manual de instruções - nagano produtos · 2019. 12. 17. · voltados para a frente e solte o...

19
Manual de Instruções Serra Tico Tico NSTT – 220V ATENÇÃO: A fim de evitar acidentes, por favor, leia atentamente as instruções de operação antes de utilizar este produto. Por favor, conserve este manual para referência futura. Reservamo-nos o direito de, a nosso critério: alterar, modificar/ adicionar ou remover partes deste manual a qualquer momento, sem aviso prévio.

Upload: others

Post on 03-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Manual de Instruções Serra Tico Tico

    NSTT – 220V

    ATENÇÃO: A fim de evitar acidentes, por favor, leia atentamente as instruções de operação antes de utilizar este produto. Por favor, conserve este manual para referência futura. Reservamo-nos o direito de, a nosso critério: alterar, modificar/ adicionar ou remover partes deste manual a qualquer momento, sem aviso prévio.

  • 1

    Sumário INTRODUÇÃO ................................................................................................................................ 1

    ESPECIFICAÇÕES ............................................................................................................................ 1

    REGRAS ADICIONAIS DE SEGURANÇA PARA SERRA TICO TICO ..................................................... 3

    LISTA DE COMPONENTES .............................................................................................................. 5

    AVISOS DE SEGURANÇA GERAIS PARA SUA SERRA ....................................................................... 5

    INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO .......................................................................................................... 6

    OPERAÇÃO..................................................................................................................................... 8

    UTILIZANDO A SERRA TICO TICO ................................................................................................... 9

    DICAS DE TRABALHO PARA SUA FERRAMENTA .......................................................................... 11

    MANUTENÇÃO ............................................................................................................................ 12

    RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ...................................................................................................... 12

    TERMO DE GARANTIA ................................................................................................................. 14

    INTRODUÇÃO Obrigado por comprar um produto NAGANO. Com operação e manutenção adequadas, ele lhe fornecerá um desempenho longo e satisfatório. Para fazer melhor uso de sua Serra Tico Tico, ASSEGURE-SE de familiarizar-se com TODO o conteúdo deste Manual do Usuário antes de operar e realizar serviços de manutenção em seu equipamento. Caso necessite de manutenção, peças de reposição ou análise de garantia, por favor, dirija-se a uma Assistência Técnica Autorizada ou entre em contato com o Distribuidor mais próximo.

    ESPECIFICAÇÕES

    Modelo NSTT Potência de entrada nominal 800 W Rotação por minuto 3000 RPM Capacidade de corte 10 MM(Aço) e 80MM (Madeira) Frequência nominal 60HZ Ruído 88.6dB(A) Vibração Ah:960M/S2 Tensão nominal 220V

    AVISO Leia todos os avisos de segurança e todas instruções. Falha em seguir as instruções e avisos pode resultar em choque elétrico, incêndio e/ou ferimentos graves.

  • 2

    Guarde todos os avisos e instruções para consultas futuras. O Termo “ferramenta elétrica” nos avisos refere-se à sua ferramenta com fiação (com fio) ou ferramenta operada a bateria (sem fio).

    1) Segurança da área de trabalhoa) Mantenha a área de trabalho limpa e bem. Desordem e área escuras podem

    causar acidentes.b) Não operar ferramentas elétricas em atmosferas explosivas, tais como na

    presença e líquidos inflamáveis, gases ou poeira. Ferramentas elétricas criamfaíscas que podem inflamar a poeira ou fumaça.

    c) Manter afastados pessoas, crianças e visitantes ao operar uma ferramentaelétrica. Distrações podem levá-lo a perder o controle.

