mais notícias #1 - 13/05/2010

12
Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | Número 01 - Ano 01 SALVE AS LAGOAS PROJETO QUER RECUPERAR 60 LAGOAS DRENADAS Garota do Orkut Flávia Lacerda é a convidada da primeira edição da Garota do Orkut Pág. 07 Pág. 03 ESPORTE Atlético e Cruzeiro na estreia do campeonato brasileiro comentado pelos jornalistas Renata Silva e Fábio Cunha Dia das mães e dia das mulheres As datas femininas que impulsionam o comércio Pág. 05 DENGUE: O QUE FAZER? Pág. 04 Conhecer e prevenir é o melhor remédio Bebidas revelam a personalidade do homem O que o Mister Perfeito bebe na balada? Veja esse método ‘infalível’ sobre como cada homem pensa Pág. 10 Confira a cobertura da inauguração das Lojas Vest 10 em LP Pág. 11 Pág. 12 E MAIS... Coluna do Bel Mural de recados lagoadaprata.com Pág. 02 Pág. 06

Upload: agencia-zappa

Post on 02-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Mais Notícia - Lagoa da Prata/MG

TRANSCRIPT

Page 1: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | Número 01 - Ano 01

salve as lagoasprojeto quer recuperar 60 lagoas drenadas

garotado orkut

Flávia lacerda é a convidada da

primeira edição da garota do orkut

pág. 07

pág. 03esporte

atlético e cruzeiro na estreia do campeonato brasileiro comentado pelos

jornalistas renata silva e Fábio cunha

dia das mães e dia das mulheresAs datas femininas que impulsionam o comércio pág. 05

dengue: o que Fazer?

pág. 04

Conhecer e prevenir é o melhor remédio

Bebidas revelam a personalidade do homemO que o Mister Perfeito bebe na balada? Veja esse método ‘infalível’ sobre como cada homem pensa

pág. 10

confira a cobertura da inauguração das lojas vest 10 em lppág. 11

pág. 12

e MaIs...coluna do Bel Mural de recadoslagoadaprata.com

pág. 02

pág. 06

Page 2: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010

Editorial

Sim queridos le i tores, mais um jornal. A grande dúvida que surge na verda-de é: Por quê isto soa tão pejorat ivo? Por quê o fato de que a c idade conta-rá com mais um veículo de informação possa soar negat ivo? Acredito ser in-

fel izmente pelo fato de que a imprensa cresceu ab-surdamente nos últ imos anos, não necessar iamente com qual idade. Muitos per iódicos nascem e morrem com propósitos pol í t icos, econômicos e com preten-sões maiores que suas próprias imaginações e, mui-tas vezes morrem antes de realmente mostrarem a que veio. Não queremos fazer parte deste grupo, e por isso trabalhamos com os pés no chão e com pre-tensões ao alcance de nossas possibi l idades. Lagoa da Prata cresceu e as demandas aumentaram, logo, exist imos. Esperamos que em breve nosso trabalho se consol ide e que nossa pecul iar abordagem agrade a gregos, troianos, “ lacustres”, e etc. Um abraço aos nobres colegas dos jornais que fazem um bom traba-lho e um grande “salve” aos ele itores que por agora discorrem sobre estas l inhas.

| 02

Queimada na nascente da lagoa, próximo à Avenida do Contorno

Olá amigos, virgens leitores deste jornal, mais um em nos-sas vidas, que pretende levar notícia, informação, entreteni-mento e cultura para os cidadãos de Lagoa da Prata e região de modo, espero, o mais imparcial possível!

Digo isso, pelo fato de todos os dias sermos bombardea-dos com informações de todos os tipos, não só por meio de pe-riódicos e revistas, mas também dos telejornais da TV aberta, das rádios difusoras de nossa região. Esses veículos mantém um padrão de como levar a informação, pois seus diretores regram o quê pode ou não ser dito de que forma e intensidade será passada a informação, não para manter a ética (kkk), mas para dominar a informação que é levada às pessoas. Seus di-retores esperam que tais atitudes tenham como efeito grandes níveis de audiência, afinal, estas instituições têm que se man-ter para pagar suas contas, além de dominar a comunicação e o imaginário das pessoas, pois nas informações contidas em

seus anúncios está a quase pura e aceitável verdade. Sem falar na internet, se bem usada, e isso depende do quê é ser bem usada para cada um, nos traz um chuva de informações, que particularmente, não sei o que fazer com tantas.

Tenho conversado com um amigo que trabalha numa emissora de TV, e ele me disse que a imprensa é isso mesmo, 24 horas atrás da notícia e que, independente se o ocorrido foi bem analisado ou não, se foi refletido de forma ética ou não, é preciso que seja levado ao conhecimento dos leitores, ouvintes e usuários da informação. Isso sem falar no peso dos anúncios que os veículos de comunicação carregam. Es-tes, hoje em dia, é que mantém a comunicação que chegam até vocês! Afinal, como se manter sem anunciantes?!

Só para complementar, esta é a grande pergunta que os co-criadores (palavra difícil) da programação da possível TV digital Brasileira se perguntam; alguém se arriscará á levar suas ideologias dentro de um contexto e de modelo padrão com-prado pelas publicidades? Se tiver, junte-se a nós! Estamos precisando de utopias e de utópicos!

Exemplo disso é o que fazem os jornais escritos. Por mais que seja de interes-se público o mesmo denunciar uma instituição, empresa ou pessoa, se estes forem anunciantes destes jornais, com certeza a imprensa não fará a denúncia. O capital falará mais alto! É previsível! Falando as claras, é o que fez e faz o nosso progressista ex-governador do estado, Aécio Neves, comprando direitinho a imprensa (não só de Minas). Estou eu sendo ético ou não falando isso? E daí, quem se importa? Nosso ex-governador e se Deus quiser, não senador, diz em suas propagandas politiqueiras, que a educação em Minas Gerais está ótima, com índices elevadíssimos. Conversa fiada! É só visitar as escolas e instituições do norte e nordeste do estado, ou até mesmo aqui em nossa cidade, para perceber que é pura propaganda comprada! E isso se aplica a outros vários seguimentos de nossa sociedade.

Não me estendendo muito, espero que este novo informativo busque credibili-dade e que leve aos seus leitores informação e entretenimento de qualidade, não copiados, mas sim recriados, buscando instigar seus seguidores para não pseudode-mocracia, mas para uma utópica democracia da informação, caso contrário, será só mais uma chuva infiltrada de informações.

coluna do BELa democracia e a

informação vão, até onde o capitalismo permite

Page 3: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 03

Roberto FelisbinoVocê deve ser como qualquer outro

lagopratense que não suporta mais este clima absurdamente quente até mesmo nos dias de inverno. Muitas teorias exis-tem para que isto ocorra, e uma, é a falta de umidade do ar.

