livro tintas coral 2012

40
Design – Freeway Agency London +44(0)20 8744 1075 Cover image – maaike koorman STUDIO M 12 TENDêNCIA INTERNACIONAL DE CORES 2012 COLOUR FUTURES TM UMA MARCA DA

Upload: tatiana-peres-vanzella-schreiner

Post on 25-Jul-2015

671 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro Tintas Coral 2012

Des

ign

– Fre

eway

Age

ncy L

ondo

n +

44 (0

)20 8

744 1

075

Cove

r im

age –

maa

ike k

oorm

an ST

UD

IO M

12Tendência inTernacional de cores 2012

colour futurestm

REVISAR A ARTE FINAL (TEXTOS, DIMENSÕES, DESENHO TÉCNICO, CORES E CÓDIGO DE BARRAS) ANTES DE LIBERAR PARA SEUS FORNECEDORES.

Job: ARQUIVO:

SOFTWARE:ESCALA:FONTES:

AF•Onda 40x24 Pantone

Illustrator CS21:1

CORAL20.05.2009

000-0-X

287 000 000 000 000 000 000

Cores Especiais / Pantones:

Rua Diogo Moreira, 132 . conj. 1406Pinheiros . 05423-010 . São Paulo . SPTel. (11) 3032-5100 . www.100porcento.net

Cliente:Data :

Aprovação Criação:Aprovação Atend.:Aprovação Arte Final:Aprovação Produção:Aprovação Cliente:

1. Este arquivo é destinado apenas a impressão em escala industrial. Qualquer necessidade de utilização do mesmo, ou partes dele para outros ¡ns, deve ser comunicado a agência.2. As provas de arte-¡nal devem ser conferidas e assinadas pelo cliente antes do envio ao fornecedor.3. Deve ser enviado para a análise da agência provas de pré-impressão pelo fornecedor, antes do início da impressão em escala industrial.

UMA MARCA DA

Page 2: Livro Tintas Coral 2012
Page 3: Livro Tintas Coral 2012

Bem-vindos

A AkzoNobel é a maior empresa mundial na categoria de tintas e revestimentos. Nossa missão é “Levar cor para a vida das pessoas”.

Nós entendemos o poder das cores e os efeitos positivos que elas têm em nosso estado de espírito. As cores nos cercam por todos os lados e influenciam todos os aspectos de nossa vida. Elevam, acalmam e inspiram, podem representar desafios ou despertar curiosidade e, de qualquer maneira, as cores podem mudar a forma como percebemos nosso entorno. Sendo a maior fabricante de tintas do mundo, é responsabilidade da AkzoNobel saber tudo que existe sobre o efeito das cores.

Temos orgulho de nosso conhecimento sobre a formulação das cores e dos princípios do design. Este conhecimento é buscado, pesquisado e interpretado de maneira sistemática pelo AkzoNobel’s Global Aesthetics Center, que possibilita à publicação ColourFuturesTM demonstrar previsões de tendências e coleções de cores para inspiração de nossos consumidores.

Uma vez por ano, o global Aesthetics Center se encontra com um grupo internacional de profissionais experts em criação nos campos de design, arquitetura e moda para determinar as cores-chave do ano seguinte.

Nossos especialistas vêm de diferentes partes do planeta e têm a sua disposição uma grande variedade de fontes e influências culturais, desde artes plásticas até alta tecnologia, desde a natureza até a cultura pop. Seus pontos de vista, percepções e conclusões são então traduzidos em paletas de cores e imagens e capturados nesta edição anual de ColourFuturesTM . Considere esta publicação como uma ferramenta indispensável para a atualização instantânea de sua inspiração.

01

Page 4: Livro Tintas Coral 2012

Possibilidades

As influências para 2012A cada ano, o ColourFuturesTM

apresenta uma tendência dominante ou um valor latente a partir dos quais cada uma das cinco tendências e paletas de cores é desenvolvida.

A principal influência deste ano segue o estado de espírito dos últimos tempos. O ano de 2010 foi fundamentado no conceito de “Recuperação” daquilo que sempre percebemos como sendo sólido e verdadeiro, confiando em nossa força individual e em nossa capacidade de união na esperança de avançar para o futuro. Já em 2011 nossa grande inspiração foi a ideia de “Apreciação”. Isso refletiu um novo reconhecimento do valor da simplicidade e da pureza, resultando no reencontro da alegria nas coisas do cotidiano, que por muito tempo deixamos de valorizar.

Para 2012 o conceito dominante é o de “Possibilidades”. Isso é fundamentado ainda em “Apreciação”, mas oferece também a ideia estimulante e inspiradora de que novas opções estão aí para ser descobertas, como parte de todas as coisas que recuperamos recentemente e passamos a apreciar. O conceito de “Possibilidades” nos impulsiona em direção a uma posição de proatividade. Ele nos impele a buscar oportunidades na realidade familiar – agora novamente apreciada – e nos encoraja para combinarmos materiais e cores de um modo inusitado e satisfatório. Além disso, nos desafia a explorar o mundo inteiro – tanto aquele físico exterior como o imaginário de nosso interior – e nos leva a descobrir tudo que estes mundos têm a oferecer.

Transição das coresEm 2011 a atmosfera das cores era limpa, fresca, alegre e charmosa, com divertidos e vigorosos tons pastel viajando na crista da onda.