    2) Segurança elétricaa) Plugues de ferramenta elétrica devem coincidir com a saída. Nunca

    modifique o plugue de qualquer maneira. Não use nenhum plugue adaptadorcom ferramentas elétricas (aterrado). Plugues não modificados e tomadascompatíveis reduzem o risco de choque elétrico.

    b) Evitar contato corporal com superfícies aterradas, tais como tubulações,radiadores, aquecedores e resfriadores. Há um aumento do risco de choqueelétrico caso o seu corpo esteja aterrado.

    c) Não expor ferramentas elétricas à chuva ou a condições de umidade. Casoentre água em uma ferramenta elétrica, o risco de choque elétrico aumenta.

    d) Não fazer mau uso do fio. Nunca utilizar o fio para transportar as ferramentasou para retirar o plugue da tomada. Manter o fio afastado de calor, óleo,cantos vivos ou peças em movimento. Fios danificados aumentam os riscos dechoque elétrico.

    e) Quando operar uma ferramenta elétrica em áreas externas utilizar umaextensão própria para ser utilizada nessas áreas. A utilização de fios própriospara uso em áreas externas reduz os riscos de choques elétricos.

    f) Se o uso de uma ferramenta elétrica em áreas úmidas for inevitável, utilizeuma fonte de dispositivo (RCD) protegida de corrente residual.Utilização de um RCD reduz o risco de choque elétrico. Nota: O termo “dispositivode corrente residual (RCD)” pode ser substituído pelo termo“Interruptor de circuito da falha (GFCI) à terra “ou” disjuntor de corrente diferencial(ELCB)”.

    3) Segurança Pessoala) Ficar alerta, observar o que você está fazendo e usar o bom senso ao operaruma ferramenta elétrica. Não utilizar uma ferramenta se estiver cansado ou sobinfluência de drogas, álcool ou medicações. Um momento de distração ao operarferramentas elétricas pode resultar em sérios danos pessoais.b) Use equipamento de proteção pessoal. Use sempre óculos de proteção.Equipamento de proteção como máscara contra poeira, sapatos de segurançaantiderrapantes, capacete ou proteção auricular utilizados em condições apropriadasreduzirão os ferimentos pessoais.c) Evite se distrair. Certifique-se que o interruptor está na posição desligadaantes de conectar à fonte de alimentação e/ou bateria, segurando ou carregandoa ferramenta. Transportar ferramentas com seus dedos no interruptor ou colocar oplugue na tomada se o interruptor estiver desligado pode resultar em acidentes.d) Retirar chaves de ajuste ou chaves de boca antes de ligar a ferramenta. Casouma destas esteja anexada a uma peça em rotação, pode ocasionar um acidentepessoal.

  • 3

    e) Não ficar em uma posição muito distante. Manter-se bem posicionado e emequilíbrio todo o tempo. Um bom posicionamento e equilíbrio permite um melhorcontrole de ferramentas em situações inesperadas.f) Vista-se adequadamente. Não utilizar roupas largas ou joias. Prender cabeloslongos. Manter seus cabelos, roupas e luvas afastados de peças em movimento.Roupas largas, joias, ou cabelos longos podem se enroscar em peças em movimento.g) Se forem fornecidos dispositivos para a conexão de extração e coleta de pó,certifique-se que estes estão conectados e utilizados corretamente.Uso de coleta de poeira pode reduzir perigos relacionados à poeira.

    4) Utilização da ferramenta e cuidadosa) Não forçar a ferramenta. Utilizar a ferramenta correta de acordo com sua

    necessidade. A ferramenta correta irá executar o trabalho de uma forma melhor e mais segura para o qual foi designada.

    b) Não utilizar uma ferramenta caso o interruptor não ligar ou desligar. Toda ferramenta que não pode ser controlada através de seu interruptor é perigosa e deve ser reparada.

    c) Desconectar o plugue da tomada antes de fazer quaisquer ajustes, substituição de acessórios ou armazenar a ferramenta. Tais medidas preventivas de segurança reduzem o risco de que a ferramenta seja ligada acidentalmente.

    d) Manter ferramentas que não estejam em utilização longe do alcance de crianças ou de pessoas que não estejam treinadas. Ferramentas são perigosas em mãos de pessoas não treinadas.

    e) Manter ferramentas elétricas. Verificar quanto a desalinhamento ou aderência de peças móveis, quebras de peças, e quaisquer outras condições que possam afetar a operação da ferramenta. Muitos acidentes são casados devido a ferramentas mal conservadas.

    f) Manter as ferramentas de corte afiadas e limpas. Ferramentas conservadas adequadamente com arestas são menos propensas a aderirem e são mais fáceis de serem controladas.

    g) Use a ferramenta elétrica, acessórios e brocas etc. Em conformidade com estas instruções, tendo em conta as condições de trabalho e o trabalho a ser executado. Uso da ferramenta para operações diferentes das quais se destina pode resultar em uma situação perigosa. Ferramenta para uso intermitente, não indicada para uso em larga escala.

