maio / j - meditar em deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi...

24

Upload: vuongtu

Post on 27-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,
Page 2: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 2

Page 3: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 3

Índice

3 Conversa com o Leitor 4 Editoriais6 Seminário da Luz7 Festividade do Santuário Hoozo8 Campanha Pró-Natal9 Especial Dia das Mães10 Seminário para Funcionários e Programa

Seicho-No-Ie no Rádio11 Academias12 Convenção Nacional da Associação dos

Jovens13 Associação Pomba Branca14 Associação dos Jovens15 Seminário Especial da Prosperidade16 Meio Ambiente17 Artigo Doutrinário18 Sede Central19 Relato de Experiência20 Entrevista21 Sede Central22 Preletores

Conversa com o leitor

Olá,Chegamos à edição que marca o meio do ano de 2013,

e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi feito neste ano. Talvez as marcas principais de 2013 sejam as mudanças que ele trouxe na bagagem. Às vezes, é receoso pisar num terreno ainda não conhecido, mas, quando se olha para trás, vê-se o quanto se está melhor e quanto aquele terre-no desconhecido foi importante para o progresso.

Há 58 anos é realizada a Convenção Nacional e, quando se relembra a história desse evento, pode-se ver exatamente o que foi falado acima: o tempo sempre melhora tudo e os de-safios são os maiores mestres. Veja a matéria sobre o evento mais esperado do ano, com direito a fotos antigas, como a da 16a Convenção.

Ainda falando em Convenção, leia a reportagem sobre a 22a Convenção Nacional para Juvenis e Junias e sobre a 3a Conferência Nacional para Jovens de 15 a 20 anos. São even-tos que focam nas principais questões com que essas faixas etárias se deparam ao pisar no novo terreno da adolescência e do início da fase adulta.

Maio é o mês das mães, e o Círculo de Harmonia recebe um presente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO--IE DO BRASIL (APB): um artigo especial sobre a data e o seu significado. Tendo ainda como pauta a APB, saiba tudo o que aconteceu no Curso para Dirigentes – “Voa Pomba Bran-ca”, realizado em meados de março, na Academia Sul-Ameri-cana de Treinamento Espiritual de Ibiúna – (SP).

Em maio também acontece a 29a edição do Seminário Especial da Associação Prosperidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, em Porto de Galinhas, Pernambuco, entre os dias 3 e 4. Ainda neste mês de maio, a Regional SP-CAMPINAS rea liza o 2o Congresso de Meio Ambiente, nos dias 17, 18 e 19. Leia a entrevista com a Diretora Regional do Departamen-to de Meio Ambiente, Preletora Mariane Souza Reis e acom-panhe a cobertura do evento no Círculo de Harmonia Online.

Festividade do Santuário Hoozo do Brasil e Cerimônia no Monumento aos Anjinhos Anônimos, Seminário da Luz, Seminário para Funcionários, Semana da Paz e do Meio Am-biente... Ah! E uma entrevista especial com os Preletores Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto e Mario Gabriel França Silva, sobre o período em que ficaram no Japão e participaram de um estágio na Sede Internacional. Tudo isso e muito mais você lê agora na edição maio/junho do Círculo de Harmonia.

Grande abraço =)

Painel do Leitor:

Conheço a Seicho-No-Ie desde os quinze anos, tenho apenas 43, e é uma delícia o fres-cor que os ensinamentos causam em nossa alma. Muito obrigado.

Rogério Silva – Formiga - MG

Baixe um leitor QR Code no seu celular ou tablet, fotografe o código ao lado e navegue à vontade pelo Círculo de Harmonia Online.

Page 4: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 4

Junji MiyauraPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a

América Latina

mensagem do presidente doutrinário

A revista Acendedor foi a res-ponsável pela divulgação da Sei-cho-No-Ie no Brasil, nos primór-dios do Movimento de Iluminação da Humanidade. Ela começou a ser editada em 1965, e sua divulgação era feita pelos japoneses, que ad-quiriam cotas de 10, 20, 50, 100 re-vistas para distribuir gratuitamente aos brasileiros. Eles não sabiam ler, mas divulgavam a revista, pois sabiam que Acendedor levaria a fe-licidade aos lares brasileiros.

Muitos imigrantes japoneses vieram ao Brasil para enriquecer e depois voltar para o Japão. Porém, com o advento da Segunda Guer-ra Mundial, perderam a esperança de voltar à terra natal e resolveram fixar as raízes no solo brasileiro e amar e trabalhar para o engrandeci-mento do Brasil.

Portanto, a divulgação da re-vista Acendedor não era somente para a felicidade do irmão brasilei-

ro, mas para a prosperidade de toda a Nação brasileira.

Os pioneiros divulgaram suas cotas aos amigos, nas ruas, no co-mércio, dizendo: – Garantido, leia que é bom.

Dessa maneira a revista Acen-dedor ficou conhecida por todos os brasileiros, e, quando se falava em Seicho-No-Ie, os brasileiros logo a reconheciam:

– A igreja da revistinha!Conta-se que, quando um

adep to chegava à estação rodoviá-ria da capital paulista e dizia “Sei-cho-No-Ie”, o taxista o levava dire-tamente para a Sede Central, loca-lizada no Jabaquara, tal era a fama da Seicho-No-Ie na época.

Da revista Acendedor número 1, lançada em 1955, até a revista 190, editada em 1985, ela manteve o título Acendedor. A partir da edi-ção 191, a revista ganhou um sub-título e passou a se chamar Acende-dor/Fonte de Luz.

Em 1992, na edição 265, a re-vista passou a se chamar definitiva-mente Fonte de Luz e, em 1995, o seu formato foi mudado para o for-mato que conhecemos atualmente.

Hoje, além da revista Fonte de Luz, temos a revista Pomba Bran-ca, lançada em 1985, e a revista

Mundo Ideal, lançada em 1994, cujas tiragens totalizam 500 mil exemplares mensalmente.

Graças à divulgação dos pio-neiros, que, mesmo sem ler uma palavra em português ofereciam a revista Acendedor aos brasileiros. A comunidade japonesa prospe-rou muito, pois, oferecendo a re-vista com amor e salvando vidas, entrou em ação a lei “Dá e recebe-rás”, e eles colheram os frutos da boa ação.

Contamos com você também para salvar vidas, semear palavras da Verdade em solo brasileiro e mudar a vibração do Brasil, divul-gando pelo menos dez revistas da Seicho-No-Ie por mês.

Talvez o esforço seja peque-no com este ato, mas, se todos os adeptos do Brasil fizerem esta di-vulgação, chegaremos a 1 milhão de revistas divulgadas facilmente.

Vamos nos esforçar para que mais brasileiros conheçam a Ver-dade, reacender as esperanças nas famílias e fazer os jovens idealiza-rem grandes sonhos.

Com certeza, estaremos crian-do um mundo melhor para os nos-sos filhos e descendentes.

Contamos com o amor e dedi-cação de todos.

Acendedor dos Sete Candeeiros

Diretora-Presidente: Marie MurakamiGerente Responsável: Viviane Tenório de Macêdo HaraCoordenação: Benedito CouraRedação: Fernanda Kanasiro - MTB: 71410/SP Fábio Dummer CamargoCapa: Remat, Oscar Lifschiitz F. SantosTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Log & Print Gráfica e Logística S.A.

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266Jabaquara – São Paulo – SPCEP: 04308-900 – Tel.: (11) 5014-2244Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

SELO FSC

Page 5: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 5

Marie MurakamiDiretora-Presidente da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

mensagem da diretora-presidente

Reverência. Muito obrigada. Na página 94 do livro O Que

Deve Fazer o Dedicado à Ilumi-nação, de autoria conjunta entre o Professor Masaharu Taniguchi e o Professor Seicho Taniguchi, com o título “Agradecer e reverenciar since-ramente a todas as pessoas, coisas e fatos”, está escrito:

...o que as pessoas mais cos-tumam esquecer é o sentimento de gratidão. Entre os adeptos mais antigos, existem pessoas que, ape-sar de conhecerem bem os ensina-mentos, julgam os outros, criticam os superiores, proferem palavras difamatórias e provocam hostili-dades, tornando-se incapazes de atuar em conjunto com os outros no Movimento de Iluminação da Humanidade. Para que isso não

aconteça, é preciso que todos re-flitam constantemente acerca da própria atitude mental e aprofun-dem o sentimento de gratidão. Não basta agradecer somente às pessoas, pois o artigo diz clara-mente “a todas as pessoas, coisas e fatos”. Muito obrigado.

Habitualmente, nós temos a in-tenção de agradecer aos familiares, chefes e companheiros, manifes-tando a cada um deles o sentimento de gratidão, por meio de palavras e atitudes, mas será que estamos ma-nifestando o mesmo sentimento de gratidão às coisas?

Já se passaram dois anos des-de a Grande Catástrofe do Leste do Japão. No mês de março, a emisso-ra NHK do Japão mostrou, quase que diariamente, a situação das re-giões assoladas pela grande catás-trofe (atualmente, ainda vivem mais de 350 mil pessoas em casas provi-sórias), transmitindo palavras das ví-timas. Quase todas elas diziam que “despertaram para o fato de como é maravilhoso poder fazer coisas nor-mais, como as refeições, tomar ba-nho, ou ter luz elétrica”. Ouvindo essas palavras, devemos refletir se não estamos desperdiçando as coisas por estarmos acostumados a viver uma vida tão abençoada, perdendo de vista a importância da água, da eletricidade e de todas as coisas. No livro Mezameyuku Tamashi (ainda não editado em português, tít. prov. O Despertar da Alma), a Profa. Te-ruko Taniguchi escreve sobre o Hari Kuyou (Cerimônia de Gratidão às Agulhas):

Todos os anos, no dia 8 de feve-reiro, comemora-se no Japão o Hari Kuyou. Nesse dia, as mulheres que costuram, pegam as agulhas inutiliza-das que estavam guardadas e levam--nas ao templo xintoísta da região, demonstrando respeito e agradeci-mento às agulhas. Dependendo da re-gião, é um pouco diferente, mas, em Tóquio, nesse dia, tem-se o hábito de tratar com carinho as agulhas inutili-zadas, espetando-as num pedaço de tofu (queijo de soja), assim envolven-do com carinho as agulhas danifica-das que trabalharam durante o ano. A Profª Teruko conta que na cidade de Takaoka, sua terra natal, há uma len-da que diz: “Espetando as agulhas na parte plana do mochi (bolinho de ar-roz mochi doce) e depois lançá-lo ao mar, ele se torna um peixe chamado hari senbon (mil agulhas). Por isso, na cidade de Takaoka, o Hari Kuyou (Cerimônia de Gratidão às Agulhas) é conhecido como Hari senbon.

