manual de produção editorial para publicações digitais

8
Manual de Produção Editorial Para livros publicações feitas a partir do Indesign CS6 Da concepção a publicação por Agência Cross

Upload: alex-rosa

Post on 05-Aug-2015

87 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

lka slsdkjf lksdjf ldskajf

TRANSCRIPT

Page 1: Manual de produção editorial para publicações digitais

Manual de Produção EditorialPara livros publicações feitas a partir do Indesign CS6

Da concepção a publicaçãopor

Agência Cross

Page 2: Manual de produção editorial para publicações digitais

Agência Cross - Design GráficoRua Gentil Portugal do Brasil - 212 - Loja 5

Bairro Camargos - Belo Horizonte - Minas GeraisCEP: 30520-540

Tel.: (31) 3234-8749 / [email protected]

Page 3: Manual de produção editorial para publicações digitais

SumárioPrefácio ......................................................................................................................................................... 4

Ponto de partida ........................................................................................................................................ 5

Investimento ............................................................................................................................................... 8

Page 4: Manual de produção editorial para publicações digitais

4Manual de Produção editorial para publicações digitais Agência Cross - Design Gráfico

PrefácioApós o lançamento do tablet da Apple, o

Ipad, as editoras contemplaram um novo nicho do mercado, o livro digital. Tal ten-

dência já se antecipava com o hardware da Kindle que lia livros em PDF e Epub com algumas apli-cações interativas. Contudo nada poderia se com-parar às possibilidades geradas pelo livro digital próprio para a plataforma da Apple.

Isso aconteceu graças a decisão acertada de seus desenvolvedores em não aderir ao flash, que comu-mente era usado para fazer animações e até mesmo sites, os desenvolvedores da Apple não incorpora-ram essa linguagem por ser pesada e comprome-ter os processadores do tablet. Com isso, foi de-senvolvida uma nova linguagem a partir de outra que permeou a internet durante anos. O HTML, por ser leve e usual foi aprimorado e se tornou o HTML5 e o desenvolvimento deste inferiu direta-mente nas publicações digitais.

Por ser leve e por interagir com diversas lin-guagens da programação, através de scripts, como: PHP, Java, ASP etc. As publicações puderam con-templar uma gama de efeitos sem comprometer a capacidade de processamento do hardware e isso efetivou, a tecnologia de tablets e também, as pu-blicações digitais, novas possibilidades. Para os li-vros e revistas, recursos desde poder assoprar um cata-vento, a interagir diretamente com o texto controlando-o numa sequência de imagens.

Entretando ainda era dispendioso a editoração de publicações diretamente em HTML5, o que fez que as editoras, durante esse primeiro período, in-vestissem nas publicações digitais em PDF, fora as grandes agências que investiram no aplicativo da Woodwing que era um plug-in para a adobe que permitia a criação de efeitos, porém seu valor era muito alto devido o fato de que se comprar a licen-ça do formato fólio junto ao servidor da empresa, se tornando inviável para pequenos escritórios.

Contudo os resultados que as primeiras publica-ções conseguiram alcançar com o plug-in torna-ram-se satisfatórios, referências no mercado e cha-maram a atenção da própria Adobe, que comprou a empresa Woodwing e logo inseriu seu plug-in em uma versão intermediária de sua suíte a CS5.5. Visivelmente apressada para que a Adobe pudesse entrar de maneira forte neste mercado.

O investimento desta grande corporação tinha um motivo evidente. A experiência de leitura que poderia ser gerada combinando seu produto, o Adobe Indesign, com o plug-in da Woodwing, ge-raria uma revolução neste mercado, pois, os efeitos HTML5 principais do plug in poderiam ser apli-cados com facilidade, envoltos numa editoração instintiva e prática típica de seus produtos. Além de gerar preços competitivos para os editoradores. A qualidade, interatividade e produtividade frente ao livro por PDF, se tornou o grande trunfo dessa empresa. Já que o PDF pode ser gerado pelos seus concorrentes diretos: QUARK e COREL. Contudo, ainda havia algumas lacunas a serem preenchidas: a primeira seria como publicar e a segunda como tornar viável a editoração para os diversos forma-tos que haviam no mercado.

