manual de avaliação de fornecedor

11
MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR Manual de Avaliação de Fornecedor

Upload: dinhhanh

Post on 10-Jan-2017

250 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR

Manual de Avaliação de Fornecedor

Page 2: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORObjetivo

• A EDK reconhece seu fornecedor como parte primordial em seu processo,buscando assim parcerias duradouras. Para tanto, estabeleceu diretrizes paraassegurar transparência nas relações, garantindo assim que os produtosadquiridos e/ou serviços contratados estejam em conformidade com osrequisitos especificados e que seus fornecedores adotem condutas compatíveiscom as políticas estabelecidas pela EDK.

AVALIAÇÃO DO FORNECEDOR

• A avaliação inicial de fornecedores de produtos e/ou serviços consiste na análisedo Relatório de Avaliação de Fornecedores (RAF), que inclui questões sobrequalidade, segurança ocupacional, meio ambiente, entre outras.

Page 3: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORNíveis de Qualificação

O percentual de respostas “SIM” no Relatório de Avaliação de Fornecedores(RAF) determina seu enquadramento nos níveis de qualificação a seguir:

• NÍVEL 1: Entre 81 e 100% - Fornecedor que pode garantir o atendimentopleno aos requisitos estabelecidos e seu histórico de fornecimento confirma apleno aos requisitos estabelecidos e seu histórico de fornecimento confirma aqualidade de seus produtos e/ou serviços.

• NÍVEL 2: Entre 61 e 80% - Fornecedor que garante atendimento parcial aosi it t b l id hi tó i d f i t fi lid drequisitos estabelecidos e seu histórico de fornecimento confirma a qualidade

de seus produtos e/ou serviços.

• NÍVEL 3: De 21 a 60% - Fornecedor que garante atendimento mínimo aosrequisitos e seu histórico de fornecimento confirma uma qualidade aceitável deseus produtos e/ou serviços.

• NÍVEL 4: De 0 a 20% - Fornecedor que não garante atendimento mínimo dosNÍVEL 4: De 0 a 20% Fornecedor que não garante atendimento mínimo dosrequisitos e seu histórico não pode confirmar a qualidade de seus produtose/ou serviços.

Page 4: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORProcesso de Qualificação

• O processo de qualificação de fornecedores é desenvolvido pelo departamentode compras quando:

– por questões estratégicas ou comerciais, houver a necessidade de ampliar onúmero de fornecedores de determinado produto e/ou serviço;número de fornecedores de determinado produto e/ou serviço;

– o fornecedor atual apresentar problemas no fornecimento;

– surgirem novos fornecedores no mercado;g ;

– houver a introdução de novos produtos e/ou serviços.

• A qualificação do fornecedor será alterada com base em seu Histórico deFornecimento (HF) ou em melhorias implementadas em seu processo,verificadas por meio de reavaliação ou auditorias.

• Decorridos 12 meses do recebimento do RAF, o processo pode serDecorridos 12 meses do recebimento do RAF, o processo pode serdesenvolvido novamente, a critério do departamento de compras, visando arequalificação por meio do Relatório de Avaliação de Fornecedor ou auditoriaem sua dependência.p

Page 5: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORProcesso de Qualificação

• O processo de qualificação deve ser aplicado aos fornecedores cujo produtoe/ou serviço tenha impacto na qualidade ou processo da EDK. Ficará a critériodo departamento de compras a qualificação dos demais.

• O processo de qualificação dar-se-á conforme o anexo A deste manualO processo de qualificação dar se á conforme o anexo A deste manual.

Page 6: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORControle do Histórico de Fornecimentode Fornecimento

• O responsável pelo recebimento no almoxarifado manterá atualizado umHistórico de Fornecimento (HF), no qual devem ser registrados os resultadosdas inspeções e as divergências apontadas, quando:

– a Nota Fiscal divergir do pedido de compras respectivo (descrição valoresa Nota Fiscal divergir do pedido de compras respectivo (descrição, valores,unidades etc.);

– o material entregue divergir do descrito na Nota Fiscal (quantidade,d i ã id d t )descrição, unidade etc.);

– o arquivo .XML não for enviado juntamente com a Nota Fiscal;

– houver avarias ou as condições do material impedirem seu recebimento ou– houver avarias ou as condições do material impedirem seu recebimento ourestringirem seu uso;

– a Nota Fiscal não possuir o protocolo de autorização completo oui i ê i f à l i l ã iapresentar outras inconsistências frente à legislação pertinente;

– o prazo de entrega não estiver de acordo com o estipulado no pedido decompras.p

Page 7: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORSistema de Gestão

• O fornecedor qualificado que promover melhorias que possam serevidenciadas em seu Sistema de Gestão deverá informar a EDK MineraçãoS/A para que seja processada sua reavaliação, observando-se para tanto seuHistórico de Fornecimento.

• O departamento de compras deve reavaliar a condição de um fornecedor comvistas a seu descredenciamento, caso seja evidenciada uma descontinuidadeem sua capacidade de fornecimento que possa comprometer a qualidade finalp q p p qdo produto ou serviço em questão. O fornecedor descredenciado só poderápleitear à EDK Mineração S/A uma nova qualificação após evidenciar aeliminação das deficiências que motivaram seu descredenciamento.ç q

• Os fornecedores que comprovadamente possuírem certificação do Sistema deGestão, com base nas Normas ISO ou equivalente, estarão dispensados dopreenchimento do Relatório de Avaliação de Fornecedor na parte depreenchimento do Relatório de Avaliação de Fornecedor na parte dequalidade, segurança e meio ambiente, bastando somente o envio da cópia docertificado à EDK Mineração S/A para sua qualificação, desde que cumpra asdiretrizes para fornecimento descritas abaixo.diretrizes para fornecimento descritas abaixo.

Page 8: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORSistema de Gestão

• Para efeito de enquadramento de fornecedores nos níveis de qualificaçãoestabelecidos neste manual, o Histórico de Fornecimento deve prevalecersobre o Questionário de Avaliação de Fornecedor. Dessa forma, umfornecedor com menos de 60% de respostas “SIM” poderá ser enquadrado no

ÍNÍVEL 1 se seu HF assim o permitir. Entretanto, tal disposição não dispensa ainspeção no recebimento do produto e/ou serviço.

Page 9: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORDiretrizes para o fornecimento

• A EDK Mineração é uma empresa comprometida com qualidade, saúde,segurança, meio ambiente e com as legislações. Assim, para consolidar asparcerias com seus fornecedores, valoriza a contratação daqueles queobservam as condutas compatíveis com suas políticas da qualidade e deconduta.

• Serão valorizadas empresas socialmente responsáveis, que inibam qualquertipo de preconceito e que valorizem princípios sociais, ambientais e humanos.p p q p p ,

• A EDK repudia todo tipo de trabalho forçado ou infantil, não admitindofornecedores que adotem posturas contrárias a esta.

Page 10: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORAnexo A

Início

Ao desenvolver o fornecedor, o Relatório de Avaliação de

Fornecedor é enviado ao mesmo pelo departamento de compras

Ao receber o Relatório de Avaliação de Fornecedor

preenchido, o mesmo é avaliado pelo departamento de compras

Fornecedor qualificado?Informar ao fornecedor os

motivos de sua não qualificação

Não

Se qualificado, o fornecedor deverá ser inserido na Listagem

d F d Q lifi d

Sim

de Fornecedor Qualificado

O fornecedor deverá ser monitorado a cada entrega para

verificação de sua contínua qualificaçãoqualificação

Fim

Page 11: Manual de Avaliação de Fornecedor

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR