livro projeto telaris capitulo 13 ciencias 6º ano

37
DO QUE É FEITO O AR O oxigênio e a combustão O oxigênio e a respiração aeróbia O gás carbônico O aquecimento global O nitrogênio Os gases nobres O vapor de água 13 Capítulo

Upload: renan-silva

Post on 11-Jan-2017

1.674 views

Category:

Education


15 download

TRANSCRIPT

DO QUE É FEITO O AR

O oxigênio e a combustão

O oxigênio e a respiração aeróbia

O gás carbônicoO aquecimento

globalO nitrogênio

Os gases nobresO vapor de água

13Ca

pítu

lo

O OXIGÊNIO E A COMBUSTÃO O gás oxigênio é um gás de importância

fundamental para os processos vitais do nosso planeta, utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. As algas e as plantas também absorvem oxigênio na respiração, mas, pela fotossíntese, liberam esse gás, possibilitando a sua renovação contínua no ambiente.

O OXIGÊNIO E A COMBUSTÃO A maior parte do oxigênio inspirado é

utilizado pelos seres vivos na produção de energia que mantém seus sistemas vitais.

O OXIGÊNIO E A COMBUSTÃO

Se emborcamos um copo sobre uma vela acesa, a chama se apaga. A vela se apaga porque o oxigênio dentro do copo foi gasto durante a queima da vela.

O OXIGÊNIO E A COMBUSTÃO O oxigênio é, portanto necessário para a

queima da vela. Aliás, ele é necessário para a queima de outros materiais também. O processo de queima é chamado combustão.

Na combustão ocorre a combinação do oxigênio com outras substâncias, liberando grande quantidade de calor em curto espaço de tempo.

O OXIGÊNIO E A COMBUSTÃO Quando o motor do carro funciona, por

exemplo, a gasolina combina-se com o oxigênio do ar. A gasolina ou a outra substância que está sendo queimada é chamada de combustível, e o oxigênio é chamado de comburente. Comburente é, portanto, a substância que provoca a combustão.

O OXIGÊNIO E A COMBUSTÃO No caso da vela acesa, o comburente é o

oxigênio do ar. O combustível é a parafina da vela. Mas, para começar a combustão, é preciso aquecer o combustível. No caso da

vela, acendemos o pavio com um fósforo. O calor da chama do pavio aquece a parafina que se combina com o

oxigênio e é queimado.

O OXIGÊNIO E A COMBUSTÃO

A combustão libera energia química que está armazenada no combustível. Essa energia aparece sob a forma de calor e luz. Com a energia da combustão o ser humano movimenta veículos a gasolina, a gás, a óleo diesel ou a álcool, e cozinha alimentos no fogão. Essa energia pode ser liberada também em usinas termelétricas, que transformam energia de combustíveis, como o carvão e o petróleo em energia elétrica.

O OXIGÊNIO E A RESPIRAÇÃO AERÓBIA

Um animal mantido em um recipiente fechado morre logo - mesmo que haja comida suficiente. Por quê?

Quase todos os seres vivos empregam o oxigênio num processo que libera energia para as suas atividades. Sem oxigênio, a maiorias dos seres vivos não consegue energia suficiente para se manter vivo. Esse processo é chamado de respiração aeróbia celular.

O OXIGÊNIO E A RESPIRAÇÃO AERÓBIA

O processo que envolve a entrada de oxigênio em nossos pulmões e a saída de gás carbônico é chamado de respiração pulmonar. Dos pulmões o ar entra e, pela corrente sanguínea, é levado para dentro de estruturas microscópicas que formam o nosso corpo, as células.

O OXIGÊNIO E A RESPIRAÇÃO AERÓBIA Nas células ocorre a respiração celular,

onde o oxigênio combina-se com substâncias químicas do alimento (principalmente com o açúcar, a glicose) e libera energia. Além disso, produz-se também gás carbônico e água.

O GÁS CARBÔNICO Sabe do que são formadas aquelas bolhas

que aparecem nos refrigerantes? De gás carbônico. E são também de gás carbônico as bolhas que se desprendem em comprimidos efervescentes.

O GÁS CARBÔNICO O gás carbônico compõe apenas 0,03% do

ar. Ele aparece na atmosfera como resultado da respiração dos seres vivos e da combustão. É a partir do gás carbônico e da água que as plantas produzem açucares no processo da fotossíntese.

O GÁS CARBÔNICO A partir dos açucares, as plantas produzem

outras substâncias - como as proteínas e as gorduras - que formam o seu corpo e que vão participar também da formação do corpo dos animais.

Agora veja na figura como o carbono circula pela natureza: a respiração, a decomposição (que é a respiração feita pelas bactérias e fungos) e a combustão liberam gás carbônico no ambiente. Esse gás carbônico é retirado da atmosfera pelas plantas durante a fotossíntese.

