mais vida

4
Vida Vida Vida Vida Mais Mais Mais Mais Três Passos, sexta-feira, 15 de abril de 2011 | | Nº 34 Suplemento da edição 721 Dr. José Chavez Ortiz CRM 24937 Neurologista e Neurocirurgião O Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA), mais conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é caracterizado pela falta de concentração, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia. Cerca de 3 milhões de brasileiros apresentam este transtorno, no entanto, a maior parte deles não sabe que o tem. O TDA é causado por uma disfunção neurobiológica. Devemos destacar ainda que existe um forte histórico familiar neste distúrbio, é comum que várias pessoas de uma mesma família apresentem o TDA. Até bem pouco tempo atrás acreditava-se que este distúrbio atingia somente crianças. Porém, sabe-se hoje que ele pode ocorrer em qualquer idade, abrangendo todas as camadas sócio-econômicas, grupos étnicos, níveis de escolaridade e graus de inteligência. A condição fundamental para o diagnóstico do TDA no adulto é a história de TDA na infância (antes dos 7 anos). Por este motivo os relatos do paciente, de seus parentes e amigos são tão importantes. 1. Dificuldade em organizar as tarefas diárias; 2. Alterações rápidas de humor; 3. Tendência a distração; 4. Irritação ao realizar tarefas repetitivas ou monótonas; 5. Dificuldade em concluir uma tarefa, normalmente é interrompida pela metade; 6. Falhas de memória; 7. Facilidade para fazer várias tarefas ao mesmo tempo, como por exemplo, assistir Tv, ler, ouvir música simultaneamente; 8. Tendência a ser desorganizado e a perder objetos; 9. Períodos de sonolência durante o dia; 10. Preferência por ambientes agitados; 11. Comportamento impulsivo; 12. Baixa tolerância a frustrações; 13. Tendência a não seguir regras ou normas pré-estabelecidas; 14. Dificuldade em prestar atenção na fala dos outros; 15. Tendência a interromper a fala do outro, monopolizando a conversa. Diagnóstico – é o primeiro passo. É muito importante dar nome à “confusão” causada pelos sintomas na vida da pessoa, para que ela possa sentir-se aliviada e amparada. Informação – à medida em que a pessoa aprende sobre o TDA, pode se tornar mais colaborativa e consequentemente mais eficaz é o tratamento. Estruturação – a utilização de ferramentas e práticas (listas, agenda, planejamento do dia, lembretes, etc.) contribuem para reduzir a “confusão” interior da pessoa com DDA, aumentando seu auto-controle e produtividade. Tratamento medicamentoso – contribui para reduzir a sensação de inquietação interior e a ansiedade, proporcionando um alívio. Além de procurar ajuda de um psicólogo, é fundamental que o paciente procure a ajuda de um médico, pois somente este profissional poderá lhe indicar um medicamento. Alguns sinais em adultos com TDA Alguns sinais em adultos com TDA Tratamento TDAH

Upload: atosefatos

Post on 02-Jul-2015

185 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mais vida

VidaVidaVidaVidaMaisMaisMaisMaisTrês Passos, sexta-feira, 15 de abril de 2011 | | Nº 34 Suplemento da edição 721

Dr. José Chavez OrtizCRM 24937Neurologista e Neurocirurgião

O Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA), mais conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é caracterizado pela falta de concentração, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia. Cerca de 3 milhões de brasileiros apresentam este transtorno, no entanto, a maior parte deles não sabe que o tem. O TDA é causado por uma disfunção neurobiológica. Devemos destacar ainda que existe um forte histórico familiar neste distúrbio, é comum que várias pessoas de uma mesma família apresentem o TDA. Até bem pouco tempo atrás acreditava-se que este distúrbio atingia somente crianças. Porém, sabe-se hoje que ele pode ocorrer em qualquer idade, abrangendo todas as camadas sócio-econômicas, grupos étnicos, níveis de escolaridade e graus de inteligência. A condição fundamental para o diagnóstico do TDA no adulto é a história de TDA na infância (antes dos 7 anos). Por este motivo os relatos do paciente, de seus parentes e amigos são tão importantes.

1. Dificuldade em organizar as tarefas diárias; 2. Alterações rápidas de humor; 3. Tendência a distração; 4. Irritação ao realizar tarefas repetitivas ou monótonas; 5. Dificuldade em concluir uma tarefa, normalmente é interrompida pela metade; 6. Falhas de memória; 7. Facilidade para fazer várias tarefas ao mesmo tempo, como por exemplo, assistir Tv, ler, ouvir música simultaneamente; 8. Tendência a ser desorganizado e a perder objetos; 9. Períodos de sonolência durante o dia;10. Preferência por ambientes agitados;11. Comportamento impulsivo;12. Baixa tolerância a frustrações;13. Tendência a não seguir regras ou normas pré-estabelecidas;14. Dificuldade em prestar atenção na fala dos outros;15. Tendência a interromper a fala do outro, monopolizando a conversa.