Em 2012 o verdadeiro otimismo toma conta de tudo. Como você irá descobrir, isso se traduz em nuances encorpadas com muito caráter e significado, mas também em tonalidades pastel mais calmas, neutros elegantes e brilhos definidos, que se complementam de forma nova e estimulante. A paleta completa para 2012 pode ser encontrada nas duas próximas páginas e representa visualmente o novo entendimento do mundo sobre nossa necessidade de diversidade – de conceitos, pontos de vista e abordagens.

03

‘ Olhar o mundo de uma perspectiva diferente abre um leque enorme de possibilidades’

Page 5: Livro Tintas Coral 2012

Paleta 2012

Page 6: Livro Tintas Coral 2012

14 Mistura Delicada22 Meu Diário30 Uma Pequena Semente 38 Mundos Diferentes46 Heróis Redescobertos

56 Vermelhos58 Laranjas 60 Amarelos62 Verdes 64 Azuis66 Violetas68 Neutros Quentes70 Neutros Frios

72 Recursos02 Possibilidades04 Paleta de Cores 201208 A Cor do Ano 2012

Índice

TendênciasÍndice Cores Recursos

07

Page 7: Livro Tintas Coral 2012

a cor do ano 2012

Chá Dançante 10YR 21/436

08

Page 8: Livro Tintas Coral 2012

A cor do ano é um vermelho ruborizado, vivo, suculento. Esta tonalidade radiante é a cor mais importante para 2012 porque é ao mesmo tempo extravagante e séria, dinâmica e suave, perfeita tanto para um pequeno toque como para uma parede principal. Uma cor que pode representar muitas coisas para muitas pessoas, nos lembra de que não devemos procurar soluções simplistas, e sim abrir nossa mente para novas ideias que estão à espera para ser descobertas.

O vermelho tem o poder de alterar o estado de espíritoO vermelho é uma cor respeitada no mundo todo por seus vários efeitos simbólicos. Na China é associado com boa sorte; na Índia sinaliza bênção no casamento e discernimento; em várias sociedades ocidentais é a cor da paixão, do poder e das celebrações. Crianças têm preferência pelo vermelho, adultos se sentem atraídos por aqueles que ousam se vestir dessa cor em público. O vermelho é o instrumento perfeito para transmitir valor e significado e, como não é possível ignorá-lo, também é usado para nos alertar do perigo.

Dentro de uma paleta de tonalidades, esta cor oferece múltiplas possibilidades: contrasta com uma cor, chama a atenção para a profundidade ou o frescor da próxima, permitindo que uma terceira fique recessiva no fundo. Como um coringa num baralho, pode mudar o jogo em um instante e abrilhantar o panorama de maneiras imprevisíveis.

Transições da cor do ano: as nuances de cores mais pálidas que vimos durante os últimos dois anos se desenvolveram em algo mais confiante e robusto para aquecer nossos corações em 2012.

11

20092005 20102006 20112007 20082004

2012 Chá Dançante10YR 21/436

Floral Luminoso Ousado Novos horizontes Importante

Page 9: Livro Tintas Coral 2012

as cinco tendências para 2012

12

Page 10: Livro Tintas Coral 2012

Refinado Sutil Elegante Suave Luxuoso Moderado

15

ww

w.fl

oria

ndev

isse

r.nl P

roje

ct: c

ontin

uo

Page 11: Livro Tintas Coral 2012
Page 12: Livro Tintas Coral 2012

18

‘Um novo tipo de luxo cujo objetivo é expressar o equilíbrio perfeito’

Page 13: Livro Tintas Coral 2012

Em tempos de turbulência as pessoas se sentem atraídas por um tipo de design que oferece calma e tranquilidade visual. Um tipo de design que exalta a mente enquanto aquieta a alma, realizado com um toque de leveza e um nível de refinamento que agora apreciamos como o novo luxo.

A arte de desenhar objetos nos dias de hoje é o resultado de um desenvolvimento constante. Brincando com nossa sensibilidade e desafiando conceitos tradicionais, os designers desenvolveram maneiras altamente evoluídas de comunicação com o público.

As cores que fazem parte do tema Mistura Delicada traduzem elegância e intelectualidade e são baseadas numa justaposição de materiais e composição artística. Saber que um determinado objeto levou muito tempo para ser feito e pesquisado e passou por um processo de sintonia fina faz com que apreciemos uma cúpula de abajur de porcelana que dá a sensação de uma casca de ovo – ou um xale de caxemira impecavelmente tecido – tanto quanto um colecionador apreciaria um espelho dourado antigo. Trata-se de um novo tipo de luxo cujo objetivo não é expressar poder aquisitivo por meio de brilhos e excessos.

As cores nesta paleta giram em torno do conceito de sutileza. Aqui, a simplicidade não é austera, e sim uma escolha deliberada de materiais e objetos que nos levem ao equilíbrio perfeito; e a suavidade é um elemento-chave disso. Os materiais que os designers contemporâneos preferem – como concreto, metal, madeira, pedras, lã e os novos plásticos – podem ser puros, mas nunca são brutos. As superfícies são cuidadosa e profissionalmente preparadas, utilizando bem os processos industriais a fim de revelar a beleza intrínseca do material.

A paleta de cores reflete tudo isso: neutros frios e elegantes, tons de caramelo quentes e luxuosos, corais avermelhados e rosas em tom de pele, acompanhados de nuances de ferro batido, aço, concreto polido e alumínio anodizado, madeira, cobre e couro tratado.

