lista_01_raciocinio_logico_agente_escrivao_versao_2003.pdf

16
LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias 1) Diga se as sentenças abaixo são proposições: a) Hoje é segunda-feira. b) O quadrado possui quatro lados. c) São Paulo é uma cidade. d) São Paulo is a city. e) Raiz quadrada de nove é três. f) O número 100 é um número ímpar. g) Que horas são? h) Bom dia! i) 9+ 9 < 18. j) x + 9 < 18. k) José é um bom aluno. l) Ele é um bom marido. 2) Sejam as proposições p e q, tal que: p = ”Está calor” q = ”Está chovendo” Descrever as seguintes proposições abaixo: a) ¬p b) p q c) p q d) p q e) p q 3) Considere as proposições abaixo: p: “O número 23 é primo” q: “O número 39 é ímpar” Descreva as sentenças abaixo: a) b) c) d) e)

Upload: marciokelly

Post on 12-Dec-2015

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA

POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias 1) Diga se as sentenças abaixo são proposições: a) Hoje é segunda-feira. b) O quadrado possui quatro lados. c) São Paulo é uma cidade. d) São Paulo is a city. e) Raiz quadrada de nove é três. f) O número 100 é um número ímpar. g) Que horas são? h) Bom dia! i) 9+ 9 < 18. j) x + 9 < 18. k) José é um bom aluno. l) Ele é um bom marido. 2) Sejam as proposições p e q, tal que: p = ”Está calor” q = ”Está chovendo” Descrever as seguintes proposições abaixo: a) ¬p b) p ∨ q c) p ∧ q d) p → q e) p ↔ q 3) Considere as proposições abaixo: p: “O número 23 é primo” q: “O número 39 é ímpar” Descreva as sentenças abaixo: a) b) c) d) e)

Page 2: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

4) Considere as proposições abaixo: p: “O número 2 + 3 é primo” q: “O número 3 + 9 é par” Descreva as sentenças abaixo: a) b) c) d) e) 5) Sejam p e q proposições. Complete a tabela verdade abaixo 6) Sejam p e q proposições. Complete a tabela verdade abaixo

7) Sejam p e q proposições. Complete a tabela verdade abaixo

p q ¬p ¬q p ∨ q p ∧ q V V F V F V F V V F F F V

p q ¬p ¬q p∨q p∧q ¬p∧¬q ¬p∨¬q V V V F F V F F

p q ¬p ¬q p → q q → p p ↔ q V V V V F F F F V F F F V

Page 3: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

8) Sabendo que VAL(P) = V, VAL(Q) = V e VAL(R) = V, diga se a proposição abaixo é verdadeira ou falsa:

9) Sabendo que VAL(P) = V, VAL(Q) = V e VAL(R) = V, diga se a proposição abaixo é verdadeira ou falsa:

10)  (FAFEN-ENERGIA-CESGRANRIO-CESGRANRIO-2009) Proposição é toda sentença declarativa que pode ser classificada, unicamente, como verdadeira ou como falsa. Portanto, uma proposição que não possa ser classificada como falsa será verdadeira e vice-versa. Proposições compostas são sentenças formadas por duas ou mais proposições relacionadas por conectivos.

Sejam p e q proposições e ~p e ~q, respectivamente, suas negações. Se p é uma proposição verdadeira e q, uma proposição falsa, então é verdadeira a proposição composta (A) (B) (C) (D) (E) Considere que as letras P, Q, R e T representem proposições e que os símbolos ¬ , ∧ , ∨ e → sejam operadores lógicos que constroem novas proposições e significam não, e, ou e então, respectivamente. Na lógica proposicional, cada proposição assume um único valor (valor-verdade), que pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos. Com base nas informações apresentadas no texto acima, julgue item a seguir. 11) Se as proposições P e Q são ambas verdadeiras, então a proposição (¬ P) ∨ (¬ Q) também é verdadeira. 12) Há duas proposições no seguinte conjunto de sentenças:

Page 4: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

(I) O BB foi criado em 1980. (II) Faça seu trabalho corretamente. (III) Manuela tem mais de 40 anos de idade. Texto para as questões de 13 a 14 Uma proposição é uma frase declarativa, que pode ser julgada como verdadeira — V — ou falsa — F —, mas não como V e F simultaneamente. É usual representar uma proposição pelas letras maiúsculas do alfabeto: P, Q, R etc. A construção de proposições compostas é feita usando-se os denominados símbolos lógicos e proposições previamente construídas. Parênteses, chaves e colchetes são usados para evitar ambiguidades. Uma proposição da forma , lida como “P e Q”, tem valor lógico V, se P e Q forem V e, nos demais casos, é F; uma proposição da forma , lida como “P ou Q”, tem valor lógico F, se P e Q forem F e, nos demais casos, é V; uma proposição da forma