A resolução destes problemas veio com a suí-te CS6 da adobe que adotou a fundo a lingua-gem HTML5, em um novo estamento, que é o de Layouts líquidos, em que os arquivos procuram se dimensionar aos novos formatos, gerando ao editorador a única função de ajustar seu produto. A publicação se torna possível graças a sua suí-te Digital Publishing, em que se torna acessível a criação dos aplicativos e, monetariamente, viável, principalmente pelo valor do fólio para publicação junto aos servidores da adobe.

Neste material estaremos especificando como produzir um livro a partir dessa tecnologia, utili-zando o Indesign CS6. Acompanhem este processo.

Page 5: Manual de produção editorial para publicações digitais

5Manual de Produção editorial para publicações digitais Agência Cross - Design Gráfico

Ponto de partidaPara a produção do livro digital, o processo de

concepção sofre 2 grandes mudanças. A primeira delas é que não é viável manejar o processo atra-vés do número de páginas e sim por artigos. A adobe em sua suíte adotou a seguinte hierarquia para suas publicações: Fólio – em que se agrupa a publicação como um todo e dentro deste Fólio se encontram os artigos. Eles são construídos a par-tir de uma ferramente gratuita da Adobe chamada Folio Buider e o gerenciamento destes fólios é fei-to com uma ferramenta Web chamada Folio Pro-ducer, a partir delas podemos gerar os arquivos e publicá-los posteriormente.

A segunda grande mudança é que a empresa que contratará os serviços da Agência Cross para confecção do livro para tablet, deverá ter ciência das interatividades nativas do programa, para conceber sua peça com a máxima qualidade que a plataforma oferece ao seu produto, tornando-o mais competivivo no mercado.

Arquivo base para produção digital

O arquivo base para se começar a produzir pode ser um word como é comumente usado, a edição, feita em Indesign exporta sem problemas o texto nessa extensão de arquivo.

No caso de publicações que antes de irem para o digital, possuem sua versão para o gráfico, o ideal é que se entregue o Package desta, imediatemen-te após sua aprovação para gráfica, pelas seguintes razões: o primeiro é que o material já estará revi-

sado, deixando a cargo do editorador a criação. O momento de hiato entre gráfica e publicação nas lojas leva cerca de 3 meses tempo mais do que ideal para se fazer esse processo de conversão para o di-gital, com segurança e qualidade. Outro fator é que pode-se fazer a partir do projeto gráfico original, contudo ajustando-o a plataforma digital, tornado os produtos diretamente ligados, mas independen-tes entre si.

Ressaltamos que preferimos o package por que o PDF é um formato fechado e não haveria, com esse formato, a possibilidade de ajuste de tela aos diversos modelos de tablets, gerando tarjas inde-sejáveis no produto final, em alguns modelos wi-descreen.

Sobre os efeitos

O livro digital possui infinitas possibilidades de efeitos, graças a linguagem HTML5, no entanto, no aplicativo da adobe, já estão construídos 8 efei-tos base, em que se pode contruir um infinidade de interações, são eles:

Hiperlink

Crie um hiperlink utilizando o painel botões direcionando o leitor diretamente a um endereço URL, ou para outros artigos dentro do Fólio.

Na publicação: Permite a nevegação entre o li-vro e a internet a partir de um botão hiperlink, po-de-se acessar um formulário, com o questionário de um capítulo, ou prova. Pode-se ir direto a uma página da web, etc.

Page 6: Manual de produção editorial para publicações digitais

6Manual de Produção editorial para publicações digitais Agência Cross - Design Gráfico

Exibição de Slides

Objetos em vários estados que são apresentados em sequencia ou pelo toque do usuário

Na publicação: pode-se criar botões que reve-lam as respostas para o professor, pode-se criar in-fográficos em vários estados, como um mapa em que se destaca a parte que foi pressionada, pode-se criar um box que alterna as imagens pelo toque ou automaticamente.

Sequencia de imagens

Pode ser usado para infográficos interativos e ani-mações automáticas em formatos personalizados.