PELICANO30YY 72/018

SIERRA30YY 20/029

CIDRA FERVENTE50YR 26/461

PEQUENA ROSA50YR 49/098

CORAL REAL80YR 57/179

GOTAS DE CHUVA30GG 83/006

CASTANHA-DO-PARá20YY 63/149

BEGE CORçO80YR 40/148

BRANCO IúCA90YY 83/107

BELEzA URzE90YR 73/029

COSTA PRATEADA50YR 53/011

FOLHA CINzENTA50GG 63/042

CINzA FóSSIL30YY 56/060

20

Page 14: Livro Tintas Coral 2012

Preciosa saudAvel frAgil regionalizada uma vida nova

23

lloy

d H

otel

am

ster

dam

ww

w.ll

oydh

otel

.com

Page 15: Livro Tintas Coral 2012
Page 16: Livro Tintas Coral 2012

26

‘ O mundo precisa daqueles que sonham e daqueles que fazem acontecer, mas acima de tudo, de sonhadores que fazem acontecer’

Page 17: Livro Tintas Coral 2012

Se tem uma lição que cada um de nós aprendeu é que ninguém consegue salvar o mundo por si só. Mas podemos realizar pequenos milagres sozinhos, como plantar uma semente num pote e regá-la diariamente para criar uma nova vida. Ali mesmo, em nossa própria casa. O foco deste tema é nossa ligação pessoal com a natureza. O conceito é aparentemente muito básico, mas se olharmos mais a fundo perceberemos o fato fantástico de que uma planta inteira pode crescer a partir de uma pequena semente.

Na Índia, os praticantes da medicina ayurvédica prescrevem plantas com propriedades medicinais, que seus pacientes podem levar para casa e cuidar por conta própria. Desta forma o paciente está curando seu corpo e, ao fazer a planta florescer, nutre também sua alma.

Dentro dessa linha, plantar vegetais para uso próprio se tornou popular em um novo tipo de comunidade. Em Detroit, grupos de vizinhança tiveram a iniciativa de limpar terrenos vazios e criar canteiros coletivos, onde produtos orgânicos são plantados. O efeito positivo disso é que áreas abandonadas e lúgubres da cidade acabaram se transformando em ambientes para melhores condições de vida.

Uma pequena semente representa muito daquilo que tem valor para a humanidade. Convidar a natureza para dentro de casa e cercar a si mesmo com suas oferendas permite que você tenha o prazer de ver a beleza de folhas tenras e a surpresa de um botão recém-surgido. Plantas não são mais simplesmente decorativas, e sim a representação do delicado equilíbrio e da importância da natureza.

A paleta de cores para este tema é inspirada no princípio da fotossíntese. água, sol, terra e barro são elementos importantes, assim como a sensação de um belo amanhecer ou o começo da primavera e a delicadeza das mudas e brotos. Verdes aguados, tons de nuvens de chuva e nuances pastel frescas e pálidas definem a atmosfera, com cores escuras como o solo e brilhantes como flores que funcionam como contrapeso. Juntos eles formam um jardim interno cheio de maravilhas.

TAPETE DE GRAMA90GY 13/375

MAGNóLIA CRISTALINA50BB 83/006

AMETISTA DIFUSA70BB 73/030

NINHO SILENCIOSO70GY 73/124

VIDRO ESFUMAçADO50YR 22/052

FLOR DE MEDRONHEIRO83RR 23/486

MAçO DE REPOLHO90YY 62/264

MARROM TRUFA50YR 06/081

OCEANIC06BB 71/091

MUSGO ESPANHOL70YY 06/088

JARDIM SUSPENSO70YY 27/418

PICO SERENO70RB 65/044

Lã MACIA98YR 78/041

ALFAJOR10YY 35/196

ANEL DE RUBI09YR 11/475

VERDE ANGRA70GY 38/330

VINHO DE MESA78RR 06/137

28

Page 18: Livro Tintas Coral 2012

Minha historia Fotos Colagens Contar e repartir Minha vida

31

Page 19: Livro Tintas Coral 2012
Page 20: Livro Tintas Coral 2012

34

‘ Ao contar minha história, minha casa se torna meu diário’

Page 21: Livro Tintas Coral 2012

Nossa percepção de privacidade está sendo desafiada pelo Facebook, o Myspace e o Twitter, como também nosso status quo, a maneira como pensamos e nossos limites da criatividade, abrindo possibilidades extremamente excitantes.

Documentar nossa vida vem-se tornando uma atividade de multifacetada beleza. Pouco tempo atrás você escreveria um diário ou pintaria um autorretrato. Outras coisas, como colecionar objetos ou compor música, eram designados em outras categorias, como hobby ou “expressão pessoal”. Tudo era claro e, em sua clareza, bastante limitado.

Nos dias de hoje, documentar nossa vida significa convidar as pessoas para participar de nossas experiências pessoais e convidá-las a entrar em nossa área pessoal; as implicações, porém, vão muito mais longe. Facebook, Myspace, Twitter e uma quantidade de blogs permitem que pessoas criem um ambiente pessoal ou uma impressão sobre elas mesmas que depois é mostrado ao mundo. Essa cultura de mostrar “quem sou eu” já invadiu o mundo real e vem influenciando como nós nos apresentamos por meio de nossos lares.

