maior fábrica de biscoitos do mundo tem automação brasileira · canal direto com o leitor: ......

6
Tecnologia Automação Controle Julho de 2006 nº105 Diretor da Smar é o novo presidente da Associação Profibus Eleito em junho, César Cassiolato quer expandir o número de associados e divulgar ainda mais a tecnologia Profibus na América Latina. Pág. 3. Maior fábrica de biscoitos do mundo tem automação brasileira No mercado desde 1939, os biscoi- tos fabricados pela Parle Products, da Índia, são líderes mundiais em venda, com 180 milhões de quilos produzi- dos a cada ano. Na Índia, a Parle representa 40% do mercado desses produtos e também exporta para vários países da Ásia e do Oriente Médio. Localizada em Beharaich, perto de Lucknow, no estado de Uttar Pradesh – norte da Índia, a maior fábrica mundial de biscoitos é sinônimo indiano de qualidade e saúde por conter ingredientes nutritivos que servem como suplemento alimentar para uma população que, apesar de contar com a 10ª maior economia do mundo, ainda sofre com a desnutrição. A fábrica é tão grande e de tama- nha importância para a Índia que a construção de uma usina de açúcar em seu interior tornou-se indispen- sável. A idéia é que o açúcar, ou seja, matéria-prima para a produção de doces, seja fabricado ali mesmo, gerando uma grande economia para a Parle Products. Ampliando presença no mercado de óleo e gás internacional Um dos mais disputados mercados da economia mundial tem sido objeto de investimentos comerciais da Smar para conquistar petroleiras de todo o mundo. Pág. 5. Ciente da importância da ação em- preendedora da fábrica de biscoitos, a Smar iniciou uma negociação com a empresa através de seu Integrador de Sistemas no país, a Indpro, com sede em Pune, estado de Maharashtra. Em 2006, a Usina teve sua primeira safra de açúcar, com au- tomação da multi- nacional brasileira, processando 2.500 toneladas de cana por dia. A Smar forneceu o controlador lógico programável LC700 que “fiscaliza” todo o processo industrial, além de outros equipamentos de campo com instru- mentação 4 a 20 mA que beneficiam a operação na indústria. O sistema e os instrumentos da Smar controlam vá- rias seções da usina, como moendas, caldeiras e cozedores. A supervisão de toda a planta está sendo realizada com três estações de operação integradas, interconectadas por fibra óptica. “A Smar está no mercado indiano há mais de uma década, porém, o Brasil tem conquistado sucesso neste país há três anos devido às parcerias con- fiáveis com suporte técnico adequa- do e disposição de investimento”, explica Max Ludewig, gerente de ne- gócios da Smar. A Índia representa quase 10% do mercado internacional da Smar. O país, segundo maior produtor mun- dial de açúcar – atrás apenas do Brasil – possui um mercado com crescimento contínuo, atraindo grandes fornecedores. A em- presa brasileira automatizou diversas usinas do país – que tem aproximadamente 600 em todo o território. Parle Products: usina de açúcar no interior da fábrica de biscoitos

Upload: lekhanh

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TecnologiaAutomação

Controle

Julho de 2006nº105

Smar Notes 5

Ne

cio

s Julho de 2006 Smar Notes6Julho de 2006

ExpedienteSmar Notes: Publicação Eletrônica da Smar Equipamentos Industriais, direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: César CassiolatoJornalista Responsável: Lívia Komar MTb.: 45.945Canal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Ana Paula Biagi Ferreira, Áurea Naves, César Cassiolato, Deusdedt Carvalho de Moraes, Evaristo Orellana Alves, Francine Cassez (MTb.: 45.437), Marcus Vinícius Ribeiro, Max Ludewig, Pedro Biondo, Ricardo Argolo, Robero Pinheiro, Ronaldo Tomazeli Duarte e Swen Rodulfo Baechler.Editoração e Produção: Mensagem Marketing & Comunicação

Permitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada a autorização.

SMAR ARAÇATUBATel./Fax: (18) [email protected]

SMAR SÃO PAULOTel.: (11) [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROTel.: (21) [email protected]

SMAR - MATRIZTel.: (16) [email protected]

SMAR BELO HORIZONTETel.: (31) [email protected]

SMAR PIRACICABATel./Fax: (19) [email protected] UBERLÂNDIATel.: (34) [email protected]

SMAR INTERIOR-SPTel.: (16) [email protected]

SMAR VITÓRIATel.: (27) [email protected]

SMAR MARINGÁTel.: (44) [email protected]

SMAR SALVADORTel.: (71) [email protected]

SMAR CURITIBATel.: (41) [email protected]

SMAR RECIFETel.: (81) 3231-6521/[email protected]

Re

spo

nsa

bil

ida

de

So

cia

l

“Campanha do Agasalho foi um sucesso”, diz coordenadoraCom a arrecadação de centenas de peças entre

calçados, roupas e cobertores, a Smar encerrou no final de junho a terceira edição da Campanha do Agasalho. “Como previmos, esta ação foi um sucesso”, resume Ana Paula Biagi Ferreira, coordenadora do Smar Collection, programa de Responsabilidade Social da Smar.

As doações foram encaminhadas para o Fundo

Smar conquista mercado internacional de Óleo e GásAtenta à crise energética e à atual política

mundial com preços dos barris de petróleo e seus derivados cada vez mais altos, a Smar tem conquistado seu espaço num dos setores mais disputados da economia, o de óleo e gás.

De acordo com Swen Rodulfo Baechler, gerente de negócios da área de óleo e gás da empresa, trata-se do segundo maior mercado da Smar, vindo atrás apenas do setor sucroalcooleiro, grande foco da região. “A Smar co-meçou fornecendo soluções e equipamentos para plata-formas dos países nórdicos e foi abrindo seu leque para regiões petroleiras de todo o mundo”, explica.

Atualmente, a Smar atua no segmento em todos os con-tinentes, principalmente na região do Oriente Médio, maior produtora e exportadora de petróleo do planeta.

No ano passado, a empresa entrou pela primei-ra vez no mercado da Argélia, líder em produção de petróleo no Mediterrâneo. “O mercado de

óleo e gás possui um enorme poder de compra e uma política de altos investimentos, ajudando a viabilizar vários projetos de produção e refino”, acrescenta Baechler.

O carro-chefe desse setor é a linha LD300 de transmissores de pressão, entre outras que representam grandes fornecimentos desse

mercado. Para o gerente de negócios, o sucesso dos produtos da Smar se dá à sua excelente performance, que atende aos exigentes requisitos das normas do setor petrolí fero, relacionados à medição de vazão e níveis de tancagem nas indústrias. “A Smar também tem conquistado destaque com o Sistema de Medição de Vazão AuditFlow e AuditTank”, salienta.

Para acompanhar e desenvolver o mercado, a Smar costuma estar presente em diversas feiras do segmento, como a OTC Offshore em Houston, grande ponto de encontro mundial dos maiores especialistas do setor.

Diretor da Smar é o novo presidente da Associação ProfibusEleito em junho, César Cassiolato quer expandir o número de associados e divulgar ainda mais a tecnologia Profibus na América Latina. Pág. 3.

Maior fábrica de biscoitos do mundotem automação brasileira

No mercado desde 1939, os biscoi-tos fabricados pela Parle Products, da Índia, são líderes mundiais em venda, com 180 milhões de quilos produzi-dos a cada ano. Na Índia, a Parle representa 40% do mercado desses produtos e também exporta para vários países da Ásia e do Oriente Médio.

Localizada em Beharaich, perto de Lucknow, no estado de Uttar Pradesh – norte da Índia, a maior fábrica mundial de biscoitos é sinônimo indiano de qualidade e saúde por conter ingredientes nutritivos que servem como suplemento alimentar para uma população que, apesar de contar com a 10ª maior economia do mundo, ainda sofre com a desnutrição.

A fábrica é tão grande e de tama-nha importância para a Índia que a construção de uma usina de açúcar em seu interior tornou-se indispen-sável. A idéia é que o açúcar, ou seja, matéria-prima para a produção de doces, seja fabricado ali mesmo, gerando uma grande economia para a Parle Products.

