madalena s. gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o...

16
notícias de gaia | 20.jan.11 Ano XXVI | n.º 491 | Quinzenal | 20 Janeiro 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros S. Gonçalo sai à rua Centenas de pessoas acompanham a primeira romaria do ano. Afluência e animação comprovam que a festa continua a atrair muitos fiéis Madalena tem novo infantário pág. 3 Investimento da Gaiart’s apresentado pág. 5

Upload: dinhthu

Post on 20-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11

Ano XXVI | n.º 491 | Quinzenal | 20 Janeiro 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros

S. Gonçalosai à rua

Centenas de pessoasacompanham a primeira romariado ano. Afluência e animaçãocomprovam quea festa continua a atrair muitosfiéis

Madalenatem novoinfantário

pág. 3

Investimentoda Gaiart’s

apresentadopág. 5

Page 2: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11 pág. 2

Jovemelectrocutadoem Arcozelo

Cerca de 15 mil volts foramdescarregados quando, alegadamente, oindivíduo tentava furtar cobre de umaantiga fábrica de confecção

Um homem ficou gravemente ferido, emArcozelo, ao ser atingido por uma descargaeléctrica, alegadamente, quando tentava furtarcobre de uma fábrica desactivada.

Segundo o que o NG conseguiu apurar, ojovem, de 24 anos, foi eletrocutado com umadescarga superior a 15 mil volts, por volta das17h30 do último dia 12, num posto detransformação de electricidade situado emterrenos de uma antiga fábrica de confecção daRua das Hortas.

A situação foi logo detectada por váriosmoradores que a essa hora se encontravam nasrespectivas habitações e se apreceberam da falhade energia. Houve até testemunhas que seaperceberam da situação ao ver que algunsindivíduos se colocaram em fuga numa carrinha eque entre eles ia o jovem acidentado.

Entretanto, o alegado autor da tentativa de furtonão aguentou as dores e pediu ajuda. Aindachegou a ser assistido no Hospital Eduardo SantosSilva, mas dadas as graves queimadoras nosmembros inferior e superior esquerdos foitransferido de urgência para o Hospital de SantaMaria, em Lisboa.

Seja Madrinha ouPadrinho de uma criança

As crianças de Gaiaprecisam de colo. Porisso, a Santa Casa daMisericórdia de VilaNova de Gaiaapresentou o "Estatutode Madrinha ouPadrinho de umacriança" do Centro deAcolhimento TemporárioN.ª Sr.ª da Misericórdia(CAT).

Em 2010, muitasmaternidades do paísregistaram um fortenúmero de bebésabandonados pelasmães. Em 2010, ostribunais e asAssociações deProtecção de Menoresem Risco acolherammuitas crianças, cujasfamílias biológicasdemonstravam falta decondições mínimas de subsistência. Em 2010, VilaNova de Gaia foi um dos municípios que acolheue continua a acolher crianças em risco.

O Centro de Acolhimento Temporário N.ª Sr.ª daMisericórdia, mais do que dar uma resposta rápidae de confiança a esta problemática, dá colo,educação e transmite valores a crianças até aos 6anos de idade. Neste momento, está com a lotaçãomáxima, 15 crianças, completamente esgotada. Aprocura é mais do que muita. A vontade de ajudartambém. Os recursos para a sustentabilidadedesta valência é que estão muito aquém dosnecessários. Nestes centros as crianças têm deter um acompanhamento contínuo durante o dia ea noite, implicando avultados custos.

A Misericórdia de Gaia, nos últimos anos, temfeito os possíveis e os impossíveis para manteresta valência em funcionamento, mas, nestemomento, corre o risco de fechar, uma vez que oscustos têm-se tornado insustentáveis.

Nesse sentido, a Misericórdia de Gaia apela atodos os Irmãos, amigos, empresas e entidades

que a ajudem a manter o colo que dá há mais de10 anos a estas crianças, dando-lhes conforto euma vida digna até serem entregues às famíliasbiológicas ou que chegue uma nova família paraadopção.

Podem ajudar ao associarem-se ao "Estatutode Madrinha ou Padrinho de uma criança",contribuindo com uma verba anual para apoiar aMisericórdia nesta causa - 200,00 euros, 250,00euros ou mais. Para isso, basta contactar osserviços centrais da Misericórdia de Gaia, atravésdos contactos [email protected] ou 223773350 e pedirpara falar com Marisa Pinho, que dará todas asinformações.

Ao receber esta ajuda, a Misericórdia de Gaiaemite o respectivo recibo para efeitos de IRS eIRC, o Diploma de Madrinha/Padrinho, bem comofará constar o nome da Madrinha/Padrinho noquadro que será afixado no Centro e na Sede daMisericórdia de Gaia.

Ajude a misericórdia a dar um colo a estascrianças.

"Virtude e Terror"A Casa da Cultura/Casa Barbot acolhe a exposição

de pintura, escultura, desenho e vídeo intitulada "Virtudee Terror", da autoria de Filipe Rodrigues e PedroRodrigues.

"Robespierre, Virtue and Terror": eis o título do livro deSlavoj Zizek que serve de base para o tema da exposição.Virtude e terror são conceitos que se baseiam naexperiência literária, em que a análise crítica relativamenteao estado da sociedade, política e cultura é interpretadasob a forma artística.

O efeito é o de uma colagem da análise crítica à própriaarte, tendo como objectivo passar uma mensagem paralá do visual aos espectadores.

Com duração de segunda a sexta-feira, das 9h às20h, a exposição está patente até dia 25 de Fevereiro. Aentrada é livre.

Page 3: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11pág. 3

Editorial* Artur Villares

É o que há!Podia falar da venda de dívida pública que

o primeiro diz que não foi vender ao GolfoPérsico, mas que o dos estrangeiros diz quefoi, mas não me apetece analisar este jáchatíssimo ping pong; podia falar ainda dosanticandidatos cujo entretenimento é o tiroao Cavaco, um fait divers marxista leninista,trotskista, hoxista, guevarista, castrista,coreiadonortista, poetista, etc, mas já não hápachorra!

Já que estamos a falar de coisasmedíocres vem a propósito os novos prémiosque Hollywood se vai também entretendo adar a coisas menores, mas bem na onde pós-moderna, ou seja, premiando o vácuo deideias e de estética. Depois de se ter premiadoum filmito sobre que quer ser milionário, agoraé a vez do deslumbre sobre uns quilómetrosde película sobre o facebook. É pena!Voltamos a um período parecido com a décadade 70 em que parecia que o cinema tinhaterminado. Depois lá se foi recuperando, masencravou de novo. Sinal dos tempos. Tudobacoco e deslumbrado. Tudo vazio. É o quehá!

M a d a l e n ainaugura infantário

Apenas dezmeses separaram osonho da realidade.Em Março de 2010,José Rangel lançoua primeira pedra. Eagora, não só aCasa do Povo daMadalena estát o t a l m e n t erecuperada, mas oe q u i p a m e n t orecebeu tambémuma nova valência: oinfantário.

E a festa tevelugar num momentoe s p e c i a l :precisamente nomesmo dia em queo mentor completava

Madalena inaugurainfantário de sonho

noticiasdegaia.wordpress.com

CALE-se 5Já começou quinta edição do "CALE-se" Festi-

val Internacional de Teatro. A abertura do certameficou a cargo do grupo ULTIMAcTO, de Cem Soldos(Tomar), com a apresentação da comédia "AVINGANÇA DE ANTERO".

O actor Vítor de Sousa é a figura escolhida pelaorganização para patrono da edição de 2011. Acelebrar actualmente 45 anos de carreira, aorganização vai prestar uma homenagem pelocontributo ao Teatro nacional. Há, pois, bons emuitos motivos para ir a Canidelo.

