lista de exercÍcios - cursointellectus.com.br · descolonização da África, Ásia e oceania, os...

6

Click here to load reader

Upload: phungdat

Post on 11-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · Descolonização da África, Ásia e Oceania, os Direitos Humanos da ONU, a luta contra o apartheid, o pan--africanismo, entre outros

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

29

História II

Questão 1 Letra E

Questão 2

Letra D

Questão 3Letra C

Questão 4a) A Doutrina Truman e o Plano Marshall fazem parte do contexto de oposição ideológica entre EUA e URSS no pós-Segunda Guerra (Guerra Fria). A Doutrina Truman buscava conter a expansão do comunismo sobre o mundo e o Plano Marshall visava ajudar os países europeus para ampliar a influência norte-americana sobre eles.b) O Plano Marshall ajudou a estabilizar as moedas europeias, além de facilitar a compra de produtos norte-americanos, como comida e combustível.

Questão 5Letra B

Questão 6Letra D

Questão 7Letra A

Questão 8 Letra C

Questão 9 Letra C

Questão 10 Letra A

Page 2: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · Descolonização da África, Ásia e Oceania, os Direitos Humanos da ONU, a luta contra o apartheid, o pan--africanismo, entre outros

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

30

História II

Questão 1Letra B

Questão 2

Letra B

Questão 3a) A Guerra da Coreia, 1950-1953, deve ser entendida dentro do contexto da Guerra Fria que se iniciou em 1945 após o término da Segunda Guerra Mundial.b) A guerra terminou em 1953, porém as duas coreias não se unificaram. A Coreia do Norte permaneceu comunista e atrasada, governada pela família Kim, enquanto a Coreia do Sul, capitalista, investiu em educação tornando-se uma potência econômica. Na atualidade a atrasada Coreia do Norte, comunista, realiza testes nucleares para ameaçar seus vizinhos e, com isso, conseguir recursos e investimentos.

Questão 4Letra D

Questão 5Letra C

Questão 6Letra C

Questão 7Letra A

Questão 8 A Revolução Chinesa de 1949 que levou à implan-

tação do socialismo no país ocorreu no contexto do início da Guerra Fria e em meio às iniciativas imperia-listas de países capitalistas em relação à China.

A exploração imperialista, agravada com o desem-prego e a inflação vivida pelos chineses nos anos que antecederam a Revolução, estimulou um sentimento nacionalista entre a maioria dos chineses e favoreceu a difusão dos ideais socialistas, sobretudo entre os camponeses, fatores que contribuíram para o êxito do movimento liderado por Mao Tse Tung.

Questão 9 Letra B

Questão 10 Letra E

Page 3: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · Descolonização da África, Ásia e Oceania, os Direitos Humanos da ONU, a luta contra o apartheid, o pan--africanismo, entre outros

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

31

Questão 9a) Trata-se da Guerra Fria que caracterizou o mundo entre 1945 até 1989. Foi um conflito envolvendo duas ideologias, a capitalista (EUA) e a comunista (URSS).b) Durante a Guerra Fria não aconteceu conflito direto entre as duas potências, foram conflitos que ocorreram em outras nações e tiveram a influência dos EUA e URSS. Em 1959 os barbudos da “Sierra Maestra” (Fidel, Raul Castro, Che e Camilo) tomaram o poder em Cuba derrubando o ditador Fulgêncio Batista. Fidel Castro assumiu o poder com um programa voltado para o social irritando o governo dos EUA. A URSS se aproximou da ilha de Cuba oferecendo ajuda em troca da Ideologia comunista. Em 1961 Cuba adotou o comunismo e a União Soviética colocou vários mísseis na ilha dando início a “Crise dos Mísseis”. Neste cenário tenso, quase ocorreu um enfrentamento direto entre as duas potências, apontando para um perigo de destruição mútua considerando que ambas possuíam arsenal atômico. Vale dizer que, em 1962, havia armas que poderiam destruir a humanidade, arsenal bem mais destrutivo do que as bombas utilizadas no fim da Segunda Guerra.

Questão 10 Letra E

História II

Questão 1Letra C

Questão 2

01 + 02 = 03.Estão incorretas as proposições [04] e [08]. Apesar

dos mais de 20 pedidos consecutivos da ONU para os EUA acabar com o embargo econômico a Cuba, o boi-cote ainda permanece. Barack Obama quer o fim do embargo econômico, mas a decisão depende do legis-lativo. Apesar das mudanças acenadas pela Ilha, Raul Castro não afirmou categoricamente que Cuba vai re-nunciar ao comunismo, embora mudanças sejam ine-vitáveis e já começaram. O país recebeu em 2016 a vi-sita de Barack Obama e teve o especial encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca da religião Ortodoxa.

Questão 3Letra C

Questão 4Letra A

Questão 501 + 02 + 08 = 11.A afirmativa [04] é incorreta, porque os presiden-

tes de EUA e URSS eram, respectivamente, J. Kennedy e N. Kruschev;

A afirmativa [16] é incorreta, porque durante a dé-cada de 1990, a economia cubana passou por um cres-cimento, a despeito da queda da URSS. Não houve, nesse período, nenhuma grande epidemia em Cuba.

