linhares (es), quinta-feira, 21 de setembro de 2017 -...

12
1 Quinta-feira, 21 de setembro de 2017 Dez municípios participaram do Desfile de 7 de setembro em Linhares Engenheiro linharense recebe prêmio nacional Tel.: 27 3372-3228 - 3264-0119 / Cel.: 27 99979-0097 e-mail: [email protected] Av. Helio Martins, 933, Bairro Conceição, Linhares-ES Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - Ano XIX - Nº 260 FUNDADO POR ROBERTO ARAÚJO Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares - ES Botequim Prosas e Versos Roberto Araujo PÁG. 4 PÁG. 9 PÁG. 9 PÁG. 2 PÁG. 5 A 8 PÁG. 4 São Mateus comemora 473 anos com inúmeras atrações O pioneirismo pioneirismo pioneirismo pioneirismo pioneirismo e os mais e os mais e os mais e os mais e os mais de 20 de 20 de 20 de 20 de 20 anos de anos de anos de anos de anos de televisão na televisão na televisão na televisão na televisão na região região região região região Nor Nor Nor Nor Norte do te do te do te do te do Estado Estado Estado Estado Estado Jornalista Wilton Júnior Um dos momentos que marcaram a solenidade foi o acendimento da Pira da Independência, feito pelo governador Paulo Hartung. Presidente da Câmara de São Mateus economiza para ajudar o município Presidente da Câmara de São Mateus, Carlos Alberto Gomes Alves Paulo Vitor Agrisi Amorim recebe prêmio no Congresso Nacional de Conhecimentos - CONAC PÁG. 3 Paulo Hartung tem visibilidade nacional Governador Paulo Hartung é destaque na mídia nacional São Mateus, tradição e modernidade comemorando seus 473 anos de colonização Prefeitura Municipal de Linhares Crise prejudica investimentos das Prefeituras

Upload: doannhi

Post on 13-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

1Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dez municípios participaram do Desfile de 7 de setembro em Linhares

Engenheiro linharenserecebe prêmio nacional

Tel.: 27 3372-3228 - 3264-0119 / Cel.: 27 99979-0097e-mail: [email protected]

Av. Helio Martins, 933, Bairro Conceição, Linhares-ES

Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - Ano XIX - Nº 260

FUNDADO POR ROBERTO ARAÚJO

Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares - ESBotequim

Prosas e VersosRoberto Araujo

PÁG. 4

PÁG. 9

PÁG. 9

PÁG. 2

PÁG. 5 A 8

PÁG. 4

São Mateus comemora 473anos com inúmeras atrações

Opioneirismopioneirismopioneirismopioneirismopioneirismoe os maise os maise os maise os maise os mais

de 20de 20de 20de 20de 20anos deanos deanos deanos deanos de

televisão natelevisão natelevisão natelevisão natelevisão naregiãoregiãoregiãoregiãoregião

NorNorNorNorNorte dote dote dote dote doEstadoEstadoEstadoEstadoEstado

Jornalista Wilton Júnior

Um dos momentos que marcaram a solenidade foi o acendimento da Pira da Independência, feito pelo governador PauloHartung.

Presidenteda

Câmarade SãoMateus

economizapara

ajudar omunicípio

Presidente da Câmara de São Mateus,Carlos Alberto Gomes Alves

Paulo Vitor Agrisi Amorim recebe prêmio no CongressoNacional de Conhecimentos - CONAC

PÁG. 3

Paulo Hartung temvisibilidade nacional

Governador Paulo Hartung é destaque na mídia nacional

São Mateus, tradição e modernidade comemorando seus 473 anos de colonização

Prefeitura Municipal de Linhares

Crise prejudicainvestimentos das Prefeituras

Page 2: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

2 Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Todo sonho de ummunícipe é ter um prefei-to capacitado, competen-te e bom gestor. OLinharense tem esse ho-mem. Trata-sedo prefeitoGuerino Zanon (PMDB). Enão é de hoje. A trajetóriado atual prefeito deLinhares vem de outrosmandatos, quando de-monstrou toda a sua ca-pacidade político-adminis-trativa, sempre determina-do a fazer o melhor pelacidade e o município de

EditorialEditorialEditorialEditorialEditorialGuerino Zanon, um grande gestor

Linhares.Por toda a sua história

e sua competência já com-provada, o governadorPaulo Hartung sabe quetem um aliado fiel e um po-tencial pré-candidato doseu grupo para vir a dispu-tar a governança estadualem 2018. E Hartung sabedisso e vem prestigiando omunicípio de Linhares.Trouxe até o desfile cívicode 7 de setembro para acidade. Isso é sinalizar queZanon faz parte dos planos

político-eleitoral do gover-nador.

Para o cidadão linharenseé um ganho imensurável, atéporque essa linha direta como chefe do Executivo estadu-al abre possibilidades deatender as suas demandas.Trânsito direto, prestígio e ain-da ser o “queridinho” do go-vernador é tudo de bomque o povo de Linharespode desejar para ver assuas reivindicações comboas possibilidades de se-rem atendidas.

Os municípios capixabas,principalmente os do Nortevivem momentos difíceis.Linhares também não fogea regra, mas tem um prefei-to que é bom gestor, talvezo melhor no cenário polí-tico-administrativo do nos-so Estado, e isso facilitano enfrentamento dos de-safios que se apresentam.

Guerino Zanon, prefei-to de Linhares, será queteremos um linharensegovernador do Espíritosanto?

Engenheiro linharenserecebe prêmio nacional

Qualquer profissionalfica l isonjeado quandotem o seu trabalho e com-petência reconhecidos.Foi o que aconteceu como jovem engenheiro elé-trico Paulo Vitor AgrissiAmorim, que teve o seutrabalho “Análise de efi-c iênc ia de módulosfotovoltáico sem funçãoda temperatura eirradiância” premiado aoser apresentado no Con-gresso Nacional de Co-nhecimentos – CONAC.

Para Pedro Vitor, foiemocionante ouvir o seunome sendo chamadopara reconhecimento demérito acadêmico, como omelhor trabalho apresen-tado no congresso.

“Para qualquer pessoaseria como um bálsamopara alma, porém, meusentimento foi apenas deter alcançado o retornode um trabalho que ain-da está em fase de ger-minação”, diz o jovem eta lentoso engenhei ro.“Minha visão vai além deum reconhecimento Na-cional, aplausos e felici-tações . Meu ob je t i vofaz-se em torno da minhasuperação interior, meudese jo de querer sersempre maior, melhor,não para o externo, quetem pouca relevância,mas sim para meu ínti-mo. Creio que este foiapenas um “movimentode um elétron”, dentrode toda uma estrutura fí-sica composta por milhõesdeles”, finaliza.

Paulo Vitor Agrissi Amorim recebe prêmio no Congresso Nacional de Conhecimentos - CONAC

Paulo Vitor entre participantes do evento no CONAC

Será ele o Cara?As eleições do próximo ano começam a mostrar a

cara. Partidos e pré-candidatos se preparam para oembate político-eleitoral, mas as incertezas relaciona-das à reforma política travam algumas ações partidárias.No Espírito Santo os nomes são quase sempre os mes-mos. Não observamos nada que possa nos empolgar, excetoa possibilidade de uma liderança importante, do ponto devista de gestão, como Guerino Zanon (PMDB), vir a enca-rar uma chapa majoritária com as bênçãos do governa-dor Paulo Hartung. Alguns observadores da políticacapixaba acham que o prefeito de Linhares não temvisibilidade estadual e muito menos na Grande Vitó-ria, onde se decide muitas coisas, inclusive eleição.Mas, esses entendidos parecem não atentar para ofato da importância do seu cabo eleitoral. Hartung, casoresolva não disputar a reeleição pode ser o maior caboeleitoral do prefeito de Linhares. E se for candidato à reelei-ção, Guerino terá, certamente uma posição de destaque,quem sabe até de vice na chapa majoritária ao governo doEstado? Mas, não custa especular e, sendo assim,Guerino Zanon pode vir a ser o cara!

