manual do aluno ccsa 2015

12
CCSA/UFRN

Upload: ccsa-ufrn

Post on 07-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Manual produzido pelo Núcleo de Apoio ao Discente em parceria com o Núcleo de Comunicação, ambos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) com o objetivo de facilitar a vida do aluno ingressante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

TRANSCRIPT

Page 1: Manual do Aluno CCSA 2015

CCSA/UFRN

Page 2: Manual do Aluno CCSA 2015

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte surgiu da Universidade do Rio Grande do Norte, criada em 25 de junho de 1958, através de lei estadual, e federalizada em 18 de dezembro de 1960. A Universidade do Rio Grande do Norte foi formada a partir de faculdades e escolas de nível superior já existentes em Natal, como a Faculdade de Serviço Social, de Direito, Economia, Medicina, dentre outras.

Nos anos 70, teve início a construção do Campus Central, numa área de 123 hectares. O Campus abriga atualmente um arrojado complexo arquitetônico, circundado por um anel viário que o integra à malha urbana da cidade de Natal. Atualmente, a UFRN oferece 84 cursos de graduação presencial, 9 cursos de graduação a distância e 86 cursos de pós-graduação. Sua comunidade acadêmica é formada por mais de 37 mil pessoas:

37 milestudantes(graduação e pós-graduação)

3.146 servidores técnico-administrativos

2 mil docentes efetivos(além dos professores substitutos e visitantes)

Page 3: Manual do Aluno CCSA 2015

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Goiabão) é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão, onde ficam os Departamentos Acadêmicos e as Coordenações dos cursos de graduação em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Serviço Social e Turismo.

(84) [email protected]/ccsa.ufrn

ProduçãoNúcleo de Apoio aoDiscente (NADis)Imagens:Anastácia VazCanindé SoaresCícero OliveiraJeferson RochaDiagramaçãoJeferson RochaCapaFreepik.com

Prezado Aluno,

Este manual traz as informações básicas

ligadas à estrutura e ao funcionamento do

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

(CCSA). Especialmente, você vai saber

quando procurar a Coordenação do seu

Curso e Chefia de Departamento e conhecer

os instrumentos legais mais importantes que

irão regulamentar a sua vida acadêmica nos

próximos anos. Desejamos que a sua

permanência na Universidade seja um

período de desenvolvimento pessoal e

acadêmico-profissional. Seja Bem Vindo!

Maria Arlete Duarte de Araújo

Diretora

Adilson de Lima Tavares

Vice-Diretor

Page 4: Manual do Aluno CCSA 2015
Page 5: Manual do Aluno CCSA 2015

UFRNCo

ne

cte

-se

! SIGAA

Aplicativos para Celular

Coordenação DepartamentoAs coordenações dos cursos de graduaçãoe pós - graduação

ver.

A UFRN utiliza o SIGAA (Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas) onde você pode fazer matrícula online, consultar bolsas, acervo da biblioteca, disciplinas matriculadas (inclusive o professor pode anexar materiais e marcar as avaliações, tudo pelo sistema), emitir histórico online, declarações e muito mais...O sistema foi, produzido por nossos servidores e estudantes e já é utilizado por Universidades em todo o país. Acesse www.sigaa.ufrn.br e descubra todas as possibilidades do SIGAA.

Page 6: Manual do Aluno CCSA 2015

O que tem no CCSA?

CCSA

Centros Acadêmicos - CAs

*Para informações sobre atividades e eventos relacionados ao seu curso;

* Para encaminhar demandas para Plenária do Departamento e Colegiado do Curso.

NUT-SECA

DCE

LANCHONETE

LANCHONETE

XEROX

NEPSA

Setor V

ESTACIONAMENTO

SUPERVISÃO

LABORATÓRIOS

PRAÇA DECONVIVÊNCIA

+BIBLIOTECA SETORIAL+AUDITÓRIO+LAB. INFORMÁTICA

EMPRESASJUNIORES

PRAÇA DECONVIVÊNCIA

(goiabinha)

(goiabão)

BibliotecaCentral (BCZM)

Reitoria

Administração do CCSA* Para recorrer de decisão do Departamento ou da Coordenação do Curso* Para informações sobre auxílio financeiro a estudantes* Limpeza e manutenção das salas* Funcionamento dos laboratórios* Saber sobre quaisquer outros aspectos administrativos do Centro

CCHLA

Centro deConvivência

05

Page 7: Manual do Aluno CCSA 2015

Coordenação*Para orientação acadêmica;*Consultar oferta de disciplinas do semestre;*Declarações;*Retificação de notas ou faltas;*Solicitar prorrogação de conclusão de curso;*Dar entrada em licença gestante;*Solicitar permuta de turno, grade curricular;*Receber diploma;*Todos os assuntos ligados ao curso.