O Supremo Presidente da Sei-cho-No-Ie, Prof. Masanobu Tanigu-chi, propõe-nos retornar à origem com a frase “Genten ni Kaiki Shiyou” (“Retornemos ao ponto de partida”). Ele nos ensina: “As palavras iniciais da Revelação Divina da Grande Har-monia são ‘Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra’. ‘Todas as coisas do céu e da terra’ é toda a existência que transcende o homem e significa ‘Grande Natureza’”.

Ao reverenciarmos que tudo é manifestação da Vida de Deus, po-demos agradecer a todas as coisas do céu e da terra.

Nova reverência.

Gratidão e reverência a todas as pessoas, coisas e fatos

Page 6: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 6

seminário da luz

Por Fábio Dummer Camargo

Todos os dias, é sagrado: antes das 3h45 da manhã o relógio desper-ta na casa da Aspirante a Preletora da Sede Internacional Maria Amélia Camilo Teixeira. Ela ora com fervor a seus antepassados e em prol de todos os líderes da SEICHO-NO--IE DO BRASIL (SNI/BR) até por volta das 5h40. Sob essa abnegada aura, a Chefe do Gabinete do Semi-nário da Luz da SNI/BR, em entre-vista ao Boletim Informativo Círcu-lo de Harmonia, explica o que há por trás do sucesso do maior evento regional do Movimento.

Entendendo melhor a Orga-nização – A SNI/BR divide o ter-ritório nacional em 83 regiões de divulgação. Cada uma delas pos-sui uma sede denominada de Re-gional Doutrinária, onde atua uma diretoria que gere as atividades de nú cleos locais de reuniões. As unidades (regionais e locais) são dirigidas por líderes voluntários residentes na própria localidade. A partir dessa estrutura, cada Re-gional organiza, de dois em dois anos, o Seminário da Luz, evento direcionado para pessoas que ainda não conhecem o Ensinamento da Seicho-No-Ie. A cada ciclo bienal, são mais de 70 mil pessoas que as-sistem a um dia de palestras com as maiores autoridades doutrinárias do Movimento no Brasil. Em 2013, a partir de maio, serão 44 edições e 67 comunidades mobilizadas.

Acompanhe a entrevista com a Preletora Maria Amélia e saiba mais.

CH – Por que o evento, além de formar líderes, proporciona aprimoramento pessoal e espiritual a quem ajuda a divulgá-lo?

Prela Maria Amélia – A par-tir do momento em que as pessoas compreendem a grandiosidade es-piritual do Seminário da Luz e to-mam parte dele, elas quebram blo-queios, como a timidez, desenvol-vem a autoconfiança e despertam dons e talentos antes adormecidos. Isso implica em progressos e até em recebimento de graças também na vida pessoal delas.

CH – Qual é o perfil, ou o dife-rencial de um grupo, que determina o sucesso de um Seminário da Luz?

Prela Maria Amélia – O fato de todos os integrantes atentarem para as três práticas espirituais da Seicho-No-Ie: Meditação Shinso-kan, leitura de livros e de sutras sa-gradas e atos de amor ao próximo. Isso forma um time de vencedores, tanto em prol do evento quanto na esfera pessoal.

CH – Qual a importância dos treinamentos que são ministrados nas regionais, organizados pelo Gabinete de Seminário da Luz da SNI/BR?

Prela Maria Amélia – Durante os treinamentos, ocorre o despertar espiritual à medida que os partici-pantes se conscientizam da grandio-

sidade da divulgação. Com o cora-ção aberto para integrarem a obra de Deus, todos absorvem mais fa-cilmente as instruções de como di-vulgar, seja para pessoas do próprio convívio ou para desconhecidos.

CH – Explique o que as pes-soas encontram, enquanto líderes ou como participantes, antes, du-ran te e depois do Seminário da Luz?

Prela Maria Amélia – Antes de tudo, o poder da oração. Todo o processo é movido a muitas ora-ções, e isso impacta no evento e na vida de todos. Já no dia, as pes soas são acolhidas num ambiente calo-roso e festivo, mas consagrador. As palestras são proferidas pelas maiores autoridades doutrinárias da Seicho-No-Ie e há a Oração da Cura. Muitos se livram de doenças, vícios e carências, e também oram e levam graças aos seus familiares. Alguns dias após o evento, são rea-lizadas reuniões de estudos das prá-ticas do Ensinamento, tendo como alvo as pessoas convidadas durante o seminário. Desses encontros, os participantes são encaminhados às reuniões locais e regionais, de acordo com seu perfil: jovens, mu-lheres, senhores, juvenis, educado-res e empresários/executivos.

Confira no Círculo de Har-monia online a lista completa das regionais e localidades que recebe-rão o Seminário da Luz em 2013 e também a lista dos preletores orientadores.

Inicia-se a temporada do evento que ilumina famílias

e forma líderes

Page 7: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 7

FestiVidade do santuário Hoozo do Brasil

Por Fábio Dummer Camargo

Muitos milhões de almas são evocados, anualmente, para rece-ber a luz das palavras da Sutra Sa-grada Chuva de Néctar da Verda-de. Sempre no mês de abril, cerca de 15 mil pessoas se reúnem para uma cerimônia de orações em grati-dão aos antepassados, na Academia Sul-Americana de Treinamento Es-piritual de Ibiúna, em São Paulo. Há 57 anos, a Festividade do San-tuário Hoozo (FSH) do Brasil e, há 29, a Cerimônia no Monumento aos Anjin hos Anônimos proporcio-nam cu ras, harmonia e prosperida-de a um incontável número de pes-soas. Por trás disso, está o trabalho sério, silencioso e solene de milha-res de líderes e adeptos voluntários do Movimento.

Como funciona – Todos os anos, são encaminhados a Ibiúna cerca de 2,5 milhões de Registros Espirituais (REs) para serem consa-grados. Os REs são pequenos im-pressos no qual as pessoas inscre-vem o nome de entes já falecidos, de famílias e de almas que sofre-ram por aborto. Por meio desse elo e sob a proteção das divindades do Santuário, as almas recebem cinco orações diárias, durante um ano. Assim, evoluem espiritualmente e, fortalecidas, naturalmente aumen-tam a proteção aos seus descenden-tes, que passam a receber graças.

O profundo significado da FSH – O Preletor em Grau Sênior

Oswaldo Garraffa Neto, que atua na Superintendência das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), explica que o real significado da FSH é a “oração que salva vidas”, e que não se trata de mero evento social ou formalidade ritual. “A prática reli-giosa que norteia a FSH e nos liga a Deus é a gratidão, através da qual entramos em conformidade com a vibração espiritual de salvação”, ensina o Preletor Garraffa.

Mãos à obra e à oração – A consagração dos REs no Santuário Hoozo do Brasil resulta no fim de carmas de gerações, tanto das pes-soas que já partiram para o plano espiritual quanto de seus descen-dentes. Assim, o trabalho é levado muito a sério, e o trocadilho não é óbvio, cabendo perfeitamente: lí-deres e adeptos seguem religiosa-mente a lista de tarefas para o su-cesso do evento.

Com amor, rigor e critério, as ações se seguem: definição dos objetivos sagrados; planejamento; confecção de REs e cerimônias que os purificam e consagram; apadri-nhamentos (preletores especialistas que dão suporte às sedes locais); conferências e a realização siste-mática da Oração de Propulsão à FSH; e todas as formas de divulga-ção como o “boca a boca”, e-mails, redes sociais e telefonemas.

Divulgação que expressa o amor de Deus – Sua baixa es-

tatura passa despercebida sob um sorriso que a agiganta. A Preletora em Grau Máster Beliza da Rocha Braga, do alto de seus 71 anos, é destaque como “madrinha” da Re-gional SP-SÃO BERNARDO DO CAMPO. Nos quatro meses que antecederam a FSH de 2013, foram 26 conferências nos núcleos locais. “Não dá para medir o amor e a ale-gria com que as lideranças fazem a divulgação”, elogia a Preletora Be-liza. Por sua vez, a Presidente da Associação Pomba Branca daquela Regional, Preletora Cleide Cândi-do da Silva, revela que “a motiva-ção vem de um sentimento de gra-tidão indescritível”.

Salvação ao alcance das mãos – Nos meses e semanas que antecedem a FSH, o fervor religio-so da “família Seicho-No-Ie” ar-rebata o Brasil. Os coordenadores de caravanas abrem mão de sono, lideranças doam dias de folga, voluntários fazem visitas, ligam, mandam e-mails, “lotam” seus fa-cebooks, e milhares de pessoas car-regam consigo os REs, oferecen-do-os a amigos, familiares, colegas e conhecidos.

Confira, na versão online do Círculo de Harmonia, a matéria completa sobre os preparativos, as cerimônias e o amor com que as pessoas que participam (ou enviam seus REs) da FSH são recebidas e têm suas vidas transformadas para sempre, graças ao evento.

