manjerona

15
Nome: Ingrid, Laís e Juliana Serie: 3ª A Profª: Maria Naves

Upload: keylogg

Post on 10-Jul-2015

6.197 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manjerona

Nome: Ingrid, Laís e JulianaSerie: 3ª AProfª: Maria Naves

Page 2: Manjerona

ManjeronaNome científico:Origanum majorona Nomes Populares: Manjerona, amáraco.

Outros nomes populares: manjerona-inglesa, ouregão-vulgar, flor-do-himeneu, manjerona-doce, manjerona-verdadeira, manjerona-branca, majorona.

Características: Planta herbácea em forma de touceira, multi-anual , semi-prostrada, de 20 a 30cm de altura. Caule lenhoso na base, quadrangular, radicante quando encosta no solo, pouco piloso, formando touceiras. Folhas pequenas, opostas, pecioladas, verde-acizentadas na parte ventral e aveludada na dorsal, medindo 1,5 a 2,0cm de comprimento. Flores rosadas, dispostas em espigas axilares. Sementes escuras, pequenas e ovais.

Page 3: Manjerona

.Uso doméstico: Conhecida como substituta do manjericão e do orégano por seu sabor ser parecido com ambos. Muito utilizada no tempero de aves, principalmente em recheio de frangos A manjerona deve ser utilizada em pratos de cozimento rápido ou no final da preparação, já com o fogo desligado, para não perder seu aroma delicado. Usada em maionese, pizza,pastéis, molhospatês, sopa de batata (suflê), com manteiga derretida, em legumes cozidos, feijão branco, omeletes, ovos mexidos, carne moída, manteiga derretida para peixes grelhados, recheios de frango e lingüiças em geral.Pode ser usada fresca, em raminhos picados, ou seca. Normalmente faz parte do tempero de galetos.

”.

Page 4: Manjerona

Uso medicinal: Indicada para o tratamento de feridas, queimaduras, astenia , sistema nervoso, resfriado, dor de cabeça, insônia, fraqueza do músculos, sí l ica nos intestinos , cólicas menstruais, úlcera estomacal e incontinência dos instintos sexuais .Usada na inalação, ajuda a el iminar muco e catarro, prevenindo a sinusite.     Folhas frescas e cozidas aplicadas com gaze são boas desinflamadoras no caso de pancadas, feridas e tumores.

Page 5: Manjerona

Descrição: Planta perene tipo arbusto que cresce até 60 cm de altura com os ramos cobertos de folhas ovais verdes escuras, com flores esbranquiçadas nos cachos. Toda a planta é extremamente aromática.

Uso culinário:As folhas da manjerona são muito populares na cozinha grega e ital iana. São usadas no preparo de pratos como carne, sopas, molho de tomate, pizzas, e para dar sabor em óleos e vinagres. Ótimo no preparo de condimentos para suflês, omeletes, batatas e pratos com queijo. 

Page 6: Manjerona

Origem e Historia:A Manjerona era uma planta medicinal muito popular entre os gregos antigos. O nome próprio em grego signif icava “alegria da palavra das montanhas”.A manjerona era uma das ervas favoritas de Afrodite (deusa do amor) e simbolizava a fel icidade. Até hoje, é t ida como a erva do amor eterno, usada em enfeites por noivos e amantes. Quem visita a Grécia, se depara com manjeronas si lvestres cobrindo a paisagem, exalando seu perfume singular. Foi introduzida na Europa na Idade Média, sendo muito apreciada pelas damas sob aforma de sachês.

Page 7: Manjerona

Plantio: por sementes o ideal é na primavera, por estacas de galhos pode-se plantar em qualquer época do ano.O objetivo do plantio for apenas as folhas, sem as f lores, é recomendável ret irar as pontas dos ramos que ameaçam formar os futuros órgãos florais e f lores. Isso pode ser feito com o auxí l io de uma tesoura ou simplesmente com os dedos Assim, as folhas se desenvolverão mais vigorosas. Já para a colheita de f lores, a planta f lorida deve ser cortada no momento em que as primeiras f lores se abrem, mas antes que os demais botões f lorais na mesma haste tenham se aberto completamente.

Page 8: Manjerona

Princípio ativo: O responsável pelas propriedades Medicinais da manjerona é seu princípio ativo, constituído por tanino e óleo essencial, que garante o efeitoexpectorante e digestivo. Na forma de chá, a erva pode

ajudar no tratamento contra o reumatismo e todas as formas de artrite.

Page 9: Manjerona

·

Curiosidade.Aroma: cânfora, doce, quente.· Advertências: usar em baixa diluição, não usar comMedicamentos homeopáticos, não usar na gravidez..Composição química principal: metilcavicol, terpineol, eugenol, linalol.. Emoções e mente: insônias, desgaste mental.· Corpo: dores reumáticas, músculos tensos, fadiga muscular, resfriados, dor de cabeça, bronquite, sinusite, cólicas menstruais.

Obs. O excesso prejudica o sistema nervoso das crianças e provoca sono artif icial.

Page 10: Manjerona

Macarronada especialIngrediente1-pacote de Macarrão1-Peito de frango1- extrato de tomate 1-cebola1-cebolinha1-tomate1-maço médio de manjericão1-maço bem pequeno de manjerona1-dente de alho sem casca1/2 lt de água fervendo1-colher Sal a gostoModo de preparoTempere o frango, Cozinhe numa panela e depois o desfia.Arrume o macarrão em uma panela com de água fervente e umas colheres de sal a gosto, cozinhe por 13 minutos ou até a massa ficar AL dente.Lave a cebolinha, tomate, manjerona e manjericão depois cortem em pedacinhos.Frite- o alho em uma panela, coloca-se todos os temperos e coloca o macarrão logo em seguida coloca o extrato de tomate. Depois de pronto sirva-se.

Page 11: Manjerona

Manjerona (majorana hortensis )

Origem: Mediterrâneo e África.

Habitat: Dispersa pela Europa, África, Ásia.

Page 12: Manjerona

Manjerona

Page 13: Manjerona
Page 14: Manjerona

Manjerona-Orégano

Page 15: Manjerona

Manjericão