livro fábulas

15
Alunos do 4º ano A 2013 SACO DE FÁBULAS CONHECIDAS

Upload: nacirbertini

Post on 06-Jun-2015

5.561 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro fábulas

    

Alunos do 4º ano A2013

SACO DE FÁBULAS CONHECIDAS

Page 2: Livro fábulas

Sobre os autores:Somos alunos do 4º ano A, estudamos na EMEFThereza dos Anjos Puoli.Fazemos um jogo que se chama Jogo das Fichas para sermos os melhores alunos.Estudamos bastante para aprendermos fazer livros e alguns textos.Participamos de um Projeto chamado “Confabulando com Fábulas”, nele a gente estudou algumas fábulas e reescreveu com nossas palavras. Estas fábulas formam este nosso primeiro livro.Esperamos que gostem bastante!

Page 3: Livro fábulas

Dedicatória:

Gostaríamos de dedicar este livro a todas as

pessoas da EMEF Thereza dos Anjos Puoli, aos

nossos pais e amigos.

Page 4: Livro fábulas

SUMÁRIO A raposa e a cegonha 5O corvo e o 6O rato, o gato e o galo 7O cachorro e sua sombra 8O menino que mentia 9A raposa e o corvo 10O leão e ratinho 11A raposa e as uvas 12A lebre e a tartaruga 13A tartaruga e o coelho 14

Page 5: Livro fábulas

5

A raposa e a cegonha  Numa noite estrela a comadre raposa , tinha lá momento de delicadeza.A raposa convidou a vizinha amiga cegonha para jantar na casa da raposa.No dia seguinte ,as 10:00 horas da noite, chegou faminta a cegonha, a raposa mandou entra r, a cegonha estava ansiosa para ver o que a raposa, preparou. Quando a raposa chegou era sopa no prato raso. A raposa conseguiu tomar a sopa fácil, fácil. A cegonha não conseguiu tomar nada.A cegonha foi embora sem tomar a sopa. A cegonha falou que ia retribuir o jantar.No dia do jantar, às 9:30 horas, a raposa chegou faminta na casa da cegonha, a cegonha mandou entrar a raposa ansiosa para ver o que ela preparou.Ela preparou carne moída num jarro. A cegonha conseguiu comer fácil, fácil, mas a raposa não conseguiu comer a carne moída.Quando estava indo para a casa dela pensou: A cegonha foi mal comigo, mas fui primeiro. Moral: Trate os outros como você quer ser tratado.

Page 6: Livro fábulas

6

O corvo e o jarro Uma bela tarde, um lindo corvo que estava morto de sede encontrou um jarro . Não tinha quase nada de água , tentou varias vezes beber a água e foi pegar areia, muita areia e jogou no jarro, a água foi subindo e ele conseguiu beber. E foi assim que conseguiu matar a sede. Moral: Quem luta sempre ganha mais.

Page 7: Livro fábulas

7

O rato, o gato e o galo  Um dia ratinho saiu de sua toca pela primeira vez , para conhecer e admirar a natureza.Quando estava passeando foi parar no quintal de uma roça, lá viu um animal com pelo macio, era o gato. Quando viu, parecia tão simpático para ele.E logo viu um animal de crista vermelha e pena amarela, era o galo. Não achou muito simpático este bicho. Logo saiu correndo para a sua toca assustado com o galo da roça e falou para a sua mãe:- Mamãe eu estava passeando quando vi um animal de pelo macio e eu me assustei com o outro de crista vermelha e pena amarela.E logo disse a mãe:- O meu filho você se enganou, o bicho de pelo macio é o gato e o de crista vermelha e pena amarela é o galo. Nunca se sabe se eles são nossos amigos. Moral: Quem vê cara não vê coração.

Page 8: Livro fábulas

8

O cachorro e sua sombra Um cão estava passeando pela cidade. Encontrou um lixo e já foi procurar alimento, encontrou um pedaço de carne.Saiu com o pedaço de carne. Encontrou uma linda ponte. Já estava escurecendo. E tinha uma tabua quebrada, olhou para baixo e reparou seu reflexo na água do córrego, pensou que era outro cão, deu uma abocanhada para pegar a carne do outro. Se deu mal, deixou seu pedaço cair no córrego e nunca mais ouviu falar dela. Moral: A cobiça não leva a nada.