Grande mobilização de amor ao próximo antecede o maior evento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Page 8: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 8

seminário do liVroCampanHa prÓ-natal

ACOMPANHAMENTO DA ARRECADAÇÃODA CAMPANHA PRÓ-NATAL / 2.012

NOME DA REGIONAL

ARRECADA-ÇÃO TOTAL

AL-MACEIÓ .................................... 2.164,30AM-MANAUS ................................. 5.512,23BA-BARRIS ..................................... 1.608,90BA-FEIRA DE SANTANA ................ 374,00BA-ILHÉUS ............................................ 0,00BA-ITAMARAJU ................................ 646,00BA-PITUBA ..................................... 4.000,00CE-FORTALEZA .............................. 1.673,50DF-BRASÍLIA .................................. 5.791,80ES-VITÓRIA ....................................... 374,00GO-GOIÂNIA ................................... 1.444,10MA-IMPERATRIZ .............................. 840,00MA-SÃO LUÍS ................................ 2.166,68MG-BH/ CAIÇARA ......................... 1.786,70MG-BH/ PARAÍSO .......................... 2.055,00MG-GOV. VALADARES ................... 847,15MG-JUIZ DE FORA .......................... 610,00MG-MONTES CLAROS.................... 273,58MG-TRIÂNG. E ALTO PARANAÍBA ..541,00MS-CAMPO GRANDE................... 1.221,85MS-DOURADOS ............................. 4.461,00MT-CUIABÁ .................................... 2.470,60PA-BELÉM ....................................... 3.800,00PB-JOÃO PESSOA ............................ 950,00PE-RECIFE ....................................... 1.231,50PI-TERESINA................................... 1.826,00PR-CURITIBA .................................. 2.897,00PR-FOZ DO IGUAÇU ...................... 374,00PR-FRANCISCO BELTRÃO ................. 0,00PR-LONDRINA ................................ 4.692,00PR-MARINGÁ ................................. 3.148,50PR-PARANAVAÍ ................................. 810,00PR-UMUARAMA ............................ 3.778,50PR-WENCESLAU BRAZ .................. 577,00RJ-CATETE ...................................... 2.306,00RJ-COPACABANA ........................ 11.448,10RJ-NITERÓI ..................................... 3.950,00RN-NATAL ....................................... 2.116,67RO-CACOAL ...................................... 550,00RO-PORTO VELHO ....................... 3.684,05RS-CAXIAS DO SUL ....................... 585,20RS-IJUÍ ................................................ 650,00RS-NOVO HAMBURGO .................. 831,00RS-PASSO D’AREIA ...................... 1.394,00RS-PASSO FUNDO ........................... 224,00RS-RIO BRANCO ........................... 5.271,55SC-CRICIÚMA........................................ 0,00SC-FLORIANÓPOLIS ........................ 748,00SC-JOINVILLE ................................... 357,00SC-XANXERÊ ................................. 1.492,26SE-ARACAJU .................................. 2.444,00SP-ARAÇATUBA........................... 12.914,50SP-ARARAQUARA ............................ 358,00

NOME DA REGIONAL

ARRECADA-ÇÃO TOTAL

SP-ARICANDUVA ........................... 4.602,00SP-ATIBAIA ..................................... 1.352,00SP-BARRETOS ................................... 859,67SP-BAURU ....................................... 5.002,33SP-CAMPINAS ................................ 7.161,00SP-DRACENA .................................. 5.124,00SP-GUARATINGUETÁ ................... 1.732,00SP-GUARULHOS ............................ 1.212,00SP-INTERLAGOS ............................ 1.687,77SP-JABAQUARA ............................. 3.935,25SP-LAPA ........................................... 2.745,65SP-MARÍLIA .................................... 2.227,75SP-MOGI DAS CRUZES ............... 4.410,80SP-OSASCO ..................................... 3.000,25SP-OURINHOS ................................ 3.978,00SP-PENHA ........................................ 4.413,30SP-PINHEIROS ................................ 6.817,95SP-PRES. PRUDENTE ................... 9.823,44SP-RIBEIRÃO PRETO ................... 3.507,00SP-SANTANA .................................. 4.010,55SP-SANTO AMARO ........................ 2.013,00SP-SANTO ANDRÉ ......................... 5.235,00SP-SANTOS ..................................... 3.688,35SP-SÃO BERN. CAMPO ............... 10.321,20SP-S.J.DA BOA VISTA .................... 6.605,00SP-S.J.DO RIO PRETO .................... 4.286,33SP-S.J.DOS CAMPOS...................... 4.208,20SP-S.MIGUEL PAULISTA ............... 2.156,10SP-SOROCABA ............................... 4.444,40SP-VILA PRUDENTE..................... 3.984,25- .......................................................................DF-BRASÍLIA 1 ............................... 9.990,75GO-GOIÁS ....................................... 2.552,00MS-MATO GROSSO 1 .................. 6.227,00

NOME DA REGIONAL

ARRECADA-ÇÃO TOTAL

MS-MATO GROSSO 2 .................. 6.344,00PA-PARÁ ........................................ 21.003,50PR-PARANÁ 1 ............................... 10.477,00PR-PARANÁ 2 .............................. 14.317,20PR-PARANÁ 3 .............................. 10.763,00PR-PARANÁ 5 ................................ 3.095,33PR-PARANÁ 6 ................................ 6.794,00RJ-RIO DE JANEIRO 1 ................ 1.628,00SP-ABC........................................... 12.133,00SP-ARARAQUARA 1 ..................... 3.166,00SP-ARARAQUARA 3 ..................... 3.645,55SP-CENTRAL 1 ............................ 12.555,05SP-CENTRAL 2 ............................ 10.755,50SP-NOROESTE 1 ............................ 8.945,00SP-NOROESTE 2 ............................ 2.589,00SP-PAULISTA 1 ............................ 16.119,10SP-PAULISTA 2 .............................. 7.631,00SP-SANTOS 1 .................................. 1.831,00SP-SÃO PAULO 1 ........................ 18.791,00SP-SÃO PAULO 2 ........................ 15.087,85SP-SÃO PAULO 3 .......................... 6.942,60SP-SÃO PAULO 4 .......................... 6.912,00SP-SÃO PAULO 5 ........................ 14.286,00SP-SÃO PAULO 6 ........................ 11.303,50SP-SÃO PAULO NORTE 1 ......... 12.973,20SP-SÃO PAULO NORTE 2 ........... 3.113,00SP-SÃO PAULO SUL .................... 1.680,00SP-SOROCABANA 1 ................... 12.922,50SP-SOROCABANA 2 ..................... 4.312,90SP-SUDOESTE .............................. 15.287,50ACADEMIA DE IBIÚNA ................... 861,25SEDE CENTRAL ............................. 3.368,05

SOMA = 541.219,09

RESUMO DA COMPANHA PRÓ-NATAL DE 2012

RECEBIDO S. CENTRAL

ARRECADAÇÃOGLOBAL

83 REGIONAIS EM PORTUGUÊS 73.688,37 240.815,76

33 REGIONAIS EM JAPONÊS 90.491,60 296.174,03

ARRECADADO NA SEDE CENTRAL /IBIÚNA 4.229,30 4.229,30

TOTAL DA CAMPANHA DE 2012 168.409,27 541.219,09

TOTAL DA CAMPANHA DE 2011 165.288,32 530.118,51

VARIAÇÃO PERCENTUAL 2010/2011 1.89% 2.09%

Nossos profundos agradecimentos ao grandioso trabalho das Regio-nais em prol desta causa social.

Page 9: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 9

seminário do liVroespeCial

DIA DAS MÃESMÃE

Quando somos pequenos, nossa mãe parece tão grande, tão alta... O tempo passa e parece que ela en-colheu um pouco.

Tem mãe de toda cor, raça, religião. Algumas têm cabelo loiro, outras cabelo preto, algumas cabelo curto, outras comprido.

São sempre bravas com a gente quando fazemos alguma coisa que não podemos, mesmo quando acha-mos que é certo, mas depois descobrimos que ela tinha razão.

Tem mãe que só cuida da casa, outras que saem logo cedo para trabalhar, outras trabalham e estudam, mas todas, logo cedo e ao anoitecer, nos abraçam e beijam muito. E é tão bom!

E não tem uma mãe sequer que resista ao nosso olhar carinhoso, a um abraço apertado, um beijo na face, um ‘eu te amo’.

Agradecer à mamãe, então... é algo mágico. Dizer muito obrigado, obrigado pelo amor, obrigado pelo carinho e pela atenção, obrigado pelo bolo de chocolate, pela ida ao cinema, com direito a pipoca e tudo mais. Obrigado também por ter permitido que eu nascesse, pois minha missão só poderia ser cumprida com sua permissão. Como filho de Deus, agradeço a Ele por você ser minha tão querida e amada mãe, e eu a abençoo. Muito obrigado!

Maio, mês em que comemora-mos o dia do trabalho. E as mães, em suas jornadas de trabalho, são o grande exemplo de dedicação em tudo o que fazem.

Certa vez, em uma reunião de crianças, perguntamos para os pe-quenos: “Se pudessem escolher ser algum animal, qual seriam?” As respostas foram diversas: cachor-ro, gato, pato, mas a que nos sur-preendeu foi a de uma menininha de 6 anos que disse: _ Ah, eu quero ser uma galinha!

_Galinha? Foi a exclamação geral.

_ Sim, tia, na minha casa tem uma galinha e ela cuida dos pinti-nhos, e do gato e do cachorro.

_ É mesmo?_ Sim, sim, minha mãe diz que

ela é a galinha-mãe de todos os bi-chos!

Fiquei refletindo a respeito e é interessante como as meninas, desde cedo, têm o instinto mater-nal.

