liturgia - culto de funeral

98
CULTO DE FUNERAL CULTO DE FUNERAL PELA SEDE DA ÁREA É da competência do setor de liturgia da sede da área, oficiar os cultos de funeral, bem como todos os que se seguem, dos reverendos ligados a ela a, bem como dos ministros que dedicam como coordenadores, ou de seus familiares. Nos demais casos de falecimento de ministros responsáveis de Centros de Aprimoramento, Johrei Center e demais ministros, professores de Ikebana de todos os níveis, e ainda os responsáveis de Johrei Center que não são ministros), bem como de seus familiares (incluindo somente pais, filhos e cônjuges) compete ao departamento de liturgia da sede da área, atuar diretamente, quando no primeiro caso, ou delegar para os responsáveis de Centros de Aprimoramento, no segundo ou terceiro casos. Vale lembrar que os responsáveis de centros de aprimoramento são os responsáveis de sub-áreas Em todas as ocasiões, a sede da área deverá contar sempre com o apoio do Centro de Aprimoramento e do Johrei Center ligados. Compete a Sede da Área, fornecer Ihai para os Centros de Aprimoramento, bem como para os Johrei Centers. Toda a parte de liturgia no que diz respeito a funeral está arquivada em pasta correspondente, e disponível a qualquer momento. É preciso entender que existem sete tipos de cerimônias de funeral: 01 - Pessoa que tem Imagem do Lar e Mitamaya; 02 – A que tem Imagem do Lar, e Butsudan ( altar budista) 03 - A que tem Imagem do Lar, Mitamaya e Butsudan ; 04 - A que tem apenas Butsudan; 05 - Membros que não tem nada; 06 - Pessoa que não é membro mas tem alguém na família que o seja, e por esse motivo faz-se A CERIMÔNIA 07 - A pessoa que não tem nenhuma afinidade com a Igreja, mas que pede para fazermos uma cerimônia, quando alguém do seu conhecimento falece.

Upload: raquel-baracho-rubet

Post on 08-Aug-2015

1.108 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

Page 1: Liturgia - Culto de Funeral

CULTO DE FUNERALCULTO DE FUNERAL PELA SEDE DA ÁREA

É da competência do setor de liturgia da sede da área, oficiar os cultos de funeral, bem como todos os que se seguem, dos reverendos ligados a ela a, bem como dos ministros que dedicam como coordenadores, ou de seus familiares.

Nos demais casos de falecimento de ministros responsáveis de Centros de Aprimoramento, Johrei Center e demais ministros, professores de Ikebana de todos os níveis, e ainda os responsáveis de Johrei Center que não são ministros), bem como de seus familiares (incluindo somente pais, filhos e cônjuges) compete ao departamento de liturgia da sede da área, atuar diretamente, quando no primeiro caso, ou delegar para os responsáveis de Centros de Aprimoramento, no segundo ou terceiro casos. Vale lembrar que os responsáveis de centros de aprimoramento são os responsáveis de sub-áreas

Em todas as ocasiões, a sede da área deverá contar sempre com o apoio do Centro de Aprimoramento e do Johrei Center ligados.

Compete a Sede da Área, fornecer Ihai para os Centros de Aprimoramento, bem como para os Johrei Centers.

Toda a parte de liturgia no que diz respeito a funeral está arquivada em pasta correspondente, e disponível a qualquer momento.

É preciso entender que existem sete tipos de cerimônias de funeral: 01 - Pessoa que tem Imagem do Lar e Mitamaya; 02 – A que tem Imagem do Lar, e Butsudan ( altar budista)03 - A que tem Imagem do Lar, Mitamaya e Butsudan ; 04 - A que tem apenas Butsudan; 05 - Membros que não tem nada; 06 - Pessoa que não é membro mas tem alguém na família que o seja, e por esse motivo

faz-se A CERIMÔNIA 07 - A pessoa que não tem nenhuma afinidade com a Igreja, mas que pede para

fazermos uma cerimônia, quando alguém do seu conhecimento falece.

Em todos os casos, já existe um material específico oficializado pela Sede Central, e que está em vigor. Este material está arquivado em pasta específica, sede da área.

Trataremos em seguida de cada caso específicamente, no decorrer deste material.

CULTO DE FUNERAL PELO CENTRO DE APRIMORAMENTO

Compete aos responsáveis de centros de aprimoramento, realizar a cerimônia de funeral, dos funcionários que trabalham neles, bem como de seus familiares. Dos ministros que atuam diretamente no Centro de Aprimoramento, é da competência da sede da área, atuar ou delegar para o responsável do centro. Em todos os casos, evidentemente é necessário que a sede da área seja comunicada.

Page 2: Liturgia - Culto de Funeral

É importante acrescentar que nos centros de aprimoramento, serão realizados cursos para os seus responsáveis mais os de Johrei Center, e dedicantes envolvidos nesta atividade, de acordo com este próprio material.

Este material está total e absolutamente embasado no oficializado e enviado via Internet pela Sede Central para todas as unidades. Acrescentamos apenas algumas regulamentações que acreditamos serem necessárias.

CULTO DE FUNERAL PELO JOHREI CENTER

Compete ao Responsável do Johrei Center, realizar a cerimônia de funeral, dos missionários e membros que dedicam no Johrei Center, bem como de seus familiares. Dos ministros que atuam diretamente no Johrei Center, é da competência da sede da área, atuar ou delegar para o responsável do Centro de Aprimoramento. Em todos os casos, evidentemente é necessário que a sede da área seja comunicada.

Nos quatro primeiros tipos de funeral, utiliza-se o Mitamashiro, que é o pedestal de madeira, conforme figura que segue em anexo, onde o espírito da pessoa recém-falecida ficará assentado por 50 dias. Nos demais tipos não se utiliza, em função de que o espírito não terá um local dentro do lar para ficar assentado. Em todos os casos no entanto, providencia-se o Shinrei-Saishi que deve ser imediatamente enviado juntamente com a solicitação do Culto de 100 Dias de Falecimento, para o departamento de liturgia da sede central cujo telefone é (0xx11)55740824. Para a sede da área, deve ser enviado um formulário, cujo modelo é o que segue. O telefone é (0xx11)55747077 – ramal 217. O original do Shinrei-Saishi deve ser enviado para a sede central, o mais rápido possível, por motivo do fax por vezes não chegar legível.

FORMULÁRIO

NOME COMPLETO (da pessoa que faleceu): ___________________

Page 3: Liturgia - Culto de Funeral

DATA DE FALECIMENTO: _________________________________IDADE AO FALECER: ______________________________________LOCAL DO VELÓRIO: ______________________________________

DATA DO SEPULTAMENTO: _______________________________ LOCAL DO SEPULTAMENTO: _______________________________

HORÁRIO E LOCAL DA CERIMÔNIA DE DESPEDIDA: ____________________

NOME COMPLETO DO CHEFE DO CERIMONIAL DA CERIMÔNIA DE DESPEDIDA : _______________________________

PERSONALIDADES PRESENTES: _____________________________

OBSERVAÇÕES GERAIS:

1. O Mitamashiro fica ao lado do corpo da pessoa, acompanha o funeral e o sepultamento, e só depois disto é que vai para o lar. Apenas no caso do velório ser realizado na casa da própria família da pessoa falecida, sendo condição básica e necessária, a existência do Altar do Lar e Mitamaya, ou simplesmente do Butsudan, é que isto não acontece, ficando o Mitamashiro ao lado do Mitamaya ou Butsudan.

2. Êle ficará envolvido durante o tempo de transporte, em pano ou papel branco virgem.

3. Todas estas cerimônias deverão contar com o apoio estrutural do Johrei Center .

4. Em todos os casos de falecimento de pessoa que possui Altar do Lar, MItamaya e/ou Butsudan, realiza-se a cerimônia de assentamento do espírito no MItamashiro.

Page 4: Liturgia - Culto de Funeral

5. Em todos os casos o assessor de liturgia do Johrei Center, deverá estar presente para apoiar no que se fizer necessário.

Os cultos de dez em dez dias de falecimento, permanecem como estão. Os de cinqüenta dias também.

Os cultos de transferência de Butsudan para Mitamaya, seguem a mesma linha dos demais, no que se refere ao chefe do cerimonial. Quanto a sua programação, segue em anexo, e ao mesmo tempo constará de pasta na divisão de liturgia da sede da área. O mesmo acontece para os cultos de transferência para o Senzo Dai Dai (tronco principal da família, no caso de Butsudan).

Para tudo isso, acontecerão cursos correspondentes. Tudo começa com a preparação da Cerimônia de Assentamento e segue o cronograma que

dispomos neste material. Inicialmente a família comunica a unidade a que pertence sobre o falecimento, e também se possui Altar do Lar e Mitamaya, Butsudan, ou nada.. Feito isso, o responsável do Johrei Center é que define qual o tipo de cerimônia a ser realizada.

No caso da pessoa falecida ser professora de Ikebana, é necessário que uma pessoa representando a Academia Sanguetsu, faça o ofertório de gratidão. Se é funcionário da sede da área, ou do centro de aprimoramento, da mesma forma é necessário que alguém faça o ofertório de gratidão, representando a entidade em que aquela pessoa atuava.

PROCEDIMENTO EM CASO DE FALECIMENTO

O funeral é realizado com base na doutrina da Igreja Messiânica Mundial. É feito com a Cerimônia de Assentamento, quando alguém dentre familiares ou amigos, assume o sagrado compromisso de sufragar os Espíritos de seus Ancestrais e Antepassados e da pessoa recém-falecida. Quando não, destina-se à pessoas que não tem nenhuma ligação com a nossa Igreja, mas solicita a cerimônia. Nestes casos, como veremos mais adiante, não se realiza a Cerimônia de Assentamento.

Mediante a solicitação da Cerimônia de Funeral, a família deverá comunicar à unidade religiosa a que pertence, sobre o falecimento de pessoa, e se possui Altar do Lar e Mitamaya, Butsudan ou não.

Para a família que tem Altar do Lar e Mitamaya ou Butsudan, sendo o falecido de linhagem diretamente ligada à do solicitante (pai, mãe, esposo(a), filho(a), neto(a), etc....), providenciar o Mitamashiro junto à unidade religiosa, para que seja realizado o assentamento do Espírito no velório. No caso de ser pessoa ligada diretamente à sede central, esta se encarregará de preparar e executar a cerimônia, inclusive dos cultos subseqüentes, com o apoio da sede da área. Se é ligada diretamente ao Solo Sagrado, há duas situações:

O1 – A da família da pessoa pertencer à sede da área São Paulo – A . Neste caso a sede da área assume todos os cerimoniais.

02 – A família da pessoa pertence à outra Área. Neste caso, a sede da área também assume assume o assentamento, e todos os demais cerimoniais, no caso deles acontecerem em São Paulo. Se o féretro fôr para a área onde reside a família, evidentemente esta área assume todos os cerimoniais.

Shinrei-Saishi deve ser providenciado com a máxima urgência possível, e enviado para a sede central. Isto serve tanto para o caso de família que tem Mitamaya e/ou Butsudan, como o de que não os têm.

O Ofício do Funeral é a primeira Prece que se realiza em sufrágio do Espírito de pessoa que retornou ao Mundo Espiritual pela Vontade de Deus, após cumprir sua missão no Mundo Material. Portanto, vamos procurar realizá-lo com todo respeito, sinceridade e amor. Por isso, deve-se tomar as seguintes providências:

a) A primeira providência que o ministro ou responsável do Johrei Center precisa tomara é, se houver tempo hábil, ir ou pedir para que um assessor o faça, evidentemente dentro do possível, ao local onde está o corpo da pessoa, e entoar a Oração Amatsu-Norito, com Kakuriyo No Ookami no final, começando e encerrando com um cumprimento, uma reverência e uma palma sem som.

Page 5: Liturgia - Culto de Funeral

b) Assim que os documentos legais forem providenciados, o corpo do falecido deve ser limpo, pela família ou pela empresa funerária de acordo com o costume do lugar, e a urna funerária ser preparada.

c) A disposição da urna funerária deve, também, obedecer ao costume do local. d) O Ofício de Assentamento deve ser realizado logo após o término de preparação

da urna.e) O responsável da liturgia da unidade, acompanha em todas as ocasiões, para dar

suporte e coordenar todo o cerimonial.

REVERÊNCIAS E PALMAS

a) Do falecimento ao sepultamento exclusive: 1 cumprimento, 1 reverência, 1 palma sem som, 1 reverência, e 1 cumprimento, voltado ao corpo presente, e do lado esquerdo do falecido, no caso deste ser o mais distante da porta de entrada do velório.

b) Nas cerimônias de sepultamento, retorno ao lar e até 50 dias: 1 cumprimento, 1 reverência, 2 palmas sem som, 1 reverência e 1 cumprimento, voltados ao túmulo, no cemitério, e ao Assentamento do Espírito de Pessoa Recém-Falecida, no lar.

c) A partir do 50º. dia, após a Transferência do Espírito para o Altar dos Ancestrais, e Antepassados: 1 cumprimento, 1 reverência, 2 palmas com som, 1 reverência e 1 cumprimento. O espírito passa a ser considerado antepassado e tem sua posição determinada no Mundo Espiritual.

OBSERVAÇÕES:

1. Até o 50º. dia, as palmas devem ser sem som, em respeito ao período de luto, expressando o nosso sentimento de condolências.