Isto acontece porque as lagoas existentes no município estão muito abaixo do nível normal. Isso se deve às drenagens ilegais que se iniciaram nos anos 70 e 80, de forma desenfreada, e acontecem até hoje, impossibilitando que essas lagoas sejam alimentadas de forma correta pelo rio São Francisco.

A ausência dessas lagoas influencia no clima quente de Lagoa da Prata, de uma maneira bem fácil de ser compro-vada. Quem reside no bairro Coronel Luciano percebe bem a diferença, vi-venciando um clima mais agradável do que em outros lugares da cidade, por-que a brisa vinda da lagoa sopra naque-la direção.

Como se não bastasse, essas drena-gens não influenciam apenas na tempe-ratura da cidade, mas também prejudi-cam e muito a criação e reprodução dos peixes, que utilizam as lagoas marginais na época da piracema.

O projeto “Mães do Rio”,realizado através da AAPA, Associação Ambienta-lista dos Pescadores Amadores, consiste na recuperação de 60 lagoas marginais que foram drenadas, e ainda continuam abertas, o que não permite que as lago-as se recuperem, inviabilizando o maior criatório de peixes de todo rio São Fran-cisco, prejudicando não apenas um tre-cho, mas todos os três mil quilômetros do rio.

Nos períodos das cheias da pirace-ma, entre novembro e fevereiro, em que o rio transborda e enche as lagoas mar-ginais levando junto os peixes, essas la-goas possuem as características ideais que propiciam a reprodução, como cli-ma, temperatura e alimentação, prote-gendo os peixes de seus predadores até que atinjam o tamanho ideal. Devido à drenagem, os peixes se reproduzem mas não atingem o estágio de matura-ção ideal, e vão para o rio ainda muito vulneráveis.

Além disso tudo, estas lagoas são

mantedoras do nível do rio São Fran-cisco. Com as lagoas marginais cheias, o solo do barranco do rio “chora” e a água é filtrada, chegando ao Velho Chi-co. Indo as margem do rio nesta época, percebe-se isto não ocorre, os barran-cos praticamente se esfarinham entre os dedos de tão secos que estão.

RecuperaçãoExistem várias questões que não

permitem que as áreas sejam recupera-das, sendo uma delas o interesse pes-soal de alguns proprietários dessas ter-

ras, pois a partir do momento em que as lagoas marginais voltarem a seu es-tado original, elas seriam tratadas como Áreas de Preservação Permanente, APP, desta forma, deixariam de pertencer a estas pessoas. Existem alguns proprie-tários, que desviam a água das lagoas marginais para manterem elas abaixo do nível necessário e permanecer com a propriedade das terras, e em alguns casos, utilizando as terras para engorda de gado de forma ilegal.

De acordo com o presidente da AAPA, Saulo de Castro, “Existe um

Ajustamento de Conduta implantado em 2007 em que a empresa canavieira se compromete a não utilizar essas áre-as de várzea para plantio, mas para se recuperar alguma área há um processo burocrático e caro”. De acordo com ele, o processo é burocrático, pois são ne-cessários inúmeros projetos e análises, e caro, porque a recuperação da área não traz nenhum retorno financeiro, então são poucos que investem nisso. Em contra ponto, o desmatamento trará muito mais retorno financeiro, mesmo gerando multas aos infratores.

Um dos casos mais graves foi o des-vio através de um canal de 300 metros na Volta Grande, que acabou diminuin-do o rio São Francisco em sete quilôme-tros e meio modificando drasticamente a fauna e flora durante o percurso.

A previsão é de que em poucos anos o rio terá 3 metros de largura e apenas 1 metro de profundidade, como é hoje o Rio Jacaré e o Rio Santana que mal chegam à altura do tornozelo. Se nada for feito o clima de Lagoa da Prata ten-de a piorar e será um grande risco para a cidade e para toda a população la-gopratense, que além de conviver com a temperatura cada vez mais elevada, ainda sofrerá muito mais com as doen-ças respiratórias.

Para ter mais informações e auxiliar o projeto, que necessita muito de aju-da financeira, basta entrar em contato com o presidente da AAPA, através do telefone (37) 8838-8817, ou pelo e-mail [email protected]. Ajudando o projeto Mães do Rio, você estará fazen-do de Lagoa da Prata um lugar muito melhor para se viver.

projeto Mães do rio tenta recuperar o ‘velho chico’Drenagem das lagoas marginais ao longo do rio São Francisco seriam a causa das altas temperaturas em Lagoa da Prata

As drenagens ilegais que se iniciaram nos anos 70 e 80 e acontecem até hoje fazem o nível do rio diminuir

arquivo AAPA

como é:a lagoa da Ilha, que já não existe mais, é um exemplo das quase 60 lagoas que estão sendo drenadas pela indústria canavieira.

como deveria ser:simulação de como seria a lagoa da Ilha juntamente com sua mata ciliar. a imagem também retrata o desvio da volta grande, que é mais um outro problema ambiental latente.

Page 4: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010

O retorno do regente do seu sig-

no ao movimento normal, depois

de quase três meses, é como se

o freio de mão do seu carro não

estivesse mais puxado e você pudesse seguir

em frente de forma muito mais livre.

Hoje você terá a oportunidade

de atuar nos bastidores e es-

trategicamente trabalhar por

vitórias. Isto não quer dizer que

você precise se isolar, mas seria bom alternar

instantes de maior exposição com momentos

de recolhimento.

Você parece estar enxergando

mais longe, nesta que vem sen-

do uma semana muito positiva.

Abra sua cabeça para novos

contatos pessoais e ideias, eleja uma série de

prioridades e parta na direção do futuro.

Neste momento será importan-

te mergulhar mais intensamente

dentro de si mesmo e das situa-

ções e ambientes com os quais

está envolvido, buscando um sentido profun-

do para o que você vem vivendo. Sintonize as

mudanças que se fizerem necessárias.

A quinta-feira será importante

para que encontre um maior en-

trosamento com as pessoas que

fazem parte da sua vida e que,

de uma forma ou de outra, acompanharão

você neste processo.

O processo de maior envolvi-

mento com as pessoas está ten-

do sequência, e hoje será impor-

tante organizar-se e preparar-se

para uma interpenetração cada

vez maior entre a sua vida e a dos outros, quer

se trate apenas uma relação ou mais.

A quinta-feira lhe dará a oportu-

nidade de resolver impasses en-

tre você e as pessoas através da

sua criatividade e da boa vonta-

de para conduzir as soluções. O dia poderá ser

muito positivo também na vida afetiva.

