lisboa antiga {o bairro alto), 1879, lisboa antiga...

2
A pretexto do Centenário da Morte de Júlio de Castilho (1919-2019), "pai" da Olisipografia, a Câmara Municipal de Lisboa - Pelouro da Cultura, através da sua Direção Municipal de Cultura e da EGEAC, em colaboração com a família e outras entidades (públicas e privadas), promove a realização de um programa transversal de atividades culturais e educativas que tem por objetivo evocar um homem que se distinguiu, sobretudo, como um estudioso pioneiro da cidade de Lisboa, publicando diversos livros importantes sobre a história da capital, desde logo as suas obras de referência Lisboa Antiga {O Bairro Alto), em 1879, e Lisboa Antiga {Bairros Orientais), de 1884 a 1890. Nesta evocação, a CML envolve os seus equipamentos municipais culturais, os seus museus, bibliotecas, arquivos, hemerotecas, os serviços educativos destes equipamentos, e conta com a participação de outros organismos culturais, oferecendo à cidade, aos seus munícipes, escolas, estudantes, professores, investigadores e público em geral uma programação diversificada de eventos sobre a vida e obra de Júlio de Castilho. Uma programação que procura também estudar, interpretar e divulgar a figura poliédrica que foi Júlio de Castilho, típica do intelectual oitocentista: a par de olisipógrafo, Júlio de Castilho foi jornalista, escritor, poeta, político, professor, diplomata, entre outras ocupações que teve ao longo da sua vida. Inaugura, com a sua obra literária e histórica sobre Lisboa, a moderna Olisipografia, atualizando-a na teoria e metodologia, deixando como legado bibliográfico um vasto conjunto de obras, artigos e ensaios da maior importância e interesse cultural e patrimonial sobre a cidade de Lisboa, bem como vários discípulos que continuaram a "escavar" no conhecimento arqueológico, histórico e artístico da cidade e na disseminação pública do mesmo. JÚLIO CEN TEN ÁRIO DA MORTE DE CASTILHO 1919 - 2019

Upload: others

Post on 23-Sep-2019

10 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lisboa Antiga {O Bairro Alto), 1879, Lisboa Antiga ...hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/ArquivoNewsletter/2019/NEsp_JulioCastil... · A pretexto do Centenário da Morte de Júlio de

A pretexto do Centenário da Morte de Júlio de Castilho (1919-2019), "pai" da Olisipografia, a Câmara Municipal de Lisboa - Pelouro da Cultura, através da sua Direção Municipal de Cultura e da EGEAC, em colaboração com a família e outras entidades (públicas e privadas), promove a realização de um programa transversal de atividades culturais e educativas que tem por objetivo evocar um homem que se distinguiu, sobretudo, como um estudioso pioneiro da cidade de Lisboa, publicando diversos livros importantes sobre a história da capital, desde logo as suas obras de referência Lisboa Antiga {O Bairro Alto), em 1879, e Lisboa Antiga {Bairros Orientais), de 1884 a 1890.

Nesta evocação, a CML envolve os seus equipamentos municipais culturais, os seus museus, bibliotecas, arquivos, hemerotecas, os serviços educativos destes equipamentos, e conta com a participação de outros organismos culturais, oferecendo à cidade, aos seus munícipes, escolas, estudantes, professores, investigadores e público em geral uma programação diversificada de eventos sobre a vida e obra de Júlio de Castilho. Uma programação que procura também estudar, interpretar e divulgar a figura poliédrica que foi Júlio de Castilho, típica do intelectual oitocentista: a par de olisipógrafo, Júlio de Castilho foi jornalista, escritor, poeta, político, professor, diplomata, entre outras ocupações que teve ao longo da sua vida. Inaugura, com a sua obra literária e histórica sobre Lisboa, a moderna Olisipografia, atualizando-a na teoria e metodologia, deixando como legado bibliográfico um vasto conjunto de obras, artigos e ensaios da maior importância e interesse cultural e patrimonial sobre a cidade de Lisboa, bem como vários discípulos que continuaram a "escavar" no conhecimento arqueológico, histórico e artístico da cidade e na disseminação pública do mesmo.

JÚLIO CENTEN ÁRIO DA MORTE

DE CASTILHO 1919-2019

Page 2: Lisboa Antiga {O Bairro Alto), 1879, Lisboa Antiga ...hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/ArquivoNewsletter/2019/NEsp_JulioCastil... · A pretexto do Centenário da Morte de Júlio de

FEVEREIRO JÚLIO DE CASTILHO E O ACASO DA OLISIPOGRAFIA Exposição

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Patente até 19 de maio

Acesso à exposição através do ingresso no Museu (3€)

JÚLIO DE CASTILHO E O ACASO DA OLISIPOGRAFIA Conversas à volta da exposição

O JARDIM JÚLIO DE CASTILHO. GÉNESE, EVOLUÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DE UM ESPAÇO URBANO DE MEMÓRIA OLISIPOGRÁFICA {1929-2019) Por Rui Matos e Helena Lopes Museu de Lisboa - Palácio Pimenta 13 de fevereiro, 18h

AUGUSTO VIEIRA DA SILVA-A "REGOA E O COMPASSO" NA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS DE JÚLIO DE CASTILHO Por Elisabete Gama Museu de Lisboa - Palácio Pimenta 27 de março, 18h

HOMENAGEM A JÚLIO DE CASTILHO POR OCASIÃO DO CENTENÁRIO DO SEU FALECIMENTO Colóquio Uma iniciativa da Sociedade de Geografia de Lisboa, em parceria com a Associação dos Arqueólogos Portugueses, o Gabinete de Estudos Olisiponenses, o Grupo Amigos de Lisboa, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e o Centro de Estudos Bocageanos.

