loading magazine - semestre 2

38

Upload: marco-ribas

Post on 30-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista de Comunicação e Multimédia

TRANSCRIPT

Page 1: Loading Magazine - Semestre 2
Page 2: Loading Magazine - Semestre 2

//IMAGEM DE CAPAA imagem de capa deste semestre é alusiva ao workshop de ilustração que

aconteceu durante este semestre. A imagem foi manipulada e fotografada por Ana Rodrigues sendo que o modelo foi Gonçalo Sá Correia.

Page 3: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 3 -

Page 4: Loading Magazine - Semestre 2

//EDITORIALANA RODRIGUESDesignÂNGELA FARIARedação e criação de conteúdos

GONÇALO CORREIARedação e criação de conteúdos; Audiovisuais

RUI RODRIGUESAudiovisuais

MARCO RIBASGestão do sítio web

[email protected]

Page 5: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 5 -

//ÍNDICE02IMAGEM DE CAPA

04 EDITORIAL

05 ÍNDICE

06 NOTÍCIAS

08 ZOOM

21 SPAM

2630 WORKSHOP MOTION GRAPHICS

WORKSHOP ILUSTRAÇÃO

32 TORNEIO DE FUTEBOL

34 VISITA DE ESTUDO

Page 6: Loading Magazine - Semestre 2

NOTÍCIAS

//EVENTOS DO NÚCLEOMais eventos decorreram neste se-mestre com a ajuda do Núcleo de Estudantes como o Jantar CM Fash-ion III, visita ao Porto Canal e Mu-seu Serralves.O núcleo de estudantes de CM pro-porciou aos seus alunos dois work-shops: um de ilustração e outro de motion graphics e ainda está previs-to um terceiro.

O núcleo de estudantes de Comunicação e Multimédia apresentou o seu website oficial: www.nucleocm.com

Neste semestre a nova direção do curso de Comunicação e Multimé-dia, presidida pelo professor Luís Magalhães, tomou pose.

No torneio de CM houve 6 equipas inscritas sendo que a equipa vence-dora foi a equipa dos Anonymous e o melhor marcador André Viamon-tes também da equipa Anonymous.

Foi também realizado também um concurso para o design da t-shirt da queima/cortejo. O vencedor foi o aluno de mestrado, André Régua.

//T-SHIRT QUEIMA 2012

//COODERNAÇÃO DO CURSO

//TORNEIO DE CM

Page 7: Loading Magazine - Semestre 2

//SPAM 2012 A SPAM realizou-se a 8 de Maio e foi um sucesso. Mais de 400 alunos visitaram a exposição, frequentaram workshops e passaram o dia com Comunicação e Multimédia.

//SEMANA ACADÉMICA ‘12A queima decorreu durante 19 e 25 de Abril e contou com a presença de Rui Veloso, Expensive Soul, Dealema, Aurea, Quim Barreiros entre outros.CM teve a sua barraca decorada pelos caloiros com o tema «CM in Love» e foi um sucesso entre todas as barracas.Foi também uma semana de festejos entre os finalistas do curso de Co-municação e Multimédia.

