mantendo a pureza pessoal

4
Rua Fagundes, 97 5º andar Edifício Alarico Matos - Liberdade - São Paulo - SP 01508-030Tel: (11) 3209-2982 1 1 Igreja Metodista Terceira Região Eclesiástica MANTENDO A PUREZA PESSOAL ADAPTAÇÃO: Pastor Antonio Francisco e-mails: [email protected] [email protected] Material produzido na Casa da Juventude Metodista Versão 21 de Junho de 2013 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Situação, problema e crise O discípulo e a estatura de Cristo Uma vida de fé e obras Tomando três atitudes fundamentais Sintomas de crescimento espiritual Como, então, manter a pureza pessoal?

Upload: mdm

Post on 09-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Apostila MDM - AIM

TRANSCRIPT

Page 1: Mantendo a Pureza Pessoal

Rua Fagundes, 97 – 5º andar – Edifício Alarico Matos - Liberdade - São Paulo - SP – 01508-030Tel: (11) 3209-2982

1

1

Igreja Metodista Terceira Região Eclesiástica

MANTENDO A PUREZA PESSOAL

ADAPTAÇÃO: Pastor Antonio Francisco

e-mails: [email protected] [email protected]

Material produzido na Casa da Juventude Metodista

Versão 21 de Junho de 2013

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Situação, problema e crise O discípulo e a estatura de Cristo Uma vida de fé e obras Tomando três atitudes fundamentais Sintomas de crescimento espiritual Como, então, manter a pureza pessoal?

Page 2: Mantendo a Pureza Pessoal

Rua Fagundes, 97 – 5º andar – Edifício Alarico Matos - Liberdade - São Paulo - SP – 01508-030Tel: (11) 3209-2982

2

2

Igreja Metodista Terceira Região Eclesiástica

TEXTO: Efésios 5: 1-21 SITUAÇÃO, PROBLEMA E CRISE: O que significa cada termo?

A) SITUAÇÃO: Segundo o dicionário do Ministério da Educação e Cultura, significa posição, postura, condição de vida. Ou seja, situação é aquilo que está acontecendo normalmente em nosso dia-a-dia.

B) PROBLEMA: Segundo o mesmo dicionário, significa questão proposta, dificuldade. Para este estudo podemos dizer que problema é tudo aquilo que se desvia do planejado e programado. Podemos resolver ir visitar uma família e, por forte tempestade, sermos impedidos de ir. Isso seria um problema.

C) CRISE: Segundo o mesmo dicionário, significa acometimento, acidente. Para este estudo podemos dizer que crise é algo que acontece em nossa vida quando não conseguimos administrar o problema com equilíbrio, com espírito cristão. Seria, por exemplo, pelo fato de não termos conseguido ir visitar aquela família, ficarmos nervosos, brigarmos com nosso familiar e gerar, então, uma crise em nosso lar. A crise geralmente ocorre por problemas banais e pela nossa falta de entendimento da Palavra de Deus.

ALGUNS TIPOS DE CRISES: Financeira, conjugal, familiar, nervosa, amorosa, espiritual

COMO REAGIR DIANTE DE UMA CRISE? A) Ter determinação para supera-la? B) Ter uma atitude de frustração e desânimo, deixando que a crise se agrave, causando uma

calamidade? (Leia Efésios 4: 26 e 27)

Há situações em nossa vida que precisam de uma posição firme de nossa parte. Uma ferida tratada no início tem mais chance de cura total. Uma ferida em que demoramos a tratar ou tratamos pelas metades pode não ser totalmente curada. O cerne da ferida (popularmente chamado de carnegão) pode ficar, a ferida se fecha superficialmente e, depois de algum tempo, o cerne pode brotar e a ferida começa a arruinar de novo. Assim é na nossa vida pessoal e espiritual. (Leia Salmo 51: 10)

