livreto projeto espetáculo

36
PROJETO ESPETACULO 2013 - FABRICAS DE CULTURA APRESENTA:

Upload: fabricas-de-cultura

Post on 22-Feb-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Livreto de apresentação dos Projetos Espetáculos desenvolvidos nas Fábricas de Cultura da Zona Leste

TRANSCRIPT

Page 1: Livreto Projeto Espetáculo

proj

eto

espe

tAcu

lo 2

013

-

FAbr

icAs

de

cult

urA

APRESENTA:

Page 2: Livreto Projeto Espetáculo

2

Page 3: Livreto Projeto Espetáculo

O Programa Fábricas de Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, tem a missão de engajar os jovens na construção de uma sociedade em que a arte e a cultura são vivenciadas como oportunidade de transformação, criando mecanismos para absorção de valores como corresponsabilidade, participação, transparência e autonomia.

A partir dessa premissa, o Catavento Cultural e Educacional, Organização Social que faz a gestão das Fábricas de Cultura da zona leste de São Paulo, trabalha no intuito de oferecer ações artístico-pedagógicas e de difusão cultural objetivando estimular o desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos, por meio da valorização e ampliação de universos culturais, de situações de convivência e experiências artísticas, bem como incentivar e potencializar a articulação de redes de produção e circulação cultural.

Para tanto, a Superintendência de Formação Cultural desenvolve Ateliês de Criação e Trilhas de Produção em sete linguagens artísticas (Teatro, Circo, Música, Dança, Artes Visuais, Multimeios e Literatura) para crianças, jovens e adultos; realiza eventos como Saraus e Feiras Culturais e mantém uma intensa programação literária nas Bibliotecas. Já a Superintendência de Promoção e Articulação oferece uma diversifi cada programação de difusão cultural com shows e eventos aos fi nais de semana, sessões de cinema com fi lmes dos mais variados gêneros, além de disponibilizar espaços para a realização de ensaios e apresentações dos grupos locais.

As atividades acontecem em modernos prédios com aproximadamente 6.000m² distribuídos em salas, devidamente equipadas, e em um amplo teatro com capacidade para 300 lugares.

FÁBRICAS DE CULTURA

3

Page 4: Livreto Projeto Espetáculo

FORMAÇÃO CULTURALÉ com grande entusiasmo que a Superintendência de Formação Cultural

apresenta a temporada 2013 do Projeto Espetáculo. Quatro espetáculos, cerca de trezentas e oitenta pessoas envolvidas, entre

aprendizes, educadores e equipe técnica, que nesse ano debruçaram-se sobre a Cultura Popular Brasileira, suas danças e ritmos, criando encenações que surpreendem pela subjetividade, metáforas e apropriações.

Durante todo o ano, os aprendizes contaram com o acompanhamento de uma dedicada equipe que, coletivamente, pesquisaram sobre o tema, aprimoraram a expressão corporal e vocal, desenharam a encenação e a dramaturgia, viajando pelas possibilidades da nossa brasilidade.

O desenvolvimento dos aprendizes pode facilmente ser observado em seus corpos, falas e, principalmente, na demonstração de estarem plenos no palco. O olhar de cada um deles nos mostra parte de todo processo de formação artístico-cultural que as Fábricas trilharam, revelando valores que este Programa se propõe a construir como, corresponsabilidade, participação, transparência e autonomia.

O processo, contudo, não é estanque. Após a temporada de estreias e itinerâncias em 2013, pretende-se ainda adaptar e circular com alguns dos espetáculos no primeiro semestre de 2014.

Convidamos todos a vivenciar um pouco dos espetáculos que estão memorizados nesta publicação.

É com grande entusiasmo que a Superintendência de Formação Cultural

4

FORMAÇÃO CULTURALFORMAÇÃO CULTURAL

Page 5: Livreto Projeto Espetáculo

PROJETO ESPETÁCULOO Projeto Espetáculo é uma experiência coletiva, no qual os participantes,

prioritariamente adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos, vivenciam diferentes aspectos da construção de uma obra cênica, com a orientação de educadores e encenadores.

Aos participantes é reservado o papel de sujeitos de suas construções e aprendizagens e de sua produção artístico-cultural, sempre preservando espaço para subjetividades, tais como: compreensão, coletividade, cooperação, desafi os internos e superações.

A montagem do Espetáculo é uma ação educativa pautada em processos de experimentação, produção e fi nalização de um produto artístico mais elaborado. Educadores especializados nas artes cênicas, nas funções de direção, produção, iluminação, entre outras, têm por objetivo desenvolver uma estratégia de ensino/aprendizagem que estimule nos aprendizes a participação ativa em cada detalhe do espetáculo.

Com periodicidade anual, o projeto é estruturado em dois momentos principais: o de Formação e o de Produção. A Formação é dedicada à preparação e à composição do grupo, abrangendo um conjunto de atividades voltadas para o desenvolvimento artístico dos jovens, assim como para a ampliação de referenciais, defi nição do tema do espetáculo e criação da dramaturgia. A Produção tem como foco a direção, criação cênica, estruturação de personagens, realização de ensaios, confecção de fi gurinos e cenários, fi nalização da montagem e, por fi m, a difusão, com apresentações e itinerância do espetáculo.

5

PROJETO ESPETÁCULO

Page 6: Livreto Projeto Espetáculo

”A aprendizagem é um simples apêndice de nós mesmos; onde quer que estejamos, está também nossa aprendizagem.”