Smar também apóia campanha mundial pela preservação do meio ambiente

Social de Solidariedade de Sertãozinho e distribuídas para as famílias carentes cadastradas pela Prefeitura. “A participação dos funcionários foi fundamental”, concluiu a coordenadora.

Em 2006, a Smar trabalhou com uma forte cam-panha de divulgação e conscientização da neces-sidade de ajudar o próximo, utilizando cartazes e postos coletores em todas as unidades.

Meio ambiente: ações de preservação em SertãozinhoEm junho comemorou-se em todo o planeta o

Dia Mundial do Meio Ambiente. Ações em todos os cantos do mundo demonstraram a preocupa-ção dos ambientalistas em preservar a natureza e divulgar a necessidade do ser humano ser social-mente responsável.

Em Sertãozinho, a Smar está fazendo a sua par-te. Em parceria com a Prefeitura, conseguiu mais de 350 mudas de árvores ipê de jardim, espirradei-ra, mirindiba, oiti e murta, que foram doadas para funcionários e comunidade em geral.

A intenção da Smar é estimular a população a plan-tar árvores, deixando a cidade mais verde e ajudando na luta pela preservação do meio ambiente.

No ano passado, na mesma época, a Smar plan-tou mais de 50 mudas de árvores em uma movi-

mentada avenida de Sertãozinho, contando com a ajuda de voluntários da empresa e do bairro que recebeu a doação.

System302 é a solução empresarial escolhida pela Usina Alto Alegre

A solução empresarial System302 da Smar possui vários casos de sucesso, promo-vendo benefícios aos mais diversos segmentos. No segmento de açúcar e álcool, o mais recente é a Usina Alto Alegre, onde o sistema está operan-do desde abril com benefícios como a comunicação horizontal, supervi-são e automação da área de Desti-laria e Fermentação da unidade “Flo-resta”, em Presidente Prudente, SP.

A Smar é uma antiga parceira do Grupo Alto Alegre, fornecendo trans-

Entidade mineira ganha microcomputador de filial da SmarO Programa Nacional

de Apoio à Maternidade – Manjedoura – de Belo Horizonte, MG, recebeu a doação de um microcomputador a partir do programa de reutilização de equipamentos da Smar.

A filial de Belo Ho-rizonte fez questão de contribuir para a entidade que conta

com o auxílio de colaboradores para se manter e continuar oferecendo o trabalho assistencial às gestantes carentes.

“A Smar procura sempre colaborar com quem trabalha ajudando o próximo. Nosso programa de responsabilidade social é baseado na solidariedade”, explica Ana Paula Biagi Ferreira, da Smar Collection.

O trabalho da Manjedoura busca acolher mu-lheres grávidas com poucos recursos financei-ros, oferecendo-lhes serviços como suporte no período de gestação, promovendo a saúde da criança e fortalecendo a relação mãe-bebê. Mais informações no site www.manjedoura.com.br.

Equipe da Manjedoura recebe com-putador de Patrícia Alves, da Smar BH

Tecnologia Smar na plataforma marítima da Ekofisk, Mar do Norte, Noruega

Ampliando presença no mercado de óleo e gás internacional Um dos mais disputados mercados da economia mundial tem sido objeto de investimentos comerciais da Smar para conquistar petroleiras de todo o mundo. Pág. 5.

Ciente da importância da ação em-preendedora da fábrica de biscoitos, a Smar iniciou uma negociação com a empresa através de seu Integrador de

Sistemas no país, a Indpro, com sede em Pune, estado de Maharashtra. Em 2006, a Usina teve sua primeira safra de açúcar, com au-tomação da multi-nacional brasileira, processando 2.500

toneladas de cana por dia.A Smar forneceu o controlador lógico

programável LC700 que “fiscaliza” todo o processo industrial, além de outros equipamentos de campo com instru-mentação 4 a 20 mA que beneficiam a operação na indústria. O sistema e os instrumentos da Smar controlam vá-rias seções da usina, como moendas, caldeiras e cozedores. A supervisão de toda a planta está sendo realizada com três estações de operação integradas, interconectadas por fibra óptica.

“A Smar está no mercado indiano há mais de uma década, porém, o Brasil tem conquistado sucesso neste país há três anos devido às parcerias con-fiáveis com suporte técnico adequa-do e disposição de investimento”, explica Max Ludewig, gerente de ne-gócios da Smar.

A Índia representa quase 10% do mercado internacional da Smar. O país, segundo maior produtor mun-dial de açúcar – atrás apenas do

Brasil – possui um mercado com crescimento contínuo, atraindo grandes fornecedores. A em-presa brasileira automatizou diversas usinas do país – que tem aproximadamente 600 em todo o território.

Engenheiro Wilson de Castro e Souza Júnior, chefe de geração de Energia, Vapor e Automação da Alto Alegre

missores e posicionadores de campo, PLC’s, painéis, supervisórios, serviços de configuração e toda a partida da planta. “Esse fornecimento é mais um caso de sucesso do System302 com tec-nologia Profibus e um sistema verdadeiramente aberto”, garante Marcus Vinicius Ribeiro, gerente da Área de Açúcar e Álcool da Smar.

Parle Products: usina de açúcar no interior da fábrica de biscoitos

Smar Notes2E

ven

tos Julho de 2006 Smar Notes 3

No

sso

Pe

sso

al Julho de 2006 Smar Notes4

Tec

no

log

ia Julho de 2006

César Cassiolato é o novo presidente daAssociação Profibus Brasil América Latina

Pioneirismo ao anunciar planos para OPC UAA Smar saiu mais uma vez na frente. A empresa

foi a primeira do Brasil e uma das doze do mundo a enviar planos de adoção ao novo padrão OLE for Process Control Unified Architecture (OPC UA), desenvolvido pela OPC Foundation, fundação norte-americana responsável pela especificação de padrões de transferência de informações entre equipamentos industriais e sistemas de software que processam as informações recebidas.

O material da Smar foi divulgado no fórum do ARC Advisory Group, que aconteceu no final de junho em Boston, EUA, e distribuído aos partici-pantes, detalhando os projetos da empresa para a adoção dessa nova tecnologia.

Criada em 1996, a OPC Foundation é compos-ta por mais de 300 membros em todo o mundo. Em 2004, um grupo de trabalho foi formado para

conceber o padrão UA. “A Smar está envolvi-da com a definição deste padrão há dois anos, contribuindo com a definição da especificação e com a implementação e testes dos primeiros protótipos, confirmando sua vocação para o desenvolvimento de tecnologias de última ge-ração”, explica Ronaldo Tomazeli Duarte, enge-nheiro de desenvolvimento da Smar.

O padrão OPC UA tem por objetivo a integração entre todos os OPC existentes, fornecendo dados, alarmes e históricos. Por serem totalmente basea-dos em tecnologias abertas, os produtos podem ser executados tanto em computadores de grande por-te, quanto em equipamentos de campo.

O OPC UA possibilitará a comunicação entre os sistemas de automação e gerenciais, permitindo que a empresa visualize seu processo como um todo.

Smar avança na obtenção de patentes A Smar é uma das empresas brasileiras que

mais tem patentes registradas nos Estados Uni-dos, provando sua vasta produção tecnológica. Com a publicação em de julho pelo Uni-ted States Patents and Trademark Office (USPTO) de mais duas delas, a empresa atinge a mar-ca de 20 patentes registradas naquele país.

“A Smar é um caso raro no Brasil que transforma ciência e co- nheci-mento em tecnologia, em benefí- cio de seus clientes e do país como, por exemplo, economia de divisas pelo não-pagamento de royalties. Estamos à frente de centros de excelência tecnológica como

Embraer e Embrapa”, diz Pedro Biondo, gerente de marketing da multinacional brasileira.

A tecnologia Smar é hoje licenciada para grandes em-presas do setor de automação, como Endress + Hauser e Rockwell. “A Smar dá oportuni-

dades e disponibiliza a estrutura para dar vazão à expressão da

criatividade e competência de seus profissionais. Tomar parte nessas conquistas nos motiva a re-afirmar nosso compromisso de corresponder à confiança e ao crédito que a empresa deposita em cada um de nós”, diz Omar Donaires, gerente de desenvolvimento de sistemas.

