manual cromoterapia curso completo--

75
Manual Cromoterapia – Curso Completo Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o cromo terapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico e mental. O cromo terapeuta deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais. Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença. Muita das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente a nível emocional/mental que mais tarde podem só matizam-se causando a doença no corpo físico. A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se à causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgãos e sistemas. Atenção: O uso das cores não dispensa o tratamento médico. Introdução A chamada medicina tradicional complementar vem ganhando imenso espaço atualmente, nos quadrantes do mundo. A opção por técnicas menos invasivas, de custo mais baixo, associadas a mudanças na qualidade de vida, e, sobretudo, alicerçadas no reencontro com os recursos da natureza e com a realidade espiritual, esta opção é uma realidade crescente, que indica um anseio disseminado em toda parte, no sentido de encontrar alternativas para certos problemas crônicos enfrentados pelo mundo globalizado. E, sem dúvida, um destes problemas está na deterioração da saúde humana, que possui diversos fatores geradores, e que atinge a todos os indivíduos, sem distinção de qualquer natureza – embora agravados certamente pelas condições sociais, econômicas e culturais da pessoa. Dentre estas técnicas, situam-se aquelas relacionadas com o tratamento dos chamados corpos sutis do homem, que recebem diversas denominações conforme o jargão adotado pelos estudiosos da matéria. Todas elas têm em comum a abordagem direcionada ao sistema de chacras e nadis, estruturas energéticas respectivamente helicoidais e tubulares, responsáveis pelo fluxo, circulação, renovação e equilíbrio da energia vital no organismo energético do ser humano. Neste diapasão, merece especial relevo a Cromoterapia, prática que consiste no emprego de luz cromatizada no tratamento de situações-problema psíquicas e biológicas envolvidas em processos de desarmonia energética humana. Embora ela possa desdobrar-se em correntes diversas, a mais importante é aquela na qual esta aplicação luminosa é feita diretamente nestes centros de força denominado chacras. Cada um deles é responsável pela harmonia energética de determinada função fisiológica, psicológica e parapsicológica, o que justifica a opção pela atuação diretamente nestes vórtices energéticos. Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/ 1

Upload: jorge-resek

Post on 17-Nov-2014

337 views

Category:

Education


11 download

DESCRIPTION

A luz é uma das mais importantes fontes de cura disponível para todos. A luz pode ser usada para curar problemas físicos e mentais. Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e até mesmo nas plantas. Qualquer pessoa pode aprender e praticar a Cromoterapia. Não ha necessidade de poderes especiais para a prática desta técnica. A cor tem um importante papel em qualquer tipo de tratamento e, quer o cliente ou não, se for usada à luz colorida, seu efeito será obtido. E pode ser usada como complemento de tratamento em diversas áreas, especialmente para profissionais de estética, SPA, salões de beleza, massoterapeutas, terapeutas holísticos e demais interessados nessa área PEDESTAL COM LUZ CROMOTERAPICA COM 16 C0RES COM CONTROLE REMOTO O mesmo é dobrável, leve e de fácil manuseio. Com braço articulável com lâmpada eletrônica LED 16 Cores com controle remoto. Ideal para leitura, decoração, festas, eventos e Cromoterapia A Lâmpada Eletrônica LED 16 Cores 9 w – RGB com Controle Remoto pode ser vendida separadamente.Na Cromoterapia pode ser usado para curar diversas doenças causadas pelo mundo moderno como stress, obesidade, diabete, tendinite e outras doenças. Na compra do pedestal será enviado via e-mail o MANUAL CROMOTERAPIA CURSO COMPLETO e uma relação de doenças que podem ser curadas através da cromoterapia. Maiores informações e-mail. [email protected] PEDESTAL COM LUZ CROMOTERAPICA http://pedestalcomluzcromoterapica.blogspot.com.br/ Cromoterapia Curso Gratuito http://cromoterapiacursogratuito.blogspot.com.br/ https://www.youtube.com/watch?v=9MzErzBe0r8&feature=youtu.be Para comprar acesse o link http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com

TRANSCRIPT

Page 1: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o cromo terapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico e mental.

O cromo terapeuta deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.

Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.

Muita das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente a nível emocional/mental que mais tarde podem só matizam-se causando a doença no corpo físico.

A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se à causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgãos e sistemas.

Atenção: O uso das cores não dispensa o tratamento médico.

Introdução

A chamada medicina tradicional complementar vem ganhando imenso espaço atualmente, nos quadrantes do mundo. A opção por técnicas menos invasivas, de custo mais baixo, associadas a mudanças na qualidade de vida, e, sobretudo, alicerçadas no reencontro com os recursos da natureza e com a realidade espiritual, esta opção é uma realidade crescente, que indica um anseio disseminado em toda parte, no sentido de encontrar alternativas para certos problemas crônicos enfrentados pelo mundo globalizado. E, sem dúvida, um destes problemas está na deterioração da saúde humana, que possui diversos fatores geradores, e que atinge a todos os indivíduos, sem distinção de qualquer natureza – embora agravados certamente pelas condições sociais, econômicas e culturais da pessoa.

Dentre estas técnicas, situam-se aquelas relacionadas com o tratamento dos chamados corpos sutis do homem, que recebem diversas denominações conforme o jargão adotado pelos estudiosos da matéria. Todas elas têm em comum a abordagem direcionada ao sistema de chacras e nadis, estruturas energéticas respectivamente helicoidais e tubulares, responsáveis pelo fluxo, circulação, renovação e equilíbrio da energia vital no organismo energético do ser humano.

Neste diapasão, merece especial relevo a Cromoterapia, prática que consiste no emprego de luz cromatizada no tratamento de situações-problema psíquicas e biológicas envolvidas em processos de desarmonia energética humana. Embora ela possa desdobrar-se em correntes diversas, a mais importante é aquela na qual esta aplicação luminosa é feita diretamente nestes centros de força denominado chacras. Cada um deles é responsável pela harmonia energética de determinada função fisiológica, psicológica e parapsicológica, o que justifica a opção pela atuação diretamente nestes vórtices energéticos.

Porém, a eficácia da prática cromoterápica está grandemente condicionada à eficiente verificação do estado energético de cada um dos chacras. Como ainda inexistem máquinas capazes de realizar esta auscultação com grau considerável de precisão, é melhor que esta seja feita diretamente pelo terapeuta. E dentre as técnicas utilizáveis para este fim, as melhores serão aqueles nas quais o próprio campo energético do terapeuta esteja implicado, haja vista os princípios vibratórios da sintonia e da ressonância.

Contudo, a sensibilidade energética pode ser erroneamente interpretada pela consciência. Nesta, intervém uma série de fatores relacionados à situação pessoal do terapeuta, tais como preconceitos, conhecimento adquirido, grau de desenvolvimento espiritual, entre outros. Para evitar tal risco e tais inconvenientes, recomenda-se a opção por recursos de acesso direto ao profundo potencial do inconsciente na auscultação

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

1

Page 2: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

energética, desde que sejam capazes de traduzir fielmente as mensagens deste e minorar a ação do fator consciente.

Histórico e Filosofia das Terapias Holísticas

1.1. Considerações gerais

A medicina científica do século XXI é herdeira de toda uma história de investigações nos mais diversos campos do conhecimento. Suas proezas hoje alcançadas impressionam pela magnitude da eficácia terapêutica bem como pela diversidade de recursos técnicos empregados.

No entanto, a civilização mundial nascente assiste a um espetáculo bastante peculiar no tocante à diferença de resultados verificados na utilização desta avançada ciência, no que se referem aos variados tipos de enfermidades apresentados nas diversas latitudes, classes econômicas, situações culturais e faixas etárias pelo mundo afora. Assim, enquanto ela se mostra insuperável no combate a certas moléstias adequadamente enquadradas no vocabulário técnico-profissional, ela se revela ineficiente no trato de certos tipos de doença de fundo social, de complexidade somatopsicológica ou de padrão energético que superem a abordagem estritamente físico-química da atual farmacologia repressiva, bem como na intervenção cirúrgica invasiva hoje praticada.

Diante deste quadro, faz-se necessária uma profunda reflexão acerca da natureza, das características, da extensão e do alcance da ciência médica ocidental. Com isto, não se está propondo aqui o simples abandono sumário de todo este universo conceptual e de toda a riqueza tecnológica a ele agregada. De fato, esta é uma solução simplista apressadamente adotada por muitos idealistas, como os adeptos das propostas extremadas da chamada "Nova Era". Estes apregoam o abandono da medicina clínica ocidental, de toda a farmacologia química, enfim, de todas as técnicas enquadradas sob a designação de "Medicina Alopática", classificação esta empregada com cunho geralmente depreciativo, como se ela fosse inadequada, contraproducente, e mesmo nociva. E eis que, em seu lugar, eles propõem simplesmente o uso de receitas naturais, tisanas, unguentos, emplastros, sem uma prévia averiguação da atuação de tais recursos, e sem nem mesmo observarem que tais recursos são os mesmos aplicados nesta Medicina por eles rechaçada, alguns dos quais de séculos passados.

Assim, é preciso evitar o duplo equívoco de ambas as atitudes extremistas: o da medicina vigente que refuta todo esforço terapêutico que não se submeta a seus cânones de verificação científica instrumental e estatística; e o da contracultura naturalista que contesta a própria contestação, e que se erige em oposição sistemática a todo método científico, contribuindo assim para a pouca aceitação e a má vontade dos teóricos ortodoxos no sentido de investigar os princípios subjacentes a esta problemática.

Felizmente, a situação tem se modificado favoravelmente, em ambas as frentes. Por um lado, os terapeutas tradicionais começaram a examinar os critérios científicos que explicam a ação psico-fisiológica das suas técnicas, bem como saíram da atitude ingênua e temerária de recomendar o uso exclusivo de seus recursos como solução para todos os problemas. De outra parte, os médicos ortodoxos passaram a olhar com novos olhos para toda esta imensidão de propostas terapêuticas legadas por uma tradição ancestral multimilenárias da qual nasceu à própria medicina científica por eles cultuada; e, além disso, passaram a adotar vários princípios terapêuticos consagrados nestas práticas paralelas, como as ideias de prevenção, de cura através do alimento, de equilíbrio energético, de atuação integral a nível mental e corporal, de avaliação completa da situação de vida do paciente, de tratamento da unidade familiar como um todo, de análise dos fatores morais envolvidos na etiologia das moléstias, de consideração do elemento espiritual outrora ridicularizado, entre outros.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

2

Page 3: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

É claro que este processo não poderia deixar de enfrentar certos obstáculos e mesmo desvios, derivados das limitações e dos interesses inerentes a ambas as partes, e agravados pela interferência do fator econômico. Assim, enquanto os terapeutas tradicionais muitas vezes pretendem obter reconhecimento igual ao dos médicos ortodoxos, sem submeterem ao amplo processo de formação superior ao quais estes são submetidos, eis que os profissionais de saúde, diante da inevitabilidade do reconhecimento de tais terapias, requerem que elas sejam permitidas apenas aos indivíduos portadores de tal ou qual diploma acadêmico.

A solução para este cipoal de problemas e reivindicações pode e deve ser procurado na via equânime da legislação. Somente ela pode institucionalizar aquilo que, até então, vinha sido considerado como prática social informal, mas cuja aceitação popular e cuja simpatia despertada em certos setores da ciência não podem ser negada. Porém, a mera positivação desta atividade sob uma forma legalizada não resolve o problema; pelo contrário, ela poderá agravar o quadro, caso a previsão legal não tenha sido formulada de maneira adequada, ou seja, se houver um descompasso entre a lei e a justiça.

Por tudo isto, vê-se que a análise de questão tão complexa como a das terapias tradicionais complementares exige não apenas a verificação da sua situação legal, mas o aprofundamento da reflexão necessária para decisão tão importante. Assim, é importante chamar a Filosofia e a Ética para este diálogo, para que o consenso dele decorrente resulte em benefícios para todas as partes, e, sobretudo, para o destinatário fundamental de todo este esforço – o doente e atormentado cidadão terrícola do século XXI.

Em direção à luz

Nosso planeta e todas as suas criaturas estão envolvidas pela saudável luz do sol. Os ciclos de nosso corpo, a cor de nossa pele e até nossa personalidade têm a ver com a quantidade de luz que recebemos do ambiente em que vivemos. Nosso corpo requer oxigênio para respirar, comida para se alimentar e a luz para viver. A luz não é apenas um dos componentes básicos e essenciais para a sobrevivência de nossa espécie e do nosso mundo, mas uma das mais importantes fontes de cura disponíveis para todos.

A luz pode ser usada para curar problemas físicos e mentais; em sua casa, ela pode tirar suas forças ou contribuir para curá-la. Além de simbolizar a luz do Espírito, ela é também essencial ao nosso bem-estar físico. Não é por coincidência que usamos o termo “iluminação” para descrever uma profunda experiência espiritual. No mais profundo do nosso ser reconhecemos o poder da luz. Usamos expressões como “eu vi a luz”, “você é a luz da minha vida”, “vivendo na luz”, ou afirmação bíblica “Faça-se a Luz”, indicando o poder que lhe atribuímos.

Cor

Um dos mais conhecidos meios de observar e se relacionar com a luz em nosso ambiente é pela cor. Cada parte da vida é por ela afetada.

A cor que percebemos em um objeto é produzida pela incidência da luz branca sobre a superfície coberta por pigmentos, ou na condição normal da matéria desse objeto que, ao receber a luz branca, tem a capacidade de absorver algumas vibrações e refletir as demais.

A cor é uma parte das radiações do sol, cuja luz é composta de numerosas ondas eletromagnéticas. De todas essas ondas apenas um por cento do total do espectro eletromagnético solar alcança a superfície da Terra. Entre elas há ondas eletromagnéticas, ondas de rádio, ondas curtas infravermelhas, ondas eletromagnéticas visíveis (cores), ondas ultravioletas, raios X, raios Gama e ondas cósmicas. A luz visível (cor) é uma pequena parte do espectro eletromagnético do comprimento das ondas. A diferença é que as cores são visíveis para nossos olhos, enquanto as radiações das outras ondas eletromagnéticas não são. O fato de nós, humanos, termos percebido as cores significa que a resposta humana à luz visível tem sido desenvolvida lentamente

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

3

Page 4: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

desde o início da existência do homem, e essa resposta à luz está fortemente enraizada em nosso sistema nervoso.

Como as cores funcionam

Cada uma das cores emite uma vibração diferente, que interfere no campo energético do ser humano, influenciando suas reações físicas e emocionais.

Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e até mesmo nas plantas. Existem estudiosos que admitem uma espécie de campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades.

Esse campo determinaria a sua influência através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor influenciar e modificar até pessoas com os olhos vendados, sem contato visual com o padrão colorido. Os animais e as plantas estariam na mesma situação.

A sensibilidade das plantas

Experiências interessantes já mostraram a sensibilidade das plantas aos sons e às cores. Elas crescem e vivem melhores em contato com músicas suaves e cores claras ou levemente estimulantes. Por outro lado, as plantas denotam sofrimento, crescimento retardado e até mesmo morrem com músicas agitadas, dissonantes, e com cores escuras, agressivas e artificiais (vermelhas muito ativas cores metálicas e psicodélicas). Algumas plantas, no entanto, como as daninhas e venenosas, costumam adaptar-se bem às cores mais agressivas e estimulantes.

As duas Teorias

Entre os psicólogos existe uma tendência a entender o efeito das cores como resultado da interferência do campo vibratório da cor no campo energético sutil (aura) dos seres vivos. Mas a teoria mais aceita é aquela que explica os efeitos das cores como resultado das modificações que estas provocam no sistema nervoso. O estímulo colorido, depois de captado pelos olhos, é conduzido ao cérebro e ali produzem transformações bioquímicas que resultam em sensações psíquicas e somáticas. Assim, surgiriam sensações como a leveza do branco, a suavidade e a alegria do amarelo, a profundidade do azul, a estimulação do vermelho. E também apareceriam modificações fisiológicas, como aumento ou diminuição da pressão arterial, alterações da frequência cardíaca, aumento ou diminuição de cólicas e espasmos, etc. Esta teoria segue exatamente o caminho da ciência moderna em sua tendência organicista e material. É a teoria mais atraente, mas também a mais incompleta, pois não explica diversos mecanismos bioquímicos complexos relacionados aos efeitos das cores. Como também não explica os efeitos apresentados por animais, plantas e por pessoas com os olhos vendados submetidos a projeções fortes de focos luminosos coloridos.

Atração e Aversão

Todos nós temos uma ou algumas cores preferidas. As pessoas são mais atraídas por esta ou aquela cor, porque se identificam com os seus atributos e a sua influência. Essas pessoas possuem na alma a mesma tônica vibratória daquela cor e buscam sempre, mesmo inconscientemente, o contato com ela. Existe também a rejeição a algumas cores, ou seja, a aversão ao que elas transmitem. A cromoterapia procura também expor o ser humano à influência de determinada cor, com o objetivo de modificar alguma característica de sua personalidade. Como sabemos que o azul produz calma e tranquilidade, podemos aplicá-la a uma pessoa irritadiça, explosiva e nervosa. Se estas características forem constantes nesta pessoa, o uso de roupas azuis tende a diminuir os seus problemas nervosos, ao passo que o vermelho tende a agravá-los.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

4

Page 5: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Certas experiências têm demonstrado que pessoas expostas psicologicamente ao vermelho vivo apresentam elevação da pressão arterial e aceleração da respiração e das batidas cardíacas, devido ao efeito que a cor produz no sistema nervoso central. Isto é provocado pelo fato de o vermelho estimular o sistema nervoso central através do ramo simpático do sistema neurovegetativo. Já a exposição à cor azul tem efeito oposto. Ela age através do ramo parassimpático do mesmo sistema neurovegetativo, produzindo ação calmante e tranquilizante, fazendo com que a pressão arterial, a respiração e a frequência cardíaca diminuam.

Não resta dúvida de que há um processo complexo que determina o efeito da cor no organismo - esse é um fato universal. As cores produzem influências específicas bem determinadas em qualquer pessoa, seja adulta ou jovem, homem ou mulher doentes ou sãos.

Também é universal o fato de uma pessoa ter predileção por uma determinada cor e identificar-se com as qualidades e com a influência orgânica e psíquica desta mesma cor. Muitos estudiosos afirmam que as cores atuam primeiramente na alma e depois no corpo. Senão, como explicar que pessoas com os olhos vendados sintam os mesmos efeitos? Os resultados somáticos determinados pela influência de uma cor se dariam por um mecanismo psicossomático ou por meio de uma ordem indireta. Exemplo: a diminuição dos batimentos cardíacos resultante de uma exposição ao azul seria provocada pela tranquilizarão psíquica produzida antes, e não pelo caminho inverso (ou somatopsíquico) como querem os fisiologistas acadêmicos.

Enquanto essas questões não forem bem resolvidas, o importante é que entendamos que os efeitos das cores sobre as pessoas são reais e aplicáveis em tratamentos tanto psíquicos quanto físicos, tanto em psicoterapia quanto na clínica médica.

1.2. A Filosofia das Terapias Holísticas

1.21. O conceito de filosofia

A definição de filosofia é tarefa das mais problemáticas. Nem os cultores desta atividade pensante conseguem chegar a uma concepção que não seja passível de crítica.

Neste caso, porém, onde mora o perigo também mora o remédio. Assim, onde quer que encontremos uma reflexão de natureza não linear, ambígua, e por vezes mesmo paradoxal também estaremos diante de uma questão filosófica. De uma maneira preliminar, ainda que questionável por esta ou aquela doutrina particular pode estabelecer um critério diferenciador: a Filosofia cuida de princípios, a ciência de regras ou leis, a religião de fins. A filosofia questiona pela Origem ou Criação, a Ciência pelo meio, transformação, caminho ou afastamento desta origem, e a religião pelo destino, pela morte, pelo retorno a esta origem.