Chefia dos Departamentos*Para pedir revisão dos resultados de qualquer verificação de aprendizado;*Para pedir informações sobre monitoria;*Para informações sobre bolsa de pesquisa e de apoio técnico;*Para assuntos relativos aos professores.

DACA/PROGRAD (Reitoria)

Para retificar registros acadêmicos, relativos ao desempenho do aluno em disciplina;

Para fazer inscrição para reopção/ reingresso/ transferência voluntária;

Solicitar transferência;

Solicitar aproveitamento de estudos;

Solicitar inscrição como aluno especial;

NADis - Núcleo de Apoio ao Discente*Para esclarecer dúvidas sobre as Resoluções estudantis e suas aplicações; realizar inscrição nos eventos de capacitação oferecidos pelo Núcleo; receber orientação psicopedagógica e profissional; receber orientação quando situações diversas estiverem impactando o processo de ensino- aprendizagem.

XEROX

Setor I

ESTACIONAMENTO

PARADADE ÔNIBUS

SUPERVISÃO

NÚCLEO DEPRÁTICA JURÍDICA

ESTACIONAMENTO

Foto: Canindé Soares/Arquivo Agecom UFRN

PROCURE O NADIS TEL: 3342-2288 (RAMAL: 110)

9474-6756 [email protected]

Facebook: nadisccsa

LABORATÓRIODE INFORMÁTICA

RU 06

Page 8: Manual do Aluno CCSA 2015

RU - Restaurante Universitário A refeição do RU custa R$ 3 para estudantes, mas é preciso que você faça o cadastro e adquira o cartão que dá acesso ao refeitório. O cardápio pode ser consultado no site www.sae.ufrn.br ou no aplicativo para Android (Veja página 4).

Centro de Convivência

Administração da Capela do CampusBanca de revistasBancos (Brasil, Caixa, Santander,CredSuper)CaurnCentral de Empresa JúniorCorreiosFarmáciaFeirinha de ArtesanatoLanchonetesLivrariasNúcleo de Arte e CulturaOuvidoriaRestaurante

O Centro de Convivência é um espaço onde você tem vários serviços à disposição:

Fica ao lado do Setor I, em frente à Reitoria e por trás da biblioteca central (BCZM).A parada de ônibus mais próxima é a da Reitoria.

#DICAO valor dá direito a refeições que incluem bebida, no entanto, para preservação do meio ambiente, o restaurante não distribui copos. Por isso, não esqueça de levar seu copo ou garrafinha para tomar o suco!

07Como Chegar?

Para chegar aos setores de aula dos cursos do CCSA você tem três formas: ônibus comum, circular e carro.

De ônibus comum, você pode pegar uma das linhas abaixo e descer na parada do setor V. Ela fica entre a parada das piscinas e a do setor II, e descendo lá, você anda pouco para chegar nos setores I, V ou NEPSA. Veja as linhas:

10-29 NOVA NATAL/ NOVA DESCOBERTA 18 BAIRRO NORDESTE/ CAMPUS30 FELIPE CAMARÃO/ PIRANGI - Via CAMPUS31 FELIPE CAMARÃO/ PIRANGI/ Candelária - Via Campus57 VILA SÃO JOSÉ/ MÃE LUIZA - Via Nova Descoberta63 FELIPE CAMARÃO/ CAMPUS66 PONTA NEGRA CIDADE ESPERANÇA54A PONTA NEGRA/ CAMPUS - >> Descer na parada da EC&T e pegar o Circular <<

Outra alternativa é descer na parada do Via Direta e pegar a linha Circular do Campus. O terminal fica em frente ao restaurante universitário e o sistema tem duas rotas: Direto e Inverso. Vindo da parada ao

Circular

Circular na Parada do Setor V

Carro

Para quem tem ca r ro , o CCSA con ta com estacionamentos ao redor dos setores I e V. A melhor dica é estacionar ao lado do CCSA, perto do Setor I. O estacionamento tem mais vaga e bastante árvores para deixar seu carro na sombra. Veja o mapa de estacionamentos na página 5.

lado do Via Direta em direção ao setor V, você pode pegar o circular INVERSO que não pára no terminal antes de chegar no Setor V. Já para voltar ao Via Direta, você pega a linha DIRETO, na parada do Setor V, sem atravessar a rua, ok?

