lisboa dos descobrimentos

11
LISBOA DOS DESCOBRIMENTOS

Upload: margarida-claro

Post on 20-Jul-2015

913 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

LISBOA DOS DESCOBRIMENTOS

Portugal, país de aventureiros e marinheiros corajosos, foi pioneiro na descoberta de novas rotas marítimas que potenciaram o encontro de civilizações.

De Lisboa partiram as expedições que iniciaram o processo de conquista do Norte de África e da expansão colonial rumo ao ouro, escravos e especiarias.

Num passeio pela nossa capital revivemos este período grandioso onde os testemunhos do Mundo Novo inspiraram vários arquitetos.

Acompanha-me numa viagem até ao século XVI que terá o seu inicio …

AGORA

Mosteiro dos Jerónimos

Este monumento do séc. XVI, do reinado de D. Manuel I, foi consagrado à descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.

Neste local Vasco da Gama ouviu missa na noite antes de partir para a Índia e daqui sairam as naus de Pedro Alvares Cabral, que chegariam ao Brasil.

De arquitetura manuelina, este mosteiro é a mais notável construção religiosa de Portugal do seu tempo, estando classificado como Monumento Nacional desde 1907 e como Património Mundial da UNESCO desde 1983. Em 7 de julho de 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Capela de S. Jerónimo

Iniciada em 1514 por Diogo de Boitaca e concluida por Rodrigo Afonso, de estilo manuelino, dentro dos terrenos da cerca dos Monges Jerónimos do Mosteiro de Santa Maria de Belém, é um monumento que impressiona todos os que o vêem pela primeira vez.

Situa-se numa colina sobre Belém e a partir do jardim obtém-se uma vista deslumbrante sobre o Tejo.

Nesta capela esteve sepultado Pina Manique, fundador da Casa Pia de Lisboa.

Torre de Belém

Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme. Esta fortificação integrava o plano defensivo da barra do rio Tejo e o projeto de construção desta torre data do reinado de D. João II, no entanto só foi posto em prática no reinado do seu sucessor, D. Manuel I, entre 1515 e 1519.  Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007. Hoje é um espaço cultural onde se realizam exposições e concertos.

Padrão dos Descobrimentos

Tem a forma de uma caravela e está decorado com 16 figuras, cada uma com sete metros de altura. Por lá, estão representadas personalidades ligadas aos descobrimentos, como Gil Eanes, Fernão Mendes Pinto, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama. No topo e proa do edifício, olhando diretamente para o rio Tejo, está a figura do infante D. Henrique, com nove metros de altura. O edifício original, de autoria do arquiteto Cottinelli Telmo, foi construído em 1940 para a Exposição do Mundo Português. Contudo, só em 1960 é que o edifício que hoje conhecemos foi erguido.

Casa dos Bicos - Fundação José Saramago

Este edifício foi mandado construir em 1523, por Brás de Albuquerque, filho do governador da Índia, Afonso de Albuquerque, após uma viagem a Itália, e teve como modelo o Palácio dos Diamantes, tendo sido um dos poucos sobreviventes do terramoto de Lisboa de 1755. A fachada é decorada em pedra esculpida em forma de pirâmide, como se fossem pontos de diamantes e nos dois últimos pisos estão janelas em estilo manuelino. O interior foi restaurado para acolher a Fundação José Saramago, pensada para a apresentação de eventos culturais e para a biblioteca do Nobel português.

Mosteiros dos

Jerónimos

Torre de

Belém

Padrão dos Descobrimentos

Casa dos

Bicos

Ó mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal!Por te cruzarmos, quantas mães choraram,Quantos filhos em vão rezaram!Quantas noivas ficaram por casarPara que fosses nosso, ó mar! Fernando Pessoa, “Mar Português”,1934

Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:

Tiago GouveiaTiago Gouveia 9º A9º A nº 19nº 19

Fontes: Google