O retorno do regente do seu sig-

no ao movimento normal, depois

de quase três meses, permite

que você tenha uma visão mais

objetiva da realidade na qual se

encontra e das decisões e atitudes mais corre-

tas a serem tomadas.

Você tem vivido dias de pensa-

mento mais profundo acerca da

sua intimidade, do seu passado

ou das suas necessidades emo-

cionais. Agora é o momento de

expressar essas impressões e ideias mais ob-

jetivamente, na realidade exterior.

Neste momento você terá dian-

te de si a oportunidade de en-

contrar uma maior estabilidade

emocional e material, o que tra-

rá maior segurança e convicção para fazer as

suas escolhas.

A Lua está no seu signo aumen-

tando a sua receptividade às

pessoas e ambientes, favore-

cendo intercâmbios e trocas de

todos os tipos. Aproxime-se dos amigos, dos

colegas de trabalho e de gente que faça parte

do seu dia a dia.

Agora você tem tudo para en-

contrar um maior equilíbrio in-

terior, que trará maior sensação

de segurança e paz para a sua

vida. Buscar o autoconhecimento seria algo

muito prático, pois com ele viriam insights e

conclusões bastante úteis.

Bebidas revelam a personalidade do homemSe o seu radar para o Mister Perfeito anda falhando na balada, talvez você esteja ignorando uma

pista infalível sobre como cada homem pensa, age, transa: o drinque que ele escolhe.

Sabe aquele moreno encostado no bar que não tira os olhos do seu decote? Você pode, sim, sacar um pouquinho sobre ele antes de decidir se aproximar. Para isso, basta olhar direto para as mãos do moço. Não, não tem nada a ver com quiromancia. Quem vai revelar os objetivos, a personalidade e até mesmo o desempenho do gato na cama é a bebida que ele segura. Entrevistamos três barmen e preparamos este guia para você dominar a arte da leitura de copos. As intenções do seu alvo vão ficar mais claras do que uma taça de martíni.

3- DRY MARTINI: Quem pede esse drinque tem as mesmas quali-

dades: tradicional, de temperamen-to forte, mas irresistível. Seu homem é

tão seguro que não se importa se tiver que parar após o segundo copo. Mesmo

porque cada taça leva três doses de gim: o lindo precisará maneirar an-tes que o álcool comece a fazer efei-

to. No mais, é um sedutor à moda antiga e es-forçado na cama.

2- UÍSQUE Aquele pedaço de mau caminho pediu uma dose de um 12 anos escocês? Não perca oportuni-dade de puxar papo! Você conhecerá de perto um homem experiente e que

transpira virilidade. Como sabe exata-mente o que quer, não é sutil na paquera - prefere ir direto ao ponto. Mas não confunda atitude com falta de gentileza! Apesar de rápido na conquista, ele tratará você como uma rainha depois

1- CERVEJA: Esse homem é popular na turma e não deverá fazer malabaris-mos para impressionar você. “Ele não se intimidirá se precisar ir ao banheiro e deixar a acompanhante sozinha, pois acredita que ela nem vai querer olhar para o lado”, avalia Alan Konell, chefe do barmen do Shaker Club. Apesar de pouco criativo, ele é extremamente leal. Na cama, tem pe-gada forte e faz o serviço completo.

4- CERVEJA IMPORTADA: Esse tipo de cerveja costuma agradar o paladar de ho-mens viajados e de espírito aventureiro, da-queles que gostam de relatar detalhes de suas andanças pelo mundo. Como a rotina é seu maior pesadelo, vai cair de joelhos por

uma mulher que proponha programas dife-rentes e encare as maiores ousadias e satisfa-

ção, como transar sobre o capô do carro.

5- TEQUILA: Alto-astral, poderá proporcionar mo-mentos de diversão. “A tequila é marca registrada de quem está na pegação e não pretende sair da fase tão

cedo”, reforça Ricardo Basseto, do Soni-que Bar. Se a tentação for grande demais, contabilize a quantidade de doses marca-

da na comanda do fofo, para pelo menos garantir que o álcool não atrapalhe seu desempenho.

6- CHOPE: Salto alto e roupas claras não combinam com um homem que ama beber chope. Ele é despojado, quer cur-tir ao mãximo suas horas livres, tem um papo leve. Também sabe fazer companhia sem ser pegajoso. Quando se interessa por uma mulher, o fã do chope costuma paparica-la. Depois, na cama, espera co-

participação: ouve as idéias da escolhida, dá as dele e topa sem titubear um segundo round.7- CAIPIRINHA: Como muita gente acredita que caipirinha

combina mais com gays, um homem que não vê problema em saboreá-la com vodca ou cachaça é autêntico. Você raramente verá um bonitão em grandes grupos, o que não quer dizer que seja do tipo difícil de se relacionar. Se acabar no apartamento dele, receberá tratamento vip antes, durante e depois do sexo. Haja fôlego.

8- VINHO: Nas palavras do observador Eduardo Renna, chefe do bar do Dry: “Só alguem com bons conhecimentos sobre vinhos é capaz de escolher a melhor garrafa para cada ocasião. E enologia não é um

hobby barato”. E, vamos combinar, se ele se empenha tanto para propor-cionar uma taça da melhor safra, imagine as acrobacias de que será capaz

de embriagá-la de prazer ao longo da noite.9- MOJITO: Se vir um gato pedindo mojito, certamente está

apenas acompanhando alguma sortuda. Isso porque é uma das nossas bebidas preferidas. Além disso, ele faz o tipo misterioso, exótico. Cheio de histórias e viajado, deverá inspira-la a planejar noites a dois temáticas. Entre quatro paredes, costuma mergulhar tão fundo nas fantasias que passa horas nas preliminares. É tudo o que você queria!

10- VODCA COM ENERGÉTICO: Assim como a bebida, os fãs dela são práticos (quer receita com menor chance de erro do que essa?). “A

vodca tem sabor neutro, o que combina bem com o gosto do energé-tico”, diz Basseto. O melhor de tudo é que, por trás do jeito de agilizado, está um sujeito companheiro e divertido, do tipo que consegue deixar você animada mesmo depois de um dia daqueles.

Fonte: http://nova.abril.com.br/galerias/amor_sexo/bebidas-e-personalidade-do-gato/index.htm

@paulocoelho

Amor é alegria. Nao tente se convencer que sofrimento faz parte...

@andrevascoComo disse uma pessoa bem batuta: “os ignorantes devem ser ignora-

dos” e “ouvido não tem palpebra, quem fala demais morre pela boca”

#PRAVIDA

@rodrigovesgoTem muito político Filho da P.. no Brasil. Pagamos 15% do que ga-

nhamos pra encher bolso de ladrão e viver no caos. Honestidade é

Raridade!