, lida como “se P, então Q”, tem valor lógico F, se P for V e Q for F e, nos demais casos, é V; uma proposição da forma ¬P, lida como “não P”, é a negação de P e tem valor F quando P for V, e valor V quando P for F. Uma proposição é simples quando não existir nenhuma outra proposição que faz parte dela. 13) (FINEP-CESPE-2009) Acerca de proposições, considere as seguintes frases. I Os Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia são instrumentos de financiamento de projetos. II O que é o CT-Amazônia? III Preste atenção ao edital! IV Se o projeto for de cooperação universidade-empresa, então podem ser pleiteados recursos do fundo setorial verde-amarelo. São proposições apenas as frases correspondentes aos itens A) I e IV. B) II e III. C) III e IV. D) I, II e III. E) I, II e IV. QUESTÃO 17 14) (FINEP-CESPE-2009) Considere todas as possíveis valorações V ou F atribuídas às proposições simples P, Q e R. Nesse caso, a proposição composta tem exatamente os mesmos valores lógicos da proposição A) . B) . C) .

Page 5: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

D) . E) . 15) Julgue se os itens abaixo são ou não tautologias: a) b) c) d) e) f) g) 16) Julgue se os itens abaixo são ou não tautologias: a) b) c) d) e) 17) Julgue os itens abaixo como Certo(C) ou Errado(E): a) b) c) 18) Julgue os itens abaixo como Certo(C) ou Errado(E): a) b)

Page 6: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

c) Na lógica sentencial, são chamadas proposições as afirmações que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). As proposições básicas são representadas simbolicamente por letras maiúsculas, A, B, C etc. A partir de proposições previamente construídas, tais como A e B, por exemplo, podem ser formadas proposições compostas, tais como , que é lida “A e B” e assume valoração V se e somente se A é V e B é V; , que é lida “A ou B” e assume valoração F se e somente se A é F e B é F; ¬A, que é lida “não A” e é F se A é V e é V se A é F. Para cada proposição composta, é possível construir uma tabela de valores V/F que a determina, atribuindo-se valorações V ou F a todas as suas proposições componentes. Duas proposições são ditas equivalentes se e somente se têm as mesmas valorações V ou F. Julgue os itens a seguir como certo ou errado. 19) A proposição simbólica (P∨¬P) é uma tautologia. 20) A proposição simbólica (P→P)é uma tautologia. 21) A proposição simbólica ¬(¬P)↔P é uma tautologia. 22) A proposição simbólica (P→Q)↔(¬P∨Q) é uma tautologia. 23) A proposição simbólica (P ¬P) é uma contradição. 24) A proposição simbólica (P→¬P) é uma contradição. 25) A proposição simbólica é equivalente a 26) A proposição simbólica ¬(P Q) é equivalente a (¬P∨¬Q). 27) A proposição simbólica ¬(P→Q) é equivalente a (P ¬Q). 28) MPS-CESPE-2009) Considerando as proposições P, Q e R e os símbolos lógicos: ¬ (negação); (ou); (e); (se ..., então), é correto afirmar que a proposição é uma tautologia.

Page 7: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

29) (CFSDPM-2009-CESPE) A negação da proposição “O concurso será regido por este edital e executado pelo CESPE/UnB” estará corretamente simbolizada na forma , isto é, “O concurso não será regido por este edital nem será executado pelo CESPE/UnB”. 30) (CFSDPM-2009-CESPE) A proposição é uma tautologia. 31) A proposição “não P ou Q” é, no ponto de vista lógico, equivalente a: a) P e não Q. b) não P e Q. c) se não P, então Q. d) se P, então Q. e) não P e não Q. 32) (CESPE) Com respeito à tabela de valores V/F correspondente a cada uma das proposições simbólicas a seguir, assinale a opção que apresenta a proposição que tem todas as possíveis valorações iguais a V. A) ¬(A ¬B) B) B (A ¬B) C) ¬(A ¬B) D) A ¬(A B) E) (A ¬B)  33) Das proposições abaixo, a única que é logicamente equivalente a é a) b) c) d) e) 34) Das proposições abaixo, a única que é logicamente equivalente a é a) b) c) d) e)