PrestígioAinda sobre uma provável candidatura ao governo

do Estado, Zanon também pode ser vice em uma cha-pa com outro candidato, desde que o apoio venha como carimbo de aprovação do governador Hartung.

Candidaturas em LinharesCom vistas às eleições de 2018, alguns pré-candi-

datos ensaiam sua entrada na passarela eleitoral.Devem receber apoio chapa branca Wladir Massucatti,para federal e Lucas Scaramussa para estadual. Ou-tras vão aparecer no cenário político linharense e so-nham receber o apoio do atual prefeito.

Só aquiA visita do deputado federal, Rodrigo Maia (DEM),

ao Espírito Santo na condição de presidente da Re-pública em exercício foi cercada de muitos mimos. Ain-da bem que foi aqui, pois no Rio de Janeiro, sua terra,não conseguiria dar um passo sem ser vaiado. Atéquando aparece na TV o carioca vira a cara. Eu souum deles. No Rio ele – acredito – não se cria mais.

VergonhaComo é possível o povo brasileiro ficar assistindo passi-

vamente os nossos políticos fazer o que fazem sem umareação enérgica? Dois ex-presidentes acusados de ladrõese o atual como chefe de organização criminosa, isso semfalar do Congresso e da omissão do Judiciário em todosesses anos de bandalha. Hoje o Judiciário não tem motivopara se vangloriar de coisa alguma. Moro, Marcelo Bretas eum ou outro magistrado, são casos pontuais e que mere-cem o reconhecimento de toda a Nação. Palmas para oMinistério Público federal, Polícia Federal e para juízes comoesses que honram o cargo e priorizam sua nobre missão deenquadrar os bandidos que estão encastelados no poder.

Hartung em Brasília.O governador Paulo Hartung deve estar entediado

ficando só como governador. Por isso ensaia uma can-didatura em nível nacional. Está se articulando paraser uma boa opção para possível composição em umachapa presidencial. Ele falou em Joaquim Barbosa comoparceiro. Esse Hartung é danado!

ÔnibusNão é concebível que os ônibus urbanos da cidade

de Linhares deixem de circular a meia-noite. Quem che-ga à rodoviária depois desse horário, fica a pé ou pegaum táxi, se tiver dinheiro para pagá-lo. Outra opção édormir na rua ou nos bancos da agência.

RodoviáriaO terminal rodoviário da cidade de Linhares sem-

pre ficou no papel. A realidade, no entanto é outra, etemos apenas três pontos de ônibus. Um da Pretti, daSão Geraldo e outro da Águia Branca. Até aeroportojá temos e é bem cuidado, O melhor do interiorcapixaba.

Está faltandoLinhares é uma das mais modernas e bonitas cida-

des do Espírito Santo. Até aí nada demais. O que eugostaria de saber é se existe aqui um teatro (de verda-de), apoio aos movimentos culturais da cidade e umalivraria? Sem uma vida da cultural (não confundir comeventos de shows com duplas caipiras) a cidade ficapobre e feia. E Linhares é “Linda Demais!”

CONTRAPONTOPor Paulo Roberto Borges - Contato:

[email protected]

Reportagens e Fotos:Roberto Araújo

Periodicidade: SemanalÁrea de Circulação: Linhares

e todo o Norte do ESAssessoria Jurídica:

Dr. Luiz Alves Machado

Diretor e Editor

Roberto Araújo - Registro n° 0003172ES

Av. América, nº 36 – Bairro Jardim Laguna

E-mail: [email protected] publicitário: 99759 5464

TODOS OS ARTIGOS ASSINADOS SÃODE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE

SEUS AUTORES

Paulo BorgesDiagramação:Pedro AraujoColunistas:

Igor Bellucio

Colaboradores:

Page 3: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

3Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ciedade brasileira estácansada e que essa con-ta será paga por todos.Avalia que toda essa con-fusão atrapalha o governoa governar, mas que “ogoverno não pode parar,tem que buscar, no meiodessa confusão, perseve-rar para conseguir novosavanços”.

Após as eleições dopróximo ano, o governa-dor do Espírito Santo ocaminho será ter segu-rança jurídica e fortalecero capital privado. “Não pre-cisamos fazer isso com odinheiro da União. Comeducação einfraestrutura moderni-zada, começaremos amudar a cara do Brasil.Precisamos de marcosregulatórios claros, deagências reguladorassem i nterferência dabaixa política”.

Com um discursomoderno e apontandocaminhos para que opaís supere muitos dosseus problemas, princi-palmente os econômi-c o s , o g o v e r n a d o rvem sendo consul ta-do, admirado e se tor-nou assunto em mui-t a s r o d a s d a q u e l e sque almejam um Bra-sil melhor, mais produ-tivo e menos desigualpara seu povo.

Paulo Hartung temvisibilidade nacional

O governador PauloHartung (PMDB) vem sen-do destaque em nível na-cional, pela sua capacida-de de gestor, de bomarticulador e pelas açõesde governo que tem toma-do para administrar comsucesso a crise que tam-bém chegou ao EspíritoSanto. Em recente entre-vista à revista Época, ogovernador capixaba falouda necessidade deracionalidade econômicaque exige disciplina fiscal,mesmo que uma ação degoverno como esta, venhaa ser impopular. Mas,enfatiza a necessidade deestar em permanente diá-logo com a sociedade,para que as ações sejam

bem entendidas e a suaaplicação eficaz. “O diálo-go tem que ser permanen-te, explicar que estamosadministrando uma institui-ção pública”, afirma.

Com relação a declara-ção do ex-ministro do Su-premo Tribunal Federal,Joaquim Barbosa, que ci-tou o governador como opolítico que mais admirano país, Hartung disse res-saltou que admira o ex-mi-nistro, principalmente asua trajetória. “Receberuma palavra dessas é gra-tificante, principalmentenuma hora dessas, emque o sistema político estáem colapso. Eu topariaestar em um movimentocom o Joaquim Barbosa

em qualquer posição”.Para Hartung é precisounir esse campoapartidário, unir essecampo de lideranças emtorno de uma agendamodernizadora do país, deuma agendatransformadora. “O paístem potencial, mas é eter-namente esse país do fu-turo. Um futuro que não serealiza”, diz ele, acrescen-tando que reformar o Bra-sil é o único caminho, dei-xando para trás o país deprivilégios e dos privilegia-dos e passar a ser um paísigual e com oportunidadespara todos. Afirma quevem construindointerlocução para que secrie, neste ambiente tu-multuado, “um campo aocentro seja de esquerda ede direita também, pois adireita tem uma agendaeconômica correta”.

Ele lembra que a soci-edade passou a ter umavisão de que o governopode tudo, mas que “cabeao líder não seguir a dire-ção do vento se o ventoestá empurrando para ocaminho equivocado”. Eleé taxativo ao dizer que po-líticas intervencionistas“não provocam melhoriano PIB”.

Sobre os escândalosde corrupção, PauloHartung coloca que a so-

O juiz de Direito,Wesley SandroCampana dos Santos,do 2º Juizado EspecialCível de Linhares, pro-

Juiz suspendecobrança de pedágio

feriu nesta terça-feira(19), decisão porliminar da cobrança depedágio na Br101, pelaempresa concessioná-

ria ECO 101, atenden-do ação do advogadoBruno GonçalvesFereguetti. O advogadonão necessita pagar

pedágio ao circularcom o seu veículo pelarodovia federalBR101.Ele justificou asua ação judicial pelofato de se deslocar porvários municípioscapixabas, principal-mente no Norte. Porisso procurou seus direi-tos”. A alegação é que aempresa concessionárianão está cumprindo ocontrato de concessão,cobrando pedágio sem,no entanto, executando asobras de duplicação darodovia.

O juiz deu prazo dedez dias, a contar dorecebimento daintimação, para que aempresa ECO101 cum-pra a liminar.

