manual de estagio 2011

Upload: robinho-nascimento

Post on 17-Jul-2015

26 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTGIO SUPERVISIONADO

Itabuna BAHIA 2011

SUMRIO

1. CONCEPO DE ESTGIO SUPERVISIONADO ......................................... 3 2. REGULAMENTO DE ESTGIO SUPERVISIONADO ..................................... 5 CAPTULO I CARACTERIZAO ............................................................... 5 CAPTULO II OBJETIVOS........................................................................... 6 CAPTULO III TIPOLOGIA .......................................................................... 7 CAPTULO IV - DAS CONDIES E DESENVOLVIMENTO DO ESTGIO . 7 CAPTULO V DO PLANO E DO RELATRIO DE ESTGIO ...................... 7 CAPTULO VI DO CAMPO E REAS ......................................................... 9 CAPTULO VI DOS INSTRUMENTOS ........................................................ 10 CAPTULO VII DA ORGANIZAO ADMINISTRATIVA E DIDTICA ........ 10 CAPTULO IX DISPOSIES GERAIS ...................................................... 15 3. ANEXOS .......................................................................................................... 17

1. CONCEPO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

A definio dos pressupostos tericos do estgio supervisionado, enquanto atividade curricular obrigatria, vem sendo discutida nos diferentes fruns da educao nacional, possibilitando, desta forma, a superao de equvocos conceituais em torno do significado e do valor correspondente a essa atividade. Faz-se necessrio entendermos o homem enquanto um ser histrico e construtor da realidade social, num processo dinmico e dialtico, que a partir da sua ao crtica transformadora, interage com o meio e com os outros agentes histricos, viabilizando a construo de um projeto social que corresponda realidade da populao. Partindo desse princpio, acreditamos ser a integrao teoria e prtica, na educao, um processo, tambm, histrico e dialtico que visa possibilitar o resgate ontolgico dos sujeitos que se constroem e reconstroem incessantemente na sua ao poltico-social. Cumpre salientar que, em princpio, entende-se por estgio como um momento eminentemente prtico, onde se busca a desmistificao do equvoco educacional quantitativo. Nesse sentido, a abordagem qualitativa subsidiar a ao dos estagirios na instituio, com o objetivo de articular a teoria-prtica, viabilizando experincias concretas de atividades pertinentes sua formao. Assim sendo, o estgio o momento sntese dos fundamentos trabalhados durante o curso, convergindo para a formao de profissionais capazes e comprometidos com a realidade social. Os estgios curriculares devem ser concebidos como um momento do aluno vivenciar aquilo que j fora e est sendo estudado, pesquisado e analisado, para que, neste momento, ele possa compreender e praticar, na condio de ator principal, considerando os princpios da ao-reflexo-ao. Objetiva-se que a regulamentao oportunize ao coordenador de estgio e aos estagirios identificar e demarcar o campo de estgio e definir aes a serem investigadas, selecionar tcnicas de coleta e interpretao de dados, resoluo de problemas e investigao em torno da hiptese levantada, elaborar instrumentos de

registros, conseqentemente problematizar as situaes de forma contextualizada e que reflita a compreenso do real como uma totalidade histrico-social. Assim, a FACSUL mantida pelo Grupo IUNI FACSUL MANTIDA PELO GRUPO IUNI UNIME ITABUNA Itabuna, baseada nas diretrizes legais, vem estabelecer um projeto de estgio com objetivos e tarefas claras, que dever ser operacionalizado de igual maneira, por todos os cursos das Faculdades a ela vinculadas.

2. REGULAMENTO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

CAPTULO I - CARACTERIZAO Art. 1 - O Estgio Curricular constitui-se em atividade obrigatria realizada sob superviso e orientao do Coordenador do Estgio, visando a integrao tericoprtica de aplicao dos conhecimentos na realidade cotidiana, realizando a transposio de conhecimentos adquiridos ao longo de sua formao acadmica, possibilitando assim o desenvolvimento da prtica profissional, onde esto envolvidos os aspectos tcnicos, cientficos, sociais e humanos da profisso.

Pargrafo nico: Para efeito do presente regulamento, constitui-se:

a) atividade obrigatria - o estgio como disciplina da estrutura curricular; b) desenvolvimento da prtica profissional - o perodo de vivncia do discente em situaes que venham possibilitar a integrao da ao no processo de formao profissional; c) realidade cotidiana - o campo profissional onde ocorrem situaes reais de vida e de trabalho, com a presena das mltiplas variveis especficas da rea profissional. Os Aspectos tcnicos-cientficos referem-se s reas de atuao profissional, incluindo a comunicao pessoal; planejamento; tomada de deciso; viso holstica do ser humano; capacidade de convivncia com o poder e o risco; viso de empreendimento; capacidade de negociao e adaptao a novas situaes no contexto social. Os Aspectos sociais referem-se ao equilbrio das atitudes do estagirio frente s questes sociais no mbito profissional, seu respeito pelo desenvolvimento da qualidade de vida, pela livre iniciativa e livre empresa, propagando o

desenvolvimento da sociedade e das organizaes, expressando-se de forma prtica.