Estar no controle da construção de nosso ambiente pessoal funciona como o pontapé inicial para nossa criatividade. Se você é um péssimo desenhista, mas ainda assim decide ilustrar seu blog, nenhum diretor de arte poderá impedir que você divulgue seus divertidos rabiscos, ainda que sejam tecnicamente imperfeitos. O mesmo raciocínio funciona se você quer exibir sua coleção de carrinhos de brinquedo dos anos 60 e ainda resolver construir garagens em miniatura para eles. Alguns vão amar, outros vão odiar, mas essa é a expressão de quem você é.

A paleta de cores reflete a estética dos blogs e das redes sociais, e a singularidade que é produto de gostos e predileções altamente pessoais. É também uma paleta “perfeita”: equilibrada, quente e charmosa, mas não é particularmente nostálgica. Existem toques de papel pardo e papel cartão e uma coleção de tons pastel alegres, porém amadurecidos. Tem ainda as cores preferidas dos designers Ray e Charles Eames: modernas, mas ligeiramente degradadas e não muito alinhadas com o gosto popular.

ATMOSFERA ROMâNTICA10YR 53/175

CHá DA TARDE80YR 21/226

AMARELO VIBRANTE60YY 71/409

BEGE PARDAL30YY 36/094

CINzA PEDRA20YY 57/060

GELO ANTáRTICO70YY 73/083

PEçA DE CRISTAL50BG 83/009

BRILHO ESTELAR10BB 49/137

LICOR DE DAMASCO10YY 35/543

PRETO LUMINáRIA70BB 07/103

CELEBRAçãO25YR 34/473

CINzA ÍCONE00NN 31/000

PRÍMULA CROMO60YY 34/461

VISTA DO LAGO30BG 64/140

CHá DANçANTE10YR 21/436

INVERNO AzUL70BG 28/169

36

Page 22: Livro Tintas Coral 2012

Ilusão Digital Percepção alterada Surreal Escapismo

39

The

Blu

e Co

ne ©

Fot

o T

reeh

otel

ww

w.tr

eeho

tel.s

e

Page 23: Livro Tintas Coral 2012
Page 24: Livro Tintas Coral 2012

42

‘ O conceito de transitar de um mundo para outro liberta a mente’

Page 25: Livro Tintas Coral 2012

A tecnologia de última geração nos permite “estar” em mundos ou realidades diferentes ao mesmo tempo, com muito pouco esforço. Num minuto estamos nos comunicando via Skype com uma tia no Brasil, no próximo estamos jogando um game de World of Warcraft com amigos da Finlândia e depois colocamos nossos óculos 3D para assistir ao filme Alice no País das Maravilhas.

Será possível que nosso moderno conceito de realidade virtual tenha nascido quando Alice, do livro de Lewis Carroll, caiu pela primeira vez na toca do coelho, em 1865?

Gêneros literários como ficção científica e fantasia têm explorado o conceito de percepção da realidade por muitos anos, assim como artistas também. O ser humano parece ter uma necessidade interior de estimular a mente com imagens ilusórias. Um bom exemplo é o pitoresco Monstros S.A. (2001). Naturalmente, essa ideia não é nova. Por sinal é muito parecida com a dos livros de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia. Na primeira das histórias de Nárnia, uma garotinha brinca de esconde-esconde dentro de um velho guarda-roupa num sótão. Ao se esconder atrás de uma montanha de casacos, as roupas se transformam em árvores e a madeira do piso em neve. De repente ela sai do guarda-roupa e está num outro lugar – em Nárnia.

O virtual e o surreal vêm-se tornando uma parte integrante de nossa vida e vários filmes recém-lançados refletem isso. No filme Inception, Leonardo DiCaprio conduz um grupo de especialistas em sonhos através dos sonhos de outras pessoas. No quase miraculoso filme de animação em 3D Avatar, cientistas mergulham num mundo mágico e alucinante, de personagens azuis, com árvores que emitem luz. A história mais recente de Hollywood presenciou o retorno de nossa querida Alice em 3D, que se encontra novamente no País das Maravilhas – aliás, numa versão ainda mais brilhante e mais surrealista.

De um ponto de vista visual e gráfico, alguns ingredientes voltam à cena. Trompe l’oeil é uma técnica de pintura antiga, feita para “enganar os olhos” e é algo que nunca deixa de nos encantar.

A paleta de cores escolhida para este tema reflete os extremos: balança entre o sonho e o surreal até o sólido e o hiper-real. Azuis, verdes e vermelhos vívidos brilhantes e aveludados são contrastados com tons pastel etéreos e translúcidos.

FUTURISTA66YY 61/648

ERA DOS JATOS70BG 13/300

VIOLETA VITORIANA88BB 11/331

VERMELHO PICANTE64RR 12/436

ROSA VIVO10RR 60/197

AzUL FERIADO79BG 53/259

VIOLETA CLáSSICO42RB 63/137

VERMELHO-ESCURO VIBRANTE80RR 07/260

ARQUIPÉLAGO DE ABROLHOS30BG 44/248

FLORESTAS DO NORTE10GY 79/231

DELÍCIA19RR 78/088

LARANJA FIESTA68YR 28/701

FLOR DE MEDRONHEIRO83RR 23/486

FLOR OCEâNICA30BB 23/291

PúRPURA MEDITAçãO10RB 08/125

HIBISCO05YR 15/555

XANADU 10RB 11/250

44

Page 26: Livro Tintas Coral 2012

Revitalizado legado Robusto industRial apReciado

47

Page 27: Livro Tintas Coral 2012
Page 28: Livro Tintas Coral 2012

50

‘ Vamos utilizar todos os recursos aparentemente de pouco valor que estão a nossa disposição’

Page 29: Livro Tintas Coral 2012

Chegar a uma estagnação da economia tem suas vantagens: permite que olhemos a nossa volta para ver o que está ali e descobrir novas possibilidades nos lugares mais improváveis – por exemplo, em construções antigas e abandonadas que nem mesmo têm um estilo especialmente pitoresco.