    5) Manutenção

    a) Tenha sua ferramenta elétrica reparada por uma pessoa qualificada para o reparo, utilizando somente peças de reposição idênticas. Isto irá garantir que a segurança da ferramenta elétrica seja mantida.

    REGRAS ADICIONAIS DE SEGURANÇA PARA SERRA TICO TICO

    1. Manter as mãos longe da área de atuação da serra. Não colocar as mãos debaixo dapeça a ser trabalhada. Contato com a lâmina da serra pode causar ferimentos.

  • 4

    2. Encostar a máquina na peça somente quando ela estiver ligada, caso contrário existe operigo de um contra golpe quando a ferramenta de corte prender na peça.

    3. Certifique-se de que a placa de base esteja apoiada de forma segura sobre o materialenquanto serrar. Um lâmina de serra presa pode quebrar ou ocasionar um contra golpe.

    4. Quando o corte estiver completo, desligue a máquina e puxe a lâmina da serra parafora do corte somente após uma parada completa. Desta forma pode ser evitado um contragolpe e a ferramenta pode ser deixada de forma segura.

    5. Somente utilizar lâminas de serra não danificadas que estejam em perfeitas condições.Lâminas de serra dobradas ou sem brilho podem quebrar, desviar o corte, ou ocasionar umcontragolpe.

    6. Não tente parar a lâmina aplicando uma pressão lateral após desligar. A lâmina daserra pode ser danificada, quebrar ou causar um contra golpe.

    7. Utilizar detectores adequados para determinar se linhas de comunicação estãoescondidas na área de trabalho ou ligue para a comunicação local da empresa para deserviços públicos de assistência. Contatar com linhas elétricas pode causar incêndio ou choqueelétrico. Danificar uma linha de gás pode ocasionar uma explosão. Penetrar em umatubulação de água provoca danos materiais ou pode causar choque elétrico.

    8. Fixe a peça de forma segura. Uma peça presa com um dispositivo de fixação ou emuma bancada está mais segura do que se presa manualmente.

    9. Sempre esperar por uma parada completa da máquina antes de depositá-la em algumlocal. O inserto da ferramenta pode se prender e levar a uma perda do controle.

    10. Segure a serra em superfícies isoladas aderentes, ao realizar uma operação onde oacessório de corte pode entrar em contato com fiação escondida ou seu próprio cabo.Acessório de corte em contato com um fio descascado pode fazer com que peças de metalexpostas da ferramenta elétrica se tornem condutoras, podendo causar um choque elétrico aooperador.

    11. Sempre utilizar uma máscara contra pó.

  • 5

    LISTA DE COMPONENTES

    AVISOS DE SEGURANÇA GERAIS PARA SUA SERRA

    AVISO: Ler todos os avisos de segurança e todas as instruções. O não cumprimento dos avisos e instruções pode resultar em sérios ferimentos.

    Guardar todos os avisos e instruções para referência futura.

    1. Interruptor do botão de travamento 9. Lâmina da serra

    2. Interruptor On/Off 10. Guia de rolete

    3. Controle de Velocidade Variável 11. Placa Base

    4. Interruptor do guia laser On/Off - N/A 12. Pêndulo de Controle da Ação5. Proteção Plástica 13. Adaptador de Vácuo

    6. Fio de aço 14. Chave Hexagonal

    7. Parafuso de travamento da guia paralela 15. Gerador do Laser - N/A8. Guia paralela 16. Suporte da Lâmina da Ferramenta Livre

    * Posições 4 e 15 não estão inclusas nesta versão da Serra Tico Tico Nagagano

  • 6

    INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO OBSERVAÇÃO: Antes de utilizar a ferramenta, ler o manual de instruções cuidadosamente.

