m aro bril de - sni.org.br · m aro /abril de 21 3 correspondência para o boletim informa tivo...

24
MARÇO/ABRIL DE 2016 1

Upload: leminh

Post on 18-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Março/abril de 2016 1

Março/abril de 20162

Março/abril de 2016 3

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – JabaquaraSão Paulo – SP – CEP: 04308-900 – Tel.: (11) 5014-2273Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Índice

04 – Mensagem do Supremo Presidente

06 – Editorial 08 – Festividade do Santuário Hoozo do

Brasil11 – Cerimônia 12 – Educadores 13 – Sede Central15 – Assembleia e Encontro Nacional dos

Representantes16 – Premiação19 – Seminários da Luz 201620 – Relato de Experiência 21 – 60 Anos da 1ª Visita do Prof. Seicho

Taniguchi ao Brasil22 – Meio Ambiente23 – Livros da Seicho-No-Ie24 – Acontece

Conversa com o leitorÉ com muita gratidão que chegamos a mais esta

edição do Boletim Informativo Círculo de Harmo-nia, um veículo de notícias positivas da Seicho-No-Ie do Brasil. Todas as épocas do ano são especiais, por-que cada uma delas se revela cheia de possibilidades de crescimento e oportunidades de desvendar um pouco mais dos mistérios do Universo. Assim, vivemos todos os dias expe riências que somam conhecimentos inesti-máveis à nossa evolução espiritual.

Celebramos nestes meses de março e abril a Ver-dade fundamental que permeia nossa essência – somos seres imortais! E justamente por isso dedicamos nesta época um devotamento maior à nossa origem, aos nos-sos antepassados. Eles são os sustentáculos da família, da prosperidade, da saúde, enfim, da felicidade. Por isso, a matéria de capa nos lembra que agora é a hora de preenchermos os registros espirituais para nossos entes queridos, a fim de dedicarmos a eles orações no ensejo da Festividade do Santuário Hoozo do Brasil.

Temos também a Cerimônia para Orar pela Gran-de Harmonia entre Deus, Natureza e Seres Humanos, a relação dos líderes premiados – Prêmios Esforço e Apóstolo -, lançamentos de obras imperdíveis da Sei-cho-No-Ie, a seção Relato de Experiência, contendo um exemplo de fé admirável! Confira ainda o que aconteceu nos três dias do Encontro Nacional dos Representantes, realizado na Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna (SP) e uma matéria especial sobre os 60 anos da primeira viagem doutrinária do Professor Seicho Tani-guchi ao Brasil.

Uma edição especial, numa época especial e, so-bretudo, para pessoas especiais! Assim é o Boletim In-formativo Círculo de Harmonia – um círculo de amiza-de, de virtuosidade, de luminosidade, que adquire mais brilho à medida que é vivificado pela sua leitura! Muito obrigado por fazer circular este maravilhoso conjunto de boas-novas.

Boa leitura!

Baixe um leitor QR Code no seu celular ou tablet, fotografe o código ao lado e navegue à vontade pelo Círculo de Harmonia Online.

Diretor-Presidente: Tuguio TeramaeGerente Responsável: Viviane Tenório de Macêdo HaraCoordenação: Ailli de Mello FrançaRedação: Fábio Dummer Camargo Silvia Aparecida Rabelo FontesDiagramação: Luiza KanekiyoCapa: Paulo César Santos de AzevedoTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Plural Indústria Gráfica Ltda.

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

Março/abril de 20164

mensagem do supremo presidente

Membros da Seicho-No-Ie de todo o mundo, Feliz Ano Novo!

Eu gostaria de agradecer do fundo do coração a Deus por po-der receber este Novo Ano com ventura e boa saúde, juntamente com todos os senhores.

No ano passado, começamos a preparar o início de nossa cami-nhada para criar uma “nova civi-lização”, de forma a crescer junto com a natureza. O preparo iniciou no ano retrasado, e podemos dizer que as coisas mais importantes fo-ram colocadas no seu devido lugar, no ano passado. No ano retrasado, nós esclarecemos “em que devía-mos focar a nossa mente”. Deci-dimos implementar a “Cerimônia de Acolhimento de Todas as Re-ligiões” e a “Cerimônia para Orar pela Grande Harmonia entre Deus, Natureza e Seres Humanos”; e os “Três Deuses da Criação” passa-ram a ser consagrados no Templo Matriz da Seicho-No-Ie.

A seguir, no ano passado, de-senvolvemos dentro do movimen-to um sistema e ambiente para ex-pressar concretamente a energia mental e espiritual que viria des-ses novos rituais e eventos.

Primeiramente, começamos o “Movimento de Expansão da Ener -gia Natural”. Um mega-painel fo to-voltaico de energia solar foi cons-truído na cidade de Jyouyou, Kyoto, e já está em funcionamento. Além disso, um segundo painel fotovol-taico de energia solar de grande escala foi construído na Província de Fukushima, que sofreu tremen-dos danos com o Grande Terremo-to do Leste do Japão, e começou a funcionar no final do ano passado. Podemos dizer que, através disso, foi aberto o caminho pelo qual os membros da Seicho-No-Ie possam diminuir as emissões de gases do efeito estufa em sua vida diária.

Em segundo lugar, devido à empatia pela atual condição de pobreza no mundo, foi iniciada a campanha “Uma tigela de sopa e uma de arroz”*, que está se espa-lhando pelo mundo todo. Isso se-gue em paralelo com as iniciativas de redução no consumo da carne que fere a natureza, e, com o apoio e endosso dos nossos adeptos, este esforço está se expandindo grada-

* “Uma tigela de sopa e uma de arroz” se refere à nossa refeição simples.

tivamente, mas com firmeza.Em terceiro lugar, como um

novo evento que coloca em prática um modo de vida que não usurpa da natureza, realizamos a “Festa das Dádivas da Natureza” no ano passado, em algumas regionais doutrinárias do Japão, e foi muito bem recebida pelos participantes. E foi decidido que, a partir des-te ano, esta Festa será expandida para o mundo todo.

Em quarto lugar, abrimos o “Bosque da Vida” da Seicho--No-Ie no ano passado, em duas localidades da área metropoli-tana de Tóquio. De fato, não abandonamos a cidade e não nos confinamos apenas “na floresta”. A criação desses “Bosques da Vida” é uma tentativa de repro-duzir a essência da natureza na ci-dade. Os bosques são importantes locais que auxiliam aqueles que os visitam, a lembrarem das virtudes e do valor de uma vida de unidade com a natureza, e também trans-mitem aos visitantes o significado do “crescer junto com a natureza”. Planejamos aumentar o núme-ro desses “Bosques da Vida” em áreas urbanas, e empenharmo-nos

Vamos realizar avanços importantes no “Movimento que

cresce com a Natureza”

Março/abril de 2016 5

mensagem do supremo presidente

fundação grande harmonia

em disseminar o valor dessa ines-timável natureza.

Agora, com todas essas coi-sas colocadas e prontas, o que é que devemos fazer este ano? Cer-tamente é desenvolver ainda mais o “Movimento que Cresce com a Natureza”. Por favor, convidem muitas pessoas a participarem deste movimento e compartilhem a Verdade “seres humanos filhos de Deus” em toda e qualquer oca-sião, com o maior número possível de pessoas. Mais especificamen-te, realizem a “Festa das Dádivas da Natureza” em todas as partes

do mundo. Esta não é apenas um festival das colheitas, mas é uma atividade religiosa que expressa a Verdade de que, na essência, a natureza e os seres humanos são unos perante Deus, neste mundo atual.

Os senhores já sabem a ra-zão por que devemos fazer isto. O aquecimento global que avança crescentemente e de forma mais séria vem do pensamento que acredita que a natureza e os seres humanos são separados. E é des-ta mesma ideia que vem a falta de recursos e de energia, e a luta

por eles, e o aumento do número de pobres. O crescimento do ter-rorismo não está de forma alguma dissociado disso. O conflito entre os seres humanos vem do fato de tirar da natureza. Opostamente, se agirmos em conformidade com a natureza e estivermos em harmo-nia e unos com ela, poderemos concretizar a paz e a felicidade da humanidade.

Então, senhoras e senhores, muito obrigado por todas as coisas que farão pelo nosso Movimento este ano.