2. Cumprimento: Leve gesto de cabeça.

É imprescindível a unidade religiosa manter disponível o Ihai de reserva e o referido papel, bem como Formulários de Shinrei-Saishi, e envelopes brancos para envolver o Mitamashiro, por ocasião dos transportes, do velório ao cemitério, e depois para a casa onde permanecerá por cinqüenta dias.

FUNERAL DE PESSOA QUE TEM IMAGEM DO LAR E MITAMAYA

Antes de mais nada, torna-se extremamente importante que o aviso do falecimento da pessoa, chegue de imediato e em caráter de urgência, ao responsável do Johrei Center.

A primeira providência que este precisa tomar é, se houver tempo hábil, ir ou pedir para que um assessor o faça, evidentemente dentro do possível, ao local onde está o corpo da pessoa, e entoar a Oração Amatsu-Norito, com Kakuriyo No Ookami no final, começando e encerrando com um cumprimento, uma reverência e uma palma sem som.

Depois disso, ir direto à unidade e, se a pessoa fôr membro, colocar no Altar o seu cadastro, e fazer Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus que aquela pessoa faleceu.

Em seguida, retira-se o cadastro do Altar, e só então prepara-se o Mitamashiro. O cadastro deverá ficar arquivado em pasta correspondente. Se não fôr membro, este procedimento é feito sem o cadastro.

Mitamashiro é composto de um papel dobrado, conforme figura abaixo, e colocado no Ihai, um pequeno pedestal de madeira.

Page 6: Liturgia - Culto de Funeral

FIGURA 1:Fase 1: Confecção do papel

FIGURA 2: Colocação no Ihai, e explicação

Page 7: Liturgia - Culto de Funeral

Uma vez confeccionado o MItamashiro, coloca-se-o em um sambo tampado ao longo de suas laterais com papel sulfite branco.

Toda esta preparação deve ser feita com o apoio de um oficiante. Feito isso, o oficiante purifica todo o material, inclusive o Mitamashiro, e segue junto com

o responsável do Johrei Center para o local onde o corpo começará a ser velado, levando Mitamashiro, uma mesinha, toalha branca para colocar sobre ela, e um pano ou envelope branco, para envolver o Mitamashiro, que deverá ser próprio para isso.

São quatro as cerimônias a serem realizadas:

1. Assentamento do espírito da pessoa recém-falecida no Mitamashiro (logo no início do velório)

2. Despedida. (uma hora antes do início do féretro)3. Sepultamento. (no cemitério, depois que fecha o túmulo) 4. Retorno ao Lar. (no lar da pessoa)

A estrutura necessária para estas cerimônias é a seguinte:

Uma pessoa para fazer a locução.Duas pessoas para dedicarem como oficiantes.Uma moça para segurar a bandeja com as flores durante a Cerimônia de

Despedida.Moças do servir para a dedicação com água e café, dentro do possível.

Ao chegar no local para realizar a Cerimônia de Assentamento, a primeira providência a ser tomada, é verificar se a urna funerária está corretamente colocada, ou seja com a cabeceira o mais distante possível da porta de entrada.

O posicionamento para a cerimônia, é de acordo com o que se segue:

FIGURA 3:

Page 8: Liturgia - Culto de Funeral

CERIMÔNIA DE ASSENTAMENTO DO ESPÍRITO

A Cerimônia de Assentamento do Espírito é a cerimônia em que o espírito é assentado no Mitamashiro .

RECOMENDAÇÕES:

a. Ohikari: O falecido deverá ser enterrado com o Ohikari no pescoço. Em caso de cremação, o Ohikari fica no corpo da pessoa. Caso isso não aconteça, a família deverá devolvê-lo à Igreja.

b. Shinrei-Saishi: Orientar a família a solicitar o Assentamento e Sagração de Espírito de Pessoa Recém-Falecida, imediatamente após o falecimento. Na impossibilidade de ser logo feito, poder-se-á solicitar o assentamento, até dez dias após o falecimento.

c. Os objetos pessoais do falecido devem ser tratados com respeito, especialmente até que se completem 50 dias do falecimento.

d. Esta cerimônia deve ser realizada ao lado da urna funerária, isto é, o oficiante deve posicionar-se ao lado da mesma. Vide figura 5.

a. O Mitamashiro deverá ser colocado na cabeceira da urna funerária, na borda da mesma, centralizado. Vide figura 4.

Após a Cerimônia de Assentamento do Espírito com o Mitamashiro colocado na borda da urna funerária, transfere-se-o imediatamente para a mesa ao lado. O Mitamashiro deverá ser colocado no sambo. Manter até o término do funeral. Vide figura 5. Ela deverá ficar sempre posicionada o mais distante possível da porta de entrada . No caso da urna ficar de frente para a referida forma, ela fica do lado esquerdo da mesma.

O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

Nesta cerimônia, na Oração da Contagem dos Números Sagrados, os oficiantes fazem o keihitsu, som que representa a aproximação e conseqüente assentamento do espírito. Isso já deverá ter sido previamente ensaiado e treinado com o chefe do cerimonial, e com os oficiantes. O responsável da liturgia, deverá dirigir esses ensaios, que deverão acontecer constantemente nas unidades.

Page 9: Liturgia - Culto de Funeral

FIGURA 4:

FIGURA 5:

Page 10: Liturgia - Culto de Funeral

PROGRAMAÇÃO DA CERIMÔNIA DE ASSENTAMENTO

Locutor: Inicia-se neste momento a Cerimônia de Assentamento do Espírito de __________________________________________

Locutor: Oração de Assentamento. (O ministro faz 1 cumprimento, 1 reverência, 1 palma sem som. Ao término da Oração faz 1 cumprimento, e 1 palma sem som.)

Locutor: Oração da Contagem dos Números Sagrados. (O ministro faz 1 cumprimento, 1 reverência, 1 palma sem som. Os oficiantes terão de fazer o Keihitsu (som de Encaminhamento do Espírito). Ao término da Oração faz 1 cumprimento, e 1 palma sem som.)

Locutor: Oração Amatsu Norito. (O ministro faz tanto no início como no final, 1 cumprimento, 1 reverência, 1 palma sem som. No final, 1 palma sem som e 1 cumprimento)

Locutor:Salmo 104

Locutor: Encerramos assim, a Cerimônia do Assentamento do Espírito de _________________________________

A todos os nossos mais sinceros agradecimentos.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser anunciada como tal.

Page 11: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DE ASSENTAMENTO

Espírito de___________________________________Ao partires para o Mundo Espiritual,Desejamos que recebas de DeusA mesma proteçãoQue te era concedida neste mundo.

Tu, que fostes criado por DeusNo Mundo Espiritual,Empenha-te, sem inquietações ou apego,Dando continuidade à tua missão.

Para tanto, realizaremos, neste momento,A cerimônia de Assentamento do teu espírito,E, durante 50 dias receberás o amor eAs sinceras orações de teus familiares.

Assim respeitosamente, pedimos que,Com a Oração da Contagem dos Números Sagrados a ser entoada, Tomes assento neste Mitamashiro. Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, ela deverá ser citada como tal.

ORAÇÃO DE CONTAGEM DOS NÚMEROS SAGRADOS

HITO, FUTA, MI, YO, ITSU, MUYU, NANA, YA, KOKONO, TARI, YA..........

HITO, FUTA, MI, YO, ITSU, MUYU, NANA, YA, KOKONO, TARI, YA..........

HITO, FUTA, MI, YO, ITSU, MUYU, NANA, YA, KOKONO, TARI, MOMOTI YOROZU ..........

Page 12: Liturgia - Culto de Funeral

Espírito de ____________________________________

Que partistes para o Mundo Espiritual aos _____ dias do

Mês de ________________ do ano de__________, vem e assenta-te

Neste Mitamashiro.

OBSERVAÇÕES:

1. Durante a leitura, os oficiantes fazem o Keihitsu (som de Encaminhamento do Espírito).

2. No caso da pessoa falecida ser ministro, ela deverá ser citada como tal.

SALMO 104KYUREI KA

OSHIMARETSUKONO YO SARINISHI NARE NARIKIHAYA TENGOKU NO MON NI IRURAN

OSIMITE MONAO AMARI ARU NARE NARE DOKAMI NO SADAME WA SENSUBE MO NASHI

YOSHIYA YOSHIUTSUSHIYO SARITE KAKURYO NIYUKU TOTE KAMI NO MAMORI WA KAWARAJI

Salmo 104SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Tua partida deste mundo é realmente lamentável, mas desejamos que alcances, o quanto antes, o portal do céu.

Por mais que lamentemos tua partida, ainda será insuficiente. Mas o que fazer ? è o destino traçado por Deus.....

Embora tenhas partido para o mundo espiritual, continuarás recebendo de Deus a mesma proteção que Ele te concedia no Mundo Material

OBS.:

Page 13: Liturgia - Culto de Funeral

1. Cada frase será iniciada pelo chefe do cerimonial, e depois todos acompanharão.2. Ao terminar esta cerimônia, o ministro retira o Mitamashiro da cabeceira da urna,

e o coloca na mesinha em cima do sambô. 3. Ao término desta cerimônia, o coordenador da liturgia procura a família, e confirma

o horário do funeral. Conseqüentemente confirma também o horário e local da Cerimônia de Despedida.

CERIMÔNIA DE DESPEDIDA

A segunda cerimônia, trata-se da Cerimônia de Despedida, para a qual precisaremos de dois oficiantes, um locutor, e pelo menos um oferendista, para a preparação do shide, papel que envolve as flores que serão oferecidas como ofertório de gratidão, à pessoa recém falecida, e uma moça para segurar as flores na hora do ofertório, e moças do servir para dedicar com água e café.

O responsável da liturgia do Johrei Center, bem como o chefe do cerimonial, locutor, oficiantes, oferendistas e a moça que segurará as flores, bem como as do servir, deverão chegar no local com pelo menos duas horas de antecedência da cerimônia, ou seja três antes do féretro, para checar a programação e orações, anotar os nomes completos de todas as pessoas que farão a oferta de flores, para incluí-los na programação, organizar por ordem hierárquica, o posicionamento delas durante a cerimônia, preparar o shide, ensaio, etc. Tudo isso, para que a preparação seja feita sem atropelos, e a cerimônia corra tranqüila.

OBSERVAÇÕES:

1. Colocar o shide para todas as flores do ofertório.2. Fazer o tamanho do shide de acordo com o comprimento do caule da flor. Este deverá

ser de um cumprimento aproximado de 20cm.3. Após a Cerimônia de Despedida, cobrir o Mitamashiro, mais particularmente na hora do

fechamento da urna, e levá-lo desta forma até o local do sepultamento. O ideal é que ele seja levado pelo familiar mais próximo da pessoa falecida. Se isso não for possível, em função do seu estado emocional, um oficiante poderá fazê-lo.

4. Muitas unidades tem o costume de oferecer flores cortadas em tamanho pequeno para que cada participante se despeça do falecido. Isso não faz parte da liturgia messiânica. No entanto pode ser feito após o término da Cerimônia de Despedida. No caso de isso acontecer, todas as flores poderão ser crisântemo, e não necessitarão ter shide.

5. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

6. No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

7. Na hora de cada pessoa fazer o ofertório, ela deverá fazer uma reverência, colocar a flor, dirigir-se ao Mitamashiro e fazer um cumprimento, uma reverência e uma palma sem som. Para isso cada uma delas deverá ter recebido treinamento antes da cerimônia pelo responsável da liturgia.

8. Todo o cerimonial é voltado para o Mitamashiro.

Page 14: Liturgia - Culto de Funeral

PROGRAMAÇÃO:

LOCUTOR: Inicia-se neste momento a Cerimônia de Funeral de ____________________________________________________________

Agradecemos sinceramente a presença de todos os senhores que vieram prestar homenagem à sua memória.

LOCUTOR: Rememorando sua trajetória nesta existência faremos agora, a Oração de Despedida, rogando à Deus proteção à sua Alma, no Mundo Espiritual.

(O chefe do cerimonial faz 1 cumprimento, 1 reverência e 1 palma sem som. No final. 1 palma sem som e 1 cumprimento)

LOCUTOR: Convidamos o sr(a) _______________________________________ Para dirigir as palavras de condolências. (opcional)

LOCUTOR: Leitura de Telegramas (no caso de haver ).

LOCUTOR: Vamos nos despedir de _________________________ oferecendo-lhe flores, desejando que encontre paz no Mundo Espiritual.

Chefe do Cerimonial ______________________________________________ Familiares (Esposo(a), pais, irmãos a partir dos mais velhos, independente de

sexo, obedecendo sempre a ordem hierárquica, etc....) Anuncia-se pessoa por pessoa. Representante dos amigos, sr(a)

______________________________________________ Representante dos participantes sr(a)

_______________________________________________

Solicitamos a todos que acompanhem na reverência. (1 cumprimento, 1 reverência e 1 palma sem som)

LOCUTOR: Oração Amatsu-Norito e Oração do Senhor(O Ministro faz 1 cumprimento, 1 reverência e 1 palma sem som. Voltado para o corpo, ele entoa Kakuriyo No Ookami por duas vezes, e no término faz palma sem som e 1 cumprimento).

LOCUTOR: Salmo 104 (No início e no término, o chefe do cerimonial faz apenas um cumprimento)

LOCUTOR: Encerramos assim, o Oficio do Funeral de ______________________________________________

Os nossos mais sinceros agradecimentos a todos os presentes.

Page 15: Liturgia - Culto de Funeral

OBS.:

1. No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.2. Com relação ao oferta de flores, a ordem correta é:

ORDEM DOS OFERTÓRIOS:

1) Chefe do Cerimonial 2) Familiares na ordem hierárquica3) No caso de estarem presentes autoridades representando a sede central,

uma delas representando, fará a oferta. Caso contrário passa-se para o item seguinte.

