lÍngua portuguesa e matemÁtica - 1 serie... · 2020. 3. 12. · página1 prova – língua...

11
Prova Língua Portuguesa e Matemática 09/12/2018 Prova Início: 13:30h Término:17:30h Este caderno contém 40 questões numeradas, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Instruções: 1.Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. 2. A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questões do Caderno de Provas e preencher a Folha de Respostas. 3. Para cada questão de múltipla escolha, há apenas uma resposta correta. 4. A Folha de Respostas não poderá ser dobrada, amassada ou danificada. Em hipótese alguma, será substituída. 5. Confira, com máxima atenção, o Caderno de Provas, observando o número de questões contidas e se há defeito(s) de encadernação e/ou de impressão que dificultem a leitura. 6. Assine a Folha de Respostas no espaço apropriado. 7.Não ultrapasse o limite dos círculos na Folha de Respostas das Questões de Múltipla Escolha. 8.Em havendo falhas na Folha de Respostas, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Boa Prova! SELETIVO 2019 ENSINO MÉDIO Série LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA Estado do Maranhão Colégio Militar Tiradentes

Upload: others

Post on 18-Dec-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página1

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

09/12/2018

Prova

Objetiva

Início: 13:30h Término:17:30h

Este caderno contém 40 questões numeradas, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de

Matemática.

Instruções:

1.Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. 2. A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questões do Caderno de Provas e preencher a Folha de Respostas. 3. Para cada questão de múltipla escolha, há apenas uma resposta correta. 4. A Folha de Respostas não poderá ser dobrada, amassada ou danificada. Em hipótese alguma, será substituída. 5. Confira, com máxima atenção, o Caderno de Provas, observando o número de questões contidas e se há defeito(s) de encadernação e/ou de impressão que dificultem a leitura. 6. Assine a Folha de Respostas no espaço apropriado. 7.Não ultrapasse o limite dos círculos na Folha de Respostas das Questões de Múltipla Escolha. 8.Em havendo falhas na Folha de Respostas, comunique imediatamente ao fiscal de sala.

Boa Prova!

SELETIVO – 2019 ENSINO MÉDIO

1ª Série

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Estado do Maranhão

Colégio Militar Tiradentes

Page 2: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página2

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Prova – Português Leia o texto e responda às questões de 01 a 05.

TREVISAN, Dalton. 99 corruíras nanicas. Porto Alegre: L&PM, 2002. p. 73.(Com adaptações)

Questão 01. A finalidade principal desse texto é:

(A) relatar sobre o uso dos sons da natureza. (B) narrar sobre o cotidiano de um ceguinho na rua. (C) instruir sobre a boa educação no convívio familiar das pessoas. (D)descrever os problemas enfrentados pelos jogadores de futebol no dia a dia. (E) transmitir informações a respeito da vida diária dos trabalhadores das lojas chiques.

Questão 02.De acordo com o contexto, o som “Tic, tic, tic”, no início do conto, sugere:

(A) a batida na porta pelo personagem. (B) o som da batida da bengala do ceguinho. (C) o barulho da fivela da sandália do velhinho. (D) o som da bola batendo na calçada pela menina. (E) os sons dos sapatos na calçada das lojas pelo comerciante.

Questão 03.Segundo o texto, há um narrador intruso, que não toma parte dos acontecimentos, mas se

intromete na narrativa. Marque a alternativa em que não há presença disso.

(A) “─ chap, chap, chap?”

(B) “Como ele sabe que é menina?” (C) “O vento lhe sopra que é um malandro.” (D) “Você lhe disse que é uma pobre velhinha?” (E) “Uma voz lhe conta que é mocinha e bonita?”

73 Dalton Trevisan

Tic, tic, tic, lá vem o ceguinho, óculo preto e bengala branca. Alguém bate bola na calçada ─tac, tac, tac ─ , como ele sabe que é menina? Tic, tic, segue em frente. Na esquina, quem batuca na caixinha de fósforo ─ tec, tec, tec? O vento lhe sopra que é um malandro? Tic, tic, tic, nada o distrai. Quem arrasta a sandália de couro ─ chap, chap, chap? Você lhe disse que é uma pobre velhinha? Tic, tic, sempre adiante. Agora o salto alto retinindo na pedra ─ toc, toc, toc. Uma voz lhe conta que é mocinha bonita? Tic, tic, ti... a bengala no ar titubeia e para. Lá vai o saltinho faceiro, toc, toc, toc. Ele faz meia-volta. Tic, tic, tic, tic. Depressinha. Toc. Tic, tic, tic. Toc. Tic, tic. Toc, tic.Toc, tic. Toc, tic.