Reciclagem técnica da CVRD contacom apoio da Smar

O Seminário de Manutenção Eletrônica realiza-do em maio pela Companhia Vale do Rio Doce em Itabira, Minas Gerais, contou com a participação da Smar. O gerente de negócios Evaristo Orella-na Alves, responsável pela área de medições de pressão e densidade, ministrou a palestra “Equipa-mentos de Campo Smar para Medição e Controle de Processos”.

Cerca de 70 colaboradores da CVRD participaram do evento que teve como principal objetivo o aper-feiçoamento profissional de engenheiros, técnicos, supervisores e eletricistas. “Fomos convidados devi-do ao excelente relacionamento com a CVRD e por sermos um importante fornecedor de equipamentos e softwares para automação e controle de processos para o segmento de mineração”, diz Orellana.

César Cassiolato, diretor de marketing da Smar, foi eleito em junho o novo presidente da Associação Profibus Brasil América Latina. Integrante do Work Group do Profibus International, onde o padrão da tecnologia Profibus é desenvolvido, o diretor da Smar está na Associação desde a época em que foi fundada, em 1999, ocupando a vice-presidência nos últimos quatro anos. “Expandir o número de asso-ciados entre as universidades, estudantes, integra-dores de sistemas e fabricantes é uma das minhas metas como presidente da Associação”, diz Cassio-lato, que ficará no cargo até 2008.

Além disso, o presidente afirma estar empenhado em formar o primeiro Centro de Competência Profi-bus da América Latina no Brasil e tornar a Associa-ção Profibus a mais conhecida associação de tecno-logia no mercado brasileiro, assim como da América Latina, em termos de protocolos e comunicação de barramento de campo. “A tecnologia Profibus ofere-ce benefícios incontestáveis, como padrão aberto, interoperabilidade, suporte e tecnologia em constan-te desenvolvimento voltada ao futuro”, descreve.

A Smar foi uma das empresas idealizadoras da Associação e está na entidade desde sua funda-ção. Líder mundial em tecnologia, é a empresa pri-vada brasileira com o maior número de patentes nos Estados Unidos. Especializada em automação industrial, sempre divulgou essa tecnologia no país, fabricando e comercializando para toda a América Latina cerca de 30 produtos Profibus.

A Organização Profibus existe em mais de 23 nações e todos os países da América Latina são

representados pela Associação Profibus Brasil América Latina. A tecnologia Profibus no Brasil está crescendo a cada dia, podendo ser considerada um sucesso em várias áreas como, por exemplo, na manufatura e, nos últimos quatro anos, na área de automação e controle de processos em diversos segmentos industriais.

Desde 2000, a Associação Profibus organiza workshops, treinamentos para clientes e usuários e está sempre presente em feiras de automação e controle. A cada dois meses, publica eletronica-mente o Profinews Brazil que traz as principais no-vidades da tecnologia, estudos de casos, produtos, artigos técnicos, entre outros tópicos. Mais deta-lhes, consulte: http://www.profibus.org.br/news/fe-vereiro2006/news.php?dentro=entrada.php

LD400 da Smar chega nas indústrias como asérie mais rápida do mercado

O mercado nacional já tem disponível a nova série de transmissores de pressão LD400 da Smar, uma linha inovadora que garante uma melhor performance e maior confiabilidade em todos os setores industriais.

Além de diagnósticos avançados, alta exatidão e tempo de resposta inferior aos equipamentos existentes no mercado, de 35 ms, os equipamentos desta nova série possuem garantia de estabilidade por 12 anos, atualização de firmware via memória flash, blocos PID e totalizador, lacre de segurança para transferência de custódia e medição fiscal, e também um supressor de transiente embutido, sem nenhum custo adicional.

Para Evar isto Orel lana Alves, gerente de negócios da área de medição de pressão e densidade da Smar, a nova série de transmissores será a de melhor custo efet ivo

do mercado, pois conta com alta tecnologia de software e hardware.

“A nova linha é de fácil instalação, simples configuração e operação e já está tendo uma expectativa positiva. Algumas empresas estão, inclusive, utilizando as novas funcionalidades do

equipamento”, afirma.A nova linha atenderá em 2006 o mercado nacional

e, em breve, a Smar passará a exportar o produto.

Empresa do Catar recebe treinamento da SmarO Catar, país árabe com umas das maiores re-

servas de petróleo do mundo, recebeu a Smar para um importante treinamento na Qatar Petro-leum, empresa de produção, exploração, refino e distribuição de petróleo.

O curso, que aconteceu na capital Doha, foi mi-nistrado por engenheiros da Smar que orientaram os participantes sobre o funcionamento da solu-ção empresarial System302, produzida pela mul-tinacional brasileira e adquirida no ano passado pela empresa estrangeira.

Durante o treinamento, que durou uma semana, os funcionários da empresa petroquímica apren-deram as importantes operações de sistemas de controle e instrumentação do equipamento.

Antiga cliente da Smar, a Qatar Petroleum utiliza equipamentos em suas unidades em áreas desérticas e marítimas no Oriente Médio. “O treinamento é uma estratégia para nortear o cliente sobre o funcionamen-to dos produtos que fornecemos, mostrando suas apli-cações e facilitando futuras vendas”, garante Roberto Pinheiro, gerente de negócios da Área Internacional.

Cardoso (terceiro da esquerda para direita) com a diretoria da Smar: Pedro Biondo, gerente de marketing, César Cassiolato, diretor de marketing, e Deusdedit Carvalho de Moraes, assessor da presidência

Unidades da Smar recebem visita dadiretoria do SENAI

Com o objetivo de conhecer a tecnologia de pon-ta desenvolvida pela Smar, disseminada no Brasil e nos 77 países em que a empresa atua, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem In-dustrial (SENAI) do Espírito Santo, Robson San-tos Cardoso, visitou em maio diversas unidades da multinacional, em Sertãozinho.

Como grande contribuinte da disseminação do conhecimento aplicado, o SENAI busca aprimo-ramento tecnológico visando uma maior competi-tividade da indústria brasileira. Cardoso verificou algumas das unidades que compõem a estrutura de funcionamento da empresa, como Pesquisa e Desenvolvimentos Mecânico e Eletrônico, Produ-ção Mecânica e Eletrônica, Sistemas de Qualidade e Diretoria de Marketing, sendo recepcionado pelo presidente da Smar, Edmundo Rocha Gorini.

Pa

rce

ria

s

Workshop da CAESB trata automação no uso racional da água

A Associação Brasileira de Água e Energia (ABAE) e a Companhia de Saneamento Am-biental do Distrito Federal (CAESB) realizaram em maio, em Águas Claras, DF, o Workshop “Eficiên-cia Energética na CAESB”. O evento contou com a par-ticipação de diver-

sos especialistas no assunto, apresentando expe-riências bem sucedidas no Brasil e demonstrando produtos e serviços voltados à racionalização do consumo de água e de energia.

A Smar apresentou o tema “Automação em Esta-ção de Tratamento de Água”, abordando os benefí-cios que a automação proporciona para o uso racio-nal da água captada e tratada, e na qualidade deste serviço para as empresas de saneamento, demons-trando que “a tecnologia disponível, desde que cor-retamente empregada, disponibiliza aos gestores da água ferramentas poderosas e validadas para o planejamento e o gerenciamento deste recurso”, explica Ricardo Argolo, gerente da Engenharia de Aplicações para o segmento de Saneamento.

Pro

du

to

Equipe participante do treinamento no Catar

Cassiolato: divulgação da tecnologia e planos para expandiro número de associados

Argolo demonstra os benefícios da automação no uso racional da água

Smar Notes2

Eve

nto

s Julho de 2006 Smar Notes 3N

oss

o P

ess

oa

l Julho de 2006 Smar Notes4

Tec

no

log

ia Julho de 2006

César Cassiolato é o novo presidente daAssociação Profibus Brasil América Latina

Pioneirismo ao anunciar planos para OPC UAA Smar saiu mais uma vez na frente. A empresa

foi a primeira do Brasil e uma das doze do mundo a enviar planos de adoção ao novo padrão OLE for Process Control Unified Architecture (OPC UA), desenvolvido pela OPC Foundation, fundação norte-americana responsável pela especificação de padrões de transferência de informações entre equipamentos industriais e sistemas de software que processam as informações recebidas.

