lista de exercÍcios · 2017-10-17 · – urbanização desordenada nas cidades brasileiras ... é...

9
www.irium.com.br LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO GAB LISTA - 01 Geografia II Questão 1 Letra B Questão 2 Letra C Questão 3 Letra C Questão 4 Letra B Questão 5 Letra B Questão 6 Letra E Questão 7 Letra C Questão 8 Letra B Questão 9 Entre os principais impactos do êxodo rural: – urbanização desordenada nas cidades brasileiras que recebem um número substancial de imigrantes provenientes do campo, por vezes com o crescimento dos aglomerados subnormais (favelas); – “desterritorialização” da população, uma vez que os imigrantes enfrentam dificuldades iniciais de adaptação no meio urbano, com consequências psicológicas e sociais; – redução da população rural, no caso do Brasil, tanto em termos porcentuais quanto em termos absolutos; – estímulo à concentração fundiária e ao avanço do agronegócio, uma vez que diversas pequenas propriedades podem ser adquiridas por fazendeiros e empresas rurais. Questão 10 a) O sistema de Plantation e a Agricultura de Jardi- nagem podem ser classificados como agrossistemas tradicionais. b) A utilização de tecnologia avançada em aspectos como mecanização, adubação e agrotóxicos, biotecno- logia e transgenia, informática e geoprocessamento, com uma produção em grande escala.

Upload: phungquynh

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

01

Geografia II

Questão 1Letra B

Questão 2Letra C

Questão 3Letra C

Questão 4Letra B

Questão 5Letra B

Questão 6Letra E

Questão 7Letra C

Questão 8Letra B

Questão 9Entre os principais impactos do êxodo rural:

– urbanização desordenada nas cidades brasileiras que recebem um número substancial de imigrantes provenientes do campo, por vezes com o crescimento dos aglomerados subnormais (favelas);– “desterritorialização” da população, uma vez que os imigrantes enfrentam dificuldades iniciais de adaptação no meio urbano, com consequências psicológicas e sociais;– redução da população rural, no caso do Brasil, tanto em termos porcentuais quanto em termos absolutos;– estímulo à concentração fundiária e ao avanço do agronegócio, uma vez que diversas pequenas propriedades podem ser adquiridas por fazendeiros e empresas rurais.

Questão 10a) O sistema de Plantation e a Agricultura de Jardi-

nagem podem ser classificados como agrossistemas tradicionais.

b) A utilização de tecnologia avançada em aspectos como mecanização, adubação e agrotóxicos, biotecno-logia e transgenia, informática e geoprocessamento, com uma produção em grande escala.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

02

Geografia II

Questão 1Letra C

Questão 2Letra A

Questão 3Letra C

Questão 4Letra C

Questão 5Letra B

Questão 6Letra B

Questão 7Letra C

Questão 8Letra E

Questão 9a) Dentre os avanços produtivos obtidos com a

revolução verde, pode-se citar: a modificação genética das sementes aumentando a resistência aos elementos externos como o clima ou pragas; melhoria do sistema produtivo com a utilização de maquinários; correção e técnicas para melhoria dos solos aumentando a produção em termos absolutos.

b) A revolução verde contempla a capitalização no campo, tornando a produção agrícola, um empreendimento capitalista e, portanto, nos países em desenvolvimento, estimula a concentração fundiária, o êxodo rural, e a subordinação do campo à cidade.

Questão 10Podem ser considerados como consequência do

processo de modernização do campo: a utilização de maquinários, insumos (defensivos, fertilizantes, sementes selecionadas) e transgênicos; o aumento da produção e da produtividade; a financeirização e latifundiarização da produção; o êxodo rural; o aquecimento da produção para o mercado externo.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

03

Geografia II

Questão 1Letra D

Questão 2Letra B

Questão 3Letra B

Questão 4Letra D

Questão 5Letra C

Questão 6Letra C

Questão 7Letra C

Questão 8Letra B

Questão 9Dentre as características do latifúndio no Brasil

pode-se destacar: a grande extensão da propriedade, a produção para exportação, o predomínio do fator capital na produção, a associação com o agro business, e o lastro histórico da colonização portuguesa.

Dentre as consequências pode-se citar em nível social: o desemprego no campo seguido de êxodo rural, a minifundiarização, a disputa pela terra incorporada pelos movimentos sem-terra; em nível econômico, o aumento das culturas de exportação em detrimento das alimentícias, a reprimarização das exportações brasileiras, a redução da agricultura familiar.

