livro educativo

8

Upload: catarina-figueiredo

Post on 25-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ddddddddddddd

TRANSCRIPT

2 3

Obra protegida por direitos de autor Obra protegida por direitos de autor

Caro Educador

O livro “Um livro para mim sobre ... Museus” propõe um trabalho pedagógi-co que parte da observação e análise de um museu existente no distrito de beja, nomeadamente, Vidigueira. Desta forma pretendemos que seja possível ao alu-no construir um conhecimento histórico pleno de significados, que irão levá-lo a reflectir no meio onde vive, tomando consciência da sua responsabilidade no bem estar das riquezas passadas que ain-da nos restam.

copyright © 2013 Catarina Figueiredo e Vitória Vieira

Projecto gráfico: Catarina Figueiredo Vitória Vieira

Ilustrações: Catarina Figueiredo Vitória Vieira

Coordenação editorial: Catarina Figueiredo

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Câmara Portuguesa do Livro, Lisboa, Portugal

Figueiredo, CatarinaUm livro para mim sobre... Museus - Catarina, Vitória - Beja,

2013

Indices para catálogo sistemático:

1. Um livro para mim sobre... Museus.

ISBN- 25-7856-253-7

2013Todos os direitos reservados

Editora Leitura Lda., Rua Afonso Brás, 25

8795-996 , Lisboa, Portugaltel: (351) 215896585 fax: (351) 215896588

4 5

Obra protegida por direitos de autor Obra protegida por direitos de autor

Índicecapítulo

1

Museu Municipal da Vidigueira

Informações sobre o Museu

Colecção

Vocação

Público

Relações com o exterior

capítulo

2

Áreas Temáticas

Exposições

Visitas Guiadas

Recursos

capítulo

3Competitividade

Serviços Educativos

A imagem da instituição

OfertaPotencialidades e Carências de Recursos

Necessidades de formação da equipa

Parcerias Internas e Externas

Acesso á Colecção

Público-Alvo

Eu sou a Palmira, e vou ser eu a ajudar-te

nesta aventura!

capítulo

1Museu da Vidigueira

1.1 Informações do Museu

O Museu Municipal de Vidigueira localiza-se na Vila de Vidigueira, situada no Baixo Alentejo, entre os distritos de Beja e de Évora. Instalado no edifício da antiga Escola Primária Vasco da Gama, que foi adaptado para o efeito, o Museu situa-se na Praça Vasco da Gama, espaço amplo localizado numa das ex-tremidades da Vila, que terá sido no passado o prolongamento sul da zona central, o que se constata através do tecido urbano e da arquitectura do espaço ou edifícios em volta e nas proximidades. Ainda sem colecções e sem espaço destinado, na década de 80 do século passado, surgiram da Câmara Municipal os primeiros indícios da vontade de criação de um Mu-seu. Museu esse que traria a público o espólio retirado das campanhas arqueológicas nas Ruínas Romanas de S. Cucufate. Contudo, a palavra “Museu” despertou na população uma vontade espontânea e imediata de contribuir para o mesmo, levando a que se inicias-sem inúmeras doações de espólio etnográfico diversificado. Dessa forma e com o encerrar das portas da antiga Escola Vasco da Gama, a visão da equipa consolidou-se e direccionou-se para o património entretanto recolhido cuja riqueza merecia continuidade, adoptando a Escola para esse efeito. A criação deste espaço museológico pretende, sobretudo, contribuir para a com-preensão da cultura e da história económica e social recentes e proporcionar ao visitante o contacto com núcleos temáticos que, de alguma forma, representam a memória etnográ-fica da população. A 10 de Julho 2004, as portas do edifício abriram-se ao público, desta vez como Museu Municipal.

6 7

Obra protegida por direitos de autor Obra protegida por direitos de autor

?

capítulo

11.2 Colecção O espaço do museu organiza-se em dois grandes núcleos temáticos de leitura inde-pendente. No primeiro núcleo vemos retratada a história do ensino primário no concelho, desde a inauguração do edifício da Escola, em 1884, até ao final da sua utilização como estabelecimento de ensino em 1991.

Sabias que o Museu da Vidigueira era

uma escola primária?

Img. 2 e 3 – Antiga escola primária

O segundo núcleo dá-nos uma visão do quadro económico das décadas de 30 e seguintes, através dos ofícios, comércio, agricultura e pequena indústria do concelho.

capítulo

1

Img. 4, 5, 6 e 7– Exposição do quadro económico das décadas de 30 e seguintes

A colecção etnográfica compõe-se de um conjunto de objectos provenientes na sua quase totalidade de doações particulares, pertencentes a artesãos, comerciantes, agricul-tores e pequenos industriais da comunidade, dispostos de modo a possibilitar a integração do maior número de espécimes numa visão coerente. A exposição desses materiais permite, de certo modo, reconstituir a história local de ofícios e profissões exercidos por um conjunto de artesãos e pequenos proprietários que, não desempenhando as tarefas habitualmente exercidas pela maioria da população – as agrícolas – constituíam uma importante parte do tecido social da época.