Se tiver com pressa, você pode pegar a linha DIRETO para vir do Via Direta para o Campus, descer na Reitoria e dar uma caminhada até os setores de aula. E para voltar, faz o mesmo percurso e pega o INVERSO em frente à Reitoria ;-)

Para Conhecer

Page 9: Manual do Aluno CCSA 2015

08

O Sistema de Bibliotecas da UFRN (SISBI) é composto pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e pelas bibliotecas setoriais, como a do CCSA. Para ter acesso a qualquer uma das bibliotecas, o primeiro

passo é realizar o cadastro no SIGAA. Veja nossas outras dicas:

#FiqueLigado(a)Consulta local: é de livre acesso para a comunidade em geral , sendo somente permitida a consulta dos documentos na á rea f í s i ca da Biblioteca.Cadastro na biblioteca: é opcional para os alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários da UFRN. Para se cadastrar acesse www.sigaa.ufrn.brEmpréstimo especial: a retirada para livro com status “especial” (com uma fitinha amarela no l ivro) será permitida nas sextas-feiras após o horário das 16h, devendo ser devolvido na segunda-feira até às 12h.A renovação do empréstimo pode ser realizada através do SIGAA uma única vez, pelo mesmo prazo. Após o término do último prazo, o documento só poderá sair para novo empréstimo após 24 horas.Para orientação bibliográfica quanto ao uso das normas da Associação

Cópia de documentos: A BCZM fornece cópias de parte de publicações avulsas e periódicas pertencentes aos acervos das bibliotecas integrantes do SISBI, obedecendo a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que trata sobre os direitos autorais.Declaração de qui tação será concedida somente para o usuário que estiver em dia com o serviço de empréstimo da biblioteca. Ela poderá ser emitida através do seu SIGAA. A quitação deverá ser retirada somente quando você não precisar utilizar mais os serviços da biblioteca.

Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das normas internacionais. Você deve agendar o serviço através do SIGAA.C a t a l o g a ç ã o n a f o n t e ( fi c h a catalográfica): a produção técnico-científica da universidade recebe o tratamento descritivo e temático para as suas publicações através deste serviço. Esta solicitação deverá ser realizada através do SIGAA.Visita programada: apresentação aos usuários da estrutura organizacional da biblioteca e dos serviços oferecidos à comunidade universitária. É necessário marcar o horário com antecedência mínima de 24h.

Prazos e limites de EmpréstimoCategoria Qtd de

livrosPrazo

em diasDocumentos

Alunos de Graduação

Alunos de Pós-graduação

03

05 30

15

Carteira de identidade ou de estudante atualizada

Carteira de identidade ou de estudante atualizada

A BCZM fica em frente ao CCHLA e por trás do Centro de ConvivênciaA biblioteca do CCSA fica no NEPSA, ao lado do CCSA e Setor V

Você pode consultar os acervos das bibliotecas da UFRN de qualquer lugar através do

www.sigaa.ufrn.br

Page 10: Manual do Aluno CCSA 2015

Para você saber!Destaques do novo regulamento dos cursos de graduação

Matrícula, Rematrícula e Matrícula ExtraordináriaA primeira matrícula já foi feita no dia do cadastramento, a partir de agora é por sua conta: fique de olho no calendário acadêmico da UFRN disponível no site www.sigaa.ufrn.br e não perca os prazos, principalmente o de matrícula. Você deve se matricular através do SIGAA e escolher as matérias que quiser, mas busque sempre ajuda do seu professor orientador: ele é quem vai lhe indicar as melhores disciplinas para você cursar.

Se você não conseguiu se matricular ou não conseguiu vaga em determinada disciplina (foi indeferido), existe a A REMATRÍCULA, período que abre após a matrícula e nela são oferecidas disciplinas que ainda têm vagas. Esse procedimento também acontece pelo SIGAA.