@youngporraQuem apostou que eu não conseguiria manter o cabelo... Tam tam tam

tam! Ganhou. Eu raspei. Raspei. A cabeça, hein? Aguardo apoio.

@ocearaOs homens são seres tão dependentes, que até pra levar chifres preci-

sam das mulheres! Bom dia mulheres!!!!

@OCriadorHoje é aniversário do Chuck Norris. Parabéns, patrão!

@rosanaMinha vida é tão lunática que não tenho tempo nem de comprar uma

batedeira planetária...

@santoEvandroNunca quis ser o dono da verdade...prefiro ser o dono da ideia, q muitas

vezes vale mais.

| 04

Page 5: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 05

datas FemininasHellen SerafiniTodo primeiro semestre do ano

comemora-se duas datas importantes para as mulheres, o “Dia Internacional da Mulher” e o “Dia das Mães”. O dia das mães comemorado no segundo do-mingo de maio é de grande movimen-to para o comércio, sendo a segunda maior data no comércio varejista, mas a data do 8 de março também vem sen-do alvo de campanhas publicitárias e produtos femininos e tende a se tornar cada dia uma data mais comercial. O verdadeiro motivo destas datas existi-rem esteja talvez sendo cada dia mais esquecido.

O dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1974 pela ONU, mas a data de 8 de março já havia sido tida como Dia Internacional das Mulheres desde 1910 em homenagem à 130 mu-lheres que foram mortas carbonizadas durante um protesto em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova Iorque, as operárias fizeram uma greve reivin-dicando melhores condições de traba-lho, tais como redução da carga horária diária de trabalho de 16 pra 10 horas, equiparação de salários com dos ho-mens, já que as mulheres recebiam até um terço do salário masculino para re-alizar a mesma função e condições dig-nas de trabalho. As portas da fábrica foram trancadas e a fábrica foi incen-diada, um ato criminoso e desumano. A cada ano a verdadeira intenção desta data seria lembrar as lutas femininas ao longo da história.

O Dia das Mães vem dos EUA, quando algumas jovens amigas da Virgínia Ocidental fizeram no mês de maio, um movimento para que as crianças pudessem homenagear suas mães. Entre essas jovens estava uma chamada Anna Jarvis, que tinha per-dido sua mãe naquele mesmo ano. A primeira celebração oficial aconteceu depois de três anos de luta em 26 de abril de 1910 quando foi incorporada a data no calendário de datas come-morativas daquele estado. Os demais estados também aderiram rapidamente

à comemoração. Em 1914 a celebra-ção se tornou nacional nos EUA, sendo comemorada no segundo domingo de maio. E assim se espalhou por mais de 40 países.

No Brasil o primeiro dia das mães aconteceu no dia 12 de maio de 1918, promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, sendo oficia-lizada pelo então presidente Getúlio Vargas em 1932. Essa data seria um dia de reconhecimento a importância da figura materna em nossa sociedade, lembrando que o reconhecimento não é sinônimo de presentes.

Hoje, o dia das mães se tornou uma data comercial muito importante, o co-mércio só fatura mais no natal. A pro-cura por presentes é tão grande que os

varejistas e fabricantes usam o dia das mães como um termômetro para defi-nir a quantidade de mercadorias a ser produzida e estocada para o Natal.

Assim como o dia das mães o dia internacional da mulher tende a se tor-nar cada vez mais um dia comercial, com publicidades que ressaltam o dia como um momento de homenagear as mulheres com presentes, muitas vezes nem lembrando as lutas pela igualdade de direitos, iguais condições de traba-lho com os homens. Talvez fosse uma data para promover mais ainda cam-panhas pela não-violência doméstica, pela saúde da mulher, pelo reconhe-cimento da dupla jornada de trabalho, para acabar com preconceito, explora-ção sexual entre tantas outras coisas.

Muita gente também já diz por aí que o mais importante é o respeito, o amor e o tempo que se passa com as mães, ao invés dos presentes. Será também que o dia das Mães não deve ser um dia para lembrar das lutas que envolvem a maternidade, ainda mais em um país como o Brasil? Seria bom ver nos jornais, revistas, na TV, nas Escolas e nas ruas, ações que promo-vessem a saúde das gestantes, que ajudassem as meninas que se tornam mulheres e mães mais cedo que o de-vido, que lembrassem as mães que so-frem com filhos viciados, mortos pela violência das cidades, seja no trânsito, seja em outras circunstâncias, as que sofrem com filhos desaparecidos, que vêem seus filhos morrerem sem assis-

tência médica, que sofrem violência doméstica, muitas vezes da parte dos próprios filhos. Todos sabem que a re-alidade dos comerciais de TV não é a verdadeira da maioria das mulheres do país.

Enfim, sem jogar um balde de água fria nas comemorações por essas da-tas e sem colocar culpa em quem ado-ra presentear as mulheres de sua vida, além de olhar pra elas e ser grato pela presença e pelo amor dedicado, talvez fosse tempo de cada um olhar pras mu-lheres e mães necessitadas, na maio-ria das vezes desesperadas e fazer um pouco por elas e por tantos filhos. Esse é o único presente que muitas mães e antes de tudo mulheres, desejam para todos os dias do ano.

O dia das mães é a segunda data comercial mais importante do Brasil, perdendo apenas para o Natal

Corbis

Page 6: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 06

De: COAXO DO PÂNTANO Para: CIDADÃOS LACUSTREN-SES

Mensagem: E AÍ, GALERA! O FOLHETIM COAXO DO PÂNTANO TÁ DE VOLTA! SAIU DO PAPEL E FOI PARA A NET! CONFIRAM NO ORKUT (FOI O JEITO MAIS VIÁVEL E BARATO!) VALEU, ILUSTRÍSSIMOS CI-DADÃOS DE LAGOA!

Data: 04/05/2010 às 14:29:16

De: Robson Moraes Para: Cidadão e “Cidadãos”Mensagem: Os ultimos meses foram complicados para a saúde re-

gional. Em Arcos, postos de saúde lotados devido a dengue. Em La-goa da Prata, nao foi diferente. Postos lotados, demanda de exames aumentada, e muitas consultas... Médico também adoece, tenham um pouco de paciencia!. Vamos combater a Dengue, todo mundo precisa acabar com a dengue!

