manual academico da ufopa 2011

Upload: rainel-neves-nunes

Post on 17-Jul-2015

83 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ManualAcadmico 2011

UFOPAUNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PAR

Mensagem do ReitorMeus queridos alunos da UFOPA com imensa satisfao que a Universidade Federal do Oeste do Par - UFOPA recebe os seus primeiros estudantes, no ano letivo de 2011. Podemos dizer tambm que, de fato, vocs so os alunos pioneiros desta instituio, que a primeira universidade pblica do interior da Amaznia. Neste manual cada um de vocs ter acesso s noes preliminares da inovadora estrutura acadmica da universidade que, para orgulho de todos ns, est servindo de referncia para outras instituies superiores de ensino brasileiras e est fomentando mudanas na concepo de ensino superior no nosso pas. Conceber a formao profissional como um processo continuado de aprendizagem e de transformao implica repensar toda a estrutura do saber at ento produzido pela humanidade e assumir, com coragem, ousadia e responsabilidade, a vanguarda do movimento que aproximar o conhecimento das reais necessidades de nosso povo amaznida. Vocs que hoje ingressam na UFOPA podem nos ajudar a impulsionar a modernizao e o desenvolvimento da nossa regio e assumir conosco a tarefa de construir uma realidade mais cidad na Amaznia. Sejam bem-vindos UFOPA de todos ns! Jos Seixas Loureno Reitor

ApresentaoPrezado discente Voc est recebendo o Manual Acadmico de 2011. Nele voc encontra informaes bsicas que lhe permitiro conhecer um pouco mais sobre a nossa universidade, como a estrutura acadmica, o percurso acadmico, como so realizadas as avaliaes, o ndice de Desempenho Acadmico (IDA), o Calendrio Acadmico, bem como a projeo de infraestrutura da Universidade Federal do Oeste do Par. Esperamos que este Manual possa ser til para orientar o incio de sua vida acadmica.

Conhea a UFOPACriada pela Lei Federal n 12.085, a UFOPA a primeira universidade pblica instalada com sede no interior da Amaznia. formada da juno das instalaes, dos recursos humanos e materiais e dos cursos de graduao e ps-graduao, j existentes, da UFPA, na regio oeste do Par (que inclui o Campus Universitrio de Santarm e os Ncleos de bidos, Oriximin e Itaituba) e da UFRA (Unidade Descentralizada do Tapajs). A nova universidade desenvolver atividades numa vasta rea, de mais de 500 mil km2, que envolve todos os municpios das mesorregies do Baixo Amazonas e do Sudoeste paraense, com uma populao de cerca de um milho de pessoas. Portanto, a implantao da UFOPA se constitui como um importante instrumento para a formao de recursos humanos e produo de conhecimentos necessrios ao desenvolvimento sustentvel da regio Amaznica, em especial da regio Oeste do Par. A criao da UFOPA um sonho antigo das populaes da regio, considerando-se que a interiorizao do ensino superior no Estado do Par foi iniciada na dcada de 1970 pela Universidade Federal do Par - UFPA atravs dos cursos de formao de professores na modalidade de licenciaturas curtas. Na dcada de 1970 e a partir das diretrizes do I Projeto Norte de Interiorizao (1986-1989) e posteriormente com o II Projeto Norte de Interiorizao (1994-1997), a instituio consolidou suas aes expansionistas rumo ao interior do estado , com a criao dos primeiros campi universitrios em municpios considerados estratgicos para o desenvolvimento econmico regional, como o municpio de Santarm, no Oeste do Par. No campus da UFPA em Santarm, ao longo de mais de 20 anos do programa de interiorizao, foram ofertados cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras habilitao em Lngua Portuguesa, Letras habilitao em Lngua Inglesa, Matemtica, Cincias Biolgicas, Histria, Geografia, Qumica, Fsica, Bacharelado e Licenciatura em Cincias Sociais, Bacharelado em Sistemas de Informao e Direito. No ano de 1994, a partir do campus de Santarm, que j contava com corpo docente prprio, a UFPA ampliou sua atuao para outros municpios da regio Oeste do Par, como bidos, Itaituba, Monte Alegre, Oriximin, Belterra, Alenquer, Almeirim e Curu, dando prioridade para a oferta de cursos de formao de professores da educao bsica. At 2009, integravam as instituies de ensino superior pblico no Par a UFPA, a Universidade Federal Rural da Amaznia UFRA, a Universidade do Estado do

Par UEPA e o Instituto Federal de Educao Tecnolgica do Par IFPA. Mesmo empenhadas em fazer ofertas de cursos de qualidade e em interiorizar parte de suas atividades, tais instituies no davam conta de atender demanda de formao em nvel superior da parcela da populao paraense que saia anualmente do ensino bsico e no tinha condies de se deslocar para a capital do Estado e/ou para os municpios-polos onde estavam instalados campi universitrios. O modelo institucional e acadmico adotado para a implantao da UFOPA multicmpi, o que permite a explorao do potencial socioambiental de cada subespao da regio, servindo, ao mesmo tempo, de polo integrador desses subterritrios.Fonte: Anteprojeto de implantao da Universidade de Integrao da Amaznia (UNIAM); Projeto de Implantao, 1 ed.

