livro - multiplicando discÍpulos - lição 4.doc

4
37 38 Exemplos Bíblicos de Multiplicação Espiritual Extraído do livro. MULTIPLICANDO DISCÍPULOS – WAYLON B.MOORE – JUERP 1981. Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? (Zacarias 4:10) É DIFÍCIL identificarmo-nos com os gigantes edificadores de multiplicadores como Paulo e Pedro. Poucos de nós exercerão tão grande autoridade e poder espiritual como Paulo. Ainda mais, poucos pregarão como Pedro, e verão três mil salvos em um só culto. Mas não poderemos deixar que isso nos desencoraje, pois há homens e mulheres da Bíblia com quem podemos nos identificar em nosso afã pessoal de fazer discípulos. ANDRÉ Nos Evangelhos, André estava sempre trazendo pessoas para Jesus. Ele levou o seu irmão, Simão (veja João 1:40-42); este Simão se tornou Pedro, o gigante da fé. André encontrou o menino cujo lanche Jesus multiplicou para alimentar cinco mil pessoas (veja João 6:8,9). E quando os gregos disseram: "Senhor, queríamos ver a Jesus" (João 12:21), André sabia aonde os levar. Contudo, foi ao alcançar o seu irmão Pedro, que o ministério de André se estendeu até os nossos dias. No Pentecostes, Pedro evangelizou milhares de judeus, que confiaram em Cristo (veja At. 2). Os que se converteram em Jerusalém mais tarde saíram de lá por causa da perseguição (veja At. 8:1-4) e viajaram para a Antioquia (veja At. 11:19), onde outros judeus se converteram através da evangelização pessoal deles. Quando Pedro cresceu em graça, depois da ressurreição, Deus lhe deu poder para abrir a porta para a conversão dos gentios, quando Cornélio e sua família creram (veja At. 10). Isto é multiplicação; desde André, a Pedro, aos milhares convertidos em Jerusalém e à primeira igreja missionária em Antioquia. André realizou a sua pregação através de evangelização pessoal; ele levou pessoas a Jesus uma por uma. Ao levar o seu irmão Pedro a Cristo, André participou das recompensas de tudo o que Simão Pedro mais tarde realizou para o reino de Deus. É desta forma que você pode expandir o seu ministério ao redor do mundo, alcançando apenas uma outra pesSoa que possa se multiplicar poderosamente. JOÃO O apóstolo João treinou homens: as suas três epístolas, dirigidas a líderes eclesiásticos, revelam a sua contínua responsabilidade como pai espiritual. A história da igreja registra que João ganhou e treinou uma testemunha dinâmica, chamada Policarpo, que, por seu turno, alcançou e discipulou Irineu, que se tornou um pastor. Esses homens deram as suas vidas durante as perseguições do segundo

Upload: edcarlos-rodrigues

Post on 11-Jan-2016

36 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro - MULTIPLICANDO DISCÍPULOS - Lição 4.doc

373 8

Exemplos Bíblicos de Multiplicação Espiritual

Extraído do livro. MULTIPLICANDO DISCÍPULOS – WAYLON B.MOORE – JUERP 1981.

Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas?

— (Zacarias 4:10)

É DIFÍCIL identificarmo-nos com os gigantes edificadores de multiplicadores como Paulo e Pedro. Poucos de

nós exercerão tão grande autoridade e poder espiritual como Paulo. Ainda mais, poucos pregarão como Pedro,

e verão três mil salvos em um só culto. Mas não poderemos deixar que isso nos desencoraje, pois há homens e

mulheres da Bíblia com quem podemos nos identificar em nosso afã pessoal de fazer discípulos.

ANDRÉ

Nos Evangelhos, André estava sempre trazendo pessoas para Jesus. Ele levou o seu irmão, Simão (veja João 1:40-42); este Simão se tornou Pedro, o gigante da fé. André encontrou o menino cujo lanche Jesus multiplicou para alimentar cinco mil pessoas (veja João 6:8,9). E quando os gregos disseram: "Senhor, queríamos ver a Jesus" (João 12:21), André sabia aonde os levar.

Contudo, foi ao alcançar o seu irmão Pedro, que o ministério de André se estendeu até os nossos dias. No Pentecostes, Pedro evangelizou milhares de judeus, que confiaram em Cristo (veja At. 2). Os que se converteram em Jerusalém mais tarde saíram de lá por causa da perseguição (veja At. 8:1-4) e viajaram para a Antioquia (veja At. 11:19), onde outros judeus se converteram através da evangelização pessoal deles. Quando Pedro cresceu em graça, depois da ressurreição, Deus lhe deu poder para abrir a porta para a conversão dos gentios, quando Cornélio e sua família creram (veja At. 10).

Isto é multiplicação; desde André, a Pedro, aos milhares convertidos em Jerusalém e à primeira igreja missionária em Antioquia. André realizou a sua pregação através de evangelização pessoal; ele levou pessoas a Jesus uma por uma. Ao levar o seu irmão Pedro a Cristo, André participou das recompensas de tudo o que Simão Pedro mais tarde realizou para o reino de Deus.

É desta forma que você pode expandir o seu ministério ao redor do mundo, alcançando apenas uma outra pesSoa que possa se multiplicar poderosamente.