Na publicação: pode-se criar imagens animadas e controladas pelo toque.

Áudio e vídeo

O vídeo é diferente da sequência de imagens pois ele reproduz um arquivo neste formato. O me-lhor formato até o momento tem sido o MP4 pois ele é visto por todos os modelos de tablet.

Na publicação: acréscimo de vídeos e áudios de pronúncia, ou explicações alternativas para livros de língua estrangeira.

Panorama

Inserção do leitor em um ambiente a 360 graus em todas as direções, a partir de uma sequencia de 6 imagens que formam a parte interna de um cubo.

Na Publicação: este efeito sugere a imersão do leitor a um ambiente específico

Conteúdo Web

Exibe em um quadro, conteúdo específico da web e/ou arquivos html produzidos pelo editora-dor. Ideal para se produzir HTML5 canvas que é o ato de desenhar por cima de uma foto e/ou um quadro para se fazer cálculos ou rascunhos.

Na publicação: pode-se acrescentar widgets, ou boxes com conteúdo que funcionarão se o ta-blet estiver conectado com a web.

Panorama e zoom

O conteúdo de um quadro pode ser aproxima-do e movimentado

Na publicação: com imagens em alta resolução pode-se aproximar detalhes ou se há infográficos muito extensos, navegar em meio aos detalhes.

Quadro com rolagem

O conteúdo extra não precisa ir para outra pá-gina basta se configurar o quadro com rolagem e o texto, ou imagem pode ser movimentada, ideal também para linhas do tempo e infográficos de maior largura vertical ou horizontal.

Na publicação: se o texto de determinada figu-ra exceder a página, cria-se esse recurso de rola-gem para que o texto específico, possa estar junto de sua imagem correspondente.

Formulários

O livro digital pode ter artigos especificamente produzidos em HTML5 e importados para dentro do folio, ou seja, há a possibilidade de aplicativos inteiros dotados dessa programação serem inseri-dos dentro de um livro.

O artigo importado ira atribuir todos os seus scripts dentro da publicação digital.

Outra possibilidade é a confecção de formulá-rios, para questionários etc. Contudo a linguagem PHP ainda não foi bem desenvolvida para essa tec-nologia por isso vínculos DHTML, ou PHP não tem tido ainda uma boa resposta.

Para questionários sugerimos que se use a in-teração conteúdo da WEB ou hiperlink, o con-teúdo vindo direto da página do servidor pode ter seus formulários utilizados a partir do banco de dados da própria página WEB, tornando até, mais seguro o compartilhamento de dados.

Page 7: Manual de produção editorial para publicações digitais

7Manual de Produção editorial para publicações digitais Agência Cross - Design Gráfico

Produção

Para maximizar a produção, deve-se ter em vista que os artigos não terão número de páginas limitados, já que isso é irrelevante para publica-ção digital. Por isso não há limites para números de imagens ou de texto, contudo deve-se levar em conta que o Artigo não pode exceder 2GB. Já o fó-lio cerca de 16GB. Contudo não é um fator a se preocupar, o tamanho de um livro inteiro não che-ga a se aproximar de 1GB, tendo em média 200mb a 400mb.

Prazos

O prazo para produção de um livro digital leva em conta o volume de conteúdo a ser aplicado e o número de interações, contudo fica entre 10 e 25 dias para a primeira editoração. Após isso, o fó-lio é enviado para revisão, esta fará o trabalho de verificar: viúvas em ajustes, ortografia (no caso de livros enviados do zero, ou por segurança), mas sobremaneira a verificação das interações e fun-cionalidades, se estão todas ativas e funcionando perfeitamente.

Visto um prazo total de 90 dias, da concep-ção a publicação. O trabalho mais volumoso, ou a diagramão da Agência Cross gira em torno dos 30 primeiros dias para criação dos artigos e suas funcionalidades, os outros 60 dias fica a cargo da análise editorial e revisão apontarem as falhas para atualização dos fólios.

O processo digital, com isso se torna até mais seguro e vantajoso que o gráfico, pois se houver uma falha, seja ortográfica ou de programação, não vista em qualquer parte do processo pode ser cor-rigida com facilidade e o artigo atualizado dentro de seu aplicativo em apenas alguns instantes.