O material da Smar foi divulgado no fórum do ARC Advisory Group, que aconteceu no final de junho em Boston, EUA, e distribuído aos partici-pantes, detalhando os projetos da empresa para a adoção dessa nova tecnologia.

Criada em 1996, a OPC Foundation é compos-ta por mais de 300 membros em todo o mundo. Em 2004, um grupo de trabalho foi formado para

conceber o padrão UA. “A Smar está envolvi-da com a definição deste padrão há dois anos, contribuindo com a definição da especificação e com a implementação e testes dos primeiros protótipos, confirmando sua vocação para o desenvolvimento de tecnologias de última ge-ração”, explica Ronaldo Tomazeli Duarte, enge-nheiro de desenvolvimento da Smar.

O padrão OPC UA tem por objetivo a integração entre todos os OPC existentes, fornecendo dados, alarmes e históricos. Por serem totalmente basea-dos em tecnologias abertas, os produtos podem ser executados tanto em computadores de grande por-te, quanto em equipamentos de campo.

O OPC UA possibilitará a comunicação entre os sistemas de automação e gerenciais, permitindo que a empresa visualize seu processo como um todo.

Smar avança na obtenção de patentes A Smar é uma das empresas brasileiras que

mais tem patentes registradas nos Estados Uni-dos, provando sua vasta produção tecnológica. Com a publicação em de julho pelo Uni-ted States Patents and Trademark Office (USPTO) de mais duas delas, a empresa atinge a mar-ca de 20 patentes registradas naquele país.

“A Smar é um caso raro no Brasil que transforma ciência e co- nheci-mento em tecnologia, em benefí- cio de seus clientes e do país como, por exemplo, economia de divisas pelo não-pagamento de royalties. Estamos à frente de centros de excelência tecnológica como

Embraer e Embrapa”, diz Pedro Biondo, gerente de marketing da multinacional brasileira.

A tecnologia Smar é hoje licenciada para grandes em-presas do setor de automação, como Endress + Hauser e Rockwell. “A Smar dá oportuni-

dades e disponibiliza a estrutura para dar vazão à expressão da

criatividade e competência de seus profissionais. Tomar parte nessas conquistas nos motiva a re-afirmar nosso compromisso de corresponder à confiança e ao crédito que a empresa deposita em cada um de nós”, diz Omar Donaires, gerente de desenvolvimento de sistemas.

Reciclagem técnica da CVRD contacom apoio da Smar

O Seminário de Manutenção Eletrônica realiza-do em maio pela Companhia Vale do Rio Doce em Itabira, Minas Gerais, contou com a participação da Smar. O gerente de negócios Evaristo Orella-na Alves, responsável pela área de medições de pressão e densidade, ministrou a palestra “Equipa-mentos de Campo Smar para Medição e Controle de Processos”.

Cerca de 70 colaboradores da CVRD participaram do evento que teve como principal objetivo o aper-feiçoamento profissional de engenheiros, técnicos, supervisores e eletricistas. “Fomos convidados devi-do ao excelente relacionamento com a CVRD e por sermos um importante fornecedor de equipamentos e softwares para automação e controle de processos para o segmento de mineração”, diz Orellana.

César Cassiolato, diretor de marketing da Smar, foi eleito em junho o novo presidente da Associação Profibus Brasil América Latina. Integrante do Work Group do Profibus International, onde o padrão da tecnologia Profibus é desenvolvido, o diretor da Smar está na Associação desde a época em que foi fundada, em 1999, ocupando a vice-presidência nos últimos quatro anos. “Expandir o número de asso-ciados entre as universidades, estudantes, integra-dores de sistemas e fabricantes é uma das minhas metas como presidente da Associação”, diz Cassio-lato, que ficará no cargo até 2008.

Além disso, o presidente afirma estar empenhado em formar o primeiro Centro de Competência Profi-bus da América Latina no Brasil e tornar a Associa-ção Profibus a mais conhecida associação de tecno-logia no mercado brasileiro, assim como da América Latina, em termos de protocolos e comunicação de barramento de campo. “A tecnologia Profibus ofere-ce benefícios incontestáveis, como padrão aberto, interoperabilidade, suporte e tecnologia em constan-te desenvolvimento voltada ao futuro”, descreve.

A Smar foi uma das empresas idealizadoras da Associação e está na entidade desde sua funda-ção. Líder mundial em tecnologia, é a empresa pri-vada brasileira com o maior número de patentes nos Estados Unidos. Especializada em automação industrial, sempre divulgou essa tecnologia no país, fabricando e comercializando para toda a América Latina cerca de 30 produtos Profibus.

A Organização Profibus existe em mais de 23 nações e todos os países da América Latina são

representados pela Associação Profibus Brasil América Latina. A tecnologia Profibus no Brasil está crescendo a cada dia, podendo ser considerada um sucesso em várias áreas como, por exemplo, na manufatura e, nos últimos quatro anos, na área de automação e controle de processos em diversos segmentos industriais.

Desde 2000, a Associação Profibus organiza workshops, treinamentos para clientes e usuários e está sempre presente em feiras de automação e controle. A cada dois meses, publica eletronica-mente o Profinews Brazil que traz as principais no-vidades da tecnologia, estudos de casos, produtos, artigos técnicos, entre outros tópicos. Mais deta-lhes, consulte: http://www.profibus.org.br/news/fe-vereiro2006/news.php?dentro=entrada.php

LD400 da Smar chega nas indústrias como asérie mais rápida do mercado

O mercado nacional já tem disponível a nova série de transmissores de pressão LD400 da Smar, uma linha inovadora que garante uma melhor performance e maior confiabilidade em todos os setores industriais.

Além de diagnósticos avançados, alta exatidão e tempo de resposta inferior aos equipamentos existentes no mercado, de 35 ms, os equipamentos desta nova série possuem garantia de estabilidade por 12 anos, atualização de firmware via memória flash, blocos PID e totalizador, lacre de segurança para transferência de custódia e medição fiscal, e também um supressor de transiente embutido, sem nenhum custo adicional.

Para Evar isto Orel lana Alves, gerente de negócios da área de medição de pressão e densidade da Smar, a nova série de transmissores será a de melhor custo efet ivo

do mercado, pois conta com alta tecnologia de software e hardware.

“A nova linha é de fácil instalação, simples configuração e operação e já está tendo uma expectativa positiva. Algumas empresas estão, inclusive, utilizando as novas funcionalidades do

equipamento”, afirma.A nova linha atenderá em 2006 o mercado nacional

e, em breve, a Smar passará a exportar o produto.

Empresa do Catar recebe treinamento da SmarO Catar, país árabe com umas das maiores re-

servas de petróleo do mundo, recebeu a Smar para um importante treinamento na Qatar Petro-leum, empresa de produção, exploração, refino e distribuição de petróleo.

O curso, que aconteceu na capital Doha, foi mi-nistrado por engenheiros da Smar que orientaram os participantes sobre o funcionamento da solu-ção empresarial System302, produzida pela mul-tinacional brasileira e adquirida no ano passado pela empresa estrangeira.

Durante o treinamento, que durou uma semana, os funcionários da empresa petroquímica apren-deram as importantes operações de sistemas de controle e instrumentação do equipamento.

Antiga cliente da Smar, a Qatar Petroleum utiliza equipamentos em suas unidades em áreas desérticas e marítimas no Oriente Médio. “O treinamento é uma estratégia para nortear o cliente sobre o funcionamen-to dos produtos que fornecemos, mostrando suas apli-cações e facilitando futuras vendas”, garante Roberto Pinheiro, gerente de negócios da Área Internacional.

Cardoso (terceiro da esquerda para direita) com a diretoria da Smar: Pedro Biondo, gerente de marketing, César Cassiolato, diretor de marketing, e Deusdedit Carvalho de Moraes, assessor da presidência

Unidades da Smar recebem visita dadiretoria do SENAI

Com o objetivo de conhecer a tecnologia de pon-ta desenvolvida pela Smar, disseminada no Brasil e nos 77 países em que a empresa atua, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem In-dustrial (SENAI) do Espírito Santo, Robson San-tos Cardoso, visitou em maio diversas unidades da multinacional, em Sertãozinho.