William Shakespeare

Nos processos de criação do Projeto Espetáculo 2013, abrimos largos campos de pesquisa no universo dos “Ritmos e Danças Brasileiras”. As manifestações populares festivas se originam por meio da intersecção e desdobramentos das matrizes de formação do povo brasileiro, como uma semente oferecida a campos férteis. Porém, nada germina, desenvolve-se ou fl oresce sem um catalisador, um agente transformador.

Nosso agente transformador se chama APRENDIZ. É ele que nos move quando se torna reconhecedor de seus espaços e limites, portando-se de modo mais receptivo e respeitoso em seu e em outros territórios. É ele que nos estimula e, a partir de suas percepções, torna possível estabelecer relações de alteridade, originando a criação de uma identidade singular. É ele que nos impulsiona quando, por meio da arte, observa e refl ete sobre sua inserção em espaços sociais distintos e nos inspira mais quando se abre para o aprimoramento de suas possibilidades expressivas.

O Projeto Espetáculo é a metáfora do espetáculo da vida. Nele, o aprendiz coloca em sintonia seus desejos e responsabilidades, em busca do equilíbrio que torna o Ser cada vez mais humano.

Fabio CaniattoOrientador Artístico e Técnico

DANÇAS E RITMOS BRASILEIROSOs Processos Criativos

DANÇAS E RITMOS BRASILEIROSDANÇAS E RITMOS BRASILEIROS

6

Page 7: Livreto Projeto Espetáculo

Brasil que eu amo porque é o ritmo no meu braço aventuroso,O gosto dos meus descansos,O balanço das minhas cantigas amores e danças. Trecho de: “O Poeta Come Amendoim” – Mário de Andrade

A temporada 2013 do Projeto Espetáculo apresentou quatro trabalhos, gerados por uma intensa pesquisa, sobre os ritmos e as danças brasileiras. Cada Fábrica realizou sua apropriação cênica das estruturas narrativas das danças dramáticas populares. Refazendo a trilha aberta por Mário de Andrade, nos convertemos em turistas aprendizes observando o mapa de um território cultural tão plural quanto desconhecido. Mais do que reproduções dos atos dos folguedos, tais como são apresentados pela cultura tradicional, os espetáculos buscaram utilizá-los como impulso para estabelecer uma trajetória própria. Dessa maneira, tornou-se possível que brincantes-aprendizes construíssem uma nau em Itaim, um boi em Sapopemba, viajassem entre diversos ritmos em Curuçá até serem conduzidos pela estrela guia e encontrarem o menino especial em Belém. Ao buscarmos um ao outro, descobrimos a nós próprios, ao procurar o Brasil encontramos nosso bairro e o que era tema se converteu em experiência. Por estes caminhos, pudemos desconstruir ideias pré-concebidas acerca de nossa identidade cultural. O povo brasileiro não é folgado, é folguedo. Possui no corpo a ancestralidade rítmica dos que dançavam enquanto resistiam e a herança de vozes que aprenderam a cantar em tempos de imposição de silêncio.

André do Amaral Dramaturgo

7

Page 8: Livreto Projeto Espetáculo

8

Page 9: Livreto Projeto Espetáculo
Page 10: Livreto Projeto Espetáculo

FoliA de reisA Folia de Reis é uma manifestação

popular, oriunda da tradição católica, que conta basicamente a história da visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus. A Folia de Reis se fi lia ao ciclo de folguedos derivados das “Janeiras” e “Reis” portugueses. No Brasil, a visitação às casas dura do fi nal de dezembro até o dia de Reis e é feita por grupos compostos por músicos tocando instrumentos, muitas vezes de confecção artesanal, por dançarinos, palhaços e fi guras folclóricas caracterizadas de acordo com as tradições locais. Lidera o grupo o Mestre da Folia, reverenciando a bandeira com a Estrela de Belém ou com a insígnia do grupo específi co.

Com fundamento no pensamento de Câmara Cascudo, os sujeitos que participam de forma espontânea ou por meio de grupos, com “indumentária própria ou não”, visitam os amigos ou pessoas conhecidas, na tarde ou noite de 05 de janeiro (véspera de Reis), cantando e dançando ou apenas declamando versos alusivos a data e solicitando alimentos ou dinheiro. Essa é uma tradição que foi mantida pelos colonizadores portugueses no Brasil e, ainda hoje, não desapareceu completamente em algumas regiões do país1.

César Augusto

1 CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1984, p. 668.

Page 11: Livreto Projeto Espetáculo

FOLIA de BELÉM

Page 12: Livreto Projeto Espetáculo

o diretor

CÉSAR AUGUSTO Diretor, ator, dramaturgo e professor. Foi assistente de direção de Antunes Filho por seis anos e de Gabriel Villela, por quatro. Trabalhou com Thiago Lacerda, Marcello Antony, Claudio Fontana, Walderez de Barros, Dib Carneiro Neto, Xuxa Lopes, Leandra Leal e Vera Zimmermann. Crítico teatral convidado do jornal O Estado de S. Paulo. É diretor de “Plínio contra as Estrelas” e “LOBATO ou o Labirinto dos Sonhos”, assistente de Marici Salomão na coordenação do Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council e Formador Convidado da SP Escola de Teatro.

Page 13: Livreto Projeto Espetáculo

o espetAculoNosso tema norteador foram as danças e ritmos brasileiros, a partir

desse espectro, escolhemos a manifestação popular do folguedo da Folia de Reis. O que nos guiou foi a natureza de pensamento que ajudou Mário de Andrade a inscrever seu Macunaíma na história. Tomamos emprestado o folclore, não para reproduzi-lo, e sim para, por meio de nossas experiências conjuntas, tentar fazer uma obra de arte, entrecruzando o popular e o erudito. Sobretudo, inspiramo-nos nas geringonças-presépios do grande artista popular Mestre Molina para construir nossa “Folia de Belém”.