Consideradas as coisas a partir deste ângulo de observação, não se justifica a proposição, tantas vezes defendida pelos pensadores do ocidente, de que a Filosofia é uma criação do ocidente, e de que os maravilhosos sistemas de pensamento surgidos no oriente Antigo não alcançaram a altitude da especulação teórica do Ocidente. Para Hegel, que admirava profundamente os orientais, eles só conseguiram exprimir a sua intuição do absoluto na forma de imagens e símbolos, não tendo logrado a expressão através do conceito e da Ideia. Para Heidegger, a Filosofia é grega por natureza, pois só os gregos teriam iniciado sem precursores a reflexão sobre a questão do Ser, e se mantido na perspectiva pensante por ela descortinada.

Evidentemente, trata-se de um etnocentrismo exagerado negar caráter filosófico aos sistemas de pensamento desenvolvidos sob cânones ou axiomas diversos daqueles encontrados no Ocidente. O budismo Mahayana, o Vedanta, o Zen, o Taoísmo são exemplos de escolas de pensamento altamente sofisticadas. Porém, se aqui entre nós as coisas parecem ser mais claras no tocante à divisão entre filosofia, ciência e religião, o mesmo não acontece nas doutrinas do oriente. Lá, o sentido de unidade é mais forte, e ideias como a da polaridade yang-yin exprimem desde uma teoria sobre a origem das coisas, como um ideal de

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

5

Page 6: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

virtude e equilíbrio morais, mas também fornecem indicações sobre aplicações de técnicas médicas como acupuntura, e mesmo são estilizadas em artes de Guerra como a doutrina de Sun Teu, e ainda, artes marciais como o kung fu.

Porém, uma reflexão mais atenta nos mostrará que esta mesma observação se aplica a nossas doutrinas ocidentais. Muitos dos conceitos que estruturaram a visão de mundo apresentada na Metafísica de Aristóteles também estão presentes em sua Física, em sua Biologia e em sua Psicologia. Nos filósofos cristãos, não se sabe com segurança onde termina a filosofia e começa a religião, na forma da especulação teológica. Na doutrina cartesiana, as constatações do matemático Descarte serviram de base ao mecanicismo do filósofo Descartes. E o próprio Marx,

Que declarou ser a religião um "ópio do povo" teve o irônico destino de ser objeto de adoração fanática por seus seguidores.

Diante deste quadro, percebe-se que todo sistema de pensamento possuirá, inevitavelmente, aspectos filosóficos, científicos e religiosos. Muito do que consideramos hoje mera especulação filosófica se tornará fundamento de ciência amanhã; e muita ciência de hoje foi fruto de alguma ideia filosófica do passado. Tal situação se mostra claramente tanto no caso da Medicina Ocidental moderna quanto no da Medicina Oriental Clássica. No caso daquela, há muitos postulados filosóficos que impedem a pesquisa de certos problemas fundamentais; e o materialismo subjacente a muitas explicações científicas é defendido de forma quase religiosa por seus teóricos, como Freud, que exortou Jung a ajudá-lo a combater "a lama negra do ocultismo".

Já no tocante a esta última, há muitas ideias até hoje consideradas filosófico-religiosas que podem ser exploradas em suas consequências científicas, ensejando um verdadeiro programa de pesquisas quase totalmente a desbravar.

Em todo caso, o fortalecimento de ambos os sistemas médicos não requer somente a consideração dos aspectos até agora desprivilegiados em suas abordagens. Afinal, tão importante quanto consolidar a estrutura interna é desenvolver a correlação funcional com o contexto intelectual. Assim, que se proceda ao importante diálogo entre a Medicina Ocidental e a Oriental, em seu tríplice aspecto filosófico, científico e religioso, para que novas perspectivas terapêuticas possam ser colocadas ao alcance do homem contemporâneo.

Um breve histórico da Cromoterapia

O tratamento pela cor era utilizado pelas civilizações antigas do Egito, nos grandes tempos de Karnak e Tebas. Em suas salas coloridas, faziam pesquisas sobre o uso da cor na saúde. Arqueólogos encontraram outros templos, construídos de tal forma que os raios do sol refratavam as cores do arco-íris nas salas. Submetendo-se ao uso de rituais de culto para ajudar na cura, os médicos diagnosticavam as doenças e encaminhavam os clientes para as salas, onde recebiam a cor necessária para o restabelecimento orgânico.

Os egípcios construíram a cidade colorida Heliópolis (cidade da luz), onde as cores também eram aplicadas nos tratamentos de saúde. Ensinavam que a cor vermelha, amarelo e azul eram as forças ativas dos seres físicos, mentais e espirituais.

Além dos antigos egípcios, também os gregos utilizavam as cores com fins curativos. Estes especificavam diferentes cores para tratar determinadas doenças.

Albert Szent-Györgyi, ganhador do prêmio Nobel, fez experiências cromáticas com alguns importantes resultados. Na sua pesquisa, expôs certas enzimas e hormônios a diferentes cores e verificou que algumas causavam mudanças moleculares nas enzimas e hormônios.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

6

Page 7: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

O Dr Max Luscher, cientista que trabalha nesse mesmo campo, estudou as cores preferidas das pessoas. Concluiu que na reação dos indivíduos às cores há significados que transcendem as diferenças culturais e são profundamente enraizados. Comprovou que a preferência de cor pode indicar o estado mental de uma pessoa, bem como algum possível desequilíbrio glandular.

Mesmo as pessoas cegas são afetadas pelas cores. Pesquisas feitas na Rússia demonstraram que os cegos podem identificar cores pelo tato. Dizem, por exemplo, que sentem o vermelho mais quente, áspero e dinâmico, e o azul lhes parecem macio e fresco. Isso sugere que as cores não só nos afetam visualmente, mas também afetam nossos campos de energia, mesmo que os nossos olhos estejam fechados ou estejamos dormindo.

Os adeptos da medicina natural têm muita simpatia pela cromoterapia e existem vários médicos naturalistas, inclusive no Brasil, que costumam aplicá-la com sucesso. Alguns deles não hesitam em considerar a cromoterapia como parte importante da medicina do futuro, devido a sua simplicidade, facilidade de aplicação e eficácia.

A Cromoterapia e a Luz

O SOL

O Astro Rei

O Sol (do latim) é a estrela central do “sistema solar”, composto por outros corpos, como: planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como, todos os satélites associados a estes corpos e que giram ao seu redor. De todo o sistema, responde por 99,86% de sua massa e quando comparado com a Terra (planeta), apresenta-se com maior massa (332 900 vezes) e volume (1 300 000 vezes).

Basicamente, é uma enorme esfera de gás incandescente, em cujo núcleo acontece a geração de energia através de reações termonucleares. Primariamente, é composto de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos, incluindo: ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e cromo.

Possui uma classe espectral que lhe confere uma coloração BRANCA, apesar de ser visto como amarelo no céu terrestre, pela dispersão dos raios na atmosfera. Atualmente, acredita-se que seja mais brilhante do que 85% das estrelas da Via Láctea. Sua coroa solar se expande continuamente no espaço, criando o vento solar, que é uma corrente de partículas carregadas.

É uma estrela magneticamente ativa, suportando um forte campo magnético, mas com variações de ano para ano. Seu campo magnético gera vários efeitos que são chamados coletivamente de atividade solar, que incluem: as manchas solares na superfície, as erupções solares e as variações no vento solar.

Fonte de Luz

A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros e sua luz demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar até nós. Sua energia também responde pelos fenômenos meteorológicos e ao clima no planeta.

É a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos e é tida como uma fonte natural e praticamente inesgotável de luz, que disponibiliza energia e cria a vida. Na superfície terrestre, a luz solar é atenuada na atmosfera, pela diminuição relativa de sua potência.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

7

Page 8: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

A luz solar é indispensável à manutenção de vida na Terra, podendo ser coletada através de uma variedade de processos sintéticos e naturais. Responde pela manutenção da água em seu estado líquido, condição indispensável e que dá suporte à vida como se conhece. Em certos organismos, fazendo uso de água e dióxido de carbono, produz o oxigênio (O2) necessário à manutenção da vida nos organismos dependentes deste elemento e compostos orgânicos mais complexos (glucose), processo esse conhecido como “fotossíntese”, também presente junto aos combustíveis fósseis (petróleo), em um passado distante.

A energia solar também pode ser capturada através de células solares, para a produção de eletricidade ou efetuar outras tarefas úteis (aquecimento).

A LUZ

Introdução

Tudo o que vemos é produto da natureza da luz e é afetado por ela. É uma forma de energia que viaja em ondas. Nossos olhos estão sintonizados apenas com as frequências de ondas chamadas de “luz visível”.

Luz é tudo o que nossos olhos veem, desde o momento em que nos levantamos até dormirmos, sendo que a resposta fisiológica do olho à luz são as cores primárias. É um espectro contínuo dos comprimentos de onda que podem ser percebidos pelo olho humano, dentro de um espaço de estímulo de dimensão infinita. É o nome dado à radiação eletromagnética que, ao penetrar no olho humano, acarreta uma sensação de claridade, sendo ela responsável pelo transporte de todas as informações visuais que recebemos.

Teorias sobre a luz

A luz visível é uma pequena parte do espectro eletromagnético. Existem duas formas diferentes de se falar sobre a ela:

Teoria da “partícula”: em parte, está expressa pela palavra fóton. Qualquer fonte de luz é composta de um ou mais fótons se propagando pelo espaço como ondas eletromagnéticas. Os olhos absorvem alguns dos fótons que estão flutuando pelo ambiente e é assim que enxergamos. Há muitas formas de se produzirem fótons, mas todos usam o mesmo mecanismo dentro de um átomo. Envolve a energização dos elétrons que estão orbitando ao redor do núcleo de cada átomo. Os elétrons circulam o núcleo em órbitas fixas: um elétron ocupa uma órbita natural, mas se um átomo for energizado, pode movê-lo para orbitais maiores. Um fóton de luz é produzido sempre que um elétron que está numa órbita maior do que a normal volta para sua órbita normal. Durante a queda da alta energia para a energia normal, o elétron emite um fóton (um pacote de energia) com características bastante específicas. O fóton tem uma frequência ou cor que está exatamente de acordo com a distância que o elétron decai. Uma lâmpada de vapor de sódio tem uma coloração muito amarela. O sódio é um átomo com 11 elétrons e, devido à forma que eles estão distribuídos nas órbitas, um destes tem mais facilidade para aceitar e emitir energia (este é o elétron chamado de elétron 3s). Os pacotes de energia que este elétron provavelmente emitirá terão um comprimento de onda de 590 nanômetros. Este comprimento de onda corresponde à luz AMARELA. Se a luz de sódio for posta num prisma, o que surgirá é um par de linhas amarelas. Portanto, esse tipo de lâmpada energiza átomos de sódio para gerar fótons.

Teoria da “onda”: expressa pelo termo onda de luz. As ondas de luz são ondas de energia e não precisam de um meio para se deslocar, pois viajam no vácuo. Consiste de energia na forma de campos elétricos e magnéticos, que vibram perpendicularmente à direção do movimento da onda e perpendiculares uns aos outros. Tem tanto um campo elétrico quanto um magnético, também chamado de radiação eletromagnética. As ondas de luz apresentam:

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

8

Page 9: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Comprimento de onda: corresponde ao tamanho da onda, calculada pela distância entre dois pontos correspondentes em ondas sucessivas (normalmente picos ou canais). Pode variar de 400 a 700 bilionésimos de metro, mas a variação total do comprimento das ondas inclusas na definição da radiação eletromagnética se estende de 1 bilionésimo de metro (raios-gama) até centímetros e metros (ondas de rádio).

Frequência: corresponde ao número de ondas que passa por um ponto no espaço, durante um intervalo de tempo determinado, calculado em um segundo. Sua medida é em unidades de ciclos (ondas) por segundo ou Hertz (Hz). A quantidade de energia de uma onda de luz está proporcionalmente relacionada à sua frequência: luz de alta frequência tem energia alta, luz de baixa frequência tem energia baixa. Assim sendo, tem os raios gama a maior energia e as ondas de rádio a menor. E cor, nada mais é que a frequência da luz visível, que varia: VERMELHA (entre 430 trilhões de Hz), VIOLETA (até 750 trilhões de Hz). O VIOLETA tem mais energia (eletricidade) e o VERMELHO tem menos (calórica). A escala total de frequências vai além do espectro visível, de menos de 1 bilhão de Hz (como nas ondas de rádio) até mais de 3 bilhões de bilhões de Hz (como nos raios gama).

Quando a luz atinge um objeto

A luz, ao atingir um objeto, depende da: energia da onda de luz, frequência natural com a qual os elétrons vibram no material e a resistência com a qual os átomos no material prendem seus elétrons. Baseado nestes fatores pode acontecer que as ondas são: refletidas ou espalhadas para fora do objeto, absorvidas pelo objeto, refratadas através do objeto, ou, passam através do objeto sem efeitos. Mais de uma destas possibilidades podem acontecer simultaneamente.

Transmissão: se a frequência ou energia da onda de luz incidente for muito maior ou muito menor do que a necessária para fazer os elétrons do material vibrar, então eles não irão capturar a energia da luz e a onda passará através do material sem ser modificada. Dessa forma, o material será transparente para aquela frequência de luz. A maioria dos materiais é transparente para certas frequências e não para outras, ou seja: uma luz de alta frequência (raios gama e os raios X) passará por vidros normais, mas não acontecerá com as de menor frequência (ultravioleta e infravermelha).

Absorção: a frequência da onda de luz incidente é próxima ou igual à de vibração dos elétrons do material. Os elétrons pegam energia da onda de luz e começam a vibrar. O que acontece em seguida depende da força com a qual os átomos seguram seus elétrons. Acontece quando os elétrons estão presos firmemente e passam as vibrações adiante para os núcleos dos átomos, o que aumenta a velocidade desses átomos e os fazem colidir com os outros átomos do material e acabam produzindo calor. Ela torna objetos escuros ou opacos à frequência da onda de luz incidente (madeira), mas não para todos. O vidro é opaco à luz ultravioleta e transparente para a visível.

Reflexão: uma “onda refletida” sempre sai da superfície de um material num ângulo igual ao da incidente que atingiu a superfície e que recebe o nome de “Lei da Reflexão”. Acontece que em alguns materiais os átomos não prendem seus elétrons firmemente, numa indicação de que os materiais contêm muitos elétrons livres e que podem pular rapidamente de um átomo para outro dentro do material. Quando da absorção energética de uma onda de luz incidente, os elétrons absorvem a energia e não a passam para os outros átomos. Os elétrons energizados simplesmente vibram e enviam a energia para fora do objeto, como uma onda de luz de mesma frequência da incidente. O efeito geral é que a onda de luz não penetra profundamente no material. Na maioria dos metais, os elétrons estão fracamente ligados e ficam livres para se movimentar, fazendo com que os metais reflitam a luz visível e pareçam brilhantes. Não tanto quanto os metais, o vidro apresenta alguma liberdade em seus elétrons, refletindo luz e brilho.

Dispersão: é apenas o reflexo de uma superfície grosseira. As ondas de luz incidentes são refletidas em todos os ângulos, por ser a superfície irregular (papel). Observado num microscópio é que se consegue ver o quão

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

9

Page 10: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

grosseiro ele é. Ao ser atingido pela luz as ondas são refletidas em todas as direções, tornando-o extremamente útil, possibilitando a leitura das palavras numa página impressa, não importando o ângulo pelo quais seus olhos estão vendo a superfície. Outra superfície “bruta” é a atmosfera da Terra em relação luz BRANCA incidente, por conter moléculas de tamanhos diferentes, incluindo o: nitrogênio, oxigênio, vapor d’água e vários poluentes. Esta mistura espalha as ondas de luz de maior energia (as azuis), fato este que explica a razão de ser AZUL o céu.

Refração: acontece quando a energia de uma onda de luz incidente corresponde à frequência natural de vibração dos elétrons de um material. A onda de luz penetra profundamente no material e provoca pequenas vibrações nos elétrons, que as transmitem para os átomos do material. Estes, por sua vez, enviam ondas de luz de frequência iguais a da incidente, mas tudo isso leva tempo. A parte da onda que está dentro do material diminui a velocidade, enquanto a parte que está fora do objeto mantém a frequência original. Isto tem o efeito de curvar a porção da onda que está dentro do objeto em direção ao que chamamos de “linha normal”, ou seja, uma linha reta imaginária que é perpendicular à superfície do objeto. O desvio em relação à linha normal da luz dentro do objeto será menor do que o desvio da luz antes dela ter entrado no mesmo. O tamanho da inclinação ou “ângulo de refração” da onda de luz depende do quanto o material diminui a velocidade da luz, o que explica como os diamantes são tão brilhantes, justamente por retardarem bem mais a luz incidente. Haja vista que o “índice de refração“ dos diamantes é maior do que o da água, o que quer dizer que eles diminuem a velocidade da luz para um grau incrível. Uma observação interessante sobre a refração é que a luz de frequências ou energias diferentes irá se inclinar em diferentes ângulos. Comparando a luz VIOLETA com a VERMELHA quando elas entram num prisma de vidro, vê-se que a VIOLETA leva mais tempo para interagir com o vidro, por ter mais energia, o que faz sua velocidade diminuir para uma extensão maior do que a onda de luz VERMELHA, dentro de uma inclinação equivalente a um grau maior. O exposto é válido para a ordem das cores que vemos no arco-íris, regra que também dá ao diamante os adornos de arco-íris que os tornam tão encantadores para os olhos.

A VISÃO

Anatomia do Olho Humano

É um órgão que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos elétricos. Os mais simples só fazem em detectar se as zonas ao seu redor estão iluminadas ou escuras e os mais complexos servem para proporcionar o sentido da visão.

Nos seres humanos, tem-se:

Retina: primeira camada que recobre o fundo do olho, uma superfície não maior que uma moeda de um real e da espessura de uma folha de papel. Neste ponto do processo da visão, o olho deixa de se assemelhar a uma máquina fotográfica e passa a agir mais como um scanner. São altamente especializados os milhões de células, que captam e processam informações visuais a serem interpretadas pelo cérebro. São dois os tipos de células fotorreceptoras:

Bastonetes: permitem a percepção de claro e escuro, adaptados que são à luz noturna e penumbra, embora seja maioria absoluta. Só conseguem captar a luminosidade da cor, ou seja, só respondem a um espectro e desta forma não diferenciam cores.

Cones: são responsáveis pela captação da informação luminosa vinda da luz do dia, das cores e do contraste.

Córnea e cristalino: compõem uma lente cuja função é focar os estímulos luminosos.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

10

Page 11: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Íris: parte externa colorida é fotossensível e comanda a abertura e fechamento da pupila da mesma maneira que um obturador. O interior da íris e o da coroide é coberto por um pigmento preto que evita com que a luz refletida se espalhe pelo interior dos olhos.

Fóvea: no centro visual do olho, é rica em cones, um dos dois tipos de células fotorreceptoras. O outro tipo, o bastonete, se espalha pelo resto da retina.

Percepção humana

Fundamentalmente, a luz é um espectro contínuo dos comprimentos de onda que podem ser percebidos pelo olho humano, um espaço de estímulo de dimensão infinita. Entretanto, normalmente só contém três tipos de receptores de cor chamados células-cones. Portanto, somos tricromatas, espécie que responde a estímulos luminosos dentro de uma sensação tridimensional, que geralmente pode ser modelada por uma mistura de três cores primárias.

O entendimento moderno é que as células-cones humanas não correspondem a nenhuma cor primária real, sendo que cada receptor de cores responde a diferentes bandas do espectro colorido. Para conhecimento geral, dentre as espécies existem os tetracromatas (com quatro diferentes receptores de cor) e os dicromatas (com dois tipos de receptores coloridos).