4) No caso do supervisor da área estar presente, êle fará a oferta. Caso contrário poderá designar alguém que o represente.

5) Representante dos parentes e amigos.6) Representante dos participantes.

ORAÇÃO DE DESPEDIDA

Espírito de ______________________________________Após cumprires tua missão na Terra,Transferindo-te para o Mundo Espiritual,Rogamos que recebas de Deus

As bênçãos e a proteção a ti concedidas no Mundo Material

Estamos orando, neste momento, para que,Em conjugação de forças com teus familiares, Possas prosseguir tuaCaminhada, no Reino Espiritual,Sem inquietações e apego,Tornando-te um instrumento útil à Obra Divina,Na Construção do Paraíso Terrestre

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

Page 16: Liturgia - Culto de Funeral

SALMO 104KYUREI KA

OSHIMARETSUKONO YO SARINISHI NARE NARIKIHAYA TENGOKU NO MON NI IRU RANOSIMITE MONAO AMARI ARU NARE NARE DOKAMI NO SADAME WA SENSUBE MO NASHI

YOSHIYA YOSHIUTSUSHIYO SARITE KAKURYO NIYUKU TOTE KAMI NO MAMORI WA KAWARAJI

SALMO 104SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Tua partida deste mundo é realmente lamentável, mas desejamos que alcances, o quanto antes, o portal do céu.

Por mais que lamentemos tua partida, ainda será insuficiente. Mas o que fazer ? è o destino traçado por Deus.....

Embora tenhas partido para o mundo espiritual, continuarás recebendo de Deus a mesma proteção que Ele te concedia no Mundo Material

OBS.: Será entoado primeiramente pelo ministro, e depois repetido pelos participantes. Favor distribuir para todos.

CERIMÔNIA DE SEPULTAMENTO

A terceira cerimônia a ser realizada é a de sepultamento. Neste momento deve ser observado o seguinte:

1. No caso do sepultamento ser realizado no mesmo cemitério onde está sendo velado o corpo, o chefe do cerimonial deve posicionar-se logo atrás do caixão, para que na chegada ao túmulo, ele não precise passar no meio das pessoas.

2. A segunda situação é a de haver cortejo automobilístico. Neste caso, o carro onde vai o chefe do cerimonial deve seguir logo atrás do carro fúnebre, para não ter dificuldades na chegada desse no cemitério.

3. A cerimônia é realizada após o fechamento do túmulo, momento em que se coloca segundo a nossa cultura, flores, velas e água potável.

4. No caso de cremação, esta cerimônia é realizada no próprio local e depois que a cremação tenha acontecido.

5. Logo após esta cerimônia, o chefe do cerimonial segue para casa da família que tem o Altar e Mitamaya, para a realização do Culto de Retorno ao Lar.

6. No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

Page 17: Liturgia - Culto de Funeral

7. Como na grande maioria dos casos, o cemitério é a céu aberto, pode ocorrer a situação de chuva. Se for torrencial, deve-se ter o bom senso, e aguardar em local seguro e coberto, primeiro para não molhar o Mitamashiro, e segundo como proteção para as pessoas presentes. Se fôr fina, faz-se a cerimônia, protegido por capas e guarda-chuvas, que deverão fazer parte do kit, envolvendo o Mitamashiro com plástico que igualmente deverá fazer parte do kit.

PROGRAMAÇÃO

Locutor: Inicia-se neste momento a cerimônia de sepultamento de __________________________

Locutor: Oração Amatsu-Norito e Oração do Senhor (No final, favor entoar Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes.

Tanto no início como no fim, fazer 1 cumprimento, 1 reverência e 1 palma sem som)

Locutor: Palavras de agradecimento (opcional)

Locutor: Encerramos assim a Cerimônia de Sepultamento de _________________________________________

Locutor: A todos os nossos mais sinceros agradecimentos.

OBS.:

1. Após a Cerimônia de sepultamento, o Mitamashiro deve ser levado ao lar, para a realização do Culto de Retorno ao Lar.

2. O chefe do cerimonial segue no mesmo carro do Mitamashiro.

3. No caso da pessoa falecida ser ministro deverá ser anunciada como tal.

Page 18: Liturgia - Culto de Funeral

CULTO DE RETORNO AO LAR A primeira providência a ser tomada pelo chefe do cerimonial, ao chegar a casa da

pessoa, é verificar o local onde será colocado o Mitamashiro. É preciso observar as seguintes situações.

Situação 1. O móvel do Altar é fixo na parede, e é possível colocar o Mitamashiro ao lado do Mitamaya.

FIGURA 6: Imagem

Mitamaya Foto de Meishu-Sama

Sambôc/Mitamashiro Hassoko

Base Móvel fixo

Page 19: Liturgia - Culto de Funeral

Situação 2: O mövel do Altar é fixo na parede e não tem espaço para colocar o Mitamashiro. Neste caso usa-se a mesinha do kit.

FIGURA 7:: Imagem

Mitamaya Foto de Meishu-Sama

Sambôc/Mitamashiro Hassoko

Móvel fixo

Situação 3: O móvel do Altar não é fixo. Neste caso empurra-se o móvel para o lado do Mitamaya, de modo que sobre espaço para a colocação do Mitamashiro, centralizando-se o hassoku na Imagem.

FIGURA 8:Antes:: Imagem

Mitamaya Foto de Meishu-Sama

Hassoko

Móvel

Page 20: Liturgia - Culto de Funeral

FIGURA 9:Depois:Imagem

Mitamaya Foto de Meishu-Sama

Sambô Hassokoc/MitamashiroBase Móvel

Para esta cerimônia, precisamos de um locutor, e um oficiante, sendo que as oferendas a serem colocadas no Altar, Mitamaya e Mitamashiro, já deverão estar previamente preparadas. Por este motivo, é importante que alguém da família, ou um oferendista da unidade, não vá ao funeral, para dar suporte a esta preparação.

O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

PROGRAMAÇÃO

Page 21: Liturgia - Culto de Funeral

Locutor: Iniciamos neste momento o Culto de Retorno ao Lar do Espírito de ___________________________________________

Locutor: Oferendas(Colocar somente o Seissen do Altar)

Locutor: Comunicação a Deus - Oração Amatsu-Norito (Diante do Altar, para comunicar a Deus o Retorno ao Lar. Faz-se 1 cumprimento, 2 reverências e três palmas com som.)

Locutor: Oferendas.( Colocar somente o Seissen do Mitamaya)

Locutor:Comunicação aos Antepassados(Entoa-se somente Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas com som.)

Locutor: Oferendas(Colocar os alimentos no Mitamashiro)

Locutor: Oração de Retorno ao Lar(O ministro faz 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som.)

Locutor: Oração Amatsu-Norito(Entoa-se Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som.)

Locutor: Encerramos assim o Culto de Retorno ao Lar. Nossos sinceros agradecimentos a todos, e um feliz retorno a seus lares.

OBS.: No caso da pessoa que faleceu ser ministro, deverá ser anunciada como tal.

ORAÇÃO DE RETORNO AO LAR

Espírito de __________________________________Assentado provisoriamente neste Mitamashiro,Elevamos esta Oração com profundo respeito.

Page 22: Liturgia - Culto de Funeral

Comunicamos o término do funeralE de todos os rituais litúrgicos realizados Com sentimento de Amor, respeito e Gratidão,Desejando que alcances paz no Mundo Espiritual.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

No final, é importante que o chefe do cerimonial converse com a família, no sentido não só de transmitir um conforto, mas principalmente para abordar um assunto que acreditamos ser de suma importância nesta ocasião. Quando uma pessoa falece, é de extrema relevância, a realização de Cultos como os que se sucedem de dez, vinte, trinta, quarenta, cinqüenta dias, etc..., no lar e no Solo Sagrado. Além disso, não deixarmos essa família em desarmonia, e sem o apoio religioso. Por último orientarmos que é fundamental para a elevação do espírito, que os familiares se esforcem para completar a missão da pessoa que partiu. Ou seja, não deixar nada pendente em termos de realizações que aquela pessoa tinha em projeto, ou que já estivesse realizando, e principalmente o acompanhamento à família. Isso para que a elevação espiritual daquela pessoa, não sofra nenhum tipo de obstáculos por apego, ou inquietações.

Ao terminar esta cerimônia, o chefe do cerimonial deverá retornar a unidade, e fazer diante do Altar, a Oração Amatsu-Norito para comunicar a Deus e Meishu-Sama, que o Culto de Retorno ao Lar foi realizado.

Como podem perceber, tudo deverá começar e terminar com a Oração feita diante do Altar da unidade.

CERIMÔNIA DE FUNERAL DE PESSOA QUE TEM IMAGEM DO LAR, MITAMAYA E BUTSUDAN

Page 23: Liturgia - Culto de Funeral

Neste caso, as cerimônias de assentamento, despedida e sepultamento são exatamente iguais as que foram detalhadas acima, tornando-se dispensável citá-las aqui. Ao realizarmos o Culto de Retorno ao Lar, é preciso verificar se a pessoa que faleceu, é da linhagem que está assentada no Mitamaya, ou no Butsudan. Porque o Mitamashiro deverá ficar do lado de onde o espírito será assentado após cinqüenta dias. No caso de ficar ao lado do Mitamaya, segue o procedimento que foi explicado acima. Do contrário, coloca-se o Mitamashiro ao lado do Butsudan, de acordo com a figura abaixo, observando-se a programação que se segue, e orienta-se a pessoa a já providenciar o Ihai budista, para o Culto de Cinqüenta Dias.

Em nenhum dos casos se coloca alimentos no Mitamaya ou Butsudan, porque esta cerimônia está voltada para o espírito que está retornando ao lar. Portanto coloca=se alimentos somente diante do Mitamashiro. As oferendas, dependendo do local, entram em cerimônia ou previamente. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

FIGURA 10:Situação 1: Pode ser colocado na mesma mesa do Butsudan. Imagem

Mitamaya Foto de Meishu-SamaButsudan

Hassoko móvel

Sambo c/ Mitamashiro

FIGURA 11:

Situação 2:Não tem espaço para colocar na mesma mesa do Butsudan. Neste caso usa-se a mesa do kit.

Imagem Foto de Meishu-Sama Mitamaya

Sambô c/ Butsudan Mitamashiro Hassoko

Móvel móvel

Page 24: Liturgia - Culto de Funeral

Mesa do kit

PROGRAMAÇÃO (caso seja colocado do lado do Mitamaya)

Locutor: Iniciamos neste momento o Culto de Retorno ao Lar do espírito de ____________________________________________

Locutor: Oferendas(Colocar somente o Seissen do Altar)

Locutor: Comunicação a Deus - Oração Amatsu-Norito (Diante do Altar, para comunicar a Deus o Retorno ao Lar. Faz-se 1 cumprimento, 2 reverências e três palmas com som. Ao final, 3 palmas com som e um cumprimento)

Locutor: Oferendas.( Colocar somente o Seissen do Mitamaya)

Locutor: Comunicação aos Antepassados diante do Mitamaya(Entoa-se somente Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas com som. Ao final, 2 palmas sem som e 1 cumprimento)

Locutor: Oferendas(Colocar os alimentos no Mitamashiro)

Locutor: Oração de Retorno ao Lar(O ministro faz 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som. Ao final, 2 palmas sem som e 1 cumprimento)

Locutor: Oração Amatsu-Norito(Entoa-se Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1

cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som. Ao final, 2 palmas sem som e 1 cumprimento)

Locutor: Encerramos assim o Culto de Retorno ao Lar do espírito de ___________________________________________________________

Nossos sinceros agradecimentos a todos os presentes.

Page 25: Liturgia - Culto de Funeral

OBS.: Caso a pessoa falecida seja ministro, deverá ser anunciada como tal.

ORAÇÃO DE RETORNO AO LAR

Espírito de ___________________________________Assentado provisoriamente neste Mitamashiro,Elevamos esta Oração com profundo respeito.

Comunicamos o término do funeralE de todos os rituais litúrgicos realizados Com sentimento de Amor, respeito e Gratidão,Desejando que alcances paz no Mundo Espiritual.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

PROGRAMAÇÃO (caso seja colocado do lado do Butsudan)

Locutor: Iniciamos neste momento o Culto de Retorno ao Lar do espírito de _______________________________________

Locutor: Oferendas(Colocar somente o Seissen do Altar)

Page 26: Liturgia - Culto de Funeral

Locutor: Comunicação a Deus - Oração Amatsu-Norito (Diante do Altar, para comunicar a Deus o Retorno ao Lar. Faz-se 1 cumprimento, 2 reverências e três palmas com som. Ao final, 3 palmas com som e 1 cumprimento)

Locutor: Oferendas (seissen no Mitamaya)

Locutor: Oração de Comunicação (Entoa-se somente Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas com som. Ao final, 2 palmas com som e 1 cumprimento)

Locutor: Comunicação aos Antepassados diante do Butsudan(Entoa-se somente Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas com som. Ao final, 2 palmas com som e 1 cumprimento)

Locutor: Oferendas(Colocar os alimentos no Mitamashiro)

Locutor: Oração de Retorno ao Lar(O ministro faz 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som. Ao final, 2 palmas sem som e 1 cumprimento)

Locutor: Oração Amatsu-Norito(Entoa-se Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som.Ao final, 2 palmas sem som e 1 cumprimento)

Locutor: Encerramos assim o Culto de Retorno ao Lar do espírito de _____________________________________________Os nossos sinceros agradecimentos a todos os presentes.