Data: 06/05/2010 às 21:40:02

De: Augusto Miranda Para: População e RobsonMensagem: Com certeza Robson temos que combater a população

e a cidade precisa colaborar... só que entendemos que médicos ado-ece sim... só que quando se tem poucos médicos ou os que tem, só querem trabalhar “particular” aí fica difícil... Pouco sabemos o que se tem feito aqui em lagoa... é certo que a administração, no mandato anterior fez muito, mas agora, muito pouco... e tenta calar até mesmos os “secretários”, como o de turismo, que foi “dispensado”, após uma entrevista em um jornal local...Adeus ditadura! Viva a manifestação popular, mesmo que seja “do contra”... abraços... favor divulgar

Data: 07/05/2010 às 13:59:22

De: MAGNO FERNANDES DOS REIS Para: FELICITO A MA-RIA LUCIA CARDOSO POR CONTRIBUIR COM A RESTAURAÇAO DA ESTAÇAO

Mensagem: È SEMPRE BOM PRESERVAR A MEMORIA A TRAVES DO PATRIMONIO.

MAGNO FERNANDES DOS REISCAFE RELAX. ARTE Y CULTURAGALERIA DE ARTE GUSTAVO ALVINO FLORES DOS REISData: 07/05/2010 às 16:09:50

De: Valmir Pereira -Belo Horizonte Para: TodosMensagem: Uma comunidade que nao preserva o passado,nao tem

futuro...parabens a todos pela iniciativa da restauraçao da antiga es-taçao..Lagoa merece,,,,

Data: 07/05/2010 às 21:15:10

De: Vanessa (BH) Para: NewtinhoMensagem: Parabéns, felicidades pelo aniversário.Quero que saiba, que o amo muito e que minha luta não será em

vão, porque JESUS nunca falhou e não falhará.Beijos,Te amo!Data: 08/05/2010 às 11:04:42

De: Robson Moraes Para: Ricardo SantosMensagem: Formalise sua denúncia direto à promotoria, e justifi-

que pra eles o que você considera como “venda de bebidas em mas-sa”. Mas naquele local tem mais de um estabelecimento que vende bebidas... Abraço

Data: 10/05/2010 às 12:16:25

De: Oswaldo Para: Bruno e SauloMensagem: Parabéns pelo show, foi maravilhoso e vocês precisam

fazer mais shows como esse de 08/05, foi lindo, divertido, tudo muito perfeito. Lagoa precisa é de festas assim, bem organizadas, alegres, todo mundo se divertiu muito e as musicas, o som, tudo enfim per-feito.

Parabéns, Bruno, Saulo e toda equipe envolvida no evento. Ah, aquele casal que fez “comercial” Itaipava estava perfeito, a Itaipava precisa chamá-los para propagandas a nível TV.

Data: 10/05/2010 às 13:58:52

De: Daniel Para: Gabinete da Deputada Maria Lúcia Car-doso

Mensagem: Ué, já começou a campanha política por aqui! Fique sabendo que não fez mais do quê sua obrigação. Para quê divulgar bem no ano de eleição? Estratégia política, é lógico! No mais, que con-tinue cumprindo seu papel, pois não quero saber se você tem ou não carinho por Lagoa. O povo que te colocou lá espera que você cumpra seu papel mesmo! Saudações Lacustres!

Data: 10/05/2010 às 14:41:46

@erick_botierick_boti ganhamo de 12 x 5 no racha do cursim: Arcos x Lagoa da prata =)

Fonte resultado: http://www.lagoadaprata.com

você encontra vaga para estacionar no centro de lp?

@LylianFontelesFds Bacana esse que passou! Lagoa da Prata!Muito bom! ;)

@ddiegosousaSexta fui no fui Dias de Truta com minha namorada na lagoa da prata, passei o fds la, acho q virei um cidadão por la

@LuhCastroFazenda- Lagoa da Prata com Mamis foi bom demais!!!! :)

@thaynnerezendeBom dia,hoje o dia aqui em Lagoa da Prata está lindo o sol está brilhando!

@tihertiher boa noite gente... lagoa da prata foi legal demais hoje... descancei e esvaziei a caveça..

@BikeLegendO treino de hj foi em um ritmo mais forte, gastamos 1:02:47 do trevo de Lagoa da Prata a Santo Antonio do Monte.

@OpragaHaja o que hajar chegarei de surpresa hoje em lagoa da prata, às cinco da tarde, ônibus 264 da Gontijo. #ProsadeBoleiro

@Expolagoa#Rodeio Etapa da divisão de acesso #PBR é na @expolagoa em Lagoa da Prata

@anaraquelsoaresVisita técnica na Embaré em lagoa da Prata amanhã... oba!!! saudades que irei ficar da turma....

@rubenssouzacFim de semana com novos amigos em Lagoa da prata. Trabalho de facu e mario nao me deixarão quieto!

Todos os recados publicados neste local, são de única e exclusva responsabilidade de seus autores e estão disponíveis no site: http://www.lagoadaprata.com/

Rondinele CoutoWeb Designer

Não. Não gosto dos estacionamentos em 45º, alguém devia montar um esta-cionamento particular para desafogar um pouco a falta de vagas.

Raphael AugustoAux. Administrativo

Com uma certa dificuldade. Eu acho que esses estacionamentos de 45º da Avenida Benedito Valadares tinham de ser invertidos de lado para termos melhor visão nas esquinas, só que para se conseguir estacionar, este tipo de vagas são necessários, só que deveriam ser melhor planejadas.

João GarciaTéc. em Informática

Não, alguém sempre chega antes de mim. Acredito que instalar um sistema de estacionamento rotativo resolveria o problema, ou , eu chegar mais cedo para pegar a vaga.

Page 7: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 07

Page 8: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 08

Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, EUA, 2009). Direção: Quentin Tarantino. Elenco: Brad Pitt, Eli Roth, Melanie Laurent, Christoph Waltz, Mi-chael Fassbender, Diane Kruger, Daniel Bruhl, Til Schweiger, Jacky Ido, Ge-deon Burkhard, Mike Myers, Julie Dreyfus, Rod Taylor, pontas de Bo Svenson e Enzo G. Castellari. Samuel L. Jackson é o narrador off. 153 minutos.

Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) testemunha a execução da famí-lia pelo coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Porém, ela consegue escapar e passa a viver sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris, enquanto aguarda o momento certo para se vingar. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como Os Bastardos , o grupo de Aldo recebe uma nova integrante, a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), que tem a perigosa missão de chegar até os líderes do Terceiro Reich.