O festival "CALE-se" vai decorrer aos sábados,

até 19 de Março, com os espectáculos a iniciar às22 horas, na Associação Recreativa de Canidelo(Rua do Meiral, 51 - junto ao cruzamento dos 4Caminhos).

Para mais informações e/ou reservas, contactarpelos telefones 911062216 ou 963697254, ou peloemail: [email protected]

82 anos. Nem um dia a mais, nem um dia a menos!Conhecido na freguesia como 'benfeitor', José

Rangel dedicou uma parte substancial da vida aotrabalho em prol das crianças.

E o presidente da câmara não perdeu aoportunidade e agradeceu o trabalho deste homemcom a atribuição de Medalha de Ouro de MéritoMunicipal. Uma homenagem ao homem que"corporiza a solidariedade social".

Orçada em um milhão de euros, dos quais 550

mil a fundo perdido, a nova Casa do Povo daMadalena tem capacidade para acolher 123crianças (48 na creche e 75 em educação pré-escolar) e criou 23 postos de trabalho.

"É com muito orgulho que vejo nascer uma obraemblemática que resulta da crença, da vontade eda mobilização do associativismo e dasolidariedade social, para dar resposta àsnecessidades, com muito amor, carinho e paixão",salientou Luís Filipe Menezes

Page 4: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11 pág. 4

Ainda este ano irá arrancar a construção de umCentro de Dia para utentes que sofrem deAlzheimer. O equipamento irá nascer num terrenoem Cabo Mor, anexo à sede da Liga dos Amigosdo Centro de Saúde Soares dos Reis. A autarquiaassociou-se à iniciativa cedendo o terreno edisponibiliza ainda todos os meios para que a Ligapossa candidatar-se a fundos comunitários queajudem a concretizar a obra.

Esta oferta - no valor de 350 mil euros - é oreflexo de uma política social que "o município deGaia tem feito de uma forma discreta, mas bemritmada, ao longo dos anos, mas particularmentenestes últimos seis meses", revelou o vice-presidente. Marco António Costa salientou que"apesar dos constrangimentos financeiros", aautarquia investe mais 15 milhões de euros comoresposta aos problemas sociais dos gaienses.

O presidente da Liga agradeceu e prometeutrabalhar para levar "a bom porto este projecto".Miguel Miranda recordou que a instituição tem-sededicado, "ao longo de 13 anos de existência, aoapoio de pessoas doentes, dependentes,isoladas, escondidas, com capacidades cognitivas

Sacos de Tecido

Rua Valverde, 89 | CANDAL4400-331 VILA NOVA DE GAIA

Telf./fax: 222 420 579site: www.krisaltex-08.webnode.com

email: [email protected]

Os novos centros de saúde da Madalena e Vilarde Andorinho vão ser lançados este ano. Estagarantia foi dada pelo secretário de Estado daSaúde, durante as inaugurações, no final do ano,das Unidades de Saúde Familiar (USF) Arco doPrado, em Barão do Corvo, e Abel Salazar, emOliveira do Douro.

Manuel Pizarro passou pelo concelho no último

Atenção especial aos doentes com AlzheimerCâmara de Gaia cede terreno à Liga dosAmigos do Centro de Saúde Soares dosReis para a construção de um Centro deDia. Obra pretende dar resposta anecessidades específicas de utentes comesta doença

l imitadas, sem possibilidades deevolução, que vivem em ilhas ao alto, semrelações de vizinhança ou esquecidasnos lares". Ao todo, a Liga dá apoio a 120utentes das freguesias de Mafamude eVilar de Andorinho.

Génese da LigaCom este equipamento, pretende-se

alargar o número de pessoas, mas destafeita com necessidades específicasinerentes ao Alzheimer. A Liga dos Amigosdo Centro de Saúde de Soares dos Reisfoi constituída em 26 de Maio de 1998como associação sem fins lucrativos,através de uma candidatura aos projectosdos centros de saúde, promovidos pelaAdministração Regional de Saúde doNorte.

Esta instituição tem por fim promovere apoiar iniciativas de carácter cultural,social e humanitárias, que visem acriação de melhores condições deacesso ao direito à saúde; procurarcontribuir para melhorar a qualidade equantidade de vida da pessoa idosa eseus familiares; criar condições para apermanência no domicílio e no meio fa-miliar e social, promovendo a autonomiae bem-estar; criar respostas aos problemas destegrupo da população; melhorar o nível da qualidadeprestação de cuidados de saúde, de higiene e

alimentação á população; rentabilizar e optimizaro circuito de articulação inter-institucional efectuadopela assistente social.

Centros saúde da Madalena e Vilar doAndorinho anunciados

Secretário de Estado da Saúde esteve em Gaia, para as inaugurações das Unidades de Saúde Familiar do Arco do Prado e AbelSalazar, e sublinhou o arranque das obras para este ano

dia xx, e estas foram mesmo as grandesnovidades trazidas pelo governante, depois de acâmara ter disponibilizado os respectivos terrenospara o arranque das obras.

"Temos tido grande apoio desta autarquia.Graças à ajuda da câmara foi possível avançarcom as obras do Centro de Reabilitação Física doNorte e de vários centros de saúde", revelou o

secretário de Estado, para quem os modelos USFtêm sido um sucesso do Serviço Nacional deSaúde, concretamente no que à capacidade deutentes, médicos na especialidade de MedicinaGeral e Familiar e prestação se serviços dizemrespeito.

"Este modelo organizativo de sucessodemonstra bem que os profissionais de saúde sãopessoas que evidenciam grande capacidade,profissionalismo e dever cívico, neste sector pri-mordial para o bem-estar das pessoas", salientouo vice-presidente da câmara durante a cerimónia.

Marco António Costa mostrou-se aindasatisfeito pelo facto de as novas USF do Arco doPrado e Abel Salazar permitirem que mais sete milgaienses passem a ter médico de família.

Page 5: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11pág. 5

Dentro de poucas semanas vai ser inauguradoo 'Gaiart's Plaza Centrum'. Este é um centro deserviços que vai reunir num só espaço HospitalPrivado de Gaia, hotel de quatro estrelas, healthclub Solinca, uma Unidade Sénior de CuidadosContinuados, auditório com 700 lugares e aindaum Retail Park. No espaço estão tambémprojectadas áreas de escritórios e uma praça dealimentação, serviços gourmet, áreas de lazer ede apoio aos equipamentos. Paralelamente, estãoplaneados 1500 lugares de estacionamento, paraque o acesso seja mais fácil e cómodo.

Situado a poucos metros da Avenida daRepública, este equipamento junta infra-estruturasde serviços, cultura e comércio, num importanteponto de confluência da cidade. O 'Gaiarts PlazaCentrum' foi pensado para complementar ecolmatar as necessidades deste centro urbano comgrande nível de autonomia.

Este investimento privado ronda os 80 milhõesde euros e permite a criação de 500 postos detrabalho directos e dois mil indirectos.

"Este grande investimento juntamente commuitos outros são factores de potenciação dodesenvolvimento económico e social do concelhoe para o desemprego", revelou o vice-presidenteda câmara durante uma visita ao local. MarcoAntónio Costa salientou ainda que este é umconceito "único e extraordinário", que juntacomponentes tão distintas como o lazer, turismo,social e comercial.

Tal como o NG havia adiantado em Setembroúltimo, Vilar de Andorinho foi a freguesia escolhidapara a instalação do primeiro posto deabastecimento de veículos eléctricos em Portugal.Situado na Avenida de Vasco da Gama, o CentroAuto-eléctrico, fruto do protocolo celebrado entre acâmara de Gaia e a empresa Prio Energy, foiinaugurado no último dia 30. A infra-estrutura estáequipada com tecnologia inovadora que vemcomplementar os projectos públicos decarregamento de veículos e estimular a utilizaçãodo carro eléctrico.