Os Aspectos humanos referem-se a sua criatividade, iniciativa, liderana, motivao, conduta e relacionamento interpessoal no contexto social em que se insere. d) Superviso e orientao - o acompanhamento e avaliao indireta do estagirio realizado pelo Coordenador do Curso, e orientao direta de docente designado para tal fim, mediante a elaborao de relatrios pelo discente.

CAPTULO II - OBJETIVOS Art. 2 - o estgio tem por objetivo conceber a integrao dos conhecimentos tericos com a prtica cotidiana, identificando problemas organizacionais,

equacionando-os atravs da transposio dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas para uma situao correta, bem como a observao e anlise de situaes prticas.

Pargrafo nico: para a consecuo do objetivo a que se refere o caput deste artigo, o estgio deve:

-

oportunizar ao discente a vivncia de situaes reais da vida profissional que lhe permitam, sobretudo, a integrao dos conhecimentos tericoprticos, aliados experincia pessoal pelo processo contnuo de aoreflexo-ao;

-

propiciar ao aluno uma viso global da instituio pblica ou privada, como complemento prtico da sua formao;

-

viabilizar ao discente sua auto-afirmao diante da possibilidade de identificar-se profissionalmente e de pr-avaliar a sua capacidade profissional;

-

viabilizar a realimentao do ensino, proporcionando ao discente oportunidade de rever posies tericas quanto prtica profissional em sua relao com a sociedade;

-

viabilizar ao discente a capacidade de desenvolvimento do esprito empreendedor, projetando novos negcios, novas estruturas e estratgias;

-

capacitar o discente a ter uma viso generalista;

-

viabilizar instituio oportunidade de rever prticas e contedos programticos que porventura esto distantes da realidade, bem como oferecer a sociedade eventuais contribuies e melhorias; e,

-

viabilizar um canal de articulao contnuo entre a Faculdade e a comunidade, como forma de retroalimentao de informaes.

CAPTULO III - TIPOLOGIA Art. 3 - o estgio configura-se em atividade integrante do currculo institucional da Faculdade.

CAPTULO IV - DAS CONDIES E DESENVOLVIMENTO DO ESTGIO Art. 4 - O aluno dever iniciar participao no Estgio Supervisionado na poca propcia definida na estrutura do curso e nas diretrizes curriculares, sendo que para tanto, ter que matricular nas Disciplinas de Estgio Supervisionado, o que vale dizer, que tenha sido aprovado nas disciplinas profissionalizantes.

Art. 5 - A carga horria do estgio curricular ser definida com base nas determinaes das Diretrizes Curriculares e resolues do MEC em vigncia, de cada curso especificamente.

CAPTULO V - DO PLANO E DO RELATRIO DE ESTGIO Art. 6 - O estagirio dever elaborar o seu Planejamento de Estgio, a ser preparado em conformidade com as orientaes do Manual de Estgio.

Art. 7 - Os Estgios tero sua carga horria total programada nas seguintes atividades: 1.1. Elaborao de Planejamento de Estgio 1.2. Reviso bibliogrfica; 1.3. Encontros terico-prticos com o professor-orientador; 1.4. Trabalhos prticos; 1.5. Elaborao de Relatrio Final.

Pargrafo 1 - O Relatrio Final dever conter todas as informaes pertinentes ao que foi realizado no perodo do Estgio, desde a apresentao do seu planejamento de estgio e reviso bibliogrfica at o resultado dos trabalhos prticos, com a devida aprovao do docente-orientador a respeito dos resultados apresentados.

Pargrafo 2 - O Relatrio ser, sempre, individual, mesmo nos casos de estgios realizados em grupo, numa mesma instituio.

Art. 8 - A instituio que servir de campo de Estgio e o estagirio devero firmar um Termo de Compromisso, com a intervenincia da Faculdade, disciplinando as condies em que se realizar o Estgio, obedecidos aos preceitos legais que regem tal relao.

Pargrafo nico - A jornada de trabalho prtico do Estgio dever ser compatvel com o horrio escolar / empresa e o funcionamento da instituio de campo.

Art. 9 - No Estgio da Licenciatura o aluno com experincia profissional comprovada, poder obter reduo de at 50% de carga horria do estgio prevista no Curso, desde que cumpra as exigncias deste Regulamento no tocante apresentao de um relatrio consubstanciando essa experincia, a ser avaliado pelo orientador acadmico, a fim de obter o conceito na disciplina - Estgio Supervisionado.

Pargrafo 1 - Para efeito de comprovao, o aluno dever apresentar carteira profissional, contrato de prestao de servios, ou documento hbil, que comprove a realizao do trabalho.

Pargrafo 2 - A documentao e a dispensa, a que se refere o presente artigo, sero julgadas pelo docente-orientador, ouvido o Coordenador de curso.

Pargrafo 3 - A equivalncia total ou reduo de carga horria de estgio prevista, esto sugeitas s orientaes das Diretrizes Curriculares de cada Curso.

CAPTULO VI DO CAMPO E REAS Art. 10 - O campo do Estgio Supervisionado abranger toda a forma organizacional legalmente constituda, tais como rgos pblicos, empresas privadas, organizaes estatais, sociedades civis, rgos representativos de classe, que tenham condies de celebrar convnios de estgio com a Faculdade, ou ainda, na prpria faculdade.