Tarantino em sua melhor forma depois do fraco “A Prova de Morte/Death Proof”, de 2007, que nem chegou a ser lançado aqui no Brasil. Levemen-te inspirado em O Expresso Blindado da SS Nazista (Quel Maledetto Treno Blindato, 1978), o filme, como sempre acontece nos trabalhos do diretor, é repleto de referências a outros filmes, principalmente de guerra e faroestes (a maior parte da trilha musical é do mestre Ennio Morricone). Outro ponto alto caracteristico dele são os diálogos brilhantes (em particular na sequência de abertura) e a escolha do elenco. Todos estão bem, com destaque para a excelente interpretação Christoph Waltz, que muito provavelmente irá ga-nhar o Oscar de Coadjuvante. Também está concorrendo a outros 5 Oscars, incluindo o de Melhor Filme e Direção. Imperdível. ****

As Férias do Sr. Hulot (Les Vacances de Mr. Hulot, FRA, 1953). Direção: Jacques Tati. Elenco: Jacques Tati, Nathalie Pascaud, Michele Rolla, Valen-tine Camax, Louis Perrault. 88 minutos. Este é o primeiro filme que Tati (1908-1982) lançou seu personagem Hulot, que depois voltaria em “Meu Tio”, “Playtime” e “As Aventuras de Sr. Hulot no Tráfico Louco”. É certamente o seu filme mais discreto, singelo e romântico. Hulot já cria o tipo (chapéu, capa de chuva, cachimbo), e como sempre não é o deflagrador das piadas. Ele vai passar as férias numa pequena pensão, numa praia da Bretanha, onde admira de longe uma jovem. Tati utiliza com grande cuidado a trilha sonora (quase não há diálogo e o herói só diz a palavra: Hulot). Tem gags visuais memoráveis, sempre com seu estilo bastante refinado. ****

---------------------------------------------------------------------------------------- Veja também:

A Tribo 2 * Está continuação é praticamente uma refilmagem do primei-ro. Fuja.

Dragon Ball - Evolution * Fraca adaptação para o cinema do famoso ani-me. Os fãs vão odiar.

Contaminação * Terrorzinho B que afunda ainda mais a carreira do de-candente Val Kilmer.

Herança Maldita * Uma descarada imitação feminina de “O Iluminado”. Desagradável.

A Órfã *** Suspense um pouco acima da média por causa de um final surpreendente.

Prazeres Proibidos * Apesar do nome não se trata de um filme erótico. É bizarro mesmo.

House - Quinta Temporada **** A série continua mantendo o seu alto padrão de qualidade.

Sede de Vingança ** Medíocre adaptação de um bom conto de Stephen King. Elenco fraco.

Matadores de Vampiras Lésbicas ** Desapontante trash inglês. Pouca diversão.

Halloween - O Início ** Refilmagem do clássico de John Carpenter de 1978. Logicamente inferior.

Harry Potter e o Enígma do Príncipe ** Talvez o pior filme da série até agora.

The Office - Primeira Temporada **** Uma das melhores séries de co-média dos últimos anos. Adaptação de uma série inglesa. Ótimas piadas e excelente elenco.

Quarentena ** Refilmagem americana bastante inferior do ótimo filme de terror espanhol “REC”.

Não é Mais Uma história de Amor *** Procurem conhecer este bom sus-pense/romance dinamarquês.

Mão Talentosas ** Razoável telefilme inspirado em fato real.

* Fraco** Regular*** Bom**** Ótimo***** Excelente

a nova onda do Heavy Mineiro (n.o.H.M.)Bem vindos à nossa primeira Coluna aqui na Central do Rock. Nosso propósito aqui será de complementarmente ao conteúdo

da Central, comentarmos lançamentos de bandas, vídeos, álbuns, enfim... tudo relacionado ao universo rock.

Hoje vamos falar de um assunto muito interessante, a Nova Onda do Heavy Mineiro, vamos lá.

Quem curte Iron Maiden e Judas Priest, conhece o significado da sigla N.W.O.B.H.M. (New Wave of British Heavy Metal). É que o Heavy Metal estava em baixa no início dos anos 70, mas com essas duas bandas e outras que as seguiram, o metal ga-nhou força e se espalhou para o mundo.

Muita gente não sabe mas nós mineiros vivemos um período bem parecido com aquele vivido na Europa na década de 70. Depois de uma década de oitenta quando Belo Horizonte se tornou a capital brasileira do heavy, o rock pesado de Minas esteve meio esquecido.

A primeira “onda” começou no início dos anos 80, quando um grupo de “rockeiros” de Belo Horizonte, curtiam som pesado de frente a Cogumelo, publicavam fanzines e montavam suas primeiras bandas de metal. Foi nessa época que surgiram bandas como Overdose, Sepultura, Sarcófago, Sextrash, Holocausto, Witch Hammer, Chakal... e muitas outras.

O heavy mineiro desta época era minimalista e extremamente pesado. Riffs simples e poderosos ecoavam pelas “geraes”.Nesta época, a banda que mais se destacou foi Sepultura, não necessariamente porque era a melhor, mas, aquela que tinha

maior infra-estrutura e divulgação lá fora. A ausência de um mercado interno auto-sustentável e a dificuldade de divulgar os trabalhos no exterior e realização de turnês internacionais, prejudicou a maioria das bandas que, infelizmente, não tiveram a mesma “sorte” do Sepultura.

Depois desse “boom”, o heavy mineiro passou por maus bocados. Porém, atualmente, estamos vivendo uma espécie de “revival” do Heavy Metal mundo afora. Graças à Internet, bandas outrora esquecidas estão tendo a oportunidade de esparramar seus MP3 pela web e estão conseguindo reconhecimento lá fora.

Bandas recém criadas também estão aproveitando este renascimento do heavy e estão se destacando na rede, divulgando seus shows, videoclipes, músicas e “releases”. Por isso, posso garantir aos leitores que de uns 3 (três) anos pra cá estamos vivendo uma Nova Onda do Heavy Mineiro (na sigla N.O.H.M.). Neste novo ciclo, muitas bandas de qualidade estão surgindo ou ressurgindo.

Fiquem de olho no portal Central do Rock (www.centraldorock.com.br) e acompanhem as novidades do Heavy Metal de Mi-nas, bem como tudo que se relaciona com este movimento.

Um abraço,Elvis Almeida

casal sobe ao altar vestido de shrek e FionaViv e Tracey Williams queriam algo diferente em seu casamento.

Pais da noiva também entraram na brincadeira.

Loucos por cinema, Viv e Tra-cey Williams trocaram o terno e o vestido branco por uma fanta-sia de Shrek e Princesa Fiona em seu casamento no sul do País de Gales.

Quando Viv pediu a mão de Tracey em casamento, o casal combinou que a cerimônia seria bem diferente, eles queriam se divertir.

“Todo mundo dizia que eu era a princesa Fiona e que o Viv era o meu Shrek”, contou Tracey ao tabloide “The Sun”.

Os pais da noiva também en-traram na brincadeira e foram vestidos de Lorde Farquaad e Fada Madrinha, ambos do dese-nho animado.

“Nós dois somos loucos por Shrek e assistimos aos filmes dele muitas vezes. logo, quando decidi-mos nos casar, já sabíamos como seria a cerimônia”, recordou Viv.