OBS.: Caso a pessoa falecida seja ministro, deverá ser anunciada como tal.

ORAÇÃO DE RETORNO AO LAR

Espírito de ___________________________________Assentado provisoriamente neste Mitamashiro,Elevamos esta Oração com profundo respeito.

Comunicamos o término do funeralE de todos os rituais litúrgicos realizados Com sentimento de Amor, respeito e Gratidão,Desejando que alcances paz no Mundo Espiritual.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

Page 27: Liturgia - Culto de Funeral

CERIMÔNIA DE FUNERAL DE PESSOA QUE TEM IMAGEM DO LAR, E BUTSUDAN

Este procedimento é exatamente igual ao do caso em que a pessoa possui Imagem do Lar e Mitamaya. Muda apenas num único detalhe, diante do Butsudan, não se coloca nenhuma oferenda, seguindo a programação acima citada e respectiva para o caso de Butsudan.

CERIMÔNIA DE FUNERAL DE PESSOA QUE SÓ TEM BUTSUDAN

Neste caso podem ocorrer as situações que se seguem:

FIGURA 12: Figura 13 SITUAÇÃO 1: Não cabe na mesma mesa SITUAÇÃO 2: Cabe na Mesma mesa Butsu

dan Sambô c/ Butsudan Sambô c/Mitamashiro Mitamashiro

Mesa do kit

Page 28: Liturgia - Culto de Funeral

PROGRAMAÇÃO

Locutor: Iniciamos neste momento o Culto de Retorno ao Lar do espírito de ____________________________________________

Locutor: Comunicação aos Antepassados diante do Butsudan(Entoa-se somente Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas com som. Ao final, 2 palmas com som e 1 cumprimento)

Locutor: Oferendas(Colocar os alimentos no Mitamashiro)

Locutor: Oração do Culto de Retorno ao Lar(O ministro faz 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som.Ao final, 2 palmas sem som e 1 cumprimento)

Locutor: Oração Amatsu-Norito(Entoa-se Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes. Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som.)

Locutor: Encerramos assim o Culto de Retorno ao Lar.Os nossos sinceros agradecimentos a todos os presentes

Page 29: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DE RETORNO AO LAR

Espírito de ___________________________________Assentado provisoriamente neste Mitamashiro,Elevamos esta Oração com profundo respeito.

Comunicamos o término do funeralE de todos os rituais litúrgicos realizados Com sentimento de Amor, respeito e Gratidão,Desejando que alcances paz no Mundo Espiritual.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

.Observações: Da mesma forma o chefe do cerimonial, ao encerrar esta cerimônia, deve

conversar com a família, sobre a importância de cultuar, harmonizar a família e completar a missão daquela pessoa que faleceu. Neste tipo de cerimônia, não há a comunicação feita diante do Altar do Lar, porque a família não o tem. Diante do Butsudan, não se coloca nenhum tipo de oferenda. Terminado o Culto do Retorno ao Lar, o chefe do cerimonial

Page 30: Liturgia - Culto de Funeral

deverá retornar a unidade, e fazer a Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus que a referida cerimônia terminou e transcorreu sem maiores problemas. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las. No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

Dependendo da casa da pessoa, é possível colocar as oferendas em cerimônia. No entanto se o local onde elas forem preparadas ficar muito distante do Altar, pode-se já entrar com elas colocadas. Quem observa e define isso, é sempre o chefe do cerimonial.

CERIMÔNIA DE FUNERAL DE PESSOA QUE NÃO TEM NADA

Aqui podem ocorrer várias situações:

1. A pessoa que faleceu é membro e não tem o Altar do Lar, Ela tem alguém na família que o seja também, e vai assumir o Assentamento em seu Sorei-Saishi. Neste caso, o cerimonial é idêntico ao da pessoa que tem Altar do Lar e Mitamaya, sendo que não se faz o assentamento no Mitamashiro. E evidentemente também não se faz o Culto de Retorno ao Lar, por que não tem Altar.

2. Faz-se apenas a Cerimônia de Despedida e a de Sepultamento, conforme programação já citada anteriormente.

3. A seguir o sepultamento, o chefe do cerimonial retorna para a unidade, e faz a Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus e Meishu-Sama o término de todo o cerimonial.

4. A pessoa que faleceu é membro da Igreja, mas não conseguiu encaminhar ninguém da família, e também não tem amigos que sejam membros. Conseqüentemente ninguém irá assentá-lo em nenhum Sorei-Saishi. Neste caso também faz-se somente a Cerimônia de Despedida e a de Sepultamento, conforme programação já citada anteriormente.

5. A pessoa que faleceu não é membro da Igreja, mas tem alguém na família que o seja. Neste caso, o procedimento é o mesmo que da situação 01.

6. A pessoa que faleceu não é membro da Igreja, mas tem alguém entre os amigos que o seja. Neste caso, o procedimento também é o mesmo que da situação 01.

7. A pessoa que faleceu não é membro da Igreja, e não tem familiares nem amigos que o seja, mas a família solicita o cerimonial messiânico. Para estas situações procede-se da mesma maneira como na situação .

OBSERVAÇÕES GERAIS:

1. Seja qual fôr o tipo de cerimônia, é de suma importância que durante 50 dias, a família não mexa em absolutamente nada, do que pertencia a pessoa falecida.

2. No caso do chefe do cerimonial não ter tido a oportunidade de orientar a família sobre a importância de cultuar, harmonizar e completar a missão, deverá fazê-lo por ocasião do Culto de Dez Dias de Falecimento.

Page 31: Liturgia - Culto de Funeral

CULTO DE DEZ EM DEZ DIAS DE FALECIMENTO (10,20,30, 40 e 50 dias)(FAMÍLIA QUE TEM IMAGEM DO LAR E MITAMAYA)

Contando com o do próprio como sendo o 1º. dia, conta-se seguidamente até completar-se o 10o,20o, 30o, 40o, e 50o dia de falecimento.

A família que tem Mitamaya e/ou Butsudan, deverá realizar o Culto de cada dez dias de falecimento no lar e no Solo Sagrado nas datas específicas. No lar pela contagem acima mencionada, e no Solo Sagrado, nos dias 5, 15 e 25 de cada mês, observando sempre o tempo completado. Por exemplo: no dia 5, cultua-se os espíritos que completaram ___ dias de falecimento entre 26 do mês anterior, e 5, no dia 15 entre 6 e 15, e no dia 25 entre 16 e 25.

Não é necessário cultuar na unidade. A família que não tem Imagem do Lar, Mitamaya e/ou Butsudan, deverá cultuar na

unidade e no Solo Sagrado, observando as datas acima citadas. No lar, o responsável do Johrei Center deverá ser o chefe do cerimonial. E para esta

cerimônia, torna-se necessário um locutor e um oficiante. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

Antes de ir para a casa da família, o chefe do cerimonial deverá passar na unidade, e fazer Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus e Meishu-Sama, que a cerimônia será realizada. E no final para comunicar que foi realizada.

No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

PROGRAMAÇÃO

Locutor: Inicia-se neste momento a cerimônia de ___ dias de falecimento de ____________________________________

Locutor: Oferendas(No Altar coloca-se o seissen completo)

Locutor: Oração de Comunicação a Deus.(O ministro faz 1 cumprimento, 2 reverências e três palmas com som. Ao final 3 palmas com som e 1 cumprimento)

Locutor: Oração Amatsu-Norito (O ministro faz 1 cumprimento, 2 reverências e três palmas com som. Ao final 3 palmas com som e 1 cumprimento)

Locutor: Oferendas(No Mitamaya coloca-se somente o seissen completo).

Locutor: Comunicação aos Antepassados.(Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas com som. Entoa-se Kakuriyo No Ookami por duas vezes Ao final, 2 palmas com som e 1 cumpriemto)

Locutor: Oferendas(Diante do Mitamashiro, oferecer o que a pessoa mais gostava).

Page 32: Liturgia - Culto de Funeral

Locutor: Oração do Ofício Religioso(O ministro faz 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som. Ao final, 2 palmas sem som e 1 cumprimento)

Locutor: Oração Amatsu-Norito.(Faz-se 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas sem som. Ao final, 2 palmas sem som e 1 cumprimento)

Locutor: Salmo 105 (No início e no fim, fazer 1 cumprimento)

Locutor: Retirada das oferendas

Locutor: Encerramos assim, a cerimônia de ___ dias de falecimento do espírito de ___________________

A todos os nossos sinceros agradecimentos.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser anunciada como tal

ORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO A DEUS

Ó Deus, Senhor e Criador do Universo.Com a missão de a todos salvar,A Vós rogamos que intercedais pelo espírito de____________________________________________

Na cerimônia de ___ dias de falecimento.

Desejamos que este espírito encontre paz no Mundo EspiritualE possa se tornar habitante do Reino dos Céus.

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

Page 33: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DO OFÍCIO RELIGIOSO DE 10, 20, 30 E 40 DIAS

Espírito de ___________________________________

Recebe esta Oração, no Culto de ____ dias de falecimento.

Rogando a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual,Teus familiares, por intermédio das oferendasE da prática sincera das dedicações,Manifestam, desta maneira, seu amor e gratidão,Confiantes na tua elevação espiritual.

Tuas prováveis inquietações cessarão, À medida que houver desapegoE sincera entrega a Deus

Desejamos que recebas, em paz, A nossa consoladora OraçãoPela Elevação do teu espírito.

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

SALMO 105SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

KAKURIYO NOKAMI NI INORITE TENGOKU NOHITO TO NAREKASHI KOKORO NOKOZASU

UTSUSOMI NOYONITEWA KANAWANU MISUKUI NOWAZAMO KANAWANU TAMA NO MIKUNI WA

KAKURIYO NIIRISHI NAREWA MO MISUKUI NIHITA ISOSHIME YO TIKARA KAGUIRINI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Peço a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual e te tornes habitante do Reino dos Céus.

Desejo que alcances, no Mundo Espiritual, a salvação que não te foi possível neste mundo.

Page 34: Liturgia - Culto de Funeral

Tu, que entraste no Mundo Espiritual, empenha-te aí, também, na Obra de Salvação, com toda força e ardor

CULTO DE TRANSFERÊNCIA DO ESPÍRITO QUE ESTÁ COMPLETANDO 50 DIAS DE FALECIMENTO

Esta é uma cerimônia de extrema importância, pois trata-se da entrada do espírito

no contexto de antepassados da família. Para esta cerimônia, precisa-se de um locutor e dois oficiantes, que juntamente

com o chefe do cerimonial, e o responsável da liturgia do Johrei Center, deverão chegar a casa da família, pelo menos uma hora antes do Culto, para realizar sem atropelos, toda a a preparação. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

PROGRAMAÇÃO

Page 35: Liturgia - Culto de Funeral

Locutor: Inicia-se neste momento , o Culto de Transferência e Assentamento do Espírito de ____________________________________________

que está completando 50 dias de falecimento, ao assento dos Antepassados da família ___________________________________

Locutor: Oferendas (Colocar somente o seissen no Altar)

Locutor: Oração de Comunicação a Deus

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Comunicação aos Antepassados (Somente Kakuryo No Okami)

Locutor: Oferendas (alimentos no Mitamashiro)

Locutor: Oração do Culto do 50o. Dia de Falecimento

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Salmo 105

No final do Salmo, o chefe do cerimonial pega o Mitamashiro e o coloca em frente ao Mitamaya, no patamar em que se coloca o seissen que não vai estar nessa hora, de acordo com a figura 14, e com a frente voltada para o Mitamaya.

Locutor: Oração da Contagem dos Números Sagrados

Locutor: Oferendas (Seissen e alimentos)

Locutor: Oração do Culto de Transferência e Assentamento

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Retirada das oferendas (Primeiramente o seissen do Mitamaya, e depois o do Altar. Os alimentos deixar por dez minutos).

Locutor: Encerra-se assim o Culto de Transferência e Assentamento do Espírito de ____________________________________________

Para os Antepassados da família __________________________

A todos os nossos mais sinceros agradecimentos.

FIGURA 13:

Page 36: Liturgia - Culto de Funeral

OBSERVAÇÕES:

1. Na Oração da Contagem dos Números Sagrados, logo após a contagem, quando o chefe do cerimonial fala a expressão Espírito de, os oficiantes fazem o Keihitsu (som), aumentando quando ele fala a palavra Ancestrais, e terminando junto com ele.

2. Ao término desta Oração, o chefe do cerimonial pega o Mitamashiro, e o coloca deitado ao lado do Mitamaya.

3. Ao término da cerimônia, os oficiantes levam o Mitamashiro para a unidade, e o queimam, para que não fique nenhum referencial para que o espírito tome assentamento, visto que ele já o tem no Mitamaya.

4. Antes de ir para a casa da família, o chefe do cerimonial deverá passar na unidade, e fazer Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus e Meishu-Sama, que a cerimônia será realizada. E no final para comunicar que a cerimônia foi realizada.

5. Os cumprimentos, reverências e palmas, seguem o mesmoesquema de até agora, e portanto doravante não há mais a necessidade de se referenciá-los neste material.

6. No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser anunciada como tal.

Page 37: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Ó Deus, Senhor e Criador do Universo,Com a missão de a todos salvar,A vós rogamos pelo espírito de

Na Cerimônia do 50º Dia de Falecimento em que este espírito é transferidoPara seu assentamento entre os antepassados.Desejamos que ele encontre paz no Mundo Espiritual,E possa se tornar habitante do Reino dos Céus.