Na Seicho-No-Ie temos livros maravilhosos que tratam do univer-so feminino, e, em especial, da edu-cação de filhos.

No livro Orientação para mães, já no prefácio, lemos o seguinte:

“Desde a infância, a mulher revela seu dom para a maternida-de: adora carregar boneca no colo e, quando brinca de casinha, faz questão de ser a mãe, preparando comidinhas e cuidando dos filhi-nhos.

A mulher nasceu com a missão de ser mãe e, ao ter e criar filhos, exterioriza plenamente sua capa-cidade de amar e sente verdadeira alegria de viver.

(...) A Associação Pomba Branca, que objetiva a verdadei-ra felicidade da mulher, passou a convidar mães e realizar Reuniões de Mães em diversas localidades (tanto no Japão, como no Brasil). No momento, há muitas mães que frequentam essas reuniões de es-tudo e vivem experiências gratifi-cantes.

Isso se deve ao método educa-cional explanado na obra A Verdade da Vida, de autoria do Mestre Ma-saharu Taniguchi, fundador da Sei-cho-No-Ie.”

A Associação Pomba Bran ca realiza reuniões de mães em todo o Brasil. Para maiores informações, ligue para: (11) 5014-2299/2216

Por Rosane Pires

Page 10: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 10

seminário para FunCionários

seiCHo-no-ie no rádio

Por Fernanda Kanasiro

Criado há 23 anos, o Seminá-rio para Funcionários da SEICHO--NO-IE DO BRASIL acontece no mês de junho, na Academia Sul--Americana de Treinamento Espi-ritual de Ibiúna-SP, em duas tur-mas: 27, 28 e 29, 30. Nesses dois dias, os funcionários da Sede Cen-tral, Subsede e Academia de Ibiú-na recebem informações úteis para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia, como explica o analista de RH sênior da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, o Preletor em grau Júnior Silvio Rodrigues Sales: “O objetivo principal é a integra-ção de todos os funcionários, as-sim como transmitir informações

SEICHO-NO-IE DO BRASIL realiza seminário exclusivo

para funcionáriosúteis, desenvolver habilidades e competências, potencializar seu crescimento espiritual e profissio-nal para a otimização do trabalho diário e excelência no atendimen-to aos adeptos que frequentam nossas Sedes. Ele foi criado para que o funcionário conheça melhor a organização onde trabalha, sua missão, visão, princípios e valo-res, e entenda que, independen-temente da religião que professa, ele poderá também aplicar os ensi-namentos da Seicho-No-Ie no seu dia a dia e, assim, exteriorizar sua natureza divina de filho de Deus”.

O Preletor Silvio coloca ainda que, assim como nas versões ante-riores, “neste ano, trataremos tam-bém de temas atuais e teremos no-

vas atividades de integração, mas isso é segredo...”. O seminário tem sido realizado sempre na Academia de Ibiúna, pois o local, além de ter um ambiente adequado aos objeti-vos do evento, tem uma estrutura que permite receber a todos com conforto.

“O local possui uma atmosfera propícia à integração das pes soas, faz com que o funcionário saia da rotina diária de seu ambiente de trabalho e conheça melhor os co-legas de outras áreas. Além disso, a Academia possui infraestrutura adequada para acolher todos e rea-lizar as atividades com segurança e tranquilidade”, completa o Preletor Silvio Sales.

Por Fernanda Kanasiro

No dia 5 de março de 1995, gra-ças à decisão do sr. Valter Aguiar, as ondas do rádio da cidade de Amparo e região se deparavam pela primeira vez com o Programa Seicho-No-Ie no Rádio que, na época, chamava--se Programa Seicho-No-Ie no Ar. E no dia 5 de março de 2013, comemora ram-se 18 anos ininter-ruptos de transmissão do programa

pela Rádio Difusora de Amparo – AM 1580 Khz.

Para comemorar tão importan-te data, o núcleo da cidade de Am-paro realizou, no dia 6 de março, uma conferência especial, orienta-da pelo Prel. Ariovaldo Adriano Ri-beiro, e que contou com a presença da Diretora da Rádio, Maria Lúcia Campos e também com a equipe de produção do Programa Seicho-No--Ie no Rádio, que foi homenageada

com um certificado. A equipe de reportagem do

Programa Seicho-No-Ie na TV regis trou esse momento histórico e marcante, pois através do pro-grama de rádio muitas pessoas na região puderam conhecer e praticar os ensinamentos da Seicho-No-Ie e transformar suas vidas definiti-vamente, o que se pôde comprovar por meio de relatos apresentados durante a conferência especial.

Programa de rádio na cidade de Amparo comemora 18 anos

Page 11: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 11

aCademias

Por Fernanda Kanasiro

No mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as Academias de Treina-mento Espiritual da Seicho-No--Ie realizam eventos específicos para esse público. As Academias de Santa Tecla-RS e Ibiúna-SP re-ceberam o Seminário da Alegria da Mulher, no primeiro e terceiro finais de semana, promovido pela Associação Pomba Branca. Na

Aca demia de Santa Fé-BA, esse seminário aconteceu entre os dias 5 e 7 de abril.

Ainda em março, durante o fe-riado de Páscoa, a Associação dos Jovens realizou a versão de número 48, do tradicional Seminário para Jovens Mulheres.

Além desses eventos, março e abril são de intensas atividades nas Academias da Seicho-No-Ie, com destaque também para o Seminá-rio Geral de Treinamento Espiri-

Academias de Treinamento Espiritual transformam vidas e

têm agenda repleta de semináriostual – Seminário da Cura Divina, que acontece logo depois da Fes-tividade do Santuário Hoozo do Brasil.

Reflexão, descoberta, decisão, vidas transformadas, lares ilumina-dos é o que proporciona a partici-pação nos Seminários nas Acade-mias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie.

Veja abaixo a agenda dos Se-minários do mês de junho/2013.

JUN

HO

DE

2013

ACADEMIAS ATIVIDADES ORIENTADORES

Ibiúna 1 Treinamento para Presidentes da Associação dos Preletores Regionais Fernando Antonio Mendes Marques, Romeu Pace Filho, Daniela Cristina Seghessi

Ibiúna 15 e 16 Seminário da Assoc. Fraternidade (Seminário do Sucesso) Fernando Onodera, Romeu Pace Filho, Carlos Koji Takahashi

Ibiúna 27 e 28 Seminário de Treinamento para Funcionários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Marie Murakami, Enio Maçaki Hara, Antonio Shotaro Ishida Oshima Convidado Especial: Yoshio Mukai

Ibiúna 29 e 30 Seminário de Treinamento para Funcionários daSEICHO-NO-IE DO BRASIL

Junji Miyaura, Sinji Takahashi, Kátia Metran Saita Convidado Especial: Luiz Hideo Tamaru

Santa Tecla 1 Treinamento para Presidentes da Associação dos Preletores Regionais Heitor Miyazaki, Eduardo Nunes da Silva, Rafael Fraga de Andrade

Santa Tecla 15 e 16 Seminário da Assoc. Fraternidade (Seminário do Sucesso)

Luiz Hideo Tamaru, Valter Otaviano da Costa Ferreira Junior Convidado Especial: Otaviano de Jesus dos Santos Brum

Santa Tecla 22 e 23 Seminário Geral (Seminário da Meditação) Leonor Ichikawa, Vanir Teresinha Azeredo da Fonseca, Natanael de Moura

Santa Fé 1 Treinamento para Presidentes da Associação dos Preletores Regionais Marie Murakami, Jamira Nery Ferreira, Kati Satoko Miura

Santa Fé 22 e 23 Seminário Geral (Seminário Junino - São João) José Adalton de Oliveira, Marcos Souza Santos Convidada Especial: Magnólia Maria Portugal

Curitiba 1 Treinamento para Presidentes da Associação dos Preletores Regionais Enio Maçaki Hara, Adriano Campos Brittes, Cleuza de Jesus Zanatta

Curitiba 15 e 16 Seminário da Assoc. Fraternidade (Seminário do Sucesso) Manoel Silvino Nunes de Souza, Frank Junior Miyoshi Arimori, Ricardo Augusto Balthazar

Curitiba 21 a 23 Seminário de Treinamento Espiritual da Assoc.Pomba Branca (Seminário Alegria da Mulher)

Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Graciela Acquiste Oliva, Virginia de Mello Shinzato Convida-dos Especiais: Julia Shiogiri Yamamoto, Valter Otaviano da Costa Ferreira Junior

Curitiba 22 Curso para Líderes da APB/BR (Voa Pomba Branca)

Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Graciela Acquiste Oliva Convidados Especiais: Julia Shiogiri Yamamoto, Valter Otaviano da Costa Ferreira Junior

Amazônia 1 Treinamento para Presidentes da Associação dos Preletores Regionais Ivone Gomes Holanda, Aldenize de Freitas Velasco, Iara Regina Colombo

Amazônia 15 e 16 Seminário Geral (Seminário da Gratidão) Yoshihico Iuassaca, Alayna Castilo Monteiro Cortes, Claudeth Barbosa Viana

Amazônia 28 a 30 Seminário de Treinamento Espiritual da Assoc.Pomba Branca (Seminário Alegria da Mulher)

Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Maria Luiza Lacerda Rocha, Sonia Regina dos Santos Hyppolito Convidado Especial: Emílio Santiago Ribas Rodrigues

Amazônia 29 Curso para Líderes da APB/BR (Voa Pomba Branca)

Lílian Súzi Baffi Norimatsu, Sonia Regina dos Santos Hyppolito Convidados Especiais: Emílio Santiago Ribas Rodrigues, Maria Luiza Lacerda Rocha

Page 12: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 12

Por Fernanda Kanasiro

Realizar um evento em âmbi-to nacional há 58 anos não é tarefa simples. Meses de planejamento, execução de cronograma, deta-lhes, ensaios, divulgação e todo o universo que envolve uma Con-venção Nacional. Independente disso, a satisfação de realizar um evento tão grandioso, capaz de salvar vidas e transformar famí-lias, é imensurável. E se uma já é maravilhosa, em 2012 ousou-se fazer três, e em 2013 quatro loca-lidades viverão a mesma emoção de realizar a 58a Convenção Na-cional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Brasília.