Tais espécies, com diferentes números de tipos de células receptoras, terão uma visão colorida exigindo um número diferente de cores primárias. Os humanos podem ver até o VIOLETA (380 nanômetros), mas os tetracromatas (aves e marsupiais) atingem a faixa do ultravioleta (até 300 nanômetros), uma vez que esta quarta cor primária se localiza no intervalo de menor comprimento de onda. Sugestões apontam que algumas mulheres humanas também são tetracromatas, tendo uma versão variante extra do cone do tipo de comprimento de onda longa (L).

Portanto, é incorreto supor que o mundo pareça ser colorido, dentro de qualquer coisa diferente que o padrão humano de três receptores. O mundo irá parecer normal somente àquele que apresentar visão colorida equivalente. Neste sentido, a reprodução de cores pelas primárias tem que ser “sintonizada” ao sistema de visão colorida do observador.

O olho humano não consegue diferenciar os componentes de formação da cor, característico do processo aditivo (VERDE + AZUL) e sim e somente a cor resultante (AMARELA). Exemplificando, o ouvido consegue distinguir dois instrumentos diferentes tocados simultaneamente, enquanto o olho somente uma e única cor.

Quando os raios luminosos incidem na córnea, são imediatamente refratados (desviados), de forma a incidirem sobre a lente que tem por objetivo projetá-los na retina. Nesta, encontram-se dois tipos de fotorreceptores (cones e os bastonetes), que convertem a intensidade e a cor da luz recebida em impulsos nervosos. Estes impulsos são enviados ao cérebro, através do nervo ótico e então se tem a percepção de uma imagem.

A COR

Definição

Só existe se houver luz. Quando se diz que determinado objeto possui certa cor, esquecemo-nos de que a cor retiniana só existe no cérebro. Resulta de uma série de processos neuronais que interpretam a resposta fisiológica da retina à luz. Sua origem se explica pelas: mudanças na natureza da onda de luz, na forma como a luz viaja e o que acontece com a luz quando ela encontra diferentes tipos de materiais.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

11

Page 12: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

É como o olho interpreta a reemissão da luz refletida de um objeto e emitida por uma fonte luminosa composta por ondas eletromagnéticas. Para tanto, utiliza-se dos “cones”, células do olho humano que tem a capacidade de reconhecer as cores, auxiliada pelos “bastonetes”, outro tipo de célula, cuja capacidade é a de reconhecer a luminosidade. São aproximadamente 6 milhões de cones em cada olho humano, concentrados na região fóvea.

Os cones estão divididos em três tipos, segundo a teoria tri cromática desenvolvida por Young-Helmholtz, que preferencialmente respondem a comprimentos de ondas diferentes. Estão distribuídos de forma desequilibrada sobre a retina: tipos R e G (94%) e apenas 6% são do tipo B. Esta aparente distorção é de fato uma adaptação evolutiva. O terceiro cone que desenvolvemos (B), além de dar mais informação sobre cores, traz fundamentalmente uma melhoria na percepção de contrastes. Tem-se:

B (blue/azul): cones sensíveis aos azuis e violetas.

G (Green/verde): correspondentes aos verdes e amarelos.

R (red./vermelho): são os vermelhos e laranjas.

Na formação da imagem há uma interação entre os cones e os bastonetes, de forma a provocarem alguns fenômenos no sistema visual humano.

Cores primárias

As cores primárias não correspondem a uma propriedade fundamental da luz, mas geralmente estão relacionadas à resposta fisiológica do olho à luz. São combinações que criam uma infinita gama de cores, para aplicações humanas, através do uso das três cores primárias, dentro das seguintes combinações:

Aditivas: através do uso de projetores de luz, com sobreposição das cores. As normalmente utilizadas são: VERMELHA, VERDE e AZUL (RGB).

Subtrativas: combinações por mistura de pigmentos ou corantes (impressões gráficas ou pinturas em telas e etc.), sendo que, neste caso as primárias normalmente utilizadas são: CIANO, MAGENTA e AMARELA (CMYK) ou, de outra forma, a VERMELHA, AMARELA e AZUL (RYB). Cabe esclarecer que a letra “K” de CMYK refere-se á cor PRETA.

Produzindo cores

Daí, aproveitando-nos da conclusão de Newton, que defini como fontes luminosas brancas as que possuem todos os comprimentos de onda, tem-se como consequência, que uma fonte luminosa colorida tem um comprimento de onda dominante e que define o seu matiz. Embora, as fontes luminosas não são somente caracterizadas pelo seu matiz (hue), que é a presença de um comprimento de onda dominante, mas também, pela intensidade ou brilho (brightness), que é a amplitude do comprimento de onda e a saturação, a concentração em torno do comprimento da onda dominante.

A luz visível é aquela que os olhos humanos conseguem ver. A luz solar é chamado de BRANCA. Embora seja possível vê-la, tal cor não é considerada como pertencente ao espectro visível. Acontece que a luz não é de uma única cor ou frequência, pelo contrário, é composta por muitas frequências coloridas. Quando a luz do sol passa através de um prisma de cristal, as diferentes cores são separadas em um espectro denominado de “arco-íris”, tendo sido esta a primeira denominação para a CROMOTERAPIA. Sintetizando, a união de todas as cores do espectro visível produz luz BRANCA ou uma “ausência de cor”.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

12

Page 13: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Cores por adição: significa posicionar sobre um ambiente escuro, uma luz colorida sobreposta a outra de forma a se obter uma terceira. Assim poderão surgir as cores:

MAGENTA: projetando as luzes VERMELHA e a AZUL.

AMARELA: utilizando a VERMELHA e a VERDE.

CIANO: quando as luzes sobrepostas forem a VERDE e a AZUL.

BRANCA: terá esta luz por combinações diversas, como: amarela e azul, magenta e verde, ciano e vermelho e finalmente, misturando todas elas.

Obs.: cabe lembrar que não aconselho a utilização deste expediente para a produção de cores, uma vez que não se tem conhecimento do padrão vibratório de cada uma das envolvidas e quais as que surgirão desta composição. Quando indico uma cor, ela está presente dentro de um PANTONE (coleção de um conjunto de cores) intensamente utilizado por mim e que apresenta os efeitos indicados dentro das “qualidades” de cada cor.

Cores por subtração: outra forma de se produzir cores é absorver algumas das frequências de luz e assim removê-las da união da luz branca. As cores absorvidas não mais serão vistas, ficando apenas as cores que refletirão fortemente nos seus olhos. As folhas das plantas são verdes por conterem clorofila, por absorverem os espectros AZUL e VERMELHO e refletirem o VERDE. As cores que serão formadas são:

VERMELHA: uma combinação de magenta com amarelo.

VERDE: mistura de ciano com amarelo.

AZUL: ciano com magenta.

PRETA: é um caso especial, no qual todas as cores são absorvidas. É produzido com a mistura do: amarelo com azul, ciano com vermelho ou Cores do espectro visível com verde. Estas uniões em particular garantem que nenhuma frequência de luzes visíveis será refletida de volta para os seus olhos. Cabe lembrar que a cor PRETA, além de ser a mais escura do espectro, é definida como “a ausência de luz” em cores-luz ou em cores-pigmento se apresenta como “a mistura de todas as cores“.

ANÁLISE

A luz solar é indispensável à manutenção de vida na Terra e é a única fonte natural de energia e luz de que dispomos. As demais são processos sintéticos e naturais, como:

Artificial: a energia solar também pode ser capturada através de células solares, para a produção de eletricidade ou efetuar outras tarefas úteis (aquecimento).

Produzindo o calor: o homem criou a lâmpada, na busca de uma vida mais: alegre, colorida e harmoniosa. Dentre estas existem diferentes tipos, tais como as: incandescentes, fluorescentes, os lasers, os LEDs, entre alternativas. Cada qual dentro de sua técnica específica para gerar fótons. A forma mais comum de energizar átomos é através do calor e esta é a base para a incandescência. Quando algum metal é aquecido por meio de uma poderosa fonte de aquecimento (maçarico), este inicialmente se tornará VERMELHO de calor e depois BRANCO. A mudança de cor tem a haver com relação à visibilidade e a VERMELHA é a de visibilidade mais baixa de energia. Neste caso, seus átomos estão apenas recebendo energia suficiente para começar emitir luz visível. Ao surgir a BRANCA, indica que se está energizando uma gama de elétrons diferentes, de tantas formas variadas, que todas as cores estarão sendo geradas e ao se misturarem se parecerão

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

13

Page 14: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

BRANCAS. No caso de uma lâmpada incandescente, a fonte de luz é a eletricidade, que cria calor, ou seja, a luz.

Luz é tudo o que nossos olhos veem e para que se possa classificá-la, tem-se que apresentar a seguinte divisão em:

Espectro eletromagnético: corresponde à faixa completa de comprimentos de onda, incluídas na definição das radiações eletromagnéticas, estendendo-se de 1nm (raios gama) até centímetros e metros (ondas de radio).

Espectro visível: corresponde à luz que enxergamos (retiniana) e que se situa na faixa de 395 a 740 nm (nanômetro). A luz ocupa uma pequena parte deste vasto espectro (1/60 oitavas). A forma mais comum de identificar uma luz é pelo seu comprimento de onda, porém ele pode ser expresso também em frequência, o inverso do comprimento de onda e que está ligada diretamente a uma COR, sendo que os extremos da faixa estão definidos, dentro das seguintes bases, a saber:

VERMELHA: de 625 a 740 nm (maior comprimento de onda).

VIOLETA: de 390 a 455 nm (menor comprimento de onda).

Raios limites: são aqueles que delimitam o espectro visível, não correspondendo mais a ele e estão representados pela:

Ultravioleta (UV): comprimentos inferiores a 390 nm.

Infravermelho (IV): comprimentos superiores a 740 nm.

Obs.: nanômetro é a bilionésima parte de um metro. Em outras palavras, 1nm representa: a dividirão de um metro (100 cm) em 1 milhão de partes iguais e cada pedaço novamente dividido em outras mil partes iguais. A escala foi propositalmente comprimida (logarítmica) para que se pudesse observar toda sua extensão.

NOÇÕES DE ANATOMIA.

Para estudar qualquer técnica de cura, temos que estudar também pelo menos o básico do corpo humano, a localização dos órgãos é muito importante para saber direcionar a energia.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

14

Page 15: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

C É R E B R O

É tudo que se encontra dentro da calota craniana, área motora psíquica, área de todos os sentidos: área auditiva, área auditiva psíquica, centro da compreensão da palavra, área da visão psíquica, área visual, área da inibição, centro da escrita, área sensitiva psíquica.

Métodos de Cromoterapia

APARELHO DIGESTIVO

NERVOS

O Sistema Nervoso é auxiliado pelo Sistema Endócrino, que controla e coordena as atividades gerais do organismo em sua adaptação necessária a cada, momento. A formação do Sistema Nervoso começa na vida intrauterina com o desenvolvimento do embrião. O neurônio é a célula que o constitui. Cada neurônio é constituído de corpo celular, axônio e detritos que interligados formam as vias nervosas e os centros nervosos, são formados em filetes, os nervos transmissores dos impulsos elétricos e dos neurotransmissores. Os centros nervosos interpretam informações recebidas emitindo o comando e esses trafegam dentro do corpo através das vias nervosas.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

15

Page 16: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Faça varredura ao longo da espinha dorsal, de cima para baixo, isso ativa os nervos periféricos. A luz de energização desse Sistema é o Azul Forte, sua cor complementar é a Amarela.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

É tudo que está dentro da calota craniana, cérebro cerebelo e seus componentes.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

São os nervos que se encontram fora da calota craniana, plexo branquial, frênico, medula espinhal, nervo ulnar, plexo lombar sacro, ciático, femural, tibial, sural, pediosos, fíbula, safeno, coccígeo, mediano, cutâneo, radial, cadeia simpático, intercostais...

O Sistema Nervoso é responsável, pelo controle e manutenção; percepção da visão, audição, olfato, paladar, tato, dor e temperatura; funcionamento de certas glândulas; coordenação das atividades do estomago, pulmões, coração, intestino etc.

Quando se fala que uma cor serve para o sistema digestivo então ele atinge todos os órgãos: glândulas salivares, laringe fígado vesícula biliar, piloro, pâncreas duodeno, intestino delgado, cólon ascendente, apêndice, reto, sigmoide, cólon descendente colo travesso canal colédoco, estômago, artéria hepática, esôfago e boca.

Desça com a luz pela boca e esôfago, até o estômago; a partir daí, faça uma varredura com movimentos em espiral no sentido do relógio (se a pessoa tiver prisão de vente) ou, ao contrário (se tiver diarreia). Sobre toda a área dos intestinos. Não se esqueça de varrer o fígado e pâncreas, a luz de energização é o Amarelo, complementar Azul.

CONTROLE DOS MOVIMENTOS

Todo o centro nervoso do corpo encontra-se agrupado no encéfalo e na medula espinhal. O encéfalo é um conjunto de órgãos localizado no interior do crânio nos quais se destacam o cérebro e o cerebelo. A medula é um órgão alongado e fino que se localiza dentro do canal ao longo da coluna vertebral.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

16

Page 17: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

OBS: todo tratamento é baseado no equilíbrio do sistema nervoso e da corrente sanguínea.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

17

Page 18: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

18

Page 19: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

19

Page 20: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

20

Page 21: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

21

Page 22: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

22

Page 23: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

APLICAÇÃO CROMOTERÁPICA

MENTALIZAÇÃO: É o ato de se trazer à mente, um objeto, um órgão, um sistema ou, simplesmente um espaço. A mentalização é a visão globalizada e, nos possibilita o envolvimento completo pela parte exterior do objeto, do corpo ou mesmo, do espaço em toda a sua amplitude. A energia mental no tratamento ajuda na velocidade, fortalecendo a projeção.

Ao trabalhar com mentalização, primeiro deve-se imaginar a cor a ser aplicada, depois que ela estiver no quadro mental, projetá-la sobre o paciente, envolvendo-o em círculos, iniciando pela cabeça, passando pelo tórax, abdome, quadris e membros inferiores, sempre após a verificação dos chacras.

TEMPO DE DURAÇÃO NA APLICAÇÃO MENTAL

Temos mais ou menos 3 a 5 seg. Não sabemos a velocidade do nosso pensamento, Ex: vamos pensar que estamos passeando nas pirâmides do Egito. Quantos segundos levaram para chegar? De avião levaríamos quantas horas?

PROJEÇÃO: é a forma de se canalizar energia na direção do objetivo determinado, seja ele apenas um pequeno ponto ou um órgão. Na projeção, remetemos deliberadamente a energia ou a cor-luz com finalidade própria. Assim a mentalização e a projeção, ou vice-versa, é um ato mental conjugado, com dois objetivos específicos.

APLICAÇÃO COM LÂMPADAS

TEMPO DA APLICAÇÃO COM LÂMPADAS:

Aparelho portátil para Cromoterapia

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

23

Page 24: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

http://curapelascores.loja2.com.br/3811405-Aparelho-portatil-para-Cromoterapia

Impulso Elétrico: esta é a mais indicada técnica quanto ao uso intenso da CROMOTERAPIA. Significa a utilização da energia elétrica transmitida através do emprego de lâmpadas. Lâmpadas coloridas

Para usar a luz de lâmpada coloridas você pode adaptar spots (fixo) ou bastão com bocal com lâmpadas de 25 Watts com a cor necessária para o tratamento.

No caso do spot fixo, as lâmpadas devem ser direcionadas para a região afetada no paciente, que pode estar deitado ou sentado.

No caso do bastão, você pode aplicar em movimentos circulares, no sentido horário, numa distância de 5 a 10 cm da pele.

O tempo de exposição de cada cor varia de 3 a 10 minutos.

Focos Luminosos

São spots fixos, onde se adaptam lâmpadas coloridas direcionadas para o paciente, que pode estar sentado ou deitado.

Já os rabichos são facilmente manuseados e, com isto podem ser feitas massagens de luz tanto na parte a ser tratada quanto na aura. Devem ser acoplados a um fio extenso de mais ou menos dois metros.

No corpo humano, a aplicação que estiver envolvida com processos orgânicos, deve ser feita com lâmpadas (é mais rápida). Diverge de literatura. Vamos encontrar de 5 a 15 minutos para cada cor, porém na maioria é de 2 seg. há 5 minutos. Nos chacras usamos apenas a cor específica 5 minutos é suficiente. Deve-se começar com o tempo de 10 segundos até adquirir mais experiência, porque varia de órgão para órgão, e de chacra. De acordo com a fragilidade da matéria. Recém-nascidos até 6 meses: de 2 a 5 segundos; bebês de 6 meses a 2 anos: 5 a 10 seg. Acima de dois anos, pende do problema a ser tratado e o estado geral da matéria (de 30 seg. há 2 minutos).

Observação importante:

Antes de começar a aplicação das cores indicadas para cada problema, deve-se banhar a aura com as cores violeta, branco e rosa, seguindo o seguinte esquema que acompanha as correntes de energia repetindo três vezes para cada cor:

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

24

Page 25: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

O cromo terapeuta, segurando o foco luminoso, fica à frente do paciente.

1. Expirando, desce o foco pelo lado direito do paciente, do alto da cabeça até os pés. Com os pulmões vazios, para com o foco entre os pés e, ao começar a inspirar, sobe o foco pelo lado esquerdo do paciente até o alto da cabeça. Para com os pulmões cheios (repetir três vezes este movimento).

2. Expirando, desce pela frente até os pés, para com os pulmões vazios, contorna o paciente e, inspirando, sobe até o alto da cabeça. Parar com os pulmões cheios (repetir o movimento três vezes).

3. Ficando à frente do paciente, expirando, desce o foco pelo centro do corpo até os pés e, inspirando, sobe com o foco até o alto da cabeça (repetir três vezes).

A DISTÂNCIA DA LÂMPADA

Pode variar de 05 a 20 centímetros do corpo, dependendo da cor órgão ou pessoa.

NÚMERO DE APLICAÇÕES

Depende do caso.

Obs.: Sempre começando e terminando o tratamento com varredura com a cor azul.

Emergência, crianças, gestantes, idoso, pessoas ocasionalmente afetados, uma vez por semana não terá efeito terapêutico.

Em emergência, poderá fazer até a cada duas ou três horas. Uma dor intensa, hemorragia, o tratamento geralmente leva 8 a 10 sessões (diariamente, alternando até duas vezes por semana no mínimo).

EMERGÊNCIAS: dor, ferimentos contusos, doenças transmissíveis, hemorragias e problemas respiratórios, gástricos, circulatórios, renais, ósseos.

IDOSOS: problemáticos: são aqueles que trazem o enfraquecimento mental/orgânico em virtude de doenças de longo curso, tais como problemas ósseos, osteoarticulares, circulatórios, renais, pulmonares. Pode ser feito uma vez ao dia, ou 2 a 3 aplicações por semana.

SADIOS (ocasionalmente afetados): doença produzida pela má alimentação, vícios, estados alterados físico/mental/emocional/espiritual. No mínimo duas vezes por semana.

PREPARANDO A SUA ÁGUA SOLARIZADA

Você já ouviu falar em água solarizada? Esse método simples de energização solar pode lhe ajudar a amenizar a depressão e o desânimo, além de afastar as ideias fixas e ter mais coragem, calma e equilíbrio. A luz do sol costuma ter um efeito purificador, renovador e revitalizante. Quando bebemos uma água que foi exposta aos raios solares, permitimos que esses benefícios fluam para diferentes partes do nosso corpo, renovando e revitalizando o organismo.