"A Câmara de Gaia, através do pelouro doAmbiente, assumiu que, no plano interno, iriaadoptar um conjunto de práticas na área dasustentabilidade, nomeadamente, na área damobilidade. Este é mais um passo direccionadopara a inovação", afirmou na ocasião o vice-presidente da autarquia.

Marco António Costa experimentou um dosquarto carros eléctricos que farão parte da frotamunicipal, ao que referiu que se "está a dar umpasso gigante naquilo que é a área de vanguarda",seguindo-se "outros no sentido do

Serviços no centro da cidadeProjecto privado, orçado em 80 milhõesde euros, pretende atenuar carênciassociais, atraindo turismo e comércio aocentro urbano. Valências ficamcompletamente prontas durante este ano

Hotel - equipamento quatro estrelas com 120 quartos e salas de conferênciaUnidade Sénior - equipamento com 90 camas.Hospital Privado de Gaia - equipamento com 120 quartos que inclui serviços deurgência, blocos operatórios e de partos e cirurgia estética.Retail - lojas de mercado nacional e internacional.Multiusos - equipamento para receber vários tipos de eventos, incluindo desporto,pequenos concertos, peças de teatro, conferências e colóquios.

Posto de abastecimento eléctricoinaugurado

Infra-estrutura pioneira no país, localizada na freguesia de Vilar do Andorinho, na Avenida Vasco da Gama, está pronta a recebercarros movidos a energia eléctrica

aprofundamento em matériade sustentabilidade".

Esta aposta no futuro eem iniciativas ambientaispassa igualmente pelaconstrução de parques parausufruto da população, paraque Gaia seja o município"com maior rede de parquespúblicos para utilizaçãocolectiva".

"Assente numa lógica demodernidade do concelho,aliada à melhoria daqualidade de vida dosgaienses, até ao final domandato, Gaia será mais umexemplo no que diz respeito à quantidade deparques verdes, existentes em espaço urbano",completou o autarca. Recorde-se que, há doisanos, em Bruxelas, o concelho assinou o "Pactode Autarcas", no qual assumiu o compromisso dereduzir, até 2020, as emissões de gases com efeitode estufa. Nesse sentido, Gaia foi também um dos

seis municípios europeus seleccionados para odesenvolvimento do "Plano de Acção para aSustentabilidade Energética", no âmbito doPrograma Elena. De acordo com Marco AntónioCosta, o primeiro Centro Auto-eléctrico de Portu-gal simboliza "mais um passo no sentido daconcretização do referido Plano".

Page 6: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11 pág. 6

Praceta 25 de Abril, n.º 5Vila Nova de Gaia

Telefone: 223 793 309

REFEIÇÕES ECONÓMICASESPECIALIDADES EM FRANCESINHAS

Eduardo Gomes Silva

RELÓGIOS * OURO * PRATACONSERTOS C/ GARANTIA

Rua Barão do Corvo, 1954400-039 Vila Nova de Gaia

Telf./Fax: 223 753 272

Rua de Enxomil, 3544405-056 ArcozeloVila Nova de GaiaTelef. 22 762 85 62

Email: [email protected]

Associação Recreativa "osMareantes do Rio Douro"

Desconhecendo-se ao certo a data da sua fundação, com cerca de300 anos de existência, a Associação recreativa "OS MAREANTES DORIO DOURO", grupo internacional, com sede em Vila Nova de Gaia, temde geração em geração mantido a tradição de Festeiros ao São Gonçalo,primeira festa do ano que se realiza a 10 de Janeiro, percorrendo as ruasda Cidade, desde a zona ribeirinha até à Igreja de Mafamude.

O grupo é composto por cerca de 90 homens, mais os patronos (doisMordomos que transportam as imagens de São Gonçalo e São Cristóvão,

bem como umterceiro queencarna a figurade São Roque),com participaçãoem quase todosos FestivaisInternacionais deFolclore que serealizam no país.

O grupo deb o m b o sabrilhanta asmais diversasromarias e tem-se deslocadovárias vezes aoestrangeiro.

Page 7: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11pág. 7

Cuidamos do seu automóvel por si

Rua Parque da República, 76 (Junto ao El Corte Inglès)email: [email protected] | tlm. 917 300 276

Lavagens manuais e recondicionamentosEscapesBater iasRad iadoresAr CondicionadosRevisões Gerais Óleos e FiltrosTravões-Past i lhaDiscos e embraiagensMecânica multimarcasElectricidade autoalarmes e autorádiosPreparação para inspecções

Rua 1º Maio 614430-177 VILA NOVA DE GAIA

Telf: 223 796 469Fax: 220 968 384

Telem. 962 750 385

[email protected]

Rua Domingos de Matos, 680 - 4400-120 VILA NOVA DE GAIA

Telef. e Fax: 22 781 19 24 | Email:

[email protected]

DirDirDirDirDirecção Técnica: ecção Técnica: ecção Técnica: ecção Técnica: ecção Técnica: Dra. Carla Maria Torrão Ferreira

Especialidades Farmacêuticas

'E ele énosso!'

Nem o frio e muito menos a chuva foram suficientementefortes para parar a primeira romaria do ano. S. Gonçalo é aprimeira romaria popular portuguesa e continua a atrair centenasde fieis. Como manda a tradição. Nada é esquecido ounegligenciado. No primeiro domingo seguinte a 10 de Janeiro -dia do padroeiro - Santa Marinha e Mafamude aplaudem apassagem do santo nas principais ruas das freguesias.Abençoado tudo e todos. Augurando um ano melhor. Durante

Page 8: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11 pág. 8

NOTÍCIAS

DE

GAIA

jornal

todo o dia os bombos ecoamnas ruas da cidade, atraindoa atenção. Mas é no adro daIgreja de Mafamude que afesta atinge o auge.Centenas de pessoasesperam durante horas pelachegada dos santos: S.Gonçalo (padroeiro dosbarqueiros do rio), S.Cristóvão (padroeiro das gen-tes do mar) e São Roque(padroeiro dos doentes). Maseles não chegam sós. Aacompanhar ruidosamentechegam também osMareantes do Rio Douro, deSanta Marinha, a ComissãoVelha da Rasa e a ComissãoNova da Rasa, ambas deMafamude.

Reza a lenda que acabeça de S. Gonçalo foi

lançada ao Rio Douro, parando na zona ribeirinhade Gaia. E foi a gente de Santa Marinha - ligadaaos Mareantes do Rio Douro - que avistou acabeça do santo. E por isso ganharam por direitodesfilar pelas ruas das freguesias com o 'prémio':a cabeça do padroeiro! Ficando para os outrosgrupos a imagem de S. Cristóvão e de SãoRoque.

A tradição diz que o mordomo de cada grupotem de entrar com a 'cabeça' do santo voltadopara si, enquanto cá fora os apoiantes esperamcalmamente que o acto religioso da bênção sejarealizado. Mas os mais antigos recordam queum ano não foi isso que aconteceu. O mordomoentrou com a 'cabeça' de S. Gonçalo de frentepara o altar, e assim pelas 'normas' da romaria,a perdeu, para a Comissão da Rasa, que era aúnica na altura.

Após a bênção, os grupos dão três voltas ao

átrio da igreja an-tes de seguirempara as sedes. Eé aqui que omaior número depessoas seconcentra. Osbombos servemapenas de motepara os saltos egritos dos fiéis."E ele é nosso. Eé, é, é!!!" ecoamem uníssono.H o m e n s ,mulheres, novose velhos.