A Seicho-No-Ie do Brasil, por intermédio dos representantes da Fundação Grande Harmonia - Pre-sidente do Conselho Curador, Pre-letor Noriyo Enomura; Presidente da Diretoria Executiva, Preletor José Adalton de Oliveira; junta-mente com o Grupo de Assessoria Pedagógica, vem agradecer a co-laboração de todos os adeptos das regionais doutrinárias do Brasil pelo apoio na Campanha Natal Solidário, que teve como objeti-

vo a arrecadação de fundos para a compra de presentes de Natal e de panetones para as crianças das duas unidades escolares mantidas pela Fundação: Escola CEIMAR e Creche Comunitária Paraíso. Gra-ças ao amor da família Seicho-No--Ie, todas as crianças assistidas, num total de 311, puderam viver um Natal realmente feliz. Muito obrigado!

Para mais informações sobre a Fundação ou interesse em cola-

borar com os projetos educacionais desenvolvidos, entre em contato conosco pelo telefone (11) 5014-2222, na Sede Central da Seicho--No-Ie do Brasil, ramais: 1212, 2210 ou 1269.

Acesse também nosso websi-te: http://www.sni.org.br/fgh/

Desejamos a todos que o ano de 2016 seja plenamente coroado de infinitas bênçãos de Deus. Mui-to obrigado!

A Fundação Grande Harmonia agradece!

Março/abril de 20166

mensagem do presidente doutrinário

Recentemente li uma notícia que explicava que a extinção das abelhas pode acabar com a huma-nidade.

Como todos sabem, as abe-lhas são responsáveis pela polini-zação, que gera nossos alimentos.

Segundo o artigo, Seção Mun do Estranho do site da Edito-ra Abril, sem as abelhas o mundo entraria em colapso, pois 90% da polinização da população vegetal é realizada pelas abelhas.

O grande cientista do sécu-lo XX, Albert Einstein, chegou a

dizer que se as abelhas desapare-cessem da face da Terra a huma-nidade se extinguiria em 4 anos. Veja o site do repórter Sérgio Ro-cha (http://sergiorochareporter.com.br/albert-einstein-se-as-abe-lhas-forem-extintas-a-humanida-de-tera-apenas-4-anos-de-exis-tencia/). Segundo esse site, o bió-logo Jansen Brito, da Associação de Proteção às Abelhas e ao Meio Ambiente, afirma que as abelhas são responsáveis pela polinização de dois terços da alimentação hu-mana.

Certa pessoa me disse que o chuchu só é polinizado pelas abe-lhas. Já pensou se as abelhas desa-parecessem da face da Terra? Va-mos ficar sem o chuchu.

Ainda conforme o site G1/Natureza, dentre as possíveis cau-sas da diminuição das abelhas no mundo estão o uso excessivo de pesticidas, poluição do ar e da água, além do gerenciamento ina-dequado das colmeias.

Um inseto tão pequeno como a abelha tem um papel tão im-portante na continuidade da civi-lização humana, no equilíbrio do planeta Terra e na vida da raça hu-mana. Isto me faz pensar que tudo está interligado. Dependemos uns dos outros, constituindo uma só vida de Deus.

O Movimento que “Cresce Junto com a Natureza” tem como objetivo viver em harmonia com a natureza, respeitando e cuidan-do dela. É nossa responsabilidade alimentarmo-nos cada vez mais de produtos livres de agrotóxicos, em cuja produção e transporte haja menos emissão de gás carbônico e que poluam o menos possível o planeta Terra.

É nesse sentido que a Seicho--No-Ie vem trabalhando. Viver uma vida cada vez mais natural. Uma vida que se polua cada vez menos e que se proteja a natureza.

Tudo é uno perante Deus. Tudo é Vida de Deus. Vivemos num mundo em que tudo está in-terligado. Nós dependemos das abelhas assim como as abelhas de-pendem de nós.

Se nós não cuidarmos do mundo, dando condições para as abelhas sobreviverem, nós tam-bém não sobreviveremos.

Precisamos pensar em vi-ver uma vida com baixa emissão de gases poluentes para evitar o aquecimento global, e vivermos como verdadeiros filhos de Deus, protegendo e cuidando de todas as espécies de vida ao nosso redor.

Este é o ideal da “Nova Civi-lização”.

Muito obrigado.

Junji MiyauraPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a

América Latina

No mundo criado por Deus tudo é uno

Março/abril de 2016 7

Tuguio TeramaeDiretor-Presidente da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

mensagem do diretor-presidente

Este é um mês que nos enche de alegria, pois comemoramos a data da fundação da Seicho-No-Ie.

Foi no dia 1o de março de 1930 que se iniciou esta nova fase na vida de milhares de pessoas que, ao lerem a Revista Seicho-No-Ie des-pertaram para a Verdade “Homem filho de Deus”.

Esta Verdade chegou ao Brasil no ano de 1934 e revolucionou a vida dos imigrantes japoneses que estavam levando uma vida de de-sânimo e desesperança. As famí-lias que viviam angustiadas des-cobriram a Verdade “Homem filho

de Deus” possuidor de capacidade infinita e que o mundo criado por Deus (Imagem Verdadeira) era per-feito e que o mundo do fenômeno era projeção da mente. Mudando--se a postura mental o mundo do fenômeno se transformaria.

Com novo ânimo e alegria empenharam a sua vida para o en-grandecimento desta terra que os acolheu, fazendo deste Brasil a sua segunda pátria.

Não guardaram somente para si esta alegria e felicidade, inicia-ram com muito amor, apesar de enfrentarem as dificuldades da lín-gua, um trabalho de divulgação da Verdade “Homem filho de Deus”, para que outras pessoas também encontrassem a alegria e a felicida-de que estavam desfrutando.

Se a Seicho-No-Ie está sendo divulgada em todo o território na-cional e se expandindo para todos os países da América Latina, foi graças ao desassombro, coragem e amor desses nossos pioneiros.

Com a visita do Sagrado Mes-tre Professor Masaharu Taniguchi ao Brasil no ano de 1963, o Movi-mento recebeu um grande impulso e a divulgação que era realizada em língua japonesa começou a ser di-vulgada também em língua portu-guesa, com a edição de livros sa-grados e revistas da Seicho-No-Ie em língua portuguesa. Mais tarde, com a expansão da divulgação para os países da América Latina come-çaram as edições dos livros sagra-

dos e revistas da Seicho-No-Ie em língua espanhola.

Esse trabalho de divulgação da Verdade para esses países (Ar-gentina, Uruguai e Paraguai) se iniciou com viagens do professor Miyoshi Matsuda e posteriormen-te por outros preletores pioneiros, japoneses. As dificuldades que en-frentaram, estão relatadas no livro de autoria do professor Miyoshi Matsuda.

Um professor me contou que em um desses países, na hora do jantar lhe foi servida uma comida típica e o anfitrião lhe perguntou a sua opinião sobre esse quitute, res-pondera: “esquisito”. Então o an-fitrião lhe disse: então coma mais e lhe serviu mais um pouco dessa comida. No dia seguinte lhe foi ser-vida a mesma comida.

Somente mais tarde descobriu que em espanhol “esquisito” signi-ficava que a comida estava muito saborosa.

Passaram assim por muitas si-tuações, por não dominarem bem a língua espanhola. Mesmo enfren-tando essas diferenças no significa-do das palavras e costumes, apesar de enfrentarem as dificuldades da língua, não desanimaram.

Ouvindo sobre essas “aventu-ras”, ficamos encantados e como-vidos pelo amor e destemor desses nossos pioneiros.

Aqui deixo gravado o meu imenso respeito e gratidão a todos os nossos pioneiros.

Solenidade da Fundação da Seicho-No-Ie

Março/abril de 20168

festividade do santuário hoozo do brasil 2016

dirigentes do Paraná, Srs. Shigueru Takinami e Hichiro Fujiwara, sen-do este último o responsável pela construção propriamente dita, o sa-grado templo foi erigido. Conta-se que a gratidão pela oportunidade de construir obra de tamanho sig-nificado foi tanta, que seus constru-tores se dedicaram com tanto em-penho que até se esqueciam de dor-mir e comer. Quando ficou pronto, o novo templo foi transportado por 600 km, desde o Paraná até a cidade de Ibiúna, em São Paulo, e instalado na então parte mais alta da Academia de Treinamento Es-piritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna (SP). Inaugurado em 1o de abril de

1957, o Santuário inaugurou tam-bém o inicio de uma nova era para a Seicho-No-Ie e para a humanida-de. Nascia então a Festividade do Santuário Hoozo do Brasil.