Se mesmo assim você ainda não conseguiu a sua vaga, fique calmo, ainda tem a MATRÍCULA EXTRAORDINÁRIA período em que aparecem as disciplinas que têm vagas restantes e você já se matricula direto nelas, sem precisar aguardar processamento do sistema. Lembre-se: A matrícula é obrigatória e de sua responsabilidade!

Ao entrar na UFRN, você deve confirmar o vinculo na coordenação do curso. Não esqueça!

Cada turma tem um professor orientador. Procure saber quem é, e estreite os laços com ele. Esse professor será muito importante durante a sua vida acadêmica.

Cada componente curricular tem uma Ementa, um Programa e um Plano de Curso que deve ser apresentado obrigatoriamente pelo docente no inicio do semestre.

Não existe abono de faltas. Você terá que ter no mínimo 75% de frequência em cada componente curricular. Para os casos de afastamentos que a lei acoberta (gestantes, tratamentos de saude), procure a coordenação do seu curso.

A avaliação de aprendizagem poderá ser feita em 3 unidades, mas a nota da avaliação devera ser divulgado no SIGAA 3 dias antes da 1° avaliação da unidade seguinte. É obrigatório a discussão da prova.

Você estará aprovado sem prova de reposição se: sua Média parcial for maior ou igual a 7,0; ou sua Média parcial for maior ou igual a 5,0 e nota maior ou igual que 3,0 em todas as unidades. Senão, realiza prova de reposição se teve assiduidade e média parcial maior ou igual a 3,0. A prova de reposição só será aplicada ao final das aulas e substitui a menor nota,você estará aprovado após a reposição, se sua Média final for maior ou igual a 7,0; ou a Média final for maior ou igual a 5,0 e nota maior ou igual que 3,0 na prova de reposição.

Suspensão de Programa (Trancamento)Esperamos que você não precise fazer esse procedimento, mas se for o caso, você pode suspender o curso por até quatro semestres., ficando afastado da Universidade e deixando de cursar as disciplinas. Também é possível trancar alguns componentes curriculares. LEMBRE-SE: antes de tomar uma dessas duas decisões, procure seu professor orientador ou a Coordenação do seu curso… eles vão lhe orientar da melhor forma! Além disso, esses dois procedimentos podem ser feitos em períodos determinados no Calendário Acadêmico. Fique ligado!

CalendárioAcadêmico

Para consultar o Calendário Universitário

completo acesse www.ccsa.ufrn.br ou

www.sigaa.ufrn.br

N o C C S A v o c ê p o d e continuar estudando nos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Obtenha mais informações direto com os Programas ♦ Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)Fone: 3215-3536♦ Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP)Fone: 3215-3536♦ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)Fone: 3215-3482♦ Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD)Fone: 3215-3495♦ Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGECO)Fone: 3215-3512♦ Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS)Fone: 3215-3475♦ Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR)Fone: 3215-3617

Siga em frente!

09

Page 11: Manual do Aluno CCSA 2015

10

Diretório Central dos Estudantes (DCE) Importante entidade estudantil da UFRN que atua em toda a Universidade Fone: 3215-3325(Também costuma emitir a identidade estudantil para alunos da UFRN)

Centro Acadêmico é u m a e n t i d a d e organizada e mantida pelos alunos dos cursos da universidade que representa todos os

estudantes desse curso, sendo um elo de l igação entre os estudantes, a Coordenação e a Direção da Instituição. Dentre as funções básicas do C.A. estão: d i s c u t i r s o l u ç õ e s p a r a o s problemas do curso (como falta de p r o f e s s o r e s , m u d a n ç a s curriculares, disciplinas mal estruturadas), garantir que haja representação dos estudantes n o s ó r g ã o s c o l e g i a d o s e departamentos, dentre outras. Veja o contato do CA do seu curso:

CA de Administração: fb.com/CAdmUFRN

CA de Biblioteconomiacazma.blogspot.com

CA de Contábeisfb.com/cacic.ufrn

CA de Direitoamarocavalcanti.wordpress.com

CA de Economiafb.com/KAECOUFRN

CA de Serviço Social:cassufrn.blogspot.com.br

CA de Turismo:casgturismoufrn.blogspot.com.br

Empresas Juniores são associações civis sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de cursos superiores, cujos principais objetivos são fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximar o mercado de trabalho das academias, além de poder realizar uma gestão autônoma em

relação à direção da universidade ou centro acadêmico.