loadingmagazine - 7 -

Page 8: Loading Magazine - Semestre 2

DESIGN //

ZOOMZOOMNOS MELHORES TRABALHOS DESTE SEMESTRE

FOTOGRAFIA //

AUDIOVISUAL //

WEB //

Page 9: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 9 -

desig

nde

sign DIOGO MACHADO //

Page 10: Loading Magazine - Semestre 2

JORGE PEREIRA //

Page 11: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 11 -

web

web LOPO VIEIRA & PEDRO DE BESSA //

Page 12: Loading Magazine - Semestre 2

LOPO VIEIRA; PEDRO DE BESSA e RICARDO RODRIGUES //

Page 13: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 13 -

fotografia

fotografia

CARLOS SOUSA //

Page 14: Loading Magazine - Semestre 2

CRISTIANO FREITAS //

Page 15: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 15 -

audio

visua

lau

diovis

ual GARGANTA DO PAIVA //

Guilherme Roseler de Carvalho

TRILHO SELVAGEM //

Ismael Afonso, Tiago da Silva, Ruben Bessa, Joana Gonçalves

VIDEOCLIP - AMARGA PROJECT //

André Heller

Page 16: Loading Magazine - Semestre 2
Page 17: Loading Magazine - Semestre 2

//EVENTOS//SPAM//WORKSHOP DESIGN E ILUSTRAÇÃO//WORKSHOP MOTION GRAPHICS//TORNEIO DE FUTEBOL

loadingmagazine - 17 -

Page 18: Loading Magazine - Semestre 2
Page 19: Loading Magazine - Semestre 2

O EVENTO DO ANO DE COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA

loadingmagazine - 19 -

Page 20: Loading Magazine - Semestre 2
Page 21: Loading Magazine - Semestre 2

A segunda edição da SPAM (Sound, Pictures & Multimédia) ac-olheu no ano corrente, cerca de 500 alunos vindos de escolas secundárias e profissionais das regiões do Minho e Trás-os-Montes.

À semelhança da primeira edição, que se realizou em 2010, os cursos da licenciatura e mestrado de Co-municação e Multimédia, deram a conhecer o que de melhor se faz no curso. A exposição, que foi um enorme sucesso, surgiu da dedicação e muitas horas de trabalho dos cerca de 150 voluntários ligados ao curso.

loadingmagazine - 21 -

//SPAM ‘12EVENTOS

Page 22: Loading Magazine - Semestre 2

Desta mostra, fizeram parte trabalhos expostos referentes às áreas do Design, da Fotografia, dos Audiovisuais, 3D e Aplicações Web. Os work-shops dados por alguns alunos, serviram para alargar o conhecimento dos mesmos, bem como ensinar-lhes o que se aprende cá. Os alunos tinham direito a dois workshops, sendo eles nas várias temáticas do curso (Técnicas de Criatividade, Animação 3D, Técnicas de Fotografia, Stop Motion, De-senvolvimento de Aplicações para Android, HDR, Pinhole, Chroma Key e Percepção Visual Humana). As palestras com vários convidados como a Microsoft Portugal representada por Henrique Carreiro, a Gema (Digital and New Media Marketing) e a presença da figura pública, Mário Augusto, jornalista, cativaram tanto os alunos da casa como os visitantes a encher e permanecer na Aula Magna desta universidade.

Page 23: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 23 -

Tantos os alunos como os profes-sores das escolas visitantes fizeram questão de frisar o quanto é impor-tante que haja eventos como este, para os profissionais na área deem o seu testemunho e ajudem a escla-recer as mentes dos mais jovens.

Foi transmitida coragem e incen-tivo não só aos que terminam mas também aos que desejam ingres-sar no curso de Comunicação e Multimédia.

Devido ao enorme sucesso e aceitação que foram dois primei-ros grandiosos eventos da SPAM o mesmo se realizará dentro de 2 anos, tornando assim um evento habitual na UTAD.

Page 24: Loading Magazine - Semestre 2

... COM O PROFESSOR EMANUEL PERES// Como é que surgiu a ideia de criar o evento SPAM?

A ideia de os cursos de Comuni-cação e Multimédia promoverem um grande evento que tivesse como objetivos principais a divulgação dos cursos, dos trabalhos dos alunos e a promoção junto das empresas e potenciais alunos surgiu há cerca de 3 anos, como resultado de várias contribuições por parte de todos os elementos que formavam Comu-nicação e Multimédia. O SPAM emerge como a congregação dessas contribuições e mantém hoje as características que estiveram na sua génese: irreverência, criativi-dade, qualidade e um espírito de grupo muito forte.

// Tendo em conta que a 1ª edição foi um sucesso, quais foram as alterações significativas nesta 2ª edição?