Reverenciando a Vida que flui eternamente – Revestido de profundo significado e repleto da mais intensa luz divina, o sagrado templo tornou-se égide eterna dos Filhos de Deus nele consagrados. Evoluindo junto com o Movimen-to, o Santuário Hoozo do Brasil foi gradualmente ampliado à medida que aumentava o número de almas inscritas sob sua proteção. Assim, ao longo desses quase 60 anos, é incontável o número de espíritos

A festa da GRATIDÃO e do AMOR que transcende dimensões

A construção de um templo e o nascer de um novo sol – Com o objetivo sagrado de encaminhar os vários espíritos ao Movimento de Iluminação da Humanidade e orar pela felicidade dos antepassados dos adeptos e líderes da Seicho--No-Ie, os dirigentes pioneiros so-licitaram à Sede Internacional a permissão para construir um tem-plo – o Santuário Hoozo do Bra-sil. Assim batizado porque Hoo-zo, em japonês, significa “Arca do tesouro”. A autorização do Japão foi recebida em 1o de outubro de 1956. Na época, sob a orientação do próprio Mestre Masaharu Tani-guchi e com a colaboração de dois

A evolução do Santuário Hoozo espelha a evolução do próprio Movimento de Iluminação da Humanidade.

A nobreza da alma que se aloja no ser humano tem sua sublimidade e valor eternos vivificados pela leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade por 12.000 pessoas ao mesmo tempo – isto é o

que chamamos de Festividade do Santuário Hoozo do Brasil.

Foto

s: A

cerv

o M

KTC

/SN

IBR

Março/abril de 2016 9

festividade do santuário hoozo do brasil 2016

que foram beneficiados pelas ora-ções efetuadas. Sob a luz da Ver-dade, os filhos de Deus que já par-tiram deste plano percebem que a vida continua, ainda mais sublime e profunda, e o que se pensava que fosse o fim, na realidade é tão so-mente um novo começo.

Gratidão - Tradicionalmente realizada no segundo domingo de abril, a Festividade do Santuário Hoozo do Brasil reúne milhares de pessoas para, em oração conjunta, manifestarem sentimento de gra-tidão. O coração grato daqueles que chegam à Seicho-No-Ie e des-cobrem sua filiação divina, assim como a relação de causalidade que envolve os espíritos que fazem par-te de uma mesma família, ao com-preenderem a benção que os envol-vem sob a forma do amor incondi-cional devotado pelos antepassa-dos, volta-se cheio de gratidão na ânsia de ofertar um agradecimento pelo despertar e pela oportunida-de de receber o dom da vida. Esse gesto de gratidão chega até eles sob a forma de luz que dissipa até as mais densas trevas. A salvação, en-fim, chegou.

O que é bom não deixa de ser reconhecido - Hoje a Festivida-de do Santuário Hoozo do Brasil é a mais conhecida ação religiosa da Seicho-No-Ie do Brasil, e con-ta com uma média de 12.000 par-ticipantes que acompanham pre-sencialmente a cerimônia. Além destes, estima-se que nesta mesma proporção, espectadores acompa-nham remotamente a transmissão via internet. No ano de 2015, pes-soas de 18 países puderam ainda assistir via tablets e iphones. Um grandioso empreendimento espiri-

tual demanda uma grandiosa estru-tura material. Para que tudo ocorra da forma harmoniosa e adequada ao objetivo principal, toda a famí-lia Seicho-No-Ie é mobilizada. A campanha de divulgação da Fes-tividade se inicia meses antes de sua realização, sendo os Registros espirituais (ver quadro) distribuí-dos pelas regionais doutrinárias da Seicho-No-Ie de todo país. Todos os dirigentes se movem para escla-recer a continuidade da vida que flui eternamente ao maior número possível de pessoas, para que assim também o maior número possível de almas seja inscrito. Em 2015, foram 450 preletores reunidos no salão nobre da Academia, no inten-so e gratificante trabalho de fazer a evocação dos 2.124.962 regis-tros enviados. Uma maratona de várias horas de evocação garante que todos os Registros Espirituais

de barracas para atender aos parti-cipantes. Desde as primeiras horas da manhã, as barracas estão pron-tas para atender às caravanas que chegam de madrugada.

Todos são Filhos de Deus – A essência da doutrina da Seicho--No-Ie baseia-se na verdade fun-damental de que o homem é filho de Deus; espírito criado à imagem e semelhança do Criador, Deus-Pai Universal, herdeiro das virtudes do Pai, incluindo-se aí a vida sempi-terna – ou seja, sem começo nem fim. A verdade profunda acerca da origem divina e da vida eterna do ser humano foi esclarecida em todas as obras do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie. Por isso a Seicho--No-Ie desperta o amor que trans-cende dimensões e incentiva o en-vio de vibrações de luz e gratidão aos que já não estão mais por aqui. Eles permanecem; habitando cor-pos e mundos mais sutis e viven-ciando aprendizados mais profun-dos, mas não por isso devem ser es-quecidos. Pelo contrário, sua vida, sua passagem neste mundo e seus legados, que nos beneficiam hoje, devem ser relembrados com grati-dão. Ninguém passa por esta vida

Cada alma é evocada para receber as orações oferecidas por seus familiares

e amigos.

preenchidos, inclusive aqueles de última hora, façam parte da Festi-vidade. Essa mega estrutura ainda inclui outros recursos aos partici-pantes: área exclusiva para idosos, sanitários, estacionamento, etc. No dia da Festividade, além da canti-na da Academia, é montada uma praça de alimentação com dezenas

Oração aos anjinhos anônimos, abortados espontânea ou

intencionalmente. Um momento de muita emoção.

Foto

: Ace

rvo

MK

TC/S

NIB

R

Foto

: Ace

rvo

MK

TC/S

NIB

R

Março/abril de 201610

à toa, por mais rápida que seja essa passagem. Não somente os ante-passados merecem orações; as al-mas abortadas também são contem-pladas por ocasião da Festividade do Santuário Hoozo. Elas também fazem parte da família e devem ser batizadas e lembradas com amor. Mesmo os espíritos abortados que ainda permanecem anônimos, ou seja, que ainda não foram reconhe-cidos por parte de seus familiares, recebem oração.

Participe você também – Par-ticipar da Festividade do Santuá-rio Hoozo, inscrevendo seus que-ridos antepassados nos Registros Espirituais, é a melhor decisão que você pode tomar em sua vida. Isso porque sua vida é extensão da vida deles, e quando você agrade-ce e ora para que seus antepassa-dos sejam felizes, vivificando a vida deles, está, na verdade, vivifi-cando a sua própria vida. Todas as

festividade do santuário hoozo do brasil 2016

pessoas interessadas podem par-ticipar, de carro particular ou por meio de caravanas que saem das Regionais da Seicho-No-Ie. Pro-cure a sede mais próxima e infor-me-se. Você é nosso (a) convidado (a) especial para esta festa de gra-tidão, esta oportunidade ímpar de

Quadro Explicativo

Registros Espirituais – pa pel aonde se inscreve o nome da alma que receberá oração. São 05 orações diárias, reali-zadas pelos oficiantes da Seicho-No-Ie.

Evocação – ato de chamar pelo nome cada alma inscrita nos Registros Espirituais. Esse chamado se transmite à alma

que, a partir daquele momento, é notificada de que receberá as orações de luz no Santuário Hoozo do Brasil, até o próximo ano.

Quais benefícios que a Festividade do Santuário Hoozo e a prática da Oração de Gratidão aos Antepassados proporcionam? Nossos antepassados são nossas raízes. Uma árvore para sobreviver ne-cessita de inúmeras raízes; assim, quando oferecemos orações aos antepassados recebemos proteção e orientação deles em maior grau.

Preciso pagar ou ser da Seicho-No-Ie para participar da Festividade do Santuário Hoozo? Não é cobrada taxa para participar do evento, nem mesmo de estacionamento; somente os Registros Espi-rituais são adquiridos mediante pequena contribuição. Qualquer pessoa, independentemente de crença religiosa, pode participar. Nossas portas estão abertas para todos, pois não temos sectarismo religioso.

exteriorizar todo seu amor! Che-gar à Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual Ibiúna--SP é fácil! Ela está localizada no município de Ibiúna, a 70 km de São Paulo. Confira o endereço em nosso site: www.sni.org.br. Espe-ramos você lá!

