maden 2

8
DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2010

Upload: thais-coelho

Post on 21-Jun-2015

680 views

Category:

Economy & Finance


1 download

DESCRIPTION

Seminário sobre MADEIRA SUSTENTÁVEL 25 de Novembro, das 9h00 às 16h00 Local: Av. Paulista, 1776- SP, Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Maden 2

DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2010

Page 2: Maden 2

OBJETIVOOBJETIVO

O objetivo do seminário é apresentar e discutir as oportunidades relacionadas ao uso energético sustentável da madeira que, apesar de representar 12% de toda a energia

primária do Brasil, mesma ordem de grandeza que as hidrelétricas, é a fonte menos estudada, para a qual o país não tem uma política energética e é a mais problemática no

que respeita a questão ambiental.

Page 3: Maden 2

“ O Brasil reúne as melhores condições do mundo para liderar a produção de pellets e diversos outros biocombustíveis derivados da cadeia da madeira. Venha conferir e conhecer melhor o tema no MADEN 2 ”.

Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE

Page 4: Maden 2

PÚBLICO- ALVOPÚBLICO- ALVO

Empresários, pesquisadores, profissionais do setor e estudantes

Page 5: Maden 2

GRADE DAS PALESTRASGRADE DAS PALESTRAS

Horário Temas Quem Observações

08:30 - 09:00 Inscrições

09:00- 10:15 Densificação - pellets e briquetes

Coordenador: Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral INEEParticipantes:Celso Oliveira, Diretor da Biomassa Brasil EuropaWaldir Quirino, Laboratório de Produtos Florestais / IBAMAPedro Tolentino, Gerente de Marketing da Suzano Energia Renovável (convidado)

Combustível sólido resultante da compressão de resíduos de biomassa. Tem alta densidade energética e queima limpa, substitui derivados de petróleo e embute grande quantidade de mão de obra. O mercado para essa bionergia vem crescendo na Europa e EUA. No Brasil a produção de densificados é modesta face a quantidade de resíduos de biomassa no país. Podem ser usados no país e/ou para exportação. No Brasil pode ser a solução para problemas ambientais agudos como na calcinação da gipsita hoje feita com madeira da caatinga contribuindo para a formação de desertos na região NE.

10:15 - 10:30 Coffee break

10:30 - 11:45 Carvão Vegetal Walsey de Assis Magalhães – Depto. ??? BNDES (convidado)Wanderley Cunha, Arcelor Mital (convidado)

A melhor forma de parar o uso de madeira nativa (mais de metade da origem atual) para o carvão vegetal será usando biomassa plantada e fazer o carvoejamento da forma energeticamente mais eficiente possível. Isto implica na eventual geração de energia elétrica e aproveitamento dos piro-óleos e biogases, formas nobres de energias hoje lançadas ao meio ambiente.

11:45 – 12:30 Luiz Eduardo Lima, Diretor da ECOPARTJayme Penna Schutz, Diretor da Dedini

O uso de bio-energia para produzir energia elétrica e vapor, em bases econômicas e sustentáveis é uma realidade no Brasil. Embora o número de empreendimentos seja relativamente pequeno, há um grande potencial de expansão desta forma de produção renovável descentralizada.

12:30 - 14:00 Almoço

14:00 - 15:00 Biorefinarias José Dílcio da Rocha, Embrapa EnergiaMaria Emília Antunes Rezende, Diretora da Biocarbo

A produção racional de carvão vegetal passa, necessariamente, pelo aproveitamento dos piro-óleos e gases combustíveis, hoje lançados ao meio ambiente. No Brasil podem ser usados como insumo industrial e/ou como combustíveis.

15:30 - 16:00 Coffee break

16:00 - 17:00 Política de Madeira EnEnergética

Coordenador: Orlando Puppin, Conselho do INEE, gerente do Projeto Iniciativa do Carvão Verde. Participantes:Altino Ventura Filho, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético e Secretário Executivo do Conselho Nacional de Política esenvolvimento do MME.Valdir Gallo – Diretoria Geral da ANP (convidado)

Apesar da importância da madeira e derivados na matriz energética, são as únicas formas de energia para as quais não há uma regulamentação mínima para produção, transporte, comercialização e estoque deste bioenergéticos. Isto gera ineficiências e estimula práticas não sustentáveis de uso da madeira nativa. É preciso montar uma agenda que organize e aperfeiçoe as cadeias de uso energético da madeira, incorporando o uso das biomassas residuais da agroindústria. O uso otimizado com tecnologias eficientes vai garantir a sustentabilidade desta fonte entre a produção da biomassa e o uso final, de forma competitiva com os combustíveis fósseis.

17:30 - 18:00 Encerramento

Page 6: Maden 2

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICALOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

Av. Paulista,1776 | São Paulo – SP

Page 7: Maden 2

BENEFÍCIOS PARA O APOIADOR/ PARCEIROBENEFÍCIOS PARA O APOIADOR/ PARCEIRO

• Apresentação com 30 minutos de duração

•Logomarca com link no site do evento

• Direito a distribuição de jornais e/ou outro material impresso, no máximo 100 unidades, para serem distribuídos aos participantes do seminário (material deve ser entregue no máximo até dia 19/11/2010 na MES EVENTOS);

• Desconto de 20% na inscrição do seminário

• Inserção de informações da empresa nas redes sociais em que o seminário está sendo divulgado (blog, twitter, facebook e orkut);

• Inserção da logomarca no abre-telas do seminário MADEN 2;

• Logomarca em todos os e-mails marketing relacionados ao MADEN 2 enviados pela MES EVENTOS

Page 8: Maden 2

REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃOREALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Tel: (11) 30602270

Mais informaçõeswww.seminariomaden.com.br