Posto de cobrança do pedágio na BR 101

Paulo Hartung é governador do Espírito Santo

Banco do NordesteO banco do Nordeste convida para reunião estadual

a ser realizada dia 25 deste mes de setembro, de 9 às12 hs, nas dependências do Hotel Arezzu. O objetivo édiscutireconvalidar às estratégias e projeções de apli-cação de recursos do Fundo Constitucional de Financi-amento do Nordeste (FNE) tratadas em reuniões técni-cas, com a participação de técnicos e liderançasmunicpais e estaduais.

Rose e a BR 101Administradora da BR-101 no Espírito Santo, a con-

cessionária Eco101 deve apresentar ainda esta sema-na documento que formaliza acordo com a Agência Na-cional de Transportes Terrestres (ANTT). Acordo quegarante o cumprimento do contrato de duplicação darodovia, bem como a retomada das obras em outubrodeste ano. A exigência foi feita pela senadora Rose deFreitas (PMDB-ES) em reunião nesta terça-feira (19)com o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, com o mi-nistro do Planejamento, Dyogo Oliveira, e com a ban-cada federal.

Registro

Pesquisa IncaperA primeira área experimental de agricultura sintrópica

do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnicae Extensão Rural (Incaper) foi implantada na FazendaExperimental Bananal do Norte, em Cachoeiro deItapemirim. Trata-se de um projeto de pesquisa quebusca contribuir para o desenvolvimento sustentável erentável da agricultura capixaba.

O projeto de pesquisa “Qualidade ambiental e ren-tabilidade da agrofloresta sucessional biodiversa” écoordenado pela pesquisadora do Instituto LorenaAbdalla de Oliveira Prata Guimarães, doutora em So-los e Nutrição de Plantas, e recebe financiamento daFundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo(Fapes).

Segundo Lorena, o projeto tem como objetivo geralavaliar a qualidade edáfica e fitossanitária e a rentabi-lidade do sistema agroflorestal sucessional biodiverso(agricultura sintrópica), comparado com o sistema demonocultivo convencional, para a produção de cultu-ras alimentares, hortaliças, frutas e café. O estudo serárealizado na Fazenda Experimental Bananal do Norte,em Cachoeiro de Itapemirim, entre os anos de 2017 e2019.

CorCorCorCorCorrida em Linharrida em Linharrida em Linharrida em Linharrida em Linhareseseseses Linhares será sede no próximo domingo da tradici-

onal Oito e Três Milhas que chega a sua oitava edição.Cerca de 400 participantes se inscreveram para a pro-va de rua que acontece no próximo domingo (24) comsaída prevista para às 8 horas da Praça 22 de Agosto.A retirada dos kits dos corredores inscritos está pro-grama para o sábado (23), das 9 às 16 horas, na LojaSuper Moda que fica ao lado da agência da Caixa Eco-nômica Federal, no centro. Os 10 primeiros colocadosganharão troféus para os primeiros colocados.

O evento esportivo é uma realização da Associaçãode Corredores do Município de Linhares (ACML) e daLidal – Liga de Desporto Amador de Linhares com oapoio da Prefeitura de Linhares e do Governo do Es-tado do Espírito Santo. Mais informações podem serobtidas no telefone 27 99870 5167.

Page 4: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

4 Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O pioneirismo e os pioneirismo e os pioneirismo e os pioneirismo e os pioneirismo e osmais de 20 anos demais de 20 anos demais de 20 anos demais de 20 anos demais de 20 anos deteleteleteleteletelevisão na rvisão na rvisão na rvisão na rvisão na reeeeegiãogiãogiãogiãogião

NorNorNorNorNorte do Estadote do Estadote do Estadote do Estadote do Estado

No início do ano de1996, começava um traba-lho de persistência e com-petência, coordenado peloengenheiro Marcus Auré-lio Gomes Pereira, já fale-cido, para a implantaçãoda primeira transmissorade televisão no Norte doEstado, tendo à frente osempresários Pedro eAlberto Ceolin que abraça-ram a idéia ao destinaruma área, ao lado da anti-ga Ceolin Tratores, àsmargens da rodovia BR101, para a implantação doprojeto.

No local, foram surgin-do as primeiras obras, tan-to na parte física da cons-trução, quanto na instala-ção da primeira antena detransmissão. E, assim, fo-ram seguindo os demais pas-sos, como a contratação dosprimeiros profissionais paratornar viável aquele projeto.Nesse mesmo período che-garam técnicos, engenhei-ros, jornalistas e a TV Nortetomou corpo.

O jornalista Wilton Junior,atualmente corresponden-te do Jornal A Tribuna naregião, foi o primeiro dosetor de telejornalismo achegar a Linhares, no dia1º de abril de 1996.

Com passagens pelasafiliadas da Rede Globoem Cuiabá (MT), João Pes-soa (PB), Band (PB), Cultura(Patos de Minas-MG), WiltonJunior e o engenheiro MarcusAurélio, com apoio de Albertoe Pedro Ceolin, iniciaram asindicações para posteriorcontratação de profissionaisda equipe de redação, pro-dução, cinegrafistas, editoresde imagem, entre outros queseriam peças fundamentaispara o suporte de repor-tagens de rua e a posteri-

Recentemente a Gazeta Norte falou sobre im-plantação da TV em Linhares. Disse que a inaugu-ração do seu canal foi pioneiro, o que não condizcom a verdade. Os pioneiros da implantação datelevisão em Linhares passa longe do que foi ditoe veiculado pela TV Gazeta Norte. A verdade dosfatos está no texto abaixo.

or transmissão aostelespectadores.

Em seguida, vieram di-versos profissionais paraos demais setores daemissora. Já no segundosemestre de 1996 foi ao aro primeiro informativo detelevisão da região: o “Mo-mento da Notícia”, segui-do de muitas outras vitóri-as ao custo de um traba-lho incansável, um esfor-ço incomum, mas a novi-dade chamou a atenção dapopulação e tudo foi bas-tante compensador.

Nessa época, foi feita aprimeira transmissão aovivo de televisão para omunicípio e região adja-cente, com uma das últi-mas edições do Micarense,ainda realizada no centroda cidade, de onde foi fei-ta a cobertura inédita de umdos camarotes do evento,uma transmissão marcantepara o telejornalismo regio-nal.

Em 1997, a emissora quetransmitia o sinal do SistemaBrasileiro de Televisão (SBT)foi adquirida pela Rede Ga-zeta, a sede própria foiconstruída no bairro TrêsBarras e, no local ondesurgiu a primeira emisso-ra de televisão do Nortecapixaba, hoje funciona aRede Sim.

Com resiliência, esfor-ço e a busca da notícia nasua íntegra e imparcialida-de, hoje, o telejornalismoque vem sendo feito emLinhares e região Nortedo Estado tem muito aagradecer aos pioneirosdesse setor, sendo queainda hoje, alguns des-ses profissionais perma-necem como referênciapara o jornal ismocapixaba.

Guerino celeGuerino celeGuerino celeGuerino celeGuerino celebrbrbrbrbra pra pra pra pra projeto de asfojeto de asfojeto de asfojeto de asfojeto de asfaltamentoaltamentoaltamentoaltamentoaltamentoentrentrentrentrentre Linhare Linhare Linhare Linhare Linhares e Pes e Pes e Pes e Pes e Pooooovvvvvoaçãooaçãooaçãooaçãooação

O anúncio foi realizado na manhã da última segunda-feira (18) num encontro com o Diretor Presi-dente do DER, Ênio Bergoli, e lideranças comunitárias da região.