Além da parte doutrinária do evento, repleto de palestras, mo-mentos de oração e relatos de ex-periência, você também aprecia a parte cultural da convenção nacio-nal, através das apresentações ar-tísticas e principalmente do 3o Con-curso Nacional de Camisetas, do 4o Concurso Nacional de Bandas e do 4o Concurso Nacional de Músicas Inéditas da AJSI DO BRASIL.

Tendo como temática central a Fé, a Convenção em 2013 aborda temas como: Pratique o bem: cul-tive a fé; Pratique o bem: cultive boas amizades; Pratique o bem: cultive o amor ao meio ambiente;

ajsi

Convenção Nacional chega à sua 58a edição em

quatro capitais brasileirasPratique o bem: cultive o seu ideal e Pratique o bem: cultive a harmo-nia familiar.

A Convenção, que tem à frente de seu planejamento e organização a AJSI/BR, é destinada à participa-

ção do jovem, juntamente com sua família e amigos. Veja na tabela abaixo quem são os orientadores de cada edição da Convenção Na-cional e prepare-se para viver a fé “como vier, como Deus quer”.

58a Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Edição São Paulo

Carlos Alberto da Silva Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto Ivone Gomes Holanda José Adalton de Oliveira Marcio Soares Salmi

Edição Nordeste

Marie Murakami Heitor Miyazaki Juvenal Augusto Guedes de Santana Lílian Súzi Baffi Norimatsu Magnólia Maria Portugal

Edição Sul

Fernando Antonio Mendes Marques Sinji Takahashi Luiz Hideo Tamaru João Eloi Ferreira Fritz Janaína Cavalcante Binatti

Edição Centro-Oeste

Junji Miyaura Enio Maçaki Hara Paulo César Rocha Ribeiro Sheila Miyazaki de Lima

Saiba tudo sobre a convenção através do site: www.sni.org.br/jovens/convencao .

Page 13: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 13

Curso

Por Fernanda Kanasiro

Alegria, amor e muita disposi-ção para que tudo culmine na feli-cidade de um número imensurável de mulheres e de famílias, com esse objetivo mais de 400 líderes da As-sociação Pomba Branca se reuni-ram no dia 16 de março, em meio ao Seminário Alegria da Mulher, para renovar seus ideais e otimizar o trabalho organizacional em suas regionais e associações locais, ao participarem do Curso Voa Pomba Branca.

O Salão dos Pioneiros, na Aca-demia de Ibiúna-SP, estava repleto. As cursistas receberam para pri-meira aula a Preletora Lílian Súzi Baffi Norimatsu, com o tema “Sei-cho-No-Ie: uma organização uni-da por laços de amor”, em que as dirigentes puderam estudar como a APB deve atuar no cumprimen-to da Diretriz Trienal da SEICHO--NO-IE DO BRASIL. “A Seicho--No-Ie possui quatro pilares, que são: Seicho-No-Ie aberta, Seicho--No-Ie dinâmica e sólida, Seicho--No-Ie que cresce rumo ao futuro e Seicho-No-Ie em harmonia com a Natureza. O que, na Associação Local, eu faço para cumpri-los?”, assim a Preletora Lílian chamou a todas para uma reflexão.

A segunda aula, ministrada pela Preletora Marie Murakami, foi sobre o tema: “O importante papel

da Associação Pomba Branca em nossa Organização”. Ela explicou que o trabalho da APB é de extre-ma importância para a Seicho-No--Ie. “O trabalho de vocês é o ali-cerce para a SEICHO-NO-IE DO BRASIL, pois nele existe a presen-ça do amor da mulher, e devemos transbordar esse amor através da alegria em todo o papel que desem-penhamos”. Colocou também a importância de se idealizar grandes sonhos, porque eles são de Deus e que para realizá-los é preciso atua r com todo esse amor e alegria. “Idea lize sonhos e comece a agir, e a primeira que deve fazer isso é a Presidente Regional, a Presidente de Associação Local”, declarou a preletora Marie Murakami.

Seguindo a programação, a terceira aula, com o Preletor Mil-ton Kazuo Norimatsu, foi sobre o tema “Princípio da Convergência ao Centro”, em que explanou a to-das que na Seicho-No-Ie a tríade é: Deus da Seicho-No-Ie, Supremo Presidente – Vice-Supremo Presi-dente e Ensinamento, para que se possa sempre “perceber as mudan-ças no tempo e construir pontes re-novadas na ligação entre ciência e religião”, disse o Preletor Milton Norimatsu.

No período da tarde, todas se dividiram em módulos, para que em duas horas pudessem tirar todas

as dúvidas e passar suas experiên-cias no desenvolvimento do traba-lho dos departamentos que com-põem a APB. Tudo isso de modo interativo e dinâmico. Após esse momento, as participantes retorna-ram ao salão para ouvir as Ativida-des Bem-Sucedidas, espaço dentro do curso em que algumas dirigen-tes puderam contar seus casos de sucesso.

Na quarta aula, com o tema “Estudando a Lei da Criação da Vida”, o Preletor Roberto Okito Fugiwara aprofundou o estudo das Sete Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie, deixando muito claro que “através das Sete De-clarações entendemos e sabemos sempre para que veio a Seicho--No-Ie, que é reverenciar a Vida”. A última aula foi ministrada nova-mente pela Preletora Lílian Nori-matsu, com o tema “Conciliando a vida profissional, familiar e re-ligiosa”, em que destacou a im-portância de viver uma vida de júbilo e também de gratidão, por ter nascido mulher. “Todas juntas vivamos uma vida de júbilo, de gratidão. Essa gratidão é impor-tante, e devemos transmitir essa mesma alegria a todas as associa-das e adeptas”, afirmo u a Preletora Lílian Norimatsu.

Associação Pomba Branca realiza curso para mais de

400 líderes

Page 14: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 14

ajsi

Por Fernanda Kanasiro

Há 22 anos a Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL realiza a Convenção Na-cional para Juvenis e Junias, even-to direcionado aos jovens com ida-de entre 11 e 14 anos, com ativida-des e palestras específicas para os questionamentos que a fase traz.

Em 2013, o evento aconteceu no dia 20 de abril, no salão nobre da Sede Central, na cidade de São Paulo. Com a participação de mais de 700 juvenis e junias (juvenis que participam das reuniões em ja-ponês), o dia foi recheado de emo-ção, alegria, reflexão, diversão, amizade e estudo dos ensinamen-tos da Seicho-No-Ie.

Tudo isso aconteceu em meio a uma programação pensada espe-cialmente para os juvenis e junias, que contou com palestras que abor-davam os assuntos: família, meio ambiente, a capacidade de cada um e fé. Além das palestras, também foi possível ouvir histórias daqueles que com tão tenra idade já transfor-maram suas vidas e de suas famílias através das práticas dos ensinamen-tos da Seicho-No-Ie no dia a dia.

Momentos de descontração tam bém fizeram parte da programa-

ção, com o programa #SigaOBem-Juvenil, que foi uma atividade em formato de programa com plateia, quadro de entrevista com os orienta-dores e juvenis, e atividade de inte-gração. E como não poderia deixar de ter, o que já é tradição há mais de dez anos, o “grito de paz”, que é ela-borado e executado com tanto amor e intensidade pelos juvenis e junias de cada regional presente.

Os orientadores da 22a Con-venção Nacional para Juvenis e Ju-nias foram: o Prel. Junji Miyaura, o Líder da Iluminação Luciano Sun-din do Lago e os Preletores Danie-la Cristina Seghessi e Paulo César Rocha Ribeiro.

A Diretora Nacional do Depar-tamento Juvenil da AJSI/BR, Pre-letora Patrícia Akinaga da Silva, comentou: “Estamos felizes com a participação de muitos juvenis nes-ta convenção e esperamos que te-nham encontrado as respostas que buscavam e que, ao voltarem para suas casas, coloquem em prática os ensinamentos da Seicho-No-Ie e sejam cada vez mais felizes”.

Conferência TEEN

Em paralelo à Convenção Ju-venil, aconteceu, no salão nobre da

Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, a 3a Conferência Nacio-nal para Jovens de 15 a 20 anos (AJSI TEEN). Com os temas: Ca-pacidade Infinita, Fé Inabalável, os mais de 300 jovens presentes no evento puderam ouvir os ensina-mentos da Seicho-No-Ie, transmiti-dos pelos Preletores Maçato Yama-oka, Iara Regina Colombo e Regis Yoshio Shimanoe.

Também recheada com mú-sica, dinâmica e entrevista com orientadores, a programação foi interativa e dinâmica. Segundo o Diretor Nacional do Departamento Teen da AJSI/BR, divulgador Bre-no Koetz, “O conceito da conferên-cia é o entretenimento. E o palco é um dos elementos desse conceito, acompanhado de uma programa-ção diferenciada, com dinâmicas e temas das palestras voltados para o público alvo (jovens de 15 a 20 anos), e com apresentadores con-duzindo a conferência de uma for-ma mais livre. Assim, conseguimos uma boa interatividade com o pú-blico, para que possamos transmitir o ensinamento da Seicho-No-Ie da melhor forma possível, na lingua-gem deles”.