Art. 11 - O Estgio Supervisionado ser desenvolvido em reas de concentrao do estudo do Curso e, necessariamente, dentro das atribuies profissionais estabelecidas em lei.

Pargrafo nico - a rea de concentrao escolhida pelo estagirio dever, necessariamente, estar vinculada habilitao profissional oferecida pelo curso.

Art. 12 - As entidades a que se refere o artigo 11 devero estar devidamente em condies de recepcionarem estagirios desde que desenvolvam atividades: a) Que permitam aprofundar os conhecimentos terico-prticos absorvidos durante sua formao profissional; b) Que vivencie situaes reais de vida e de trabalho prtico da profisso.

CAPTULO VI - DOS INSTRUMENTOS Art. 13 - O estgio dever estar apoiado em convnio estabelecido entre a Faculdade e a instituio receptora do estagirio.

Pargrafo 1 - No convnio, deve-se estabelecer as condies de forma a viabilizar os objetivos propostos neste regulamento.

Pargrafo 2 - A realizao do estgio por parte do discente no enseja, em hiptese alguma, direito ou reivindicao a vnculo empregatcio, conforme Lei n11.788 de 25 de setembro de 2008, ainda que receba bolsa ou qualquer ajuda de custo voluntria por parte de qualquer entidade envolvida no convnio.

Pargrafo 3 - O estgio sempre partir de um instrumento formal, via de regra, um convnio padro.

Art. 14 - O estgio ser oficializado mediante troca de correspondncia, a saber: a) da escola organizao, solicitando vaga para estgio ou aceitao do estagirio; b) da organizao para a escola, respondendo afirmativamente.

Art. 15 - O estgio no ser vlido, se realizado por conta prpria, sem oficializao junto Faculdade.

CAPTULO VII - DA ORGANIZAO ADMINISTRATIVA E DIDTICA Art. 16- A organizao e coordenao do Estgio ficaro a cargo do Coordenador de Estgio Supervisionado, cujas normas devero ser homologadas pelo Colegiado do Curso.

Pargrafo 1 - Para cada campo de estgio ser designado um professor responsvel lotado na Faculdade que ir orientar os alunos estagirios que realizarem atividades neste campo.

Pargrafo 2 - O compatibilizar

professor-orientador

do

estgio

ter

a

funo

de

as aes e o desenvolvimento das atividades entre estagirio e

entidade receptora.

Pargrafo 3 - O orientador acompanhar o aluno no desenvolvimento de suas atividades.

Art. 17 - So atribuies do coordenador de estgio:

a) coordenar a expedio e assinatura dos convnios com as entidades receptoras e a Faculdade atravs da coordenao do estgio; b) organizar e manter cadastros de instituies ofertantes de vagas para estgio; c) analisar, preliminarmente, as condies da entidade receptora, se sugerida pelo discente, quanto s condies de aprendizado do estagirio; d) coordenar a elaborao ou reelaborao de normas ou critrios especficos para a realizao das atividades de instrumentalizao prtica e/ou de estgio com base neste regulamento; e) auxiliar tanto o estagirio quanto o educador da instituio receptora sobre assuntos de interesse comum; f) orientar o estagirio no desenvolvimento de suas atividades;

g) consolidar a avaliao do aluno em conjunto com o orientador de estgio; h) orientar os alunos quanto rea de estgio, quando solicitado; i) j) promover e divulgar o estgio junto a Faculdade; avaliar o discente no decorrer do semestre, expedindo ao final uma nota de avaliao para fins de registro no histrico do estagirio, seguindo os mesmos conceitos estabelecidos para as demais disciplinas; k) reunir-se quizenalmente com os estagirios, no dia e horrio programado; l) acompanhar as atividades do estagirio, registrando as ocorrncias na ficha de controle de freqncia e atividades; n) encaminhar coordenao do curso sugesto de providncia adequada quando constatar irregularidade no estgio.

Art. 18 - Compete ao aluno matriculado para o estgio:

a)

manifestar sua escolha pela entidade ou local do estgio, submetendoo a apreciao do coordenador do curso;

b)

manter sigilo profissional quanto situao em que se envolver para a realizao do estgio;

c)

comunicar ao supervisor do estgio e ao seu orientador todo acontecimento importante relacionado ao andamento do estgio;

d)

comparecer quizenalmente Faculdade para reunir-se e entrevistar-se com o professor-orientador, no horrio preestabelecido no ato da matricula, tendo como objetivo a atualizao e anlise, junto coordenao, quanto ao andamento do estgio bem como avaliao deste;

e)

comparecer diria e regularmente ao local do estgio. A freqncia obrigatria e a jornada diria de trabalho em regime de estgio deve ser computada para efeito de apurao do total da carga horria;

f) g) h) i)

comparecer e participar das atividades de extenso programadas; participar no desenvolvimento dos projetos realizados pela Faculdade; elaborar o seu Planejamento Individual de Estgio; elaborar o Relatrio de Estgio, contendo, no seu contedo, o roteiro e estrutura fornecido e orientado pelo professor-orientador;

j)

observar e cumprir as normas da coordenao do curso, deste regimento e do regimento geral da Faculdade;

k)

firmar o contrato de estgio com a unidade concedente, quando necessrio;

l)

informar Faculdade, por escrito, o turno no qual freqentar a organizao para o cumprir o estgio, indicando, ainda, o nome do supervisor local que acompanhar o estgio, bem como a quantidade de horas, dia que utilizar durante o estgio, a fim de que Coordenao saiba a quem se dirigir, na hiptese da necessidade de algum contato;

m) comunicar Faculdade e ao supervisor local, qualquer ocorrncia relevante que o impea justificadamente, de comparecer ao estgio. n) os matriculados na Licenciatura faro o Estgio Supervisionado I na Educao Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais). O Estgio Supervisionado Estgio II no Ensino Fundamental (anos finais) e o