    Uso Pretendido

    A máquina destina-se a serrar madeira, plástico, metal e materiais de construção enquanto permanecer firmemente sobre a peça. Ela é apropriada para cortes retos e curvos com esquadrias até 45°. As recomendações sobre a lâmina da serra devem ser observadas.

    MONTAGEM

    1. MONTAR/REMOVER A LÂMINA (Ver. Fig.A)

    OBSERVAÇÃO: Ao substituir lâminas, ajuste o interruptor de ação pendular na posição “3”.

    O pêndulo da serra tico tico está equipado com um suporte de lâmina sem ferramenta (16). Para abrir o suporte de lâmina, gire o anel no sentido horário e mantenha na posição. Insira a lâmina totalmente (9) na ranhura do suporte com os dentes da lâmina voltados para a frente e solte o anel, que irá girar e fixar a lâmina. Empurre a lâmina novamente para dentro do suporte para garantir que esteja travada na posição. Certifique-se de que borda da lâmina esteja localizada na ranhura do rolete guia (10).

    Para ejetar a lâmina, gire o anel no sentido horário.

    OBSERVAÇÃO: Para melhores resultados de corte, certifique-se de utilizar uma lâmina adequada de acordo com o material e a qualidade de corte pretendida.

    AVISO:

    Os dentes da lâmina são muito afiados. Quando o suporte girar, a lâmina será ser ejetada. Observe a máquina de forma que a lâmina seja ejetada longe de você mesmo e de outras pessoas.

  • 7

    2. MONTAR A PROTEÇÃO CONTRA PÓ (VER. B)

    Para remover a proteção contra pó (5), primeiramente remover ligeiramente a borda da proteção contra pó. Em seguida, deslize para a frente de um dos lados do fio de aço. Puxe a proteção contra poeira.

    Para substituí-la, coloque a proteção contra pó na frente do fio de aço. Pressione para dentro e em seguida deslize até que atinja a ranhura danificada.

    UM AVISO! Não operar a ferramenta sem a proteção contra pó ou com uma proteção

    3. AJUSTE A GUIA PARALELA (VER FIG.C & D)

    A guia paralela auxilia para que se faça um corte paralelo preciso. Libere os parafusos de travamento (7). Insira a guia paralela (8) do lado correto (esquerdo ou direito) de acordo e deslize para a posição desejada e em seguida

    4. MONTAGEM DO ADAPTADOR DE VÁCUO (Ver Fig. E)

    Inserir o adaptador de vácuo (13) na saída da aspiração de pó. (Aspirador de pó não acompanha o produto)

    Conectar diretamente uma mangueira de vácuo adequada ao adaptador. Limpe regularmente o adaptador de vácuo.

  • 8

    OPERAÇÃO 1. INTERRUPTOR LIGA/DESLIGA (Ver Fig. F)

    Pressione-o para iniciar e libere-o a fim de parar sua ferramenta.

    2. INTERRUPTOR DO BOTÃO DE TRAVA (Ver Fig. F)

    Pressione o interruptor liga/desliga (1) e em seguida o botão de travamento (2) (VerFig F). Sua ferramenta está agora travada para uso contínuo. Para desligar sua ferramenta basta pressionar e soltar o interruptor liga/desliga.

    3. CONTROLE DA AÇÃO PENDULAR (Ver Fig. G)

    A ação pendular de 4 estágios torna possível o ajuste da penetração da lâmina no curso ascendente para os diversos tipos de materiais. Deste modo é ativado um desempenho ótimo do corte. As lâminas levantadas da peça no curso descendente. Isso resulta em uma melhoria na ejeção dos cavacos, ao mesmo tempo que reduz substancialmente o calor gerado pela fricção, aumentando desta forma a vida útil da lâmina da serra. A ação pendular pode ser ajustada para quatro estágios com o botão de controle. A configuração pode ser alterada durante a operação.