Questões atuais, do dia a dia dos jovens, muito em voga na mí-

Convenção, Conferência e Concurso animam final de

semana dedicado à Associação dos Jovens

Page 15: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 15

ajsi

dia, também entram na roda de conversa entre os participantes e os orientadores. “Em nossa progra-mação temos um momento exclu-sivo para abordar questões da atua-lidade. Esse momento consiste em um debate com todos os orientado-res, abordando essas questões com a visão do ensinamento da Seicho--No-Ie”, conta Breno Koetz.

Concursos Culturais

No dia seguinte ao da Conven-ção e Conferência, no salão nobre da Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, acontece o Concurso Nacional de Oratória para Juvenis e Jovens, que apresenta ao público presente histórias de sucesso e su-peração através da prática dos ensi-namentos da Seicho-No-Ie, “o que torna o evento encantador”, declara

o Vice-Diretor Nacional do Depar-tamento Cultural da AJSI/BR, Prel. Jonnie Victor Roscito Bento.

Nos concursos de oratória, há divisão por faixa etária. O concur-so para juvenis compreende a cate-goria A, para os que têm idade de 13 e 14 anos, os quais têm de 5 a 6 minutos para realizar a sua apre-sentação; e a categoria B, para os que possuem 11 e 12 anos, que têm de 4 a 5 minutos para realizar a ora-tória.

O de jovens também possui categoria A e B, e as faixas etárias são divididas da seguinte maneira: categoria A, de 21 a 35 anos e ca-tegoria B, de 15 a 20 anos. O tem-po para cada categoria varia entre 6 a 9 minutos. Em todos os con-cursos de oratória são avaliados o texto, a habilidade interpretativa e a persua são.

Durante o evento, ocorre a ex-posição dos desenhos participan tes do 3o Concurso Nacional de Dese-nho, que tem como tema Pratique o Bem, Cultive a Fé, o mesmo da Convenção Nacional. Participam em média 20 concorrentes, que são avaliados por um júri com-posto de um membro da Comissão Executiva Central da AJSI/BR, um pre letor ou líder da iluminação, dois desenhistas/ilustradores, dois artistas plásticos e dois designers gráficos.

Para saber mais detalhes do re-gulamento de todos os concursos, para que você participe em 2014, e também para saber mais sobre os demais concursos em andamen-to durante o ano de 2013, acesse o portal da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL: www.portal.ajsibr.org.

entreVistaapsiB

Por Fernanda Kanasiro

Com o objetivo de coroar os ensinamentos da Seicho-No-Ie, a Associação Prosperidade da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL, realiza há 29 anos, o Seminário Especial da APSIB, que visa ampliar a abran-gência deste evento em nível nacio-nal com a máxima qualidade que os ensinamentos merecem. A progra-mação desenvolvida para este even-to procura trazer ao participante o

aprendizado e a vivência do que é a verdadeira riqueza preconizada pe-los ensinamentos da Seicho-No-Ie.

Entre os dias 3 e 4 de maio, no Enotel Resort e SPA, em Porto de Galinhas (PE), o tema “Manifestar o amor em todos os atos” será am-plamente estudado pelos Preleto-res: Junji Miyaura, Marie Muraka-mi, José Adalton de Oliveira, Jane Mari Lago Lyrio e Orlando Norio Oda. E como convidados especiais do evento, os Preletores: Yoshio

Mukai, Noriyo Enomura e Milton Massayoshi Yuki.

Em paralelo, acontecem os seminários especiais para crianças e juvenis, com atividades de inte-gração entre os participantes no local em que se realiza o evento. As palestras e mesas redondas são direcionadas a essas faixas etárias, de uma maneira bem dinâmica, en-quanto os pais participam do Semi-nário Especial da APSIB.

Seminário Especial da Associação Prosperidade acontece entre os

dias 3 e 4 de maio

Page 16: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 16

meio amBiente

Por Fernanda Kanasiro

“O modo feliz de viver em harmonia com a natureza”, slogan do Movimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, traduz em poucas palavras o respeito e o cuidado que se tem pela Natureza. Pensando nisso, a Regional SP-CAMPINAS realiza pelo segundo ano o Con-gresso Regio nal do Departamen-to de Meio Ambiente, cujo tema é: Atitudes que semeiam Vida que tem como objetivo tirar o partici-pante do senso comum em relação ao assunto meio ambiente. Com debates, apresen ta ção de trabalhos e palestras que levam à reflexão e mudança de atitude. A equipe do Boletim Informativo Círculo de Harmonia conversou com a Dire-tora Regional do Departamento de Meio Ambiente, Preletora Mariane Souza Reis, sobre o evento:

Círculo de Harmonia - Como e por qual motivo surgiu a ideia de realizar um congresso regional so-bre o Meio Ambiente?

Mariane Reis - Estudando o assunto, chegamos à conclusão de que “meio ambiente” ia muito além da ideia que imediatamente vem a nossa mente. Não se trata apenas de conservar o planeta fenomênico como um todo, mas também da re-lação que temos com tudo o que nos cerca, nossa casa, nossa família, nosso próprio corpo e nosso próprio destino. Nesse momento, o assunto ficou tão abrangente, tão unido ao pensamento filosófico da Seicho--No-Ie, que uma única palestra não parecia mais o suficiente, principal-

mente em um assunto tão complexo como esse. Precisávamos de algo inovador, em que diferentes pon-tos de vista e o debate fossem pos-síveis. Foi então que propusemos um evento para o conselho regional e assim nasceu o protótipo para o primeiro congresso.

CH - Um dos objetivos do evento é tirar o participante do senso comum em relação ao tema. Como isso será feito neste 2o Congresso?

MR - Com exceção daqueles que estudam objetivamente o tema, a maior parte do público tem aces-so apenas a uma versão simplificada das questões que envolvem o meio ambiente, seja pelo que adquirem pelos meios de comunicação ou pelo que ouvem em palestras. Mas o que percebemos é que muitas vezes grande parte do que é controverso, do que é mutável e do que é incerto é deixado para trás, sendo que a pes-soa acaba assumindo para si como fato algo que na maioria dos casos não passa de uma hipótese. Uma das vertentes do congresso é trazer essa discussão e a vontade de se aprofun-dar no assunto. Afinal, o que é o pla-neta Terra além de ser uma entidade em constante mudança? Por outro lado, não podemos nunca nos afastar do que aprendemos na Seicho-No--Ie, de que o que existe de verdade dentro de cada ser vivo é algo imu-tável, diamantino e indestrutível. Já tentou explicar para alguém o que é o meio ambiente, afirmando que a matéria não existe? Ou mostrar para uma pessoa que o que existe de fato é invisível aos olhos e o que ela vê não passa de um mero reflexo? É

algo que os adeptos da Seicho-No--Ie entendem com naturalidade, mas vai contra o senso comum.

CH - Partindo desse objetivo, quais resultados efetivos vocês tive-ram, em relação ao 1o Congresso?

MR - Percebemos que a visão dos participantes se expandiu du-rante os quatro dias de atividades. A maioria chega achando que é um tema simples, que pode ser discu-tido em uma única palestra, mas não. Mostramos que a discussão abrange temas como antepassados, Meditação Shinsokan, convergên-cia ao centro, prosperidade, rela-ções interpessoais, transitoriedade do pensamento científico e tantos outros temas. Foram mais de 16 palestrantes para cobrirem o que consideramos uma introdução do tema. Também tivemos atividades com pesquisadores que dedicaram suas vidas ao estudo de questões ambientais. No evento, os partici-pantes puderam assimilar de forma mais consciente a filosofia da Sei-cho-No-Ie, entendendo como ela se aplica em suas vidas.

2º Congresso do Departamen-to de Meio AmbienteAtitudes que semeiam VidaDias 17, 18 e 19/05Regional SP-CAMPINASRua Nazaré Paulista, 750Informações: (19) 3251-7234 e 3252-6629

***Acompanhe no próximo Círculo de Harmonia – Edição Jul/Ago tudo o que aconteceu durante o Congresso***

Regional SP-CAMPINAS promove 2o Congresso sobre Meio Ambiente

Page 17: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 17

meio amBiente

artigo doutrinário

Por Fábio Dummer Camargo

Em 2013, a SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR) realiza a 11a edição da Semana da Paz e do Meio Ambiente em nova data. Até o ano passado ela era promovida durante a Semana da Pátria (1o a 7 de setembro). Neste ano, a ativida-de passa a ser organizada em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituí do em 5 de junho pela Orga-nização das Nações Unidas (ONU). No calendário oficial da SNI/BR de 2013, o conjunto de eventos e ações está previsto para acontecer entre os dias 3 e 9 de junho.

A tradicional iniciativa mobi-liza, anualmente, mais de 25 mil pessoas, em todo o país, para reu-niões em sedes locais, limpeza de praças, passeios públicos e visitas a entidades assistenciais, onde efe-

tua doações, e a instituições de re-levante atuação social, para entrega de diplomas de reconhecimento. “O objetivo da mudança é alinhar a Se-mana da Paz e do Meio Ambiente com a agenda mundial em torno do tema”, disse o vice-coordenador da Comissão de Dinamização da Or-ganização da SNI/BR, Aspirante a Preletor da Sede Internacional Mar-cos Rogério Silvestri Vaz Pinto.

Dia 8 é Dia Mundial dos Ocea-nos, e 2013 foi eleito pela Unesco (Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultu-ra) como Ano Internacional para a Coo peração pela Água.

O Dia Mundial do Meio Am-biente foi estabelecido pela Assem-bleia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Con-ferência de Estocolmo sobre Am-biente Humano.

Celebrado anualmente, des-de então, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catali-sa a atenção e ação política de po-vos e países para aumentar a cons-cientização e a preservação am-biental.