1.3 Vocação

Campo temático: História e etnografia Composição disciplinar: Pluridisciplinar Abrangência territorial: Local (embora retrate uma realidade transconcelhia) Dependência administrativa/tutela: Administração local – Câmara Municipal de Vidigue-ira.

Que tipo de colecções

podes encontrar no Museu da Vidigueira?

Aplica os teus conhecimentos !

8 9

Obra protegida por direitos de autor Obra protegida por direitos de autor

capítulo

2Áreas Temáticas1.4. Público

O museu possui actividades que abrangem os vários públicos, não só residentes, como tam-bém turistas. No entanto é dado maior destaque ao público infantil, uma vez que o museu possui um clube dedicado às crianças, e para o qual tem vindo a desenvolver actividades. Assim, torna-se este público o que mais carece de actividades lúdicas e educativas.

1.5. Relações com o exterior

Relativamente à cooperação com outros museus, destaca-se o relacionamento mais próx-imo e óbvio com os Museus que se inscrevem nesta área geográfica, nomeadamente, com os Museus pertencentes à Rede de Museus do Distrito de Beja.

capítulo

1

Hora de desenhar!

Desenha um museu com uma exposição! Diverte-te!

2.1 Áreas Temáticas

Ensino: desta área fazem parte materiais escolares constituintes de uma sala de aula, disponibilizados por antigos alunos e professores. E ainda uma sala de dois univer-sos, onde é visível a diferença entre sexos. (img. 2 e 3)

Sociedade Rural: nesta área estão representadas as vivências económicas da pop-ulação nas décadas de 30, através de vários ofícios, comércio, agricultura e indústria do concelho. Assim destacam-se neste espaço ofícios como: barbeiro, abegão, aferição de Pesos e Medidas, latoeiro, sapateiro, chapeleiro e alfaiate. No comércio destaca-se a mercearia e a padaria. Na agricultura destacam-se vários instrumentos utilizados no trabalho do campo. É ainda dado destaque á pesca e á construção de barcos. E por fim, para relembrar o fabrico artesanal, existe ainda uma área dedicada á existência de tel-heiros e da cerâmica.

2.2 Exposições

Exposições Permanentes: A exposição permanente do Museu Municipal é compos-ta por cerca de 1000 peças (de um total de cerca de 4000), repartidas pelas temáticas do ensino primário no concelho e pelas vivências sócio económicas da população, recuando a um passado relativamente recente que remonta à primeira metade do século XX.

Exposições Temporárias: O Museu Municipal de Vidigueira desenvolve periodica-mente exposições de carácter temporário, cuja duração é variável. São desenvolvidas exposições de tipologia diversificada tendo em vista a captação de diferentes públicos, interesses e expectativas. Dessa forma, contam-se exposições documentais, temáticas, de pintura, artes decorativas, desenho, fotografia, escultura, traje.

Sabes que existem vários tipos de ex-

posições no museu da vidigueira?!

2.3 Visitas Guiadas

Todas as visitas são guiadas e co-mentadas. Dessa forma, os objectos inanimados ganham voz, forma e alma, permitindo ao visitante viven-ciar uma experiência única durante a visita, percebendo o contexto em que estes existiram

10 11

Obra protegida por direitos de autor Obra protegida por direitos de autor

capítulo

22.4 Recursos

Além do contacto e atendimento presencial, são disponibilizados recursos textuais e fo-tográficos bastante elucidativos que acompanham o discurso museológico. No início ou no final da visita poderá visualizar um vídeo de apresentação e divulgação do concelho. O visitante é guiado nas suas visitas com o som de fundo de cantares tradicionais.

2.5 Serviços Educativos

“Todos os públicos são bem-vindos ao museu. Aqui, enquanto os mais velhos recordam, os mais novos aprendem e contactam com vivências de um passado que há pouco dobrou a esquina, completamente díspar daquele que conhecem nos dias de hoje.” Documento dos serviços educativos do museu municipal de Vidigueira

O serviço educativo do Museu pretende dinamizar as relações com o público tanto a nível educacional como cultural, para que a percepção das colecções se torne mais fácil. A escola é um dos grandes meios de comunicação social do Museu e nela se encontram fu-turos visitantes aptos a decifrar a mensagem dos objectos no tempo e a apreender valores de respeito e estima pela sua própria cultura. O Serviço Educativo pretende dar continui-dade, junto das Escolas, ao Projecto “Objectos e Histórias com Vida”, o qual consiste num conjunto de programas destinados sobretudo aos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico com a finalidade de lhes proporcionar uma melhor compreensão dos espaços temáticos representados no Museu. A história etnográfica de um passado recente reconstituída através da exposição perma-nente do Museu Municipal poderá ser transmitida à população escolar mediante a real-ização de acções lúdicas ajustadas, caso os professores o entendam, às necessidades dos programas escolares, que visem uma colaboração activa entre Museu, Escola e a Comuni-dade. Através do contacto directo com antigos profissionais e da audição das suas memórias e histórias de vida, será possível dar aos mais novos um maior conhecimento e valorização da sua história local e do modo como viviam as gerações passadas. A selecção da(s) actividade(s) deverá ser feita pelos respectivos professores/educadores consoante as suas preferências ou exigências curriculares dado não se tratar de iniciati-vas cronologicamente dependentes.