Ao nosso redor existe uma série de coisas que nunca notamos. Coisas tão comuns que simplesmente nos esquecemos de sua existência. Geralmente esses tipos de artefato servem a propósitos muito simples e pouco românticos. Contudo, se a gente examiná-los de perto, eles revelam beleza e valores próprios.

Dê uma olhada numa loja de ferragens, numa oficina, num escritório ou numa fábrica. Você verá espaços preenchidos com materiais úteis e proveitosos, ferramentas e equipamentos, dispostos da maneira mais lógica possível, desde madeira e placas de gesso até clipes e pastas para papéis. A maioria desses espaços é construída a partir de materiais ordinários, como concreto, vidro, metal, madeira e pregos – todos eles fazendo tarefas despretensiosas, porém de confiança. Ainda assim o The Vitra Design Museum da Alemanha dedicou uma exibição completa a eles em 2010.

O problema com objetos modestos e utilitários e até mesmo construções dessa categoria é que eles são facilmente descartados quando seu uso termina. Todas as cidades do mundo têm áreas com fábricas velhas, prédios de escritórios e demais edificações que, em outras épocas, forneciam locais de trabalho para milhares de arrimos de família. Nos dias de hoje, muitos deles estão abandonados e nosso apreço por eles evaporou a partir do dia em que a empresa foi realocada para novo endereço e o zelador apagou a luz pela última vez.

Esta paleta de cores é inspirada pelas qualidades realistas e práticas de nossa herança industrial, e por sua estética masculina que sempre as acompanhou: azul-índigo, neutros fabris, tons de ferrugem, verde -máquina de costura, as nuances brilhantes de arame, de portas metálicas e tubulações e, por último, os tons de cinza dos motores e do concreto.

COURO AMARELADO30YY 60/104

REI DO MAR90GG 38/242

ESTRELA ARDENTE40YY 64/903

JUTA DOURADA10YY 23/261

CAMINHADA DO INVERNO30GG 83/013

SUVENIR10GG 53/030

DIA DE CHUVA50BG 38/011

SOM MISTERIOSO70BG 19/071

PENA PRATEADA30GG 61/010

VERDE VAGEM30GY 24/404

TURQUESA VENEzIANA30BG 15/322

PROVÍNCIA MAJESTOSA30YY 33/613

AzUL MARINHO VIBRANTE50BB 08/171

ESTANHO POLIDO30YY 33/047

52

CASTANHA ESPANHOLA80YR 13/325

VELHO CAçADOR97GY 07/135

CANTO DE SEREIA90RR 08/129

Casa

italia

Sui

tcas

e w

ww

.rota

jorfi

da.c

om

Page 30: Livro Tintas Coral 2012

cores

54

Essa seção de ColourFutures™ apresenta as cores escolhidas para 2012 como famílias de cores: Vermelhos, Laranjas, Amarelos, Verdes, Azuis e Violetas, seguidas por Neutros Quentes e Neutros Frios. Ao pé de cada página é mostrada a transição ao longo dos anos dentro de cada família de cores.

Page 31: Livro Tintas Coral 2012

Os tons de vermelho-doce e fruta madura dominam essa paleta, com uma nuance rica de ameixa fresca para sublinhar a atmosfera e um vermelho cranberry para adicionar um toque de surpresa. Junte uma cor de vinho burgundy amadurecido com um neutro quente – ou seja, bem moderno – e experimente um tom de rosa lembrando uma face ruborizada de felicidade e adicione um chocante amarelo de limão siciliano.

Cor-Chave. Um rosa profundo ruborizado, vermelho-tropical com um toque sutil de cor de pêssego e um aspecto enevoado. Este vermelho é camaleônico: confiante ou afiado, suave ou brilhante, dependendo de suas tonalidades complementares.

Transição dos Vermelhos. A qualidade fogosa e intensa do vermelho de 2011 é rebaixada por um véu enevoado e sombrio, tornando o novo vermelho ligeiramente mais versátil e enigmático.

Vermelho-fruta Romântico ComestívelVermelhos

VERMELHO-ESCURO VIBRANTE80RR 07/260

CANTO DE SEREIA90RR 08/129

VERMELHO PICANTE64RR 12/436

ROSA VIVO10RR 60/197

HIBISCO05YR 15/555

ANEL DE RUBI09YR 11/475

DELÍCIA19RR 78/088

FLOR DE MEDRONHEIRO83RR 23/486

ATMOSFERA ROMâNTICA10YR 53/175

CHá DANçANTE10YR 21/436

cor-cHaVe 2012

56

2009 2010 2011 20122008

Page 32: Livro Tintas Coral 2012

De modo similar aos Vermelhos da página anterior, esta mistura de Laranjas junta o quente e o frio, como o cobre líquido é esfriado numa fundição. Nuances passam de robustas a praticamente neutras, através de tons de ferrugem que adicionam peso e um toque másculo à qualidade super-realista de um tom laranja intenso e verdadeiro.

Cor-Chave. Tom de laranja queimado, feliz e confiante, é uma cor clássica com um subtexto bronzeado e um leve elemento que lembra cobre.