Os principais objetivos das co-memorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desen-volvimento sustentável;

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunida-des e indivíduos mudem as atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;

4. Advogar parcerias para ga-rantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Semana da Paz e do Meio Ambiente acontece em nova data

Por Fernanda Kanasiro

“O segredo para alcançar pe-quenos milagres está no ‘Modo de viver segundo o Relógio de Sol’, escrito pelo Sagrado Mestre Ma-saharu Taniguchi, quando iniciou o movimento da Seicho-No-Ie, e publicado na revista Seicho-No-Ie,

edição inaugural. No ano passado, foi editado o Diário do Relógio de Sol (pela Seicho-No-Ie), que surgiu como instrumento para a prática desse modo de viver. O propósito do Diário do Relógio de Sol é esco-lher e registrar somente fatos bons que aconteceram no dia. Para isso, a pessoa relembra o dia e ‘procu-

Pequenos Milagres – Entenda o que é o“Modo de Viver segundo o Relógio de Sol”e como utilizar o Diário do Relógio de Sol.

Professora Junko Taniguchi

Foto

: Sed

e In

tern

acio

nal

Page 18: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 18

entreVistasede Central

Por Viviane Andrade

A Professora Teruko Tanigu-chi, autora dos livros 51 Consultas Femininas, O Livro da Mulher, Re-verenciando-o como Mestre, Res-peitando-o como Marido e Recor-dações (os únicos traduzidos para o português), partiu para o mundo espiritual em 24 de abril de 1988, aos 92 anos, na cidade de Nagasaki. Casada com o Mestre Masaharu Ta-niguchi desde 1920, tiveram apenas uma filha, a Professora Emiko Tani-guchi. Todos os anos, os adeptos da Seicho-No-Ie em todo o mundo re-verenciam essa mulher, que tanto se dedicou na divulgação da Verdade.

As homenagens foram presta-das no dia 22 de abril de 2013, na Sede Central. A cerimônia do 25o ano de seu falecimento, conduzida pelo Presidente Doutrinário da Sei-

SEICHO-NO-IE DO BRASIL HOMENAGEIA PROFESSORA TERUKO TANIGUCHI,

NO SALÃO NOBRE DA SEDE CENTRAL

cho-No-Ie para a América Latina, Preletor da Sede Internacional Jun-ji Miyaura, começou às13h30 e en-cerrou-se às 14h30, para dar início

ao Seminário Especial em Home-nagem à Sagrada Irmã, orientado pela Preletora em grau Sênior, Sô-nia Regina dos Santos Hyppolito.

Ao lado do Professor Masaha-ru Taniguchi, a Professora Teruko acompanhou o lançamento da pri-meira revista da Seicho-No-Ie e seu crescimento como doutrina religio-sa, compartilhando atribuições que garantiram o sucesso do Movimen-to de Iluminação da Humanidade. Cinco meses depois de a revista ter sido lançada, a tiragem só au-mentava. “Conscientizando-nos da grandeza e sublimidade da nossa missão, incitávamo-nos para cum-pri-la da melhor maneira possível”, escreveu. Ela se questionava: o que seria de sua velhice se não tivesse conhecido o Mestre e os Ensina-mentos? “Estremeço só de imagi-nar”, afirmou.

Professora Teruko Taniguchi

Foto

: Sed

e In

tern

acio

nal

artigo doutrinário

ra fatos bons’. Observando o lado bom das pessoas e coisas que estão ao seu redor, ela grava essa impres-são com firmeza na mente.

Estou falando destas coisas porque eu mesma costumo notar os pontos falhos das pessoas, coisas e partes não muito boas da socieda-de. Mas este modo de ver os fatos deixa a sociedade mais sombria, tornando o cotidiano enfadonho e menos alegre.

...

É claro que no mundo aconte -cem tragédias, fatos desagra dá -veis, guerra e terrorismo, mas, na realidade, a maioria das pessoas vive todos os dias com tranquili-dade, em muitos lugares. Voltando os olhos para a fartura, a alegria e a beleza deste mundo, podemos compreender que vive mos cer-cados de coisas belas, amorosas e gratificantes. Nosso cotidiano fica repleto de alegria, e sentimos a alegria de viver, ao descobrir

tantas coisas belas, gratificantes e elogiáveis.

Quanto ao mundo concreto, sei que existem muitas pessoas que não conseguem alimentar-se todos os dias. Não ignoro essas pessoas, mas, por tê-las sempre em mente, procuro cooperar fazendo o que me é possível fazer, mesmo que seja um ato simples.”

Prefácio do Livro “Peque-nos Milagres”, de autoria da Profa Junko Taniguchi.

Page 19: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 19

entreVistarelato de eXperiÊnCia

Meu nome é Ermelinda, sou natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mas atualmente re-sido em Rio Branco, Acre. Conhe-ci a Seicho-No-Ie pela minha irmã Fátima, em março de 2010. A mi-nha primeira visita ao Núcleo foi na Cerimônia em Memória dos An-tepassados, cujas reuniões aconte-cem todas as quintas-feiras, a qual frequento até hoje, com muita ale-gria. Essa filosofia é tão maravilho-sa, que nos fortalece a cada dia que passa.

A minha experiência com a Seicho-No-Ie foi muito gratifican-te, pois minha família e eu tive-mos várias bênçãos. Por isso, vou relatar um fato extraordinário que aconteceu comigo – sobre a cura de vários miomas diagnosticados em meu útero, quando ainda morava em Campo Grande, onde realizei diversos exames, que detectaram a disfunção.

Os médicos diziam que os miomas deveriam ser retirados o mais rápido possível. Eu tinha mui-to medo de passar por cirurgia e fui adiando o máximo que pude, mas, em setembro de 2009, ao realizar

novos exames, minha médica de anos falou sério comigo e disse que não era mais possível adiar a ope-ração – haja vista que os miomas estavam crescendo muito e afetan-do a minha saúde.

Saí da sala de consulta como se me faltasse o chão. Para dizer a verdade, não tinha coragem de en-frentar a cirurgia. Pensei e pensei noites a fio, sem dormir, e, então, resolvi morar em Rio Branco, com a minha filha. Isso aconteceu em novembro de 2009 e em março de 2010 comecei a praticar a filoso-fia da Seicho-No-Ie. Coloquei em prática as orientações dadas pelos preletores, com afinco, e realizei a leitura das Sutras Sagradas todos os dias, sem falta. Li muitos livros da Seicho-No-Ie oferecidos pela minha irmã. Assisti a inúmeras pa-lestras, pratiquei a Meditação Shin-sokan todos os dias e visualizava o mundo de Deus, perfeito, e via a minha Imagem Verdadeira, cheia de saúde, de vida, extinguindo a doença, o pecado, acreditando no mundo da perfeição.

Tornei-me membro contribuin-te da Missão Sagrada, passei a rea-

lizar a Oração de Gratidão aos meus antepassados e a divulgar a filoso-fia. Sempre na minha mente pensa-va: “Não existe doença, não existe pecado, não existe morte. Sou filha de Deus, sou perfeita e maravilho-sa”. No início de 2012, fui de férias a Campo Grande. Realizei nova-mente todos os exames que minha médica exigiu, e qual foi a nossa surpresa? Não havia mais nenhum mioma em meu útero. Ela pergun-tou o que eu havia feito? Simples-mente respondi: “Foram as mãos de Deus, que, através da filosofia do modo feliz de viver, sem doen-ça, sem pecado e sem morte, elimi-naram os miomas do meu corpo”.

Agradeço muito a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi, aos meus antepassados, aos meus fami-liares e aos preletores, que me de-ram esta oportunidade de estar aqui compartilhando o meu relato, e que este possa contribuir para o desper-tar de muitas pessoas que possam estar passando por situações seme-lhantes as que eu vivi.

Muito obrigada!

Ermelinda Martines Ávalo

Preletores da Seicho-No-Ie que cumpriram sua missão neste mundo e ascenderam ao mundo espiritualREGIONAL PRELETOR (A) FALECEU EM

SP-PENHA Prel. Alvaro Fornícola 23/12/2008, aos 76 anos

MT-CUIABÁ Prelª Mariana Guilhermina da Costa Alves 23/9/2012, aos 84 anos

Externamos aos seus familiares o nosso profundo respeito e gratidão pela dedicação prestada ao Movimento de Iluminação da Humanidade, como preletores da Seicho-No-Ie.

ASCENSÃO AO MUNDO ESPIRITUAL

Page 20: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 20

entreVista

Por Viviane Andrade

Sair de seu país de origem ou daquele que você conhece bem a cultura e já está habituado, para se empenhar numa viagem de estudos do outro lado do hemisfério, com o intuito de fortalecer a crescente onda filosófica de uma religião que vem ganhando cada vez mais espaço e conquistando o mundo todo não é tarefa fácil. Os Aspirantes a Preleto r da Sede Internacional, Marcos Ro-gério Silvestri Vaz Pinto e Mario Gabriel França Silva nos contam a experiência de passar um mês no Japão, conhecendo a estrutura ad-ministrativa e doutrinária da Seicho--No-Ie.

Enquanto a temperatura do Brasil atingia uma média de 35 graus, os Preletores enfrentavam neve e clima gelado no Japão. Mas isso não os impediu de visitarem três das Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, no Ja-pão: Uji, Nagasaki e Tobitakyu.

Essa não foi a primeira vez que eles visitaram o Japão. No entanto, as grandes impressões são novas em cada viagem ao país. “Nós per-cebemos como eles trabalham nas Academias em relação ao meio am-biente. Há painéis solares, carros elétricos e isso não é só nas Aca-demias, mas no país todo”, disse o Preletor Gabriel. “Eles [o governo] implantaram um sistema de traba-

lho que tem por objetivo a baixa emissão do CO2”, concluiu.