Como grande contribuinte da disseminação do conhecimento aplicado, o SENAI busca aprimo-ramento tecnológico visando uma maior competi-tividade da indústria brasileira. Cardoso verificou algumas das unidades que compõem a estrutura de funcionamento da empresa, como Pesquisa e Desenvolvimentos Mecânico e Eletrônico, Produ-ção Mecânica e Eletrônica, Sistemas de Qualidade e Diretoria de Marketing, sendo recepcionado pelo presidente da Smar, Edmundo Rocha Gorini.

Pa

rce

ria

s

Workshop da CAESB trata automação no uso racional da água

A Associação Brasileira de Água e Energia (ABAE) e a Companhia de Saneamento Am-biental do Distrito Federal (CAESB) realizaram em maio, em Águas Claras, DF, o Workshop “Eficiên-cia Energética na CAESB”. O evento contou com a par-ticipação de diver-

sos especialistas no assunto, apresentando expe-riências bem sucedidas no Brasil e demonstrando produtos e serviços voltados à racionalização do consumo de água e de energia.

A Smar apresentou o tema “Automação em Esta-ção de Tratamento de Água”, abordando os benefí-cios que a automação proporciona para o uso racio-nal da água captada e tratada, e na qualidade deste serviço para as empresas de saneamento, demons-trando que “a tecnologia disponível, desde que cor-retamente empregada, disponibiliza aos gestores da água ferramentas poderosas e validadas para o planejamento e o gerenciamento deste recurso”, explica Ricardo Argolo, gerente da Engenharia de Aplicações para o segmento de Saneamento.

Pro

du

to

Equipe participante do treinamento no Catar

Cassiolato: divulgação da tecnologia e planos para expandiro número de associados

Argolo demonstra os benefícios da automação no uso racional da água

Smar Notes2

Eve

nto

s Julho de 2006 Smar Notes 3

No

sso

Pe

sso

al Julho de 2006 Smar Notes4

Tec

no

log

ia Julho de 2006

César Cassiolato é o novo presidente daAssociação Profibus Brasil América Latina

Pioneirismo ao anunciar planos para OPC UAA Smar saiu mais uma vez na frente. A empresa

foi a primeira do Brasil e uma das doze do mundo a enviar planos de adoção ao novo padrão OLE for Process Control Unified Architecture (OPC UA), desenvolvido pela OPC Foundation, fundação norte-americana responsável pela especificação de padrões de transferência de informações entre equipamentos industriais e sistemas de software que processam as informações recebidas.

O material da Smar foi divulgado no fórum do ARC Advisory Group, que aconteceu no final de junho em Boston, EUA, e distribuído aos partici-pantes, detalhando os projetos da empresa para a adoção dessa nova tecnologia.

Criada em 1996, a OPC Foundation é compos-ta por mais de 300 membros em todo o mundo. Em 2004, um grupo de trabalho foi formado para

conceber o padrão UA. “A Smar está envolvi-da com a definição deste padrão há dois anos, contribuindo com a definição da especificação e com a implementação e testes dos primeiros protótipos, confirmando sua vocação para o desenvolvimento de tecnologias de última ge-ração”, explica Ronaldo Tomazeli Duarte, enge-nheiro de desenvolvimento da Smar.

O padrão OPC UA tem por objetivo a integração entre todos os OPC existentes, fornecendo dados, alarmes e históricos. Por serem totalmente basea-dos em tecnologias abertas, os produtos podem ser executados tanto em computadores de grande por-te, quanto em equipamentos de campo.

O OPC UA possibilitará a comunicação entre os sistemas de automação e gerenciais, permitindo que a empresa visualize seu processo como um todo.

Smar avança na obtenção de patentes A Smar é uma das empresas brasileiras que

mais tem patentes registradas nos Estados Uni-dos, provando sua vasta produção tecnológica. Com a publicação em de julho pelo Uni-ted States Patents and Trademark Office (USPTO) de mais duas delas, a empresa atinge a mar-ca de 20 patentes registradas naquele país.

“A Smar é um caso raro no Brasil que transforma ciência e co- nheci-mento em tecnologia, em benefí- cio de seus clientes e do país como, por exemplo, economia de divisas pelo não-pagamento de royalties. Estamos à frente de centros de excelência tecnológica como

Embraer e Embrapa”, diz Pedro Biondo, gerente de marketing da multinacional brasileira.

A tecnologia Smar é hoje licenciada para grandes em-presas do setor de automação, como Endress + Hauser e Rockwell. “A Smar dá oportuni-

dades e disponibiliza a estrutura para dar vazão à expressão da

criatividade e competência de seus profissionais. Tomar parte nessas conquistas nos motiva a re-afirmar nosso compromisso de corresponder à confiança e ao crédito que a empresa deposita em cada um de nós”, diz Omar Donaires, gerente de desenvolvimento de sistemas.

Reciclagem técnica da CVRD contacom apoio da Smar

O Seminário de Manutenção Eletrônica realiza-do em maio pela Companhia Vale do Rio Doce em Itabira, Minas Gerais, contou com a participação da Smar. O gerente de negócios Evaristo Orella-na Alves, responsável pela área de medições de pressão e densidade, ministrou a palestra “Equipa-mentos de Campo Smar para Medição e Controle de Processos”.

Cerca de 70 colaboradores da CVRD participaram do evento que teve como principal objetivo o aper-feiçoamento profissional de engenheiros, técnicos, supervisores e eletricistas. “Fomos convidados devi-do ao excelente relacionamento com a CVRD e por sermos um importante fornecedor de equipamentos e softwares para automação e controle de processos para o segmento de mineração”, diz Orellana.

César Cassiolato, diretor de marketing da Smar, foi eleito em junho o novo presidente da Associação Profibus Brasil América Latina. Integrante do Work Group do Profibus International, onde o padrão da tecnologia Profibus é desenvolvido, o diretor da Smar está na Associação desde a época em que foi fundada, em 1999, ocupando a vice-presidência nos últimos quatro anos. “Expandir o número de asso-ciados entre as universidades, estudantes, integra-dores de sistemas e fabricantes é uma das minhas metas como presidente da Associação”, diz Cassio-lato, que ficará no cargo até 2008.

Além disso, o presidente afirma estar empenhado em formar o primeiro Centro de Competência Profi-bus da América Latina no Brasil e tornar a Associa-ção Profibus a mais conhecida associação de tecno-logia no mercado brasileiro, assim como da América Latina, em termos de protocolos e comunicação de barramento de campo. “A tecnologia Profibus ofere-ce benefícios incontestáveis, como padrão aberto, interoperabilidade, suporte e tecnologia em constan-te desenvolvimento voltada ao futuro”, descreve.

A Smar foi uma das empresas idealizadoras da Associação e está na entidade desde sua funda-ção. Líder mundial em tecnologia, é a empresa pri-vada brasileira com o maior número de patentes nos Estados Unidos. Especializada em automação industrial, sempre divulgou essa tecnologia no país, fabricando e comercializando para toda a América Latina cerca de 30 produtos Profibus.

A Organização Profibus existe em mais de 23 nações e todos os países da América Latina são

representados pela Associação Profibus Brasil América Latina. A tecnologia Profibus no Brasil está crescendo a cada dia, podendo ser considerada um sucesso em várias áreas como, por exemplo, na manufatura e, nos últimos quatro anos, na área de automação e controle de processos em diversos segmentos industriais.

Desde 2000, a Associação Profibus organiza workshops, treinamentos para clientes e usuários e está sempre presente em feiras de automação e controle. A cada dois meses, publica eletronica-mente o Profinews Brazil que traz as principais no-vidades da tecnologia, estudos de casos, produtos, artigos técnicos, entre outros tópicos. Mais deta-lhes, consulte: http://www.profibus.org.br/news/fe-vereiro2006/news.php?dentro=entrada.php

LD400 da Smar chega nas indústrias como asérie mais rápida do mercado

O mercado nacional já tem disponível a nova série de transmissores de pressão LD400 da Smar, uma linha inovadora que garante uma melhor performance e maior confiabilidade em todos os setores industriais.

Além de diagnósticos avançados, alta exatidão e tempo de resposta inferior aos equipamentos existentes no mercado, de 35 ms, os equipamentos desta nova série possuem garantia de estabilidade por 12 anos, atualização de firmware via memória flash, blocos PID e totalizador, lacre de segurança para transferência de custódia e medição fiscal, e também um supressor de transiente embutido, sem nenhum custo adicional.