Supervisionado III no Ensino Mdio.

o)

anexar no Relatrio Final o Plano de Trabalho e os 30 (trinta) Planos de Aulas elaborados diariamente para sua interveno.

CAPTULO VIII - DA AVALIAO Art. 19 - A avaliao do desempenho do estagirio ser realizada de forma

contnua e sistemtica, durante o desenvolvimento de todo o estgio, envolvendo a anlise dos aspectos tcnicos- cientficos, sociais e humanos da profisso.

Art. 20 - Devero ser observados pelo orientador o grau de aproveitamento tcnicoprofissional, a freqncia s atividades programadas, o cumprimento das atividades estabelecidas, a tica e o relacionamento pessoal, a entrega dos relatrios parciais e do relatrio final de estgio.

Art. 21 - A avaliao do estagirio ser constituda por uma nota final que dever ser igual ou superior a 7,0 (sete), realizada pela mdia da avaliao do professororientador.

Pargrafo 1 - O professor-orientador atribuir nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) para o trabalho desenvolvido pelo estagirio observando:

a) relevncia do contedo e sua contribuio para a entidade receptora do estagirio e/ou para a comunidade; b) aproveitamento tcnico-profissional - compreendendo a anlise do desenvolvimento da capacidade de: anlise e crtica na interpretao das questes que lhe so propostas, discusso dos assuntos que envolvam a sua rea de trabalho, redao tcnica, adoo e aplicao da metodologia adequada ao trabalho desenvolvido, relacionamento da prtica com o embasamento terico c) explorao pesquisado; e propriedade na utilizao do material bibliogrfico

d) desenvolvimento das atividades - observando os fatores que envolvem: cumprimento do cronograma estabelecido para os trabalhos, freqncia e pontualidade aos compromissos e atividades; e) relatrios parciais e final - compreendendo: estruturao: organizao do relatrio, composio do texto: apresentao e distribuio;

desenvolvimento do corpo: linguagem adequada, importncia do contedo: desenvolvimento, capitulao, clareza, capacidade de identificao de problemas e propostas de soluo, anlise, crtica, e proposta de soluo em resposta ao trabalho desenvolvido; f) criatividade na exposio de trabalhos; g) tica e relacionamento - compreendendo a conduta e o comportamento em relao: aos preceitos morais, ticos e profissionais, na participao com a sociedade, o meio profissional, a apresentao pessoal, adequada e de acordo com o meio profissional e empresarial ao qual se encontra inserido; responsabilidade, na conduta pessoal e profissional com as escolas, empresas, empresrios, profissionais, trabalhos desenvolvidos, regimento e patrimnio; relacionamento interpessoal nas situaes vivificadas; h) freqncia do estgio s reunies programadas pelo professor supervisor responsvel pelo estgio.

Art. 22 - A estrutura bsica do relatrio de estgio dever conter os seguintes itens: 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3. Resumo; 4. Sumrio; 5.Introduo (Apresentao e Justificativa/ Descrio e discusso do Estgio); 6. Consideraes Finais; 7.Anexo(s) e Apndice(s); 8. Agradecimentos; 9. Referncias. 10. Registros (Plano de Trabalho e Planos de Aula).

Art. 23 - A entrega do relatrio de estgio far-se- em data estabelecida pelo professor orientador antes do trmino do perodo letivo, obedecendo o calendrio acadmico.

Pargrafo 1 - O relatrio de estgio dever ser elaborado em 1 (uma) via, atendendo os seguintes procedimentos: a) o relatrio s poder ser digitado e

encadernado em definitivo aps as instrues, e obtido visto de autorizao do orientador.

CAPTULO IX - DISPOSIES GERAIS Art. 24 - A matrcula do aluno no estgio independe do estabelecimento prvio do convnio com o local de estgio.

Art. 25 - Nenhum

estagirio

poder

comear

o estgio em uma entidade

receptora sem a elaborao do convnio padro com a Faculdade.

Art. 26 - Em caso de resciso do convnio por parte da entidade receptora, cabe ao discente providenciar outros contatos para dar continuidade ao seu estgio.

Art. 27 - Os cursos da Faculdade devero contatar com entidades dispostas a oferecer estgio aos discentes, sem prejuzo de contar com a ao individual de cada aluno no sentido de viabilizar com as entidades o seu estgio, desde que preencha as condies deste regulamento.