JOÃO

O apóstolo João treinou homens: as suas três epístolas, dirigidas a líderes eclesiásticos, revelam a sua contínua responsabilidade como pai espiritual. A história da igreja registra que João ganhou e treinou uma testemunha dinâmica, chamada Policarpo, que, por seu turno, alcançou e discipulou Irineu, que se tornou um pastor. Esses homens deram as suas vidas durante as perseguições do segundo

Page 2: Livro - MULTIPLICANDO DISCÍPULOS - Lição 4.doc

4 0

século. Contudo, através da multiplicação, o seu ministério continuou a viver.

BARNABÉEm Atos 4, encontramos um cristão chamado José, homem suficientemente próximo dos apóstolos para receber

um novo nome: "Barnabé, o encorajador." Que homem! Ele ouvira o testemunho de um jovem convertido chamado Saulo de Tarso, e creu que era genuíno.

Barnabé sempre olhava para os problemas passados das pessoas, a fim de visualizar o potencial que enxergava nelas pela obra da graça de Deus. Quando Saulo viajou para Jerusalém, todos tinham medo dele. Barnabé, todavia, confirmou Saulo diante dos irmãos. Mais tarde, eles se empenharam juntos, durante um ano, num ministério pessoal em Antioquia (veja At. 11:22-26). Paulo já havia sido ensinado particularmente pelo Espírito Santo durante três anos, no deserto. Mas Deus usou Barnabé para encorajar, refinar e fortalecer esse rabi de muitos talentos, de quem outros não ousariam se aproximar.

Barnabé decidiu-se a discipular o seu sobrinho João Marcos. Quando Marcos abandonou a primeira viagem missionária, Paulo recusou-se a dar-lhe uma segunda chance. Na divisão de opiniões com Barnabé, a respeito de Marcos, Paulo escolheu Silas e Timóteo, e entrou na história. Barnabé permaneceu com Marcos. Porém, em II Timóteo 4:11, quando Paulo pede a Timóteo para mandar os seus livros e a sua capa, ele também escreve: "Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério."

O que transformara um desertor em um ajudador? Certamente não somos capazes de avaliar Marcos à pane do tempo, do amor e do treinamento que recebeu tanto de Pedro quanto de Barnabé. Deus usou esses multiplicadores para desenvolver aquelas qualidades em Marcos que estavam escondidas dos olhos de Paulo.

ÁQUILA E PRISCILA

Paulo começou outra cadeia de multiplicação quando encontrou-se com Aqüila e Priscila. Este casal cuidou de e discipulou um homem chamado Apoio (veja At. 18:24-28). Os judeus ficaram "poderosamente convencidos" através do ministério didático de Apoio. Deus formou uma cadeia de quatro gerações de multiplicação espiritual: de Paulo a Aqüila e Priscila, depois a Apoio e, finalmente, aos judeus.

Paulo alcançou muitos outros de maneira pessoal, que continuaram a exercer um impacto sobre a história, inclusive Lucas. Lucas se dedicou a escrever tanto o seu Evangelho quanto o Livro de Atos, para realizar o seguimento de um homem: Teófilo (veja Luc. 1:1-4 e Atos 1:1). Tito, outro fruto do ministério de Paulo, mais tarde veio a pastorear uma igreja em Creta.

VOCÊ PODE MULTIPLICAR-SE

Considere a "Cadeia de Multiplicação", Figura B, que mostra a reprodução espiritual no Novo Testamento.

Nem André nem Barnabé eram tão talentosos quanto as pessoas que eles alcançaram. Contudo, ambos compartilharam alegremente com os outros o que eles conheciam de Cristo. E ambos participaram das recompensas espirituais dos que eles ajudaram.

Podemos ser encorajados por exemplos como os de André e Barnabé, e reconhecer que cada um de nós é capaz de fazer discípulos e se multiplicar. Deus quer nos dar um potencial Pedro, ou Paulo, ou Timóteo. Estar disponível à direção do Espírito é o fator essencial para que multipliquemos. Você pode ser um André.

Page 3: Livro - MULTIPLICANDO DISCÍPULOS - Lição 4.doc

CADEIA DE MULTIPLICAÇÃO

2. André 3. Simão Pedro 4. Pentecostes 5. Antioqu ia 6. Barnabé 7. João Marcos 8. Paulo 9. Timóteo. 10. Homens Fiéis 11. Outros Também 12. Priscila e Áqüila 13. Apoio 14. Judeus 15. Lucas 16. Teófilo 17. Tito 18. Creta 19. Éfeso

APÓSTOLOS

2. João. 3. Policarpo. 3. !PneuFigura B

PERGUNTAS PARA ESTUDO E DISCUSSÃO

1.Lembre-se dos "Andrés" que foram responsáveis por levar você a Cristo. Você sabe algo a respeito da cadeia de multiplicação que os levou a Cristo?

2.Quem desempenhou o papel de Barnabé em sua vida, encorajando-o como crente novo, ou em alguma decisão recente?

3.Das passagens em Atos 9, 11 e 15, como você acha que foi Paulo discipulado por Barnabé? Foi fácil ou difícil?

4.Que espécie de pessoa pode Deus usar para começar uma cadeia de multiplicação em sua igreja? Especifique algumas das qualidades que você observou na vida de André ou de Barnabé.