Em nossa viagem, a cada dia, um universo desconhecido se apresentava e, mesmo com mapa e bússola, era o cintilar da “Estrela de Belém” que guiava nossa Nau dos Insensatos.

De sobre a tormenta das águas, vimos as linhas fronteiriças da terra à vista se tornarem movediças, a hierarquia entre educador e aprendiz deixou de existir e deu lugar ao que no fundo gostaríamos de ser: poetas, inventores de geringonças e criadores de um alfabeto próprio. Somos apenas isso: uma gente simples pedindo insistentemente para ser aprendiz de palhaço e levar poesia na ponta do nariz vermelho.

Se para Joseph Campbell o mistério subjaz a todas as formas e o tocamos por meio da experiência, posso afi rmar que todos os envolvidos em nossa “Folia de Belém” e, principalmente os aprendizes, descobriram o fogo.

César Augusto

Indicação Etária: Livre Duração: 60 min

13

Page 14: Livreto Projeto Espetáculo

EQUIPE PROJETO ESPETÁCULODIREÇÃO César AugustoDRAMATURGIAAndré do Amaral César AugustoORIENTAÇÃO ARTÍSTICA E TÉCNICAFábio CaniattoEDUCADORES/PREPARADORESAngel Valdes (Circo)Alberto Simões (Circo)Claudia Miranda (Teatro)Cristina Guedes (Circo)Daniel Wolf (Circo) Igor Damião (Violão) Patrícia Carvalho (Dança)Paula Chalup (DJ)Paulo Kayma (Percussão)Natália Visoná (Violino e Viola)Willian dos Santos (Sopro Metais)TRILHA SONORACésar Augusto (Criação)Igor Damião (Arranjos)CENÁRIOSCésar Augusto (Criação) Mônica Nassif (Criação) Mônica Nassif (Confecção) FIGURINOS E ADEREÇOS Mônica NassifFOTOSFabrício MaruxoILUSTRAÇÃOLucas Luciano (Aprendiz de Artes Visuais)PRODUÇÃOClaudia Miranda

Bruno Samuel ContiCarolina Marcondes Silva de AssisCarolina Tavares RuisDaniel Maxuel Souza LimaDaniele Marcante da SilvaDenis da Silva SantosEdson Suckow de OliveiraEsther Gonzaga FernandesFabio de Souza SantosGabriela de Assis AraujoGabriela MorenoGabrielli Lino da SilvaGuilherme Augusto Gonçalves InacioGustavo Barbosa CarvalhoHérika Klafke PritschJoão Oliveira de Carvalho FilhoJosé Fernandes de Souza JuniorJuliana Carla do Nascimento de SouzaKaue Rodrigo Soares SantosKayene Cupertino GarciaLeon BernabeLetícia Boareto BrazLeticia Rosa de AraujoLuana Karla VieiraMagnum Bacelar de BritoMarcela dos Santos FerreiraMarcela Frischeisen RibeiroMayara Santos LopesRaquel Cristina Origuela DominguesRenata Cristina Costa LimaRenata Rodrigues MancuzoSaori Ferrari Taminato MartinsSarah Ibanez MarquesSo� a Correia RuggieroStephanie Mendes SaltorattoTaisa Joana Prado SilvaThiago Cardoso dos SantosVitoria Eduarda Santos RaimundoVitória Eloiza Ferreira GouveiaWilson Roberto Rodrigo Guilherme

ATELIÊ DE TEATROAnna Clara PiassaCarla Costa DamascenoErik Vinicius Almeida TeodoroHaysha HaddadIsabela Lopes Zafra

FicHA tecNicA

APRENDIZESATELIÊ DE CIRCOAmanda Rabelo de PaulaBenjamin Alberto ContiBruno Ribeiro da Silva

14

Page 15: Livreto Projeto Espetáculo

Jaqueline Pereira MacêdoJuliana de Sousa CoelhoKarine das Chagas LimaLayla Oliveira Santos RodriguesLetícia Bertoni Barbosa da SilvaLizandra Lopes dos SantosMariane Ribeiro de Assis FranciscoRafael Matheus Gomes dos SantosRebeca Moreno NogueiraRicardo de Brito SilvaVictor Miguel de Lima Sampaio ATELIÊ DE VIOLINO E VIOLACamila GertnerGabriel Martins Schiante

ATELIÊ DE VIOLÃOErika Fernanda Silva

ATELIÊ DE D.JClayton Rodrigo Fontel de LimaRodrigo da Silva Medrado FilhoVanessa Pin RochaVania Guedes

ATELIÊ DE SOPRO METAISValdir Pinto CaldeiraLuiz Antonio da SilvaFelipe Del Pezzo

ATELIÊ DE PERCUSSÃOJosé Romario dos SantosRodrigo da Silva Medrado FilhoVanessa Pin Rocha

EQUIPE FÁBRICA DE CULTURA PARQUE BELÉMGERENTE Agnelo GomesSUBGERENTE DE INFRAESTRUTURAJeferson PoncianoSUBGERENTE DE FORMAÇÃO CULTURALFabiana LimaASSISTENTES Renata Tomasi Renata FariaSilvia Botelho

Erika Fernanda Silva

ATELIÊ DE D.JClayton Rodrigo Fontel de LimaRodrigo da Silva Medrado FilhoVanessa Pin RochaVania Guedes

FORMAÇÃO CULTURALFabiana LimaASSISTENTES Renata Tomasi Renata FariaSilvia Botelho

Page 16: Livreto Projeto Espetáculo

joNGoO Jongo é uma manifestação cultural,

essencialmente rural, diretamente associado à cultura africana no Brasil, que influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e na cultura popular como um todo.