Para Evar isto Orel lana Alves, gerente de negócios da área de medição de pressão e densidade da Smar, a nova série de transmissores será a de melhor custo efet ivo

do mercado, pois conta com alta tecnologia de software e hardware.

“A nova linha é de fácil instalação, simples configuração e operação e já está tendo uma expectativa positiva. Algumas empresas estão, inclusive, utilizando as novas funcionalidades do

equipamento”, afirma.A nova linha atenderá em 2006 o mercado nacional

e, em breve, a Smar passará a exportar o produto.

Empresa do Catar recebe treinamento da SmarO Catar, país árabe com umas das maiores re-

servas de petróleo do mundo, recebeu a Smar para um importante treinamento na Qatar Petro-leum, empresa de produção, exploração, refino e distribuição de petróleo.

O curso, que aconteceu na capital Doha, foi mi-nistrado por engenheiros da Smar que orientaram os participantes sobre o funcionamento da solu-ção empresarial System302, produzida pela mul-tinacional brasileira e adquirida no ano passado pela empresa estrangeira.

Durante o treinamento, que durou uma semana, os funcionários da empresa petroquímica apren-deram as importantes operações de sistemas de controle e instrumentação do equipamento.

Antiga cliente da Smar, a Qatar Petroleum utiliza equipamentos em suas unidades em áreas desérticas e marítimas no Oriente Médio. “O treinamento é uma estratégia para nortear o cliente sobre o funcionamen-to dos produtos que fornecemos, mostrando suas apli-cações e facilitando futuras vendas”, garante Roberto Pinheiro, gerente de negócios da Área Internacional.

Cardoso (terceiro da esquerda para direita) com a diretoria da Smar: Pedro Biondo, gerente de marketing, César Cassiolato, diretor de marketing, e Deusdedit Carvalho de Moraes, assessor da presidência

Unidades da Smar recebem visita dadiretoria do SENAI

Com o objetivo de conhecer a tecnologia de pon-ta desenvolvida pela Smar, disseminada no Brasil e nos 77 países em que a empresa atua, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem In-dustrial (SENAI) do Espírito Santo, Robson San-tos Cardoso, visitou em maio diversas unidades da multinacional, em Sertãozinho.

Como grande contribuinte da disseminação do conhecimento aplicado, o SENAI busca aprimo-ramento tecnológico visando uma maior competi-tividade da indústria brasileira. Cardoso verificou algumas das unidades que compõem a estrutura de funcionamento da empresa, como Pesquisa e Desenvolvimentos Mecânico e Eletrônico, Produ-ção Mecânica e Eletrônica, Sistemas de Qualidade e Diretoria de Marketing, sendo recepcionado pelo presidente da Smar, Edmundo Rocha Gorini.

Pa

rce

ria

s

Workshop da CAESB trata automação no uso racional da água

A Associação Brasileira de Água e Energia (ABAE) e a Companhia de Saneamento Am-biental do Distrito Federal (CAESB) realizaram em maio, em Águas Claras, DF, o Workshop “Eficiên-cia Energética na CAESB”. O evento contou com a par-ticipação de diver-

sos especialistas no assunto, apresentando expe-riências bem sucedidas no Brasil e demonstrando produtos e serviços voltados à racionalização do consumo de água e de energia.

A Smar apresentou o tema “Automação em Esta-ção de Tratamento de Água”, abordando os benefí-cios que a automação proporciona para o uso racio-nal da água captada e tratada, e na qualidade deste serviço para as empresas de saneamento, demons-trando que “a tecnologia disponível, desde que cor-retamente empregada, disponibiliza aos gestores da água ferramentas poderosas e validadas para o planejamento e o gerenciamento deste recurso”, explica Ricardo Argolo, gerente da Engenharia de Aplicações para o segmento de Saneamento.

Pro

du

to

Equipe participante do treinamento no Catar

Cassiolato: divulgação da tecnologia e planos para expandiro número de associados

Argolo demonstra os benefícios da automação no uso racional da água

TecnologiaAutomação

Controle

Julho de 2006nº105

Smar Notes 5N

eg

óc

ios Julho de 2006 Smar Notes6Julho de 2006

ExpedienteSmar Notes: Publicação Eletrônica da Smar Equipamentos Industriais, direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: César CassiolatoJornalista Responsável: Lívia Komar MTb.: 45.945Canal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Ana Paula Biagi Ferreira, Áurea Naves, César Cassiolato, Deusdedt Carvalho de Moraes, Evaristo Orellana Alves, Francine Cassez (MTb.: 45.437), Marcus Vinícius Ribeiro, Max Ludewig, Pedro Biondo, Ricardo Argolo, Robero Pinheiro, Ronaldo Tomazeli Duarte e Swen Rodulfo Baechler.Editoração e Produção: Mensagem Marketing & Comunicação

Permitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada a autorização.

SMAR ARAÇATUBATel./Fax: (18) [email protected]

SMAR SÃO PAULOTel.: (11) [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROTel.: (21) [email protected]

SMAR - MATRIZTel.: (16) [email protected]

SMAR BELO HORIZONTETel.: (31) [email protected]

SMAR PIRACICABATel./Fax: (19) [email protected] UBERLÂNDIATel.: (34) [email protected]

SMAR INTERIOR-SPTel.: (16) [email protected]

SMAR VITÓRIATel.: (27) [email protected]

SMAR MARINGÁTel.: (44) [email protected]

SMAR SALVADORTel.: (71) [email protected]

SMAR CURITIBATel.: (41) [email protected]

SMAR RECIFETel.: (81) 3231-6521/[email protected]

Re

spo

nsa

bil

ida

de

So

cia

l

“Campanha do Agasalho foi um sucesso”, diz coordenadoraCom a arrecadação de centenas de peças entre

calçados, roupas e cobertores, a Smar encerrou no final de junho a terceira edição da Campanha do Agasalho. “Como previmos, esta ação foi um sucesso”, resume Ana Paula Biagi Ferreira, coordenadora do Smar Collection, programa de Responsabilidade Social da Smar.

As doações foram encaminhadas para o Fundo

Smar conquista mercado internacional de Óleo e GásAtenta à crise energética e à atual política

mundial com preços dos barris de petróleo e seus derivados cada vez mais altos, a Smar tem conquistado seu espaço num dos setores mais disputados da economia, o de óleo e gás.

De acordo com Swen Rodulfo Baechler, gerente de negócios da área de óleo e gás da empresa, trata-se do segundo maior mercado da Smar, vindo atrás apenas do setor sucroalcooleiro, grande foco da região. “A Smar co-meçou fornecendo soluções e equipamentos para plata-formas dos países nórdicos e foi abrindo seu leque para regiões petroleiras de todo o mundo”, explica.

Atualmente, a Smar atua no segmento em todos os con-tinentes, principalmente na região do Oriente Médio, maior produtora e exportadora de petróleo do planeta.

No ano passado, a empresa entrou pela primei-ra vez no mercado da Argélia, líder em produção de petróleo no Mediterrâneo. “O mercado de

óleo e gás possui um enorme poder de compra e uma política de altos investimentos, ajudando a viabilizar vários projetos de produção e refino”, acrescenta Baechler.

O carro-chefe desse setor é a linha LD300 de transmissores de pressão, entre outras que representam grandes fornecimentos desse

mercado. Para o gerente de negócios, o sucesso dos produtos da Smar se dá à sua excelente performance, que atende aos exigentes requisitos das normas do setor petrolí fero, relacionados à medição de vazão e níveis de tancagem nas indústrias. “A Smar também tem conquistado destaque com o Sistema de Medição de Vazão AuditFlow e AuditTank”, salienta.

Para acompanhar e desenvolver o mercado, a Smar costuma estar presente em diversas feiras do segmento, como a OTC Offshore em Houston, grande ponto de encontro mundial dos maiores especialistas do setor.

Diretor da Smar é o novo presidente da Associação ProfibusEleito em junho, César Cassiolato quer expandir o número de associados e divulgar ainda mais a tecnologia Profibus na América Latina. Pág. 3.