Transição dos Laranjas. A cor laranja vem esfriando através dos anos. Foi-se distanciando dos tons ocres, passou por tons de abóbora em direção ao coral e tons cítricos, e agora amadureceu numa nuance de ferrugem.

Terroso Industrial Hipnóticolaranjas

PEQUENA ROSA50YR 49/098

LARANJA FIESTA68YR 28/701

CHá DA TARDE80YR 21/226

ALFAJOR10YY 35/196

CASTANHA ESPANHOLA80YR 13/325

BEGE CORçO80YR 40/148

CELEBRAçãO25YR 34/473

CORAL REAL80YR 57/179

CIDRA FERVENTE50YR 26/461

cor-cHaVe 2012

58

2009 2010 2011 20122008

Page 33: Livro Tintas Coral 2012

Uma paleta diferente de ocre, mostarda e tons cremosos e elegantes que aparecem ao lado de divertidas nuances de limão e amarelo sintético. Estes tons irão produzir combinações interessantes quando combinados com outros igualmente surpreendentes.

Cor-Chave. Com um toque de curry, mostarda e ouro, este tom vigoroso é uma viagem exótica a territórios desconhecidos. Como as demais cores-chave, tem profundidade e força, o que faz com que seja perfeita para combinações inesperadas com neutros e laranjas.

Transição dos Amarelos. Distanciando-se de seu papel tradicional para representar simplicidade fácil, o amarelo sai de seu centro ensolarado, amanteigado, de limão siciliano e vai em direção aos bronzeados e neutros quentes.

Temperado Bronzeado Vívidoamarelos

LICOR DE DAMASCO10YY 35/543

ESTRELA ARDENTE40YY 64/903

GELO ANTáRTICO70YY 73/083

JUTA DOURADA10YY 23/261

MAçO DE REPOLHO90YY 62/264

AMARELO VIBRANTE60YY 71/409

CASTANHA-DO-PARá20YY 63/149

BRANCO IúCA90YY 83/107

PROVÍNCIA MAJESTOSA30YY 33/613

cor-cHaVe 2012

60

2009 2010 2011 20122008

Page 34: Livro Tintas Coral 2012

Um frescor bem definido se comunica a partir destes verdes: uma mistura dos tons calmos das florestas, verdes tenros da primavera, empoeirados tons pastel asiáticos e nuances quentes de azeitona. Em termos gerais estes são verdes naturais, com algumas exceções; aqui vemos a natureza num mundo em 3D de pixels, onde a flora parece ter sido pintada pelo homem.

Cor-Chave. Verde-grama, verde-folha, bem saturado, este verde tem um definitivo subtexto amarelo-chartreuse, como uma pedra preciosa num anel antigo.

Transição dos Verdes. O verde era rebaixado e bem neutro até alguns anos atrás, em seu período de “camuflagem”. Depois ficou mais pálido e, de repente, se transformou num verde absinto brilhante com toques de azul, que resultou na cor audaciosa e vital de que precisávamos para colocar um sorriso em nosso rosto no ano passado. Em 2012 a senha será “natural”.

Botânico Aguado NaturalVerdes

FUTURISTA66YY 61/648

FLORESTAS DO NORTE10GY 79/231

FOLHA CINzENTA50GG 63/042

PRÍMULA CROMO60YY 34/461

TAPETE DE GRAMA90GY 13/375

VELHO CAçADOR97GY 07/135

JARDIM SUSPENSO70YY 27/418

REI DO MAR90GG 38/242

VERDE ANGRA70GY 38/330

NINHO SILENCIOSO70GY 73/124

VERDE VAGEM30GY 24/404

cor-cHaVe 2012

62

2009 2010 2011 20122008

Page 35: Livro Tintas Coral 2012

Muitos tipos de azul compõem esta paleta: tons misteriosos da profundeza do oceano, impenetráveis azuis escuros dos céus noturnos e azuis pálidos como giz que evocam imagens de papel de seda, porcelana Wedgwood e ovos de pata. Todos estes tons são inspiradores, prontos para criar um estado de espírito contemplativo.

Cor-Chave. Um tom incrível de azul com toques de verde, forte, profundo e extraordinário. Este azul combina maravilhosamente com marrons enferrujados e cinzas elegantes, mas também ama o amarelo industrial.

Transição dos Azuis. Excetuando uma breve aventura em direção ao pálido e aéreo, este azul na realidade tem um subtexto verde. O tom azul-esverdeado do ano passado mergulha num tom ainda mais misterioso de cor das profundezas do mar.

Enigmático Clássico Pessoalazuis

VISTA DO LAGO30BG 64/140

AzUL MARINHO VIBRANTE50BB 08/171

VIOLETA VITORIANA88BB 11/331

INVERNO AzUL70BG 28/169

PRETO LUMINáRIA70BB 07/103

FLOR OCEâNICA30BB 23/291

TURQUESA VENEzIANA30BG 15/322

BRILHO ESTELAR10BB 49/137

ARQUIPÉLAGO DE ABROLHOS30BG 44/248

OCEANIC06BB 71/091

AzUL FERIADO79BG 53/259

ERA DOS JATOS70BG 13/300

cor-cHaVe 2012

64

2009 2010 2011 20122008

Page 36: Livro Tintas Coral 2012

Tais como as cores que vêm dos cantos sombreados da natureza, estes violetas e púrpuras evocam tons dos frutos da floresta, céus na tempestade e a estranha dimensão entre os mundos que conectam a noite ao dia, a realidade à fantasia.