    Estágio 0: Ação pendular

    Estágio 1: Baixa ação pendular

    Estágio 2: Ação pendular moderada

    Estágio 3: Ação pendular alta

    Nota:

    • A ação pendular deverá estar desligada quando trabalhando com material fino como por exemplo folha de metal. • Desligar a ação pendular quando utilizar grosas ou facas. • Caso sejam desejados cantos lisos para material macio, selecionar estágio baixo ou desligar a ação pendular. • Selecione ação pendular alta quando trabalhar com material mais macio como por exemplo madeira e plástico. O ajuste ótimo pode ser determinado em testes práticos.

  • 9

    4. CONTROLE DA VELOCIDADE VARIÁVEL (Ver Fig. H)

    Ajuste o controle do aumento ou diminuição da velocidade variável de acordo com o material, sua espessura e especificação da lâmina a ser utilizada (é também possível em operações sem carga).

    1-2 = Taxa baixa de curso 3-4 = Taxa média de curso 5-6 = Taxa alta de curso A taxa de curso exigida depende dos diferentes materiais e das condições de trabalho. Rápido o suficiente para fazer um progresso razoável enquanto lento o suficiente para manter um corte limpo e evitar sobrecarregar a máquina. Em geral, lâminas mais finas utilizam uma velocidade mais alta e lâminas mais espessas utilizam uma velocidade mais lenta.

    UTILIZANDO A SERRA TICO TICO Sempre utilize uma lâmina adequada de acordo com o material a ser cortado e sua respectiva espessura. Assegure-se sempre de que a peça está firmemente segura ou fixada, a fim de evitar qualquer movimento. Para um controle mais fácil, selecione baixa velocidade para iniciar o corte, em seguida aumente para uma velocidade adequada. Qualquer movimento do material pode afetar a qualidade do corte. A lâmina corta no curso ascendente e pode lascar na parte superior. Certificar-se de que sua superfície superior é uma superfície não visível quando seu trabalho estiver concluído.

    1. CORTE DE METAL

    Utilize uma lâmina de dentes mais finos para metais ferrosos e uma lâmina de dentes mais grossos para metais não-ferrosos. Quando cortar folhas finas de metais, sempre fixar com madeira em ambos os lados da folha para reduzir a vibração ou para evitar que a folha de metal se rasgue. Não forçar a lâmina de corte ao cortar metal fino ou folha de aço, pois estes são materiais mais duros e levarão mais tempo para cortar. Força excessiva na lâmina pode reduzir a vida útil da lâmina ou danificar o motor. Para reduzir o aquecimento durante o corte do metal, adicionar um pouco de lubrificante ao longo da linha de corte.

  • 10

    2. CORTE DE RANHURAS / FUROS DE JANELAS (Ver Fig.I) 1) Para madeira Alinhe a direção da lâmina com o veio da madeira. Posicionar a peça arredondada na frente da placa base da superfície a ser cortada. Baixar a serra lentamente de encontro ao material no ponto de entrada escolhido. Baixar a serra em uma ação giratória até que a lâmina tenha cortado do outro lado. Não mover ao longo da linha de corte pretendida até que a lâmina tenha cortado e a placa base esteja completamente plana sobre o material. 2) Para outros materiais Para materiais com exceção de madeira, ao cortar furos das janelas, em primeiro lugar fazer o furo de onde começará o corte inicial

    3. CORTE ANGULAR (Ver Fig. J K L M)

    OBSERVAÇÃO: A chave hexagonal é armazenada na parte traseira da serra tico tico. Colocá-la de volta quando não estiver em uso. Para ajuste do ângulo de inclinação, solte o parafuso Allen e o aparafuse na base da serra. Mover a placa base para a frente ou para trás até que o pino se solte da ranhura. Então a placa base pode ser girada para o ângulo desejado. Os números do ângulo de inclinação (a) estão estampados no suporte curvo na parte superior da placa da base para auxiliar na determinação do ângulo desejado. Verifique o rolete guia antes de apertar. Apertar firmemente os parafusos para fixar.