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

ORAÇÃO DO CULTO DO QUINQÜAGÉSIMO DIA DE FALECIMENTO

Espírito de ___________________________________

Recebe esta Oração no Culto do Quinqüagésimo Dia de Falecimento.

Page 38: Liturgia - Culto de Funeral

Rogando a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual,Teus familiares, por intermédio das oferendasE da prática sincera das dedicações,Manifestam, desta maneira, seu amor e gratidãoConfiantes na tua elevação espiritual.

Tuas prováveis inquietações cessarão,À medida que houver desapego e sincera entrega a Deus.

Desejamos que recebas, em paz,A nossa consoladora OraçãoPela elevação do teu espírito.

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

SALMO 105SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

KAKURIYO NOKAMI NI INORITE TENGOKU NOHITO TO NAREKASHI KOKORO NOKOZASU

UTSUSOMI NOYONITEWA KANAWANU MISUKUI NOWAZAMO KANAWANU TAMA NO MIKUNI WA

KAKURIYO NIIRISHI NAREWA MO MISUKUI NIHITA ISOSHIME YO TIKARA KAGUIRINI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Peço a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual e te tornes habitante do Reino dos Céus.

Desejo que alcances, no Mundo Espiritual, a salvação que não te foi possível neste mundo.

Tu, que entraste no Mundo Espiritual, empenha-te aí, também, na Obra de Salvação, com toda força e ardor

ORAÇÃO DE CONTAGEM DOS NÚMEROS SAGRADOS

Page 39: Liturgia - Culto de Funeral

HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, MOMO, TI, YOROZU...

Espírito de____________________________________Que estás assentado neste Mitamashiro,Pedimos que tomes assento neste Mitamaya ,Onde os Ancestrais e Antepassados da família __________________________

Estão assentados.

Obs.: 01. Durante a leitura os oficiantes fazem o Keihitsu. 02. No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

ORAÇÃO DO CULTO DE TRANSFERÊNCIA E ASSENTAMENTO

Na presença do Espírito de __________________________Diante da Casa dos Antepassados desta família,Com profundo respeito elevamos esta Oração.

Oferecendo-te Alimento,Com gratidão e sinceridade,Oficiamos este Culto,Solicitando que o aceites em paz e alegria.

Elevemos a nossa Oração para que, De hoje em diante,Como mais um dos Espíritos Guardiães desta família,Juntamente com os ancestrais e antepassados,Num só intento,E em união de forças,Protejas e abençoes os teus descendentes,A fim de que prosperem cada vez mais,Por toda a eternidade.

Às Almas dos Ancestrais e Antepassados

Page 40: Liturgia - Culto de Funeral

De todas as gerações,Elevamos esta Oração,Com respeito e Veneração,Para que haja consentimentoPara o Culto neste momento oficiado,E sobre êle dispensem ampla atenção,Recebendo também, estas oferendas.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

CULTO DE DEZ EM DEZ DIAS DE FALECIMENTO (10,20,30, 40 e 50 dias)(FAMÍLIA QUE TEM IMAGEM DO LAR, MITAMAYA, E BUTSUDAN)

Contando com próprio dia de falecimento como sendo 1 dia, conta-se seguidamente até completar-se o 10o,20o, 30o, 40o, e 50o dia de falecimento.

A família que tem Imagem do Lar, Mitamaya e Butsudan, deverá realizar o Culto de cada dez dias de falecimento no lar e no Solo Sagrado nas datas específicas. No lar pela contagem acima mencionada, e no Solo Sagrado, nos dias 5, 15 e 25 de cada mês, observando sempre o tempo completado. Por exemplo: no dia 5, cultua-se os que completaram ___ dias de falecimento entre 26 do mês anterior, e 5, no dia 15 entre 6 e 15, e no dia 25 entre 16 e 25.

Não é necessário cultuar na unidade. No Lar, o responsável do Johrei Center deverá ser o chefe do cerimonial. E para esta

cerimônia, torna-se necessário um locutor e um oficiante. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

Antes de ir para a casa da família, o chefe do cerimonial deverá passar na unidade, e fazer a Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus e Meishu-Sama, que a cerimônia será realizada. E no final para comunicar que foi realizada.

No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

PROGRAMAÇÃO

Locutor: Inicia-se neste momento a cerimônia de ___ dias de falecimento de ____________________________

Locutor: Oração de Comunicação a Deus

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Oração de Comunicação aos Antepassados. (No caso do Mitamashiro estar ao lado do Mitamaya, faz-se Kakuriyo No

Ookami, não havendo a necessidade de fazer o mesmo diante do Butsudan.

Page 41: Liturgia - Culto de Funeral

No caso de estar ao lado do Butsudan, faz-se Kakuriyo No Ookami diante do Mitamaya, e também diante do Butsudan. Pois êle será assentado no seio dessa linhagem.)

Locutor: Oferendas(Diante do Mitamashiro, oferecer o que a pessoa mais gostava).

Locutor: Oração do Ofício Religioso

Locutor: Oração Amatsu-Norito.

Locutor: Salmo 105

Locutor: Retirada das oferendas (Começar retirando as Deus, e depois as do Mitamaya. Os alimento deixar

por mais tempo)

Locutor: Encerramos assim, a cerimônia de ___ dias de falecimento do espírito de _____________________

A todos os nossos sinceros agradecimentos.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser anunciada como tal.

ORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO A DEUS

Ó Deus, Senhor e Criador do Universo.Com a missão de a todos salvar,A Vós rogamos que intercedais pelo espírito de

Na cerimônia de ___ dias de falecimento.

Desejamos que este espírito encontre paz no Mundo EspiritualE possa se tornar habitante do Reino dos Céus.

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

Page 42: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DO OFÍCIO RELIGIOSO DE 10, 20, 30 E 40 DIAS

Espírito de ___________________________________Recebe esta Oração, no Culto de ____ dias de falecimento.

Rogando a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual,Teus familiares, por intermédio das oferendasE da prática sincera das dedicações,Manifestam, desta maneira, seu amor e gratidão,Confiantes na tua elevação espiritual.

Tuas prováveis inquietações cessarão, À medida que houver desapegoE sincera entrega a Deus

Desejamos que recebas, em paz, A nossa consoladora OraçãoPela Elevação do teu espírito.

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal

SALMO 105

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

KAKURIYO NOKAMI NI INORITE TENGOKU NOHITO TO NAREKASHI KOKORO NOKOZASU

UTSUSOMI NOYONITEWA KANAWANU MISUKUI NOWAZAMO KANAWANU TAMA NO MIKUNI WA

Page 43: Liturgia - Culto de Funeral

KAKURIYO NIIRISHI NAREWA MO MISUKUI NIHITA ISOSHIME YO TIKARA KAGUIRINI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Peço a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual e te tornes habitante do Reino dos Céus.

Desejo que alcances, no Mundo Espiritual, a salvação que não te foi possível neste mundo.

Tu, que entraste no Mundo Espiritual, empenha-te aí, também, na Obra de Salvação, com toda força e ardor

CULTO DE TRANSFERÊNCIA DO ESPÍRITO QUE ESTÁ COMPLETANDO 50 DIAS DE FALECIMENTO (FAMÍLIA QUE TEM IMAGEM DO LAR, MITAMAYA E BUTSUDAN)

Esta é uma cerimônia de extrema importância, pois trata-se da entrada do espírito no contexto de antepassados da família.

Para esta cerimônia, precisa-se de um locutor e dois oficiantes, que juntamente com o chefe do cerimonial, e o responsável da liturgia do Johrei Center, deverão chegar a casa da família, pelo menos duas hora antes do Culto, para realizar sem atropelos, toda a preparação. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas e dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

No caso do Mitamashiro estar ao lado do Mitamaya, depois do Culto do Quinqüagésimo Dia, o chefe do cerimonial, o coloca em frente ao Mitamaya, com a sua frente voltada para o mesmo. Aí, entoa-se a Oração da Contagem dos Números Sagrados. Vide figura 13. Caso esteja do lado do Butsudan, o espírito será assentado no Ihai preto, já solicitado à família, quando do falecimento daquela pessoa, de acordo com a tradição budista. Coloca-se um Ihai de frente para o outro, sendo que o Mitamashiro fica de frente para o Butsudan, e para o Ihai budista ao mesmo tempo, conforme a figura 14 .

FIGURA 14:

PROGRAMAÇÃO

Page 44: Liturgia - Culto de Funeral

Locutor: Inicia-se neste momento , o Culto de Transferência e Assentamento do Espírito de _______________________________que está completando 50 dias de falecimento, ao assento dos Antepassados da família ___________________________________

Locutor: Oferendas(Colocar somente o seissen no Altar)

Locutor: Oração de Comunicação a Deus

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Comunicação aos Antepassados. (No caso do Mitamashiro estar ao lado do Mitamaya, faz-se Kakuriyo No Ookami, diante do mesmo, não havendo a necessidade de se repetir diante do Butsudan. No caso de estar ao lado do Butsudan, faz-se diante do Mitamaya e também diante do Butsudan. Isto porque, os antepassados principais estão assentados no Mitamaya, e é com a permissão deles que os outros estão assentados no Butsudan.)

Locutor: Oferendas (Alimentos no Mitamashiro)

Locutor: Oração do Culto do 50o. Dia de Falecimento

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Salmo 105

No final do Salmo, o chefe do cerimonial pega o Mitamashiro e o coloca em frente ao Mitamaya (se o Mitamashiro estivar ao lado do Mitamaya) ou do Butsudan (se estiver ao lado do Butsudan). No caso de ser no Mitamaya, colocar no patamar em que se coloca o seissen que não vai estar nessa hora, de acordo com a figura que segue, e com a frente voltada para o Mitamaya. Se fôr ao lado do Butsudan, simplesmente colocá-lo em frente ao mesmo, e em cima de uma base envolta em papel branco.

FIGURA 15:

Page 45: Liturgia - Culto de Funeral

As Orações de Comunicação a Deus, e do Culto de 10 em 10 dias de Falecimento, de Contagem dos Números Sagrados, e de Transferência e Assentamento, e o Salmo 105, são os mesmos que os citados anteriormente.

Locutor: Oração da Contagem dos Números Sagrados

Locutor: Oferendas (Colocar seissen e alimentos se fôr Mitamaya. No caso de ser Butsudan, apenas alimentos).

Locutor: Oração do Culto de Transferência e Assentamento

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Retirada das Oferendas (Retirar inicialmente o seissen de Deus, se o Mitamashiro estiver ao lado do mesmo, e depois o do Mitamaya se o Mitamashiro estiver ao lado do mesmo. Os alimentos deixar por dez minutos).

Locutor: Encerra-se assim o Culto de Transferência e Assentamento do Espírito de ___________________________________________

Para os Antepassados da família __________________________ A todos os nossos mais sinceros agradecimentos.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser citada como tal.

Page 46: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO A DEUS

Ó Deus, Senhor e Criador do Universo.Com a missão de a todos salvar,A Vós rogamos que intercedais pelo espírito de

_____________________________________________

Na cerimônia de ___ dias de falecimento.

Desejamos que este espírito encontre paz no Mundo EspiritualE possa se tornar habitante do Reino dos Céus.

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal.

Page 47: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DO CULTO DO QUINQÜAGÉSIMO DIA DE FALECIMENTO

Espírito de ___________________________________Recebe esta Oração no Culto do Quinqüagésimo Dia de Falecimento.

Rogando a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual,Teus familiares, por intermédio das oferendasE da prática sincera das dedicações,Manifestam, desta maneira, seu amor e gratidãoConfiantes na tua elevação espiritual.

Tuas prováveis inquietações cessarão,À medida que houver desapego e sincera entrega a Deus.

Desejamos que recebas, em paz,A nossa consoladora OraçãoPela elevação do teu espírito.

Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser citada como tal.

SALMO 105SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

KAKURIYO NOKAMI NI INORITE TENGOKU NOHITO TO NAREKASHI KOKORO NOKOZASU

UTSUSOMI NOYONITEWA KANAWANU MISUKUI NOWAZAMO KANAWANU TAMA NO MIKUNI WA

KAKURIYO NIIRISHI NAREWA MO MISUKUI NIHITA ISOSHIME YO TIKARA KAGUIRINI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Page 48: Liturgia - Culto de Funeral

Peço a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual e te tornes habitante do Reino dos Céus.

Desejo que alcances, no Mundo Espiritual, a salvação que não te foi possível neste mundo.

Tu, que entraste no Mundo Espiritual, empenha-te aí, também, na Obra de Salvação, com toda força e ardor

ORAÇÃO DE CONTAGEM DOS NÚMEROS SAGRADOS

HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, MOMO, TI, YOROZU...

Espírito de___________________________________

Que estás assentado neste Mitamashiro,Pedimos que tomes assento neste Mitamaya ,Onde os Ancestrais e Antepassados da família __________________________

Estão assentados.

Obs.: 1. Durante a leitura os oficiantes fazem o Keihitsu 2. No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser citada como tal.

ORAÇÃO DO CULTO DE TRANSFERÊNCIA E ASSENTAMENTO

Na presença do Espírito de __________________________Diante da Casa dos Antepassados desta família,Com profundo respeito elevamos esta Oração.

Oferecendo-te Alimento,Com gratidão e sinceridade,Oficiamos este Culto,Solicitando que o aceites em paz e alegria.