Cor-Chave. Aqui uma cor maravilhosa sublinha a atmosfera, este tom de amora-preta com toques de carvão e que terá diferentes personalidades, dependendo do brilho do espaço onde é usado. Um tom importante se você quiser adicionar interesse visual fora do comum.

Transição dos violetas. Os violetas estão ficando escuros e azulados a cada ano que passa e não têm estado em um território burgundy há algum tempo. O violeta escuro, enigmático deste ano é muito similar aos dos anos anteriores, porém com uma pitada de atualidade.

Melancólico Sombreado MisteriosoVioletas

VINHO DE MESA78RR 06/137

VIOLETA CLáSSICO42RB 63/137

PICO SERENO70RB 65/044

XANADU 10RB 11/250

AMETISTA DIFUSA70BB 73/030

PúRPURA MEDITAçãO10RB 08/125

cor-cHaVe 2012

66

2009 2010 2011 20122008

Page 37: Livro Tintas Coral 2012

Do bege típico das capas de chuva inglesas até o tom sedoso de camurça, passando pelo cappuccino e o chocolate bem escuro, estes neutros quentes exalam luxo e refinamento clássicos, com um toque bem feminino.

Cor-Chave. A mistura de cinza e bege dá um resultado extremamente delicado, uma nuance com conotações de areia molhada, pérolas e cetim. Um toque sutil cor de salmão esquenta essa tonalidade e faz com que seja perfeita para rosas-blush e verdes-azulados.

Transição dos Neutros Quentes. Neutros quentes importantes estão escurecendo ou clareando, dependendo do estado de espírito da hora. O tom de concha de ostra do ano passado está se aproximando de uma nuance mais leve e calorosa.

Nude Alta Costura Chicneutros Quentes

COURO AMARELADO30YY 60/104

CINzA FóSSIL30YY 56/060

GOTAS DE CHUVA30GG 83/006

VIDRO ESFUMAçADO50YR 22/052

BEGE PARDAL30YY 36/094

Lã MACIA98YR 78/041

MARROM TRUFA50YR 06/081

BELEzA URzE90YR 73/029

MAGNóLIA CRISTALINA50BB 83/006

PELICANO30YY 72/018

CINzA PEDRA20YY 57/060

cor-cHaVe 2012

68

2009 2010 2011 20122008

Page 38: Livro Tintas Coral 2012

Estes neutros frios não são, na realidade, frios; estão mais para despretensiosos. Muitas cores nos lembram argila, seixo e metais, como estanho e prata envelhecida, enquanto outras evocam papel, osso e penas de gaivota. Uma paleta como se fosse cheia de achados colhidos por um andarilho de beira-mar.

Cor-Chave. Este cinza prateado, porém despretensioso, combina calor e um toque de verde para formar a base perfeita para companhias brilhantes ou profundas, assim como para outros neutros de uma paleta de cores frias.

Transição de Neutros Frios. No ano passado, o tom cinza industrial tinha um leve toque de lilás. Este tom parece quase verde em comparação e é suave como uma penugem, parecendo ainda com o pelo de um coelho.

Modesto Natural Sólidoneutros Frios

SOM MISTERIOSO70BG 19/071

DIA DE CHUVA50BG 38/011

PEçA DE CRISTAL50BG 83/009

SIERRA30YY 20/029

ESTANHO POLIDO30YY 33/047

SUVENIR10GG 53/030

MUSGO ESPANHOL70YY 06/088

CINzA ÍCONE00NN 31/000

COSTA PRATEADA50YR 53/011

CAMINHADA DO INVERNO30GG 83/013

PENA PRATEADA30GG 61/010

cor-cHaVe 2012

70

2009 2010 2011 20122008

Page 39: Livro Tintas Coral 2012

cF1

2-c

oVe

r cF 1

2-c

oy-

1c

F12-

co

y-2

cF1

2-c

oy-

3c

F12-

co

y-4

cF1

2-c

oy-

5

cF1

2-d

M-1

cF1

2-d

M-2

cF1

2-d

M-3

cF1

2-d

M-4

cF1

2-d

M-5

cF1

2-d

M-6

cF1

2-d

M-7

cF1

2-d

M-8

cF1

2-d

M-9

cF1

2-o

ss-1

cF1

2-o

ss-2

cF1

2-o

ss-3

cF1

2-o

ss-4

cF1

2-o

ss-5

cF1

2-o

ss-6

cF1

2-o

ss-7

cF1

2-o

ss-8

cF1

2-o

ss-9

cF1

2-ls

-1c

F12-

ls-2

cF1

2-ls

-3c

F12-

ls-4

cF1

2-ls

-5c

F12-

ls-6

cF1

2-ls

-7c

F12-

ls-8

cF1

2-ls

-9

cF1

2-d

W-1

cF1

2-d

W-2

cF1

2-d

W-3

cF1

2-d

W-4

cF1

2-d

W-5

cF1

2-d

W-6

cF1

2-d

W-7

cF1

2-d

W-8

cF1

2-d

W-9

cF1

2-r

H-1

cF1

2-r

H-2

cF1

2-r

H-3

cF1

2-r

H-4

cF1

2-r

H-5

cF1

2-r

H-6

cF1

2-r

H-7

cF1

2-r

H-8

cF1

2-r

H-9

Para a versão online do livro, favor acessar: www.coral.com.br/colourFutures/2012