Page 9: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 09

Page 10: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 10

dengue, conhecer e prevenir é o melhor remédioHellen SerafiniApesar de muitas doenças terem

sido erradicadas em nosso país, ainda existe uma que dá muita dor de ca-beça, literalmente, e o melhor remé-dio para ela é a prevenção, se trata da Dengue. Só em Minas Gerais neste ano foram mais de 126 mil casos de dengue, com 11 mortes por dengue hemorrágica no estado.

Há vários tipos de dengue, a clás-sica que é a forma mais leve da doen-ça e tem como sintomas, febre alta, dor de cabeça, cansaço, vômito, indis-posição, dores nas articulações, dor abdominal e manchas vermelhas na pele, os sintomas duram de 5 a 7 dias e depois desse período a pessoa con-tinua sentindo cansaço e indisposição. Outro tipo é a dengue hemorrágica, uma doença grave que causa altera-ções na coagulação sanguínea, no co-meço se parece com a dengue clássica mas depois do terceiro dia começam a ocorrer hemorragias nasais, da gengi-va, urinárias, gastrointestinais ou ute-rinas. Se a dengue hemorrágica não for tratada com rapidez pode levar a morte. Há ainda a síndrome de cho-que da dengue, essa apresentação da dengue causa uma grande queda ou ausência da pressão arterial, os sin-tomas são perda de consciência, pa-lidez, inquietação, alterações neuroló-gicas, hemorragia digestiva, derrame pleural entre outros. Essa é a forma mais grave da dengue e pode causar morte rapidamente.

Para tratar a dengue o paciente deve repousar e ingerir muito líquido, tomar antitérmicos receitados por mé-dico. O paciente com dengue não deve fazer uso de medicamentos que conte-nham Ácido acetil salicílico, pois este

possui ação anticoagulante, e pode causar hemorragia. Não há remédios ou vacinas que impeçam a contamina-ção da doença. A dengue possui vários

tipos de vírus, oque ainda não possibi-litou a criação de uma vacina.

A melhor maneira de combater a dengue é através da prevenção, im-

pedindo o nascimento do mosquito transmissor. A regra básica é não dei-xar água parada, mesmo que limpa, pois o mosquito deposita suas larvas na água. É importante eliminar a água parada e depois lavar o recipiente com água e sabão, pois a larva do mosquito sobrevive por 450 dias , mesmo se o recipiente estiver seco, caso volte a se encher de água nesse período, o ovo pode atingir o estado adulto em 2 ou 3 dias. Um mosquito vive 45 dias e pode contaminar mais de 330 pessoas nesse período.

Pesquisadores também descobri-ram que a borra do café (o pó que fica depois da passagem da água ferven-te), interrompe o desenvolvimento da larva do mosquito da dengue, basta dissolver 2 a 3 colheres de borra de café e colocar nos pratos de vasos de

plantas, além de não matar a planta ainda serve como adubo, mas deve ser trocada de 7 em 7 dias pois depois dis-so a cafeína para de fazer efeito sobre os mosquitos. Encher os pratos dos vasos de plantas com areia também é uma solução para que a água não se acumule.

O mosquito transmissor Aedes ae-gypt, pode ser morto por qualquer in-seticida, mas isso resolve o problema temporariamente. A prevenção ainda é o modo mais eficaz de acabar com a dengue, eliminando os criadouros, elimina-se a doença. Se você apre-sentar algum dos sintomas descritos nessa matéria, não tome nenhum me-dicamento por conta própria, procure o médico imediatamente, a dengue mata e deve ser tratada o mais rápido possível.

Ações simples podem acabar com uma doença que está se espalhando rapidamente pelo Brasil

A transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. O macho se alimenta apenas de seiva de plantas

US Department of AgricultureAntonio Cruz/ABr

PROBLEMA NAS ALTURASO cara já entrou meio desconfiado no avião, que era daquele modelo que adora

a vida no campo e por isso vive pousando em pastos e até atropelando vaca, manja? Mas como era um compromisso de negócios inadiável, encarou a viagem.

Lá pelas tantas, o comandante, com aquela voz fria de comandante de avião, fala pelo sistema interno de som da aeronave:

- Caros senhores passageiros, aqui quem vos fala e o comandante Asdrúbal. In-formamos que estamos passando por uma terrível zona de turbulência, e pedimos aos nossos passageiros que se coloquem em posição fetal, ou seja, coloquem a cabeça entre os joelhos e abracem as próprias pernas.

O avião dá mais uma forte sacolejada e o piloto continua: - Solicitamos também que, gentilmente, segurem a identidade entre os dentes

para melhor identificação dos corpos.

MEXENDO COM O PERIGOA mulher chega no bar com o marido e senta de frente para um sujeito que balan-

ça a cabeça para o lado, como se estivesse fazendo sinal para ela.Ela disfarça, olha para um lado, olha para o outro, volta a olhar o sujeito, e ele

continua. Até que a mulher se irrita e conta para o marido. Ele com ar de machão vai até o cara e pergunta:

- Você está fazendo sianal para munha esposa?O cara responde:- Eu não! É que eu tenho um cacuete e fico sempre balançando a cabeça!O marido volta a perguntar:- Você nunca apanhou por causa disto?E o sujeito, com a maior cara de sacana, responde:- Apanhar já apanhei. Mas em compensação o que eu já ganhei de mulher...

Larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

as 10 pessoas mais ricas do Brasil 20101º Eike Batista | Fortuna: US$ 27 bilhões

Setor: Mineração e petróleo

2º Jorge Paulo Lemann | Fortuna: US$ 11,5 bilhõesSetor: Bebidas

3º Joseph Safra | Fortuna: US$ 10 bilhõesSetor: Bancário

4º Dorothéa Steinbruch | Fortuna: US$ 5,5 bilhõesSetor: Siderúrgica

5º Marcel Herrmann Telles | Fortuna: US$ 5,1 bilhõesSetor: Bebidas

6º Carlos Alberto Sicupira | Fortuna: US$ 4,5 bilhõesSetor: Bebidas

7º Aloysio de Andrade Faria | Fortuna: US$ 4,2 bilhõesSetor: Bancário

8º Abílio dos Santos Diniz | Fortuna: US$ 3 bilhõesSetor: Varejo

9º Antônio Ermírio de Moraes | Fortuna: US$ 3 bilhõesSetor: Diversos

10º Moise Safra | Fortuna: US$ 2,3 bilhõesSetor: Bancário

Page 11: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 11

Roberto FelisbinoForam inauguradas em Lagoa da

Prata as instalações da “Lojas Vest 10”, na quarta- feira, 05, trazendo uma infi-nita variedade de produtos, e com um preço que agrada a qualquer brasileiro, apenas R$10,00. Roupas masculinas e femininas, acessórios, bolsas, sapatos, cosméticos, e até jeans.