Inserindo-se no âmbito das chamadas “danças de umbigada” o jongo foi trazido para o Brasil por negros Bantu, sequestrados nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, na região compreendida hoje por boa parte da República de Angola.

No espetáculo “Ópera do Pé Aprendiz” não escolhemos um só folguedo, mas passamos por vários, porém, dentre todos, o Jongo se repetiu por muitas vezes, fazendo a ligação dos outros folguedos experimentados.

Cláudia de Souza

Page 17: Livreto Projeto Espetáculo

ÓPERA aprendizPÉdo

Page 18: Livreto Projeto Espetáculo

A diretorA

CLÁUDIA DE SOUZA Bailarina, coreógrafa e diretora. Iniciou-se em 1979 no Grupo Experimental de Dança, de Penha de Souza. Em teatro e dança, trabalhou ao lado de Vall Folly, Jorge Takla, Mira Harr, Roberto Lage e Renné Gumiel.  Prêmio APCA\1998 (Melhor Criação em Dança). Coordenadora artístico-pedagógica do Dança Vocacional e coordenadora do Vocacional Apresenta (Secretaria Municipal de Cultura\SP). Contemplada em 05 edições da lei do Fomento à Dança\SP. Professora convidada do Balé da Cidade de São Paulo.

Page 19: Livreto Projeto Espetáculo

o espetAculoO processo de criação do Projeto Espetáculo da Fábrica de Cultura Vila

Curuçá foi rico e intenso. Tínhamos nas mãos o tema “Ritmos e Danças Brasileiras” que nos abriu um leque de possibilidades para mergulharmos em nossa cultura. A proposta inicial era a dança como fi o condutor do espetáculo, porém, no decorrer do processo, o trabalho se revelou um intenso diálogo entre as diversas linguagens cênicas.

Em “Ópera do Pé Aprendiz” optamos por não só abraçar um ritmo ou uma só dança, mas acessar sensações e emoções atávicas que nos faz sermos reconhecidos como um povo dançante.

Contamos histórias que criamos juntos a partir do entendimento de cultura popular, construído de forma ressignifi cada pelas próprias narrativas artísticas sob o olhar dos aprendizes. Isso faz com que o espetáculo atinja a identidade coletiva dessa comunidade.

A “Ópera o Pé Aprendiz” nos coloca à fl or da pele embalando nossas memórias e emoções.

Cláudia de Souza

Indicação Etária: Livre Duração: 60 minIndicação Etária: Livre Duração: 60 min

19

Page 20: Livreto Projeto Espetáculo

EQUIPE PROJETO ESPETÁCULODIREÇÃO Cláudia de SouzaDRAMATURGIAAndré do AmaralCláudia de SouzaCátia Pires Fábio PinheiroORIENTAÇÃO ARTÍSTICA E TÉCNICAFábio CaniattoEDUCADORES/PREPARADORESCheila Fusco (Dança Contemporânea)Cátia Pires (Teatro)Haran Magalhães (Contrabaixo)Luis Felipe Souza Pereira (Danças Urbanas)Telmo Rodrigues (Danças Urbanas)Thais Camargo (Violoncelo)Mariana Ribeiro (Violino) Fábio Pinheiro (Canto e coral)TRILHA SONORACláudia de SouzaLETRASFábio PinheiroARRANJOSFábio PinheiroRafael CortesiCENÁRIOSCláudia de Souza FIGURINOS Denise GuilhermeADEREÇOSDenise Guilherme (Criação) Delurde Antonia da Silva Bernardes(Educadora-artesã)DESENHO DE LUZFábio CaniattoFOTOSFabrício MaruxoILUSTRAÇÃOAndré Coletto PedroPRODUÇÃOAlessandra Souza

APRENDIZES:ATELIÊ DE TEATROAmanda Alves BatistaAna Carolina de Lima FonsecaBianca Costa SilvestreDaniel de Oliveira JúniorDébora Dias dos SantosEmanoel Vitor Santos NascimentoFabiane Moura de SantanaFrancisco das Chagas Texeira JuniorGustavo Ramos SantosNatháliaNeris de OliveiraRafaela Silvestre BatistaVanusa Gomes Rodrigues

ATELIÊ DE DANÇA CONTEMPORÂNEAAna Carolina Matias da SilvaBruno Assunção de AguiarCamila Vitória de MeloDanielle Santana de MoraisEmily Arruda da CruzGabrielle dos SantosGabrielle Ribeiro CanabravaGiltemberg Pereira de OliveiraGreyci Kelly Morais OliveiraIrene Martins SeverinoIsadora Doria Valentino dos SantosJheniferGraziele da RochaJoão Vitor MartinsKarine Regina Ricardo dos ReisLetícia Baqueti NovaesNatália Amanda RibeiroQuéren Raquel MagalhãesRaquel Simões da SilvaRobson Fernandes SantanaRonilson Silva NascimentoSabrina AssunçãoThaina Pereira Souza ThaliaGebin VicenteThamires de Oliveira Santos ATELIÊ DE DANÇAS URBANASAlex Mendes FerreiraAna Beatriz Marineli BatistaBarbara Aparecida Souza AlmeidaDaniel Silva de OliveiraDéborah Pereira DemetinoEduarda Alessandra Lima Almeida