Este ano, apopulação aderiuem maiornúmero. E osj o v e n s ,contrariando a

Page 9: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11pág. 9

ESPECIALIDADES ITALIANAS

Rua Raimundo deCarvalho, 344

Mafamude4430-185 Vila Nova

de Gaia

Telef. 223 745 000Telm. 917 833 889

O seu ESPAÇO de SEMPRE

Rua Soares dos Reis, 790 - 4400-314 Vila Nova de GaiaTel. 223 759 685 * Fax. 223 744 566

www.confeitariamontebranco.com * [email protected] R. Pádua Correia, 413 | 4400-238 Vila Nova de Gaia | Tlf: 22 375 12 64

ConsultoresConsultoresConsultoresConsultoresConsultores

ImobiliáriosImobiliáriosImobiliáriosImobiliáriosImobiliários

José ErJosé ErJosé ErJosé ErJosé Ernesto Oliveira Ramos &nesto Oliveira Ramos &nesto Oliveira Ramos &nesto Oliveira Ramos &nesto Oliveira Ramos &

Carlos Astério Oliveira RamosCarlos Astério Oliveira RamosCarlos Astério Oliveira RamosCarlos Astério Oliveira RamosCarlos Astério Oliveira Ramos

R. Conselheiro Veloso da Cruz, 116 - 4400-092 Vila Nova Gaia

Telefones: 22 370 35 26 / 22 370 81 50 Fax: 22 375 31 20

Email: [email protected]

ideia de que a festa tende a desaparecer,dançaram e mostraram-se muitoenvolvidos na romaria.

Após a saída, começam a suar osbombos e é dada continuidade à romaria.Três voltas ao átrio da igreja é a praxe eseguem caminho para as suas sedesonde terminam o dia.

Festa históricaEsta romaria - a primeira a realizar-se

no país - terá começado na Idade Média.Acontece sempre no primeiro domingoapós o dia de S. Gonçalo, 10 de Janeiro.

No século XVIII foi aproveitada, paraafirmar em Mafamude a antiga autonomiade Gaia face ao bairro de Vila Nova, queera administrado pelo Porto. Naqueletempo, Vila Nova de Gaia estava divididaem duas povoações: 'Vila Nova' (hoje azona junto ao Cais de Gaia) e 'Vila deGaya' (Candal e a zona do Castelo deGaia - Lugar de Gaia).

Page 10: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11 pág. 10

CupertinoReparações

- Esquentadores- Cilindros- Autoclismos- Roturas- Desentupimentos

Porto - V.N. Gaia - Matosinhos´Telem. 967 089 741

FA R M Á C I ASERRA DO PILAR

Seviços FarmacêuticosPeso / I.M.C. | Tensão Arterial | Glicemia

Colesterol | Triglicerídeos | P. S. A.Testes de Gravidez

R. 14 Outubro, 298 | 4430-046 V. N. GaiaTelef. 223 750 914

Rua Fonte Arrependidos 469 | Mafamude4430-099 Vola Nova de Gaia

Telef. 227 113 599Email: [email protected]

Café MirandaServiço de Café e Snack-bar

Agente Totoloto

Cristóvão é padroeiro da freguesia de Mafamude. Nasceu na Síria noséc. II e, desde jovem, entregou-se ao cristianismo de alma e coração.

Era dotado de grande força e consta que se empregava a ajudar oscristãos na travessia de um afluente do Eufrates, correndo muitos riscos.S. Cristóvão foi canonizado com o nome de Cristóforos (quer dizer: queconduziu Cristo).

Criou-se à sua volta uma lenda que o povo vai transmitindo.Diz-se que um dia lhe apareceu um menino pedindo para que ele o

passasse para a margem oposta, afirmando ao mesmo tempo que depoiso Senhor o compensaria com largueza.

O santo pegou na criança ao colo e, como de tantas outras vezes,meteu-se à água para transpor o rio.

Mas, a meio do percurso, notou que o menino era muito pesado, oque não acontecia com as pessoas adultas que estava acostumado aconduzir.

Ficou então atemorizado e em grande receio de não poder levar ao fimo que prometera. Aflito, fez uma oração a Deus e ganhou novas forças.

Acabou por fazer a travessia com êxito e, já muito cansado, parou namargem afirmando que jamais transportara um menino tão pesado.

E, o menino, sorrindo-lhe, esclareceu: - trouxeste comigo ao colo todoo peso do mundo.

S. Cristóvão ficou surpreendido e extasiado em face daquela revelação.Viu, então, que um facho de luz inundou a cabeça daquele menino que,num encanto sobrenatural, se alçou no espaço, subindo para o céu.

Lenda de S. Cristóvão

Mercado àModa Antiga

Este ano, o S.Gonçalo teve direito adois dias de festa. Nabeira-rio, durante todoo fim-de-semana,estive o Mercado àModa Antiga,recriando os usos ecostumes do final doséc. XIX, início do séc.XX. Pelo CentroHistórico desfilaram osfigurantes dosassociados da VelhaLamparina, grupose t n o g r á f i c o s ,confrarias e artesãosdo concelho.

No final do cortejo,os Mareantes tiveramdireito à merenda. Ummomento deconfraternização queevocou os temposantigos.

Page 11: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11pág. 11

AUTO BENJAMIM

Av. Vasco da Gama, 4939 - Vilar de Andorinho4430-251 Vila Nova de Gaia * Tlf: 227 821 372 * Fax: 227 871 136

Oficina especializada na reparação deAutomóveis de todas as marcas

Benjamim Carvalho Gonçalves Passos

Director Técnico

Dr. José António Santos* Perfumaria ** Ortopedia *

FARMÁCIACASTELOBRANCO

R. 27 de Fevereiro, 135 – S. Pedro da Afurada | 4400-607 VILA NOVA DE GAIATelefone: 227 814 507 | Fax: 227 819 197

Email: [email protected]

padaria pastelaria soares dos reisde irmãos castro ribeiro, lda.

r. soares dos reis, 2094400-315 vn gaiat. 223 752 666

pão quenteconfeitariapastelariacafetaria

fabrico próprio

Jorge Santa Cruz eFernanda Ribeiro

vencem Corrida de ReisCerca de dois mil participantes fizeram o percurso de dezquilómetros entre o Cais de Gaia e ao Cabedelo

Jorge Santa Cruz (Benfica) e Fernanda Ribeiro (individual) foram osgrandes vencedores da Corrida dos Reis deste ano. O atleta do Benfica e aveterana corredora superiorizaram-se aos restantes participantes (cerca dedois mil) no percurso de dez quilómetros, que ligou o Cais de Gaia aoCabedelo.

Organizada pela câmara, em colaboração com a Gaianima e a Associaçãode Colectividades de Vila Nova de Gaia, com o apoio técnico da Associaçãode Atletismo do Porto, a iniciativa voltou a ser apadrinhada por campeã olímpicaRosa Mota.

"Foi a minha primeira vitória enquanto sénior numa prova de estrada. Jácorri aqui o ano passado e fiquei em sexto. O percurso é muito bom, sempreà beira-rio. Às vezes, um bocadinho difícil por causa do vento", afirmou JorgeSanta Cruz, que destacou Manuel Sousa (acabou em segundo lugar, a cincosegundos do vencedor), Manuel Magalhães (em terceiro, a 17 segundos) eJorge Pinto como os grandes adversários nesta prova.

Já para Fernanda Ribeiro, a Corrida de Reis significou um marco históricono enorme palmarés que osteta. "É sempre importante ganhar, mas maisimportante para mim, neste momento, é participar. Nunca tinha feito estaprova, mas foi uma corrida que gostei de fazer porque é uma corrida bonita eestava tudo muito bem organizado. O único problema que tem é o paralelo,no princípio e no fim".

De registar que a ex-atleta do FC Porto chegou à meta 53 segundos antesdo segundo lugar conseguido por Patrícia Pereira (Núcleo de Atletismo deJoane) e com vantagem superior a um minuto do terceiro posto de SóniaFernandes (Grecas).

A terminar, resta dizer que é intenção da organização que em 2012 a provaseja alargada a 2500 participantes, uma vez que "a segurança do percurso opermite", registou o vereador da autarquia Mário Fontemanha.