Questão 10a) Pode-se afirmar que ocorreu uma “falsa moder-

nização do campo” quanto se verifica a permanência na concentração fundiária, ou seja, a má distribuição social das terras. As condições difíceis de muitos dos pequenos proprietários quanto ao acesso à tecnolo-gia, crédito e preços adequados para seus produtos também constitui um problema grave. Assim, a mo-dernização foi “incompleta”, visto que atendeu prin-cipalmente aos interesses de setores do agronegócio que produzem para exportação ou estão vinculados ao abastecimento para a indústria.

b) Uma característica comum ao movimento de Ca-nudos e aos movimentos sociais que atuam no campo como o MST (Movimento Sem Terra) é a luta contra a concentração fundiária e, portanto, pela melhor distri-buição de terras. Outro traço comum é a capacidade de organização social.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

04

Geografia II

Questão 1Letra B

Questão 2Letra A

Questão 3Letra A

Questão 4Letra B

Questão 5Letra A

Questão 6Letra C

Questão 7Letra D

Questão 8Letra D

Questão 9Criação intensiva com melhora do plantel. O campo

é uma das áreas de investimento de capital urbano industrial.

Questão 10Excessiva concentração fundiária dificultando o

acesso à terra.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

05

Geografia II

Questão 1Letra A

Questão 2Letra A

Questão 3Letra A

Questão 4Letra D

Questão 5Letra E

Questão 6Letra D

Questão 7Letra A

Questão 8Letra B

Questão 9a) Os conflitos representados nas áreas de frontei-

ras Brasil-Paraguai e Peru-Bolívia-Brasil estão associa-dos à questão agrária envolvendo produtores brasilei-ros e nativos.

b) Os conflitos representados na Bolívia e na fron-teira Brasil-Paraguai referem-se à questão energética envolvendo respectivamente a nacionalização de hi-drocarbonetos e a revisão do tratado de energia de Itaipu.

Questão 10a) O conflito de natureza social evidenciado no tex-

to ocorre entre os ruralistas, que para expandir suas áreas de cultivo defendem o direito de desmatarem partes do país, e a população em geral (85% de acordo com a pesquisa), que percebe a necessidade de se pre-servar áreas cobertas por florestas para o equilíbrio ambiental.

b) A pesquisa feita pelo Instituto Datafolha revelou que 85% da população é não deseja as mudanças na Lei nº 4.771, logo, é a favor da manutenção do Art. 1º do atual código florestal brasileiro e contrária a posi-ção dos ruralistas.  

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

06

Geografia II

Questão 1Letra B

Questão 2Letra A

Questão 3Letra B

Questão 4Letra B

Questão 5Letra A

Questão 6Letra D

Questão 7Letra D

Questão 8Letra E

Questão 9A principal mudança em relação à proporção de jo-

vens no Brasil pode ser observada a partir do estreita-mento da base da pirâmide, indicando que houve re-dução desse setor, consequência da queda da taxa de natalidade e de fecundidade no período apresentado.

A principal mudança em relação à proporção de idosos no Brasil refere-se ao alargamento do topo da pirâmide, indicando que houve aumento proporcional do número de idosos, em decorrência da elevação da expectativa de vida.

Questão 10a) A partir de 1950, o Japão teve um grande cres-

cimento econômico e melhoria nos indicadores de educação e saúde, tornando-se um país desenvolvido. A partir de então, houve uma queda da taxa de nata-lidade e aumento substancial na expectativa de vida. Assim, o porcentual de jovens foi se reduzindo e os de adultos e idosos crescendo.

b) Entre as consequências das mudanças demográ-ficas no Japão, destacam-se:- baixa taxa de natalidade e redução da população absoluta;- crescimento da população de terceira idade e dos custos com previdência social e saúde;- escassez de mão de obra, obrigando o país a utilizar um contingente importante de imigrantes no mercado de trabalho;- baixo crescimento do mercado consumidor e do consumo, levando ao baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

07

Geografia II

Questão 1Letra D

Questão 2Letra D

Questão 3Letra A

Questão 4Letra A

Questão 5Letra A

Questão 6Letra B

Questão 7Letra A

Questão 8Letra A

Questão 9A fala do personagem traz conteúdo da teoria de-

mográfica neomalthusiana, segundo a qual o cresci-mento acelerado da população é a principal causa dos problemas sociais e ambientais. Os neomalthusianos pregam o controle rigoroso da natalidade, inclusive com métodos autoritários, mas sem mudar estruturas sociais. A teoria reformista ou progressista é contrária, uma vez que defende o combate à pobreza, a melho-ria de acesso à saúde e educação, assim, a população com melhor qualidade de vida tende a reduzir a taxa de natalidade.