FicHA tecNicA

20

Page 21: Livreto Projeto Espetáculo

Franciele de Melo ColmieriJosiani de Jesus SantanaMarcos Antônio do Prado NogueiraTaina de Oliveira

ATELIÊ DE VIOLINO E VIOLAFelipe da Silva FerreiraGuilherme da Silva TuribioKetellyn Karoline Araujo OliveiraMarcelo Carvalho de MenezesRaquel Lira OrtizRenato Costa SilvaStella Jovita Duarte dos SantosTalitha Dias Cirqueira

ATELIÊ DE VIOLONCELODouglas Stradiot CruzJeni� er Antonia Alves de SouzaMicael José Alves de SouzaMikaela Evelyn dos Santos

ATELIÊ DE CONTRABAIXOGabriel Gomes SilvaKethelen Rabesh Rodrigues de Araújo

ATELIÊ DE BORDADOS E PEDRARIAS (CONFECÇÃO DE FIGURINOS)Eliane Bodowski dos Reis

Elizabeth Teixeira de CarvalhoFátima Laje BatistaIrineire Maria de França SilvaJoseana Gomes dos Santos AlvesMaria Cecília Vomiero SilvaMaria das Graças da Conceição SilvaMaria do Socorro de Jesus RochaOlga Aparecida PereiraPedrina Coelho Gomes SantosRizonete FerreiraRute Stradiot CruzVanessa de Almeida Mello RodriguesZilda Moreira SilvaZilma Gonçalves da Silva EQUIPE FÁBRICA DE CULTURA VILA CURUÇÁGERENTE Roberto MontesSUBGERENTE DE INFRAESTRUTURAEdesio Ricardo da SilvaSUBGERENTE DE FORMAÇÃO CULTURALAlex CassemiroASSISTENTES Bruno FerianiMarcos Fernandes Gonzalez Priscilla Ferreira Franco

Page 22: Livreto Projeto Espetáculo

MArujAdAMarujada ou Marujos é uma dança de

chegança que tem como expressão máxima o canto e o diálogo. Conta-se a história de uma barca perdida no oceano e os feitos heroicos da viagem, com fi nal feliz, graças ao milagre de um Santo. O enredo fala também da luta entre cristãos e mouros, numa clara referência à Portugal.

Essa dança é tipicamente portuguesa, sobretudo, na música e no conteúdo. A coreografi a é simples: consta de movimentos imitando o balanço das ondas do mar, seguindo os cantos e sugerindo o quebrar das ondas.

A Marujada, além de largamente praticada, recebeu diferentes denominações: Nau clarineta, na Paraíba; Barca, em Minas Gerais; Barquinho, Fragata, no interior Baiano, certamente fragmentos da Marujada; Marujos, no Piauí; Fandango, na região da jangada, no Ceará, onde é dançada com maior amplitude, como atrativo alto das festas Natalinas. 1

Fabiano Benigno

1 Fonte: http://www.pi.sebrae.com.br/guiaturismo/piaui/piaui-atrativos-manisfestacoesculturais-folguedos.html

Page 23: Livreto Projeto Espetáculo

O Além-MAR

Page 24: Livreto Projeto Espetáculo

o diretor

FABIANO BENIGNO Diretor, ator, bailarino, preparador corporal e educador formado pela Escola de Arte Dramática – ECA/USP. Desde 1998 atua em espetáculos teatrais e intervenções cênicas, além de ministrar ofi cinas de teatro e dança. A partir do encontro com mestres da cena teatral paulista, como Cristiane Paoli Quito e Isabel Setti, desenvolve pesquisa sobre a linguagem corporal e a cena. Em 2012, dirigiu o espetáculo Pedra Pequena da Fábrica de Cultura Itaim Paulista.

Page 25: Livreto Projeto Espetáculo

o espetAculoDanças e Ritmos Brasileiros, tema norteador do Projeto Espetáculo 2013 e

a apropriação do folguedo Marujada nos deram a oportunidade de debruçar sobre nossa cultura para desvendar camadas ainda pouco conhecidas sobre nós brasileiros. E ao desvendar essas camadas fomos percebendo o quanto as coisas se assemelham, fomos descobrindo a universalidade. Nossos ritmos são tão híbridos quanto nossa formação, uma rica pluralidade onde tudo, na verdade, tem o mesmo ponto de partida, porque são movimentos que nascem das necessidades e dos desejos inerentes ao humano, um norte comum para todos na busca pelas realizações.

Em nosso espetáculo “O Além-Mar”, os homens estão em busca de uma “terra sem males, onde a roça se planta sozinha e dá frutos imediatamente”  e  isso os impulsiona para a travessia pelo grandioso mar. O mesmo mar que proporciona tantas metáforas e povoa nossa imaginação com seres fantásticos e monstros, mas que é incapaz de refrear nossos desejos. E é na travessia que as refl exões são possíveis, então a travessia também se torna metáfora, como imagino ter sido para este grupo de adolescentes que atravessaram e foram atravessados por este processo, para então se colocar sob a luz dos refl etores para compartilhar a experiência e contar nossa história.