Page 9: Livro fábulas

9

O menino que mentiaUm dia ensolarado um menino levava o rebanho para fora da aldeia. E resolveu pregar uma peça nos vizinhos.-Um lobo! Um lobo! Socorro ele vai comer minhas ovelhas.Os vizinhos saíram do trabalho para socorrer o menino no campo, mas encontraram-no às gargalhadas.Ele voltou a fazer a mesma coisa novamente.-Um lobo! Um lobo! Socorro ele vai comer minhas ovelhas.E os vizinhos vieram ajudar e ele caçoou de todos.Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas e ele gritou:- Um lobo! Um lobo! Socorro.E os vizinhos pensaram que era caçoada.E o menino perdeu todo rebanho. Moral: Ninguém acredita quando um mentiroso fala a verdade.

Page 10: Livro fábulas

10

A raposa e o corvo Um belo dia, um corvo estava pousado num galho com pedaço de queijo no bico, quando uma raposa apareceu e quis se apoderar do queijo,então teve uma ideia, começou admirar o corvo,mas só para enganar.- Que beleza estonteante e que cores mais vivas! Você merece ser o rei dos pássaros! – disse a raposa.E o corvo ouvindo isso soltou um sonoro crooo! O queijo caiu do bico do corvo, a raposa abocanhou e comeu o queijo. Disse a raposa:- Estou vendo que tem voz, mas não tem inteligência. Moral: Cuidado com quem elogia demais.

Page 11: Livro fábulas

11

O leão e ratinho Um dia de manha, um leão resolveu a dormir.Depois de algumas horas uma família de ratinhos apareceu do nada e passou em cima do leão, então o leão acordo, mas todos os ratinho fugiram menos um que ele prendeu embaixo de sua pata, mais de tanto pedir e implorar o leão soltou o ratinho.Algum tempo depois um caçador catou o leão em sua rede, quando o leão de tanta raiva fez um monte de urros. Então o ratinho que tinha um ótimo coração roeu toda rede e soltou o leão. Moral: Uma boa ação leva a outra.

Page 12: Livro fábulas

12

A raposa e as uvas Num sábado de sol, uma raposa gentil ,passou debaixo de uma parreira carregada de deliciosas uvas . A raposa ficou com vontade de comer uvas, tentou pegar elas, fez de tudo, mas não conseguiu.Ela tentou pular, tentou escalar a parreira, mas não conseguiu nada. Até que foi embora dizendo:- Eu não liguei para aquelas uvas, estavam verdes mesmo ... Moral:

Page 13: Livro fábulas

13

A lebre e a tartaruga A lebre vivia a se gabar, porque era a mais veloz de todos os animais. Um dia uma tartaruga disse à lebre:- Se eu e você apostarmos uma corrida, tenho certeza que vou ganhar. A lebre caiu na gargalhada e disse:- Eu e você? Apostar uma corrida? Essa é boa.No outro dia, a raposa foi a escolhida para dar a largada.Quando foi dada a largada, a lebre disparou, mas a tartaruga não desanimou.A lebre resolveu descansar. “Aquela molenga não vai ganhar, se ela me ultrapassar é só dar uma corridinha e ultrapasso de novo.”A lebre acordou ainda com ar de vencedora. Na hora que chegou só ouvia os gritos de vitória da tartaruga. Depois desse dia, quando ela falava que era a mais veloz de todos os animais, eles se lembravam da veloz da tartaruga.

Moral: Não trate os outros como não querem ser tratados.

 

Page 14: Livro fábulas

14

A tartaruga e o coelho A tartaruga ganhou do coelho na corrida e o prêmio foi muito dinheiro, mas era muito dinheiro que teve que guardar no casco-cofre. Quando a tartaruga estava passeando, viu um pássaro pousado num galho e a tartaruga disse:- Eu sou rica. E o pássaro disse:- É, mas tenho asa.- Mas eu posso comprar por que dinheiro consegue tudo.A tartaruga foi correndo comprar um par de asas e foi testar a asas. Foi para o topo de uma colina. Ela voou, mas começou a cair por causa do casco-cofre, a tartaruga tirou o seu casco-cofre, quando chegou ao chão a tartaruga estava pobre a ela pediu dinheiro ao coelho para ir de táxi para sua casa. Moral: Dinheiro não é tudo.

Page 15: Livro fábulas

Aqui temos um pouquinho de algumas fábulas

que vão ensinar várias coisas...

Sempre tem algum personagem que faz

pegadinhas ou pode ajudar o outro!

Os animais falam e pensam como se fossem

humanos.

Viagem com as nossas fábulas!