Classificação:Seniores masculinos 1º. Jorge Santa Cruz (Benfica), 30m 10s;2º. Manuel Sousa (Clube Independente de Argoncilhe), 30m 15s;3.º Manuel Magalhães (Núcleo de Atletismo de Joane), 30m 27s.Seniores femininos:1ª. Fernanda Ribeiro (Individual), 34m 02s;2ª. Patrícia Pereira (Núcleo de Atletismo de Joane), 34m 55s;3ª. Sónia Fernandes (Grecas), 35m 26s.

IX Torneio de Futebol7 Prof. Miranda de

CarvalhoRealizou-se nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, o já conhecido

Torneio de Futebol "Prof. Miranda de Carvalho", Futebol 7, no escalão deInfantis, no Estádio Municipal Parque da Cidade.

Este evento insere-se numa aposta de prática desportiva de base,constituindo um dos factores fundamentais do desenvolvimento integraldos jovens futebolistas para a progressão para outros níveis mais elevadosda competição. Permite também a divulgação da importância do Futebol

de 7 nestas idades e, ao mesmo tempo, reforça a dinâmica dos clubes deGaia, sem nunca deixar de lembrar o homem e o professor que foi Miranda deCarvalho, que ao desporto gaiense muito deu.

A participar estiveram cerca de 400 jovens atletas referentes a 20 clubesde futebol do município de Vila Nova de Gaia. No plano competitivo foramrealizados 60 jogos.

A final disputou-se entre o Sporting Clube de Coimbrões e Clube Desportivodo Candal, que ditou o Sporting Clube de Coimbrões como vencedor dotorneio deste ano, com o resultado final de 3-2.

Para o 3º e 4º lugares disputou-se o jogo S C de Arcozelo e Clube FutebolOliveira Douro, o vencedor foi o S C Arcozelo que venceu por 1-0.

Page 12: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11 pág. 12

Velhas casas

Nasci em velha e sombria casade alforge do século XIX. Nas friasnoites de Inverno, quando o ventoassobiava do Terreirinho, e asaraiva vergastavaimpiedosamente as vidraças,rangiam as traves, e não era raroescutar, por alta madrugada,rebuliço e chiadeira de ratosassustadiços, que corriam pelorobusto travessamente.

Ficava, em menino, transido demedo, ao percorrer após a noite cair,os diferentes andares; e aorecolher-me, cerrada a porta,mergulhava entre cobertores daserra e lençóis de linho, cobrindo orosto, receoso de ruídosindesejáveis.

Era difícil ser criança nessasantigas casas, de amplas salas eescadarias mal iluminadas, queestavam impregnadas de história.Histórias da família, e muitas bemfunestas.

Cada quarto, cada sala, cadacanto, escondia uma recordação:Nesta estreita salinha, meu avômontou a capela. Naquela, cujasjanelas de guilhotina davam para orio Douro, faleceu minha avó,segurando a imagem daImaculada. Estoutra, larga comosalão de igreja, minha santa bisavórezava pela calada da noite,mergulhada em dor, diante dosantuário de pau-preto.

Ao serão, meu pai, recordavasaudosamente, isso. Contava erecontava velhíssimas histórias, eeu escutava-as extasiado, erenascia, em mim, a saudade deantepassados que nuncaconhecera.

Por vezes a " saudade" levavas-me ao antigo álbum demadrepérola, de grossas folhas decartão, e atentava nasamarelecidas fotografias, tambémelas presas a espessas cartolinas.

As poses antiquadas, os trajoscheios de pendericalhos, oscenários românticos, assim comoos penteados pretensiosos,fascinavam-me, transportando-me,por arte mágica, a outras épocas, a

outros tempos. Tempo que não vivi,mas permaneciam presos nasbaças imagens envelhecidas,encerradas no velho álbum demadrepérola.

Recorria então a outro álbum,recoberto a pálido veludilhoencarnado de letras avivadas a oiro,que diziam: " Postais Ilustrados"

Nele havia antigos postais dacolecção de minha avó, comgraciosos desenhos,representando rosados meninosde rostos angélicos, e meninas desaias, alegradas a renda, queofereciam lindos ramalhetes deflores.

Havia também senhoras ecavalheiros de chapéu, demaliciosos olhares, e vistas detrechos da cidade do Porto e SãoPaulo; estas enviadas por parentesque labutavam em terras de SantaCruz. Território longínquo, que meupai dizia ser preciso um mês deviagem!

Bem diferente são os actuaislares, onde nada lembra osantepassados, daqueles que nemo nome conhecemos, mas semeles, não existiríamos.

Sem objectos, sem fotos, semsaberem as velhas e revelhashistórias, as aventuras edesventuras dos que nosantecederam, não pode haverfamília, mas agregado; não podehaver união, mas ajuntamento; nãopode haver respeito pelo nome queherdamos.

Agora tudo é superficial. Osjovens estão desenraizados,porque nunca tiveram casa quepassasse de geração a geração;apartem-se facilmente do local ondenasceram e se criaram; é geraçãosem pátria, que não sabe dondeveio, que deambula de terra emterra, sempre em busca de mundomelhor e diferente.

Pobre geração! Pobres jovensque nunca conheceram o que é tercasa de família!

Humberto Pinho daSilva

[email protected]

OS PONTOS DE VISTA DEUM SOCIAL - DEMOCRATA

GAIENSE - IAqui vão as respostas de um simples militante de base às perguntas dos

responsáveis do Partido, a nível nacional:

1. Perguntas resultantes da Moção de Estratégia do Presidente do PSD1. O Presidente do Partido manifestou a vontade de criar "SECÇÕES

TEMÁTICAS VIRTUAIS".- Como concebe essas Secções? - Na minha opinião e, na qualidade de

militante de uma das Secções mais importantes do país - V. N. de Gaia -estas, deverão ser criadas e dinamizadas pelas Secções Políticas de cadaconcelho. Aliás - na minha opinião - as Secções concelhias, principalmenteas de maior dimensão e com melhores condições em termos de instalações,são mal aproveitadas, como é o caso da Concelhia de V. N. de Gaia - dizemos seus militantes mais antigos: "bons tempos em que, em anteriores sedese sem estas fabulosas instalações, se proporcionava convívios commotivação… eram um autêntico "Ponto de Encontro" para os seus militantes!".

- Como deviam ser criadas? Resposta prejudicada pelo ponto anterior.- Que temas deviam abranger? - Temas que motivem a frequência dos

seus militantes, para além das reuniões regulamentares.- Como se devem relacionar com as estruturas do Partido? - Resposta

prejudicada pelos pontos anteriores.2. O Presidente do Partido defendeu a criação de um "Estatuto do

Simpatizante".- Em que deve basear-se esse Estatuto? - Mais ou menos idêntico ao

Estatuto do "Militante".- Que diferenças existem entre um Simpatizante e um Militante? - Não vejo

grandes diferenças… é uma questão de opção. Aliás, conheço muitossimpatizantes mais activos que alguns militantes. Mais: Os militantes têm odever de angariar outros militantes e / ou simpatizantes.

- O "Estatuto do Simpatizante" depende de uma autorização/aprovação daestrutura local/nacional ou adquire-se automaticamente através da inscriçãodo interessado? - A qualidade de, apenas, "simpatizante" seria uma opção dopróprio, que, neste caso, não seria obrigado a pagar a respectiva quota e,implicitamente, não teria o direito de eleger, nem de ser eleito para fazer partedas estruturas do partido.

Aliás, até um militante não deveria ser obrigado a pagar quotas, mas, sim- se assim o entendesse - oferecer uma contribuição monetária para ajudara Secção a desenvolver as suas actividades, como se de uma Instituiçãocívica se tratasse… tal contributo ficaria ao critério de cada um (militante ou,apenas, simpatizante) … sim, porque, geralmente, não são os militantes debase que precisam do partido…

Este, é que precisa de militantes e / ou simpatizantes para, em eleições,apoiarem e, implicitamente, darem o seu voto aos candidatos a cargospúblicos.