Fabiano Benigno

25

Indicação Etária: Livre Duração: 60 min

Page 26: Livreto Projeto Espetáculo

EQUIPE PROJETO ESPETÁCULODIREÇÃO Fabiano BenignoDRAMATURGIAAndré do AmaralFabiano BenignoORIENTAÇÃO ARTÍSTICA E TÉCNICAFábio CaniattoEDUCADORES/PREPARADORESFlávia Teixeira (Teatro)Wellington dos Santos (Canto e Coral)Marcus Chorro (Danças Urbanas)Eduardo Nogueira (Percussão)Jeisa Mota (Flauta Doce)Giselle Mendonça (Violino e Viola)Pablo Morais (Violoncelo)Eduardo Ianelli (Violão) TRILHA SONORAFabiano BenignoFlávia TeixeiraARRANJOSWellington dos SantosCENÁRIOSFabiano Benigno (Criação)Harley Timóteo (Confecção)Pack Toledo (Confecção)Remilda Silva (Confecção)FIGURINOS Fabiano BenignoRenata RégisADEREÇOSRemilda Silva (Educadora-artesã)Fábio Caniatto (Boneco)MAQUIAGEMRenata RégisDESENHO DE LUZFábio CaniattoFOTOSFabrício MaruxoILUSTRAÇÃOÂngela Lorena (Aprendiz de Desenho em Xilogravura)Paula PimentaPRODUÇÃOFernanda Mandagará

APRENDIZES:ATELIÊ DE TEATROAryane Batista DuarteCarolina Freitas dos SantosDaniele Evangelista de AndradeÉrika de OliveiraEmily Ventura Holanda Geovane da SilvaGiovanna Araujo VieiraIsabela de Santana Braga SousaJanaina Vitor de JesusJennifer dos SantosJessi Souza FeitosaJéssica Lima MartinsJosefa Eloisa Lima PaivaKauã Eduardo SilvaLarissa Marcelino FélixLarissa Aparecida Nascimento de Almeida CarvalhoLeonardo de Oliveira RochaMaria Beatriz de Lima Paiva Maria Carolina de Mello TuriniMatheus dos Santos Natasha Nogueira BianchiRafael Santos da SilvaRafaela Marcelino FélixRenata Azevedo Alves Ricardo Reis da Silva

ATELIÊ DE CANTO E CORALAdonias de Jesus Sousa JúniorAllan Deschamps Ferreira GomesBeatriz Aparecida B. de SouzaCássia Letícia Jovita SantosDaniela Brito da SilvaGabriela Teruel de MatosKelvin Moraes da SilvaKléber Mauricio Lima da SilvaMatias Santos Ferreira AlvesMelissa Geovanna de SouzaStephanie Mendes Azevedo

ATELIÊ DE DANÇAS URBANASAdrielly dos Santos JozinhoClaydson Weslley Leal da Silva

Danilo Freitas de LimaEduarda Soares Campos Giulia Fonseca dos SantosIsabela N. da ConceiçãoJonathan de Santana da CostaKézia Caroline Nunes ConceiçãoLarissa Simões de SouzaLevi Lopes da SilvaLucas Renan Brandão Sant’anaMateus Henrique B. dos SantosRenata Marques SilvaSabrina Ribeiro de AmorimSamarah Gustavo da S. FerreiraShaiene Maria de OliveiraWesley Rodrigues C. Teste ATELIÊ DE FLAUTA DOCEDouglas Luiz Gabriel SilvaFelipe Santos de OliveiraGabriel Gonçalves CostaIsaac Lourenço CorreiaJoão Victor Bruno LopesRafael Vitor da Silva M. de LimaSamara Silva do NascimentoVinícius Henrique A. da SilvaWendel Ferreira dos Santos

ATELIÊ DE VIOLONCELOStefany Letícia Alves da SilvaRafael Alves Batista

ATELIÊ DE VIOLINO E VIOLADaiane da SilvaKelvin de Jesus SantosLucas Mares Pereira

ATELIÊ DE VIOLÃOÁgatha Christie Oliveira da SilvaJanis Camila Gleize de SouzaJosé Claiton de Oliveira SantosMaria Eduarda Oliveira da SilvaSara Galdino de AndradeSarah Cristine de F. da SilvaTaina Lima AraújoWinnie Ivone da Silva

FicHA tecNicA

26

Page 27: Livreto Projeto Espetáculo

EQUIPE FÁBRICA DE CULTURA ITAIM PAULISTAGERENTE Francisco ReisSUBGERENTEDE INFRAESTRUTURAJosé FigundioSUBGERENTE DEFORMAÇÃO CULTURALLorraine SouzaASSISTENTES Camila RodriguesDenise JerusalemPeterson Nascimento

ATELIÊ DE PERCUSSÃOGustavo Sena dos SantosHelen Silva de OliveiraJuliana Santos Oliveira

ATELIÊ DE BORDADO E PEDRARIAS(CONFECÇÃO DE FIGURINOS)Adriana de AlmeidaAlaíde Pereira SouzaAlaíde Ribeiro GuimarãesAldeni Nascimento SantosJosefa Maria da CostaLuzinete Pedrosa da SilvaMaria Gilda de JesusMarinalva SantanaSedir Lopes de Almeida AlvesSimone da Silva Solange de Oliveira

Page 28: Livreto Projeto Espetáculo

buMbA Meu boi A festa do Bumba Meu Boi é uma das

mais importantes manifestações da cultura popular brasileira e reúne elementos de tradições indígenas, europeias e africanas numa encenação que mistura teatro, dança e música. Ao espalhar-se pelo Brasil, o folguedo adquiriu nomes, ritmos, personagens, instrumentos e fi gurinos diferentes.

O Bumba Meu Boi surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social de negros e índios, e conta a história de um rico fazendeiro que possui um boi muito bonito e especial. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer o desejo de sua mulher Catirina que está grávida e sente desejo de comer a língua deste boi. O fazendeiro manda os vaqueiros procurarem pelo boi e quando é encontrado, está doente. Os pajés são chamados e com sua magia curam a doença do boi. O fazendeiro, então, descobre o nobre motivo de Pai Chico e o perdoa dando início a uma grande festa que celebra a saúde do boi.

