lÍngua portuguesa: gramÁtica perÍodo composto por … · em um período composto por...

17
LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 – CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA

Upload: others

Post on 30-Aug-2019

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR

COORDENAÇÃO

APOSTILA 3 – CAPÍTULO 9

PROF.º PAULO SCARDUA

COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas sintáticas independentes uma da outra, diz-se que esta relação é por COORDENAÇÃO, sendo as próprias orações chamadas de COORDENADAS.

•1ª ORAÇÃO: As coisas são feitas para serem usadas

•2ª ORAÇÃO: As pessoas para são feitas para serem amadas

•3ª ORAÇÃO: Nós amamos as coisas

•4ª ORAÇÃO: Nós usamos as pessoas

ESTRUTURA DO PERÍODO COORDENADO

As orações coordenadas podem vir ligadas por intermédio ou não de uma conjunção (também chamada de conectivo). Quando esta aparece, a frase coordenada será chamada de sindética (do grego “sindeton”, que significa conjunção); já quando não aparece, será assindética. Ex.: As crianças estão com sono. As crianças não dormiram nada hoje.

As crianças estão com sono; não dormiram nada hoje.

As crianças estão com sono, mas não dormiram nada hoje.

As crianças estão com sono, portanto, não dormiram nada hoje.

Em um período composto por coordenação, será considerada coordenada SEMPRE a segunda oração, sendo a primeira chamada ou de Oração Inicial ou Coordenada Inicial. Dessa forma, não é possível inverter a ordem das frases compõem o período Quando o sujeito da oração coordenada é o mesmo da oração inicial, é comum a sua não marcação, caracterizado um caso de sujeito desinencial. Ex.:

Meu irmão não só comprou um casa nova, mas também trocou de carro.

ESTRUTURA DO PERÍODO COORDENADO

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS

As conjunções, além de ligarem as orações, estabelecem relações semânticas entre elas, classificando-se em: ADITIVAS; ADVERSATIVAS; ALTERNATIVAS; CONCLUSIVAS; EXPLICATIVAS. Cada uma é caracterizada por conjunções específicas.

O. COORD. SIND. ADITIVA Estabelecem relação de soma, isto é, adição de ideias. Ex.:

Discutimos várias propostas e analisamos possíveis soluções. Chico Buarque não só canta, mas também (ou como também) compõe muito bem.

Não só provocaram graves problemas, mas (também) abandonaram os projetos

de reestruturação social do país.

ATENÇÃO! Como a conjunção "nem" tem o valor da expressão "e não", condena-se na língua culta a forma "enem" para introduzir orações aditivas. Ex.:

Não discutimos várias propostas, nem (= e não) analisamos quaisquer soluções. Principais Conjunções: E, NEM, NÃO SÓ... MAS TAMBÉM, NÃO SÓ... COMO TAMBÉM, NÃO SÓ... ASSIM COMO.

O. COORD. SIND. ADVERSATIVAS Estabelecem relação de oposição entre as ideias expressas pela oração inicial e a coordenada. Ex.:

O amor é difícil, mas pode luzir em qualquer ponto da cidade.

O país é extremamente rico; o povo, porém, vive em profunda miséria.

Tens razão, contudo controle-se.

Renata gostava de cantar, todavia não agradava.

O time jogou muito bem, entretanto não conseguiu a vitória. Principais Conjunções: MAS, PORÉM, NO ENTANTO, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO.

ADITIVAS X ADVERSATIVAS Algumas vezes, a adversidade pode ser introduzida pela conjunção "e". Isso ocorre normalmente em orações coordenadas que possuem sujeitos diferentes. Ex.:

Deus cura, e o médico manda a conta.

Nesse ditado popular, é clara a intenção de se criar um contraste. Observe que equivale a uma frase do tipo: "Quem cura é Deus, mas é o médico quem cobra a conta!“ A conjunção "mas" pode aparecer com valor aditivo. Ex.:

Camila era uma menina estudiosa, mas principalmente esperta.

O. COORD. SIND. ALTERNATIVAS

Estabelecem a relação de alternância de ideias ou escolha. Ex.:

Diga agora ou cale-se para sempre.

Ora age com calma, ora trata a todos com muita aspereza.

Estarei lá, quer você permita, quer você não permita.

Principais Conjunções: OU... OU, ORA... ORA, QUER... QUER, JÁ... JÁ, SEJA... SEJÁ.