Page 8: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

35) (CEDUC-CESPE-2009) A negação da proposição “A prova será aplicada no local previsto ou o seu horário de aplicação será alterado.” pode ser escrita como A A prova não será aplicada no local previsto ou o seu horário de aplicação não será alterado. B A prova não será aplicada no local previsto ou o seu horário de aplicação será alterado. C A prova será aplicada no local previsto mas o seu horário de aplicação não será alterado. D A prova não será aplicada no local previsto e o seu horário de aplicação não será alterado. 36) Uma sentença lógica equivalente a “Se Pedro é economista, então Luisa é solteira.” é: a) Pedro é economista ou Luisa é solteira. b) Pedro é economista ou Luisa não é solteira. c) Se Luisa é solteira, Pedro é economista. d) Se Pedro não é economista, então Luisa não é solteira. e) Se Luisa não é solteira, então Pedro não é economista. Com relação a lógica sentencial e de primeira ordem, julgue os itens que se seguem. 37) (TCE-RN-CESPE-2009) As proposições “Se Mário é assessor de Pedro, então Carlos é cunhado de Mário” e “Se Carlos não é cunhado de Mário, então Mário não é assessor de Pedro” são equivalentes. 38) (TCE-RN-CESPE-2009) Se A, B, C e D são proposições, em que B é falsa e D é verdadeira, então, independentemente das valorações falsa ou verdadeira de A e C, a proposição será sempre verdadeira. 39) Dizer que “André é artista ou Bernardo não é engenheiro” é logicamente equivalente a dizer que: a) André é artista se e somente se Bernardo não é engenheiro. b) Se André é artista, então Bernardo não é engenheiro. c) Se André não é artista, então Bernardo é engenheiro d) Se Bernardo é engenheiro, então André é artista. e) André não é artista e Bernardo é engenheiro 40) Dizer que “Pedro não é pedreiro ou Paulo é paulista” é, do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que:

Page 9: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

a) se Pedro é pedreiro, então Paulo é paulista b) se Paulo é paulista, então Pedro é pedreiro c) se Pedro não é pedreiro, então Paulo é paulista d) se Pedro é pedreiro, então Paulo não é paulista e) se Pedro não é pedreiro, então Paulo não é paulista 41) A negação da afirmação condicional “se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva” é: a) se não estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva b) não está chovendo e eu levo o guarda-chuva c) não está chovendo e eu não levo o guarda-chuva d) se estiver chovendo, eu não levo o guarda-chuva e) está chovendo e eu não levo o guarda-chuva

42) Sabe-se que se 4>x então 2=y . Podemos daí concluir que:

a) Se 4<x então 2≠y .

b) Se 4≤x então 2≠y .

c) Se 2=y então 4>x .

d) Se 2≠y então 4≤x .

e) Se 2≠y então 4<x .

43) A negação da proposição " 3 2"x y≠ ∧ < é:

a) " 3 2"x y= ∧ ≥

b) " 3 2"x y= ∧ >

c) " 3 2"x y= ∨ ≥

d) " 2 3"x y≠ ∧ <

e) " 3 2"x y≠ ∨ < 44) Duas grandezas x e y são tais que “se x = 3 então y = 7”. Pode-se concluir que:

a) se 3x ≠ então 7y ≠

b) se 7y = então 3x =

Page 10: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

c) se 7y ≠ então 3x ≠

d) se 7y > então 3x =

e) 3x ≠ ou 7y ≠ 45)    (TRE-MA-CESPE-2009) Com base nas regras da lógica sentencial, assinale a opção que corresponde à negação da proposição “Mário é contador e Norberto é estatístico.” A) Se Mário não é contador, então Norberto não é estatístico. B) Mário não é contador e Norberto não é estatístico. C) Se Mário não é contador, então Norberto é estatístico. D) Se Mário é contador, então Norberto não é estatístico. E) Se Mário é contador, então Norberto é estatístico.

RESPOSTAS 1) a) Hoje é segunda-feira.– É proposição. b O quadrado possui quatro lados. – É proposição. c) São Paulo é uma cidade – É proposição. d) São Paulo is a city. – É proposição. e) Raiz quadrada de nove é três. – É proposição. f) O número 100 é um número ímpar. – É proposição. g) Que horas são?– É proposição. h) Bom dia!– Não é proposição. i) 9+ 9 < 18– É proposição. j) x + 9 < 18.– Não é proposição. k) José é um bom aluno.– É proposição. l) Ele é um bom marido.– Não é proposição. 2) a) ¬p: “Não está calor” b) p ∨ q: “Está calor ou está chovendo” c) p ∧ q: “Está calor e está chovendo” d) p → q: “Se está calor, então está chovendo”