Art. 28 - O convnio por parte da entidade receptora s poder ser assinado pela pessoa juridicamente capaz de representar a entidade externamente, sob pena de anulao do estgio realizado.

Art. 29 - O estagirio, desde a celebrao do convnio at o seu trmino, o nico responsvel pelas suas atitudes pessoais ou danos materiais que causar na entidade receptora.

Art. 30 - Os

casos

omissos

neste

regulamento

sero

resolvidos

pelo

Coordenador do Curso e pelo seu Colegiado de Curso.

Art. 31 - A modificao neste Regulamento devem ser aprovadas pelo Consaepe.

Art. 32 - Este regulamento entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies anteriores.

3. ANEXOS 3.1 ANEXO 01 TTULO: CONVNIO DE ESTGIO 3.2. ANEXO 02 TTULO: TCE (TERMO DE COMPROMISSO DO ESTGIO) 3.3. ANEXO 03 TTULO: CARTA DE APRESENTAO DO ALUNO; 3.4. ANEXO 04 TTULO: CARTA DE ACEITE 3.5. ANEXO 05 TTULO: CONTROLE DE FREQUNCIA E REGISTRO DIRIO DO ALUNO NA INSTITUIO DE ESTGIO; 3.6. ANEXO 06 TTULO: BOLETIM DE AVALIAO DO SUPERVISOR LOCAL; 3.7. ANEXO 07 TTULO: DECLARAO DE CUMPRIMENTO DO ESTGIO 3.8. ANEXO 08 TTULO: DECLARAO DE AUTORIA DE TRABALHO 3.9. ANEXO 09 TTULO: MODELO DO RELATRIO DE ESTGIO; 3.10. ANEXO 10 TTULO: AVALIAO DO RELATRIO FINAL. 3.11. ANEXO 11 TTULO: ROTEIRO DE OBSERVAO; 3.12. ANEXO 12 TTULO: MODELO DE PLANO DE TRABALHO

3.13. ANEXO 13 TTULO: MODELO DE PLANO DE AULA

CONVNIO DE ESTGIO

CONVNIO DE ESTGIO que, entre si, celebram a (...), doravante denominada CONCEDENTE situada na (...), neste ato por seu representante legal, e a Instituio de Ensino Superior (...), inscrita no CNPJ sob o n (...), neste ato representada por quem de direito , doravante denominada (...), em conformidade com a Lei n 11.788/2008, e as clusulas e condies seguintes: CLUSULA PRIMEIRA A CONCEDENTE, a seu critrio, poder conceder estgio a estudantes regularmente matriculados nos cursos da (NOME INSTITUIO DE ENSINO). CLUSULA SEGUNDA O Estgio aqui tratado dever proporcionar ao estagirio complementao profissional, social e cultural, sempre em conformidade com os Currculos, Programas e calendrios Escolares, devidamente acompanhados pela Superviso da (NOME INSTITUIO DE ENSINO). CLUSULA TERCEIRA Os estagirios sero escolhidos a partir de critrios estabelecidos pela CONCEDENTE. CLUSULA QUARTA Os estagirios no tero qualquer vnculo empregatcio com a CONCEDENTE, conforme determina o Artigo 3 da Lei n 11.788/2008. CLUSULA QUINTA A CONCEDENTE assume a obrigao de fazer, em favor dos estagirios, Seguro de Vida e Acidentes Pessoais que tenham como causa direta, dentre outros, o desempenho das atividades decorrentes do estgio. CLUSULA SEXTA A jornada de atividades dos estagirios ser estabelecida pela CONCEDENTE, sem prejuzo das atividades escolares, no podendo ultrapassar o limite de 30 horas semanais. CLUSULA STIMA A durao do estgio ser estabelecida pela CONCEDENTE e aprovada pela (NOME INSTITUIO DE ENSINO), limitada a permanncia do estagirio junto CONCEDENTE por no mximo 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagirio portador de deficincia. PARGRAFO NICO: Fica assegurado ao estagirio, sempre que o estgio tenha durao igual ou superior a 1 (um) ano, perodo de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas frias escolares.

CLUSULA OITAVA Ser celebrado o Termo de Compromisso entre o educando, a parte CONCEDENTE e a INSTITUIO DE ENSINO, de acordo com o inciso II, do Art. 3, da Lei 11.788/08, onde sero estabelecidas as condies do estgio entre a CONCEDENTE e o estagirio. CLUSULA NONA Este convnio no representar nus pecunirio para as partes envolvidas, ressalvados o pagamento pela CONCEDENTE de bolsa de complementao de estudo ao estagirio, quando estabelecido entre as partes, e o cumprimento da obrigao prevista na Clusula Quinta do presente instrumento. CLUSULA DCIMA O presente convnio vigorar por 5 (cinco) anos a partir de sua assinatura, podendo ser rescindido desde que quaisquer das partes convenentes notifiquem outra com antecedncia mnima de trinta dias. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA Fica eleito o foro da cidade Itabuna, Estado da Bahia, para dirimir quaisquer controvrsias oriundas deste convnio. E, por estarem de pleno acordo, foi o presente instrumento, assinado pelas partes, em duas vias de igual teor, para que produza todos os efeitos legais.

Itabuna,

de

de 2010

.