(Sobre tribulação, leia Romanos 5: 1 a 5) > ensino a partir deste texto: Diante da tribulação, o/a verdadeiro/a servo/a do Senhor, ao invés de cair, cresce mais ainda e o

inimigo fica irado. Mas o poder de Deus é maior sobre nossas vidas. OBJETIVO DO DISCIPULADO: é sabido que o Discípulo deve lutar para atingir a estatura de Cristo [ser imitador (Ef. 5: 1; I Cor. 11: 1)]. É preciso passar por provações para crescimento (Leia Tiago 1: 2 a 4). Desse texto, concluímos que, sem provação, é impossível ao servo(a) de Deus experimentar crescimento. Para Deus não há meio termo: ou você está na luz ou está nas trevas! (João 8: 12). O texto de Efésios 5: 1 a 21 deve ser vivido sem restrições, literalmente, ao pé da letra.

Mahatma Ghandy disse: “Amo o cristianismo, mas odeio os cristãos, pois não vivem os ensimentos de Cristo”. Ele se referiu ao mau testemunho que os cristãos que o cercavam davam.

Page 3: Mantendo a Pureza Pessoal

Rua Fagundes, 97 – 5º andar – Edifício Alarico Matos - Liberdade - São Paulo - SP – 01508-030Tel: (11) 3209-2982

3

3

Igreja Metodista Terceira Região Eclesiástica

“Eu seria um cristão, sem dúvida, se os cristãos fossem ‘verdadeiros cristãos’ vinte e quatro horas por dia”. O que distingue um cristão de um não cristão? As boas obras. Só realiza boas obras quem é movido de profunda fé no Deus Pai, Filho e Espírito Santo (Leia Hebreus 11: 6). Boas obras no falar, no agir, no caminhar, no levantar de mãos etc. Tiago 2: 17 e 26 > “A fé sem obras é morta”. Nossas obras precisam ser diferentes para merecerem o nome de boas obras. Precisam ser obras sem interesse, sem impor condições. Precisam ser realizadas em amor, amor de Deus, amor ágape, que é o amor incondicional! (Leia Efésios 5: 2; Colossenses 3: 14).

É PRECISO TOMAR TRÊS ATITUDES: 1) Rejeitar toda prática do mal.

Em outras palavras, não pecar. Prov. 4: 27 > “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”. Provérbios 14: 12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao final dá em caminhos de morte”. É preciso buscar o aperfeiçoamento na fé. Isto para que não sejamos meninos na fé. (Leia I Cor.

14: 20 e Ef. 4: 14 e I Cor. 13: 11). Em Análise Transacional estuda-se o ego do ser humano. Nosso ego é dividido em três partes: o

Ego Adulto, o Ego Pai e o Ego Criança. O Ego Adulto se manifesta em nós quando estamos tratando normalmente das coisas em nosso dia-a-dia, com seriedade. O Ego Pai se manifesta quando estamos orientando uma pessoa ou tendo cuidados com ela. O Ego Criança se manifesta em nossos momentos de descontração, fazendo uma brincadeira, seja ela saudável ou não. Para uma pessoa ser equilibrada em seu proceder diário é preciso que se manifeste nela o Ego Adulto na maior parte do tempo, depois o Ego Pai em parte do tempo e, por fim, o Ego Criança em pequena parte do tempo. Há pessoas que deixam inverter essa ordem e são exageradamente PAI ou exageradamente CRIANÇA, procedendo de forma que contrarie a vontade de Deus.

A coerência é essencial. Não devemos ser frios na fé, mas também não devemos ser fanáticos. (Leia I Cor. 14: 15; Apoc. 3: 16). Também não devemos ser cúmplices da mentira. Leia João 8: 44; Rom. 1: 25; Ef. 4: 25; I Tim. 4: 2; I João 2: 21. Ao rejeitar toda prática do mal, passamos a ter uma vida de crescimento espiritual. (Leia Col. 3: 5 a 10; Tito 3: 2 a 7; I Pedro 2: 1 a 3; I Pedro 2: 13 a 17).