Localizaogeogrfica

Do percurso acadmico

A formao em nvel de graduao da UFOPA est organizada em dois ciclos de formao, que conferiro graus acadmicos em nvel superior em cada um deles. So eles: a) Os Programas associados s Licenciaturas Interdisciplinares, coligados ao Instituto de Cincias da Educao (ICED), completaro seu percurso acadmico em um mnimo de 2800 horas.

b) Os Programas associados aos Bacharelados Interdisciplinares, coligados aos institutos (a exceo do ICED), completaro seu percurso acadmico em um mnimo de 2400 horas. O 2 Ciclo - Formao Graduada Especfica (FGE) constitudo pelos Bacharelados ou Licenciaturas Integradas (LIn), a cargo dos Programas. As Licenciaturas Integradas so coligadas ao Instituto de Cincias da Educao e os cursos de Bacharelado so coligados aos demais institutos. Ao trmino do segundo ciclo o graduando estar habilitado a um segundo diploma universitrio. O 3 Ciclo - Formao em nvel de Ps-Graduao (FPG), lato e stricto sensu, de responsabilidade dos institutos, formar em nvel de ps-graduao, por meio de especializaes, mestrados (profissionais e acadmicos) e doutorados. Conferir grfico da Estrutura Acadmica no verso deste Manual.

Dos procedimentos acadmicosHORRIO ACADMICO Os cursos de graduao da UFOPA funcionaro conforme tabela abaixo:TURNO Manh Tarde Noite 07:15 h 13:15 h HORRIOS 10:15 h 16:15 h intervalo intervalosem intervalo

10:30 h 16:30 h

12:30 h 18:30 h

18:30 h

22:30 h

FREQUNCIA A frequncia obrigatria em todos os componentes curriculares. A frequncia mnima para aprovao nos componentes curriculares de 75%.

ABONO DE FALTAS Alunos reservistas A Lei do Servio Militar (Lei n 4.375 de 10.08.1964) dispe que todo convocado matriculado em rgo de Formao da Reserva, que esteja obrigado a faltar a suas atividades civis, por fora de exerccio ou manobra, tem suas faltas abonadas para todos os efeitos. Este dispositivo no se aplica aos militares de carreira. Estudante membro do CONAES A Lei n 10.861 de 14.04.2004 determina que as instituies de Educao Superior devero abonar as faltas do estudante designado membro da Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior (CONAES), que tenha participado de reunies em horrios coincidentes com os das atividades acadmicas.

Da avaliao da aprendizagemA avaliao de aprendizagem, na UFOPA, o processo de apreciao quantitativa e qualitativa do rendimento acadmico dos discentes, com o objetivo de acompanhamento, diagnstico e melhoria do processo de ensino e aprendizagem, bem como habilitao do discente em cada componente curricular. Os componentes curriculares durante o perodo letivo organizar-se-o, entre outras modalidades, em disciplinas ou mdulos, que se caracterizam, os ltimos, por possuirem intercorrelao programtica em vista de uma estrutura interdisciplinar. A avaliao na UFOPA tem como objetivos:1) a aprendizagem dos discentes, por meio da aquisio conceitual, terica e prtica, dos contedos programticos ministrados durante os perodos letivos; 2) incentivar o hbito e a prtica diuturna de trabalho no processo ensinoaprendizagem; 3) mensurar quantitativamente, atravs do ndice de Desempenho Acadmico (IDA), o desempenho de cada discente.