Page 11: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

e) p ↔ q: “Está calor se e somente se está chovendo” 3) a) : “O número 23 não é primo” b) : ”Ou o número 23 é primo, ou o número 39 é ímpar” c) : ”O número 23 é primo e o número 39 é ímpar” d) : ”Ou o número 23 não é primo, ou o número 39 não é ímpar” e) : ”O número 23 não é primo e o número 39 não é ímpar” 4) a) : “O número 2 + 3 não é primo” b) : Ou o número 2 + 3 é primo, ou o número 3 + 9 é par” c) : O número 2 + 3 é primo e o número 3 + 9 é par” d) : O número 2 + 3 não é primo ou o número 3 + 9 não é par” e) O número 2 + 3 não é primo e o número 3 + 9 não é par” 5) 6) 7)  p q ¬p ¬q p∨q p∧q ¬p∧¬q ¬p∨¬q V V F F V V F F V F F V V F F V F V V F V F F V F F V V F F V V

p q ¬p ¬q p → q q → p p ↔ q V V F F V V V V F F V F V F F V V F V F F F F V V V V V

p q ¬p ¬q p ∨ q p ∧ q V V F F V V V F F V V F F V V F V F F F V V F F

Page 12: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

8)

9)

10)  (A)

(B)

(C)

(D)

(E)

RESPOSTA: D 11) RESPOSTA: ERRADO

Page 13: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

12) RESPOSTA: CERTO 13) I Os Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia são instrumentos de financiamento de projetos. - É proposição II O que é o CT-Amazônia? – Não é proposição III Preste atenção ao edital! – Não é proposição IV Se o projeto for de cooperação universidade-empresa, então podem ser pleiteados recursos do fundo setorial verde-amarelo. - É proposição RESPOSTA: A QUESTÃO 17 14)

É equivalente a É equivalente a

RESPOSTA: D 15) a) - É tautologia b) - É tautologia c) - É tautologia d) - É tautologia e) - É tautologia f) - É tautologia g) - É tautologia 16) a) - É tautologia b) - É tautologia c) – Não é tautologia d) - É tautologia e) - É tautologia 17)

Page 14: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

a) - CERTO b) - CERTO c) - CERTO 18) a) - CERTO b) - CERTO c) - CERTO 19) RESPOSTA: CERTO 20) RESPOSTA: CERTO 21) RESPOSTA: CERTO 22) RESPOSTA: CERTO 23) RESPOSTA: CERTO 24) RESPOSTA: ERRADO 25) RESPOSTA: ERRADO 26) RESPOSTA: CERTO 27) RESPOSTA: CERTO 28) RESPOSTA: ERRADO 29) RESPOSTA: ERRADO 30) RESPOSTA: CERTO 31) RESPOSTA: D

Page 15: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

32) RESPOSTA: D  33) RESPOSTA: A 34) RESPOSTA: B 35) RESPOSTA: D 36)

(Se Pedro é economista, então Luisa é solteira)

( )p q→ é equivalente(contra-positiva) a ( )q p¬ → ¬

(Se Luisa não é solteira, então Pedro não é economista) RESPOSTA: E

37)

(Se Mário é assessor de Pedro, então Carlos é cunhado de Mário)

( )p q→ é equivalente(contra-positiva) a

( )q p¬ → ¬ (Se Carlos não é cunhado de Mário, então Mário não é assessor de Pedro) RESPOSTA: CERTO 38) RESPOSTA: ERRADO 39)

(André é artista ou Bernardo não é engenheiro) A expressão acima é equivalente a:

(Bernardo não é engenheiro ou André é artista)

( )p q¬ ∨ é equivalente a

( )p q→ (Se Bernardo é engenheiro, então então André é artista)

RESPOSTA: D

Page 16: LISTA_01_RACIOCiNIO_LoGICO_AGENTE_ESCRIVaO_VERSaO_2003.pdf

LISTA 01 – CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCRIVÃO-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL–Professor Joselias

40)

SOLUÇÃO (Pedro não é pedreiro ou Paulo é paulista) ( )p q¬ ∨

é equivalente a ( )p q→

(Se Pedro é pedreiro, então Paulo é paulista) RESPOSTA: A 41)

(Se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva) ( )p q¬ →

é equivalente a ( )p q∧ ¬

(Está chovendo e eu não levo o guarda-chuva) RESPOSTA: E 42)

SOLUÇÃO (Se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva)

se  4>x  então  2=y .

( )p q→ é equivalente(contra-positiva) a

( )q p¬ → ¬

Se 2≠y então 4≤x . RESPOSTA: D 43) RESPOSTA: C 44) RESPOSTA: C 45) RESPOSTA: D