Questão 6a) O contexto político internacional foi o da Revolução Cubana de 1959, que marcou o fim da ditadura de Fulgêncio Bastista e a ascensão ao poder de Fidel Castro. Nesse contexto, EUA e Cuba entraram em conflito e Fidel, então, aproveitando-se da conjuntura da Guerra Fria, aproximou-se da URSS, tornando Cuba um país socialista. b) Acontecimento 1: a estatização das empresas em Cuba, pondo fim ao quintal norte-americano de fábricas; Acontecimento 2: o embargo econômico promovido pelos EUA à Cuba.

Questão 7Letra D

Questão 8 Letra C

Page 4: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · Descolonização da África, Ásia e Oceania, os Direitos Humanos da ONU, a luta contra o apartheid, o pan--africanismo, entre outros

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

32

Questão 4Letra B

Questão 5

04 + 16 + 64 = 84.[01] Incorreta. Ainda existe a construção de muros

para segregar povos. É o caso do muro que separa Is-rael da Cisjordânia, construído recentemente. Conhe-cido como “Muro da Vergonha”, a fortaleza possui 8 metros de altura e simboliza uma segregação entre povos, um apartheid.

[02] Incorreta. O movimento sionista surgiu no fi-nal do século XIX, visava criar um Estado para os ju-deus na Palestina. Em 1897, foi realizado o primeiro congresso do Sionismo, um movimento criado por Theodor Herzl com ambições nacionalistas.

[08] Incorreta. Os EUA perderam a Guerra do Viet-nã, saindo muito desgastados do conflito.

[32] Incorreta. A Conferência de Bandung na Indo-nésia em 1955 teve a liderança das autoridades políti-cas da Índia, Egito e Indonésia. Defenderam a autode-terminação dos povos e o não alinhamento. Criaram a ideia de Terceiro Mundo para ser contrapor ao Primei-ro e Segundo mundo. As 29 nações afro-asiáticas pre-sentes declaram apoio ao anticolonialismo, combater o racismo e o imperialismo.

Questão 6Letra D

Questão 7A primeira imagem está vinculada ao etnocentris-

mo europeu do século XIX e início do século XX que concebe a África como local do exótico de flora e fau-na exuberante. Daí surgiu o “fardo do homem branco” que numa “missão civilizadora, humanista e filantró-pica” foi levar o desenvolvimento para os africanos. A segunda imagem aponta para a diversidade de povos e culturas inseridos no continente Africano. A partir da segunda metade do século XX ocorreram inúmeros fatos históricos relevantes, tais como: o processo de Descolonização da África, Ásia e Oceania, os Direitos Humanos da ONU, a luta contra o apartheid, o pan--africanismo, entre outros.

Questão 8 Letra C

Questão 9 Letra D

Questão 10 Letra E

História II

Questão 1Na resolução de uma questão com perfil interdis-

ciplinar, recomenda-se uma estrutura integrada por introdução (1º parágrafo), argumentação (ênfase em História, 2º parágrafo), argumentação (ênfase em Geografia, 3º parágrafo) e conclusão (4º parágrafo).

Exemplo:O racismo no passado e no mundo contemporâneo

constitui uma ideologia desprovida de base científica e utilizada por vezes como justificativa para a domina-ção social e exploração econômica.

No período colonial, teses pseudocientíficas que afirmaram a superioridade dos brancos em relação a outros grupos étnicos como negros eram usadas como justificativa para a colonização e imperialismo europeu no continente africano e em outras regiões do mundo como a América Latina e Caribe. No primei-ro cartaz fica nítido o racimo em Portugal em 1917, país que manteve colônias na África até meados da década de 1970. No século XIX, durante a Conferência de Berlim, a África foi partilhada pelas potências eu-ropeias com o objetivo de apropriação dos recursos naturais, mão de obra e novos mercados consumido-res. A introdução da civilização ocidental através do cristianismo e de ideologias racistas estava a serviço do capitalismo industrial.

Na África, os europeus impuseram fronteiras ar-tificiais que não respeitavam as diferenças étnicas e religiosas pré-existentes, o que deu origem a conflitos culturais, guerras civis e separatismos após a descolo-nização. Um dos exemplos foi o Sudão com o conflito étnico em Darfur, a guerra civil entre o norte (muçul-mano) o sul (cristão e animista), além da independên-cia do Sudão do Sul em 2011. Em alguns países como a África do Sul, regimes racistas como o apartheid (1948-1990) duraram um longo tempo devido a inte-resses econômicos e geopolíticos locais e internacio-nais.

No século 21, a permanência das fronteiras artifi-ciais na África Negra e dos conflitos decorrentes, tor-nam os países africanos frágeis, o que favorece a forte influência de potências europeias, dos Estados Unidos e, recentemente, da China. Por vezes, este processo é naturalizado pela também permanência de visões preconceituosas e estereotipadas sobre os Estados e povos africanos. Assim, no mundo contemporâneo, ideologias atrasadas permanecem e devem ser com-batidas, a exemplo de Angola, ex-colônia portuguesa, cuja economia teve grande crescimento na década de 2000 após o término da guerra civil.