DO NDICE DE DESEMPENHO ACADMICO (IDA) O desempenho discente tem como base as notas obtidas nas avaliaes em cada componente curricular e medido numericamente, ao fim de cada perodo letivo, pelo IDA.

a) As notas obtidas nas avaliaes em cada componente curricular sero normalizadas a um valor numrico, denominado ndice do componente curricular (IC). b) O conjunto dos ndices de cada um dos componentes curriculares (IC) em cada perodo acadmico resulta no ndice do perodo (IP). c) O conjunto dos ndices dos perodos (IPs) cursados compem o clculo do IDA. As avaliaes, em cada atividade curricular, devero, necessariamente, ser representadas atravs de valor numrico, de modo a poderem ser computadas no IDA, inclusive aquelas de cunho qualitativo. Para calcular o ndice do componente curricular (IC), o conjunto de notas dos discentes em cada componente curricular, inclusas aquelas dos alunos reprovados, ser normalizado de modo a ter mdia igual a 500 e desvio padro igual a 100. A mdia ponderada do conjunto dos ndices dos componentes curriculares (ICs), em cada perodo letivo, de cada discente, corresponder ao ndice do perodo do discente (IP). Especificamente para a F1 e F2, e para o ltimo perodo do BI ou LI, o ndice calculado corresponder a um valor parcial que compor, conjuntamente com a AFF, o ndice do perodo. O ndice do perodo da F1, da F2 e do ltimo perodo do BI ou LI ser computado como a mdia ponderada entre o ndice parcial do perodo e a nota da AFF correspondente, com pesos relativos iguais a 70% e 30%, respectivamente. O IDA ser calculado sequencialmente ao fim de cada perodo letivo do percurso acadmico do discente, como a mdia aritmtica simples dos ndices obtidos em todos os perodos letivos cursados. O ndice do perodo para a F1 corresponde ao IDA deste perodo. O IDA ser usado como critrio de classificao na escolha do percurso acadmico do discente. Para os institutos, aps a F1; Para os BI ou LI, aps a F2; Para entrada no 2 ciclo, no final do 1 ciclo aps o BI ou a LI, em conformidade com o projeto pedaggico do curso especfico. Sero usados critrios de desempate para preenchimento de vagas ao instituto, ao BI ou LI e ao 2 ciclo. Os critrios, do maior para o de menor valor na sequncia escrita, sero: No final da F1, a A1 e a maior idade, No final da F2, a A2, o IDA1, a A1 e a maior idade, No final do 1o ciclo, a A3, o IDA2 a A2, o IDA1, a A1 e a maior idade.

Das avaliaes nos componentes curricularesOs componentes curriculares, a cada perodo de estudos, sero apreciados atravs de trs avaliaes, sendo duas no intermdio do perodo e uma ltima, chamada avaliao final. A mensurao de cada avaliao ocorrer atravs de valores numricos no intervalo de zero a dez.

As notas de cada uma das avaliaes sero usadas no cmputo da nota do componente curricular, de acordo com procedimento estabelecido na metodologia do plano de ensino. Nota final igual ou superior a 8,0 na mdia das avaliaes intermedirias implica aprovao automtica do discente, facultando-lhe a realizao da avaliao final, que, se realizada, dever ser computada no clculo da mdia final. O discente com mdia inferior a 6,0, porm igual ou superior a 4,0, ter direito a avaliao de recuperao, sendo que: a) a nota final do discente ser computada como a mdia simples entre o valor obtido nas trs avaliaes programadas do perodo e aquele valor da recuperao; b) no haver segunda chamada para a avaliao de recuperao, salvo nos casos de faltas justificadas previstos em lei. O discente com mdia inferior a 4,0 estar automaticamente reprovado, sem direito a recuperao; a) o discente entrar em regime de dependncia quando reprovado em at duas disciplinas/mdulos; b) o discente em regime de dependncia poder prosseguir em seu percurso acadmico e dever cumprir sua dependncia na oferta seguinte; c) Nas F1 e F2 o discente reprovado em mais de dois mdulos, repetir o perodo inteiro da formao. (porque F1 e F2 so interdisciplinares); d) Nos LIs e BIs, repetir apenas aquelas disciplinas em que ficar reprovado. O discente com mdia inferior a 6,0 ao final do processo de avaliao estar automaticamente reprovado na disciplina/mdulo. Ao final da Formao Interdisciplinar 1 (F1), da F2 e do Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI), os discentes de todas as turmas realizaro uma avaliao objetiva, na forma de uma prova comum, chamada de Avaliao Final de Formao (AFF), representada, respectivamente, por A1, A2 e A3. Cada AFF ocorrer conjuntamente no mesmo dia e horrio para todos os alunos, em data estipulada pelo PROEN, a) a A1 ao final da F1; b) a A2 ao final da F2; c) a A3 ao final dos BI ou LI. Em caso de falta avaliao em atividade curricular, por impedimento legal, doena atestada por servio mdico de sade ou motivo de fora maior, devidamente comprovado nos termos da lei, o discente deve protocolar na secretaria responsvel pelo mdulo o requerimento para avaliao de segunda chamada ao docente, no perodo de 72h. O docente estabelecer a data e a forma da prxima avaliao, que dever acon-tecer no intervalo entre o quinto e o dcimo dia til da data do deferimento do requerimento.

