luiz 01092014

1
PARTE III T1TULOS DE CREDITO TEORIA GERAI DOS T'TU LOS DE CRED ITO SUMARIO: 1.1 lntroducao —1.2 Conceito de titulo de crdito —1.3 Caracteristicas dos titulos de crédito: 1.3.1 Cartularidade; 1.3.2 Autonomia; 1.3.3 Literalidade - 1.4 Classificacao - 1.5 Espëcies de titulo de crédito - 1.6 Regime juridico dos titulos de crédito. 1.1 Introdução 0 crédito, entendido em seu aspecto econOrnico corno a troca de urn bern presente por outro futuro, sempre foi fundamental para o desenvolvimento da atividade empresarial, na medida em que o ernpresario pode utilizar-se de urn bern que não ihe pertence, especialmente recursos financeiros, aplicando-o em seu off- cio. Como resultado dessa operacao, tern-se a viabilidade do desenvolvirnento de deterrninada atividade econOmica, cujo capital o ernpresario, a princfpio, nao de- tinha. Urn dos pressupostos fundarnentais do crédito é a confianca' que o credor tern no devedor e nos instrumentos juridicos que arnpararn seu direito crediticio, dando-lhe a necessária seguranca quanto ao recebirnento, no futuro, do bern con- fiado ao devedor. 0 crédito é de fundamental importancia para a irnplernentacao das mais variadas atividades econOmicas. Para o comerciante, a possibilidade de oferecer seus produtos mediante pagamento a prazo significa facilitar, em muito, o poder de compra de seus clientes, fazendo corn que suas vendas aumentem. Para o industrial, obter crédito perante urna instituico financeira ou de fornento sig- nifica a viabilizacao de urn empreendimento que, corn recursos prOprios, nao teria condiçOes de desenvolver. Para o agricultor, a possibilidade de tornar em- prestimo para custear a lavoura, corn o objetivo de paga-lo corn os frutos da coiheita, significa a oportunidade de arnpliar em muito sua capacidade de pro- 1 A origem da palavra crédito provem justamente do latim credere, que significa ter confianca ou emprestar em confianca.

Upload: luiz-carlos-veiga

Post on 23-Dec-2015

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Luiz 01092014

TRANSCRIPT

PARTE III

T1TULOS DE CREDITO

TEORIA GERAI DOS T'TU LOS DE CRED ITO

SUMARIO: 1.1 lntroducao —1.2 Conceito de titulo de crdito —1.3 Caracteristicas dos titulos de crédito: 1.3.1 Cartularidade; 1.3.2 Autonomia; 1.3.3 Literalidade - 1.4 Classificacao - 1.5 Espëcies de titulo de crédito - 1.6 Regime juridico dos titulos de crédito.

1.1 Introdução

0 crédito, entendido em seu aspecto econOrnico corno a troca de urn bern presente por outro futuro, sempre foi fundamental para o desenvolvimento da atividade empresarial, na medida em que o ernpresario pode utilizar-se de urn bern que não ihe pertence, especialmente recursos financeiros, aplicando-o em seu off-cio. Como resultado dessa operacao, tern-se a viabilidade do desenvolvirnento de deterrninada atividade econOmica, cujo capital o ernpresario, a princfpio, nao de-tinha. Urn dos pressupostos fundarnentais do crédito é a confianca' que o credor tern no devedor e nos instrumentos juridicos que arnpararn seu direito crediticio, dando-lhe a necessária seguranca quanto ao recebirnento, no futuro, do bern con-fiado ao devedor.

0 crédito é de fundamental importancia para a irnplernentacao das mais variadas atividades econOmicas. Para o comerciante, a possibilidade de oferecer seus produtos mediante pagamento a prazo significa facilitar, em muito, o poder de compra de seus clientes, fazendo corn que suas vendas aumentem. Para o industrial, obter crédito perante urna instituico financeira ou de fornento sig-nifica a viabilizacao de urn empreendimento que, corn recursos prOprios, nao teria condiçOes de desenvolver. Para o agricultor, a possibilidade de tornar em-prestimo para custear a lavoura, corn o objetivo de paga-lo corn os frutos da coiheita, significa a oportunidade de arnpliar em muito sua capacidade de pro-

1 A origem da palavra crédito provem justamente do latim credere, que significa ter confianca ou emprestar em confianca.