O proprietário, Aldo Perilo Gamboa, disse estar muito satisfeito com esse novo passo como empresário, “é uma necessidade da popula-

Informe Publicitário

ção lagopratense, se vestir bem pagan-do um preço acessível ao orçamento do trabalhador”. Aldo ainda acrescen-tou que a chegada das “Lojas Vest 10” trará benefícios para toda população e todo município que receberá a visita de moradores das cidades vizinhas, em busca de produtos com preços que caibam no bolso.

Durante a inauguração, nesta quar-ta-feira, centenas de pessoas que es-tiveram no local puderam conhecer as instalações da loja e os produtos ofere-cidos pela “Vest 10”, além disso, tive-ram acesso gratuito à brinquedos para

a criançada, pipoca e algodão doce. A festa ainda foi animada por Toninho e Seus Teclados pelo RapaGay, perso-nagem da rádio Veredas FM, emissora que realizou cobertura do evento, fa-zendo flashes ao vivo durante todo o

dia.As instalações da “Lojas Vest 10”

estão na Avenida Brasil, 331, no centro de Lagoa da Prata, com uma grande variedade de produtos para quem qui-ser conferir e pagar bem pouquinho.

Foram inauguradas em lagoa da prata as instalações da “lojas vest 10”, na quarta- feira, 05, trazendo uma infinita variedade de produtos, e com um preço que agrada a qualquer brasileiro, apenas r$10,00

Centenas de pessoas estiveram presentes na Inauguração da Lojas Vest 10 Os funcionários estão prontos para atender os clientes com produtos por apenas R$10,00

lojas vest 10 chega a lpLoja chega a cidade com a simples proposta de trazer produtos de qualidade com preço muto baixo

Page 12: Mais Notícias #1 - 13/05/2010

Lagoa da Prata/MG - Maio/2010 | 12

no caminho certoDepois do investimento feito para a montagem do time para 2010, o Galo começa a dar os primeiros sinais de que chegou para brigar

efetivamente pelos títulos. Vitórias e tropeços virão. Caberá à torci-da reconhecer os méritos e limitações da equipe.

O Galo é o campeão mineiro de 2010: título me-recido e inquestionável. O primeiro fruto da ‘Era Lu-xemburgo’ foi colhido da melhor forma: com show dos ídolos da torcida e muita festa para comemo-rar.

No meio da semana, a eliminação da Copa do Brasil colocou água no chopp dos atleticanos. Mas, ainda assim, a queda diante do Santos não soou como uma tragédia, ou como algo que causasse a revolta da torcida. Muito provavelmente, isso se deve pelo adversário – considerado o melhor time do Brasil quase que de forma unânime, mas não por mim – e pela forma como a equipe atuou nas duas partidas do mata-mata.

Atlético e Santos se equivaleram no confronto. As qualidades de um foram os defeitos do outro. O Galo apresentou na partida no Mineirão futebol semelhante ao do Santos na Vila Belmiro. Da mes-ma forma, os dois times apresentaram falhas na ida – quando os santistas foram batidos por 3 a 2 – e na volta – quando o Alvinegro perdeu por 3 a 1 – mas, pelo saldo de gols, quem acabou fora da competi-

ção, foi o Glorioso.Perdemos e estamos fora da Copa do Brasil.

Perdemos para o exaltado Santos dos ‘Meninos da Vila’. Perdemos a chance do título inédito e a vaga na Libertadores. Coisas do futebol. Da mesma for-ma que esta oportunidade passou, outras virão, an-tes do que possamos esperar.

Sem dar folga, o Campeonato Brasileiro já bate à porta e a estréia com a vitória de 2 a 1 sobre o Vasco foi fundamental para a confiança do time, mesmo depois da eliminação. Começar o Brasileirão bem e saber manter a regularidade é para poucos. Os que conseguem, na maioria das vezes saem com o título no final.

O Galo chega à competição nacional com chan-ces reais de ser campeão. Temos o melhor técnico do Brasil e um grupo de jogadores qualificado, ten-do em vista os adversários que teremos.

Copa do Brasil e Mineiro fazem parte do pas-sado. O foco é o Brasileirão. Faltam 37 jogos até o título.

Saudações alvinegras!

Ricardinho comemora com Correa o primeiro gol do Galo no Campeonato Brasileiro 2010

a cara do cruzeiro

História, reconhecimento, dedicação, carinho e, principalmente, respeito. Essa é a bagagem que Adilson Batista leva todos os dias para o Cruzeiro. É claro que o torcedor mais exigente, como é sempre o cruzeirense, vai logo relutar: E título?

Tudo bem que humilhar o rival, duas vezes con-secutivas, em finais de Campeonato Mineiro, com um placar de 5 a 0, não chega a ser um título de peso. Mas, acima disso, vem o trabalho desenvol-vido, a filosofia de um grupo determinado a con-quistar um triunfo mais importante. Que só não foi conquistado ano passado por um descuido na final da Libertadores. Descuido que não tira os méritos de uma trajetória vitoriosa, que levou o Cruzeiro à condição de quarto melhor time do mundo.

E a trajetória da Libertadores desse ano vem sendo traçada com muita convicção. A próxima ba-talha é contra o São Paulo, nos jogos desta quarta-feira, dia 12, no Mineirão, e da próxima semana, dia 19, na capital paulista.

E o treinador se preocupa em resplandecer a imagem do Cruzeiro. Sempre. As declarações de técnico celeste, depois da estreia da Raposa no Brasileirão, na vitória por 2 a 1 em cima do In-

Cruzeiro encarou o Internacional, no Beira-Rio, na estreia do Campeonato Brasileiro

ter, no sul, deixam isso bem claro. Ele conta com o apoio da torcida e sabe que pode contar. Incentivar e jogar junto durante os 90 minutos é mais do que importante. É o que pode fazer a diferença para o Cruzeiro nessa reta decisiva da principal competi-ção das Américas.

O torcedor precisa entender isso. Precisa gritar e deixar o Cruzeiro mais forte. O recado de Adilson é direto: não se deixe contaminar por torcedores pes-simistas, cornetas, que só sabem criticar. Apoiar, até mesmo nas derrotas, é fundamental. Isso não significa que o torcedor deve deixar a cobrança de lado. É preciso exigir sempre mais da diretoria, co-missão técnica e dos próprios jogadores. Porque o Cruzeiro é grande. Mas, quando a bola rola, o que deve sair das arquibancadas são gritos de guerra, canções de incentivo e festa, do jeito que a China Azul sempre fez.

Adilson Batista é isso. Profissional dedicado e que respeita o clube. Adilson Batista é a cara do Cruzeiro. E sabe quem merece esse título de Liber-tadores tanto quanto ele? Você, torcedor cruzeiren-se.

Cheers!