidato menor de 18 anos deverá estar obrigatoriamente acompanhado, no ato da

matrícula, de seu representante legal. O candidato que não efetuar a matrícula no prazo determinado será considerado desistente, perdendo

o direito à vaga. 16. Findo o processo seletivo, esgotadas todas as fases previstas neste edital para matrícula

e restando vagas, poderão ser matriculados os portadores de diploma de graduação, conforme legislação vigente, bem como os demais candidatos aprovados no Vestibular Agendado 2019 - 1º semestre.

17. Por ocasião da matrícula, o candidato deverá apresentar cópias autenticadas ou os documentos originais, com cópias simples, descritos a seguir:

17.1. É obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento da primeira mensalidade de 2019 para que seja efetuada a matrícula.

17.2. Se o Certificado de Conclusão ou o Histórico Escolar do Ensino Médio não tiver sido emitido, o candidato poderá apresentar uma declaração de conclusão do 3º ano do Ensino Médio assinada pelo Diretor ou Secretário da Escola.

18. A matrícula somente será considerada efetivada se, até o último dia útil que antecede o início das aulas, o candidato tiver apresentado os documentos relacionados no item 19.

19. Se o número de candidatos classificados for inferior ao número mínimo de alunos necessário à formação da turma, a Instituição se reserva o direito de efetivar ou não as respectivas matrículas a partir de decisão que deverá ser tomada pelo Conselho Universitário do Centro Universitário Fundação Santo André e pelo Conselho Diretor da Fundação Santo André.

19.1. Caso o Conselho Universitário e o Conselho Diretor decidam não formar turma inicial para o curso, todos os valores pagos serão devolvidos integralmente ao candidato.

20. Com a realização parcial ou total do processo de matrículas, o Centro Universitário Fundação Santo André se reserva o direito de alterar e/ou atualizar os cursos e suas respectivas vagas.

21. O(A) candidato(a) fica plenamente ciente e concorda expressamente que, caso não haja quantidade suficiente de alunos para a formação de turma, no período originalmente escolhido, no semestre do curso ou nos semestres ou nos anos letivos posteriores, a continuidade do curso será realizada em outra turma existente para semestre ou ano letivo, ainda que em período diverso do período originalmente

escolhido. 22. O(A) candidato(a) fica plenamente ciente e concorda expressamente que todas as bolsas e

descontos oferecidos obedecerão às determinações da Instituição, por meio de seus conselhos deliberativos, podendo ser alteradas ou canceladas a qualquer momento, de acordo com as regras vigentes à época.

VI. Disposições finais 23. O início das aulas será informado no ato da matrícula, conforme calendário acadêmico do

Centro Universitário Fundação Santo André. 24. Os cursos oferecidos pelo Centro Universitário Fundação Santo André são os disponíveis na

pagina de inscrição para o Vestibular Agendado 2019 - 1º semestre. 25. É facultado ao candidato matriculado solicitar cancelamento de matrícula, desde que protocole

sua solicitação antes do início do semestre letivo, devendo, para tanto, preencher requerimento na Secretaria Geral de Atendimento.

25.1. No caso de cancelamento, desde que efetuado no prazo estipulado neste item, será devolvido 80% do valor pago.

26. Casos omissos relativos ao Vestibular Agendado 2019 - 1º semestre serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação, ouvida a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Fundação Santo André, de acordo com a legislação pertinente.

27. O período de realização do Vestibular Agendado 2019 - 1º semestre poderá ser prorrogado à critério da Pró-Reitoria de Graduação.

28. O Centro Universitário Fundação Santo André está credenciado no Programa de Financiamento Estudantil de Ensino Superior - FIES.

28.1. Trata-se de um programa de financiamento do MEC - Ministério da Educação e Cultura, destinado a estudantes regularmente matriculados nas IES - Instituições de Ensino Superior - não gratuitas.

28.2. Os estudantes interessados deverão aguardar o calendário do MEC, com vistas à divulgação e inscrição no Programa.

28.3. Informações específicas sobre o financiamento, cursos disponíveis, processo de inscrição/seleção, bem como os critérios governamentais adotados para a obtenção do FIES, poderão ser consultados pelo site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

O Centro Universitário Fundação Santo André reserva-se o direito de realizar novo Processo Seletivo para completar o número de vagas disposto na Descrição dos Cursos de Graduação constante no Manual do Candidato.

Santo André, 14 de agosto de 2018.

Prof. Dr. Francisco José Santos Milreu Reitor do Centro Universitário Fundação Santo AndréPresidente da Fundação Santo André

Redação

Espera-se que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.