recursos

A Cor do Ano Tendências

capa p8-11 p14-21 p22-29 p30-37 p38-45 p46-53

cF1

2-c

oVe

r cF 1

2-c

oy-

1c

F12-

co

y-2

cF1

2-c

oy-

3c

F12-

co

y-4

cF1

2-c

oy-

5

cF1

2-d

M-1

cF1

2-d

M-2

cF1

2-d

M-3

cF1

2-d

M-4

cF1

2-d

M-5

cF1

2-d

M-6

cF1

2-d

M-7

cF1

2-d

M-8

cF1

2-d

M-9

cF1

2-o

ss-1

cF1

2-o

ss-2

cF1

2-o

ss-3

cF1

2-o

ss-4

cF1

2-o

ss-5

cF1

2-o

ss-6

cF1

2-o

ss-7

cF1

2-o

ss-8

cF1

2-o

ss-9

cF1

2-ls

-1c

F12-

ls-2

cF1

2-ls

-3c

F12-

ls-4

cF1

2-ls

-5c

F12-

ls-6

cF1

2-ls

-7c

F12-

ls-8

cF1

2-ls

-9

cF1

2-d

W-1

cF1

2-d

W-2

cF1

2-d

W-3

cF1

2-d

W-4

cF1

2-d

W-5

cF1

2-d

W-6

cF1

2-d

W-7

cF1

2-d

W-8

cF1

2-d

W-9

cF1

2-r

H-1

cF1

2-r

H-2

cF1

2-r

H-3

cF1

2-r

H-4

cF1

2-r

H-5

cF1

2-r

H-6

cF1

2-r

H-7

cF1

2-r

H-8

cF1

2-r

H-9

p70-71

cF1

2-c

n-1

cF1

2-c

n-2

cF1

2-c

n-3

Cores

p62-63

cF1

2-G

-1c

F12-

G-2

cF1

2-G

-3

Verdesp56-57

cF1

2-r

-1c

F12-

r-2

cF1

2-r

-3

Vermelhosp58-59

cF1

2-o

-1c

F12-

o-2

cF1

2-o

-3

Laranjas p60-61

cF1

2-y-

1c

F12-

y-2

cF1

2-y-

3

Amarelosp68-69

cF1

2-W

n-1

cF1

2-W

n-2

cF1

2-W

n-3

Neutros Quentesp64-65

cF1

2-B

-1c

F12-

B-2

cF1

2-B

-3

Azuisp66-67

cF1

2-V-

1c

F12-

V-2

cF1

2-V-

3

Violetas Neutros Frios

Page 40: Livro Tintas Coral 2012

www.coral.com.br

cF1

2-in

Tro

-1c

F12-

inTr

o-2

cF1

2-in

Tro

-3c

F12-

inTr

o-4

cF1

2-in

Tro

-5

cF1

2-Ti

Tle-

1c

F12-

TiTl

e-2

cF1

2-B

acK

co

Ver

-1Geral

Introdução Páginas-Título Contra-capa

ColourFutures™ é um manual de referência de cores de propriedade da AkzoNobel e seu grupo de empresas, disponibilizado para que seja utilizado somente como referência para os produtos fabricados e comercializados pela AkzoNobel e seu grupo de empresas, devendo ser devolvido às empresas do grupo AkzoNobel quando solicitado.

O conteúdo desse manual de referência destina-se somente para informação de seus usuários, não constituindo nenhuma representação, garantia ou responsabilidade da AkzoNobel e seu grupo de empresas. As cores das tintas estão reproduzidas nesse manual com o máximo de proximidade das que serão aplicadas na superfície, conforme permite a impressão. Entretanto, o tipo, tamanho e iluminação da superfície podem influenciar na aparência final da cor. Para uma visualização mais precisa, consulte o leque de cores – Language of Colors disponível nas lojas, e sempre que possível faça um teste de cor no local a ser pintado, com as cores escolhidas, conforme orientação das embalagens dos produtos. Para mais informações entre em contato com a Serviço de Atendimento ao Cliente e Consumidor AkzoNobel 08000 117711 ou visite nosso website: www.coral.com.br

ColourFutures™ , Coral, AkzoNobel, respectivos logos são marcas da AkzoNobel e de seu grupo de empresas.

REVISAR A ARTE FINAL (TEXTOS, DIMENSÕES, DESENHO TÉCNICO, CORES E CÓDIGO DE BARRAS) ANTES DE LIBERAR PARA SEUS FORNECEDORES.

Job: ARQUIVO:

SOFTWARE:ESCALA:FONTES:

AF•Onda 40x24 Pantone

Illustrator CS21:1

CORAL20.05.2009

000-0-X

287 000 000 000 000 000 000

Cores Especiais / Pantones:

Rua Diogo Moreira, 132 . conj. 1406Pinheiros . 05423-010 . São Paulo . SPTel. (11) 3032-5100 . www.100porcento.net

Cliente:Data :

Aprovação Criação:Aprovação Atend.:Aprovação Arte Final:Aprovação Produção:Aprovação Cliente:

1. Este arquivo é destinado apenas a impressão em escala industrial. Qualquer necessidade de utilização do mesmo, ou partes dele para outros ¡ns, deve ser comunicado a agência.2. As provas de arte-¡nal devem ser conferidas e assinadas pelo cliente antes do envio ao fornecedor.3. Deve ser enviado para a análise da agência provas de pré-impressão pelo fornecedor, antes do início da impressão em escala industrial.