Março/abril de 2016 11

cerimônia

Diante da necessidade premente de divulgar um modo de viver que promova o progresso aliado ao res-peito a todas as formas de vida – o que chamamos de sustentabilidade, a Seicho-No-Ie procura dar sua contri-buição para a sobrevivência da vida na Terra. Há vários anos que a Sede Internacional da Seicho-No-Ie (Ja-pão) e a Sede Central da Seicho-No--Ie do Brasil, além de outras instala-ções como regionais doutrinárias do Japão, subsede do Brasil e Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna (SP), tiveram seus departamentos e procedimentos administrativos ajus-tados para diminuir ao máximo o impacto de suas atividades no meio ambiente.

O Supremo Presidente da Sei-cho-No-Ie, Professor Masanobu Ta-niguchi, tem alertado para a condu-ta errônea da civilização atual, que considera o homem como centro de todas as ações e delega à Natureza e até a Deus o segundo e terceiros lu-gares na ordem de prioridade na vida cotidiana. Os dados mais recentes in-dicam que somos hoje sete bilhões, cento e vinte cinco milhões de habi-tantes vivendo na Terra, uma parte

Para a plena manifestação do Mundo de Deus

consumindo exageradamente os re-cursos naturais que restam, e a outra vivendo em condições insalubres de vida e perspectivas. Precisamos, ur-gentemente, promover a conscienti-zação para o fato de que é chegada a hora de nos responsabilizarmos pe-los nossos atos e purificá-los o mais profunda e rapidamente possível, a fim de salvar nosso planeta – e a nós mesmos, da extinção.

Com a finalidade de nos conec-tarmos com uma nova visão do ser humano e seu posicionamento no Universo, foi instituída a Cerimônia para Orar pela Grande Harmonia entre Deus, Natureza e Seres Hu-manos. Em 2016, acontece a 2ª edi-ção desta Cerimônia, que é realizada na Sede Internacional da Seicho-No--Ie no Japão (Escritório na Floresta), e transmitida ao Brasil via internet.

A data foi cuidadosamente es-colhida – 11 de março. Nesta data, há cinco anos, ocorreu o evento co-nhecido como o Grande Terremoto do Leste do Japão (11 de março de 2011), quando um sismo de elevada magnitude abalou várias partes do país, provocando tsunamis e a explo-são da Central Nuclear de Fukushi-

ma I. Tamanha foi a extensão do terremoto, estima-se que tenha sido o maior do Japão e um dos cinco maiores do mundo, desde que os da-dos começaram a ser compilados.

Na programação da cerimônia consta a Meditação Shinsokan para Praticar as Quatro Mentes Imensurá-veis, conduzida pelo Supremo Presi-dente da Seicho-No-Ie, Prof. Masa-nobu Taniguchi, bem como a leitura do Canto em Louvor à Natureza. As quatro mentes imensuráveis – cari-dade infinita, amor infinito, miseri-córdia infinita e compaixão infini-ta – são as virtudes que precisamos cultivar para salvarmos os seres vi-vos que ainda restam. Você também pode ajudar o planeta a reerguer-se e dar um novo rumo para a história da humanidade. Pratique e divulgue em sua Regional, Associação Local e demais locais de sua convivência (casa, trabalho, escola, etc.) os ensi-namentos da Seicho-No-Ie, cultive um coração generoso e defenda to-das as formas de vida. Todos nós so-mos elementos-chave na construção de um estilo de vida mais natural, saudável e amoroso, no ponto mes-mo em que estamos agora.

Transmissão da Cerimônia de 2015, acompanhada pelos dirigentes na

Academia de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna (SP).

Foto

s: A

cerv

o da

SN

I/BR

Foto

s: A

cerv

o da

SN

I/BR

Foto

s: A

cerv

o da

SN

I/BR

Transmissão da Cerimônia de 2015, acompanhada pelos funcionários

da Sede Central da Seicho-No-Ie do Brasil.

Transmissão da Cerimônia de 2015, acompanhada pelos funcionários da Subsede da Seicho-No-Ie do Brasil

Março/abril de 201612

educadores

O CEEV – Ciclo de Estudos da Educação da Vida –, realizado em várias regionais doutrinárias da Seicho-No-Ie do Brasil e supervisionado pela Superintendência das Atividades dos Educadores da Sede Central, tem sido um instrumento de renascimento para seus participantes. Veja a seguir o relato de experiência da aluna do CEEV, da Regional SC–Criciúma, Andrea Dóris Colvara Salla, por ocasião de sua participação no II Congresso de Educação da Vida, que ocorreu em outubro de 2015, em São Paulo (SP).

CEEV – Educação e espiritualidade para a conquista da felicidade

Meu nome é Andrea Dóris Colvara Salla, sou de Criciúma, Regional SC-Criciúma, e tenho a oportunidade, agora, de comparti-lhar um relato da minha vida e dos ensinamentos da Seicho-No-Ie. Em 2007, tive um problema de saúde, um câncer de mama, que atribuí à minha profissão, de professora. Por ser uma profissão muito estressante, eu vivia angustiada, tinha um aper-to no peito, então queria fugir dessa profissão. Nesse momento de an-gústia, descobri com a doença que teria oportunidade de me aposentar, o que seria uma forma de fugir da-quilo que era para mim tão difícil. No decorrer do tratamento, das ses-sões de quimioterapia e radiotera-pia, descobri a Seicho-No-Ie, esse ensinamento maravilhoso do filho de Deus, e despertei para o fato de que eu tinha uma missão de servir às pessoas. Pensei: “Deus me deu a oportunidade de ter em minhas mãos 20 crianças, então, vou vol-tar e colocar em prática os ensina-mentos da Seicho-No-Ie”. Comecei, assim, a fazer o CEEV - Ciclo de Estudos da Educação da Vida da Fo

to: S

ilvia

R. F

onte

s

Seicho-No-Ie, que me deu subsídios para colocar os ensinamentos da Seicho-No-Ie em prática. Ele for-nece instrumentos, ideias e práticas para despertar no ser humano o filho de Deus. Ao mesmo tempo em que estava resgatando o filho de Deus nos meus alunos, eu estava resga-tando a minha vida, porque aquilo que para mim era tão difícil, hoje é um ato de amor. Hoje eu amo minha profissão. Graças a Deus estou mui-to bem, isso já faz oito anos e estou curada do câncer. Aumentei minha carga horária de trabalho, para al-cançar o maior número possível de crianças – na época eram 20, hoje são 40. Na verdade, 40 famílias; re-cebo constantemente elogios e reco-nhecimento por parte dos pais, pelo trabalho realizado com as crianças. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade de cumprir mi-nha missão. Quero fazer um convite a vocês, educadores e pais: venham conhecer o departamento de Educa-dores da Seicho-No-Ie e participem do CEEV numa Regional mais pró-xima de você! Muito obrigada!

Março/abril de 2016 13

sede central

87ª Solenidade Comemorativa da Fundação da Seicho-No-Ie e da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade ao Supremo Presi-dente da Seicho-No-Ie - Será realizada no dia 06 de março, domingo, das 09h00 ás 11h00, no Salão Nobre da Sede Central da Seicho-No-Ie do Brasil, no bairro do Jabaquara (SP). A comemoração, que celebra o surgimento da Seicho-No-Ie neste mundo, contará com uma programa-ção inspiradora: apresentação de vídeo institucional com os principais avanços do Movimento na atualidade, Relato de Experiência, entrega de diplomas aos membros que mais se destacaram na divulgação da Verdade em 2015, palestra comemorativa relembrando a história do despertar espiritual do Mestre Masaharu Taniguchi e as fases do desen-volvimento do Movimento pelo mundo, bolo e “Parabéns a Você”. Um dia memorável em que será comemorado o 87° aniversário do sagrado Movimento neste mundo terreno.

Cerimônia de 28º Ano de Fa-lecimento da Sagrada Irmã Profª Teruko Taniguchi - Será realizada em 25 de abril de 2016, ás 14h00, na Sede Central da Seicho-No-Ie do Brasil. Uma ocasião em que os adeptos, líderes e simpatizan-tes da Seicho-No-Ie prestam uma homenagem á Sagrada Professora Teruko Taniguchi, esposa do Mes-tre Masaharu Taniguchi, que de-sempenhou um papel fundamental para a construção da Seicho-No-Ie que temos hoje. Incansável com-panheira, mestra de inigualável luz e um coração de infinito amor, ela se tornou uma força constante que ergueu aos patamares dos céus o Movimento de Iluminação da Hu-manidade. Venha acompanhar a cerimônia conosco e saiba mais a respeito da grandiosidade da vida e da obra desta sagrada irmã.