(NOME DA EMPRESA CONCEDENTE)

(NOME INSTITUIO DE ENSINO)

TESTEMUNHAS:

1-______________________

2- ________________________

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO LEI N 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.

INSTITUIO DE ENSINO

[ ]., com sede na Cidade de Itabuna, Estado da Bahia, na Avenida J. S. Pinheiro, n1. 600, Bairro Lomanto, inscrita no CNPJ n , Endereo de Correspondncia: . EMPRESA CONCEDENTE RAZO SOCIAL: ENDEREO: CEP: BAIRRO: CIDADE: C.NPJ: TELEFONE: ( ) RESPONSVEL LEGAL: ALUNO NOME: ENDEREO: CIDADE: CPF: CURSO: ATIVIDADES RG: BAIRRO: CEP: TELEFONE: ( ) PERODO:

Pelo presente Termo de Compromisso de Estgio, as partes acima qualificadas, de comum acordo, resolvem prestar cooperao mtua para a concesso de estgio obrigatrio e ou no obrigatrio ao aluno acima identificado e nas dependncias da empresa, conforme as clusulas e condies abaixo descritas. 1. O aluno dever cumprir a programao estabelecida, atender s normas internas da Empresa, elaborar e entregar relatrios sobre suas atividades, quando solicitado, bem como exercer demais atividades compatveis com sua condio de estagirio, visando o aprimoramento e crescimento profissional e pessoal.

SO OBRIGAES DA INSTITUIO DE ENSINO, EM RELAO AOS ESTGIOS DE SEUS EDUCANDOS: 2. Indicar professor orientador, da rea a ser desenvolvida no estgio, como responsvel pelo acompanhamento e avaliao das atividades do estagirio 3. Exigir do educando a apresentao peridica, em prazo no superior a 6 (seis) meses, de relatrio das atividades 4. Zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagirio para outro local em caso de descumprimento de suas normas 5. Comunicar parte concedente do estgio, no incio do perodo letivo, as datas de realizao de avaliaes escolares ou acadmicas. SO OBRIGAES DA EMPRESA CONCEDENTE: 6. A Empresa Concedente dever proporcionar ao aluno condies adequadas treinamento prtico e profissional, aperfeioamento tcnico-cultural relacionamento humano, bem como cumprir com o estabelecido neste Termo Compromisso de Estgio, bem como formalizar Instituio pedido cancelamento do Termo de Compromisso. de e de de

7. A Empresa Concedente indica o(s) funcionrio(s) de seu quadro de pessoal, com formao ou experincia profissional na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, para orientar e supervisionar at 10 (dez) estagirios simultaneamente. 8. O estagirio poder receber da empresa concedente bolsa ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, sendo compulsria a sua concesso, bem como a do auxlio-transporte, na hiptese de estgio no obrigatrio. 9. Contratar em favor do estagirio seguro contra acidentes pessoais, cuja aplice seja compatvel com valores de mercado, em nome da seguradora com a aplice n , conforme fique estabelecido no termo de compromisso.

Pargrafo nico. No caso de estgio obrigatrio, a responsabilidade pela contratao do seguro poder, alternativamente, ser assumida pela instituio de ensino.

DISPOSIES GERAIS 10. O horrio de estgio do aluno compreender das s horas, com intervalo para descanso de hora(s), perfazendo horas semanais. A jornada dever ser compatvel com o horrio escolar do estudante. 11. O presente Termo de Compromisso de Estgio celebrado para vigorar pelo prazo certo de meses, iniciando-se em e com trmino previsto para . Podendo, porm, ser denunciado por qualquer das partes, a qualquer tempo, inclusive pelo aluno beneficirio, sem que a parte denunciante e/ou denunciada tenha de pagar multa e/ou indenizao parte contrria, mediante Aviso Prvio de 05 (cinco) dias teis. 12. Ficam as partes cientificadas que o presente Termo de Compromisso de Estgio no implica em vnculo de natureza trabalhista entre o aluno e a Empresa Concedente. 13. O presente Termo de Compromisso de Estgio se rescindir de pleno direito caso o aluno abandone o curso e/ou tranque matrcula na Instituio, bem como se encerrar quando o aluno se graduar. 14. As partes elegem o Foro da Comarca de Itabuna para dirimir quaisquer questes que envolvam o presente instrumento, renunciando qualquer outro por mais privilegiado que seja. 15. E por estarem justos e acordados, as partes assinam o presente em 3 (trs) vias de igual teor e como parte interveniente, a Instituio de Ensino acima qualificada, nos termos do Art. 7 da LEI N 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.