Sérgio Rocha 

Page 29: Livreto Projeto Espetáculo

O BOI de SAPOPEMBA

Page 30: Livreto Projeto Espetáculo

o diretor

SÉRGIO ROCHABailarino, coreógrafo, percussionista, cantor, compositor e professor de dança contemporânea, sapateado e percussão corporal. Dançou nas Cias: Vacilou Dançou (RJ), República da Dança (SP) e Cisne Negro Cia. de Dança (SP) e participou de turnês pela Europa, América do Sul, Caribe e EUA. Integra o banco de artistas do Cirque du Soleil e é fundador da Cia. Repentistas do Corpo onde atua, coreografa e dirige.

SÉRGIO ROCHA

Page 31: Livreto Projeto Espetáculo

o espetAculoO processo de criação do espetáculo “O Boi de Sapopemba” partiu da

pesquisa sobre as matrizes fundadoras da cultura popular brasileira e nossa opção estética foi desconstruir o folguedo do “Bumba Meu Boi” para evidenciar, de modo poético, as antropofagias que aconteceram entre índios, portugueses e africanos. O trabalho prático nos ateliês ofereceu para o corpo e a alma dos aprendizes um pouco do amálgama de ritmos, gestos, sons, palavras, sotaques e movimentos que definem nosso caráter miscigenado.

O espetáculo começa no foyer do teatro onde o público é “marcado” com um S para fazer parte dessa nova boiada. Quando todos se acomodam a toada se inicia com uma fogueira de gente! Ao redor deste fogo os indígenas praticam seus cantos e danças numa fl oresta imaginária.

Vemos, então, a chegada da corte portuguesa com seu baile coroado que termina transformado em uma grande quadrilha junina. Os africanos vêm pelo mar e trazem, a despeito do sofrimento, grande parte da energia, musicalidade, ginga e poder de resistência, inerentes ao brasileiro.

As matrizes se fundem e a turma do Boi de Sapopemba surge imponente e feliz, expondo as raízes que confi rmam o nome do bairro que o acolheu. Por meio da alegria sugere a todos maior carinho e respeito pela cultura popular brasileira.

Sérgio Rocha 

31

Indicação Etária: Livre Duração: 60 min

Page 32: Livreto Projeto Espetáculo

EQUIPE PROJETO ESPETÁCULODIREÇÃO Sérgio RochaDRAMATURGIAAndré do AmaralSérgio RochaORIENTAÇÃO ARTÍSTICA E TÉCNICAFabio CaniattoEDUCADORES/PREPARADORESAdriana Gerizani (Balé)Valquiria Vieira (Teatro)Vladimir Zolnerkevic (Canto Coral)EDUCADORES/COLABORADORESBonifácio V. da Silva (Dança de Salão)Cibele Scalesi Barbosa (Circo)Fabrício Fruet (Violoncelo)Giancarlo Barletta (Contrabaixo)Jonatas Misko (Violino)Moises Silva Inacio (Sopro Metais) Paulo de Oliveira Campos (Percussão)TRILHA SONORALETRA E ADAPTAÇÃO LIVREAndré do AmaralSérgio RochaARRANJOSVladimir ZolnerkevicSérgio RochaVOZ EM OFFFabio CaniattoCENÁRIOS E FIGURINOSPaolo MandattiADEREÇOSRosely Gabriel de Menezes(Ateliê de Bordados e Pedrarias)DESENHO DE LUZFabio CaniattoFOTOSFabricio MaruxoILUSTRAÇÃOPaolo MandattiPRODUÇÃODaniel Juliano

APRENDIZESATELIÊ DE TEATROAna Paula Beatriz dos SantosCamila Santiago da CostaCésar Henrique N. MonteiroDaniel de Paiva BurregoFelipe Gomez da SilvaIago Araújo LemosJakeline Silveira de OliveiraJeferson de Lima S. PereiraJeni� er Rodrigues VianaLeonardo Silva de AndradeLidia da Silva de OliveiraMichelle Silva de SousaNathália RodriguesPatrícia Santos OliveiraTayna Rodrigues GuimarãesThainara Ferreira AraújoThiago Anis Chiappa Smaira

ATELIÊ DE BALÉBeatriz Silvestre R. de SouzaClarissa Evillyn Rocha MartinsDouglas Cavalcante SantosFabiana da Silva FrançaFabricio Oliveira SilvaIsabela Rodrigues da CostaIsabelly Pereira da SilvaJessika Tiemi AokiLaís de Jesus Lima MorenoLarissa Tainá Bicho SilvaLavínia do PradoSâmila Alencar LimaVictória Saes Montoia ATELIÊ DE CANTO E CORALLucylli Gomes GuerraMaristely Souza da SilvaRichard Fernandes de QueirozScarlet Carvalho Rodriguês

ATELIÊ DE CONTRABAIXODanilo Guilherme FariasGabrielly Oliveira Lima

ATELIÊ DE PERCUSSÃOEnzo Eduardo Alves da CostaGabriel Alexsandro S. C. SouzaJady Millan InacioJennifer Sousa RossiLeonardo H. A. de MacedoMateus dos SantosMatheus de Quadros GregorioRenato Antonio de S. Valdevino

ATELIÊ DE SOPROS METAISAsafe Sampaio S. RodriguesGiovanna Cristina FerreiraMairim S. da S. MendonçaMarcos Tadeu B. CalazansThiago F. M. GalembeckWendler Trindade Santos