Em Uji, os Preletores Marcos Rogério e Mario Gabriel sentiram na pele o que é participar de um Se-minário de Treinamento Espiritual no Japão. Passaram dois dias num Seminário de 10 Dias e retiraram dele variados conhecimentos, que intensificam os Ensinamentos pre-gados pelo Prof. Masaharu Tanigu-chi, para serem aplicados aqui no Brasil. Através das aulas ministra-das pelo Diretor Vice-Presidente e chefe do Departamento Interna-cional da Seicho-No-Ie, Tatsufumi Yukishima, o Preletor Gabriel ex-plicou que o estágio, “foi prepara-do para mostrar como o Movimento trabalha e a direção que a Seicho-

-No-Ie está seguindo. Foi um con-teúdo para nos orientar nos traba-lhos do dia a dia”, afirmou. “Eu me senti parte integrante da Seicho--No-Ie Internacional”, confessou o Preletor Marcos Rogério.

Apesar de a maioria dos jovens japoneses serem supostamente ateus, o Preletor Marcos Rogério observa que eles começam a acreditar um pouco mais em Deus, ao contrário daqueles que aprendem a crer desde o berço. “Além de o traço cultural ser muito diferente, alguns japoneses já nascem sabendo o que o xintoísmo representa, então conseguem enten-der o sagrado e seguir uma religião. Essa é uma missão para realizarmos aqui no Brasil”. O impressionante para ambos foi o fato de uma grande quantidade de pessoas se reunirem no Grande Seminário para “ouvir as palestras do Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi e da Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, Pro-fessora Junko Taniguchi, num even-to que aconteceu em três lugares, um presencial e dois via satélite”.

A Seicho-No-Ie tem pouco mais de 80 anos de vida e está espa-lhada em pelo menos 30 países. De acordo com o Preletor Gabriel, “a Sede Internacional da Seicho-No-Ie aposta muito no Brasil, no sentido de levar a Doutrina para outros lu-gares e outros países, como já vem acontecendo”.

Preletores viajam para o Japão e realizam estágio na

Sede Internacional

Carro elétrico da Seicho-No-Ie

Foto

Mar

cos R

ogér

io V

az P

into

Page 21: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 21

sede Central

Por Viviane Andrade

Não foi só na Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL que a 84a Solenidade Comemorativa da Fundação da Seicho-No-Ie e Trans-missão da Sagrada Tocha da Verda-de ao Supremo Presidente da Sei-cho-No-Ie aconteceu. Em todos os núcleos espalhados pelo país tam-bém. Juntos, num maravilhoso dia de comemoração, cada localidade teve sua programação individual.

No Salão Nobre da Sede Cen-tral, 919 pessoas fizeram parte da festa. A casa estava cheia e feliz, por receber todos os visitantes e con vi-dados especiais. Entre eles, al gu mas figuras públicas, como a Deputada Federal Keiko Ota e o ex-pre fei to de São Paulo Gilberto Kassab. “É com profundo orgulho que tenho a oportunidade de expressar o senti-mento de reconhecimento e congra-tulações com a comunidade Seicho--No-Ie, que, através de seus adep-tos, tem contribuído para tornar o Brasil melhor”, disse o ex-prefeito.

Entre a programação, recheada de atividades e apresentações, eis que é anunciada a entrega da Re-certificação ISO 14001 (válida por mais três anos) à Diretora-Presiden-te, Preletora com Designação Espe-cial da Seicho-No-Ie para América Latina Marie Murakami. O repre-sentante do órgão especializado em certificação ambiental, o RINA, de-

clarou haver vários tipos de empre-sas que buscam a certificação, “mas observar uma organização como a Seicho-No-Ie, de princípios filo-sóficos e voltada para o desenvol-vimento humano, ir atrás do reco-nhecimento formal de práticas que ela vem divulgando e defendendo desde a sua fundação, é impressio-nante. O certificado é mais que um reconhecimento, ele representa a materialização de uma intenção, de um valor”, disse Jefferson Carvalho da Silva, que acredita e espera que o exemplo da SEICHO-NO-IE DO BRASIL inspire todos os adeptos, todas as pessoas e autoridades pre-sentes na Solenidade.

“Um dos primeiros trabalhos a serem feitos, exigidos pela certifi-cadora, foram os documentos legais que uma entidade precisa ter. Tive-mos um longo trabalho e diversas consultorias. Foi muito importan-te, porque a SEICHO-NO-IE DO BRASIL é uma entidade que reúne uma quantidade grande de pessoas”, falou a Preletora Marie Murakami.

As centenas de pessoas pude-ram apreciar, no início da Solenida-de, o belíssimo coral da Sede Cen-tral e, quase próximo do fim, o coral da Regional SP-ABC, apresentado minutos antes da palestra comemo-rativa, feita pelo Aspirante a Prele-tor da Sede Internacional Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto.

Em sua preleção, o Preletor Marcos Rogério fez uma retrospec-tiva com as grandes lembranças dos tempos da guerra e da crise de 1929, época em que estava sendo criada a primeira revista e nascia a Seicho--No-Ie, há exatos 84 anos. Ele con-ta que, por meio dos livros do Mes-tre Masaharu Taniguchi, as pessoas – mesmo naqueles tempos difíceis, em que não era fácil falar sobre fe-licidade – conseguiram crescer e quebrar enormes barreiras, graças aos ensinamentos. Ao ler um trecho da primeira revista, mostrou que o fundador da Seicho-No-Ie estava muito à frente de seu tempo. “A dor não constitui uma desgraça. Para um sábio, não acontece nada disso desde o início. Ele permanece fir-me, jamais sucumbe, por mais peso que esteja carregando. Ele acredita na sua própria potencialidade.”

Durante o evento foram entre-gues os prêmios de “Duplo Círculo de Luz” e “Círculo de Luz”. E rela-tos de experiência também comple-taram a programação.

Festa de 84 anos de fundação da Seicho-No-Ie comemorada

com centenas de pessoas

Dirigentes Homenageados durante a Solenidade

Foto

: Mar

itza

Mon

treui

l

Page 22: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 22

preletores

Por Fábio Dummer Camargo

Pelo quinto ano consecutivo, o Curso para Preletores e Líderes da Iluminação (LIs) do 1o semestre foi no formato presencial e virtual. A edição de 2013 em idioma portu-guês ocorreu no dia 10 de março, transmitida via web para 79 Re-gionais Doutrinárias, e presencial-mente assistida por 168 Preletores e Líderes da Ilu minação de SP-JA-BAQUARA, SP-INTERLAGOS, SP-SANTA N A e SP-VILA PRU-DENTE, além de Aspirantes a Pre-letores da Sede Internacional e Pre-letores da Sede Internacional. Em japonês, o encontro foi no dia 17 de março e contou, ao vivo, com a presença de 138 participantes das Regionais SP-SÃO PAULO 1, SP-SÃO PAULO 2, SP-SÃO PAULO 3, SP-SÃO PAULO 4, SP-SÃO PAULO 5, SP-SÃO PAU-LO 6, SP-ABC, SP-SANTOS 1 e SP-NORTE 2.

Orientadores e objetivos – Os orientadores principais, em ambos os idiomas, foram duas das maiores autoridades do Ensina-mento, o Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Lati-na, Preletor da Sede Internacional Junji Miyaura, e a Diretora-Pre-sidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora com Designa-ção Especial para América Latina, Marie Murakami. Organizado pela

Superintendência das Atividades dos Preletores da SNI/BR, além de intensificar a fé daqueles que são os principais propagadores do En-sinamento Homem-Filho-de-Deus, o curso proporcionou atualização sobre os assuntos da Organização atinentes à Diretriz 2013-2015. Na ocasião, também foi efetuada a en-trega de termos de nomeação dos Preletores e LIs aprovados no exa-me de 2011.

Temas e impressões – Além da Diretriz, o Curso teve ainda como temas “O papel do Preletor na atualidade”, “O significado da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade da Seicho-No-Ie”, “Apli-cando e divulgando o Princípio do Relógio de Sol” e “Pensando nas próximas gerações”. Este último foi tratado pela Prelª Marie Mu-rakami, que falou sobre o posicio-namento público da Seicho-No-Ie, desfavorável ao uso de Energia

Nuclear por parte dos governos do mundo todo.

As impressões dos Preletores foram as mais positivas possível. “Todos os assuntos foram mui-to importantes porque abordaram tanto a parte doutrinária como a organizacional, de forma que tudo foi muito produtivo”, afir-mou o Prel. Mario Jorge Ferreira da Silva, que assistiu na Regional AL-Maceió.

Para o Prel. Ivo Antonio da Silva, de SP-BAURU, “foi muito proveitoso estudar a Diretriz Trie-nal da Seicho-No-Ie. Ela contribui-rá muito para eu revisar a forma de divulgação do Ensinamento”.

Gratidão e convite – A Su-perintendência das Atividades dos Preletores registra sua gratidão pelo amor e dedicação de todos os preletores e líderes da iluminação da SNI/BR, que participaram pre-sencialmente ou acompanhando a partir de suas localidades, e regis-tra a importância da participação maciça no Seminário de Oferenda de Trabalho para Preletores e LIs, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, nas 5 academias de treina-mento espiritual da Seicho-No-Ie espalhadas pelo Brasil.

Para conferir a lista completa dos orientadores e dos Preletores e LIs nomeados durante o Curso, acesse a versão Online do Círculo de Harmonia.

5o curso Online alcança propagadores do Ensinamento

em todo o Brasil

Clima de elevada espiritualidade foi passado a preletores de todo o Brasil

durante a transmissão a partir da Subsede, em São Paulo.

Foto

: Luc

iana

Pis

suto

Page 23: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,

Maio / Junho de 2013 23

Page 24: MAIO / J - Meditar em Deus · e é perceptível que ainda há muito o que fazer e que muito já foi ... (APB): um artigo especial sobre a data e ... temos a revista Pomba Bran-ca,