Page 3: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página3

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Questão 04.No texto, há uma repetição dos sons “tic, tic”, “tic, tic”e “tic, tic, tic”, respectivamente, no

final do segundo, terceiro e quarto parágrafos. O que demonstra isso:

(A) uma parada para contemplar um jogo do futebol. (B) o batuque de músicos em uma caixinha de fósforo. (C) o tropeço do personagem por causa de sua distração. (D) a caminhada do personagem que não se interrompe. (E) o som da batida da bola no chão pela menina.

Questão 05. A linguagem conotativa é um recurso usado por autores na construção de seus textos

literários. No texto em questão, há o uso de uma linguagem figurada para dar mais expressividade e efeito de sentido, que pode ser evidenciado em:

(A) ”*...+segue em frente.” (B) “*...+ como ele sabe que é menina?” (C) “*...+ a bengala no ar titubeia e para.” (D) “Quem arrasta a sandália de couro” (E)“*...+Ele faz meia-volta.”

Leia o texto e responda às questões de 06 a 11.

Disponível em:https://www.revistaprosaversoearte.com/o-padeiro-rubem-braga/. Com acesso em 06 de Nov. 2018.

Questão 06.Ao analisarmos os elementos constitutivos desse texto, demonstra que sua principal

finalidade é: (A) vender um produto pelo padeiro. (B) ensinar os cuidados para lidar com a entrega. (C) causar reflexão acerca de determinado fato do cotidiano. (D)expor a opinião de moradores sobre acontecimento corriqueiro. (E) aconselhar a respeito das amizades duradouras de possíveis vizinhos.

O padeiro Rubem Braga

Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento — mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a “greve do pão dormido”. De resto não é bem uma greve, é um lock--out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo. Está bem. Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo cafévou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: — Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo?

“Então você não é ninguém?” Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe

acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoaqualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não, senhora, é o padeiro”. Assim ficara sabendo que não era ninguém… *...+

Page 4: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página4

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Questão 07.No primeiro parágrafo, temos: “Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no

fogo para fazer café e abro a porta do apartamento. *...+. A palavra destacada “abluções”, no trecho, tem sentido de

(A) sono. (B) rituais. (C) remédios. (D)gargalhadas. (E) constrangimento.

Questão 08. Em: “*...+ abro a porta do apartamento — mas não encontro o pão costumeiro.” A oração

em destaque exerce a função de

(A) oração coordenada assindética explicativa. (B) oração coordenada sindética adversativa. (C) oração coordenada sindética explicativa. (D) oração subordinada temporal. (E) oração subordinada causal.

Questão 09.No trecho: “Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha,

[...] A oração em destaque exerce a função de

(A) oração coordenada sindética adversativa. (B) Oração subordinada adverbial concessiva. (C) Oração subordinada adverbial temporal. (D) Oração subordinada adverbial causal. (E) oração coordenada assindética.

Questão 10.Em: “Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha,[...]”.O

sinal indicativo de crase foi usado em à porta corretamente. Marque a alternativa em que não está correto o emprego da crase.

(A)Ela trancou à chave a porta. (B) Vou à Bahia no próximo mês. (C) Chegaremos a Brasília às 22h. (D) Vou lavar à mão a roupa delicada. (E)Preciso conversar com você face à face.

Questão 11.Veja: “mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:” o termo “mas” em

destaque é uma conjunção. Marque a alternativa em que a lacuna deve ser preenchida somente por esta conjunção.

(A) Comprei ____ pães, caso esses acabem. (B) Quanto mais você estuda, ____ você aprende. (C) As meninas eram as ____ estudiosas da turma. (D) É preciso oferecer ____ qualidade na educação brasileira. (E) Eles estudaram para o concurso, ____não foram fazer a prova.

Leia o texto e responda às questões de 12 a 16.

Page 5: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página5

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Veja. São Paulo: abril, 24 novembro de 2004, p. 22.

Questão 12.Sobre o gênero em questão, a autor do textopretende

(A) expor e defender a ideia de que a escolha de uma profissão pelos adolescentes é um desafio. (B) convencer a população em geral de que as famílias são importantes nas escolhas profissionais. (C) descrever os vários motivos que levam os adolescentes e os adultos a buscarem seus sonhos. (D) narrar uma situação real de uma adolescente em sua labuta para seu primeiro emprego. (E) expor informações com dados que mostram o quão é difícil a escolha de um curso.

Questão 13.O texto é um gênero

(A) prescritivo. (B) descritivo (C) narrativo (D)opinativo (E) relato

Questão 14.A temática principal do texto é

(A) Mercado de trabalho na terceira idade. (B) A violência psicológica na adolescência. (C) O consumismo entre os jovens e adolescentes. (D) Os desafios da escolha de caminhos profissionais. (E)O trabalho escravo na faixa etária da criança a adolescência.

