luana lima ribeiro

11
Centro de Ensino Edison Lobão Data: 27/11 ano “A” Luana Lima Ribeiro n° 24 TRABALHO DE ARTES

Upload: centrodeensinoedisonlobao

Post on 22-Dec-2014

1.741 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Luana lima ribeiro

Centro de Ensino Edison Lobão

Data: 27/11 3° ano “A”

Luana Lima Ribeiro n° 24

TRABALHO DE ARTES

Page 2: Luana lima ribeiro

Anita Malfatti é considerada a primeira representante do modernismo no Brasil. Ela nasceu em São Paulo em 2 de dezembro de 1889 e faleceu aos 74 anos, em 6 de novembro de 1964. Aos 19 anos Anita formou-se professora pela Escola Normal e em 1910 mudou-se para Berlim onde, no ano seguinte, matriculou-se na Academia Real de Belas Artes. Em visita a uma exposição ela conheceria uma arte “rebelde” cujas regras não eram ditadas pelo academicismo da época. Foi com esta arte que ela se identificou.

Principais obras : - A boba- As margaridas de Mário- Natureza Morta - objetos de Mário- A Estudante Russa- O homem das sete cores- Nu Cubista- O homem amarelo- A Chinesa- Arvoredo- Interior de Mônaco 

Page 3: Luana lima ribeiro

Lasar Segall- O trabalho de Segall tem influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra, a perseguição e a prostituição , desde cedo manifestou interesse pelo desenho. Iniciou seus estudos em 1905, quando entrou para a Academia de Desenho de Vilna , depois mudou-se para Dresden, estudando na Academia de Belas Artes.

Page 4: Luana lima ribeiro

Vicente do Rego Monteiro - Sua peculiaridade é a insistência com que abordou temas nacionais, o que o transforma em precursor de uma tendência artística latino-americana. Seu mundo de idéias oscilava entre as figuras do panteão americano e a Bíblia, os clássicos e outros temas grandiloquentes, que tornam sua arte grave e profunda. Mas ele sentiu também, como poucos, a sedução do movimento fascinado que era pela dança e pelo esporte — e, homem de seu tempo, em determinada fase da carreira viu-se empolgado pelo não figurativismo.

“Pastor”. Óleo sobre Tela.

Foi um artista múltiplo: pintor, desenhista, muralista, escultor e poeta. Frequentou a Academia em Paris , de 1911 a 1914, voltando ao Brasil para morar no Rio de Janeiro. Em 1920 expôs algumas obras em São Paulo , conhecendo o grupo de modernistas da cidade e abrindo caminho para a exposição de oito obras suas na Semana de Arte Moderna de 1922, enfatizando temas nacionais.

Page 5: Luana lima ribeiro

Tarsila do Amaral – foi uma pintura e desenhista brasileira é uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

“Abaporu”

“Caipirinha”

Page 6: Luana lima ribeiro

Victor Brecheret - foi um escultor , considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista".

Monumento às Bandeiras

Em sua produção destacam-se:"Ídolo" (1921)"Fauno" (1942)"Depois do Banho" (1945)"O Índio e Sasuapara" (1951)"Monumento às Bandeiras" (1953)"Monumento a Duque de Caxias" (1960)

Page 7: Luana lima ribeiro

Candido Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão como O Lavrador de Café à gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956 e que em dezembro de 2010). Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Em suas obras, o pintor conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna europeia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas.

“ O sofrimento do Laio “

Page 8: Luana lima ribeiro

A arte de Cícero Dias nos prova que “a pintura pode perfeitamente expressar um profundo sentimento de vida e de movimento, tem intenso sentido orgânico, sem recorrer às formas da nossa realidade quotidiana. Ao primeiro contato com esta arte alegre e violeta o espectador sente imediatamente uma explosão de cor e, logo após, um subsequente sentimento de vida”.

Page 9: Luana lima ribeiro

Bruno Giorgi - foi um escultor e professor brasileiro. Do realismo inicial, em que retratou vultos da história, como Camões, o escultor Bruno Giorgi passou a formas estilizadas e de definição cada vez mais simples. A influência do barroco e do inglês Henry Moore se percebe principalmente na série de figuras deitadas ou reclinadas.

"Candangos"

Page 10: Luana lima ribeiro

Francisco Rebolo é considerado um dos mais importantes paisagistas da pintura brasileira. Sua obra, com um total estimado superior a 3.000 pinturas, centenas de desenhos e um conjunto de cinquenta diferentes gravuras, de variadas técnicas, além das paisagens, envolve também como temática um expressivo conjunto de retratos figuras, naturezas-mortas e flores. Hoje, os trabalhos de Rebolo estão nos principais museus brasileiros, no acervo de órgãos culturais e governamentais e em coleções particulares em todo o Brasil.

Page 11: Luana lima ribeiro

Alfredo Volpi - Atuou como pintor decorador de residências de famílias da alta sociedade paulistana, fazendo pinturas em paredes e murais. Ganhou o prêmio de melhor pintor nacional na Bienal de Artes de 1953, fez afrescos na Capela São Pedro de Monte Alegre.Explorou as formas e composição de cores com grande impacto visual. Nos anos 50 enveredou para o campo do abstracionismo geométrico. Foi neste período que começou a retratar bandeirinhas de festas juninas.