Além disso, a água solarizada também permite que os chacras (sete principais centros de energia distribuídos ao longo de nossa coluna vertebral) absorvam a energia dos raios solares e enviem suas propriedades benéficas por todos os sistemas do corpo. Além de energizar a água através do sol, também é possível aproveitar os benefícios das cores, trabalhando com a Cromoterapia. A ideia é potencializar o processo, trazendo ainda mais equilíbrio e harmonia para corpo, mente e emoções. Veja abaixo como prepara sua água solarizada.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

25

Page 26: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

A técnica é bem simples e fácil. Basta colocar água mineral em uma garrafa de vidro transparente e depois envolvê-la com papel colorido, como o celofane, na cor desejada. Outra possibilidade é comprar uma garrafa colorida, que hoje é encontrada em lojas de departamento ou decoração. Você também pode reaproveitar garrafas coloridas, como as de vinho ou cerveja. Mas nesse caso elas devem ser bem esterilizadas antes, e lavadas com água quente e sabão.

Vale reforçar que as garrafas utilizadas devem ser sempre de vidro, nunca de plástico. Além disso, garrafas brancas ou transparentes não são recomendadas, pois não oferecem os benefícios das cores.

O próximo passo é tampar a garrafa e expô-la ao sol. Deixe-a por um período mínimo de uma hora (sol forte), durante metade do dia (sol fraco) ou o dia todo (em dia chuvoso). O melhor horário para preparar a água é pela manhã, de 8h as 10h, principalmente no inverno. No verão, o sol da tarde, após as 15h, também é aconselhável. Uma dica é colocar uma pedra de gelo na água. Quando ela derreter, a bebida estará pronta para uso.

Se optar por envolver a garrafa com papel celofane, basta retirá-lo após a solarização. Esse mesmo papel pode ser usado na próxima vez que fizer o procedimento. A garrafa só precisa ficar envolta pelo papel na hora que estiver sendo exposta ao sol.

A luz solar, filtrada pelo vidro, energiza a água, que por sua vez adquire as propriedades da cor selecionada. A água é condutora de energias, inclusive da energia elétrica. Devido a esta capacidade de atrair e reter em si qualquer tipo de energia, tanto positiva como negativa, podemos considerar o elemento aquoso como um acumulador energético. Mas é importante lembrar que a água solarizada não pode ser fervida e nem congelada, pois as partículas tornam-se neutras, perdendo o seu efeito.

COMO CONSUMIR A ÁGUA SOLARIZADA

O ideal é tomar um ou mais copos de água por dia. Confira abaixo o significado de algumas cores e veja como elas podem lhe ajudar. Depois disso, abuse da sua água solarizada: Feito isto, a água solarizada poderá ser utilizada no preparo de alimentos de toda ordem (sucos de frutas, etc.), e ainda, utilizado no asseio de partes do corpo que necessitem cuidados especiais como, por exemplo, feridas, traumatismos, etc.

Vermelho - é estimulante, afasta a depressão e tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade.

Amarelo - é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.

Laranja - é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e oferece a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, de enfrentar desafios e trazer autoconfiança e autoestima.

Verde - é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.

Azul - traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquilizando o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.

Índigo - trabalha o equilíbrio energético, a intuição, a proteção, a limpeza e a purificação de ambientes.

Violeta - é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

26

Page 27: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Rosa - trabalha afetividade, amor, harmonia e união, além de ajudar no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Agora que já sabe o significado das cores, escolha a questão que mais precisa trabalhar no momento e tome de 15 a 30 dias a bebida na cor escolhida, para sentir os benefícios. Oriento sempre que a pessoa comece pela cor verde, para equilibrar o corpo. Depois do período estabelecido, é possível preparar a água em outra cor que sinta necessidade. Outra possibilidade é que a pessoa intercale o consumo da água solarizada na cor verde com outra água preparada em uma cor diferente. Nesse caso, o ideal é tomar um copo de água solarizada com o verde pela manhã, e outro copo à tarde ou à noite, de uma água feita em outro tom.

Mas vale reforçar que não é indicado fazer uso de todas as cores ao mesmo tempo. Em um processo terapêutico focamos em uma queixa de cada vez, e geralmente começamos pelo problema que mais lhe afeta naquele momento. Depois disso, gradativamente começamos a trabalhar outras questões. Por esse motivo é indicado que você sempre consulte um terapeuta para sua orientação.

PRAZO DE VALIDADE DA ÁGUA

Depois de pronta, o tempo de validade da água pode variar, dependendo da cor com a qual tiver sido solarizada. Veja abaixo o tempo de duração de cada uma:

A água pura exposta ao sol durante todo o dia, num recipiente fechado de cristal, fica impregnada de elementos químicos de poderosa ação terapêutica. Mas devemos ter sempre o cuidado de usar água destilada (ou, pelo menos, filtrada), consumi-la em poucos dias (principalmente no que se refere à do frasco amarelo, que se deteriora com facilidade) e não enchermos o frasco até a borda.

Os frascos de cristal, cujas tampas também devem ser, preferencialmente, de cristal podem ser de cores diversas.

Frasco Vermelho: a água fica impregnada de vários elementos químicos, dos quais o ferro é o principal; quando tomada, produz o mesmo efeito de um tônico ferroso. Deve-se beber a água em pequenas quantidades, após as refeições, no caso de um perfeito funcionamento dos intestinos. Em caso contrário, quando se sofre de prisão de ventre, deve-se ingeri-la em jejum e antes das refeições.

Frasco Alaranjado: nele, a água torna-se um tônico altamente revitalizante, que estimula as glândulas suprarrenais e genitais.

Frasco Amarelo: nele, a água fica impregnada de sais de fósforo e sódio, com propriedades estimulantes para os nervos, e que terá ação levemente purgativa.

Frasco Verde: a água nele armazenada estimula o crescimento, restaura o equilíbrio hormonal e estimula os órgãos digestivos.

Frasco Azul: a água nele acondicionada exerce ação calmamente e antisséptica geral. Atua nos processos bioquímicos comandados pela hipófise e tireoide.

- Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo: se a água ficar na geladeira, a água deve ser consumida em até uma semana. Caso você armazene a bebida em temperatura ambiente, a validade é de, no máximo, dois dias.

- Cores frias, como azul, índigo e violeta: se a água ficar na geladeira, a água deve ser consumida em até uma semana. Caso você armazene a bebida em temperatura ambiente, a validade é de três a quatro dias.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

27

Page 28: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

- Verde e rosa: a validade da água é de uma semana, seja em temperatura ambiente ou na geladeira.

Roupas

Roupas: é também um recurso muito prático e que tem mais a ver com o temperamento de cada um. Deve ser utilizado de tal maneira que equilibre as irradiações do tempo em contra partida ao seu estado de espírito.

Quando estamos usando uma roupa de cor específica, o efeito dessa cor não ocorre devido à incidência da luz que atravessaria o tecido e penetraria a pele, porque isso não acontece; o efeito se dá a partir da reflexão da cor usada. Frequentemente, olhamos para o nosso corpo e somos afetados pela cor, dando-nos a sensação produzida por ela. Por exemplo: quando usamos a cor marrom, sentimos uma sensação de segurança; usando o amarelo, facilmente nos sentimos alegres.

Há vários motivos que nos levam a escolher uma cor específica, como, por exemplo, ao acordarmos: influenciados pelas impressões vívidas do inconsciente, optamos por uma determinada cor de roupa. Nosso inconsciente traz as lembranças dos dias anteriores para nossas emoções, ou os sonhos da noite, transmitindo sensações físicas muito nítidas para o nosso corpo.

Dessa maneira, se acordamos dispostos ou agitados, nossa tendência será escolhermos uma roupa de cor quente, como o vermelho. Entretanto, devemos usar nosso bom senso, optando por uma cor de tonalidade suave para prolongarmos o estado de disposição.

Se ao acordarmos ainda estivermos sonolentos e cansados, nosso impulso inicial será colocarmos uma roupa de cor suave, como o azul. Isso também deve ser evitado, pois dessa maneira, prolongaremos nossa letargia e demoraremos mais para chegar ao “pique”. Nesse caso, o vermelho, laranja ou amarelo nos leva mais rapidamente á disposição física necessária para as atividades diárias.

Além da sensação causada em nós, a cor da roupa produz uma reflexão que atinge a visão das outras pessoas. Quando olham para nós, elas assimilam a primeira impressão que provém da cor de nossas roupas.

Alimentos: embora ainda não estejam disponíveis estudos sobre alimentos, uma refeição colorida sempre proporcionará maior equilíbrio das CORES em nosso organismo.

Câmaras Cromoterápicas

São compartimentos de um metro quadrado, onde se instalam, nas extremidades das paredes laterais, réguas com um conjunto de lâmpadas coloridas. Anexo a essas réguas, um aparelho com botões que acendem os pares de lâmpadas da mesma cor, com contemporizador e um interruptor.

as pessoas a elas expostas.

Janelas coloridas

Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane, na cor necessitada. Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.

Filtros Coloridos Sobre o Local a Ser Tratado

As vibrações da cor são ondas radiantes que afetam as pessoas a elas expostas.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

28

Page 29: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

As cores das paredes de nossa casa têm ação contínua sobre nossos corpos físico, emocional e mental. Devem então ser escolhido de acordo com a finalidade do aposento para delas extrairmos efeitos positivos.

As cores de nossas vestes sempre produzirão em nós os efeitos de suas qualidades intrínsecas. Então, estaremos fazendo cromoterapia, usando pedaços de tecidos da cor indicada para harmonizar a saúde e revitalizar os órgãos. Por isto, basta envolver com o tecido a parte do corpo a ser tratada. Melhor ainda é recobrir com papel celofane colorido. Para isto basta envolver a parte a ser tratada, expondo-a a luz do sol. Convém lembrar que banhos de sol devem ser até às 9 horas e 30 minutos, pela manhã, e a partir das 15 horas.

Para cada problema, há uma indicação de cor para o filtro de papel celofane, a saber:

Faringite, laringite ou amigdalite: azul claro ou índigo.

Bronquite e asma: azul índigo, laranja ou amarelo.

Esôfago, estômago, fígado, vesícula, pâncreas, intestinos: verde-esmeralda.

Prisão de ventre: amarelo.

Sistema urinário (eliminação de cálculos renais): verde e alaranjado.

Obs.: Deve-se expor a área afetada ao sol por cinco minutos. Quando houver mais de uma cor indicada, intercalam-se as cores, cinco minutos para cada uma.

HORÁRIO DE CAPTAÇÃO DAS CORES NA ENERGIA SOLAR.

Das 5 às 7 horas - AZUIS

Das 7 às 9 horas - VERDES

Das 9 às 10 horas - AMARELAS

Das 10 às 12 horas - LARANJA

Das 12 às 14 horas - INFRAVERMELHO

Das 14 às 16 horas - VIOLETA

Das 16 às 17 horas - ULTRAVIOLETA

Das 17 às 18h30min horas – LARANJA

A CROMOTERAPIA DOS ALIMENTOS

Sabia que a Cromoterapia está presente até nos alimentos que consumimos? É isso mesmo, pessoal!

Devemos também compreender a relação entre a cor e o alimento que consumimos, assim atrairemos a energia da plena saúde para o nosso organismo, pois somos sim sensíveis ao efeito do universo das cores.

Saiba que um prato saudável é rico em cores porque há presentes nele vários tipos de vitaminas, antioxidantes, sais minerais e isso previnem e muito as doenças tanto do corpo quanto de nossa alma.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

29

Page 30: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

A partir deste momento, saboreie a sua alma com mais este conhecimento: as cores dos alimentos e suas incríveis propriedades. Vamos a eles!

A magia dos alimentos brancos em seu prato

Os alimentos brancos são ricos em Cálcio, Zinco, Fósforo e Potássio. Isso indica que eles são extremamente importantes para ajudar no controle da hipertensão arterial, saúde de nossos ossos e dentes, são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e músculos, são excelentes para a saúde de nossa circulação sanguínea.

Então, invista mais no alho, cebola, couve-flor, batata, cogumelos, feijão branco em sua alimentação.

A magia dos alimentos verdes em seu prato

Os alimentos verdes são fontes de energia vital para seu organismo, portanto, são ricos em vitamina C e Ferro, além de serem poderosos antioxidantes. Fortalecem os nossos ossos, dentes, evitam a fadiga diária, são considerados energéticos celulares. Conforme a Medicina Chinesa, as folhas verdes favorecem e muito a oxigenação de nossas células e melhora o funcionamento de todo o nosso metabolismo.

Então, invista mais no abacate, na abobrinha verde, acelga, almeirão, alface, agrião, brócolis, cebolinha, coentro, couve, chuchu, espinafre, jiló, kiwi, escarola, quiabo, pimentão-verde, rúcula.

A magia dos alimentos amarelos e alaranjados em seu prato

Estas cores são extremamente estimulantes da alegria, vitalidade e criatividade. São alimentos ricos em betacaroteno, isto é, vitamina A em demasia, além da vitamina C. São excelentes para a sua visão, pele, bem-estar físico, bom funcionamento do sistema imunológico, cardíaco, excelentes para o nosso cabelo e tecidos de uma forma geral, ajudam e muito no metabolismo das gorduras.

Então, invista mais na cenoura, laranja, abóbora, abacaxi, batata-doce, carambola, caqui, gengibre, mamão, manga, maracujá, melão, mexerica, milho, tangerina, moranga, pêssego.

A magia dos alimentos vermelhos em seu prato

Estes alimentos são ricos em Licopeno, vitamina A, vitamina C e atuam como antioxidantes. São excelentes para o nosso coração, memória, fortalece os olhos, ótimos para a nossa pele, prevenção do stress e câncer, principalmente de próstata.

Então, invista mais na acerola, cereja, goiaba vermelha, maçã, melancia, morango, pitanga, rabanete, tomate.

A magia dos alimentos marrons e beges em seu prato

Estes alimentos são ricos em vitaminas e minerais, além do Selênio e fibras. São excelentes para manter o nosso organismo equilibrado, atuam também na redução do colesterol e diminui a possibilidade de câncer do sistema digestivo.

Então, invista mais no arroz integral, aveia, centeio, cevada, grão-de-bico, pão integral, soja.

A magia dos alimentos pretos e roxos em seu prato

Estes alimentos são ricos em minerais, Potássio, vitamina C e do complexo B. São excelentes para o sistema nervoso, digestivo, saúde da nossa pele, rins e mantém a nossa juventude sempre em alta.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

30

Page 31: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Então, invista mais na alcachofra, alho roxo, ameixa preta, alface roxa, amora, beterraba, uva roxa, repolho roxo, jabuticaba, figo roxo, lichia.

Gostou desse saboroso conhecimento para a sua essência? Agora é só você comer os alimentos indicados, mas com moderação e não deixe de praticar também uma atividade física de sua preferência.

Cromoterapia na Estética

A cromoterapia, como terapia complementar e natural, tem muito no que colaborar nesta área, pela grande interação entre as cores e a cosmetologia desenvolvida para "atacar" as patologias, principalmente àquelas que provocam o "envelhecimento" celular.

Nos tratamentos estéticos, a luz colorida pode ser aplicada como emoliente e cicatrizante após a aplicação de produtos específicos. Além disso, permite que o produto utilizado penetre melhor na pele, facilitando ainda a extração das impurezas.

As cores possuem uma linguagem própria, estabilizando o equilíbrio do organismo. Algumas aplicações das cores:

- Rosa: Destina-se a cicatrizes e manchas cutâneas (hematomas); auxilia também na troca de fluídos em regiões comprometidas com a celulite.

- Verde: Relaxa e torna a pele elástica.

- Laranja: Destina-se a gorduras em áreas localizadas.

- Amarelo: É fortalecedora dos tecidos, devendo ser aplicada logo após o término de uma massagem linfática.

- Vermelho: Ativa as regiões com perda de sensibilidade.

- Azul: Restaurador celular em regiões queimadas. É indicado para peles ressecadas.

- Índigo: É o anti-hemorrágico da parte interna da derme e dos órgãos.

- Violeta: Indicada para acnes e furunculoses em geral.

Na primeira consulta, o Cromo terapeuta avalia o quadro clínico da pessoa através do cruzamento de informações obtidas pelos sintomas apresentados. Após a avaliação, é aplicada a cromoterapia estética reduzindo ou removendo manchas na pele, obesidade, estrias, celulite, varizes, rugas, cicatrizes, calvície, entre outros.

A cromoterapia, como Terapia Complementar e Natural, tem muito no que colaborar nesta área, pela grande interação entre as CORES e a COSMETOLOGIA desenvolvida para “atacar” as patologias, principalmente àquelas que provocam o “envelhecimento” celular. Nos tratamentos estéticos, a luz colorida pode ser aplicada como emoliente e cicatrizante após a aplicação de produtos específicos. Além disso, permite que o produto utilizado penetre melhor na pele, facilitando ainda a extração das impurezas.

APLICAÇÃO DAS CORES

Rosa: Destina-se a cicatrizes e manchas cutâneas (hematomas), auxilia também na troca de fluídos em regiões comprometidas com a celulite.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

31

Page 32: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Verde: Relaxa e torna a pele elástica.

Laranja: Destina-se a gorduras em áreas localizadas.

Amarelo: fortalecedora dos tecidos, devendo ser aplicada logo após o término de uma massagem linfática.

Vermelho: Ativa as regiões com perda de sensibilidade.

Azul: Restaurador celular em regiões queimadas. É indicado para peles ressecadas.

Índigo: É o anti-hemorrágico da parte interna da derme e dos órgãos.

Violeta: Indicada para acnes e furunculoses em geral.

SAUDE DO CROMOTERAPEUTA

A saúde do curador é uma condição primordial para um bom trabalho.

Se os fluidos saem do corpo e do espírito é lógico que são impregnados do que eles contem. A mais leve alteração na saúde do curador impregna o próximo devemos estar dentro de um equilíbrio moral e físico.

RELAÇÕES DE ENFERMIDADES E SUAS INDICAÇÕES CROMOTERÁPICAS

Parte Mental

Ansiedade: azul e verde (banhos de luz no corpo todo) e ingestão de água solarizada.

Lentidão: laranja e amarelo (banhos de luz no corpo todo) e ingestão de água solarizada (1 cálice, três vezes ao dia, intercalando laranja e amarelo).

Irritabilidade: verde e azul (banhos de luz no corpo todo) e água solarizada azul (3 copos ao dia).

Falta de memória: amarelo (banhos de luz no cérebro), banhos de luz de amarelo e verde.

Cabeça e Cérebro

Caspa seca: verde e amarelo (banhar a cabeça em água solarizada após a lavagem comum, intercalando, em um dia verde, e no outro, amarelo).

Erupção úmida: azul e verde (idem).

Torpor: vermelho e amarelo (banhos de luz no corpo todo, terminando com o verde em massagens na coluna vertebral).

Dor de cabeça: azul (banho de luz localizada e ingestão de água solarizada – 1 copo, quantas vezes forem necessárias).

Dor por congestão: amarelo e azul (banhos de luz localizados e ingestão de água dolarizada azul – 1 copo, quantas vezes forem necessárias).

Transpiração fria: verde (banhos de luz no corpo todo).

Vermelhidão: azul e verde (banhos de luz no corpo todo).

Inchação com vermelhidão: amarelo e azul (banhos de luz localizados).

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

32

Page 33: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Glândulas inchadas: azul e verde (banhos de luz no corpo todo).

Cansaço: azul e verde (banhos de luz no corpo todo).

Sinusite: laranja, verde e violeta (banhos de luz localizados).

Sensação de fraqueza e tremura: laranja (banho de luz no corpo todo).

Nariz

Sensibilidade ao ar frio: amarelo e verde (banhos de luz localizados).

Sangramento: amarelo, azul real e violeta (banhos de luz localizados).

Catarro: amarelo e verde (banhos de luz localizados).

Crostas: amarelo e verde (banhos de luz localizados).

Espirros: azul (banhos de luz localizados).

Coriza: azul e verde (banhos de luz localizados).