Questão 15.No último parágrafo, temos: “E isso é mais fácil do que se pensa. Basta fazer seu trabalho

com esmero, bem feito.” O elemento em destaque “isso”se refere, no texto, a ideia

(A) de aprender a gostar do que você faz. (B) de uma vida profissional chata e opressiva. (C)da importância trabalho feito com esmero e bem feito. (D) de que teremos de trabalhar em algo que não gostamos. (E)de jogar futebol, de ler um livro ou de tomar chope na praia.

Questão 16.Marque a alternativa em que o elemento em destaque pode ser substituído pelo “Há”ou

“há”sem atrapalhar o sentido do texto.

Fazer o que se gosta Stephen Kanitz

A escolha de uma profissão é o primeiro calvário de todo adolescente. Muitos tios, pais e orientadores vocacionais acabam recomendando “fazer o que se gosta”, um conselho confuso e equivocado. Empresas pagam a profissionais para fazer o que a comunidade acha importante ser feito, não aquilo que os funcionários gostariam de fazer, que normalmente é jogar futebol, ler um livro ou tomar chope na praia. [...] Então teremos de trabalhar em algo que odiamos, condenados a uma vida profissional chata e opressiva? Existe um final feliz. A saída para esse dilema é aprender a gostar do que você faz. E isso é mais fácil do que se pensa. Basta fazer seu trabalho com esmero, bem feito. Curta o prazer da excelência, o prazer estético da qualidade e da perfeição. [...]

Page 6: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página6

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

(A) “Empresas pagam a profissionais.”*...+ (B)“Existe um final feliz.” (C) “condenados a uma vida profissional chata” *...+ (D) “A saída para esse dilema *...+” (E)“[...] é aprender a gostar do que você faz.”

Leia o texto e responda às questões 17 e 18.

(Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.)

Questão 17.A alternativa que preenche, respectivamente, as lacunas corretamente do texto acima é

(A) por que, por que. (B) por que, porque. (C) porque, porque. (D)porquê, por que. (E)porque, porquê.

Questão 18.Sobre um dos recursos usados para provocar o humor do texto, na última fala da

personagem:“O original é um desastre!” há muito mais a presença de um(a)

(A) explicação. (B) comparação. (C)condição. (D) contradição. (E)metáfora.

Leia o texto para responder às questões 19 a 20.

Disponível em: https://ebcoucinheira.blogs.sapo.pt/40724.html . Acessado em 09/11/2018.

Na praia Eu estava a passear e vi uma linda praia com a areia bem amarela, mas não era um amarelo qualquer, era como o amarelo do Sol, muito reluzente e macia. A água era do azul mais bonito! Toda a gente adorava aquela praia. Todos os dias estavam lá pessoas, pelo menos uma. Todos os barcos preferiam aquela água para navegar. Era água azul como o céu reluzente. A água quase nem tinha ondas, era muito calmo o mar. Existiam muitas conchas e também muitas estrelas-do-mar. Em todos os pores do sol, o céu ficava como uma laranja brilhante e o Sol refletia obri- lho para o mar. Era nesses pores do sol que todas as pessoas e gaivotas vinham para a praia, muito alegres!

Page 7: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página7

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Questão 19.Sobre o texto em questão, é correto afirmar que apresenta o predomínio de uma sequência

(A) argumentativa (B) dissertativa (C) expositiva (D)descritiva (E)instrutiva

Questão 20.A alternativa em que há o recurso expressivo de comparação é

(A) “todos os dias estavam lá pessoas, pelo menos uma.” (B)“Todos os barcos preferiam aquela água para navegar.” (C) “A água quase nem tinha ondas, era muito calmo o mar. *...+” (D) “*...+ o céu ficava como uma laranja brilhante.” (E)“Existiam muitas conchas. *...+”

Prova – Matemática

Questão 21.O valor da expressão é igual a:

(A) 32 (B) 64 (C) 128 (D) 1/512 (E) 1

Questão 22.Resolvendo a expressão 450

1821528210 obtemos:

(A) 2 (B) 10 (C) 15

(D) 22

(E) 23

Questão 23.Roberto comprou um terreno de forma retangular cuja área é 250 m2. Se o comprimento

excede a largura em 15 m, então podemos afirmar que a medida do comprimento é, em metros: (A) 10 m (B) 12 m (C) 15 m (D) 25 m (E) 30 m

Questão 24.João é bom em matemática, e ao ser interrogado pela sua melhor amiga sobre sua idade, entregou

um bilhete a ela dizendo: “minha idade é igual ao resultado da equação 212 x = x159 ”. A idade de João é:

(A) 28 anos

Page 8: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página8

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

(B) 43 anos (C) 15 anos (D) 18 anos (E) 24 anos

Questão 25.Racionalizando o denominador da expressão 21

21

obtemos como resultado:

(A) 23

(B) −3 + 2 2

(C) 32

(D) 22

(E) 22

Questão 26.Sabendo que f(x) = x

x

2

42 , então o valor de f(-5) é:

(A) 14/3 (B) – 2 (C) – 6/7 (D) 2 (E) 1

Questão 27.Uma equipe de internet está puxando fios de fibra ótica num bairro de uma cidade. A figura

abaixo apresenta a localização de algumas ruas. As ruas A, B e C são paralelas entre sí e as outras duas são

transversais. A equipe de internet precisa puxar um fio do ponto ‘D’ até o ponto ‘E’. O comprimento desse

fio é, em metros:

(A) 150 m (B) 250 m (C) 280 m (D) 300 m (E) 380 m

Page 9: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página9

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

Questão 28.Um garoto de 1,5 m de altura visualiza um gatinho sobre o telhado de uma casa. A visão do

garoto forma um triângulo retângulo cujas dimensões estão na figura abaixo. Qual é a altura do gatinho em

relação ao solo?

(A) 11,5 m (B) 9,0 m (C) 7,5 m (D) 8,0 m (E) 6,5 m

Questão 29.Uma avenida foi asfaltada em três dias. No primeiro dia, foram asfaltados 0,45 km, no

segundo dia, foram asfaltados 52.000 cm e no terceiro dia finalizou com 2,5 hm. O comprimento dessa

avenida é, em metros:

(A) 52.070 m (B) 1.220 m (C) 52.700 m (D) 5.270 m (E) 2.250 m

Questão 30.Na figura abaixo, a região circular tem raio medindo 4 m. Calcule a área aproximada dessa

figura, usando π = 3:

(A) 79,5 m2 (B) 42,8 m2 (C) 54,8 m2 (D) 64,2 m2 (E) 86,8 m2

Questão 31. Uma folha de papel retangular foi dobrada como mostra a figura abaixo. De acordo com as

medidas fornecidas, a região sombreada, que é a parte visível do verso da folha, tem área igual a:

(A) 300 cm2 (B) 200 cm2 (C) 100 cm2 (D) 400 cm2 (E) 500 cm2

Questão 32.Um corpo lançado do solo verticalmente para cima tem posição em função do tempo dada

pela função f(t) = 150.t – 25.t2 onde a altura f(t) é dada em metros e o tempo t é dado em segundos. A

altura máxima atingida pelo corpo foi de:

Page 10: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página10

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

(A) 175 metros (B) 255 metros (C) 325 metros (D) 375 metros (E) 450 metros

Questão 33. Pela figura abaixo, é possível perceber que as alturas do edifício e do hidrante são,

respectivamente, de 40 metros e 100 centímetros. Se a sombra do hidrante mede 50 centímetros, quanto mede a

distância do prédio ao hidrante em metros?

(A) 4,8 m (B) 5,0 m (C) 6,5 m (D) 7,8 m (E) 8,2 m

Questão 34.Qual a parábola abaixo que poderia representar uma função quadrática com discriminante

negativo (∆ < 0)?

Questão 35.O valor de um carro novo é de R$ 35 000,00 e, com 3 anos de uso, é de R$ 20 000,00.

Supondo que o preço caia com o tempo, segundo uma linha reta, o valor de um carro com 1 ano de uso é

(A) R$ 15.000 (B) R$ 18.000 (C) R$ 20.000 (D) R$ 25.000 (E) R$ 30.000

Questão 36.Uma função afim é tal que f(2) = 20 e f(3) = 25. Então, f(0) é igual a:

(A) 15 (B) 10 (C) 8 (D) 5

Page 11: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 1 Serie... · 2020. 3. 12. · Página1 Prova – Língua Portuguesa e Matemática 5. 09/12/2018 Prova Objetiva Início: 13:30h Término:17:30h

Página11

Prova – Língua Portuguesa e Matemática

(E) 2

Questão 37.Na figura a seguir o ângulo B𝐴 C é retângulo, tem-se AB = 6 cm, AC = 8 cm e BC = 10 cm. O

valor de AD é

(A) 2,0 (B) 2,4 (C) 3,6 (D) 4,8 (E) 5,0

Questão 38.A diferença de dois números é 10, e a soma de seus quadrados é 148. A soma desses dois

números é

(A) 14 (B) 16 (C) 18 (D) 20 (E) 25

Questão 39.Um retângulo tem largura de 7 cm. Sabendo que o comprimento é o dobro da largura a

área desse retângulo é igual a:

(A) 49 cm2

(B) 74 cm2

(C) 98 cm2

(D) 100 cm2

(E) 108 cm2

Questão 40.O valor numérico dex2 + 8x + 15

x2 − 25, para x = 4,99. O resultado correto do problema é:

(A) – 799 (B) – 679 (C) – 563 (D) – 497 (E) 546