Será atribuída nota zero à redação que:

a) fugir ao tema e/ou gênero propostos; b) apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, marca ou informação não pertinente ao solicitado na

proposta da redação que possa permitir a identificação do candidato; c) estiver em branco; d) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e/ou

palavras soltas e/ou em versos); e) for escrita em outra língua que não a portuguesa; f) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível; g) apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal; h) apresentar menos de 20 (vinte) linhas (sem contar o título); i) for composta integralmente por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da

proposta.

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Nº 027/18(Processo FSA nº 11752/18)

O Prof. Dr. Rodrigo Cutri, Reitor em exercício do Centro

Universitário Fundação Santo André, no uso de suas atribuições estatutárias, visando:

• ampliar as formas de ingresso no vestibular 2019,

FAZ SABER que o Conselho Universitário em reunião realizada em 09/10/2018, aprovou a seguinte Resolução:

Artigo 1º - Aditar o Edital do Vestibular 2019 conforme anexo.

Artigo 2º - Esta resolução entrará em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

Santo André, 09 de outubro de 2018.

Prof. Dr. Rodrigo CutriReitor em Exercício

ANExO DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Nº 027/18ADITAMENTO NO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO

SANTO ANDRé VESTIBULAR 2019 – 1º SEMESTRE

VESTIBULAR TRADICIONAL 2019 – 1º SEMESTRE

I – Disposições Gerais

1.1 São válidos todos os itens pertinentes no Edital Vestibular 2019 – 1º semestre, incluindo os dispositivos deste aditamento.

II. Exame

2.1 Fica incluído nas possibilidades de exame, tanto para o Vestibular 2019 – 1º semestre, quanto para o Programa Bolsa Social, a realização de exame na forma de Vestibular Tradicional.

2.2 O exame do Vestibular Tradicional será realizado no dia 08 de dezembro de 2018, no Campus do Centro Universitário Fundação Santo André, à Avenida Príncipe de Gales, 821, Santo André, com início às 14h, no local indicado no Comprovante de Inscrição, e terá duração de 3 horas.

2.3 O exame é elaborado tendo por base competências e habilidades desenvolvidas durante a vida escolar do candidato, avaliadas por intermédio de: Prova Objetiva (na forma de teste de múltipla escolha, com quatro alternativas), com um total de 40 questões distribuídas da seguinte maneira: Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias - 12 questões, sendo 3 de Língua Inglesa; Matemática e Suas Tecnologias - 8 questões; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias - 10 questões e Ciências Humanas e Suas Tecnologias – 10 questões.

2.4 O candidato deverá comparecer ao local do exame com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, sendo vedada a sua entrada após a hora determinada para o início do exame.

2.5 O candidato deverá entrar no local do exame munido, obrigatoriamente, de RG original ou de outro documento oficial, comprobatório de identidade com foto e em via original, Comprovante de Inscrição, caneta azul ou caneta preta, lápis e borracha. Não será permitido o uso de outro tipo de material.

2.6 O candidato deverá, obrigatoriamente, desligar telefones celulares e/ou qualquer aparelho de comunicação assim que adentrar no local do exame.

2.7 Não será permitido o uso de calculadora ou similar, telefones celulares, aparelhos de comunicação, intercomunicadores, agendas eletrônicas, equipamentos eletrônicos, relógios de qualquer espécie, entre outros.

2.8 É de exclusiva responsabilidade do candidato a correta marcação da folha de respostas, sendo vedada qualquer modificação posterior.

2.9 Serão consideradas inválidas as respostas que apresentarem mais de uma alternativa assinalada ou eventuais rasuras detectadas na correção por sistema óptico.

2.10 Só será permitida a saída do candidato da sala depois de transcorridos 60 minutos do início do exame.

2.11 Não serão admitidas solicitações de revisão, vistas ou recontagem de pontos do exame.

III. Classificação e convocação para a matrícula

3.1 Permanecem vigentes os itens do Edital do Vestibular 2019 – 1º semestre, referente à Classificação Geral e empate em cada modalidade de ingresso.

3.2 No caso de empate, por meio de exame do Vestibular Tradicional, prevalecerá, para efeito de classificação, a maior pontuação obtida sucessivamente em: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (somatório dos pontos)

3.3 Estará desclassificado o candidato que obtiver nota zero na prova

Santo André, 09 de outubro de 2018

Prof. Dr. Rodrigo CutriReitor em Exercício do CUFSA

Presidente em Exercício da FSA