O Assinante ou o comprador da publicação re-ceberá uma notificação do aplicativo que solicitará a atualização da revista ou livro que foi corrigido.

Revisão

A revisão dos artigos podem ser feitas de diver-sas formas a mais segura é que os revisores pos-suam pelo menos 3 modelos de tablets com dife-rentes resoluções e verifiquem a funcionalidade dos artigos em cada um deles. Caso isso não seja possível basta o revisor ter em sua máquina o apli-cativo Adobe Content Viewer que funciona como o Acrobat Reader, com esse aplicativo, será envia-do ao profissional vários arquivos com a extensão *.folio, o revisor pode ver os artigos diretamente de seu computador, contudo não poderá testar efeitos que utilizam dois dedos, como o Zoom.

Publicação

A publicação é feita ao término de todo o pro-cesso, contudo ela pode ser atualizada a qualquer momento, caso algum revisor ou analista veja al-guma falha em algum dos artigos, ou uma interati-vidade que esteja tendo um efeito indesejado.

O aplicativo produzido pela Agencia cross, é feito com a marca do próprio cliente, possui a pos-sibilidade de atualizações em tempo real, restaura-ção de compras, análise das vendas, Newsstand que oferece suporte de assinaturas pagas e gratuitas, ícone personalizado e suporte ao e-commerce, o conteúdo digital rentável, vendendo ou distribuin-do a publicação em mercados móveis importantes ou diretamente no site da Editora, ou empresa.

É compactível com Android e IOS, e a Adobe já trabalha na compactividade para o tablet da Mi-crosoft que será lançado em outubro, quase que imediatamente após o lançamento do produto.

Outra ferramente que estará disponível para o primeiro semestre do ano que vêm é a visualização por Browser que ainda está em versão BETA. Mas que quando for lançado fará com que o livro digital possa ser visualizado em Safari, Chromme, Explo-rer e Mozila. Os principais navegadores Web.

Page 8: Manual de produção editorial para publicações digitais

8Manual de Produção editorial para publicações digitais Agência Cross - Design Gráfico

InvestimentoA grande vantagem de produzir com a Agência Cross é o compromisso que ela tem de produzir publi-

cações de grande valor estético, por isso optamos em abrir mão de valores excessivamente específicos para aumentar a liberdade de criação da empresa. Estamos cobrando um valor fixo por artigo, e estes não terão limites de páginas, somente as interações que precisam ser programadas terão um valor cobrado avulso.

Serviço Editoração

Produto Valor EspecificaçõesArtigo R$ 50,00 Subdivisão do livro (em caso de adaptação da ver-

são gráfica) em artigos

Reajuste do projeto gráfico

Aplicação das interações

Em 3 formatos: 1280x800, 1024x600, 1024x768

Serviços avulsos para aplicar em efeitos de sequencia de imagens, video, áudio e slides

Produto Valor EspecificaçõesProgramação de interação R$ 30,00 a interação Slides, botões, efeitos diversos, sob consulta.

Ilustração R$ 30,00 a unidade ilustração vetorial e acabamento digital, aquarelas, óleos e outras técnicas são cobradas a parte relacio-nando ao custo do material do artista.

Animação quadro-a-quadro R$ 1,00 por frame Entre 15 frames por segundo e 30 frames por segundo.

Animação vetorial R$10,00 – Segundo Cobrado pelo tempo de duração da animação

Edição de vídeo R$ 200,00 - o vídeo Inserção de Legendas ou layout para vídeo, cortes e mesclas

Edição de áudio R$ 100,00 - o áudio Cortes, mesclas

Vinhetas R$ 10,00 - Segundo Apresentações de unidades, capítulos etc

Publicação

Produto Valor EspecificaçõesSingle a partir de R$ 5.000,00 Somente para publicação em Ipad

Professional a partir de R$ 30.000,00 Publicação para diversas plataformas a partir das stores

Enterprise a partir de R$ 220.000,00 Publicação em sistema de assinaturas sem atravessar o marketing das apps stores.

Valido até janeiro de 2013