Pus nas narinas: vermelho, amarelo e verde (banhos de luz nos rins); azul (banho de luz na cabeça).

Estômago

Falta de apetite: laranja (banhos de luz localizados).

Friagem: vermelho (banho de luz no corpo todo).

Sensação de estômago vazio, fraqueza, tontura, exaustão, mal-estar no coração: verde e amarelo (banhos de luz no corpo todo).

Mal-estar: azul e verde (banhos de luz localizados).

Flatulência: Vermelho (banhos de luz localizados).

Azia: amarelo e verde (banhos de luz localizados).

Soluços: amarelo e azul (banhos de no corpo todo).

Náuseas: laranja e verde (banhos de luz localizados).

Dor (decorrente de diarreia): azul, violeta e verde (banhos de luz localizados); verde (água solarizada – 1 cálice, quantas vezes forem necessárias).

Cólicas: laranja e verde (banhos de luz localizados); verde (água solarizada – 1 cálice, quantas vezes forem necessárias).

Vômitos de gravidez: azul, violeta e verde (banhos de luz localizados).

Olhos

Olheiras: amarelo e verde (banhos de luz no corpo todo); verde (água solarizada embebida em algodão para compressas ou pedaços de tecidos de algodão na cor verde sobre os olhos).

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

33

Page 34: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Coceira: azul e verde (banhos de luz localizados ou compressas com água solarizada).

Dor decorrente de cansaço: azul (banhos de luz localizados ou compressas de água solarizada).

Conjuntivite: azul e violeta (idem).

Glaucoma: amarelo e azul (banhos de luz localizados).

Catarata: azul e verde (banhos de luz localizados).

Miopia: azul e verde (banhos de luz localizados) e verde-amarelo e rubi, da seguinte forma: fixar cada uma dessas cores durante 10 minutos por dia. O tratamento deve ser feito4 vezes por semana, durante o prazo de 6 semanas.

Ouvidos

Catarro: amarelo e verde (banhos de luz no corpo todo).

Zumbido: amarelo e verde (banhos de luz no corpo todo).

Surdez: amarelo e laranja (banhos de luz localizados).

Dor: azul real e violeta (banhos de luz localizados).

Supuração: azul e verde (banhos de luz no corpo todo); violeta (banhos de luz localizados).

Rosto

Lábios inchados: azul e verde (banhos de luz localizados).

Secura: laranja (banhos de luz localizados).

Edema decorrente de problema renal: vermelho, amarelo e verde (banhos de luz no corpo todo); verde (água solarizada – 1 cálice, 3 vezes ao dia).

Espinhas: azul e verde (banhos de luz localizados e banhos com água solarizada).

Mau hálito: amarelo e verde (banhos de luz no corpo todo); amarelo (banhos de luz localizados e 1 cálice de água solarizada após o almoço e o jantar).

Gengivite: violeta (banhos de luz localizados).

Garganta

Inflamação: azul e violeta (banhos de luz localizados).

Pulmões

Dispneia (falta de ar) por ansiedade: verde (banhos de luz no corpo todo).

Respiração difícil: azul (banhos de luz no corpo todo).

Asma: amarelo e azul (banhos de luz localizados); ultravioleta (banhos de luz na garganta).

Bronquite: amarelo, violeta e azul (banhos de luz localizados).

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

34

Page 35: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Tuberculose: verde, laranja e azul (banhos de luz localizados); azul e violeta (banhos de luz no corpo todo).

Pele

Espinha com pus: laranja e verde (banhos de luz localizados ou banhos com água solarizada).

Furúnculos (para abrir): vermelho e amarelo (idem).

Furúnculos (para secar): laranja e verde (banhos de luz localizados)

Eczemas: azul, laranja e verde (banhos de luz localizados).

Erupções purulentas: verde e azul (banhos de luz no corpo todo); violeta e azul e violeta (banhos de luz no local).

Sangue

Anemia: vermelho (banhos de luz nos ossos chatos e nas epífises dos ossos).

Trombose: vermelho e amarelo (banhos de luz no corpo todo).

Colesterol: ultravioleta (banhos de luz no corpo todo).

Aparelho Circulatório

Arteriosclerose: amarelo e violeta (banhos de luz no cérebro); laranja (banhos de luz no corpo todo).

Cardiopatias: amarelo (banhos de luz no coração e no corpo todo).

Taquicardia: amarelo (banhos de luz no coração e no corpo todo); verde (banhos de luz no corpo todo).

Desmaio: vermelho e amarelo (banhos de luz no corpo todo).

Palpitações no coração: amarelo (banhos de luz no coração); verde, azul e violeta (banhos de luz geral).

Angina (coração): amarelo e vermelho (banhos de luz no coração).

Pressão baixa: vermelho, laranja e amarelo (banhos de luz no corpo todo).

Pressão alta: verde, azul e violeta (banhos de luz no corpo todo).

Pericardite: amarelo, azul e violeta (banhos de luz localizados).

Aparelho Urinário

Inflamação: verde, azul e violeta (banhos de luz localizados).

Cálculos: laranja (banhos de luz localizados); verde (banhos de luz localizados e águas solarizada – 1 copo, 3 vezes ao dia); violeta, azul e amarelo (banhos de luz no corpo todo).

Hidropisia: violeta e amarelo (banhos de luz no corpo todo).

Uremia: vermelho, violeta e verde (banhos de luz no corpo todo).

Fígado

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

35

Page 36: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Abscesso: laranja, amarelo, azul e verde (banhos de luz no local e no corpo todo).

Câncer: amarelo, verde e violeta (banhos de luz localizados).

Icterícia: vermelho, laranja e violeta (banhos de luz no corpo todo); violeta (banhos de luz localizados).

Cálculos: violeta e amarelo (banhos de luz no corpo todo); verde (banhos de luz localizados e águas solarizada – 1 copo, 3 vezes ao dia).

Cirrose: amarelo, laranja e verde (banhos de luz localizados); verde (água solarizada – 1 copo 3 vezes ao dia); amarelo e violeta (banhos de luz no corpo todo).

Pâncreas

Inflamação: amarelo, verde, azul e violeta (banhos de luz localizados); azul e verde (água solarizada – 1 copo, 3 vezes ao dia, de cada cor, alternados).

Diabetes: verde (banhos de luz localizados e água solarizada3 vezes ao dia); amarelo e verde (banhos de luz no corpo todo).

Intestino

Cólicas: laranja (banhos de luz corpo todo); verde (banhos de luz localizados).

Hemorróidas: amarelo, índigo e violeta (banhos de luz localizados).

Apêndice: branco, verde, azul e violeta (banhos de luz localizados e no corpo todo, com duração de 3 minutos para cada cor, de meia em meia hora).

Diarréia: azul, verde e violeta (banhos de luz localizados).

Tumor intestinal: vermelho e verde (banhos de luz localizados); amarelo e violeta (banhos de luz no corpo todo); índigo (água solarizada – 1 copo, 3 vezes ao dia).

Obstruções: vermelho e amarelo (banhos de luz localizados).

Peritonite: amarelo, azul e violeta (banhos de luz localizados); laranja e verde (banhos de luz no corpo todo).

Diversos

Difteria: laranja, verde, azul e violeta (banhos de luz no corpo todo); azul e violeta (banhos de luz localizados).

Obesidade: laranja (banhos de luz no corpo todo e água solarizada – ½ cálice, 3 vezes ao dia).

Dores disseminadas no corpo: amarelo, azul e violeta (banhos de luz no corpo todo).

Gangrena: laranja, verde, azul e violeta (banhos de luz localizados); verde e violeta (banhos de luz no corpo todo).

Indigestão: laranja, azul e verde (banhos de luz localizados).

Gripe: amarelo, verde e azul (banhos de luz nas vias respiratórias); laranja e violeta (banhos de luz no corpo todo).

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

36

Page 37: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Convulsões: amarelo, verde e azul (banhos de luz no corpo todo).

Espasmos: verde, azul e violeta (banhos de luz no corpo todo); azul (banhos de luz localizados).

Paralisia: vermelho e violeta (banhos de luz localizados).

Sarampo: amarelo, verde e violeta (banhos de luz no corpo todo).

Reumatismo e artrose: vermelho e violeta ou vermelho e azul real (banhos de luz localizados).

Varíola: verde, azul e violeta (banhos de luz no corpo todo).

Insônia: verde (banhos de luz sobre os olhos); azul (banhos de luz no corpo todo e água solarizada – 1 copo ao deitar).

Enxaqueca: ficar em um aposento iluminado por luz vermelha ou um simples abajur.

OS CENTROS DE FORÇAS DENOMINADOS CHAKRAS.

CHAKRAS: São rodas energéticas situadas na primeira camada da aura além do corpo físico; sua função é absorver energia da atmosfera, sol, ar e solo, para o corpo físico; eles controlam e afetam as condições psicológica e espiritual da pessoa por serem dotados de inteligência.

Cada cultura afirma uma quantidade de chacras no corpo humano sendo que o mais importante é conhecer suas funções e o que eles representam para nós. Vamos ver os considerados como principais por serem os maiores, que são 7 (sete), que fornecem energia aos chacras menores, pois há uma infinidade de outros, conhecidos como secundários ou sub-chacras, que por sua vez possuem outros menores chamados mini chacras e, por fim, os micro-chacras muito trabalhados na medicina chinesa com o nome de meridianos, para ativá-los eles utilizam-se de agulhas (acupuntura); os menores vão se nutrindo dos maiores. Os chacras medem mais ou menos 7,5 a 10 cm de diâmetro e os chacras médios, de 2,5 a 5 cm. Em cada chacra predomina uma cor embora sejam possuidores de várias cores que variam de acordo com o estado físico, psicológico da pessoa. Para um corpo ser saudável é necessário que eles estejam saudáveis, em total harmonia. Há uma determinada carga de energia para cada um deles, não pode haver nem mais nem menos, a falta ou excesso de energia vai causar danos para o órgão que ele é responsável. Podemos dizer que um chacra encontra-se super. Ou sub ativado, congestionado ou esgotado de energia, ou que contém algum tipo de energia imprópria.

REFLEXO NO CORPO FÍSICO:

O EXCESSO DE ENERGIA OU CONGESTÃO PODE CAUSAR:

Tensão, irritabilidade, ansiedade, agitação, violência, congestão dos órgãos, gera doenças como: hipertensão ulcera gastrite, hipertireoidismo, hiperglicemia, artrite, cefaleia.

A INIBIÇÃO (falta) DE ENERGIA PODE CAUSAR:

Inércia, hipotermia, desanimo depressão, inibição de órgãos e glândulas, que geram doenças como glicemia, hipotensão, hipotireoidismo, cansaço, sonolência. Quando os chacras não estiverem harmônicos, não devemos utilizar o termo desequilibrado para que as pessoas não interpretem mal, nem todos tem conhecimento sobre o assunto e podem achar que estamos afirmando que eles são desequilibrados. Os chacras possuem uma inteligência ou consciência, que é chamada de mente subconsciente chacral. É por isso que se emprega a frase “o chacra tal controla e energiza”. A palavra controla implica em inteligência. Os chacras ou as mentes subconscientes chacais estão sob o controle da mente subconsciente física. Cada

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

37

Page 38: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

chacra controla e energiza órgãos vitais do corpo, sendo por isto que os órgãos possuem uma inteligência ou consciência, que é chamada de mente subconsciente orgânica. As mentes subconscientes orgânicas correspondem aos chacras secundários, assim como uma célula possui uma consciência ou inteligência, chamada de mente subconsciente celular. As mente subconsciente celular está sob o controle da mente subconsciente orgânica. Os chacras quando estão desarmônicos podem parecer subativados. Cada chacra encontra-se interligado em cada corpo do homem.

CARACTERÍSTICAS DOS SETE MAIORES CHAKRAS.

1º CHAKRA - BASE OU BÁSICO

Localizado na base da coluna lombar ou região cóccix. Possui quatro pétalas e predomina o prana de cor vermelho embora tenha uma quantidade de rosa, laranja e amarelo, o vermelho do chacra da base é aplicado para energizar e fortalecer todo o corpo Físico:

O sistema muscular, nervoso, aparelho urinário, reprodutor e esquelético, coluna vertebral, produção e qualidade do sangue, glândulas suprarrenais, tecidos e órgãos internos do corpo, taxa de crescimento de células, taxa de crescimento das crianças, temperatura do corpo, tem influencia com o coração e órgãos sexuais e toda a vitalidade do corpo, sistema muscular, circulatório, mental, nervoso e endócrino.

O MAU FUNCIONAMENTO PODE CAUSAR PROBLEMAS DE:

Qualquer tipo de problema ósseo, doenças sanguíneas e alergia, cicatrização lenta de ferimentos e fraturas ósseas, câncer e leucemia, baixa vitalidade, doenças cardíacas, cerebrais, sexuais.

Pessoas com tendências ao suicídio apresentam este chacra subativado.

2º CHAKRA - SEXUAL, SACRO, UMBILICAL OU GENITAL.

Localiza-se na região pubiana. Predomina ao prana de cor Laranja, mas contém grande quantidade de vermelho.

CONTROLA E ENERGIZA:

Órgão sexual, bexiga e uretra, garganta e região da cabeça. As pernas também são energizadas por ele.

OBS: Os chacras da testa, garganta e da base possuem forte influência sobre o chacra sexual. O mau funcionamento de qualquer um destes chacras pode afetar adversamente o chacra sexual.

O MAU FUNCIONAMENTO:

Pode manifestar qualquer problema sexual, no aparelho genital e renal.

3º CHAKRA – PLEXO SOLAR

O terceiro chacra (conhecido como Chacra do Plexo Solar) - Está situado no Início da cavidade abdominal (boca do estômago cerca de dois dedos a cima do umbigo, na altura das costelas inferiores). Abre-se para frente

Faixa de ação: Da cintura até o estômago e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas. Elabora a confiança nos instintos e na voz interior (realização pessoal)

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

38

Page 39: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

CONTROLA E ENERGIZA:

O esôfago, estômago, pâncreas, fígado, vesícula, Apêndice, todo sistema digestivo, a vitalidade de todo o corpo.

O MAU FUNCIONAMENTO:

Causa doenças em todos os aparelhos os quais ele controla.

4º CHAKRA – CARDÍACO

Alguns livros dizem que neste chacra predomina o prana de cor verde, mas o mestre KOA KOK SUI, no livro de curas prânicas não diz nada sobre a cor verde neste chacra. Ele afirma que o chacra frontal do cardíaco contém uma grande quantidade de dourado e um pouco de vermelho-claro e o dorsal, dourado, vermelho, laranja e amarelo e se localiza no centro do peito. Este chacra controla e energiza o coração e a glândula timo (é uma glândula situada no tórax, atrás do osso esterno e faz parte do sistema imunológico. É onde ocorre a maturação de um tipo de célula de defesa, o linfócito T, essencial para a resposta imunológica do organismo.) e pulmões. Este chacra afeta a capacidade do organismo contra infecções.

A energização do chacra cardíaco é feita através do chacra dorsal do coração, ele permite que a energia flua com mais facilidade ao coração, pulmão e outra parte do corpo, sem causar congestão ao coração físico. Se a pessoa estiver com problema emocional deve-se energizar o chacra da coroa, cardíaco, plexo solar e umbilical.

O chacra do coração é o centro das emoções superiores, ou seja, a sede dos nossos sentimentos. É o centro da compaixão, da alegria, da afeição, da consideração, da piedade e de outras emoções refinadas. Sem devolver emoções refinadas superiores, como pode alguém experimentar o amor divino? Este chacra está intimamente ligado ao chacra do plexo solar, pois ambos são centros emocionais. Excitar o chacra do plexo solar é também excitar o chacra do coração. Por isso é que as emoções negativas têm ao longo do tempo efeitos prejudiciais sobre o coração físico.

O chacra do coração é a correspondência inferior do chacra da coroa. Ele é o centro da iluminação e do amor.

OBS: há livros que mencionam o Verde predominante neste chacra, porém dois grandes mestres: Mestres CHOA KOK SUI e RENÉ NUNES não fazem esta afirmação.

5º CHAKRA – LARÍNGEO

Localiza-se no meio da garganta, predomina o prana azul claro com um pouco de verde e violeta.

CONTROLA E ENERGIZA:

Toda área de fonação (garganta e cordas vocais), vias respiratórias (boca, nariz e pulmões), glândulas tireoide, paratireoide, sistema linfático e chacra sexual.

O chacra da garganta é o centro da mente concreta e o centro da criatividade superior.

6º CHAKRA - AJNA OU FRONTAL

Localiza-se entre as sobrancelhas, é considerado o centro da vontade, as cores que predominam dependem do estado psicológico da pessoa, pode ser prana de cor amarelo claro, azul claro ou violeta claro. É o chacra dos sentidos.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

39

Page 40: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

CONTROLA E ENERGIZA:

A glândula pituitária e na área do raciocínio e da visão é responsável pela vidência, audiência, intuição e o mental; o sistema endócrino; todos os órgãos vitais; os chacras principais e enfim todo o corpo. O mau funcionamento pode manifestar doença nas glândulas endócrinas, oculares, câncer etc.

7º CHAKRA - CORONÁRIO (OU DA COROA)

Localiza-se na coroa da cabeça, é o centro da consciência cósmica e o ponto de entrada da energia Divina (espiritual) predomina prana violeta cintilante depois dourado, azul, amarelo, laranja, vermelho.

CONTROLA E ENERGIZA:

O cérebro e a glândula pineal. O mau funcionamento pode manifestar como desequilíbrio no sistema psíquico, perda de memoria, tonturas etc.

OBSERVAÇÃO: Existem ainda os chacras secundários muito estudados: Seguem alguns exemplos:

CHAKRA ESPLÊNICO:

Localização - Acima do baço, região do baço, região superior do baço.

Correlação física - Não possui relação com nenhuma glândula.

Cor - Várias cores, predominando o rosa bebê, o amarelo pálido e o verde claro.

CONTROLA E ENERGIZA:

O baço. É considerado um "dínamo do corpo humano", pois é através dele que penetra uma parte da energia (prana) do ambiente. Bem desenvolvido, favorece a soltura do duplo etérico e, consequentemente, o desenvolvimento da mediunidade, bem como a soltura do psicossoma em relação às projeções da consciência.

O chacra do baço é importante na questão da absorção de vitalidade para o corpo, mas não é um dos centros principais. É apenas um repositor de energético que ajuda o chacra cardíaco a distribuir a energia pela circulação do sangue. Por isso ele nem mesmo é mencionado na tradição iogue como um centro importante.

No corpo físico o baço é uma víscera situada ao lado esquerdo do estômago, logo abaixo das costelas esquerdas. Retém células mortas da corrente sanguínea e as destrói. Também produz glóbulos vermelhos e brancos e transporta nutrientes para as células, via corrente sanguínea. Na medicina chinesa ele é considerado junto com o estômago como um órgão só, associado ao elemento terra.

CHAKRA UMERAL:

Fica nas costas, na altura da omoplata esquerda (entre e sobre o pulmão esquerdo). É o chacra espiritual, pois através dele que as energias se conectam. É o chacra mediúnico e de proteção, porque equilibra as energias positivas e negativas em excesso. É um gerenciador energético. É através dele que recebemos, em primeiro lugar, todos os contatos espirituais. É composto de 02 hélices ou pétalas que giram no sentido horário quando captam energias (incorporação) e no anti-horário quanto repelem energias (desincorporação). Tem coloração variável, mas o azul claro e o verde são predominantes. Oscila entre as outras matizes de acordo com a energia que está sendo captada.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

40

Page 41: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Esse é um chacra extremamente importante para avaliarmos se estamos com algum problema espiritual. Ele mantém a nossa individualidade e depende do desenvolvimento do chacra do plexo solar, ou seja, da proteção do baço. Ele rege todas as energias que habitam o nosso espaço e as organiza.