Elevemos a nossa Oração para que,

Page 49: Liturgia - Culto de Funeral

De hoje em diante,Como mais um dos Espíritos Guardiães desta família,Juntamente com os ancestrais e antepassados,Num só intento,E em união de forças,Protejas e abençoes os teus descendentes,A fim de que prosperem cada vez mais,Por toda a eternidade.

Às Almas dos Ancestrais e AntepassadosDe todas as gerações,Elevamos esta Oração,Com respeito e Veneração,Para que haja consentimentoPara o Culto neste momento oficiado,E sobre êle dispensem ampla atenção,Recebendo também, estas oferendas.

Assim seja.

OBSERVAÇÕES:

a. Na Oração da Contagem dos Números Sagrados, logo após a contagem, quando o chefe do cerimonial fala a expressão Espírito de, os oficiantes fazem o Keihitsu (som), aumentando quando ele fala a palavra Ancestrais, e terminando junto com ele.

b. Ao término desta Oração, o chefe do cerimonial pega o Mitamashiro, e o coloca deitado ao lado do Mitamaya.

c. Ao término da cerimônia, os oficiantes levam o Mitamashiro para a unidade, e o queimam, para que não fique nenhum referencial para que o espírito tome assentamento, visto que ele jáo tem no Mitamaya.

d. Antes de ir ara a casa da família, o chefe do cerimonial deverá passar na unidade, e fazer Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus e Meishu-Sama, que a cerimônia será realizada. E no final para comunicar que a cerimônia foi realizada.

e. No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser citada como tal.

Page 50: Liturgia - Culto de Funeral

CULTO DE DEZ EM DEZ DIAS DE FALECIMENTO DE PESSOA QUE TEM IMAGEM DO LAR, E BUTSUDAN

Este procedimento é exatamente igual ao do caso em que a pessoa possui Imagem do Lar e Mitamaya. Muda apenas num único detalhe, diante do Butsudan, não se coloca nenhuma oferenda, seguindo a programação acima citada para o caso de Imagem do Lar e Mitamaya. Evidentemente procede-se da mesma forma com relação ao assentamento no Ihai preto, seguindo a tradição budista.

CULTO DE DEZ EM DEZ DIAS DE FALECIMENTO DE PESSOA QUE TEM SOMENTE BUTSUDAN

Contando com próprio dia de falecimento como sendo 1 dia, conta-se seguidamente até completar-se o 10o,20o, 30o, 40o, e 50o dia de falecimento.

A família que tem Butsudan, deverá realizar o Culto de cada dez dias de falecimento no lar e no Solo Sagrado nas datas específicas. No lar pela contagem acima mencionada, e no Solo Sagrado, nos dias 5, 15 e 25 de cada mês, observando sempre o tempo completado. Por exemplo: no dia 5, cultua-se os que completaram ___ dias de falecimento entre 26 do mês anterior, e 5, no dia 15 entre 6 e 15, e no dia 25 entre 16 e 25.

Não é necessário cultuar na unidade. O responsável do Johrei Center deverá ser o chefe do cerimonial. E para esta

cerimônia, torna-se necessário um locutor e um oficiante. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas e dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

Antes de ir para a casa da família, o chefe do cerimonial deverá passar na unidade, e fazer Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus e Meishu-Sama, que a cerimônia será realizada. E no final para comunicar que a cerimônia foi realizada.

No caso do responsável do Johrei Center ser ministro, a cerimônia deverá ser realizada com Josho.

PROGRAMAÇÃO

Locutor: Inicia-se neste momento a cerimônia de ___ dias de falecimento de ___________________________________________

Locutor: Comunicação aos Antepassados.

Page 51: Liturgia - Culto de Funeral

(Kakuriyo no Ookami, mamori tamae sakihae tamae, por duas vezes, fazendo-se sempre um cumprimento, uma reverência e duas palmas com som).

Locutor: Oferendas(Diante do Mitamashiro, oferecer o que a pessoa mais gostava).

Locutor: Oração do Ofício Religioso

Locutor: Oração Amatsu-Norito.

Locutor: Salmo 105

Locutor: Retirada das oferendas

Locutor: Encerramos assim, a cerimônia de ___ dias de falecimento do espírito de ___________________________________________

A todos os nossos sinceros agradecimentos.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser citada como tal.

ORAÇÃO DO OFÍCIO RELIGIOSO DE 10, 20, 30 E 40 DIAS

Espírito de __________________________________Recebe esta Oração, no Culto de ____ dias de falecimento.

Rogando a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual,Teus familiares, por intermédio das oferendasE da prática sincera das dedicações,Manifestam, desta maneira, seu amor e gratidão,Confiantes na tua elevação espiritual.

Tuas prováveis inquietações cessarão, À medida que houver desapegoE sincera entrega a Deus

Desejamos que recebas, em paz, A nossa consoladora OraçãoPela Elevação do teu espírito.

Assim seja.

Page 52: Liturgia - Culto de Funeral

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deverá ser citada como tal

SALMO 105SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

KAKURIYO NOKAMI NI INORITE TENGOKU NOHITO TO NAREKASHI KOKORO NOKOZASU

UTSUSOMI NOYONITEWA KANAWANU MISUKUI NOWAZAMO KANAWANU TAMA NO MIKUNI WA

KAKURIYO NIIRISHI NAREWA MO MISUKUI NIHITA ISOSHIME YO TIKARA KAGUIRINI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Peço a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual e te tornes habitante do Reino dos Céus.

Desejo que alcances, no Mundo Espiritual, a salvação que não te foi possível neste mundo.

Tu, que entraste no Mundo Espiritual, empenha-te aí, também, na Obra de Salvação, com toda força e ardor

CULTO DE TRANSFERÊNCIA DO ESPÍRITO QUE ESTÁ COMPLETANDO 50 DIAS DE FALECIMENTO, DE PESSOA QUE POSSUI SOMENTE BUTSUDAN

Esta é uma cerimônia de extrema importância, pois trata-se da entrada do espírito no contexto de antepassados da família.

Para esta cerimônia, precisa-se de um locutor e dois oficiantes, que juntamente com o chefe do cerimonial, e o responsável da liturgia do Johrei Center, deverão chegar a casa da família, pelo menos duas hora antes do Culto, para realizar sem atropelos, toda a preparação. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

As Orações de Comunicação a Deus, e do Culto de 10 em 10 dias de Falecimento, de Contagem dos Números Sagrados, e de Transferência e Assentamento, e o Salmo 105, são os mesmos que os citados anteriormente.

Page 53: Liturgia - Culto de Funeral

PROGRAMAÇÃO:

Locutor: Inicia-se neste momento , o Culto de Transferência e Assentamento do Espírito de _______________________________

Que está completando 50 dias de falecimento, ao assento dos Antepassados da família ___________________________________

Locutor: Comunicação aos Antepassados

(Somente Kakuryo No Okami)

Locutor: Oferendas Alimentos no Mitamashiro)

Locutor: Oração do Culto do 50o. Dia de Falecimento

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Salmo 105

No final do Salmo, o chefe do cerimonial pega o Mitamashiro e o coloca em frente ao Butsudan, juntamente com o Ihai preto, de acordo com a figura

Locutor: Oração da Contagem dos Números Sagrados

Locutor:Oferendas (Colocar, apenas alimentos).

Locutor: Oração do Culto de Transferência e Assentamento

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Page 54: Liturgia - Culto de Funeral

Locutor: Retirada das Oferendas

Locutor: Encerra-se assim o Culto de Transferência e Assentamento do Espírito de ___________________________________________

Para os Antepassados da família ___________________________

A todos os nossos mais sinceros agradecimentos.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser citada como tal.

ORAÇÃO DO CULTO DO QUINQÜAGÉSIMO DIA DE FALECIMENTO

Espírito de ___________________________________Recebe esta Oração no Culto do Quinqüagésimo Dia de Falecimento.

Page 55: Liturgia - Culto de Funeral

Rogando a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual,Teus familiares, por intermédio das oferendasE da prática sincera das dedicações,Manifestam, desta maneira, seu amor e gratidãoConfiantes na tua elevação espiritual.

Tuas prováveis inquietações cessarão,À medida que houver desapego e sincera entrega a Deus.

Desejamos que recebas, em paz,A nossa consoladora OraçãoPela elevação do teu espírito.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser citada como tal.

SALMO 105SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

KAKURIYO NOKAMI NI INORITE TENGOKU NOHITO TO NAREKASHI KOKORO NOKOZASU

UTSUSOMI NOYONITEWA KANAWANU MISUKUI NOWAZAMO KANAWANU TAMA NO MIKUNI WA

KAKURIYO NIIRISHI NAREWA MO MISUKUI NIHITA ISOSHIME YO TIKARA KAGUIRINI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Peço a Deus que encontres paz no Mundo Espiritual e te tornes habitante do Reino dos Céus.

Desejo que alcances, no Mundo Espiritual, a salvação que não te foi possível neste mundo.

Tu, que entraste no Mundo Espiritual, empenha-te aí, também, na Obra de Salvação, com toda força e ardor

Page 56: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DE CONTAGEM DOS NÚMEROS SAGRADOS

HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, MOMO, TI, YOROZU...

Espírito de

Que estás assentado neste Mitamashiro,Pedimos que tomes assento neste Mitamaya ,Onde os Ancestrais e Antepassados da família __________________________Estão assentados.

Obs.: 1. Durante a leitura os oficiantes fazem o Keihitsu 2. No caso da pessoa falecida ser ministro deve ser citada como tal.

ORAÇÃO DO CULTO DE TRANSFERÊNCIA E ASSENTAMENTO

Na presença do Espírito de ____________________Diante da Casa dos Antepassados desta família,Com profundo respeito elevamos esta Oração.

Oferecendo-te Alimento,Com gratidão e sinceridade,Oficiamos este Culto,Solicitando que o aceites em paz e alegria.

Elevemos a nossa Oração para que, De hoje em diante,Como mais um dos Espíritos Guardiães desta família,Juntamente com os ancestrais e antepassados,Num só intento,E em união de forças,Protejas e abençoes os teus descendentes,A fim de que prosperem cada vez mais,Por toda a eternidade.

Page 57: Liturgia - Culto de Funeral

Às Almas dos Ancestrais e AntepassadosDe todas as gerações,Elevamos esta Oração,Com respeito e Veneração,Para que haja consentimentoPara o Culto neste momento oficiado,E sobre êle dispensem ampla atenção,Recebendo também, estas oferendas.

Assim seja.

OBS.: 1. No caso da pessoa falecida ser ministro deve ser citada como tal. 2. Na Oração da Contagem dos Números Sagrados, logo após a contagem,

quando o chefe do cerimonial fala a expressão Espírito de, os oficiantes fazem o Keihitsu (som), aumentando quando ele fala a palavra Ancestrais, e terminando junto com ele.

3. Ao término desta Oração, o chefe do cerimonial pega o Mitamashiro, e o coloca deitado ao lado do Butsudan

4. Ao término da cerimônia, os oficiantes levam o Mitamashiro para a unidade, e o queimam, para que não fique nenhum referencial para que o espírito tome assentamento, visto que ele jáo tem no Mitamaya.

5. Antes de ir para a casa da família, o chefe do cerimonial deverá passar na unidade, e fazer Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus e Meishu-Sama, que a cerimônia será realizada. E no final para comunicar que a cerimônia foi realizada.

6. No caso da pessoa falecida ser ministro, deve ser citada como tal

CULTO DE DEZ EM DEZ DIAS DE PESSOA QUE NÃO TEM NADA

Neste caso, a família deve cultuar na unidade e no Solo Sagrado, nas datas já especificadas anteriormente.

CULTO DE NENSAI DE PESSOA QUE TEM IMAGEM DO LAR, E MITAMAYA

Aqui é necessário observar-se as seguintes colocações:

1. O Culto de 100 dias de falecimento é o primeiro Culto que o espírito da pessoa falecida, recebe como antepassado. É também considerado o primeiro Culto de Nensai.

2. A família deverá cultuá-lo no lar e no Solo Sagrado.3. No Solo Sagrado, os Cultos realizam-se todos os domingos as 09:00

Page 58: Liturgia - Culto de Funeral

4. Estes cultos realizam-se aos 100 dias de falecimento, 1,2,3,4,5,10,15,20,30,40,50,100, e de 50 em 50 até 1000 anos. Daí em diante, a cada 100 anos indefinidamente.

CULTO DE CEM DIAS, 1,2,3 ..., ANOS DE FALECIMENTO

O objetivo de realizar este Culto de Cem Dias, é da maior importância. Significa que será o primeiro encontro do Espírito que completa Cem Dias de Falecimento, como um antepassado, com seus descendentes.

Devemos realizar este Culto com o maior amor. É preciso um locutor e um oficiante, sendo que eles deverão chegar juntamente com o

responsável da liturgia e o chefe do cerimonial que deverá ser o responsável do Johrei Center, no lar da família, uma hora antes para checar e preparar toda a programação.

Solicita-se o Culto de Nensai com 2 meses de antecedência na unidade religiosa, para ser cultuado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão.

