livro digital

29
Livro Digital

Upload: carmem-laura

Post on 22-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Neste livro digital serao trabalhados algumas temas vistos no cotidiano escolar como: Meio Ambiente, Higiene Bucal e Tecnologias para as crianças.

TRANSCRIPT

Page 1: Livro Digital

Livro Digital

Page 2: Livro Digital

IntroduçãoTrabalhar corretamente com o livro didático impresso em sala de aula já é um grande e difícil desafio para todos os professores, e este desafio se amplia e se altera quando são acrescentadas à leitura e utilização do livro didático, as especificidades do ambiente digital.De acordo com o processo de ensino, o livro é trabalhado seqüencialmente ou não, mas o âmbito de seu conteúdo é restrito às informações e ações previstas no momento de sua organização. O livro impresso não se altera, expande ou se atualiza a não ser em uma nova edição. Já o livro didático na sua versão digital é muito mais que isso. Sua principal característica é a possibilidade da interação permanente do leitor-navegador com o texto e com todos os demais dados e recursos disponíveis na rede digital.E é exatamente esta possibilidade de interação que apresentaremos neste livro digital, abordando os seguintes temas: Meio Ambiente , Higiene Bucal, Tecnologia para as crianças .

Page 3: Livro Digital

Sumário

1. Meio Ambiente .......................................................................

2. Higiene Bucal ......................................................................

3. Tecnologia para as crianças ....................................................

4. Referências ........................................................................

Page 4: Livro Digital

Meio AmbienteO termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade “biocultural”. Outra definição sobre o termo “meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia.Nesta segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos. Na terceira concepção da palavra, quando falamos em “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem as pesquisas e as ações em prol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio.“Meio ambiente” no sentido de ecossistema é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade. O “meio ambiente” como lugar onde se vive é referente à vida cotidiana : casa, escola, e trabalho. O “meio ambiente” como biosfera surge para explicar a interdependência das realidades sócio-ambientais em todo mundo, a Terra é a matriz de toda vida.

Page 5: Livro Digital
Page 6: Livro Digital

MEIO AMBIENTE - é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. BIOSFERA - biosfera. Bios vem do grego "vida". A biosfera se estende um pouco acima e um pouco abaixo da superfície do planeta é uma película de terra firme, água, energia e ar que  envolve o planeta Terra. É o habitat viável de todas as espécies de seres vivos. ECOLOGIA - É o estudo do lugar onde se vive, com ênfase sobre a totalidade ou padrão de relações entre os organismos e o seu ambiente. Deriva do grego "oikos" = casa e "logos"=estudo, ou seja, o estudo do meio ambiente onde vivemos e a sua relação e interação com todos os seres vivos.

Page 7: Livro Digital

Tudo o que nos engloba. Florestas, cidades, vales, enfim. E é composto por seres vivos de diversas espécies e tamanhos. Nós seres humanos somos os principais responsáveis por tudo, pois somos animais racionais.

Podemos então dizer que meio ambiente é:

Page 8: Livro Digital

Os problemas do homem como o meio ambiente podem causar grande destruição ao nosso planeta:

Page 9: Livro Digital

Preservação - O seu papel:

• Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto.• Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.•Não contribua diretamente para o desmatamento.•Economia dos recursos naturais.

Page 10: Livro Digital

Para um futuro bom, todos nós devemos preservar o meio ambiente. Desde o espaço físico aos recursos naturais tão preciosos como a água. Não desperdice água, jogue lixo no lixo e se conscientize que todos somos responsáveis pelo futuro do meio ambiente.

Page 11: Livro Digital
Page 12: Livro Digital

Higiene BucalVocê sabe o que é Higiene Bucal?

A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca. A higiene bucal ajuda a deixar os dentes saudáveis. Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos.

Page 13: Livro Digital

HIGIENE BUCAL

Page 14: Livro Digital

O Que é Uma Boa Higiene Bucal?

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;

A gengiva não sangra nem dói durante a escovação.

O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Page 15: Livro Digital

Como garantir uma boa higiene bucal?Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.

Page 16: Livro Digital

Existem algumas medidas muito simples, que cada um de nós podemos tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais:

Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente. Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições. Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.

Page 17: Livro Digital

IMPORTANTE:

Então, para que isso não aconteça é preciso..

Page 18: Livro Digital

E assim você terá ... Hálito Puro e Sorriso Saudável.

Page 19: Livro Digital

Tecnologia para as criançasCada vez mais é visível a influência que as novas tecnologias têm na nossa vida e, principalmente, na vida das crianças. Desde os computadores, que vieram a ser um dos nossos melhores amigos, aos telemóveis e aos jogos de vídeo, qualquer um deles servem para ocupar o nosso tempo. Antes da criança chegar à escola, ela já passou por processos de educação importantes: pelo familiar e pela mídia eletrônica. No ambiente familiar a criança vai desenvolvendo suas conexões cerebrais, os seus roteiros mentais, emocionais e sua linguagem.A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão, aprendem a informar-se a conhecer os outros, o mundo e a si mesma. A mídia continua educando como contraponto à educação convencional, educa enquanto estamos entretidosQuando a criança chega à escola, os processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las e utilizá-las das formas mais abrangentes possíveis.O aprendizado do aluno será mais evidente se ele se interessar pelo conteúdo ensinado pelo professor. É nas chamadas mídias tecnológicas que o professor irá encontrar inúmeras possibilidades de tornar sua aula mais criativa e interessante para o aluno.