, ________________________________ INSTITUIO

de

de ____________________________ EMPRESA

________________________________ ESTAGIRIO

Itabuna,

de

de

Empresa _____________________________________ A/C Sr(a). ____________________________________

Prezados Senhores, Vimos apresentar o(a) aluno(a) _____________________________________, regularmente matriculado(a) nesta Instituio de Ensino Superior, no ____ semestre do Curso _______________________________________, que est cursando a disciplina Estgio Supervisionado Assim, solicitamos de V.S. o apoio necessrio ao(a) nosso(a) aluno(a), buscando viabilizar o estgio curricular do(a) mesmo(a) nessa conceituada instituio, com carga horria de ____ horas semanais, o qual oportunizar a articulao entre teoria-prtica, atravs de experincias concretas em atividades pertinentes a sua formao. Atenciosamente,

Coordenadora do Estgio Supervisionado

Campus I Av. J. S. Pinheiro 1600 Bairro Lomanto Telefone: (73) 3215 - 1704 Campus II Av. J. S. Pinheiro 1191 Bairro Lomanto Itabuna Telefone: (73) 2102-3000Home Page: http://www.unime.com.br

CARTA DE ACEITE

_________, ___ de _______de___

Assunto: Aceite do aluno como Estagirio

Prezado Senhor Coordenador de Estgio Supervisionado

Atravs desta, declaramos a V. S.a que o aluno ___________________________________________________________________. Foi aceito para fazer um Estgio Supervisionado em nossa Empresa na rea __________________________________. Atenciosamente,

_________________________________ Carimbo e Assinatura do Responsvel

Controle de Frequncia e Registro Dirio do Aluno na Instituio de Estgio Curso Estagirio (a) Orientador (a) InstituioDATA HORRIO CHEGADA HORRIO SADA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS VISTO DO SUPERVISOR LOCAL

Sem.

/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

OBSERVAES DO SUPERVISOR DA INSTITUIO

BOLETIM DE AVALIAO DO SUPERVISOR LOCAL

Curso Estagirio (a) Instituio Supervisor ASPECTOS OBSERVADOS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Assiduidade (0,5) Pontualidade (0,5) Postura e apresentao (1,0) Respeito hierarquia (0,5) Responsabilidade no desempenho das tarefas (2,0) Presteza na execuo das tarefas (1,0) Relaes Interpessoais (0,5) Organizao e mtodo do desempenho dos trabalhos (2,0) Conhecimentos especficos da rea do curso (2,0)

Sem.

NOTA

OBSERVAES DO SUPERVISOR LOCAL

Data / /

Nome do Supervisor Local

Assinatura Supervisor

DECLARAO DE CUMPRIMENTO DE ESTGIO

DECLARAMOS, para os devidos fins, que o aluno __________________________, Regulamente matriculado sob o RG n ______________, no Curso de Graduao em Educao Fsica da FACSUL MANTIDA PELO GRUPO IUNI UNIME ITABUNA de Itabuna, cumpriu________ (________________________) horas de Estgio Supervisionado, no perodo de __/__/__ a __/__/__, no __________________________, onde desenvolveu as seguintes atividades, como suplementao de seu currculo escolar: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________

_______________, _____ de___________ de ____

____________________________________

Colegiado do Curso de Educao Fsica

DECLARAO DE AUTORIA DE TRABALHO

Eu, _______________________________, portador do documento de identidade nmero ____________________________, rgo emissor _______________, data de emisso ________________, cadastro de pessoas fsicas nmero

_________________, declaro para os devidos fins e sob as penas da lei, que o trabalho que versa sobre _______________, sob o

ttulo________________________________________________________________ _ apresentado disciplina ___________________________, orientado pelo (a) docente ______________________________________, de minha exclusiva autoria, estando a FACSUL MANTIDA PELO GRUPO IUNI UNIME ITABUNA autorizada a divulg-lo parcialmente, mantendo cpia na minha pasta acadmica, sem nus referentes a direitos autorais, por se tratar de exigncia para graduao em Educao Fsica.

Itabuna, BA,_________________________.

_________________________________. Assinatura do Discente

Anexo 04

MODELO DO RELATRIO DE ESTGIO Curso TPICOS 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Resumo 4. Sumrio 5. Introduo (Apresentao e Justificativa/ Descrio e Discusso do Estgio) 6. Consideraes Finais 7. Anexo(s) e Apndice(s) 8. Referncias 9. Documentos (Plano de Trabalho e Planos de aula) Sem.

AVALIAO DO RELATRIO FINAL

Curso Estagirio (a) Instituio Supervisor FATORES DE AVALIAO 1. Adequao s Normas de Trabalhos Acadmicos (1,0) 2. Introduo (1,0) 3. Descrio do Estgio (2,0) 4. Discusso com autores (2,0) 5. Consideraes Finais (2,0) 6. Documentao (1,0) 7. Registro das Atividades (1,0) OBSERVAES DO PROFESSOR-ORIENTADOR

Sem.

NOTA

Data / /

Nome do Professor-orientador

Assinatura professor

ROTEIRO DE OBSERVAO Curso Licenciatura em Educao Fsica Estagirio(a) Orientador(a) CARACTERIZAO DA INSTITUIO OBSERVAES PEDAGGICAS Instituio; Endereo/Telefone; Horrios de funcionamento/ Turnos; Turma; Srie; Nmero de alunos; Procedimentos de ensino mais utilizados; Tcnicas de Avaliao; Tcnicas de promoo do processo ensino aprendizagem; Principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos; Indicaes bibliogrficas; Calendrio da Instituio; Planejamento; Espao fsico total da escola O Projeto Poltico pedaggico da Escola; O Organograma; Funcionamento dos diversos rgos e setores da Escola. Sem.