Tanto a 1ª como a 2ª edição são consideradas grandes sucessos. Nes-ta edição tentou-se integrar mais as empresas e os projetos que estas de-senvolvem, assim como elevar a fas-quia ao nível dos convidados das es-colas secundárias. Tivemos cerca de 450 visitantes, duas empresas inter-nacionais e uma figura de relevo no mundo da Comunicação e do Cin-ema: o jornalista Mário Augusto.

Tiveram também lugar 9 work-shops a decorrer em simultâneo e que abordaram diversas temáticas na área da Multimédia, assim como uma exposição do trabalhos realiza-dos pelos alunos de Comunicação e Multimédia.

// Na sua opinião, existem condições para realizar todos os anos a SPAM ou irão manter o plano de 2 em 2 anos?

Os cursos de Comunicação e Mul-timédia continuam em franco cresci-mento e com um espírito de grupo muito forte. Se houver vontade por parte de todos os elementos que formam Comunicação e Multimédia haverá, certamente, condições para a realização anual deste evento.

// Sentiu que o evento teve adesão por parte dos alunos convidados?

Foi percetível a quem esteve no evento ou o seguiu através da Web

Page 25: Loading Magazine - Semestre 2

a enorme satisfação por parte dos alunos e professores que nos visi-taram. Muitos perguntaram se no próximo ano haveria novamente um SPAM, o que deixou os cursos de Comunicação e Multimédia muito satisfeitos.

// Quais foram os maiores obs-táculos para organizar o evento?

A realização de um evento desta dimensão comporta enormes dificuldades em diferentes áreas. Contudo, os cursos de Comunica-ção e Multimédia orgulham-se de atingir os seus objetivos enquanto grupo, pelo que todos os obstácu-los são superados, com maior ou menor dificuldade. Claro que con-tamos também com a colabora-ção preciosa dos nossos parceiros e patrocinadores. Por fim e ainda na organização do evento, quero destacar o empenho e o apoio in-dispensável da AAUTAD, na pessoa do seu vice-presidente e aluno de Comunicação e Multimédia, Filipe Magalhães, dos Serviços de Ação Social da UTAD, da ECT e do ami-go Miguel Candeias.

// O evento superou as vossas expectativas?

O evento SPAM pertence aos cur-sos de Comunicação e Multimédia: todos trabalhamos para ele.

Assim, cabe a cada um dizer se o evento esteve à altura das suas ex-pectativas. A minha opinião é que as superou claramente, tendo o resul-tado sido um evento que, em todas as suas vertentes, marcou uma vez mais pela qualidade, irreverência e criatividade. À imagem de Comuni-cação e Multimédia.

// Gostaria de deixar alguma palavra a todos os que ajudaram a que este evento fosse possível?

Quer no decorrer quer após o próprio evento, todos tivemos opor-tunidade de trocar opiniões e algu-mas palavras. Guardo-as para nós. Publicamente quero apenas salientar o orgulho de ter feito parte do gru-po de Comunicação e Multimédia que conseguiu organizar e garantir o grande sucesso do SPAM’2012.

// Quais são as expectativas para as futuras edições?

Estou certo que os cursos de Co-municação e Multimédia continu-arão a destacar-se na UTAD e no país. Nesse sentido, cada edição do SPAM contará com novas ideias e conceitos, sempre com o objetivo de obter melhores resultados que nas edições anteriores.

loadingmagazine - 25 -

Page 26: Loading Magazine - Semestre 2

//WORKSHOP ILUSTRAÇÃO E DESIGN

EVENTOS

O Núcleo de Estudantes de Comunicação e Multimédia decidiu abrir o 2ºSemestre com uma série de workshops, sendo o primeiro de Ilustração e Design. Para tal con-vidou Miguel Sousa, um designer gráfico e ilustrador de Barcelos.