Questão 10Ao contrário dos chamados neo-malthusianos, os

reformistas afirmam que é necessário investir no de-senvolvimento socioeconômico para ver as taxas de natalidade caírem. As condições precárias de vida, a falta de informação, o grande percentual de popula-ção rural, promovem altas taxas de natalidade em um país pobre. .

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

08

nanceira e a elevação do desemprego. A crise fez com que parte da população também visualizasse os imi-grantes como um “problema adicional”, já que seriam competidores por empregos e demandam gastos so-ciais do governo.

Geografia II

Questão 1Letra D

Questão 2Letra D

Questão 3Letra D

Questão 4Letra C

Questão 5Letra A

Questão 6Letra D

Questão 7Letra B

Questão 8Letra B

Questão 9O processo de globalização contém diversos as-

pectos que privilegiam as migrações internacionais, dentre as quais: a evolução dos meios de transportes e telecomunicações; a abertura dos mercados e conso-lidação dos blocos econômicos promovendo a perme-abilidade das fronteiras; o aumento do abismo socioe-conômico Sul-Norte.

Dentre os aspectos motivadores das migrações, pode-se citar: conflitos civis e regionais responsáveis por grande número de deslocados; diferenças étnicas, políticas e ideológicas; busca por melhores condições salariais e/ou empregatícias; cataclismos naturais.

Questão 10a) Entre 1830 e 1939, devido a problemas socioe-

conômicos e guerras, a Europa era um continente de emigração, isto é, de saída de população rumo as Amé-ricas, África do Sul e Oceania. Entre 1945 e 2005, a situ-ação se inverteu, pois a Europa tornou-se grande polo de imigração para populações provenientes da África, Caribe e Leste Europeu.

b) Durante décadas a Europa Ocidental recebeu grandes levas de imigrantes oriundos de países sub-desenvolvidos. A maioria dos imigrantes é explorada através de trabalhos de menor qualificação e remu-neração. A discriminação e a intolerância étnica e re-ligiosa contra os imigrantes são frequentes em vários países europeus, como a França, a Itália e a Alemanha, mas acentuaram-se nos últimos anos com a crise fi-

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

09

Geografia II

Questão 1Letra D

Questão 2Letra E

Questão 3Letra A

Questão 4Letra A

Questão 5Letra B

Questão 6Letra A

Questão 7Letra A

Questão 8Letra E

Questão 9A macrorregião com os maiores fluxos emigratórios

é a região nordeste, e a de maiores fluxos imigratórios é a região sudeste.

Na região sul, os fatores de atração notadamente representados pelo mapa 1 são condicionados pelo desenvolvimento da cafeicultura, e os fatores de repulsão, pelo processo de modernização agropecuária associado à geada de 1975 que alterou a estrutura fundiária e o sistema produtivo da região.

Nas regiões norte e centro-oeste, os fatores de expulsão representados pelo mapa 1 indicam a marginalidade do sistema produtivo da região, e os fatores de atração, a ocupação da “ultima fronteira agrícola” do país, onde o governo estimula os projetos de colonização para integrar a área à economia nacional.

Questão 10A imigração de bolivianos compõe, junto com

outras nacionalidades sul-americanas, um fluxo que se torna expressiva a partir da década de 2000, em razão da ascensão econômica do Brasil em contraponto à estagnação de alguns países vizinhos. Dentre as nacionalidades imigrantes, os bolivianos exibem números mais notáveis. O perfil do imigrante boliviano é o jovem sem qualificação que é absorvido pelas oficinas de confecções, atividade que cresceu nas últimas décadas em razão da terceirização do produto. As condições de trabalho equivalem ao aspecto pré--fordista, configurando-se por: jornadas extenuantes, ambientes insalubres, baixos salários e ausência de vínculos empregatícios.