Anote na agenda!A Seicho-No-Ie convida você para

ocasiões muito especiais!

Solenidade de 2015 – comemoração do aniversário da Seicho-No-Ie.

Foto

: Ala

n M

azzi

lli

Conheça mais sobre a Seicho-No-Ie, acessando o nosso website:

www.sni.org.br/chonline

Março/abril de 201614

sede central

Dia da Seicho-No-Ie na Câmara Municipal de São Paulo – Uma bonita homenagem é realizada para a Seicho-No-Ie todos os anos, pela Câmara Municipal de São Paulo. Neste ano, ela acontecerá no dia 14 de março. Nesta data, a Seicho-No-Ie comparece em peso para uma cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo. O evento é aberto ao público, composto por uma pequena palestra, um relato de experiência e palavras proferidas por lí-deres políticos da cidade. Neste ano contará com a presença dos Preletores Tuguio Teramae e Ênio Maçaki Hara. Trata-se de um reconhecimento público pelos inúmeros benefícios que a doutrina da Seicho-No-Ie proporciona para a sociedade. Claro que você é nosso (a) convidado (a) para estar conosco em todas essas datas memoráveis! Contamos com sua presença!

Dia da Seicho-No-Ie na Câmara Municipal de São Paulo (SP)

Foto

: Silv

ia F

onte

s

Erramos!

Na capa da edição no 287 do Boletim Informativo Círculo de Harmonia, consta um erro de ortografia na chamada correspondente à matéria da seção PERFIL. Onde se lê Yutaka Yakoyama, leia-se: Yutaka Yoko-yama. Deste modo, damos ciência do ocorrido e pedimos desculpas pelo engano cometido.

Março/abril de 2016 15

representantes

Aonde tem um dirigente da Seicho-No-Ie, há a luz de Deus atuando. Agora imagine o que acontece quando se reúnem todos os dirigentes principais da Seicho--No-Ie do Brasil, unicamente com o intuito de engrandecer ainda mais o Movimento de Iluminação da Humanidade! Esse é o Encontro Nacional dos Representantes, que acontece todos os anos, na Acade-mia de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna (SP). Os membros dos CDORs – Conselho Doutrinário Organizacional Re-gional – de todas as regionais dou-trinárias do país se reúnem para es-tudarem a Diretriz do Movimento, avivarem o ideal de sua missão, reverem metas, discutirem temas organizacionais e, ainda, se abaste-cerem da mais profunda conscien-tização de seu importante papel no mundo – promover o maior cresci-mento possível do Movimento de Iluminação da Humanidade em sua região de doutrinação. Nesta oca-sião, os Presidentes regionais das organizações em português e japo-nês que compõem as atividades da Seicho-No-Ie nas regionais – Asso-ciações Pomba Branca, Fraternida-de, Jovens, mais os representantes regionais das Superintendências dos Preletores, Educadores e Pros-peridade, juntamente com seus res-pectivos Supervisores Regionais, comparecem à Academia para re-ceberem as orientações necessárias

ao pleno desenvolvimento das ati-vidades doutrinárias em suas regio-nais. Levam consigo uma bagagem sagrada para compartilhar com toda a liderança regional. Além do Encontro Nacional, também são realizados a Reunião do Conselho Nacional dos Representantes e a Assembleia Geral da Seicho-No--Ie do Brasil.

Em 2015, este grande Encon-tro aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de novembro, e contou ainda com um “Seminário para Líderes”. No programa, palestras para o aprimo-ramento espiritual dos dedicados à Iluminação da atualidade. Entre elas, “Para realizar a Paz Mun-dial”, com o Preletor da Sede Inter-nacional Fernando Antonio Men-des Marques, “A paz a partir da mesa de refeição”, proferida pela Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, Preletora Lílian Súzi Baffi Norimatsu. Fizeram par-te ainda da programação atividades de vivência na natureza, a Medita-ção das Quatro Mentes Imensurá-

veis, prática da “Refeição Simples” e leitura do Canto em Louvor ao Bodisatva Que Reflete os Sons do Mundo. Uma participação espe-cial, vinda diretamente do Japão, o Preletor da Sede Internacional Shigeru Kutsuma, abrilhantou o Seminário proferindo as palestras: “Em direção à Grande Harmonia entre Deus, Natureza e Seres Hu-manos”, “Aprendendo com o Can-to em Louvor ao Bodisatva que Reflete os Sons do Mundo” e “Vi-vamos Dedicando Amor”. Outro momento marcante foi a Cerimô-nia em Memória aos Pioneiros da Seicho-No-Ie do Brasil, conduzida pelo Preletor da Sede Internacional Junji Miyaura.

Foi realmente um encontro de luz, em que a missão de transmi-tir ao mundo a Verdade pregada pela Seicho-No-Ie e levar avante o Movimento de Iluminação da Hu-manidade, pôde brilhar ainda mais intensamente no coração de todos os participantes. Confira toda essa emoção através das fotos.

Dirigentes da Seicho-No-Ie do Brasil se reúnem para promover o crescimento do

Movimento de Iluminação da Humanidade C

rédi

to fo

to:

Ace

rvo

MK

TC/S

NIB

R

Março/abril de 201616

premiação

O Movimento de Iluminação da Humanidade é cheio de exem-plos de amor e dedicação na divul-gação dos ensinamentos. A missão de salvar o maior número possível de pessoas, expandindo o modo de viver feliz, é levada a sério pe-los dirigentes. Confira os contem-plados com os prêmios Esforço e Apóstolo, por ocasião da Soleni-dade Comemorativa da Data Na-talícia do Sagrado Mestre Masa-haru Taniguchi de 2015. São 211 Apóstolos, 132 da organização em português, 78 em japonês e 11 da Sede Central. O prêmio Esforço destina-se aos que divulgam no mí-nimo 20 convites do Seminário da Luz, tenham cota mensal superior ou igual a 50 revistas e inscrito 20 novos membros na Missão Sagrada ou equivalente em assinaturas de revistas. O prêmio Apóstolo é con-ferido aos que tenham cota mensal de 100 ou mais revistas ou o equi-valente em assinaturas.

PRÊMIO ESFORÇOBA-BARRISMárcia Inês PieczurDF-BRASILIA 1Elizabeth Ikeda MagalhãesMassagi SatoMS-MATO GROSSO 1Katsumi FujitaIvetti Emi FuruyamaMS-MATO GROSSO 2Terukatsu YamazakiPR-PARANÁ 1Aparecida Akemi MiyagusukuHikoe Sassajima

AMOR E DEDICAÇÃOPR-PARANÁ 2Akio Inumaru / Motoo KanadaSachiko Sakai TakizawaPR-PARANÁ 5Rosa Yoko HayashiYuçuke TakanoRJ-RIO DE JANEIRO 1Yoshiaki ItoSE-ARACAJUJuraci Muniz de SantanaSP-ABCKoiti Tozaki / Mieko Hebaru SP-ARARAQUARA 1Massamiti MiyadaSP-CENTRAL 1Izabel Mitsico Matsumura HiranoSP-CENTRAL 2Teruko Watanabe ShiomiSP-GUARULHOSPlínio Freitas Siqueira NetoSP-NOROESTE 1Julho Feiji TakahaschiSP-NOROESTE 2Hiromi ShinodaSP-NORTE 1Reiko IsejimaSP-NORTE 2Emiko Tanaka SuzukiSP-PAULISTA 1Tatsugi Koga / Yoshio InamuraSP-PAULISTA 2Nelson Hiromassa IwataSP-SANTOS 1Luiz IshiiSP-SÃO BERNARDOAntonio Paixão da ConceiçãoCleide Cândido da Silva

