logótipo e cartaz da 9º edição - e-cultura.sapo.pt · logótipo e cartaz da 9º edição o...

10

Upload: trantuong

Post on 09-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Logótipo e cartaz da 9º ediçãoO logotipo da Feira do Livro de Fotografia foi desenvolvido pelo designer brasileiro Márcio de Azevedo que infelizmente nos deixou este ano.

Imagem gráfica da 9ª Feira generosamente desenvolvida pelo designer e ilustrador Frederico Rocha http://www.buummdesign.com

Download do cartaz: https://drive.google.com/open?id=1LY2U3aepLQK8thcDqppTUal6B7BystfL

Apresentação curta:9ª FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA23, 24 e 25 de novembro de 2018Entrada livre

A Feira do Livro de Fotografia de Lisboa é um acontecimento anual que propõe promover as edições de Fotolivro e Fotozine, como suportes específicos de circulação do linguagem fotográfica promovendo ainda o contexto relacionado com a Fotografia em geral, tanto ao nível local como internacional.

Para a edição de 2018, marcamos um regresso ao contexto nacional respeitando a alternância bienal, que tem caracterizado o evento.

Se na edição de 2017 tivemos a possibilidade de dar a conhecer o contexto Ibero-Americano mostrando diversas realidades editoriais pouco conhecidas deste lado do Atlântico; na edição deste ano voltamos o foco para o contexto nacional reforçando a nossa atenção ao que está a ser realizado tanto ao nível independente, quanto ao nível autoral.

Atividades:Exposições, Mercado de fotolivros, Livros de autor, Maquetas (dummies), Editores independentes e Livrarias, Conversas, Apresentações, Oficina e Atividade júnior.

Horário:Sexta-feira 23: 17h - 21h, Sábado 24: 14h - 21h e Domingo 25: 14h - 20h

Local:Arquivo Municipal de Lisboa | FotográficoRua da Palma, Nº 246 | 1100-394 Lisboa

Organização:Os Novos Suspeitos em colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa+ info: https://www.facebook.com/LisbonPhotobookFair

Apresentação completa: Entre os dias 23 e 25 de novembro terá lugar no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, a 9ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - evento anual que reúne autores, editores independentes e livreiros especializados em publicações fotográficas, fotolivros e fotozines. Organizada por um grupo informal, Os Novos Suspeitos, e contando mais uma vez com o apoio institucional e a colaboração relevante do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, este evento é concebido como um espaço experimental de exposição, venda, discussão e debate em torno do livro de fotografia e das diferentes formas que este pode assumir.

Na edição deste ano, o público terá a oportunidade de assistir e participar em conferências, conversas e outros momentos de contacto com artistas, fotógrafos e especialistas, que irão abordar a presente situação do fotolivro. Ponto de encontro para os apaixonados pelo Livro de Fotografia, grande público e profissionais, marcada por um ambiente de proximidade, informal e intergeracional em torno do fotolivro, onde se facilita a comunicação direta e a partilha, a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa tem-se constituído como um polo dinamizador e valorizador da criação editorial no domínio fotográfico em Portugal, contando com uma significativa adesão de públicos. Ao abordar o fotolivro não se deixará, no entanto, de abordar a fotografia produzida atualmente em Portugal e a sua relação com o contexto internacional esperando continuar a contribuir positivamente para o desenvolvimento desejável da Arte Fotográfica, em Portugal. Na 9ª edição serão prolongadas algumas das iniciativas implementadas em anos anteriores e que certamente continuarão a alimentar o interesse e a satisfação dos visitantes e participantes.

Esta iniciativa, de acesso livre, será complementada por outras atividades destinadas ao público em geral, jovem e adulto.

A importante colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa favorece esse encontro em torno do livro de fotografia e lembra, a cada um dos amantes da Fotografia, a relevância cultural deste espaço evidenciando uma vez mais, que o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico é a única instituição pública na Capital integralmente dedicado à Fotografia. Para além das suas facetas de divulgação e de comercialização pretende-se que a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa continue a desempenhar um papel agregador e dinamizador na construção, transmissão e distribuição do Fotolivro, de modo a gerar o interesse na comunidade vinculada à linguagem fotográfica incentivando novos projetos e mantendo o crescimento do público em geral, como temos verificado durante todos estes anos em que a Feira tem sido realizada.

Participação dos Autores A consolidação das atividades dedicadas aos Autores e respetivos projetos de edição estarão no centro das preocupações da Feira. O átrio do Arquivo receberá a exposição das Maquetes/Dummies.Esta mostra tem despertado ano após ano um interesse crescente, tanto junto dos Autores como da comunidade de leitores.

Com esta exposição pretende-se favorecer a criatividade editorial no domínio do fotolivro e permitir, em alguns casos, o encontro de parcerias facilitando a sua concretização. Na sala de leitura do Arquivo e durante dois dias, cerca de 7 Autores ou Coletivos de Autores, irão apresentar os seus projetos fotográficos individuais. Na sala destinada ao Mercado dos Fotolivros, o stand principal, junto à entrada, é dedicada aos Autores e utilizada como espaço coletivo destinado à venda de livros de fotografia auto-editados e sob a supervisão dos organizadores da Feira.Neste mesmo espaço existe um conjunto de mesas, onde de acordo com um planeamento a anunciar dentro do espaço da Feira, os Autores que participam na Mesa de Autores, durante 2 horas podem fazer um contato direto com o público que visita a Feira.