Diagnóstico – é o primeiro passo. É muito importante dar nome à “confusão” causada pelos sintomas na vida da pessoa, para que ela possa sentir-se aliviada e amparada.

Informação – à medida em que a pessoa aprende sobre o TDA, pode se tornar mais colaborativa e consequentemente mais eficaz é o tratamento.

Estruturação – a utilização de ferramentas e práticas (listas, agenda, planejamento do dia, lembretes, etc.) contribuem para reduzir a “confusão” interior da pessoa com DDA, aumentando seu auto-controle e produtividade.

Tratamento medicamentoso – contribui para reduzir a sensação de inquietação interior e a ansiedade, proporcionando um alívio. Além de procurar ajuda de um psicólogo, é fundamental que o paciente procure a ajuda de um médico, pois somente este profissional poderá lhe indicar um medicamento.

Alguns sinais em adultos com TDAAlguns sinais em adultos com TDA

Tratamento

TDAH

Page 2: Mais vida

2 VidaVidaVidaVidaMaisMaisMaisMaisSexta-feira, 15 de abril de 2011

Débora DreherPsicóloga

CRP 07/14-948

Fone: (55) 3522- 2844Cel.: (55) 9644-2262

Av. Júlio de Castilhos, 1290 - Centro Clínico São Mateus - Sala 403

*Especialista em Psicologia Clínica.*Curso de Prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas, pela FURG. ( Universidade Federal do Rio Grande).*Avaliação para perfil profissional, direcionado à empresase profissionais liberais.Atendimento: Criança-Adolescente-Adulto-Idoso

Atende convênios:Unimed, Ipê.Atende convênios:Unimed, Ipê.

O que é síndrome do pânico ecomo um psicólogo pode ajudar O que é síndrome do pânico e

como um psicólogo pode ajudar É um ataque repentino de pânico, ou seja, de repente se sente algumas alterações no corpo, que causam desconforto e medo de morrer de um ataque cardíaco, derrame ou coisa parecida. Neste momento, a pessoa se desconecta do mundo e passa a perceber somente as reações do seu corpo. Uma vez em pânico ela vai sentir sensações sufocantes como dor no peito, falta de ar, formigamento nas mãos e passa a acreditar que esta tendo um treco, são sensações horríveis e reais. É muito comum a pessoa sair abruptamente do local e procurar ajuda num pronto socorro.

A síndrome do pânico acomete, principalmente, mulheres (na proporção de 2:1 em relação aos homens) no final da adolescência e início da juventude, mas pode ocorrer em qualquer idade.

A partir da primeira crise de síndrome do pânico é comum o medo e a ansiedade antecipatória de ter outra parecida. A pessoa passa a ter medo de sentir medo e começa a restringir alguns locais ou situações que possam colocá-lo novamente em pânico, é o que chamamos de fobia. Além desta ansiedade e de várias fobias, o portador também se preocupa em evitar lugares cheios demais, ou muito fechados que não dá para fugir se precisar de ajuda imediata, agorafobia.

SINTOMAS DA SÍNDROME DO PÂNICOA pessoa está numa situação de tranquilidade. Em casa, vendo TV, lendo ou conversando com amigos. De repente aquilo VEM! Uma sensação horrível de terror, vindo aparentemente do nada, toma conta dela. O coração dispara, há sensação de sufocação, tontura, tremores, as pernas ficam bambas e ele acha que vai morrer, ter um ataque cardíaco, ficar louca ou perder o controle. Essa sensação terrível, das mais angustiantes narradas pelo ser humano, dura cerca dez minutos entre o inicio e o final. É o chamado ataque de pânico. Se esta pessoa apresentar um único ataque seguido de medo de ter outro ou se os ataques se repetirem ela desenvolve o Transtorno de Pânico.

Os principais sintomas da síndrome do pânico são: taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de calor e frio, tontura, sensação que vai desmaiar, ter um enfarto, derrame, pressão na cabeça, sensação que o ambiente é estranho (perigoso), perigo de morte, medo de sair de casa, medo de fazer as coisas mais simples como viajar, dirigir, ir a lugares com muita gente, cinema, feiras e etc.