O prefeito de LinharesGuerino Zanon e o vice-prefeito Paulo Joaquim doNascimento confirmaramna manhã da última segun-da-feira (18) em reuniãocom o Diretor Presidente doDepartamento de Estradasde Rodagem do EspíritoSanto (DER-ES), ÊnioBergoli, a viabilidade deparceria com a FundaçãoRenova para oasfaltamento da ES 248que liga Linhares ao balne-ário de Povoação. Deacordo com a propostaapresentada pelo prefeito,o Executivo irá arcar com

50% da elaboração do pro-jeto de pavimentaçãoasfáltica e a Fundação Re-nova poderá assumir osoutros 50%. O encontrorealizado no Gabinete doPrefeito reuniu represen-tantes das comunidadesde Povoação, Regência ePerobas, além da deputa-da estadual Eliana Dadaltoe do relações institucionaisda Fundação Renova, An-tônio de Pádua Matheus.

Caberá ainda a Prefei-tura formalizar a propostade parceria à instituição pormeio de uma justificativatécnica que posteriormen-

te será apresentada à Câ-mara Técnica da Funda-ção Renova para aprova-ção. É a primeira vez que aES 248 terá um projeto queprevê o seu asfaltamento.“Ao autorizarmos a viabili-dade de parceria damosum grande passo com oobjetivo de tornar realida-de o sonho dos moradoresde Povoação. Temos cer-teza de que a luta conjuntaenvolvendo a Prefeitura, oDER-ES, o governo do Es-tado, os moradores e aFundação Renova será vi-toriosa”, afirma Guerino. Aparceria estará atendendo

a uma demanda de déca-das.

A ES 248 é uma das prin-cipais vias de escoamentoda produção agrícola deLinhares. Com o projetoviabilizado, o passo se-guinte será o licenciamentoda obra e, em seguida, ostrâmites necessários parao processo de licitação paraque os trabalhos sejam re-alizados. “Esta obra é ogrande sonho dos morado-res e de grande importân-cia para o desenvolvimen-to econômico e social donosso balneário”, destacouJocenilson Cirilo, presiden-te da Associação de Mora-dores de Povoação.

De acordo com ÊnioBergoli, a parceria da pre-feitura terá papel importan-te para que as obras deasfaltamento até Povoaçãose tornem realidade. Expli-cou os efeitos da crise fi-nanceira na morosidade dealguns projetos, eles a pa-vimentação asfáltica entreLinhares e o balneário,além do asfaltamento daES 440 que liga Linhares,via Bebedouro, até Regên-cia. “Saímos deste encon-tro com um avanço signifi-cativo para que a obra numfuturo bem próximo saia dopapel e seja concretizada”,conclui.

Ênio Bergoli e Guerino Zanon juntamente com representantes de lideranças comunitariasdurante a celebração de contrato de asfaltamento da estrada de Povoação

Jornalista Wilton Júnior, pioneiro na TV em Linhares

A crise que se abateusobre o Brasil tambémchegou aos municípios deforma contundente e levouao colapso muitasa d m i n i s t r a ç õ e smunicipais.

Em Linhares o prefeito,Guerino Zanon assumiuseu mandato diante deuma situação desafiante,com demandas enormese um quadroadministrativo desastroso.

Com receita em quedaa administração municipalteve que fazer um grandeesforço para enfrentar acrise. A escassez derecursos, em função daqueda na arrecadação,dificulta a recuperação dopoder de investimento dosmunicípios. Comdespesas que não têmdado trégua ea r r e c a d a ç õ e sminguantes, as prefeiturasdo Estado têm sacrificadoos investimentos paraconseguir fechar aequação fiscal em seusmunicípios. Pelo segundoano consecutivo, os

Queda na arrecadação impede prefeiturasde fazer grandes investimentos

recursos destinados aprojetos e obrasestruturantes é o principalalvo dos gestores quandoo objetivo é cortar gastos.

De acordo com dadosdo Anuário Finanças dosMunicípios Capixabas, daAequus Consultoria, ovolume de investimentosem 2016 encolheu 16,6%,ou seja, quase R$ 200milhões deixaram de serinvestidos ao longo do anopassado – quando foramaplicados R$ 999,6milhões para este fim –,na comparação com2015, ano em que osinvestimentos atingiram acifra de R$ 1,2 bilhão.

Entre os municípios,Itapemirim, Serra eLinhares foram os quemais cortaraminvestimentos em valoresabsolutos, com retraçõesde R$ 59,5 milhões, R$33,6 milhões e R$ 23,8milhões, respectivamente.Ainda assim, a Serracontinua no topo doranking das cidades quemais investiram em 2016,

com R$ 116 milhões.Já percentualmente, as

cidades do interior foramàs principais penalizadas

O presidente daAmunes e prefeito deLinhares, Guerino Zanon,também recorreu à criseeconômica para justificaro baixo nível deinvestimentos, que deacordo com asinformações do anuário –a partir da base de dadosdo Tribunal de Contas doEstado – teve umaparticipação de 9,7% nadespesa total dosmunicípios.

“Tivemos uma retraçãoda ordem de 8% nasreceitas em 2016. Então,quando há esse recuo naarrecadação, os gestorestentam a manter osserviços essenciais, que,por sua vez, têm sidoainda mais demandadoscom o empobrecimento dapopulação. A classemédia, por exemplo, queantes conseguia comprarserviços de saúde eeducação, agora migrou

para o setor público,sobrecarregando eexigindo ainda mais dosmunicípios. Por isso, maisdo que nunca a máximaentre os prefeitos deve sera eficiência nos gastos”,defende Zanon.

Verba para obras noEstado encolhe 75%

Em um período deapenas seis anos, asituação fiscal do Estadopassou por grandetransformação e acapacidade de investir foise estrangulando.Enquanto em 2010 ogoverno do Espírito Santodestinou cerca de R$ 2bilhões parainvestimentos – conformedados do TesouroNacional corrigidos pelainflação e que consideramrecursos próprios e deterceiros –, em 2016, essevolume foi reduzido em75%, a aproximadamenteR$ 486 milhões, ou seja,a população “viu” só umquarto dos recursoschegarem até ela por meiode projetos e obrasestruturantes.

Page 5: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

5Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

SUPLEMENTO ESPECIALLinhares (ES), QUINTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2017 - Ano XIX - Nº 260 - email: [email protected] DIRETOR: ROBERTO ARAUJO

Linhares vive momento histórico

Em entrevista coletiva,o governador PauloHartung reafirmou apro-vação ao modeloitinerante das Comemora-ções ao7 de Setembro. Hartung ressaltou ainda aimportância do eventopara fortalecer os valorescívicos e sentimento depatriotismo.

“Muito legal transfor-mar esta festa de 7 de Se-tembro em um formatoitinerante por todo nossoEstado. Já fizemos naGrande Vitória e foi um su-cesso. Agora estamos fa-zendo em Linhares e aemoção da população éperceptível e, assim, demo-cratizamos um grande even-

to em terras capixabas”, des-tacou Paulo Hartung.

Hartung celebrou a datada Independência. “Um diaimportante em uma dataque celebramos a Inde-pendência do país emuma crise que é a pior dahistória do Brasil. É horade refletirmos para tirar opaís desta encrenca e fa-zer as coisas necessárias.Importante termos clarezaque não existem atalhos esalvadores da pátria. Nãoexistem soluções fáciespara problemas comple-xos. A crise do país é mui-to grave e precisamos deuma solução robusta parasair desta situação”,alertou o governador.

O prefeito GuerinoZanon,também falou da felicidade porLinhares ter sido escolhidacomo anfitriã do Desfile 7 deSetembro.

“Quero começar usandoas palavras do GovernadorPaulo Hartung,para des-crever este evento de hoje“É democratizar odesfile”.Todos nósestamos parabenizandoo Governador, por quequando ele faz um ges-to como este, tirando odesfile do eixo da Gran-de Vitória e trás o even-to para as cidades dointerior do Estado é exa-tamente isso que ele estáfazendo, democratizandoo desfile.

Todos os capixabas daregião norte e noroeste es-tão felizes com aregionalização desse even-to, o desfile esta espetacu-lar, a população compare-ceu em massa e podemosver a felicidade nos rostosde cada um.