Maior fábrica de biscoitos do mundotem automação brasileira

No mercado desde 1939, os biscoi-tos fabricados pela Parle Products, da Índia, são líderes mundiais em venda, com 180 milhões de quilos produzi-dos a cada ano. Na Índia, a Parle representa 40% do mercado desses produtos e também exporta para vários países da Ásia e do Oriente Médio.

Localizada em Beharaich, perto de Lucknow, no estado de Uttar Pradesh – norte da Índia, a maior fábrica mundial de biscoitos é sinônimo indiano de qualidade e saúde por conter ingredientes nutritivos que servem como suplemento alimentar para uma população que, apesar de contar com a 10ª maior economia do mundo, ainda sofre com a desnutrição.

A fábrica é tão grande e de tama-nha importância para a Índia que a construção de uma usina de açúcar em seu interior tornou-se indispen-sável. A idéia é que o açúcar, ou seja, matéria-prima para a produção de doces, seja fabricado ali mesmo, gerando uma grande economia para a Parle Products.

Smar também apóia campanha mundial pela preservação do meio ambiente

Social de Solidariedade de Sertãozinho e distribuídas para as famílias carentes cadastradas pela Prefeitura. “A participação dos funcionários foi fundamental”, concluiu a coordenadora.

Em 2006, a Smar trabalhou com uma forte cam-panha de divulgação e conscientização da neces-sidade de ajudar o próximo, utilizando cartazes e postos coletores em todas as unidades.

Meio ambiente: ações de preservação em SertãozinhoEm junho comemorou-se em todo o planeta o

Dia Mundial do Meio Ambiente. Ações em todos os cantos do mundo demonstraram a preocupa-ção dos ambientalistas em preservar a natureza e divulgar a necessidade do ser humano ser social-mente responsável.

Em Sertãozinho, a Smar está fazendo a sua par-te. Em parceria com a Prefeitura, conseguiu mais de 350 mudas de árvores ipê de jardim, espirradei-ra, mirindiba, oiti e murta, que foram doadas para funcionários e comunidade em geral.

A intenção da Smar é estimular a população a plan-tar árvores, deixando a cidade mais verde e ajudando na luta pela preservação do meio ambiente.

No ano passado, na mesma época, a Smar plan-tou mais de 50 mudas de árvores em uma movi-

mentada avenida de Sertãozinho, contando com a ajuda de voluntários da empresa e do bairro que recebeu a doação.

System302 é a solução empresarial escolhida pela Usina Alto Alegre

A solução empresarial System302 da Smar possui vários casos de sucesso, promo-vendo benefícios aos mais diversos segmentos. No segmento de açúcar e álcool, o mais recente é a Usina Alto Alegre, onde o sistema está operan-do desde abril com benefícios como a comunicação horizontal, supervi-são e automação da área de Desti-laria e Fermentação da unidade “Flo-resta”, em Presidente Prudente, SP.

A Smar é uma antiga parceira do Grupo Alto Alegre, fornecendo trans-

Entidade mineira ganha microcomputador de filial da SmarO Programa Nacional

de Apoio à Maternidade – Manjedoura – de Belo Horizonte, MG, recebeu a doação de um microcomputador a partir do programa de reutilização de equipamentos da Smar.

A filial de Belo Ho-rizonte fez questão de contribuir para a entidade que conta

com o auxílio de colaboradores para se manter e continuar oferecendo o trabalho assistencial às gestantes carentes.

“A Smar procura sempre colaborar com quem trabalha ajudando o próximo. Nosso programa de responsabilidade social é baseado na solidariedade”, explica Ana Paula Biagi Ferreira, da Smar Collection.

O trabalho da Manjedoura busca acolher mu-lheres grávidas com poucos recursos financei-ros, oferecendo-lhes serviços como suporte no período de gestação, promovendo a saúde da criança e fortalecendo a relação mãe-bebê. Mais informações no site www.manjedoura.com.br.

Equipe da Manjedoura recebe com-putador de Patrícia Alves, da Smar BH

Tecnologia Smar na plataforma marítima da Ekofisk, Mar do Norte, Noruega

Ampliando presença no mercado de óleo e gás internacional Um dos mais disputados mercados da economia mundial tem sido objeto de investimentos comerciais da Smar para conquistar petroleiras de todo o mundo. Pág. 5.

Ciente da importância da ação em-preendedora da fábrica de biscoitos, a Smar iniciou uma negociação com a empresa através de seu Integrador de

Sistemas no país, a Indpro, com sede em Pune, estado de Maharashtra. Em 2006, a Usina teve sua primeira safra de açúcar, com au-tomação da multi-nacional brasileira, processando 2.500

toneladas de cana por dia.A Smar forneceu o controlador lógico

programável LC700 que “fiscaliza” todo o processo industrial, além de outros equipamentos de campo com instru-mentação 4 a 20 mA que beneficiam a operação na indústria. O sistema e os instrumentos da Smar controlam vá-rias seções da usina, como moendas, caldeiras e cozedores. A supervisão de toda a planta está sendo realizada com três estações de operação integradas, interconectadas por fibra óptica.

“A Smar está no mercado indiano há mais de uma década, porém, o Brasil tem conquistado sucesso neste país há três anos devido às parcerias con-fiáveis com suporte técnico adequa-do e disposição de investimento”, explica Max Ludewig, gerente de ne-gócios da Smar.

A Índia representa quase 10% do mercado internacional da Smar. O país, segundo maior produtor mun-dial de açúcar – atrás apenas do

Brasil – possui um mercado com crescimento contínuo, atraindo grandes fornecedores. A em-presa brasileira automatizou diversas usinas do país – que tem aproximadamente 600 em todo o território.

Engenheiro Wilson de Castro e Souza Júnior, chefe de geração de Energia, Vapor e Automação da Alto Alegre

missores e posicionadores de campo, PLC’s, painéis, supervisórios, serviços de configuração e toda a partida da planta. “Esse fornecimento é mais um caso de sucesso do System302 com tec-nologia Profibus e um sistema verdadeiramente aberto”, garante Marcus Vinicius Ribeiro, gerente da Área de Açúcar e Álcool da Smar.

Parle Products: usina de açúcar no interior da fábrica de biscoitos

TecnologiaAutomação

Controle

Julho de 2006nº105

Smar Notes 5

Ne

cio

s Julho de 2006 Smar Notes6Julho de 2006

ExpedienteSmar Notes: Publicação Eletrônica da Smar Equipamentos Industriais, direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: César CassiolatoJornalista Responsável: Lívia Komar MTb.: 45.945Canal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Ana Paula Biagi Ferreira, Áurea Naves, César Cassiolato, Deusdedt Carvalho de Moraes, Evaristo Orellana Alves, Francine Cassez (MTb.: 45.437), Marcus Vinícius Ribeiro, Max Ludewig, Pedro Biondo, Ricardo Argolo, Robero Pinheiro, Ronaldo Tomazeli Duarte e Swen Rodulfo Baechler.Editoração e Produção: Mensagem Marketing & Comunicação

Permitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada a autorização.

SMAR ARAÇATUBATel./Fax: (18) [email protected]

SMAR SÃO PAULOTel.: (11) [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROTel.: (21) [email protected]

SMAR - MATRIZTel.: (16) [email protected]

SMAR BELO HORIZONTETel.: (31) [email protected]

SMAR PIRACICABATel./Fax: (19) [email protected] UBERLÂNDIATel.: (34) [email protected]

SMAR INTERIOR-SPTel.: (16) [email protected]

SMAR VITÓRIATel.: (27) [email protected]

SMAR MARINGÁTel.: (44) [email protected]

SMAR SALVADORTel.: (71) [email protected]

SMAR CURITIBATel.: (41) [email protected]

SMAR RECIFETel.: (81) 3231-6521/[email protected]

Re

spo

nsa

bil

ida

de

So

cia

l

“Campanha do Agasalho foi um sucesso”, diz coordenadoraCom a arrecadação de centenas de peças entre

calçados, roupas e cobertores, a Smar encerrou no final de junho a terceira edição da Campanha do Agasalho. “Como previmos, esta ação foi um sucesso”, resume Ana Paula Biagi Ferreira, coordenadora do Smar Collection, programa de Responsabilidade Social da Smar.

