livro dos espiritos q192 evangelho cap 13 item 17

16
Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo LE - Questão 192 Evangelho – Cap. XIII item 17 Dubai, 16/06/2013 Cap. IV - Da Pluralidade das Existências Transmigrações Progressivas

Upload: patricia-farias

Post on 23-Jun-2015

909 views

Category:

Spiritual


6 download

DESCRIPTION

Reuniao Publica GECD Dubai

TRANSCRIPT

Page 1: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo

LE - Questão 192Evangelho – Cap. XIII item 17

Dubai, 16/06/2013

Cap. IV - Da Pluralidade das Existências

Transmigrações Progressivas

Page 2: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 2

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

192. Pode alguém, por um proceder impecável na vida atual, transpor todos os graus da escala do aperfeiçoamento e tornar-se Espírito puro, sem passar por outros graus intermédios?

“Não, pois o que o homem julga perfeito longe está da perfeição. Há qualidades que lhe são desconhecidas e incompreensíveis. Poderá ser tão perfeito quanto o comporte a sua natureza terrena, mas isso não é a perfeição absoluta. Dá-se com o Espírito o que se verifica com a criança que, pormais precoce que seja, tem de passar pela juventude, antes de chegar à idade da madureza; e também com o enfermo que, para recobrar a saúde, tem que passar pela convalescença. Demais, ao Espírito cumpre progredir em ciênciae em moral. Se somente se adiantou num sentido, importa se adiante no outro, para atingir o extremo superior da escala. Contudo, quanto mais o homem se adiantar na sua vida atual, tanto menos longas e penosas lhe serão as provas que se seguirem.”

Page 3: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 3

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

192- a) - Pode ao menos o homem, na vida presente, preparar com segurança, para si, uma existência futura menos prenhe de amarguras?

“Sem dúvida. Pode reduzir a extensão e as dificuldades do caminho. Só o descuidoso permanece sempre no mesmo ponto.”

Page 4: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 4

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

“(...) Poderá ser tão perfeito quanto o comporte a sua natureza terrena, mas isso não é a perfeição absoluta”.

Q.100. A classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se. Esta classificação, aliás, nada tem de absoluta. De um grau a outro a transição éinsensível e, nos limites extremos, os matizes se apagam.

Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o Espírito e pela propensão para o mal. Os da segunda se caracterizam pela predominância do Espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem: são os bons Espíritos. A primeira, finalmente, compreende os Espíritos puros, os que atingiram o grau supremo da perfeição.

Page 5: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

5

Reavaliando o Caminhar (psicografia 23/10/2001 –Um amigo espiritual)

“Vigiai e Orai para não cairdes em tentação” Jesus

É natural no processo evolutivo, que ao ascender a níveis de compreensão maior a respeito da vida e de si mesmo, possa o SER retornar para reavaliar o caminho.

É o movimento natural daquele que deseja perceber o seu caminhar o seu trajeto evolutivo, compreendendo suas vontades e desejos, pensamentos e ações, passados ou presentes, a fim de determinar melhores cometimentos daí em diante.

Esse processo envolve ameaças e desafios ao SER espiritual pois o faz reviver diversas etapas da caminhada, só que agora com mais possibilidades de entendimento, mas com o perigo da repetição de antigas posturas que já poderiam ter sido modificadas pela consciência parcialmente desperta.

Page 6: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

6

http://www.youtube.com/watch?v=CcFknJoSjXE

Page 7: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

7

Reavaliando o Caminhar

“Vigiai e Orai para não cairdes em tentação”- Jesus

Quando o jovem desce de Jerusalém, símbolo da espiritualidade, para Jericó, representatividade das questões materiais e das visões imediatistas da humanidade...

é o momento fecundo em que o SER deseja retornar a antigas realidades para reavaliar o seu caminhar.

É um trajeto difícil por entre montanhas, geografia acidentada, favorável ao surgimento de dificuldades internas para o viajante invigilante.

Requer muita vontade firme e objetivo claro para que não se perca o ser na melancolia estagnante ou na revivência dos já ultrapassados clichês mentais.Nesse momento, em que o SER visita o passado e o presente dentro de si, é imprescindível a oração e a vigilancia.

Page 8: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

8

Reavaliando o Caminhar

“Vigiai e Orai para não cairdes em tentação”- Jesus

Quando jovem realiza essa difícil viagem , e cai nas mãos dos salteadores, que o deixam totalmente no chão das experiências emocionais e sentimentais..

É a representação da inconsciência ou da ausência de entendimento na vida do SER que permite retomar antigos hábitos, quando poderia reavaliar o caminho, redecidindo o presente....Se não esta vigilante ele cai nessas armadilhas, pela ausência da vontade firme, acaba repetindo posturas que desejava abolir do seu cotidiano.

A oração prove a proteção espiritual que acompanhará e até mesmo conduzirá ao processo para o amadurecimento do SER. A vigilância, nesse caso , representa a vontade de se observarem antigos quadros infelizes e angustiantes na maior parte das vezes, e retirar deles elementos de construção de um presente e futuro diferentes.

Page 9: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

9

Reavaliando o Caminhar

“Vigiai e Orai para não cairdes em tentação”- Jesus

Para acordar será necessário estar em contato com seus inimigos íntimos, sentimentos desconhecidos, vontades reprimidas, situações e pessoas com olhar preconceituoso que o nosso momento evolutivo permite.

E quando isso acontece o espírito é surpreendido com o horizonte que se descortina em nosso mundo interno. Uma paisagem de socorro, amparo e belezas se aprsenta de onde só se acreditava residir sujeira, podridão. Da elaboração dos conteúdos internos que as vivências muitas vezes desnecessárias permitem ao SER, pode=se crescer bastante em direção a paz interior.