Mais: Sempre que um militante deixasse de pagar quotas, deveria passarà condição de simpatizante, em vez de ser eliminado do partido.

3. O Presidente do Partido propõe-se criar um Conselho Consultivo quereúna os antigos Presidentes do PSD, Primeiros-Ministros e Presidentes daAssembleia da República.

- Como se deve designar esse novo órgão? - "Conselho Superior".- Que competências lhe devem ser atribuídas? - Idênticas às do

institucionalizado "Conselho de Estado".José Duarte Amaral

[email protected]

O GaiaShopping - o Shopping Animado - iniciao ano com novas atracções, que durante osmeses de Janeiro e Fevereiro, vão colorir os diasde Inverno dos pequenos visitantes deste Centro.

"Speedy Cars" é a designação da novaanimação que vai marcar presença na Praça

Aventuras animadasno Gaiashopping

Central do GaiaShopping, no mês de Janeiro. En-tre os dias 14 e 23 deste mês, a pista estará apostos para receber os novos condutores. Ospequenos carros, movidos a energia eléctrica,podem ser controlados pela própria criança oucomandados pelos pais, através de um comandoà distância, no entanto, seja qual for a opção, osmiúdos vão sentir-se como graúdos.

E para os pequenos que começam a apaixonar-se pela vida selvagem e que coleccionambrinquedos de todas as espécies animais, entre

28 de Janeiro e 6 de Fevereiro, devem visitar oGaiaShopping, cuja Praça Central se transformaem Zoo por estes dias. Os "Pluri-Robots" imitamna perfeição qualquer animal, desde um elefante,a uma zebra, ou um camelo, entre outros. Estesrobots, que têm uma bateria, podem sermontados pelas crianças e deslocar-se ao longodo espaço.

O GaiaShopping reforça a aposta na área delazer e diversão que é tão importante para garantiro bem-estar das famílias que visitam o centro.

Page 13: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11pág. 13

monólogosmunicipais

Yasaki e eleiçõesÀs vezes nunca reparamos no

que está mesmo ao nosso lado.Andamos tão distraídos com o paísque esquecemos a nossa cidade,a nossa freguesia… até a nossarua.

Foi o que me aconteceu. Estasemana fui a Serzedo. E no meucaminho 'cruzei-me' com a YasakiSaltano. Com o que resta dela, claro!Acho que foi neste momento quesenti realmente a 'crise'.

Um edifício obsoleto. Um parquedeserto. Uma área assombrada.Como é possível? Durante anos,quem se aproximasse do local porvolta das 17 horas deparava-se comuma verdadeira confusão detrânsito. Carros estacionados portodo lado. Funcionários a tentarapanhar a camioneta. Vozes,sorrisos e cansaço… Era umfrenesim que azucrinava atranquilidade da freguesia.

Centenas de trabalhadores,dezenas de famílias deram horasde trabalho à empresamultinacional nipónica. Não seimuito bem o que senti… Uma certavergonha por o nosso país nãoconseguir 'segurar' empresasdestas. Pena porque se perderamcentenas de postos de trabalho. Eaté resignação… Se Marrocosconseguiu atrair a Yasaki… noutrostempos, a mão de obra barata dopaís também 'roubou' empresas…

Já tinha passado pelo localvárias vezes, desde o fecho destaunidade de cabelagens, mas aindanão me tinha deparado com estecenário desolador!!!!

No próximo domingo o país vaia votos. Mais uma vez! desta vez,

decide-se quem é o Presidente daRepública.

Portugal, de lés-a-lés, viupassar os candidatos. Da esquerdaà direita, passando pelosindependentes e os 'assim-assim'!

O que acho curioso é odesfazamento destes com arealidade do país! São muitopoucos os que se interessam pelacampanha. São muito poucos osque se dão ao trabalho de conhecerestes rostos. E são menos aindaos que conhecem os propósitosdas candidaturas!

A classe política precisa de serenovar. Os mais velhos. Os maisnovos. Tirar a capa de políticos e'baixar' à terra'. Reconquistar aconfiança de todos. Dos que votam.E dos que nem sequer serecenciam… Dos portugueses.

Defendo que o direito ao votodevia ser uma obrigatoriedade.Eles, os políticos, não podem sê-lode apenas 1/3 da população. Estedireito adquirido pelos nossos paise os nossos avós, que tanto custoua conseguir, é agora asseguradopor muito poucos.

Já o disse que não é apenas porculpa da classe política. A sociedadecivil é negligente neste ponto.

Eu vou votar. Para assumir aminha cota de responsabilidade nofuturo do meu país. E gostavaimenso de ver os eleitores nasurnas. Com uma afluênciamarcante. Nem que seja para votarem branco. Um povoverdadeiramente democrático. Queexerce a sua cidadania… serádesta?

Tânia Tavares

Fúria centralizadoraA possibilidade de a gestão dos transportes colectivos de Lisboa e do

Porto vir a ser centralizada, noticiada pelo semanário "Grande Porto" napassada sexta-feira, faz parte de uma dinâmica centralizadora do Governosocialista que vai ao arrepio de qualquer lógica plural e de coesão no quedevia ser o esforço de reequilíbrio do País.

Na mesma linha que leva à concentração na capital dasadministrações dos teatros nacionais ou dos portos de mar, a política desucção dos centros de decisão pública para o Terreiro do Paço acentua amacrocefalia do nosso Estado e desampara de serviços públicos todo oterritório nacional que, deste modo, não pára o seu processo dedesertificação. Ao mesmo tempo, eleva ainda mais a pressão urbanísticae social de que Lisboa já sofre e que todos os dias se reforça por força doaumento da migração de novos contingentes em busca da ocupaçãoque rareia na maior parte de Portugal.

No caso da STCP e do Metro do Porto, seja qual for o modelo dereestruturação em causa, desde já o processo fica marcado por umcompleto desprezo pelo Poder Local. No caso do transporte metropolitano,as autarquias locais detêm 49 por cento do seu capital social e nemassim o Governo se deu ao trabalho de as informar das suas intençõesou do que poderá acontecer à sua participação. Soube-se que estáconstituído um grupo de trabalho para apresentar propostas sobre ofuturo modelo de gestão até 15 de Janeiro sem que as autarquias neleestejam representadas directamente.

Num assunto tão importante e delicado como são os transportescolectivos urbanos as câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos,Maia ou Gondomar não deveriam ser ouvidas? Ou as da ÁreaMetropolitana de Lisboa?

A racionalização de custos ou a procura de uma maior eficiência nagestão dos recursos, que naturalmente o PSD apoia, não se pode confundircom esta fúria irracional de concentração de competências na capital.Retirar das cidades e das regiões quadros e capacidade de decisãoapenas faz diminuir massa crítica local e dificilmente fará decrescer cus-tos, pelo menos de modo significativo.

É tempo de o Governo repensar a sua política territorial. Concentrarrecursos e a gestão de equipamentos não significa poupança automática.Por outro lado, retirar quadros e competências de determinada cidade ouregião implica desde logo a depauperação local com óbvios reflexoseconómicos.

Já agora, uma sugestão: quando se demonstrarem relevantes adiminuição de custos e o ganho de eficiência da gestão concentrada,deixem-na ficar fora de Lisboa. Porque é que a gestão dos portos ou dostransportes colectivos urbanos não poderá ficar em Sines ou no Porto?Seria uma maneira de o Governo mostrar que é sério quando fala dedesconcentração.