O. COORD. SIND. CONCLUSIVAS Estabelecem relação de conclusão ou mesmo consequência da ação expressa pela oração inicial. Ex.:

Não tenho dinheiro, portanto não posso pagar.

A situação econômica é delicada; devemos, pois, agir cuidadosamente.

O time venceu, por isso está classificado.

Aquela substância é toxica, logo deve ser manuseada cautelosamente.

Principais Conjunções: LOGO, PORTANTO, ENTÃO, DESSA FORMA, ASSIM, POR CONSEGUINTE, DE MODO QUE, EM VISTA DISSO, POIS.

O. COORD. SIND. EXPLICATIVAS Estabelecem relação de explicação para a ideia contida na oração inicial. Ex.:

Vou embora, que cansei de esperá-lo.

Vinícius devia estar cansado, porque estudou o dia inteiro.

Cumprimente-o, pois hoje é o seu aniversário. Principais Conjunções: POIS, PORQUE, QUE, UMA VEZ QUE.

ATENÇÃO! A conjunção POIS adota valor conclusivo quando vem depois do verbo da oração coordenada; já quando a conjunção vem antes do verbo, adota valor explicativo. Ex.:

A situação deveria melhorar pois o governo fez muitos cortes.

A situação deveria melhorar; o governo fez, pois, muitos cortes.

ANÁLISE DE CASOS

FICO ASSIM SEM VOCÊ Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você. Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, sou eu assim sem você. Por que é que tem que ser assim se o meu desejo não tem fim. Eu te quero a todo instante nem mil alto falantes vão poder falar por mim. Amor sem beijinho, Bochecha sem Claudinho, sou eu assim sem você. Circo sem palhaço, namoro sem amasso, sou eu assim sem você Tô louca pra te ver chegar, Tô louca pra te ter nas mãos. Deitar no teu abraço, Retomar o pedaço que falta no meu coração.

Eu não existo longe de você e a solidão é o meu pior castigo. Eu conto as horas pra poder te ver mas o relógio tá de mal comigo Por quê? Por quê? Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta, sou eu assim sem você. Carro sem estrada, queijo sem goiabada, sou eu assim sem você Por que é que tem que ser assim se o meu desejo não tem fim. Eu te quero a todo instante nem mil auto falantes vão poder falar por mim Eu não existo longe de você e a solidão é o meu pior castigo. Eu conto as horas pra poder te ver mas o relógio tá de mal comigo.

SÓ OS LOUCOS SABEM Agora eu sei exatamente o que fazer, Bom recomeçar, poder contar com você, Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também, Um homem quando esta em paz, Não quer guerra com ninguém Eu segurei minhas lágrimas, Pois não queria demonstrar a emoção, Já que estava ali só pra observar E aprender um pouco mais sobre a percepção, Eles dizem que é impossível encontrar o amor Sem perder a razão, Mas pra quem tem pensamento forte, O impossível é só questão de opinião E disso os loucos sabem, só os loucos sabem,

Disso os loucos sabem, só os loucos sabem Toda positividade eu desejo a você, Pois precisamos disso, nos dias de luta, O medo cega os nossos sonhos, O medo cega os nossos sonhos, Menina linda eu quero morar na sua rua, Você deixou saudade, você deixou saudade, Quero te ver outra vez, quero te ver outra vez, Você deixou saudade, Agora eu sei exatamente o que fazer, Bom recomeçar, poder contar com você, Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também Um homem quando está em paz Não quer guerra com ninguém.

MAIS UMA VEZ Mas é claro que o sol vai voltar amanhã Mais uma vez, eu sei Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã Espera que o sol já vem Tem gente que está do mesmo lado que você Mas deveria estar do lado de lá Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar Tem gente enganando a gente Veja a nossa vida como está Mas eu sei que um dia a gente aprende Se você quiser alguém em quem confiar Confie em si mesmo Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã Mais uma vez, eu sei Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã Espera que o sol já vem Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena Acreditar no sonho que se tem Ou que seus planos nunca vão dar certo Ou que você nunca vai ser alguém Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar Mas eu sei que um dia a gente aprende Se você quiser alguém em quem confiar Confie em si mesmo Quem acredita sempre alcança... Quem acredita sempre alcança... Quem acredita sempre alcança... Quem acredita sempre alcança...