  • 11

    DICAS DE TRABALHO PARA SUA FERRAMENTA

    1. Aqui estão algumas sugestões para o controle da ação pendular. A lâmina da serra somente é pressionada contra a material no curso de retorno/curso de trabalho. Ela é afastada do material no curso descendente. Isto resulta numa melhor remoção de cavacos, menor atrito e, portanto, uma melhor saída.

    2. A fim de evitar que a serra tico tico fique saltando para cima e para baixo, prender com madeira nos dois lados da folha. Ao cortar metais, aplicar óleo refrigerante ao longo da linha de corte.

    3. Ajustar as configurações da velocidade e ação pendular para adaptar ao material a ser serrado. Sempre recomendamos que inicialmente seja realizado um teste de corte.

    4. Para utilizar a serra tico tico, colocar a extremidade frontal da placa base no material e ligar a máquina. Exercer pressão na máquina sobre o material e guiar a serra tico tico ao longo da linha de corte.

    5. Não exercer muita pressão a fim de que seja alcançado um melhor progresso ao serrar.

    6. Ao serrar ao longo de uma linha marcada utilizar a marcação na proteção de corte como uma guia.

    7. Para cortes exatos, prender um sarrafo de madeira sobre o material como um auxílio ou utilizar a guia paralela.

    8. Para mitras/chanfros colocar a placa base na posição desejada.

    9. Coloque a placa base posição o mais atrás possível para cortar próximo a uma borda.

    10. Caso sua ferramenta elétrica ficar demasiadamente quente quando utilizada em baixa velocidade, ajustar a velocidade para o máximo e deixar funcionar sem carga durante 23 minutos para resfriar o motor. Evitar o uso prolongado em velocidades muito baixas.

  • 12

    MANUTENÇÃO Retirar o plugue do soquete antes de realizar quaisquer ajustes, manutenção ou serviço.

    Sua ferramenta elétrica não necessita de lubrificação adicional ou de manutenção. Não existem peças em sua ferramenta elétrica para as quais a manutenção possa ser feita pelo próprio usuário. Nunca utilizar água ou produtos químicos para limpar sua ferramenta elétrica. Limpar com um pano seco. Sempre guardar sua ferramenta elétrica em local seco. Manter as aletas de ventilação do motor limpas. Manter todos os itens de trabalho livres de poeira. Ocasionalmente podem ser vistas faíscas através das aletas de ventilação. Isto é normal e não danificará sua ferramenta elétrica.

    Se o cabo de alimentação estiver danificado, este deve ser substituído pelo fabricante, seu fornecedor de serviços ou por pessoas similares qualificadas a fim de evitar situações de risco.

    RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 1. Caso sua ferramenta não funcionar, verificar o fusível e a alimentação na tomada principal.

    2. Caso a ferramenta não estiver cortando corretamente, verificar a lâmina e o rolete suporte, e substituir a lâmina caso apresente desgaste. Também verificar o ângulo de corte. A lâmina deve estar a exatamente 90° em relação à placa base para utilização normal.

    3. Caso uma falha não possa ser corrigida, entrar em contato através de nossa linha de suporte para instruções.

  • 13

  • 14

    TERMO DE GARANTIA A NTS do Brasil concede garantia contra qualquer defeito de fabricação aplicável nas seguintes condições:

    1. O início da vigência da garantia ocorre na data de emissão da nota fiscal de venda do produto em questão.

    2. O prazo de vigência da garantia é de 3 meses. A garantia não se aplica caso o produto seja utilizado em escala industrial (intensivamente) e se restringe exclusivamente à substituição e conserto gratuito das peças defeituosas do equipamento.

    Não perca sua garantia!

    Preencha corretamente o Certificado de Garantia do produto, pois sem este a garantia não será concedida.