Do regime de dependncia O discente em regime de dependncia poder prosseguir em seu percurso acadmico e dever cumprir sua dependncia na oferta seguinte. O discente em regime de dependncia poder regularizar seu percurso acadmico realizando as atividades curriculares: a) em outra turma na modalidade presencial, desde que haja vaga; b) na modalidade distncia, quando prevista no projeto pedaggico do curso; c) em regime tutorial. Far jus s turmas de regularizao das dependncias curriculares previstas nos incisos II e III apenas o discente que no tenha sido reprovado por falta.

Calendrio acadmicoEm virtude da transio para a nova estrutura acadmica, a UFOPA est utilizando calendrios acadmicos especficos para cada modalidade de cursos, conforme apresentado a seguir. Observe-se que h um calendrio para os cursos intensivos (PARFOR), que ocorrem no 1 e no 3 perodos e para os cursos extensivos, que ocorrem no 2 e no 4 perodos. Os discentes matriculados nos cursos que adotam a estrutura acadmica anterior devero orientar-se pelo calendrio da Universidade Federal do Par (UFPA).

Regular

PARFOR

Atividades acadmicas RegularAes Perodo de aulas Matrcula Trancamento de matrcula Lanamento de conceitos 2 Perodo 1/3 a 29/6 21/2 a 25/2 No h At 15/7/2011 4 perodo 16/8 a 21/12 8 a 12/8 16/8 a 2/9/11 At 8/1/2012

PARFORAes Perodo de aulas Matrcula Confirmao de matrcula Trancamento de matrcula Total de dias de aulas Lanamento de conceitos Integralizao Colao de grau 1 Perodo 3/1 a 15/2/10 15/12/10 a 5/1/11 15/12/10 a 5/1/11 15/12/10 a 5/1/11 39 at 30/3 at 30/4 at 30/6 3 Perodo 1/07 a 8/08/10 20/06 a 2/7 20/06 a 2/7 20/06 a 2/7 72 At 29/08/10 At 3/10 At 30/12/2012

FeriadosFeriados nacionais: . Confraternizao Universal: 1/1 . Carnaval: 8/3 . Tiradentes: 21/04 . Paixo: 22/04 . Dia do Trabalho: 1/5 . Corpus Christi: 23/6 . Dia da Independncia: 07/09 . N.Sra. Aparecida: 12/10 . Servidor Pblico: 28/10 . Proclamao da Repblica: 15/11 Feriados municipais: Santarm: 22/6 - Aniversrio do Municpo 8/12 - N. Sra. da Conceio, Padroeira Alenquer: 10/6 - Aniversrio do Municpio 13/6- santo Antnio, Padroeiro bidos: 2/10 - Aniversrio do Municpio 26/07 - SantAna, Padroeira

A estrutura acadmica da UFOPA organiza-se em 6 (seis) unidades acadmicas: Centro de Formao Interdisciplinar- CFI; Instituto de Cincias da Sociedade ICS; Instituto de Cincias e Tecnologia das guas ICTA; Instituto de Biodiversidade e Florestas IBEF; Instituto de Engenharia e Geocincias IEG; Instituto de Cincias da Educao ICED. O CFI responsvel pela oferta da Formao Interdisciplinar I (F1), primeiro semestre comum e obrigatrio a todos os alunos que ingressam na UFOPA. Os institutos, organizados em programas, so responsveis pelas formaes graduadas gerais e especficas, assim como pelas formaes ps-graduadas lato e stricto sensu.

Projeo de Infraestrutura da UFOPA

Universidade Federal do Oeste do ParReitor Jos Seixas Loureno Vice-Reitora Raimunda Monteiro Pr-Reitor de Planejamento Institucional Aldo Gomes Queiroz Pr-Reitoria de Administrao Arlete Moraes Pr-Reitor de Ps-Graduao, Pesquisa e Inovao Tecnolgica Marcos Ximenes Ponte Pr-Reitoria de Ensino de Graduao Jos Antonio de Oliveira Aquino Diretoria de Ensino Solange Ximenes Rocha

Diagramao e Arte ngela Rocha dos Santos Csar Andrade Luciana Leal Reviso Jlio Csar da Assuno Pedrosa

Campus Rondon Av. Vera Paz, s/n, Sal, CEP 68135-110 | Santarm - Par

Campus Tapajs Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, CEP 68040-070 | Santarm - Par