lixo nuclear

18
Orientadora: Rosário Duarte Aprendiz: Roosevelt Ferreira Abrantes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO – COLUN CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DISCIPLINA: GESTÃO DE RESIDUOS SOLIDOS

Upload: rusgat

Post on 22-May-2015

2.715 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lixo nuclear

Orientadora:Rosário DuarteAprendiz: Roosevelt Ferreira Abrantes 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO – COLUN CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DISCIPLINA: GESTÃO DE RESIDUOS SOLIDOS

Page 2: Lixo nuclear

LIXO RADIOATIVO

Page 3: Lixo nuclear

É todo resíduo formado por materiais radioativos que não mais serão utilizados e tudo o que estiver contaminado por eles.

Gerência de Rejeitos Radioativo Conjunto de atividades técnicas e

administrativas envolvidas na coleta, manuseio, segregação, tratamento, acondicionamento, transporte, armazenamento, controle e deposição final de rejeitos radioativos.

LIXO RADIOATIVO

Page 4: Lixo nuclear

OBJETIVO DA GERÊNCIA DE REJEITOS RADIOATIVO

É minimizar ou mesmo eliminar os efeitos danosos que possam advir dos rejeitos radioativos, tanto no presente quanto no futuro.

A CNEN possui atualmente os seguintes depósitos de rejeitos radioativos:

Depósito definitivo Goiânia ( Abadia de Goiás, 25 km do centro de

Goiânia) usado apenas para os rejeitos resultantes do acidente com Césio-137, ocorrido em 1987).

Page 5: Lixo nuclear

DEPÓSITOS TEMPORÁRIOS

Normalmente fica no local das instalações geradoras para armazená-los até que os níveis de radioatividade decresçam aos níveis de isenção.

Localizados no IPEN (Cidade Universitária, USP - São Paulo ) no CTDN (Cidade Universitária UFMG-Belo Horizonte ) e no IEN (Cidade Universitária –UFRJ, Rio de Janeiro)

Page 6: Lixo nuclear

Dentre os muitos nuclídeos presentes no lixo nuclear, podemos destacar três bastante perigosos para o ser humano:

Estrôncio-90- radioativo - Tem uma meia-vida relativamente alta de 28 anos. Uma vez na corrente sanguínea, ele é confundido com cálcio e absorvido pela medula óssea, podendo levar o indivíduo a uma forte anemia ou mesmo a adquirir leucemia. 

Page 7: Lixo nuclear

Iodo-131- O (iodo radioativo) é utilizado na medicina de diagnóstico para o tratamento de tumores na tireóide. Possui meia-vida em torno de 8 dias.

Césio-137- O elemento químico césio, cujo

nome vem do latim caesius, que significa céu azul, foi descoberto em 1860. O pó azul é um elemento radioativo que não existe na natureza. Ele é resultado da queima do Urânio 235 dentro de um reator nuclear.

Page 8: Lixo nuclear

Na usina de Chernobyl, localizada na atual Ucrânia. Em abril de 1986, uma falha no sistema de resfriamento de um reator provocou uma explosão que liberou para a atmosfera 400 vezes mais material radioativo do que a bomba atômica de Hiroshima.

Diversos casos de câncer, principalmente na glândula tireóide de crianças, e má formação em recém nascidos foram registrados após a tragédia.

Acidentes em Chernobyl

Page 9: Lixo nuclear

Chernobyl foi uma das piores catástrofes de nível nuclear da historia da humanidade....

Page 10: Lixo nuclear

Em Goiânia, havia um equipamento radioativo com uma cápsula contendo somente Césio 137 em dezenas de gramas e com vida média de 30 anos. 

A descontaminação dos locais expostos ao césio produziram 13,4 toneladas de lixo nuclear, que está armazenado em 14 contêineres em um depósito na cidade de Abadia de Goiás. Estima-se que o material deverá ficar isolado por, pelo menos, 180 anos.

Acidente em Goiânia

Page 11: Lixo nuclear

O lixo radioativo pode causar danos irreversível no meio ambiente, se não acomodado conforme a política internacional de radiação nuclear...

Page 12: Lixo nuclear

LIXO RADIOATIVO

FONTES PRODUTORAS

USINAS

NUCLEARES

•FISSÃO NUCLEAR

ARMAS NUCLEARES

•RESÍDUOS

LABORATÓRI

OS CLÍNIC

OS

•PRODUTOS UTILIZADOS

Page 13: Lixo nuclear

LIXO DE BAIXO NÍVEL DE RADIAÇÃO

É o lixo atômico que se desintegra mais rapidamente. Produtos: Tudo que entra em contato com material radioativo, como ferramentas, luvas, roupas de proteção de operários e material de laboratório.

Destino: Latas sem blindagem especial, guardadas em depósitos temporários, perto de onde o lixo é produzido. Depois, elas podem seguir para depósitos subterrâneos.

Page 14: Lixo nuclear

LIXO DE MÉDIO NÍVEL DE RADIAÇÃO

É constituído por lixo sólido de maior volume.Produtos: Recipientes usados de combustível nuclear, peças de reator e rejeitos químicos dos processos de mineração e enriquecimento de urânioDestino: Em geral, é guardado nos mesmos locais que o lixo de baixa radiação, mas com uma grande diferença: esse tipo de rejeito fica dentro de tonéis blindados de concreto.

Page 15: Lixo nuclear

LIXO DE ALTO NÍVEL DE RADIAÇÃO

São os elementos combustíveis sólidos e líquidos usados na geração de energia nuclear.

Produtos: Pastilhas gastas de urânio, usadas como combustível de reatores, e rejeitos líquidos oriundos da extração de plutônio para fabricação de bombas nucleares.

Destino: É guardado em piscinas protegidas junto aos próprios reatores das usinas, ou em depósitos provisórios.

Page 16: Lixo nuclear

TRANSPORT

E

CUIDADO

TRATADO

ATENÇÃO

ISOLADO

Page 17: Lixo nuclear

Contaminação do Ar; Contaminação da vida Marinha; Contaminação da Água.

PACÍFICO NORTE É A MAIOR LIXEIRA DO MUNDO

Page 18: Lixo nuclear

OBRIGADO!