Todos nós estamostendo a oportunidade dedar o grito de indepen-dência em nossa cida-de e isso é democracia,estamos trazendo essegrito para as ruas.

Quando ficamos sa-bendo que o desfile se-ria em Linhares todos nósnos envolvemos e conse-guimos realizar essemagnifico evento”.

Quem também ficou ma-ravilhado com o desfile foi opresidente da Câmara deLinhares, Ricardo Bonomo.

O cidadão linharenseteve a oportunidade de pre-senciar pela primeira vez emsua casa o desfile de 7 desetembro feito pelo governodo Estado.

Eu mesmo fiquei surpre-so, nunca imaginei que umdia poderíamos presenciareste evento em nossa cida-de, acho difícil que algum diaalguém pensou que isso fos-se acontecer.

Nosso município tem umpovo acolhedor e acreditoque essa receptividade etambém por Linhares estapraticamente no meio das

regiões Norte e Noroesteajudou a envolver as de-mais cidades.

Também não podemosnegar que Linhares estacom prestigio com o Go-vernador Paulo Hartung,além de ele estar sem-pre presente em even-tos em nossa cidade, aunião do Governo do Es-tado e do prefeitoGuer ino Zanon, temproporcionado vár iasparcer ias como e s t aque valor izam nossapopulação.

E nós do legislativoestamos aqui paraapoiar tudo que for dointeresse e beneficio dopovo de Linhares.

Governador Paulo Hartung, Prefeito Guerino Zanon e Presidenteda Câmara Ricardo Bonomo, avaliam Desfile 7 de Setembro

Pe la p r ime i ra vezfora da Grande Vitóriao Desf i le Cívico-Mil i -tar, de 7 de Setembroreuniu mais de 20 milpessoas na manhã daultima quinta-feira (7),em Linhares.

P ú b l i c o v i b r a n t ed e v o l v e n d o c o m amesma intensidade aapresentação de mili-tares, agentes de segu-rança, estudantes, ar-tistas, entidades filan-trópicas e assistenciaise diversos setores dasociedade civil organi-zada.

A abe r tu ra o f i c i a laconteceu após o go-vernador do es tado ,P a u l o H a r t u n g , a ol a d o d o p r e f e i t o d eL i n h a r e s , G u e r i n oZanon passar pela re-v ista das t ropas. Emcarro aberto do Exér-cito Brasileiro, os che-fes dos executivos es-tadual e municipal re-c e b e r a m t a m b é m asaudação do públ icopresente no evento.

Quem abriu o des-

f i le fo i o GrupamentoAéreo da Polícia Militar.Quatro Árpias f izeramsobrevôo pela avenida,s a u d a n d o o p ú b l i c o .Uma delas lançou sobreo púb l ico , pé ta las derosas como símbolo deagradecimento e paz.Na sequênc ia passa-ram pela avenida, d i -versos exemplares demotocicletas da marcaHar ley Dav idson e ve-í cu los an t i gos , comoDodge Amer icano.

I n t e g r a n t e s d a sF o r ç a s d e P a z d aO N U ; d a E s c o l a d eA p r e n d i z e s d e M a r i -nhe i ros ; da Cap i tan iad o s P o r t o s ; d o 3 8 °B a t a l h ã o d e I n f a n t a -r ia ; da Po l íc ia Mi l i ta r ;d a P o l í c i a C i v i l ; d oCorpo de B o m b e i r o sMi l i ta r ; da Assoc iaçãod o s D i p l o m a d o s d aE s c o l a S u p e r i o r d eGuer ra ; do C lube dosD e s b r a v a d o r e s ; d o sEsco te i ros do Bras i l ;Pes ta lozzi de Linharese Centro de Valorizaçãoda Vida passaram pela

avenida saudando au-tor idades, carregandoos pavilhões: nacional,do Estado e municipal.

Alunos das EscolasE s t a d u a i s d e t e m p oparc ia l e tempo in te -gral (Escola Viva) par-t ic ipa r a m d o d e s f i l e .As un idades leva rama p r o x i m a d a m e n t e 5 0es tudan tes . A Esco laV iva de L inhares co -meçou a func ionar nom u n i c í p i o e s t e a n o ,com 600 vagas .

C o m a n d a n te -ge ra ld a P o l í c i a M i l i t a r d oEspírito Santo, o coro-ne l Ny l ton Rodr iguesdestacou a aproxima-ção entre a corporação,quase bicentenária, como público. “Uma oportuni-dade não só para os nossoscapixabas, conterrâneos deestar perto de nós, mas paraos nossos militares querecebem esse carinhodo públ ico do Norte eNoroeste do Estado. Si-nal de que estamos tra-balhando em sintonia”,c o m e n t o u o c o r o n e lNylton.

Governador Paulo Hartung Prefeito de Linhares Guerino Zanon Presidente da Câmara de Linhares Ricardo Bomono

FOTOS: ROBERTO ARAUJO

Page 6: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

6 Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Cerca de 3 mil participantes encantam públicoem desfile de 7 de setembro

Exército, Marinha, Policiais Federais, Civis e Milita-res, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, além dodesfile de diversas viaturas das Forças de Segurançaque atuam no Estado, fizeram as arquibancadas e ospresentes vibrarem a cada apresentação.

Ao todo três mil componentes, entre civis e militares,participaram do desfile que é organizado pela Secreta-ria da Casa Militar do Governo do Estado.

A abertura do evento contou com a apresentação daBanda Marcial da Policia Militar e logo após, um dos pon-tos alto do desfile foi a apresentação do Grupamento Aé-reo da Polícia Militar, Quatro Árpia sque fizeram sobre-vôo pela avenida, saudando o público e jogando pétalasde rosas sobre os presentes.

O secretário de Estado da Segurança Pública e De-fesa Social, André Garcia valorizou a iniciativa, saudoumilitares e civis que desfilaram pela avenida. Mostrou tam-bém o quão importante o ato é para as novas gerações.

“Varias crianças foram trazidas hoje para prestigiar odesfile. É um ato de amor e respeito a nossa pátria eesses valores devem ser incutidos desde novos. Muitoimportante ver esse ambiente de reciprocidade entreagentes de segurança e o público”, frisou o secretário.

Governador Paulo Hartung e Prefeito Guerino Zanon cumprimentam autoridades militares e prestigiam apresentação daBanda Marcial da Policia Militar.

Em carro aberto do Exército Brasileiro, os chefes dosexecutivos estadual e municipal receberam também a

saudação do público presente no evento.

FOTOS: ROBERTO ARAUJO E ANTONIO CARLOS (TONICO)

Governador Paulo Hartung e Prefeito Guerino Zanon,recepcionam motoqueiros

Page 7: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

7Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O desfile que reuniuum grande público emLinhares, contou com aapresentação de váriosmunicípios vizinhos.

Crianças, jovens, adul-tos e idosos buscaram omelhor espaço paraacompanhar de perto asapresentações. Com apequena Jadh, de 2 anos,a dona de casa JaquelineTomaz se emocionouao ver de perto os mili-tares. Com a bandeirado Brasil nas mãos apequena Jadh não ar-

redou o pé em nenhuminstante.

“Maravilhoso ter essedesfile aqui perto de nós.Precisávamos dessecontato, de ter um eventocomo esse aqui pertinho.Importante também peraas crianças, mostrar bonsexemplos de quem cuidade nós” comemorouJaqueline.

O prefeito de Colatina,região Noroeste do Esta-do, Sérgio Meneguelli cha-mou a atenção mais umavez, Meneguelli desfilou

de bicicleta, com a ban-deira do município eatraiu os olhares dos es-pectadores.

Municípios das Regi-ões Norte e Noroeste doEstado participarão doDesfile Cívico-Militar, comapresentação de escolas eatividades culturais.