PROGRAMAÇÃO DO CULTO DE CEM DIAS, 1,2,3..., ANOS DE FALECIMENTO

DIANTE DO ALTAR

Page 59: Liturgia - Culto de Funeral

Locutor: Inicia-se o Culto de 100 dias, 1,2,3..., anos de falecimento de: _____________________________

Locutor: Oração de Comunicação a Deus(O ministro faz 1 cumprimento, 2 reverências e 3 palmas com som)

Locutor: Oração Amatsu-Norito(Todos fazem 1 cumprimento, 2 reverências e 3 palmas com som)

DIANTE DO MITAMAYA

Locutor: Oração do Culto de 100 dias, 1,2,3 ..., anos de Falecimento.(O ministro faz um cumprimento, uma reverência e duas palmas com som)

Locutor: Oração Amatsu-Norito(Todos fazem um cumprimento, uma reverência e duas palmas com som)

Locutor: Salmo 106Locutor: Encerramos assim, o Culto de 100 dias, 1,2,3 ... anos de Falecimento de:

___________________________________________________________________

OBS.: No caso da pessoa a ser cultuada ser ministro, deve ser citada como tal.

ORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO A DEUS – NENSAI

Ó Deus, Senhor e Criador o UniversoCom a missão de a todos salvar,A Vós rogamos pelo Espírito de ____________________________________

Na Cerimônia de 100 Dias, 1,2,3 ... anos de FalecimentoDesejamos que encontre paz no Mundo Espiritual,E possa se tornar habitante do Reino dos Céus.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa a ser cultuada, ser ministro, deve ser citada como tal.

Page 60: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DO CULTO DE ... ANOS DE FALECIMENTO

A todos os Antepassados assentados neste Mitamaya,Comunicamos e convidamos para este Culto de 100 dias, 1,2,3 ... anos de Falecimento que ora se realiza,O Espírito de ______________________________________Falecido aos ___ dias do mês ___ do ano de _______Rogamos a Deus, Para que, na tua jornada evolutiva,No Mundo Espiritual,Possas receber Luz e adquirir compreensãoPara continuares sendo útil a DeusNo cumprimento de tua missão.

Desta maneira,Estarás te elevando espiritualmenteE criando condições satisfatórias Para a tua volta a este mundo material.

Nós, teus descendentes,Continuaremos irmanadosCom o mesmo sentimento de gratidão a Deus,Esforçando-nos para sermos cada vez mais úteisÀ Obra de Meishu-Sama

Assim, sob tuas reminiscências, vimos oferecer-te,Com sinceridade, estas oferendasE oficiar-te este Culto,Desejando que o recebas em paz e com alegria.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa a ser cultuada ser ministro, deve ser citada como tal.

SALMO 106SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Page 61: Liturgia - Culto de Funeral

UTSUSOMI NOSUKUI WA KAGUIRI ARUMONO ZOTAMA NO SUKUI WA JIYU MUGUE NARU

KAKURIYO NOSUKUI NO WAZAMO OOKAMI NOMIMUNE NI KANAI TENGOKU NI IRURAN

TOOTOKI WA HITO TOU MONORI IKIKAWARISHINIKAWARI TSUTSU HATENA NO INOTI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

A salvação do corpo é limitada,Mas a Salvação do Espírito não tem limites.

Se, no Mundo Espiritual,Também desenvolveres uma Obra de Salvação que esteja de acordo com a Vontade de Deus, entrarás no Reino dos Céus.O homem é um ser nobreAlternando vida e morte, sua existência é infinita.

CULTO DE 100 DIAS, 1,2,3 ..., ANOS DE FALECIMENTO DE FAMÍLIA QUE TEM IMAGEM DO LAR, MITAMAYA E BUTSUDAN

Neste caso, é preciso verificar se o espírito foi assentado no Mitamaya ou no Butsudan. No caso de ter sido assentado no Mitamaya, segue como foi exposto no ítem anterior. No caso de ter sido assentado no Butsudan, não se coloca absolutamente nada no Mitamaya, e apenas alimentos no Butsudan, não havendo alterações com relação a programação do ítem anterior. Evidentemente faz-se Kakuriyo No Ookami no Mitamaya e no Butsudan.

Solicita-se o Culto de Nensai com 2 meses de antecedência na unidade religiosa, para ser cultuado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão.

CULTO DE 100 DIAS, 1,2,3 ..., ANOS DE FALECIMENTO, DE PESSOA QUE TEM IMAGEM DO LAR E BUTSUDAN.

Page 62: Liturgia - Culto de Funeral

O procedimento é o mesmo de quando se tem Imagem do Lar e Mitamaya, sendo que não se coloca o seissen no Butsudan. No mais a programação é igual.

Solicita-se o Culto de Nensai com 2 meses de antecedência na unidade religiosa, para ser cultuado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão.

CULTO DE 100 DIAS, 1,2,3 ..., ANOS DE FALECIMENTO, DE PESSOA QUE TEM BUTSUDAN

Solicita-se o Culto de Nensai com 2 meses de antecedência na unidade religiosa, para ser cultuado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão.

É importante neste caso, o chefe do cerimonial, ao chegar na casa da pessoa, comunicar aos antepassados, que esta cerimônia será realizada.

Nesta situação, como a família não tem Imagem do Lar, nem Mitamaya, a programação passa a ser a seguinte:

PROGRAMAÇÃO DO CULTO DE CEM DIAS, 1,2,3..., ANOS DE FALECIMENTO

Locutor: Inicia-se o Culto de 100 dias, 1,2,3..., anos de falecimento de ____________________________________________

Locutor: Oferendas (alimentos para o Butsudan)

Locutor:Oração do Culto de 100 dias, 1,2,3 ..., anos de Falecimento. Locutor: Oração Amatsu-Norito

(Todos fazem 1 cumprimento, 1 reverência e 2 palmas com som. No final entoar Kakuriyo No Ookami e Kan Nagara por duas vezes).

Locutor: Salmo 106 (Citado no ítem anterior)

Locutor: Encerramos assim, o Culto de 100 dias, 1,2,3 ... anos de Falecimento de __________________________________________

A todos os nossos sinceros agradecimentos.

OBS.: No caso da pessoa a ser cultuada ser ministro, deve ser citada como tal.

Page 63: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DO CULTO DE ... ANOS DE FALECIMENTO

A todos os Antepassados assentados neste Mitamaya,Comunicamos e convidamos para este Culto de 100 dias, 1,2,3 ... anos de Falecimento que ora se realiza,O Espírito de ____________________________________Falecido aos ___ dias do mês ___ do ano ____________Rogamos a Deus, Para que, na tua jornada evolutiva,No Mundo Espiritual,Possas receber Luz e adquirir compreensãoPara continuares sendo útil a DeusNo cumprimento de tua missão.

Desta maneira,Estarás te elevando espiritualmenteE criando condições satisfatórias Para a tua volta a este mundo material.

Nós, teus descendentes,Continuaremos irmanadosCom o mesmo sentimento de gratidão a Deus,Esforçando-nos para sermos cada vez mais úteisÀ Obra de Meishu-Sama

Assim, sob tuas reminiscências, vimos oferecer-te,Com sinceridade, estas oferendasE oficiar-te este Culto,Desejando que o recebas em paz e com alegria.Assim seja.

OBS.: No caso da pessoa a ser cultuada ser ministro, deve ser citada como tal.

SALMO 106SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

UTSUSOMI NOSUKUI WA KAGUIRI ARUMONO ZOTAMA NO SUKUI WA JIYU MUGUE NARU

KAKURIYO NO

Page 64: Liturgia - Culto de Funeral

SUKUI NO WAZAMO OOKAMI NOMIMUNE NI KANAI TENGOKU NI IRURAN

TOOTOKI WA HITO TOU MONORI IKIKAWARISHINIKAWARI TSUTSU HATENA NO INOTI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

A salvação do corpo é limitada,Mas a Salvação do Espírito não tem limites.

Se, no Mundo Espiritual,Também desenvolveres uma Obra de Salvação que esteja de acordo com a Vontade de

Deus, entrarás no Reino dos Céus.• homem é um ser nobreAlternando vida e morte, sua existência é infinita.

CULTO DE 100 DIAS, 1,2,3 ..., ANOS DE FALECIMENTO, DE PESSOA QUE NÃO TEM NADA

Nestas situações, a família cultua na unidade, por ocasião do Culto Vespertino, e no Solo Sagrado, nas datas já especificadas anteriormente, ou seja aos domingos as 08:30 e as 11:00.

Solicita-se o Culto de Nensai com 2 meses de antecedência na unidade religiosa, para ser cultuado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão.

CULTO DE IREI-SAI DE PESSOA QUE POSSUI IMAGEM DO LAR E MITAMAYA

O Culto em sufrágio dos Espíritos é realizado nas datas de aniversário de falecimento dos Espíritos que estarão completando: 6, 7, 8, 9, 11-14, 16-19, 21-29, 31-39, 41-49, 51-99 anos de falecimento.

Solicitar na sua unidade religiosa, no departamento de liturgia, o pedido para que este Culto seja realizado nos Solos sagrados do Brasil e do Japão, com 2 meses de antecedência

Nesta cerimônia, a Oração de Comunicação a Deus e o Salmo 106, são os mesmos que se entoam por ocasião do Nensai.

Esta cerimônia pode ser oficiada pelo chefe da família, sendo que o responsável da liturgia do Johrei Center deve estar presente para coordenar toda a atividade.

Page 65: Liturgia - Culto de Funeral

Todas as prerrogativas desta cerimônia, são idênticas as de Nensai, mudando apenas o título para Ireisai, e evidentemente a Oração. Por este motivo a programação é semelhante, tornando-se redundante citar-se aqui.

CULTO DE IREI-SAI DE PESSOA QUE POSSUI IMAGEM DO LAR, MITAMAYA, E BUTSUDAN

O Culto em sufrágio dos Espíritos é realizado na data de aniversário de falecimento dos Espíritos que estarão completando : 6, 7, 8, 9, 11-14, 16-19, 21-29, 31-39, 41-49, 51-99 anos de falecimento.

Solicitar na sua unidade religiosa, no departamento de liturgia, o pedido para que este Culto seja realizado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão, com 2 meses de antecedência.

Nesta cerimônia, a Oração de Comunicação a Deus e o Salmo 106, são os mesmos que se entoam por ocasião do Nensai.

Esta cerimônia pode ser oficiada pelo chefe da família, sendo que o responsável da liturgia do Johrei Center deve estar presente para coordenar toda a atividade.

Todas as prerrogativas desta cerimônia, são idênticas as de Nensai, mudando apenas o título para Ireisai, e evidentemente a Oração. A programação é semelhante, tornando-se redundante citar-se aqui.

CULTO DE IREI-SAI DE PESSOA QUE POSSUI BUTSUDAN

• Culto em sufrágio dos Espíritos é realizado na data de aniversário de falecimento dos Espíritos que estarão completando : 6, 7, 8, 9, 11-14, 16-19, 21-29, 31-39, 41-49, 51-99 anos de falecimento.

Solicitar à sua unidade religiosa, no departamento de liturgia, o pedido para que este Culto seja realizado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão, com 2 meses de antecedência

Nesta cerimônia, a Oração e o Salmo 106, são os mesmos que se entoam por ocasião do Nensai.

Esta cerimônia pode ser oficiada pelo chefe da família, sendo que o responsável da liturgia do Johrei Center deve estar presente para coordenar toda a atividade.

Todas as prerrogativas desta cerimônia, são idênticas as de Nensai, mudando apenas o título para Ireisai, e evidentemente a Oração. A programação é semelhante e torna-se reduntante citar-se aqui.

CULTO DE IREI-SAI DE PESSOA QUE NÃO TEM NADA

O Culto em sufrágio dos Espíritos é realizado na data de aniversário de falecimento dos Espíritos que estarão completando : 6, 7, 8, 9, 11-14, 16-19, 21-29, 31-39, 41-49, 51-99 anos de falecimento.

Solicitar à sua unidade religiosa, no departamento de liturgia, o pedido para que este Culto seja realizado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão, com dois meses de antecedência.

Todas as prerrogativas deste ítem, são idênticos aos de Nensai.Esta cerimônia deve ser realizada apenas na unidade por ocasião do Culto Vespertino, e

no Solo Sagrado.

Page 66: Liturgia - Culto de Funeral

CULTO EM SUFRÁGIO DOS ESPÍRITOS – LINHAGEM FAMILIARFAMÍLIA QUE POSSUI IMAGEM DO LAR, MITAMAYA E/OU BUTSUDAN, OU

SOMENTE BUTSUDAN

O Culto em sufrágio dos Espíritos, é somente realizado quando na família não há casos de pessoas recém-falecidas, e quando se faz o pedido de Ireisai ( linhagem familiar )

Serão cultuadas as linhagens, e os Espíritos Assentados nessas Linhagens.Solicitar à sua unidade religiosa, no departamento de liturgia, o pedido para que este

Culto seja realizado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão, com 2 meses de antecedência. No caso de ser somente Butsudan, evidentemente não tem a Oração de Comunicação à

Deus, e nem se coloca seissen para o Butsudan. Deverá seguir a seguinte programação:

PROGRAMAÇÃO:

Locutor: Inicia-se o Culto em Sufrágio dos Espíritos da Linhagem da Família__________________

Locutor: Oferendas

(Seissen para o Altar)

Locutor: Oração de Comunicação a Deus)

Page 67: Liturgia - Culto de Funeral

(O ministro 1 cumprimento, 2 reverência e 3 palmas com som)

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Oferendas (Seissen alimentos no Mitamaya)

Locutor: Oração do Culto da Linhagem FamiliarLocutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Salmo 106

Locutor: Encerramos assim, o Culto de 100 dias, 1,2,3 ... anos de Falecimento de __________________________________________

A todos os nossos sinceros agradecimentos.

ORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO A DEUS – IREISAI (LINHAGEM FAMILIAR)

Ó Deus, Senhor e Criador o UniversoCom a missão de a todos salvar,A Vós rogamos pelos Espíritos da Família ____________________________________________

Desejamos que encontrem paz no Mundo Espiritual,E possam se tornar habitantes do Reino dos Céus.Assim seja.