Iukiyoshi ShinoharaMaria Assumpta Vilela PeixeMario Luiz Barboza

SP-SÃO PAULO 1Yoshimi Honda Dangami

SP-SÃO PAULO 2Yutaka Yokoyama

SP-SÃO PAULO 3Yosituqui Sakata

SP-SÃO PAULO 4Kouki Jyo

SP-SÃO PAULO 5Hiroshi Jodai / Issamu IshiKatsuhisa EndoKiyoshi Hashimoto

SP-SÃO PAULO 6Aparecida Tamae Yassue Ogoshi

SP-SÃO PAULO SULToraju Endo

SP-SOROCABANA 1Bráulio Mitsuo Hieda

SP-SOROCABANA 2José YokoyamaNatal Hiroshi Nishikawa

SP-SUDOESTEHisashi Anbo / Nobuvo Furukawa

PRÊMIO APÓSTOLO

am-manaus Qtde.Elaine de Souza Saldanha .......... 1000

ba-barris Qtde. Ana Lourdes Conceição Salles ..... 100Claudia da Cunha Sales Rizério ..... 100Márcia Inês Pieczur ...................... 100Maria de Fátima da Silva Melo ....... 100

ba-ilhÉus Qtde.Vera Lucia Sales Cerqueira .......... 295

Março/abril de 2016 17

premiação

ba-pituba Qtde.Robércia dos Anjos Pimentel ........ 100

ce-fortaleza Qtde. Verônica Oliveira Santos .............. 100

df-brasÍlia Qtde. João Jose de Castro ..................... 250Yoshiko Furusho ........................... 240Emilio Santiago Ribas Rodrigues ... 229Lukiani Rodopoulos ...................... 225Valmir Hilário Silva ........................ 216Devair Sebastião Nunes ............... 183Jandira Maria de Jesus de Castro ....150Jeane Souza Chaves Sidou .......... 142Maria Irlândia de Almeida Farias ..... 128Iara Ribeiro Campos...................... 125Sônia Camargo Pereira da Costa .....122Mario José de Oliveira Santos ...... 120Francis Pinheiro Carneiro Siqueira 110Genaina Nunes Rodrigues ............ 100Martha Margaretta Karin Engel ..... 100Yoshiko Matsumoto Morinishi ....... 100

go-goiÂnia Qtde.Joao Emilio Ribeiro Valongo ......... 240Joceley Silva Moraes Valongo ....... 240Coraci Marques Arantes ................ 150Maria Tiyoko Harada .................... 150Wilson Mendes Pereira Filho......... 130

ma-são luÍs Qtde. Rice Azevedo Duailibe .................. 200Roberto Ewerton Viana ................ 150

mg-bh caiçara Qtde. Ana Alves Dutra ............................ 150Flávio Rodrigues da Silva .............. 147Leonice Rezende de Castro Arcanjo ........................................ 100Wilma Eustáquio Marinho de Souza .100

mg-bh paraÍso Qtde. Antonio Pereira de Sousa.............. 200Carlos Pimenta Lopes ................... 135Marco Aurélio Tavares França ....... 100Nadja Maria de Almeida Magalhães Bastos ....................... 100

mg-trÊs vales Qtde. Jaider de Amorim Soares .............. 107Kennedy Rodrigues Tristão ........... 100

mg-triÂngulo e a. paranaÍba Qtde. Ezriel da Silveira Barros Cardoso.. 160Joana D´Arc Batista Alves ............. 155Gláucia Macedo Assumpção Vaz .. 153Helio Vilarinho de Oliveira ............. 115 Nelson da Silva ............................. 100

ms-dourados Qtde. Cleide Gonçalves Vicentin ............. 200

mt-cuiabá Qtde.

Darci Corbelino Biancardini .......... 110

pa-belÉm Qtde. Roldão da Silva Negrão Filho ........ 132Maria de Fatima Kato Negrão ...... 102Raquel Lifschiitz ........................... 100

pb-João pessoa Qtde. Teresinha de Jesus Cruz .............. 210

pr-curitiba Qtde. Daisy Petrona Mavel dos S.C. Bertulino .............................. 104

pr-foz do iguaçu Qtde.Valdeci Machado .......................... 500

pr-maringá Qtde. Teresa Sayoka Fugioka ................ 130

rJ-copacabana Qtde. Celeste Rosemery da S. L. Dalla Vecchia ..................... 150Maria Teresa Soares de R. D. Fagundes .......................... 140Gilda Maria Ferrucci Vanino ......... 126Zelia Antonio da Silva ................... 114

ro-porto velho Qtde. Raimundo Nonato da Silva ........... 150Salvino José dos Santos Medeiros . 146Maria do Socorro Borges da Silva .. 100

rs-caXias do sul Qtde. Dejair Salvador ............................. 125

rs-passo d’areia Qtde. Isaura Martins Chiavaro ................ 100

rs-passo fundo Qtde. Zeni Cavassolla ............................ 121Roselei Teresinha Knorst ............... 104José Heitor Colling ....................... 100

rs-rio branco Qtde. Marli Sacilotto Zanin ..................... 265Nilva Maria Torrel Teloken ............ 138Edison Schwarz de Melo .............. 119Noemy Meirelles do Nascimento ......100

sc-florianÓpolis Qtde. Ferena Loch ................................. 200Eugênio Ryozo Shinzato .............. 150Virginia de Mello Shinzato ........... 150Almeri Maria Moisyn de Nardin ..... 100

sc-Joinville Qtde. Mauri Abílio da Silva ..................... 134

sc-XanXerÊ Qtde. Gelsi Moschetta ............................ 175

sp-araçatuba Qtde. Roberto Doniseti Bulgarelli ............ 100

sp-araraQuara Qtde.Maricelma Aparecida Ticianeli Carturan ........................ 100Paulo Yshimine ............................. 100

sp-aricanduva Qtde. Vera Lúcia Almeida ....................... 100

sp-bauru Qtde. Nangou Taniguti ............................ 110Ana Maria Tremeschin Nardy ........ 100José Carlos Nardy ......................... 100Maria Rita de Moura Mistroni ........ 100

sp-campinas Qtde.Maria Odette Urbano Leal ............ 133Elisabete Pinheiro Marques........... 110Cleusa Deodato Rohwedder ........ 108Candelária Madalena Moreno Bernardi ....................................... 100Ligia Maria Tobias Ruano .............. 100

sp-guaratinguetá Qtde.Telma Sumica Tayota Nogueira ..... 104

sp-guarulhos Qtde. Massaaki Beppu ........................... 120Yoshihico Iuassaca ........................ 100

sp-interlagos Qtde. Enoque Marques dos Santos ........ 100

sp-JabaQuara Qtde.Rosana Mieko Yamamoto ............. 304Maria Norico Saito ......................... 140Haresh Galindo Manickchan ......... 120Olivia Gomes Rotilio ..................... 102Graciela Acquiste Oliva ................. 100

sp-lapa Qtde. Maria Aparecida Prudente do Nascimento .............................. 150Roberto Okito Fugiwara................. 133Geraldo Vieira da Silva .................. 100

sp-marilia Qtde.Ioshico Tanabe Endo ..................... 200

sp-mogi das cruzes Qtde.Luiza Maria Fernandes da Silva .... 308Débora Terumi Tamura Kubo ......... 120

Março/abril de 201618

Raimundo Alves de Almeida .......... 118Gilberto Alves de Almeida.............. 100

sp-osasco Qtde.Aparecida de Lourdes Manzatto de Souza........................ 110

sp-ourinhos Qtde. Alair Corrêa Hernandes ................. 113Mara Isabel Armentano Mrad ........ 101Dalton Costa Pimentel ................... 100Donald Fernandez ......................... 100

sp-penha Qtde.João Antonio dos Santos ............... 125

sp-pinheiros Qtde.Donizeti dos Anjos de Mendonça .. 150Christina Falcone Sampaio ........... 120Deulza Martins de Carvalho .......... 118Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla ............................................ 100Eliana de Fátima Pacheco da Silva .100Helenice Audi................................. 100

sp-presid. prudente Qtde.Alberto Sano .................................. 180Carlos Tadao Sako ........................ 120

sp-ribeirão preto Qtde.Maria Aparecida Pereira Stankevitius ................................. 138

sp-santana Qtde. Romeu Pace Filho ......................... 160Imico da Motta Reimão.................. 104

sp-santo andrÉ Qtde.Antonio José Barbosa ................... 100

sp-santos Qtde Eiji Kunigami .................................. 210

sp-são bern. do campo Qtde.Ademir Camilo Teixeira .................. 100Leonor Ichikawa ............................ 100Takeshi Nishihara ......................... 100

sp-são J. do rio preto Qtde.Aparecido Ignácio do Amaral......... 126

sp-são J. dos campos Qtde. Vera Aparecida de Faria Cardoso ......................................... 100

sp-sorocaba Qtde.Liliana Kulaif ................................. 150

df-brasÍlia 1 Qtde. Elizabeth Ikeda Magalhães ........... 138Michi Takahashi Ikemoto ............... 130

Yeiko Uema ................................... 125Chiyomi Abe Uehara...................... 115

ms-mato g. do sul 1 Qtde.Hudson Shiguer Kinashi ................ 100

pa-pará Qtde.Motobel Motores de Belém Ltda.... 800Motobel Veículos Ltda ................... 520Nippon Veículos Ltda..................... 500Isaura Fusako Yamada .................. 300Masakazu Shimizu ........................ 300Yoshiko Morita ............................... 135Masaharu Shimizu ......................... 125Sachiko Shimizu ............................ 120Sayoko Morikawa .......................... 117Getulio Mamoru Shimizu ............... 100Mafrinorte ...................................... 100Marcio Rogerio da Silva ................ 100Nelma do Socorro Salgado Uramoto..100Nobuko Hiura................................. 100Shigeharu Shimizu ........................ 100

pr-paraná 1 Qtde.Luzia Harue Suzukawa.................. 180Shorou Suzukawa ......................... 127Mariko Sakai .................................. 105Hikoe Sassajima ............................ 100

rJ-rio de Janeiro 1 Qtde.