2.6 A imagem da instituição

O Museu Municipal de Vidigueira, é um museu que tem vindo a desenvolver a divulgação da sua imagem através da Câmara Municipal de Vidigueira. O Museu é divulgado no site oficial da Câmara Municipal, na área de cultura, e para além de uma apresentação ao mu-seu, é dada ainda informação sobre horários e dias de encerramento. Posteriormente o Museu construi o seu próprio site, onde divulgam todas as notícias e novidades. Para visitantes não locais, o Posto de Turismo oferece variada informação sobre o mu-

seu e disponibiliza ainda informação adicional sobre as variadas exposições temporárias a decorrer.

3.2.Oferta

O Museu conta com uma exposição permanente, que sofre pequenas alterações com a chegada de novas peças, que depois de serem restauradas, na Oficina de Conservação e Restauro, a funcionar nas instalações do Museu, são expostas na área em que mais de adequam. Isto faz com que esta exposição não sofra grandes alterações. Para além disto conta com inúmeras exposições temporárias ao longo do ano, que tem por base datas festivas e comemorações locais. O Museu oferece ainda exposições itinerantes que abordem a temática do museu, e se relacionem com as exposições temporárias.

capítulo

2

Hora de desenhar!

Desenha uma colecção de coisas que gostavas de ver! Diverte-te!

12 13

Obra protegida por direitos de autor Obra protegida por direitos de autor

3.1.Potencialidades e Carências de Recursos

O Museu tem realizado todas as actividades que pretende desenvolver uma vez que as actividades turísticas e culturais são desenvolvidas com o apoio da Câmara Municipal de Vidigueira, e ainda com o apoio de vários voluntários que durante o Verão realizam trabalhos temporários no Museu.

3.2.Necessidades de formação da equipa

Fazem parte da equipa do Museu 5 funcionários, que desempenham variadas funções. Dentro da equipa encontram-se 2 funcionários com formação em história e cultura, que estão responsáveis pelas visitas guiadas ao museu, e ainda 1 funcionário que realiza o trabalho de restauro e preservação dos materiais e objectos. Os restantes elementos servem de apoio e de contacto directo com os visitantes. Seria importante a existência de 1 funcionário especializado em animação sociocultural, que desempenha-se funções de acompanhamento e realização de actividades com crianças. Trabalho este que muitas vezes é realizado por outros funcionários sem formação.

3.3.Parcerias Internas e Externas

Uma vez que o Museu pertence á Câmara Municipal de Vidigueira, os projectos são desenvolvidos em paralelo e em parceria entre as duas instituições. O Museu Municipal, está de momento em parceria com outros museus do distrito de Beja a tentar criar uma entidade, que ajude no desenvolvimento dos museus do distrito. Um grupo de técnicos representativos de algumas Autarquias do Baixo Alentejo, reu-niu-se em Almodôvar, em 18 de Março de 2008, onde debateram as problemáticas comuns e manifestaram o interesse em desencadear um processo que culminasse com a criação da Rede de Museus do Distrito de Beja (RMDB).

capítulo

3Museu da Vidigueira

capítulo

33.4. Acesso á Colecção

A colecção existente no Museu, pertence um pouco a toda a população da vila de Vid-igueira. Reuniram-se todos os materiais, através da “boa vontade” da população. A ex-istência da oficina de restauro e conservação, permite aos visitantes, assistirem ao pro-cesso que os objectos sofrem até se encontrarem disponíveis para exposição.

3.5.Público-Alvo

O público maioritário do museu, são as crianças e os jovens. É necessário construir maior número de actividades para atrair escolas do ensino secundário e básico. É impre-scindível ainda criar um leque de actividades que cativem a população sénior, uma vez que o museu representa as profissões que outrora estes desempenharam. Criar um elo de ligação entre jovens e idosos é um ponto a favor para acrescer o público do museu.

3.6.Competitividade

As instituições culturais existentes na localidade não são uma ameaça á sustentabilidade do Museu, uma vez que existem parcerias nas actividades realizadas pelo Museu.

Sabias que o museu da vidigueira

dá para todas as idades?!

?Quais são as parcerias que o museu da

Vidigueira tem?

Aplica os teus conhecimentos !

?Qual o tipo de público alvo que abrange

o museu?