O Workshop consistiu em mostrar uma área que não existe no curso, que é a ilustração e falar um pouco do básico de como se pode criar uma ilustração digitalmente. Miguel também falou sobre o quanto é importante ser-se autodidata e fazer

MIGUEL SOUSA, QUE TIROU A LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO NO IPCA, INSTITUTO POLITÉCNICO DO CAVADO E DO AVE E QUE AGORA É FREELANCER, VEIO DAR A SUA VISÃO DO MERCADO DE TRABALHO AOS ALUNOS DE COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA E FALAR UM POUCO DA SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL.

bastante pesquisa em casa, já que a universidade não consegue dar to-das as ferramentas possíveis para o mundo de trabalho.

Miguel também mostrou o quan-to rico é o seu portefólio e quanto é importante ter-se um portefólio forte para entrar no mundo de mer-cado da multimédia.

Para finalizar o seu workshop, foi feito um pequeno exercício em que os alunos teriam que tentar criar as suas próprias ilustrações através das técnicas que lhes foi ensinado.

Page 27: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 27 -

Page 28: Loading Magazine - Semestre 2

//Quando é que descobriste que querias ser ilustrador/designer?

Desde pequeno que tinha gosto pelo desenho, mas nunca foi o meu objectivo ser ilustrador ou designer, com as escolhas que fiz isso foi se proporcionando, ao longo do meu percurso académico.//Antes de começares um trab-alho em que te inspiras? Quais são as tuas referências?

Normalmente quando me dão um briefing, consigo idealizar logo a ideia, e o que pretendo para o resul-tado final do trabalho, isso é a parte principal, o resto é apenas referên-cias estéticas, e técnicas para con-seguir dar a trabalho a coerência e qualidade pretendida, mas podemos falar de alguns ilustradores e design-ers de que gosto particularmente do seu trabalho e inconscientemente isso acaba por influenciar, mas acho que isso é transversal a todas as áreas criativas.

//Qual é o teu processo criativo?Normalmente, começa por es-

boçar a ideia inicial no diário gráfico esse é o passo mais simples, mas um dos mais importantes para mim, a partir daí que seja no papel ou dese-nhar no computador com a tablet, será apenas um processo para re-finar visualmente a ideia inicial, ou dota-la de determinadas característi-cas estéticas.

//Na tua opinião entendes que há espaço para mais ilustrado-res/designers em Portugal?

A sempre espaço para quem é criativo e pretende levar avante os seus projectos, de forma séria e profissional.

//Tens projecto chamado “Bitches Love Pink”. Como surgiu esta ideia?

Esse projecto surgiu de várias conversas de esplanada, em que foi o Marcelo Santos (Artur Escar-late) propôs a mim e ao Rui Tor-res (Anoik) fazermos um fanzine em colaboração, cada um escreveu várias palavras que gostava de ilus-trar, e sorteámos esssas mesmas pa-lavras entre os 3, mas foi um pro-cesso mais espontâneo.

Page 29: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 29 -

//De todos os projectos que realizaste qual é o que te orgulhas mais?

De nenhum em particular, foram todos impor-tantes para a minha evolução enquanto ilustrador e designer, mas como é natural os últimos são os que me deixam mais agradado, nomeadamente a colecção de ilustração Self-destruction.

Em suma foram todos importantes, e só tenho pena de não ter conseguido até agora ter feito tudo o que pretendia.

//Na área de criação às vezes existe o blo-queio criativo. Como lidas com ele?

Isso existe, quando colocamos demasiada pressão sobre nós mesmo, para fazer um trabalho de excelência, mas a excelência só se atinge com muita prática, portanto quando queres fazer uma coisa nova e completamente original é normal que vás bloquear. Quanto a mim, quando tenho mais pressão para fazer determinado trabalho socorro-me me de um processo de trabalho que esteja rotinado, e as coisas fluem naturalmente.

//Que conselhos dás a quem está a iniciar-se na área de ilustração/design?