CAUSAS DA SÍNDROME DO PÂNICOO estresse é um dos principais causadores da síndrome do pânico, sendo responsável por 80% dos crises de pânico. As drogas representam outro enorme fator de risco. Desde os energéticos, na realidade estimulantes do sistema nervoso, até, evidentemente, as drogas ilícitas. Ÿ - Abuso de medicamentos, doenças físicas, drogas ou álcool.Ÿ - Reação a um stress ou situação difícil.Ÿ - Predisposição genética

TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PÂNICO

Sem tratamento adequado, a síndrome do pânico é altamente incapacitante. No tratamento são utilizados medicamentos para a crise de pânico, habitualmente antidepressivos, acompanhado de Psicoterapia Comportamental e Cognitiva. Para as sequelas da síndrome do pânico, nos medos decorrentes, a medicação não atua. O tratamento de escolha da síndrome do pânico é a psicoterapia comportamental e cognitiva. O mesmo se aplica ao trabalho necessário para reconduzir o paciente à sua vida normal.

Desse modo, percebe-se a necessidade de se procurar auxilio de um psicólogo quando o individuo se vê acometido pela síndrome do pânico. A psicoterapia ajuda a trabalhar a ansiedade, as fobias e mudar a atitude perante a doença. O entrosamento e a vontade de se curar do paciente é fundamental para o tratamento da síndrome do pânico. Pode ser necessário também iniciar um tratamento psiquiátrico, com antidepressivos e ou ansiolíticos, para acabar com os efeitos físicos, provocados pelo desequilíbrio bioquímico.

Fone: (55) 3522-1713

Três Passos/RSAv. Júlio de Castilhos, 525 - Galeria Dr. Zavagna, sala 8

Dra. Marlise Beatriz GrolliCirurgiã-dentistaCRO/RS 14640

Especialista em Endodontiae

Clínica Geral

conhecimentos disponíveis sobre cárie e periodontite (doença gengival) e também com a tecnologia. Novos materiais e técnicas surgem a todo instante, oferecendo novas alternativas de tratamento para melhorar ou restaurar a aparência natural dos dentes, opções cada vez mais simples, estéticas e conservadoras.Com a valorização crescente da imagem em nossa sociedade e a exposição incessante nos meios de comunicação, da necessidade de um sorriso “bonito”, torna-se evidente a preocupação em ter um sorriso natural. O sorriso é uma das primeiras características a serem observadas pelas pessoas. A presença de dentes manchados ou mal posicionados, restaurações amareladas ou escurecidas, espaços entre os dentes ou mesmo dentes ausentes, fraturados ou gastos, podem afetar seu comportamento e sua relação com as outras pessoas, especialmente o desejo de sorrir. E nada mais triste do que não poder sorrir. Dentes brancos, alinhados, esteticamente agradáveis, livres de cáries e doenças gengivais é o sonho de milhares de pessoas. Eles elevam a auto-estima, são sinal de saúde, bem-estar e status. O sorriso espontâneo, livre, solto feliz com a vida, o sorriso sem constrangimento, sem meio termo, sem impedimento, é tudo o que a odontologia busca hoje, através da qualificação dos profissionais e a consagração de novos materiais e técnicas. Todavia, é bom ficar claro que a felicidade está dentro de você, a única capaz de determinar qual seu padrão de beleza. Ainda assim, é importante registrarmos que as pessoas procuram o dentista, muitas vezes por diferentes necessidades de tratamento. Não obstante, na maioria das vezes, elas são muito parecidas e podem ser satisfeitas por alternativas restauradoras/protéticas que possibilitam resultados satisfatórios tanto dos pontos de vista funcional e biológico, como do ponto de vista estético. Assim sendo, para determinar o plano de tratamento e os resultados clínicos que serão mais desejáveis e agradáveis ao paciente (e por que não dizer também ao dentista?), profissional e paciente deverão discutir vários aspectos importantes, como por exemplo:

1- o que o paciente espera do tratamento;2- o tipo de material restaurador/protético a ser utilizado;3- o número de dentes envolvidos no tratamento;4- o nível de exigência estética, o resultado funcional e o prognóstico da longevidade;5- a tolerância de ambos para tratamentos extensos.

Na verdade, esses são aspectos que tornam o tratamento de cada paciente diferente dos demais.

Problemas nos dentes que aparecem mais freqüentemente:

- cáries primárias, cáries secundárias (sob restaurações);- problemas endodônticos (que envolvem a polpa (canal) dos dentes);- problemas gengivais;- ausência de um ou mais elementos dentários;- escurecimentos em dentes vitais e não vitais;- diastemas (espaços entre os dentes);- dentes fraturados por demasia perda da estrutura dental ou por traumatismos;

- dentes com alteração de forma na sua formação (ex: dentes conóides);- lesões no colo dental (próxima à gengiva) por cárie, ácidos e escovação traumática exacerbadas por ingestão de ácidos (frutas, refrigerantes), refluxos ou vômitos recorrentes.

E para cada um desses problemas, a odontologia atual oferece várias alternativas de tratamento, diferentes materiais e custos. Converse com seu dentista. Ele poderá esclarecer mais ainda suas dúvidas e necessidades.