São eles: Aracruz,Colatina, Conceição daBarra, Ibiraçu, João Neiva,Governador Lindenberg,Linhares, que sediou oevento, Marilândia, Rio Ba-nanal e Sooretama. Um dos momentos que marcaram a solenidade foi o acendimento da Pira

da Independência, feito pelo governador Paulo Hartung.

Governador Paulo Hartung e Prefeito Guerino Zanon, o presidente do Tribunal de Justiça doEspírito Santo, Annibal Rezende Lima e o prefeito da Serra Audifax Barcelos hasteiam

bandeiras na abertura do Desfile.

Dez municípios participaram do Desfile de 7 de setembro em Linhares

FOTOS: ROBERTO ARAUJO E ANTONIO CARLOS (TONICO)

Dep Eliana, Pres. da Camara Ricardo Bonomo; prefeito Guerino Zanon, Capitão dos Portos Luiz EduardoFragozo, Cmt da PMES Cel Nylton, Governador Paulo Hartung, Cmt dos Bombeiros Cel D’Isep, delegado

chefe da PC, Guilherme Daré; Pres do TJ, Des Anibal

Page 8: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

8 Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

FOTOS: ROBERTO ARAUJO E ANTONIO CARLOS (TONICO)

Autoridades prestigiam Desfile de 7 de SetembroPrefeitos,Deputados

Estaduais, Secretáriosdo Governo, autorida-des Militares e repre-sentantes do poder Ju-diciário estiveram pre-sentes no Desfile de 7de setembro realizadopelo Governo do Estadoem Linhares.

Sinal de prestigio dochefe do poder ExecutivoEstadual, que foi muito elo-giado principalmente pe-los prefeitos do interi-or por ter tirado pela

primeira vez o Desfileda Capital e trago oevento para uma cida-de do Norte do Estado.

Nas palavras do Gover-nador Paulo Hartung, a re-alização do Desfile fora doeixo da Capital é uma for-ma de democratizar oevento e fazer que osCapixabas de todos oscantos do Estado pos-sam participar destadata onde comemora-mos a independênciado Brasil.

Ana Silvares, Secretaria da Casa Civil José Carlos Fonseca Junior, Deputada Eliana Dadalto, Presidente da Câmara deLinhares Ricardo Bonomo, Prefeito da Serra Audifax Barcelos, Governador ‘Paulo Hartung, Prefeito de Linhares Guerino Zanon, o

presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Annibal Rezende Lima, vice-prefeito de Linhares Paulinho da Panan.

Presidente da Câmara de Linhares Ricardo Bonomo, vice-prefeito de Linhares Paulinho da Panan,Govenador Paulo Hartung e Prefeito Guerino Zanon e a primeira dama de Linhares Luciléia Zanon.

Secretario de Obras de Linhares Cleber Bianchi, Presidenteda Assembléia Legislativa Erick Musso, Cel PM Paulo Duarte,

Presidente do Incaper Marcelo Coelho.

Julho Durão, Luiz Durão, Zé Carlinhos, Monica e Presidenteda Rede Sim Rui Baromeu.

Secretario de Segurança André Garcia, Presidente daAssembleia Erick Musso, Zé Carlinhos, Secretaria deComunicação do Estado Andréia Lopez, Secretário de

Governo Paulo Roberto.

Cmt Geral da PMES,Cel.Nylton Rodrigues;Dir Presidente do Iema, Andrea Carvalho;Secda Seger, DayseLemos; Sec. da Setades, Andrezza Rosalém.Cmt Geral Bombeiros, Cel. D’Isep;Sec de Estado de

Governo, Angela Silvares; Sec Comunicação Social Andréia Lopes; Delegado Chefe da PC, GuilhermeDaré e Sec. de Segurança Pública, André Garcia

Page 9: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

9Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Presidente da Câmara de São Mateuseconomiza para ajudar o município

Nem tudo está perdidona política brasileira e opresidente da Câmara Mu-nicipal de São Mateus,Carlos Alberto (PSB), vem

provando isso. Ele está emseu sexto mandato e pelasegunda vez assumiu apresidência do PoderLegislativo e tem procura-

do desenvolver uma ges-tão que leva em conside-ração o equilíbrio financei-ro e a valorização do tra-balho dos seus vereado-res.

Com uma administraçãotransparente e com umcontrole rigoroso dos gas-tos públicos, o presidenteCarlos Alberto conseguiufazer uma economia demais de R$1 milhão e comesses recursos vai destinara aquisição de dez ambu-lâncias para o setor de saú-de do município de SãoMateus. Para isso necessi-ta devolver esses recursosà Prefeitura para que sejaprovidenciadas as formali-dades para que a compraseja feita.

No momento amunicipalidade passa porsérios problemas e o pre-feito pode vir a ser afasta-

do e isso preocupa, poismesmo com o dinheiro de-volvido, o prefeito pode nãoquerer adquirir as dez am-bulâncias.

A Câmara de SãoMateus vem sendo refe-rência no estado comoexemplo de gestão e equi-líbrio financeiro. “Temoscondições de antecipar atéo pagamento dos funcioná-rios do mês de outubro, atéporque não temos dívi-das e paguei as que re-cebi da gestão anterior”,afirma Carlos Alberto.

O município de SãoMateus pode ter o seuprefeito e o vice cassa-dos e o presidente daCâmara é quem pode vira assumir a Prefeitura epromover novas eleições.Por enquanto o proces-so está para ser julgadonos próximos dias.

São Mateus comemora 473anos com inúmeras atrações

A cidade de São Mateusestá comemorando seus473 anos de colonização.Para comemorar uma datatão importante, a Prefeitu-ra elaborou uma vasta pro-gramação com atrações detodos os gostos. A progra-mação terá início nestaquarta-feira com atraçõesnacionais e bandas locais,além de rodeio, feira de ci-ências, exposição rural,parque de diversões e ou-tras atividades de cunhocultural, folclóricas e religi-

osas. As festividades come-çam na quarta e vão atédomingo.

Apesar de toda a polê-mica relacionada a reali-zação da festa,o prefeitoDaniel Santana acreditano sucesso do evento. Aprevisão de gastos comas festividades giram emtorno de R$ 1,5 milhão,sendo que 50% serãoarcados pela Associaçãodos Ambulantes(Abavam),garante o pre-feito.

Quarta-feira (20/09/2017)

9h – 14ª Semana de Ci-ência e Tecnologia e 2ºJob Shop de Oil & GásCeunes (CentrodeVivência)

19h – Abertura oficial19h – Rodeio (Compa-

nhia Arizona)22h – Didiu e Cia23h – Banda Fuzarca0h – Naiara Azevedo1h30 –Flávio GomesQuinta-feira (21/09/

2017)7h – Missa Matutina

(Catedral)9h – Casamento Co-

munitário10h – Missa Solene

(Catedral)10h30 – Marquinhos

Magalhães11h-22h –Pavilhão

Exponorte Rural14h – Marcha Proféti-

ca (ruas da cidade)17h – Missa (Catedral)19h – Rodeio (Compa-

nhia Arizona)19h – Moda de Viola21h – Lauriete22h30 – Rosa de

Saron0h – Dogma1h – Rander Moreira

Sexta-feira (22/09/2017)

8h – Provas Equestres10h-22h- Pavilhão

Exponorte Rural16h – Apresentação do

Projeto Violões do Porto17h – Apresentação de

Capoeira Mestre Falcão18h – Apresentação de

Reis de Boi19h30 – Banda Tock

20h30 – Moda de Vio-la

20h – Rodeio22h – Billy Darc0h – Parangolé1h30 – Koringuinha do

ForroSábado (23/09/2017)8h – Provas Equestres10h-22h – Pavilhão

Exponorte Rural13h – Samba e pago-

de com Carreta15h –Apresentação do

grupo de Dança Os Blin-dados

15h30 – Apresentaçãode Capoeira

16h30 – Apresentaçãode Reis de Boi

18h – Apresentação doJongo de SãoBenedito

19h – Marcos Assad(voz e violão)

20h – Rodeio (Compa-nhia Arizona)