 

Page 20: Livro Digital

Tecnologia para as crianças

Page 21: Livro Digital

Foi-se o tempo em que o sonho de um menino era ganhar uma bola de futebol, e da menina uma boneca, isso se deve ao fato das crianças estarem mais atentas às tecnologias, devido à acessibilidade de informações pela internet.As ferramentas tecnológicas fazem parte da nossa vida, hoje não temos mais como nos desvincular delas. As crianças precisam, sim, ter acesso às possibilidades oferecidas pela tecnologia, mas de uma forma organizada e orientada para que possa levar a um efetivo aprendizado. O uso descontrolado da tecnologia, tanto no ambiente escolar, como em casa, às vezes atrapalha o aprendizado da criança. Tudo em excesso faz mal. A tecnologia não pode substituir as relações pessoais como o convívio com os colegas de sala de aula e familiares, isso faz parte do aprendizado e não pode ser esquecido. Ao observar essas questões, a tecnologia é, sem sombra de dúvida, uma grande ferramenta pedagógica, pois coloca à disposição do aluno um universo de possibilidades impossíveis com o tradicional 'giz e quadro-negro'.

Page 22: Livro Digital

Não há uma idade pré-estabelecida para o início do contado com a tecnologia. A Oregon Scientific, que é uma fabricante norte americana de produtos eletrônicos, está lançando agora em 2011, novidades para as crianças. Se trata de smartphones, net books e tablets para os consumidores pequenos. Todos os brinquedos trazem personagens super conhecidos da garotada como: Barbie, Hot Wheels e TinkerBell.Os brinquedos seguem as mesmas características dos aparelhos de verdade, a única diferença é que em vez de terem acesso à internet, eles possuem atividades educativas. Por exemplo: o smartphone ajuda no aprendizado; o tablet da Barbie, traz 30 atividades que tem relação com o vocabulário, matemática memória, música e etc.O notebook TinkerBell, e Hot Weels, possuem oito atividades, para crianças a partir dos três anos, pois trazem o teclado com as vogais destacadas, para que as crianças possam se acostumar com o alfabeto.

Page 23: Livro Digital

Não existem "regras" para um uso pedagógico das tecnologias. Entretanto, é importante seguirmos algumas orientações que contribuem para o uso pedagógico das tecnologias. O bom senso é imperativo, nesse caso...

Hoje em dia, já se nasce imerso numa sociedade que não vive sem tecnologia. O que deve existir é a atenção dos pais com relação ao "como" as crianças estão usando esses equipamentos tecnológicos deixando de lado outros tipos de brincadeiras sadias, que são necessárias ao seu desenvolvimento. A nova geração precisa ter um crescimento intelectual e físico combinados, não é possível substituir todos os tipos de diversão pelo videogame ou o laptop.

Page 24: Livro Digital

Portanto não deixar o computador no quarto das crianças é um bom artifício para afastá-las da obsessão por ver, a todo momento, e-mails, games e sites de relacionamento (Orkut). Estipular um horário para que a criança fique na frente do computador também é um bom mecanismo. É bom ter um tempo pra divertimento na frente da máquina e uso dela pra fins pedagógicos, como pesquisa para um trabalho, etc. Mostrar para os filhos outras possibilidades que a Internet pode oferecer como pesquisas, visitas a museus, bibliotecas, pode fazer com que eles descubram um universo novo e inexplorado da web.

Page 25: Livro Digital

Conversar sobre os perigos que podemos encontrar na rede, como sites perigosos ou pessoas mal intencionadas, vírus e outras formas de lixo eletrônico, lembrar que a criança nunca pode dar seu endereço ou número de telefone para quem não conhece etc. A tecnologia também pode ser um mecanismo de aproximação entre pais e filhos. Os pequenos são muito ligados em instrumentos como, por exemplo, MSN, Orkut, etc., se você pai ainda não está integrado nestas mídias, peça ajuda a seu filho para criar e participar.

Não esqueça que nada substitui um abraço.

Page 26: Livro Digital

ConclusãoA chegada das tecnologias da informação e da comunicação na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorre no cotidiano da escola.Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. Educar é ajudar a integrar todas as dimensões da vida, a encontrar nosso caminho intelectual, emocional, profissional, que nos realize e que contribua para modificar a sociedade que temos.Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, seu corpo docente e discente.Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (Computador, Internet, TV e Vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas.Cabe a nós futuros professores, aproveitar essas tecnologias em benefício da educação, fazendo com que os estudantes saiam da escola, preparados para a vida, para enfrentarem a competitividade do mercado de trabalho, conscientes da realidade que os espera.

 

Page 27: Livro Digital

ReferênciasALVES, L.; NOVA, C. (org.). Educação à distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias educacionais e a educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2003. BIANCONCINI, Maria Elizabete. Tecnologia de informação e comunicação na escola: aprendizagem e produção da escrita. São Paulo. 2001.

Page 28: Livro Digital

Aline Fernanda

Carla Adriane

Kamila Andreza

Loíde Teixeira

Page 29: Livro Digital

Fim.