INTERVENO Nesta fase, o estagirio assumir sob a superviso do Professor Colaborador a regncia da classe, responsabilizando-se pelo planejamento e realizao das atividades que sero orientadas e avaliadas pelo Professor Colaborador. O assunto e a metodologia sero escolhidos em comum acordo com o Professor da escola. Em nenhuma hiptese o estagirio poder dirigir a classe sem previamente submeter o seu plano de atividades apreciao do Professor Colaborador. Preparar aulas prticas; Elaborar e executar projetos; Planejar trabalhos de campo. Assistir s Reunies de Pais; Assistir aos Conselhos de Classe; Entrevistar especialistas; Visitar escolas que desenvolvam trabalhos experimentais; Participao em encontros pedaggicos e seminrios; Levantamento bibliogrfico da disciplina;

Anexo 10

BACHARELADO EM EDUCAO FSICA CARACTERIZAO DA INSTITUIO

ROTEIRO DE OBSERVAO Curso Bacharelado em Educao Fsica Estagirio (a) Orientador (a) OBSERVAES PEDAGGICAS Empresa; Endereo/ Telefone; Profissionais/ Nomes/ Telefones; Horrio; Turma; Nmero de alunos; Protocolos de Planejamentos mais utilizados; Tcnicas de Avaliao Principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos; Indicaes bibliogrficas; Espao fsico total; Equipamentos e materiais; O Organograma; Funcionamento dos diversos rgos e setores; Rotina das atividades e de planejamento; Aes de Propaganda e Marketing; Gesto de RH (Contratao e treinamento de pessoal) Condies de segurana; Processo de comunicao;INTERVENO

Sem.

Nesta fase, o estagirio assumir sob a superviso do Professor Supervisor as orientaes aos clientes responsabilizando-se pelo planejamento e realizao das atividades que sero orientadas e avaliadas pelo professor supervisor. O assunto e a metodologia sero escolhidos em acordo com o Professor Supervisor da instituio. Em nenhuma hiptese o estagirio poder dirigir as orientaes sem previamente submeter o seu plano de atividades apreciao do Professor Supervisor. PLANEJAMENTO DA INTERVENO Participao na elaborao e execuo de projetos/cursos/encontros; Avaliao Assistir s reunies; Levantamento Bibliogrfico da Modalidade escolhida na empresa. Observar e auxiliar atividades complementares tais como: eventos, palestras, cursos e dias especiais.

Anexo 10

FACSUL MANTIDA PELO GRUPO IUNI UNIME ITABUNA COLEGIADO DE EDUCAO FSICA ESTGIO SUPERVISIONADO PLANO DE TRABALHONome: Instituio: Local: Tema: Matrcula: Turma /n.de alunos: Horrio:

Ementa (Justificativa):

Objetivo geral:

Objetivos especficos:

Anexo 10

Contedo:

Metodologia:

Recursos:

Avaliao:

Referncias

Anexo 10

FACSUL MANTIDA PELO GRUPO IUNI UNIME ITABUNA COLEGIADO DE EDUCAO FSICA ESTGIO SUPERVISIONADO I PLANO DE AULA Nome: Instituio: Local: Tema: Matrcula: Turma /n.de alunos: Horrio:

Objetivo geral:

Objetivos especficos:

Parte inicial/tempo previsto:

Anexo 10

Parte Principal/tempo previsto:

Parte Final/tempo previsto:

Avaliao:

Observaes/comentrios:

Anexo 10

FICHA DE PLANEJAMENTO SEMANAL DE EXERCCIOS Semana de: _____________________________________ Exerccios aerbicos Exerccios de Fora Tipos de exerccios Parte do corpo objetivada aerbicos Segunda: peito costas Tera: laterais do corpo braos Quarta: ombros abdominais Quinta: costas coxas Sexta: pernas manguito rotador Sbado: outra:_______________ outra:_______________ Domingo: outra:_______________ Quantas vezes? Quantas vezes? (pelo menos 2 vezes por (3 a 6 vezes por semana) semana) Segunda Segunda Tera Quarta Quinta Sexta Sbado Tera Quarta Quinta Sexta Sbado Domingo

Exerccios de Alongamentos Parte do corpo objetivada peito costas laterais do corpo braos ombros abdominais costas coxas pernas manguito rotador outra:_______________ outra:_______________ outra:_______________ Quantas vezes? (pelo menos cada vez que se exercitar) Segunda Tera Quarta Quinta Sexta Sbado Domingo

Domingo Com que intensidade? (use FC) Segunda: Tera: Quarta: Quinta: Sexta: Sbado:

Repeties/ sries/ peso

Com que intensidade?

Domingo: Quanto tempo? Quanto tempo? Seg.: Ter.: Qua.: Qui.: Sex.: Sb.: Dom.: (Fonte: Douglas Brooks . Manual do Personal Trainer)

Extenso da sustentao

Anexo 10

Campus I Av. J. S. Pinheiro 1600 Bairro Lomanto Telefone: (73) 3215 - 1704 Campus II Av. J. S. Pinheiro 1191 Bairro Lomanto Itabuna Telefone: (73) 2102-3000 Home Page: http://www.unime.com.br Curso de Licenciatura em Educao Fsica