Conselhos? Não sei se serei a melhor pessoa para dar conselhos a quem quer que seja. Mas no entanto acho que quem quer começar o que tenho a dizer é para praticarem muito quer seja a desenhar ou outra coisa qualquer, e para fazerem as coisas com gosto e dedicação.

Page 30: Loading Magazine - Semestre 2

//WORKSHOP MOTION GRAPHICSO Núcleo de Estudantes de Comunicação e Multimédia presenteou-nos com o segundo workshop do semestre, sendo que este era na área do 3D e Motion Graphics. O orador deste workshop foi Saul Alves, um ex-aluno da licenciatura.

Page 31: Loading Magazine - Semestre 2

Saul mostrou-nos várias técnicas que não são ensinadas no curso e também o software Cinema 4D. Fa-lou-nos o quanto é importante a ilu-minação para dar um ar mais realista aos nossos objetos.

Falou-nos um pouco da forma como ele treina e cria os seus pro-jetos. A sua técnica é tentar recriar projetos que já foram lançados na televisão, como por exemplo pub-licidades da FOX. Ele diz que ao recriar estes projetos faz com que aprenda novas técnicas e melhore as que já possui.

Também acredita que para se ter sucesso nesta área é preciso muita pesquisa e vontade de aprender. Já que muita das coisas que aprendeu foi fora do curso, por curiosidade ou simplesmente para aumentar o seu conhecimento.

loadingmagazine - 31 -

Page 32: Loading Magazine - Semestre 2

//TORNEIO DE FUTEBOLComo é costume este ano realizou-se mais uma vez o torneio de fute-

bol do curso de Comunicação e Multimédia. Novamente organizado pelo Núcleo de CM, o torneio contou com 6 equipas inscritas: G.R.E.G.O., Hotmales, Anonymous, Uma Equipa, TufaTufa.com e Ex-Tic F.C.. Durante o 2ºsemestre todas as semanas realizou-se uma jornada ou até duas jornadas.

No final do torneio contabilizou-se 10 jogos entre as equipas, mais de 250 golos marcados e bastante diversão entre todos os envolvidos.

ANONYMOUS, a equipa vencedora do torneio

Page 33: Loading Magazine - Semestre 2

EX-TIC F.C.

TUFA-TUFA

UMA EQUIPA HOTMALES

loadingmagazine - 33 -

Page 34: Loading Magazine - Semestre 2

//VISITA AO PORTO CANALE SERRALVES

No dia 28 de março, realizou-se uma visita de estudo à cidade invicta, mais propriamente ao Porto Canal e à Fundação Museu de Serralves.

A partida da cidade de Vila Real aconteceu bem cedo numa viagem calma. Chegados às instalações do canal, os estudantes do curso de Comunicação e Multimédia foram muito bem recebidos pelo guia. Minutos depois e em dois grupos a visita às instalações começou.

Page 35: Loading Magazine - Semestre 2

Primeiro, foi-nos mostrada a sala onde é guardado o material de grava-ções que os repórteres utilizam para fazer os exteriores, indo de seguida para a sala de caracterização.

Subindo a um outro andar, entra-mos na sala onde normalmente são editadas as reportagens, passamos pelas salas de áudio, regi, etc…

Por fim, e ainda nas instalações deste canal de televisão entramos nos estúdios onde são gravados os vários programas emitidos pelo Porto Canal.

Paragem para almoço e passeio no Norte Shopping.

loadingmagazine - 35 -

Page 36: Loading Magazine - Semestre 2

Seguidamente dirigimo-nos à Fundação de Serralves que está localizada no Parque de Ser-ralves onde se pôde visitar o Mu-seu de Arte Contemporânea. Acabada essa visita ao museu, seguiu-se um passeio rápido pe-los lindíssimos jardins do Parque, dando ainda um tempinho para confraternizar.

Chegado o final da tarde, chegou também a hora do regresso a Vila Real e à Utad.

Page 37: Loading Magazine - Semestre 2

loadingmagazine - 37 -

Page 38: Loading Magazine - Semestre 2