Permanecerá desfalecido, estagnado, até que dentro de si mesmo venha o socorro necessário. E não será nas máscaras sociais, representadas pelo Levita ou pelo sacerdote que virá o socorro.

Page 10: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

10

Reavaliando o Caminhar

“Vigiai e Orai para não cairdes em tentação”- Jesus

O espírito não necessita na sua espiral ascendente de evolução, ser invigilante e permitir o assalto de seu desconhecido mundo interno. Pode retornar, no desejo de crescer, e isso é essencial, portando a Luz do Evangelho a iluminar-lhes os pontos escuros do caminho.

Todos podem ser firmes. Podem orar e vigiar, confiando em Deus e em si mesmos. Devem prosseguir sem medos. Somente assim conseguiram compreender o que foram, são e estarão amanhã, plantando logo novas sementes que o apresentarão um futuro de realizações inimagináveis.

Será essa a única possibilidade de despertamento?

A doutrina Espírita, revivendo o Evangelho do Cristo , aí esta para guiar o SER e incentivá-lo, sim, a descer da Jerusalém para Jericó. Porém, portando os ensinamentos crísticos e contando com a possibilidade da segurança amorosa de Jesus em todos os instantes.

Page 11: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Dubai, 05/02/2013

Cap. XIII - NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE DÊ A VOSSA MÃO DIREITA

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOSA PIEDADE - Item 17

Page 12: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

12

PIEDADE

Capítulo XIII - Não Saiba a Vossa Mão esquerda INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS

s.f. Compaixão, dó, pena, comiseração.Teologia Virtude que leva a render a Deus a honra que lhe é devida.Devoção, afeição e respeito pelas coisas da religião.Piedade filial, amor respeitoso aos pais.

Page 13: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

13

17. A piedade é a virtude que mais vos aproxima dos anjos; é a irmã da caridade, que vos conduz a Deus. Ah! deixai que o vosso coração se enterneça ante o espetáculo das misérias e dos sofrimentos dos vossos semelhantes. Vossas lágrimas são um bálsamo que lhes derramais nas feridas e, quando, por bondosa simpatia, chegais a lhes proporcionar a esperança e a resignação, que encanto não experimentais! Tem um certo amargor, é certo, esse encanto, porque nasce ao lado da desgraça; mas, não tendo o sabor acre dos gozosmundanos, também não traz as pungentes decepções do vazio que estes últimos deixam após si Envolve-o penetrante suavidade que enche de jubilo a alma.

Capítulo XIII - Não Saiba a Vossa Mão esquerda INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS

A piedade, a piedade bem sentida é amor; amor é devotamento; devotamento é o olvido de si mesmo e esse olvido, essa abnegação em favor dos desgraçados, é a virtude por excelência, a que em toda a sua vida praticou o divino Messias e ensinou na sua doutrina tão santa e tão sublime. Quando esta doutrina for restabelecida na sua pureza primitiva, quando todos os povos se lhe submeterem, ela tomará feliz a Terra, fazendo que reinem aí a concórdia, a paz eo amor.

Page 14: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

14

O sentimento mais apropriado a fazer que progridais, domando em vós o egoísmo e o orgulho, aquele que dispõe vossa alma à humildade, à beneficência e ao amor do próximo, é a piedade! piedade que vos comove até às entranhas à vista dos sofrimentos de vossos irmãos, que vos impele a lhes estender a mão para socorrê-los e vos arranca lágrimas de simpatia.Nunca, portanto, abafeis nos vossos corações essas emoções celestes; não procedais como esses egoístas endurecidos que se afastam dos aflitos, porque o espetáculo de suas misérias lhes perturbaria por instantes a existência álacre.

Capítulo XIII - Não Saiba a Vossa Mão esquerda INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS

Temei conservar-vos indiferentes, quando puderdes ser úteis. A tranqüilidade comprada à custa de uma indiferença culposa é a tranqüilidade do mar Morto, no fundo de cujas águas se escondem a vasa fétida e a corrupção.

Page 15: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

15

Quão longe, no entanto, se acha a piedade de causar o distúrbio e o aborrecimento de que se arreceia o egoísta! Sem dúvida, ao contacto da desgraça de outrem, a alma, voltando-se para si mesma, experimenta um confrangimento natural e profundo, que põe em vibração todo o ser e o abala penosamente. Grande, porém, é a compensação, quando chegais a darcoragem e esperança a uni irmão infeliz que se enternece ao aperto de uma mão amiga e cujo olhar, úmido, por vezes, de emoção e de reconhecimento, para vós se dirige docemente, antes de se fixar no Céu em agradecimento por lhe ter enviado um consolador, um amparo. A piedade é o melancólico, nas celeste precursor da caridade, primeira das virtudes que a tempor irmã e cujos benefícios ela prepara e enobrece. - Miguel. (Bordéus, 1862)

Capítulo XIII - Não Saiba a Vossa Mão esquerda INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS

Page 16: Livro dos Espiritos Q192 Evangelho Cap 13 item 17

Cap. IV – Da pluralidade das Existências.Transmigrações Progressivas

16

“Fanatismo religioso é o homem acreditar que Deus é Pai, sem aceitar ou compreender que o homem é irmão. Aquele que está em conexão com Jesus, dizem os benfeitores é aquele que tem nos lábios uma palavra de esperança e no coração o sentimento da compaixão”.

Povos e indivíduos se amparam no progresso, na consciência de que a evolução é individual mas se faz no coletivo, a partir dos estímulos que a partilha de conhecimento e sentimento promovem sempre em direção ao belo e ao bem”. Andrei Moreira

http://www.youtube.com/watch?v=Hi8DeKbi5J0