Page 68: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DO CULTO EM SUFRÁGIO DOS ESPÍRITOS - IREISAI (LINHAGEM FAMILIAR)

A todos os Antepassados assentados neste Mitamaya,Comunicamos e convidamos para este Culto que ora se realiza,Espíritos da Família _________________________________Rogamos a Deus, Para que, na vossa jornada evolutiva,No Mundo Espiritual,Possais receber Luz e adquirir compreensãoPara continuardes sendo úteis a DeusNo cumprimento de vossa missão.

Desta maneira,Estareis vos elevando espiritualmenteE criando condições satisfatórias Para a vossa volta a este mundo material.

Nós, vossos descendentes,Continuaremos irmanadosCom o mesmo sentimento de gratidão a Deus,Esforçando-nos para sermos cada vez mais úteisÀ Obra de Meishu-Sama

Assim, sob vossas reminiscências, vimos oferecer-vos,Com sinceridade, estas oferendasE oficiar-vos este Culto,Desejando que o recebais em paz e com alegria.

Assim seja.

Page 69: Liturgia - Culto de Funeral

SALMO 106SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

UTSUSOMI NOSUKUI WA KAGUIRI ARUMONO ZOTAMA NO SUKUI WA JIYU MUGUE NARU

KAKURIYO NOSUKUI NO WAZAMO OOKAMI NOMIMUNE NI KANAI TENGOKU NI IRURAN

TOOTOKI WA HITO TOU MONORI IKIKAWARISHINIKAWARI TSUTSU HATENA NO INOTI

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

A salvação do corpo é limitada,Mas a Salvação do Espírito não tem limites.

Se, no Mundo Espiritual,Também desenvolveres uma Obra de Salvação que esteja de acordo com a Vontade de

Deus, entrarás no Reino dos Céus.O homem é um ser nobreAlternando vida e morte, sua existência é infinita.

CERIMÔNIA DE TRANSFERÊNCIA E ASSENTAMENTO DOS ESPÍRITOS QUE ESTÃO NO BUTSUDAN PARA O MITAMAYA

Esta cerimônia realiza-se nas famílias que têm Butsudan, e recebem Altar do Lar com Mitamaya, e para os espíritos que porventura não estejam assentados no Sorei-Saishi. Neste caso torna-se importante providenciar-se primeiramente o assentamento desses espíritos, no Sorei-Saishi, antes do dia desta cerimônia.

Para esta cerimônia, precisa-se de um locutor e dois oficiantes, que juntamente com o chefe do cerimonial, e o responsável da liturgia do Johrei Center, deverão chegar a casa da família, pelo menos duas horas antes do Culto, para realizar sem atropelos, toda a preparação. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas, dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

Page 70: Liturgia - Culto de Funeral

PROGRAMAÇÃO

Locutor: Inicia-se neste momento , o Culto de Transferência e Assentamento dos Espíritos de _____________________________________________,

_____________________________________________, e _____________________________________________

ao Assento dos Antepassados da Família ________________________________________________________

Locutor: Oferendas (Colocar somente o seissen no Altar)

Locutor: Oração de Comunicação a Deus Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Comunicação aos Antepassados (Somente Kakuryo No Okami diante do Mitamaya)

Locutor: Oferendas (alimentos no Butsudan)

Locutor: Comunicação aos Antepassados (somente Kakuryo No Ookami no Butsudan)

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Salmo 105

No final do Salmo, o chefe do cerimonial pega os Ihais e os coloca em frente ao Mitamaya, no patamar em que se coloca o seissen que não vai estar nessa hora, de acordo com a figura 16 que segue, e com a frente voltada para o Mitamaya.

OBS.: No caso de algum desses espíritos, for de ministro, deve ser citado como tal. Figura 16: Mitamaya

Ihai parte

Page 71: Liturgia - Culto de Funeral

posterior

Locutor: Oração da Contagem dos Números SagradosLocutor: Oferendas

(Seissen e alimentos)

Locutor: Oração do Culto de Transferência e Assentamentos

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Retirada das oferendas (Primeiramente o seissen do Mitamaya, e depois o do Altar. Os alimentos deixar por dez minutos).

Locutor: Encerra-se assim o Culto de Transferência e Assentamento dos Espíritos de Para os Antepassados da família __________________________

A todos os nossos mais sinceros agradecimentos.

OBSERVAÇÕES:

1. Na Oração da Contagem dos Números Sagrados, logo após a contagem, quando o chefe do cerimonial fala a expressão Espírito de, os oficiantes fazem o Keihitsu (som), aumentando quando ele fala a palavra Ancestrais, e terminando junto com ele.

2. É feita uma contagem para cada espírito.3. Ao término desta Oração, o chefe do cerimonial pega os Ihais, e os coloca

deitados ao lado do Mitamaya. 4. Ao término da cerimônia, os oficiantes levam os Ihais para a unidade, e os

devolvem para a Sede da Área. 5. Antes de ir para a casa da família, o chefe do cerimonial deverá passar na

unidade, e fazer Oração Amatsu-Norito, para comunicar a Deus e Meishu-Sama, que a cerimônia será realizada. E no final para comunicar que foi realizada.

Page 72: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO A DEUS

OH! Deus, Senhor e Criador do Universo.Com a missão de a todos salvar,A Vós rogamos que intercedais pelos espíritos de____________________________________________,___________________________________________e____________________________________________

Na Cerimônia de Transferência e Assentamento para a morada dos Ancestrais da Família __________________________

Desejamos que este espírito encontre paz no Mundo EspiritualE possa se tornar habitante do Reino dos Céus.

Assim seja.

OBS.: No caso de algum desses espíritos for de ministro, deve ser citado como tal.ORAÇÃO DE CONTAGEM DOS NÚMEROS SAGRADOS

Page 73: Liturgia - Culto de Funeral

HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, MOMO, TI, YOROZU...

Espírito de ___________________________________Que estás assentado neste Ihai,Pedimos que tomes assento neste Mitamaya ,Onde os Ancestrais e Antepassados da família ______________________Estão assentados.

Obs.: 01. Durante a leitura os oficiantes fazem o Keihitsu 02. Se algum desses espíritos for de ministro, deverá ser citado com tal.

ORAÇÃO DO CULTO DE TRANSFERÊNCIA E ASSENTAMENTO

Na presença dos Espíritos de __________________________________________________,________________________________________________, e__________________________________________________

Diante da Casa dos Antepassados desta família,Com profundo respeito elevamos esta Oração.

Oferecendo-vos alimento,Com gratidão e sinceridade,Oficiamos este Culto,Solicitando que o aceiteis em paz e alegria.

Elevamos a nossa Oração para que, De hoje em diante,Como mais alguns dos Espíritos Guardiães desta família,Juntamente com os ancestrais e antepassados,Num só intento,E em união de forças,Protejais e abençoeis os vossos descendentes,A fim de que prosperem cada vez mais,Por toda a eternidade.

Page 74: Liturgia - Culto de Funeral

Às Almas dos Ancestrais e AntepassadosDe todas as gerações,Elevamos esta Oração,Com respeito e Veneração,Para que haja consentimentoPara o Culto neste momento oficiado,E sobre êle dispensem ampla atenção,Recebendo também, estas oferendas.

Assim seja.OBS.: Se algum desses espíritos for de ministro, deverá ser citado como tal.

CERIMÔNIA DE TRANSFERÊNCIA E ASSENTAMENTO DO ESPÍRITO PARA O SENZO-DAIDAI

Esta cerimônia realiza-se nas famílias que têm Butsudan. Estando ele repleto de assentamentos de espíritos em Ihai, no caso de falecimento de mais uma pessoa, não há espaço para mais um. Aí verifica-se qual é o assentamento de pessoaque está há mais tempo no Butsudan ou ainda qual é o espírito de menor afinidade com essa família, promove-se o assentamento no tronco, para haver espaço para o assentamento do novo espírito poder ser colocado no Butsudan. Isto normalmente acontece momentos antes, ou até mesmo dias, o que seria mais ideal, do Culto de 50 Dias de Falecimento.

Para esta cerimônia, precisa-se de um locutor e dois oficiantes, que juntamente com o chefe do cerimonial, e o responsável da liturgia do Johrei Center, deverão chegar a casa da família, pelo menos uma hora antes do Culto, para realizar sem atropelos, toda a a preparação. O responsável da liturgia deverá entregar as orações para o chefe do cerimonial, já devidamente preenchidas e dobradas e numeradas convenientemente, para que não haja confusão na hora de entoá-las.

PROGRAMAÇÃO:

Locutor: Inicia-se neste momento , o Culto de Transferência e Assentamento do Espírito de _________________________________________________________

ao Tronco Familiar dos Antepassados da Família

__________________________________________________________

Locutor: Oferendas (Colocar somente o seissen no Altar, no caso de o ter)

Locutor: Oração de Comunicação a Deus (No caso de ter Altar)

Locutor: Oração Amatsu-Norito (No caso de ter Altar)

Page 75: Liturgia - Culto de Funeral

Locutor: Comunicação aos Antepassados (Somente Kakuryo No Okami diante do Mitamaya, no caso de o ter)

Locutor: Comunicação aos Antepassados (Somente Kakuryo No Ookami no Butsudan)

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Salmo 105

No final do Salmo, o chefe do cerimonial pega o Ihai do espírito, e o coloca em frente ao Ihai do tronco, no patamar em que se coloca o seissen que não vai estar nessa hora, de acordo com a figura que segue, e com a frente voltada para o Mitamaya.

Locutor: Oferendas (Alimentos no Butsudan)

Locutor: Oração do Culto de Transferência e Assentamento

Locutor: Oração Amatsu-Norito

Locutor: Encerra-se assim o Culto de Transferência e Assentamento do Espírito de ___________________________________________

Para o tronco da família _________________________________ A todos os nossos sinceros agradecimentos.

Page 76: Liturgia - Culto de Funeral

ORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO A DEUS

OH! Deus, Senhor e Criador do Universo.Com a missão de a todos salvar,A Vós rogamos que intercedais pelos espíritos de

____________________________________________,___________________________________________,e____________________________________________

Na Cerimônia de Transferência e Assentamento para a morada dos Ancestrais da Família ___________________________________________

Desejamos que este espírito encontre paz no Mundo EspiritualE possa se tornar habitante do Reino dos Céus.

Assim seja.

OBS.: No caso de algum desses espíritos for de ministro, deve ser citado como tal.ORAÇÃO DE CONTAGEM DOS NÚMEROS SAGRADOS

HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, YA ...HITO, FUTA, MI, YO / ITSU, MUYU, NANA, YA / KOKONO, TARI, MOMO, TI, YOROZU...

Page 77: Liturgia - Culto de Funeral

Espírito de ___________________________________Que estás assentado neste Ihai,Pedimos que tomes assento neste Mitamaya ,Onde os Ancestrais e Antepassados da família ______________________

Estão assentados.

Obs.: 01. Durante a leitura os oficiantes fazem o Keihitsu 02. Se algum desses espíritos for de ministro, deverá ser citado com tal. 03. Deverá ser feita uma contagem para cada espírito.

ORAÇÃO DO CULTO DE TRANSFERÊNCIA E ASSENTAMENTO

Na presença dos Espíritos de __________________________________________________,________________________________________________, e__________________________________________________

Diante da Casa dos Antepassados desta família,Com profundo respeito elevamos esta Oração.

Oferecendo-vos alimento,Com gratidão e sinceridade,Oficiamos este Culto,Solicitando que o aceiteis em paz e alegria.

Elevamos a nossa Oração para que, De hoje em diante,Como mais alguns dos Espíritos Guardiães desta família,Juntamente com os ancestrais e antepassados,Num só intento,E em união de forças,Protejais e abençoeis os vossos descendentes,A fim de que prosperem cada vez mais,Por toda a eternidade.

Às Almas dos Ancestrais e AntepassadosDe todas as gerações,Elevamos esta Oração,Com respeito e Veneração,Para que haja consentimento

Page 78: Liturgia - Culto de Funeral

Para o Culto neste momento oficiado,E sobre êle dispensem ampla atenção,Recebendo também, estas oferendas.

Assim seja.OBS.: Se algum desses espíritos for de ministro, deverá ser citado como tal.

CALENDÁRIO DE CULTOS NO SOLO SAGRADO

1. Ireisai (Cultos de anos de falecimento): Realizam-se todos os domingos do mês solicitado.

2. O Culto de Sorei-Saishi – Cadastros Novos (Cultos de Assentamento de Linhagens e Espíritos): Realiza-se todos os dias 28 de cada mês.

3. Solicita-se o Culto de Nensai com 2 mês de antecedência na unidade religiosa, para ser cultuado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão.

PARA A FAMÍLIA QUE NÃO POSSUI MITAMAYA OU BUTSUDAN

1. Cultuar 1, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 30, 40, 50, 100. Depois até 1000, a cada 50 anos. Após 1000, a cada 100 anos.

2. Nas unidades religiosas deverão ser solicitados cultos através da Prece de Elevação Espiritual nos cultos vespertinos.

3. Solicitar na unidade religiosa a que pertence o Formulário de Pedido de Culto de Aniversário de Falecimento, no departamento de liturgia, com um mês de antecedência, para que o Culto possa ser realizado nos Solos Sagrados do Brasil e do Japão.

Obs.: Os Ihai pretos são conseguidos na Rua Galvão Bueno 331