20h30 – Ordilei Meneli22h Chocolate & Cia0h – Lucas Lucco1h30- Love BeatDomingo (24/09/

2017)10h-22h – Pavilhão

Exponorte Rural8h –Provas Equestres14h – Pagode com Edu

Molinari16h – Apresentação de

Dança Belas Artes17h – Apresentação do

Projeto Violões do Porto17h30 – Peça Infantil

Mundo Encantado (comDora Aventureira, GalinhaPintadinha e Peppa Pig)

18h – Nando & Max19h – Final do Rodeio

(Companhia Arizona)21h – Oz Manhoz22h30 – Long Dong0h – Ciel Rodrigues

Programação da Festa dos 473anos de São Mateus

Presidente da Câmara de São Mateus, Vereador CarlosAlberto Gomos Alves

Nayara Azevedo

Lucas Lucco

Água sem gásO vereador Rogerinho

do Gás (PRP) fazia umpronunciamento na sessãodo dia 18, quando paroupara dizer ao presidente,Ricardo Bonomo, queestava com sede. Opresidente levou um copod’água para matar a sededo ”nobre” edil linharense,mas antes ficou na dúvidase deveria ser água comgás ou sem gás. Para overeador pode até faltarágua, só não pode faltargás. Se isso acontecerpode virar Rogerinho SemGás.

Pau que dá em Chico dáem Francisco

Fabrício Lopes (PMDB),atuante vereador domunicípio de Linhares,sempre propositivo, criticouos que falam dosproblemas da cidade, masnão colaboram parasolucionar as demandas.Citou a deputada estadual,Eliana Dadalto (PTC) de terdestinado ao municípioapensa 195 mil reais, dosmais de um milhão deemendas a que tem direito.E disse ainda que ela nãoprocura saber com osvereadores dos problemase necessidades dapopulação. Não temdiálogo.

Rompendo barreirasNo teatro ‘desce” o

pano, mas na Câmara opresidente RicardoBonomo (Solidariedade), oRicardinho da Farmácia,“desceu” o vidro para oalmoxarifado como umaação de aproximar oplenário do público. Seassim não fosse o povãovoltaria a “descer” ocacete!

FotosOs jornalistas estão

questionando a qualidadedas fotos que são tiradaspela assessoria decomunicação da CâmaraMunicipal. Com o acessoproibido ao plenário otrabalho do profissional deimprensa ficou prejudicado.

Falta debateO parlamento é um local

de muitos embates edebates políticos. No deLinhares nem sempre.Aliás, de vez enquantoaparece um projeto CobraD’água. Outra coisa queacaba virando uma perdade tempo é a práticacostumeira de sessão parahomenagear alguém. Issopode ser feito na sala aolado. Pela irrelevância, namaioria das vezes, cabetodo mundo.

Vai e voltaFoi hilária a posição dos

vereadores Joel Celestrinie Rosinha Guerreira comrelação a votação doparecer do projeto de lei dovereador Jean Menezesque cria a “parada segura”durante o itinerário noturnodo transporte coletivourbano para idosos,pessoas com deficiênciafísica e mulheres. Ainiciativa permite que osmotoristas do transportecoletivo parem para que aspessoas citadas possamdesembarcar em qualquerlocal dentro do itinerárioprevisto na rota, mesmoque no local indicado nãohaja ponto de paradaregular. Sabe-se lá por quea Procuradoria deu parecercontrário (o que diz a leiestá longe do bem estardia-a-dia do povo, que é oque interessa), mas foiaprovado pelo plenário. Eleabsteve dizendo que foicontra, acompanhando oparecer, mas que era afavor do projeto. Rosinhadisse que ia votar a favorporque todos estavamvotando, mas foi a favor doparecer da Procuradoria.

Oba-ObaOs vereadores

costumam fazer rasgadoselogios a secretáriosmunicipais por elesestarem cumprindo suasobrigações. Ora, elesestão lá para fazer isso,pois são muito bem pagos(pelo povo). Elogios dessetipo são dispensáveis, masse eles não cumprirem comsuas obrigações, desçam aborduna!

Bastidores da Câmara

Page 10: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

10 Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Banestes comemora 80 anos commusical nacional na Praça do Papa

Espetáculo “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, do Rio de Janeiro, será no dia 7 de outubro. A entrada égratuita e o público também poderá assistir ao musical “Quixotinadas”, do grupo capixaba Vira Lata.

O Banestes completa 80anos no próximo mês e,para celebrar, apresentaem Vitória o grande espe-táculo musical “Suassuna –O Auto do Reino do Sol”,estrelado pela companhiacarioca Barca dos Cora-ções Partidos, e também aestréia da peça“Quixotinadas”. As apre-sentações para o públicocapixaba, únicas e gratui-tas, serão no dia 7 de ou-tubro na Praça do Papa.

Os espetáculos, promo-vidos pela WBProduções,são uma reali-zação do Ministério da Cul-tura e do Banestes, pormeio da Lei Rouanet e deuma parceria com a Prefei-tura de Vitória.O Banestes na história

O Banestes começousuas atividades no Espíri-

to Santo no dia 15 de outu-bro de 1937. Ao longo des-ses 80 anos, acompanha eparticipa diretamente docrescimento e do desenvol-vimento das pessoas e decada região e município doEstado.

Seja na agricultura, naindústria, na cultura, namicro e pequena empresa,com a dona de casa, o apo-sentado, o universitário, ogrande empresário, o ser-vidor público estadual oumunicipal, em todas as áre-as e setores, o Banestesestá presente.

O Banco é a única insti-tuição bancária com agên-cias em todos os 78 muni-cípios capixabas e, em 19deles, somente o Banestesestá presente. Possui, aotodo, 784 pontos de aten-dimento, oferecendo um

portfólio completo de pro-dutos e serviços financei-ros aos seus clientes pes-soas físicas e jurídicas.

O Banestes possui rela-cionamento ativo com maisde 1,10 milhão de clientes.Do total, 1,05 milhão sãopessoas físicas e 62 milpessoas jurídicas. Sãogerenciadas 743.844 con-tas correntes e mais de545.827 contas poupança.

Ser o único banco a es-tar em todo o territóriocapixaba faz também a res-ponsabilidade socioculturalficar maior e ainda maisprazerosa.Nas grandesprogramações culturais re-alizadas no Estado, o Ban-co faz questão de estar pre-sente. São eventos de Nor-te a Sul, e de todas as ca-tegorias: cinema, música,festivais gastronômicos, fol-clóricos, etc. Para oBanestes, a cultura é ins-trumento importantíssimona formação de um povo.

E, em constante avançonas melhorias de seus pro-dutos e serviços, oBanestes tem se destaca-do no cenário nacional.Recentemente, foi incluídona lista das maiores e me-lhores instituições bancári-as do Brasil, de acordo comlevantamentos publicadosem três revistasespecializadas.

No Anuário 360º/2017da revista “Época Negóci-os”, o Banestes apareceem 6º nas categorias De-

sempenho Financeiro eGovernança Corporativa,assim como em 7º no indi-cador Bancos em geral.

Já o jornal Valor Econô-mico, na publicação “Valor1000”, aponta o Bancocapixaba em 10º nos indi-cadores Rentabilidade so-bre o Patrimônio e Renta-bilidade Operacional entreas 100 maiores instituiçõesfinanceiras.

O Banestes tambémteve destaque nacional noprêmio “Finanças Mais”, dojornal O Estado de SãoPaulo, conquistando o títu-lo de 4º melhor do país nacategoria Banco Varejo, fi-cando atrás apenas deBradesco, Itaú Unibanco eBanpará.Espetáculo capixaba

na noite de festaE as comemorações dos

80 anos do Banestes têmmais um atrativo cultural nodia 7 de outubro. Às 18 ho-ras, antes de “Suassuna – OAuto do Reino do Sol”, quemfor para a Praça do Papa teráa oportunidade de assistir aomusical “Quixotinadas”, estre-lado pelo grupo de teatrocapixaba Vira Lata.