Ele também processa as energias do ambiente e, filtra as energias densas que transitam no nosso campo energético. Quanto mais percebemos e desenvolvemos as nossas qualidades vibratórias, mais estaremos trabalhando o chacra umeral. Em uma leitura energética ele serve como um parâmetro para que possamos entender se o paciente está com algum tipo de contaminação energética.

Basicamente esse chacra se desarmoniza por três fatores:

1. vivência de padrões pessimistas, negativos e derrotistas. Por exemplo: “tudo na vida para mim é difícil”, ou “esse tipo de coisa só acontece comigo”, “eu não mereço isso”, “eu não tenho capacidade para realizar essa tarefa”, etc.

2. quando a pessoa está tão desarmonizada (buracos áuricos), que acaba ficando exposta, vulnerável à energia dos ambientes ou pessoas com que se encontra em que haja uma vibração não muito boa.

3. por energias intrusas ou espíritos obsessores. É importante que saibamos diferenciar quando uma desarmonia espiritual está relacionada com o chacra coronário que é por onde recebemos a energia cósmica ou com o umeral que conta o grau de vulnerabilidade que o paciente está em relação a energias negativas

CHAKRAS DAS MÃOS:

Localizados na região central das palmas das mãos. Caracterizados por estarem numa região terminal do corpo, denotam ponto de entrada ou escape de energia. São os chacras de ativação mais fácil e seguro, sendo que sua ativação permite o desenvolvimento da capacidade de sentir energias sutis e também de sentir a aura. Manipulação energética. São pontos de entrada ou escape de energia. As palmas das mãos possuem 35 chacras secundários e, uma vez unidas, funcionam como os polos opostos de um imã, permitindo a circulação do prána, ...

Localização- palmas das mãos.

Sem cor específica.

Este chacra tem um papel à parte.

Tem a mesma característica do cristal branco: aciona ou desativa energia.

O chacra das mãos é um veículo direto através do qual as Forças Cósmicas operam.

Interferimos apenas para intuir e acionar a ordem que deve ser dada em cada caso.

Para carregar este chacra com a energia cósmica, basta esfregar as palmas das mãos uma na outra. Este é o gesto básico, primeiro, de qualquer trabalho de energização.

No momento em que fazemos isto, sentimos um calor ou um formigamento no lugar onde esfregamos. Isso significa que captamos as partículas de energia do ar, aglutinando-as e transformando-as numa onda, como um raio laser.

Uma vez carregadas às mãos (durante uma energização devemos carregá-las quantas vezes acharmos necessário), vamos usá-las de inúmeras maneiras, conforme a necessidade do momento.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

41

Page 42: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

O passe magnético ou massagem energética pode ser aplicado nas mais variadas situações: podemos passar as mãos ao longo e acima do corpo de uma pessoa, para captar seus circuitos bloqueados e desbloqueá-los.

Podemos carregar as mãos e jogar uma energia de ativação ou desativação, pedindo, por exemplo, a cor verde sobre alguém que esteja com febre.

Tanto podemos usar este gesto de uma maneira generalizada, buscando o bem-estar do outro, ou o nosso próprio, como podemos especificar o uso.

Por exemplo: para tirar uma dor, aliviar uma angústia, fazer um pedido.

Nesse caso, basta acoplar ao gesto de energização uma ordem mental, a que ocorrer a que parecer mais indicada. Virá intuitivamente.

Podemos jogar energia positiva no ambiente.

Podemos utilizar esse gesto simples de esfregar as mãos para captar energia para nosso próprio alimento ou para alimentar outra pessoa.

NOTA: Sempre que trabalhar com as mãos para outra pessoa, lave-as muito bem com água e sabão, após o exercício. Isso libera você da energia que não é sua. (vide pág.40).

CHAKRAS DOS PÉS:

Localizado nas solas dos pés, sua finalidade é descarregar energia elétrica (estática) gerada pelo corpo físico (Um dos pés a energia é aferente = Conduz de fora para dentro. No outro é eferente = Conduz de Dentro para fora), como também a absorção prânica. Aterramento. Relação com a Mãe Terra. Estabilidade em geral.

FLUIDO VITAL

Os centros de força são condutores de fluído vital, ao desencarnar o fluido vital não se evapora; por ser tão precioso, ele tem de ser usado , quando o homem gasta o seu fluído no tempo certo, os seus condutores se mantém saudáveis. Ao acessar a vida orgânica, os fios energéticos se alojam no períspirito de maneira natural a equipe de socorrista aproveita os fluídos, e à medida que eles vão se desprendendo, seus condutores se alojam nos órgãos correspondentes do períspirito. A pessoa reencarna com fluído para viver X anos.

FLUÍDO VITAL NÃO É ENERGIA – Energia é força em ação que produz trabalho. Os fluídos partem do cosmo universal são formas de matéria elementar, primitiva, rarefeita e “invisível”, cujas modificações constituem as variedades de corpos da natureza absoluta. O fluído assume dois estados distintos: o de eterização ou de ponderabilidade.

ETERIZAÇAO – o fluído cósmico não é uniforme, mesmo assim não deixa de ser Etéreo, e apenas sofre modificações que constituem fluídos distintos: embora partindo do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais. Muito grande é a responsabilidade de um espirito quando reencarnado, pois para que ocorra a sua volta ao físico, técnicos capacitados fazem a ligação períspirito-corpo físico. Atuando os fluídos espirituais sobre o períspirito este, a seu turno, reage sobre o corpo físico, iniciando o contato molecular.

Aqui começa o trabalho energia e fluído.

No corpo físico o fluído vital, circula nas veias misturadas ao sangue, influindo na organização humana. Além do fluido vital o homem possui o fluído nervoso, e o fluído Espiritual. O fluído nervoso serve para imprimir

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

42

Page 43: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

elasticidade aos músculos, nervoso e articulação; o fluído Espiritual serve para o desenvolvimento da inteligência; ele envolve a matéria cerebral, sendo o cérebro a sede de impulsão e direção dos fluídos Espirituais nervosos e vitais. A célula nervosa é entidade de natureza elétrica, mas que diariamente se nutre dos fluídos. Desse modo, a mente é a orientadora desse universo e em que bilhões de fluídos e energias múltiplas se consagram a seu serviço. Portanto, se a nossa mente vai mal, todo o cosmo celular se desequilibra. “E o corpo físico por si só encontra dificuldade em equilibrar”.

CAUSAS DAS DOENÇAS

Sabemos que a doença existe, mas, entende-se, que as enfermidades vêm do espírito, ainda mesmo as hereditárias.

O que existe na realidade, dentro das cristalizações, são pontos de aglutinação do fluido doentio, criando a predisposição orgânica, para determinadas moléstias que podem nos afetar.

A predisposição orgânica é um estado que poderíamos chamar de “estado receptivo” de qualquer órgão para atrair a doença. Funciona como por indução em corrente elétrica. Antes desta predisposição orgânica, houve uma causa determinante.

PREDISPOSIÇÃO ORGÂNICA (cármica, atraída, hereditária e ambiente).

CÁRMICA – são oriundas do períspirito enfermo que, ao reencarnar, traz mesmo na vida intrauterina, os males que a matéria ou Espírito tem que sofrer.

ATRAÍDA – são provindas de nossas vibrações coléricas, maldade, ódio, rancor, etc. estão na lei “semelhante atrai semelhante”. Essa atração gera autointoxicação, pela via fluídica. Os maiores males de que padece a humanidade encontram sua causa na lei de atração vibratória.

HEREDITÁRIA – a predisposição hereditária tem parte na predisposição cármica. Na verdade os pais transmitem aos filhos muitos males, porque a carne é filha da carne, de onde vem o ensino evangélico “uma boa árvore não pode dar mau fruto”, ou “pelo fruto se conhece a árvore”.

PREDISPOSIÇÃO DO AMBIENTE – Os pensamentos emitidos no ambiente em que habitamos ou trabalhamos estão condensados em nuvens, forrando o teto, que se movimentam por todo o ambiente, hábitos alimentares, falta de cuidado e etc.

A CURA

Todas as vezes que nosso corpo apresenta mazela, devemos entender isto como um sinal de que algo não está bem, e que de alguma forma a situação é gerada por nós mesmos. A doença é um veículo sinalizador e não um mal em si mesmo.

A cura é a solução de um problema, ainda que não seja de todo resolvido. Se a base ou foco do problema está resolvido, toda estrutura que lhe tem sequência se orienta à solução. A partir daí, toda ação do paciente pode leva-lo ao estado de equilíbrio geral em todos os sentidos: físico, moral e espiritual. Aí está a cura.

A cura através da energia magnética e espiritual não é milagrosa, nem maravilhosa, nem sobrenatural. Trata-se apenas, da confirmação da lei dos fluidos, de acordo com a vontade.

As cores podem ser:

A – Estimulantes: vermelho, alaranjado e amarelo.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

43

Page 44: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

b – Calmantes: índigo, azul e violeta.

c – Equilibrantes: verde

Cores primárias: vermelho, verde, e azul.

Cores complementares: magenta, índigo e amarelo.

Branco: síntese

Vermelho

O vermelho atua no sistema nervoso autônomo simpático, estimulando-o. É a cor da atividade física.

É altamente excitante, energético e revigorante.

É a cor da sensualidade.

Representa o tempo presente.

Estimula a combatividade.

Nas glândulas suprarrenais, favorece a liberação de adrenalina, nas glândulas sexuais, os hormônios que conduzem ao excitamento.

Eleva a pressão sanguínea, os movimentos respiratórios, os batimentos cardíacos.

Estimula a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Dilata os vasos, favorece a eliminação de edemas.

Sua nota musical é o dó, isto é, quando um instrumento emite uma nota dó, produz uma vibração de cor vermelha.

Utilização terapêutica do vermelho

É utilizado terapeuticamente nos seguintes casos;anemia;paralisia;inflamação das articulações;pressão baixa;depressão;reumatismo.

Contraindicações

É contraindicado para as pessoas:idosas e frágeis;recém-nascidas;com pressão alta;sanguíneas;

Com inflamações acompanhadas de febre;violentas;agitadas;com insônia.

O vermelho e a psique

As pessoas que gostam do vermelho são as que lutam para obter sucesso. Promovem ou são capazes de promover as revoluções. Gostam de viver a vida de forma intensa, plena. São ativas e laboriosas. Gostam de esportes, de competições. São produtivas e empreendedoras.

Simbolicamente, o vermelho corresponde à vitória nas conquistas, à masculinidade, ao temperamento ardente.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

44

Page 45: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

A pessoa que rejeita o vermelho demonstra que está esgotada, provavelmente se encontra em estado de superestimulação, à beira de um estresse ou apresentando alguma insuficiência cardíaca (o que deve ser confirmado por uma visita a um cardiologista). Mostra-se facilmente irritável, talvez em consequência de extremo cansaço físico, insuficiência cardíaca ou problemas quase insolúveis.

Quando ele aparece na aura e é claro e brilhante, denota o líder capaz de arriscar a própria vida pela causa que o apaixone, seja de cunho social ou espiritual.

O vermelho escuro e opaco demonstra pessoas maldosas e inferior, agressiva, explosiva.

Quando alguém se deixa dominar por um acesso de raiva, sua aura se tinge de um vermelho intenso, que emite raios em todas as direções e pode causar sérios danos às pessoas a seu redor. Lesam principalmente a aura de crianças, provocando febres aparentemente sem causa, gerando mal-estar e dor de cabeça. Obviamente, o principal agredido é o próprio intemperante que pode sofrer ataques de apoplexia ou falência do pâncreas, causa de diabetes súbito.

Visualizar um triângulo desta cor entre as sobrancelhas constitui exercício para estimular a clarividência.

O vermelho na decoração e nas vestes

Deve-se ter cuidado na utilização de cortinas, almofadas, colchas, lençóis e enfeites de cor vermelha, por pessoas que estejam incluídas em algum item das contraindicações desta cor.

O mesmo se adverte em relação ao vestuário.

Deve-se evitar o vermelho quando se for visitar algum enfermo que tenha sofrido um derrame cerebral ou que seja um paciente psiquiátrico agitado.

O vermelho nas vestes sempre será um fator de agitação e estímulo a tendências agressivas, próprias e alheias.

Alaranjado

O alaranjado atua no sistema nervoso autônomo simpático, estimulando-o um pouco menos do que o vermelho.

Estimula, ainda, a função de todas as glândulas endócrinas, especialmente as glândulas do sistema reprodutor – testículos nos homens e ovários na mulher – e as suprarrenais.

É uma cor vitalizante para todo o corpo. Sua nota musical é o ré.

Utilização terapêutica do alaranjado

É aconselhável nos casos de:apatia devido a grandes traumas no campo dos sentimentos;preguiça funcional das glândulas endócrinas.

Por ser uma das cores que vitalizam as suprarrenais, é indicado em todos os processos que requeiram desinflamação com erradicação de edemas:artrites;reumatismo;torceduras de qualquer região dos membros (pés, braços, punhos, joelhos);bursites;obesidade.

É contraindicado para pessoas:extremamente emotivas;com insônia.

O alaranjado e a psique

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

45

Page 46: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

As pessoas atraídas pelo alaranjado são cheias de entusiasmo pela vida, idealistas e dinâmicas. São altamente interessadas nos movimentos em favor das mudanças sociais que visam maior justiça e amparo para os desprotegidos. São sensuais e orgulhosas, mas este orgulho surge em decorrência de qualidades positivas conquistadas e não de aquisição de status na sociedade.

Quando é claro e luminoso na aura, o alaranjado revela um ser evoluído e empenhado em promover mudanças que beneficia a humanidade. Quando é escuro e embaçado, revela orgulho discriminador e infantil.

O alaranjado na decoração e nas vestes

É uma cor que desperta e estimula. Deve ser evitado em quartos de dormir e nas roupas de cama, pois dificulta o sono.

Em tonalidades mais claras, é benéfico nas salas de refeição, pois favorece a digestão e a assimilação dos alimentos.

Amarelo

O amarelo é a cor do futuro e da alegria. É uma cor mais sugestiva do que estimulante. Atua nos sistemas nervosos centrais e autônomos simpáticos, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória.

Combate à preguiça funcional dos órgãos internos.

Vitaliza o coração e todo o sistema circulatório. Atua na glândula timo, favorecendo a formação de glóbulos sanguíneos destinados à defesa imunológica do organismo.

Estimula o fígado e os movimentos peristálticos dos intestinos através do sistema nervoso autônomo parassimpático. Sua nota musical é o mi.

Utilização terapêutica do amarelo

É utilizado terapeuticamente para:combater a depressão, tristeza, angústia, pois levanta o animo;estimula as funções da glândula timo, prevenindo infecções;ativar a memória;combater a irritação dos brônquios;estimular as funções hepáticas;tratar a debilidade mental;auxilia o raciocínio.

É contraindicado em caso de:diarreia;insônia;delírio;demência;pessoas extremamente nervosas.

O amarelo e a psique

O efeito do amarelo é traduzido em alegria. É uma cor que facilita a concentração e a resolução dos problemas.

O amarelo traz felicidade e esperança no futuro.

A preferência pelo amarelo indica pessoa trabalhadeira, mas um tanto instável em suas atividades. É alguém que deseja liberdade e espera um futuro mais feliz.

O amarelo impulsiona para novas conquistas, seja em nível material ou nível espiritual. Estimula a criatividade para coisas novas, pioneiras.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

46

Page 47: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

A pessoa quando rejeita o amarelo, suas esperanças foram frustradas e ela se acha mergulhada no vazio, sentindo-se separadas dos demais. Tal pessoa pode apresentar comportamento irascível, desanimado e desconfiado.

O amarelo na decoração e nas vestes

É a cor ideal para as paredes das empresas onde são tomadas decisões importantes, porque aí é necessário manter-se em estado de alerta e lucidez intelectual.

As salas de aulas, se pintadas de amarelo, facilitam a atenção e o aprendizado dos alunos. Essa cor é aconselhável também para capas de cadernos e forração de fórmica das carteiras escolares.

Como se trata de uma cor estimulante da atividade mental deve ser compensado por corredores pintados de verde.

Não devemos usar o amarelo tanto em roupas de cama como em roupas para dormir, já que uma das contraindicações do amarelo é a insônia.

Quando nos sentimos desanimados e desesperançados, usamos uma blusa amarela. Assim estaremos recebendo vibrações de alegria e esperança no futuro.

Para que as reuniões sejam alegres e festivas, o ideal é usar o amarelo na decoração do ambiente.

Nada melhor para levantar o ânimo de alguém abatido do que lhe oferecer um buquê de rosas amarelas.

Verde

Depois do azul do céu é o verde a cor mais encontrada na natureza.

O verde, em todos os seus matizes, tem o poder de propiciar o equilíbrio, a estabilidade, a perseverança, a tenacidade. Dá uma sensação de frescor e segurança.

Na cromoterapia, o verde neutraliza os efeitos do excesso do vermelho, do alaranjado e do amarelo. Por isso, ele é sempre utilizado no final do tratamento à base dessas cores.

O verde acalma e descongestiona.

A humanidade precisa muito do equilíbrio emocional propiciado pelo verde, daí o seu predomínio na natureza. Sua nota musical é o fá.

Utilização terapêutica do verde

Na indicação terapêutica, é preciso levar em conta os tons do verde:

Verde claro: baixa a pressão alta sem interferir na pressão normal;atua nos estados febris, baixando a febre;relaxa e acalma através de massagem na coluna.

Verde-folha: ativa o crescimento das crianças;restabelece o equilíbrio hormonal na infância;vitaliza todos os órgãos do sistema digestivo;auxilia a expulsão de cálculos biliares e renais;vitaliza os órgãos do sistema urinário;associado ao vermelho trata de diabetes;estimula o pâncreas;regula a quantidade de sangue, combatendo o excesso;trata espinhas e eczemas, através de banhos com água verde solarizada.

Não apresenta nenhuma contraindicação.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

47

Page 48: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

O verde e a psique

O verde traz impressão de frescor, relaxa e acalma.

Tem efeito equilibrador sobre a parte mental, emocional e física.

As pessoas que dão preferência ao verde gostam de impressionar, de serem notadas, possui firmeza, perseverança e resistem às mudanças. Sentem necessidade de que os outros as valorizem. Esforçam-se para controlar o próprio destino. São qualificadas como reformadoras procuram melhor as condições externas da vida. Gostam que suas opiniões prevaleçam e muitas vezes têm tendência a criticar e censurar os outros. São pessoas controladas, que não se expõem.

As pessoas que rejeitam o verde têm as mesmas características e necessidades, mas se sentem enfraquecidas pela resistência encontrada, diminuídas com a falta de consideração dos outros. Revelam tensão e angustia e detonam provável fraqueza física.

Preferir ou rejeitar o verde detona que a pessoa é teimosa e caprichosa.

O verde na decoração e nas vestes

A cor verde é ideal para pintar as paredes dos quartos das crianças, pois além de estimular o crescimento, possui intenso efeito regulador das funções hormonais.

Como neutraliza o efeito de excesso do vermelho, do alaranjado e do amarelo, deve ser usado nos corredores onde há salas de aulas pintadas de amarelo.

Salas de cirurgia, uniformes de médicos e escolares devem ser verdes, devido ao efeito de equilíbrio, firmeza e controle emocional, útil tanto ao medico cirurgião, como ao paciente e ao aluno.

Pessoas que sofrem de pressão alta devem usar lençóis, fronhas e cortinas verdes e decorar seus lares com vasos de folhagem desta cor.

Vestes verdes relaxam e equilibram o sistema nervoso, baixando a pressão alta sem interferir na pressão normal.

Azul

Cor suavizante, que traz calma e serenidade, atuando no sistema nervoso central. É a tônica do Logos deste nosso Universo de onde é a cor predominante.