Marco António CostaVice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD

Quantas vezes já nos sentimos estranhos nanossa terra e "em casa" fora dela? Quantas vezesjá sucedeu o contrário? Parece não haver regraspara nada. Pelo menos, quando pensamos na vida!Há sítios onde somos bem recebidos e outros háem que parece que só a nossa presença jáincomoda. O que pensar destas ocasiões, quandosabemos que não fizemos e não fazemos nemfaremos mal a ninguém, que só queremos viverem paz a nossa vida sem qualquer outrapretensão? O que faz com que certas pessoas nosprejudiquem, quando nunca lhes fizemos malalgum? O que será? Se o conjunto dos nossosactos não praticamos mal algum que possa, directaou indirectamente, prejudicar alguém, por que étão difícil a convivência com aqueles que sãodiferentes de nós? Por que é tão difícil essa

Quantas vezes? convivência da parte deles? Por que têm de nosderrubar, pelo menos, de vez em quando? O quetemos nós que tantos incomoda? Ou será que sóaquilo que somos os incomoda? O que fazernestas alturas? Como reagir com certas pessoaspara que nos deixem viver a nossa vida sem nelacriarem problemas? Vamos deixar de ser aquiloque somos e imitá-los só para que se sintamsatisfeitos e não tenham a ideia de que somosmelhores do que eles e se sintam incomodadoscom isso? Por que nos fazem sentir mal só pelofacto de sermos diferentes? O que os incomodatanto a ponto de nos fazerem sentir parte de umaoutra equipa que não a deles, quando não é issoque procuramos ou queremos? Por que nos fazemsentir como uma minoria, ou mesmo seresabjectos, quando sabemos que há mais pessoascomo nós? Por outro lado, o que faz com que outraspessoas nos recebam de braços abertos, sempreque aparecemos e se sentem "em casa"connosco? Por que é que estas pessoas não se

incomodam com o que somos e convivem bemcom esse aspecto sentindo-se até gratas por nosterem como amigos e/ou conhecidos? Por que seunem a nós fazendo-nos sentir parte de um todo,de uma família, onde todos têm o seu lugar porexcelência sem degraus capazes de demarcar sejaque diferença for entre eles? Por que é que, comcertas pessoas, a vida é sempre uma festa aopasso que, com outras, a vida está sempre cheiade lodo onde nos podemos enterrar a qualquermomento? Qual a diferença básica e essencialque existe entre uns e os outros e que faz toda adiferença? O que faz com que uns, e usando alinguagem física pareçam objectos de sinaispositivos e outros de sinais negativos incapazesde se atraírem? O que faz com que os sereshumanos, também eles matéria, não obedeçamàs leis físicas da natureza e se comportem comoágua e azeite incapazes de se misturarem? O quese passa connosco, os seres humanos? Ondereside essa diferença? Fátima Nascimento

Page 14: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11 pág. 14

Principia na Rua de Francisco Pereira Pinto deLemos (Conde das Devesas,) termina na mesmarua.

José Pereira de Araújo Júnior era filho de JoséPereira Araújo, Professor da Escola PrimáriaMasculina de Coimbrões, que também tem umarua.

José Pereira de Araújo Júnior nasceu a 20 deOutubro de 1920, em Coimbrões. De momentoreside na Rua Tenente Valadim, no Candal.

Fez parte da Direcção da AssociaçãoHumanitária dos Bombeiros Voluntários deCoimbrões, como 2º Secretário, de 1947 a 1952,sendo também Vogal do Concelho Fiscal em 1962.

Em 24 de Maio de Maio de 1951 foi nomeadopelo Inspector de Incêndios da Zona Norte,Delegado do Comando, dando cobertura à funçãodo 1º Comandante, Dr. Luís Augusto de Brito La-mas, médico que não tinha disponibilidades para

OS PATRONOS DAS RUASDE SANTA MARINHA

LUGAR DE COIMBRÕESRua de José Pereira Araújo Júnior

acompanhar de perto o Comando da Corporação.Desempenhou este cargo até 1962, ano em que o1º Comandante pediu a exoneração.

Durante o tempo em que exerceu esta função,especialmente a parte do final da década de 50,século XX, - quando Augusto Lino dos Santospassava ao Quadro Honorário e a Direcçãotambém sofria renovação, dada a idade dos seuscomponentes - motivou o Corpo Activo:

- Reestruturando a Corporação e distribuindonovos fardamentos pelos bombeiros;

- Promovendo a realização duma persistentecampanha de angariação de sócios, quepassaram de algumas centenas para muitosmilhares;

-Conseguindo fundos para a aquisição dumanova ambulância Mercedes, que se tornou namenina dos seus olhos de quem a via ounecessitava da sua existência;

Criando a Fanfarra dos Bombeiros Voluntáriosde Coimbrões em Novembro de 1959 e tudo omais que permitiu ampliar a capacidade deresposta a quem solicitava os serviços daCorporação.

-Em Assembleia Geral de 12 de Abril de 1981foi com todo o mérito nomeado Sócio Honoráriodesta Associação Humanitária.

Dotado do mesmo dinamismo, espírito deiniciativa e capacidade extraordinária, foiPresidente da Direcção do Sporting Clube deCoimbrões durante vários anos, antes e depoisdo 25 de Abril, sendo nomeado Sócio Hono-rário em Assembleia Geral de 17 de Outubro de1980.

Associado do referido clube, desde 1936, éneste momento o sócio nº 1!

Isabel Andrade Monteiro

Centenário, históricoedifício do Estado à

vendaQuem está na Praça da Batalha e segue na

Rua de Augusto Rosa em direcção à Sé, e a uns100 metros olha para a direita, vê um grandioso,centenário e histórico edifício do Estado, que já foiao mesmo tempo, sede do Governo Civil e dosComandos da Região Militar Norte e da Policia deSegurança Publica.

Fica surpreendido pois vê um painel com apalavra Vende é pavoroso que um prédio comtantos anos de história e que deu tanto de si àcomunidade, agora seja desclassificado e vendido.Não duvido que quem o compre venha ali a instalarum hotel ou outra coisa semelhante

Mas o Estado é que fica mais pobre. Aquienquadre-se aquele adágio que diz (quem vendeo que tem a pedir vem) e nos tempos de crise emque vivemos, dá para pensar...

Manuel Carvalho

empresajornalística

comunicaçãoe imagem,unipessoal

av. república, 1711 s/l esq. tras. | 4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 [email protected]

Testemunho dopadre Missionário

Jorge AmadoFoi aliciante ver e ouvir no programa da RTP1,

na manhã do dia 29, o testemunho do padremissionário Jorge Amado, que descobriu a vocaçãode ser missionário aos seis anos. Já Evangelizou:na Itiopia, Canada, Estados Unidos, Inglaterra.Relatou factos da vida real dando exemplos como:uma criança em Portugal quando nasce chora e éacarinhada pela mãe avó e outros familiares. EmAfrica uma criança nasce chora, chora e ninguéma acaricia. Apresentou exemplos de jovens quenesses países estudam e para pagarem aspropinas, trabalham, fazem voluntariado e pedemempréstimo ao Estado para continuar a estudar,pagando a divida aquando do primeiro emprego.Estes são acontecimentos que merecem serpensados e meditados no dia a dia... O padre JorgeAmado, transmitiu uma mensagem de optimismopara 2011, dizendo que Portugal pode ser um paísde oportunidades... Manuel Carvalho

A página de relaxEm 1904, Haskell, director do "The Boston Her-ald", viu-se constrangido a retirar das páginas doseu jornal a publicidade a médicos abortistas edizeres impróprios para senhoras que se prezam.

Claro que os textos não eram tão torpes comoos que deparamos na secção " Relax" da nossaimprensa, acompanhados de imagens obscenas,próprias de bordel.

Se ainda houvesse decência e vergonha nacara, se os pais fossem bons educadores, nãoadquiririam essas publicações, e menos ainda aslevariam para o lar; onde filhos curiosos observamas degradantes fotos, e filhas adolescentes seinteiram de "tratamentos" e preços, prestados emantros de luxo.

Sei bem que as meninas já não são asinocentinhas do meu tempo de criança. A escola, aTV e recentemente a Internet, corromperam osjovens; mas que o matutino que devia ser sisudo -não digo puritano, - estenda promiscuamente,imagens degradantes, brada aos Céus.

