louise bourgeois

9
Louise Bourgeois Escola Secundária António Arroio 2010/2011 Professora Marcela Neves Realizado por Catarina Fagulha 11ºF

Upload: complementoindirecto

Post on 23-Jun-2015

1.035 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Louise Bourgeois

Louise Bourgeois

Escola Secundária António Arroio 2010/2011Professora Marcela NevesRealizado por Catarina Fagulha 11ºF

Page 2: Louise Bourgeois

Nasceu a 25 de Dezembro de 1911, em Paris, França. Seus pais eram donos de uma galeria que negociavam tapeçarias antigas, alguns anos após o seu nascimento mudaram-se para outra zona de França onde abriram um “workshop” de restauração de tapeçaria. Louise Bourgeois tinha alguns conflitos com o pai devido ao seu temperamento explosivo e domínio sobre o lar. Seu pai traía a mãe e isso afectou-a de tal maneira que a maioria das suas obras são dos traumas de infância.

Em 1930, entrou para a Sorbonne para estudar Matemática e Geometria.

Page 3: Louise Bourgeois

Em 1932 a morte da sua mãe, “inspirou-a” a estudar artes. No entanto, não teve o apoio do pai que achava que os artistas modernos eram um desperdício de dinheiro ,contudo, insistiu e conseguiu continuar a estudar artes.

Em1935 graduou-se na Sorbonne ao mesmo tempo estudava na escola do Louvre e na escola de Belas-Artes. É aqui que todos os seus trabalhos eram inspirados nas traições do pai e descobriu que todo o seu impulso criativo eram os traumas de criança.

Page 4: Louise Bourgeois

Em1973 começa a dar aulas em New York Studio School of Drawing, Painting and Sculture. Neste ano dá uma entrevista onde revela que a sua imaginação nas esculturas são na totalidade autobiográficas.

Page 5: Louise Bourgeois

Em 1990 começou a usar a “aranha” como imagem central da sua arte.

Page 6: Louise Bourgeois

Louise Bourgeois criou inúmeras esculturas de aranhas, sendo a principal, e mais conhecida, “Maman”.

Esta escultura representa sua mãe e ela diz que a força que a mãe tinha e a protecção em relação aos filhos era tal e qual como a das aranhas.

“ A aranha é um hino á minha mãe. Ela era a minha melhor amiga. Como as aranhas a minha mãe era esperta. As aranhas são presenças amigáveis que comem mosquitos e sabemos que os mosquitos espalham doenças e por essa razão são indesejáveis. Portanto, aranhas são ajudantes e protectoras, exactamente como a minha mãe. “

A escultura tem 9metros e os materiais utilizados foram aço e mármore. “Maman”

Page 7: Louise Bourgeois
Page 8: Louise Bourgeois

Em 2010, usou a escultura para falar dos direitos de igualdade dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais.

Chegou a fazer uma pintura “I DO” para beneficiar uma organização de fins não lucrativos designada de “Freedom to Marry”

Neste mesmo ano, a 31 de Maio, Louise Bourgeois morre de insuficiência cardíaca.

“I DO”

Page 9: Louise Bourgeois