Sociedade de Geografia de Lisboa 8 de fevereiro, 10h30-17h30 Museu do Carmo 11 de fevereiro, 18h-20h

IN MEMORIAM: ROMAGEM À SEPULTURA DE JÚLIO DE CASTILHO Iniciativa em parceria com a Divisão de Gestão Cemiterial, o Gabinete de Estudos Olisiponenses, a Junta de Freguesia do Lumiar e Amigos dos Cemitérios de Lisboa.

Cemitério do Lumiar 8 de fevereiro, 15h

IN MEMORIAM: JÚLIO DE CASTILHO ONLINE NA HEMEROTECA DIGITAL Lançamento, em formato digital, da monografia ln Memoriam: Júlio de Castilho {Lisboa: 'fyp. Diário de Noticias, 1920, 194 pp.). Edição coordenada por Miguel Trancoso. Reúne testemunhos de várias personalidades, entre as quais Gustavo de Matos Sequeira, Braamcamp Freire, Conde de Sabugosa, Pinto de Carvalho (TINOP) ou Tomás de Mello Breyner. Contém ainda transcrição do testamento de Júlio de Castilho.

http://hemerotecadigital.cm-lis boa. pt Disponível a 8 de fevereiro

JÚLIO DE CASTILHO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Mostra bibliográfica Mostra sobre a colaboração de Júlio de Castilho na imprensa periódica da época.

Hemeroteca Municipal de Lisboa Inauguração a 8 de fevereiro

CENTENÁRIO DA MORTE DE JÚLIO DE CASTILHO Documento do mês Seleção de um documento do Arquivo Municipal de Lisboa J Fotográfico relacionado com o tema, com contextualização histórica, incluindo ainda uma breve biografia de Júlio de Castilho.

http://arquivomunicipal.cm-lisboa. pt/pt/ investigacao/varia/documento-do-mes/ Disponível a partir de fevereiro

CENTENÁRIO DA MORTE DE JÚLIO DE CASTILHO Galeria virtual Criação de uma galeria virtual no website do Arquivo Municipal de Lisboa, através da seleção, compilação e associação de imagens relacionadas com Júlio de Castilho provenientes do acervo fotográfico do AML.

http://arquivomunicipal.cm-lisboa. pt/pt/galerias/ Disponível a partir de fevereiro

VALE A PENA LER Mostra bibliográfica Mostra bibliográfica com obras de Júlio de Castilho provenientes da biblioteca do Arquivo Municipal de Lisboa - Bairro da Liberdade, com disponibilização de listagem de todas as obras do autor que o AML possui no seu acervo bibliográfico.

Átrio do Arquivo Municipal de Lisboa - Bairro da Liberdade 4 de fevereiro a 29 de março (segunda a sexta, 9h-17h)

MAIO JÚLIO DE CASTILHO, UM OLHAR Conferência Por Pedro Bebiano Braga

Organização: Gabinete de Estudos Olisiponenses, em parceria com o Grémio Literário.

Grémio Literário 7 de maio, 19h

Entrada gratuita mediante inscrição obrigatória para: [email protected]

Reserva jantar (menu completo). Preço: 30€

JUNHO DESCOLA Programação 2019/2020 A propósito da evocação municipal do centenário da morte de Júlio de Castilho, o tema da Olisipografia será trabalhado com as escolas do concelho de Lisboa durante o ano letivo de 2019/2020.

NOVEMBRO JÚLIO DE CASTILHO, VIDA E OBRA - III COLÓQUIO DE OLISIPOGRAFIA Organização: Gabinete de Estudos Olisiponenses e Museu de Lisboa - EGEAC, em parceria com a Associação dos Arqueólogos Portugueses e o Grupo Amigos de Lisboa.

Teatro Aberto 21 a 23 de novembro

LISBOA DE JÚLIO DE CASTILHO Roteiro histórico Um itinerário pelos locais mais emblemáticos da Lisboa de Júlio de Castilho, no âmbito da programação do III Colóquio de Olisipografi.a.

Percurso de autocarro por vários locais de Lisboa 23 de novembro, 10h

JÚLIO DE CASTILHO Dossier digital Disponibilização de bibliografia ativa e passiva de Júlio de Castilho na coleção de jornais e revistas da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt O dossier será apresentado durante o III Colóquio de Olisipogra.ia

INFORMAÇÕES Gabinete de Estudos Olisiponenses

Palácio do Beau Séjour Estrada de Benfica, 368

1500-100 Lisboa 217 701100

vanda.souto@cm-lis boa. pt

LINKS ÚTEIS Agenda Cultural de Lisboa

www.agendalx.pt Arquivo Municipal de Lisboa

http://arquivomunicipal.cm-lisboa. pt Bibliotecas Municipais de Lisboa

http://blx.cm-lisboa.pt Câmara Municipal de Lisboa

www.cm-lisboa.pt Gabinete de Estudos Olisiponenses

www.facebook.com/ gabinetedeestudosolisiponenses Hemeroteca Municipal de Lisboa

h ttp ://hemerotecadigi tal. cm -lisboa. pt Museu de Lisboa

www.museudelisboa.pt

Organização:

4> LISBOA ! EGEAC ~ C Ã MARA MU N I C IPA L

Parceiros:

~AI\C " I\D MUSEU ASSOCIAÇÃO ARQUEOLÓGICO DOS ARQUEÓLOGOS DO CARMO PORTUGUESES