É a cor da paz, da devoção, do amor sublimado. Sugere descanso, quietude, reverência. Vitaliza as glândulas tireoide e paratireoide, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.

É a cor, antes do verde, de maior necessidade para os habitantes de nosso planeta. Sua nota musical é o sol.

Utilização terapêutica do azul

É indicado para o tratamento de:insolação;membros inchados e vermelhos;tumores;tuberculose;bronquite;asma;disfunções da hipófise e da tireoide;distúrbio das amígdalas, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões;problemas com as cordas vocais;insônia;distúrbios físicos e mentais.

Para relaxar e acalmar, também é indicado para:nervosismo;tensões vasculares.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

48

Page 49: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Além disso, a cor que produz estados de apaziguamento, de ternura, de afeto e de serenidade. É a cor da devoção. Acalma a mente e auxilia a concentração e a meditação.

A preferência dada a esta cor pode denotar necessidade de repouso e compreensão amorosa. Quem escolhe o azul ou é muito sereno ou precisa de paz. É uma pessoa que anseia por um mundo justo e íntegro. Pode estar necessitando de descanso físico e mental.

O azul na decoração e nas vestes

Os quartos de dormir devem ser pintados de azul, porque esta cor induz à calma e ao relaxamento. As paredes dos salões dos templos também devem ser pintadas de azul, pois esta é a cor da devoção que eleva as vibrações das preces e propicia estados de concentração. Lençóis e fronhas azuis, em todas as tonalidades, auxiliam um sono reparador. Camisolas de dormir e pijamas azuis devem ser usados para favorecer o descanso.

Pessoas agitadas, nervosas, sanguíneas, hipertensas, devem usar e abusar do azul, pois esta cor lhe é muito benéfica.

Se, em visita a portadores de psicoses ou doenças mentais que induzem a um comportamento agressivo ou agitado, nos vestimos de azul, estaremos sendo uma fonte de vibrações que acalmam e relaxam.

Lâmpadas azuis nos abajures das mesinhas de cabeceira combatem a insônia.

Índigo

Tal como o azul, o índigo apresenta ação relaxante e calmante.

Seu uso é indicado em substituição à cor vermelha, para pessoas que não podem ser expostas a esta cor. É o caso dos recém-nascidos, dos idosos, dos hipertensos, dos psicóticos, das pessoas agitadas e sanguíneas ou em estado febris. É anti-inflamatório, anti-hemorrágico e cicatrizante.

Representa o contentamento decorrente da realização de altos Ideais.

Provoca uma sensação de harmonia e unidade com a natureza. Produz a sensação de eternidade. Diminui a pressão sanguínea, o pulso e os batimentos cardíacos, auxiliando a recuperação do corpo pelos sistemas auto protetores.

Representa uma necessidade biológica básica; em termos físicos, a tranquilidade; psicologicamente, a paz e a satisfação que conduzem à felicidade. Sua nota musica é o lá.

Utilização terapêutica do índigo

Deve ser utilizado em substituição à cor vermelha, em todas as suas indicações, por pessoas que não podem ser expostas a esta cor. Além disso, é também indicado para tratamentos:anti-hemorrágico;anti-inflamatório;descongestionante e antisséptico ocular;dores devido à inflamação nos ouvidos;perda de sangue pelo nariz;cicatrizante;eczemas e acnes;vitaliza a hipófise e o cérebro inferior;auxilia o raciocínio.

Não apresenta contraindicações.

O índigo e a psique

O índigo é muito semelhante ao azul em relação a aspectos psicológicos e físicos.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

49

Page 50: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

O índigo representa um estado de espírito que se caracteriza como simpatia de sentimentos.

Representa a ternura, o amor puro e intenso entre jovens e o amor que une a família num sentimento profundo de solidariedade e proteção.

Quando se escolhe o índigo, fica evidenciada uma necessidade de descanso e relaxamento, de tranquilidade emocional. A escolha dessa cor refleteanseio por um ambiente organizado e tranquilo.

Reflete ainda a necessidade de uma relação sem conflitos e desentendimentos. Essa preferência também pode significar que a pessoa é um ser extremamente equilibrado e tranquilo, de padrões éticos elevados e íntegros.

Rejeitar esta cor demonstra insatisfação, ansiedade, porque suas relações profissionais ou emocionais não se acham à altura dos seus elevados padrões.

A pessoa que rejeita o índigo se encontra na iminência de romper com sociedades afetivas ou de empresas, por sentir-se impossibilitada de suportar por mais tempo a situação decepcionante. Pode criar mecanismos de compensação, se não puder efetivar os rompimentos desejados, ou assumindo um comportamento apaixonado e volúvel, ou, caso repudie a promiscuidade sexual, lançando-se em aventuras radicais, em que expõe sua vida a constantes riscos, como corridas de automóveis ou canoagem em corredeiras perigosas, etc.

O índigo na decoração e nas vestes

Como esta cor representa a calma total, a sua contemplação favorece práticas de meditação e preces, daí sua excelência na pintura de ambientes onde estas são realizadas.

É uma cor ideal para as vestes de pessoas que precisam de serenidade e paz.

Deve se usada por pessoas agitadas, nervosas e hipertensas. Como não produz efeito depressivo, pode também ser usada por pessoas tranquilas.

Os lençóis e roupas de dormir dessa cor favorecem o sono profundo e reparador.

Pessoas que precisam de ambientes calmos e repousantes devem usar o índigo na decoração.

Violeta

O violeta é a cor que regerá os próximos 2.000 anos. Já entramos em sua regência*. É a cor da transmutação, com efeito, altamente positivo. Queima registros carmicos negativos da aura, purificando-a e desativando miasmas que lhe tenham aderido.

É uma cor que só é liberada sob a vigência do Sétimo Raio, pois representa o final de um grande ciclo de 14.000 anos, época em que profunda seleção é feita em relação aos habitantes de nosso planeta. O esperado “final dos tempos” ou “apocalipse” já está em curso, como também a consequência separação do joio do trigo.

O violeta aumenta o magnetismo pessoal, age no sistema nervoso simpático, estimula e ativa o metabolismo do cálcio, atua na formação hormonal, regula o desdobramento químico das substâncias e tem acentuado efeito nos líquidos da coluna.

É a cor de frequência mais alta registrada pela nossa visão e por isso de alcance mais profundo nos tecidos. Sua nota musical é o si.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

50

Page 51: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

____________________________________________

*A cada dois mil anos a Terra fica sob a regência de um Raio. Cada Raio possui ser de altíssima evolução a quem chamamos de Mestre da Grande Fraternidade Branca. Para mais informação consulte: Comunhão com os Arcanjos através dos Cristais de Narcí Castro de Souza – Missão Orion Editora

Utilização terapêutica do violeta

O violeta funciona como: anticancerígeno;anti-inflamatório;desinfeccionante;antiestressante;calmante;vitalizador da hipófise;transubstanciador dos miasmas da aura;purificador do ambiente;estimulante e ativador do metabolismo do cálcio, combatendo o raquitismo;beneficiador dos líquidos da coluna vertebral;regulador do sistema nervoso simpático.

Contraindicações

Não apresenta contraindicações.

O violeta e a psique

O violeta induz a elevados pensamentos de teor espiritual. As pessoas que o elegem como cor preferida tem anseio de elevar-se. São sensíveis, amorosas e sonhadoras. Anseiam por uma ligação afetiva ideal, quase mágica. Têm profundo senso estético. São pessoas requintadas, finas, gentis.

A rejeição ao violeta indica materialismo e praticidade.

O violeta na decoração e nas vestes

O violeta é altamente benéfico, pois através de suas vibrações neutraliza energias negativas. Portanto, vestes dessa cor protegem e isolam o usuário de vibrações indesejáveis.

O violeta estimula a alta espiritualidade, sendo por isso recomendado para tapetes e poltronas de ambientes próprios para a prática de meditação.

Róseo

O róseo é a cor resultante da vibração do amor. Energiza o sistema nervoso, tonifica e embeleza o semblante.

Induz ao romance, às palavras suaves, à delicadeza. Dá sensação de bem-estar e pureza. Estimula a boa vontade e a simpatia. Aproxima os seres.

Utilização terapêutica do róseo

Deve ser usado na aura do paciente antes de se iniciar o tratamento

Alegria, amplitude e frescor.

Utilização terapêutica do branco

O branco é indicado para:energizar todo o corpo de forma poderosa;ser usado após o violeta purificador, para banhos da aura antes de qualquer tratamento cromoterápico.

Contraindicações

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

51

Page 52: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Não apresenta contraindicações. Cromoterápico, após o violeta.

O róseo permite:desintoxicar os centros nervosos;tonificar e vitalizar os nervos;favorecer a circulação de todas as cores através dos canais etéreos do duplo-etérico, por ser a corrente vital dos mesmos.

Contraindicações

Não apresenta contraindicações.

O róseo e a psique

Por ser a cor emitida quando estamos sentidosamor, o róseo dota a aura de uma poderosa força atrativa. É a cor preferida das pessoas amorosas e sensíveis. As meninas gostam muito do róseo, que conta, ainda, com a preferência das mulheres muito meigas e femininas. Vemos, então, que é uma cor eminentemente feminina.

A rejeição ao róseo revela total falta de romantismo e ternura.

É uma cor que induz à conciliação de pontos de vista oposto.

O róseo na decoração e nas vestes

As vestes róseas trazem às mulheres um halo de feminilidade e doçura.

É ideal para decorar quartos de meninas e de recém-casados, por ser indutor de carinho e amor.

Branco

O branco e a psique

Por ser a síntese harmoniosa de todas as cores, o branco desperta alegria e pode ser excitante par as pessoas que se encontrem estressadas, daí ter sido substituído, nas salas cirúrgicas, pelo verde, que traz equilíbrio.

As pessoas que dão preferência ao branco revelam harmonia emocional e, consequente equilíbrio do sistema nervoso. Essa cor proporciona sensação de paz àqueles que se encontram bem harmonizada.

O branco na decoração e nas vestes

Como o branco não oferece resistência à penetração de todas as correntes cromáticas é a cor eleita tanto pelo paciente de cromoterapia como pelo terapeuta. É uma cor positiva, altamente benéfica.

Os ambientes decorados ou pintados de branco trazem sensação de paz

É a síntese de todas as cores, a combinação harmoniosa, perfeita, das frequências coloridas.

O Sol Central que gerou e mantém a vida ema nosso Universo emite a luz branca,leitosa, puríssima, surpreendente.

Este Sol é a expressão da Vida Uma que associa toda manifestação cósmica, desde a mais grandiosa galáxia ao menor de todos os átomos, desde a vida de um arcanjo ao menor de todos os micróbios, a uma Unidade, em essência indivisa.

Não existe porção desse universo, por menor que seja que não esteja banhada e interpenetrada pela luz desse Sol Central, que leva em si todos os atributos de sua fonte: amor-sabedoria, vontade e atividade

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

52

Page 53: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

inteligente em todas as suas múltiplas expressões. Assim, Deus realiza Sua onisciência e onipresença vinda da luz que é irradia do Sol Central do Universo e do Sol Central de Sua presença em cada ser criado.

Átomo monádico

No coração, precisamente no “nó sinusal”, se encontra o átomo monádico, que é a ligação da nossa essência, o Cristo, com o Espírito e sua manifestação através da personalidade (corpo intelectual-emocional e corpo físico).

Esse fato faz o homem levar instintivamente a mão ao peito na altura do coração quando diz: Eu.

Assim, sempre que precisarmos de proteção ou quisermos proteção para alguém especial, convém evocar a Luz Branca do Cristo, focalizando o próprio coração, ou o da pessoa a quem desejamos proteger, que este se acende como um sol de luz leitosa, branca, puríssima, a nos envolver em sua poderosa irradiação. Este sol assemelha-se ao Sol Central, de onde promana e é sustentada toda vida criada em nosso Universo.

A ENERGIA E OS CORPOS

ENERGIA “ECTOPLASMA”

“Nas trilhas da espiritualidade só consegue sucesso quem tem passos luminosos, o coração brilhante e a alma cheia de amor” RAMA.

O universo nos é acessível, e está cheio de energia, que pode manifestar-se sob formas diversas. Não é possível obter energia do nada, por outro lado, nenhuma quantidade de energia, por mínima que seja, pode dissipar-se, se é possível falar assim da natureza, segundo a lei da física a energia não se perde; ela se transforma. Quando se inicia um processo de degradação de um corpo orgânico a energia sobe e até mesmo em forma de “fumaça” ou fogo, ocupando um novo lugar, esta energia é conhecida também como corpo etéreo (porque vem do éter), energia interior e vária outras denominações.

Energia e massa são os atributos da matéria e são inconcebíveis uma sem a outra, a energia conhecida como astral é absorvida por meio dos chacras e transferida ao corpo físico, onde se mistura, depois de transmutada com outras energias, a respostas que agem dentro de nós. Está na ciência dos centros energéticos do homem. Hoje compreensível e acessível. O universo sutil vem sendo pesquisado bem antes de Cristo. A tradição espiritual Indiana a mais de 5000 anos descobriu que a energia universal é a origem de toda a vida, a teosofia Mística de nome Cabala e outros, os pitagóricos afirmavam que a luz produzia vários efeitos no organismo humano, incluindo a cura de doenças, no século XllLiebeut e EmilleBoirac estudioso em fenômenos psicológicos estudaram a influência desta energia à distância, no século XlX, Jean Baptista Van Helmont e Mesmer descobriram o efeito desta energia no hipnotismo; no mesmo século o conde Wilhelm Von Reichenbach, descobriu que a energia do corpo humano possui duas forças (polaridade). Dr. ZhengRongling, de uma universidade na china mediu a energia irradiada no corpo humano com um detector biológico. Um casal de pesquisadores russos Sr. Semjon e Walentina K. Kirlian desenvolveram um processo especial de fotografias de alta frequência, onde é possível mostrar a doença ainda em fase latente. À proporção que progridem os conhecimentos há sempre descoberta de novos aparelhos, novos nomes e novas técnicas para manuseio desta energia, mesmo porque há várias culturas. A energia “Aura” foi muito estudada por Dr. Reich com um microscópio em volta do micro-organismo. Quanto às várias denominações sobre a energia não faz diferença; o que importa é o que se faz com ela como: movimentar, sintonizar, ampliar, transmutar, circular etc. A energia gerada pelo pensamento e irradiada pelo corpo energético é portadora de funções telepáticas podendo ser benéfica e maléfica.

CORPO ETÉRICO, DUPLO-ETÉRICO, CORPO ÁURICO OU PERISPÍRITO.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

53

Page 54: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Além do corpo físico, que é a matéria mais condensada, situa-se a primeira camada de energia que vamos chamar de Períspirito. Por onde fluem as correntes que mantêm vivo o corpo, sem o qual o homem não poderia existir, ele é formado antes que o corpo físico atua como organizador de suas formas e é construído de fluido vital ou energia vital. O períspirito tem as mesmas emanações do corpo físico, e serve de ponte para transferir o pensamento e as emoções do corpo Astral ao corpo físico denso, sem o qual os nossos pensamentos se perderiam e não chegariam à distância através da emissão ou recepção. Exemplo: como poderia se pensar em alguém e no mesmo instante a pessoa nos telefona ou aparece em nossa casa. Podemos também receber mensagem em sonhos; no corpo astral isto funciona, mas é preciso que se tenha o períspirito para que a mensagem tenha um destino certo. Essa camada invisível luminosa circula todo o corpo como se fosse um manto de proteção contra agentes externos indesejáveis e está ligada à exteriorização e irradiação para fora do corpo (força centrifuga no sentido anti-horário da esquerda para a direita, essa camada tem formas de fios retos a cerca de cinco centímetros aproximadamente). Por este motivo a pessoa não adoece por origens externas. O motivo das doenças está no interior: pensamentos, emoções armazenadas, sobrecarga de trabalho, alimentação inadequada, álcool, drogas, medicamentos etc. são causas internas que podem causar danos, buracos ou fendas no corpo energético - local onde provavelmente vai haver um vazamento de energia ou a energia pode ficar congestionada - pelos quais vibrações negativas, bactérias e outras entram no corpo físico. Sabemos que a doença aparece primeiramente no períspirito e estas podem ser tratadas e curadas antes de se manifestarem no corpo físico ainda em estado latente, quando o períspirito encontra-se enfraquecido existem diversas técnicas de terapias para alimentá-lo.

Como sabemos que toda matéria é feita de energia, existem algumas das quais se podem suprir o homem naturalmente, como as encontradas no alimento, água, sol, ar etc. Só a matéria condensada possui o períspirito e uma vez que este é desligado fica impossível à sobrevivência do corpo físico. Ele possui a frequência mais baixa e a cada novo corpo é formado um períspirito, de acordo com a sensibilidade de cada um. Este corpo ora aparece visível ora invisível porque tem a pulsação, possui cor branco-azulado ou cinza-claro, chegando para o prateado de acordo com a evolução do homem ou seu estado de saúde. O ser humano acordado emite energia através do seu períspirito.

CORPO ASTRAL OU EMOCIONAL

O corpo emocional está associado ao sentimento tem a camada mais fina que o períspirito, sendo ele a segunda camada além do corpo físico, ele é o portador da primeira camada localiza-se no interior do corpo astral, uns afirmam que é de aproximadamente 15 a 30 cm do corpo físico outros de 25 a 75 cm isso depende do grau de evolução do homem. No corpo astral há matéria capaz de corresponder às vibrações procedentes do mundo exterior. A percepção do corpo astral depende do despertar do chacra astral; ele é o portador de nossos sentimentos e emoções e ocupa quase o mesmo espaço que o corpo físico. Sua característica de cor e vibração depende do estado emocional da pessoa ou a energia que ele estiver emanando no momento; todo sentimento de raiva, medo depressão etc. é refletido nesta camada, aparecendo como substância nebulosa que se movimenta em todas as direções e em forma desordenada. Quanto mais evoluída, mais a pessoa abre a consciência para o amor, alegria, abnegação e mais clara e transparente fica a cor da aura emocional. A frequência energética que irradiamos atrai vibrações de energia do meio ambiente e se junta às mesmas. Exemplo: Se a pessoa tem medo, a frequência do medo atrai situações nas quais o medo é confirmado. Se a pessoa for agressiva, certamente vai atrair pessoas que emitem agressão. Se não vencer a agressividade interior, a estrutura emocional continua existindo, nas várias encarnações, até conseguir libertar os sentimentos e emoções, pois o nosso destino está em nossas mãos. Esta camada está ligada a interiorização, sua força é centrifuga o corpo emocional continua após a morte do corpo físico.

As Cores Na Aura

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

54

Page 55: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

O plano físico se subdivide em sete subplanos, que representam sete graus de densidade: sólido, líquido, gasoso, etérico, super-etérico, subatômico e atômico. Denomina-se de duplo etérico o corpo formado pelos quatro subplanos superiores do plano de físico. Este corpo interpenetra o corpo denso e o ultrapassa em meio centímetro. Possui uma aura, a da saúde. Esta aura ultrapassa o duplo etérico em alguns centímetros. É ligeiramente azulada, quase incolor e composta de uma afinidade de linhas retas que se irradiam simetricamente em todas as direções. Quando a pessoa goza de boa saúde, são regulares e firmes; em caso de enfermidade, tornam-se irregulares ao redor do corpo, entrecruzando-se na mais completa desordem, ou curvando-se para baixo como resultado da fraca energia irradiada.

Muitas vezes esta aura reflete o colorido da aura do corpo emocional (também denominado corpo astral), quando a emoção geradora da cor é muito forte. Esta aura é registrada através da foto Kirlian.