( Convocatórias 2018 https://drive.google.com/file/d/1XcByXwDttGHgDDiCQC8RjOF5Wh-mxlWF/view?usp=sharing )

Conversas e Apresentações Ao longo dos três dias do evento em paralelo ao Mercado de Fotolivros irá haver um conjunto de Apresentações, Conversas e Debates em torno da Fotografia, em particular em torno de projectos fotográficos com uma vertente de edição em fotolivro.Na edição deste ano, o destaque encontra-se centrado no contexto fotográfico e editorial nacional reforçando a nossa atenção para as produções independentes e de autor.

Nesta secção promovemos a partilha de experiências, de percursos e da opinião pessoal dos Autores e criadores de imagens fotográficas; com enfoque na reflexão da importância dos projectos e sobre a importância do Tempo no processo criativo e de desenvolvimento; ou ainda da necessidade de existir diálogo qualificado com elementos eventualmente externos ao processo artístico durante o mesmo.

Concluindo, queremos abordar a procura de sentido, nos trabalhos autorais.Numa só ideia, queremos promover um espaço onde todos podem aprender juntos, partilhando, durante estefim de semana da Feira.

O programa completo a seguir a apresentação da Feira.Descarregar o Programa: ????

Mercado de Fotolivros Um dos elementos fundamentais da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa é o seu Mercado de Fotolivros.

Ao longo dos 3 dias do evento esta secção da Feira irá favorecer certamente, o encontro entre o público e diversos atores com um papel relevante dentro do contexto do Fotolivro.

Na sala principal do Arquivo e junto ao Espaço dos Autores estão presentes os principais Editores Independentes de Fotolivros nacionais e algumas das Livrarias Independentes portuguesas, bem como editores e livrarias de outros países e que têm mantido uma participação constante, desde há alguns anos.Neste espaço, os apreciadores de fotolivros e fotozines deixar-se-ão surpreender pela diversidade de propostas editoriais e poderão adquirir livros, entre novidades e raridades.

Podemos afirmar que o Mercado de Fotolivros, com os seus milhares de livros, será a melhor livraria de fotolivros do país durante o período de um fim de semana. A seleção dos participantes no Mercado de Fotolivros é efectuada com base em escolhas da organização da Feira. No entanto, a organização encontra-se aberta a novas propostas. Caso alguma entidade, editora ou livraria, relacionadas com o fotolivro desejar participar na Feira enquanto vendedor, poderá contactar diretamente a organização, por correio eletrónico, demonstrando o seu interesse, para que a sua participação possa ser avaliada.

Email de contacto: [email protected]

Oficinas Durante o fim de semana terão igualmente lugar duas oficinas organizadas pelo serviço educativo do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico: a primeira a realizar em família e destinada aos mais jovens e a segunda destinada aos adultos. Gratuito e com marcação prévia: [email protected]

“Álbum em Branco”. Desta oficina constará a elaboração de um pequeno álbum com material reciclado para as crianças colo-carem fotografias e outras memórias visuais.

“Encadernação de livro com costura à japonesa”. Esta oficina consistirá na elaboração de um livro com costura manual à japonesa e encadernação. A oficina é acompanhada de uma mostra de diferentes tipos de álbuns originais pertencentes ao acervo do Arquivo.

PLAN

TA D

O M

ERCA

DO D

E FO

TOLI

VROS

| 20

18

EXPOSIÇÂO DO ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO

Helena Corrêa de Barros | Fotografia, a minha viagem preferida

“Desde pequena que a fotografia foi para mim o passatempo mais agradável. Nunca fiz nenhuma viagem sem levar a máquina comigo e, muitas vezes, o prazer maior era o de poder tirar fotogra-fias: se, por qualquer motivo, me não era possível fazê-lo, o passeio não tinha para mim o mesmo encanto. (...)”

A minha fotografia preferida, por D. Helena Correia de Barros. Fotografia: Revista aoServiço da Arte Fotográfica. Lisboa. A. II N.º8 (Fev.-Mar.1955), p. 14.

Esta exposição traz a público uma coleção privada atribuída a Helena Corrêa de Barros (1910-2000). A coleção de fotografias, doada ao Arquivo Municipal de Lisboa pela família em 2003, é constituída por álbuns, negativos a preto e branco, provas a preto e branco de vários formatos e diapositivos a cores e já se encontra disponível ao público.

A exposição apresenta um conjunto de imagens digitais a cores, de 1947 a 1972, a partir de dia-positivos Kodachrome numa sequência cromática referenciada por espaços distintos, das suas diversas viagens, e por uma história pessoal, bem como por um conjunto de fotografias a preto e branco, da década de 1950, tendo sido algumas apresentadas em concursos e exposições fotográficas, promovidos pelo Salonismo, movimento artístico fotográfico que organizava ex-cursões fotográficas e exposições. [...] + info: goo.gl/qsTp1e

Exposição patente até dia 23 de fevereiro de 2019

Organização da 9ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa Organização:“Os Novos Suspeitos”https://www.facebook.com/LisbonPhotobookFair Coordenação geral da FeiraContacto: [email protected] A equipa da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa – Os Novos Suspeitos - é composta pelos seguintes elementos:

João Miguel Baptista - [email protected] (Fotolivros/Projetos Autorais)Pedro dos Reis - [email protected] (Editors and Photobooks/Authors’ Projects)Fabrice Ziegler – [email protected] (Coordination of Fair)

Apoios e Colaborações:

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Apoio a Divulgação:

Imagem gráfica da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa generosamente desenvolvida pelo designer e ilustrador Frederico Rochahttp://www.buummdesign.com O logotipo da Feira do Livro de Fotografia foi desenvolvido pelo designer brasileiro Márcio de Azevedo que infelizmente nos deixou este ano.

Para obter mais informações: [email protected]