ATELIÊ DE VIOLINO E VIOLA (ABERTURA)Gustavo Silva SimôesJe� erson R. do NascimentoJuliana de Queiroz P. AndradeMairim Salles da S. MendonçaMatheus Guimarães da SilvaMicael Ribeiro FerreiraMonique Bezerra de MeloPatrícia Feitosa GalindoWendler Trindade Santos

ATELIÊ DE VIOLONCELO (ABERTURA)Anderson M. dos S. de OliveiraMarcela Bianca T. dos Santos

ATELIÊ DE BORDADOS E PEDRARIAS (CONFECÇÃODE FIGURINOS)Claudenilda Alves CardosoGeraldina Gomes da SilvaMárcia Araujo dos PassosMaria das Dores FerreiraMaria José da Silva Oliveira

FicHA tecNicA

32

Page 33: Livreto Projeto Espetáculo

Maria das Graças Silva GrilloMaria de Lorena LopesMaria Luisa DuarteMaria Adizia de LimaMarilene Ferreira da SilvaVera Lucia de JesusVeralucia da Silva MostardaSara Datilio Tito

EQUIPE FÁBRICA DECULTURA SAPOPEMBAGERENTE Marcos Ferreira SenaSUBGERENTE DE INFRAESTRUTURADouglas OliveiraSUBGERENTE DE FORMAÇÃO CULTURALMaria de Lourdes Reis SilvaASSISTENTES Aline BatistaLeonardo PortoVeronica Pereira

Page 34: Livreto Projeto Espetáculo

FOLIA de BELÉMESTREIA E SESSÕES22/Nov - 15 e 19 Horas - Curuçá23/Nov - 15 e 18 Horas - Curuçá

ITINERÂNCIA05/Dez - 15 Horas - Itaim Paulista10/Dez - 11 e 15 Horas - Sapopemba19/Dez - 15:30 Horas - Cidade Tiradentes

FÁBRICA DE CULTURA VILA CURUÇÁRua Pedra Dourada, 65 - Jardim Robrú CEP: 08441-030 - Fone: 2016.3316www.facebook/fabricadecultura

pArQue beleM

ÓPERA do PÉ aprendiz

VilA curucA

Agenda de Apre sentações 2013

ESTREIA E SESSÕES29/Nov - 11 e 15 Horas - Belém30/Nov - 11 e 15 Horas - Belém

ITINERÂNCIA03/Dez - 15 Horas – para aprendizes de Itaim Paulista e Sapopemba05/Dez - 15 Horas – para aprendizes de Curuçá e Cidade Tiradentes06 /Dez - 15 Horas – para aprendizes de Curuçá FÁBRICA DE CULTURA PARQUE BELÉMAv. Celso Garcia, 2231 – BelémCEP: 03015-000 - Fone: 2618.3447www.facebook/fabricadecultura34

Page 35: Livreto Projeto Espetáculo

ESTREIA E SESSÕES08/Nov - 15 e 19 Horas - Sapopemba09/Nov - 15 e 18 Horas - Sapopemba

ITINERÂNCIA11/Dez - 11 e 15 Horas - Itaim Paulista13/Dez - 11 e 15 Horas - Vila Curuçá18/Dez - 15:30 Horas - Cidade Tiradentes FÁBRICA DE CULTURA SAPOPEMBARua Augustin Luberti, 300 - Fazenda da JutaCEP: 03977-409 - Fone: 2012.5803www.facebook/fabricadecultura

sApopeMbA

o BOI de SAPOPEMBA

itAiM pAulistA

O Além -MAR

Agenda de Apre sentações 2013

ESTREIA E SESSÕES01/Nov - 15 e 19 Horas - Itaim Paulista03/Nov - 15 e 18 Horas - Itaim PaulistaITINERÂNCIA04/Dez - 11 e 15 Horas - Vila Curuçá06/Dez - 11 e 15 Horas - Sapopemba18 /Dez - 19:30 Horas - Itaim Paulista

FÁBRICA DE CULTURA ITAIM PAULISTAAvenida Estudantes da China, nº 500 - Itaim PaulistaCEP: 08131-220 - Fone: 2025.1991www.facebook/fabricadecultura

35

Page 36: Livreto Projeto Espetáculo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOGeraldo Alckmin Governador

Marcelo Mattos AraujoSecretário de Estado da Cultura

Renata BittencourtCoordenadora da Unidade de Formação Cultural

CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONALSergio de FreitasPresidente

Alberto LimaDiretor Executivo

PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURAReinaldo CoutoDiretor de Fábrica

Olga ArrudaSuperintendente de Formação Cultural

Equipe de Formação Cultural Aline CancianiAluízio MarinoDâmaris CristoFabrício Montaldi MaruxoFelipe GusmãoJanaína AlvesJanaína Bastos SoaresLucia CapuchinquiMarjorie Prado J. de Faria

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOGeraldo Alckmin Governador

Marcelo Mattos AraujoSecretário de Estado da Cultura

Renata BittencourtCoordenadora da Unidade de Formação Cultural

CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONALSergio de FreitasPresidente

Alberto LimaDiretor Executivo

PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURAReinaldo CoutoDiretor de Fábrica

Olga ArrudaSuperintendente de Formação Cultural

Equipe de Formação Cultural Aline CancianiAluízio MarinoDâmaris CristoFabrício Montaldi MaruxoFelipe GusmãoJanaína AlvesJanaína Bastos SoaresLucia CapuchinquiMarjorie Prado J. de Faria