lixo: coleta de lixo nas cidades

10
Parintins-Amazonas Multimídia Educacional e Softwares de autoria Walcemira Feijó Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Curso de Especialização em Mídias na Educação

Upload: silvia-cintia-ferreira

Post on 29-Jun-2015

1.406 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Parintins-Amazonas

Multimídia Educacional e Softwares de autoria

Walcemira Feijó

Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e Letras

Curso de Especialização em Mídias na Educação

ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ CRISTINE

Ciências Naturais

Lixo:Coleta de lixo nas cidades

COLETA DE LIXO NAS CIDADES

Coleta Seletiva

Incineração

Reciclagem

Compostagem

Aterro Sanitário

Lixão

FIM

Coleta SeletivaA coleta seletiva é feita antes de o lixo chegar ao destino final.Papéis,plásticos,metais,vidros são entregues voluntariamente em postos de reciclagem ou recolhidos separados nas casas das pessoas,em algumas cidades

VOLTAR

Lixão Lixão é uma forma inadequada de disposição final de

resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo  sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Fica geralmente na periferia das cidades, no lixão (ou Vazadouro, como também pode ser denominado o lixão) não existe nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados e quanto ao local de disposição dos mesmos. Nesses casos, resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor.

VOLTAR

Aterro SanitárioTécnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.Método que utiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzí-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou a intervalos menores, se necessário.

 

VOLTAR

CompostagemÉ uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.O lixo orgânico é decomposto por bactérias naturalmente.Mas há equipamentos que agilizam o trabalho dos micróbios na transformação do lixo em decomposição.

VOLTAR

ReciclagemA reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.

VOLTAR

IncineraçãoConsiste na queima do lixo a altas temperaturas em instalações chamadas "incineradores". A incineração é um processo que utiliza altas temperaturas em equipamentos próprios de forma a queimar resíduos que podem sofrer este processo. Não é um método a ser utilizado com todos os materiais, mas é sim um processo utilizado enquadrado num programa adequado de gestão de resíduos, que inclui a educação ambiental para a redução da quantidade de resíduos produzidos, reutilização e reciclagem.

VOLTAR

OBRIGADA