    Regras gerais de garantia

    Qualquer anormalidade deverá ser reportada imediatamente à assistência técnica autorizada, pois a negligencia de uma imperfeição, por falta de aviso e revisão, certamente acarretará em outros danos, os quais não poderemos assistir e, também, nos obrigará a extinguir a garantia. É de responsabilidade do agente da assistência técnica a substituição de peças e a execução de reparos em sua oficina. O agente também será responsável por definir se os reparos e substituições necessários estão cobertos ou não pela garantia.

    Itens não cobertos pela garantia:

    1. Óleo lubrificante, bateria, graxa, combustíveis etc.; 2. Deslocamento de pessoal ou despesas de deslocamento do produto até o posto

    de assistência técnica. 3. Danos causados por fenômenos da natureza; 4. Danos pessoais ou materiais do comprador ou terceiros; 5. Manutenções rotineiras, como:

    5.1 Limpeza do carburador, lavagem, lubrificação, verificações, ajustes, regulagens, etc.;

    5.2 Peças que requerem manutenção corriqueira, como: elemento de filtro de ar, vela de ignição, lonas e pastilhas de freio, juntas, lâmpadas, disjuntores, cabos e baterias;

    6. Peças de desgaste natural, como: rodas, câmaras de ar, amortecedores, discos de fricção, corrente, cora, rolamento, entre outros.

  • 15

    7. Defeitos de pintura ocasionados pelas intempéries, alteração de cor em cromados, aplicação de produtos químicos (combustíveis ou produtos não recomendados pela NTS do Brasil), efeitos de maresia ou corrosão;

    8. Defeitos oriundos de acidentes, casos fortuitos ou de desuso prolongado.

    9. Substituição do equipamento, motor ou conjuntos.

    10. Arranhões, trincas, fissuras ou qualquer outro tipo de dano causado ao equipamento em razão da movimentação, transporte ou estocagem.

    11. Defeitos e danos no sistema elétrico, eletrônico ou mecânico do equipamento oriundo da instalação de componentes ou acessórios não recomendados pela NTS do Brasil.

    12. Danos causados pela oscilação da rede elétrica.

    13. Avaria decorrente do uso de tensão diferente da qual o produto foi criado.

    Atenção:

    Entende-se por manutenções rotineiras, as substituições de peças e componentes em razão do desgaste natural. Estão cobertas pela garantia, no entanto, as peças que comprovadamente apresentarem defeito de fabricação ou fadiga anormal de material.

    Perda da garantia:

    A garantia será automaticamente extinta se:

    1. Revisões e manutenções periódicas não forem realizadas; 2. O equipamento não for usado adequadamente (sobrecargas, acidentes etc.) 3. O equipamento for utilizado para outros fins ou instalado de modo não

    apresentado no manual de instruções. 4. O equipamento for reparado por oficinas não autorizadas pela NTS do Brasil. 5. O tipo de combustível ou lubrificante especificados não forem utilizados,

    misturado incorretamente (motores de 2 tempos). 6. As peças originais forem substituídas/modificadas por outras não fornecidas pela

    NTS. 7. A estrutura técnica ou mecânica for modificada sem previa autorização da NTS

    do Brasil. 8. O prazo de validade estiver expirado. 9. O equipamento for usado para fins industriais, comerciais, de aluguel ou de uso

    intensivo.

    *Obs. Em decorrência da variedade de produtos da NTS, alguns dos itens acima podem não ser aplicáveis ao equipamento adquirido.

  • www.NAGANOPRODUTOS.com.br

    Tel. (11) 5089-2590

    Importado e distribuído por:

    NTS DO BRASIL COMÉRCIO DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS LTDA.

    CNPJ: 05.984.457/0001-00

    INTRODUÇÃOESPECIFICAÇÕESREGRAS ADICIONAIS DE SEGURANÇA PARA SERRA TICO TICOLISTA DE COMPONENTESAVISOS DE SEGURANÇA GERAIS PARA SUA SERRAINSTRUÇÕES DE OPERAÇÃOOPERAÇÃOUTILIZANDO A SERRA TICO TICODICAS DE TRABALHO PARA SUA FERRAMENTAMANUTENÇÃORESOLUÇÃO DE PROBLEMASTERMO DE GARANTIA