É uma adaptação do gru-po ao texto do autorpernambucano Silvio Robertode Oliveira, tendo como basea extraordinária figura de D.Quixote, criada por Miguel deCervantes.A direção é deCleverson Guerrera e trazmúsicas cantadas e tocadasao vivo.

“Suassuna – O Autodo Reinodo Sol”

Companhia Barcados Corações Partidos

Data: 07 de OutubroLocal : Praça do

Papa, Enseada do Suá,Vitória

Horário: 19h30Duração: 120 minutosGênero: MusicalEntrada gratuita

“Quixotinadas”Grupo Vira Lata de

TeatroData: 07 de OutubroLocal: Praça do Papa,

Enseada do Suá, Vitó-ria

Horário: 18 horasGênero: MusicalEntrada gratuita

Companhia carioca Barca dos Corações Partidos

Alô, alô galera! O verãoestá se aproximando e aAcademia espaço Fitnessestá se preparando paraoferecer o que há demelhor para modelar ocorpo e melhorar a saúde.

Para isso estáampliando os aparelhos demusculação e adquirindonovos equipamentos.

Os proprietáriosRoberto de Moura e

Jéssica Légora, semprecriativos a antenados comas novidades, informamque o Espaço Fitness estáimplantando o CircuitoMaster Fitiness. O objetivo

desse circuito é reunir osalunos da academia, paraas atividades físicastraçadas pelo circuito. Elespodem convidar seusamigos,pois é extensivas atodos que desejaremparticipar.

O Circuito MasterFitness usa a Praça daLinha Verde, as escadariasem frente da academia,oestacionamento todo oespaço que possa serutilizado para a prática doexercício físico.

O circuito acontece todosábado as 7 horas comfinal as 9 horas. Antes éservido o café da manhã eao final das atividades,também outro café para osparticipantes.

Os contatos paraparticipar podem serobtidos pelos telefones (27)99885-0325 e (27) 99639-8806. Facebookacademiamaster fitness.

Academia Espaço Fitnessimplanta Circuito Master Fitness

Brian Zamprogno, Walas Rampineli, Roberto de Moura, Jessica Legora, Kazra Baroni e Rodrigo Marques

Aluga-separa

eventosEspaço Cultural Prosas e Versos,

ambiente perfeito para você realizarsua festa

Informações: 99759-5464 / Av.América, bairro Jardim Laguna,

Linhares-ES

Page 11: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

11Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Empreendendo ofuturo

O amigo AlexDoriguetto, recentemen-te adquiriu uma área pró-xima ao Fórum deLinhares. Ele tem umbelíssimo projeto a serimplantado no local. Pa-rabéns ao Alex pela suainiciativa e capacidadede visão empreendedo-ra. Linhares esteve es-tagnada durante muitotempo e empresáriocom essa visão empre-endedora, aliado a umprefeito também de vi-são futurista a cidade re-toma o seu desenvolvi-mento.

Candidato?O presidente da Câmara de Linhares, Ricardo Bonomo

, parece estar se articulando para disputar uma cadeirano legislativo estadual. Vem promovendo ações que si-nalizam uma maior aproximação da Câmara comas de-mandas da população.

Presidente da Camara Ricardo Bonomo, Marcelle Bonomo, governador Paulo Hartung, LucileiaZanon e o prefeito Guerino Zanon

Governador Paulo Hartung e o delegado de polícia CarlosCesar

Este colunista com as amigas Andressa Bergamachi, Ivina Fere Vanessa Bergamachi

Paulo Júnior e o secretário de segurança de Linharescoronel Jones Matos

Em noite de festa: Diretor da Câmara de Linhares MarceloSanson e esposa Andrea Durão

ExemploO vereador Carlos Alberto (PSB), presidente da Câ-

mara de São Mateus, vem sendo elogiado pela condu-ção e postura da sua gestão à frente daquela casa deleis. Ele tem sido muito rigoroso no uso dos recursospúblicos. Fez economia a ponto de ter recursos para serdevolvido à Prefeitura com o compromisso de serem ad-quiridas dez ambulâncias para o município.

AmizadesEm recente visita a cidade de São Mateus, tive a feli-

cidade de rever os velhos e queridos amigos. Reencon-trei o Eguinaldo Santana, Nick Dávila, BabyBonomo, JoãoCabecinha, Janio Martins e Sozígenes. Amigo é coisa parase guardar no lado esquerdo do peito, como diz o poe-ta...

ParabénsO prefeito Guerino Zanon vem enfrentando sérios pro-

blemas para colocar a cidade e o município nos trilhos. Aherança maldita recebida do prefeito anterior tem dificul-tado a solução de muitos problemas. A crise está aí e areceita caiu muito em detrimento da estagnação causa-da pela gestão anterior que fez com que algumas empre-sas migrassem para outros municípios e outras deixas-sem de se instalar em Linhares. Guerino vem trabalhan-do diuturnamente para fazer com que o município cami-nhe em direção a novos tempos. Tempos melhores parao povo linharense.

TurismoSempre chamei atenção para a questão do setor tu-

rístico de Linhares. No segundo mandato do prefeitoGuerino Zanon ele trouxe uma competente profissionalde nome Márcia Abraão, que infelizmente não pôde de-monstrar todo o seu potencial em função de ciumeirasde outro secretário que se empenhou em detonar a ca-pacitada secretária de turismo.

Pólo MoveleiroÉ inadmissível que Linhares, pelo potencial moveleiro

que tem não consegue promover um evento da classe.Falta local para a sua realização e não existe organiza-ção para que isso possa acontecer. Quando tem qual-quer cosa relacionada ao evento desse tipo, acaba porser realizado em Vitória ou Serra.

CompetênciaA Rádio Globo acabou e surgiu a Nova Onda.Em

Linhares a emissora é administrada pelo Marcelo Fioroti,que vem desenvolvendo um trabalho competente. A NovaOnda é de propriedade de João Cremasco e a de NovaVenécia estará comemorando mais um aniversário emnovembro.

MotociclistasAcontece nos dias 12 e 15 de outubro o 5º Encontro

Nacional de Motociclistas. O evento será em Linharese,como sempre vale apena prestigiar. O ingresso custaR$ 20,00 e quem for ainda terá a oportunidade de curtirno dia 12, um show dos Titãs.

4ª Festa do Caranguejo doPontal do Ipiranga

Edivaldo Caverzan entre Manoel Jorge e Lucas Scaramussaexibem caranguejo gigante

Lucas da Andrade Produções, faz selfie, na mesa: Marci eEdinho Marchiori, Edizio Pignaton, Daiane, Nazareno,

Luciana, Mardilene, Nazaré, Jarbas Gama

Wellinton Miranda, Marcos Assadi, Bruno e este colunista

Cabana Rainha do Caranguejo

O Festival do Caran-guejo do Pontal doIpiranga, edição de nú-mero quatro, não agra-dou a várias pessoas queestiveram prestigiando oevento. A estrutura mon-tada para a festa só be-neficiou apenas a umacabana, Rainha do Ca-ranguejo, foi muito defi-ciente, do atendimentodos garçons aos banhei-ros disponibilizados. Opromoter WellintonMiranda, sempre dispo-

nível a ajudar e contribuirpara que as coisas rele-vantes aconteçam, re-clamou que muitos bar-raqueiros não pagarama taxa a organizadora doevento e ele está sendochamado a arcar com oprejuízo. Logo ele quenão tem nenhuma res-ponsabilidade sobre aorganização do Festi-val, a não ser a de co-laborador empenhado,voluntariamente, parao sucesso da festa.

Page 12: Linhares (ES), QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - …linharesemdia.com.br/jornais/ojornal/260.pdf · Redação: Av. América, nº 36 Parque Residencial Jardim Laguna - Linhares

12 Quinta-feira, 21 de setembro de 2017