As doações foram encaminhadas para o Fundo

Smar conquista mercado internacional de Óleo e GásAtenta à crise energética e à atual política

mundial com preços dos barris de petróleo e seus derivados cada vez mais altos, a Smar tem conquistado seu espaço num dos setores mais disputados da economia, o de óleo e gás.

De acordo com Swen Rodulfo Baechler, gerente de negócios da área de óleo e gás da empresa, trata-se do segundo maior mercado da Smar, vindo atrás apenas do setor sucroalcooleiro, grande foco da região. “A Smar co-meçou fornecendo soluções e equipamentos para plata-formas dos países nórdicos e foi abrindo seu leque para regiões petroleiras de todo o mundo”, explica.

Atualmente, a Smar atua no segmento em todos os con-tinentes, principalmente na região do Oriente Médio, maior produtora e exportadora de petróleo do planeta.

No ano passado, a empresa entrou pela primei-ra vez no mercado da Argélia, líder em produção de petróleo no Mediterrâneo. “O mercado de

óleo e gás possui um enorme poder de compra e uma política de altos investimentos, ajudando a viabilizar vários projetos de produção e refino”, acrescenta Baechler.

O carro-chefe desse setor é a linha LD300 de transmissores de pressão, entre outras que representam grandes fornecimentos desse

mercado. Para o gerente de negócios, o sucesso dos produtos da Smar se dá à sua excelente performance, que atende aos exigentes requisitos das normas do setor petrolí fero, relacionados à medição de vazão e níveis de tancagem nas indústrias. “A Smar também tem conquistado destaque com o Sistema de Medição de Vazão AuditFlow e AuditTank”, salienta.

Para acompanhar e desenvolver o mercado, a Smar costuma estar presente em diversas feiras do segmento, como a OTC Offshore em Houston, grande ponto de encontro mundial dos maiores especialistas do setor.

Diretor da Smar é o novo presidente da Associação ProfibusEleito em junho, César Cassiolato quer expandir o número de associados e divulgar ainda mais a tecnologia Profibus na América Latina. Pág. 3.

Maior fábrica de biscoitos do mundotem automação brasileira

No mercado desde 1939, os biscoi-tos fabricados pela Parle Products, da Índia, são líderes mundiais em venda, com 180 milhões de quilos produzi-dos a cada ano. Na Índia, a Parle representa 40% do mercado desses produtos e também exporta para vários países da Ásia e do Oriente Médio.

Localizada em Beharaich, perto de Lucknow, no estado de Uttar Pradesh – norte da Índia, a maior fábrica mundial de biscoitos é sinônimo indiano de qualidade e saúde por conter ingredientes nutritivos que servem como suplemento alimentar para uma população que, apesar de contar com a 10ª maior economia do mundo, ainda sofre com a desnutrição.

A fábrica é tão grande e de tama-nha importância para a Índia que a construção de uma usina de açúcar em seu interior tornou-se indispen-sável. A idéia é que o açúcar, ou seja, matéria-prima para a produção de doces, seja fabricado ali mesmo, gerando uma grande economia para a Parle Products.

Smar também apóia campanha mundial pela preservação do meio ambiente

Social de Solidariedade de Sertãozinho e distribuídas para as famílias carentes cadastradas pela Prefeitura. “A participação dos funcionários foi fundamental”, concluiu a coordenadora.

Em 2006, a Smar trabalhou com uma forte cam-panha de divulgação e conscientização da neces-sidade de ajudar o próximo, utilizando cartazes e postos coletores em todas as unidades.

Meio ambiente: ações de preservação em SertãozinhoEm junho comemorou-se em todo o planeta o

Dia Mundial do Meio Ambiente. Ações em todos os cantos do mundo demonstraram a preocupa-ção dos ambientalistas em preservar a natureza e divulgar a necessidade do ser humano ser social-mente responsável.

Em Sertãozinho, a Smar está fazendo a sua par-te. Em parceria com a Prefeitura, conseguiu mais de 350 mudas de árvores ipê de jardim, espirradei-ra, mirindiba, oiti e murta, que foram doadas para funcionários e comunidade em geral.

A intenção da Smar é estimular a população a plan-tar árvores, deixando a cidade mais verde e ajudando na luta pela preservação do meio ambiente.

No ano passado, na mesma época, a Smar plan-tou mais de 50 mudas de árvores em uma movi-

mentada avenida de Sertãozinho, contando com a ajuda de voluntários da empresa e do bairro que recebeu a doação.

System302 é a solução empresarial escolhida pela Usina Alto Alegre

A solução empresarial System302 da Smar possui vários casos de sucesso, promo-vendo benefícios aos mais diversos segmentos. No segmento de açúcar e álcool, o mais recente é a Usina Alto Alegre, onde o sistema está operan-do desde abril com benefícios como a comunicação horizontal, supervi-são e automação da área de Desti-laria e Fermentação da unidade “Flo-resta”, em Presidente Prudente, SP.

A Smar é uma antiga parceira do Grupo Alto Alegre, fornecendo trans-

Entidade mineira ganha microcomputador de filial da SmarO Programa Nacional

de Apoio à Maternidade – Manjedoura – de Belo Horizonte, MG, recebeu a doação de um microcomputador a partir do programa de reutilização de equipamentos da Smar.

A filial de Belo Ho-rizonte fez questão de contribuir para a entidade que conta

com o auxílio de colaboradores para se manter e continuar oferecendo o trabalho assistencial às gestantes carentes.

“A Smar procura sempre colaborar com quem trabalha ajudando o próximo. Nosso programa de responsabilidade social é baseado na solidariedade”, explica Ana Paula Biagi Ferreira, da Smar Collection.

O trabalho da Manjedoura busca acolher mu-lheres grávidas com poucos recursos financei-ros, oferecendo-lhes serviços como suporte no período de gestação, promovendo a saúde da criança e fortalecendo a relação mãe-bebê. Mais informações no site www.manjedoura.com.br.

Equipe da Manjedoura recebe com-putador de Patrícia Alves, da Smar BH

Tecnologia Smar na plataforma marítima da Ekofisk, Mar do Norte, Noruega

Ampliando presença no mercado de óleo e gás internacional Um dos mais disputados mercados da economia mundial tem sido objeto de investimentos comerciais da Smar para conquistar petroleiras de todo o mundo. Pág. 5.

Ciente da importância da ação em-preendedora da fábrica de biscoitos, a Smar iniciou uma negociação com a empresa através de seu Integrador de

Sistemas no país, a Indpro, com sede em Pune, estado de Maharashtra. Em 2006, a Usina teve sua primeira safra de açúcar, com au-tomação da multi-nacional brasileira, processando 2.500

toneladas de cana por dia.A Smar forneceu o controlador lógico

programável LC700 que “fiscaliza” todo o processo industrial, além de outros equipamentos de campo com instru-mentação 4 a 20 mA que beneficiam a operação na indústria. O sistema e os instrumentos da Smar controlam vá-rias seções da usina, como moendas, caldeiras e cozedores. A supervisão de toda a planta está sendo realizada com três estações de operação integradas, interconectadas por fibra óptica.

“A Smar está no mercado indiano há mais de uma década, porém, o Brasil tem conquistado sucesso neste país há três anos devido às parcerias con-fiáveis com suporte técnico adequa-do e disposição de investimento”, explica Max Ludewig, gerente de ne-gócios da Smar.

A Índia representa quase 10% do mercado internacional da Smar. O país, segundo maior produtor mun-dial de açúcar – atrás apenas do

Brasil – possui um mercado com crescimento contínuo, atraindo grandes fornecedores. A em-presa brasileira automatizou diversas usinas do país – que tem aproximadamente 600 em todo o território.

Engenheiro Wilson de Castro e Souza Júnior, chefe de geração de Energia, Vapor e Automação da Alto Alegre

missores e posicionadores de campo, PLC’s, painéis, supervisórios, serviços de configuração e toda a partida da planta. “Esse fornecimento é mais um caso de sucesso do System302 com tec-nologia Profibus e um sistema verdadeiramente aberto”, garante Marcus Vinicius Ribeiro, gerente da Área de Açúcar e Álcool da Smar.

Parle Products: usina de açúcar no interior da fábrica de biscoitos