SINTOMAS DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL:

- O louvor brota do coração, não da boca pra fora. ( Leia Salmo 51: 15; Salmo 63: 3; Mateus 12: 34; Lucas 6: 45).

- A pessoa tem fome da Palavra de Deus. A pessoa “respira igreja”. É um processo que dura a vida toda. Mas é preciso começar. Se a pessoa não toma a decisão de começar, como acontecerá mudança em sua vida? O caminho é o Discipulado. (Leia Mateus 5: 6; João 6: 35; Fil. 3: 11 a 14).

2) Não pecar: conforme já dito no item 1, devemos lutar com todas as forças para não pecar. Se

pecar, é preciso arrepender-se, confessar a Deus e pedir perdão. Leia Lucas 13: 3b; I João 1: 9; I João 1: 7). Através do sangue de Jesus ficaremos puros e em comunhão com Deus. Não que a gente não peque, mas se confessarmos nosso pecado a Deus, estaremos puros. Leia I João 1: 5 a 10; I João 2: 1 e 2.

Page 4: Mantendo a Pureza Pessoal

Rua Fagundes, 97 – 5º andar – Edifício Alarico Matos - Liberdade - São Paulo - SP – 01508-030Tel: (11) 3209-2982

4

4

Igreja Metodista Terceira Região Eclesiástica

3) Confessar pecados ocultos: (Salmo 139: 1 a 10). Muitas vezes pecamos e não tomamos consciência que o fizemos. Magoamos alguém e não percebemos. É necessário pedir a Deus que nos revele estes pecados, normalmente chamados de pecados ocultos. Isso para sermos tratados naquela área específica da nossa vida. Salmo 139: 23 e 24; Jer. 17: 9 e 10. Outro tipo de pecado oculto: só nós sabemos que pecamos, não confessamos a Deus e pensamos que Ele (Deus) desconhece. Se não confessarmos, ficaremos com nossa vida emperrada. Veja em Salmo 32: 1 a 5. Leia também Col. 3: 2 e 3.

Salmo 51: 10 : Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável. COMO, ENTÃO, MANTER NOSSA PUREZA PESSOAL? Podemos usar uma figura: um cano de água. Num cano de ferro, com o passar do tempo, pode formar-se uma crosta em seu interior, a ponto de impedir totalmente a passagem de água. Precisamos estar sempre limpos para que a “água” que flui de nós possa também ser limpa. Ou seja, somos um “cano” que Deus usa para fazer fluir a sua água. Se este cano está sujo, Deus não flui. Deus é luz e não se mistura com trevas. Deus tem a água pura (Ezequiel 36: 25; Apoc. 22: 17) e não se mistura com a sujeira. Se estamos em pecado Deus não pode fluir em nós. Leia João 7: 38. Devemos entregar nossa vida ao Senhor para que possamos iniciar nossa escalada pela “escada da santificação”. Com a santificação não deixamos de pecar definitivamente, mas pecamos cada vez menos. Deixamos de “estar” no pecado, com o pé no mal (Prov. 4: 27). Depois que iniciamos a caminhada da santificação não temos mais prazer no pecado. É uma mudança de caráter (comportamento) que Deus faz na nossa vida onde, de fato, vamos pecando cada dia menos e nos tornando santos. Nossa personalidade é formada aos 6 ou 7 anos de idade. Algumas pessoas têm aquilo que é chamado de personalidade forte, outras o que se chama de personalidade mais branda. Isso não muda em nós. O que muda é nosso comportamento. A boca que abria para maldizer, agora se abre para uma palavra de amor ou um cântico de louvor. A mão que se levantava para agredir, agora se levanta para acudir, para apoiar. Essa é a maravilha do Evangelho! Assim, com a mudança de comportamento, mantendo a mesma personalidade forte ou branda, passamos a fazer a vontade de Deus, limpando nosso coração impuro e ganhando um novo coração, puro, renovando em nós um espírito inabalável (Salmo 51: 10).

F I M