O corpo astral, veículo destinado a transmitir ao Espírito a experiência das emoções, apresenta o mesmo aspecto do corpo físico, registrando todos os sinais e cicatrizes, deste corpo mais denso. É no corpo astral que passamos a atuar após o desencarne. Este corpo também possui uma aura que o ultrapassa de alguns centímetros e registra, através de emissões coloridas, a emoções que sentimos. Vimos como as cores são importantes para a saúde.

Quando sentimos uma emoção, a cor que a representa pode interferir de forma positiva ou negativa sobre nossa estrutura física etérica. Por exemplo: ao sentirmos amor, imediatamente surge em nossa aura uma vibração rósea. Quanto mais intenso o sentimento, mais ampla e abrangente é a cor que expressa esta emoção que irradia através da aura. Como a cor rósea é a que tonifica todo o sistema nervoso, ao amarmos, este sistema estará sendo constantemente favorecido. A corrente de prana róseo é o veículo transportador de todas as outras cores. Conclui-se então que, além do sistema nervoso, todo o corpo físico é altamente beneficiado pelo sentimento do amor.

A pessoa que ama é uma bênção para todos os que a rodeiam, pois a aura rósea traz sensação de bem-estar e vitalidade aos que lhe estão próximos.

A tristeza provoca nuvens de cor cinza em torno de quem a sente. A cinza é altamente desvitalizam-te. Faz cair o tônus vital, deprime o sistema imunológico e abre as portas às infecções. Por ser uma emoção contagiante, traz mal-estar e esgotamento às pessoas que estejam ao alcance dessa aura.

O amarelo é a cor que se irradia na aura emocional em consequência da alegria e dos interesses intelectuais. Tem o poder de estimular a função de todos os órgãos, causando bem-estar e boa disposição. Clareia a mente, beneficia o raciocínio, além de despertar e animar.

O vermelho-alaranjado é a cor da sexualidade, do entusiasmo, da disposição de liderar, de combater, de alcançar metas. As pessoas vivazes, energéticas, empreendedoras, líderes, apresenta essa cor em suas auras.

Um vermelho-escuro agressivo surge na aura nos momentos de raiva, de ira e é muito prejudicial, pois eleva a pressão sanguínea e a temperatura, podendo causar derrames e apoplexias. Prejudica, principalmente, as pessoas frágeis, idosas e crianças que estejam expostas à agressão da aura da pessoa intemperante, além, é claro, do agente em questão.

O azul é a cor resultante de uma prece ou atitude devocional. Tranquiliza a respiração, tonifica o sistema respiratório, inspira pensamentos elevados, trazendo paz, equilíbrio e bem-estar.

O verde permite uma gama muito grande de interpretações.

O verde-limão traduz a pessoa generosa, que constantemente procura auxiliar as outras.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

55

Page 56: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

O verde-esmeralda é a cor terapeuta, do médico.

O verde, de modo geral, quando límpido, traduz a personalidade admirada e reconhecida pelos seus dons altruísticos. Revela uma pessoa que sabe o que quer e persegue suas metas com destaque sobre os demais.

Conhecendo o efeito das cores na aura, em decorrência de sentimentos, podemos entender porque certas pessoas nos agradam ou provocam mal-estar, independentemente de sua aparência física. Isto se deve ao impacto que essas auras causam nas nossas. Sendo harmoniosas, nos fazem bem e, quando agressivas, nos incomodam e podem até nos prejudicar.

A Legislação

Lei e Justiça

A relação entre a lei a e a justiça das mais necessárias e das mais problemáticas.

Necessária, porque toda lei, para ter legitimidade, deve dirigir equanimemente o relacionamento social na esfera de sua aplicação. Problemática, porque a obscuridade da solução justa muitas vezes impõe a urgência de se atender a valores secundários enquanto não se descobre o que é mais justo para uma dada situação-problema.

Assim, por mais que sejam imperfeitas as leis, elas devem ser observadas, mesmo que, enquanto isto, os cidadãos lutem por meios legítimos para melhorá-las. Não chegando ao extremo de obedecer às leis manifestamente injustas só por serem leis, devemos buscar a justiça sim, mas sempre que possível aos auspícios da legalidade.

Deste modo, por mais que as leis atuais não reflitam com justiça a magnamidade das terapias holísticas, assegurando-lhe as prerrogativas e condições necessárias e merecidas de desenvolvimento e disseminação, os terapeutas devem observá-las, para salvaguardarem a sobrevivência de sua profissão, enquanto batalham por dias melhores.

A necessidade de regulamentação das profissões

Por mais que a situação ainda requeira modificações mais justas e adequadas, a regulamentação da profissão de terapeuta holístico já é, sem dúvida, um grande avanço. A inclusão desta modalide no rol da Classificação Brasileira de Ocupação, sob o nº 119, representa um lugar ao sol para os adeptos desta honrosa atividade.

Ética

A Noção: ética e moral

a) Origens dos termos

A palavra ética se origina do grego ethos, que inicialmente designava a morada de uma família ou de um grupo, ou seja, nomeava uma comunidade. Com o tempo, passou a designar não ao grupo em si mesmo, mas aos costumes que o unificam e o distinguem dos demais. Mais adiante, deixou de significar meramente os hábitos e práticas, para qualificar positiva ou negativamente a conduta do homem em sociedade, no seu relacionamento intersubjetivo.

A palavra moral possui carga etimológica semelhante. Derivada do latim mos, mores, denotou a princípio a morada, a casa, a terra, em seguida estendendo-se às normas consuetudinárias vigentes naquela comunidade, e por fim, ao caráter das ações praticadas pelo indivíduo perante seus semelhantes.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

56

Page 57: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

b) Significação moderna

Ética e Moral são dois termos cujas significações hoje em dia praticamente se confundem.

Algumas vezes se tentou estabelecer campos distintos de aplicação para os mesmos, mas estas não prevaleceram.

Uma destas propostas, oriunda do filósofo alemão Immanuel Kant, seria a de considerar como moral tudo aquilo que fosse norma de comportamento de âmbito exclusivamente privado, ou seja, afeito à relação do indivíduo consigo mesmo e com sua família. Assim, seriam imorais o suicídio, violação da norma de respeito consigo mesmo, mas também o incesto, infração da regra de respeito à família. Em contrapartida, seria ético tudo o que se relacionasse ao comportamento do sujeito na esfera pública, de modo que a lesão ao concorrente, à pátria, ao vizinho, seria considerada antiética. Esta significação, porém, não se universalizou, pois podemos muito bem utilizar a denominação de moral subjetiva e objetiva para estas duas esferas de comportamento, bem como qualificar de ético tudo o que abranger todo este domínio.

Também não adianta recorrer ao critério etimológico, pela simples razão de que, se o sentido original da palavra é essencial, também o será a acepção atual da mesma, uma vez que as transformações conceituais nela ocorridas tiveram a sua razão histórica de ser. Assim, não serve qualificar de ético ou moral aquilo que é conforme aos costumes sociais, pois os próprios costumes podem ser questionados em sua imoralidade ou falta de ética, como a farra do boi e o jeitinho brasileiro.

Deste modo, consideremos como ética a relação da ação humana com os valores fundamentais ao ser humano, concepção que não fecha a questão, ao contrário, abre o diálogo sobre quais são esses valores, e como eles podem ser realizados e defendidos por cada indivíduo no contexto histórico-cultural em questão.

Ética e exercício profissional

Como fora visto, em todas as esferas da vida em que haja relacionamento intersubjetivo entre os homens, o aspecto ético se fará presente. Porém, numa sociedade democrática como a nossa, podem coexistir diversas atitudes gerais com a vida, de acordo com os fins particulares e os princípios esposados pelo indivíduo, desde que obviamente estejam sob o amparo da lei, e no limite da não interferência ao livre-arbítrio alheio. Assim, podem conviver lado a lado homens que visem a fama, o autoconhecimento, a riqueza, a união com Deus, cada qual se comportando eticamente de maneiras variadas, mas todas admissíveis desde que não se afrontem mutuamente.

Contudo, há domínios da atividade humana em que esta amplitude de possibilidades de ação deve ser reduzida, pelo risco maior de prejuízos ao outro. Assim, há questões para as quais não pode haver uma grande gama de interpretações, há dimensões da conduta humana em que os homens devem se comportada de maneira mais ou menos uniforme. Uma destas áreas é justamente a que se refere ao exercício profissional.

Portanto, para disciplinar o desenvolvimento harmonioso dos relacionamentos entre os profissionais, e destes para com os demais membros da sociedade aos quais eles servem, as diversas profissões têm elaborado específicos códigos de ética. Estes códigos, obviamente, diferem bastante entre si, tanto pelas particularidades inerentes aos campos da atividade profissional humana, quanto pela diferença entre os graus de amadurecimento da discussão sobre as questões éticas em cada uma delas.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

57

Page 58: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

As Terapias Holísticas, incluídas no conjunto da Medicina Tradicional Complementar, também se articularam no sentido de disciplinar o elemento ético em um código exaustivo para as situações típicas da práxis profissional. . Elas contam a seu favor com a longa tradição filosófica oriental, da qual são legatárias, e na qual o aspecto espiritual, com o qual se relaciona profundamente à ética, foi amplamente explorado.

Porém, esta ligação com a herança cultural ancestral não basta; é igualmente importante o respaldo e a orientação segundo os cânones do Direito vigente em nossa civilização ocidental, pois é nela que vivem e atuam os terapeutas holísticos brasileiros, e dentre eles, os cromos terapeutas. Assim, nos tópicos seguintes, se estudará os elementos constitutivos do Código de Ética dos Terapeutas Holísticos, mostrando a sua relação com os fundamentos do nosso Direito.

a) Os Princípios éticos do terapeuta holístico

As leis e os códigos são compostos de normas, as quais são regras que disciplinam os atos a serem praticados ou omitidos, as obrigações a serem cumpridas e os direitos subjetivos correspondentes. Por isto, as regras possuem âmbitos específicos de incidência, e só podem dirigir os comportamentos humanos no limite de sua imperatividade.

Não obstante, muitas vezes, regras diversas incidem sobre uma mesma realidade complexa, determinando que a mesma se desenrole segundo cursos de ação que se revelam divergentes, antagônicos e mesmo irreconciliável. Nesta situação, o aplicador do Direito se vê em dificuldades, pois sabe que seguir uma das regras é, necessariamente, infligir à outra; e há casos em que cumprir parcialmente as duas é desobedecer a ambas. Logo, é preciso que apareçam critérios para resolver os problemas surgidos em tais ocasiões.

A ciência do direito tem desenvolvido uma série de recursos conceptuais de variada ordem, no sentido de solucionar estes impasses. A maioria consiste em cânones de interpretação, e boa parte destes se destina a remediar um conflito após a sua formação, ou seja, visa somente fundamentar a decisão judicial de um processo. São, portanto, insuficientes, pois os homens, na dinâmica da vida, precisam de elementos para agir sem criar estes mesmos conflitos que a instituição da Justiça tenta resolver a posteriori.

E eis que aí se destacam os princípios. Eles não são específicos como as regras, pois se dirigem a uma generalidade de casos, normalmente enunciando um valor essencial a ser protegido. Assim, por exemplo, o princípio da defesa à vida é muito mais amplo que a regra proibitiva do homicídio; e, em verdade, há casos em que a defesa de uma vida significa até mesmo o direito de matar, como na legítima defesa, e mesmo o dever de fazê-lo, como o do soldado na defesa da vida dos seus compatriotas civis.

Neste diapasão, os princípios que regem a conduta ética do terapeuta holístico devem possuir amplitude bastante para abrangerem a totalidade potencial das hipóteses de atuação deste profissional. Por esta razão, o código de ética dos terapeutas holísticos enunciou nove princípios básicos, que implicam: na observância irrestrita ao mesmo e a sua norma; respeito à classe e a seu órgão; dedicação profissional; observância dos direitos humanos; opção pelas técnicas naturais voltadas ao auto equilíbrio, constante aprimoramento do terapeuta.

b) Direitos do terapeuta holístico

Para que possa agir, um sujeito de direito precisa estar autorizado pela norma jurídica, que só pode atribuir-lhe obrigações se acaso dispusera-lhes certo quociente de liberdade. Por isto, é essencial tratar os direitos inerentes à atividade profissional do terapeuta holístico.

Assim, para o bom desempenho do seu mister, o código de ética, em seu art. 2°, permite aos terapeutas recusarem serviços contrários à sua consciência ou em local inapropriado, a exigência de remuneração justa

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

58

Page 59: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

e merecida, e ainda, a utilização das técnicas de seu conhecimento, sem discriminações de qualquer natureza.

c) Garantias – o sigilo profissional

Ao lado dos direitos subjetivos, que são possibilidades de agir, todo cidadão possui, em comum com os demais, ou particularmente, com os que atuam na mesma esfera profissional que a sua, uma série de proteções aos seus direitos, as quais se chamam garantias. As garantias são elementos com aspectos de direito e de obrigação, pois protegem a liberdade, mas também definem responsabilidades.

A garantia fundamental do terapeuta holístico é o sigilo profissional. Ela tem um aspecto normativo, no sentido de que ele não pode transmitir, a outro profissional ou mesmo a outra pessoa qualquer, as informações pessoais e terapêuticas concernentes ao cliente por ele atendido, salvo por autorização escrita deste. Mas também implica em prerrogativas, em possibilidades de ação ou decisão ao seu alcance, como a de ter o seu arquivo incinerado dois anos após a sua morte, ou devolvido aos seus familiares.

d) Responsabilidades - a contrapartida aos direitos do terapeuta

Como contraponto aos direitos e garantias do terapeuta holístico, haverá deveres – obrigações ou proibições, que exigirão seu pleno cumprimento. A inobservância destas prescrições acarretará ao profissionais duas séries de consequências: o sofrimento de penalidades, e a perda ou suspensão de direitos e garantias.

O primeiro dos deveres, que condiciona o exercício da própria atividade, é o de estar registrado no órgão de classe, bem como nos órgãos arrecadadores fiscais nos três níveis da Federação.

O segundo consiste no desempenho cristalino e proficiente de suas atividades, bem como na denúncia aos que a estejam exercendo sob o manto a ilegalidade.

Por fim, compete-lhe colaborar no avanço e na difusão da Terapia Holística.

No entanto, observe-se que as exigências acima são de caráter positivo, isto é, são responsabilidades ou encargos do terapeuta. Além destas, existem também as condutas ou situações que lhes são vedadas, às quais o Código de Ética tratou em capítulo especial.

e) Vedações

Há um princípio geral do direito que assevera que "tudo o que não for juridicamente proibido ou juridicamente exigido, está juridicamente facultado". Isto significa que uma conduta só pode ser rechaçada, e a sua abstenção esperada, quando existir norma legal ou judicial que assim prescreva.

Por esta razão, as condutas contrárias ao bom exercício profissional devem estar expressamente indicadas no Código de Ética – além, é claro, daquelas que chegam a se constituir como crimes, e que estão sob a égide do Código Penal ou das leis penais especiais.

No tocante às vedações ao terapeuta holístico, elas são as seguintes: obter vantagem de qualquer natureza em função do seu atendimento; invadir o pudor da pessoa atendida; aplicar terapias sem possuir o título adequado, sem o conhecimento da pessoa, ou sem estar em condições físicas e psíquicas adequadas; exibir vícios; e transferir atividades a pessoa não qualificada.

f) Relações com outros profissionais

De acordo com o que fora exposta nas considerações iniciais deste capítulo, a ética consiste, sobretudo numa disciplina dos relacionamentos intersubjetivos. Fora acrescentado também que, no caso do

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

59

Page 60: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

profissional, estes não se limitam aos mantidos para com os clientes e com a sociedade em geral, mas também se referem às relações com outras profissões, seja da área de saúde ou não.

Assim, compete ao terapeuta holístico; permanecer unicamente nos limites de sua profissão; não omitir faltas de outro terapeuta; não intervir na prestação de serviço de outro colega, salvo a pedido deste; não utilizar práticas que exorbitem sua autorização legal e do órgão de classe; não se passar por profissional de outra área, mediante denominações capazes de induzir a erro; não aceitar casos de emergência, salvo com acompanhamento de médico, ou por indicação de terapeuta holístico médico.

g) Honorários

Por fim, importa tratar do aspecto ético da relação econômica subjacente à relação entre cliente e terapeuta. Por se tratar de atividade profissional, há que se disciplinar a questão dos honorários, uma vez que, neste caso, se trata de profissional liberal.

No tocante a esta questão, o Código de Ética delegou ao livre-arbítrio do profissional e à autonomia contratual dele e do cliente, o estabelecimento do valor do serviço prestado. Apenas se limita a indicar a regra de bom senso, recomendando a justa remuneração no tocante às características da atividade, bem como em consonância com a generalidade dos valores praticados no mercado.

A única ressalva a ser feita consiste na possibilidade de o órgão de classe intervir, na hipótese de valor abusivo, ou de desrespeito ao consumidor, ao colega, e ao bom senso.

h) Cumprimento e aplicação do Código de Ética

Existem duas possibilidades de se observar ou atender o conteúdo de uma lei ou código. A primeira delas é pelo cumprimento espontâneo, pelo respeito do sujeito ao qual aquela lei impôs uma obrigação ou proibição. A segunda alternativa é a da aplicação coercitiva, ou seja, a realização do comando legal por via de um funcionário autorizado, na hipótese de descumprimento por parte do destinatário original. Neste caso, via de regra, esta aplicação consiste em praticar o ato no lugar deste, em anular ou desfazer o que este praticou, ou em inflingir-lhe uma penalidade ou sanção.

Assim, cabe ao Conselho de Ética do órgão de classe dos terapeutas holísticos cumprirem este segundo papel, julgando os casos que lhe forem submetidos a título de violações do código de ética, verificando responsabilidades e punições. Mas também lhe assiste um papel consultivo, fornecendo esclarecimentos a todos os profissionais que se encontrarem em dúvida quanto à maneira correta de cumprir este ou aquele dispositivo do Código de Ética.

Bibliografia

TDM e MAGNETISMO da A.B.C.E. BATUÍRA:

Tdmmagnetismobatuira.blogspot.com

Chacras

www.caminhantes2.com

TERAPIA INTEGRATIVA: Alinhamento de Chacras

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

60

Page 61: Manual cromoterapia curso completo--

Manual Cromoterapia – Curso Completo

Relaxaromas.blogspot.com

Prônammudrá | Gesto Ancestral

www.gestoancestral.com.br

OS SETE CHAKRAS

Sintonia com a Luz.blogspot.com

PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online http://www.portaleducacao.com.br/estetica/

A CROMOTERAPIA NA ESTÉTICA

Claudia Pires Saccomandi

A Cromoterapia como tratamento

:: Teresa KamTeng ::

A Cromoterapia e a Luz

Moriel Sophia

Cromo terapeuta – Sinaten 0880

Bontempo, Dr. Márcio.Medicina Natural- Guias Práticos.Ed. Nova Cultural, SP.

Gimbel, Theo. A Energia Curativa Através das Cores, Ed. Pensamento, SP. Rousseau, René-Lucien.

A Linguagem das Cores, Ed. Pensamento, SP. Edde, Gérard. Cores para a sua Saúde. Ed. Pensamento, SP. Amber, Reuben. Cromoterapia:

A Cura Através das Cores. Cultrix, SP. Cromoterapia

TERAPÊUTICO PARA A TERAPIA OCUPACIONAL

Raquel Cavalcanti da Silva1, Claudia Franco Monteiro2

ASSOCIAÇÃO CENTRO ESPIRITUALISTA PORTO DAS AMIZADES- C.E.P.A.

APOSTILA DE CROMOTERAPIA

PRIME CURSOS

Curso de Cromoterapia

LIVRO: “DOIS MUNDOS TÃO MEUS” DE LUIZ SÉRGIO.

Maiores informações e-mail. [email protected] http://www.aparelhocromoterapia.loja2.com.br/

61