O GÁS CARBÔNICO E O GELO-SECO Como outros gases, o gás carbônico pode

passar para o estado líquido ou para o estado sólido se baixarmos suficientemente sua temperatura (a quase 80ºC negativos). O gás carbônico sólido é conhecido como gelo-seco e é usado na refrigeração de vários alimentos.

O AQUECIMENTO GLOBALComo o próprio nome já diz, aquecimento global é a elevação da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos polos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar.

O AQUECIMENTO GLOBAL O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem

para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra.

O AQUECIMENTO GLOBAL Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os

raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.

O NITROGÊNIO É o gás presente em maior quantidade no ar.

Essa substância é fundamental para a vida na Terra, pois faz parte da composição das proteínas, que são moléculas presentes em todos os organismos vivos.

O nitrogênio é um gás que dificilmente se combina com outros elementos ou substâncias. Assim, ele entra e sai de nosso corpo durante a respiração (e também do corpo dos outros animais e plantas) sem alterações.

O NITROGÊNIO Assim, os animais não conseguem obter o

nitrogênio diretamente do ar, somente algumas bactérias são capazes de utilizar diretamente o nitrogênio, transformando-o em sais que são absorvidos pelas plantas. Os animais obtêm o nitrogênio somente por meio dos alimentos.

O NITROGÊNIO Essa transformação é feita por bactérias que

vivem na raiz das plantas conhecidas como leguminosas (feijão, soja, ervilha, alfafa, amendoim, lentilha, grão-de-bico). É por isso que essas plantas não tornam o solo pobre em nitratos, como costuma ocorrer quando outras espécies vegetais são cultivadas por muito tempo no mesmo lugar.

O NITROGÊNIO Com sais de nitrogênio, as plantas fabricam

outras substâncias que formam seu corpo. Os animais, por sua vez, conseguem essas substâncias ingerindo as plantas ou outros seres vivos.

O NITROGÊNIO Quando os animais e as plantas morrem,

essas substâncias que contêm nitrogênio sofrem decomposição e são transformadas em sais de nitrogênio, que podem ser usadas pelas plantas. Uma parte dos sais de nitrogênio, porém, é transformada em gás nitrogênio por algumas bactérias do solo e voltam para a atmosfera. Desse modo o nitrogênio é reciclado na natureza.

O NITROGÊNIO E OS FERTILIZANTES

A produção de sais de nitrogênio pode ser feita em indústrias químicas, a partir do nitrogênio do ar. Combina-se o nitrogênio com o hidrogênio, produzindo-se amoníaco, que é então usado para fabricar sais de nitrogênio.

O amoníaco tem ainda outras aplicações: ele é usado em certos produtos de limpeza e também para fabricar muitos outros compostos químicos.

OS GASES NOBRES São gases que dificilmente se combinam

com outras substâncias, correspondendo a menos de 1% do ar. Eles não são utilizados pelo organismo dos seres vivos, entram e saem inalterados durante a respiração.

OS GASES NOBRES Entre os gases nobres, o Argônio é o que

está presente em maior quantidade (0,93%). Em lâmpadas comuns (incandescentes), o

Argônio é muito utilizado, já que a sua produção é barata.

OS OUTROS GASES NOBRES O Criptônio é usado na medicina, para

cirurgia da retina dos olhos, onde se utiliza o laser de criptônio.

OS OUTROS GASES NOBRES Neônio, usado em letreiros luminosos (é

conhecido como gás néon);

OS OUTROS GASES NOBRES Xenônio, usado em lâmpadas de flash de

máquinas fotográficas e faróis xenon de carros;

OS OUTROS GASES NOBRES

Hélio, um gás de pequena densidade, usado em certos tipos de bexiga e balões dirigíveis;

OS OUTROS GASES NOBRES Radônio, um gás radiativo, que, por isso é

perigoso, em determinadas concentrações, para os seres vivosé usado na radioterapia e na composição de cápsulas para aplicação em pacientes com câncer..

O VAPOR DE ÁGUA Ao se colocar água bem gelada num copo e

esperar alguns instantes, a parte de fora do copo fica úmida.

Como a água de dentro do copo não pode atravessar o vidro, a água que se formou veio do ar em volta do copo. Foi o vapor de água do ar que se condensou (passou para o estado líquido) em contato com a temperatura mais baixa do copo.

O VAPOR DE ÁGUA A água no estado de vapor que existe na

atmosfera origina-se da evaporação da água dos rios, mares, lagos e solos, e também da respiração e transpiração dos seres vivos.

O VAPOR DE ÁGUA Talvez você já tenha ouvido falar em

umidade relativa do ar. É a relação entre a quantidade de água que existe em certo momento na atmosfera e a quantidade máxima que ela pode conter (em torno de 4%). Quando essa quantidade é atingida, dizemos que o ar está saturado. O ar está saturado nas nuvens, no nevoeiro e quando começa a chover. Quanto maior a umidade relativa, maior a chance de chover.