Pasmo ao ver senhoras respeitáveis, algumascrentes, permitirem que as filhas tenham acessoa esses jornais, e a revistinhas cujos conteúdosparecem escritos por depravadas rameiras.

Como pode ter a juventude comportamentoescorreito, sentimentos elevados e educaçãosadia, se a mass-media, diariamente apresentaimagens e textos promíscuos?

Tudo que se planta colhe-se. Eis a razão daviolência, da perda da virgindade na puberdade, eo desrespeito à velhice.

Se queremos um mundo melhor, mais justo,digno e mais honesto, temos que ter educadoresde elevada moral, e políticos capazes de aprovarnormas que não desrespeitem a Lei de Deus e danatureza.

Humberto Pinho da Silva

Page 15: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11pág. 15

FILATELIA 05/12/2010MÁRIO DE ALMEIDA COUTINHO

(1) PORTUGALCarimbo comemorativo aposto no

dia 29/12/2010 referente aos 500ANOS DA MISERICÓRDIA DE VILA DOCONDE na sala 5 -- Edifício l (Lar deIdosos) Avenida Dr. Artur CunhaAraújo, 12 - 4480-667 Vila do Conde.

Carimbo comemorativo aposto nodia 07/01/2011 referente aos 500ANOS DA MORTE DO INFANTE D.HENRIQUE na Rua do Município8200-863 Albufeira.

Carimbo comemorativo aposto nodia 08/01/2011 referente aoCENTENÁRIO VICENTE CAMPINASna Rua Dr. Francisco Sá Carneiro8900-307 Vila Real de Santo António.

(2) MACAUTrês selos de 1.50 - 5.00 e 10.00

patacas dedicado ao tema PANDASGIGANTES.

(4) ISLÂNDIAE Ouatro selos de 75 - 90 - 165 e 220 ISK dedicado ao tema ARTES.

(3) ESPANHADois selos de 0,34 • e 0,64 •

dedicado ao tema NATAL Um selo de2,75 • dedicado à CATEDRAL DEBILBAO

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

[email protected]

entidade proprietária e editor: pressing -empresa jornalística comunicação e imagem,

unipessoal [email protected]

departamento comercial: Lídia Oliveira fotocomposição: pressing

director: Paulo Jorge [email protected]

directores honorários: Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção: Tânia Tavares CP [email protected]ção: Jorge Freitas (CE 202); Luís Morais

Ferreira (CP 7349); Olga Pintocolaboradores: Ademar Costa; Carlos FilipeRodrigues (CR 362); Cláudia Oliveira; CristinaSilva; Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes; Humberto Pinhoda Silva; Isabel Andrade Monteiro; JorgeAmaral; José Barreto; José Duarte Amaral;Leonardo Júnior; Lúcia Pereira (CP 6958);Manuel Carvalho; Manuel Barbedo; MariaGraça Almeida; Mário Frota; Marta Pereira;Miguel Ângelo Luis; Nilce Costa; Nuno Filipe;Paulo Tavares; Raul Martins; Vasco SilvaPaulo.nota: os conteúdos dos artigos de opinião são

responsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.comtels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

tiragem média: 5000 exemplares

PASSATEMPOS

Page 16: Madalena S. Gonçalo sai à rua · que a ajudem a manter o colo que dá há ... fará constar o nome da Madrinha/Padrinho no ... durante as inaugurações, no final do ano, das Unidades

notícias de gaia | 20.jan.11

Inaugurado em Abril de 2010, o Almada Business Ho-tel apresenta-se como a melhor unidade hoteleira doconcelho. Salas de reuniões e eventos, 106 quartos,restaurante e estacionamento gratuito são algumas dasmais-valias deste espaço da margem Sul do Tejo

Apesar de se situar no distrito de Setúbal, a vivênciado município de Almada está intrinsecamente ligada à rotinadiária que se vive em Lisboa. A capital do país faz partedo cenário deste concelho, mas é na margem Sul do Tejoque cada vez mais se apresentam alternativas credíveispara fazer do rio um ponto de união no desenvolvimentosocial, comercial e urbano.

Pois bem, é perante esta matriz que o grupo DetailsHotels & Resorts decide apostar neste local e fazer doAlmada Business Hotel, inaugurado em Abril de 2010, umponto de referência na oferta empreendedora deste sec-tor de actividade.

Situado no centro financeiro de Almada, este espaçode quarto estrelas apresenta-se como um moderno e bemapetrechado hotel, que pretende captar os milhares deturistas estrangeiros que visitam Portugal e,essencialmente, clientes empresariais.

"A maior parte dos clientes que nos procuram sãoempresariais, o chamado segmento corporate,principalmente portugueses. Temos atraído este mercadoatravés do contacto permanente com esta tipologia declientes", garante o responsável do Almada BusinessHotel.

Aliás, esta unidade surge não para concorrer com aoferta que existe na capital, mas antes como intenção dedar resposta às necessidades económicas de umconcelho que conta com mais de 100 mil habitantes evários ramos de actividade.

"A ideia de iniciar a exploração de uma nova unidadeem Almada e não em Lisboa tem precisamente a vercom uma nova centralidade que se pretende criar para amargem Sul do rio Tejo. Ou seja, um Hotel em Almadatotalmente virado para as actividades económicas doconcelho", esclarece João Costa.

Natural da Cova da Piedade, o nosso interlocutorpassou 23 dos 45 anos de idade ligado ao mercadohoteleiro, o último dos quais com funções deresponsabilidade inserido no grupo Details Hotels & Re-sorts. Por isto, o mesmo conhece esta realidade e nãotem dúvidas de que a oferta na Grande Lisboa "tem-sediversificado e melhorado a competitividade da capital".

última

Bom gosto e sobriedadeno coração de Almada

bem um como o Restaurante Six Senses e um grandesalão ponto de encontro.

Entre os pontos de interesse nas imediações,destacam-se as fantásticas praias da Costa da Caparicae o Almada Fórum, sem esquecer a proximidade à Estaçãodo Pragal e ao Hospital Garcia da Horta, com o AeroportoInternacional de Lisboa apenas a 30 minutos e o centrode Almada a escassos metros.

A terminar, aqui ficam apenas mais umas notas deserviços que pode encontrar neste contemporâneoAlmada Business Hotel: canais TV premium, telefone commulti-linhas, chamadas de despertar, ar condicionado,limpeza e serviço de quartos diários, casa de banho,secador, cofre, chaves electrónicas, rádio, ferro/tábuade passar a ferro, bar, elevador, recepção 24 horas,colaboradores multilíngua, lavandaria e limpeza a seco,engraxador de sapatos automático, tal como serviço delimousine ou transfer disponível.

Ainda no que respeita ao Almada Business Hotel, JoãoCosta diz que a taxa de ocupação em 2010 foi positiva,mas que espera ver os números melhorados este ano:"Podemos, de alguma forma dizer que a ocupação foióptima, mas há necessidade de atingir segmentos demercado com mais valor. Queremos aumentar oportefólio e afirmar a marca como uma referênciahoteleira".

ServiçosCom a responsabilidade de quem ostenta a categoria

quatro estrelas, o Almada Business Hotel disponibilizauma série de mais-valias que visam dar resposta àsinerentes necessidades. Em sete andares, existem salasde reuniões e eventos, 106 quartos (Elite Duplo/Twin,Standard Duplo/Twin, Elite Single, Standard Single e DuploRomântico) com televisão por cabo e ar condicionado,Wi-Fi em todo o hotel e estacionamento coberto gratuitos,

Rua Abel Salazar, nº 9 e 9A | 2805-313, Almada | Telefone: +351 212 761 401 | Fax: +351 21 276 05 38Email: [email protected] | www.almadabusinesshotel.com

notícias de gaia | 20.jan.11