Yoshiaki Ito .................................... 130

sp-abc Qtde. Susumu Fukuda ............................ 237Marisa Harumi Kaida Miyauchi ...... 160Shizuka Isomoto Utida................... 100

sp-paulista 1 Qtde. Yoshikazu Katayama ..................... 220Mario Yoshio Kanashiro ................. 185Yoshio Inamura .............................. 166Tatsugi Koga .................................. 155Terezinha Hiromi Matsuda Koga ... 130Natália Tiemi Inamura.................... 102Yoshicasu Kaga ............................. 100

sp-são paulo 1 Qtde.Paulo Yasuo Fujinaga .................... 600João Yokoyama ............................. 500Sisplac Montagens Eletrônicas Ltda ........................... 450Marco Antonio Vieira Reis Dias ..... 380Tereza Yokoyama Senda ............... 250Marie Murakami ............................. 150Sinji Takahashi ............................... 130Yuriko Kanda ................................. 110Koga Koga ..................................... 105Akio Hirashima .............................. 100

Alexandre Chikara Oda ................. 100Eliza Kiyoshi Takase ...................... 100Helena Tomiko Kioshi Takase ........ 100Isamu Kawaguchi .......................... 100

sp-são paulo 2 Qtde. Antonio Shotaro Ishida Oshima ..... 125Shizuka Horiuchi............................ 100Walter Hitoshi Yokoyama ............... 100

sp-são paulo 3 Qtde. Yosituqui Sakata ............................ 204Tadashi Sueyasu ........................... 151

sp-são paulo 5 Qtde Nelson Takeshi Matsubara ........... 198José Shinieiti Sato ......................... 140Elza Kazue Tominaga .................... 100Fumico Iwamoto ............................ 100Kazue Ishi ...................................... 100Kiyoshi Hashimoto ......................... 100Mitsue Takahashi ........................... 100Sachiyo Okata ............................... 100Tunemoto Sato .............................. 100

sp-são paulo 6 Qtde Aparecida Tamae Yassue Ogoshi .. 100Ayako Sakamoto .......................... 100Massayoshi Ogoshi ....................... 100Nobuko Sakamoto ........................ 100

sp-sorocabana 2 Qtde. Matsuda Kyomamatsu Muraoka ... 120

sala de oraçÕes Qtde. Claudio Sanches .......................... 600Marco Antonio Vieira Rocha Dias .. 340Helena Francisca dos Reis............ 200Ernesto Loureiro Junior ................. 160Adilson Ferraresi ........................... 150Joziane Vacarri Ferrari .................. 150Família Saraiva de Oliveira ........... 100Leila Ogata Ogusco Somi.............. 100Otavio Mocarzel e Família ............. 100Sadako Ogata................................ 100

sede central Qtde.Fusaji Tanaka ................................ 300Noriyo Enomura............................. 300Valdir Alberto Fiuza ........................ 250Yoshio Mukai ................................. 200Junji Miyaura ................................. 150Maria da Piedade Silva Romano ... 120Iassuyo Sanda ............................... 110Benedita Custódio de Vilas Boas .. 100Heitor Miyazaki .............................. 100Sinji Takahashi ............................... 100Tuguio Teramae ............................. 100

premiação

Março/abril de 2016 19

seminário da luz 2016

O Seminário da Luz é uma atividade extrema-mente importante para o Movimento de Iluminação da Humanidade, sendo a porta de entrada da Seicho--No-Ie para muitas pessoas que têm nele seu primeiro

contato com a Verdade. Convide alguém e participe! Segue a relação dos Seminários da Luz de 2016. Veri-fique o mais próximo:

Data Regional Orientador Responsável

01.05.2016 PR-WenceslauBraz

Antonio Shotaro Ishida Oshima

14 e 15.05.2016 PE-Recife Junji Miyaura

14 e 15.05.2016 SC-Xanxerê Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto

15.05.2016 RJ-Niterói Sinji Takahashi

21 e 22.05.2016 RO-Cacoal Fernando Antonio Mendes Marques

21 e 22.05.2016 MG-Juiz de Fora Sinji Takahashi

22.05.2016 BA-Feira de Santana

Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto

22.05.2016 MS-Dourados Antonio Shotaro Ishida Oshima

22.05.2016 SP-São João da Boa Vista Junji Miyaura

04.06.2016 MG-BH/Caiçara Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto

05.06.2016 SP-Araçatuba Mario Gabriel França Silva

11 e 12.06.2016 RS-Caxias do Sul

Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto

11 e 12.06.2016 MG-BH/Caiçara Heitor Miyazaki

12.06.2016 AM-Manaus Junji Miyaura

12.06.2016 SP-Presidente Prudente Carlos Alberto da Silva

19.06.2016 DF-Brasília Enio Maçaki Hara / Lílian Súzi Baffi Norimatsu

25 e 26.06.2016 PA-Belém Enio Maçaki Hara

10.07.2016 SP-São José dos Campos Marie Murakami

27 e 28.08.2016 SP-Ourinhos Yoshio Mukai / Lílian Súzi Baffi Norimatsu

28.08.2016 BA-Barris Sinji Takahashi

28.08.2016 PR-Londrina A confirmar

04.06.2016 PI-Teresina Antonio Shotaro Ishida Oshima

10 e 11.09.2016 PA-Belém Enio Maçaki Hara

10 e 11.09.2016 RS-Passo Fundo Fernando Antonio Mendes Marques

Data Regional Orientador Responsável

10 e 11.09.2016 RS-Santa Maria Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto

11.09.2016 PR-Umuarama Carlos Alberto da Silva

11.09.2016 RS-Rio Branco Junji Miyaura

11.09.2016 SP-Penha Heitor Miyazaki

17 e 18.09.2016 PR-Curitiba Enio Maçaki Hara

17 e 18.09.2016 RN-Natal Marie Murakami

17 e 18.09.2016 SC-Florianópolis Junji Miyaura

18.09.2016 BA-Barris Yoshio Mukai / José Maria Coelho

18.09.2016 SP-Campinas Fernando Antonio Mendes Marques

18.09.2016 SP-Osasco Heitor Miyazaki

24 e 25.09.2016 BA-Barris Enio Maçaki Hara

24 e 25.09.2016 SP-Atibaia Mario Gabriel França Silva

25.09.2016 RO-Porto Velho Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto

08 e 09.10.2016 SP-São José do Rio Preto Carlos Alberto da Silva

09.10.2016 RO-Porto Velho Sinji Takahashi

09.10.2016 RS-Santa Maria Marie Murakami

09.10.2016 SP-Campinas Heitor Miyazaki

09.10.2016 SP-Guaratin-guetá Mario Gabriel França Silva

09.10.2016 SP-Lapa Yoshio Mukai / Daniela Cristina Seghessi

22 e 23.10.2016 PB-João Pessoa Sinji Takahashi

22 e 23.10.2016 PR-Curitiba Enio Maçaki Hara

23.10.2016 SP-Aricanduva Fernando Antonio Mendes Marques

05 e 06.11.2016 RJ-Copacabana Heitor Miyazaki

12 e 13.11.2016 CE-Fortaleza Heitor Miyazaki

12 e 13.11.2016 MA-Imperatriz Mario Gabriel França Silva

13.11.2016 RN-Natal Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto

Março/abril de 201620

relato de eXperiÊncia

A prática dos ensinamentos da Seicho-No-Ie pode transformar a vida, promover a saúde e a con-quista da felicidade. Acompanhe a história da divulgadora Rute Assis Ferreira, da cidade de Nova Lima (MG). A recuperação da saúde por meio da fé, do perdão e da mente positiva é prova de que o corpo e o ambiente são realmente projeções da mente do próprio indivíduo e, por isso, mudando-se a mente, mu-da-se o destino.