Bases e Grupos de PesquisaO CCSA tem vários grupos que se dedicam à pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. Esses grupos e bases de pesquisa podem lhe ajudar a ampliar seus horizontes de conhecimento na sua área de atuação, servem como ponto inicial para que você se torne um bom pesquisador e sua atuação ainda conta como carga horária para Atividades Complementares no seu

curso. Você pode se informar sobre as bases ligadas ao seu curso através dos professores, da coordenação do seu curso ou na aba de Pesquisa do www.sigaa.ufrn.br.

Projetos de Extensão: são, em sua maioria, desenvolvidos por professores e técnicos com o objetivo de desenvolver ações que disponibilizem ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. O aluno que participa de projetos conhece realidades diferentes, põe seus conhecimentos teóricos em prática e ainda pode usar as horas como Atividade Complementar do seu curso. Você pode conhecer os projetos e ações de extensão da UFRN no site da Pró-reitoria de extensão: www.proex.ufrn.br.

Você também pode participar de atividades físicas gratuitas. A

UFRN oferece at iv idades de desporto à comunidade acadêmica em horár ios regulare, a lém realizar competições como os Jogos do CCSA e as Olimpíadas

da UFRN. Saiba mais sobre essas atividades através do fb.com/dadufrn

ou pelo [email protected]

O Seminário de Pesquisa do CCSA acontece todos os anos, normalmente no mês de maio, com palestras, oficinas, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e atividades culturais. É uma ótima oportunidade para aprimorar os c o n h e c i m e n t o s e a i n d a g a n h a r c a r g a h o r á r i a complementar.Acesse e saiba mais www.seminario.ccsa.ufrn.br sobre o evento.

COISASP A R A FAZER

COISASP A R A FAZER

Page 12: Manual do Aluno CCSA 2015

Fale com a gente!

Supervisão do Setor I: 3215-3470 Supervisão do Setor V: 3215-3530 Biblioteca Setorial do CCSA: 3215-3503 Biblioteca Central Zila Mamede: 3215-3841 Ouvidoria: 3215-3883Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: 3215-3310Bolsas: 3215-3313Serviço Social: 3215-3638Mobilidade Estudantil: 3215-3197Assessoria Internacional: 3215-3114 Restaurante Universitário: 3215-3316 / 3215-3317 Depto. de Assistência ao Servidor: 3342-2330Segurança do Campus: 0800 084 2050

Órgãos Suplementares ♦ Núcleo Temático da Seca - Fone: 3215-3462♦ Núcleo de Prática Jurídica - Fone: 3215-3493 Departamentos♦ Ciência da Informação – Fone: 3215-3515♦ Ciências Administrativas – Fone: 3215-3536 ♦ Ciências Contábeis – Fone: 3215-3482♦ Direito Privado – Fone: 3215-3541♦ Direito Público – Fone: 32153487♦ Economia – Fone: 3215-3509♦ Serviço Social – Fone: 3215-3437♦ Turismo – Fone: 3215-3496

Coordenações de Cursos de Graduação♦ Administração – Fone: 3215-3498Coordenador: Prof. Carlos Alberto Freire Medeiros♦ Biblioteconomia – Fone: 3215-3516Coordenadora: Prof.ª Luciana Moreira Carvalho♦ Ciências Contábeis – Fone: 3215-3539Coordenador: Prof. Luiz Vieira de O. Sobrinho♦ Ciências Econômicas – Fone: 3215-3510Coordenadora: Prof.ª Valéria Rodrigues Leite♦ Direito – Fone: 3215-3489Coordenadora: Prof.ª Anna Emanuella N. dos S. C. da Rocha♦ Serviço Social – Fone: 3215-3577Coordenadora: Prof.ª Ilka Lima de Souza♦ Turismo – Fone: 3215-3535Coordenador: Prof. Carlos Humberto Porto

fb.com/[email protected]/ccsaufrn

www.ccsa.ufrn.br

O Núcleo de Apoioao Discente existepara lhe atender!

Procure-nos!