A odontologia atual vive os avanços alcançados com os

Dra. Débora Dreher

PsicólogaCRP 07/14-948

Dra. Marlise GrolliCRO/RS 14640Cirurgiã-dentista

A busca dosorriso perfeitoA busca dosorriso perfeito

Page 3: Mais vida

3VidaVidaVidaVidaMaisMaisMaisMais Sexta-feira, 15 de abril de 2011

Page 4: Mais vida

VidaVidaVidaVidaMaisMaisMaisMais

Unimed Noroeste/RS comemora 40 anoscom o projeto Unimed Aproximar

É possível recuperar a estéticana ausência de dentes?É possível recuperar a estéticana ausência de dentes?

A Unimed Noroeste/RS dá início ao projeto Unimed Aproximar criado para comemorar o agosto em Três Passos, setembro em Tenente Portela, culminando em outubro, durante a aniversário de 40 anos da Cooperativa Médica. Com o objetivo de aproximar cada vez ExpoIjuí/Fenadi, em Ijuí quando a Unimed Noroeste/RS completa 40 anos. (Assessoria de mais a Unimed da comunidade, o projeto foi criado para estar em todas as cidades-sede Impensa).das coordenadorias regionais da Unimed Noroeste/RS para que todos possam comemorar com a Cooperativa seu 40º aniversário. Com jogos e brincadeiras educativas, dicas de saúde e prevenção, entre outras atividades interativas é que a Unimed vai estar presente em toda a sua área de ação, contemplando mais de 50 municípios, além de proporcionar uma caminhada orientada por profissional da Educação Física. As atividades previstas, além de fazer parte da comemoração do aniversário da Cooperativa, contemplam uma das diretrizes de trabalho da Diretoria Executiva que é a atenção integral a saúde. Para o presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, “o projeto vai marcar, além das comemorações dos 40 anos da Cooperativa, o novo modelo de gestão com a aproximação a comunidade. Pois estando mais próximos, podemos garantir a atenção integral à saúde e a qualidade dos serviços prestados pela Unimed”. Alinhado a campanha “A nossa natureza é cuidar”, o projeto reforça o conceito da medicina cuidadora e da busca pelo bem-estar. O projeto terá início em Frederico Westphalen no próximo dia 17 e tem programado no mês de maio em Panambi, junho em Palmeira das Missões, julho em Santo Augusto,

Os dentes perfeitos à estética na seleção dos dentes artificiais tem-se a cor da podem ser herança genética, pele, cor do cabelo e cor dos olhos do paciente, além da cor, mas para aqueles que não forma e tamanho dos dentes artificiais, e fatores como sexo, f o ram favo rec idos pe la personalidade e idade, considerados na composição de natureza, existem técnicas que detalhes da anatomia dental. Outros fatores considerados são corrigem desde as mínimas o osso suporte remanescente, a ação da musculatura de

imperfeições até casos graves de má formação e perda dentária. suporte, correto restabelecimento da dimensão vertical, plano Dependendo de sua necessidade particular, os tratamentos de odontologia oclusal, linha dos caninos e linha do sorriso.

estética podem mudar dramaticamente a aparência de seus dentes. Os profissionais possuem muitas informações para a Por meio de tratamentos estéticos é possível: obtenção de resultados tecnicamente adequados e

- Criar uma harmonia estética entre dentes e gengivas esteticamente satisfatórios. Com isso, as próteses removíveis - Clarear um único ou múltiplos dentes podem ser bem planejadas e confeccionadas, porém a reprodução da forma e disposição

- Substituir tratamentos antigos anti-estéticos dos dentes naturais perdidos em seus detalhes deve estar em harmonia com a face do - Realizar restaurações dentárias imperceptíveis paciente, seguida sempre, por sua aprovação.

- Reposicionar dentes mal alinhados- Mudar a forma e a cor de dentes

- Repor dentes ausentes

Em pacientes parcialmente ou completamente desdentado, a função, a fonética, a estética e o convívio psicossocial tem sido recuperados com o uso de próteses. Estas próteses podem ser fixas, adesivas, sobre implantes, totais ou removíveis.

Em próteses removíveis, a estética é obtida principalmente através dos dentes artificiais. Esses podem ser selecionados de acordo com a condição financeira do paciente e a habilidade do profissional. Dessa forma, a estética é obtida tanto pela escultura quanto pela adequada seleção dos dentes artificiais. Além disso, a possibi l idade de individualização e caracterização de dentes e bases protéticas também contribui na expectativa do paciente e sucesso do tratamento.

Entre as variáveis selecionadas

Dra. Grazielle Cassol

Cirurgiã DentistaCRO 16328

VALORIZE O SEU SORRISO!!!

Fone: (55) 3522-1733Centro Clínico São Mateus

Avenida Júlio de Castilhos, 1290 - Sala 401Centro - Três Passos - RS

Especialista em Dentística Restauradora e estéticaPrótese sobre implantes