Questão 2

Letra C

Questão 3Letra B

Page 5: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · Descolonização da África, Ásia e Oceania, os Direitos Humanos da ONU, a luta contra o apartheid, o pan--africanismo, entre outros

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

35

Questão 12[Resposta do ponto de vista da disciplina de His-

tória]a) A globalização econômica tornou o mundo uma “aldeia global” através do livre cambismo que propiciou uma ampla circulação de mercadorias e maior concorrência. O Estado tornou-se menor, mais enxuto, desencadeando um processo de privatização das estatais.b) Como consequência da globalização econômica e uma forte concorrência no âmbito econômico, surgiram blocos econômicos como Mercosul em 1995, ou seja, a globalização acabou gerando uma regionalização com o surgimento destes blocos econômicos.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]a) Com a dissolução da URSS e falência do bloco socialista, o sistema de poder baseada na bipolaridade foi substituído pela multipolaridade, contexto em que a globalização começa a se consolidar, portanto, dentre as características da globalização pode-se mencionar: a adoção da doutrina neoliberal permitindo a abertura dos mercados; a formação dos blocos econômicos integrando a economia regional; o desenvolvimento tecnológico permitindo a integração por meio dos transportes, telecomunicações e infovias; a transnacionalização da produção instalando unidades fabris em países periféricos; a desnacionalização da produção de países periféricos.b) Dentre os problemas de âmbito econômico-social resultantes da globalização, pode-se citar: o aumento do desemprego, especialmente do tipo estrutural, em razão da automação dos setores produtivos; o aumento do abismo entre a riqueza e a pobreza seja em nível nacional ou internacional; a pauperização da relação trabalhista advinda da terceirização da produção.

Questão 13

Letra D

Questão 14Letra B

Questão 15a) (1) crise de superprodução nas indústrias norte-americanas, gerando acúmulo de produção não vendidos nos estoques e (2) quebra da Bolsa de Valores de NY a partir da especulação de ações.b) Crise Imobiliária de 2008, nos EUA;

Semelhanças: alcance global;Diferenças: a de 1929 foi de superprodução e a de

2008 foi de especulação imobiliária.

História II

Questão 1Letra B

Questão 2 a) Foto: Guerra do Vietnã; Cartaz: Festival de Woodstock.b) Foto: violência militar norte-americana na Guerra do Vietnã; Cartaz: filosofia de Amor e Paz do Festival; Relação entre elas: o Festival de Woodstock manifestava-se contra a participação dos EUA na Guerra do Vietnã.

Questão 3Letra B

Questão 4Letra A

Questão 5

Letra B Questão 6

Letra D

Questão 7Letra A

Questão 8 Letra C

Questão 9 Letra B

Questão 10 Letra A

Questão 11a) O Muro de Berlin foi construído 16 anos após o término da Segunda Guerra e da divisão da Alemanha. A cidade de Berlim, localizada na Alemanha Oriental (comunista) tinha sua porção capitalista, representando uma situação inusitada no período da Guerra Fria e sua existência foi responsável por diversas tensões, que levou o governo comunista e erguer o muro para evitar as fugas.b) De uma forma geral as frases grafitadas são expressões de protestos pela sua existência, considerado como símbolo da divisão e do autoritarismo. A preservação de partes do muro pretende manter viva a memória da população alemã e mundial sobre seu significado durante o período que existiu.

Page 6: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · Descolonização da África, Ásia e Oceania, os Direitos Humanos da ONU, a luta contra o apartheid, o pan--africanismo, entre outros

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

35

Questão 16Letra D

Questão 17 a) Os EUA dificultaram a entrada de estrangeiros no país. O governo de Bush criou a ideia do “eixo do mal”, governos que apoiavam o terrorismo como o Iraque, Irã e a Coreia do Norte. Assim, o presidente dos EUA, George W. Bush permitiu a invasão ao Iraque alegando que o ditador Saddam Hussein possuía armas de destruição em massa, o que não foi confirmado.b) Países do ocidente liderado pelos USA adotaram medidas belicistas e invasoras gerando o surgimento de grupos radicais nestas regiões como o Estado Islâmico. Sem dúvida, a invasão dos EUA no Iraque contribuiu muito para o aparecimento destes grupos terroristas que tanto assustam o ocidente

Questão 18Letra C

Questão 19 Letra A

Questão 20

a) No que diz respeito à emergência do nazifascismo na Europa, na década de 1930, fatores relacionados ao pós-Primeira Guerra, como as resoluções do Tratado de Versalhes, foram preponderantes para a ascensão ao poder dos regimes totalitários. Atualmente, questões de ordem econômica (crises cíclicas que geram desempregos) e de ordem cultural (xenofobia) explicam a volta da força de partidos de extrema-direita em alguns países europeus.b) Convergência: exaltação do nacionalismo e defesa da pátria;

Divergência: os grupos atuais não defendem o an-tissemitismo.

Questão 21 Letra D