Em 1984, estava, então, grá-vida do meu filho Thiago, quando fui diagnosticada com uma doença chamada “reto colite ulcerativa”, caracterizada por uma inflamação no intestino. Em 1985, Thiago nas-ceu e a doença se agravou. A partir de então fiz, por 10 anos, tratamen-to com um médico especialista em proctologia. Durante esse período, sentia-me muito mal. Tinha muita dor de barriga e vários outros sin-tomas muito desagradáveis; pare-cia que o intestino estava se desfa-zendo. Era muito penoso trabalhar e usava muitos remédios todos os dias. Vivia de licença médica no trabalho.

Depois de dez anos vivendo dessa forma, o médico orientou que eu me submetesse a uma in-tervenção cirúrgica, em São Paulo, pois o intestino grosso estava seria-mente danificado e seria necessário retirar um pedaço do intestino del-gado para completá-lo. Disse que

A saúde reestabelecida e a felicidade conquistada com a prática dos ensinamentos da Seicho-No-Ie

Sra. Rute Assis Ferreira

Foto

: Rut

e A. F

erre

ira

esse procedimento só havia sido realizado 15 vezes no mundo intei-ro, sendo 5 delas no Brasil. Dessas 5 cirurgias, 2 foram realizadas sem sucesso, 2 tiveram sucesso parcial e somente 1 apresentou o resultado esperado. Fiquei apavorada. Disse a ele que não faria a cirurgia. En-tão, ele me respondeu de forma sé-ria que essa seria a única solução para o meu caso e que se não fosse assim, teria que colocar uma bol-sa na minha barriga para o resto da vida. Como sou muito vaidosa, não aceitei essa situação e respondi: “Vou rezar para me curar.” Ao que ele respondeu: “Não adianta rezar mais não.” Ficamos, minha afilha-da que me acompanhava e eu, apa-voradas diante dessa situação.

Resolvi, então, procurar ou-tro médico, e lá se foram mais 10 anos de tratamento. Durante esse tempo procurei orientação em di-versos locais, terapias alternativas, etc. Procurava a cura incessante-

mente. Até que em 2.002 conheci a Seicho-No-Ie, por intermédio de uma amiga. Logo na primeira reu-nião, ouvi que era filha de Deus perfeita e que doença não existe; que Deus é espírito e eu também sou, e espírito não adoece. Diante dessas palavras, comecei a menta-lizar firmemente que a doença não existia, sendo apenas uma criação da mente em ilusão. Tornei-me fre-quentadora assídua das reuniões, praticando com muita fé as ora-ções e as práticas de perdão e gra-tidão aos antepassados, oferecen-do a eles a leitura da Sutra Sagrada e os Registros Espirituais. Tornei--me Presidente da Associação Lo-cal de Nova Lima (MG) por dois mandatos .

Fui aprendendo a reverenciar e a agradecer as pessoas, pois eu o outro somos um. Mentalizava que como filha de Deus era possuido-ra de todo Reino de Deus, de saúde infinita. Passei a enxergar Deus de modo diferente e entendi que Ele não nos cobra nem castiga. Apren-di também a viver plenamente o agora, agradecendo, reverenciando e perdoando tudo e todos ao meu redor.

Graças aos ensinamentos da Seicho-No-Ie hoje sou uma pessoa feliz e estou completamente cura-da, física e espiritualmente. Agra-deço a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi e a Seicho-No-Ie. Muito obrigada!

Março/abril de 2016 21

60 anos da 1ª visita do prof. seicho taniguchi

Em 01º de julho de 1.956 de-sembarcava no Rio de Janeiro o primeiro representante da família Taniguchi a pisar em solo brasilei-ro. O então Supremo Presidente da Associação dos Jovens, Prof. Sei-cho Taniguchi veio acompanhado pelo Prof. Katsumi Tokuhisa. Os jovens nisseis brasileiros, dirigen-tes da Seicho-No-Ie, protagoniza-ram recepções apoteóticas.

Cidades literalmente pararam. Em cada localidade e aeroporto, bandeiras da Seicho-No-Ie e do Brasil, banda de música acompa-nhando o Hino Sagrado Marcha da Missão em japonês e português, fogos de artifício, carreatas, cami-nhadas, a presença de prefeitos, pa-dres, juízes, imprensa e batedores de polícia oficiais – enfim, uma re-percussão nacional que apresentou definitivamente o Movimento Sei-cho-No-Ie à sociedade brasileira.

Recepção e repercussão na-cional na capital da República – Os três primeiros dias (01º a 4 de julho de 1.956) foram destinados a compromissos oficiais na Capi-tal da República, então sediada no Rio de Janeiro/RJ. No aeroporto lotado, a então Presidente nacio-nal da Associação Pomba Branca, Profa. Moto Endo, fez a entrega de um buquê de flores, e o Prof. Dai-jiro Matsuda proferiu o discurso de recepção. Os agradecimentos do Prof. Seicho Taniguchi foram ra-diofonizados ao vivo para todo o Brasil, por importantes emissoras da época.

O professor visitou a sede do Governo Federal no Rio de Janei-

ro, o Palácio do Catete, dedicou--se a escrever, orientou a primeira conferência, em Itaguaí/RJ, e con-cedeu entrevista para o Jornal Últi-ma Hora, que figurava no cenário da imprensa brasileira com grande destaque.

Sob a manchete A paz mundial será conseguida através da revo-lução espiritual, baseada em uma frase do Prof. Seicho Taniguchi, a reportagem enfatizou o viés filosó-fico da Seicho-No-Ie, destacando a Paz Mundial, a Alegria e a unicida-de essencial de todas as religiões.

Cenas inéditas na história – Sob a orientação do Prof. Teiji Takagui, então Presidente da Sede Brasileira da Seicho-No-Ie (hoje equivalente ao cargo de Diretor--Presidente), foram organizadas re-cepções triunfais, protagonizadas pela Associação dos Moços (hoje AJSI/BR), chefiada pelo Prof. Mi-yoshi Matsuda. No dia 4 de julho, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP, foi tomado por três mil pessoas, a maioria jovens, num mo-mento que foi descrito como “cenas inéditas na história da coletividade japonesa, no Brasil”, na obra A Luz Avança Transpondo Fronteiras. Em 27 cidades, com mobilização de cerca de 50 mil pessoas, uma organização minuciosa colocou em marcha uma operação gigantesca de sincronia e esforços da Família Seicho-No-Ie pioneira.

Orientações perenes – Com o passar dos dias, apesar do assé-dio, dos compromissos e do proto-colo, dirigentes da Associação dos Jovens, principalmente durante as

viagens, conseguiram perguntar ao professor como deveria funcionar a organização. Dentre as orientações basilares, talvez a mais decisiva foi a de passar a difundir o Ensina-mento em idioma português. Além de solicitar intérprete, ele mesmo decorou e introduziu, em suas fa-las, palavras que nikkeis e não nik-keis pudessem compreender, como forma de interação. Diante de tan-tos acontecimentos auspiciosos, o Prof. Miyoshi Matsuda afirmou, à página 91 de A Luz Avança Trans-pondo Fronteiras, que tais momen-tos significaram o “precioso batis-mo de Luz” a todos que puderam vivê-lo, e aos que os sucederam, no Movimento em terras brasileiras e latinas.

Continua na versão Online do Círculo de Harmonia.

1.956, o ano do precioso batismo de Luz da Seicho-No-Ie

Recepção Oficial: vários prefeitos recepcionaram o Prof. Seicho Taniguchi, e até decretaram feriado municipal, como

na foto, na cidade de Pacaembu/SP, em 4 de agosto de 1.956, quando desfilou em carro aberto especialmente oferecido pelas autoridades, com direito a banda e

batedores.

Cré

dito

da

foto

: Ace

rvo

MK

TC/S

NIB

R

Março/abril de 2016 23